Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 18 de abril de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/18-04-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

16-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/16-04-2020.htm

15-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/15-04-2020.htm

14-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/14-04-2020.htm

13-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/13-04-2020.htm

11-04-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/11-04-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

(Copiado do site Febnet)

Claustro da Igreja de Notre-Dame de  Marmande,  França. Foto do Autor: Henry Salomé

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Marmande_%C3%89glise_ND_Clo%C3%AEtre_07.jpg

Uma foto de Marmande, França.

Copiada de https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a9/Marmande1.JPG/768px-Marmande1.JPG

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/08-06-2015_arquivos/image003.jpg

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: 

https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

Um praticante de mesmerismo usando magnetismo animal em uma mulher que responde com convulsões. Gravura em madeira. Mesmer, Franz Anton 1734-1815.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_practictioner_of_Mesmerism_using_Animal_Magnetism_Wellcome_V0011094.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/08-05-2019_arquivos/image011.jpg

Passe magnético espírita após a palestra pública,  no Solar Eunice Weaver. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo.

File: Briullov, Karl - um sonho de uma garota antes de um Sunrise.jpg


O sonho de uma garota antes do nascer do sol. Aquarela de Karl Brullov

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Briullov,_Karl_-_A_Dream_of_a_Girl_Before_a_Sunrise.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/11-01-2019_arquivos/image011.jpg

Jesus falando com Nicodemos. Obra de William Brassey

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicodemus#/media/File:William_Brassey_Hole_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8) 

2052

Livro: Reencarnação no Brasil. Autor: Hernani Guimarães Andrade

O autor, pesquisador de conceito internacional na área da problemática reencarnacionista, selecionou oito casos verificados no Brasil cujas evidências vêm reforçar a tese das vidas sucessivas. Para todos os casos estudados, além da descrição cronológica das reminiscências, testemunho de familiares e levantamento de dados, são apontados os fatos mais significativos ou de coincidências. Valiosa fonte de estudos sobre a reencarnação.

https://www.candeia.com/reencarnacao-no-brasil/p

 

Dever e caridade

 

 

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Luz no Caminho. Lição nº 02. Página 17.

 

Partilhar o conteúdo de nossa bolsa com o irmão necessitado é dever, mas dar-lhe trabalho digno, sem afetação de superioridade e sem exigência, para que ele se faça um servidor da vida tão digno quanto nós é Caridade.

Dar o pano que sobra em nosso guarda- roupa é dever, mas vestir o próximo de novas idéias, através dos nossos bons exemplos é Caridade.

Praticar a generosidade com os nossos amigos e afeiçoados é dever, mas exercer a gentileza e a tolerância com os adversários de nossos pontos de vista é Caridade.

Ceder o pão que excede em nossa mesa é dever, mas fazer de nossa existência um estímulo incessante ao bem para quantos nos rodeiam é Caridade.

Praticar a benemerência e a delicadeza, por intermédio de mensageiros da nossa amizade aos nossos irmãos que necessitam e sofrem é dever, mas, seguir ao encontro dos nossos companheiros de luta, com o nosso esforço pessoal na plantação da alegria ou do reconforto é Caridade.

Criar planos de serviço para quem nos acompanha no roteiro de cada dia é dever, mas, trabalhar nós mesmos com o nosso suor e com as nossas mãos é Caridade.

Não nos contentemos com o ensinar o bem.

Isso é simples obrigação de nossa inteligência.

Façamos o bem cada instante e em cada passo de nosso caminho, porque, desse modo, estaremos realmente assinalados como discípulos do Benfeitor Divino que, por devotar-se à Caridade, foi sentenciado à flagelação e à cruz, nas quais consagrou o amor como norma de felicidade e ressurreição para a Humanidade inteira.

 

 

 (Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

A Dama da Caridade. Óleo sobre tela Jean-Baptiste Greuze. Museu de Belas Artes de Lyon.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Dame_de_charit%C3%A9

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/68/Baciccio-Saint_Francesca_Romana_Giving_Alms.jpg/667px-Baciccio-Saint_Francesca_Romana_Giving_Alms.jpg

A Beata Ludovica Albertoni que distribui esmolas. Pintura de Giovanni Battista Gaulli

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ludovica_Albertoni

 

 

Ludovica Albertoni (1473 - 31 de janeiro de 1533) foi uma nobre católica romana italiana do período renascentista e membro professa da Terceira Ordem de São Francisco . [1] A morte de seu marido a levou a dedicar sua vida ao serviço dos pobres em Roma, e ela também era conhecida por suas experiências extáticas . Gian Lorenzo Bernini criou uma escultura dedicada a ela, que está contida em San Francesco a Ripa, onde são colocados os restos de Albertoni. [2]

 

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ludovica_Albertoni

 

O Livro dos Espíritos

Lançado em 18 de abril de 1857

 

O Livro dos Espíritos (na língua francesaLe Livre des Esprits) é o primeiro livro da Codificação Espírita publicado por Hippolyte Léon Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec. Esta obra contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as Leis Morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade (segundo os ensinamentos dos Espíritos Superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec). É uma das oito obras fundamentais para o estudo da Doutrina Espírita juntamente com: O que é o Espiritismo (1859); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo Espiritismo (1863); O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo (1865); A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (1868), Obras Póstumas (1890) e Revista Espírita (1858-1869).

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos

 

File:Le Livre des Esprits 2.jpg

Página de texto do Livre des Esprits, edição de 1860.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

 

 Salve os 163 anos de “O Livro dos Espíritos”

18-04-1857 / 18-04-2020.

 

Kardec, obrigado!

 

Kardec, enquanto recebes as homenagens do mundo, pedimos vênia para associar nosso preito singelo de amor aos cânticos de reconhecimento que te exaltam a obra gigantesca nos domínios da libertação espiritual.

Não nos referimos aqui ao professor emérito que foste, mas ao discípulo de JESUS que possibilitou o levantamento das bases do Espiritismo Cristão, cuja estrutura desafia a passagem do tempo.

Falem outros dos títulos de cultura que te exornavam a personalidade, do prestígio que desfrutavas na esfera da inteligência, do brilho de tua presença nos fastos sociais, da glória que te ilustrava o nome, de vez que todas as referências à tua dignidade pessoal nunca dirão integralmente o exato valor de teus créditos humanos.

Reportar-nos-emos ao amigo fiel do Cristo e da Humanidade, em agradecimento pela coragem e abnegação com que te esqueceste para entregar ao mundo a mensagem da Espiritualidade Superior. E, rememorando o clima de inquietações e dificuldades, em que, a fim de reacender a luz do Evangelho, superaste injúria e sarcasmo, perseguição e calúnia, desejamos expressar-te o carinho e a gratidão de quantos edificaste para a fé na imortalidade e na sabedoria da vida.

O Senhor te engrandeça por todos aqueles que emancipaste das trevas e te faça bendito pelos que se renovaram perante o destino à força de teu verbo e de teu exemplo!...

Diante de ti, enfileiram-se, agradecidos e reverentes, os que arrebataste à loucura e ao suicídio com o facho da esperança; os que arrancaste ao labirinto da obsessão com o esclarecimento salvador; os pais desditosos que se viram atormentados por filhos insensíveis e delinqüentes, e os filhos agoniados que se encontraram na vala da frustração e do abandono pela irresponsabilidade dos pais em desequilíbrio e que foram reajustados por teus ensinamentos, em torno da reencarnação; os que renasceram em dolorosos conflitos da alma e se reconheceram, por isso, esmagados de angústia nas brenhas da provação, e os quais livraste da demência, apontando-lhes as vidas sucessivas; os que se acharam arrasados de pranto, tateando a lousa na procura dos entes queridos que a morte lhes furtou dos braços ansiosos, e aos quais abriste os horizontes da sobrevivência, insuflando-lhes renovação e paz, na contemplação do futuro; os que soergueste do chão pantanoso do tédio e do desalento, conferindo-lhes, de novo, o anseio de trabalhar e a alegria de viver; os que aprenderam contigo o perdão das ofensas e abençoaram, em prece, aqueles mesmos companheiros da Humanidade que lhes apunhalaram o espírito, a golpes de insulto e de ingratidão; os que te ouviram a palavra fraterna e aceitaram com humildade a injúria e a dor por instrumentos de redenção; e os que desencarnaram incompreendidos ou acusados sem crime, abraçando-te as páginas consoladoras que molharam com as próprias lágrimas...

Todos nós, os que levantaste do pó da inutilidade ou do fel do desencanto para as bênçãos da vida, estamos também diante de ti!... E, identificando-nos na condição dos teus mais apagados admiradores e como os últimos dos teus mais pobres amigos, comovidamente, em tua festa, nós te rogamos permissão para dizer: Kardec, obrigado!...

Muito obrigado!...

 

Autor: Irmão X (espírito)
Psicografia de Chico Xavier

 

Do site: http://www.oespiritismo.com.br/mensagens/ver.php?id1=59

 

 

DSC06619

DSC06624

Fotos da apresentação teatral: Allan Kardec, o Homem Universal.

Aliança Espírita Varas da Videira, Araçatuba, SP. 13-04-2007. Direção de Ofélia Candil.

 

Curiosidades da Codificação

 

 

 

"Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso... "

 

UMA CARTA PARA O SR. ALLAN KARDEC - Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, naquela triste manhã de abril de 1860, estava exausto, acabrunhado.
Fazia frio.
Muito embora a consolidação da Sociedade Espírita de Paris e a promissora venda de livros, escasseava o dinheiro para a obra gigantesca que os Espíritos Superiores lhe haviam colocado nas mãos.
A pressão aumentava...
Missivas sarcásticas avolumavam-se à mesa.
Quando mais desalentado se mostrava, chega a paciente esposa, Madame Rivail - a doce Gabi -, a entregar-lhe certa encomenda, cuidadosamente apresentada.
O professor abriu o embrulho, encontrando uma carta singela. E leu.
"Sr. Allan Kardec:
Respeitoso abraço.
Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso.
Sou encadernador desde a meninice, trabalhando em grande casa desta capital.
Há cerca de dois anos casei-me com aquela que se revelou minha companheira ideal. Nossa vida corria normalmente e tudo era alegria e esperança, quando, no início deste ano, de modo inesperado, minha Antoinette partiu desta vida, levada por sorrateira moléstia.
Meu desespero foi indescritível e julguei-me condenado ao desamparo extremo.
Sem confiança em Deus, sentindo as necessidades do homem do mundo e vivendo com as dúvidas aflitivas de nosso século, resolvera seguir o caminho de tantos outros, ante a fatalidade...
A prova da separação vencera-me, e eu não passava, agora, de trapo humano.
Faltava ao trabalho e meu chefe, reto e ríspido, ameaçava-me com a dispensa.
Minhas forças fugiam.
Namorara diversas vezes o Sena e acabei planeando o suicídio. "Seria fácil, não sei nadar"- pensava.
Sucediam-se noites de insônia e dias de angústia. Em madrugada fria, quando as preocupações e o desânimo me dominaram mais fortemente, busquei a ponte Marie.
Olhei em torno, contemplando a corrente... E, ao fixar a mão direita para atirar-me, toquei um objeto algo molhado que se deslocou da amurada, caindo-me aos pés.
Surpreendido, distingui um livro que o orvalho umedecera.
Tomei o volume nas mãos e, procurando a luz mortiça do poste vizinho, pude ler, logo no frontispício, entre irritado e curioso:
"Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito. - A. Laurent."
Estupefato, li a obra - "O Livro dos Espíritos" - ao qual acrescentei breve mensagem, volume esse que passo às suas mãos abnegadas, autorizando o distinto amigo a fazer dele o que lhe aprouver."
Ainda constava da mensagem agradecimentos finais, a assinatura, a data e o endereço do remetente.
O Codificador desempacotou, então, um exemplar de "O Livro dos Espíritos" ricamente encadernado, em cuja capa viu as iniciais do seu pseudônimo e na página do frontispício, levemente manchada, leu com emoção não somente a observação a que o missivista se referira, mas também outra, em letra firme:
"Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. - Joseph Perrier."
Após a leitura da carta providencial, o Professor Rivail experimentou nova luz a banhá-lo por dentro...
Aconchegando o livro ao peito, raciocinava, não mais em termos de desânimo ou sofrimento, mas sim na pauta de radiosa esperança.
Era preciso continuar, desculpar as injúrias, abraçar o sacrifício e desconhecer as pedradas...
Diante de seu espírito turbilhonava o mundo necessitado de renovação e consolo.
Allan Kardec levantou-se da velha poltrona, abriu a janela à sua frente, contemplando a via pública, onde passavam operários e mulheres do povo, crianças e velhinhos...
O notável obreiro da Grande Revelação respirou a longos haustos, e, antes de retomar a caneta para o serviço costumeiro, levou o lenço aos olhos e limpou uma lágrima..."

(Hilário Silva - O Espírito da Verdade, 52, FEB)

 

(Texto copiado do site Rede Amigo Espírita)

 

 

 

 

image013

 

Allan Kardec

Lião (França): 03-10-1804/ Paris (França): 31-03-1869.

Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/29-09-2016_arquivos/image016.jpg

 

Ponte Marie, Paris, França. Foto Lucas Gobbo

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Acesse no link

 

Clique aqui:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Sociedade Espírita de

Virginia, EUA

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/c5147bac-4755-4953-999a-d5019f03df6b.jpg

 

Join us Online:

Healing and Spiritism

 

Friday, April 17 at 7:00pm ET

with SSVA Team

Following the guidelines provided by the World Heath Organization, the Spiritist Society of Virginia's headquarters remains closed due to the COVID-19 pandemic.

 

In the meantime, we will continue to hold all our meetings online!

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Join us on Facebook

 

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/bfffce04-2c18-4f76-8b95-a33c57b55553.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Thought & Life Study Session ONLINE

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/60781196-2cf9-4232-87e7-9c4e88af463c.jpg

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/18f871b4-165f-429d-8ce8-91299eb85db9.jpg

 

General Spiritual Recommendations

 

The loving Spirit-mentors of the SSVA center reassure us of God’s omnipresence at all times. The Coronavirus is not a God-sent punishment, because God does not punish us. This is a cleansing and rebalancing moment on Earth. We are then invited to join forces with the Spiritual Governance of Earth by observing the following:

 

1.             Let us rest assured that God oversees our lives. 

2.             Remember Jesus at the storm in the fishermen boat. He asked us to remain faithful. 

3.             This is a time to revisit our priorities in life. 

4.             Stay positive always.

5.             Reinforce your prayers in frequency and depth.

6.             We are living a great time to cleanse the heart in reconciliation with the Self and others.

7.             Remain calm and take all the needed precautions to join billions of lives on Earth in securing health.

 

May Mother Mary's recommendation be our daily affirmation,

"This shall also pass."

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Spiritist Society of Virginia | http://www.ssvirginia.org/

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

Como os espíritas podem contribuir

Na tarde do dia 16 de abril, houve a reunião virtual semanal da equipe mediúnica IV do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo. Arlete Novaes Aléssio fez o comentário evangélico com base no texto “Nunca desfalecer”, de Emmanuel (“Fonte Viva”, cap. 61) e da questão de “O Livro dos Espíritos”: “Apurar-se-á algum dia a civilização, de modo a fazer que desapareçam os males que haja produzido?” (q.791) e comentando como os espíritas podem contribuir no momento atual. Rosa Maria Abad Capano fez as vibrações e reunião foi coordenada por Glória Martins Miranda. Há um rodízio dos integrantes da equipe. A família Cesar, Célia e Flávio atuam nesse Grupo. Antes do início da reunião foi transmitida uma execução ao piano e ao final a canção “Quanta Luz”, apresentações de colaboradores da Casa do Caminho.

 

O Evangelho segundo o Espiritismo – Informações históricas, reflexos e importância para os dias atuais

O Centro Espírita William Crookes, de Maceió (Alagoas) promoveu uma palestra a distância na noite do dia 16 de abril de 2020, em homenagem à data de lançamento (15/04/1864) da importante Obra Básica de Allan Kardec: "156 ANOS DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO E O REFLEXO PARA O MOVIMENTO ESPÍRITA". Foi proferida por Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB e da USE-SP). O expositor abordou desde os relatos históricos sobre a elaboração da obra, inclusive com um “retiro” feito pelo autor, o lançamento e a edição definitiva, a conversão do jovem Chico Xavier ao ler esse livro e O Livro dos Espíritos em 1927, a homenagem de Emmanuel e o selo dos Correios por ocasião do Centenário da obra, até as comemorações do Sesquicentenário e o 4o Congresso Espírita Brasileiro (2014), ressaltando depois o conteúdo da obra. Seu papel no consolo, esclarecimento e orientação para as pessoas e sua importância para o movimento espírita.

Foi transmitida ao vivo pela página eletrônica do Centro, pelo Youtube e Facebook deste Centro e pela Rádio Brasil Espírita de Alagoas.

A palestra está disponível no Facebook e no site do Centro.

Link para Acesso:

https://youtu.be/YPX1ExmYgJQ

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Publicação do Jornal de Estudos Espíritas

Clique no link abaixo

Olá Todos, muita paz e muita saúde. 

 

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Spiritism: An experimental approach to the issue of personal post-mortem survival" ("Espiritismo: uma abordagem experimental da questão da sobrevivência post-mortem") de autoria de Silvio S. Chibeni. Sim, o artigo está escrito em inglês e somente o título e o abstract estão dados em português. Isso é uma novidade que iniciamos a partir de hoje. O JEE, também aceitará artigos em inglês. A intenção é oferecer aos pesquisadores espíritas uma oportunidade de divulgarem seus trabalhos de pesquisa aos companheiros espíritas ou espiritualistas do mundo inteiro.

 

O presente artigo demonstra o valor de uma façanha que embora prevista e discutida por alguns dos mais importantes e influentes filósofos de todos os tempos, foi realizada apenas por Kardec: a demonstração experimental da existência e sobrevivência da alma. Parece algo simples, mas o Leitor irá encontrar uma valiosa discussão dos aspectos filosóficos dessa "façanha" e sua importância na consolidação do aspecto científico da Doutrina Espírita.

 

O artigo pode ser acessado gratuitamente através do link:
http://dx.doi.org/10.22568/jee.v8.artn.010203

Embora o artigo possa ser lido no seu browser ou baixado e lido no seu computador, tablet ou celular, lembramos que a reprodução, em parte ou em todo, só pode ser feita com autorização do Autor e com a citação da fonte original.

 

Se você gostou do artigo ajude a divulgar o link do mesmo. Se souber de pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações do JEE, peça por favor para escreverem para [email protected] solicitando cadastro do email.

 

Espero que todos estejam bem nesse período de quarentena e distanciamento social! Os artigos do JEE são todos de acesso gratuito e caso tenha mais tempo livre em casa, nesse período, aproveite para navegar pelo site e baixar e ler os artigos já publicados.

 

Que os bons Espíritos iluminem e protejam a todos!

Abraço fraternal,

Alexandre Fontes da Fonseca
--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

ISSN: 2525-8753

 

 

(Recebido em email de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

Filme Divaldo, o Mensageiro da Paz, nas plataformas digitais

 

VEJA AS INFORMAÇÕES AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2020/04/13/filme-divaldo-o-mensageiro-da-paz-nas-plataformas-digitais/

 

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/04/divaldo.jpeg

 

Fatos e Personalidades:

Lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo

 

Terceira obra da Codificação Espírita, O Evangelho segundo o Espiritismo foi publicado pela primeira vez em 1864, na França. Escrito em linguagem simples e acessível a todas as inteligências, sem figuras nem alegorias, contém a essência do ensino moral de Jesus. Por isso mesmo, é o abrigo onde os adeptos de todas as religiões podem reunir-se, o estandarte sob o qual todos os crentes podem colocar-se, porquanto jamais foi objeto das disputas religiosas que, em todas as épocas e em todos os lugares, têm dividido a Humanidade. Estruturado em 28 capítulos eminentemente consoladores, este livro oferece um roteiro seguro para a nossa reforma íntima, objetivo apontado pelo Cristo de Deus como indispensável para alcançarmos a felicidade vindoura, a paz interior que tanto almejamos, essa conquista que somente a observância integral das Leis divinas pode proporcionar ao Espírito imortal na sua ascensão evolutiva para Deus.

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/04/POST_LAN%C3%87AMENTO-DO-EVANGELHO-SEGUNDO-O-ESPIRITISMO.png

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/04/15/fatos-e-personalidades-lancamento-de-o-evangelho-segundo-o-espiritismo/)

 

Somos o seu Centro Espírita 24h!

Em Araçatuba: TV Aberta, canal 36.1

 

COVID-19 interrompeu momentaneamente o funcionamento da maior parte dos Centros Espíritas. Mas a Fundação Espírita André Luiz – por meio da Rádio Boa Nova e da TV Mundo Maior – aceitou o desafio de ser o Centro Espírita aberto 24 horas.

E preparou uma programação especial para vencermos este momento.

De segunda à sexta-feira.

Às 7 horas da manhã, 12 horas e 18h45: Plantão Evangelho no Lar.

Às 7h45, 9h45, 12h45 e 18h30: Harmonização pela Saúde.

Às 13 horas e 20 horas: Espiritismo em Casa. Uma palestra espírita cheia de consolo para harmonizar você e seu lar.

É a Fundação Espírita André Luiz ao seu lado.

www.radioboanova.com.br

www.tvmundomaior.com.br

facebook.com/redeboanovaderadio

facebook.com/tvmundomaior

Junte-se a nós e compartilhe com seus amigos.

A Divulgação do Espiritismo não pode parar. E contamos com você nessa missão de levar o amor e a paz para – juntos – vencermos os desafios.

Participe do Clube Amigos da Boa Nova e ajude a manter a programação consoladora da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior no ar.

Você também pode colaborar fazendo uma doação espontânea, sem sair de casa, de forma online e segura.

Acesse: feal.colabore.org ou ligue: 11 2458.3214/0800 12 18 38

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

Veja informações e programações da AEAK

Copenhague, Dinamarca

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/permalink/2868102043286793/

 

 

 

(Com informações de Roseli Adorni)

 

 Publicações da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

 

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/79/original_topo-09-2019.jpg?1568138676

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/220/original_13-04_A_Esquina_de_Pedra_-_Abr_2020.png?1586860978

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/221/original_15-04_Chico_-_Abr_2020.png?1586861001

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/222/original_Isabel_de_Aragao.png?1586861027

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/219/original_renovacao_03.jpg?1586342782

Assine a Revista Internacional de Espiritismo e o jornal O Clarim:

Clique aqui e escolha o plano de sua preferência.

 

 

 

Vídeo com Rener Cunha

Refletindo com Joanna (37)

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=9pV89qIWAxc&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=40&t=0s

 

 

Aborrecimentos

 

Nada mais comum, nas atividades terrenas, do que o hábito enraizado das querelas, dos desentendimentos, das chateações.

Nada mais corriqueiro entre os indivíduos humanos.

Como num grupo de meninos, em que cada gesto, cada nota, cada menção se torna um bom motivo para contendas e mal-entendidos, também na sociedade dos adultos ocorre o mesmo fenômeno.

Mais do que compreensível que nós, como se fôssemos um menino de pavio curto, liberemos adrenalina nos episódios cotidianos que desafiam a nossa estabilidade emocional.

Compreensível que nos agitemos, que nos irritemos, que levantemos a voz, que afivelemos ao rosto expressões feias de diversos matizes.

Tudo isso é possível de acontecer por causa do nível do nosso mundo íntimo.

No entanto, é bom lembrarmos que não viemos para a Terra para fixar nossas deficiências, nossas dificuldades. Estamos aqui para tratar delas, cultivando saúde íntima.

Não estamos no mundo para agirmos, atendendo aos nossos impulsos irracionais, mas para fazê-los amadurecer para os campos da razão lúcida.

Não nascemos para nos permitirmos levar pelo destempero, pela irritação que nos desequilibra, nos torna pessoas de difícil trato.

Cabe-nos o dever de nos educarmos, porque temos na pauta da nossa vida o compromisso de cooperar com Deus, à medida que cresçamos, que amadureçamos, que nos tornemos pessoas nobres.

Desse modo, os nossos aborrecimentos diários, embora sejam admissíveis em almas infantis e destemperadas, provocam ruídos infelizes, desconcertantes e indesejáveis, nas almas que vivem e convivem conosco.

Tornamo-nos pessoas causadoras de distúrbios, de inconveniências, em síntese, de problemas.

Observemo-nos. Façamos uma análise de nós mesmos e nos conheçamos um pouco mais. Verifiquemos nossos pontos negativos e trabalhemos para deles nos libertarmos.

Eles nos infelicitam e causam preocupações aos familiares, amigos, colegas.

Afinal, quem pode ficar tranquilo ao lado de quem parece sempre pronto a estourar?

Resistamos aos impulsos inferiores que ainda rondam a nossa intimidade.

Aproximemo-nos mais dos benfeitores espirituais que nos amparam.

Perante as perturbações alheias, aprendamos a não imitá-las.

Diante da rebeldia de alguém, analisemos e não façamos o mesmo.

Notando a explosão violenta de alguém, reflitamos nas consequências danosas, a fim de não agirmos de igual forma.

Cada esforço que fizermos por nos melhorarmos, por nos educarmos, será secundado pela ajuda de luminosos imortais que estão, em todo tempo, investindo no nosso progresso.

Eles esperam que cresçamos e nos iluminemos, tornando-nos cooperadores com Deus, superando a nós mesmos, transformando nossas noites morais em radiosas manhãs de perene formosura.

*   *   *

Quando formos visitados pelo sofrimento ou por contrariedades, não nos deixemos dominar.

Finalmente, quando tivermos vencido nossos ímpetos de impaciência, de cólera, ou de desespero, digamos, para nós mesmos, cheios de justa satisfação: Fui o mais forte.

Redação do Momento Espírita com base no cap. 13
do livro 
Para uso diário, pelo Espírito Joanes,
psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 17.4.2020.

 

(Copiado do site Feparana)

Temperamentos coléricos, sanguíneos, melancólicos e fleumáticos: 17c., Parte do Grande Comando

Desenho de caneta por Charles Le Brun. Século XVII.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Four_temperaments

 

Sobre os quatro temperamentos leia aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Four_temperaments

 

 O Esperanto e a fraternidade

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/28-02-2018_arquivos/image015.jpg

 

Aylton Paiva – [email protected]

 

Entre as forças que deverão acelerar o progresso moral do planeta Terra, destacamos o Espiritismo, codificado por Allan Kardec e o idioma neutro internacional – o Esperanto, criado, no plano físico, pelo missionário de Jesus, Luiz Lazaro Zamenhof.

Desde a mocidade Zamenhof já sentia e compreendia as barreiras do egoísmo, do orgulho e da prepotência de pessoas e de povos em relação aos demais.

Sentia o impacto dos muros do nacionalismo, da discriminação racial, do domínio político do mais forte sobre os mais fracos.

Alma profundamente sensível desejava a plena compreensão entre as pessoas e os povos.

E com esse desejo cria o projeto que serviria de ponte entre pessoas, povo e países.

Recorda intuitivamente o projeto para o estabelecimento no plano físico o que já houvera sido urdido na Altas Esferas Espirituais – O idioma internacional, que se tornaria conhecido como a língua neutra Esperanto. (1)

Estabelece uma gramática com 16 regras, sem exceção.

A fim de que houvesse facilidade para tornar-se idioma internacional busca nas raízes de línguas usadas em grandes extensões territoriais e matrizes de outros idiomas. Assim, o vocabulário do Esperanto é rico em raízes do latim. Idioma falado na Roma antiga, inclusive ao tempo de Jesus, que deu origem aos idiomas: italiano, português, espanhol, francês e romeno.

Abaixo transcrevo trecho em que o (a) leitor(a), mesmo sem conhecer o idioma Esperanto poderá entende-lo pela semelhança das palavras e por deduções com o português:

ANTAŬ LA AMIKOJ

La amiko estas beno. Ni devas kulturi kun sento de danko.

Kiu diras ke amas, sed  ne helpas,  ankoraŭ vivas en egoismo.

La vera amiko ne estas blinda. Li vidas la difektojn sed komprenas kaj helpas.

Ni  venkas la egoísmo kiam ni helpas personoj esti feliĉaj.

Ordinare ni deziras ke nia amiko pensu kiel ni, sed li havas rajton havi propran penson. (2)

(1)  Esperanto como revelação, Valdomiro Lorenz (Espírito)/ F.C.Xavier, ed.IDE

(2)  Verda signalo, André Luiz/F.C.Xavier, ed.CEC, Antaŭ la amikoj, cap. 12 (trecho simplificado)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/22-03-2018_arquivos/image015.png

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwik_Lejzer_Zamenhof

Zamenhof, sua mulher e outras pessoas em 1909, durante o 5º Congresso Universal de Esperanto ocorrido na Espanha.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/07-04-2018_arquivos/image020.jpg

Zamenhof em sua mesa no apartamento de Varsóvia , 1910

Imagem/fonte : https://en.wikipedia.org/wiki/L._L._Zamenhof#/media/File:1910-Universo-p322-llzdet.jpg

 

Ludwik Lejzer Zamenhof (em Esperanto, Lazaro Ludoviko Zamenhofo; em PortuguêsLázaro Luís Zamenhof) (Białystok15 de dezembro de 1859 — Varsóvia14 de abril de 1917) foi um oftalmologista judeu.

Ele foi o criador do esperanto, a língua artificial mais falada e bem sucedida no mundo. Seus idiomas nativos eram o russoiídiche e polonês,[1] mas ele também era fluente em alemão. Posteriormente aprendeu francêslatimgregohebraico e inglês além de se interessar por italianoespanhol e lituano.

Zamenhof preferia ser chamado de o iniciador do Esperanto, pois ele considerava que havia dado apenas o passo inicial de um projeto maior, um projeto a ser desenvolvido por um conjunto grande de pessoas.   (Wikipedia)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]