Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 25 de agosto de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

            http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/25-08-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-08-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/24-08-2020.htm

22-08-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/22-08-2020.htm

21-08-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/21-08-2020.htm

20-08-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/20-08-2020.htm

19-08-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/19-08-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 9 - 1866

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/08/Coronation_portrait_of_Peter_III_of_Russia_-1761.JPG/588px-Coronation_portrait_of_Peter_III_of_Russia_-1761.JPG

Pedro III da Rússia

Retrato da coroação do Imperador Pedro III da Rússia. Óleo sobre tela de Lucas Conrad Pfandzelt

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_III_da_R%C3%BAssia

 

Pedro III (Kiel21 de fevereiro de 1728 – Ropsha, 17 de julho de 1762) foi o Imperador da Rússia de janeiro de 1762 até ser deposto em julho do mesmo ano. Era o único filho de Carlos Frederico, Duque de Holsácia-Gottorp, e sua esposa a grã-duquesa Ana Petrovna da Rússia, filha do imperador Pedro I da Rússia. Ele foi nomeado herdeiro presuntivo de sua tia a imperatriz Isabel em 1742, sendo favorecido por ela com títulos e posições importantes. Pedro procurou realizar reformas progressivas na Rússia como seu monarca e internacionalmente favoreceu a Prússia, o que lhe fez impopular entre a nobreza. Ele acabou deposto em golpe de estado por sua própria esposa, que assumiu o trono como Catarina II. Pedro morreu pouco mais de uma semana depois, possivelmente assassinado ou como o resultado de uma luta bêbado contra seu guarda-costas.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_III_da_R%C3%BAssia

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/06/Profile_portrait_of_Catherine_II_by_Fedor_Rokotov_%281763%2C_Tretyakov_gallery%29.jpg/903px-Profile_portrait_of_Catherine_II_by_Fedor_Rokotov_%281763%2C_Tretyakov_gallery%29.jpg

Catarina II da Rússia

Retrato a óleo sobre tela da Imperatriz Catarina, a Grande, do pintor russo Fyodor Rokotov

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_II_da_R%C3%BAssia

 

Catarina II (Estetino2 de maio de 1729 – São Petersburgo17 de novembro de 1796), conhecida como Catarina, a Grande, foi a Imperatriz da Rússia de 1762 até sua morte. Nascida como princesa Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst-Dornburg, era a filha mais velha de Cristiano Augusto, Príncipe de Anhalt-Zerbst, e sua esposa Joana Isabel de Holsácia-Gottorp. Sofia se converteu para a Igreja Ortodoxa Russa, assumiu o nome de Catarina Alexeievna e se casou com o grão-duque Pedro Feodorovich, nascido príncipe de Holsácia-Gottorp, em 1745. Seu marido ascendeu ao trono russo em janeiro de 1762 como Pedro III e ela organizou um golpe de estado que o tirou do trono em julho, com Pedro morrendo alguns dias depois supostamente assassinado.

Durante o seu reinado, o Império Russo melhorou a sua administração e continuou a modernizar-se. O reinado de Catarina revitalizou a Rússia, que cresceu com ainda mais força e tornou conhecida como uma das maiores potências europeias. Os seus sucessos dentro da complexa política externa e as suas represálias por vezes brutas aos movimentos revolucionários (mais notavelmente na Rebelião Pugachev) complementaram a sua caótica vida privada. Causava escândalo frequentemente, dada a sua tendência para relações que espalhavam rumores por todas as cortes europeias.

Lhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_II_da_R%C3%BAssiaeia mais:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f5/Borovikovskiy_PtPavla1GRM.jpg/744px-Borovikovskiy_PtPavla1GRM.jpg

Retrato de Paulo I com as vestes da coroação. Óleo sobre tela de Vladimir  Borovikovsky

Imagem https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_I_da_R%C3%BAssia

 

Paulo I (São Petersburgo1 de outubro de 1754 – São Petersburgo, 23 de março de 1801) foi o Imperador da Rússia de 1796 até ao seu assassinato. Era o único filho do imperador Pedro III e da imperatriz Catarina II. Ele permaneceu na sombra de sua mãe até finalmente ascender ao trono. Como monarca, a sua maior realização foi instituir as Leis Paulinas para governar a sucessão ao trono russo. Paulo acabou alienando os seus conselheiros e a nobreza com as suas políticas, vistas como incômodas, sendo assassinado pelos condes Peter Ludwig von der Pahlen e Nikita Petrovich Panin, e o almirante espanhol José de Ribas.

Através da numerosa família que Paulo I constituiu com sua segunda esposa, atualmente quase todas as famílias reais da Europa (incluindo algumas não-reinantes) são descendentes diretas do antigo czar Paulo. São seus descendentes diretos: o rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos, a rainha Margarida II da Dinamarca, o rei Carlos XVI Gustavo da SuéciaCarlos, Príncipe de Gales (através de seu pai, o príncipe Filipe da Grécia e Dinamarca), e o rei Filipe VI da Espanha (através de sua mãe, a princesa Sofia da Grécia e Dinamarca). Assim como os herdeiros do trono de nações onde a monarquia encontra-se abolida: Rússia, Alemanha, Grécia, Romênia, e Iugoslávia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_I_da_R%C3%BAssia

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Natalia_Alexeievna_of_Russia_by_A.Roslin_%281776%2C_Hermitage%29.jpg

Retrato de Natalia Alexeievna da Rússia (1755-1776). Óleo sobre tela de Alexander Roslin.

Grã-duquesa Natalia Alexeievna da Rússia, 1755-1776, filha de Luís IX, Landgrave de Hesse-Darmstadt, esposa do grão-duque Paul Petrovich, mais tarde imperador Paulo I da Rússia

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Natalia_Alexeievna_(Guilhermina_Lu%C3%ADsa_de_Hesse-Darmest%C3%A1dio)

 

Natália Alexeievna (Prenzlau25 de junho de 1755 – São Petersburgo15 de abril de 1776) foi a primeira esposa do czarevich Paulo Petrovich da Rússia, filho da imperatriz Catarina II da Rússia, e futuro czar Paulo I da Rússia. Nascida princesa Guilhermina Luísa de Hesse-Darmestádio, era filha de Luís IX, Conde de Hesse-Darmestádio, com sua esposa a condessa Carolina do Palatinado-Zweibrücken.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Natalia_Alexeievna_(Guilhermina_Lu%C3%ADsa_de_Hesse-Darmest%C3%A1dio)

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/Maria_Fedorovna_by_Vigee-Lebrun.jpg

Retrato cerimonial de Maria Feodorovna (Sophie Dorothea de Württemberg). Imperatriz consorte da Rússia.

Pintura a óleo de Élisabeth Louise Vigée Le Brun

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Feodorovna_(Sofia_Doroteia_de_W%C3%BCrttemberg)

 

Maria Feodorovna (Estetino25 de outubro de 1759 – Pavlovsk, 5 de novembro de 1828), nascida Sofia Doroteia de Württemberg, foi a segunda esposa do imperador Paulo I e Imperatriz Consorte do Império Russo de 1796 até 1801.

Nascida duquesa Sofia Doroteia de Württemberg, era filha de Frederico II Eugénio, Duque de Württemberg e sua esposa Frederica de Brandemburgo-Schwedt. Pertencia a um ramo cadete da Casa de Württemberg e cresceu em Montbéliard, recebendo uma excelente educação, bem à frente do seu tempo. Em 1776, quando o grão-duque Paulo (futuro Paulo I da Rússia) enviuvou de sua primeira esposa, Sofia Doroteia foi escolhida por Frederico II da Prússia, seu tio-avô materno, e pela imperatriz Catarina II da Rússia, como a candidata ideal para a segunda esposa de Paulo. Eles se conheceram em um jantar de estado em Berlim e seu casamento foi rapidamente arranjado.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Feodorovna_(Sofia_Doroteia_de_W%C3%BCrttemberg)

File:Pavlovsk palace 1808.jpg

Palácio de Pavlovsk. Aquarela de Gabriel Ludwig Lori

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Pavlovsk

 

Palácio de Pavlovsk, ou simplesmente Pavlovsk, foi uma das principais residências da Família Imperial da Rússia, actualmente convertida num museu estatal. Situado nas margens do Rio Slavianka, em São Petersburgo, fica a uns escassos três quilómetros do conjunto de palácios de Tsarskoye Selo.

O palácio foi iniciado no ano de 1777 pelo czarevich Paulo, mais tarde czar Paulo I da Rússia, como uma residência campestre próxima do Palácio de Catarina, a faustosa residência de sua mãe, a czarina Catarina II da Rússia, em Tsarskoye Selo. O palácio viu-se influenciado pela visita que Paulo e a sua segunda esposa, a Princesa Maria Sofia Doroteia de Würtemberg realizaram à Europa, visitando a França, a Itália e a Áustria. Tiveram especial influência no edifício as recordações que os jovens príncipes russos tinham da sua estadia em Paris, onde haviam sido recebidos pelo Rei Luís XVI de França e pela arquiduquesa Maria Antonieta de Áustria.

Depois da morte do czar Paulo I, o palácio passou para a posse do grão-duque Nicolau, mais tarde czar Nicolau I da Rússia, que por sua vez o deixou ao seu segundo filho, o Grão-duque Constantino da Rússia. O palácio permaneceu nas mãos do ramo Constantinovich dos Romanov até que foi expropriado pelo governo bolchevique em 1917.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Pavlovsk

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/70/Borovikovsky_portrait_of_Kurakine_A_1802.jpg/688px-Borovikovsky_portrait_of_Kurakine_A_1802.jpg 

Retrato do príncipe Alexander Kurakin. Óleo sobre tela de Vladimir Borovikovsky

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_Kurakin

 

 

Alexander Kurakin

 

O príncipe Alexander Borisovich Kurakin , às vezes soletrado Kourakine ( russo : Александр Борисович Куракин ; 18 de janeiro de 1752 - Weimar , 6/24 de junho de 1818) foi um estadista e diplomata russo, membro do Conselho de Estado (desde 1810), que foi classificado como Real Privado Conselheiro de 1ª classe (ver Tabela de Posições ).

 

Vida

Nascido em Moscou em uma longa linha de diplomatas russos, ele era bisneto de Boris Kurakin , um embaixador russo e associado próximo de Pedro, o Grande . Ele se mudou para São Petersburgo em 1764 após a morte de seu pai, Boris Alexandrovich Kurakin . Lá ele conheceu o Grande Príncipe (Grão-Duque) Pavel Petrovich, o futuro Imperador Paulo I da Rússia , e continuou sendo um de seus amigos mais confiáveis. Essa amizade, entretanto, não obteve a aprovação da então reinante imperatriz Catarina II , e então Kurakin foi forçado a partir para o exterior. Em 1776, foi eleito membro estrangeiro da Real Academia de Ciências da Suécia .

Após a morte de Catarina II, Kurakin foi autorizado a retornar a São Petersburgo em 1796 e retomou sua carreira, tornando-se vice-chanceler em 1796. Durante o reinado de Alexandre I, Kurakin tornou-se embaixador da Rússia em Viena em 1806. Dois anos depois, ele substituiu o embaixador Pyotr Tolstoy em Paris .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_Kurakin

Arquivo: Surikov-Horseman2.jpg

A visão de Vasily Surikov da catedral e do Cavaleiro de Bronze na frente dela. São Petesburgo.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Isaac's_Cathedral#/media/File:Surikov_horseman.jpg

Arquivo: Hermitage Bridge 1820.jpg

Vista na ponte Hermitage em direção ao Rio Neva . Litografia , 1820. São Petesburgo, Rússia.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hermitage_Bridge

File:Paulparade.jpg

Desfile Militar do Imperador Paulo em frente ao Castelo Mikhailovsky pintura de Alexandre Benois ,

 retirada do  livro de arte World of Art. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_I_of_Russia

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/04-06-2020_arquivos/image008.jpg

Catedral Naval de São Nicolau, Catedral dos Marinheiros. São Petersburgo, Rússia.

Autor: Ninaras. Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:St._Nicholas_Maritime_Cathedral,_Saint_Petersburg,_Russia_01.JPG

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/04-06-2020_arquivos/image009.jpg

Vista no Almirantado da Catedral de Santo Isaac em São Petersburgo ( Rússia ). Impressão fotocrômica do século XIX (1890 a 1900)

Imagem/fonte; https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Petersburgo

 

 

São Petersburgo (russoСанкт-Петербу́ргtr. Sankt-Peterburg) é a segunda maior cidade da Rússia, politicamente incorporada como uma cidade autônoma (ou cidade federal). Ela está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. Em 1914, o nome da cidade foi mudado para Petrogrado (russoПетроград) e, em 1924, para Leningrado (russoЛенинград). Em 1991, após o colapso da União Soviética, a cidade volta ter seu nome original. É frequentemente chamada apenas de Petersburgo e informalmente conhecida como Peter.

São Petersburgo foi fundada pelo czar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703.[3] Entre 1713-1728 e 1732-1918, São Petersburgo foi a capital do Império Russo. Em 1918, as instituições da administração central mudaram-se de São Petersburgo (então denominada Petrogrado) para Moscou.[4] Com 5 milhões de habitantes (2012) é a quarta subdivisão federal mais populosa do país. A cidade é um grande centro cultural europeu e também um importante porto russo no Báltico.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Petersburgo

 

 O relógio de flores em São Petersburgo em frente ao prédio da Universidade Estadual de Tecnologias da Informação, Mecânica e Óptica de São Petersburgo. Doado pela Suíça em 2003 (300 anos de São Petersburgo).

Foto: Autor: Aleks G

Copiada de: https://en.wikipedia.org/wiki/Floral_clock

 

Dupla Vista

 

Entrada de Jesus em Jerusalém

5. Quando eles se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, perto do Monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: “Ide a essa aldeia que está à vossa frente e, lá chegando, encontrareis amarrada uma jumenta e junto dela o seu jumentinho; desamarrai-a e trazei-mos. — Se alguém vos disser qualquer coisa, respondei que o Senhor precisa deles e logo deixará que os conduzais.” — Ora, tudo isso se deu, a fim de que se cumprisse esta palavra do profeta: — Dizei à filha de Sião: “Eis o teu rei, que vem a ti, cheio de doçura, montado numa jumenta e com o jumentinho da que está sob o jugo.” (Zacarias, 9:9 e 10.) Os discípulos então foram e fizeram o que Jesus lhes ordenara. — E, tendo trazido a jumenta e o jumentinho, a cobriram com suas vestes e o fizeram montar. (Mateus, 21:1 a 7.)

 

Beijo de Judas

6. “Levantai-vos, vamos, que já está perto daqui aquele que me há de trair.” — Ainda não acabara de dizer essas palavras e eis que Judas, um dos doze, chegou e com ele uma tropa de gente armada de espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. — Ora, o que o traía lhes dera um sinal para o reconhecerem, dizendo-lhes: “Aquele a quem eu beijar é esse mesmo o que procurais; apoderai-vos dele.” — Logo, pois, se aproximou de Jesus e lhe disse: “Mestre, eu te saúdo; e o beijou.” — Jesus lhe respondeu: “Meu amigo, que vieste fazer aqui?” Ao mesmo tempo, os outros, avançando, se lançaram a Jesus e dele se apoderaram. (Mateus, 26:46 a 50.)

 

Pesca milagrosa

7. Um dia, estando Jesus à margem do lago de Genesaré, como a multidão o comprimisse para ouvir a palavra de Deus — viu Ele duas barcas atracadas à borda do lago e das quais os pescadores haviam desembarcado e lavavam suas redes. — Entrou numa dessas barcas, que era de Simão, e lhe pediu que a afastasse um pouco da margem; e, tendo-se sentado, ensinava ao povo de dentro da barca. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para o mar e lança as tuas redes de pescar.” — Respondeu-lhe Simão: “Mestre, trabalhamos a noite toda e nada apanhamos; contudo, pois que mandas, lançarei a rede.” — Tendo-a lançado, apanharam tão grande quantidade de peixes, que a rede se rompeu. — Acenaram para os companheiros que estavam na outra barca, a fim de que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram de tal modo as barcas, que por pouco estas não se afundaram. (Lucas, 5:1 a 7.)

 

Vocação de Pedro, André, Tiago, João e Mateus

8. Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu Jesus dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, que lançavam suas redes ao mar, pois que eram pescadores; — e lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens.” — Logo eles deixaram suas redes e o seguiram. Daí, continuando, viu dois outros irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca com Zebedeu, pai de ambos, os quais estavam a consertar suas redes, e os chamou. — Eles imediatamente deixaram as redes e o pai e o seguiram. (Mateus, 4:18 a 22.)

Saindo dali, Jesus, ao passar, viu um homem sentado à banca dos impostos, chamado Mateus, ao qual disse: “Segue-me; e o homem logo se levantou e o seguiu.” (Mateus, 4:9.)

 

9. Nada apresentam de surpreendentes estes fatos, desde que se conheça o poder da dupla vista e a causa, muito natural, dessa faculdade. Jesus a possuía em grau elevado e pode dizer-se que ela constituía o seu estado normal, conforme o atesta grande número de atos da sua vida, os quais, hoje, têm a explicá-los os fenômenos magnéticos e o ­Espiritismo. A pesca qualificada de miraculosa igualmente se explica pela dupla vista. Jesus não produziu espontaneamente peixes onde não os havia; Ele viu, com a vista da alma, como teria podido fazê-lo um lúcido vígil, o lugar onde se achavam os peixes e disse com segurança aos pescadores que lançassem aí suas redes. A acuidade do pensamento e, por conseguinte, certas previsões decorrem da vista espiritual. Quando Jesus chama a si Pedro, André, Tiago, João e Mateus, é que lhes conhecia as disposições íntimas e sabia que eles o acompanhariam e que eram capazes de desempenhar a missão que tencionava confiar-lhes. E mister se fazia que eles próprios tivessem intuição da missão que iriam desempenhar para, sem hesitação, atenderem ao chamamento de Jesus. O mesmo se deu quando, por ocasião da Ceia, Ele anunciou que um dos doze o trairia e o apontou, dizendo ser aquele que punha a mão no prato; e deu-se também, quando predisse que Pedro o negaria. Em muitos passos do Evangelho se lê: “Mas Jesus, conhecendo- -lhes os pensamentos, lhes diz...” Ora, como poderia Ele conhecer os pensamentos dos seus interlocutores, senão pelas irradiações fluídicas desses pensamentos e, ao mesmo tempo, pela vista espiritual que lhe permitia ler-lhes no foro íntimo? Muitas vezes, supondo que um pensamento se acha sepultado nos refolhos da alma, o homem não suspeita que traz em si um espelho onde se reflete aquele pensamento, um revelador na sua própria irradiação fluídica, impregnada dele. Se víssemos o mecanismo do mundo invisível que nos cerca, as ramificações dos fios condutores do pensamento, a ligarem todos os seres inteligentes, corporais e incorpóreos, os eflúvios fluídicos carregados das marcas do mundo moral, os quais, como correntes aéreas, atravessam o espaço, muito menos surpreendidos ficaríamos diante de certos efeitos que a ignorância atribui ao acaso. (Cap. XIV, itens 15, 22 e seguintes.)

 

 

(Texto copiado do livro “A Gênese” de Allan Kardec. Editora FEB.

Copiado de https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/A-genese_Guillon.pdf)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/23-04-2018_arquivos/image016.jpg

Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Pintura por Felix Louis Leullier

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PalmSunday_FelixLouisLeullier.jpg

 

 

De acordo com os evangelhos, antes de entrar em Jerusalém, Jesus estava hospedado em Betânia. O Evangelho de João afirma que ele ficou ali nos seis dias antes da Pessach (a Páscoa judaica). De lá, ele enviou dois discípulos a uma aldeia que "está em frente de vós" para que buscassem um jumento que estaria ali amarrado e que nunca fora montado. Se questionados, deveriam responder que o Senhor precisava do animal, mas que ele seria devolvido[1][2][3].

Jesus então montou no jumento e se dirigiu a Jerusalém, com os três evangelhos sinóticos em acordo de que os discípulos forraram o animal com suas capas para tornar a montaria mais confortável. Em Marcos e João, a entrada ocorre num domingo, com Mateus e Lucas não especificando a data[1]. Em Lucas 19:41, conforme Jesus se aproxima de Jerusalém, ele olha para a cidade e chora por ela (no evento conhecido como em latimFlevit super illam), já prevendo o sofrimento a que passará a cidade[1][3].

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Entrada_triunfal_em_Jerusal%C3%A9m

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/09-01-2018_arquivos/image007.jpg

 

O beijo de Judas em ilustração de Gustave Dore.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c7/Gustave_Dor%C3%A9_-_The_Holy_Bible_-_Plate_CXLI%2C_The_Judas_Kiss.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/02-02-2015_arquivos/image004.jpg

Chamada dos discípulos e da Pesca Milagrosa. Obra de Raphael, (Raffaello Sanzio da Urbino), de 1515. .

Imagem/fonte: 

http://en.wikipedia.org/wiki/Life_of_Jesus_in_the_New_Testament#mediaviewer/File:V%26A_-_Raphael,_The_Miraculous_Draught_of_Fishes_(1515).jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/16/The_Calling_of_Saints_Peter_and_Andrew_-_Caravaggio_%281571-1610%29.jpg/800px-The_Calling_of_Saints_Peter_and_Andrew_-_Caravaggio_%281571-1610%29.jpg

O chamado  de Pedro e André por Caravaggio. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiros_disc%C3%ADpulos_de_Jesus

O chamado de São Mateus. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chamado_de_Mateus

 

Deus conta contigo

 

Pelo Espírito Maria Dolores.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Poetas Redivivos. Lição nº 107. Página 150.

 

Ouço-te, às vezes, coração amigo,

Em torno ao bem, numa questão qualquer:

- “Farei... Conseguirei... Conta comigo...

Se Deus quiser, se Deus quiser...”

 

Mas não te alteres, a pretexto disso.

De segundo a segundo, estrada a estrada,

A Vontade de Deus é revelada

Em bondade e serviço.

 

Fita os quadros da gleba, campo afora:

Tudo o que existe, vibra, luta e sente,

Serve constantemente,

Dia a dia, hora a hora!...

 

De alvorada a alvorada, o Sol fecundo,

Sem aguardar requerimento

Garante sem cessar o equilíbrio do mundo

De seu carro de luz no firmamento.

 

A fonte, a deslizar singela e boa,

Passa fazendo o bem,

Dessedenta, consola, alivia, abençoa

Sem perguntar a quem...

 

Sem recorrer a humanos estatutos,

Nem a filosofias enganosas,

A laranjeira estende os próprios frutos,

A roseira dá rosas...

 

O lírio não se ofende, nem reclama:

Sobre a terra onde alguém lhe deitou a raiz,

Seja em vaso de estufa ou num trato de lama,

Desabrocha feliz.

 

Assim no mundo, coração amigo,

Faze o bem onde for, seja a quem for;

Em toda parte, Deus conta contigo

Na tarefa do amor.

 

(Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/07-07-2016_arquivos/image014.jpg

A belíssima Cachoeira dos Pretos com 154 ms de queda. Uma das nascentes do Rio Piracicaba.

 Joanópolis, SP. Foto Ismael Gobbo  

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/08-04-2020_arquivos/image017.jpg

Pântano com nenúfares. Lápias e caneta. Vincent van Gogh.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_van_Gogh_-_Marsh_with_Water_Lilies_-_F845_JH7.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/08-04-2020_arquivos/image018.jpg

Detalhe dos nenúfares de Monet no Musée de l'Orangerie em Paris. Óleo sobre tela.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Claude_Monet_038.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/10-10-2018_arquivos/image023.jpg

Irises. Óleo sobre tela por Vicent van Gogh.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Irises-Vincent_van_Gogh.jpg

 

Iris L. é um género de plantas com flor, muito apreciado pelas suas diversas espécies, que ostentam flores de cores muito vivas. São, vulgarmente, designadas como lírios, embora tal termo se aplique com mais propriedade a outro tipo de flor. É uma flor muito frequente em jardins. https://pt.wikipedia.org/wiki/Iris_(g%C3%A9nero)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/06-02-2012_arquivos/image028.jpg

Um amanhecer típico  do Paraná. Foto Ismael Gobbo

 

30o. Concurso de Poesia com Temática Espírita

 

      Neste sábado dia 29 de agosto ás 20 horas na Rádio Boa Nova no Programa Sensibilidade José Damião Recebe Altamirando Carneiro o idealizador da Arte Poética Castro Alves, que este ano com apoio da FEAL -  Fundação Espírita André Luiz, promove o 30º Concurso de Poesia com Temática Espírita, com inscrições até o dia 30 de setembro de 2020.

Conheça os detalhes de como participar!!! E lógico não vai faltar Poesia.

Para sintonizar: 

https://radioboanova.com.br/ouca-ao-vivo/

 

             Regulamento do concurso

 

      Cada participante  enviará apenas uma poesia e informará o nome, endereço completo: rua (ou avenida), número, cidade, estado, CEP,  xerox da cédula de identidade e uma pequena biografia.

      Endereços: por carta: Arte Poética Castro Alves, Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970; por e-mail: [email protected] 

 

                          Premiação 

 

       A festa de entrega do Prêmio Castro Alves  será realizada no dia 12 de dezembro de 2020, (sábado) às 15 horas, no Anfiteatro do Centro Espírita Nosso Lar - Casas André Luiz, Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana, São Paulo (SP). 

        Apresentação: Guiomar Sant'anna, José Damião e Júlio Sena, da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior.

 

        Palestra  do escritor Adeilson Sales, que falará sobre o tema: A importância  da poesia na  mensagem espírita.

 

        Parte artística:  cantor e compositor espírita Moacyr Camargo. 

 

José Damião e Altamirando Carneiro

Altamirando Carneiro

José Damião

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 28 de Agosto, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "A Grande Transição".

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas serão por ordem de chegada, não havendo reservas de lugar nem marcação por telefone. A porta abre às 20H40.

As pessoas terão de utilizar máscara de protecção facial.

Quando a lotação estiver esgotada, a porta será encerrada até ao fim da palestra, reabrindo posteriormente, pelas 22H15.

 

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

a[email protected]

 

 

Palestra em Live por Elsa Rossi

Chico Xavier, o Exemplo de Amor

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=NAFrXxScLYM&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1HE-xiqy4WUUyM2kvtdWo_FgSG3A2uO4kNezXHePC1LDE-OGCDB-AiqDU

 

 

 

Palestra em Live por Cesar Perri

AKSCenterNY

 

Para acessar a palestra de Terça-feira click nos links de sua preferência através da nossa Pagina da Internet: www.akscenterny.com

Um resumo da biografia de Antonio Cesar Perri de Carvalho - Cirurgião Dentista aposentado, nasceu em Araçatuba-SP, onde começou bem jovem, aos 16 anos  a sua jornada nas lideranças das atividades espíritas, após a fundação da União da Mocidade Espirita de Araçatuba. Pesquisador, Palestrante e Escritor Espírita, sempre ligado  ao  Movimento  de Unificação presidiu entre outros orgãos espiritas, a  União das Sociedades Espíritas de SP (USE), a Federacao Espirita Brasileira (FEB) e foi Colaborador  no Conselho Espírita Internacional (CEI).

Autor de valiosas obras, atualmente Cesar Perri continua no exercício intenso na área Social e Literária, colaborando com artigos para vários jornais e programas de  espíritas. 

Entrem na nossa página da internet nessa terça-feira para assistir a uma de suas interessantes palestras a respeito de Paulo de Tarso.

 

Veja nossa Programação e Livraria no site:

www.akscenterny.com

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

Palestra com Marcus de Mario

Live do Núcleo Espírita Chico Xavier. Niterói, RJ

Amigo(a),

Na próxima quarta-feira, 26/ago, às 19h30 nosso convidado será Marcus de Mario.

Na ocasião conversaremos sobre alguns temas que afligem grande parte das pessoas, especialmente nos dias atuais.

Participe pelo chat, enviando suas perguntas.

Para assistir, acesse https://youtu.be/2zve_jeyflo

Prestigie e divulgue!

Fraternalmente.

 

 

 

Sucesso do evento “Amigo Espírita Chico Xavier”

 

Realizado pela Rede Amigo Espírita – RAETV, com apoio de Zook Comunicação

Evento on line durante dois dias - 22 e 23 de agosto -, o MEGA EVENTO ESPIRITA, em homenagem aos 110 anos de nascimento de CHICO XAVIER.

Eis os dados de acessos até o final da noite do dia 23 de agosto: 320.200 Youtube 1 + 8.276 Youtube 2 + 74.600 Facebook + 4.960 instagram; Total de 408.036 visualizações.

Pela primeira vez, no segmento espírita, um evento on line com 24 horas de duração, intercala palestras, bate papo e música, reunindo convidados especiais e com transmissão simultânea em diversos canais. Evento 100% gratuito e voluntário.

Expositores, alguns de seus amigos, pessoas que se inspiram na sua vida e obra, e que estão levando a sua mensagem para a literatura, a arte, a ciência, o cinema, o teatro e a música. 

Eis os palestrantes: Carlos Alberto Braga, Rossandro Klinjey, Rafael Papa, Gustavo Gandolfi, Simão Pedro, Marcel Souto Maior, Saulo César, Wagner de Assis, Renato Pietro, Magali Bischoff, Célia Diniz, Wagner Paixão, Antônio César Perri de Carvalho, Alberto Almeida, Décio Iandoli Jr., Suely Caldas Schubert, Heloísa Pires, Eliana Barbosa, Quincas Veloso, Aluízio Elias, André Trigueiro. Além de palestras, Marcel Souto Maior e Antonio Cesar Perri de Carvalho também integraram bate-papos.

Atuações artísticas: Cacá Resende, Anatasha Mekena, Fábio Júnior, Evandro Olivah, Plínio Oliveira.

As palestras se encontram disponíveis no You Tube da Rede Amigo Espírita.

Evento coordenado por José Aparecido dos Santos.

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

ACESSE:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLR5qI-QHR_HkV7PQVlPu9yVmj2_xyiy3d

 

 

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clicar aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

Livro II da coleção O Evangelho Redivivo- nas livrarias

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/08/MIDIAS-O-Evangelho-Redivivo-livro-2.png

 

Adquira o Livro II da coleção O Evangelho Redivivo, que traz o estudo interpretativo de O Evangelho segundo Mateus e faz parte do programa O Evangelho Redivivo, uma proposta de Estudo Sistematizado e sequencial dos 27 textos que compõem o Novo Testamento à luz dos ensinamentos da Doutrina Espírita. Disponível em nossas lojas físicas ou pelo site www.febeditora.com.br

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/08/21/colecao-o-evangelho-redivivo-tem-agora-o-livro-ii/)

 

Livro de Elsa Rossi em espanhol

Mais um livrinho em ESPANOL para todos.

https://rossielsa.webs.com/El%20Hada%20de%20los%20Suenos.pdf

 

 

(Recebido de Elsa Rossi, Londres, Reino Unido)

 

Seriado sobre Kardec concluído com oito episódios

 

O documentário "Em busca de Kardec" foi concluído no dia19 de agosto, exibido pelo canal Prime Box Brasil. Foi focalizado o trabalho de recuperação e conservação dos documentos e cartas de Kardec, no Instituto Canuto Abreu junto à Fundação Espírita André Luiz, de São Paulo. Trata-se de material trazido da França pelo dr. Silvino Canuto Abreu (1892-1980)em meados do século XX e conservado pela sua família.

Paulo Henrique Figueiredo foi entrevistado, mostrando o acervo de livros e documentos recebidos pela FEAL. Os manuscritos se encontram em fase de higienização, conservação, tradução e digitalização. Houve inicialmente um convênio com a FEB e apresentado parte dele na reunião do CFN em 2013 na presidência de Perri; face a descontinuidade, o material histórico foi doado em definitivo à FEAL em 2018. No final do seriado, o diretor Karim Soumaïla reiterou o relato sobre a tela sobre sua filha desencarnada feita pelo pintor mediúnico Florêncio Anton e fez uma homenagem a Kardec, retornando ao ponto de partida, o dólmen no Père Lachaise em Paris e refletiu: “Estar em busca de Kardec se tornou uma busca de mim mesmo?”.

Os quatro episódios iniciais destacaram as visitas locais históricos para o Espiritismo em Paris, Lyon e Yverdun e entrevistas com lideranças francesas. Os demais quatro programas foram dedicados às repercussões da obra de Kardec no Brasil, com visitas e entrevistados em Salvador, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Bragança Paulista e São Paulo.

Esse percurso desde a França é repleto de encontros, testemunhos, arquivos inéditos, guiando-nos nos passos de Allan Kardec e suas repercussões. Construído de modo investigativo, responde às questões essenciais que as razões da morte dessa corrente filosófica no velho mundo e sua sobrevivência religiosa no Brasil.

Realizadores: Roteiristas: Dora Incontri e Karim Akadiri Soumaïla Diretor: Karim Akadiri Soumaïla Produção: Lighthouse produtora Produção executiva: NightShift Filmes Trilha Sonora: Maycon Ananias (PRS – Petersburg Recording Studio Orchestra)

Ainda haverá reprise do último episódio 3ª. feira, dia 25/8, às 12h.

ACESSOS:

O documentário "Em Busca de Kardec" foi exibido no canal Prime Box Brasil. Como acessar o canal Prime Box Brasil: – Oi TV: Canal 85 (Satélite SES-6); – Claro TV: Canal 156; Canal 656 (HD); – CCS TV: Canal 41; – Vivo TV: Canal 540 (satélite Amazonas); Canal 109 (satélite NET: Canal 156; Canal 656 (HD);

 

Entrevista com Paulo Henrique de Figueiredo

Manuscrito de Kardec na FEAL-SP

Tela da filha desencarnada do diretor do filme “Em Busca de Kardec”,  Karim Soumaïla,  

eita pelo pintor mediúnico Florêncio Anton

Silvino Canuto Abreu.

Manuscrito de Kardec já copiado. FEAL-SP.

Filme “Em Busca de Kardec”.

Final- Homenagem a Kardec- Cemitério Père Lachaise.

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Kardec Rádio

EUA

http://r20.rs6.net/on.jsp?ca=6522f6b7-010f-4407-9760-f41898747584&a=1106449308061&c=84589150-617d-11e3-87fd-d4ae527b8053&ch=85852a70-617d-11e3-8829-d4ae527b8053

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/6eaf10f4-42fc-4983-a4af-bc749db332f6.jpg

 

Kardec Radio for Kids: Miraculous Art

**Upcoming deadline: August 31 **

 

Kardec Radio for Kids invites your children to create an art correlating the cartoon "Miraculous: Tales of Ladybug and Cat Noir" to Spiritist keywords. The age range for participation is from 6 to 18 years of age.

 

Please submit your miraculous art work by August 31, 2020.

 

All who submit their art work will will prices.

 

Kardec Radio for Kids: Miraculous Art

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/d728663c-0431-4625-adb4-db1518b4fd19.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Kardec Radio | 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

Trusted Email from Constant Contact - Try it FREE today.

Try email marketing for free today!

 

Sociedade Espírita de Virginia

EUA

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/c5147bac-4755-4953-999a-d5019f03df6b.jpg

 

Join us Online:

Raising Peaceful Children

 

Friday, August 21 at 7:00pm ET

Kardec Radio's Facebook Page and YouTube Channel

 

The Spiritism for Kids lesson will be LIVE

at the Spiritist of Society Facebook Page at 7:00pm 

 

Following the guidelines provided by the World Heath Organization, the Spiritist Society of Virginia's headquarters remains closed due to the COVID-19 pandemic.

 

In the meantime, we will continue to hold all our meetings online!

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Join us on Facebook

 

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/83f4ffb8-89b2-402e-b3ae-dc55582a0cf7.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/6b0424f4-c837-4f94-956f-30d87105c878.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

General Spiritual Recommendations

 

The loving Spirit-mentors of the SSVA center reassure us of God’s omnipresence at all times. The Coronavirus is not a God-sent punishment, because God does not punish us. This is a cleansing and rebalancing moment on Earth. We are then invited to join forces with the Spiritual Governance of Earth by observing the following:

 

1.             Let us rest assured that God oversees our lives. 

2.             Remember Jesus at the storm in the fishermen boat. He asked us to remain faithful. 

3.             This is a time to revisit our priorities in life. 

4.             Stay positive always.

5.             Reinforce your prayers in frequency and depth.

6.             We are living a great time to cleanse the heart in reconciliation with the Self and others.

7.             Remain calm and take all the needed precautions to join billions of lives on Earth in securing health.

 

May Mother Mary's recommendation be our daily affirmation,

"This shall also pass."

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Spiritist Society of Virginia | http://www.ssvirginia.org/

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

Kardec Radio | 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

Trusted Email from Constant Contact - Try it FREE today.

Try email marketing for free today!

 

Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159805843118200700/00_boletim_2.jpg

Edição 393 - 22 de agosto de 2020 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159805843118200700/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159805843118200700/0001__finaldesemanae1596055347174.jpg

Mediunidade e sonhos são alguns dos temas das lives do final de semana

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159805843118200700/0003__perdoe1597860732116.jpg

PADES dá dicas de como perdoar na live
de domingo

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159805843118200700/0005__papoespritajovense1597964215420.jpg

Como o Espiritismo influencia os jovens na casa espírita?

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159805843118200700/0002__grupodeharmonizaofranciscodeassise1593626374489.jpg

Harmonização: Ore por mais luz para vencer as sombras

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159805843118200700/0004__transformaoe1597844848345.jpg

Transformemos a fraqueza em amor

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159805843118200700/0006__chico2e1498577835333.jpeg

Os poetas que Chico Xavier psicografou

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/registra_exibicao.php?id=13662|287520|596

 

 

Boletim do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo, SP

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VI

Agosto de 2020 – 4a semana

 

O que Jesus requer de seus discípulos; Grande Encontro Amigo Espírita Chico Xavier; Seriado sobre Kardec concluído com oito episódios; Livro sobre Emmanuel – Das experiências reencarnatórias às repercussões das obras; Fora da caridade não há salvação; O argueiro e a trave; Valor da prece; As várias moradas do pai em palestra; Paulo e o Cristianismo primitivo; Ciência e temperança

 

 

Artigo – O que Jesus requer de seus discípulos:

http://grupochicoxavier.com.br/o-que-jesus-requer-de-seus-discipulos/

 

Notícias:

- Grande Encontro Amigo Espírita Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/grande-encontro-amigo-espirita-chico-xavier/

 

- Seriado sobre Kardec concluído com oito episódios:

http://grupochicoxavier.com.br/seriado-sobre-kardec-concluido-com-oito-episodios/

 

- Livro sobre Emmanuel – Das experiências reencarnatórias às repercussões das obras:

http://grupochicoxavier.com.br/livro-sobre-emmanuel-das-experiencias-reencarnatorias-as-repercussoes-das-obras/

 

- Fora da caridade não há salvação:

http://grupochicoxavier.com.br/fora-caridade-nao-ha-salvacao/

 

 

- O argueiro e a trave:

http://grupochicoxavier.com.br/o-argueiro-e-a-trave/

 

 

Estudo do Evangelho:

 

- Valor da prece:

 

http://grupochicoxavier.com.br/valor-da-prece/

 

- As várias moradas do pai em palestra:

 

http://grupochicoxavier.com.br/as-varias-moradas-do-pai-em-palestra/

 

Vídeos – Paulo e o Cristianismo primitivo:

 

http://grupochicoxavier.com.br/paulo-e-o-cristianismo-primitivo/

 

 

Mensagem – Ciência e temperança:

 

http://grupochicoxavier.com.br/ciencia-e-temperanca/

 

o0o

 

Ensinar alguma cousa traz consigo uma responsabilidade direta. Se ensinas o bem a uma criatura que não o conhece, é justo aguardar do discípulo a interrogação quanto ao teu modo de agir – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Luz no Caminho. Cap.Ensinar. São Paulo: CEU).

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]