Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/22-01-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

21-01-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/21-01-2020.htm

20-01-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/20-01-2020.htm

18-01-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/18-01-2020.htm

17-01-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/17-01-2020.htm

16-01-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/16-01-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

(Copiado do site Febnet)

Johannes Gutenberg (Mainz, c. 1400[1] - Mainz3 de fevereiro de 1468)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg

 

]Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Johannes Gutenberg (Mainz, c. 1400[1] - Mainz3 de fevereiro de 1468) foi um inventorgravador e gráfico do Sacro Império Romano-Germânico. Gutenberg desenvolveu um sistema mecânico de tipos móveis que deu início à Revolução da Imprensa, e que é amplamente considerado o invento mais importante do segundo milênio.[2] Teve um papel fundamental no desenvolvimento da RenascençaReforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação em massa da aprendizagem.[3]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg

Uma tipografia do século XV (1568) de Jost Amman. 1 Profissão Histórica

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Buchdrucker-1568.png

 

Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa - em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.

O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johannes Gutenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornal e telejornal) e, com o advento da World Wide Web, vieram também os jornais online, ou ciberjornais, ou webjornais. O termo "imprensa", contudo, foi mantido. Deve-se evitar as impróprias expressões imprensa eletrônica, imprensa falada e imprensa televisionada. Quando a linguagem abranger rádio, televisão, internet, cinema e outros meios, deve-se usar meios de comunicação ou mídia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imprensa

Templo de Luxor, na região da antiga Tebas, no Egito. A obra foi iniciada por Amenófis II, ampliada por Tutmés III

e concluída por Ramsés II. Era ligada ao templo de Carnac por uma avenida adornada de esfinges com cabeça de

carneiro da qual apenas um trecho é hoje visível. O obelisco que ficava à direita da porta de ingresso foi doado à França e

colocado no centro da Praça da Concórdia, em Paris, a 25 de outubro de 1836, homenageando Champollion.

Fotos Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/30-05-2018_arquivos/image031.jpg

Obelisco de Luxor (Egito) na Praça da Concórdia. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

Inscrições em Hieróglifos,  escrita dos antigos egípcios.

Obelisco de Luxor, Praça da Concórdia, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/18-11-2016_arquivos/image017.jpg

 Pedra de Roseta, encontrada em escavações em Roseta, Egito.

 Um  texto em três grafias diferente (hieróglifos, demótico egípcio e grego.

Museu Britânico, Londres. Foto Ismael Gobbo

 

·         Os textos permitiram por comparações a descoberta do significado dos  Hieróglifos. Com isso, a história do Egito, até então pouco conhecida, foi totalmente desvendada.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/18-11-2016_arquivos/image016.jpg

O célebre orientalista e « Pai dos Hieróglifos »  Jean François Champollion.

Óleo sobre tela de Léon Cogniet. Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leon_Cogniet_-_Jean-Francois_Champollion.jpg

 

Jean-François Champollion (Figeac23 de dezembro de 1790 — Paris4 de março de 1832) foi um egiptólogo, considerado o "pai da egiptologia", famoso por seus trabalhos sobre a cultura e a língua do Egipto Antigo, em especial por ter sido o principal responsável pela decifração dos hieróglifos egípcios.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Fran%C3%A7ois_Champollion

A Bíblia de Gutemberg

Fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gutenberg_Bible,_Lenox_Copy,_New_York_Public_Library,_2009._Pic_01.jpg

 

 

A Bíblia de Gutenberg

[Bíblia, Vulgata Latina. Ca. 1455] Biblia Latina. [Mainz: Johann Gutenberg, ca. 1455] Divisão de Livros Raros. Da Biblioteca Lenox

O primeiro livro impresso substancial é a Bíblia de dois volumes do fólio real, composta por quase 1.300 páginas, impressa em Mainz, no Reno central, por Johann Gutenberg (ca. 1390s-1468) na década de 1450. Provavelmente foi concluída entre março de 1455 e novembro daquele ano, quando a falência de Gutenberg o privou de seu estabelecimento de impressão e dos frutos de suas realizações.

A Bíblia resume o triunfo de Gutenberg, sem dúvida a maior conquista do segundo milênio. Quarenta e oito cópias integrais sobrevivem, incluindo onze em pergaminho. Talvez cerca de 180 cópias tenham sido produzidas originalmente, incluindo cerca de 45 em pergaminho. A cópia de Lenox, no papel, é a primeira Bíblia de Gutenberg a chegar aos Estados Unidos, em 1847. Sua chegada é material do folclore romântico nacional. O agente europeu de James Lenox emitiu Instruções para Nova York que os oficiais da Alfândega deveriam tirar o chapéu ao vê-lo: o privilégio de ver uma Bíblia de Gutenberg é concedido a poucos.

(Texto abreviado copiado do cartaz visto em segundo plano)

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gutenberg_Bible,_Lenox_Copy,_New_York_Public_Library,_2009._Pic_01.jpg

 

 

Martinho Lutero

Imagem/fonte :

Martinho Lutero, em alemãoMartin Luther (Eisleben10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Leia mais :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

As Quatro Estações. Escultura de Jean Goujon

Fonte : https://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Goujon

 

Jean Goujon

Sua infância é pouco conhecida; ele provavelmente nasceu na Normandia e pode ter viajado pela Itália. Ele trabalhou na igreja de Saint-Maclou, sua primeira obra documentada, [3] e na Catedral de Rouen , em 1541-42, onde executou o monumento a Louis de Brézé, senhor de Anet , antes de chegar a Paris, onde colaborou com o arquiteto Pierre Lescot na igreja de Saint-Germain-l'Auxerrois por volta de 1544, trabalhando no púlpito, que foi desmontado em meados do século XVIII. [4] Em 1544-1547, ele foi ocupado com obras consideráveis ​​no Château d'Ecouen para o connétable de Montmorency.. Ele se tornou "escultor do rei" ( Henrique II da França ) em 1547 e nos anos seguintes foi ocupado no castelo de Anet . Ele foi preso em Ecouen em 1555. [5]

 

Leia mais :

https://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Goujon

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/31-01-2019_arquivos/image017.jpg

Jean-Jacques Rousseau.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b7/Jean-Jacques_Rousseau_%28painted_portrait%29.jpg

 

 

Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau (Genebra28 de Junho de 1712 — Ermenonville2 de Julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.

Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.[1]

LEIA MAIS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/31-01-2019_arquivos/image018.jpg

Estátua de Jean Jacques Rousseau (1712- 1778),  que fica ao lado da Faculdade de Direito de Paris- Sorbonne e

próximo do Panteón onde está sepultado. Paris, França.  Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/31-01-2019_arquivos/image019.jpg

Jornal de Paris do dia 06-07-1778 com nota de falecimento de Jean-Jacques Rousseau ocorrida aos 02-07-1778.https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1049677p/f3.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/31-01-2019_arquivos/image020.jpg

Jornal de Paris do dia 06-07-1778. Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1049677p.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/18-09-2017_arquivos/image007.jpg

O Livro dos Espíritos em edição de 1860.

 Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos#/media/File:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

A 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec foi lançado aos 18 de abril de 1857

 

Um homem diferente

 

O que faz que uma pessoa se destaque, no contexto social?

Dirão alguns, talvez, que a soma dos valores que detém em contas bancárias, aplicações, rendas, bens móveis e imóveis.

Poderão pensar outros que o destaque se pode dar no ambiente artístico, cultural, político.

A pessoa também poderá se destacar pela inteligência, pela visão de mundo, adiante de seu próprio tempo.

Ou pela beleza, pelo porte, pelo discurso fácil, ágil, atilado.

No entanto, o maior destaque, com certeza, é no campo moral. A intimidade do ser.

Porque alguém pode ser muito rico, belo, de discurso impecável, um cientista, uma alta inteligência e ser moralmente pobre.

Na atualidade, o tom dominante parece ser o de fazer o que todos fazem.

Assim, os homens desejam mostrar virilidade, sendo comandantes de sua própria casa.

As mulheres desejam demonstrar que são belas e desejadas, que jamais a solidão as haverá de abraçar.

E assim por diante...

Dizemos que isso faz parte da cultura do país onde se vive, do mundo onde nos movemos.

Será que não podemos destoar do comum? Será que não podemos nos destacar, exatamente por sermos diferentes?

Na Índia, entre os parses, a mulher é educada para servir ao homem.

Ela deve lhe dar muitos filhos, pois se assim não for, significa que algo errado existe na relação matrimonial.

Ela deve ser-lhe a servidora, preparando-lhe os pratos de arroz, lentilhas, carnes, a cada dia.

Deve zelar pela sua roupa, porque ele precisa parecer impecável aos olhos do mundo.

Pois aquela mulher nascida em Calcutá se apaixonara por um jovem de Bombaim.

Conhecera-o em casa de uma amiga, em uma festa. Pouco mais de quatro meses depois, estava casada.

Logo que os dois se casaram, ela havia insistido em passar a ferro as camisetas finas para ele.

Ele, no entanto, fincara pé e lhe dissera que se casara com ela por amor e para ter a sua companhia.

Se desejasse simplesmente alguém que lavasse e passasse a sua roupa teria se casado com quem trabalhava exatamente para cuidar do seu vestuário.

Seu senso de justiça, sua indignação moral diante do status inferior das mulheres, entre os seus, era inigualável.

Mais de uma vez a jovem sentira a inveja das amigas.

Qual é o segredo? Lhe indagavam. Como foi que você o treinou tão bem?

Mas ela dizia que nada tinha a ver com isso. Ele chegara a ela desse jeito.

Ele é a pessoa mais justa que eu conheço. Acredita na igualdade de direitos para as mulheres.

*   *   *

Um homem diferente, destoando entre os de sua estirpe. Dentro de sua própria comunidade.

Isso nos diz que não importa onde vivamos, a cultura que se nos impõe.

Cada qual pode, dentro de seus parâmetros de justiça e moral, ser diferente. Destoar para melhor.

Ser uma flor perfumada, colorida, num campo cinzento de erva seca e dura.

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita, a partir de informações colhidas
no livro 
A doçura do mundo, de Thrity Umrigar, ed. Nova Fronteira.
Em 21.1.2020.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

O retrato de Terentius Neo e sua esposa. Afresco preservado no Museu Arqueolóigico Nacional de Nápoles, Itália.

https://en.wikipedia.org/wiki/Portrait_of_Terentius_Neo#/media/File:Pompeii-couple.jpg

Uma vista do sudeste da casa do governo, Calcutá. Um europeu está sendo carregado em um palanquim, enquanto outros europeus, assistidos por criados, passeiam na grama e exercitam seus cães. Aquarela.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GovthouseKolkata.jpg

 

 

 

Calcutá[2] ou Kolkata (bengali: কলকাতা; em nepaliकोलकताKólkataAFI ['kolkat̪a]; em inglêsCalcutta ou Kolkata) é a capital e maior cidade do estado de Bengala Ocidental, na Índia. Situada às margens do rio Hooghly, no leste do país, perto da fronteira com o Bangladesh, Calcutá possui cerca de 4 486 679 habitantes (2011[1]) dentro dos seus limites municipais, figurando como a quinta cidade mais populosa da Índia. Sua região metropolitana, por sua vez, que se estende por 1 886 quilômetros quadrados, reúne mais de 14 112 536 habitantes (dados de 2011),[3] fazendo desta a terceira maior aglomeração urbana do país, depois das regiões metropolitanas de Délhi e Mumbai.

Leia mais:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GovthouseKolkata.jpg

Victoria Terminus em Bombaim no final dos anos 30.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Victoria_Terminus,_Bombay_in_1950.jpg

 

 

 

Bombaim[1] ou, oficialmente, Mumbai (em marataमुंबई transl.:  Mumbaī; em inglêsMumbai ou Bombay) é a maior e mais importante cidade da Índia. Conta com uma população estimada em 12 478 447 habitantes (2011)[2] residindo apenas em seu núcleo urbano, ou 20 748 395, se consideramos sua região metropolitana, conhecida como Grande Bombaim, a segunda maior do país[3] — atrás apenas de Grande Deli — e a 4.ª mais populosa do mundo. Capital e maior cidade do estado de Maharashtra, situa-se nas margens do oceano Índico.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombaim

 

Programação da Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/permalink/1421542174609461/

 

 

 

Nova Diretoria do C.E. Allan Kardec- 2020/2021

Penápolis, SP

Prezados Irmãos e Irmãs,

Para conhecimento de todos, estamos enviando abaixo a composição dos novos dirigentes do Centro Espírita Allan Kardec de Penápolis, eleitos para o biênio 2020 a 2021.

Diretoria de Comunicação do Ceak-Penápolis

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Refletindo com Joanna (14)

Renner Cunha

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=hH8lFDal5IA&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=15&t=98s

 

 

 

Programação no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/14-11-2016_arquivos/image016.jpg

 

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) comemora durante o mês de Janeiro o seu 17º aniversário.

No próximo dia 24 de Janeiro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Espiritismo e Saúde", com o convidado Luténio Faria, membro da Associação Espírita Consolação e Vida, de Águeda, e médico de profissão.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

a[email protected]

(+351) 914 269 532

https://docs.google.com/uc?export=download&id=16_H9mMViY-8bFUjFMCmuAeA3HmMSAz1K&revid=0BxOLofvfqktYUEhWSWNkc3Q2TnNhNlBGWlV5dW9YWnRSRFBvPQ

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

Release LiPE 2020

São Paulo, SP

 

Promover o amplo debate sobre a Mediunidade, diante de um cenário em que são verificadas situações de veracidade e de fraudes, assim como remontar às orientações de Kardec sobre a prática mediúnica, o método de aferição das psicografias e a condição de consolo que a comunicação com os mortos propicia, é a finalidade do Painel que ocorre no Fórum do Livre Pensar Espírita (LiPE 2020), em São Paulo (SP), no próximo dia 25 de janeiro.

Para expor o tema, o pesquisador e estudioso dos fenômenos mediúnicos, Guilherme Velho (Recife-PE), também é membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas (IPPP). A abordagem também irá contemplar o uso da mediunidade – por espíritas ou não – como forma de atrair pessoas que buscam a comunicação com os mortos, sobretudo pelo falecimento precoce de entes queridos, o que tem resultado na produção de mensagens falsas, baseadas em dados de pessoas falecidas, divulgados em redes sociais pelos familiares ou pelos próprios desencarnados, quando em vida.

A dicotomia “verdade ou fraude” será, então, objeto da Mesa Redonda que será realizada após a exposição de Velho, mediada por Nelson dos Santos (SP) e com a participação de Edson Figueiredo de Abreu (SP), Milton Felipeli (SP) e Marcelo Henrique (SC).

O público presente poderá participar, com perguntas e comentários, pelo tempo de uma hora.

A parte da tarde está reservada ao Fórum de Temas Livres, que foram inscritos pelos interessados na modalidade “cega” (sem identificação dos autores) e foram selecionados pela Comissão Temática do evento. Seis temas serão apresentados, sendo quatro presenciais e dois por exibição em mural.

Os temas serão expostos pelo tempo de 15 (quinze) minutos, seguindo-se de debates, com 30 (trinta).

Inicialmente, Adair Ribeiro Júnior (SP) falará sobre Os Dossiês de Kardec e a História do Espiritismo, apresentando o trabalho de restauro, guarda, seleção, tradução e contextualização dos documentos de Allan Kardec, que estavam sob a guarda da família do farmacêutico, advogado, médico e pesquisador espírita brasileiro, Canuto de Abreu (1892-1980), bem como outros documentos históricos do Espiritismo.Estarão também disponíveis para visualização e manuseio dos presentes alguns desses documentos e obras originais.

Depois, Mauro de Mesquita Spinola (SP) abordará Espiritismo Livre Aplicado, contextualizando o importantíssimo trabalho do Professor francês, que estruturou o espiritismo com base no livre pensamento. Pesquisou, observou, analisou os fenômenos e buscou, livremente, propor um modelo científico para a sua compreensão, estabelecendo uma nova base para os estudos da imortalidade e da comunicação dos espíritos. A filosofia espírita, para Mauro, exige liberdade de pensamento e razão ativa para seu desenvolvimento e, resgatando o Espiritismo livre, ter-se-á a efetiva contribuição da filosofia espírita para o mundo atual e a sua continuidade no porvir.

Na sequência, Paulo Resinski (RJ) dissertará acerca do tema A Questão Religiosa do Espiritismo, que contextualiza todo o trabalho de Allan Kardec, com ênfase para a publicação inicial das obras “O Livro dos Espíritos” (1857) e “O Livro dos Médiuns” (1861). Depois, com “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1864), instauram-se conflitos e dissensões no seio da Sociedade Parisiense de Espiritismo – o centro intelectual e de convergência moral das atividades espíritas. Para muitos, retroagir a religião; apequenar os avanços alcançados pela Filosofia Espírita e o Espiritismo Experimental. Compreender o valor da obra e entender a “questão religiosa”, será a proposta.

Por fim, Marcelo Henrique (SC), tratará de O Humanismo em Kardec, para verificar se a Doutrina dos Espíritos é, originariamente, uma proposta humanista e, em caso positivo, como poderá, ela, alcançar esse status na contemporaneidade planetária. Inicialmente, são feitas contextualizações históricas acerca da origem do Humanismo e de suas relações com o Cristianismo e com o Espiritismo. Depois, será delimitada a natureza e da abrangência do Humanismo segundo os princípios éticos e filosóficos do Espiritismo.Ao final, verificar-se-á se o Espiritismo possui um Projeto Social para a atualidade planetária, dentro da afirmação kardeciana de que a Doutrina dos Espíritos seria “capaz de influenciar o progresso social”.

O evento terá, ainda, dois temas que não serão verbalizados, mas apresentados de forma escrita e disponibilizados para a leitura e análise dos presentes, em murais.

 

Rafael Martins Gomes (DF) enviou o seu trabalho Economia Comportamental e Movimento Espírita Brasileiro: Um Diálogo entre a irracionalidade ocasional e a racionalidade presumida, centrado no processo de construção do saber Espírita mediante o emprego rigoroso da razão, por obra de Kardec, condicionando o progresso da Doutrina Espírita a uma compatibilidade teórica e prática com o progresso científico, tendo em vista a explícita proposta, aventada pelo mestre lionês, de rompimento com o antagonismo entre Religião e Ciência. Rafael procederá à análise do Movimento Espírita Brasileiro, permitindo uma inovadora autocrítica decorrente da reflexão. Nela, são expostos alguns dos pontos questionáveis do MEB e o arcabouço conceitual vindo precipuamente da Economia Comportamental, para apresentar sugestões de como mitigar a problemática dos vieses cognitivos, com destaque para a importância de se debater ideias no lugar de comparecer a palestras, terceirizando o raciocínio.

Isabelle Sarmento Figuerôa (PE), inscreveu Os primórdios do Moderno Espiritualismo: O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a receber notícias sobre as mesas girantes, centrado na apresentação das contribuições dos precursores do Espiritismo(Swedenborg, Dittus, Luis XVII, Irving e Davis), na evidenciação a comunicação entre os vivos e o os supostamente mortos. Depois, a Família Fox, em Hydesville (EUA) e o fenômeno das mesas girantes chamou a atenção de Kardec, para a comunicação com pancadas e, depois, com o uso da corbeille (ou carrapeta). Por fim, a repercussão na América do Sul e no Brasil, deste processo, será tratado nesta pesquisa.

O evento será sediado no Grupo Espírita Manoel Bento (GEMB), situado à Rua Alfredo Pujol, 179, no bairro Santana, na capital paulista e as palestras e debates serão gravados para disponibilização futura no canal do Grupo “Espiritismo COM Kardec”, no Youtube, bem como serão transmitidas ao vivo, pelo link disponibilizado na página ComKardec (www.comkardec.net).

 

 

Currículo dos Participantes

Guilherme Velho

Expositor e escritor espírita. Desenvolve pesquisas na área de Mediunidade e Psicografia. Acadêmico de Psicologia (UniFG). Membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas (IPPP). É membro do Grupo “Espiritismo COM Kardec”.

 

Edson Figueiredo de Abreu

Administrador. Gerente comercial na área de tecnologia da automação. Autor de artigos espíritas, expositor de cursos da doutrina e palestrante espírita. Presidente do Grupo Espírita Manoel Bento. Comentarista do programa Manhã Boa Nova (TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova). Administrador do Grupo “Espiritismo COM Kardec” e membro da Comissão Organizadora do LiPE 2020, como Coordenador de Infraestrutura.

 

Milton Felipeli

Membro da Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo (ADE-SP). Integrante dos programas “Ação 2000” e “Diálogos Espíritas”, pela Rede Boa Nova de Rádio. Autor dos livros: “Análise Espírita”, “As Forças Positivas do Homem”, “Metodologia Espírita para a Experimentação de Médiuns” e “Sob o Olhar do Tâmisa”.

 

Marcelo Henrique

Fundador do Grupo “Espiritismo COM Kardec”. Coordenador-Geral do LiPE 2020 (2º Encontro do Livre Pensar Espírita). Secretário Executivo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE) e presidente do Centro Cultural Espírita Herculano Pires (CCEHP), em São José (SC). Escritor, radialista e conferencista espírita. Autor de “Túnel de Relacionamentos” (Eme), “Alteridade: A diferença que soma (Inede), “Comentários ao Estatuto do Idoso (LTr) e “Crônicas de Advogados” (OAB/SC). Advogado e Auditor Fiscal. Professor de Graduação e Pós-Graduação. Mestre em Ciência Jurídica, cursou Doutorado em Direito na Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina. Acadêmico de Administração Pública (UFSC).

 

Nelson Esteves dos Santos

Bacharel em Economia. Trabalhador voluntário do Grupo Espírita Manoel Bento e do Grupo Assistencial Espírita Frei Anselmo, ambos em São Paulo (SP). Médium e estudioso espírita. Administrador do Grupo “Espiritismo COM Kardec” e membro da Comissão Organizadora do LiPE 2020.

 

Adair Ribeiro Júnior

Engenheiro Naval graduado pela Escola Politécnica (USP). Pós-graduado em Direito Tributário, pela Escola Fazendária do Estado de São Paulo (FAZESP, atual EGESP). Conselheiro do Instituto Espírita de Educação - IEE (SP). Pesquisador espírita, vinculado ao Centro de Documentação e Obras Raras (CDOR). Funcionário público estadual, da Secretaria de Estado da Fazenda (SP).

 

Mauro de Mesquita Spínola

Engenheiro. Doutor e livre-docente em Engenharia. Professor e pesquisador da Escola Politécnica da USP. Conselheiro da Fundação Vanzolini. Consultor de empresas em Tecnologia da Informação. Presidente do conselho curador da Fundação Porta Aberta. Diretor do Centro de Estudos Espíritas J. Herculano Pires (SP). Participou do Programa Momento Espírita, da USE e da Rádio Boa Nova, por 40 anos e dirigiu o Departamento de Mocidade da USE Regional São Paulo, nos anos 1980. Participante do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc), de Santos (SP). Diretor Administrativo da Associação Espírita Internacional (CEPA). Autor do livro “Centro espírita: uma revisão estrutural” (CPDoc) e coautor de “Perspectivas contemporâneas da reencarnação (CPDoc/CEPABrasil).

 

Paulo Rezinski

Médico-Psiquiatra Graduado pela UFRJ. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Membro Associado da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) e da InternationalPsychoanalyticalAssociation (IPA), de Londres. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Palestrante e Professor de Doutrina Espírita do Lar de Frei Luiz (RJ).

 

Marcelo Henrique

Fundador do Grupo “Espiritismo COM Kardec”. Coordenador-Geral do LiPE 2020 (2º Encontro do Livre Pensar Espírita). Secretário Executivo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE) e presidente do Centro Cultural Espírita Herculano Pires (CCEHP), em São José (SC). Escritor, radialista e conferencista espírita. Autor de “Túnel de Relacionamentos” (Eme), “Alteridade: A diferença que soma (Inede), “Comentários ao Estatuto do Idoso (LTr) e “Crônicas de Advogados” (OAB/SC). Advogado e Auditor Fiscal. Professor de Graduação e Pós-Graduação. Mestre em Ciência Jurídica, cursou Doutorado em Direito na Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina. Acadêmico de Administração Pública (UFSC).

 

Isabelle Sarmento Figueirôa

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em Pedagogia (UFRPE). Pós-graduada em Crítica Cultural (UFPE). Professora e coordenadora pedagógica. Espírita de berço, é voluntária do Lar Espírita Chico Xavier, localizado em Jaboatão dos Guararapes (PE).

 

Rafael Martins Gomes

Graduado em Engenharia Civil (UnB), Pós-graduado em Engenharia Diagnóstica (Unicid) e Pós-graduando no MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção (Ipog) e em Prevenção e Repressão à Corrupção - Aspectos Teóricos e Práticos (Estácio de Sá). Atuou como Perito Judicial da Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões do Fórum do Núcleo Bandeirante e da 2a Vara Cível de Taguatinga. Foi Assistente Técnico do MPF e da AGU em perícias judiciais de obras ligadas à Operação Lava Jato. Professor de Pós-Graduação pelo Ipog. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Tutor, Conteudista e Instrutor do Instituto Serzedello Correa (TCU). Perito em Engenharia pela empresa EXAMINI Engenharia Diagnóstica. Ministra cursos avulsos sobre Patologias Construtivas, Negociação e Mentoria. Articulista, com artigos acadêmicos em Direito, Economia e Engenharia. Autor da Obra: “10 Contos Polêmicos no Combate à Corrupção”.

 

 

 

(Informações recebidas em email de .MesaRedondaLiPE-ECK-UNI.jpg)

 

Jornada de Palestras com Suely Caldas Schubert

Santo André, São Paulo, São Bernardo do Campo, SP

Suely Caldas Schubert

Foto Jorge Moehlecke

 

JORNADA DE PALESTRA –FEVEREIRO

SUELY CALDAS SCHUBERT

 

CENTRO ESPÍRITA REDENTOR

 

DIA:                01 – SÁBADO                           HORA:   14:30 h

RUA ARTHUR DE QUEIROZ, 872        SANTO ANDRÉ      SÃO PAULO

TEMA: O CÓDIGO PENAL E AS TRAGEDIAS COLETIVAS

A BALA PERDIDA

 

BENÇÃO DE PAZ

 

DIA:                       02 – FEVEREIRO                      HORA:                 11:00 h

RUA LUTECIA, 679                 VILA CARRÃO                        SÃO PAULO

TEMA: O AMOR E A SUPERAÇÃO DAS INFLUÊNCIAS

 

GRUPO ASSISTENCIAL ESPÍRITA IRMÃO ROMANO

 

DIA:                       03 – SEGUNDA                          HORA:  20:00 h

RUA REGENTE FEIJÓ, 130     VILA ASSUNÇÃO    SANTO ANDRÉ - SP

TEMA: AS CINCO VERTENTES DA MENSAGEM DE JESUS

 

FRATERNIDADE ESPÍRITA E ASSISTENCIAL

“OBREIROS DA CARIDADE”

 

DIA:                       04 – TERÇA                             HORA:   20:00h

RUA ITAQUERA, 332                           VILA APIAI     SANTO ANDRÉ

TEMA: MEDIUNIDADE COM JESUS E KARDEC

 

CENTRO ESPÍRITA MARIA AMÉLIA

DIA:                       05 – QUARTA                                   HORA:          20:00 h

AV. HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO, 2295 – S.B.C.

TEMA:  CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL DA LEI DE DEUS

 

JOANNA DE ÂNGELIS

 

DIA:                       06 – QUINTA                                   HORA:            20:30 h

RUA CEL. PM CELESTINO HENRIQUE FERNANDES, 70    SANTO ANDRÉ - SP

TEMA: O LIVRO DOS ESPÍRITOS EDUCANDO ALMAS

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

18º. Encontro: Amigos da Boa Nova

Guarulhos, SP

 

 

 

18° Encontro Amigos da Boa Nova 

 

Dia 25 de abril acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional Eventos em Guarulhos.


Com realização da Fundação Espírita André Luiz, o encontro terá como tema central Allan Kardec - Ontem, Hoje e Sempre e contará com a presença de grandes palestrantes. 

 

Esse ano o evento contará com um diferencial no ingresso, com a opção da entrada social, uma categoria de ingresso que oferece desconto no preço do ingresso inteiro, caso o  público opte por fazer uma doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento. Todo alimento arrecadado através da Entrada Social será direcionado para ajudar os pacientes das Casas André Luiz.

 

 

 

 

Presenças Confirmadas

 

Rossandro Klinjey - Além de palestrante espírita, escritor, psicólogo clínico e mestre em saúde coletiva, é consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família.

 

Paulo Henrique de Figueiredo - pesquisador, apresentador dos programas Livre Pensamento e Revolução Espírita na Rádio Boa Nova e Tv Mundo Maior, palestrante e autor do livro Autonomia - A História Jamais Contada do Espiritismo.

 

Suely Caldas Schubert - Escritora e expositora. Fundadora da Sociedade Espírita Joanna de Angelis e diretora do Departamento de Mediunidade na Aliança Municipal Espírita, em Juiz de Fora – MG. Publicou livros de sucesso,com destaque para abordagem sobre Obsessão/desobsessão e terapêutica espírita. 

 

A proposta é levar ao público uma imersão sobre a história de Allan Kardec com base em seus ensinamentos passados, mas também tratando de como suas ideias impactam nosso presente e futuro. 

 

O evento contará também com debates esclarecedores com os comunicadores da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior Del Mar Franco, Adriana Morales, Miriam Izabel, Deusa Samu, e os jovens palestrantes: Julio Sena e Carol Oliveira e os convidados Tatto Savi do canal do Youtube Espiritismo, Ciência e Filosofia e Ana Talavera do canal do Youtube Espiritalks.

 

 

 

Serviço

18° Encontro Amigos da Boa Nova 

Dia 25 de abril, das 10h às 19 horas 

Internacional Eventos Guarulhos: Avenida João Cavalari, 133 – Ponte Grande – Guarulhos – SP

Ingressos: www.mundomaior.com.br ou (11) 2458-3214

 

 

(Informação recebida em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

Curso de Expositor Espírita 2020

Araraquara, SP

 

Caros amigos que a paz do Mestre esteja nos corações!!!

Há mais de 16 anos estamos preparando pessoas que queiram colaborar com a divulgação da Doutrina Espírita através das palestras.  Mas, para essa divulgação se faz  necessário estudar Allan Kardec para compreendermos Jesus, assim como a necessidade do exemplo na atitude, no comportamento, porque o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade,  a caridade da sua própria divulgação com responsabilidade.

Aos interessados, lembramos que é preciso conhecimento doutrinário, basta fazer a inscrição gratuita deixando seu contato: nome, telefone e endereço eletrônico.

Abraço fraterno

Sandra Fiore

 

(Informações recebidas em email de Sandra Fiore)

 

 

Iniciam as  inscrições para o XXII Emece

 

 

 

 

Jovem espírita, venha ser ponte para o amor, paz, união, fé. Este é o convite da Federação Espírita do Ceará à juventude para participar do XXII Emece com o tema “Almas livres: descobrindo caminhos e construindo pontes”. A ser realizado de 22 a 25 de janeiro, em Fortaleza, contará com programação voltada à integração, estudo e reflexão.
As inscrições seguem até 16 de fevereiro. Acesse o código QR Code ( no cartaz) ou no link: 
bit.ly/emece22 e garanta sua participação.

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/portal/2020/01/17/iniciam-as-inscricoes-para-o-xxii-emece/)

 

Programação no Centro Espírita Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

38a. CONRESPI em Bebedouro

A tradicional Confraternização Regional da Família Espírita, promovida pela USE Regional de Ribeirão Preto, será realizada neste ano na cidade de Bebedouro. O tema central é "Obrigado, Kardec!" com atividades no período do carnaval, dias 22 e 23 de fevereiro. O evento será iniciado na manhã do dia 22 com palestra e pinga-fogo com Antonio Cesar Perri de Carvalho, seguindo-se atividades com os expositores Eliseu Florentino da Mota Júnior, Marlene Gonçalves, Antonio Carlos Navarro, Rosana de Souza Ormundo e Ditinha Calixto, todos trabalhadores do Estado de São Paulo. 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Centro Espírita Paz e Amor comemora 76 anos

Americana, SP

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestras programadas para o Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

Congresso Espírita de Goiás

 

 

 

Ocorrerá, de 22 a 25 de fevereiro de 2020, a 36ª edição do Congresso Espírita de Goiás, com o tema central “Amor, o mandamento maior”. Ocorrerá no Centro de Convenções de Goiânia e em mais dois locais, contando com os palestrantes já confirmados Alberto Almeida, Artur Valadares, Divaldo Franco, Eulália Bueno, Haroldo Dutra, Roosevelt Tiago, Sérgio Lopes e Simão Pedro. Mais informações: www.feego.org.br

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/12/Congresso-esp%C3%ADrita-de-Goi%C3%A1s-1024x379.jpeg

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/portal/2020/01/16/congresso-espirita-de-goias/)

 

40ª. Confraternização Espírita do Maranhão

 

 

Estão abertas as inscrições para a 40ª Confraternização Espírita do Maranhão (Conesma), que acontecerá de 23 a 25 de fevereiro. O evento reúne espíritas e pessoas interessadas em aprofundar o conhecimento sobre as lições de Jesus por meio da Doutrina Espírita. A confraternização é realizada pela Federação Espírita do Maranhão (FEMAR), com apoio das casas espíritas.

Este ano, o tema é “A conexão sobre as três revelações”, que envolve as contribuições de Moisés, Jesus Cristo e Allan Kardec para o entendimento do que é a verdadeira felicidade para o mundo. A programação terá palestras dos convidados Jorge Elarrat (Rondônia), Denise Lino (Paraíba) e Heloísa Pires (São Paulo). Serão apresentados o conceito de Justiça, a partir do Antigo Testamento;  a proposta de Amor segundo o Novo Testamento e a ideia de Verdade, conforme a Doutrina Espírita.

O evento inclui também espaços e atividades específicas para crianças, através da Conesminha, e para jovens, que poderão participar da Conej (Confraternização Espírita Jovem). As inscrições custam 35 reais para crianças e jovens e os adultos investem 60 reais para participarem do evento. Podem ser feitas pelo site www.conesma.femar.org.br, onde a programação completa pode ser conferida.

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/portal/2020/01/16/40a-confraternizacao-espirita-do-maranhao/)

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas de Jorge Rezala)

 

Palestra no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Estréia A História Nunca Contada de Allan Kardec, O Cientista do Infinito

 

Dia 8 de Fevereiro, estréia "A história nunca contada de Allan Kardec, O cientista do infinito". O espetáculo é baseado em cartas e documentos inéditos do projeto Cartas de Kardec, além de ter a consultoria do pesquisador e autor do livro de sucesso Autonomia- A História Jamais Contada do Espiritismo, Paulo Henrique de Figueiredo. 

 

Com texto e direção de Alan Moraes, mesmo diretor de Paulo e Estêvão, o espetáculo promete surpreender o público com diversos fatos inéditos.

 

 Em meio à guerras e ditaduras, a Europa do séc. XIX é marcada pela história de um cientista. Seu interesse em desvendar o que havia por trás dos fenômenos das mesas girantes o despertou para uma nova ciência que viria responder a questões filosóficas sobre vida e a morte. Sua pesquisa foi a chave da consciência para a evolução espiritual. Um homem que abdicou de seus sonhos pessoais, sofreu críticas, mas ao mesmo tempo ganhou o apoio e o respeito de milhões de pessoas por todo o mundo. Baseado em documentos recém revelados, surge "A história nunca contada de Allan Kardec, o cientista do infinito". Uma intrigante história de amor, dedicação, superação e liberdade que nos revela um homem e sua esposa em busca de respostas, acima de todos os interesses, deixando para a humanidade as revelações sobre as verdadeiras leis da Vida.

 

Serviço

Espetáculo: A História Nunca Contada de Allan Kardec, O Cientista do Infinito

Temporada: De 8 de fevereiro até 28 de março

Dia e horário: Sábados, 19h30 

Local: Teatro Ruth Escobar - Rua dos Ingleses, 209 - Bela Vista, São Paulo 

Texto e direção: Alan Moraes e consultoria de Paulo Henrique de Figueiredo

Ingressos pelo TUDUS:https://bit.ly/2YKQk0j

Agendamentos para grupos: [email protected]

(Informação recebida em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

Movimento de Integração Espírita

 

 

A Paraíba realiza, de 22 a 25 de fevereiro de 2020, no Centro de Convenções do Garden Hotel em Campina Grande (PB), o 47º Movimento de Integração Espírita (MIEP). O tema central do encontro será “Jesus – A essência do Espiritismo”, contando com exposições de Sandra Borba, Rossandro Klinjey, Jussara Korngold, Haroldo Dutra, Álvaro Mordechai, Allan Vilches, Suely Caldas, Rafael Lavarini, Severino Celestino, Oscar de Lira e Elizabete Lacerda.
Saiba mais em 
https://www.amecg.com.br/eventos

 

 

(Publicado em https://www.febnet.org.br/portal/2020/01/14/movimento-de-integracao-espirita/)

 

 

 

Esmola

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Fonte Viva. Lição nº 60. Página 141.

 

"Dai antes esmola do que tiverdes." Jesus. Lucas. 11:41.

 

A palavra do Senhor está sempre estruturada em luminosa beleza que não podemos perder de vista.

No capítulo da esmola, a recomendação do Mestre, dentro da narrativa de Lucas, merece apontamentos especiais.

"Dai antes esmola do que tiverdes."

Dar o que temos é diferente de dar o que detemos.      

A caridade é sublime em todos os aspectos sob os quais se nos revele e em circunstância alguma devemos esquecer a abnegação admirável daqueles que distribuem pão e agasalho, remédio e socorro para o corpo, aprendendo a solidariedade e ensinando-a.

É justo, porém, salientar que a fortuna ou a autoridade são bens que detemos provisoriamente na marcha comum e que, nos fundamentos substanciais da vida, não nos pertencem.

O Dono de todo o poder e de toda a riqueza no Universo é Deus, nosso Criador e Pai, que empresta recursos aos homens, segundo os méritos ou as necessidades de cada um.

Não olvidemos, assim, as doações de nossa esfera íntima e perguntemos a nós mesmos:

- Que temos de nós próprios para dar?

- Que espécie de emoção estamos comunicando aos outros?

- Que reações provocamos no próximo?

- Que distribuímos com os nossos companheiros de luta diária?

- Qual é o estoque de nossos sentimentos?

- Que tipo de vibrações espalhamos?

Para difundir a bondade, ninguém precisa cultivar riso estridente ou sorrisos baratos, mas, para não darmos pedras de indiferença aos corações famintos de pão da fraternidade, é indispensável amealhar em nosso espírito as reservas da boa compreensão, emitindo o tesouro de amizade e entendimento que o Mestre nos confiou em serviço ao bem de quantos nos rodeiam, perto ou longe.

É sempre reduzida a caridade que alimenta o estômago, mas que não esquece a ofensa, que não se dispõe a servir diretamente ou que não acende luz para a ignorância.

O aviso do Instrutor Divino nas anotações de Lucas significa:

- Dai esmola de vossa vida íntima, ajudai por vós mesmos, espalhai alegria e bom ânimo, oportunidade de crescimento e elevação com os vossos semelhantes, sede irmãos dedicados ao próximo, porque, em verdade, o amor que se irradia em bênçãos de felicidade e trabalho, paz e confiança, é sempre a dádiva maior de todas.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/14-01-2019_arquivos/image010.jpg

Mulher dando esmola. Óleo sobre tela por János Thorrma.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thorma_Alms.jpg

The Widow

O obolo da viúva de Gustave Dore

Imagem: http://www.wikigallery.org/wiki/painting_244430/Gustave-Dore/The-Widow's-Mite

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/13-08-2018_arquivos/image032.jpg

Órfãos. Óleo sobre tela por Thomas Benjamin Kennington.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/78/Thomas_Benjamin_Kennington_-_Orphans.jpg

 

 

Antônio Gonçalves da Silva (Batuíra)

26-12-1838 / 22-01-1909

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/22-01-2019_arquivos/image067.jpg

 

 

 

Nascido a 26 de dezembro de 1838, em Portugal, na Vila Meã, freguesia de São Tomé do Castelo, concelho de Vila Real e desencarnado em São Paulo, no dia 22 de janeiro de 1909.

 

Completada a sua instrução primária, veio para o Brasil, com apenas doze anos de idade, aportando no Rio de Janeiro, a 3 de janeiro de 1850.

 

Seu nome de origem era Antônio Gonçalves da Silva, entretanto, devido a ser um moço muito ativo, correndo daqui para acolá, a gente da rua o apelidara "o batuíra", o nome que se dava à narceja, ave pernalta, muito ligeira, de voo rápido, que frequentava os charcos na várzea formada, no atual Parque D. Pedro II, em S. Paulo, pelos transbordamentos do rio Tamanduateí. Desde então o cognome Batuíra foi incorporado ao seu nome.

 

Batuíra desempenhou uma série de atividades que não cabe registrar nesta concisa biografia, entretanto, podemos afirmar que defendeu calorosamente a idéia da abolição da escravatura no Brasil, quer seja abrigando escravos em sua casa e conseguindo-lhes a carta de alforria, ou fundando um jornalzinho a fim de colaborar na campanha encetada pelos grandes abolicionistas Luiz Gama, José do Patrocínio, Raul Pompéia, Paulo Ney, Antônio Bento, Rui Barbosa e tantos outros grandes paladinos das idéias liberais.

 

Homem de costumes simples, alimentando-se apenas de hortaliças, legumes e frutas, plantava no quintal de sua casa tudo aquilo de que necessitava para o seu sustento. Com as economias, adquiriu os então desvalorizados terrenos do Lavapés, em S. Paulo, edificando boa casa de residência e, ao lado dela, uma rua particular com pequenas casas que alugava a pessoas necessitadas. O tempo contribuiu para que tudo ali se valorizasse, propiciando a Batuíra apreciáveis recursos financeiros. A rua particular deveria ser mais tarde a Rua Espírita, que ainda lá está.

 

Tomando conhecimento das altamente consoladoras verdades do Espiritismo, integrou- se resolutamente nessa causa, procurando pautar seus atos nos moldes dos preceitos evangélicos. Identificou- se de tal maneira com os postulados espíritas e evangélicos que, ao contrário do "moço rico" da narrativa evangélica, como que procurando dar uma demonstração eloquente da sua comunhão com os preceitos legados por Jesus Cristo, desprendeu-se de tudo quanto tinha e pôs-se a seguir as Suas pegadas. Distribuiu o seu tesouro na Terra, para entrar de posse daquele outro tesouro do Céu.

 

Tornou-se um dos pioneiros do Espiritismo no Brasil. Fundou o "Grupo Espírita Verdade e Luz", onde, no dia 6 de abril de 1890, diante de enorme assembléia, dava início a uma série de explanações sobre "O Evangelho Segundo o Espiritismo".

 

Nessa oportunidade deixara de circular a única publicação espírita da época, intitulada "Espiritualismo Experimental" redigida desde setembro de 1886, por Santos Cruz Junior. Sentindo a lacuna deixada por essa interrupção, Batuíra adquiriu uma pequena tipografia, a que denominou "Tipografia Espírita", iniciando a 20 de maio de 1890, a publicação de um quinzenário de quatro páginas com o nome "Verdade e Luz", posteriormente transformado em revista e do qual foi o diretor responsável até a data de sua desencarnação. A tiragem desse periódico era das mais elevadas, pois de 2 ou 3 mil exemplares, conseguiu chegar até 15 mil, quantidade fabulosa naquela época, quando nem os jornais diários ultrapassavam a casa dos 3 mil exemplares. Nessa tarefa gloriosa e ingente Batuíra despendeu sua velhice. Era de vê-lo, trôpego, de grandes óculos, debruçado nos cavaletes da pequena tipografia, catando, com os dedos trêmulos, letras no fundo dos caixotins.

 

Para a manutenção dessa publicação, Batuíra despendeu somas respeitáveis, já que as assinaturas somavam quantia irrisória. Por volta de 1902 foi levado a vender uma série de casas situadas na Rua Espírita e na Rua dos Lavapés, a fim de equilibrar suas finanças.

 

Não era apenas esse periódico que pesava nas finanças de Batuíra. Espírito animado de grande bondade, coração aberto a todas as desventuras, dividia também com os necessitados o fruto de suas economias. Na sua casa a caridade se manifestava em tudo: jamais o socorro foi negado a alguém, jamais uma pessoa saiu dali sem ser devidamente amparada, havendo mesmo muitas afirmativas de que "um bando de aleijados vivia com ele". Quem ali chegasse, tinha cama, mesa e um cobertor.

 

Certa vez, um desses homens que vivia sob o seu amparo, furtou-lhe um relógio de ouro e corrente do mesmo metal. Houve uma denúncia e ameaças de prisão. A esposa de Batuíra lamentou-se, dizendo: É o único objeto bom que lhe resta. Batuíra, porém, impediu que se tomasse qualquer medida, afirmando: Deixai-o, quem sabe precisa mais do que eu.

 

Batuíra casou-se em primeiras núpcias com Da. Brandina Maria de Jesus, de quem teve um filho, Joaquim Gonçalves Batuíra, que veio a desencarnar depois de homem feito e casado. Em segundas núpcias, casou-se com Da. Maria das Dores Coutinho e Silva; desse casamento teve um filho, que desencarnou repentinamente com doze anos de idade. Posteriormente adotou uma criança retardada mental e paralítica, a qual conviveu em sua companhia desde 1888.

 

Figura bastante popular em S. Paulo, Batuíra tornou-se querido de todos, tendo vários órgãos da imprensa leiga registrado a sua desencarnação e apologiado a sua figura exponencial de homem caridoso e dedicado aos sofredores.

 

Fonte: Grandes vultos do Espiritismo - A vida surpreendente de Batuíra

Apolo Oliva Filho e Boletim SEI n. 2149, ed Lar Fabiano de Cristo.

Em 14.07.2009.


 

Antônio Gonçalves da Silva (Batuíra), nasceu a 26 de dezembro de 1838, em Portugal, na Vila Meã, freguesia de São Tomé do Castelo, concelho de Vila Real.

 

Aos doze anos, imigrou para o Brasil, vivendo três anos no Rio de Janeiro, transferindo-se depois para Campinas (São Paulo), onde trabalhou por alguns anos na lavoura.

 

Mais tarde, fixou residência na Capital bandeirante, dedicando-se à venda de jornais. Naquela época, São Paulo era uma cidade de 30 mil habitantes. Ele entregava os jornais de casa em casa, conquistando nessa profissão a simpatia e a amizade dos seus fregueses. Muito ativo, correndo daqui para acolá, a gente da rua o apelidava "O Batuíra" (nome que o povo dava à narceja, ave pernalta, muito ligeira, de voo rápido, que frequenta os charcos, à volta dos lagos).

 

Convivendo com os acadêmicos de Direito do Largo de São Francisco passou a dedicar-se à arte teatral: montou pequeno teatro à rua Cruz Preta (depois denominada rua Senador Quintino Bocaiúva). Quando aparecia em cena, Batuíra era aplaudido e os estudantes lhe dedicavam versos como estes:

 

Salve grande Batuíra
Com seus dentes de traíra
Com seus olhos de safira
Com tua arte que me inspira
Nas cordas de minha lira
Estes versos de mentira.

 

 Àquela altura da sua vida passou a fabricar charutos, o que fez prosperar as suas finanças. Adquiriu diversos lotes de terrenos no Lavapés, onde construiu sua residência e, ao lado, uma rua particular de casas que alugava aos humildes e que hoje se chama Rua Espírita.

 

De espírito humanitário e idealista, aderiu, desde logo, à Campanha Abolicionista, trabalhando denodadamente ao lado de Luiz Gama e de Antônio Bento. Em sua casa, abrigava os escravos foragidos e só os deixava sair com a Carta de Alforria.

 

Despertado pela Doutrina Espírita, exemplificou no mais alto grau os ensinamentos cristãos: praticava a caridade, consolava os aflitos, tratava os doentes com a Homeopatia e difundia os princípios espíritas. Fundou o jornal "Verdade e Luz", em 25 de maio de 1890, que chegou a ter uma tiragem de cinco mil exemplares. Abriu mão dos seus bens em favor dos necessitados.

 

A sua casa no Lavapés era, ao mesmo tempo, hospital, farmácia, albergue, escola e asilo. Ele a doou para sede da Instituição Beneficente "Verdade e Luz". Recolhia os doentes e os desamparados, infundindo-lhes a fé necessária para poderem suportar suas provas terrenas. A propósito disso, dizia-se de Batuíra: Um bando de aleijados vivia com ele.

 

Quem chegasse à sua casa, fosse lá quem fosse, tinha cama, mesa e cobertor.

 

De suas primeiras núpcias com dona Brandina Maria de Jesus, teve um filho, Joaquim Gonçalves Batuíra que veio a se casar com dona Flora Augusta Gonçalves Batuíra. Das segundas núpcias teve outro filho que desencarnou aos doze anos. Mas, apesar disso, Batuíra era pai de quase toda gente. Exemplo disso foi o Zeca, que Batuíra recebeu com poucos meses e criou como seu filho adotivo, o qual se tornou continuador da sua obra na instituição beneficente que ele fundara.

 

Eis alguns traços da personalidade de Batuíra, pela pena do festejado escritor Afonso Schmidt: Em 1873, por ocasião da terrível epidemia de varíola que assolou a capital da Província, ele serviu de médico, de enfermeiro, de pai para os flagelados, deu-lhes não apenas o remédio e os desvelos, mas também o pão, o teto e o agasalho. Daí a popularidade de sua figura. Era baixo, entroncado e usava longas barbas que lhe cobriam o peito amplo. Com o tempo essa barba se fez branca e os amigos diziam que ele era tão bom, que se parecia com o imperador.

 

Batuíra era tão popular que foi citado em obras como: "História e Tradições da Cidade de São Paulo", de Ernani Silva Bueno; "A Academia de São Paulo - Tradições e Reminiscências - Estudantes, Estudantões e Estudantadas", de Almeida Nogueira; "A Cidade de São Paulo em 1900", de Alfredo Moreira Pinto. Escreveram ainda sobre ele J. B. Chagas, Afonso Schmidt, Paulo Alves Godoy e Zeus Wantuil.

 

Batuíra criou grupos espíritas em São Paulo, Minas Gerais e Estado do Rio, proferiu conferências espíritas por toda parte, criou a Livraria e Editora Espírita, onde se fez impressor e tipógrafo.

 

Referindo-se à sua desencarnação, Afonso Schmidt escreveu: Batuíra faleceu a 22 de Janeiro de 1909. São Paulo inteiro comove-se com o seu desaparecimento. Que idade tinha? Nem ele mesmo sabia. Mas o seu nome ficou por aí, como um clarão de bondade, de doçura, de delicadeza ao céu, dessas que se vão fazendo cada vez mais raras num mundo velho, sem porteira...


Oferta do Grupo Espírita Batuíra - Rua Caiubí, 1306, Perdizes, São Paulo, SP.

 

(Copiado do site Feparana)

CERTIDAONASCBATUIRA

Certidão de Nascimento de Batuíra recebida em email de Rosário Abranches Jordão

 

CASADEBATUIRAVILAMEAPORT

Casa onde nasceu Batuíra em  Vila Meã, freguesia de São Tomé do Castelo, Conselho de Vila Real, Portugal.

Foto recebida em email de Rosário Abranches Jordão

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/22-01-2019_arquivos/image070.jpg

Placa na casa onde nasceu Batuíra em  Vila Meã, freguesia de São Tomé do Castelo, Conselho de Vila Real, Portugal.

Foto recebida em email de Rosário Abranches Jordão

20

Distribuição de Natal em 1924, da Instituição “Verdade e Luz”. São Paulo, Brasil.

Imagem/fonte:

 http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Batuira/Ant%C3%B4nio%20Gon%C3%A7alves%20da%20Silva%20-%20O%20Batu%C3%ADra.htm

image001 (2)

Predito da Instituição “VERDADE E Luz”, localizada à rua Espírita, no. 28, doada por Batuíra.

São Paulo, Brasil .  Foto do início dos anos de 1920.

Imagem/fonte: 

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Batuira/Ant%C3%B4nio%20Gon%C3%A7alves%20da%20Silva%20-%20O%20Batu%C3%ADra.htm

Rua do  Lavapés com a Rua Espírita à direita. São Paulo, Brasil.

Nesta região viveu Batuira. Foto Ismael Gobbo

Rua Espírita na direção da Rua do Lavapés. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Nesta região viveu Batuira.

DSC00459

Túmulo de Batuíra no Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

DSC00462

Placa no túmulo de Batuíra no Cemitério da Consolação em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Túmulo de Batuira após passar por uma reforma em novembro de 2019. A placa original desapareceu e confeccionamos outra. Cemitério da Consolação. São Paulo, Brasil. Fotos  Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]