Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 29 de maio de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/29-05-2020.htm

 

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

28-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/28-05-2020.htm

27-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/27-05-2020.htm

26-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/26-05-2020.htm

25-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/25-05-2020.htm

23-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/23-05-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

OBS:

ESTA POSTAGEM QUE SERÁ CONCLUÍDA NA PRÓXIMA DÁ UMA BOA IDÉIA DE COMO DEVE SER A CONDUTA ESPÍRITA TANTO NO ASPECTO ESPIRITUAL COMO NAS RESPONSABILIDADES COM AS COISAS MATERIAIS. ALLAN KARDEC COMPROVA  DOCUMENTALMENTE SUA DIGNIDADE PERANTE O CRISTO E A DOUTRINA QUE CODIFICOU.  (ISMAEL GOBBO)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/15-05-2019_arquivos/image009.jpg

Palays Royal, Paris, França. No interior  do edifício doe século XVII, na Galeria de Valois, funcionou

por um ano a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/15-05-2019_arquivos/image010.jpg

Galeria de Valois no Palacio Royal onde funcionou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas

durante um ano: 01-04-1858 a 01-04-1859

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galerie_de_Valois_February_29,_2012.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/15-05-2019_arquivos/image011.jpg

Imagens/fonte: 

http://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=Sociedade%20Parisiense%20de%20Estudos%20Esp%C3%ADrita

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/15-05-2019_arquivos/image012.jpg

Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions LeymarieParis, França.

Fonte: https://www.facebook.com/librairieleymarie/photos/a.1799741960063337/1799746110062922/?type=3&theater

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/28-02-2019_arquivos/image010.jpg

Allan Kardec, codificador do Espiritismo e a capa de “O Livro dos Espíritos”, obra básica

lançada aos 18 de abril de 1857.

 

 

Parasitose mental

 

Pelo Espírito Dias da Cruz.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Instruções Psicofônicas. Lição nº 34. Página 159.

Francisco de Menezes Dias da Cruz, médico, presidente da FEB, de 1890 a 1895, colega de profissão e amigo de Bezerra de Menezes, dignificou o espiritismo e a homeopatia no Brasil.

 

Na reunião da noite de 28 de outubro de 1954, fomos novamente felicitados com a palavra do nosso Instrutor Espiritual Doutor Francisco de Menezes Dias da Cruz, que nos enriqueceu os estudos, palestrando em torno do tema que ele próprio definiu por “Parasitose Mental”. Observações claras e precisas, estabelecendo um paralelo entre o parasitismo no campo físico e o vampirismo no campo espiritual, o Dr. Dias da Cruz, na condição de médico que é, no-las fornece, aconselhando-nos os elementos curativos do Divino Médico, através do Evangelho, a fim de que estejamos em guarda contra a exploração da sombra.

 

Avançando em nossos ligeiros apontamentos acerca da obsessão, cremos seja de nosso interesse apreciar o vampirismo, ainda mesmo superficialmente, para figurá-lo como sendo inquietante fenômeno de parasitose mental.

Sabemos que a parasitogenia abarca em si todas as ocorrências fisiopatológicas, dentro das quais os organismos vivos, quando negligenciados ou desnutridos, se habilitam à hospedagem e à reprodução dos helmintos e dos ácaros que escravizam homens e animais.

Não ignoramos também que o parasitismo pode ser externo ou interno.

Nas manifestações do parasitismo externo, temos o assalto de elementos carnívoros, como por exemplo as variadas espécies do aracnídeo acarino sobre o campo epidérmico e, nas expressões do parasitismo interno, encontramos a infestação de elementos saprófagos, como, por exemplo, as diversas classes de platielmíntios, em que se destacam os cestóides no equipamento intestinal.

E, para evitar as múltiplas formas de degradação orgânica, que o parasitismo impõe às suas vítimas, mobiliza o homem largamente os vermífugos, as pastas sulfuradas, as loções mercuriais, o pó de estafiságria e recursos outros, suscetíveis de atenuar-lhe os efeitos e extinguir-lhe as causas.

No vampirismo, devemos considerar igualmente os fatores externos e internos, compreendendo, porém, que, na esfera da alma, os externos dependem dos internos, porquanto não há influenciação exterior deprimente para a criatura, quando a própria criatura não se deprime.

É que pelo ímã do pensamento doentio e descontrolado, o homem provoca sobre si a contaminação fluídica de entidades em desequilíbrio, capazes de conduzi-lo à escabiose e à ulceração, à dipsomania e à loucura, à cirrose e aos tumores benignos ou malignos de variada procedência, tanto quanto aos vícios que corroem a vida moral, e, através do próprio pensamento desgovernado, pode fabricar para si mesmo as mais graves eclosões de alienação mental, como sejam as psicoses de angústia e ódio, vaidade e orgulho, usura e delinqüência, desânimo e egocentrismo, impondo ao veículo orgânico processos patogênicos indefiníveis, que lhe favorecem a derrocada ou a morte.

Imprescindível, assim, viver em guarda contra as idéias fixas, opressivas ou aviltantes, que estabelecem, ao redor de nós, maiores ou menores perturbações, sentenciando-nos à vala comum da frustração.

Toda forma de vampirismo está vinculada à mente deficitária, ociosa ou inerte, que se rende, desajustada, às sugestões inferiores que a exploram sem defensiva.

Usemos, desse modo, na garantia de nossa higiene mento-psíquica, os Antissépticos do Evangelho.

Bondade para com todos, trabalho incansável no bem, otimismo operante, dever irrepreensivelmente cumprido, sinceridade, boa vontade, esquecimento integral das ofensas recebidas e fraternidade simples e pura, constituem sustentáculo de nossa saúde espiritual.

- "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" recomendou o Divino Mestre.

- "Caminhai como filhos da luz" - ensinou o apóstolo da gentilidade.

Procurando, pois, o Senhor e aqueles que o seguem valorosamente, pela reta conduta de cristãos leais ao Cristo, vacinemos nossas almas contra as flagelações externas ou internas da parasitose mental. 

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/27-02-2018_arquivos/image066.jpg

Dias da Cruz

Imagem:

http://www.homeoint.org/photo/d/diazcr.htm

 

 

 

Francisco de Menezes Dias da Cruz (Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 1853 - Rio de Janeiro, 30 de setembro de 1937), médico e espírita brasileiro.

Filho de Francisco de Menezes e de Rosa de Lima Dias da Cruz, iniciou-se no Espiritismo quando, durante uma sessão mediúnica, o espírito de seu falecido pai lhe relatou um fato desconhecido de todos os presentes e também de sua família. Desse dia em diante, dedicou-se ao estudo da Doutrina Espírita.

Em 1889, em substituição ao Major Francisco Raimundo Ewerton Quadros, foi eleito Presidente da Federação Espírita Brasileira, cargo que exerceu até 1895, quando foi substituído, temporariamente, por Júlio César Leal e, definitivamente, pelo Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, seu colega de profissão.

Dias da Cruz dirigiu a revista Reformador durante a sua gestão à frente da FEB, escrevendo inúmeros artigos doutrinários sob o pseudônimo de "Um Espírita".

Como homeopata, foi ainda presidente do Instituto Hahnemanniano do Brasil.

Tendo residido no Grande Méier, foi homenageado quando a principal via daquele conjunto de bairros recebeu o seu nome, a Rua Dias da Cruz.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Menezes_Dias_da_Cruz

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/27-02-2018_arquivos/image067.jpg

Prédio da antiga Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Faculdade_Nacional_de_Medicina_-_UFRJ_-_Universidade_do_Brasil.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/27-02-2018_arquivos/image068.jpg

Prédio histórico da Federação Espírita Brasileira na cidade do Rio de Janeiro

Imagem: Jornal Unificação, USE/SP, setembro/1960, pag. 5

 

File:Ascaris lumbricoides.jpegUm verme adulto de Ascaris lumbricoides . Características diagnósticas: extremidades cônicas; comprimento 15 a 35 cm (as fêmeas tendem a ser as maiores). Este verme é uma fêmea, como evidenciado pelo tamanho e cintura genital (o sulco circular escuro na área inferior da imagem).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ascarid%C3%ADase

 

 

Ascaridíase é uma doença parasitária causada pelo verme nematoda Ascaris lumbricoides, denominado popularmente lombriga. As infecções são assintomáticas em mais de 85% dos casos, especialmente se o número de vermes for muito pequeno.[1] Os sintomas são mais evidentes em função do número de vermes presente.[1] No início da doença, os sintomas mais comuns são falta de ar e febre.[1] À medida que o número de vermes aumenta podem seguir-se sintomas de inchaço abdominal, dor abdominal, e diarreia.[1] As crianças são habitualmente as mais afectadas, e neste grupo etário a infecção pode também dificultar o aumento de peso, provocar desnutrição e problemas de aprendizagem.[1][2][5]

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ascarid%C3%ADase

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/02-10-2018_arquivos/image019.jpg

Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,

com os porcos se precipitando  mar.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Brooklyn_Museum_-_The_Swine_Driven_into_the_Sea_%28Les_porcs_pr%C3%A9cipit%C3%A9s_dans_la_mer%29_-_James_Tissot.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/18-05-2015_arquivos/image004.jpg

Chico Xavier participando do Culto do Evangelho no Lar da família Perácio.

Imagem cedida por Oceano Vieira de Melo

 

FEAL - RBN  - TV MUNDO MAIOR

Seu Centro Espírita 24 horas

Nesse momento de grandes desafios a Fundação Espírita André Luiz compreende a importância de manter o coração abastecido de amor e fé.

Aceitamos o desafio de ser o seu Centro Espírita 24 horas!

 

Fique em nossa companhia! 

 

Plantão do Evangelho no Lar  

De segunda a sexta-feira, às 7 horas da manhã, às 12 horas e às 18h45

Estudo do Evangelho Segundo Espiritismo propiciando um ambiente de harmonia para a superação das dificuldades do dia a dia.  


Espiritismo em Casa

De Segunda a sexta-feira, às 13 horas e às 20 horas  
Uma palestra espírita cheia de consolo para harmonizar você e seu lar

 

www.tvmundomaior.com.br

www.radioboanova.com.br

Também pelo Facebook e Youtube 

 

(Recebido em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

Reunião a distância de vibrações em São Paulo

 

Todas as 5as feiras, no horário habitual da reunião mediúnica, há mais de dois meses – período de quarentena, a equipe do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, mantém as reuniões de vibrações a distância. Na tarde do dia 28 de maio, Arlete Novaes Aléssio  comentou trechos dos Evangelhos sobre a fé, relacionando com os momentos complexos de nossos dias. Entre os fatos citou quando Jesus se dirigiu à mulher hemorroísa que o tocou: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal” (Marcos 5, 34). As vibrações foram feitas por Alcina Antonia Vasconcelos Ribas, que é a dirigente do grupo mediúnico, e, por coincidência, no dia de seu aniversário. A pianista Margarida Helena Garabedian executou canções na abertura, no encerramento da reunião e incluiu um trecho do “parabéns a você”. Glória Martins Miranda coordenou a reunião virtual. Momentos de enlevo e fraternidade. A família Célia, Flávio e Cesar Perri integra esse Grupo paulistano.

 

 

 

(Recebido em email de geecx grupo chico xavier [[email protected]])

 

Jornal Opinião da CCEPA

Acesse no link abaixo

 

Clique aqui:

https://drive.google.com/file/d/1d4KS3p8_lbZP-Rf_3c4WEiFUXRAAF4Wg/view

 

 

opinião

 

 

 

Use/SP- Orientações para quando do possível  retorno às atividades presenciais  nas casas espíritas. Acesse no link abaixo

 

Boa tarde, Ismael!

A USE SP desenvolveu e divulgou aos órgãos de unificação e às instituições unidas o documento em referência contendo orientações e recomendações para quando do possível retorno às atividades presenciais nas casas espíritas. Solicitamos que, utilizando-se do Boletim Diário de Notícias do Movimento Espírita, possamos divulgá-lo a mais pessoas interessadas. 

 

O documento pode ser encontrado no site da USE SP pelo link: 

https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2020/05/OCE-RAtividades-DC-2.pdf.

 

Obrigado.

 

A.J.Orlando

 

 

 

Federação Espírita Brasileira esclarece

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/COMUNICADO-FEB.png

 

Circula nos meios virtuais mensagem de alerta com recomendação frente ao cenário atual da pandemia. Atribuída equivocadamente à Federação Espírita Brasileira, junta-se a outros conteúdos que esporadicamente são divulgados e multiplicados nos canais de comunicação como sendo da Federação.

Diante disso esclarecemos:

1. Mensagens oficiais da Federação Espírita Brasileira são publicadas nos meios de informação oficiais da FEB: site, redes sociais, boletins, Reformador, contendo assinatura de membros diretores;

2. A Federação Espírita do Brasil, citada na nota que circula, é uma instituição diferente da nossa Federação Espírita Brasileira, sendo voltada à prática da Umbanda e Candomblé.

3. Neste momento em que vivenciamos a circulação de tantas informações, sendo muitas delas falsas, alertamos para a apuração necessária nos meios oficiais das notícias e mensagens que chegam, e para o máximo zelo no caso de compartilhamento destas.

4. Todo e qualquer comunicado oficial da Federação Espírita Brasileira pode ser verificado e lido nos canais abaixo:

Canais oficiais:
Site: 
www.febnet.org.br
Facebook: 
https://www.facebook.com/FEBoficial/
Instagram: @ feb_oficial
Twitter: 
https://twitter.com/feb_oficial
FEB Editora: 
www.febeditora.com.br
Reformador: 
http://www.souleitorespirita.com.br/reformador/
Doe FEB: Sócio contribuinte: 
https://doe.febnet.org.br/

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/05/26/federacao-espirita-brasileira-esclarece/)

 

 Ciclo de Palestras Virtuais

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/use.jpeg

 

A USE Regional de Ribeirão Preto realizará um Ciclo de Palestras Virtuais Falando de Espiritismo, ao vivo, às 20h, pelo canal do You Tube e na página do Facebook da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP). Veja a seguir a programação do mês de junho e confira os palestrantes convidados.

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/05/27/ciclo-de-palestras-virtuais/)

 

 Vídeo de palestra da Sociedade Espírita de Cartagena

Colômbia.

Acesse aqui:

https://www.facebook.com/sociedad.decartagena

 

 

 

 Informações da Kardec Rádio

EUA

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/2c78c8f4-5716-46e1-8c9d-74c27ba44f45.jpg

 

Kardec Radio for Kids

You and your family are invited!

Kardec Radio for Kids presents lessons on Spiritism for children every Saturday at 10 am on Kardec Radio's Facebook page.

Our weekly lessons are also available on Kardec Radio's YouTube channel and Kardec Radio for Kids playlist on Facebook.

We look forward to seeing you and your family online!

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Previous Kardec Radio for Kids Lessons

 

·     Lesson on Being Meek (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Teamworking with Jesus (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Manners with Jesus (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Courage with Jesus (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Friendship with Jesus (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Self-esteem with Jesus (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Avoiding Emotional Contagion with Jesus (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Seeking the Good Always (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Good Will for a Happy Life (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Art for the Good (Facebook) (YouTube)

·     Lesson on Writing for the Good (Facebook) (YouTube)

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

 

Follow us on Social Media:

FacebookYouTube

 

 

 

Acesse palestras transmitidas ao vivo pelo

Centro Espírita Amor e Caridade. Birigui, SP  

 

Clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=A-x3R6eDdek

 

 

 

Vídeo com Rener Cunha

 Refletindo com Joanna (47)

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=JMsjhb9q6Zo&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=51&t=0s

 

 

 Palestra programada para o Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

 

https://youtu.be/Vk4q95n3rs8

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/01-06-2016_arquivos/image040.jpg

Baía de Guanabara e Niterói, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

 LIVE - 3º. Encontro do

Núcleo de Pesquisadores Espíritas “Agnelo Morato”

 

(Com informações de Adolfo de Mendonça Jr.)

 

Estação da Luz pede ajuda

Eusébio, CE

 

(Informação repassada por [email protected]; em nome de; [email protected])

 

A lição positiva do virus

Percebemos como as pandemias se alastram?

Seja a mais recente, do coronavírus, nossa conhecida, seja a do cólera no século XIX ou da gripe espanhola no século XX.

Embora em épocas diferentes, não houve em nenhuma delas, quem estivesse imune.

Isso porque os vírus atingem a todos igualmente, independente da classe social, da cor da epiderme ou dos títulos acadêmicos.

Somos todos da mesma espécie, ou seja, constituídos da mesma matéria e vulneráveis a eles.

Não importa o que temos ou como pensamos. Não importa a profissão que abraçamos ou nossa religião.

Não há diferença se estamos acima do peso, ou se fizemos plásticas corporais.

Se os cabelos são pintados ou estão embranquecendo naturalmente. Se temos tatuagem ou usamos piercing, se nos vestimos dessa ou daquela forma, se somos moradores de rua ou vivamos em uma mansão.

Para o vírus, somos todos iguais. Simplesmente seres frágeis, diante de sua ação.

É isso que somos, iguais, da mesma espécie, filhos do mesmo pai, experienciando mais uma vida neste planeta.

Por que agimos diferente da ação dos vírus? Por que não nos vemos todos iguais?

Por que, no trato, diferenciamos as pessoas conforme sua classe social?

Por que classificamos pessoas, rotulamos atitudes, conceituamos aparências?

Não somos todos da mesma espécie?

De tempos em tempos a natureza nos obriga a algumas pausas para nos fazer lembrar dessas coisas simples.

Lembrar-nos de que não somos melhores do que ninguém. Somos muito importantes perante a vida. Nosso próximo também.

Temos direitos que defendemos e pelos quais lutamos. Igualmente devemos fazê-lo pelos direitos do próximo.

Quando moramos na mesma casa, somos co-responsáveis uns pelos outros.

Assim somos nós neste lar chamado Terra.

Não existe problema de um. Os problemas do planeta são problemas de todos.

As dores do mundo são as dores que pertencem a todos. A fome que há no mundo, é a fome que diz respeito a todos.

Precisamos nos dar conta de que somos todos iguais. A dor de cabeça, a febre, a tosse que atinge os que vivem no Oriente alcançam, igualmente, os que vivemos no Ocidente.

O que conduz à morte no Norte, de igual forma o fará no Sul.

Somos iguais. Dessa forma, respeito, atenção, consideração para com todos, próximos ou distantes.

Se formos tentados a desqualificar alguém, menosprezar uma pessoa ou tratá-la com preconceito, lembremos dos vírus.

Eles não agiriam assim. Identificariam em nós apenas seres humanos, seres iguais.

Essa seja, talvez, a preciosa lição que as pandemias podem nos oferecer.

Elas nos recordam o que esquecemos um dia: que somos todos filhos da mesma Terra, filhos do mesmo Pai, criados de igual forma.

No mais, tudo é passageiro. Com o tempo, a beleza se vai, a fortuna troca de mãos, o emprego é outro, a saúde se desfaz.

Aprendamos a lição positiva: agir igual para com todos. Tratemos a todos com amorosidade, gentileza e respeito que cabe àqueles que se percebem iguais, seres da mesma espécie.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 28.5.2020.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Este quadro de Pavel Fedotov mostra uma morte por cólera em meados do século XIX.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_c%C3%B3lera_de_1846%E2%80%931860

 

 

terceira pandemia de cólera (1846-60) foi o terceiro grande surto de cólera com origem na Índia no século XIX e que se alastrou muito para além das suas fronteiras. Investigadores da UCLA acreditam que o surto pode ter começado em 1837 e durado até 1863.[1] Na Rússia, mais de um milhão de pessoas morreram de cólera. Entre 1853 e 1864, a epidemia em Londres ceifou mais de 10.000 vidas e houve mais de 23.000 mortes em toda a Grã-Bretanha. Esta pandemia foi a que provocou mais mortos no século XIX.[2]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_c%C3%B3lera_de_1846%E2%80%931860

 

Hospital de emergência durante a epidemia de gripe, Camp Funston, Kansas.
Hospital de emergência durante a epidemia de gripe (NCP 1603), Museu Nacional de Saúde e Medicina.
Descrição: Camas com pacientes em um hospital de emergência em Camp Funston, Kansas, no meio da epidemia de gripe. A gripe ocorreu enquanto a América estava em guerra e foi transportada através do Atlântico em navios de tropas.
Data: cerca de 1918

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Emergency_hospital_during_Influenza_epidemic,_Camp_Funston,_Kansas_-_NCP_1603.jpg

 

 

 

Gripe espanhola

gripe espanhola,[nota 1] também conhecida como gripe de 1918,[nota 2] foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.[5] Estima-se que o número de mortos esteja entre 17 milhões[6] e 50 milhões, e possivelmente até 100 milhões, tornando-a uma das epidemias mais mortais da história da humanidade.[7][8] A gripe espanhola foi a primeira de duas pandemias causadas pelo influenzavirus H1N1, sendo a segunda ocorrida em 2009.[9]

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_espanhola

 

Esta ilustração, criada no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), revela a morfologia ultra-estrutural exibida pelos coronavírus. Observe os picos que adornam a superfície externa do vírus, que conferem a aparência de uma coroa ao redor do virion, quando vistos eletronicamente por microscopia. Um novo coronavírus, denominado Síndrome Respiratório Agudo Grave 2 (SARS-CoV-2), foi identificado como a causa de um surto de doença respiratória detectado pela primeira vez em Wuhan, China em 2019. A doença causada por esse vírus foi denominada doença de coronavírus 2019 (COVID-

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SARS-CoV-2_without_background.png

 

 

Este artigo documenta a cronologia e epidemiologia do vírus SARS-CoV-2[1] responsável pela pandemia de COVID-19 e poderá não incluir todas as respostas e medidas mais importantes. Para além disso, alguns desenvolvimentos poderão tornar-se conhecidos ou totalmente compreendidos apenas em retrospectiva.[2]

Copiado de

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_pandemia_de_COVID-19

 

Militares do Comando Conjunto do Planalto realizam uma desinfecção do Aeroporto Internacional de Brasília.

Na terça-feira, 14 de abril de 2020, o Comando Conjunto Planalto realiza a desinfecção do Aeroporto Internacional de Brasília, oferecendo ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus em locais de grande circulação de passageiros.

Uma ação com militares do Exército Brasileiro, que compõem o Comando Conjunto Planalto, vestidos com roupas específicas para desinfecção, usam hipoclorito de sódio - água sanitária -, álcool isopropílico 90%, fenóis e derivados, álcool 70%, além de água e sabão, aplicação com jatos especiais. O acesso às áreas ficou interditado durante a limpeza. (Leopoldo Silva / Agência Senado)

Copiado de:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Desinfec%C3%A7%C3%A3o_do_Aeroporto_Internacional_de_Bras%C3%ADlia_(49774023368).jpg

 

Crianças que se lembram de vidas passadas. O que acham?

 

http://storage.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/403953627?profile=original

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Recentemente publiquei uma postagem numa rede social sobre a filha da apresentadora Xuxa, (resultado da entrevista que Xuxa concedeu ao jornalista Pedro Bial) que quando ainda criança, 2 anos, lembrou-se de que numa suposta existência passada era agredida pelos seus pais.

Pois bem, por conta desta postagem recebi diversos relatos, mais de 40, todos referentes a hipotéticas recordações que as crianças trazem de suas vidas pregressas.

Registro que se tratam de informações colhidas dos pais, portanto, trago-as aqui para nosso estudo, mas sem a ideia de fechar questão ou de montar uma verdade inexistente.

Trata-se, grosso modo, de um trabalho empírico que pode abrir mais algumas portas no que diz respeito à reencarnação e lembranças de outros tempos, tema, aliás, já bem explorado, mas que não se esgota.

Uma pena, penso, que muitas supostas recordações de vidas pregressas relatadas pelos pequenos que estão próximos a nós passem despercebidas, negligenciadas e, ainda, mal anotadas. É um material que poderia servir de pesquisa importante, mas que se perde, vítima de nosso pouco apreço pelo tema, ou mesmo desinteresse em conquistar o campo científico.

Por isso estimulo os pais:

Anotem o que dizem seus filhos; coloquem data, hora, ano, deixem o registro.

E, sabe-se Deus porquê, talvez por esta tal de sincronia trabalhada por Jung, que bem no momento em que estou escrevendo este texto recebo contato de um pai, que assim manifestou-se:

"Que faço com meu filho de 3 anos, ele quer que eu o leve para os seus pais japoneses, diz que é de lá e vem cantando músicas bem estranhas, em linguagem parecida com o idioma japonês".

Pois bem, diante do exposto acima, e como já dito, apenas com a pretensão do estudo, compartilho as informações principais, já resumidas, que colhi dos relatos paternos e maternos sobre as espontâneas manifestações de seus filhos.

 - As crianças tinham idade mínima de 2 anos e máxima de 5 anos.

 - Algumas crianças agradecem aos pais por deixá-las nascer, pois outros pais não haviam permitido.

- Narrativas de amigos imaginários, com nomes e descrições detalhadas desses amigos.

- Comentários relacionados a outros mundos, diferentes da Terra, seguidos de pedidos para morrer em virtude de ser este mundo, a Terra, muito ruim em comparação aos seus mundos de origem.

- Citações de terem outros pais e mães. Informações relacionadas ao tipo de morte que seus supostos pais de outra vida tiveram.

- Relatos de agressões sofridas de outros pais em uma hipotética vida pregressa. Um destes relatos, aliás, traz informações de que a mãe havia afogado a filha. A menina tem isso tão marcado que, inclusive, repercutiu na vida atual, pois a garotinha de 3 anos impedia a mãe de dar-lhe banho. Só com muito amor e pedido de perdão da mãe à filhinha é que a situação acalmou-se um pouco. Mas, segundo a mãe, ainda hoje, após muitos anos, a filha recusa-se, por exemplo, a tomar banho de mar com ela.

- Vários casos de meninas dizendo à família que não querem ser meninos. E quando a família diz que são meninas e não meninos, as crianças informam: ainda bem, pois quando eu era menino sofria muito, não quero nunca mais ser menino.

- Perguntas do tipo:

"Mãe, você lembra quando era minha irmã e brincávamos pelo gramado?"

"Vovó, recorda-se da época em que éramos criança e tínhamos a mesma mãe?"

Pois bem, meus amigos, trata-se de uma pequena pincelada neste instigante tema.

Se são imaginações da cabeça infantil, exagero dos pais ou recordações de vidas pregressas, ao certo não sabemos.

Pode ser um pouco de cada coisa, mas que há  farto material para estudo nas vivências com nossos pequenos... Ah, isto sem dúvida é uma verdade.

 

 

Dança de Salomé. Pintura por Armand Point.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dance_of_the_Seven_Veils#/media/File:PointArmandDanceOftheSevenVeils.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image011.jpg

Salomé com a cabeça de João Batista. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Salome_with_the_Head_of_John_the_Baptist-Caravaggio_(1610).jpg

 

 

 

 

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;
Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.
Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista.
Mateus 17:11-13

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/17

 

 


O Espírito Amélia Rodrigues no livro Primicias do Reino, psicografado por Divaldo Pereira Franco,

diz-nos  que João Batista teria sido a reencarnação do profeta Elias.  A decaptação sofrida por

João seria  um resgate por, quando Elias,  ter determinado a morte dos sacerdotes de Baal.

 

 

Estátua representando o profeta Elias em gruta no Mosteiro Carmelita Stella Maris. Haifa, Israel. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/05-12-2019_arquivos/image009.jpg

Elias revivendo o filho da viúva de Sarepta * . Pintura de Louis Hersent.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ElijahByLouisHersent.JPG

 

 

* Veja em:  1 Reis 17.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JULHO/27-07-2017_arquivos/image011.jpg

São João Batista e os fariseus. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Saint_John_the_Baptist_and_the_Pharisees_(Saint_Jean-Baptiste_et_les_pharisiens)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

*******************

Jesus Cristo afirmou que João Batista (2 a.C. – 27 d.C)  foi

a volta do profeta Elias (séc. IX a.C.).

 

Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus 11:11-15

 

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/11

 

DSC00769

Os belissimos jardins e Templo Bahai no Monte Carmelo em Haifa, Israel. Foto Ismael Gobbo

Elias enfrentou os Profetas de Baal no Monte Carmelo.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019_arquivos/image013.jpg

Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

 

Pedra que encima o dólmen de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise em Paris, França. Foto: Laura Emilia Michelin Gobbo

 

Dizeres: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]