Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 10 de março de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/10-03-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

09-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/09-03-2020.htm

07-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/07-03-2020.htm

06-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/06-03-2020.htm

05-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/05-03-2020.htm

04-03-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/04-03-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Plateau de Chatillon perto de Paris: [Altos do Sena]: [desenho] ​​/ [Hubert Clerget]

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8457043c.item

Châtillon: [desenho

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b7740099t.item

Cretinismo.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Congenital_iodine_deficiency_syndrome

 

cretinismo é uma forma de deficiência congénita ( autossómica recessiva ) da glândula tiróide , o que provoca um atraso no crescimento físico e mental.

O cretinismo surge de uma deficiência da glândula tireóide que regula os hormônios da tireóide . Estes têm efeitos permissivos no crescimento de músculos e tecidos neurológicos. Uma pessoa afetada pelo cretinismo sofre retardo físico e mental grave. Às vezes, o sujeito pode ter a altura física de uma criança, quando na verdade a pessoa é muito mais velha. Outros sintomas podem incluir pronúncia bastante falho, abdômen abaulado e pele cerosa.

Leia mais:

https://es.wikipedia.org/wiki/Cretinismo

Arquivo: Possedées de Morzine.jpg

Possuídos de Morzine.

Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864

Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine.jpg

 

 

 

Possuído de Morzine:

possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

 

História

Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.

O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".

Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/07-11-2017_arquivos/image010.jpg

Busto de Aristóteles. Mármore de metade do séc. II d.C.  Museo Nazionale Romano, Roma.

Estava em exposição no Coliseu em 23/12/2012. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tábula rasa[1] (em latimtabula rasa) é uma expressão latina que significa literalmente "tábua raspada", e tem o sentido de "folha de papel em branco". A palavra tabula, neste caso, refere-se às tábuas cobertas com fina camada de cera, usadas na antiga Roma, para escrever, fazendo-se incisões sobre a cera com uma espécie de estilete. As incisões podiam ser apagadas, de modo que se pudesse escrever de novo sobre a tábula rasa, isto é, sobre a tábua raspada ou apagada. Como metáfora, o conceito de tábula rasa foi utilizado por Aristóteles(em oposição a Platão) e difundido principalmente por Alexandre de Afrodísias, para indicar uma condição em que a consciência é desprovida de qualquer conhecimento inato - tal como uma folha em branco, a ser preenchida.[2]  (Wikipedia)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/26-02-2019_arquivos/image011.jpg

Jesus Cristo e as crianças. Óleo sobre tela de Carl H. Bloch

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/44/Carl_Heinrich_Bloch_-_Suffer_the_Children.jpg

 

 

Viver

 

Por vezes, não nos lembramos de como é bom viver. Talvez porque nos esqueçamos de usufruir a vida em totalidade.

Quase sempre, a ansiedade é nossa companheira. E é ela que nos impede de viver em plenitude.

Quando nos deixamos envolver pela ansiedade, estamos em um lugar fisicamente, mas a mente se encontra em outro ou, então, horas à frente.

É bastante comum nos encontrarmos em uma festa e cogitarmos do cansaço que sentiremos no dia seguinte, do inconveniente de termos que levantar cedo, de retomar a rotina.

Descambamos para queixumes e lamentações. Esquecemos de viver aquele momento de alegria, de encontro com os amigos, de risos, de descontração.

Consequentemente, a festa não nos beneficiará, ao contrário, será sinônimo de cansaço e indisposição.

E que dizer quando reclamamos das crianças em casa? Reclamamos do barulho, da correria. Enfim, elas requerem tanta atenção, tantos quefazeres.

E deixamos de usufruir dessa extraordinária possibilidade de observá-las, de rir com elas, rir do que fazem e como fazem.

Permitimo-nos perder a chance de ter algumas horas de puro prazer, correndo, rindo, rolando na grama, chutando bola. E também abraçando, estreitando forte, beijando.

Já nos demos conta de quão maravilhoso é o colar de dois braços miudinhos nos envolvendo o pescoço? Nenhuma joia, por mais valiosa, supera essa preciosidade.

Porque abraço de criança é tudo de bom: é espontâneo, é forte, é macio.

E, no final do passeio, ou na hora de dormir, como é doce sentir aquele calor do corpo de uma criança em nossos braços, perceber-lhe o ritmo da respiração, sentir o pulsar do seu coração junto ao nosso.

Isso se chama viver. Isso se chama sorver a vida em abundância.

Viver é, também, permitir-se despentear pelo vento, com suas mãos rebeldes e despreocupadas.

É sentir o sol percorrendo-nos o corpo e estendendo cores por toda a natureza, beijando a superfície das águas, fazendo-as brilhar como líquidos cristais.

Viver é sentar-se à mesa com a família, com os amigos e comer devagar, buscando identificar o sabor de cada alimento. E se deixar ficar ali, conversando, falando dos tantos nada que fazem a felicidade de cada dia.

É dar um passeio de mãos dadas, deixando a brisa sussurrar segredos entre ambos. Recados ouvidos de Deus, segredos somente conhecidos por quem ama.

Viver é deter-se para assistir a um pôr do sol, observando as pinceladas divinas que se sucedem, em promessa de um dia esplendoroso, após a noite de veludo e estrelas que se aproxima.

Viver é ter a certeza de que, após os dias de invernia, chuva e frio, suceder-se-ão as horas floridas da primavera risonha.

E que, após os dias de intenso calor, a natureza começará a se despir de folhas e flores, preparando-se para se engalanar de geada, brumas e garoa.

Viver cada minuto, cada emoção, sem ansiedade, como único e inigualável.

Assim, a vida se torna maravilhosa. Cada dia, uma experiência inédita porque, sendo Criação Divina, não existem reprises nas horas, nem nos minutos.

Pensemos nisso e, enquanto ainda nos encontramos no panorama terrestre, bebamos do cálice da vida, gota a gota, deliciando-nos com o seu sabor.

E se horas amargas se apresentarem, recordemos que como as estações, também os quadros de dores e dificuldades se sucedem, substituídos por outros de alegrias, risos e cores.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita v. 26, ed. FEP.
Em 9.3.2020.

 

(Copiado do site Feparana)

Acre ou São João de Akko, na costa do Mediterrâneo, Israel. Foto Ismael Gobbo 

Usini, Sardenha, Itália. Foto Ismael Gobbo

Nevando em Trafalgar Square. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo.

 

Trafalgar Square é uma praça no centro de Londres que celebra a Batalha de Trafalgar (1805), uma vitória da Marinha Real Britânica nas Guerras Napoleónicas. O nome original, na verdade, era para ser "King William the Fourth's Square", em homenagem ao rei Guilherme IV, porém George Ledwell Taylor sugeriu o nome Trafalgar Square.

A praça tem em seu centro uma coluna encimada pela Coluna de Nelson, em homenagem ao Almirante Nelson, que liderou a Royal Navy na costa de CádisEspanha.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Trafalgar_Square

Ponte Francisco de Sá. Três Lagoas, MS. Fotos Ismael Gobbo

 

Ponte Francisco Sá liga o extremo oeste do estado de São Paulo à cidade de Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul, transpondo o Rio Paraná. Possui 1024 metros de comprimento.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Francisco_de_S%C3%A1

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/05-12-2018_arquivos/image054.jpg

Roseiras. Cusco, Perú. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/05-12-2018_arquivos/image056.jpg

Passeios turísticos em Madrid., Espanha. Foto Ismael Gobbo

Rua de Pádua com a Basílica ao fundo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Basílica de Santo Antônio de Pádua (português brasileiro) ou Basílica de Santo António de Pádua (português europeu) (em italianoBasilica di Sant'Antonio di Padova) é a maior igreja da cidade de Pádua, na Itália. Embora receba peregrinos católicos de todo mundo, não é a catedral da cidade. É conhecida apenas como "il Santo", e é administrada pelos Frades Franciscanos Conventuais.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Santo_Ant%C3%B4nio_de_P%C3%A1dua

Basílica de Santo Antonio de Pádua. Pádua, Itália. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/19-04-2018_arquivos/image069.jpg

Porto de Pireu. Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/15-06-2013_arquivos/image003.jpg

Pistache.  Plantação nas proximidades do Teatro de Epidauro, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

Herculano Pires e o Evangelho

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

No dia 9 de março transcorrem 41 anos da desencarnação de José Herculano Pires (1914-1979) – professor, filósofo, jornalista e escritor, que marcou época no movimento espírita brasileiro.

Por formação era filósofo, com mestrado na USP e atuava como jornalista. Escreveu durante muito tempo com o pseudônimo de Irmão Saulo no jornal “Diário de São Paulo” e mantinha programa radiofônico na Rádio Mulher, de São Paulo. Foi um dos entrevistadores de Chico Xavier no programa “Pinga Fogo” na antiga TV Tupi de São Paulo. Juntamente com sua esposa Virgínia fundou o Grupo Espírita Cairbar Schutel, em São Paulo.

Herculano Pires é autor de dezenas de livros. Ficaram muitos conhecidos os publicados pela Editora GEEM, em que ele comenta mensagens psicografadas por Chico Xavier, como "Chico Xavier pede licença", "Diálogos dos vivos" e "Somos seis". Várias obras do autor, em geral publicadas pela Editoria Paidéia, estão relacionadas com religião e o Evangelho, como: "Lázaro" (trilogia "A conversão do mundo"), "Madalena" (trilogia "A conversão do mundo"), "O espírito e o tempo", "O reino", "O ser e a serenidade", "Revisão do cristianismo", "Agonia das religiões" e outros, e, mais recentemente uma publicação póstuma: "O evangelho de Jesus em espírito e verdade", pela Editora Paidéia.1 Herculano sempre foi um vigoroso estudioso e propagador das obras do Codificador, a ponto do espírito Emmanuel, pela mediunidade de Chico Xavier, tê-lo chamado de “o metro que melhor mediu Kardec”.

Embora o tema dos Evangelhos apareça em praticamente todas obras de Herculano Pires, acima citados, essa edição póstuma é uma síntese e num linguagem simples. "O evangelho de Jesus em espírito e verdade" é obra inédita, organizada por Célia Arribas, e resultante do trabalho de degravação da parte dos comentários sobre o Evangelho, de 100 programas radiofônicos selecionados de Herculano Pires, intitulados "No Limiar do Amanhã", semanalmente transmitidos pela Rádio Mulher, de São Paulo, durante os anos 1970, e retransmitidos pela Rádio Morada do Sol, de Araraquara (SP), e Rádio Difusora Platinense, de Santo Antonio da Platina (Pr).

Herculano trabalha a essência pura e vigorosa da mensagem de Jesus com um linguajar simples, pois se apresenta no estilo da linguagem falada e em programas destinados ao público em geral. Como sempre, muito lúcido e com abordagens profundas e com base no Codificador Allan Kardec.

Entre os capítulos dessa obra: A universalidade da mensagem de Jesus; A Bíblia, o Evangelho e o Espiritismo; O nascimento de Jesus; Religião em espírito e verdade; A crucificação do Cristo e sua ressurreição; O nascimento da igreja cristã; Paulo e Estêvão; O consolador prometido; vários capítulos sobre Paulo e sobre manifestações espirituais.

Para o autor, "O espiritismo se confirma, portanto, ao contrário do que dizem os seus adversários, nas próprias palavras e nos próprios ensinos dos evangelhos". Referindo-se aos princípios e cuidados no movimento espírita, pondera: "O que nos deve interessar não é nosso opinião nisso ou naquilo, mas sim a firmeza com que pudermos seguir os princípios da doutrina espírita. E esses princípios estão firmados, como nós sabemos na codificação de Allan Kardec. E estes princípios, por sua vez, têm a sua base mais profunda, as suas raízes mais penetrantes nos próprio evangelho de Jesus."

Ao comentar a vida e obra do apóstolo Paulo, Herculano destaca que: "Ele libertava a religião da política e do negócio. Para ele, a religião tinha que ser vivida em si mesma e vivida com toda a independência moral".  A propósito de trecho de Atos sobre "muitos milagres e prodígios entre o povo pelas mãos dos apóstolos" o autor aponta que ali se encontra "uma das mais belas confirmações evangélicas da realidade e da verdade do Espiritismo e das suas práticas como continuação do cristianismo em espírito e verdade aqui na terra."

Para Herculano Pires o problema fundamental do cristianismo é o mandamento do "amai-vos uns aos outros". Conclui: "este é o princípio fundamental do evangelho que Jesus nos oferece para a nossa compreensão espiritual."

Consideramos muito elucidativa e oportuna a obra postumamente publicada de Herculano Pires, e que deve merecer espaço nos estudos dos centros espíritas.

Fonte:

1)              Pires, José Herculano. Org. Arribas, Célia. O evangelho de Jesus em espírito e verdade. 1.ed. São Paulo: Editora Paidéia. 2016. 385p.

(*) Foi presidente da USE-SP e da FEB.

De: http://grupochicoxavier.com.br/herculano-pires-e-o-evangelho-2/

 

 

(Texto recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/25-09-2019_arquivos/image015.png

José Herculano Pires

(25-09-1914 / 09-03-1979)

Veja Herculano Pires

Participando no  Pinga Fogo com Chico Xavier

https://www.youtube.com/watch?v=O-uVMwsYQI8

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/02-04-2019_arquivos/image022.png

 

Chico Xavier “Médium exemplo” psicografando no programa Pinga Fogo

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Pq4s8otVhFk

 

 

V Congresso Espírita Brasileiro. Edição Nordeste

Salvador, BA

 

 

 

Em um formato que contempla quatro edições regionais e uma nacional, o V Congresso Espírita Brasileiro será realizado neste ano nos meses de abril a julho e em novembro, na edição nacional. Realizada pelo Conselho Federativo Nacional da FEB em conjunto com a Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) e demais federativas da região, o evento trará na edição Nordeste, de 18 a 21 de abril, em Salvador (BA), a abordagem do tema central “O Evangelho segundo Mateus e as Epístolas de Tiago, Pedro, João e Judas”. Confira a programação da edição Nordeste.

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/09/vem-ai-v-congresso-espirita-brasileiro-edicao-nordeste/)

 

Senado homenageia Divaldo Franco

Brasília, DF

 

Ocorrerá no Senado Federal uma Sessão de Premiações e Condecorações destinada a homenagear Divaldo Pereira Franco pelas obras religiosas e sociais realizadas, culminando com a entrega da Comenda Zilda Arns em reconhecimento. Será no dia 18 de março, às 11h, no Plenário. Requerida pelo Senador Angelo Coronel e Senador Eduardo Girão, terá entrada aberta a todos os interessados. Mais informações: (61) 3303-1583/ 3303-1993.

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/09/senado-homenageia-divaldo-franco/)

 

Arte Espírita de Joinville

 

 

A Federação Espírita Catarinense (FEC) promoverá no dia 10 de março, às 20h, o evento ESPIRARTE – Arte Espírita de Joinville, no Teatro Juarez Machado. Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (47) 99973-4175.

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/09/arte-espirita-de-joinville/)

 

Palestra programada para a Casa dos Espíritas

Lins, SP

 

 

(Informação recebida em email de

 

Palestra no C.E. Ramon Martin

Echaporã, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Vídeo com Rener Cunha

Refletindo com Joanna (26)

 

Clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=2aHGQhd5Cd0&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=27&t=259s

 

 

 

XIII Exposição Arte Cura

Teresina, PI

 

(Com informações de https://www.facebook.com/groups/927676927331866/permalink/2335914916508053/)

 

Informações e programações da Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca.

 

Acesse aqui:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/

 

 

 

(Com informações de Roseli Adorni)

 

Amazonas sedia V Congresso Espírita Brasileiro -  Edição Norte

Manaus

 

 

Realizado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB em parceria com a Federação Espírita do Amazonas (FEA) e demais federativas da região Norte, o 5º Congresso Espírita Brasileiro ocorrerá em em quatro edições regionais (Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Amazonas) e um nacional (em Brasília). A edição Norte ocorrerá em Manaus (AM), de 12 a 14 de junho, com foco em “O Evangelho segundo Lucas e Atos dos Apóstolos”. Confira a programação da edição Norte.

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/06/amazonas-sedia-v-congresso-espirita-brasileiro-edicao-norte/)

 

XXII Conferência Estadual Espírita

Senhores

 

Na proximidade do evento, tornamos a lhes enviar release da Conferência, que iniciará dia 13, no Expotrade.

Anexamos, igualmente, a grade de programação, a fim de que tomem ciência.

Servimo-nos da oportunidade para convidá-los à participação em algum dos momentos e contamos com sua divulgação.

 

Gratos.

 

Maria Helena Marcon

Comunicação Social Espírita

Federação Espírita do Paraná

 

 

XXII Conferência Estadual Espírita

A XXII Conferência Estadual Espírita acontece entre os dias 13 e 15 de março, no Expotrade, em Pinhais. O evento, que tem como tema O homem, a consciência e Deus, reúne conferencistas de renome e aguarda a presença de cerca de quarenta mil espíritas e simpatizantes durante os três dias. São esperados representantes de várias cidades do Paraná, de outros Estados e países, à semelhança dos anos anteriores.

A abertura será na sexta-feira (13), às 20h, com conferência do orador espírita Divaldo Pereira Franco (BA). No sábado (14) e domingo (15) haverá seminários e palestras pelos conferencistas Alberto Almeida (PA), André Trigueiro (RJ), Divaldo Pereira Franco (BA), Haroldo Dutra Dias (MG), Jorge Godinho Barreto Nery (DF) e Sandra Borba Pereira (RN).

Serviço:

XXII Conferência Estadual Espírita

Tema: O homem, a consciência e Deus

Oradores: Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, André Trigueiro, Haroldo Dutra Dias, Jorge Godinho Barreto Nery e Sandra Borba Pereira.

Data: 13/3 às 20h; 14/3 das 8h15 às 20h e 15/3 das 8h15 às 13h.

Local: Expotrade, em Pinhais (Rodovia Leopoldo Jacomel, 10454).

Site: www.feparana.com.br

www.conferenciaespirita.com.br

 

Entrada Franca

 

Informações:

Federação Espírita do Paraná

Telefone (41) 3223-6174

 

 

Dados dos Conferencistas

Divaldo Pereira Franco

É um dos mais consagrados oradores e médiuns da atualidade.

Psicografou 200 obras, que alcançaram mais de 10 milhões de exemplares, com vários títulos traduzidos para 17 idiomas.

Há 68 anos, em parceria com Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, cujo trabalho de assistência social a milhares de pessoas carentes da cidade do Salvador tem conquistado a admiração e o respeito da Bahia, do Brasil e do mundo. A ela destina o produto da venda dos seus livros.

Suas palestras, iniciadas em 1947, somam mais de 13 mil, em sessenta e cinco países.

Idealizador do Movimento Você e a Paz, em 1998, presente hoje em 11 Estados brasileiros e 10 países.

Os títulos e homenagens recebidos são inúmeros: 237 homenagens do Poder Público, 11 de instituições civis culturais brasileiras e 28 condecorações no Exterior.

 

Alberto Almeida

Natural de Belém, no Pará.

Colabora com a União Espírita Paraense, é diretor da Associação Médico-Espírita do Pará e do Jardim das Oliveiras.

Profere conferências, seminários, workshop e encontros coloquiais no Brasil e no Exterior.

Tem publicadas oito obras.

No Movimento Espírita do Paraná tem prestado sua colaboração desde outubro de 1991, na capital e demais localidades do Estado.

Profissionalmente, é médico clínico geral e homeopata. Terapeuta de Família e Transpessoal.

 

André Trigueiro

Jornalista. Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC – Rio. Autor de vários livros, entre eles Espiritismo e Ecologia e Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo. Repórter da TV Globo, comentarista da Rádio CBN e voluntário das Rádios Espíritas Rio de Janeiro e Boa Nova.

Frequentador do Centro Espírita Joanna de Ângelis, em Copacabana.

Escritor premiado sobre o tema Ecologia.

 

Haroldo Dutra Dias

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.    Especializou-se nas línguas hebraica, aramaica, francesa, grego clássico, em paleontografia, crítica textual e tradição judaica.

Tradutor do Novo Testamento, diretamente do texto crítico grego publicado pela UBS (United Bible Society), editado pela Federação Espírita Brasileira.

Orador espírita, reconhecido no Brasil e no Exterior, veio ao Paraná, por primeira vez, em agosto de 2010.

 

Jorge Godinho Barreto Nery

Expositor espírita desde 1983, divulgando o Espiritismo em diversos países. Membro do Conselho Superior e Presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB.

Reforça seu currículo a larga experiência administrativa na Força Aérea Brasileira, onde percorreu todos os postos em quarenta e oito anos de serviços prestados ao Brasil.

Presidente da Federação Espírita Brasileira, eleito em 2015, veio ao Paraná, por primeira vez, em 14 de março de 2017.

 

 

Sandra Borba Pereira

Doutora de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pela Federação Espírita do Paraná, lançou os livros: Reflexões pedagógicas à luz do Evangelho, Saberes necessários à tarefa da Evangelização Infantojuvenil (em coautoria com Cláudia Farache), Cotidiano em reflexões espíritas e O poder das palavras (Infantil).

Articulista em jornais e revistas espíritas.

É coordenadora adjunta de Infância da área de Evangelização Infantojuvenil da  Federação Espírita Brasileira.

 

Área de Comunicação Social Espírita

Federação Espírita do Paraná

Janeiro 2020

 

 

 

 

(Recebido em email de Momento Espirita [[email protected]])

 

6º. Congresso Espírita Sul Americano

Lima, Peru

 

(Com informações de Isabel Loo Fernández)

 

Allan Vilches no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

**************************************

 

 

 

**************************************

 

 

 

 

**************************************

 

 

 

 

**************************************

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Eventos Espíritas programados para o

Reino Unido

 

 

 

Abril - Jung e Kardec - Espiritismo e Psicologia - qual a conexão?

 

16-17 Maio - 3o Congresso Espírita Britânico - evento nacional, congressistas de vários países europeus!

 

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporated Organisation, No. 1136512

BUSS is an integrated member of the International Spiritist Council.

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158352893375672200/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 368 - 06 de março de 2020 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158352893375672200/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158352893375672200/001__superar_depresso.jpg

Entender é a melhor forma para superar a depressão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158352893375672200/003__mediunidadeostensiva.jpg

Equívocos entre depressão e mediunidade

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158352893375672200/005__belohorizontecityoverview.jpg

Congresso Espírita Brasileiro será realizado em Belo Horizonte

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158352893375672200/002__criancasbrincandonatureza.jpg

Crianças percebem mais facilmente a presença dos espíritos

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158352893375672200/004__filme.jpg

5 filmes sobre felicidade para alegrar o coração

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/158352893375672200/006__senadoe1583343094135.jpg

Divaldo Franco será homenageado no Senado Federal

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

Leia o jornal Ação Espírita

Clique no link abaixo

 

Bom dia, caro Ismael.

 

Paz, com Jesus.

 

Segue arquivo com o ação espírita 131 e o link abaixo.

 

https://www.mariliaespirita.jor.br/content/library/files/A%C3%A7%C3%A3o%20Esp%C3%ADrita%20131.pdf 

 

Parabéns pelo esforço de divulgação do movimento espírita... Prossiga determinado.

 

Abraço fraterno.

 

Donizete

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO – 596

TRÊS LAGOAS/MS – 9 A 16/MARÇO/2020

 

 

SÃO PAULO

CAPITAL

Água Fria / Aricanduva / Bela Vista / Belenzinho /

Casa Verde / Frequesia do Ó / Itaim Bibi / Itaquera /

Jabaquara / Jaçanã / JD Santana / Lapa / Mandaqui /

Parada Inglesa / PQ da Mooca / Santana / Tatuapé/

VL Aurora / VL Clementino / VL Constança / VL Granada

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

xxxxxxxxxxxxxxx

INTERIOR

Águas de Lindóia / Americana / Andradina / Apda. D’Oeste /

 Araçatuba / Araraquara / Arujá / Assis / Bauru / Bilac /

Bragança Paulista / Campinas / Campo Limpo Paulista /

Cândido Mota / Echaporã / Estrela D’Oeste

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fernandópolis / Franca / Garça / Guarulhos / Igaraçu do Tietê /

Itatiba / Jales / Jau / Lençois Paulista / Limeira / Lins / Marília /

Mira Estrela / Neves Paulista/ Nipoã

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Osasco / Palmeira D’Oeste / Palmital / Penápolis /

Pindamonhangaba / Pirassununga / Ribeirão Pires /

Ribeirão Preto / Rubiácea / Santa Albertina / Santa Fé do Sul /

 Santo André /  Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São José do Rio Preto / Sorocaba /

Suzano / Taubaté / Tremembé / Três Fronteiras / Tupã / Urânia /

Valentim Gentil / Votuporanga

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

xxxxxxxxxxxxxxx

RIO DE JANEIRO

CAPITAL

Barra da Tijuca / Benfica / Centro / Colégio / Flamengo /

Maracanã / Meier / Tijuca

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

 Araruama / Itaperuna / Nova Iguaçu / Petrópolis / Rio Comprido /

São Gonçalo / Saquarema / Valença

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

xxxxxxxxxxxxxxx

REGIÃO SUDESTE

ESPÍRITO SANTO

Vitória

MINAS GERAIS

 Araguari / Belo Horizonte / Caxambu / Frutal / Ibiá /

Lambari / Monte Carmelo / Pedro Leopoldo / Sete Lagoas /

Uberaba

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

xxxxxxxxxxxxxxx

REGIÃO SUL

PARANA

Cornélio Procópio / Curitiba / Foz de Iguaçu /  Londrina /

Maringá / Matinhos / Palotina /  Paranavaí / Pato Branco /

Pinhais / Ponta Grossa / Rio Negro / São José dos Pinhais /

Telêmaco Borba / Umuarama

RIO GRANDE DO SUL

 Nova Prata

SANTA CATARINA

Florianópolis / Itajaí / Joinville /Porto União

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

xxxxxxxxxxxxxxx

REGIÃO CENTRO OESTE

DISTRITO FEDERAL

 Brasília

GOIÁS

Goiandira / Jataí

MATO GROSSO DO SUL

 Bataguassu / Três Lagoas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

xxxxxxxxxxxxxxx

REGIÃO NORDESTE

ALAGOAS

Palmeiras dos Índios

BAHIA

Lauro de Freitas / Salvador

PERNAMBUCO

Cabo de Santo Agostinho / Garanhuns / Recife

SERGIPE

 Aracaju  

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

CEARÁ

 Fortaleza

MARANHÃO

 São Luis

PARAÍBA

Patos

RIO GRANDE DO NORTE

 Parnamirim

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

xxxxxxxxxxxxxxx

REGIÃO NORTE

PARÁ

Belém

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

xxxxxxxxxxxxxxx

INTERNACIONAL

ALEMANHA

Frankfurt

ÁUSTRIA

Viena

DINAMARCA

Copenhagen    

ESTADOS UNIDOS

 Davie / New York / Somerville

FRANÇA

 Nice

INGLATERRA

Londres

PERU

Lima

PORTUGAL

Alcobaça / Caldas da Rainha / Ílhavo / Marinha Grande /

Matosinhos

SUÉCIA

Malmô

SUIÇA

 Zurique

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM: https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

Na Terra e no além

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Religião dos Espíritos. Lição nº 26. Pagina 65.

Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de O Livro dos Espíritos.

Reunião pública de 13/04/1959 - Questão nº 807.

 

Interessado em desfrutar vantagens transitórias no imediatismo da existência terrestre, quase sempre o homem aspira à galhardia de apresentação e a porte distinto, elegância e domínio, no quadro social em que se expressa; entretanto, conduzido à esfera superior, pela influência renovadora da morte, identifica as próprias deficiências, na tela dos compromissos inconfessáveis a que se junge, e implora da Providência Divina determinados favores na reencarnação, que envolvem, de perto, o suspirado aprimoramento para a Vida Maior.

É assim que:

- cientistas famosos, a emergirem da crueldade, rogam encarceramento na idiotia;

- políticos hábeis, que abusaram das coletividades a que deviam proteção e defesa, suplicam inibições cerebrais que os recolham a precioso ostracismo;

- administradores dos bens públicos que não hesitaram em esvaziar os cofres do povo, a favor da economia particular, solicitam raciocínio obtuso que lhes entrave a sagacidade para o furto aparentemente legal;

- criminosos que brandiram armas contra os semelhantes requisitam braços mutilados, assinando aflitivas sentenças contra si mesmos;

- suicidas que menosprezaram as concessões do Senhor, atendendo a deploráveis caprichos, recorrem a organismos quebrados ou violentados no berço, para repararem as faltas cometidas contra si mesmos;

- tribunos da desordem pedem os embaraços da gaguez;

- artistas que se aviltaram, arrastando emoções alheias às monstruosidades da sombra, invocam a internação na cegueira física;

- caluniadores eminentes, que não vacilaram no insulto ao próximo, requerem o martírio silencioso dos surdos-mudos;

- desportistas eméritos e bailarinos de prol, que envileceram os dons recebidos da natureza, exoram nervos doentes e glândulas deficitárias que os segreguem a distância de novas quedas morais;

- traidores que expuseram corações respeitáveis, no pelourinho da injúria, demandam a própria detenção no catre dos paralíticos;

- mulheres que desertaram da excelsa missão feminina, a se prostituírem na preguiça e na delinquência, solicitam moléstias ocultas que lhes impeçam a expansão do sentimento enfermiço, e expoentes da beleza e da graça que corromperam a perfeição corpórea, convertendo-a em motivo para transgressões lamentáveis, requestam longos estágios em quadros penfigosos que lhes desfigurem a forma, de modo a expiarem nas chagas da presença inquietante as culpas ominosas que lhes agoniam os pensamentos...

Ajudai-vos, assim, buscando no auxilio constante aos outros o pagamento facilitado das dívidas do pretérito, porquanto, amanhã, sereis na espiritualidade as consciências que hoje somos, abertas à fiscalização da Verdade, com a obrigação de conhecer em nós mesmos a ulceração da treva e a carência da luz. 

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

800px-Hunchback_of_Notre_Dame

O Corcunda de Notre Dame, e Esmeralda, personagens da obra de Victor Hugo, em cena do filme de 1923.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Quasimodo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/29-10-2019_arquivos/image013.jpg

São Paulo curando o aleijado de Listra. Óleo sobre tela por Karel Dujardin

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DUJARDIN_Karel_St_Paul_Healing_the_Cripple_at_Lystra.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/16-12-2017_arquivos/image079.jpg

Cristo curando o paralítico de Betesda. Óleo sobre tela por Bartolomé Esteban Murillo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Curacin_del_paraltico_Murillo_1670.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/04-11-2013_arquivos/image004.jpg

Jesus e a cura da mulher hemorrágica. Catacumba de Marcelino e Pedro. Roma, Itália

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Healing_of_a_bleeding_women_Marcellinus-Peter-Catacomb.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/22-10-2019_arquivos/image012.jpg

A menina cega. Óleo sobre tela de Jhon Everett Millais

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Millais-Blind_Girl.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]