Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/30-08-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

28-08-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/28-08-2021.htm

27-08-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/27-08-2021.htm

26-08-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/26-08-2021.htm  

25-08-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/25-08-2021.htm  

24-08-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/24-08-2021.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 12 - 1869

 

 

 

image016 (1)

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site FEBNET)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/47/Stimmer_Jan_Hus.jpg

Jan Hus

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

 

Jan Hus , nascido Jan Husinec ( / h ʊ s / ; [1] Checa: [janeiro ɦus] ouvir )Sobre este som ; . C  1369 - 06 de julho de 1415), [2] às vezes anglicizado como John Hus ou John Huss , e referiu em textos históricos como Iohannes Hus ou Johannes Huss , foi um teólogo e filósofo tcheco que se tornou reformador de igrejas e inspirador do hussitismo , um predecessor essencial do protestantismoe uma figura seminal na Reforma Boêmia . Depois de John Wycliffe , o teórico da reforma eclesiástica, Hus é considerado o segundo reformador de igreja, como ele viveu antes de Lutero , Calvino e Zwingli . Seus ensinamentos tiveram forte influência sobre os estados da Europa Ocidental, mais imediatamente na aprovação de uma denominação religiosa boêmia reformada e, mais de um século depois, em Martin Luther . [3] Hus era um mestre, reitor e reitor [4] na Universidade Charles , em Praga .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

 

Pregação de Jan Hus, iluminação de um manuscrito tcheco, 1490.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

Jan Hus at the Council of Constance. 19th-century painting by Karl Friedrich Lessing

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/13-11-2019_arquivos/image019.jpg

Preparação da execução de Jan Hus.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

 

Jan Hus ou João Huss (Husinec1369 — Constança6 de julho de 1415) foi um pensador e reformador religioso[1]. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. O seus seguidores ficam conhecidos como os Hussitas. Ele foi executado em 1415 - foi queimado vivo e morreu cantando um cântico [cântico de Davi" Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim] Um precursor do movimento protestante (ver: Reforma Protestante), a sua extensa obra escrita concedeu-lhe um importante papel na história literária checa. Também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua checa por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, a Praça da Cidade Velha, em checo Staroměstské náměstí.

Na sua morte profetizou: “ podem matar o ganso, mas daqui a 100 anos Deus suscitará um cisne que não poderão queimar. (Isso foi 102 anos antes de Martinho Lutero apregoar na igreja de Wittenberg as 95 teses, que deu início a Grande Reforma Protestante.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

 

Retrato de e Jean Huss, de corpo inteiro, segurando um livro na mão e movendo-se para a esquerda, ao fundo à direita sua tortura: [imprimir]. BNF Gallica.

Imagem copiada de https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8400147t#

The monument in Konstanz, where reformer Jan Hus was executed (1862). Imagem/autor: Gortyna.

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

Estátua de Jan Hus e Igreja Tyn, Praça da Cidade Velha, Praga, República Tcheca. Imagem/autor: Jorge Royan

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Hus_Statue_and_Tyn_Church,_Old_Town_Square,_Prague_-_8190.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/08-12-2019_arquivos/image008.jpg

Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Lembrando Allan Kardec

 

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina Escola. Lição nº 05. Página 29.

Mensagem recebida em 22.09.1942. Lida aos 03.10.1942, durante a 3ª Concentração Espírita de São Paulo, no Ginásio do Pacaembu.

 

Depois de se dirigir aos numerosos missionários da Ciência e da Filosofia, destinados à renovação do pensamento do mundo no século XIX, o Mestre aproximou-se do abnegado João Huss e falou, generosamente:

- Não serás portador de invenções novas, não te deterás no problema de comodidade material à civilização, nem receberás a mordomia do dinheiro ou da autoridade temporal, mas deponho-te nas mãos a tarefa sublime de levantar corações e consciências.

A assembléia de orientadores das atividades terrestres estava comovida. E ao passo que o antigo campeão da verdade e do bem se sentia alarmado de santas comoções, Jesus continuava.

- Preparam-se os círculos da vida planetária a grandes transformações nos domínios do pensamento. Imenso número de trabalhadores no mundo, desprezando o sentido evolucionário da vida, crê na revolução e nos seus princípios destruidores, organizando-lhe movimentos homicidas. Em breve, não obstante nossa assistência desvelada, que neutralizará os desastres maiores, a miséria e o morticínio se levantarão no seio de coletividades invigilantes. A tirania campeará na Terra, em nome da liberdade, cabeças rolarão nas praças públicas em nome da paz, como se o direito e a independência fossem frutos da opressão e da morte. Alguns condutores do pensamento, desvairados de personalismo destruidor, convertem a época de transição do orbe em turbilhão revolucionário, envenenando o espírito dos povos. O sacerdócio organizado em bases econômicas não pode impedir catástrofe. A Filosofia e a Ciência intoxicaram as próprias fontes de ação e conhecimento!...

É indispensável estabelecer providências que amparem a fé, preservando os tesouros religiosos da criatura. Confio-te a sublime tarefa de reacender as lâmpadas da esperança no coração da humanidade.

O Evangelho do Amor permanece eclipsado no jogo de ambições desmedidas dos homens viciosos!...

Vai, meu amigo. Abrirás novos caminhos à sagrada aspiração das almas, descerrando a pesada cortina de sombras que vem absorvendo a mente humana. Na restauração da verdade, no entanto, não esperes os louros do mundo, nem a compreensão de teus contemporâneos.

Meus enviados não nascem na Terra para serem servidos, mas por atenderem às necessidades das criaturas. Não recebem palmas e homenagens, facilidades e vantagens terrestres, contudo, minha paz os fortalece e levanta-os, cada dia... Muitas vezes, não conhecem senão a dificuldade, o obstáculo, o infortúnio, e não encontram outro refúgio além do deserto. É preciso, porém, erigir o santuário da fé e caminhar sem repouso, apesar de perseguições, pedradas, cruzes e lágrimas!...

Ante a emoção dos trabalhadores do progresso cultural do orbe terrestre, o abnegado João Huss recebeu, a elevada missão que lhe era conferida, revelando a nobreza do servo fiel, entre júbilos de reconhecimento.

Daí a algum tempo, no albor do século XIX, nascia Allan Kardec em Lyon, por trazer a divina mensagem.

Espírito devotado, jamais olvidou o compromisso sublime. Não encontrou escolas de preparação espiritual, mas nunca menosprezou o manancial de recursos que trazia em si mesmo. E, como se quisera demonstrar que as fontes do profetismo devem manar de todas as regiões da vida para sustentáculo e iluminação do espírito eterno, embora no quadro dos grandes homens do pensamento, estimou desferir os primeiros vôos de sua missão divina na zona comum onde permanece a generalidade das criaturas.

Consoante a previsão do Cristo, a Revolução Francesa preparara com sangue o império das guerras napoleônicas.

Enquanto os operários da cultura moderna lançavam novas bases ao edifício do progresso mundial, o grande missionário, sem qualquer preocupação de recompensa ou exibicionismo, dá cumprimento à tarefa sublime.

E foi assim que o século XIX, que recebeu a navegação a vapor, a locomotiva, a eletrotipia, o telégrafo, o telefone, a fotografia, o cabo submarino, a anestesia, a turbina a vapor, o fonógrafo, a máquina de escrever, a luz elétrica, o sismógrafo, a linotipo, o radium, o cinematógrafo e o automóvel, tornou-se receptor da Divina Luz da Revivescência do Evangelho.

O discípulo dedicado rasgou os horizontes estreitos do ceticismo e o plano invisível encontrou novo canal a fim de projetar-se no mundo, atenuando-lhe as sombras densas e renovando as bases da fé.

Alguns dos companheiros de luta espiritual, embora em seguida às hostilidades do meio, recebiam aplausos do mundo e proteção de governos prestigiosos, mas emissário de Jesus, no deserto das grandes cidades, trabalhava em silêncio, suportando calúnias e zombarias, vencendo dificuldades e incompreensões.

Ao fim da laboriosa tarefa, o trabalhador fiel triunfara.

Em breve, a Doutrina Consoladora dos Espíritos iluminava corações e consciências, nos mais diversos pontos do globo.

É que Allan Kardec, se viera dos círculos mais elevados dos processos educativos do mundo, não esquecera a necessidade de sabedoria espiritual.

Discípulo eminente de professores consagrados, como Pestalozzi, não esqueceu a ascendência do Cristo.

Trabalhador no serviço da redenção, compreendeu que não viera à Terra por atender a caprichos individuais e sim aos poderes superiores da vida.

Sua exemplificação é um programa e um símbolo.

Conquistando a auréola dos missionários vitoriosos, não se incorporou à galeria dos grandes do mundo, por que apenas indicasse o caminho salvador à humanidade terrestre.

Allan Kardec não somente pregou a doutrina consoladora; viveu-a.

Não foi um simples codificador de princípios, mas um fiel servidor de Jesus e dos homens.

 

 

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/47/Stimmer_Jan_Hus.jpg

Jan Hus

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

 

Jan Hus , nascido Jan Husinec ( / h ʊ s / ; [1] Checa: [janeiro ɦus] ouvir )Sobre este som ; . C  1369 - 06 de julho de 1415), [2] às vezes anglicizado como John Hus ou John Huss , e referiu em textos históricos como Iohannes Hus ou Johannes Huss , foi um teólogo e filósofo tcheco que se tornou reformador de igrejas e inspirador do hussitismo , um predecessor essencial do protestantismoe uma figura seminal na Reforma Boêmia . Depois de John Wycliffe , o teórico da reforma eclesiástica, Hus é considerado o segundo reformador de igreja, como ele viveu antes de Lutero , Calvino e Zwingli . Seus ensinamentos tiveram forte influência sobre os estados da Europa Ocidental, mais imediatamente na aprovação de uma denominação religiosa boêmia reformada e, mais de um século depois, em Martin Luther . [3] Hus era um mestre, reitor e reitor [4] na Universidade Charles , em Praga .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/13-02-2019_arquivos/image008.jpg

O rio Saône e a colina de Fourviére no século XVIII. Lião, França.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lyon_la_Saone_et_fourviere.JPG

Em Lião nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail – Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804.

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/26-06-2017_arquivos/image012.jpg

   Castelo de Yverdon-les-Bains. Suiça. Local onde funcionou o instituto de Pestalozzi onde Allan Kardec estudou.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Yverdon-les-Bains_Castle.jpg


 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/26-06-2019_arquivos/image015.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela por Nair Camargo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Allan Kardec - Nasceu em Lião, França, aos 3 de outubro de 1804

 

                                                                                                                  

Bezerra: união, visão espírita sobre a “loucura” e mensagens por Chico Xavier

 

Em transmissão conjunta do Centro Espírita A Caminho da Luz e Grupo Espírita Amor e Luz, ambos do Rio de Janeiro, Antonio Cesar Perri de Carvalho abordou tema relacionado com os 190 anos de nascimento de Bezerra de Menezes (29/08/1831), focalizando os momentos em que foi presidente da FEB, seus ideais de união, seu marcante livro “A Loucura sob novo prisma”, e históricas mensagens espirituais em psicografias de Chico Xavier. O evento da noite do dia 27 de agosto foi coordenado por Marcos da Silva Fonseca e Gerson Oliveira.

No final de semana dessa efeméride, Perri também abordou virtualmente tema sobre Bezerra de Menezes para Centro Espírita de Vila Madalena (São Paulo) e para o Mês Espírita de Ourinhos (SP).

Link para acesso:

https://www.youtube.com/watch?v=9SVUVHNbzOE

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Live com Professor Cesar Reis

AKSCenter  NY- EUA

Convidado especial Professor Cesar Reis, com mais de 5 décadas de experiências em trabalhos no Movimento Espírita nos brindará com importante tema para nossa reflexão.

Junte se a nós através do nosso site onde voce encontrará o link do YouTube para a palestra no horário indicado no cartaz. Click: WWW.AKSCenterNY.com

 

Visite nossa página: Cursos, Livraria Online e a 

Programação de domingos 12 PM e terças-feiras 8PM. Click:

www.akscenterny.com

Se não desejar nossos e-mail por favor escreva REMOVER 

 

 

(Recebido em email de AKSCenter-NY [[email protected]])

 

 

Cinema em casa

Clara e Francisco

Caso opte, neste fim de semana, pela permanência em casa, então, como laser,  sugerimos assistir ao filme abaixo na sessão:

 

 

Cinema em casa

 

 

Filme: Clara e Francisco  

 

Parte 1

https://youtu.be/1bCKpZbQ45w

 

Parte 2

https://youtu.be/77RulHUBYnI

 

 

Sinopse:

 

Este filme é uma superprodução que traz a história dos jovens: Francisco (Ettore Bassi), filho de um rico comerciante de tecidos, com a ambição de se tornar um fidalgo cavaleiro de Assis; Clara (Mary P. Petruolo), de linhagem nobre, prometida em casamento ao jovem Ranieri di Bernardo.

Chamados por Deus a viver a perfeição do Evangelho, Clara e Francisco trocaram o conforto da família para viver a corajosa opção de seguir Jesus na mais absoluta e total pobreza. De sua resposta generosa, teve início na igreja a grande Família Franciscana, com sua mensagem de paz e de amor, hoje espalhada no mundo inteiro.

Clara e Francisco é um filme de grande valor pela veracidade histórica, originalidade e beleza das imagens e perfeição com que foi realizado.

     Diretor: Fabrizio Costa

     Elenco: Ettori Basso, Mary P. Petruolo, Gabriele Cirilli (illuminato)

     Ano/país de origem: 2007 / Itália

 

 

(Informação recebido em email de Mauricio Contier [[email protected]])

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site Feparana – Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

 

ACESSE:

www.feparana.com.br

 

 

 

 

 

Site da Federação Espírita do Estado da Bahia

Salvador

 

Acesse:

https://www.feeb.org.br/

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael irá comemorar 80 anos no dia 3 de outubro

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Jornal Folha Espírita Francisco Caixeta. Araxá, MG

Acesse no link

 

Clique aqui:]

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol99.pdf 

 

 

Olá!

Segue a edição 99 da Folha Espírita Francisco Caixeta.

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

O sentido da vida

As leis morais da vida

Respeitemos a vida

Desapego

e muito mais...

 

Para ver as edições anteriores, acesse o site.

 

 

Deus nos abençoe!

Grupo editorial

www.espiritacaixeta.org.br

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

5a semana de Agosto de 2021

 

 

Bezerra de Menezes – homem de bem; Chamamento aos cansados e oprimidos; Do “Pinga-Fogo” com Chico Xavier até a reprodução assistida e Bioética; “Nosso Lar” focaliza obras de Kardec; 10 anos do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, de Brasília; Livros de Perri focalizados na Feira de Rio Preto; Feira do Livro completa 50 anos de realização; Falsos Cristos e falsos profetas; Justiça superior aos fariseus; Conceito de Espírito da Verdade para centro da Suíça; Escolha do nome “O Evangelho segundo o Espiritismo”; Pelos caminhos da vida para Centro do Rio de Janeiro; Rogar

 

Artigos – Bezerra de Menezes – homem de bem:

http://grupochicoxavier.com.br/bezerra-de-menezes-homem-de-bem/

 

Notícias:

- Chamamento aos cansados e oprimidos:

http://grupochicoxavier.com.br/chamamento-aos-cansados-e-oprimidos/

 

- Do “Pinga-Fogo” com Chico Xavier até a reprodução assistida e Bioética:

http://grupochicoxavier.com.br/do-pinga-fogo-com-chico-xavier-ate-a-reproducao-assistida-e-bioetica/

 

Vídeos:

- “Nosso Lar” focaliza obras de Kardec:

http://grupochicoxavier.com.br/nosso-lar-focaliza-obras-de-kardec/

 

- 10 anos do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, de Brasília:

http://grupochicoxavier.com.br/10-anos-do-instituto-espirita-bezerra-de-menezes-de-brasilia/

 

- Livros de Perri focalizados na Feira de Rio Preto:

http://grupochicoxavier.com.br/livros-de-perri-focalizados-na-feira-de-rio-preto/

 

- Feira do Livro completa 50 anos de realização:

http://grupochicoxavier.com.br/feira-do-livro-completa-50-anos-de-realizacao/

 

Estudo do Evangelho:

- Falsos Cristos e falsos profetas:

http://grupochicoxavier.com.br/falsos-cristos-e-falsos-profetas/

 

- Justiça superior aos fariseus:

http://grupochicoxavier.com.br/justica-superior-aos-fariseus/

 

- Conceito de Espírito da Verdade para centro da Suíça:

http://grupochicoxavier.com.br/conceito-de-espirito-da-verdade-para-centro-da-suica/

 

- Escolha do nome “O Evangelho segundo o Espiritismo”:

http://grupochicoxavier.com.br/a-escolha-do-nome-o-evangelho-segundo-o-espiritismo/

 

Bibliografia –  Pelos caminhos da vida para Centro do Rio de Janeiro:

http://grupochicoxavier.com.br/pelos-caminhos-da-vida-para-centro-do-rio-de-janeiro/

 

Mensagem – Rogar:

http://grupochicoxavier.com.br/rogar/

 

o0o

“Quem sabe o que deve fazer, e não faz, deserta dos deveres que lhe competem, caindo em omissão lamentável, e, se atrapalhar quem procura fazer, certamente responderá com dobradas obrigações pelo que não fizer” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Palavras de vida eterna. Cap. 99. Uberaba: CEC).

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri  Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

 

Clique aqui:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

Quando a vontade é servir

 

A palestra girava em torno da ação da vontade. A palestrante assinalava queentre o querer e o fazerdevemos anexar o fermento da vontade para a concretização do que se deseja.

Falou de tantos projetos e sonhos que surgem nas mentes criativas, que poderiam melhorar este nosso mundo se a vontade se fizesse presente.

Relatou exemplos de feitos na comunidadeque haviam apresentado resultados maravilhosos.

Falou da costureira que tinha vontade de ver trabalhos coloridos ecedendo seus retalhos de tecidoreuniu as mulheres da vizinhança para ensiná-las a fazer belas artes coloridas.

Cada casa ficou mais alegre com as cores balançando nas cortinas das janelas, no tapete de entrada, na toalha de mesa e até na colcha bem tecida.

Falou da horta comunitária, que se concretizou, graças à ação conjunta de braços ociosos quealiando a vontade e o esforçoabastecia os lares e ainda rendia dinheiro com a venda dos produtos excedentes.

A fala precisa acionou nossa memória e lembramos de um amigo que, aos oitenta anos de idade, acalentava um sonho.

Ele sabia trabalhar a madeira com muita técnica, confeccionando brinquedos de toda sorte.

Morava em uma vilana qual a droga invadia as moradias e lhes roubava os garotos ingênuos.

Dizia o velho Inácio que tinha uma grande vontade de cuidar daqueles meninosmostrando-lhes outros caminhos.

Poderia, talvez, lhes ofertar a sua arte, ensinar-lhes o ofício de trabalhar a madeira, criando beleza.

Faltavam-lhe, no entanto, as condições para adquirir os materiais, as ferramentas.

Mas, confidenciando a um amigo o seu projeto, teve a sua vontade unida à daquele ouvinte atento.

se uniram as vontades de ambos.

Foi o amigo quem, depois de alguns dias, estacionou sua caminhonete no terreno da moradia de Inácio e entregou retalhos variados de madeira em grande quantidade.

Trouxe também ferramentas diversas, tintas, pincéis, pregos, dobradiçasTudo o que seria necessário para que o anseio do amigo se tornasse realidade.

Inácio chamou um primeiro garoto, seu vizinho. Disse que iria construir brinquedos e lhe perguntou se gostaria de ajudar e aprender com ele.

Em breve tempo, o espaço da casa e do terreno, transformado em oficina, se fizera pequeno para abrigar tantos interessados.

E daquelas mãos orientadas surgiram carrinhos, casinhas, balanços, cadeirinhas, mesinhas, bancos e tantos outros brinquedos caprichados.

Com o dinheiro das vendas, mais materiais, mais ideias, mais realidades.

Um sonho, um projeto, uma vontade de fazer algo útil que se tornou realidade.

*   *   *

Se reconhecermos que nossa vontade não se faz suficiente para o que almejamos, devemos ser humildes para buscar a ajuda de terceiros, compartilhando os anseios.

Poderemos nos surpreender com quantos desejam realizar algo útil, como nós mesmos.

Às vezes, a pessoa ou pessoas dispõem dos recursos, bastando apenas que ideias lhes sejam apresentadas.

Nesse sentido, como em tantos outros, a união é a grande força.

Pensemos a respeito.

Que grande diferença haveria se toda boa vontade se tornasse realidade!

Redação do Momento Espírita.
Em 28.8.2021.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Lavrador funciona. O professor trabalha. Crianças trabalham. O trabalho é uma boa.

Poster soviético antigo. Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/File:%E2%80%98Ploughman_works._Teacher_works._Children_work._%E2%80%93_Labour_is_a_good_cause%E2%80%99.jpg

 

 

 

 

 

Carpintaria de Freie Schulgemeinde (= Comunidade Escolar Livre) em Wickersdorf perto de Saalfeld na Floresta da Turíngia. Por volta de 1920. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fsg_wickersdorf_tischlerei.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/25-12-2017_arquivos/image019.jpg

Jesus em casa com a família. Óleo sobre tela de Sir John Everett Millais. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sir_John_Everett_Millais_002.jpg

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

O Sermão da Montanha.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Matthew_5:25

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/28-06-2018_arquivos/image045.jpg

Marco Aurélio demonstra sua clemência para com os bárbaros.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Marco_aurelio_e_barbaros_-_museus_capitolinos.jpg

O Imperador Marco Aurélio (161-180 dC) mostra sua clemência contra os vencidos após seu sucesso contra as tribos germânicas. Baixo-relevo do Arco de Marco Aurélio, Roma, agora no Museu Capitolino em Roma..

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/28-06-2018_arquivos/image046.jpg

Jantar na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela por  Moretto da Brescia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_in_casa_di_Simone_in_fariseo_(Moretto).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/08-01-2019_arquivos/image042.jpg

Escultura: “Simbolo de Paz”. Autor: José Cruañes. Rosário, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Frederico Pereira da Silva Júnior

Fred jr

https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/ultimas-noticias-noticias/102-anos-de-desencarnacao-de-frederico-jr/

 

O grande e extraordinário médium Frederico Pereira da Silva Júnior nasceu no ano de 1858. Mas não conhecemos nem a data de seu nascimento nem o nome de sua cidade de origem, Todavia, foram tantos e tão belos os serviços prestados por esse médium notável à causa do Espiritismo, no Brasil, que o incluímos nestas Efemérides, em função da data de sua desencarnação, em 30 de agosto de 1914.  Frederico Júnior foi responsável pela conversão ao Espiritismo de um sem-número de companheiros de reputação cristã ilibada e formação cultural das mais distintas como, por exemplo, o Dr. Antônio Luiz Sayão. Foi da mediunidade ímpar de Frederico Júnior que a FEB colheu da seara de luz do Mundo Maior e publicou “Jesus Perante a Cristandade”, em 1898; “De Jesus para as Crianças”, em 1901; e “Do Calvário ao Apocalipse”, em 1907, da autoria espiritual de Bittencourt Sampaio.  Para melhor conhecimento da vida, dos hábitos cristãos e do valor desse médium admirável que foi Frederico Pereira da Silva Júnior, sugerimos ao nobre leitor consultar a obra de Zêus Wantuil “Grandes Espíritas do Brasil”, editada pela FEB.  (Fonte: Wantuil, Zêus, Grandes Espíritas do Brasil.)

 

 

(Texto copiadio de https://www.febeditora.com.br/autores/frederico-pereira-da-silva-junior/)

 

 

Frederico Pereira da Silva Júnior

Fred jr

https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/ultimas-noticias-noticias/102-anos-de-desencarnacao-de-frederico-jr/

 

O médium da primeira hora do Espiritismo no Brasil Paulo de Tarso Rocha e Ricardo Silva Há 100 anos, no dia 30 de agosto de 1914, no Rio de Janeiro, retornava ao plano espiritual Frederico Pereira da Silva Júnior, dedicado trabalhador da Federação Espírita Brasileira e valoroso médium, por meio do qual foram transmitidas importantes mensagens psicofônicas e psicográficas que muito auxiliaram os trabalhadores da Casa de Ismael naquela delicada fase inicial da implantação do Espiritismo no Brasil. Pedro Richard, notável servidor da Casa-Mãe do Espiritismo e amigo de Frederico Júnior durante 32 anos, em artigos publicados em Reformador nos anos de 1914 e 1916,1 afirma que a vida desse médium “foi muito mais acidentada e grandiosa do que a de Madame D’Esperance, contada por ela própria em seu livro No país das sombras”. Frederico Pereira da Silva Júnior nasceu em 1857, no Rio de Janeiro, e cresceu em meio a humildes operários, resistindo às tentações da vida boêmia, tão comuns àquela época. De personalidade dócil, era considerado um homem bom, querido por seus amigos e colegas de trabalho, sempre disposto a auxiliar. Estudou pouco e teve escassa formação cultural, mas possuía grande inteligência e, profissionalmente, trabalhou como servidor público da Repartição Geral dos Correios. Casou-se, ficou viúvo e tornou a consorciar-se. Teve filhos nos dois casamentos. Seu primeiro contato mais direto com o Espiritismo ocorreu em 1878, quando tinha 21 anos e resolveu visitar a Sociedade Espírita “Deus, Cristo e Caridade”, a convite de seu padrinho, na esperança de obter informações de uma pessoa querida. Uma vez lá, Frederico Júnior foi envolvido espiritualmente e atuou na reunião por meio da psicofonia sonambúlica, uma de suas várias especialidades mediúnicas, entre as quais também se incluíam a clarividência, a clariaudiência, a psicografia, os efeitos físicos e a mediunidade de cura. Após o despertar de suas faculdades psíquicas, atuou de 1878 a 1880 na Sociedade Espírita “Deus, Cristo e Caridade”, e, de 1880 a 1882, na Sociedade Espírita Fraternidade, mas exerceu a maior parte do seu mandato mediúnico no conhecido Grupo Ismael, da Federação Espírita Brasileira, no qual totalizou 34 anos de atividades ininterruptas, até sua desencarnação. Na Casa Máter do Espiritismo, conviveu estreitamente com os valorosos trabalhadores da primeira hora da implantação do Cristianismo Redivivo no Brasil, quais sejam, Bezerra de Menezes, Antônio Luiz Sayão, Francisco Leite de Bittencourt Sampaio e Pedro Richard, entre outros. Bezerra de Menezes, pela mediunidade preciosa de Yvonne Pereira, no livro A tragédia de Santa Maria,2 editado pela FEB, atesta os raros e preciosos dons psíquicos de Frederico Júnior: Por esse tempo, existia na capital do País um médium portador de peregrinas qualidades morais e vastos cabedais psíquicos, que dele faziam, sem contestação possível, um dos mais preciosos e eminentes intérpretes da Revelação Espírita no mundo inteiro, em todos os tempos. Encontrava-se ele no apogeu das suas atividades espíritas-cristãs, pois desde doze anos antes abrira aos ósculos da intervenção espiritual sua organização mediúnica, transmitindo do Invisível para o mundo objetivo caudais de luzes e bênçãos, de bálsamos e ensinamentos para quantos dele se aproximassem sequiosos de conhecimentos e refrigérios para as asperidades da existência. Chamava-se ele — Frederico Pereira da Silva Júnior, amplamente relacionado e mais conhecido com a singela abreviatura de — Frederico Júnior. Tão nobre obreiro da Seara Cristã repartia-se em múltiplas modalidades de serviços mediúnicos, dedicado e fraterno até à admiração, porquanto seus dons psíquicos, variados e seguros, obtinham também, do Além-túmulo, as mais lúcidas revelações, relatando para os interessados empolgantes realidades espirituais.2 As sinceras observações de Bezerra de Menezes decorreram da grande convivência que teve, quando encarnado, com Frederico Júnior, por meio do qual recebeu várias orientações espirituais de Ismael, de Celina, a emissária de Maria de Nazaré, e de outros Espíritos atuantes na implantação do Espiritismo no Brasil, entre eles Santo Agostinho. A estreita afinidade entre Bezerra de Menezes e Frederico Júnior facilitou, inclusive, que o inesquecível presidente da Federação Espírita Brasileira, 24 horas depois da sua desencarnação, utilizasse o referido medianeiro para, em reunião do Grupo Ismael, trazer suas impressões do retorno ao plano espiritual, consolando e incentivando os companheiros encarnados:3 Na noite de 12 de abril de 1900 às sete horas, houve a habitual sessão na Federação Espírita Brasileira. Então todos os que dela participavam ouviram, pela maravilhosa mediunidade sonambúlica de Frederico Pereira da Silva Júnior, a palavra querida do Espírito do nosso Bezerra de Menezes. Sua mensagem foi longa, e nela mais de uma vez, humildemente, agradeceu a Deus, a Jesus e à Virgem Santíssima as bênçãos divinas que misericordiosamente recebia na pátria espiritual, pois se considerava ainda muito pecador e, portanto, indigno desse sagrado amor de Jesus!3 Importante, ressaltar, nesta oportunidade, fato pouco conhecido pelos espíritas atuais: entre as várias comunicações de Allan Kardec, ditadas por meio da mediunidade segura de Frederico Júnior, há específica orientação aos trabalhadores do Movimento Espírita brasileiro, cuja relevância é reconhecida na obra Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho.4 Imprescindível ressaltar o trecho dessa obra, de autoria do Espírito Humberto de Campos, que focaliza o esforço de Ismael, o Anjo Guardião do Brasil, na unificação dos espíritas brasileiros: O abnegado mensageiro do Mestre, começando o movimento de organização nos primeiros dias de 1889, preparara o ambiente necessário para que todos os companheiros do Rio ouvissem a palavra póstuma de Allan Kardec, que, por meio do médium Frederico Júnior, forneceu as suas instruções aos espiritistas da capital brasileira, exortando-os ao estudo, à caridade e à unificação. Bezerra de Menezes, que já militava ativamente nos labores doutrinários, recebeu a palavra do Alto com a alma fremente de júbilo e de esperança, e considerou, no campo de suas meditações e de suas preces, a necessidade de se reunir a família espiritista brasileira sob o lábaro bendito de Ismael, a fim de que o mundo conhecesse o Cristianismo restaurado. […]4 Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, notável trabalhador da Casa de Ismael e Espírito de elevada hierarquia, valeu-se de Frederico Júnior para, do Além, transmitir as belíssimas obras Jesus perante a cristandade, Do calvário ao apocalipse e De Jesus para as crianças, entre outras. Pedro Richard, nas páginas de Reformador dedicadas à biografia de Frederico Júnior, afirma que muitas e intensas foram as lutas enfrentadas por esse dedicado médium e trabalhador, “verdadeiro soldado de Jesus”, nas palavras do biógrafo. Este dedicado servidor da Casa de Ismael enfrentou grandes desafios com os quais defrontam os médiuns que se dedicam integralmente ao mandato mediúnico. Pode-se destacar, entre seus vários testemunhos pessoais, a resistência hercúlea às ideias suicidas que lhe assaltavam constantemente a mente. Todavia, em meio às severas provas que sofreu, Frederico Júnior contou sempre com o apoio inquestionável dos emissários do Plano Maior a lhe confortarem o coração sensível, seja por intermédio dos amigos incansáveis que o amparavam, como Pedro Richard e Bezerra de Menezes, seja pelas atividades caritativas em que sua alma se fortalecia ao amparar o próximo. Sua desencarnação é tocante. Em 30 de agosto de 1914, Frederico Júnior, que lutava há tempos contra a tuberculose, possuidor de fé inquebrantável, reúne os familiares e profere sentida prece dedicada a Maria de Nazaré. Ao terminar a oração, retorna ao plano espiritual, de forma serena. Ouçamos Pedro Richard:1 Após dolorosa enfermidade, Frederico Júnior, sem uma queixa e achando que justo era seu sofrimento, desencarnou. Deixou fotografado no éter um belo quadro que traduz bem a grandeza de seu espírito e a pureza de sua crença. Quero me referir ao que passou nos seus últimos momentos: Reunindo a família, ora ele próprio uma Ave Maria, e ao terminar a sublime prece, seus lábios emudecem; cerram-se as pálpebras e seu espírito ala-se aos páramos celestes. É assim que desencarnam os filhos de Maria.1 Como sói acontecer com os incansáveis trabalhadores de Jesus, Frederico Júnior prossegue, do Plano Maior, em amplas atividades ligadas à difusão do Cristianismo Redivivo, conforme se pode conferir no relato constante do livro Voltei, assinado pelo Espírito Irmão Jacob, editado pela FEB, no subcapítulo Assembleia de fraternidade.5 Em julho de 2011, na comemoração dos “150 de O livro dos médiuns”, realizada na Sede Histórica da FEB, na Avenida Passos, o médium Divaldo Franco relata a presença deste valoroso amigo espiritual junto a vários outros companheiros da seara. Sigamos seu exemplo de persistência, dedicação e amor, horando o lema de Ismael: “Deus, Cristo e Caridade”. REFERÊNCIAS: 1 - RICHARD, Pedro. Frederico Pereira a Silva Júnior. Reformador, ano 32, n. 18, p. 299 a 302, 16 set. 1914; n. 19, p. 318 a 320, 1º out. 1914. Ver também RICHARD, Pedro. As revelações são sucessivas e gradativas – pt. I, II, III e IV, Reformador, ano 34, n. 21, 22, 23 e 24, p. 348 a 350, 365 a 368, 380 a 383, 395 a 397, nov. dez. 1916; pt. V e VI, ano 35, n. 1 e 3, p. 24-25, 40 a 42, jan.-fev. 1917, respectivamente. 2 - PEREIRA, Yvonne A. A tragédia de Santa Maria. Pelo Espírito Bezerra de Menezes. 13. ed. 4. Reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011. pt. 4, cap. Quando o céu se revela…, p. 247-248. 3 - SOARES, Sylvio B. Vida e obra de Bezerra de Menezes. 13. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. p. 117. 4 - XAVIER, Francisco C. Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho. Pelo Espírito Emmanuel. 34. ed. 4. imp. Brasília: FEB, 2014. cap. 28, p. 171- 172. 5 - Voltei. Pelo Espírito Irmão Jacob. 28. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2013. p. 174. Reformador – Agosto de 2014

 

 

Amor Infinito

De novo

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]