Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

            https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/09-12-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/08-12-2021.htm

07-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/07-12-2021.htm

06-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/06-12-2021.htm

04-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/04-12-2021.htm

03-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/03-12-2021.htm

 

 

               

O companheiro

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 20. Página 55.

 

“Não devias tu igualmente ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti”? Jesus. (Mateus, 18: 33.)

 

Em qualquer parte, não pode o homem agir, isoladamente, em se tratando da obra de Deus, que se aperfeiçoa em todos os lugares.

O Pai estabeleceu a cooperação como princípio dos mais nobres, no centro das Leis que regem a vida.

No recanto mais humilde, encontrarás um companheiro de esforço.

Em casa, ele pode chamar-se “pai” ou “filho”; no caminho, pode denominar-se “amigo” ou “camarada de ideal”.

No fundo, há um só Pai que é Deus e uma grande família que se compõe de irmãos.

Se o Eterno encaminhou ao teu ambiente um companheiro menos desejável, tem compaixão e ensina sempre.

Eleva os que te rodeiam.

Santifica os laços que Jesus promoveu a bem de tua alma e de todos os que te cercam.

Se a tarefa apresenta obstáculos, lembra-te das inúmeras vezes em que o Cristo já aplicou misericórdia ao teu espírito.

Isso atenua as sombras do coração.

Observa em cada companheiro de luta ou do dia uma bênção e uma oportunidade de atender ao programa divino, acerca de tua existência.

Há dificuldades e percalços, incompreensões e desentendimentos?...

Usa a misericórdia que Jesus já usou contigo, dando-te nova ocasião de santificar e de aprender.

  (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)  

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Honoré Daumier

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Honor%C3%A9_Daumier_(1808-1879)_-_The_Good_Samaritan_-_35.215_-_Burrell_Collection.jpg

Sermão da Montanha. Pintura de Henrik Olrik

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sankt_Matthaeus_Kirke_Copenhagen_altarpiece_detail1.jpg

 

 

Jesus e o precursor

 

Livro Boa Nova, pelo espírito Humberto de Campos/Irmão X

Psicografia Francisco Cândido Xavier

FEB

 

 

boaNova

Após a famosa apresentação de Jesus aos doutores do Templo de Jerusalém, Maria recebeu a visita de Isabel e de seu filho, em sua casinha pobre de Nazaré. Depois das saudações habituais, do desdobramento dos assuntos familiares, as duas primas entraram a falar de ambas as crianças, cujo nascimento fora antecipado por acontecimentos singulares e cercado de estranhas circunstâncias.

Enquanto o patriarca José atendia às últimas necessidades diárias de sua oficina humilde, entretinham-se as duas em curiosa palestra, trocando carinhosamente as mais ternas confidências maternais.

O que me espanta – dizia Isabel com caricioso sorriso –  é o temperamento de João, dado às mais fundas meditações, apesar da sua pouca idade. Não raro, procuro-o inutilmente em casa, para encontrá-lo, quase sempre, entre as figueiras bravas, ou caminhando ao longo das estradas adustas, como se a pequena fronte estivesse dominada por graves pensamentos.

Essas crianças, a meu ver – respondeu-lhe Maria, intensificando o brilho suave de seus olhos –,  trazem para a Humanidade a luz divina de um caminho novo. Meu filho também é assim, envolvendo-me o coração numa atmosfera de incessantes cuidados. Por vezes, vou encontrá-lo a sós, junto das águas, e, de outras, em conversação profunda com os viajantes que demandam a Samaria ou as aldeias mais distantes, nas adjacências do lago. Quase sempre, surpreendo-lhe a palavra caridosa que dirige às lavadeiras, aos transeuntes, aos mendigos sofredores... Fala de sua comunhão com Deus com uma eloquência que nunca encontrei nas observações dos nossos doutores e, contentemente, ando a cismar, em relação ao seu destino.

Apesar de todos os valores da crença – murmurou Isabel, convicta –, nós, as mães, temos sempre o espírito abalado por injustificáveis receios.

Como se se deixasse empolgar por amorosos temores, Maria continuou: – Ainda há alguns dias, estivemos em Jerusalém, nas comemorações costumeiras, e a facilidade de argumentação com que Jesus elucidava os problemas, que lhe eram apresentados pelos orientadores do templo, nos deixou a todos receosos e perplexos. Sua ciência não pode ser deste mundo: vem de Deus, que certamente se manifesta por seus lábios amigos de pureza. Notando-lhe as respostas, Eleazar chamou a José, em particular, e o advertiu de que o menino parece haver nascido para a perdição de muitos poderosos em Israel.

Com a prima a lhe escutar atentamente a palavra, Maria prosseguiu, de olhos úmidos, após ligeira pausa: – Ciente desse aviso, procurei Eleazar, a fim de interceder por Jesus, junto de suas valiosas relações com as autoridades do templo. Pensei na sua infância desprotegida e receio pelo seu futuro. Eleazar prometeu interessar-se pela sua sorte; todavia, de regresso a Nazaré, experimentei singular multiplicação dos meus temores. Conversei com José, mais detidamente, acerca do pequeno, preocupada com o seu preparo conveniente para a vida!... Entretanto, no dia que se seguiu às nossas íntimas confabulações, Jesus se aproximou de mim, pela manhã, e me interpelou: “Mãe, que queres tu de mim? Acaso não tenho testemunhado a minha comunhão com o Pai que está no Céu!”

Altamente surpreendida com a sua pergunta, respondi-lhe, hesitante: Tenho cuidado por ti, meu filho! Reconheço que necessitas de um preparo melhor para a vida... Mas, como se estivesse em pleno conhecimento do que se passava em meu íntimo, ponderou ele: “Mãe, toda preparação útil e generosa no mundo é preciosa; entretanto, eu já estou com Deus. Meu Pai, porém, deseja de nós toda a exemplificação que seja boa e eu escolherei, desse modo, a escola melhor”.

No mesmo dia, embora soubesse das belas promessas que os doutores do templo fizeram na sua presença a seu respeito, Jesus aproximou-se de José e lhe pediu, com humildade, o admitisse em seus trabalhos. Desde então, como se nos quisesse ensinar que a melhor escola para Deus é a do lar e a do esforço próprio – concluiu a palavra materna com singeleza —, ele aperfeiçoa as madeiras da oficina, empunha o martelo e a enxó, enchendo a casa de ânimo, com a sua doce alegria!

Isabel lhe escutava atenta a narrativa, e, depois de outras pequenas considerações materiais, ambas observaram que as primeiras sombras da noite desciam na paisagem, acinzentando o céu sem nuvens. A carpintaria já estava fechada e José buscava a serenidade do interior doméstico para o repouso.

As duas mães se entreolharam, inquietas, e perguntavam a si próprias para onde teriam ido as duas crianças.

*

Nazaré, com a sua paisagem, das mais belas de toda a Galileia, é talvez o mais formoso recanto da Palestina. Suas ruas humildes e pedregosas, suas casas pequeninas, suas lojas singulares se agrupam numa ampla concavidade em cima das montanhas, ao norte do Esdrelon. Seus horizontes são estreitos e sem interesse; contudo, os que subam um pouco além, até onde se localizam as casinholas mais elevadas, encontrarão para o olhar assombrado as mais formosas perspectivas. O céu parece alongar-se, cobrindo o conjunto maravilhoso, numa dilatação infinita.

Maria e Isabel avistaram seus filhos, lado a lado, sobre uma eminência banhada pelos derradeiros raios vespertinos. De longe, afigurou-se-lhes que os cabelos de Jesus esvoaçavam ao sopro caricioso das brisas do alto. Seu pequeno indicador mostrava a João as paisagens que se multiplicavam a distância, como um grande general que desse a conhecer as minudências dos seus planos a um soldado de confiança. Ante seus olhos surgiam as montanhas de Samaria, o cume de Magedo, as eminências de Gelboé, a figura esbelta do Tabor, onde, mais tarde, ficaria inesquecível o instante da Transfiguração, o vale do rio sagrado do Cristianismo, os cumes de Safed, o golfo de Khalfa, o elevado cenário do Pereu, num soberbo conjunto de montes e vales, ao lado das águas cristalinas.

Quem poderia saber qual a conversação solitária que se travara entre ambos?

Distanciados no tempo, devemos presumir que fosse, na Terra, a primeira combinação entre o amor e a verdade, para a conquista do mundo. Sabemos, porém, que, na manhã imediata, em partindo o precursor na carinhosa companhia de sua mãe, perguntou Isabel a Jesus, com gracioso interesse: – Não queres vir conosco? Ao que o pequeno carpinteiro de Nazaré respondeu, profeticamente, com inflexão de profunda bondade: “João partirá primeiro”.

Transcorridos alguns anos, vamos encontrar o Batista na sua gloriosa tarefa de preparação do caminho à verdade, precedendo o trabalho divino do amor, que o mundo conheceria em Jesus-Cristo.

João, de fato, partiu primeiro, a fim de executar as operações iniciais para grandiosa conquista. Vestido de peles e alimentando-se de mel selvagem, esclarecendo com energia e deixando-se degolar em testemunho à Verdade, ele precedeu a lição da misericórdia e da bondade.

O Mestre dos mestres quis colocar a figura franca e áspera do seu profeta no limiar de seus gloriosos ensinos e, por isso, encontramos em João Batista um dos mais belos de todos os símbolos imortais do Cristianismo. Salomé representa a futilidade do mundo, Herodes e sua mulher o convencionalismo político e o interesse particular. João era a verdade, e a verdade, na sua tarefa de aperfeiçoamento, dilacera e magoa, deixando-se levar aos sacrifícios extremos.

Como a dor que precede as poderosas manifestações da luz no íntimo dos corações, ela recebe o bloco de mármore bruto e lhe trabalha as asperezas para que a obra do amor surja, em sua pureza divina. João Batista foi a voz clamante do deserto. Operário da primeira hora, é ele o símbolo rude da verdade que arranca as mais fortes raízes do mundo, para que o reino de Deus prevaleça nos corações. Exprimindo a austera disciplina que antecede a espontaneidade do amor, a luta para que se desfaçam as sombras do caminho, João é o primeiro sinal do cristão ativo, em guerra com as próprias imperfeições do seu mundo interior, a fim de estabelecer em si mesmo o santuário de sua realização com o Cristo. Foi por essa razão que dele disse Jesus: “Dos nascidos de mulher, João Batista é o maior de todos”.

 

Do cap. 2 do livro Boa Nova, do Espírito de Humberto de Campos, obra psicografada pelo médium Chico Xavier.

 

(Texto copiado do site http://www.oconsolador.com.br/ano4/156/correiomediunico.html)

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image028.jpg

Quadro Sagrada Família com são João menino. Óleo sobre tela por Bartolomé Esteban Murillo.Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bartolom%C3%A9_Esteban_Perez_Murillo_-_Holy_Family_with_the_Infant_St_John_-_WGA16368.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image034.jpg

Jesus aos doze anos  encontrado entre os doutores do templo.  James Tissot

Fonte da imagem:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image029.jpg

A cidade de Nazaré com o Monte Tabor ao fundo. Nazaré, Israel. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image032.jpg

A juventude de Jesus. Aquarela por James Tissot. Imagem/fonte:

 http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Youth_of_Jesus_(Jeunesse_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image035.jpg

Vista da cidade de Nazaré, Israel, onde Jesus viveu a infância e juventude. Foto Ismael Gobbo.

DSC02592

Monte Tabor. Região da Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

DSC02593

Vista panorâmica de cima do Monte Tabor. Israel. Foto Ismael Gobbo

DSC02651

Igreja no topo do Monte Tabor em cujo interior há cenas da Transfiguração de Jesus. Israel. Foto Ismael Gobbo

DSC03184

Cena do batismo de Jesus em detalhe da porta de ingresso da Basílica da Anunciação em  Nazaré, Israel.

 Foto Ismael Gobbo

Moretto,_cristo_che_benedice_il_battista

Jesus abençoa João Batista no deserto.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Dipinti_del_Moretto#/media/File:Moretto,_cristo_che_benedice_il_battista.JPG

 Arquivo: Museu do Brooklyn - Jesus ensina o povo à beira-mar (Jésus enseigne le peuple près de la mer) - James Tissot - global.jpg

Jesus ensino ao povo à beira-mar. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Suely Caldas Schubert

(09-12-1938 / 12-05-2021)

 

Suely Caldas Schubert nasceu em Carangola, Minas Gerais, em 9 de dezembro de 1938.  Residia em Juiz de Fora, no mesmo Estado. Seus pais e avós maternos e paternos eram espíritas. A mediunidade surgiu muito cedo em sua vida, a ela se dedicando por mais de sessenta anos, especialmente no âmbito da mediunidade e da divulgação do Espiritismo.

Autora de dezoito livros, era também expositora, tendo realizado palestras e participado de seminários no Brasil e no Exterior.

Entre suas obras destacamos: Dimensões Espirituais do Centro Espírita; O Semeador de Estrelas; Obsessão/Desobsessão: Profilaxia e Terapêutica Espíritas; Os Poderes da Mente; Transtornos Mentais: uma leitura Espírita; Mentes interconectadas e a lei de atração; Nas fronteiras da Nova Era; Testemunhos de Chico Xavier e Divaldo Franco: uma vida com os Espíritos.

Seu mais recente livro, Chico Xavier e Emmanuel – dores e glórias, estava com lançamento previamente agendado e foi mantido para o dia 13 de maio, pela Federação Espírita Brasileira.

Em 1986, Suely fundou, com um grupo de companheiros, a Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, em Juiz de Fora.

Palestrante dedicada, visitava o Paraná, desde junho de 1988, quando ofereceu sua palavra em Ponta Grossa e depois em Curitiba, retornando anualmente para conferências, palestras, seminários pelo Interior e Capital.

Já se tornara praxe que ela fizesse a avant-première na semana da Conferência Estadual Espírita, com palestra matutina no Teatro da Federação Espírita do Paraná – FEP.

Em gratidão, tão logo teve notícia da sua desencarnação em 12 de maio de 2021, a FEP postou banners em seu site, Facebook, em sua página Google Meu Negócio, enviou mensagens aos seus cadastrados e produziu um vídeo para o canalFEP, externando os seus sentimentos nos seguintes termos:

Suely Caldas Schubert partiu, nesta tarde de 12 de maio de 2021. Aqui choramos a sua partida, mas guardamos a certeza de que há alegria na Espiritualidade, para a sua recepção.

Nosso sentimento é de gratidão pelo seu imenso trabalho junto ao movimento espírita, com suas palestras, seminários, livros, trazendo-nos sempre reflexões nobres e oportunas.

Guardamos a certeza de que colhe agora, ao final da jornada, os frutos dos que não se furtaram ao bom combate.

 

Sua vida foi um exemplo de trabalho, estudo e disposição ao bem.

Nós a teremos na lembrança por longo tempo. Todos os seus ensinamentos, as suas ponderações, que nos remeteram a horas de estudo, serão recordadas.

Ouviremos muitas vezes sua voz, reprisaremos a visão de sua figura gentil, na repetição das gravações que ela nos permitiu.

Felicidades, amiga. Repousa um pouco e, depois, se Deus permitir, retorna a nos orientar.
 
Muitas homenagens lhe foram tributadas e destacamos a da Leal Publisher, associada ao Grupo de Estudos No Rumo do Mundo de Regeneração, do Paraná, que reuniu em torno de quinhentos corações agradecidos na noite de sua desencarnação, em atividade on-line, plena de emoção.

Falaram na oportunidade Geraldo Campetti Sobrinho, pela Federação Espírita Brasileira; Andrea Marshall e Marcelo Netto, pela Leal Publisher, da Flórida; Jussara Korngold, pela Federação Espírita dos Estados Unidos; Luiz Henrique da Silva, pela Federação Espírita do Paraná; Gisele Risso e Laudelino Risso, presidente e segundo vice da 10ª União Regional Espírita.

Lincoln Barros de Sousa, membro do Conselho Federativo Estadual/FEP declamou um poema, de sua autoria, construído a partir dos títulos das suas obras, que foi, de imediato, disponibilizado a todos os participantes, no chat.

Nossos profundos sentimentos de gratidão por tudo que nos ofereceu e significou para o nosso Movimento Espírita, querida Suely.

 

 

(Texto copiado de http://www.feparana.com.br/topico/?topico=2720)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/26-05-2012_arquivos/image027.jpg

Suely Caldas Schubert na palestra em Sana Cruz do Sul, RS. 

Foto Jorge Moehlecke

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/26-05-2012_arquivos/image029.jpg

Suely Caldas Schubert,  aos 16 anos

Foto publicada em

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2012/05/focalizando-o-trabalhador-espirita-143.html

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/26-05-2012_arquivos/image030.jpg

Suely com os filhos, Livia, Alexandre, Erika e Adriana

Foto publicada em

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2012/05/focalizando-o-trabalhador-espirita-143.html      

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/26-05-2012_arquivos/image035.jpg

Congresso em Brasília, Divaldo Franco, Suely e

Nestor Masotti

Foto publicada em

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2012/05/focalizando-o-trabalhador-espirita-143.html     

 

 

 

LEIA

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA SUELY CALDAS SCHUBERT

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2012/05/focalizando-o-trabalhador-espirita-143.html     

 

 

 

 

 

Palestra programada para o CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade. Birigui, SP. Acesse pelo Youtube

 

 

Atividades do Núcleo de Estudos Espíritas “Casa do Caminho” (NEECC). Dezembro/2021. Biel, Suiça.

 

Boa noite,senhor Ismael!

Segue as atividades do Núcleo de Estudos Espíritas Casa do Caminho( Neecc) deste mês.

 

Link do Estudo Aprofundado Do Espiritismo 

Dia: Segunda - 06/12/2021 

Facilitadora: Fátima Delgado.

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/84381749158?pwd=cFozb2Y4ODFqZm8wWk5WbEJ1ZlZRQT09
Meeting-ID: 843 8174 9158
Kenncode: 009105

Link do Estudo Sistematizado do Livro O Que É O Espiritismo 

Dia: Segunda - 08/12/2021:

Facilitador: Betto Gomes

Zoom-Meeting beitreten

https://us02web.zoom.us/j/87410386294?pwd=VlMweDArK29KbHYxTHhBcmQ1bkNyZz09
Meeting-ID: 874 1038 6294
Kenncode: 712170

Link do Estudo do Novo Testamento Sob A Óptica Espírita 

Dia: Segunda - 13/12/2021:

Facilitador: Ely Matos
Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/89461820390?pwd=c0pCVklycmcwaUhacjhBTkVITmtOUT09
Meeting-ID: 894 6182 0390
Kenncode: 991608

 

Link do Estudo Sistematizado Do Livro Nosso Lar 

Dia: Segunda - 15/12/2021

Facilitadora: Zélia Schöni

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/86583039798?pwd=Q3B5VC9PNFRtSzBvb2JRTXh1cFgxZz09
Meeting-ID: 865 8303 9798
Kenncode: 306840

 

Link do Minisseminário 

Dia 18/12/2021

Tema: As Mulheres do Evangelho

Facilitadores: Gustavo Silveira e Victor Hugo (Menino)

https://youtu.be/UUXMB9Uowsc

 

Link do Estudo Aprofundado do Espiritismo 

Dia 20/12/2021

Facilitadora: Zélia Schöni

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/89794849320?pwd=Wlg2aWZycWlPNiswU3FCWG9wRjZ6dz09
Meeting-ID: 897 9484 9320
Kenncode: 024894

 

Link do Estudo Sistematizado do Livro O Que É O Espiritismo 

Dia: Quarta - 22/12/2021

Facilitador: Charles Kempf

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/84828609750?pwd=S0dGZ01vY1Q5YVVHTzBMZjl6a0Y4Zz09
Meeting-ID: 848 2860 9750
Kenncode: 804197

Link do Estudo Sistematizado Do Novo Testamento

Dia: Segunda - 27/12/2021

Facilitadora: Zélia Schöni

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/84979053179?pwd=UWh0b3NFSE5wdXpTT2Z5akZEZ2pEZz09
Meeting-ID: 849 7905 3179
Kenncode: 549522

Link do Estudo Sistematizado Do Livro Nosso Lar

Dia: Quarta - 29/12/2021

Facilitadora: Zélia Schöni

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/89727964339?pwd=Q05jTjdteDJBdktKRzhRRVNNbkxXZz09
Meeting-ID: 897 2796 4339
Kenncode: 901107

Atenção!!

O cartaz do dia 20/12/2021 do EADE não está na ordem abaixo.

Gratidão,

 

Zélia Schöni

 

 

 

(Informações recebidas em email de NEECC - Biel-Bienne [[email protected]])

 

 

Chico Xavier e o significado do Natal

 

Na reunião virtual sobre “Atualidades de Chico Xavier nos ‘Pinga-Fogos’”, no dia 07 de dezembro, transmitida pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo, foi focalizada a resposta de Chico Xavier no 2o Pinga Fogo (dezembro de 1971) sobre “Significado do Natal” comentada por Antonio Cesar Perri de Carvalho, seguida de apresentações de contos de Natal por Valkíria Takahara e Carol Batista. Os Pinga-Fogos foram transmitidos pela antiga TV Tupi de São Paulo, há 50 anos. Em seguida houve diálogo com os integrantes do grupo. A reunião foi coordenada por Perri, com preces de abertura por Luciana Lemos e de encerramento por Pedro Nakano. Como foi a última reunião de estudos, desde agosto, sobre os “Pinga-Fogos” cinquentenários, ocorreram manifestações de Pedro Nakano, representando o CCDPE e dos participantes e coordenadores do programa de estudos. Um novo programa de estudos deverá ser iniciado em fevereiro de 2022.

 

 

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

AEAK. Associação Espírita Allan Kardec. Dinamarca.

Acesse no link

 

CLIQUE:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Editora Lorenz

 

 

 

12º. Bazar de Natal da Instituição Nosso Lar

Araçatuba, SP

 

 

(Copiado do Facebook)

 

 

Palestra programada para o

Centro Espírita Raymundo Mariano Dias. Birigui, SP

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

(Informação recebida em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 10 de Dezembro de 2021, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Arteterapia e a educação do Espírito" com o músico Moysés Lopes. Não existe limitação de entradas, estando disponíveis os 100% dos lugares, sendo necessário o uso de máscara, de acordo com as orientações da DGS.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Almoço Virtual

 

 

(Informação recebida de Claudia Santos)

 

 

Comemoração do aniversário de

110 anos da sede histórica da FEB

 

 

 

No dia 11 de dezembro, às 10h, ocorrerá a comemoração do aniversário de 110 anos da sede histórica da FEB, no Rio de Janeiro. 
A festividade terá a presença do presidente da FEB, Jorge Godinho, Maria de Lourdes, Divaldo Franco, com palestra de Affonso Soares.
Não deixe de participar, a transmissão será feita pelos canais da FEBtv: 

Facebook FEBtv: https://www.facebook.com/febtvBrasil/

FEBtv YouTube: https://febtv.live/yt

 

(Copiado de

https://www.febnet.org.br/portal/2021/12/03/comemoracao-do-aniversario-de-110-anos-da-sede-historica-da-feb/)

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

III Seminário Joanna de  Ângelis

 

(Informação recebida de Rener Cunha)

 

 

ADE Japão – palestra comemorativa com

Júlia Nezu

 

(Copiado do Grupo Iberoamérica Espírita)

 

 

Gepar. Natal Solidário

Niterói, RJ

 

ACESSE AQUI:

https://www.gepar.org.br/so/4dNsG-QKZ?languageTag=pt&cid=9279d831-9ad6-4aa3-bb56-3361c1dffa22#/main

 

 

 

 

 

 

Orson Peter Carrara

Um dezembro super especial

 

Um dezembro super especial - Veja que programação!

(veja no final inclusive os programas na TV-local)



Dia 1 - quarta - 

19h30 - Sandra Fiore (SP) - Parábola da Candeia



Dia 2 - quinta - 

a) 9h30 - José Antonio da Cruz (SP) - LIVES OU EVENTOS ESPÍRITAS - Qual a importância de divulgar, apoiar e participar? - 

b) 19h - Jorge Fontelles (CE) - O trabalho de pesquisa de Luciano Klein.

c) 21h30 - Quincas Veloso, Daniel Nascimento e Wellington Melo - Dinâmico trio mineiro



Dia 5 - domingo -

09h - Nelson Xavier (SP) - As vitórias do Espírito



Dia 8  - quarta - 

19h30 - Rodrigo Gírio (SP) - A Filosofia do Espiritismo



Dia 9 - quinta -

a) 19h - Ricardo Drummond (PB) e Wanderson Leite Lacerda (MG) - Jesus e o Evangelho de Esperanças

b) 21h30 - Rozana Silqueira (MG), Luis Fernando Baia (SP) e Marcos Bernardi (SP) - Jesus

 

Dia 12 - domingo 

09h - Rubens Araújo (SP) - Banha-te na água lustral do Evangelho”

 

Dia 15 - quarta -

19h30 - Orson Peter Carrara (SP) - tema a definir

 

Dia 16 - quinta -

a) 19h - Andrea Reis (SP) -  Influência de Jesus nos sentimentos.

b) 21h30 - Ismael Gobbo e Nelson Custódio (ambos SP) - História viva do movimento espírita



Dia 19 - domingo - Especial de Natal

09h - Yasmim Madeira (RJ) - Jesus e a manjedoura



Dia 22 - quarta - Especial de Natal

19h30 - Marco Maiuri (SP) - Jesus



Dia 23 - quinta - Especial de Natal

a) 19h - Beto Sabbadini (MG) -  A sublime escolha de caminhar com Jesus.

b) 21h30 - Gustavo Silveira e Victor Hugo (ambos MG)  - Jesus em Emmanuel



Dia 26 - domingo -

09h - Rafael Siqueira (RJ)- As bem aventuranças como roteiro para a felicidade



Dia 29 - quarta - 

19h30 - Ubirajara Frontin de Oliveira (RJ) - tema: Jésus Gonçalves



Dia 30 - quinta

a) 19h - Almeida Jr (SP)- Jesus e Ano novo



Na TVM-local (às terças, 18h45) e depois nos canais:

a) Terça 7 - RENATO VERNASCHI - Bauru (SP) - Significado de Jesus

b) Terça 14 - ORSON PETER CARRARA - Matão (SP) - Alegre-se!

c) Terça 21 - SANDRA BORBA - Natal (RN) - Influência de Jesus na história humana

d) Terça 28 - ANDRÉA REIS - Ribeirão Preto (SP) - Influência de Jesus nos sentimentos



Obs:

09h - Tradicional horário de transmissão do C E NOSSO LAR-Matão (face e youtube)

Nota:  No dia 19 (domingo 9h) a palestra de YASMIN MADEIRA também será transmitida pelo canal AGENDA ESPÍRITA BRASIL e TV NOVA LUZ

09h30 - Live em horário especial pelo meu canal ORSON PETER CARRARA e canais parceiros

19h - Horário tradicional às quintas pelo canal da AGENDA ESPIRITA BRASIL

19h30 - Horário habitual de palestras da COM. ESP C SCHUTEL, em Matão-SP, alternando entre híbridas ou exclusivamente presenciais

21h30 - Horário habitual do programa ORSON 9h30 pm - pela WEB RADIO AMIGO ESPIRITUAL  e canais parceiros 



Feira do Livro Espírita

No período compreendido entre os dias 05.12.2021 e 11.12.2021, a USE INTERMUNICIPAL DE MATÃO realizará a 42ª. Feira do Livro Espírita de Matão, na Praça Leonidas  Caligula Bastia, Centro, Matão-SP, com horário diferenciado. 

 

 

(Informações de Orson Peter Carrara)

 

 

Evento virtual de premiação do

31º. Concurso de Poesia com Temática Espírita

       

        O evento de premiação do 31o. Concurso de Poesia com Temática Espírita, que ocorrerá no dia 12 de dezembro (domingo), das 15 às 18 horas, será realizado de maneira virtual. 
        Os participantes do concurso serão previamente  informados como poderão acessar  o meio de comunicação,  para que possam assistir ao evento.
        As poesias vencedoras somente serão conhecidas  no dia do evento   e  a reportagem do mesmo  será amplamente divulgada pela Rádio Boa Nova de Rádio, TV Mundo Maior e outras mídias sociais.
        Todos os participantes receberão, via e-mail, a reportagem.
        O Prêmio Castro Alves será enviado, via correio, aos participantes vencedores.

 

file:///C:/Users/Ismael/AppData/Local/Microsoft/Windows/Temporary%20Internet%20Files/Content.Outlook/38O35LBX/30%20anos%20concurso%20de%20Poesia.jpg

Imagens do 30º  Concurso de Poesia com Temática Espírita realizado em 2020 de forma virtual

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

ACESSE AQUI:

https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/29946/messages/[email protected]&c=1638960500&contact_id=12492&envelope_id=662

 

 

 

 

 

 

Kardec Rádio

EUA

 

ACESSE:

https://kardecradio.com/

 

 

 

Responsabilidade

 

A vida na Terra é repleta de percalços.

Ninguém passa a existência sem enfrentar desafios.

Os obstáculos destinam-se a fortalecer o homem, a testar a firmeza de seu caráter e a torná-lo melhor.

Nessa linha, problemas não são desgraças, mas lições.

A criatura deve mobilizar suas forças íntimas para superar as dificuldades com que se defronta.

A ninguém é lícito assumir atitude derrotista, desistindo previamente da luta.

Como o homem foi contemplado com o dom da inteligência, deve utilizá-lo para viver cada vez melhor.

Esse viver melhor não se refere a aspectos materiais.

A plenitude do viver constitui um conceito amplo, que engloba a consciência tranquila pelo dever bem cumprido.

Assim, é importante cada qual analisar sua própria vida.

Identificar suas dificuldades, materiais e morais, e assumir a responsabilidade por elas.

O homem necessita amadurecer para não atribuir a terceiros o ônus de resolver os seus problemas.

Demonstra infantilidade quem pretende que os outros sejam a causa de sua infelicidade.

É preciso cessar de culpar o governo, os pais, o chefe, os vizinhos ou a quem quer que seja.

Cada qual recebe da vida exatamente a tarefa necessária ao seu crescimento.

Como os homens são diferentes, os problemas que enfrentam também o são.

Na jornada pela eternidade, cada Espírito tem o que trabalhar em si.

Um necessita fortificar sua vontade na luta constante com dificuldades materiais.

Outro precisa desenvolver a paciência, perante familiares de difícil trato.

Um terceiro é carente de sensibilidade e vive às voltas com dores e enfermidades.

Há ainda quem deve resistir à tentação do orgulho e da vaidade e nasce em meio a riquezas.

A vida na Terra é uma escola.

Cada homem está às voltas com a sua lição.

Seu papel é mostrar-se digno e vigoroso em sua luta, e também auxiliar o próximo, pois todos são companheiros na jornada evolutiva.

Assim, não ceda à tentação de responsabilizar os outros pelo que lhe acontece.

Não imagine que alguém tem o dever de resgatá-lo de suas dificuldades.

Certamente a solidariedade é uma lei da vida.

Contudo, também a responsabilidade pelo próprio viver constitui uma regra a ser observada.

Seja vigoroso e determinado.

Trabalhe, estude, seja valente.

Cesse as lamentações e mobilize suas forças para atingir suas metas.

Não espere que ninguém faça sua tarefa.

Identifique e dome suas más inclinações.

Visualize a pessoa que você quer ser e faça o que estiver ao seu alcance para se tornar assim.

Mas preserve sua dignidade, pois de nada adianta uma falsa vitória.

Mais importante do que resultados materiais é a conquista e a preservação da nobreza de seu caráter.

Certas dificuldades são inevitáveis, mas você decide como se comportar perante elas.

Em qualquer circunstância, mire-se nos exemplos do Cristo.

O Mestre não desdenhou o trabalho duro, as viagens constantes com o sol a pino.

Conviveu com a ignorância e a beligerância, disciplinou almas rudes.

Enfrentou a dor e a morte, mas a tudo venceu.

Corajoso e amoroso, Jesus fez o convite. Quem desejar, deve tomar sua cruz e segui-lO.

A cruz representa as dificuldades que todo homem deve superar, preservando sua fidelidade a Deus.

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 8.12.2021.

 

 

Escute o áudio deste texto no link:

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=1308&stat=0

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Arquivo: Cristo no deserto - Ivan Kramskoy - Google Cultural Institute.jpg

Cristo no deserto. Óleo sobre tela de Ivan Kramskoy. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_in_the_Wilderness_-_Ivan_Kramskoy_-_Google_Cultural_Institute.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/03-02-2020_arquivos/image012.jpg

Dircursos de Jesus com seus discípulos. Pintura de  James Tissot.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Imitation_of_Christ

 

 

Disputa de Jesus e dos fariseus sobre o dinheiro do tributo. Obra de Gustave Doré.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:JesusPharisees.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/09-01-2018_arquivos/image007.jpg

O beijo de Judas em ilustração de Gustave Dore.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c7/Gustave_Dor%C3%A9_-_The_Holy_Bible_-_Plate_CXLI%2C_The_Judas_Kiss.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JULHO/24-07-2021_arquivos/image011.jpg

Cristo e o bom ladrão.  Óleo sobre tela de Ticiano. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Titian_-_Christ_and_the_Good_Thief_-_WGA22832.jpg 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

A vocação de São Pedro e Santo André. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Calling_of_Saint_Peter_and_Saint_Andrew_(Vocation_de_Saint_Pierre_et_Saint_Andr%C3%A9)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/26-10-2019_arquivos/image015.jpg

O chamado de São Mateus. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Calling_of_St_Matthew_(Caravaggio)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/04-02-2020_arquivos/image011.jpg

A conversão da Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Convers%C3%A3o_de_Maria_Madalena

File:Parmigianino 012.jpg

A conversão de São Paulo. Óleo sobre tela de Parmigianino. 1527.

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Conversion_of_St_Paul_(Parmigianino)

 

Conversão do apóstolo Paulo

conversão do apóstolo Paulo, chamada também de conversão de são Paulo, é, de acordo com o Novo Testamento, um acontecimento na vida de Paulo de Tarso que o levou a deixar de perseguir os primeiros cristãos e tornar-se um seguidor de Jesus. É normalmente datado pelos pesquisadores para 33-36 d.C..[1][2][3] 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Convers%C3%A3o_do_ap%C3%B3stolo_Paulo

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JULHO/22-07-2021_arquivos/image018.jpg

São Paulo na prisão. Óleo sobre tela de Rembrandt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paul_in_prison_by_Rembrandt.jpg

 

 

Caminhos da Verdade e da Vida

Amor e perdão

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Amor Infinito

Sintonize com a honestidade

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]