Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

            https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/23-12-2021.htm 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

22-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/22-12-2021.htm

21-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/21-12-2021.htm

20-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/20-12-2021.htm

18-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/18-12-2021.htm

17-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/17-12-2021.htm

 

 

               

Sementes Divinas

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Alma e Coração. Lição nº 25. Página 59.

 

Quando se te falarem acerca do muito para liquidar as necessidades humanas, não menoscabes o pouco que sejas capaz de fazer, em auxílio ao próximo, repartindo o coração em pedaços de entendimento e de amor.

O prato do socorro fraterno não resolve o problema da fome; no entanto, pode ser hoje a benção que reerguerá as energias de alguém, à beira da inanição, a fim de que o trabalho amanhã lhe retire os passos do nevoeiro de desencanto e aflição.

A peça de roupa ao companheiro em andrajos não resolve o problema da nudez; mas, pode ser hoje o apoio substancial em benefício de alguém que o frei vergasta e que amanhã se converterá em fonte viva de amparo aos desabrigados da Terra.

O livro nobilitante colocado nas mãos do amigo em dificuldade não resolve o problema da ignorância; todavia, pode ser hoje a luz providencial para alguém que as sombras envolvem e que amanhã se fará núcleo irradiante de idéias renovadoras para milhares de criaturas sedentas de orientação e de paz.

Os minutos rápidos de conversação esclarecedora que dispensares ao companheiro enredado nas teias da influência nociva, não resolve o problema da obsessão; no entanto, pode ser hoje a escora salvadora para alguém que a perturbação ameaça e que amanhã se transformará em coluna viva de educação espiritual, redimindo os sofredores do mundo.

Não menosprezes a migalha de cooperação com que possas incentivar a sustentação das boas obras.

Recorda o óbulo da viúva, destacado por Jesus como sendo a dádiva mais rica aos serviços da fé, pelo sacrifício que a oferenda representava.

Não apenas isso.

Rememoremos o dia em que o Senhor, abençoando cinco pães e dois peixes, alimentou extensa multidão de famintos.

Em verdade, quaisquer migalhas conosco ou simplesmente por nós, serão sempre migalhas, mas se levadas ao serviço do bem, com Jesus, serão sementes divinas de paz e alegria, instrução e progresso, beneficência e prosperidade no mundo inteiro.

 

  (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)  

Distribuição de pães para os pobres. Óleo no painel de David Vinckbooms.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Distribution_of_Loaves_to_the_Poor_David_Vinckbooms.jpg

File: Giovanni Lanfranco - milagre do pão e peixe - WGA12454.jpg

Quadro intitulado: “Milagre do pão e peixe”.  Óleo sobre tela de Giovanni Lanfranco.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Giovanni_Lanfranco_-_Miracle_of_the_Bread_and_Fish_-_WGA12454.jpg

 

Afresco barroco na Basílica de Ottobeuren,  Alemanha, ilustra a parábola do óbulo da viúva. Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Lesson_of_the_widow%27s_mite#mediaviewer/File:BasilikaOttobeurenFresko08.JPG

 

 

 

“Prece no Natal”

 

Donizete Pinheiro (Marília, SP)

 

 

 

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Amor Infinito

Ante o além

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

Alegria do Natal e ensinos de Jesus

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

O nascimento de Jesus foi anunciado por espíritos, identificados como “anjos”: “[...] eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo” (Lucas 2, 10) e em seguida “vozes” entoavam: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lucas 2, 14).

Essas características prenunciadas espiritualmente se concretizaram com os ensinos e exemplos de Jesus.

A época da comemoração do nascimento de Jesus, que é o real significado do Natal, deve merecer recordações e reflexões em torno do que representa a proposta de Jesus para a Humanidade.

Alguns episódios de ações e diálogos registrados pelos evangelistas, entendemos como sugestivos para se balisar estudos e reflexões sobre temas vinculados aos ensinos de Jesus.

A questão fundamental e que transparece em todos os ensinos de Jesus tem a ver com a chamada “regra áurea”: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12, 31).

A nosso ver, o Sermão da Montanha resume a essência das propostas de Jesus para uma nova Civilização.

Nesse marco histórico há o registro que assinala uma das suas características, de demonstrar conhecimento de algumas tradições da época que seriam aceitáveis.

De início, de acordo com Mateus (5, 1): “E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos”.

Ensinar sentado era naquela época uma tradição dos mestres judaicos. Todavia, não foi a postura de estar sentado que lhe conferiu autoridade, mas os conceitos exarados naquele momento e compatíveis com seus exemplos: “E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas” (Mateus 7, 28-29).

Daquela expressiva conclamação, destacam-se as Bem-aventuranças e que devem ser balizadoras para os processos de educação espiritual, a partir da compreensão espírita: os pobres de espírito; os que choram, porque eles serão consolados; os mansos; os que têm fome e sede de justiça; os misericordiosos; os limpos de coração; os pacificadores; os que sofrem perseguição por causa da justiça; e sobre a conduta quando vos injuriarem e perseguirem (Mateus 5, 3-11).

Desde O evangelho segundo o espiritismo há um grande repositório de obras espíritas com grande diversidade de subsídios fundamentais a serem trabalhados para a compreensão das Bem-aventuranças à luz do Espiritismo.

O Sermão da Montanha contém inúmeras recomendações e alertas sobre a divulgação da mensagem, principalmente pelos exemplos norteadores: “Vós sois o sal da terra”; “a luz do mundo”; “resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5, 13-16). Há recomendações para a efetiva utilização do livre-arbítrio como espírito imortal: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não” (Mateus 5, 37). Jesus, em vários momentos criticou as orações espalhafatosas e pomposas, apresentou orientações sobre a prece sincera e espontânea: “quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto” (Mateus 6, 6). E, objetivamente profere uma prece: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso...” (Mateus 6, 9).

Posições renovadoras e até inéditas na época surgiram, por exemplo, ao ensejo de situações que surgiam: o perdão, o respeito ao próximo e a misericórdia frente à mulher adúltera (João 8, 1-11); e posições enérgicas, como ante os vendilhões do templo (Mateus 21, 12-17).

Nos caminhos entre cidades surgem ilustrações em torno de cenários e situações, como a Parábola da figueira (Mateus 24, 32-35), destacando-se o conceito de “fruto”, ou seja, de ações e obras concretas; e os esclarecimentos sobre o cego de nascença (João 9, 1-10), de onde emerge a ideia de reencarnação.

Nos diálogos com seus discípulos, já nos seus últimos dias, propõe o trabalho em grupo, a ser o menor para ser o maior, a ser humilde: “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” (Lucas 22, 27). Também define a missão deles: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10, 8), perfeitamente adequável aos espíritas de nossos dias. O delineamento de rumos também fica fortalecido num diapasão espiritual, como nas colocações sobre “o caminho, a verdade e a vida” (João 14, 4-6). Coroando os roteiros a serem seguidos surge o anúncio do “Consolador” (João 14, 15-17), tão bem analisado por Kardec em O evangelho segundo o espiritismo, com desdobramentos e aplicações para as ações na seara espírita.

Nesses registros sintetizados encontramos subsídios fundamentais que podem colaborar com aqueles que estão envolvidos em atividades de ensino espírita em nossos dias, com o objetivo de atender os que adentram os centros espíritas e encontrem o farol e o porto seguro que se traduza por acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação. Razões para se fortalecer a fé, a esperança e que criam ambientação íntima para manifestações de alegria aos que se esforçam para a prática da boa vontade.

O ensino moral de Jesus à luz das obras de Kardec e dos livros que sejam coerentes com os mesmos, a nosso ver, deve merecer destaque nos estudos e nas reuniões públicas dos centros espíritas. E, obviamente, trazendo esses parâmetros morais para o contexto da atualidade.

(Texto adaptado de artigo do autor publicado na Revista Internacional de Espiritismo: Jesus - modelo de educador, Ano  XCVI, n.11, edição de dezembro de 2021, p.534-535)

 

(Recebido em email de Cesar Perri

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image013.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

Vista de cima do Monte das Bem-aventuranças com o Mar da Galiléia á esquerda. No alto, margeando o lago,

  se caminha na direção de Tiberíades. Foto: Ismael Gobbo.

Vista do Mar da Galiléia na região de Tabgha descrito como sendo  o local da multiplicação de pães e de peixes. Israel.

 Foto Ismael Gobbo

 

 

Traduzido do inglês-Tabgha é uma área situada na costa noroeste do mar da Galiléia, em Israel. É tradicionalmente aceito como o local do milagre da multiplicação de pães e peixes e a quarta aparição da ressurreição de Jesus após sua crucificação. Entre o período muçulmano tardio e 1948, foi o local de uma vila árabe palestina. Wikipedia (inglês)

Em primeiro plano a região de Tabgha. Ao fundo o Monte das Bem-Aventuranças com

o Mar da Galiléia à direita. Israel. Foto: Ismael Gobbo.

Ingresso em local onde se encontram vários restos arqueológicos da antiga Cafarnaum chamada “Cidade de Jesus”.

Foto: Ismael Gobbo

Restos arqueológicos de antiga sinagoga em Cafarnaum. Foto:  Ismael Gobbo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra com Daniel Rossi

“O Natal da Consciência”

Amigos:-

novo - DANIEL ROSSI-Uma profunda REFLEXAO na CONSCIENCIA DO NATAL. Bom ter novos ângulos de Reflexao: https://youtu.be/Lw-xafqB_ng lindo mesmo!

 

--

Kind Regards☘

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - CIO, No. 1136512

2021 - 175th Leon Denis birthday - Let's Celebrate - 

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 

Feliz Natal – GEPAR

Acesse no link

 

Dar um sentido à vida é uma necessidade humana. E quando esse sentido envolve um ideal coletivo, grandes e belos frutos podem ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

ACESSE AQUI:

https://www.gepar.org.br/so/67NtTUawz?languageTag=pt&cid=9279d831-9ad6-4aa3-bb56-3361c1dffa22#/main

 

 

https://static.wixstatic.com/media/d776d1_c9db77f3a635455189ed765f49514cb1~mv2.png/v1/fit/w_660,h_2000,al_c,q_85/d776d1_c9db77f3a635455189ed765f49514cb1~mv2.png

 

 

Programação AKSCenter

Nova Iorque, EUA

 

Assistam pelo YouTube.

 Inscrevam-se  em nosso canal e ativem o sininho das notificações.

 Para ver a palestra de hoje - só clicar

https://youtu.be/gEjsQVSRj7g

 

 

 

Acesse a nossa página da Internet para visualisar o link da próxima live no domingo 26 pelo YouTube. 

Aproveitem  e se inscrevam  no canal e ativem o sininho de notificações. Obrigada!

WWW.AKSCenterNY.com

 

 

Visite nossa página: Cursos, Livraria Online e a 

Programação de domingos 12 PM e terças-feiras 8PM. Click:

www.akscenterny.com

Se não desejar nossos e-mail por favor escreva REMOVER 

 

 

 

IDEM - Informativo Dr. Eduardo Monteiro

 

Link:
https://www.geedem.org.br/idem

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Dê [[email protected]])

 

 

Jornal Opinião da CCEPA- Dezembro/2021

Acesse no link

 

Clique aqui:

https://ccepa.org.br/jornais/dezembro-2021/?fbclid=IwAR32NGsIbfA2psHjq7EM12N9ffxbBTBl3RahazWy9waQTmXLFR2vnfZtxCc

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que as suas actividades públicas estarão encerradas até dia 6 de Janeiro de 2022, devido à época natalícia.
As conferências públicas serão retomadas todas as 6ª feiras, pelas 21H00, com entrada livre e gratuita, a partir do dia 7 de Janeiro de 2022.
A partir do dia 8 de Janeiro de 2022 recomeçarão os grupos de estudo, conforme horários previstos em www.cceespirita.wordpress.com
Aproveitamos para enviar os mais sinceros votos de excelente quadra natalícia, em paz e harmonia, relembrando os ensinamentos ético-morais de Jesus de Nazaré, o grande psicoterapeuta e pacificadora da Humanidade.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/ 

 

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Palestra programada pelo C.E. Raymundo Mariano Dias

                                                                                                     Birigui, SP

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Programação da BUSS. Reino Unido.

Dia 22 de dezembro

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

 

Evangelho no Lar. Campanha mundial.

Vanessa e Virgínia Anseloni.  Dia 22 de dezembro

 

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

 

Cantata de Natal 2021

Realização da Use Intermunicipal de Assis

 

 

 

Assistir

https://www.youtube.com/watch?v=7fFsjf6yqbw&ab_

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Programação da BUSS

Reino Unido

 

 

 

Nosso cartao de Natal falado:  https://youtu.be/mMWZdJ5Qeo0

Obrigada querido Ismael

Elsa

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Gepar. Natal Solidário

Niterói, RJ

 

ACESSE AQUI:

https://www.gepar.org.br/so/4dNsG-QKZ?languageTag=pt&cid=9279d831-9ad6-4aa3-bb56-3361c1dffa22#/main

 

 

 

 

 

 

Orson Peter Carrara

Um dezembro super especial

 

Um dezembro super especial - Veja que programação!

(veja no final inclusive os programas na TV-local)



Dia 1 - quarta - 

19h30 - Sandra Fiore (SP) - Parábola da Candeia



Dia 2 - quinta - 

a) 9h30 - José Antonio da Cruz (SP) - LIVES OU EVENTOS ESPÍRITAS - Qual a importância de divulgar, apoiar e participar? - 

b) 19h - Jorge Fontelles (CE) - O trabalho de pesquisa de Luciano Klein.

c) 21h30 - Quincas Veloso, Daniel Nascimento e Wellington Melo - Dinâmico trio mineiro



Dia 5 - domingo -

09h - Nelson Xavier (SP) - As vitórias do Espírito



Dia 8  - quarta - 

19h30 - Rodrigo Gírio (SP) - A Filosofia do Espiritismo



Dia 9 - quinta -

a) 19h - Ricardo Drummond (PB) e Wanderson Leite Lacerda (MG) - Jesus e o Evangelho de Esperanças

b) 21h30 - Rozana Silqueira (MG), Luis Fernando Baia (SP) e Marcos Bernardi (SP) - Jesus

 

Dia 12 - domingo 

09h - Rubens Araújo (SP) - Banha-te na água lustral do Evangelho”

 

Dia 15 - quarta -

19h30 - Orson Peter Carrara (SP) - tema a definir

 

Dia 16 - quinta -

a) 19h - Andrea Reis (SP) -  Influência de Jesus nos sentimentos.

b) 21h30 - Ismael Gobbo e Nelson Custódio (ambos SP) - História viva do movimento espírita



Dia 19 - domingo - Especial de Natal

09h - Yasmim Madeira (RJ) - Jesus e a manjedoura



Dia 22 - quarta - Especial de Natal

19h30 - Marco Maiuri (SP) - Jesus



Dia 23 - quinta - Especial de Natal

a) 19h - Beto Sabbadini (MG) -  A sublime escolha de caminhar com Jesus.

b) 21h30 - Gustavo Silveira e Victor Hugo (ambos MG)  - Jesus em Emmanuel



Dia 26 - domingo -

09h - Rafael Siqueira (RJ)- As bem aventuranças como roteiro para a felicidade



Dia 29 - quarta - 

19h30 - Ubirajara Frontin de Oliveira (RJ) - tema: Jésus Gonçalves



Dia 30 - quinta

a) 19h - Almeida Jr (SP)- Jesus e Ano novo



Na TVM-local (às terças, 18h45) e depois nos canais:

a) Terça 7 - RENATO VERNASCHI - Bauru (SP) - Significado de Jesus

b) Terça 14 - ORSON PETER CARRARA - Matão (SP) - Alegre-se!

c) Terça 21 - SANDRA BORBA - Natal (RN) - Influência de Jesus na história humana

d) Terça 28 - ANDRÉA REIS - Ribeirão Preto (SP) - Influência de Jesus nos sentimentos



Obs:

09h - Tradicional horário de transmissão do C E NOSSO LAR-Matão (face e youtube)

Nota:  No dia 19 (domingo 9h) a palestra de YASMIN MADEIRA também será transmitida pelo canal AGENDA ESPÍRITA BRASIL e TV NOVA LUZ

09h30 - Live em horário especial pelo meu canal ORSON PETER CARRARA e canais parceiros

19h - Horário tradicional às quintas pelo canal da AGENDA ESPIRITA BRASIL

19h30 - Horário habitual de palestras da COM. ESP C SCHUTEL, em Matão-SP, alternando entre híbridas ou exclusivamente presenciais

21h30 - Horário habitual do programa ORSON 9h30 pm - pela WEB RADIO AMIGO ESPIRITUAL  e canais parceiros 



Feira do Livro Espírita

No período compreendido entre os dias 05.12.2021 e 11.12.2021, a USE INTERMUNICIPAL DE MATÃO realizará a 42ª. Feira do Livro Espírita de Matão, na Praça Leonidas  Caligula Bastia, Centro, Matão-SP, com horário diferenciado. 

 

 

(Informações de Orson Peter Carrara)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Lindas árvores de Natal

 

Talvez você não pense nisso, não dê valor. Ou tenha preguiça só de pensar em abrir aquelas caixas com enfeites de Natal, todos os anos.

Quem sabe não faça parte dos costumes de sua família, ou mesmo não seja algo que considere importante para celebrar a época natalina.

Acontece que, para muitas famílias, esse ainda é um momento valioso: a celebração do Natal, uma espécie de consagração de mais um ciclo. Mas, principalmente, um tempo de união.

Muitos costumes familiares, que passam de geração para geração, carregam ensinamentos repletos de beleza.

Montar uma árvore de Natal em família, por exemplo, espalhar enfeites pela casa, ouvindo músicas que evocam o nascimento de Jesus, e toda alegria dessa tão importante chegada, traz para o lar uma verdadeira chuva de bênçãos.

É uma outra forma de oração, uma outra maneira de nos propormos a mudar os pensamentos e renovar os ares internos da alma, tão alvejada pelas dores e preocupações.

Todos trabalham, em conjunto, para edificar algo que representa beleza, que alegra e ilumina o ambiente doméstico, o seu próprio lar.

Não é exatamente para isso que estamos reunidos em famílias? Para construir algo juntos? Algo belo, que nos ilumine uns aos outros?

As lindas árvores de Natal, essas que guardam adereços singelos, onde dependuramos lembranças das crianças, de suas artes, dessas que guardam mimos de amigos carinhosos, são as árvores das nossas vidas.

Quem as olha prontas, vistosas, não pode imaginar o que está por detrás de tudo aquilo.

Não imagina o esforço, o trabalho, as dificuldades, as lutas para que ela fosse erguida, mais uma vez.

As lindas árvores de Natal são vitórias do amor. São cidades erguidas sobre o monte - lembrando da lição inesquecível do Aniversariante.

*   *   *

Que os símbolos que evocam as comemorações dessa época do ano, nos permitam mais facilmente acalmar os corações.

Desacelere, admire, respire, medite.

Nossa existência não foi feita para que vivêssemos no automático, quase que não percebendo o tempo passar.

Não nos permitamos dizer: Nossa, nem vi este ano passar!

Que nos eduquemos para dizer: Vivi todos os dias intensamente. Vi todos eles passarem, ou melhor, eu passei por todos eles e aqui estou, mais feliz do que ontem.

É uma mudança de perspectiva, de olhar. Olhar de quem consegue ficar ali, parado, por alguns minutos, a observar as luzes que piscam numa árvore de Natal.

Olhar sem pressa, olhar de quem avalia e de quem planeja.

Olhar de quem não pensa em desistir, pois sabe que a escola da vida é cheia de provas e provas não são males, mas experiências educativas.

Que cada um de nós possa ser uma dessas luzes que se acende, mesmo que pequena, tímida.

Unidas por um fio, de mãos dadas, promovamos um espetáculo sem igual, em torno de uma árvore, em volta de uma janela, sobre um telhado.

Que a luz ao lado, igual à nossa, nos motive a permanecer firmes, acesos, aconteça o que acontecer.

E se pensamos estar iluminando pouco, lembremos: pelas leis universais o vaga-lume um dia será estrela.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita
Em 22.12.2021.

 

Escute o áudio deste texto no link:

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=6623&stat=0

 

 (Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/18-12-2017_arquivos/image092.jpg

Árvore de Natal com o Coliseu ao fundo. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/15-12-2016_arquivos/image017.jpg

Uma jovem mulher decora a árvore de Natal. Pintura de Marcel Rieder. Imagem/fonte :

https://en.wikipedia.org/wiki/Christmas_tree#/media/File:D%C3%A9coration_du_sapin_de_No%C3%ABl.jpg

 

Arvpre de Natal defronte do prédio da Prefeitura de São Paulo. Foto : Ismael Gobbo

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/17-04-2015_arquivos/image003.jpg

Mercadores expulsos do templo. Quadro de Giovanni Paolo. Pannini.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

DSC00468

Maquete artística ao ar livre no Museu de Israel, em Jerusalém. Mostra como era o Segundo Templo à época de Jesus.

Foi destruído pelas tropas romanas sob comando de Tito. Foto: Margarida Lopes de Araújo

 

DSC06041

Muro Ocidental, também chamado de Muro das Lamentações, é a única

parede que restou do antigo Templo de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

 

 

João Urbano de Assis Rocha

(1854- 1941)

 

 

Presidente: 1902 – 1903

 

Velho militante da Doutrina Espírita, pertencia ao Grupo Espírita do Serrito, antes da fundação da Federação Espírita do Paraná - FEP.

 

Nasceu em 1854 e desencarnou em Curitiba em 23 de dezembro de 1941. Era filho de João Pedro da Rocha e Ana Pereira da Rocha.

 

Subscritor da ata de fundação da FEP, aos 2 de Agosto de 1902, foi eleito Presidente no primeiro período social, Diretoria Provisória, período compreendido entre 31 de agosto de 1902 a 4 de outubro de 1903.

 

Deixou a Presidência, mas continuou a prestar excelente colaboração à causa do Espiritismo, na FEP, principalmente no setor doutrinário.

 

Esposo da prestimosa e saudosa médium Josefina Rocha, trabalhou durante longos anos a seu lado na prestação dos mais assinalados serviços. Em 11 de julho de 1920, foi eleito Sócio Benfeitor da Federação, como prêmio à sua dedicação.

 

Em 13 de janeiro de 1924, foi eleito membro efetivo do Conselho Central Permanente e a 14 do mesmo mês e ano, foi designado para as funções de Diretor do Núcleo Central, departamento que agremiava os associados à Federação e que respondia pela execução dos trabalhos que se realizavam em sua sede social.

 

Em 10 de janeiro de 1926, foi eleito 2º Vice-Presidente, cargo que deixou a 16 de janeiro de 1927.

 

Desligou-se do cargo de Conselheiro, em 14 de outubro de 1928, em virtude de seu estado de saúde não lhe permitir oferecer a colaboração que sempre foi a grande característica de seu caráter.

 

 

 

(Copiado de http://www.feparana.com.br/topico/?topico=572)

 

 

Amor Infinito

Cresça com o autoconhecimento

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]