Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 01 de junho de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

          http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/01-06-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

31-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/31-05-2021.htm

29-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/29-05-2021.htm

28-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/28-05-2021.htm

27-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/27-05-2021.htm

26-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/26-05-2021.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 12 - 1869

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site FEBNET)

File:Théophil Gautier 1856 Nadar.jpg 

Pierre Jules Théophile Gautier

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Th%C3%A9ophile_Gautier

 

 

Pierre Jules Théophile Gautier (francês: [pjɛʁ ʒyl teofil ɡotje]Tarbes31 de agosto de 1811 — Paris23 de outubro de 1872) foi um escritorpoetajornalista e crítico literário francês.

Enquanto Gautier foi um ardente defensor do Romantismo, sua obra é difícil de classificar e continua a ser um ponto de referência para muitas tradições literárias posteriores, como parnasianismosimbolismomodernismo e decadentismo. Ele foi amplamente valorizado por escritores tão diversos como BalzacBaudelaire, os irmãos GoncourtFlaubertProust e Oscar Wilde.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Th%C3%A9ophile_Gautier

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/30-10-2019_arquivos/image012.jpg

O famoso médium Daniel Dunglas Home. Imagem BNF/Gallica.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53050325z

 

 

Daniel Dunglas Home "O Senhor Daniel Dunglas Home nasceu em 15 de março de 1833, perto de Edimbourg (Escócia). Tem, pois, hoje, 24 anos (artigo escrito por Allan Kardec em fevereiro de 1858). Descende da antiga e nobre família dos Douglas da Escócia, outrora soberana. É um jovem de talhe mediano, louro, cuja fisionomia melancólica nada tem de excêntrico; é de compleição muito delicada, de costumes simples e suaves, de um caráter afável e benevolente sobre o qual o contato das grandezas não lançou nem arrogância e nem ostentação.

 

Leia maishttps://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Daniel-Dunglas-Home.pdf

 

Arquivo: Davenport brothers.jpg

Fotografia dos irmãos Davenport em frente ao seu gabinete espiritual. 1870.

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Davenport_brothers

 

Ira Erastus Davenport (17 de setembro de 1839 - 8 de julho de 1911) [1] e William Henry Davenport (1 de fevereiro de 1841 - 1 de julho de 1877), [1] conhecidos como irmãos Davenport , eram mágicos americanos no final do século XIX. , filhos de um policial de Buffalo , Nova York . Os irmãos apresentaram ilusões de que eles e outros afirmavam ser sobrenaturais .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Davenport_brothers

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/10-08-2019_arquivos/image010.jpg

Blaise Pascal.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blaise_Pascal_2.jpg

 

Blaise Pascal (Clermont-Ferrand19 de junho de 1623 — Paris19 de agosto de 1662) foi um matemáticofísicoinventorfilósofo e teólogo católico francês. Prodígio, Pascal foi educado por seu pai. Os primeiros trabalhos de Pascal dizem respeito às ciências naturais e ciências aplicadas. Contribuiu significativamente para o estudo dos fluidos. Ele esclareceu os conceitos de pressão e vazio, estendendo o trabalho de Torricelli. Pascal escreveu textos importantes sobre o método científico.

 

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal

 

 

 

* Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo XVI, intitulado “Não se pode servir a Deus e a Mamon”, em Instruções dos Espiritos, encontra-se a mensagem de Pascal, recebida na cidade de Genebra, Suiça, no ano de 1860 – “Emprego de riquezas”.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/30-04-2016_arquivos/image016.jpg

Jesus tentado no deserto. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: 

https://en.wikipedia.org/wiki/Temptation_of_Christ#/media/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Tempted_in_the_Wilderness_(J%C3%A9sus_tent%C3%A9_dans_le_d%C3%A9sert)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,

com os porcos se precipitando  mar.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Brooklyn_Museum_-_The_Swine_Driven_into_the_Sea_%28Les_porcs_pr%C3%A9cipit%C3%A9s_dans_la_mer%29_-_James_Tissot.jpg

 

Diodoro Sículo ou Diodoro da Sicília 

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diodoro_S%C3%ADculo

 

Diodoro Sículo ou Diodoro da Sicília (em grego Διόδωρος ὁ Σικελός; ca. 90 a.C. — 30 a.C.), foi um historiador grego, que viveu no século I a.C.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diodoro_S%C3%ADculo

Strychnos nux-vomica 

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Strychnos_nux-vomica

 

 

 

 

Nux vomica (Strychnos nux-vomica L.) também conhecida como noz-vómica, noz-vomitória ou fava-de-santo-inácio é uma planta venenosa da família das Loganiaceae. Contém os alcaloides estricnina e brucina, altamente venenosos, extraídos das sementes dos frutos arredondados, verdes a alaranjados, da árvore. As sementes contêm aproximadamente 1,5 % de estricnina, enquanto as extremidades florais dessecadas contêm por volta de 1,0 %.[1]. O caule é também utilizado para extrair brucina, além de outros compostos venenosos, tais como a vomicina e a colubrina.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Strychnos_nux-vomica

Félix Dupanloup

Imagem/fonte: https://de.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9lix_Dupanloup

 

Félix Antoine Philibert Dupanloup (nascido em 3 de janeiro de 1802 em Saint-Félix , Upper Savoy , † 11 de outubro de 1878 no castelo Lacombe perto de Grenoble ) foi bispo católico romano de Orléans .

Leia mais:

https://de.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9lix_Dupanloup

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo. (Lião, França 03-10-1804 / 31-03-1869)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec#/media/File:Allan_Kardec_L%27Illustration_10_avril_1869.jpg

 

 

Retrato de Allan Kardec publicado na revista L'Illustration em 1869. Este artigo da imprensa comentou a morte do filósofo espírita. (Wikipedia).

 

 

ESTAMOS  REPASSANDO A PUBLICAÇÃO DA REVISTA ESPIRITA DE 1869. PRESENTEMENTE  AS EDIÇÕES DO  MÊS DE JANEIRO. ALLAN KARDEC DESENCARNARIA DOIS MESES DEPOIS,  EM 31 DE MARÇO DE 1869.

NOSSA GRATIDÃO E OS NOSSOS CUMPRIMENTOS  AO VITORIOSO E SUBLIME ENVIADO DE JESUS. QUANTA GRANDEZA!!!

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/20-08-2018_arquivos/image049.jpg

Polianthes tuberosa, popularmente chamada Angélica. Foto Ismael Gobbo

 

Leia sobre a Angélica aqui:

https://www.jardineiro.net/plantas/angelica-polianthes-tuberosa.html

 

 

 

Paciência e segurança

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Algo Mais. Lição nº 22. Página 66.

 

Efetivamente, não te será possível deter as vítimas da precipitação.

Aqui, é alguém que clama intempestivamente por melhores dias, sem despender o mínimo esforço para alicerçá-los. Ali, é o amigo que desiste da tolerância e se desequilibra no espinheiral da irritação. Além, é o pai que exige a regeneração imediata de um filho que ele próprio entregou à dissipação e à leviandade por muito tempo. Mais adiante, é o doente que reclama a própria cura, em poucos dias, acerca de moléstia determinada que o aflige, para a qual ele próprio organizou campo adequado, em vários anos de menosprezo a si mesmo.

Com todos esses casos rentearás, incluindo talvez familiares queridos que se mostrem incursos nesses quadros da pressa, a traduzir-se em perturbação.

Lembrar-te-ás, porém, de que a ansiedade, só por si, não serve a ninguém. A aflição inútil quase sempre apenas consegue mentalizar alucinações, suscetíveis de piorar quaisquer problemas, já de si mesmos graves e complicados.

Em qualquer percalço dessa ordem, observa os padrões da natureza. A árvore não dá frutos sem habilitar-se no tempo para isso. Por mais que um homem vocifere, reclamando a luz do sol num hemisfério, onde o relógio aponte a meia-noite, reconhecer-se-á obrigado a esperar pelo amanhecer. A lâmpada, para inflamar-se, deve ajustar-se à voltagem. E uma criança, por mais prodígios de inteligência dos quais forneça testemunho, só atuará com responsabilidade, quando o tempo lhe acrescente a madureza.

Em quaisquer circunstâncias, conserva a serenidade da paciência para que te sobreponhas às dificuldades e impactos inevitáveis do sofrimento que comparece no caminho de todos.

Age e constrói sempre, mas não te esqueças de que se não consegues estabelecer a harmonia e a segurança, no íntimo dos outros, podes claramente guardar a calma e a compreensão por dentro de ti.

 

   (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Serenidade. Óleo sobre tela de Maurice Chabas. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maurice_Chabas_-_Serenity_-_12.9_-_Detroit_Institute_of_Arts.jpg

As fases da vida. Óleo sobre tela de Caspar David Friedrich

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Stages_of_Life

Homem e mulher contemplando a lua. Óleo sobre tela de  Caspar David Friedrich

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Caspar_David_Friedrich

 

 

Amor Infinito

Sintonize com a sua alma

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Palestra em live com Victor Hugo Guimarães

Allan Kardec Spiritist Center, NY

 

Nessa Terça abriremos o mês de junho com um palestrante muito especial, Victor Hugo - jóvem conhecido como Menino.Vamos prestigiar e apoiar os jovens palestrantes.

Veja o link do YouTube no nosso site: WWW.AKSCenterNY.com

 

1 Junho.jpg

 

Visite nossa página: Cursos, Livraria Online e a 

Programação de domingos 12 PM e terças-feiras 8PM. Click:

www.akscenterny.com

Se não desejar nossos e-mail por favor escreva REMOVER 

 

 

(Recebido em email de AKSCenter-NY [[email protected]])

 

 

História do Espiritismo no Uruguai

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=O6r7N6oeU0s

 

 

(Repassado por Elsa Rossi, Londres)

 

 

Programação do

Centro de Cultura Espírita de  Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 04 de Junho, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Vejo pessoas que já morreram: EQM`s", com a profª Maria Luísa.

O CCE retomou todas as atividades presencialmente dentro das normas em vigor para a COVID 19.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Publicação do jornal Correio Fraterno 

São Bernardo do Campo, SP

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!


Quem já não teve uma pontinha de
curiosidade para saber quem foi no passado? Foi justamente sobre esse tema que chegou para o jornal Correio Fraterno a dúvida de uma leitora para uma das seções do jornal, a Quem Pergunta Quer Saber.

Revelações sobre o meu passado

 


A pergunta da leitora, espírita, é interessante, pois, mesmo sabendo da necessidade do esquecimento do passado, ela questiona: Por que Deus permite que às vezes o passado nos seja revelado, através de comunicações dos espíritos?

Leia em “Revelações sobre o meu passado”: www.bit.ly/RevelacoesPassado

Ao ler a resposta, você vai ficar sabendo o que os espíritos responderam a Allan Kardec, quando ele estava preparando O livro dos médiuns.

No mínimo, dá pra entender que, em questão de revelações espirituais, todo cuidado é pouco: www.bit.ly/RevelacoesPassado

Acho que você também vai gostar. Se tiver alguma dúvida, envie sua pergunta também pra gente pelo e-mail [email protected].

Até a próxima,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 



Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

 

 

(Repassado por Diogenes Francisco Pelegrini [[email protected]])

 

 

Vida, suicídio, caridade

 

Na reunião virtual da Instituição Nosso Lar, de Araçatuba (SP), na manhã do dia 30 de maio, ocorreram exposições sobre dois temas oportunos, com apresentações de Hélio Matos sobre “Desgosto pela vida e suicídio” (“O Livro dos Espíritos”, questões 943-957) e sobre “Caridade material e caridade moral” (“O Evangelho segundo o Espiritismo”, cap. 13) por Paulo Sérgio Perri de Carvalho. A reunião é transmitida pela Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes.

Link para acesso:

https://www.youtube.com/watch?v=2ZUsyV3kOWE

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

31º. Concurso de Poesia com Temática Espírita


          A Arte Poética Castro Alves, com apoio da Fundação Espírita André Luiz, promove o 31o. Concurso de Poesia com Temática Espírita.
          As poesias para o concurso deverão ser enviadas até o dia 30 de setembro de 2021, sendo que o participante enviará apenas uma poesia, informando nome, sobrenome,  endereço completo (rua, número, cidade, estado, código de endereço postal -CEP - ), telefone, e-mail e uma xerox da cédula de identidade,  através dos seguintes meios:   por carta: Arte Poética Castro Alves, caixa postal 65077, São Paulo - SP, CEP 01318-970; por e-mail[email protected]
          O Prêmio Castro Alves será entregue aos vencedores no dia 12 de dezembro de 2021 (domingo), das 15 às 18 horas, no Anfiteatro do Centro Espírita Nosso Lar - Casas André Luiz, Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana, São Paulo - SP, com apresentação de José Damião e Guiomar Santana, da Rádio Boa Nova e  TV Mundo Maior;  apresentação artística do escritor Adeilson Sales e do cantor e compositor Moacyr Camargo.  

 

Imagem do Concurso do ano passado 2020 realizado de forma virtual.   
 

 

 

(Recebido em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

e-book Trocando ideias, de autoria de Ricardo Orestes Forni, de Tupã (SP).

TROCANDO IDEIAS

De Ricardo Orestes Forni

EVOC - Editora Virtual O Consolador 


Foi publicado nesta sexta-feira, dia 28 de maio, o e-book Trocando ideias, de autoria de Ricardo Orestes Forni, de Tupã (SP). O livro é sua primeira publicação editada no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador.

Natural de São José do Rio Preto (SP), o Autor é médico e, nas lides espíritas, ligado às atividades realizadas pela União Espírita Allan Kardec, de sua cidade. Articulista de vários periódicos espíritas, inclusive da revista O Consolador, é autor de 29 livros sobre temas espíritas, tendo também participado de mais três obras sobre a mesma temática.

No curso da atual pandemia, com as restrições impostas pelas autoridades sanitárias, ele vem participando de um encontro virtual locorregional aos domingos para o estudo da Doutrina Espírita e, semanalmente, do grupo espírita Luz e Paz.

Ricardo Orestes Forni assim explica sua motivação ao escrever a presente obra: "Neste tempo de pandemia em que devemos manter distanciamento físico por recomendação das autoridades em saúde, nos aproximamos pelo pensamento procurando trocar ideias sobre assuntos variados que nos possam levar a refletir sobre os fatos da vida à luz da abençoada Doutrina dos Espíritos, distantes de qualquer intenção de sermos os portadores da última palavra em qualquer dos assuntos abordados no livro”.

A capa do livro é de autoria de nossa colaboradora Ana Luísa Barroso da Silva Neto, a quem agradecemos.

O e-book em foco, como ocorre com todas as publicações da EVOC, pode ser lido ou baixado gratuitamente.

Para acessá-lo clique neste link: http://www.oconsolador.com.br/editora/101a150/Trocando.pdf

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Rua João XXIII, 742 Jardim Judith

Londrina – PR CEP 86060-370

 

(Informação recebida em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Site da FEB – Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

“Ciência e Espiritualidade”. Dr. Marcelo Cury

de Campo Grande. UNIFESP/NUSE

 

image.png

 

(Recebido em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

Informações de eventos via Live recebidos  

em email de Elsa Rossi (Londres, Reino Unido)

 

Agradecemos a todos, que possam divulgar os links do evento 8o. Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade - Londres, 22 de Maio - No link temos disponível todas as conferências e os momentos musicais no intervalo do almoço.

 

Youtube:  https://youtu.be/0LIGrlOpmmE

 

******************

 

 

Facebook: www.fb.com/2571133812928975/videos/855771175015230

Eventos de dias 4 e 5 de Junho - Portugues e Ingles.

image.png

 

Elarrat 4 Junho meia hr sexta feira.jpeg

 

Munir_Gariba_5_JUNE-Saturday.jpg

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP  

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

 

 

 

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

 

 

 

 

 Inscreva-se na Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes

YouTube

 

 

Sem título

 

 

Inscreva-se na Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes

no YouTube

Abra aqui:

https://www.youtube.com/c/Esta%C3%A7%C3%A3oDamadaCaridadeBeneditaFernandes

Clique em Inscrever e faça sua inscrição

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

5a semana de Maio de 2021

 

Jugo suave; O Evangelho na atualidade em palestra para Tocantins; Aflitos e desconsolados; Modo de orar e ventura da prece; Evangelho em curso na Casa do Caminho; Ciência e A Gênese; O óbulo da viúva e o receio da morte; Como amar os inimigos; O maior mandamento

 

Artigos – Jugo suave:

http://grupochicoxavier.com.br/jugo-suave/

 

Notícias:

- O Evangelho na atualidade em palestra para Tocantins:

http://grupochicoxavier.com.br/o-evangelho-na-atualidade-em-palestra-para-tocantins/

 

- Aflitos e desconsolados:

http://grupochicoxavier.com.br/aflitos-e-desconsolados/

 

- Modo de orar e ventura da prece:

http://grupochicoxavier.com.br/modo-de-orar-e-ventura-da-prece/

 

- Evangelho em curso na Casa do Caminho:

http://grupochicoxavier.com.br/evangelho-em-curso-na-casa-do-caminho/

 

Vídeos:

- Ciência e A Gênese:

http://grupochicoxavier.com.br/ciencia-e-a-genese/

 

- O óbulo da viúva e o receio da morte:

http://grupochicoxavier.com.br/o-obulo-da-viuva-e-o-receio-da-morte/

 

Estudo do Evangelho:

- Como amar os inimigos:

http://grupochicoxavier.com.br/como-amar-os-inimigos/

 

Mensagem – O maior mandamento:

http://grupochicoxavier.com.br/o-maior-mandamento/

 

o0o

“Peçamos a Deus auxilie o homem para que não continue tentando penetrar a casa do progresso pelo telhado” - Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Caminho, verdade e vida. 

Cap. 111. FEB)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

ACESSE:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Informações do Site Espírita Irmãos W

Olá  

  

Caros amigos.  

  

Saudações Kardequianas.  

 

Estamos trazendo novamente esta semana. O procura do Professor Rivail (Allan Kardec). Na questão da participação junto o Movimento do Magnetismo de Paris.  

 

ATUALIZAÇÃO: 

 

Estamos trazendo atualização no setor Laboratório do Espiritismo com a grande escola do magnetismo (Société du Mesmérism) (1844 – 1861) através de um documento raro. Société du Mesmérisme de Paris - Liste des membres au 01 juin 1852 (CSI do Espiritismo) 

 

Estão ocorrendo diversas pesquisas que buscam comprovar que Rivail/Kardec teria participado de alguma escola magnética de sua época. Foi feito vastas pesquisas nas principais escolas que estudavam o magnetismo EM PARIS e nada foi encontrado que PROF. Rivail teria participado. Somente uma citação no Journal du Magnétisme 1850. Na Société du Mesmérisme de Paris que era administrada pelo Baron du Potet.  No banquete Mesmérico. (EM ANEXO) 

 

O Carlos Seth do CSI Espiritismo que entrou na pesquisa. Pediu uma cópia para BNF da França de uma lista dos Sócios da Société du Mesmérisme de Paris. Pois se o professor Rivail participou do Banquete Mesmérico em 1850... Ele estaria presente numa lista de junho de 1852. E para nossa surpresa nada foi encontrado. (EM ANEXO) 

 

Foram realizadas outras pesquisas. Em outras escolas do magnetismo da época de Rivail/Kardec. Revue Spiritualiste (Z.J. Piérart), Magnetiseur Spiritualiste – (Alphonse Cahagnet) e finalmente Société du Mesmérisme (Baron du Potet).  

 

Acreditamos que o Prof. Rivail teria participado de pequenos grupos familiares que eram muitos em Paris, conforme afirma o Barão du Potet. E que acabou na fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espírita no dia 01 de abril de 1858. 

 

Allan Kardec afirma na Revista Espírita de junho de 1858 que já estudava o magnetismo a 35 anos.  E que o Magnetismo e o Espiritismo eram ciências irmãs. 

 

A PESQUISA SEGUE.... 

 

O TRABALHO: 

 

1 - Montagem da página: Breve História da (Société du Mesmérism) (1844 – 1861) e do Magnetismo em Paris. (CSI do Espiritismo),  

2 - Société du Mesmérisme de Paris - Liste des membres au 01 juin 1852 (PDF) 

3.- Banquete de Mesmer de 1850 – Participação do Prof. Rivail (M. Denisart) (Journal du Magnétisme 1850) (Pág. 297) (PDF) 

4 - Hector Durville – Paul C. Jagot - Histoire Raisonnée du Magnétisme (1915) (Fr) (A História do Magnetismo) (PDF) 

 

TODOS OS MATERIAIS EM ANEXO 

 

Société du Mesmérisme de Paris 

Acesse o link: 

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Laboratorios%20do%20Espiritismo/Soci%C3%A9t%C3%A9%20du%20mesm%C3%A9risme%20de%20Paris/Soci%C3%A9t%C3%A9%20du%20mesm%C3%A9risme%20de%20Paris.htm 

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

 

                                 CENTRE SPIRITE CHICO XAVIER 

 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá 

Bem Aventurados os Pobres de Espírito 

Palestra realizada em 27 de maio de 2021. Apresentamos a interpretação espírita para a frase de Jesus. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=VVg-AfBHN9U 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá 

Bate papo com Orson Peter Carrara 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=D1m9-vgN9CE 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá 

Bate-papo com André Mattos, do Grupo Espírita Amor e Caridade, Rio de Janeiro, sobre o Compromisso Espiritual do Brasil. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=2C0gMcAdil4 

 

WILSON GARCIA 

 

Caminhos Para o Movimento Espírita no Pós Pandemia! 

Acesse o link: 

https://www.facebook.com/agoraespirita/videos/1128759717597859 

 

IVAN FRANZOLIM – MARCO MILANI 

 

Abrade Comunicação 

A GÊNESE: Uma análise doutrinária sobre as alterações na 5ª edição 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=4vFvKCJrtJk 

 

BRUNO TAVARES 

 

Bruno Tavares Entrevista Vanessa Cavalcanti 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=3mg_krUhg9c 

 

Sobre Médiuns e Mediunidade - Ponto Doutrinário com Bruno Tavares 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=xa3zpj3ufNY 

 

Nascimento de Mesmer - Túnel do Tempo Espírita com Bruno Tavares 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=NkRMnvyxE1k 

 

ALLE DE PAULA 

 

Estudo do Livro: O QUE É O ESPIRITISMO?  Encontro #46 

Facilitadores: Allê De Paula e convidada (s)  

Capítulo II — Noções elementares de Espiritismo 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=QdPGMPUfdh4 

 

A LUTA SEGUE 

 

COM FORÇA TOTAL 

 

WANDERLEI 

 

(Recebido em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

 

Quem mais gostaria de ver seu filho

 curado do que a própria mãe?

 

Wellington Balbo.

 

Marmande é uma pequena cidade no interior da França, com pouco menos de 20 mil habitantes e que está localizada há aproximadamente uns 700 Km de Paris. Nesta pequena cidade francesa, no século 19, vivia um homem chamado Dombre, e que dirigia o Grupo Curador de Marmande.

O Sr. Dombre gozava da amizade de Allan Kardec que, aliás, o estimava muito, fazendo, sempre que possível, diversas referências positivas acerca das qualidades morais do Sr. Dombre, que mesmo diante das saraivadas de críticas recebidas em virtude da prática espírita não esmorecia, ao contrário, prosseguia firme em seu trabalho de divulgação da doutrina dos Espíritos e das já famosas curas obtidas pelo grupo por ele – Sr. Dombre – coordenado.

O Sr. Dombre costumava escrever para a Revista Espírita e narrar os sucessos obtidos pela técnica aplicada pelo Grupo Curador de Marmande, que consistia, basicamente, na aplicação de passes por meio de parentes. Como diz o próprio Sr. Dombre, uma mãe, um irmão, o marido que, sensibilizados pela doença do ente querido impõem a mão sobre o doente e aplicam o passe, utilizando, sobretudo, a poderosa ferramenta do amor.

Em junho de 1867, Kardec traz, na Revista Espírita, mais relatos feitos pelo Sr. Dombre sobre as curas realizadas em Marmande e cidades vizinhas, haja vista que, por conta do bom trabalho, o Sr. Dombre recebia pedidos e mais pedidos de ajuda daqueles que não mais encontravam lenitivo na medicina convencional e, portador da autêntica caridade, inclusive atestada por Kardec, acudia os aflitos sempre que solicitado.

O mais interessante é que a técnica de aplicação de passes pelos entes queridos é encorajada por Kardec, que chama, textualmente, de ideia nova e possivelmente promissora, além de grande propagadora da mediunidade de cura.

O texto da Revista Espírita, como já mencionado, é de junho de 1867, o que significa dizer que menos de dois anos depois morria Allan Kardec e encerrava os relatos enviados pelo Sr. Dombre e a possibilidade de um estudo mais profundo feito por Kardec no que se refere à “ideia nova” já mencionada por ele.

Tempos atrás, eu e mais alguns amigos testamos em algumas situações a técnica apresentada pelo Sr. Dombre a Kardec e obtivemos relativo sucesso.

Vale destacar que a técnica aplicada pelo Grupo de Marmande faz todo sentido quando a colocamos em conjunto com o estudo de elementos como: fluidos, pensamento e vontade.

Quem mais gostaria de ver seu filho curado do que a própria mãe?

Como duvidar que a vontade impressa por um marido e materializada na imposição de mãos não possa trazer benefícios orgânicos à esposa enferma?

Esses passes ministrados pelos entes queridos são ações que poderiam ser trabalhadas pelas casas espíritas. Poder-se-ia, aliás, realizar estudos mais profundos deste tema, com observação criteriosa, controle das variáveis implicadas em cada caso e, naturalmente, produção de resultados que comprovariam ou não a ideia praticada pelo Grupo de Marmande e encorajada por Kardec.

É uma ideia a se pensar...

 

Marmande. França. [Marmande]: [desenho] ​​/ Nicolas Marie Joseph (1790-1858). estilista

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b7741866h

 

Jesus curando o cego de Betsaida. Óleo sobre tela por El Greco.

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_o_cego_de_Betsaida#/media/File:El_Greco_-_Christ_Healing_the_Blind_-_WGA10420.jpg

 

 

 

Ophélia Thereza Vanzelli Vicente
(01/11/1933 – 20/04/1975)

Ophélia Thereza Vanzelli Vicente

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

 

Biografia elaborada por
 Mariângela Vicente Fonzar

Nasceu em Ariranha-SP, em 1º de novembro de 1933, filha de Augusto Vanzelli e Maria José Ferreira Vanzelli, tendo como irmãos: Olavo José, Maria Aparecida e Oldemar Cácio.

Em 1945, mudou-se com a família para Catanduva – SP, onde se formou na antiga Escola Normal Barão do Rio Branco e lecionou em escolas rurais da região até o ano de 1957, quando se casou com Norberto Vicente, passando a residir na cidade de Paraíso do Norte – PR, por apenas um ano, transferindo-se para Andradina-SP, onde continuou lecionando em grupos escolares: Grupo Escolar de Planalto, Francisco Teodoro de Andrade e Pereira Jordão.

Teve duas filhas, Cássia Maria e Mariângela, sendo que, anos mais tarde, adotou um menino logo após o seu nascimento, Luís Henrique, que criou como um verdadeiro filho.

No ano de 1963, sendo seu esposo presidente do Rotary Clube de Andradina, liderou a fundação da Casa da Amizade. Nesta época, pela sua dinâmica atuação na área social, apesar de católica, foi convidada a participar da direção do Lar dos Pequeninos Obreiros, entidade espírita que abrigava crianças carentes do sexo masculino em regime de internato.

De família e formação católica tradicional, desde sua adolescência conviveu com fenômenos transcedentais, sem contudo ter consciência do que se tratava, talvez tendo sido através dos trabalhos com esta entidade espírita o primeiro chamamento para que assumisse seus compromissos de trabalhos na mediunidade, pois já então os “fenômenos” da escrita inconsciente (psicografia) e de vozes se intensificaram e, por não aceitá-los, acabou sofrendo acentuado processo obsessivo.

Esgotados os recursos da medicina convencional, acabou sendo encaminhada para tratamento no Centro Espírita “Allan Kardec”, em São José do Rio Preto, dirigido pelo saudoso Elizeu Rigonatti e por Rubens Campos. Como a distância e a precariedade das estradas da época dificultavam as viagens semanais de Andradina a Rio Preto, acabaram fixando residência naquela cidade, onde, após a necessária educação mediúnica, passou a trabalhar no citado “Allan Kardec” e ainda na assistência espiritual dos internos do Hospital “Bezerra de Menezes”.

Em 1969, retornou para Andradina, onde assumiu definitivamente a direção do Lar dos Pequeninos Obreiros, transformando-se em verdadeira mãe para os meninos daquela casa até a data de sua de­sen­carnação.

Ainda no ano de 1969, assumiu a direção da Associação Espírita “André Luís”, então mantenedora do Albergue Noturno, alternando-se com o esposo na presidência e na diretoria de doutrina, imprimindo naquela instituição uma nova dinâmica. Reativou os trabalhos me­diú­nicos da casa, inicialmente com grupos de estudo, depois com grupos de educação mediúnica e, logo a seguir, de desobsessão, grupos estes que se encontram em plena atividade até os dias atuais, sob a direção de seu marido Norberto Vicente.

Sempre preocupada com o bem-estar do próximo, instituiu e orientou até o seu desencarne, junto ao Albergue, cursos de profissionalização (corte e costura, cabeleireiro, manicure, etc.) além do curso de orientação materno-infantil, que, após concluído, oferece às gestantes carentes um completo enxoval de recém-nascidos. Este curso também continua até hoje, sendo ministrado por suas companheiras de trabalho.

Idealizou e liderou, sempre com o auxílio e o apoio de seu esposo, a organização e a fundação da APAE de Andradina, o que ocorreu em 1973, trazendo assim um inestimável bem à cidade.

Pelos inumeráveis serviços prestados à comunidade, foi agraciada com o título de Cidadã Benemérita de Andradina, concedido pela Câmara Municipal no ano de 1974.

Vítima de insidiosa enfermidade – câncer da mama –, não se deixou abater, continuando com seus inúmeros trabalhos em benefício do próximo até a sua desencarnação, ocorrido em 20 de abril de 1975, como verdadeiro exemplo de espírita, envolvendo a todos com sua fortaleza espiritual, sua fé e seu amor à vida.

 

 

(Copiado de

 http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/ophelia_thereza_vanzelli_vicente.htm)

Ophélia Thereza Vanzelli Vicente

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

 

Ophélia Thereza Vanzelli Vicente na Pampulha, Belo Horizonte.

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

 

Estação ferroviária de Andradina ainda ativa em 1979. Foto José H. Belorrio

Imagem/fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/a/andradina.htm

Estação ferroviária de Andradina reformada onde no palco do Centro Cultural  se apresentou o grupo de teatro

da Aliança Espírita Varas da Videira de Araçatuba, com a peça “Allan Kardec- o homem universal” em 22-10-2007.

Grupo de teatro da Aliança Espírita Varas da Videira de Araçatuba, com a peça “Allan Kardec- o homem universal”, 

se  apresentando no palco do Centro Cultural na antiga estação ferroviária de Andradina reformada. 22-10-2007.

Fotos do arquivo de Ismael Gobbo.

1ª. EXPOESP- Exposição Espírita. Centro Cultural na antiga estação ferroviária de Andradina reformada. 22-10-2007.

À  esquerda Norberto Vicente, grande trabalhador espírita de Andradina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Livros: Obra de Vultos I  e   Obra de Vultos II

Acesse pela Internet

 

 

Com a publicação de hoje,  da biografia  do vulto espírita de Andradina, Ophélia Thereza Vanzelli Vicente, concluímos o repasse pelo Boletim diário de notícias do Movimento Espírita,  dos livros Obra de Vultos I com 33 biografias e o Obra de Vultos II com 47 biografias. Essas setenta biografias podem ser acessadas no endereço:

 

OBRA DE VULTOS I  (Editado no ano 1999)

 

http://www.universoespirita.org.br/historia/obras%20de%20vulto/inicial.htm

 

 

OBRA DE VULTOS II  (Editado no ano 2000)

 

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/indice_obra_vultos_2.htm

 

OBRAS EDITADAS PELA USE REGIONAL DE ARAÇATUBA COM DEZENAS DE PARTICIPANTES.

 

 

 Mérito pessoal

 

A cada um segundo suas obras, ensinou o Mestre de Nazaré, há mais de dois mil anos.

A frase sintetiza perfeitamente a Lei de Justiça.

E o homem tem sofrido amargamente toda vez que não segue a preciosa máxima.

Recordamo-nos de um professor de tradicional escola, que promovia um concurso anual.

Tratava-se de eleger César. Isto mesmo, o Imperador romano de tantas glórias.

O concurso objetivava, naturalmente, estimular os alunos a debruçar-se de forma ímpar, sobre a História romana.

Ano a ano, o concurso, um verdadeiro duelo na área do conhecimento, movimentava professores, pais e alunos.

César, além da toga romana, recebia a coroa de louros da vitória.

Sua foto passava a figurar na ala do colégio dedicada aos Césares.

O coordenador tinha em sua classe um aluno muito problemático. Indisciplinado, desordeiro, agressivo, era o terror de todos os professores.

Pois o coordenador resolveu nele investir. Falou-lhe de suas potencialidades e o desafiou a ser César.

O garoto pareceu se modificar. Passou a estudar, aplicando-se. Tão entusiasmado ficou que o coordenador resolveu lhe dar uma mãozinha.

Emprestou-lhe um livro, sinalizando, embora sutilmente, o capítulo que ele deveria estudar.

Seu desejo? Que ele ficasse entre os três finalistas para disputar a coroa de louros.

Como ele não conseguisse a classificação, o professor conferiu-lhe nota indevida, em detrimento de quem deveria ser o verdadeiro classificado.

Ninguém ficou sabendo disso, a não ser a própria consciência de quem agiu incorretamente. Mas, no teste oral, perante todos, o professor percebeu que o garoto colava.

Fingia pensar e consultava apontamentos que trazia presos ao braço esquerdo.

E somente não venceu porque, percebendo a desonestidade, o professor lhe fez uma pergunta que não constava do capítulo específico.

O tempo passou...

Vinte anos depois, aquele ex-aluno, agora rico industrial, pede uma revanche.

Em sua propriedade, em um final de semana, reúne o velho professor, os colegas de classe e os finalistas da época da adolescência.

Aqueles mesmos com os quais ele havia disputado o título de César, não alcançando êxito.

Começa o interrogatório, nos moldes da velha e longínqua escola.

Os colegas vibram. As esposas torcem por seus maridos. As crianças, por seus pais.

Terá o rapaz, homem agora, se preparado de forma digna? Saberá mesmo a temática?

Para tristeza do professor, em meio à inquirição, descobre que seu protegido continuava usando de malícia e desonestidade.

Através de minúsculo aparelho em seu ouvido direito, as respostas lhe estavam sendo transmitidas por alguém que ele contratara, mediante polpuda soma em dinheiro.

*   *   *

Toda vez que desejes investir em alguém faze-o de forma correta.

Nunca prejudiques a outrem, em nome dessa vontade de auxiliar.

Nunca entregues prêmios, cargos e encargos imerecidos.

Salutar é o investimento em quem deseja verdadeiramente crescer, melhorar, modificar-se.

Bom é o investimento em amor, confiança, incentivo.

Jamais o que privilegia, age com parcialidade, porque então, não estará auxiliando. Antes, prejudicando ao alvo dessas atenções.

A cada um segundo as suas obras.

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 31.5.2021.

 

 (Copiado do site Feparana)

 

Moeda de César em pintura de Domingos Sequeira.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moeda_de_C%C3%A9sar_(1790)_-_Domingos_Sequeira_(Colec%C3%A7%C3%A3o_Fam%C3%ADlia_Loureiro_Borges).png

 

 

Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;
E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.
Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.
Mateus 22:15-22

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/22

 

 

 

Diógenes em busca de um homem honesto , atribuído a JHW Tischbein (c.  1780 ). Óleo no painel.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Honesty

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]