Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  segunda-feira, 21 de junho de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

           https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/21-06-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-06-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/19-06-2021.htm

18-06-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/18-06-2021.htm

17-06-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/17-06-2021.htm

16-06-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/16-06-2021.htm

15-06-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/15-06-2021.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 12 - 1869

 

image016 (1)

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site FEBNET)

 

Anna Blackwell. Imagem/fonte

https://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=Anna%20Blackwell

ACESSE E LEIA NO LINK “ LUZ ESPÍRITA”  SOBRE ANNA BLACKWELL

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/23-10-2019_arquivos/image012.jpg

Charles Fourier. Estampa Couturier, Philibert Léon (1823-1901). Lithographe

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b530064983.item

 

 

François Marie Charles Fourier (Besançon7 de Abril de 1772 – Paris10 de Outubro de 1837) foi um socialista francês da primeira parte do século XIX, um dos pais do cooperativismo. Foi também um crítico ferino do economicismo e do capitalismo de sua época, e adversário da industrialização, da civilização urbana, do liberalismo e da família baseada no matrimônio e na monogamia.

O caráter jovial com que Fourier realizou algumas de suas críticas fez dele um dos grandes satíricos de todos os tempos. Propôs a criação de unidades de produção e consumo - as falanges ou falanstérios - baseadas em uma forma de cooperativismo integral e auto-suficiente, assim como na livre perseguição do que chamava paixões individuais e seu desenvolvimento, o que constituiria um estado que chamava harmonia. Neste sentido antecipa a linhagem do socialismo libertário dentro do movimento socialista, mas também em linhas críticas da moral burguesa e cristã, restritiva do desejo e do prazer - neste sentido, sendo também em um dos precursores da psicanálise.[1] Em 1808 Fourier já argumentava abertamente em favor da igualdade de gênero entre homens e mulheres, apesar da palavra feminismo só ter surgido em 1837.[2]

Entusiastas de suas ideias estabeleceram comunidades intencionais nas três Américas. O Falanstério do Saí em Santa Catarina e a Colônia Cecília no Paraná foram experiências práticas inspiradas por Fourier no Brasil, assim como La Réunion no Texas e a Falange Norte-americana em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Fourier

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/28-12-2018_arquivos/image010.jpg

O sonambulismo de Lady Macbeth. Óleo sobre tela de Henry Fuseli.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Johann_Heinrich_F%C3%BCssli_030.jpg

 

Lady Macbeth é um dos principais personagens da tragédia Macbeth, escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare c. 1603-1606.[1] Ela é a esposa do protagonista da obra, o nobre escocês Macbeth. Após convencê-lo a matar o rei Duncan, o casal Macbeth torna-se rei e rainha da Escócia, mas ela acaba severamente atormentada pela culpa. Morre na parte final da obra, aparentemente por suicídio.[1]

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lady_Macbeth

 

 

Livro:

Lettres à mon frère sur mes croyances religieuses et sociales

Acesse aqui:

https://books.google.com.br/books?id=Bo89AAAAYAAJ&hl=pt-BR

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/23-10-2019_arquivos/image014.jpg

Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions Leymarie. Paris, França. Fonte: https://www.facebook.com/librairieleymarie/photos/a.1799741960063337/1799746110062922/?type=3&theater

 

 

 

Caridade

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: União em Jesus. Lição nº 04. Página 35.

 

Filhos, Jesus nos abençoe...

Nenhuma legenda maior que a Caridade para lâmpada acesa no vestíbulo de nossa Doutrina Redentora.

Sem dúvida, quando o Espírito da Verdade lhe descerrou a presença bendita, na Obra do Codificador, teve em mente comunicar ao Mundo de novo a presença do próprio Cristo de Deus. Caridade será sempre o traço de união entre o discípulo e o Mestre, entre a Criatura e o Criador.

Atentos ao impositivo do Amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, observamos que o Céu nos possibilita a caridade por chave permanente de ligação com o Todo Misericordioso e com os nossos irmãos da Humanidade onde estejamos.

Notemos, no entanto, filhos meus, que é preciso renovar a nossa conceituação íntima de amor aos semelhantes, de vez que, ao enunciarmos o preceito, pensamos no próximo como sendo alguém perfeitamente igual a nós.

Em verdade todos somos companheiros uns dos outros, no entanto, cada qual em nível diferente. Referimo-nos a isso para considerar convosco que entre os aprendizes de Jesus e os tutelados de Jesus há comumente diferenças essenciais.

Daí a necessidade de ponderar que o próximo ainda sem Jesus é um irmão em absoluta carência de recursos espirituais para viver sabendo viver.

Analisemos, por isso, a nossa condição de servidores. Achamo-nos, sobretudo, na atualidade da Terra, à feição de tarefeiros do coração e da inteligência, engajados no Evangelho a serviço do Senhor. Em todos os flancos de luta regenerativa e santificante registramos a fila quase interminável dos nossos irmãos em dolorosas necessidades. Doentes da alma, hospitalizados no mundo.

Nunca nos circunscrevamos ao aspecto exterior das criaturas, a fim de cooperar na Seara do Bem.

Somos chamados a socorrer (e socorrer nem sempre diretamente), tanto os enfermos do corpo quanto os enfermos de espírito. Efetivamente, é imprescindível atender aos filhos da penúria à mesa farta que o Senhor nos confiou, sem olvidar, porém, os filhos da angústia, conquanto, bem postos à mesa dos valores sociais, famintos de compreensão e de paz.

Jamais esquecer que o nosso próximo na Terra de hoje, quase que indiscriminadamente, se encontra sob o jugo de aflitivas perturbações. Os desajustados se aglomeram junto de nós, a pedir-nos entendimento, enquanto os obsediados respeitáveis cruzam os nossos caminhos no cotidiano, sob a hipnose da indiferença, ante o próprio destino.

Há quem comande o dinheiro para sepultar-se em abismos de lama dourada e há quem despreze o benefício da prova, para arremessar-se às furnas de sombra pela revolta com que menoscabem os valores da vida. Há quem fale e grite impropérios contra a Bênção Divina e há quem se cale, adiando a edificação do bem, favorecendo a ilusão em prejuízo de si próprios.

De todas as procedências, chegam até nós os tristes, os cansados, os abatidos, os derrotados, os obsessos, os desequilibrados, os empedernidos, os intolerantes, os violentos, os nossos irmãos-problemas nas mais diversas nuanças de perturbação e desajuste espiritual.

Caridade, pois, meus filhos!...

Caridade de toda hora, de todo o dia de toda estrada.

E junto uns dos outros na execução dos deveres a que fomos trazidos ou convocados, tenhamos mais caridade ainda por amor às responsabilidades de Jesus em nossas mãos.

Sejamos a serenidade daquele que se arrojou à irritação; a paz do que sofre em guerra tremenda com as próprias tentações que carrega; a humildade daquele que olvidou a nossa condição de escravos do Senhor e se acredita dominando, onde foi intimado a ajudar e contribuir; o entendimento do que ainda ignora as contas que prestará dos empréstimos do Eterno Benfeitor; a bênção daquele que ainda se encontra na esfera da censura e da crítica destrutiva; o silêncio do que faz ruído inútil; a ponderação do precipitado; o companheiro daquele que não sabe ainda entender a significação da palavra “amigo”; a segurança do imprudente; a vigilância dos temerários; o otimismo dos que descem ao desânimo e ao pessimismo incapazes de aprender a extensão da desarmonia que causam ao mecanismo das boas obras; a modéstia dos que se envaideceram com os bens do Senhor, acreditando-se donos deles; o apoio dos que desampararam a si mesmos pela imprevidência com que se afastam dos próprios compromissos; a visão dos cegos de espírito; a muleta generosa para aqueles que ainda não logram caminhar com a desenvoltura de que já dispomos no conhecimento do Evangelho; o leito espiritual para os que adoeceram na obsessão e não conseguem equilíbrio suficiente para agirem com a precisa saúde moral.

Caridade, sim, para todos, porque todos somos mendigos de algo à frente de Deus.

Enfim, meus filhos, na emotividade abençoada de nosso encontro fraterno, transmitimos a vós outros, tanto quanto transmitimos a nós mesmos, a mensagem de Fabiano de Cristo, o apóstolo da caridade, em favor de nós todos nesta manhã de confraternização e de luz:

- “Filhos, é preciso sofrer para auxiliar. Outra não foi a Doutrina de Jesus e a conduta de Jesus para enriquecer-nos com o Seu Infinito Amor”.

Estendamos as nossas mãos uns aos outros e que o Senhor nos inspire e nos abençoe...

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/17-10-2018_arquivos/image044.jpg

Quadro retratando Frei Fabiano de Cristo.

Convento de Santo Antonio. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/17-10-2018_arquivos/image045.jpg

Entrada da Baía e da cidade do Rio a partir do terraço do Convento de Santo Antonio em 1816.

Óleo sobre de tela de Nicolas Antoine Taunay. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/05-12-2019_arquivos/image008.jpg

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

Cristo na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela de Artus Wolffort.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Artus_Wolffort_-_Christ_in_the_house_of_Simon_the_Pharisee.jpg

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site da Feparana – Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

Site da FEEB- Federação Espírita do Estado aa Bahia

Salvador

 

Acesse aqui:

https://www.feeb.org.br/

 

 

 

 

Federação Espírita do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

 

Acesse aqui:

https://www.fergs.org.br/

 

 

 

A linguagem sã e irrepreensível

 

Na reunião virtual de vibrações de equipe do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, na tarde do dia 17 de junho, os comentários doutrinários foram feitos por Arlete Novaes Alessio com base no livro Fonte viva, Cap. 43 (FCX), onde Emmanuel analisa Epístola do apóstolo sobre linguagem, destacando: “Paulo de Tarso fornece a receita adequada aos aprendizes do Evangelho”.  As vibrações foram feitas por Elmara Moreira Leamari; prece final por Cilene Loriggio Bezerra; no início e no final houve música ao piano por Margarida Helena Garabedian e a coordenação da reunião foi feita por Glória Martins Miranda.

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Caridade para com o próximo

 

No dia 16 de junho o Capítulo XV de “O Evangelho segundo o Espiritismo”– Fora da caridade não há salvação, foi comentado por Cesar Perri, complementando sínteses biográficas de autores de Instruções dos Espíritos e com texto de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier. O programa “EVANGELHO À LUZ DO ESPIRITISMO” da Rede Amigo Espírita vai ao ar todas 4as. feiras às 9 horas.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=5E5d0lbKK_o&t=124s

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Programações de eventos espíritas no Reino Unido

Informações de Elsa Rossi, Londres.

Gratidão, Ismael.

Nosso Reino Unido continua com os episódios semanais SPIRITUAL LIGHT, e os episódios LÉON DENIS, mensais.

 

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

 

100 lições de Jesus


Eurípedes Kühl

EVOC – Editora Virtual O Consolador

 

Foi  publicado ontem, dia 15, pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, o e-book 100 lições de Jesus, de autoria do médium e escritor Eurípedes Kühl, de Ribeirão Preto (SP). Trata-se da décima segunda obra de autoria de Eurípedes Kühl publicada exclusivamente no formato digital pela mesma editora.

Eurípedes Kühl, natural de Igarapava, estado de São Paulo, nasceu em 1934. Casado em 1961 com Lucy Câmara Kühl, é pai de dois filhos. Bacharel em Administração de Empresas e Economia, serviu como Oficial do Exército brasileiro, atualmente reformado. Médium psicógrafo e escritor, tem trinta e um livros espíritas publicados: quatorze livros são de autores espirituais e os outros dezessete de sua própria lavra. Os direitos autorais de todos foram cedidos a entidades assistenciais.

O e-book “100 lições de Jesus” é uma preciosidade, já que nos concede 100 frases pronunciadas pelo Mestre, detalhando local, circunstância, a quem foram dirigidas e a mensagem em si que, na verdade, é para toda a humanidade, pois as palavras de Jesus sempre serão ensinamento e luz, independente do tempo histórico.  

As lições foram captadas de “O Novo Testamento”, da “Bíblia de Jerusalém”, transformadas em quiz, dessa forma, apresentando-se como singelo e construtivo passatempo para o leitor que deseja se aproximar um pouco mais de Jesus. Apenas para lembrar, o vocábulo “quiz”, do inglês, é um questionário que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto.

A capa da obra foi gentilmente concebida e elaborada pela designer gráfica Maria Líria de Souza Cortegoso, de Londrina (PR).

Para baixá-la, sem custo algum, basta clicar neste link: http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Rua João XXIII, 742 Jardim Judith

Londrina – PR CEP 86060-370

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

 

 Programação do C.E. Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 


II - FESTA JULINA em CASA por DRIVE THRU

Reserve seu convite, envie um e-mail para:
[email protected]


https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Evento online com Aldeniz Leite

Doenças Mentais: As Causas Espirituais

 

]

 

 

Evento online: Doenças Mentais: As Causas Espirituais e o Efeito da Pandemia

 

Como anda a sua saúde psíquica em tempos de pandemia? Você tem se sentido mais estressado, ansioso ou deprimido ultimamente? 

 

 Se você deseja encontrar respostas que lhe ajudem a lidar melhor com as suas emoções e situações de sofrimento mental, traçando caminhos possíveis para uma vida com mais qualidade e saúde, convidamos você a participar desse evento exclusivo e gratuito, com o psiquiatra e comunicador da Rádio Boa Nova, Aldeniz Leite, que compartilhará sua ampla experiência sobre a saúde mental sob o prisma abrangente da psiquiatria e espiritualidade, abordando causas, consequências e tratamentos. 

 

Data:  24/06/2021

 

Horário: 20h

 

Faça já sua inscrição: https://bit.ly/InscriçãoeventoFEAL

 

 

(Informação recebida em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

 

XV FEMEU- Festival de Música Espírita de Uberaba (Virtual)

Republicação com correção de data

 

Estimado Ismael,

Peço a republicação com a data correta.

 

À partir de 01 de junho à 19 de julho, estão abertas as inscrições do XV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba (Virtual).

Segue anexo o Regulamento, bem como, a divulgação do XV FEMEU.

Favor desconsiderar o e-mail anterior e considerar esse e-mail.

Informações através do WhatsApp: Alcy: (34) 99978-1838 / Luiz Carlos: (34) 99969-7191.

 

Saudações fraternas.

 

Luiz Carlos de Souza

Pela Coordenação

 

 

 

(Recebido em email de FEMEU - Fest. Mus. Esp. Uberaba [[email protected]])

 

 

Seminário virtual aborda um novo olhar sobre a saúde mental

 

Evento com transmissão online aborda discussão de assuntos importantes que permeiam os cuidados psicológicos e psiquiátricos

 

 

            A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) realiza entre os dias 21 e 25 de junho, a Semana da Saúde Mental, em plataforma virtual mediante inscrição prévia, ocorrendo todas às noites, das 20h às 21h30. O evento também marca o lançamento do e-book Psiquiatria Iluminada – Contribuições de André Luiz pela psicografia de Chico Xavier, organizado pelos médicos Carlos Eduardo Durgante e Paulo Rogério de Aguiar, pela AME-Brasil Editora. A cada noite, dois coautores estarão presentes falando sobre aspectos de seus capítulos, unindo a saúde mental com os relatos feitos pelo espírito André Luiz e exposto nas obras psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier.

O primeiro encontro será realizado no dia 21 de junho com Dr. Paulo Rogério de Aguiar (AMERGS) com o tema A visão biopsicossocial da saúde mental, e com Dr. Décio Iandoli Jr sobre A importância de André Luiz para a ciência do terceiro milênio. Os encontros subsequentes abordam as temáticas que permeiam a realidade da saúde mental: no dia 22 de junho o assunto será os pensamentos e obsessões e enfermidades, com Dr. Jaider Rodrigues de Paula (AMEMG); a influência da glândula pineal na saúde mental, com Dr. Jorge Daher Jr (AME-Goiânia). Já no dia 23, os vícios e a dependência química, com Dr. Edson Cardoso (AME-Santo Ângelo); os desafios da sexualidade, com Dr. Roberto Lúcio de Souza (AMEMG). Em 24 de junho, a desagregação da mente nos processos psicóticos, com Dr. Flávio Braun (AME-Santos) e os pensamentos e os comportamentos no suicídio, com Dr. Alejandro Vera (AME-Osasco). O último dia, em 25 de junho o tema será a complexidade da mente humana: inclinações e predisposições mórbidas, com Dra. Antonia Marilene (AME-DF) e Renovações de atitudes e promoção de saúde moral, com Dra. Mariana Costa (AMERGS).  

De acordo com o organizador do evento, Dr. Carlos Durgante, “a semana tem como foco a importância da saúde mental aliada a conceitos espirituais oferecendo um novo olhar para a abordagem de cuidados psiquiátricos. Neste evento, trazemos à tona discussões importantes e necessárias, sentiremos que cumprimos o nosso objetivo levando esclarecimento e consolo. O formato será através de diálogos de dois participantes a cada noite com duração aproximada de uma hora e meia e será transmitido através de plataforma virtual com inscrição prévia no site da AME-Brasil. Concomitantemente, haverá o lançamento do e-book Psiquiatria Iluminada – Contribuições de André Luiz pela psicografia de Chico Xavier que poderá ser adquirido através das plataformas virtuais Amazon, Apple Books, Google Books e Kobo”.

 

 

 Seminário de Saúde Mental da AME-Brasil.

Tema: Psiquiatria Iluminada – Contribuições de André Luiz

Data: 21 a 25 de junho de 2021.

Horário: 20h -21h30

Inscrições:http://amebrasil.org.br/atividades/eventos/semana-da-saude-mental-da-ame-brasil/

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

31º. Concurso de Poesia com Temática Espírita


          A Arte Poética Castro Alves, com apoio da Fundação Espírita André Luiz, promove o 31o. Concurso de Poesia com Temática Espírita.
          As poesias para o concurso deverão ser enviadas até o dia 30 de setembro de 2021, sendo que o participante enviará apenas uma poesia, informando nome, sobrenome,  endereço completo (rua, número, cidade, estado, código de endereço postal -CEP - ), telefone, e-mail e uma xerox da cédula de identidade,  através dos seguintes meios:   por carta: Arte Poética Castro Alves, caixa postal 65077, São Paulo - SP, CEP 01318-970; por e-mail[email protected]
          O Prêmio Castro Alves será entregue aos vencedores no dia 12 de dezembro de 2021 (domingo), das 15 às 18 horas, no Anfiteatro do Centro Espírita Nosso Lar - Casas André Luiz, Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana, São Paulo - SP, com apresentação de José Damião e Guiomar Santana, da Rádio Boa Nova e  TV Mundo Maior;  apresentação artística do escritor Adeilson Sales e do cantor e compositor Moacyr Camargo.  

 

Imagem do Concurso do ano passado 2020 realizado de forma virtual.   
 

 

30 anos concurso de Poesia

 

(Recebido em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP 

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

 

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Publicações da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

Acesse aqui:

https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/29946/messages/[email protected]&c=1624103567&contact_id=12492&envelope_id=589

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

 

Acesse aqui:

http://www.oconsolador.com.br/ano15/726/principal.html

 

 

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo, SP

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

3a semana de Junho de 2021

 

Pelos caminhos da vida. Trilogia espírita de Cesar Perri; A linguagem sã e irrepreensível; As preces nas reuniões e para médiuns; Lançamento de Pelos caminhos da vida; A união faz a força; Juiz de Fora com palestra sobre Emmanuel; Vida futura e honrai pai e mãe; Aniversário, projeto e ações em entrevista com dirigentes da USE-SP; Caridade para com o próximo; O que significa abandonar pais, mães e filhos; Como orar?; Pelos caminhos da vida e seus prefaciadores; O tempo

 

Artigos – Pelos caminhos da vida. Trilogia espírita de Cesar Perri:

http://grupochicoxavier.com.br/pelos-caminhos-da-vida-trilogia-espirita-de-cesar-perri/

 

Notícias:

- A linguagem sã e irrepreensível:

http://grupochicoxavier.com.br/a-linguagem-sa-e-irrepreensivel/

 

- As preces nas reuniões e para médiuns:

http://grupochicoxavier.com.br/as-preces-nas-reunioes-e-para-mediuns/

 

- Lançamento de Pelos caminhos da vida:

http://grupochicoxavier.com.br/lancamento-do-livro-pelos-caminhos-da-vida-memorias-e-reflexoes-2/

 

Vídeos:

- A união faz a força:

http://grupochicoxavier.com.br/unificar-a-uniao-faz-a-forca/

 

- Juiz de Fora com palestra sobre Emmanuel:

http://grupochicoxavier.com.br/juiz-fora-com-palestra-sobre-emmanuel/

 

- Vida futura e honrai pai e mãe:

http://grupochicoxavier.com.br/vida-futura-e-honrai-pai-e-mae/

 

- Aniversário, projeto e ações em entrevista com dirigentes da USE-SP:

http://grupochicoxavier.com.br/aniversario-projetos-e-acoes-em-entrevista-com-presidentes-e-dirigentes-use-sp/

 

Estudo do Evangelho:

- Caridade para com o próximo:

http://grupochicoxavier.com.br/caridade-para-com-o-proximo/

 

- O que significa abandonar pais, mães e filhos:

http://grupochicoxavier.com.br/o-que-significa-abandonar-pais-maes-e-filhos/

 

- Como orar?:

http://grupochicoxavier.com.br/como-orar/

 

Bibliografia – Pelos caminhos da vida e seus prefaciadores:

http://grupochicoxavier.com.br/pelos-caminhos-da-vida-memorias-e-reflexoes-e-seus-prefaciadores/

 

 

Mensagem – O tempo:

http://grupochicoxavier.com.br/o-tempo/

 

o0o

Paulo de Tarso fornece a receita adequada aos aprendizes do Evangelho. Nem linguagem doce demais, nem amarga em excesso. Nem branda em demasia, afugentando a confiança, nem áspera ou  contundente, quebrando a simpatia, mas sim "linguagem sã e irrepreensível para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós" – Emmanuel.

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Fonte viva. Cap. 43. FEB)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Bagagem espiritual

 

Não é novidade a genialidade que algumas crianças demonstram, em tenra idade.

Lembramos de Mozart iniciando a composição de sua primeira sinfonia aos oito anos de idade, enquanto já encantava a nobreza com execuções primorosas ao piano, desde os cinco anos.

O grande violinista Paganini era aplaudido em um concerto, em Gênova, aos nove anos.

Victor Hugo era conhecido como a criança sublime, tendo recebido um prêmio em Tolosa, pelos seus versos, aos treze anos.

Em anos mais recentes, tem proliferado o número de gênios nas artes, nas ciências, nas letras.

Nascem em nossos lares. Estão ao nosso lado.

A família da brasileira Laura Regis Buchele transferiu residência para a Flórida, quando ela contava seis anos de idade.

Houve, inicialmente, uma preocupação com a adaptação na nova escola e com o idioma.

No entanto, Laura logo chamou a atenção dos professores, pela rapidez do seu aprendizado.

Submetida a um teste de QI, que durou quatro horas, registrou cento e trinta e nove pontos.

Logo depois, começou a participar de campeonatos na escola. Aos nove anos, foi admitida como membro da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo.

Relatam seus familiares que ela sempre foi precoce.

Com dois anos conhecia o alfabeto e lia pequenas páginas.

Lê todos os dias, devorando uma média de dois livros semanais.

Ela tudo aprende com facilidade. Foi participar de aulas de música, e apenas ouvindo, tudo assimilava.

Manifestou vontade de aprender o idioma francês, e rapidamente conseguiu.

Cálculos mentais são feitos por ela como se fossem brincadeira.

Dizem seus professores que sua precocidade na leitura, matemática e língua inglesa é avançada para sua idade.

Afirmam que, ao chegar no ensino médio, ela poderá pular algumas etapas, dado o avanço que registra em seus testes.

*   *   *

Fatos semelhantes a este, nos fazem indagar o porquê desses pequenos gênios.

Embora se possa pensar em muitas hipóteses, como a hereditariedade, por exemplo, essa possibilidade não responde a todos os casos.

Isso porque alguns desses gênios têm pais quase iletrados, ou que desconhecem as ciências ou as artes em que os filhos se sobressaem.

A resposta mais plausível é se reconhecer a realidade da reencarnação, o retorno do Espírito para um novo corpo.

O corpo é novo mas o Espírito é milenar. Tendo vivido muitas experiências e conquistado uma extraordinária bagagem de conhecimentos, agora, os relembra, facilmente.

Então, algumas crianças apresentam habilidades para aprender idiomas, ou compor música, ou enveredar pelos caminhos da ciência.

Tudo como se fosse uma continuidade de algo já vivido, já experienciado.

E como nos encontramos em um mundo em transição, caminhando para mundo de regeneração, natural que um número maior desses gênios se manifeste entre nós.

Eles vêm para impulsionar o progresso da ciência, para embelezar o mundo com sua arte, para ensinar o bom, o belo, o ético.

Seres diferentes. Estão conosco. Merecem nossa atenção e nossos cuidados para que não se percam no emaranhado das nossas vaidades.

Redação do Momento Espírita, com fato
extraído do site 
www.sonoticiaboa.com.br
Em 19.6.2021.

 

(Copiado do site Feparana)

O menino Mozart.Pintura a óleo de anônimo , possivelmente por Pietro Antonio Lorenzoni (1721-1782)

Pintura encomendada por Leopold Mozart . Mozart tem seis anos. Ambas as crianças estão em trajes de corte que lhes foram dados em 1762 na Corte Imperial de Viena. O pintor as executou pintando primeiro os arredores e as roupas, e só então fazendo as crianças posarem.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wolfgang-amadeus-mozart_2.jpg

 

 

Wolfgang Amadeus Mozart (AFI[ˈvɔlfgaŋ amaˈdeʊs ˈmoːtsaʁt]batizado Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart;[nota 1] Salzburgo27 de janeiro de 1756 – Viena5 de dezembro de 1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico.

Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Amadeus_Mozart

Retrato do jovem Niccolò Paganini (França, coleção particular). Autor desconhecido.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Niccol%C3%B2_Paganini_ritratto_giovanile.jpg

 

 

Niccolò Paganini (Gênova27 de outubro de 1782 — Nice27 de maio de 1840) foi um compositor, guitarrista e violinista italiano. É considerado o maior violinista da história, e um dos mais importantes expoentes da música do romantismo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Niccol%C3%B2_Paganini

Victor Hugo em 1829. litografia em chine collé. Artista: Achille Jacques-Jean-Marie Devéria

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Achille_Dev%C3%A9ria,_Victor_Hugo,_1829,_NGA_208390.jpg

 

 

Victor-Marie Hugo (Besançon26 de fevereiro de 1802 — Paris22 de maio de 1885) foi um romancistapoetadramaturgoensaístaartistaestadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Hugo

 

LEIA SOBRE LAURA REGIS BUCHELE CLICANDO EM:

https://teletype.in/@equipecat_news/04

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/27-02-2018_arquivos/image009.jpg

Moisés aparece na Transfiguração de Jesus. Pintura por Carl Heinrich Bloch.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Transfigurationbloch.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/11-01-2019_arquivos/image011.jpg

Jesus falando com Nicodemos. Obra de William Brassey

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicodemus#/media/File:William_Brassey_Hole_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8) 

 

 Ecce homo. Obra de Mihály Munkácsy

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Munk%C3%A1csy_Ecce_Homo_part.JPG

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/FEVEREIRO/28-02-2017_arquivos/image013.jpg

Cristo aparece a Maria Madalena. Óleo sobre tela de Pietro da Cortona.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pietro_da_Cortona_-_Cristo_appare_a_Maria_Maddalena.jpg

 

Quadro: A Ascensão de Cristo. Óleo no painel por Benvenuto Tisi da Garofalo.

Fonte:. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Benvenuto_Tisi_da_Garofalo_-_Ascension_of_Christ_-_WGA08474.jpg

 

 

 

Daniel Dunglas Home

(20-03-1833 / 21-06-1886)

 

 Daniel Dunglas Home (pronuncia-se Hume ; 20 de março de 1833 - 21 de junho de 1886) foi um médium físico escocês com a capacidade relatada de levitar a uma variedade de alturas , falar com os mortos e produzir batidas e batidas em casas à vontade. Seu biógrafo Peter Lamont opina que ele foi um dos homens mais famosos de sua época. [1] Harry Houdini o descreveu como "um dos mais conspícuos e elogiados de seu tipo e geração" e "o precursor dos médiuns cujo forte é roubar presumindo a credulidade do público". [2] Home conduziu centenas de sessões espíritas , das quais compareceram muitos eminentes vitorianos. Houve relatos de testemunhas oculares por assistentes de sessão espírita descrevendo métodos de conjuração e fraude que Home pode ter empregado. [3] [4] [5]e

 

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Dunglas_Home

O famoso médium Daniel Dunglas Home. Imagem BNF/Gallica.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53050325z

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/19-03-2019_arquivos/image011.jpg

O jornal mensal “Le Chercheur”, de Paris, França, 01/1888,  traz ilustração de Daniel Dunglas Home levitando.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k96914488.texteImage

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JULHO/17-07-2017_arquivos/image008.jpg

O médium Daniel Dunglas Home levitando.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Daniel-Dunglas-Home-levitation.jpg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]