Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 06 de maio de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

         http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/06-05-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/05-05-2021.htm

04-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/04-05-2021.htm

03-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/03-05-2021.htm

01-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/01-05-2021.htm

30-04-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/30-04-2021.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 11 - 1868

 

http://www.febnet.org.br/ba/image/revistaespirita/11.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

 

 

Elizabeth Singer Rowe. (1674- 1737)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Singer_Rowe

 

 

 

Elizabeth Singer Rowe 

Elizabeth Singer Rowe (nascida Singer, 1674-1737) foi uma poetisa, ensaísta e escritora de ficção inglesa descrita como "o ornamento de seu sexo e idade" [1] e a "Cantora Celestial". [2] Ela estava entre as autoras inglesas mais lidas do século XVIII. [3] Ela escreveu principalmente poesia religiosa, mas sua mais conhecida Friendship in Death (1728) consistia em uma série de cartas imaginárias dos mortos para os vivos. Apesar de sua reputação póstuma como uma reclusa piedosa e enlutada, Rowe manteve uma ampla correspondência e estava envolvida em assuntos locais em Frome, em Somerset, sua terra natal . [4]Ela permaneceu popular e muitas vezes se traduziu bem no século 19, em ambos os lados do Atlântico. Embora pouco lida hoje, os estudiosos notam que ela era estilística e tematicamente radical para sua época. [5]

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Singer_Rowe

 

Frontispício e página de título de Poemas em várias ocasiões , 1696. De Elizabeth Singer Rowe

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Singer_Rowe

 

Página de rosto de Friendship in Death, 2ª edição 1729. Elizabeth Singer Rowe

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Singer_Rowe

LEIA MAIS NO LINK

 

 

Amizade na morte, em vinte cartas dos mortos para os vivos (1728)

Sem dúvida, seu trabalho mais popular, Amizade em Death , publicado pela primeira vez em 1728, passou por pelo menos 79 edições em 1825 e outros dez por 1840. [19] No século 18, as edições deste trabalho consistente em desvantagem Defoe 's Robinson Crusoe e Richardson 's Clarissa ea diferença cresceu mais amplo como o século avançava. [19]O trabalho consiste em cartas imaginárias de amigos virtuosos e entes queridos, incluindo um filho de dois anos para sua mãe em luto, que morreu, foi para o céu e deseja dar conselhos espirituais, principalmente no interesse de garantir que as almas de amigos e entes queridos vão para o céu. O assunto das cartas consiste principalmente em dilemas morais e questões contemporâneas; muitas das cartas são uma reminiscência de ensaios morais, enquanto outras são mais próximas das situações descritas em romances. [20] Aqui Rowe parece estar conduzindo uma campanha contra a libertinagem encontrada na ficção amorosa . [20]No prefácio, Rowe declara sua intenção didática, "A deriva dessas cartas é, para impressionar a noção da imortalidade da alma; sem a qual, toda virtude e religião, com suas boas conseqüências temporais e eternas, devem cair por terra." [21] De acordo com os espíritos, a morte é bem-vinda e não temida, pois a alma experimenta a bem-aventurança no céu.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Singer_Rowe

LEIA MAIS NO LINK

 

A página de rosto de Elizabeth Singer Rowe "Devotos Exercícios do Coração em Meditação e Soliloquy, Prayer and Praise", originalmente publicado em 1737 (edição de 1802).

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Singer_Rowe

LEIA MAIS NO LINK

 

Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

 

 

 

Maio

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Novas Mensagens. Lição nº 13. Página 110.

 

As comemorações terrestres, muitas vezes, têm no espaço o seu eco suave e doce. Os mortos, frequentemente, se reúnem aos vivos, nas suas lágrimas ou nas suas glorificações. Quando as luzes e os perfumes de Maio banham os dois hemisférios, onde se agita a cristandade, com as suas várias famílias evangélicas, as preces da Terra misturam-se com as vibrações do Céu, em homenagem à Mãe do Salvador, no trono de sua virtude e de sua glória. Se o planeta da lágrima se povoa de orações e de flores, há roseiras estranhas, florindo nas estradas prodigiosas do Paraíso, nos altares iluminados de outra natureza, e Maria, sob o dossel de suas graças divinas, sorri piedosamente para os deserdados do mundo e para os infelizes dos espaços, derramando sobre os seus corações as flores preciosas de sua consolação.

Na Terra, as suas bênçãos desabotoam a palma da esperança, no ânimo dos tristes e dos abatidos; no Além, as vibrações do seu amor confortam o coração dos desesperados, entornando sobre eles o cântaro de mel da sua infinita misericórdia.

Foi assim que a voz de Jeziel, anjo mensageiro da sua piedade, nos acordou:

- "Hoje, disse-nos com a sua palavra tocada de suave magnetismo -, o Paraíso abre suas portas douradas para receber todas as súplicas, vindas da Terra longínqua... Dos altares terrestres e dos corações que se desfazem nas ânsias cristãs, no planeta das sombras, eleva-se uma onda de amor, em volutas divinas e a Rosa de Nazaré estende aos sofredores o seu manto divino, constelado de todas as virtudes...

Celina já partiu para as vastidões escuras do planeta das lágrimas, a fim de repartir as bênçãos carinhosas da Mãe de Jesus com todos aqueles que têm pago ao Céus os mais largos tributos, em prantos e rogativas, nos caminhos espinhosos das penas terrestres.

Mas, a Senhora dos Anjos não vos poderia esquecer e mandou-me anotar as solicitações dos vossos espíritos, afim de que as vossas esperanças alcançassem guarida no seu coração maternal."

E cada entidade expôs ao anjo piedoso de Maria as suas expectativas angustiosas. Antigos afortunados do mundo pediam para os seus descendentes na Terra o necessário esclarecimento espiritual; outros imploravam um bálsamo que lhes aliviasse o coração amargurado, ferido nos espinhos dos enganos terrestres. Não foram poucos os que lembraram seus antigos sonhos e suas paixões nefastas, sepultadas no planeta como negros resíduos de florestas incendiadas, suplicando da Rainha dos Anjos a esmola do conforto do seu amor. Posições convencionais, erros deploráveis e malignas ilusões foram amargamente recordados e, esperando a vez de anunciar o meu desejo, pus-me a analisar as aspirações mais sagradas do meu espírito, depois de sutilmente arrebatado, pela morte, às suas atividades do mundo.

Assim como um estudioso de matemática pode dissecar todas as coisas físicas, compreendendo que a linha é uma reunião de pontos acumulados e que a superfície é a multiplicação dessas mesmas linhas, o espírito desencarnado, na sua acuidade perceptiva, pode ser o geômetra de suas próprias emoções, operando a análise de si mesmo, autopsiando os fatos dos tempos idos, fazendo-os ressurgir, um a um, na sua milagrosa imaginação.

Lembrei, assim, a paisagem pobre e triste da minha aldeia natal. E vi novamente Miritiba, com as suas ruas arenosas e semi-destruídas, guardando no litoral maranhense as antigas tradições dos guerrilheiros balaios, o lar humilde e farto da minha primeira infância, o gênio festivo de meu pai e a figura bondosa e severa de minha mãe... Em seguida, revi os quadros de amargura e de orfandade, vividos na Parnaíba distante. E depois... era o meu veleiro, rudemente, jogado no oceano largo, onde, com os remos da minha coragem, procurava enfrentar, inutilmente, a maré alta das lágrimas, até que um dia, desesperado na ilha dos meus sofrimentos, e cansado de afrontar, como Àjax, a cólera dos deuses, submergi-me   involuntariamente, na grande noite, para despertar no outro lado da vida.

No espírito humano, existem abismos insondáveis de sombra e luz, de misérias obscuras e sublimes glorificações. Num minuto, pode o pensamento rememorar muitos séculos, com o seu cortejo maravilhoso de trevas miseráveis e de luminosas purificações.

Chegada a minha vez, supliquei ao anjo solícito:

- "Jeziel, sobre a superfície da Terra longínqua e escura, onde quase todos os corações se perdem nos desfiladeiros do ateísmo, da impenitência e da impiedade, tenho os filhos bem-amados da minha carne e do meu espírito; mas esses têm, diante do porvir, o banquete risonho da esperança e da mocidade; ensinei-lhes a buscar no mundo o contentamento sadio do trabalho, em afirmações de estudo e de perseverança, dentro das leis da consciência retilínea. Porém, numa nesga pequenina da Terra há um coração dilacerado, como o da Mãe de todas as mães terrestres, trespassado de divinas angústias, desde a Manjedoura até o Calvário...

É para minha mãe, que peço todas as tuas graças...

A mão nobre e forte, que me conduziu à lição proveitosa da vida humana, acena-me do mundo, enregelada de saudade, ansiosa do beijo do filho que ela criou, com todos os sacrifícios do seu corpo e com todos os martírios do seu coração... É para ela, Jeziel, que desejo leves a bênção maternal da Rainha dos Céus, numa profusão de lírios de esperança santificadora... Dá ao seu espírito valoroso, que nunca teve as suas ânsias de ventura realizadas no orbe do exílio, a vibração da paz de que gozam os redimidos nas dores austeras e ignoradas... Todas as bênçãos de Maria sejam depostas na sua fronte, que os cabelos brancos aureolaram, numa epopéia de sacrifícios desconhecidos e de heroísmos santificantes... Despetala sobre o seu coração fervoroso e agradecido todas as flores que hoje desabrocham no Paraíso, e que, no obscuro recanto da Terra onde o seu Espírito aguarda o alvará da liberdade suprema, possa minha mãe sentir, nos seus olhos nublados de lágrimas, o orvalho das lágrimas do seu filho, redivivo e reconfortado na alegria e na esperança."

E foi assim que a alma piedosa de minha mãe, nas dores com que vai penetrando a ante câmara da imortalidade, recebeu, neste mês de Maio, o coração saudoso e amigo do seu filho.

 

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

IMG_7931

Estudo para Fuga da Sacra Família para o Egito. Óleo sobre tela de Almeida Júnior.

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/18-04-2017_arquivos/image010.jpg

“Madonna Litta”. O quadro sugere Maria amamentando o menino Jesus. Óleo atribuido a Leonardo da Vinci.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Leonardo_da_Vinci_attributed_-_Madonna_Litta.jpg

 

File:Ingres Jesus-among-the-doctors.jpg

Jesus entre os doutores. Óleo sobre tela de Jean-Auguste Dominique Ingres

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ingres_Jesus-among-the-doctors.jpg

 

 

 

Caminho Verdade e Vida

Homenagem ao dia das Mães

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

APES : convite para Vídeoconferencia Espírita - sexta-feira –

7 de  maio de 2021. Vide abaixo em português e francês

 

Anita Becquerel. A.P.E.S. - Paris, França.

Foto:  Ismael Gobbo

 

É com imenso prazer que a direção do centro espírita Association Parisienne d'Etudes Spirites - A.P.E.S., sediado na região de Paris (França), convida a todos a visualizar a  Parte 2 da videoconferência  "L'action du MENTAL : les irradiations humaines, invisibles, révélatrices des afflictions vécues par l'ÂME", que sera presentado por Anita BECQUEREL, nesta sexta-feira - 07 maio 2021 as 20h30. (hora de Paris). 

 

O sujeito desta Parte 2 será "Le MENTAL un champ énergétique d'irradiations humaines produit par les pensées et les sensations de l'ÂME"

Nesta Parte 2 a conferencista, partindo de uma abordagem espiritualista, e em particular espírita, da composição plural do Ser humano - de uma ALMA (ou Espírito encarnado), de um perispírito (ou vários corpos sutis) e  de um corpo físico - conduzirá os internautas a conhecer alguns elementos para melhor compreender como os pensamentos e as sensações de nossa ALMA agem sobre nosso corpo físico e sobre a nossa maneira de viver. .

Nesta abordagem veremos que, por um lado é nossa ALMA que possui a faculdade mental que exprime seu pensamento e suas sensações em todas as direções utilizando nosso cérebro humano para comunicá-los aos outros, e por outro lado o corpo mental é o vehiculo que nossa ALMA utiliza para manifestá-los no nosso mundo físico. 

E neste corpo mental que os pensamentos, as sensações e as emoções de nossa ALMA se transformam em ação e tocando o corpo físico produzem um campo de irradiações do MENTAL : traduzidas em energia mental. Essa última, tocando nosso corpo físico cria em nós motivações de prazer ou desprazer, de alegria ou de dor, de otimismo ou de desespero, etc... Esses estados emocionais não podem ser reduzidos à de simples abstrações, pois eles representam a ação do MENTAL -  campos energéticos - pelos quais nossa ALMA transmite seus próprios sentimentos e emoções. 

 

Vocês podem visualizar esta conferência num dos 3 canais cujo link se encontra aqui em baixo :  

 

 Facebook (Fédération Spirite Française) :   (20+) Fédération Spirite Française - Publications | Facebook ou https://www.facebook.com/465428390508419/posts/1346599672391282/

 

YouTube :

Allan Kardec (Fédération Spirite Française) : L'action du Mental: les irradiations humaines, invisibles, révélatrices des afflictions de l'ÂME - YouTube ou  https://www.youtube.com/watch?v=2f7zwP6ZDnc

Regard Spirite (Le Mouvement Spirite Francophone) :   (26) L'action du Mental: les irradiations humaines, invisibles, révélatrices des afflictions de l'ÂME - YouTube ou https://www.youtube.com/watch?v=RoMyiCyv81o

 

""""""""

 

Querido Ismael, agradeço muito a tua ajuda e peço à você para fazer a correção final do texto em português. Quanto ao texto em francês, caso você deseja divulgá-lo também,  já te enviei hoje de manhã.

 

Merci beaucoup


Anita BECQUEREL

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.
Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

*******************************************

**************************

*************

 

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

C'est avec un grand plaisir que la direction du centre spirite A.P.E.S. vous invite à regarder la présentation de la Partie 2 de la visioconférence  "L'action du MENTAL : les irradiations humaines, invisibles, révélatrices des afflictions vécues par l'ÂME", présentée par Anita BECQUEREL, ce vendredi - le 07 mai 2021 à 20h30. (heure française). 

Le sujet de cette Partie 2 sera "Le MENTAL un champ énergétique d'irradiations humaines produit par les pensées et les sensations de l'ÂME"

Pour cette Partie 2 la conférencière, en partant d'une approche spiritualiste, et plus en particulier spirite, de la composition plurielle de l'Être humain - d'une ÂME (ou Esprit incarné), d'un périsprit (ou plusieurs corps subtils) et  d'un corps physique - amènera les internautes quelques éléments pour mieux comprendre comment les pensées et les sensations émises par notre ÂME agissent sur notre corps physique et sur notre façon de vivre.

Dans cette approche, d'une part c'est notre AME qui possède la faculté mentale qui exprime sa pensée et ses sensations dans toutes les directions en utilisant notre cerveau humain pour la communiquer aux autres et, d'autre part le corps mental est le véhicule que notre ÂME utilise pour les manifester dans le monde physique. 

C'est dans notre corps mental que les pensées, les sensations et les émotions se transforment en action et produisent un champ d'irradiations du MENTAL : l'énergie mentale. Cette dernière en nous touchant engendre des motivations de plaisir ou de dégoût, de bonheur ou de douleur, d'optimisme ou de désespoir, etc... Ces états émotionnels ne peuvent être réduits à des abstractions, car ils représentent l'action du MENTAL -  des champs énergétiques - à travers desquels notre ÂME transmet ses propres émotions et sentiments.

 

Vous pourrez regarder cette conférence, au choix, sur l’un des trois canaux ci-après :

 

 Facebook (Fédération Spirite Française) :   (20+) Fédération Spirite Française - Publications | Facebook ou https://www.facebook.com/465428390508419/posts/1346599672391282/

 

YouTube :

Allan Kardec (Fédération Spirite Française) : L'action du Mental: les irradiations humaines, invisibles, révélatrices des afflictions de l'ÂME - YouTube ou  https://www.youtube.com/watch?v=2f7zwP6ZDnc

Regard Spirite (Le Mouvement Spirite Francophone) :   (26) L'action du Mental: les irradiations humaines, invisibles, révélatrices des afflictions de l'ÂME - YouTube ou https://www.youtube.com/watch?v=RoMyiCyv81o

 

Si vous souhaitez recevoir plus d’informations, n’hésitez pas à nous écrire  : [email protected]


Une autre bonne nouvelle, tout en respectant les règles sanitaires imposées pour combattre la circulation du virus de la COVID-19,   les portes de notre centre spirite A.P.E.S. seront à nouveau ouvertes pour vous accueillir à partir du samedi -  le 22 mai 2021 (inclus). 

Pour plus d'information je vous invite à nous contacter par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58 ou sur notre site internet http://www.apes-asso.fr

 

Un grand merci à toutes et à tous qui ont démontré son attachement au centre spirite A.P.E.S. en apportant une aide financière. Cela nous a motivé plus que jamais à continuer notre travail de diffusion de l'enseignement spirite en France.

 

Au plaisir de vous revoir lors de la conférence.

Fraternellement,
Anita BECQUEREL
Présidente de l’APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.
Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

(Informações recebidas em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Tour Europeu com Divaldo Pereira Franco

2021

 

HAPPY BIRTHDAY DIVALDO

https://youtu.be/wEPTXDGnLnk

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporated Organisation, No. 1136512

2021 - 175th Leon Denis birthday - Let's Celebrate - 

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 P Please do not print this unless you really need to.

 

 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

Preces e mediunidade sem remunerações

 

Na reunião virtual de estudos de “O evangelho segundo o espiritismo”, da equipe do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita, de São Paulo, no dia 04 de maio, Daniel Camasmie completou o estudo do Capítulo XXVI – “Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes”, focalizando itens sobre preces pagas e mediunidade gratuita, com base em versículos comentados por Kardec. Seguiram-se vários comentários pelos integrantes do grupo. A coordenação foi feita por Cesar Perri e as preces abertura e de encerramento, por Gilmar Trivelato e Vanderlei Bento.

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Palestra em live do CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade. Birigui, SP. Acesse no link do YouTube

 

 

 

 

Programação do C.E. Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP  

image.png

 

Transmissão pelos canais:

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

 

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/


 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

TV Cultura exibe o documentário “Em Busca de Kardec”

 

A TV Cultura de São Paulo (TV aberta) está exibindo semanalmente às quintas feiras às 23 horas, desde o dia 29 de abril, uma série de oito episódios do documentário “Em Busca de Kardec”.

O enredo montado é interessante, com ilustrações ricas, mostrando o roteirista e diretor de nacionalidade francesa Karim Akadiri Soumaïla em busca de respostas existenciais – de informações e compreensão da “perda” de sua filha. Em função disso conhece o Espiritismo e passa a levantar dados sobre a vida de Kardec, onde viveu e atuou e as repercussões de suas obras. O documentário exibe o reflexo da obra de Kardec no Brasil.

No primeiro episódio, do dia 29 de abril exibiu Karim fazendo entrevistas e visitas em Paris.

Foi produzido pela Lighthouse e tem como diretor, roteirista e narrador Karim Akadiri Soumaïla, também com Dora Incontri como roteirista.

 

 

 

Filme Em Busca de Kardec ; Karim com dirigente francês.

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Live no Canal Youtube da Abrade e da ADE-PB

Olá Ismael, boa noite

 

Encaminho convite para encontro virtual com as seguintes perspectivas. Peço confirmar e divulgar com seus contatos:

 

ABRADE Comunicação: Live desta quarta debate o uso do celular como meio de comunicação digital e seu uso para divulgação do espiritismo.

 

O tema será abordado pelo Professor Luiz Signates mestre em comunicação dedicando-se a pesquisa de Mídia e Cidadania.

 

O Uso de Celular como meio de comunicação digital e seus impactos no processo de comunicação do Espiritismo para Divulgadores e Jornalistas Espíritas será tema da live desta quarta-feira (05.05.2021) às 20h no Canal Youtube da Abrade e da ADE-PB, com o professor Luiz Signates.

LUIZ SIGNATES é Professor Associado IV da Universidade Federal de Goiás, junto ao Mestrado em Comunicação, na linha Mídia e Cidadania e Docente Efetivo do Doutorado em Ciências da Religião, na linha Cultura e Sistemas Simbólicos, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

 

A live será aberta ao público sem necessidade de cadastro prévio para acessar o conteúdo. Basta acessar o link:

 

️ABRADE (YouTube): https://www.youtube.com/watch?v=ozU9jIN_p6E

 

️ADEPB (YouTube): https://www.youtube.com/watch?v=KX4fbD0UZxY

 

 

(Recebido em email de Abrade Comunição Espírita [[email protected]])

 

 

Palestras em live

com informações de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido

 

image.png

canal youtube igese goiano

 

WEDNESDAY 5 May Spiritual Light.jpeg

image.png

BIENAL DO LIVRO ESPIRITA 

https://institutoideak.com.br/programa%C3%A7%C3%A3o

https://youtu.be/Hsh4aZowJNA

 

 

(Recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 7 de Maio, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo um documentário sobre Reencarnação, com José Lucas.

O CCE retomou todas as atividades presencialmente no passado dia 23 de Abril, dentro das normas em vigor para a COVID 19.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Palestra com Simão Pedro de Lima.

Dia 9 de maio de 2021.

 

 

 

 

(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Programação de “O Semeador”

Santo André, SP

 

 

(Com informações em email de Claudio Palermo)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP  

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

 

 

 

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

 

 

 

 

Convite para conferências virtuais

com Divaldo Pereira Franco

 

Bonjour à tous,

 

Nous avons le plaisir de vous inviter à nos conférences VIRTUELLES avec DIVALDO PEREIRA FRANCO. Les dattes sont

dans l'annexe.. Les transmissions seront faites par  http://youtube.com/mansaodocaminho.

 

A très bientôt,

Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg-asbl

 

 

 

Image en ligne

 

 

 

(Com informações em email de nascimento zelina [[email protected]])

   

 

Amor Infinito

Insista em aprender

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 

Mamãe, por que te amo tanto?

 

Todas as crianças, inevitavelmente, chegam naquela fase das famosas perguntas.

Perguntam sobre tudo. Querem saber sobre tudo, num afã natural e belo de se ver, na busca pelo conhecimento, por descobrir o mundo.

Do que são formadas as nuvens?

Por que aquele homem mora na rua?

Como o Papai do Céu pode vigiar todos ao mesmo tempo?

Como nasceu a primeira mãe de todas?

Porquês e mais porquês... Que acabam deixando os pais de cabelo em pé, em muitas ocasiões.

Uma dessas perguntas em especial, chamou-nos a atenção, quando em contato com uma reportagem de certa revista especializada em educação infantil.

Mamãe, por que te amo tanto?

Há perguntas que nasceram para serem perguntas, e há respostas que não são palavras. - Afirma o autor da matéria.

Diz ele ainda que nesses casos a melhor resposta pode ser um beijo, um abraço forte, o toque, o silêncio...

Realmente, poderíamos pensar: como explicar o amor? Como encontrar a razão na Terra onde reinam os sentimentos?

Sem a pretensão de explicá-lo, mas com a vontade de torná-lo mais admirável ainda, quem sabe poderíamos dizer a essa criança:

*   *   *

Você ama sua mãe, pois antes de lhe dar o abrigo desta casa feita de paredes, ela guardou você em um lar de beleza sem igual, aconchegante e cheio de paz.

Você ama sua mãe, pois possivelmente esta não é a primeira vez que você a vê. Seus corações amigos podem ter se encontrado muito tempo antes...

Você ama sua mãe, certamente porque junto do alimento do corpo, ela lhe concedeu sempre a nutrição da alma, com seu sorriso e um seja bem-vindo ao mundo, meu filho!

Seu amor por sua mãe vem dos cuidados que ela tem pelas coisas mais simples da vida, como: arrumar os bichinhos de pelúcia no quarto para lhe darem bom dia pela manhã; colocar o macaquinho ao seu lado, para que você o abrace à noite, e não se sinta só.

Conversar com você durante o banho, ensinando o nome de cada pedacinho de seu novo corpo, e enchendo-o de beijos amorosos.

Dançar com você pela sala, rodando, rodando, para ouvir suas gargalhadas deliciosas.

Ficar com você no colo, assistindo seu desenho preferido, até você pegar no sono, tranquilo, seguro, aquecido.

Levar você para a cama dela, quando você se sente sozinho em seu quarto à noite, aconchegando-o bem perto de seu coração - lembrando dos tempos em que você estava ali, crescendo forte dentro dela.

Finalmente, poderíamos dizer que você ama sua mãe, porque ela ama você sem pedir nada em troca. O que um dia você entenderá como sendo o amor incondicional. E ela será seu maior exemplo dele.

*   *   *

Um filho bem amado nunca esquecerá sua mãe.

Mesmo que ele enverede por caminhos tortuosos, que faça escolhas perigosas na vida, aquela candeia do carinho materno sempre estará lá.

Será aquela luzinha distante, no meio da escuridão dominante da ignorância - como um convite terno para trazê-lo para a senda iluminada novamente.

O amor materno será sempre seu laço seguro e certo com o amor de Deus.

Que o Criador Supremo do Universo abençoe todas as mães...

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Cada pergunta
difícil..., de Cristiane Rogério, publicado na Revista Crescer, de
março de 2008, ed. Globo.
Em 5.5.2021.

 

 (Copiado do site Feparana)

Mãe e filho. Óleo sobre tela por Mary Cassatt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cassatt_Mary_Mother_and_Child_1890.jpg

 

Primeiros passos. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh após Millet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_van_Gogh_-_First_Steps,_after_Millet.jpg

 

 

Família indigente. Uma mulher com 3 crianças  juntos defronte da Igreja de la Madeleine, em Paris, França.

Óleo sobre tela de William Adolphe Bouguereau. Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/William-Adolphe_Bouguereau

 

 

 

 

 

Matilde Dall’Oca Punhali
(14/03/1915 – 16/12/1985)

 

 

Biografia elaborada por: Melêdi Dall’Oca e Wanda Dall’Oca Tozetti

Matilde, desde os doze anos de idade, sentia que Ricieri seria o seu companheiro de uma vida inteira. Na verdade, o encanto da vida em comum, durou 36 anos, além dos quase dez de namoro que, no início, contou com aparente indiferença por parte dela, dada a rigidez de princípios, próprios de sua família, naquela época.

Ela, com 20 anos de idade; ele, com 25, casaram-se em 1935.

Matilde, filha de Ugolino Dall‘Oca e Stella Zanini Dall’Oca, nasceu em Ribeirão Preto, no dia 14/03/1915. Veio para Araçatuba, em 1916, com a idade de um ano e meio. Seu pai, sitiante, fez as primeiras derrubadas de mata para formação de lavoura no Bairro Brejinho, na zona rural.

Era a primeira filha do casal e tinha uma irmã paterna, seis anos mais velha. Matilde tinha onze anos quando a família passou a residir na cidade, onde seu pai, então comerciante, estabelecido na Rua Bernardino de Campos, 137-143, tinha um armazém (secos e molhados) e uma espécie de pensão-albergue, com atendimento feito pela própria família, onde se hospedavam pessoas dos sítios em busca de assistência médica, ou para fazer compras no comércio, e, muitas vezes, realizavam-se também ali festas de casamento.

Por ser a filha mais velha do casal, foi colocada para trabalhar em casa desde a mais tenra idade, juntamente com a irmã paterna. A família numerosa, compreendendo ao todo nove filhos, exigia a necessidade de contar com essa ajuda. Assim, mesmo morando em frente à única escola da cidade, foi impedida de prosseguir estudando, não indo além de poucos meses do segundo ano escolar. Para ela, foi muito dolorosa a decisão e atitude do pai, indo buscá-la na sala de aula, o que levou sua professora até sua casa, numa tentativa, sem êxito, de mudar a situação. Matilde amava estudar. Mais tarde, ela contaria ter mesmo chorado, quando, no Centro Espírita, ouvia falarem da necessidade de “estudar” a Doutrina. Foi médium de psicofonia, lia sempre as obras espíritas, tendo demonstrado, assim, grande capacidade de aprender, apesar das reduzidas chances.

O CONVÍVIO

Conviver com Ricieri era a oportunidade para uma vida alegre, serena, de crescimento e progressos espirituais. Tudo o que ele foi para tanta gente, Matilde foi para ele. Uma esposa simples, de coração sereno, honesta, sempre disposta a auxiliar. Sua presença irradiava paz, paz tão necessária sempre, principalmente hoje, pelo equívoco de vivermos submetidos a padrões que agitam a mente e amolentam a alma.

Matilde era, para as irmãs menores, um porto de paz, de tal forma que ainda hoje a lembrança dela é fortaleza em nossos corações. Seu sorriso, ao apreciar Ricieri, o marido, cercado pelas crianças (eles não tiveram filhos), era de alegria serena e prontidão para servir, por isso ela, dificilmente se sentava para usufruir daqueles doces momentos. Submeteu-se a vários tratamentos médicos, até mesmo cirurgias, visando alcançar a alegria da maternidade. Não conseguindo, encontrou a resignação – consentimento da razão – na filosofia religiosa que sempre abraçara, a Doutrina Espírita.

Como Ricieri, também contribuiu, com sua parcela de doação, em favor de outras crianças, fazendo um plantio que lhe trará, no futuro, inevitavelmente, uma colheita de bênçãos.

DESPRENDIMENTO

O dinheiro era escasso; época de trabalho na bucharia: o início do dia, no escuro da madrugada, e o fim, após o pôr-do-sol.

Ricieri se desdobrava nas campanhas em prol da construção do Lar de Menores. Recordando que receberam adiantado o aluguel de um ano do sobrado geminado onde moravam, ela, um dia disse: “Esse dinheiro nunca nos fez falta”.

Ricieri fez o que fez porque ela sempre o apoiou; foi sua parceira, não só de vida, mas também de ideal.

Matilde e Ricieri viveram um para o outro; ele, seu primeiro e único namorado.

PESCARIA

O fato de Ricieri ser desprendido de bens materiais, levou-o a ter, por alguns anos, condição de realizar uma das coisas de que mais gostava – pescar. Assim, passava longas temporadas na ceva, no rio Tietê. Ela jamais reclamava . Acontecia, mesmo, ocasião em que, apenas retornado da pescaria, um outro companheiro telefonava pedindo sua companhia e para lá se dirigia ele novamente.

Acompanhando-o, ou ficando só em seu lar, Matilde era sempre a mesma pessoa, alegre, reconhecida a Deus, grata à vida.

A DOENÇA

Quando seu pai morreu, Matilde foi, com o marido morar com a mãe, D. Stella. Poucos meses depois, quando a doença se apresentou no peito do marido, ela disse à mãe: “Veja como são as coisas: viemos morar aqui querendo ajudá-la, no entanto, nós é que estamos sendo beneficiados. Veja como Deus é bom”.

Quatorze anos depois do desencarne de Ricieri, foi a vez de Matilde constatar em si a mesma doença do esposo. Tendo extraído o câncer da mama, estando bem, pensando mesmo em fazer uma estação d’água “para ver se engordava um pouco” – como ela dizia. Mas a metástase, chegando ao fígado, leva-a de nosso convívio, em 16 de dezembro de 1985.

Certo dia, quando, ainda com forças físicas, fazia exercícios com o braço para recuperar a flexibilidade perdida devido à cirurgia, disse: “O que me entristece é não poder amparar a mamãe, na sua velhice. Nunca pensei partir antes”.

Dias antes do desencarne, repetiu a afirmação. Quando soube desta ocorrência, D. Stella, com 91 anos, mesmo com o coração materno apertado, foi garantir-lhe que podia partir tranqüila, pois ela ficava bem e ­amparada.

Como espírita, Matilde era companheira e colaboradora na Aliança Espírita “Varas da Videira”. Assídua freqüentadora, por muitos anos participou de trabalhos mediúnicos, inclusive com sessões à tarde, o que não era muito comum na época.

Muito da vida de Matilde se encontra descrito na biografia de Ricieri. Ambos comprovaram, na vivência, a base sólida que encontraram nos conceitos edificantes da Doutrina Espírita.

(*) Ver também biografia de Ricieri Punhali.

 

 

(Copiado de: http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/matilde_dalloca_punhali.htm)

 

 

 

Leia a biografia de Ricieri Punhali esposo de Matilde Dall’Oca Punhali

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/ricieri_punhali.htm

 

 

Leia a biografia de Ugolino Dall‘Oca pai de Matilde Dall’Oca Punhali

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/ugolino_dalloca.htm

Matilde Dall’Oca Punhali

Imagem copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.

Ugolino Dall´Oca (1883- 1968), pai de Matilde Dall’Oca Punhali

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1

 

Imagem antiga do Grupo Escolar Cristiano Olsen (Primeiro Grupo) na rua Bernardino de Campos.

Araçatuba, SP. Foto do acervo da Câmara Municipal de Araçatuba.

 

 

O Sr.  Ugolino Dall´Oca, pai  de  Matilde  Dall´Oca  Punhali   tinha  um  armazém  na

 rua Bernardino de Campos,  defronte do Grupo Escolar Cristiano Olsen que montou

 por volta do ano de 1924.

 

Ricieri Punhali (1910 – 1971), esposo de Matilde  Dall´Oca  Punhali  (1915- 1985)

Imagem copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.

Ricieri Punhali em pescaria no rio Tietê.

Imagem copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.

Matilde com o esposo Ricieri Punhali no Corcovado em maio de 1971.

Imagem copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]