Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sexta-feira, 14 de maio de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

          http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/14-05-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

13-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/13-05-2021.htm

12-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/12-05-2021.htm

11-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/11-05-2021.htm

10-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/10-05-2021.htm

08-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/08-05-2021.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 11 - 1868

 

http://www.febnet.org.br/ba/image/revistaespirita/11.jpg

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

O ESPIRITISMO NA BÍBLIA  -  (LE SPIRITISME DAN LA BIBLE. HENRI STECKI

 

ACESSE:

https://books.google.com.br/books?id=g4JbAAAAQAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Cena do filme “Nosso Lar”. Foto fornecida por Wagner de Assis.

Cenas do filme Nosso Lar.  Fotos recebidas de Wagner Assis.

A cidade de Lion, França, vista a partir da Colina de Fourvière, com  igreja de São Jorge e rio Saône.

Foto Ismael Gobbo

Placa oferecida pelos espíritas franceses em homenagem a Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Nas proximidades ficava a casa onde Kardec nasceu aos 3 de outubro de 1804. Foto Ismael Gobbo

Rua Sala, no alto, em Lião, França.  A casa de  no. 76 da rua Sala, onde Kardec teria nascido, não mais existe.

Talvez tenha sido demolida para dar lugar  á larga avenida Quai Docteur Gailleton às margens do Rhône, em primeiro plano.

Pela foto a casa ficaria do lado esquerdo,  logo depois do semáforo,  no cruzamento da Rua Sala com a avenida.

Os espíritas franceses colocaram a placa que se vê, homenageando a Kardec e assinalando aquele  local.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Experiência religiosa

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Justiça Divina. Lição nº 73. Página 171.

Estudos e Dissertações em torno da substância religiosa de “O Céu e o Inferno”, de Allan Kardec. 1ª parte, Capítulo I, Item 4.

Reunião pública de 13/11/1961.

 

Deploramos as calamidades de que o materialismo se faz a nascente e insistimos pelo retorno à fé religiosa, para que a responsabilidade seja colocada no lugar que lhe é próprio.

Apontamos a excelência da virtude, traçamos roteiro à vida heróica, articulamos cruzadas de rearmamento moral e encarecemos a redenção de costumes. É forçoso reconhecer, no entanto, a inevitabilidade da ação para definir a função. Contraditório aconselhar uma estrada e seguir noutra.

Toda escola é centro indutivo. Formam-se engenheiros nas disciplinas em que outros engenheiros se tornaram instrutores. Fazem-se mecânicos, no trabalho em que outros mecânicos se fizeram exímios. O invento pede uso, a teoria espera demonstração.

Assim também na experiência religiosa.

Imaginemos se o Cristo, a pretexto de angariar contribuições para as boas obras, houvesse disputado a nomeação de Mateus para exercer as atribuições de chefe do erário, no palácio de Ântipas; se, para garantir o prestígio do Evangelho, passasse a frequentar os corredores do Pretório, com o intuito de atrair as atenções de Pilatos; se, para favorecer a causa da Boa Nova, resolvesse adular os familiares de Anás, oferecendo-lhes passes magnéticos para curar-lhes as enxaquecas; ou se, para preservar-se na grande crise, tivesse provocado um entendimento com essa ou aquela autoridade do Sinédrio, acomodando-se ao mercado das influências políticas, junto do povo...

Ao invés disso, vemo-Lo, a cada passo, coerente consigo mesmo. Amparando os homens sem os escravizar às ilusões. Prestando serviço aos homens, em nome de Deus, sem conluiar-se com os homens em desserviço a Deus. Esclarecendo sem impor. Ajudando sem exigir. Promovendo o bem de todos, sem cogitar do bem de si mesmo.

Indubitavelmente, todos nós lamentamos a incredulidade que lavra na Terra, ressecando corações e ensombrando inteligências. Urge, porém, compreender que, para abolir a tirania da negação que entenebrece o espírito humano, será necessário viver de acordo com a fé que ensinamos, a fim de que o mundo encontre em nós, primeiramente, o trabalho e a compreensão, a fraternidade e a concórdia que aspiramos a encontrar dentro dele.

 

 

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

O Chamado de São Mateus. Pintura de  : Jan Sanders van Hemessen

Imagem/fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jan_Sanders_van_Hemessen_-_The_Calling_of_St_Matthew.jpg

São Mateus e o anjo. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7f/Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_049.jpg

 

A Poção Milagrosa de Peixes , c. 1695-1697, óleo sobre tela  de Sebastiano Ricci.

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Sebastiano_Ricci

 

 

À Suely Caldas Schubert nossa eterna gratidão

 

“Não estamos na obra do mundo para aniquilar o que é imperfeito, mas para completar o que se encontra inacabado”. Com esta frase de Emmanuel, Suely Caldas Schubert iniciava artigo publicado na revista Reformador (FEB), em abril de 1982. Suely que vivia o lema “Ama, trabalha, espera e perdoa” em suas tarefas diárias, deixou para o Movimento Espírita contribuições em busca desta completude por ela mesma lembrada para a elevação da humanidade.

Expositora, estudiosa e pesquisadora da Doutrina Espírita, Suely Caldas Schubert nasceu em 9 de dezembro de 1938, em Carangola (MG). Dedicou-se desde a juventude às atividades espíritas, especialmente no âmbito da mediunidade e na divulgação do Espiritismo.

Seus pais e avós maternos e paternos eram espíritas. A mediunidade surgiu muito cedo em sua vida, a ela se dedicando há mais de sessenta anos. Dizia que a mediunidade só lhe trouxe alegrias. “Eu nunca tive nenhuma dor, nenhum sofrimento que eu atribuí à mediunidade. Eu não sei viver a minha vida sem o trabalho mediúnico. Mas acima de tudo está a doutrina”. Evidenciava que “o Espiritismo, o Evangelho do Cristo à luz da Doutrina Espírita está em primeiro lugar na minha vida”.

Nos trouxe na obra O Semeador de Estrelas a biografia de Divaldo Franco. Em Testemunhos de Chico Xavier presenteou o público com a intimidade e lutas do médium mineiro. Retratos de personalidades que trabalhavam o bem, tal como a própria autora que escrevia sua biografia de amor ao longo desta existência.

Realizou diversas palestras, tendo participado de seminários no Brasil e no Exterior. Foi uma das fundadoras da Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, em Juiz de Fora. Atuou durante quarenta anos na Aliança Municipal Espírita, onde exerceu diversos cargos. Dedicou-se à Doutrina com conhecimento, amor e seriedade.

Suely falava que o pouco que sabe se deve à leitura, sendo uma leitora compulsiva. Da ávida dedicação aos livros e à busca por conhecimento veio certamente a boa prática da escrita. Autora de dezenas de livros, conta com títulos pela FEB Editora: Testemunhos de Chico Xavier, Entrevistando Allan Kardec, Dimensões espirituais do centro espírita Obsessão/Desobsessão.

Prestes a ser lançada, a obra Chico Xavier e Emmanuel – Dores e glórias, também pela FEB Editora, nos traz Chico Xavier como objeto de estudo e meta de proceder, em uma prazerosa leitura sobre a mediunidade. Uma obra que, sobretudo neste momento, nos traz ainda mais próxima a figura de Suely, tão devotada à causa espírita e à Casa FEB de onde foi diretora, amiga e dedicada colaboradora. 

A esta dedicada servidora da Seara de Jesus, a nossa eterna gratidão.

Federação Espírita Brasileira

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2021/05/12/a-suely-caldas-schubert-nossa-eterna-gratidao/)

 

 

Desencarnação de Suely Caldas Schubert. 

quarta-feira, 12-05-2021

 

 

 

 

DESENCARNAÇÃO DE SUELY CALDAS SCHUBERT

NESTA QUARTA-FEIRA, 12-05-2021.

NOSSOS PROFUNDOS SENTIMENTOS PARA ESTA QUE SE TORNOU UMA DAS MAIORES ESCRITORAS E CONFERENCISTAS ESPÍRITAS DO MUNDO. DEUS TE ABENÇOE SUELY POR TUDO QUE FEZ. QUE A ESPIRITUALIDADE SUPERIOR TE RECEBA COM TODO CARINHO QUE VOCÊ MERECE. PROSSIGA NO SEU AFÃ DE AJUDAR IRMÃOS ENCARNADOS E DESENCARNADOS.    (Ismael Gobbo)

 

 

 

Elsa Rossi

Preito de Gratidão a amiga Suely Caldas Schubert

 

 

ACESSE:

https://youtu.be/iSHwI52wUyM

 

 

 

 

Vídeo com Rener Cunha

Refletindo com Joanna (90)

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=1kytEBZ2GUI&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=4

 

 

 

 

Palestra online com Silvia Venturo Checa. Lima, Peru.

Em espanhol.

 

(Grupo Amigos Del Espiritismo)

 

 

Vídeopalestra com Renato Prieto

Acesse nos links

 

(Com informações de Adalberto – ADE Japão)

 

 

Bem-aventurados os aflitos

 

Uma série de apresentações sobre o Sermão da Montanha foi iniciada dentro do programa “O Evangelho e sua simplicidade”, na webtv Rádio Brasil Espírita de Maceió. Na noite do dia 12 de maio, Cesar Perri discorreu sobre “Bem-aventurados os aflitos”. O programa é apresentado todas 4as. feiras às 19 horas.

Acesse pelo link:

https://youtu.be/TpdqKls-0tA

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Live Beneficente com o músico espírita

Vansan

 

 

(Com informação de Sérgio Villar)

 

 

Live. Espiritualidade e Ciência

Unifesp/Nuse

image.png

 

 

 

Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Para assistir, acesse https://www.youtube.com/watch?v=0UthNozzLLs

 

16mai21.png

 

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Palestra em live do CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade

Birigui, SP.   Acesse no link do YouTube

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 

Live aborda sobre obra de Léon Denis (1846 – 1927) por

Munir Gariba

 

Sábado, 5 de Junho, às 16 horas de UK, meio dia no Brasil, mais um estudo de Léon Denis. Todos convidados a exercitar seu Inglês britânico.

Munir_Gariba_5_JUNE-Saturday.jpg

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

 

(Com informações em email de Elsa Rossi)

 

 

Programação do C.E. Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

image.png

 

 

Transmissão pelos canais:

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

 

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

 

 

(Informação recebida em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Publicações da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

 

Acesse aqui:

https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/29946/messages/[email protected]&c=1620755998&contact_id=12492&envelope_id=582

 

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 14 de Maio, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Somos Todos Iguais?", com Moysés Lopes (Músico).

O CCE retomou todas as atividades presencialmente dentro das normas em vigor para a COVID 19.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Palestra virtual pelo YouTube com José Antonio da Cruz

Rancharia

 

 

image.png

 

Assistir

 

https://www.youtube.com/watch?v=VXs9pnU2J2w&ab_channel=USEIntermunicipaldeRancharia

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Tour Europeu com Divaldo Pereira Franco

2021

 

HAPPY BIRTHDAY DIVALDO

https://youtu.be/wEPTXDGnLnk

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporated Organisation, No. 1136512

2021 - 175th Leon Denis birthday - Let's Celebrate - 

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

Palestras em live

com informações de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido

 

 

image.png

BIENAL DO LIVRO ESPIRITA 

https://institutoideak.com.br/programa%C3%A7%C3%A3o

https://youtu.be/Hsh4aZowJNA

 

 

(Recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP  

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

 

 

 

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

 

 

 

 

Convite para conferências virtuais

com Divaldo Pereira Franco

 

Bonjour à tous,

 

Nous avons le plaisir de vous inviter à nos conférences VIRTUELLES avec DIVALDO PEREIRA FRANCO. Les dattes sont

dans l'annexe.. Les transmissions seront faites par  http://youtube.com/mansaodocaminho.

 

A très bientôt,

Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg-asbl

 

 

 

Image en ligne

 

 

 

(Com informações em email de nascimento zelina [[email protected]])

   

 

Nosso check-list

 

Um check-list é uma lista de verificação que podemos usar para facilitar a realização de uma atividade.

Também pode ser usado como uma ferramenta de controle para padronizar processos e alcançar maior eficiência.

Enfim, ele pode ser utilizado em muitas situações.

Podemos fazer um check-list de itens necessários para uma viagem ou para verificar o que se faz necessário adquirir, quando formos às compras, no supermercado.

Pode, igualmente, nos servir quando temos muitas tarefas a serem cumpridas por nós mesmos e pela equipe que nos assessora.

As empresas se servem de check-list para entregar um serviço em sua completude, enquanto as indústrias o utilizam para checagem de todos os componentes que devem ser incorporados na produção.

*   *   *

Particularmente, nós, por vezes, criamos check-list em nossas mentes.

É uma lista imaginária das qualidades que gostaríamos de ver nas pessoas que convivem conosco.

Por exemplo, um check-list das virtudes que sonhamos que tivesse o nosso cônjuge.

Listamos, imaginariamente, qualidades como a delicadeza, a gentileza, a brandura, o perdão, o respeito, a responsabilidade e assim por diante.

Também fazemos um check-list imaginário das virtudes que desejaríamos que nossos filhos fossem portadores: paciência, solicitude, gratidão, organização.

Fazemos igualmente o dos nossos demais familiares, dos nossos amigos, dos colegas de trabalho.

Criada a lista fictícia em nossas mentes, passamos a checar o comportamento de cada um a partir dela.

Verificamos que nosso marido não foi gentil, descumprindo um item importante da lista.

Nossa esposa não foi paciente, e marcamos o descumprimento de um tópico relevante, que estava listado.

Nosso filho não organizou seu quarto, e assinalamos a violação de um item da lista que imaginamos.

Dessa forma, vamos conferindo o comportamento das pessoas que amamos, com as quais convivemos, a partir do nosso check-list mental.

Essa maneira de comparar, de conferir, pode, muitas vezes, nos gerar decepção e mágoas porque o outro não age conforme a lista que elaboramos em nosso íntimo.

Cada ser é único e devemos respeitar as particularidades de cada um.

Devemos amar o cônjuge, o filho, o amigo como são e não como gostaríamos que eles fossem.

Afinal, com certeza, cada um deles tem muitas qualidades que não estão em nossa lista.

Jesus nos ensinou a não julgar o nosso próximo.

Será que, em vez de fazermos o check-list das qualidades que esperamos que o outro tenha, não deveríamos fazer a relação das virtudes que pretendemos desenvolver?

Podemos elaborar um check-list das virtudes a conquistar para nos tornarmos a pessoa que gostaríamos de ser.

Podemos listar todas as qualidades que ainda precisamos aprimorar e inserir outras que desejamos desenvolver.

Desse modo, após construirmos esse check-list, cabe-nos iniciar os esforços verificando se nossos comportamentos, nossos pensamentos, nossos sentimentos estão de acordo com ele.

Assim procedendo, estaremos atendendo a proposta de reforma íntima, de renovação individual.

Isso sim é saudável, louvável e enriquecedor para as nossas vidas.

 Redação do Momento Espírita.
Em 13.5.2021.

 

  (Copiado do site Feparana)

 

Lista de pinturas e desenhos do artista espanhol do século XVII 

Diego Velázquez 

 

 

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_works_by_Diego_Vel%C3%A1zquez

Cristo na casa de Marta e Maria. Óleo sobre tela de Diego Velázquez.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Christ_in_the_House_of_Martha_and_Mary_(Vel%C3%A1zquez)

Cristo contemplado pela alma cristã. Pintura a óleo de Diego Velázquez.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Velazquez-CristCol.jpg

Vista do Jardim da Vila Médici em Roma. Óleo sobre tela de Diego Velázquez.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_works_by_Diego_Vel%C3%A1zquez

 

 

 

 

Honório de Oliveira Camargo Júnior
(03/10/1915 - 10/09/1989)

 

 

Honório de Oliveira Camargo Júnior

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

 

 

Biografia elaborada por
 Edwiges Perri de Oliveira Camargo

Honório de Oliveira Camargo Júnior, filho de Honório de Oliveira Camargo, e de Dona Adelaide da Silva Camargo, nasceu em Taquaritinga-SP, no dia 3 de outubro de 1915..

Em 1938, mudou-se para Guararapes, onde fundou a Escola de Comércio, da qual foi diretor. Lecionou como professor primário no Grupo Escolar “Adelmo Almeida” e como professor de Geografia no Ginásio Estadual.

Foi comerciante no ramo de tipografia. Era jornalista e um grande orador. Nessa mesma cidade, fundou o jornal “A Cidade de Guararapes”, órgão que funcionou até a sua mudança para Araçatuba, e nela exerceu a vereança.

Em 1942, casou-se com a também professora em Guararapes, Edwiges Perri, de cujo matrimônio nasceram dois filhos: José Luís e Rosana.

No ano de 1955, mudou-se para Araçatuba, onde se estabeleceu com a Gráfica Araçatubense e passou a lecionar no Instituto de Educação “Manoel Bento da Cruz”, as disciplinas de geografia e espanhol. Foi, por muito tempo, o correspondente do jornal paulistano “O Estado de São Paulo”.

Logo que chegou a Araçatuba, fez contato com o casal Francisco Martins Filho e Dona Irma Ragazzi Martins, dos quais Honório e esposa tornaram-se grandes amigos, passando a freqüentar as reuniões ­espíritas em seu lar e na Aliança Espírita “Varas da Videira”. Aliás, naquela época, era comum freqüentar reuniões mediúnicas e de estudos em diversos lares, como nos do casal Francisco e Dona Irma, Lauro Bittencourt e Dona Ruth, João Antônio e Yolanda, no lar de Pedro Perri e de muitos outros valorosos espíritas da cidade.

E, numa dessas reuniões no lar do Sr. Francisco Martins Filho e de Dona Irma Ragazzi Martins, teve o casal Honório e Edwiges e muitos companheiros a oportunidade de assistir reuniões nas quais Dona Irma comunicava-se com um habitante da estrela Sírius, que se identificava como Mir. Nestas reuniões, o professor Honório, como secretário do grupo, anotava tudo. Depois da desencarnação de Dona Irma, Honório publicou um livreto em que descreve essas reuniões, realizadas entre 6 de fevereiro e 22 de abril de 1958.

Honório de Oliveira Camargo Júnior começou a freqüentar a Aliança Espírita “Varas da Videira”, juntamente com sua esposa, no ano de 1956, e o fez por muitos anos. Participou de diversas diretorias daquela Casa, como secretário e presidente do Conselho Fiscal. Foi eleito presidente em 27 de agosto de 1961, em cujo cargo permaneceu até o ano seguinte.

No que concerne aos serviços pessoais de Honório em atenção aos seus semelhantes, queremos deixar registrado que por muito tempo, no recesso do próprio lar e na companhia dos amigos Elias Nemer Elias e Pedro Perri, fabricou camas que eram remetidas ao querido Rolandinho para guarnecer as Instituições: Nosso Lar e Casa Transitória.

Desencarnou em Araçatuba-SP, no dia 10 de setembro de 1989. Seu nome foi dado a uma das ruas do Conjunto Residencial Pedro Perri.

 

 (Copiado de:     

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/honorio_oliveira_camargo_junior.htm )

 

Honório de Oliveira Camargo Júnior

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

Estação ferroviária de Taquaritinga, SP. Foto extraída do livro de Gerodetti e Cornejo, Lembranças de São Paulo, 3,2003.

Imagem copiada de:

 http://www.estacoesferroviarias.com.br/t/taquarit.htm

 

 

Em Taquaritinga, SP, nasceu Honório de Oliveira Camargo Júnior.

Edwiges Perri de Oliveira Camargo, esposa de Honório de Oliveira Camargo Júnior

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 2.

 

 

 

Leia a biografia de dona Edwiges Perri de Oliveira Camargo (1915- 1999)

(http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/edwiges_perri_oliveira_camargo.htm)

 

Honório, sentado à esquerda, com a esposa “Bijú” e netos.

Antiga, bela e bem conservada estátua do Cristo Redentor na cidade de Guararapes, SP. Foto: Ismael Gobbo.

 

 

Na cidade de Guararapes Honório de Oliveira Camargo residiu no

período de 1938 a 1955. Ele e a esposa Edwiges Perri de Oliveira

Camargo lecionavam naquela  cidade.

Evangelizandos e evangelizadores diante da sede da Aliança Espírita Varas da Videira no início dos anos de 1950.

 

 

Honório de Oliveira Camargo  e a esposa Edwiges Perri de Oliveira

Camargo  freqüentaram a   Aliança  Espírita  “Varas da  Videira”,

em Araçatuba,  SP, a partir do ano de 1956.  Honório    foi     eleito

Presidente em 08/1961 permanecendo no cargo até o ano seguinte.

 

Rolando Perri Cefaly  (Rolandinho), na extrema direita, fazendo

entrega de equipamentos de trabalho na Instituição Nosso Lar. 

Foto do acervo da Instituição Nosso Lar.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]