Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

             

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/24-11-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

23-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/23-11-2021.htm

22-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/22-11-2021.htm

20-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/20-11-2021.htm

19-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/19-11-2021.htm

18-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/18-11-2021.htm

 

 

               

Evangelho em ação

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina de Luz. Lição nº 14. Página 74.

 

Meus amigos, muita paz.

Nunca é demais salientar a missão evangélica do Brasil, na sementeira do espiritualismo moderno.

Em outros setores da evolução planetária, eleva-se a inteligência aos cumes da prosperidade material, determinando realizações científicas e perquirições filosóficas de vasto alcance, comprometendo, porém, a obra do sentimento santificante.

Em esferas outras, assinalamos a investigação de segredos cósmicos, na qual se transforma o homem no gênio destruidor da própria grandeza, alinhando canhões na retaguarda de compêndios valiosos e de comovedoras teorias salvacionistas, em todos os ângulos da política e da economia dirigidas.

No Brasil, contudo, ergue-se espiritualmente o ciclópico e sublime santuário do Cristianismo Redivivo.

Aqui a Doutrina Consoladora dos Espíritos perde as exterioridades fenomênicas para que o homem desperte à luz da Vida Eterna.

Aqui, o Evangelho em movimento extingue a curiosidade ociosa e destrutiva que se erige em monstro devorador do tempo, descortinando o campo de serviço pela fraternidade humana, sob o patrocínio do Divino Mestre.

É por isto que ao espiritista brasileiro muito se pede, esperando-lhe a decisiva atuação no trabalho restaurador do mundo, porquanto na pátria abençoada do Cruzeiro a amplitude da terra se alia à sublimidade da revelação.

É necessário que em seus dadivosos celeiros de pão e amor se modifiquem as atitudes do crente renovado em Nosso Senhor Jesus, a fim de que o pensamento das Esferas Superiores se expanda livre e puro, nos círculos da inteligência encarnada, concretizando a celeste mensagem de que os novos discípulos são naturalmente portadores.

Não basta, portanto, apreender o contingente de consolações do edifício doutrinário ou receber a hóstia do conforto pessoal no templo sagrado que o Espiritismo Evangélico representa para quantos lhe batam às portas acolhedoras.

É imprescindível consagrar nossas melhores energias à extensão da fé vivificante que nos refunde e aperfeiçoa, à frente do futuro.

Semelhante edificação, todavia, não se expressará senão por intermédio de nosso próprio devotamento à causa da libertação humana, transformando-nos pelo esforço e pelo estudo, pelo trabalho e pela iluminação íntima, em hífens de amor cristão, habilitados à posição de instrumentos do Plano Superior.

O Espiritismo brasileiro congrega extensa caravana de servidores da renovação cultural e sentimental do mundo e complexas responsabilidades lhe revestem a ação com o Cristo.

Estendamos, assim, o serviço evangélico na intimidade da filosofia espiritualista, insculpindo em nós, antes de tudo, os princípios da doutrina viva e redentora de que nos constituímos pregoeiros.

Não cristalizemos, sobretudo, a tarefa que nos cabe à frente das exigências da Terra, refugiando-nos na expectativa inoperante, porque a ruína das religiões sectaristas provém da ociosidade mental em que se mergulham os aprendizes, aguardando favores milagrosos e gratuitos do Céu, com prejuízo flagrante da religião do dever bem cumprido na solidariedade humana, da qual depende a execução de qualquer sistema salvacionista das criaturas.

Acordemos, desse modo, as nossas forças profundas, colaborando no nível real de nossas possibilidades dentro da tarefa que nos cabe realizar, individualmente, no imenso concerto de regeneração da vida coletiva.

Enquanto houver um gemido na paisagem em que nos movimentamos, não será lícito cogitar de felicidade isolada para nós mesmos.

Companheiros existem suspirando por um paraíso fácil, em que sejam asilados sem obrigações, à maneira de trabalhadores preguiçosos e exigentes que centralizam a mente nas noções do direito sem qualquer preocupação quanto aos imperativos do dever.

Esses, em geral, são aqueles que cuidam de conservar alva rotulagem, na planície das convenções terrenas, muita vez à custa do sofrimento e da dilaceração de almas inúmeras que lhes servem de degraus, na escalada às vantagens de ordem material e perecível, para despertarem, depois, infortunados e desiludidos, nos braços da realidade amargurosa que a morte descerra, invariável.

Nós outros, no entanto, não ignoramos que a Nova Revelação nos infunde energias renovadas ao coração e à consciência, com os impositivos de trabalho e responsabilidade no ministério árduo do aperfeiçoamento e sabemos, agora, que o homem é o decretador de suas próprias dores e dispensador das bênçãos que o cercam, de vez que a Lei de Justiça e Equilíbrio expressa em cada um de nós o resultado de nossa sementeira através do tempo.

É indispensável a nossa conversão substancial e efetiva ao Espírito do Senhor, materializando-lhe os ensinos e acatando-lhe os desígnios, onde estivermos, para que, na condição de servidores de um país extremamente favorecido, possamos conduzir o estandarte da reabilitação espiritual do mundo que se perde, rico de glórias perecíveis e mendigo de luz e de amor.

Esperando que a paz do Mestre permaneça impressa em nossas vidas, que devem traduzir mensagens cristalinas e edificantes de seu Evangelho Salvador, terminamos, invocando-vos a cooperação em favor do mundo melhor.

- Entrelacemos corações em torno da Boa-Nova que nos deve presidir às experiências na atividade comum! Enquanto os discípulos distraídos se digladiam, desprezando, insensatos, a bênção das horas, ouçamos a voz do Senhor que nos compele à disciplina no serviço do bem, revelando-se, glorioso e dominante, em seus sacrifícios da cruz, aprendendo, finalmente, em companhia d’Ele que só o Amor é bastante forte para defender a vida, que só o Perdão vence o ódio, que somente a Fé renasce de todas as cinzas das ilusões mortas e que somente o Sacrifício Individual, em Seu Nome, é o caminho da ressurreição a que fomos chamados.

Unamo-nos, desse modo, não apenas em necessidades e dores para rogar o sustento e o socorro da Misericórdia Divina, mas estejamos integrados na fraternidade legítima, a fim de que não estejamos recebendo em vão as graças do Céu, convertendo nossas vidas em abençoadas colunas do Templo Espiritual de Jesus na Terra, portadores devotados de sua paz, de sua luz, de sua confiança e de seu amor.

Realizem outros as longas incursões do raciocínio, através da investigação intelectual, respeitável e digna, no enriquecimento do cérebro do mundo. E aproveitando-lhes o esforço laborioso, no que possuem de venerável e santo, não nos esqueçamos do Evangelho Vivo, em ação.

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Luiz Olympio Telles de Menezes

Luis Olimpio Teles de Menezes

Imagem:

 http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Periodicos%20Espiritas/O%20Echo%20D%20Alem-Tumulo/O%20Echo%20D%E2%80%99Al%C3%A9m-T%C3%BAmulo.htm

 

 

 

 

Luís Olímpio Teles de Menezes (Bahia, 1828Rio de Janeiro, 16 de março de 1893) foi um jornalista brasileiro. É considerado como um dos pioneiros do Espiritismo no país.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Ol%C3%ADmpio_Teles_de_Menezes

 

O Écho d'Alêm-Tumulo

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_%C3%89cho_d%27Al%C3%AAm-Tumulo

 

 

 

O Écho d'Alêm-Tumulo[1] (em grafia atual, O Eco d'Além-Túmulo) foi um periódico brasileiro, publicado na segunda metade do século XIX. Destacou-se por ser o primeiro de conteúdo espírita publicado no país.[2]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_%C3%89cho_d%27Al%C3%AAm-Tumulo

 

PESP6

Selo comemorativo do centenário da imprensa espírita no Brasil

https://robertoaniche.com.br/2018/02/16/o-espiritismo-na-filatelia-brasileira-1a-parte-allan-kardec/

 

 

Vários layouts do selo foram ideados pelo ilustre artista Sr. Bernardino da Silva Lancetta. Apreciados em janeiro de 1968, a escolha recaiu naquele que, pela simplicidade e nobreza da concepção, melhor representava o motivo em pauta, ou seja, os 100 anos da imprensa espírita em nossa Pátria.” (Texto extraído da Revista Reformador, de julho/1969 – FEB.)

O selo C-640 foi emitido em 26 de julho de 1969 com carimbo comemorativo Zioni 1439A Porto Alegre, 1439B Rio de Janeiro, 1439C Salvador e 1439D São Paulo

Leia mais:

https://robertoaniche.com.br/2018/02/16/o-espiritismo-na-filatelia-brasileira-1a-parte-allan-kardec/

Vista de Salvador, província da Bahia. Cerca de 1875. Autor: Rodolpho Lindemann

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Salvador_Brasil_1875.jpg    

 

 

Em Salvador, Bahia, nasceu o  grande  vulto  do Espiritismo brasileiro,

Luis  Olimpio  Teles de  Menezes  aos  26 de julho de  1825. Mudou-se

para o Rio de Janeiro por volta de 1876, cidade onde desencarnou aos

16 de março de 1893.

LEIA  AQUI:

https://dinamica-espirita.webnode.com/vultos-do-espiritismo/l/luis-olimpio-teles-de-menezes-/ 

 

Cidade do Rio de Janeiro no ano de 1889. Imagem/autor: Marc Ferrez.

Copiado de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rio_de_janeiro_1889_01.jpg

 

 

 

O grande  vulto do  Espiritismo no Brasil, Luis  Olimpio  Teles de Menezes,

mudou de Salvador, BA para a cidade do Rio de Janeiro por volta do ano

de 1876, cidade onde desencarnou aos 16 de março de 1893. 

 

LEIA  AQUI:

https://dinamica-espirita.webnode.com/vultos-do-espiritismo/l/luis-olimpio-teles-de-menezes-/ 

Cemitério de São Francisco Xavier, popularmente conhecido como Cemitério do Cajú,

na cidade do Rio de Janeiro. Neste cemitério foi sepultado Luis Olimpio Teles de Menezes,

um dos grandes vultos do Espiritismo brasileiro, falecido aos 16 de março de 1893. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Espiritismo pós Kardec na França e Europa

 

Na noite do dia 19 de novembro o tema “Espiritismo pós Kardec na França e Europa” foi desenvolvido por Antonio Cesar Perri de Carvalho (São Paulo), seguido de entrevista em transmissão conjunta do Centro Espírita A Caminho da Luz e Centro Espírita Amor e Luz de Maria Madalena, ambos do Rio de Janeiro. O expositor foi presidente da FEB e membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional. Atuaram como coordenadores do programa e entrevistadores: Gerson e Mauro, pelo GEALMM, e Marcos Fonseca (CEACL)

 

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=J37ZbmTCUug

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

NEWSLETTER DA CEPA

Edições em Espanhol e  Português

 

Acesse a edição nº 28, em espanhol e em português, clicando abaixo:

CEPANEWSLETTER EN ESPAÑOL              CEPANEWSLETTER EM PORTUGUÊS

 

 

 

 

 

Desencarnação de Paulo Henrique Bueno na cidade de

Carmo do Rio Claro, MG

Paulo Henrique Bueno. Imagem copiada do Facebook.

 

A notícia da desencaranção de Paulo Henrique Bueno ocorrida na madrugada deste domingo, 21-11-2021, aos 55 anos de idade, surpreendeu o movimento espírita que muito o admira como dirigente e orador. Endereçamos nossa prece ao amigo que retorna à Pátria Espiritual onde prosseguirá trabalhando como sempre. Aos familiares e amigos os nossos  sentimentos. Abaixo repassamos a entrevista com Paulo Henrique Bueno realizada por  Orson Peter Carrara e publicada na revista eletrônica semanal O Consolador. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Entrevista com Paulo Henrique Bueno por

Orson Peter Carrara em 2012 para a revista O Consolador

 

 

 

PUBLICAÇÃO DE “O CONSOLADOR”

ANO 5, No. 241, 1º. de janeiro de 2012.

 

ORSON PETER CARRARA
[email protected]
Matão, SP (Brasil)

 

 

Paulo Henrique Bueno:

“A cada dia  me impressiono mais com a ajuda recebida
do Alto”

O confrade mineiro conta como anda o movimento espírita
na pequena cidade de Carmo do Rio Claro, situada
no interior de Minas Gerais

 

http://www.oconsolador.com.br/ano5/241/Paulo_henrique_bueno.jpg

Paulo Henrique Bueno (foto) é engenheiro agrônomo, nasceu e reside em Carmo do Rio Claro, no interior de Minas Gerais, onde preside o Centro Espírita Allan Kardec. O pequeno grupo esmera-se na divulgação espírita, e o uso das confortáveis instalações da Câmara Municipal para atividades específicas em favor da comunidade chamam a atenção.

A seguir, a entrevista que gentilmente nos concedeu.

Situe para o leitor a cidade de Carmo do Rio Claro-MG no contexto histórico, demográfico, cultural e

econômico.


A cidade é fruto de uma povoação que surgiu às margens do Rio Claro sob as bênçãos de Nossa Senhora do Monte Carmelo, segundo a antiga tradição católica. Situada em meio às montanhas do sudoeste de Minas, conta com uma população de 20.000 habitantes que se dedicam ao artesanato e à agropecuária, sobretudo a produção de café e leite.

Quantas instituições espíritas há na cidade?

A cidade conta com apenas uma instituição espírita. O movimento, propriamente dito, tomou forma na casa da Sra. Maria Amélia Bueno, onde nos reuníamos aos domingos para estudo do Evangelho e passes. Além da família, espíritas e simpatizantes frequentavam a casa semanalmente.

Sendo uma cidade pequena, como a Doutrina Espírita é aí vista e vivida?

Em todos os sentidos, os preconceitos estão se reduzindo. Com relação à Doutrina Espírita, o trabalho desenvolvido pela imprensa na televisão, no cinema, nos jornais etc. tem facilitado a assimilação dos postulados doutrinários e principalmente o respeito pela religião espírita.

Como surgiu a oportunidade de realizar eventos espíritas utilizando-se das confortáveis instalações da Câmara Municipal?

As excelentes acomodações em espaço amplo propiciam grande conforto aos participantes das reuniões no local. A oportunidade surgiu através da boa vontade dos vereadores que cedem a Casa Legislativa, com alegria e abnegação, na certeza de que o evento alguma coisa acrescentará aos cidadãos que dele participam.

Com que periodicidade são realizados os eventos? Há um evento anual específico, programado?

Nossos eventos são realizados de acordo com a disponibilidade dos expositores espíritas que tão prontamente nos atendem. Evento específico  definido é o Encontro Anual Espírita de Carmo do Rio Claro. Neste ano ocorreu em setembro, mas a partir de 2012 acontecerá sempre no mês de maio.

A integração regional como é feita?

Estamos ampliando nossa teia de relacionamento. Os espíritas sabem da necessidade desse entrosamento e com isso, a cada dia, nos integramos ao movimento regional. Fazemos palestras em outras cidades e aqui recebemos os amigos que ativamente trabalham na divulgação da Doutrina Consoladora.

Quais são os outros mecanismos de divulgação espírita na cidade?

Possuímos o Clube do Livro Espírita, hoje com 60 associados.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

A cada dia  me impressiono mais com a ajuda recebida do Alto. Quando nos dispomos a realizar qualquer tarefa dentro da religião, nos fortalecemos e nunca falta um amigo para nos estender a mão, levando adiante este trabalho maravilhoso.

Suas palavras finais

Prossigamos!

 

(Copiado site O Consolador http://www.oconsolador.com.br/ano5/241/entrevista.html)

 

 

 

Paulo Henrique Bueno desencarnou na madrugada do dia 21-11-2021, aos 55 anos de idade, na cidade de Carmo do Rio Claro, MG.

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 26 de Novembro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "O retorno à vida corporal" com a profª Catarina Fernandes. Não existe limitação de entradas, estando disponíveis os 100% dos lugares, sendo necessário o uso de máscara, de acordo com as orientações da DGS.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

Programação do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

 

 

(Informação recebida em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]]

 

 

V Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo


Há um movimento crescente em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Igualdade de oportunidades que passa pela tomada de consciência dos direitos e necessidades de cada ser humano, assim como da colaboração que cada um é capaz de oferecer, a fim de reduzir o preconceito, a discriminação e o racismo.

Diante disto, a Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo - AJE/SP, não poderia perder de vista a oportunidade de propor o diálogo, consciente e respeitoso, sobre a Igualdade Racial, sob a ótica jurídica moderna à luz do Espiritismo, uma vez que trata de assunto atual e urgente, que requer aprofundamento e reflexões acerca da realidade em que vivemos.

Para tanto promove o V CONJURESP/2021, nos dias 20 (Dia da Consciência Negra) e 27 de novembro, das 10 às 16hs, gratuito e online, com a participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, abordando o tema: “IGUALDADE RACIAL E O ESPIRITISMO”, com apoio da Fundação Espírita André Luiz.

Foram convidados juristas, acadêmicos e estudiosos da linha de frente do Antirracismo, Espiritismo e Direito.
Público alvo: Operador e Estudante do Direito, Psicólogo, Sociólogo, Assistente Social, Pedagogo, Historiador, Jornalista, Sociedades e Federativas Espíritas, Ativistas Sociais nas questões do negro, indígena, ciganos e demais interessados; todos serão bem-vindos.

Programação:
1º DIA DO EVENTO:
20/11 - manhã 10h00 - Abertura

10h15 - “Perspectiva histórica das relações raciais entre África e Brasil”
Sociólogo africano:, Docente da Universidade de Integração
Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
BAS’ILELE MALOMALO

10h50 - “Evolução da igualdade racial pelo direito”
Historiador, Membro da USE – União das Sociedades Espíritas de
São Paulo - Municipal de Franca ADOLFO DE MENDONÇA JUNIOR
11h25 - 1º Painel – perguntas dos participantes virtuais

12h00 – 13h00 - INTERVALO

20/11 - tarde 13h05 - “Igualdade racial na arte e na pedagogia espírita”
Doutora em Educação, Jornalista, Escritora, Diretora da Editora
Comenius : DORA INCONTRI

13h50 - “Espiritismo, racismo e antirracismo”
Jornalista / Radialista e Palestrante Claudio Palermo

Palestrante Espírita, Promotor de Justiça de Direitos Humanos
do Ministério Público de São Paulo – EDUARDO FERREIRA
VALÉRIO.

14h40 - 2º Painel – perguntas do participantes virtuais

2º DIA DO EVENTO:

27/11 - manhã 10h00 - Abertura

10h15 -“Importância da igualdade racial como premissa de uma
sociedade mais justa e evoluída”.
Psicóloga, Ativista afrodescendente, Pós-graduação em História
da África – MARIA APARECIDA PINTO conhecida como CIDINHA
RAIZ Advogada, Juíza de Direito aposentada, Presidente da
Associação Espírita Internacional – JACIRA JACINTO DA
SILVA

11h00 - “Igualdade e equidade sob a ótica jurídica modernas”
Defensora Pública Estadual, Palestrante Espírita MARIA ESSADO

11h25 - 3º painel – perguntas dos participantes virtuais

12h05 às 13h05 - INTERVALO

27/11 - tarde 13h10 - “A promoção da igualdade racial através da Comunidade
Espírita” - Psicólogo, Apresentador do Programa “Conhecer para viver” da
Rádio Boa Nova - ILDO ROSA DA FONSECA
Mestre em Psicologia Social, Pesquisador, Consultor Educacional
MATHEUS LAUREANO OLIVEIRA DOS SANTOS

13h55 - “As desconstruções necessárias para um ambiente mais
igualitário e fraterno”.
Paulo Henrique de Figueiredo e Lucas Sampaio

14h45 - 4º painel – perguntas dos participantes virtuais

15h30 - “ O papel do espírita na promoção da Igualdade Racial”.
Articulista, Escritor, Diretor do Jornal Opinião e do Centro
Cultural Espírita de Porto Alegre, Promotor de Justiça
aposentado pelo Estado do Rio Grande do Sul –
MILTON MEDRAN MOREIRA

16h00 - Encerramento  (Banner em anexo)

 

--

Palermo News Eventos -  (11) 9 6597.1048

Claudio Palermo - Angélica Palermo

 

Ouça a Rádio Palermo! www.radiopalermo.com.br

 

 

(Recebido em email de Palermo News Eventos [[email protected]])

 

 

Evento virtual de premiação do

31º. Concurso de Poesia com Temática Espírita

       

        O evento de premiação do 31o. Concurso de Poesia com Temática Espírita, que ocorrerá no dia 12 de dezembro (domingo), das 15 às 18 horas, será realizado de maneira virtual. 
        Os participantes do concurso serão previamente  informados como poderão acessar  o meio de comunicação,  para que possam assistir ao evento.
        As poesias vencedoras somente serão conhecidas  no dia do evento   e  a reportagem do mesmo  será amplamente divulgada pela Rádio Boa Nova de Rádio, TV Mundo Maior e outras mídias sociais.
        Todos os participantes receberão, via e-mail, a reportagem.
        O Prêmio Castro Alves será enviado, via correio, aos participantes vencedores.

 

file:///C:/Users/Ismael/AppData/Local/Microsoft/Windows/Temporary%20Internet%20Files/Content.Outlook/38O35LBX/30%20anos%20concurso%20de%20Poesia.jpg

Imagens do 30º  Concurso de Poesia com Temática Espírita realizado em 2020 de forma virtual

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

Remanso Fraterno

Campanha do Alimento

 

https://bit.ly/campanhadoalimento

http://sef.org.br/sef/images/2021/CAMPANHAS/Novembro-2021.jpg

https://bit.ly/campanhadoalimento

 

http://sef.org.br/sef/images/newsletter/templates/logo_remanso_314x120.png

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601

Várzea das Moças - Niterói/RJ

Tel.: +55 21 2609-9930

 

E-mail: [email protected]

 

http://www.remansofraterno.org.br/remanso/

 

 

Você e a Paz com Divaldo Pereira Franco

2021

 

(Copiado do grupo Amigos del Espiritismo)

 

 

USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Confirmado o 18º. Congresso Estadual de Espiritismo

View this email in your browser

Logo

Está confirmado o 18º Congresso Estadual de Espiritismo

https://dim.mcusercontent.com/cs/d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6/images/a7661bfa-0afc-2f91-7f58-8567532f7daf.jpeg?w=564&dpr=2

Convite

Com imensa alegria informamos a realização do 18º Congresso Estadual de Espiritismo promovido pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de Junho de 2022.

Teremos palestras e rodas de conversa extremamente interessantes, com temas espíritas atuais, abrangendo aspectos filosóficos, científicos e ético-morais.

Estão abertas as inscrições para participação no Congresso com preço especial de reabertura (R$ 290,00) + hospedagem opcional direto no hotel oficial.

Facebook icon

Instagram icon

Website icon

Email icon

YouTube icon

Logo

Copyright (C) 2021 União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. All rights reserved.
You are receiving this email because you opted in via our website.

Our mailing address is:

União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

Rua Doutor Gabriel Piza, 433

Sao Paulo, Sp 02036001

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe

Email Marketing Powered by Mailchimp

https://usesp.us20.list-manage.com/track/open.php?u=d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6&id=b03d1d0bff&e=1603d111a7

(Recebido em email de Congresso 2020 [[email protected]])

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Teatro:  Comédia: “Antes só que Mal-assombrado”

São Paulo, SP

 

A comédia espiritual “Antes Só Que Mal-Assombrado” estreia no novo espaço cultural do Tatuapé no mês de novembro.

 A“Mansão Teatro” oferece um espaço aconchegante com uma nova experiência para a família.

 

 

O enredo se passa na década de 70 e Gilberto, esposo folgado, depara-se com o pedido de separação de Gilda, sua esposa dedicada. Diante de tal notícia, Gilberto exige que Deus resolva sua situação e seu pedido é atendido. Seu primo Afrânio, desencarnado, vem com missão de ajudá-lo a recuperar a esposa, porém, esse espírito traz informações dos avanços tecnológicos, onde Gilberto desconhece. Em meio a muita confusão, Bianca, amiga de Gilda, pressente a presença de Afrânio, seu antigo namorado, deixando em perigo a missão do nobre espírito. Amor ao próximo, ética, cumplicidade, respeito e amor-próprio serão abordados nesse espetáculo com uma dose de muito humor.

 

FICHA TÉCNICA

“ANTES SÓ QUE MAL-ASSOMBRADO”

De Lurimar Vianna

 

APRESENTANDO:

Debora Munhiz

Valdir Ramos

Katita Robattini

Alexandre Luz

 

SOM

Gilberto Giacomucci

 

LUZ E FIGURINO

Lucienne Cunha

 

DIREÇÃO

Rogério Fabiano

 

DIVULGAÇÃO:

Magali Bischoff

 

APRESENTAÇÕES

14,21 E 28/11/21

Domingo: 18H30

 

GÊNERO :

Romance

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 06 anos

DURAÇÃO: 65minutos

 

 

SERVIÇO:

 

Mansão Teatro Tatuapé – Metrô Carrão

Rua Araci, 62 – Tatuapé - SP (à 5 quadras do Metrô Carrão / Atrás da FATEC Radial)

Lotação: 310 lugares

Redes Sociais: facebook/mansaoteatro - instagran/mansaoteatro

Atendimento via Whatsapp (11) 94848-8546

Funcionamento da Bilheteria:

De Quarta a Sexta das 14h às 19h

Sábados e Domingos das 9H até o último espetáculo

 

Link para compra do ingresso

https://www.bilheteriaexpress.com.br/antes-so-que-mal-assombrado-mansao-teatro-tatuape-sao-paulo.html

 

 

Realização: Rama Kriya Produções

11- 2081.3622

11- 9-9503.4838

 

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff [[email protected]])

 

 

Amor Infinito

Cresça com a simpatia

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Ontem, eu não morri

 

Conhecemos alguém que quase desistiu da vida, na idade adultamas manteve-se firme.

Hoje, ela olha um passado que poderia não ter existido e valoriza cada segundo, cada momento precioso que a existência terrena lhe concedeu.

Filha, mãe, esposa e avó, transformou aflição em poema:

Perdão, Pai, pelas loucas ideias.

Perdão, por querer desvendar o futuro.

Perdão, por não ter fé.

Perdão, por desvalorizar minha vida,

Esta vida que me emprestaste.

 

Se ontem tivesse morrido,

Não teria vivido sorrisos, chorado lágrimas, compadecido dores.

Se eu tivesse morrido,

Não teria visto tanta coisa,

A formatura do meu meninão vencendo a faculdade.

Não teria visto a filha, no seu primeiro vestido de baile, seus quinze anos, seu primeiro amor, os primeiros sonhos de mulher...

 

Como direi agora, Senhor?

Obrigada, pelas lágrimas que derramei,

Pelos sonhos que vivi,

Pela luz que recebi,

Pelos amigos que conquistei.

 

Obrigada, Senhor.

Pela presença dos meus filhos,

Pelas mãos que os encaminhei,

Pelas palavras que pronunciei,

Pelos passos que evitei,

Pela vida que desfrutei.

 

Rogo, Senhor,

Que derrames sobre nós a luz da sabedoria,

Para que possamos aceitar com alegria,

A vida que nos designaste.

 

Rogo, ainda, Senhor,

Que olhes pelos entes que se foram e pelos que ficaram.

Àqueles por não mais sofrerem nesta vida,

E os outros, pela saudade cruciante, nessa perda delirante,

Que mesmo com fé, não deixaram de chorar.

 

Senhor,

Que haja paz e amor em todos os lares,

Que eles se desdobrem, com outros risos e outros sonhos.

Que Teu manto os envolva numa doce harmonia,

Em hinos de felicidade!

 

Estas são palavras dos que vencem o mundo, dos que entendem o caráter educativo de toda experiência, na existência terrestre.

Ainda bem que eu não desisti. Ainda bem que suportei, que compreendi, mesmo a contragosto, as vicissitudes e provas que a vida me apresentou.

Ainda bem que não me contaminei. Ainda bem que não traí meus princípios.

Ainda bem que só saí daqui com esses arranhões, que doem, sim, mas que logo serão passado e depois nem lembrança mais precisarão ser.

*   *   *

Somos livros enormes, de múltiplos capítulos e volumes. E desistir é como querer fechar a obra, parar de ler, devido a uma frase, a um parágrafo que nos fez sofrer, que nos desagradou, que não foi escrito do jeito que esperávamos.

Muitas vezes, não temos nem o cuidado de reler aquele trecho para tentar entender de forma diversa. Julgamos à primeira vista e saímos revoltados pelo mundo.

Em muitos casos, bastava ter paciência, esperar o começo da página seguinte e entenderíamos algumas razões... Mas não, apressadamente jogamos tudo para o alto.

Ora, uma obra é muito mais do que isso.

Nesses momentos de tensão, que voltemos à grandeza da capa de nosso livro e observemos Quem assina conosco e nos sintamos mais seguros.

Nosso nome está escrito dentro de Outro Nome, muito maior e iluminado por bondade infinita, perfeito e repleto de beleza.

Redação do Momento Espírita, com base no poema
 
Hoje eu não morri, de Nize Barrozo Prugner.
Em 23.11.2021.

 

 

 

Escute o áudio deste texto no link:

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=6609&stat=0

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Mãe e filho. Óleo sobre tela de Mary Cassatt

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cassatt_Mary_Mother_and_Child_1890.jpg

 

 

Na Revista Espírita de abril de 1867, Allan Kardec publica bela

mensagem assinada por Cárita intitulada: Missão da Mulher.

Leia: http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/03-12-2020.htm

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Gustave_Dor%C3%A9_Les_Saltimbanques.jpg

Les Saltimbanques (ou A Criança Ferida ) é uma pintura pintada por Gustave Doré em 1874 . Representa uma família de acrobatas atingida pela tragédia  : uma criança fatalmente ferida na cabeça é segurada nos braços de sua mãe, após um acidente durante um ato de caminhada na corda bamba . Seu pai, sentado e ligeiramente retraído, testemunha a cena com profunda tristeza.

Copiado de: https://fr.wikipedia.org/wiki/Les_Saltimbanques_(Dor%C3%A9)

 

 

Na Revista Espírita de abril de 1867, Allan Kardec publica bela

mensagem assinada por Cárita intitulada: Missão da Mulher.

Leia: http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/03-12-2020.htm

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/03-12-2020_arquivos/image021.jpg

Primeiros passos. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh após Millet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_van_Gogh_-_First_Steps,_after_Millet.jpg

 

 

Na Revista Espírita de abril de 1867, Allan Kardec publica bela

mensagem assinada por Cárita intitulada: Missão da Mulher.

Leia: http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/03-12-2020.htm

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/22-01-2015_arquivos/image003.jpg

Família indigente. Uma mulher com 3 crianças  juntos defronte da Igreja de la Madeleine, em Paris, França.

Óleo sobre tela de William Adolphe Bouguereau.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/William-Adolphe_Bouguereau

 

Na Revista Espírita de abril de 1867, Allan Kardec publica bela

mensagem assinada por Cárita intitulada: Missão da Mulher.

Leia: http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/03-12-2020.htm

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/09-06-2020_arquivos/image025.jpg

Mãe e filhos. Castro, Paraná. Foto Ismael Gobbo

 

 

Na Revista Espírita de abril de 1867, Allan Kardec publica bela

mensagem assinada por Cárita intitulada: Missão da Mulher.

Leia: http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/03-12-2020.htm

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/23-12-2016_arquivos/image032.jpg

Jesus morto nos braços de sua mãe,  Maria. Estatua  Pietá de Michelangelo. Basílica de São Pedro, Vaticano.

 Foto Ismael Gobbo

 

Pietà [pjeˈta] (em português Piedade) de Michelangelo é talvez a pietà mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços de sua mãe. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.»

Fica na basílica de São Pedro, na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.

O tema retornaria anos mais tarde para as preocupações de Michelangelo, que esculpiu, no final da vida, a Pietà Rondanini, num estilo muito diferente dessa.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Piet%C3%A0_(Michelangelo)

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/05-03-2019_arquivos/image012.jpg

Erasto de Paneas.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Erasto_de_Paneas

ErastoOlimpasRodiãoSosípatroQuarto e Tércio.
c. 985, no Menológio de Basílio II.

 

Erasto (em grego : Ἔραστος , Erastos ), também conhecido como Erasto de Paneas , é uma pessoa no Novo Testamento . De acordo com a Epístola aos Romanos , Erasto era um administrador (em grego : οἰκονόμος , oikonomos ) em Corinto , um cargo político de alto status cívico. A palavra é definida como "o gerente do domicílio ou dos assuntos domésticos" ou, nesse contexto, "tesoureiro"; [1] A versão King James usa a tradução "chamberlain", enquanto a New International Versionusa "diretor de obras públicas". Uma pessoa chamada Erasto também é mencionada em 2 Timóteo e Atos , e essas menções são geralmente usadas para se referir à mesma pessoa.

De acordo com a tradição da Igreja Ortodoxa , Erasto está contado entre os Setenta Discípulos . Ele serviu como diácono e mordomo da Igreja em Jerusalém e depois de Paneas na Palestina. A Igreja lembra-se de São Erasto em 4 de janeiro entre os Setenta e em 10 de novembro.

Wikipédia

https://en.wikipedia.org/wiki/Erastus_of_Corinth

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/21-01-2019_arquivos/image011.jpg

Ruinas arqueológicas com o Acrocorinto ao fundo. Corinto, Grécia. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image012.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

image040

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo

Dr. Bezerra, um dos maiores vultos do Espiritismo brasileiro,   é também conhecido como  “Médico dos pobres.

 

 

LEIA A BIOGRAFIA DE DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Adolfo-Bezerra-de-Menezes.pdf

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/22-05-2015_arquivos/image038.gif

O grande vulto espírita Dr. Tomas Novelino (1901- 2000)  diante do Colégio Pestalozzi, Franca. Foto Ismael Gobbo

LEIA MAIS AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/22-05-2015.htm

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/13-11-2018_arquivos/image014.png

Chico Xavier (1910- 2002) psicografando no programa Pinga Fogo

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=Pq4s8otVhFk

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/26-09-2016_arquivos/image066.jpg

Herculano Pires (1914- 1979) no programa Pinga Fogo com Chico Xavier

Fonte-vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gWHh48-s380

https://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/05-05-2013_arquivos/image011.jpg

No centro, o  médium e grande orador espírita Divaldo P. Franco em Foz do Iguaçu. Outubro de 2012.

Copiado de https://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/05-05-2013.htm

 

 

Pai Nosso

 

Monsenhor José Silvério Horta

 

Pai Nosso, que estás nos Céus

Na luz dos sóis infinitos,

Pai de todos os aflitos

Neste mundo de escarcéus.

Santificado, Senhor,

Seja o Teu nome sublime,

Que em todo Universo exprime

Concórdia, ternura e amor.

Venha ao nosso coração,

O teu reino de bondade,

De paz e de claridade

Na estrada redenção.

Cumpre-se o teu mandamento

Que não vacila e nem erra

Nos Céus, como em toda a Terra

De luta e de sofrimento.

Evita-nos todo o mal,

Dá-nos o pão no caminho,

Feito de luz, no carinho

Do pão espiritual.

Perdoa-nos, meu Senhor,

Os débitos tenebrosos,

De passados escabrosos,

De iniquidade e de dor.

Auxilia-nos também,

Nos sentimentos cristãos,

A amar aos nossos irmãos

Que vivem longe do bem.

Com a proteção de Jesus

Livra a nossa alma do erro,

Neste mundo de desterro,

Distante da vossa luz.

Que a nossa ideal igreja,

Seja o altar da Caridade,

Onde se faça a vontade

Do vosso amor …

Assim seja.

 

Mensagem recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, ditada pelo EspíritoMonsenhor José Silvério Horta, constante do livro Parnaso de Além-Tímulo,(12ª Ed. – FEB).

 

(Copiado do site http://www.centronocaminhodaluz.com.br/index.php/artigo5036/)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/21-10-2017_arquivos/image049.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]