Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 08 de outubro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/08-10-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

07-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/07-10-2021.htm

06-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/06-10-2021.htm

05-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/05-10-2021.htm

03-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/03-10-2021.htm

01-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/01-10-2021.htm

 

 

 

Reparemos nossas mãos

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Fonte Viva. Lição nº 179. Página 399.

 

“... Mostrou-lhes as suas mãos...” (João, 20: 20)

 

Reaparecendo aos discípulos, depois da morte, eis que Jesus, ao se identificar, lhes deixa ver o corpo ferido, mostrando-lhes destacadamente as mãos...

As mãos que haviam restituído a visão aos cegos, levantado paralíticos, curado enfermos e abençoado velhinhos e crianças, traziam as marcas do sacrifício.

Traspassadas pelos cravos da cruz, lembravam-lhe a suprema renúncia.

As mãos do Divino Trabalhador não recolheram do mundo apenas calos do esforço intensivo na charrua do bem.

Receberam feridas sanguinolentas e dolorosas...

O ensinamento recorda-nos a atividade das mãos em todos os recantos do Globo.

O coração inspira.

O cérebro pensa.

As mãos realizam.

Em toda parte, agita-se a vida humana pelas mãos que comandam e obedecem.

Mãos que dirigem, que constroem, que semeiam, que afagam, que ajudam e que ensinam...

E mãos que matam, que ferem, que apedrejam, que batem, que incendeiam, que amaldiçoam ...

Todos possuímos nas mãos, antenas vivas por onde se nos exterioriza a vida espiritual.

Reflete, pois, sobre o que fazes, cada dia.

Não olvides que, além da morte, nossas mãos exibem os sinais da nossa passagem pela Terra.

As do Cristo, o Eterno Benfeitor, revelavam as chagas obtidas na divina lavoura do amor.

As tuas, amanhã, igualmente falarão de ti, no mundo espiritual, onde, interrompida a experiência terrestre, cada criatura arrecada as bênçãos ou as lições da vida, de acordo com as próprias obras.

   (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/29-10-2019_arquivos/image007.jpg

Jesus curando uma mulher enferma no sábado. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HealWomanSabbath.jpg

 

 

 

De acordo com o Evangelho, Jesus estava ensinando em uma das sinagogas no sábado e havia uma mulher aleijada por um espírito por dezoito anos. Ela estava curvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou para frente e disse a ela:

"Mulher, você está livre de sua enfermidade."

Então ele colocou as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e louvou a Deus.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_healing_an_infirm_woman

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/29-10-2019_arquivos/image010.jpg

Jesus e a mulher cananéia. Óleo sobre tela de Michael Angelo Immenraet

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michael_Angelo_Immenraet_-_Jesus_and_the_Woman_of_Canaan.jpg

 

Exorcismo da filha da mulher siro-fenícia é um dos milagres de Jesus nos Evangelhos e é contado no Evangelho de Marcos no capítulo 7 ( Marcos 7: 24-30 ) e no Evangelho de Mateus no capítulo 15 ( Mateus 15:21). -28 ). Em Mateus, a história é contada como a cura da filha de uma mulher cananéia . [1] De acordo com ambos os relatos, Jesus exorcizou a filha da mulher enquanto viajava na região de Tiro e Sidom , devido à  demonstrada pela mulher.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/14-12-2018_arquivos/image021.jpg

Jesus Cristo entre dois ladrões. Óleo sobre madeira por Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Peter_Paul_Rubens_-_Christ_on_the_Cross_between_the_Two_Thieves_-_WGA20235.jpg

 

A incredulidade de São Tomé. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caravaggio_-_The_Incredulity_of_Saint_Thomas.jpg

 

 

Caminhos da Verdade e da Vida

Mensagem da Criança

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Benedita – Uma Heroína Invisível

O Legado da Superação. Pré- estréia

 

 

Benedita: uma heroína invisível.

O legado da superação

 

 

A clássica frase do cineasta Glauber Rocha, referência do Cinema Novo do Brasil nos anos 1960 e início de 1970 pode ser emprestada nesse momento, só que com leve alteração: não foi “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, conforme Rocha, mas uma ideia na cabeça e uma câmera na mão que deram origem à produção cinematográfica com pré-estreia marcada para o dia 9 de outubro (sábado), às 21h, em Araçatuba, em sessão fechada.

            ‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’ é a cinebiografia fruto do citado encontro: ideia do jornalista Sirlei Nogueira com a câmera nas mãos do produtor Samuel Lalucci, que finalizavam um curso básico de produção audiovisual na cidade no ano de 2012. Em poucos meses começavam as filmagens do conteúdo documental.

Alguns anos depois, a pré-estreia é de um docudrama, mix de documentário com cenas dramatizadas por atores profissionais e amadores locais. A protagonista é a atriz Silvia Teodoro, natural da cidade, funcionária pública e psicóloga, que encarna – quase literalmente – a personagem Benedita Fernandes, pioneira benemérita que em 1932 fundou a instituição que se transformaria em hospital psiquiátrico com o nome dela, a partir de 1947.

Corte. Tipo cinematográfico, quando muda a cena: a atriz, que adotou Tiodora como novo nome artístico, em homenagem à avó, faleceu no último mês de março, em decorrência de câncer.

Corte 2: o recorte sobre essa história de vida prioriza outros cenários, principalmente os vivenciados ao longo de anos até chegar a Araçatuba e iniciar os trabalhos sociais que a transformaram em referência de responsabilidade social e de acolhimento ao ser humano, especialmente aos que necessitavam de atendimento em saúde mental, nos longínquos anos 1930.

Educação formal foi a outra frente de trabalho encarada pela desbravadora respeitada por políticos da época, como prefeito, deputado, interventor do Estado e até pelo próprio presidente Getúlio Vargas. Educação de crianças pobres como ela, em condições de vulnerabilidade social.

 

MULHER.

NEGRA.

POBRE.

ANALFABETA.

‘LOUCA’.

 

Imagine-se nessas condições. Só que 90 anos atrás...

            Todas são reais, com informações sobre obstáculos facilmente pesquisáveis – virtualmente ou não – na História relativamente recente do Brasil.

Ninguém – em sã consciência – poderia dizer que teria sido a melhor das experiências. Então, como seria para quem não vivenciasse em sã consciência?

Nesse caso, louca,mas não conforme diagnóstico da medicina vigente: ‘louca’ num sentido figurado para os homens, mas efetivamente compreensível do ponto de vista espiritual.Décadas depois, a Ciência reconheceu a obsessão espiritual no CID (Código Internacional de Doenças) da Organização Mundial da Saúde.

A condição provisória de ‘louca’ deve ter sido o obstáculo mais difícil a ser superado por aquela pessoa em situação de rua, de estrada batida de chão, de trilhas pelas matas e trilhos ferroviários. A andarilha perambulou quase 800 quilômetros entre a terra natal, Campos Novos de Cunha, Distrito de Cunha, perto de Guaratinguetá (atual Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) até chegar a Penápolis, Região Noroeste Paulista.

 

PENSE BEM!

 

O que uma mulher, negra, pobre, analfabeta e que circunstancialmente estava na condição de ‘louca’ poderia fazer em prol do semelhante na década de 1930? Seria necessário nascer de novo, não é mesmo?

O pit-stop histórico em Penápolis gerou muitos episódios e o momento que pode ser considerado de ‘nascimento’, de ‘metamorfose’ do ser humano que revolucionou a própria vida, numa exemplar história de superação, em uma existência caracterizada pelo pleno exercício da responsabilidade social.

Corte novamente.

São contribuições que refletem na história da vizinha Araçatuba.

Benedita Fernandes foi ‘curada’ e passou a ‘curar’; esteve andarilha e assegurou dignidade aos que perambulavam pelos caminhos, tanto adultos quanto principalmente crianças; era analfabeta, mas promoveu a educação infantil exemplarmente.

Vale destacar que uma ‘banca de examinadores’ formada por doutor e mestre em Ciências epor educadores com décadas de vivências foi convidada especialmente para reconstituir esse cenário histórico. Dentre eles: Cesar Perri, doutor em Ciências (foi Pró-Reitor da Unesp) e é o biógrafo da personagem; e Sergio Felipe de Oliveira, mestre em Ciências e fundador da UniEspírito (Universidade Internacional de Ciências do Espírito).

Luiz Carlos Barros Costa (ex-UniCastelo/Universidade Brasil, de Fernandópolis); Divaldo Pereira Franco, educador com mais de 600 filhos adotivos e mais de 200 netos e bisnetos em trabalho social em Salvador,BA; Ana Jaicy Guimarães, educadora e dona de casa; Marilusa Moreira Vasconcellos, educadora e psicóloga; e o psicanalista Wagner Gomes da Paixão são alguns dos outrosintegrantes da ‘banca’ que estruturam o cenário do conteúdo documental.

Especialistas em Educação para ‘avaliar’ a Educadora por excelência. Conterrâneos e contemporâneos também enriquecem o docudrama.

Pense bem!

Então, o que qualquer outra pessoa ‘normal’ poderia fazer nos dias de hoje, em prol do semelhante?

E você?O que poderia fazer?

Se aceitar sugestão: ‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’.

É um bom começo...

 

SERVIÇO

 

EXIBIÇÕES

Teatro Paulo Alcides Jorge | 9 a 14 de outubro |

Dez exibições: contrapartidas do Projeto ‘Benedita Fernandes. Sombra, Luz e Ação’: Edital Nº 01 de Apoio a Projetos de Valorização e Preservação da Memória no Município de Araçatuba (Prefeitura de Araçatuba/ Secretaria Municipal de Cultura/Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Conselho Municipal de Políticas Culturais - Programa de Fomento à Cultura/Agosto de 2016).

O incentivo foi direcionado exclusivamente à produção do conteúdo dramático. Atores profissionais e amadores de Araçatuba foram envolvidos no projeto.

 

AGENDAMENTO PARA SESSÕES GRATUITAS

ENTRE 10 E 14 DE OUTUBRO

 

18 99709.4684 (Sirlei)

[email protected]

 

Dia 10: 16h | 20h30

Dia 12: 10h30 | 16h | 20h30

Dia 13: 16h | 20h30

Dia 14: 16h | 20h30

 

Classificação: 14 anos

 

FICHA TÉCNICA

 

BRASIL | 2021

Cinebiografia baseada no livro ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’

Autor:Antonio Cesar Perri de Carvalho

Publicação: Cocriação EditoraEireli, 2017

Apoio Cultural: Use Regional de Araçatuba (70 anos em 28.09.2022)

Face Espírita (30 anos em 21.11.2021)

 

COPRODUÇÃO DA CINEBIOGRAFIA (DOCUDRAMA)

Cocriação Editora | Araçatuba.SP

Lalucci Filmes | Araçatuba.SP

 

CONTEÚDO DOCUMENTAL

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Divaldo Pereira Franco

Luiz Carlos Barros Costa

Ana Jaicy Rodrigues Guimarães

Marilusa Moreira Vasconcellos

Sergio Felipe de Oliveira

Wagner Gomes da Paixão

 

CONTEÚDO DOCUMENTAL

(Contemporâneos em Araçatuba.SP)

Naoum Cury (in memorian)

Dirce Dalloca Ribeiro

CONTEÚDO DOCUMENTAL

(Conterrâneos em Campos Novos de Cunha/Distrito de Cunha.SP)

José Carlos da Silva

Gilson Alves Bernardino

Marina Albano dos Santos Alves

Rubens Alves Bernardino

Ilson Gonçalves Ledoíno

José Fernandes

 

CONTEÚDO DRAMÁTICO

Tiodora (in memorian)

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Renato Prieto

 

ELENCO

Clóvis Roberto

Flavio Estêvão

Manuela Menezes

Pat Bracale

João Gonçalves

José Luiz Py

CRIANÇAS

Caio Bracale

Rafa CF

Leon Nogueira

 

TRILHA SONORA ORIGINAL

Maestro Mário Henrique

Paula Zamp

 

GRAVAÇÃO ORIGINAL DA TRILHA

Paula Zamp

Gabriel Rocha

 

ARTISTAS DE VOZ

Alessandra Araújo

André Marouço

Dan Camargo

Nelson Custódio

Hélio Negri

 

ARTISTAS PLÁSTICOS

Agda (Agda Russo) | Itatiba.SP

A.Wicher (Ângela Wicher) | Araçatuba.SP

Clifford (Clifford Fortin) | Birigui.SP

Lázaro (in memorian)

M. Luzia (Maria Luzia Almeida Rosa) | Araçatuba.SP

MatêVizoni (Maria Tereza Vizoni) | Birigui.SP

Merciana (Merciana Greice Pereira Xavier) | Araçatuba.SP

 

PARTICIPAÇÕES

Cícera Rodrigues Santana

Elza Benevenuto

Gregório Carlos Rodrigues

Joyce Maria Corrêa

Luiz Augusto Macedo

Mara Regina Garcia de Souza Oliveira

Sônia Arruda

 

EQUIPE LALUCCI FILMES

Douglas Lalucci

Bill Marques

André Moreira

Edélcio Araújo Jr.

 

*********

 

 

ACESSE ESTE VÍDEO:

https://web.whatsapp.com/

 

 

 

(Com informações de Sirlei Nogueira)

 

 

Divulgação da série: “Com amor,Benedita”

Acesse SBT interior

 

 

 

"Dia 09 de outubro de 2.021 marca os 74 anos do desencarne, em Araçatuba-SP., de Benedita Fernandes, A Dama da Caridade, fundadora da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.

Natural de Campos Novos de Cunha, um distrito da cidade paulista de Cunha, nascida em 27/06/1883, Benedita Fernandes, tem sua trajetória de benemérita registrada, mais destacadamente no biográfico Livro A Dama da Caridade, o qual se encontra na terceira edição, de autoria de Antônio César Perri de Carvalho.

Para marcar os 74 anos do desencarne, e iniciando as festividades dos 90 anos, que se completará no dia 06 de março de 2.022, de fundação da Associação, que leva seu nome, o SBT Interior, emissora de televisão sediada em Araçatuba-SP., que é afiliada ao SBT, está exibindo em seu programa Bem da Hora, a belíssima série “Com amor, Benedita”.

Dividida em quatro episódios, cujo primeiro foi exibido em 05 de outubro de 2.021, e os demais sequencialmente, finalizando no dia 08 de outubro de 2.021, a série retrata a história dessa personagem, com depoimentos dos que lhe prosseguem a obra em diferentes cidades, imagens históricas e atuais, e uma apresentação muito bem conduzida, até os dias atuais, destacando a continuidade, não somente do seu legado de Vida, dedicada ao auxílio aos excluídos, mas a continuidade das atividades da Associação que ela fundou, e a continuidade do seu trabalho, desde a dimensão extra física, como servidora de Jesus, sendo uma presença vida e atuante, até os dias atuais.

Mas nada melhor que acompanhar ou apreciar essa belíssima série “Com amor, Benedita”, a qual pode ser acessada nos seguintes links:

 

Primeiro episódio: http://youtu.be/JgkACA8w5-I

 

Segundo episódio: https://youtu.be/yGj-_due54U

 

Terceiro episódio: https://youtu.be/4IDprB-ATlE

 

Quarto episódio: https://youtu.be/TJKDpvknNZE

 

 

(Com informações de Gerência Administrativa [[email protected]])

 

 

Café com Evangelho. Mundial

08-10-2021

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=euIsH1mxUXo

 

(Com informações em email de Elsa Rossi)

 

 

Palestra com Daniel Rossi

Acesse no link

Amigos. 

Essa palestra curta eh um estudo que conforta a alma.

Ouvindo a de ontem, ainda estou banhada de emoções e reflexões! https://youtu.be/4jmVRK1ODXU

 

 

(Com informações em email de Elsa Rossi)

 

 

“Pedi e obtereis” e os “patrões” de Benedita

 

O capítulo XXVII - “Pedi e obtereis” de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, foi desenvolvido por Cesar Perri (de São Paulo) no dia 06 de outubro no programa “EVANGELHO À LUZ DO ESPIRITISMO”. Como ilustração, o expositor citou um diálogo de Benedita Fernandes:Os patrões são ricos. [...] É só a gente saber pedir e bater, como um deles pôs no Evangelho”, e, lembrou que dia 09 de outubro transcorrem 74 anos da partida da “dama da caridade”. Essa série é apresentada pela webTV Rede Amigo Espírita semanalmente por Perri todas 4as. feiras às 9 horas.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=lLfzV2McfBI&t=321s

 

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Palestras com informações de Elsa Rossi

BUSS Londres, Reino Unido

 

 

 

https://youtu.be/BIZwDzpSN-k INGLES

JUVENTUDE ESPÍRITA INTERNACIONAL

🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇦🇷🇨🇭🇬🇧🇨🇦🇺🇾🇫🇷🇪🇸🇺🇸🇧🇴

Olá Jovem Espírita!

Venha iniciar conosco uma nova jornada. Participe da Inauguração da Juventude Espírita Internacional Sembradores de Luz. 

O Mundo precisa de você!

📆 Sábado, 6/11:

⏰ 13h-15h (NY 🇺🇸)

⏰ 12h-14h (COL 🇨🇴)

⏰ 15h-17h (BRA 🇧🇷)

⏰ 19h-21h (SUI 🇨🇭)

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido)

 

 

Publicações da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

ACESSE AQUI:

https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/29946/messages/[email protected]&c=1633603392&contact_id=12492&envelope_id=646

 

 

 

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

Dans la continuité de nos activités spirites d'étude et d'assistance spirituelle, notre centre spirite A.P.E.S. vous propose tous les vendredis soir et tous les samedis après-midi des Réunion Publique d'Etude et d'Assistance Spirituelle - RPEAS. Ces réunions publiques sont ouvertes à toutes et à tous qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite et de la fluidification d'eau.

J'attire votre attention que l'accueil des personnes du public débute 20 minutes avant le début de chaque réunion publique* ; celle-ci démarrera à l'heure précise indiquée dans le programme et les portes d'accès à la salle seront fermées, aucune personnes ne sera plus autorisée d'y rentrer ; les portes resteront fermées et s'ouvriront qu'à la fin de la réunion publique. 

 

A partir de ce mois d'OCTOBRE 2021, le centre spirite APES propose une étude méthodique, à doses homéopathiques, du Livre des Médiums, la 2e œuvre majeure d'Allan Kardec. 

Cette étude aura lieu lors d'une Réunion Publique d'Etude et d'Assistance Spirituelle - RPEAS et le jour de l'étude sera indiqué dans le programme de chaque mois; et sera réalisée à l'attention de toutes les personnes intéressées dans l'étude de la médiumnité et de sa pratique selon l'éthique spirite : écoute, respect, bienveillance et gratuité.

Compte-tenu que la salle a une capacité limitée de places, pour assurer la sienne nous vous invitons à la réserver à l'avance : 48 heures avant le jour de la réunion publique et par l'adresse email : [email protected] 

Ensuite, une confirmation de la réservation vous sera envoyée et votre place sera gardée jusqu'à 5 minutes avant le début de la réunion publique; à partir de ce moment, en cas de retard ou d'absence, votre place sera destinée à une autre personne.

 

Veuillez trouver en pièce jointe la programmation de Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle-REPAS du centre spirite APES  pour le mois d'OCTOBRE 2021. 

 

*À cause du combat contre la propagation du virus de la COVID-19, les autorités sanitaires nous imposent des règles de désinfection des locaux et de respect à la distanciation sociale. Depuis fin août dernier, vous devez présenter votre "Pass Sanitaire" validé par le code QR. Pour respecter les orientations sanitaires, nous serons dans l'obligation de flasher, à l'aide de l'application "Tous AntiCovid Verif", le code QR de votre preuve.

 

Pour plus d'information : 

- consultez notre page WEB : www.apes-asso.fr ; 

- contactez nous par mail [email protected] ou par téléphone 07 82 09 71 58

 

Un grand merci à tous ceux et celles qui ont pris la responsabilité d'une tâche pour faire vivre ces réunions publiques.  

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux lors de réunions publiques de notre centre spirite A.P.E.S.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.
Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Notícias do Movimento Espírita

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 8 de Outubro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Espiritismo e Arte: o belo...", com o músico Moysés Lopes.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

Outubro, mês do nascimento de Allan Kardec

Visão Espírita TV

 

Prezado amigo Ismael Gobbo

                       O programa VISÃO ESPÍRITA TV trás duas matérias sobre KARDEC, a partir de 03 de Outubro: uma entrevista com um dos principais biógrafos de Kardec, COSME MASSI, e um passeio histórico pelas 3 cidades principais que fizeram parte da vida do Codificador: LYON, YVERDUN e PARIS. Horarios do Programa estão abaixo.

--------------------------------------------

Veja também COSME MASSI  no YouTube, em pouco mais de 12 minutos, através do link

https://youtu.be/jVzINvLgQOY

------------------------------------------

HORÁRIOS DO PROGRAMA VISÃO ESPÍRITA

Rede TV NET- Canal 4 Digital -  TV Cidade Jacareí
                    Cobertura próxima a 200 mil domicílios: Sta.Branca, Jacareí, S.J.Campos e Caçapava
                      Abraços fraternos da Equipe VISÃO ESPÍRITA TV               
           
DOMINGO: 10h, 17h e 20h
        SEGUNDA 19h - TERÇA e QUARTA 17h
          QUINTA 22h - SEXTA 19h - SÁBADO 20h

                Assista pelo YouTube:  
https://www.youtube.com/user/visaoespirita/videos
                       Ou assista na Página do FaceBook: 
 https://www.facebook.com/tvvisaoespirita   
             Abraços fraternos da Equipe VISÃO ESPÍRITA TV 

 

 

(Recebido em email de Visão Espírita TV [[email protected]])

 

 

Vídeo com Rener Cunha

Refletindo com Joanna (107)

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=D0pWHVUaJxY&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=1

 

 

 

 

 

Vídeo com palestra de Donizete Pinheiroda Silveira 

Acesse no link

 

Assistir

https://www.youtube.com/watch?v=6UHSbsWKjcg&ab_

 

 

(Informação recebida em email de https://www.youtube.com/watch?v=6UHSbsWKjcg)

 

 

33ª. Jornada Espírita de

Rancharia, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

2º Feirão Virtual em Benefício das

obras assistenciais da Mansão do Caminho

Caro Ismael Gobbo,

 

Buscando superar as dificuldades e impedimentos do momento, este ano o Grupo Espírita Caminho da Esperança está promovendo o 2º Feirão Virtual em Benefício das obras assistenciais da Mansão do Caminho (seria o 32º presencial). Toda a renda (100%) é revertida em benefício da Mansão, cujas atividades assistenciais se multiplicam e diversificam em apoio aos necessitados de toda ordem, ensejando a colaboração e participação de todos nós.

Dessa forma solicitamos o seu apoio para ampla divulgação, agradecendo antecipadamente.

 

Links para doações:

https: //www.facebook.com/2feiraoespiritarj

https://sharity.com.br/2feiraovirtual

https: //youtu.be/pDmMykQpio0

https: //istagram.com/2feiraovirtual/

 

Fraternalmente,

Equipe de Colaboração e Divulgação

Helena Alves

 

 

(Recebido em email de helena de Souza Alves [[email protected]])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael irá comemorar 80 anos no dia 3 de outubro

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Voz de Deus

 

Quando os hebreus se encontravam ao sopé do monte Sinai, em sua peregrinação pelo deserto, narra o livro bíblico de Êxodo que ouviram trovões e relâmpagos e um som de buzina muito forte.

Moisés falava e Deus lhe respondia em voz alta, diz o texto.

A narrativa nos remete a um fenômeno mediúnico denominado voz direta.

Tratava-se de uma manifestação ostensiva porque diz que todo o povo ouvia.

Era, com certeza, o Espírito protetor da nação hebraica que ali se manifestava, em nome do Todo Poderoso.

Mas, quem de nós não apreciaria ouvir a Voz de Deus?

Em um poema de luz, lemos que quem ouve a voz dos imortais não esquece nunca mais. Como seria ouvir a Voz do Supremo Poder do Universo?

Em verdade, todos os dias Ela nos fala aos sentidos.

Os povos primitivos acreditavam que os deuses gritavam, enfurecidos, nas tempestades, nas tormentas e nos ventos uivantes.

Tinham uma certa razão porque Deus nos segreda doces melodias aos ouvidos quando sussurra o vento, docemente, debulhando as folhas das árvores.

Elas caem, arrastam-se pelo chão, continuando a traduzir a Voz de Deus.

Quando o vento nos alcança os cabelos e os desarranja, é porque Deus deseja que nossos ouvidos estejam abertos à Sua Voz.

Deus canta na voz das cachoeiras que se lançam de alturas imensas e caem, estrondosas, no rio abaixo, que segue, caudaloso, murmurando e murmurando.

Deus fala nas cataratas exuberantes, ouvidas desde longe, enquanto respinga água em nossos rostos ao nos aproximarmos.

Está dizendo: Você me ouve? Você me percebe? Lavo seu rosto para que possa me sentir.

Basta que prestemos atenção e ouviremos a canção de amor entoada pela passarada, num concerto sempre renovado e sempre inédito, porque jamais repetido de igual forma.

Deus fala na noite de gala, na sinfonia dos astros, que brilham, exatamente como uma grande orquestra em palco esplendoroso.

Instrumentos sensíveis traduzem a Voz de um Pai que ama e envia Suas bênçãos nos raios da lua, que nos encanta, enquanto a noite avança.

Deus fala no amanhecer, despejando o sol sobre a Terra. Ou o líquido precioso nos veios secos.

A Voz de Deus.

Quantos A teremos ouvido, na intimidade da alma, quando em prece.

Quantos A ouvimos no riso da criança, que corre feliz, dizendo da alegria de ter nascido em um mundo de tanta cor e beleza.

Quantos teremos ouvido a Voz de Deus nos lamentos de dor de um mundo enlutado, atingido pela pandemia.

Quantos entendemos que Deus nos pede que estendamos nosso socorro a quem sofre a dor do abandono, da ausência de amores.

A quem padece a fome, o desabrigo, o desemprego, a ausência de condições de sobrevivência.

Voz de Deus. Sempre presente.

Não lhe sufoquemos os brados de alerta, de compaixão que nos dirige.

Somos todos filhos da mesma família, dependentes uns dos outros.

Herdeiros do Universo, repartamos o pão, ofertemos a palavra amiga, socorramos nosso irmão, próximo ou distante.

A Voz de Deus nos indaga: Como está seu irmão?

Não cerremos os ouvidos, nem nos desculpemos.

Atendamos a Voz de Deus.

Redação do Momento Espírita, com base no
 livro bíblico 
Êxodo, cap, XIX, vers. 15 a 17.
Em 7.10.2021.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/23-08-2016_arquivos/image054.jpg

Moisés no Monte Sinai. Óleo sobre tela de Jean-Léon Gérôme. Imagem/fonte:

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/G%C3%A9r%C3%B4me%2C_Jean-L%C3%A9on_-_Moses_on_Mount_Sinai_Jean-L%C3%A9on_G%C3%A9r%C3%B4me_-1895-1900.jpg

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/49/Bourdon%2C_S%C3%A9bastien_-_Burning_bush.jpg

“Sarça Ardente”. Óleo sobre tela de Sébastien Bourdon.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sar%C3%A7a_ardente

 

 

Sarça Ardente

sarça ardente é um arbusto descrito numa passagem da Bíblia no livro do Êxodo [3:1–4:17] localizado no Monte Horeb. De acordo com a narrativa, o arbusto estava ardendo em chamas, mas não era por elas consumido.[1] No relato bíblico, a sarça ardente é o local onde Moisés foi convocado por Adonai (Deus) para liderar os israelitas fora do Egito em direção à Canaã.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sar%C3%A7a_ardente

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/22-02-2019_arquivos/image011.jpg

Moisés e os Dez Mandamentos em óleo sobre tela de Rembrandt.  Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_-_Moses_with_the_Ten_Commandments_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

O episódio da recepção dos Dez Mandamentos é sugestivo de uma escrita direta na visão espírita.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/22-02-2019_arquivos/image010.jpg

Moisés vendo a terra prometida. Óleo em papelão por Frederic Edwin Church.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moses_Viewing_the_Promised_Land_Frederic_Edwin_Church.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/22-02-2019_arquivos/image012.jpg

Cópia da Estátua de Michelangelo executada  em bronze pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Exposta na Galeria Prestes Maia,  São Paulo, Brasil.. Foto Ismael Gobbo

O Batismo de Cristo. Óleo sobre tela de Almeida Júnior.

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Almeida_J%C3%BAnior_-_Batismo_de_Jesus,_1895.JPG

 

 

Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João.
João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? "
Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou.
Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".
Mateus 3:13-17

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/3   

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

A partida do filho pródigo. Óleo sobre tela de Jan Miense Molenaer.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Miense_Molenaer_-_Departure_of_the_Prodigal_Son.jpg

 

O retorno do filho pródigo. Óleo sobre tela de Mattia Preti.

Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Preti-figliuolProdigo.jpg

Honre Seu Pai e Sua Mãe, ilustração de um cartão da Bíblia publicado em 1908 pela Providence Lithograph Company

Copiado de: https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Honor_Your_Father_and_Your_Mother_(Sunrays).jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/25-04-2019_arquivos/image012.jpg

A conversão de Santo Agostinho. Óleo sobre tela de Charles-Antoine Coypel.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ch%C3%A2teau_de_Versailles,_petit_appartement_de_la_reine_(1er_%C3%A9tage),_La_Conversion_de_saint_Augustin,_Charles-Antoine_Coypel_(1736).jpg

 

 

 Agostinho de Hipona (em latimAurelius Augustinus Hipponensis[2]), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,[3] cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

 

 

 

José Lopes Neto

 

http://www.feparana.com.br/...adm/topico/upload/images/lopesneto.jpg

José Lopes Neto

Copiado do site Feparana

 

Nasceu em 1882, na capital paranaense, Curitiba, e era filho de Genésio Lopes e Clara Lopes.

Submetido desde cedo às agruras de uma existência acidentada, em que os espinhos e as desilusões foram os marcos dessa jornada de triunfos e benefícios, José Lopes Neto foi um herói, para quem as dores e os contrastes da vida terrena se transfiguravam nesse foto sagrado que purifica as almas e acrisola-as na sua essência divina e regeneradora.

Desde os 15 anos, o valoroso moço fez-se o esteio de numerosa família, provendo-lhe a subsistência e dispensando carinhos verdadeiramente paternais aos irmãozinhos menores, cuja educação foi o produto da sua vontade de aço através dos mais ingentes sacrifícios. Filho de pais pobres, Lopes Netto fez-se por si. O quanto lhe permitiram os minguados recursos do seu trabalho de operário, instruiu-se bastante para ocupar mais tarde cargos de confiança, que sempre desempenhou com brilho e honestidade, e para distinguir-se na tribuna e na imprensa como batalhador intemerato dos nobres ideais de paz, de igualdade e de fraternidade.1

Desde muito jovem Lopes Netto fez-se espírita; mas fez-se espírita na verdadeira acepção da palavra: não haverá esse que possa levantar a mínima acusação aos atos da sua vida, sempre consagrada à caridade, quer dispensando aqueles que lhe estendiam a mão o auxílio da sua esmola, quer visitando os enfermos, a quem ministrava com solicitude e carinho os recursos inesgotáveis da sua preciosa mediunidade. 1

Embora não tenha assinado a Ata de fundação da Federação Espírita do Paraná, consta como sócio fundador, ao lado de outros nomes de pensadores e liberais como João Urbano de Assis Rocha, Sebastião Paraná, João Pedro Schleder, Manoel Pacheco de Carvalho, entre outros.

A seu respeito, escreveu Lins de Vasconcellos: Espírito sensato, caráter puro, José Lopes Neto ficou em cenário restrito e seu nome é venerado apenas no Paraná. Todavia, o seu esforço honesto de homem pobre que criou e educou vários irmãos ( um médico, um advogado e várias professoras normalistas), sem contrair matrimônio para não prejudicar ninguém, o seu esforço, repito, vale por um poema e deve servir de inspiração a muitos pobres que desanimam sob a violência das primeiras procelas, como se a vida não fosse sempre assim.

Com apenas 22 anos, em 11 de novembro de 1904 foi conduzido ao cargo de 2º Secretário da Diretoria da Federação Espírita do Paraná, sob a presidência de Sebastião Paraná de Sá Sottomaior.

 

Foi o primeiro orador espírita a sair para o interior do Estado levando a palavra da Nova Revelação, tão pouco conhecida. Inaugurando as jornadas espíritas, em 22 de outubro de 1905, ele ofereceu sua oratória vibrante, que se colocava ao lado dos propugnadores das causas justas1, nas cidades de Piraquara, Paranaguá, Antonina e Ponta Grossa.

Em 10 de dezembro de 1905 foi eleito 1º Secretário da Federação e em 10 de dezembro do ano seguinte, 1906, foi eleito Vice-Presidente, em cujo cargo permaneceu até 13 de Janeiro de 1907.

Em 2 de agosto de 1908 foi eleito para a Comissão Central, órgão equivalente a um Conselho Soberano e, a 30 do mesmo mês, foi eleito Secretário Geral.

Em 10 de abril de 1909 ocupou a Presidência da Federação Espírita do Paraná, onde permaneceu até 3 de janeiro de 1912, afastando-se da Comissão Central, então, até 12 de janeiro de 1913. Retornou à Presidência em 11 de janeiro de 1914, permanecendo até 10 de janeiro de 1915, declinando de assumir novo mandato, escolhido que foi nas eleições realizadas naquela data.

Durante sua gestão como quinto Presidente da Federação, em 21 de maio de 1911, em uma reunião extraordinária da Comissão Central Permanente, José Lopes Neto defendeu a idéia de criação de um sanatório, já esboçada por João Huy e Manoel Antonio Ferreira da Cunha, como instituição assistencial da Federação.

Contudo, somente no ano de 1920, se idealizou a criação de um Hospital Espírita, como Departamento da Federação, concretizando-se, com sua inauguração, em 31 de março de 1945, portanto 34 anos após o sonho inicial do  jovem idealista, o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro.

Lopes Neto jamais se afastou de suas atividades nos trabalhos doutrinários, sobretudo com atuação de sua lúcida qualidade de médium vidente, sonambúlico, psicógrafo, curador e audiente, além de orador inspirado, vibrante e vibrátil, segundo palavras de Lins.

Ao desencarnar, em 8 de outubro de 1917, após alguns dias de dolorosos padecimentos, suportados com a firmeza e a resignação de quem bem compreendia a razão de ser das dores humanas, destacava-se como diretor das revistas A Luz e A Doutrina e do Monitor Espírita, cuja publicação manteve sempre, a despeito das dificuldades que se lhe anotavam, como colaborador distinto da Revista de Espiritualismo e como secretário da Sociedade Publicadora Kardecista.1

Exerceu ainda a função de Procurador do Monitor Espírita, órgão oficial da Federação Espírita do Paraná, nos anos de 1916 e 1917. Foi também Diretor do Albergue Noturno, interinamente, em 1917, ano em que, a 8 de outubro, encerrou seu ciclo na presente existência, com apenas 35 anos, após tão assinalados serviços prestados à Federação Espírita do Paraná.

Moço modesto e sem os lauréis acadêmicos, revelou-se espírito grandemente amadurecido e quiçá escolhido pelo Alto para o exercício da tarefa. Teve, como outros confrades de seu tempo, uma atuação superior a 15 anos, junto à Federativa Estadual, com dedicação e verdadeiro amor à Doutrina.

Da Espiritualidade, Lopes Neto tem transmitido mensagens através dos médiuns Raul Teixeira e Divaldo Pereira Franco.

Em 27 de outubro de 2006, em Amsterdam, Holanda, o Espírito Camilo psicografou, servindo-se da mediunidade de Raul, mensagem que viria compor a apresentação da obra Em nome de Deus2, no ano seguinte.

O nosso nobre amigo José Lopes Neto (...)¬ – escreveu Camilo - há muito se destaca nas praias do Invisível por sua continuada dedicação ao trabalho em prol do seu próprio progresso e do de quantos a ele se acham vinculados, com o propósito de ser útil na obra fecunda do nosso Criador.

Tendo estado no mundo físico numa existência bastante curta, uma vez que não chegou a alcançar as quatro décadas no corpo, deixou uma formosa folha de serviços realizados com esforço e com esmero, apesar das fragilidades da saúde física que amargava sem lamentações, tendo em vista uma problemática cardíaca, por meio da qual teve ensejo de redimir-se de velhas quão graves pendências que pesavam sobre a sua consciência moral, decorrentes de reencarnações forjadas na desconsideração às divinas leis.


Por sua vez, o próprio Lopes Neto3, em bela página preambular, informa que, no mundo espiritual, se dedica, desde alguns anos, a ministrar pequenos cursos, por módulos regulares, para as classes de desencarnados em preparação para novas reencarnações, com foco no modo de se pensar em Deus.

Em 2010, pela pena mediúnica do baiano Divaldo, tornamos a encontrar Lopes Neto, agora como mestre de cerimônias em uma reunião na Colônia espiritual Redenção, em que comparecem, entre tantos Espíritos nobres, Francisco e Clara de Assis.

Os objetivos em pauta se referem à orientação do trabalho de quinhentos Espíritos que viriam à Terra, em missões específicas de preparação da nova era, abrindo espaço para as reencarnações em massa dos migrantes [dez mil]  de uma das estrelas da constelação das Plêiades* [Alcíone], na tarefa sublime de ajudar a Terra a alcançar o patamar de “mundo de regeneração”.4

Raul Teixeira, ao se tornar o âncora do programa televisivo Vida e Valores, da FEP, no período de novembro de 2005 a agosto de 2009, revelou que durante as gravações dos duzentos e dez programas, obteve a informação, por via mediúnica, de que José Lopes Neto era o coordenador espiritual da tarefa.

 

*Plêiades - Na mitologia grega, as Plêiades eram filhas de Atlas e Pleione, filha do Oceano. Quando Pleione estava passeando pela Beócia com suas sete filhas, foi perseguida pelo caçador Órion, por sete anos. Júpiter, compadecido delas, apontou um caminho até as estrelas, e elas formaram a cauda da constelação do Touro.
As Plêiades são: Electra, Maia, Taigete, Alcíone, Celeno, Asterope e Mérope.

 

Em 8.1.2020.

1. LUZ, Flávio; VASCONCELLOS, Arthur Lins de. Revista de Espiritualismo, Curitiba: Sociedade Publicadora Kardecista, ano II, n. 10, out. 1917.
2. TEIXEIRA, Raul. Em nome de Deus. Pelo Espírito José Lopes Neto. Niterói: Fráter, 2007. cap. Sobre o trabalho de Deus.
3. Op. cit. cap. A respeito da crença em Deus.
4. FRANCO, Divaldo Pereira. Transição planetária. Pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda. Salvador: LEAL, 2011. cap. 13.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/07-03-2020_arquivos/image076.jpg

Vista de Curitiba no ano de 1900 com registros de população.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Curitiba-view.jpg

Estação Ferroviária de Curitiba até 1972. Provavelmente posteriomente a 1942, quando da criação da RVPSC.

Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:01_estac_Curitiba_RVPSC.JPG

Fundado em 31 de março de 1945, o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro é um Departamento da Federação Espírita do Paraná – FEP. Copiado de: http://www.hospitalbomretiro.com.br/site/?page_id=43

 

 

Amor Infinito

Inspire flexibilidade

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]