Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 07 de setembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/07-09-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/06-09-2021.htm

04-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/04-09-2021.htm

03-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/03-09-2021.htm

02-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/02-09-2021.htm

01-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/01-09-2021.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 12 - 1869

 

 

 

image016 (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site FEBNET)

Pierre Samuel Du Pont de Nemours (1739-1817)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Samuel_du_Pont_de_Nemours;

 

 

Pierre Samuel du Pont de Nemours ( Inglês: / d u p ɒ n t / [1] ou / d j u p ɒ n t / ; [1] francês:  [dypɔ] ; 14 de dezembro de 1739 - 7 de agosto de 1817) foi um escritor, economista, editor e funcionário público franco-americano. Durante a Revolução Francesa , ele, seus dois filhos e suas famílias imigraram para os Estados Unidos.

Seu filho Éleuthère Irénée du Pont foi o fundador da EI du Pont de Nemours and Company . Ele foi o patriarca e progenitor de uma das dinastias de negócios mais prósperas e ricas dos Estados Unidos nos séculos XIX e XX.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Samuel_du_Pont_de_Nemours

Livro “Filosofia do Universo”.

Philosophie de l'univers / [par P.-S. Dupont de Nemours]

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1077191/f4.item.texteImage

Antoine Lavoisier. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David.

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier

 

 

Antoine Lavoisier

Biografia

Nascido em uma família rica em Paris, Antoine Laurent Lavoisier herdou uma grande fortuna com a idade de cinco anos pelo falecimento de sua mãe. Ele foi educado no Collège des Quatre-Nations (também conhecido como Collège Mazarin), de 1754 a 1761, estudando químicabotânicaastronomia e matemática. Ele acabou a sua formatura em direito em 1764, mas interessava-se em estudar Ciências como o seu pai.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque foi ele quem descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O. Essa descoberta foi muito importante para a época, pois, segundo a teoria de Tales de Mileto, que ainda era aceita, a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.

Em 16 de dezembro de 1771 Lavoisier casou-se com uma jovem aristocrata, de nome Marie-Anne Pierrette Paulze. A sua mulher tornou-se num dos seus mais importantes colaboradores, não só devido ao seu conhecimento de línguas (em particular o inglês e o latim), mas também pela sua capacidade de ilustradora. Marie-Anne foi responsável pela tradução, para francês, de obras científicas escritas em inglês e em latim, fazendo ilustrações de algumas das experiências mais significativas feitas por Lavoisier.[4] Ele viveu na época em que começava a Revolução Francesa, quando o terceiro estado (camponesesburgueses e comerciantes) disputavam o poder na França.

Lavoisier foi guilhotinado em 8 de maio de 1794 por ter sido um rendeiro geral. Os rendeiros gerais eram muito impopulares por causa das exações que muitos praticavam, sendo todos condenados à guilhotina. Lavoisier foi executado em quarto lugar, num total de vinte e oito. No dia posterior desse julgamento,[8] Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse:

Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo.

Leia mais:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/ce/Gottfried_Wilhelm_Leibniz%2C_Bernhard_Christoph_Francke.jpg/829px-Gottfried_Wilhelm_Leibniz%2C_Bernhard_Christoph_Francke.jpg

Gottfried Wilhelm Leibniz. Óleo sobre tela de Christoph Bernhard Francke

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gottfried_Wilhelm_Leibniz

 

 

 

Gottfried Wilhelm Leibniz 

Gottfried Wilhelm Leibniz (IPA[ˈɡɔtfʁiːt ˈvɪlhɛlm ˈlaɪbnɪts],[2] Leipzig1 de julho de 1646 — Hanôver14 de novembro de 1716) foi um proeminente polímata e filósofo alemão e figura central na história da matemática e na história da filosofia. Sua realização mais notável foi conceber as ideias de cálculo diferencial e integral, independentemente dos desenvolvimentos contemporâneos de Isaac Newton.[3] Trabalhos matemáticos sempre favoreceram a notação de Leibniz como a expressão convencional do cálculo, enquanto a notação de Newton ficou sem uso. Foi apenas no século XX que a lei de continuidade e a lei transcendental da homogeneidade de Leibniz encontraram implementação matemática (por meio da análise não padronizada). Ele se tornou um dos inventores mais prolíficos no campo das calculadoras mecânicas. Ele trabalhou para adicionar a multiplicação automática e a divisão à calculadora de Pascal e foi o primeiro a descrever uma calculadora cata-vento em 1685,[4] além de inventar a roda de Leibniz, usada no aritmômetro - a primeira calculadora mecânica produzida em massa. Ele também refinou o sistema de números binários que se tornaria a base de todos os computadores digitais.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gottfried_Wilhelm_Leibniz

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/27-03-2018_arquivos/image008.jpg

Ilustração: Espírito, Perispírito, Corpo.

Imagem/fonte: http://fabiot1984.blogspot.com.br/2015/07/perispirito-o-elo-entre-o-espirito-e-o.html

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/27-03-2018_arquivos/image009.jpg

http://blog.ariankohlbach.com/estudo-da-doutrina-espirita-a-a-o-livro-dos-espiritosa-a-2-parte-mundo-espirita-ou-mundo-dos-espiritos-a-capitulo-3-retorno-dos-espiritos-ao-mundo-espiritual-separacao-da-alma-pela-morte-do-corpo-fisico-questoes-154-e-162+63604

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/14-08-2020_arquivos/image021.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/14-08-2020_arquivos/image022.jpg

 

SLIDES DE AULA SOBRE PERISPIRITO 

COPIADOS DO SITE DA FEB.

LEIA INTEGRALMENTE AULA SOBRE PERISPIRITO NO

SITE FEBNET                                                     

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Roteiro-14-Perispirito.pdf

 

 

 

Ouro e amor

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Relicário de Luz. Lição nº 51. Página 100.

 

Há expressivos depósitos de ouro nas organizações bancárias de todos os povos; e as nações continuam gemendo sob o guante da guerra.

Há toneladas de ouro no corpo ciclópico da Terra; e, na crosta planetária, há quem chore nos braços constringentes da enfermidade e da fome.

Há imensa quantidade de ouro no seio do oceano; e a dor abarca todos os continentes.

Há ouro nas casas nobres; e os pequenos castelos, da ilusória felicidade humana, padecem o assalto de extremas desilusões.

Há ouro nos templos de pedra; e os crentes da fé religiosa permanecem famintos de paz e consolação.

Há ouro na indumentária de sacerdotes e de magistrados, de homens poderosos e de mulheres felizes; entretanto, os museus gelados aguardam essas peças preciosas que se movimentam no rumo do silêncio e da morte.

Acima do ouro, porém, reina o amor no coração humano; amor que sorri para os infortunados e lhes renova o bom ânimo; que trabalha para o bem comum e preserva os tesouros da vida; que se sacrifica e acende imperecível claridade para séculos inteiros; que se gasta, em serviço aos semelhantes, sem jamais consumir-se...

Não esperes, assim, pelo ouro para fazer o bem.

Desenterra o talento do amor que jaz oculto em teu peito e tua existência brilhara, para os homens, por abençoado sol de alegria e esperança.

Jesus não possuía uma caixa forte para exibir virtude, segurança e poder, mas, alçando o próprio coração na cruz, em nome do amor, converteu-se na eterna mensagem de luz que redimirá o mundo inteiro.

 

 

  (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/28-05-2018_arquivos/image007.jpg

Pintura alusiva ao episódio bíblico da “tentação”. Óleo sobre tela por Joseph Barrias.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:F%C3%A9lix_Joseph_Barrias_-_The_Temptation_of_Christ_by_the_Devil_-_Google_Art_Project.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image005.jpg

A adoração de Mamon. Óleo sobre tela por Evelyn De Morgan.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_worship_of_Mammon.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/05-10-2018_arquivos/image020.jpg

O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG

 

 

 

Ciclo de palestras sobre saúde e espiritualidade

Unifesp/ Nuse

 

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

Une nouvelle année pointe un nouveau recommencement de travail et d'activités spirites. Dans l'accomplissement de ses missions, notre centre spirite A.P.E.S. vous propose de Réunion Publique d'Etude et d'Assistance Spirituelle - RPEAS tous les vendredis soir et tous les samedis après-midi. Ces réunions publiques sont ouvertes à toutes personnes qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite.

L'accueil des personnes du public débute 20 minutes avant le début de chaque réunion publique; celle-ci démarre à l'heure précisée. A ce moment, les portes d'accès à la salle seront fermées et le resteront jusqu'au moment final de la réunion.

 

Veuillez trouver en pièce jointe la programmation de ces Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle  pour le mois de Septembre 2021. 

 

À cause du combat contre la propagation du virus de la COVID-19, les autorités sanitaires nous imposent des règles de désinfection des locaux et de respect à la distanciation sociale. Depuis fin août dernier, vous devez présenter votre "Pass Sanitaire" validé par le code QR. Pour respecter les orientations sanitaires, nous serons dans l'obligation de flasher, à l'aide de l'application "Tous AntiCovid Verif", le code QR de votre preuve.

 

Pour plus d'information : consultez notre page WEB : www.apes-asso.fr ; contactez nous par mail [email protected] ou par téléphone 07 82 09 71 58

 

Un grand merci à tous ceux et celles qui ont pris la responsabilité d'une tâche pour faire vivre ces réunions publiques.  

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux lors de réunions publiques de notre centre spirite A.P.E.S.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.
Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

 

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Início das comemorações dos 50 anos da

“Campanha Comece pelo Começo”

 

O primeiro momento das comemorações dos 50 anos da “Campanha Comece pelo Começo” foi efetivado pela Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, das 9 às 10 horas do dia 05 de setembro. Participaram da transmissão histórica o criador da Campanha Merhy Seba, agora residindo em Ribeirão Preto e Antonio Cesar Perri de Carvalho (de São Paulo), que apoiou a Campanha desde seu início e em todas suas etapas como ex-presidente da USE-SP e da FEB e ex-membro da Comissão Executiva do CEI. Ambos trouxeram informações históricas sobre a trajetória da Campanha; inclusive Merhy Seba comentou os vários cartazes e folderes adotados nesses 50 anos. Perri destacou a atuação continuada da Revista Internacional de Espiritismo, em parceria com a USE-SP; foi exibida uma manifestação de Aparecido Belvedere, vinculado à Casa Editora O Clarim e que no final de 1971, integrava juntamente com Merhy Seba a Comissão de Divulgação do Conselho Metropolitano da USE-SP (atual USE Regional de São Paulo), onde a Campanha Comece pelo Começo foi inicialmente apresentada e aprovada.

Em 1972 essa marcante Campanha foi implementada em nível de São Paulo; em 1975 foi aprovada pelo Conselho Deliberativo Estadual da USE-SP e em novembro de 2014 foi aprovada pelo CFN da FEB, durante a gestão de Perri. O programa do canal Estação Dama da Caridade foi coordenado por Renata Cunha Melo.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=KLDD8fC9WRQ

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Aniversário de Centro fluminense

com homenagem a Chico Xavier

 

A Casa de Estudos Espíritas Fraternidade-CEEF, de Itaipuaçu (Maricá, RJ) promoveu comemoração dos sete anos de sua fundação e reinício de reuniões com palestras presenciais em ambiente ampliado, na manhã do dia 04 de setembro. Nesse dia festivo o dirigente Ernesto Perri Neto fez apresentação sobre a história e atividades da CEEF. Em seguida, houve transmissão de palestra “on line” de Antonio Cesar Perri de Carvalho (de São Paulo), sobre a vida e obra de Chico Xavier.  O expositor, primo dos fundadores, o casal Isabel e Ernesto, destacou em sua palestra os encontros do médium homenageado com seus tios Lourival e Suzi (pais de Ernesto) no Rio de Janeiro e em Uberaba e inclusive a visita de Chico ao lar do casal no Rio de Janeiro. Esses fatos estão relatados em livros de Cesar Perri: “Em Louvor à Vida” (Organizador, com Divaldo P.Franco, Ed.LEAL) e “Chico Xavier. O homem, a obra e as repercussões” (EME/USE-SP). No mesmo dia houve também atendimento à comunidade local com mantimentos e uma outra palestra vespertina.

Acesse pelo link:

https://www.facebook.com/CeeFraternidade/videos/446123779919040

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Vídeo de palestra com Irvênia Prada

44ª. Jornada de Confraternização Espírita de Assis – virtual

 

Assistir

 

https://www.youtube.com/watch?v=FCNU5RRqbdk&ab_

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 10 de Setembro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "A Vida não vivida", com a convidada profª Ana Duarte, de Évora.

Estão abertas as inscrições (limitadas a 45 pessoas) para o próximo Curso de Espiritismo, que tem início no dia 2 de Outubro de 2021. As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas no local ou online.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Informação recebida em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Programação do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Cinema em casa

Filme: Conversando com Deus

 

Caso opte, neste fim de semana, pela permanência em casa, então, como laser,  sugerimos assistir ao filme abaixo na sessão:

 

 

Cinema em casa

 

 

Filme: Conversando com Deus  

 

https://youtu.be/Awits-4ZFyE

 

 

Sinopse:

 

Adaptação do livro escrito por Neale Donald Walsch, que conta sua própria história que inspirou e transformou a vida de milhões de pessoas.

Neale sofreu um grave acidente de carro no qual quebrou o pescoço. Sem emprego, mais tarde o vemos como um mendigo sem teto, pedindo comida e lutando para se manter vivo.

Neale vai se sentindo cada vez pior e fracassado, o que faz crescer sua raiva e amargura.

- A existência ou não de Deus é sua maior questão! E ele encontra as respostas ao longo de muitas conversas…

O livro de Neale foi lido por mais de 7 milhões de pessoas em 36 línguas ao redor do mundo.

 

Elenco

 

Henry Czerny ... Neale Donald Walsch/God - voz

Vilma Silva ... Leora Garcia

T. Bruce Page ... Fitch

Ingrid Boulting ... Sunny

Zillah Glory ... Carly

Abdul Salaam El Razzac ... Chef

Jerry McGill ... Oscar

Michael A. Goorjian ... Roy 'The Morning Boy'

Michelle Merring ... Daisy

Brenna Haukedahl ... Teenager in restaurant

Scott Cervine ... The Landlord

Carter Haukedahl ... Soccer player

Karen Fitzgerald ... Chiropractor

Aisha Kabia ... Restaurant Manager

Dani Kelly ... Audience Member

 

(Recebido em email de Mauricio Contier [[email protected]])

 

 

Jornal Mundo Espírita

Setembro 2021

 

Acesse:

http://www.mundoespirita.com.br/?ano=2021&mes=09&s=

 

 

 

 

 

 

Setembro Amarelo. USE de SBC  

Jornada Espírita pela Valorização da Vida

 

 

(Informação recebida em email de Comunicação use i sbc [[email protected]])

 

 

USE/SP- Departamento de Doutrina

Conversas  Doutrinárias

 

(Recebido em email de Marco Milani [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Dr. Bezerra de Menezes

Araçatuba, SP

 

 

 

 

(Com informações de João Marchesi)

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site Feparana – Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

 

ACESSE:

www.feparana.com.br

 

 

 

 

                                                                                                                  

Acesse a página do GEBEM

Clique no link

 

Acesse aqui:

https://www.facebook.com/groups/gebemguarulhosoficial/   

 

 

 

 

44ª. Jornada de Confraternização Espíritade Assis. Virtual.

 

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Eventos Espíritas programados no Reino Unido -

com informações de Elsa Rossi.

 

 

Gratidao, Ismael

Elsa Rossi-Londres

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas  Chico Xavier

São Paulo

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

1a semana de Setembro de 2021

 

 

“Setembro amarelo” e a valorização da vida; A samaritana com Jesus – “dá-me dessa água”; Dirigente Espírita da USE-SP – set./out.2021; Chico Xavier responde sobre aborto no “Pinga-Fogo”; O Evangelho e O livro dos espíritos em “Nosso Lar”; 190 anos de Bezerra – palestras sobre vida e obra; Emmanuel e trajetória espiritual; Reinício presencial na Casa do Caminho e “o desprendimento de bens”; Separações na visão espírita; Visão espírita sobre o Cristianismo nos séculos iniciais; Resenha de Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões; A vida

 

Artigos – “Setembro amarelo” e a valorização da vida:

http://grupochicoxavier.com.br/setembro-amarelo-e-a-valorizacao-da-vida/

 

Notícias:

- A samaritana com Jesus – “dá-me dessa água”:

http://grupochicoxavier.com.br/a-samaritana-com-jesus-da-me-dessa-agua/

 

- Dirigente Espírita da USE-SP – set./out.2021:

http://grupochicoxavier.com.br/dirigente-espirita-set-out-2021/

 

- Chico Xavier responde sobre aborto no “Pinga-Fogo”:

http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-responde-sobre-aborto-no-pinga-fogo/

 

Vídeos:

- O Evangelho e O livro dos espíritos em “Nosso Lar”:

http://grupochicoxavier.com.br/evangelho-e-o-livro-dos-espiritos-em-nosso-lar/

 

- 190 anos de Bezerra – palestras sobre vida e obra:

http://grupochicoxavier.com.br/190-anos-de-bezerra-palestras-sobre-sua-vida-e-obra/

 

- Emmanuel e trajetória espiritual:

http://grupochicoxavier.com.br/emmanuel-e-trajetoria-espiritual/

 

Estudo do Evangelho:

- Reinício presencial na Casa do Caminho e “o desprendimento de bens”:

http://grupochicoxavier.com.br/reinicio-presencial-na-casa-do-caminho-e-o-desprendimento-de-bens/

 

- Separações na visão espírita:

http://grupochicoxavier.com.br/separacoes-na-visao-espirita/

 

- Visão espírita sobre o Cristianismo nos séculos iniciais:

http://grupochicoxavier.com.br/visao-espirita-sobre-o-cristianismo-nos-seculos-iniciais/

 

Bibliografia –  Resenha de Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões:

http://grupochicoxavier.com.br/resenha-pelos-caminhos-da-vida-memorias-e-reflexoes/

 

Mensagem – A vida:

http://grupochicoxavier.com.br/a-vida/

 

o0o

“Por muito alta a confiança de alguém no Poder Maior do Universo, isso, por si só, não lhe confere o direito de reclamar o bem que não fez” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Palavras de vida eterna. Cap. 140. Uberaba: CEC).

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Jornal Correio Espírita

setembro de 2021

 

Acesse:

https://campanha.correioespirita.org.br/a/o.php?e=iP4T&a=vKfMq&v=TfKe67

 

 

 

 

 

Informações do Movimento Espírita em email de

Wanderlei Santos

Olá  

  

Caros amigos 

  

Saudações Kardequianas 

 

O Movimento Espírita Brasileiro (MEB) segue com todo o vigor, levando adiante a chama dos ensinos imortais do além-túmulo que foram trazidos para o Codificador do Espiritismo (Allan Kardec) 

 

**** 

 

Estaremos trabalhando com novos materiais. Sobre a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) pós-Allan Kardec (1870 a 1890) e o seu término. 

 

SINOPSE: 

A SPEE quando criada (1858) por Allan Kardec, tinha por finalidade se transformar em um grande laboratório de experiências com além-túmulo e que por sua vez gerou as obras do Pentateuco Espíritas, obras anexas e finalmente as Revistas Espíritas. Com o desencarne de Allan Kardec e a criação da Sociedade Anônima a SPEE perdeu sua finalidade dentro desta nova instituição criada por Allan Kardec. (Rue Lille) 

A SPEE acabou se desvinculando da S/A e acabou procurando os seus caminhos próprios. Passando por vários endereços: Rue Molieri (27), Galerie Valois (167), Rue Saint Denis (183). Sendo que foi acompanhado por grandes gigantes que conviviam com Allan Kardec na SPEE. Sr. Emile Blin, Sr. Boiste, Sr. Bourgès, família Chaigneau (Pai, Filho, Neto) e outros que jamais deixaram apagar a chama do mestre de Lyon. 

Na linha do tempo a SPEE tiveram altos e baixos. Um dos últimos presidentes foi o neto de Jean Alexandre Chaigneau (SPEE) o Sr. J. Camille Chaigneau. 

O Sr J. Camille Chaigneau tendo a presidência nos anos (1888 – 1889) acabou se desviando do mestre de Lyon atacando no Congresso Internacional de Paris de 1889. Mostrando que a 01 Parte do Livro dos Espíritos não alimentava a razão. Pois tinha ojeriza na questão religiosa no Espiritismo. E o Comitê de Divulgação do Espiritismo acabou demitindo de suas funções. (Ver sua biografia e suas idéias na página). 

Vindo do Lyon (1885) o grande mestre do Espiritismo. Um dos maiores gigantes de sua época. Adolphe Laurent de Faget toma a frente do Movimento Espírita Francês e traz um novo vigor ao Espiritismo na França e no mundo. 

Em 15/10/1890 a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (Société Parisienne T Études Spirites) desaparece e reaparece com uma nova denominação, Sociedade do Espiritismo Científico (Société T Spiritisme Scientifique), tendo Adolphe Laurent de Faget na presidência desta instituição; e que estavam localizados na Rue Saint-Denis 183, o mesmo endereço da antiga sede (SPEE). E serve de ponte dos grandes espíritas que vieram em períodos posteriores e falece em 1912. 

 

O TRABALHO: (EM ANEXO) 

 

OBRAS: 

- Règlement de T Société parisienne T études spirites Paris (1870) (Fr.) 

- La Pensée libre – Bulletim de La Société Parisienne T Études Spirites (1885 – 1886) (Fr.) 

- La Pensée nouvelle – Organe de recherches psychiques T de philosophie expérimentale (1887 – 1888) (Fr.) 

- Florentino Barrera – A Sociedade de Paris (OBRA RARA TRADUZIDA) 

 

ANEXO 

- A linha do tempo SPEE 

- Artigos da SPEE, Fotos, Imagens etc, Biografia de Sr. J. Camille Chaigneau e suas idéias etc 



Acesse o link: 

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Allan%20Kardec/Sociedade%20Parisiense%20de%20Estudos%20Esp%C3%ADritas%20-%20P%C3%B3s-Allan%20kardec/Sociedade%20Parisiense%20de%20Estudos%20Esp%C3%ADritas%20-%20P%C3%B3s%20Allan%20Kardec.htm 

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

 

Estamos trazendo esta semana. Grandes palestras do que existe de melhor dentro do Espiritismo: César Sátiro – Sherbrooke – Canadá, César Perri, Jorge Hessen, Jorge Leite, Carlos Seth – Charles Kempf, Alle de Paula, Bruno Tavares (Adair Ribeiro) 

 

CENTRE SPIRITE CHICO XAVIER 

 

César Sátiro – Sherbrooke – Canadá 

Espiritismo e a Educação para a Nova Era 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=VntkdUH6khA 

 

César Sátiro – Sherbrooke – Canadá 

Palestra : Pedro Caminha sobre as Águas! 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=tP-6UrIq1Ow 

 

CESAR PERRI 

 

Início das comemorações dos 50 anos da “Campanha Comece pelo Começo” 

O primeiro momento das comemorações dos 50 anos da “Campanha Comece pelo Começo” foi efetivado pela Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, na manhã do dia 05 de setembro. Participaram da transmissão histórica o criador da Campanha Merhy Seba, agora residindo em Ribeirão Preto e Antonio Cesar Perri de Carvalho (de São Paulo), que apoiou a Campanha em todas suas etapas como ex-presidente da USE-SP e da FEB e ex-membro da Comissão Executiva do CEI. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=KLDD8fC9WRQ 

 

A CASA ESPÍRITA de Kardec a Chico Xavier 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=cDsOdYmJpWg&t=251s 

 

Emmnauel. Trajetória Espiritual e Atuação com Chico Xavier 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=zqeDgvlntmo&t=427s 

 

JORGE HESSEN 

 

Jorge Hessen – Programa Espiritismo em Foco (Palestras Espíritas) 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=zpr6sEOqwsY&list=PLbBAXq8ij9EyQ4cHCMjhYOcNp5pzhHIcI&index=1 

 

Divaldo Franco parabeniza trabalhadores do PAE pelos 44 anos de fundação 

Acesse o link 

https://www.youtube.com/watch?v=64lBhsQ3pjQ 

 

JORGE LEITE 

 

Reuniões espíritas. Para os médiuns com Jorge Leite de Oliveira | Palestras Virtuais FEB (05-09-2021) 

Reuniões espíritas. Para os médiuns. ESSE, Capítulo XXVIII, itens 04 à 10. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=aJAD59DgU2c 

 

Tema: Bezerra de Menezes 

Expositor: Jorge Leite 

Data: 29 de agosto de 2021 

Hora: a partir das 09h (horário de Brasília)  

Transmissão: Canal Youtube 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=FaD3jyRU8vY 

 

CARLOS SETH – CHARLES KEMPF 

 

Espírito da coisa 019 – As obras de Kardec foram adulteradas? 

Nessa live, entrevistamos Carlos Seth Bastos e Charles Kempf – dois pesquisadores que têm se destacado pelos documentos descobertos e analisados a respeito da vida e da obra de Kardec. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=zq1GMh4HyU4 

 

ALLE DE PAULA 

 

Estudo do livro: O QUE É O ESPIRITISMO? Encontro #57 

Projeto:  + KARDEC -   

Estudo do Livro: O QUE É O ESPIRITISMO?  Encontro #57 

Facilitadores: Allê De Paula e convidado (s)  

Capítulo III — Solução de alguns problemas pela doutrina Espírita. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=CDeUmN5X7KQ 

 

BRUNO TAVARES 

 

Bruno Tavares Entrevista Irvênia Prada 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=83UYUvSdLAw 

 

Catálogo Racional: Última Obra Publicada Por Kardec – PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #5 Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=0NbHdvyRjxw 

 

Historiografia K – PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #4 Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=RPYeQJuCPso 

 

A Escolha do Nome: O Evangelho Segundo O Espiritismo – PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #3 Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=TF_ZKMizXCo&list=PL9CGgrmV-Pnq2GsSt59Pz3b_rA8_WSS92 

 

As Obras e Produções Literárias do Prof. Rivail – PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #2 – Com Adair Tavares e Bruno Tavares – Lançamento 15/08/21 as 19:00 Horas 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=qWvEqJHMweY 

 

A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas – PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #1 – Com Adair Ribeiro e Bruno Tavares 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=liDI60igdIQ 

 

A LUTA SEGUE 

 

COM FORÇA TOTAL 

 

WANDERLEI 

 

(Recebido em email de WANDERLEI SANTOS [[email protected]])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael irá comemorar 80 anos no dia 3 de outubro

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Os amigos espirituais

 

Aqueles dias se faziam desafiadores.

Um vírus mortal se espraiara rapidamente por todos os continentes, colocando o planeta em estado de pandemia.

O ano de 2021 iniciara e a infecção continuava a ceifar milhares de vidas, enlutando famílias indistintamente.

Muito embora o esforço abnegado de mulheres e homens da Ciência, que desenvolveram vacinas para combater o vírus, naquele momento, ainda não se faziam acessíveis para todos.

Foi nesse cenário que Estela viu seu núcleo familiar, aos poucos, se transferir do lar para os leitos de enfermaria e depois U T I.

Primeiramente os pais, mais idosos, depois a irmã. Ela, logo em seguida, teve que buscar os recursos hospitalares.

Adentrou ao hospital emocionalmente devastada.

Às preocupações com os pais e a irmã, há dias internados, somavam-se agora com as do seu próprio estado de saúde.

Preciso me manter forte, preciso recuperar-me logo, para atender aos meus, pensava, enquanto era transferida para uma enfermaria.

As noites se faziam longas, os dias intermináveis, na angústia da falta de notícia dos seus, na preocupação com seu refazimento.

Naquela noite, em especial, não conseguia conciliar o sono.

O silêncio natural da madrugada inundava a enfermaria e os corredores da casa hospitalar, porém, o sono teimava em não visitá-la.

Foi quando, inesperadamente, um senhor de sorriso simpático adentrou ao local.

Nunca o vira antes. Seu olhar calmo e acolhedor conquistou-lhe a confiança.

A figura respeitável, o ar distinto, os modos gentis e a fala tranquila daquele senhor a envolveram e ela se acalmou.

Ele perguntou sobre seu estado de saúde, como ela se sentia. Foram perguntas e mais perguntas, dessas próprias que médicos e enfermeiros fazem aos pacientes.

Passou, então, a lhe prescrever alguns exercícios respiratórios, para acelerar a recuperação dos pulmões, um tanto comprometidos.

Estela, tomada de curiosidade, perguntou se ele era médico, porque não lembrava de tê-lo visto anteriormente.

Serenamente, ele respondeu que estava ali para ajudá-la.

Disse que ela logo se recuperaria, que não precisava se preocupar. Que fizesse os exercícios indicados e seguisse a medicação prescrita pelos médicos.

Ao final, perguntou se ela confiava nele, o que imediatamente respondeu de forma afirmativa.

Pois bem, disse ele, então eu serei o seu anjo da guarda. Estarei aqui velando, cuidando de você e de sua família. Não se preocupe, tudo irá acabar bem.

De imediato à sua saída, ela adormeceu tranquilamente.

No dia seguinte, buscou informações sobre o médico que viera visitá-la tarde da noite.

Descreveu-o com cuidado a todos que ali trabalhavam. Ninguém o conhecia.

Nesse momento, ela entendeu que, efetivamente, ele era o seu anjo da guarda.

*   *   *

Assim são os amigos espirituais. Encontram os mais variados meios para nos auxiliar.

Agem em nome da Providência Divina, a fim de que tenhamos amparo e proteção.

Todos temos nossos anjos guardiães, que velam nosso caminhar e nos acompanham, na jornada terrena.

São a manifestação do amor de Deus em nossas vidas.

Redação do Momento Espírita, com base em
fato ocorrido em Hospital da capital paranaense.
Em 6.9.2021.

 

(Copiado do site Feparana)

Marido doente. Óleo sobre tela de Vasily Maximov.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maximov_Sick_Husband.jpg

E a oração da fé salvará os enfernos. Óleo no painel de John Frederick Lewis

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Frederick_Lewis_-_%E2%80%9CAnd_the_Prayer_of_Faith_Shall_Save_the_Sick%E2%80%9D_-_Google_Art_Project.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/FEVEREIRO/13-02-2017_arquivos/image010.jpg

Jesus e os dez leprosos por Gebhard Fugeel.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Cleansing_of_the_ten_lepers?uselang=pt#/media/File:Gebhard_Fugel_Christus_und_die_Auss%C3%A4tzigen_c1920.jpg

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/12-11-2019_arquivos/image008.jpg

Parábola do credor incompassivo.

Uma gravura de Jan Luyken ilustrando Mateus 18:28 na Bíblia Bowyer, Bolton, Inglaterra.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teachings_of_Jesus_12_of_40._parable_of_the_ungrateful_servant._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/12-11-2019_arquivos/image009.jpg

A parábola dos talentos. Gravura por Jan Luyken na Bíblia de Bowyer..

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_dos_Talentos#/media/Ficheiro:Teachings_of_Jesus_30_of_40._parable_of_the_talents._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

 

 

Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

Mateus 25:14,15

Leia mais:

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/25/14-30

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/14-07-2020_arquivos/image016.jpg

O homem rico e pobre Lázaro. Pintura de Hendrick Jansz ter Brugghen.   Lucas 16:19-13

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_rich_man_and_a_poor_Lazarus.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/14-07-2020_arquivos/image020.jpg

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Luigi Sciallero

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Good_Samaritan_by_Luigi_Sciallero,_1854,_oil_on_canvas_-_Accademia_Ligustica_di_Belle_Arti_-_DSC02356.JPG

 

 

 

Amor Infinito

Dinheiro

 

 

Amor Infinito

Sintonize com a aceitação

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]