Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 18 de setembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/18-09-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

17-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/17-09-2021.htm

16-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/16-09-2021.htm

15-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/15-09-2021.htm

14-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/14-09-2021.htm

13-09-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/13-09-2021.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 12 - 1869

 

 

 

image016 (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site FEBNET)

Retrato de Johannes Kepler.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler

 

Johannes Kepler (Weil der Stadt27 de dezembro de 1571 — Ratisbona15 de novembro de 1630) foi um astrônomoastrólogo[2] e matemático alemão. Considerado figura chave da revolução científica do século XVII, é todavia célebre por ter formulado as três leis fundamentais da mecânica celeste, denominadas Leis de Kepler, tendo estas sido codificadas por astrônomos posteriores com base nas suas obras Astronomia NovaHarmonices Mundi e Epítome da Astronomia de Copérnico. Essas obras também forneceram uma das bases para a teoria da gravitação universal de Isaac Newton.

Durante sua carreira, Kepler foi professor de matemática em uma escola seminarista em GrazÁustria, um assistente do astrônomo Tycho Brahe, o matemático imperial do imperador Rodolfo II e de seus dois sucessores, Matias I e Fernando II. Também foi professor de matemática em Linz, Áustria, e conselheiro do general Wallenstein. Adicionalmente, fez um trabalho fundamental no campo da ótica, inventou uma versão melhorada do telescópio refrator e ajudou a legitimar as descobertas telescópicas de seu contemporâneo Galileu Galilei.

Kepler viveu numa época em que não havia nenhuma distinção clara entre astronomia e astrologia, mas havia uma forte divisão entre a astronomia (um ramo da matemática dentro das artes liberais) e a física (um ramo da filosofia natural). Kepler também incorporou raciocínios e argumentos religiosos em seu trabalho, motivado pela convicção religiosa de que Deus havia criado o mundo de acordo com um plano inteligível, acessível através da luz natural da razão.[3] Kepler descreveu sua nova astronomia como "física celeste",[4] como "uma excursão à Metafísica de Aristóteles"[5] e como "um suplemento de Sobre o Céu de Aristóteles",[6] transformando a antiga tradição da cosmologia física ao tratar a astronomia como parte de uma física matemática universal.[7]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler  

Harmonias dos Mundos. Johannes Kepler. Primeira edição de 1619

Copiado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Harmonices_Mundi

 

Raios-X, óptico e infravermelho composto de Kepler Supernova Remnant
"Em 09 de outubro de 1604, os observadores do céu - incluindo o astrônomo 
Johannes Kepler , viu uma 'nova estrela' no céu ocidental, rivalizando com o brilho de planetas próximos." Supernova de Kepler " foi a última supernova em explosão vista em nossa galáxia, a Via Láctea. Os observadores usaram apenas os olhos para estudá-la, porque o telescópio ainda não havia sido inventado. Agora, os astrônomos têm utilizado os três Grandes Observatórios da NASA para analisar o remanescente da supernova em infravermelho, óptico e X -raio de luz. " [1]

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler

LEIA MAIS NO LINK

Vista de Weil der Stadt a partir dos livros de registro florestal criados por Andreas Kieser

É a cidade natal de JohannesKepler

Imagem copiada de https://de.wikipedia.org/wiki/Weil_der_Stadt

O Grande Cometa de 1577, que Kepler viu quando criança, e que atraiu a atenção de astrônomos na Europa.

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler

     O vôo do Pelicano. Vinã Del Mar, Chile. Foto Ismael Gobbo

 

 

Ao companheiro juvenil

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Correio Fraterno. Lição nº 09. Páginas 27.

 

Meu Filho:

Integrado numa agremiação juvenil de Espiritismo Cristão, você, confiadamente, pede esclarecimentos e diretrizes. Sinto-me, contudo, embaraçado para fazê-lo. Que trabalhador de nossa estirpe estará bastante habilitado para aconselhar com segurança? Quem não terá infantilidades no coração?

Mas se você está realmente comungando os ideais da Doutrina que nos é preciosa, nela própria você encontrará o roteiro de que necessita. O Espiritismo, descerrando a pesada cortina que velava, até agora, os segredos do túmulo, não é somente a academia santificante de sábios e heróis, mas também a escola abençoada de pais e mães, pensadores e artistas, condutores e artífices, formando missionários do bem e do progresso. Atendendo-lhe aos ensinamentos, poderá galgar múltiplos degraus da sublime ascensão. Entretanto, pássaro embriagado de liberdade, ante o horizonte infinito, você poderá comprometer o trabalho do próprio burilamento espiritual, se não souber manejar, simultaneamente, as asas do entusiasmo e da prudência.

Nesse sentido, se algo posso rogar a você, não menospreze a experiência dos mais velhos.

Já sei a qualidade de suas objeções. Nem sempre os maduros são os melhores - dirá em suas reflexões sem palavras; tenho visto velhos desprezíveis, viciados e portadores de maus exemplos.

Não julguemos apressadamente. Considere que os pioneiros da luta, encontrados por você, no grande caminho da vida, talvez não tenham recebido as oportunidades que brilham em suas mãos. Ainda que lhe pareçam inconsistentes ou contraditórios, duros ou exigentes, ouça, com respeito e serenidade, o que digam ou ensinem.

Que seria de nós, sem o esforço de quem nos antecede?

Invariavelmente, aprendemos alguma coisa de útil ou de belo, alicerçando-nos na lição de quem lutou, antes de nós.

Acima de tudo, lembre-se de que fomos chamados para ajudar. Velhos e novos já possuem críticos em excesso. O mundo está repleto de espinheiros e raras criaturas aparecem dispostas ao cultivo do bom grão

É possível não possa concordar com os mais velhos em certas particularidades da experiência comum; no entanto, o silêncio é o melhor remédio onde não podemos auxiliar.

Se você também, vergôntea promissora, pretende adquirir os defeitos dos galhos decadentes, confiando-se aos vermes do sarcasmo ou da rebelião, que será do tronco venerável da vida?

Em todos os climas, o nosso concurso ativo, na extensão do bem, é o serviço mais apreciável que podemos prestar à Humanidade e ao Mundo. E, além disso, saiba que a existência na Terra se assemelha a travessia de longa avenida, onde os transeuntes ocupam lugares diferentes, no espaço e no tempo.

Hoje, você começa a palmilhá-la; todavia, dentro de algum tempo, atingirá a posição dos que já amadureceram na jornada, exibindo alterações na carne e carregando diferentes impulsos no coração. Cultive a afabilidade com todos e não olvide que a Lei lhe restituirá o que você houver semeado.

Não inveje a prosperidade dos homens inescrupulosos e indiferentes. A ilusão temporária pode ser dos ímpios; contudo, a verdadeira paz é patrimônio dos simples e dos bons...

Estude e trabalhe, incessantemente. O estudo favorece o crescimento espiritual. O trabalho confere grandeza.

Conseguirá você ostentar os mais belos títulos na galeria dos jovens espiritualistas, mas, se foge ao livro e à observação e se lhe desagradam o serviço e a disciplina, não passará de um menino irrequieto e desarvorado, para quem os dias reservam amargos ensinamentos.

Quanto ao mais, se você deseja partilhar, com sinceridade, a experiência cristã, comece a viver, entre as paredes de sua própria casa, segundo os princípios sublimes que abraçou com Jesus.

Quem puder fazer a boa vizinhança com os parentes consanguíneos ou souber merecer o apoio legítimo dos amigos e conhecidos, terá conquistado elogiáveis habilitações, no campo da vida.

Mas se você também está conversando no bem, com receio de praticá-lo, gastando o tesouro do tempo, em vão, prepare-se, convenientemente, para receber dos jovens de amanhã a mesma desconfiança e a mesma ironia com que são tratados os velhos menos felizes de hoje.

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Piedade filial.

O álbum com esta obra é conhecido como Ilustrações do Clássico da Piedade Filial.

Copiado de https://en.wikipedia.org/wiki/Filial_piety

LEIA MAIS NO LINK

Piedade filial.

Pintura com cenas dos Vinte e Quatro Casos de Piedade Filial . Kano Motonobu, 1550

Imagem copiada de https://en.wikipedia.org/wiki/Filial_piety

LEIA MAIS NO LINK

 

José, o carpinteiro. Óleo sobre tela de Georges de La Tour

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_the_Carpenter

LEIA MAIS NO LINK

 

 

Os deuses da Bíblia e os citados por ela

 

Matéria publicada no jornal

O Tempo, de BH, MG.

Autor: José Reis Chaves

José Reis Chaves

Foto: Ismael Gobbo

 

 

 É com muito respeito que me referirei a todos os seres tidos como deuses na Bíblia, quer sejam eles seres humanos ou espíritos humanos desencarnados, inclusive, os não da Bíblia, mas apenas citados por ela.

 Hoje se sabe que os demônios (“daimones” em grego, a língua em que foi escrito o Novo Testamento, são espíritos humanos ou almas dos chamados mortos. E assim, pois, há os espíritos ou demônios maus, mas há também os bons e até santos canonizados pela Igreja. Esse erro de que todos os demônios são espíritos maus se deve ao fato de Jesus e os apóstolos terem afastado das pessoas somente demônios maus, pois, os bons não atormentam ninguém. Recomendo a quem tiver dicionário de grego/português conferir essa palavra grega. No singular, ela é “daimon”.

  No Velho Testamento, há muito de mitologia, de viagem astral ou desdobramento (Projeciologia), discos voadores e seres humanos de outros mundos. Então, é bom que estudemos esses assuntos, inclusive o espiritismo e a reencarnação, para que entendamos melhor certas passagens do Velho Testamento, mesmo achando-as esquisitas ou estranhas. Aliás, também Jesus disse que na Casa do Pai (o Universo) há muitas moradas. Muita gente morreu nas fogueiras da Inquisição por acreditar nesse ensino do Mestre Maior.

 Recomendo o livro muito interessante “Os Deuses da Bíblia”, de F. A. Alves Corrêa, edição da Livraria Freitas Bastos, Rio, RJ. Alguns assuntos desta matéria constam de apócrifos que significam não autorizados, com destaque para o apócrifo “Atos II”, de São Lucas, que aborda também a reencarnação, descoberto e traduzido do grego para o Inglês por Kenneth Sylvan Cuthrie, e para o português, por M. M., distribuição do Centro Metafísico Mark-Age, Miame, Flórida, USA, citado pelo autor.

  Vejamos um exemplo de viagem astral de São Paulo, portanto, do Novo Testamento: Diz ele que não sabia se foi no corpo ou fora do corpo, ele foi arrebatado até o terceiro céu onde viu coisas indescritíveis (2 Coríntios 12: 2). Hoje, sabemos que foi fora do seu corpo, ou seja, em espírito com seu perispírito. São pioneiros no estudo científico do desdobramento ou viagem astral o inglês Hereward Carrington e o americano Sylvan Muldoon, que lançaram, em 1929, em Londres, o livro “The Projections of the Astral Body”. Eles afirmam ser viajantes astrais habituais.

 Os Deuses do Velho Testamento, entre outros: Anjos, Glória, Espíritos, Filhos dos Deuses, Deus dos Exércitos, Javé etc. Entre os Deuses não da Bíblia, mas citados por ela, destacam-se Baal e Oannes, rei da Mesopotamia, (Ezequiel 29: 2-7), muito estranho, pois era anfíbio e dormia dentro d’água...  No fim, já no Novo Testamento, aparece, discretamente, o Espírito Santo, às vezes, confundido com Jesus.

 

 

Publicado no jornal O  Tempo

https://www.otempo.com.br/opiniao/jose-reis-chaves/os-deuses-da-biblia-e-os-citados-por-ela-1.2536424

(texto recebido em email de Jose Reis Chaves [[email protected]])

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha. Portugal

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 24 de Setembro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Como é o corpo espiritual?", com José Lucas.

Estão abertas as inscrições (limitadas a 50 pessoas) para o próximo Curso de Espiritismo, que tem início no dia 2 de Outubro de 2021. As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas no local ou online.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

A mensagem da reconciliação

 

Na tarde do dia 16 de setembro houve reunião virtual de vibrações de equipe do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo. O evangelho foi explanado por Leila Ortiz sobre o reconciliação, comentando um caso de experiência de vida, depois citando vivências do apóstolo Pedro na Casa do Caminho, o capítulo 10 de “O Evangelho segundo o Espiritismo” e obras de Emmanuel. As vibrações foram feitas Elizabete Navarro Baltazar; a prece por Luzia Vitor de Souza Kabata; a coordenação por Glória Martins Miranda, e, no início e no final da reunião Margarida Helena Garabedian apresentou músicas ao piano.

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

“Espiritismo e valorização da vida – Setembro Amarelo” –

tema para Brasília

 

Na noite do dia 16 de setembro, a Casa Espírita Recanto de Maria – REMA, de Brasília, promoveu palestra virtual com Antonio Cesar Perri de Carvalho sobre o tema “Espiritismo e valorização da vida – Setembro Amarelo”. O evento foi coordenado por Iná Sidrim. Ocorreram várias manifestações no chat.

Acesse pelo link:

https://youtu.be/KH3c6HUOaKs

 

(Recebido em email de Cesar Perri  Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Lançamento EVOC

Conversas com meus guias espirituais em tempos de pandemia

 

CONVERSAS com meus guias espirituais em tempos de pandemia, de Dalcidio M. Claudio, é o novo lançamento da EVOC


Foi publicado ontem, dia 15 de setembro, pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, o e-book CONVERSAS com meus guias espirituais em tempos de pandemia, de autoria de Dalcidio Moraes Claudio, de Porto Alegre (RS).


Sobre o autor

Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado e pós-doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Karlsruhe (Alemanha), Dalcidio Moraes Claudio foi diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e professor, atualmente aposentado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da PUC (Pontifícia Universidade Católica), no mesmo estado.

Espírita desde a adolescência, nas lides espíritas participa atualmente da SBEBM (Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes), de Porto Alegre (RS).

Nascido em uma família católica de nordestinos que vieram tentar a vida no Rio de Janeiro, ficou órfão ao pai aos três meses de idade.

Seu ingresso nas lides espíritas se deve à influência de um tio e de sua própria mãe. Ao final da adolescência, conheceu o confrade Salomão Benchaia e, graças a esse relacionamento, se aprofundou no conhecimento da doutrina espírita.

Antes de chegar à SBEBM (Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes), frequentou a SELC (Sociedade Espírita Luz e Caridade), hoje CCEPA (Centro Cultural Espírita de Porto Alegre).


Conteúdo do livro

Conforme o autor escreveu na apresentação da obra, as conversas nela descritas nasceram há algum tempo e se intensificaram durante o período da COVID-19.

No início de cada manhã ele se sentava na sacada do apartamento onde reside e era levado a conversar com seus guias espirituais, que considera os autores intelectuais da obra ora publicada.

No final de cada capítulo, aparecem algumas indicações que o autor chama de “outras conversas”. Trata-se de músicas, textos e poemas que, segundo ele, têm alguma certa ligação com o assunto desenvolvido em cada capítulo.

A capa do e-book, assim como as ilustrações que aparecem no final de cada capítulo, são de autoria de Lucia M. Giraffa.

O livro, como ocorre com todas as publicações da EVOC, pode ser lido ou baixado gratuitamente, bastando para isso clicar neste link

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Rua João XXIII, 742 Jardim Judith

Londrina – PR CEP 86060-370

 

 

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Divaldo Pereira Franco

2º. Congresso Espírita da Suiça

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Vitória sobre a Depressão 02E03.OUTUBRO.2021 [Presença confirmada] Divaldo Franco Vitória sobre a depressão FESULSSE"

 

Para quem disse que presença ilustre seria ele, ACERTOU!

Divaldo Franco (@mansaodocaminho) é o oitavo palestrante confirmado do 2° Congresso Espírita da Suíça, desta vez Online, e responsável pela palestra principal do evento "Vitória sobre a depressão". Confira a seguir sua biografia e conheça-o mais 😍

Divaldo Pereira Franco é considerado um Apóstolo do Espiritismo e cidadão do mundo. Há setenta anos, devota sua vida à causa Espírita e às crianças excluídas das periferias de sua Salvador, Bahia no Brasil.

É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores Espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o Mundo.

É exímio e devotado educador e orador com mais de cerca de treze mil conferências, em mais de duas mil cidades em todo o Brasil e em sessenta e cinco países dos cinco continentes.

Recebeu mais de novecentas homenagens, de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais.

Como médium, publicou quase trezentos livros, com mais de dez milhões de exemplares, de duzentos e quinze Autores Espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais. Dessas obras, houve versões para dezessete idiomas.

Existem, ainda, dezessete livros escritos por outros autores sobre sua vida e sua obra. A renda proveniente da venda dessas obras, bem como os direitos autorais dos livros por ele psicografados, foi doada, em cartório, à Mansão do Caminho e outras entidades filantrópicas.

Já esteve por seis vezes na ONU, proferindo palestras e participando de um encontro mundial de líderes religiosos. O Movimento Você e a Paz, criado por ele há onze anos, já se espalhou pela Bahia, pelo País, pelas Américas e pela Europa.

Em novembro de 2014 lançou o movimento em Brasília, numa sessão especial do Congresso Nacional, onde foi homenageado. Dentre as inúmeras homenagens recebidas constam a Medalha de Reconhecimento Franco-Americana, pelo Instituto Humanista de Paris, França, a Condecoração como Embaixador da Bondade no mundo, em Paigton, Inglaterra e o título de Embaixador da Paz no Mundo pela Embaixada Universal para a Paz, em Genebra, Suíça, juntamente com o inesquecível Nilson de Souza Pereira incansável servidor do bem e construtor da Mansão do Caminho juntamente com Divaldo.

Divaldo faz seminários e conferências no Cantão de Zurique na Suíça desde 1986. Sobre a oratória de Divaldo, dizia Chico Xavier: “Divaldo é um pássaro que canta”.

 

(Informação de Gorete Newton repassada por Elsa Rossi https://www.facebook.com/elsa.rossi.1/posts/10159478082409183?from_close_friend=1)

 

 

Programação do CEAC – Centro Espírita Amor e Caridade

Birigui, SP . Acesse no YouTube

 

 

 

Palestra virtual com Sidney Fernandes

44ª. Jornada de Confraternização Espírita de Assis

 

 

Link de acesso

https://www.youtube.com/watch?v=3fXx-QRw7SI&ab_

 

(Recebido em email Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra presencial no Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida de Simone Shorane)

 

 

GEBEM Guarulhos

Acesse na página

 

Clique:

https://www.facebook.com/groups/gebemguarulhosoficial/permalink/2981680162048365/

 

 

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clique aqui:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site Feparana – Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

 

ACESSE:

www.feparana.com.br

 

 

 

 

 

2º Feirão Virtual em Benefício das

obras assistenciais da Mansão do Caminho

Caro Ismael Gobbo,

 

Buscando superar as dificuldades e impedimentos do momento, este ano o Grupo Espírita Caminho da Esperança está promovendo o 2º Feirão Virtual em Benefício das obras assistenciais da Mansão do Caminho (seria o 32º presencial). Toda a renda (100%) é revertida em benefício da Mansão, cujas atividades assistenciais se multiplicam e diversificam em apoio aos necessitados de toda ordem, ensejando a colaboração e participação de todos nós.

Dessa forma solicitamos o seu apoio para ampla divulgação, agradecendo antecipadamente.

 

Links para doações:

https: //www.facebook.com/2feiraoespiritarj

https://sharity.com.br/2feiraovirtual

https: //youtu.be/pDmMykQpio0

https: //istagram.com/2feiraovirtual/

 

Fraternalmente,

Equipe de Colaboração e Divulgação

Helena Alves

 

 

 

(Recebidoem email de helena de Souza Alves [[email protected]])

Imagem do facebook

https://www.facebook.com/2feiraoespiritarj

 

 

Eventos Espíritas programados no Reino Unido em inglês -

com informações de Elsa Rossi.

 

3 de Outubro

Gratidao, Elsa

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

 

Setembro Amarelo. USE de SBC  

Jornada Espírita pela Valorização da Vida

 

 

(Informação recebida em email de Comunicação use i sbc [[email protected]])

 

 

USE/SP- Departamento de Doutrina

Conversas  Doutrinárias

 

(Recebido em email de Marco Milani [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Dr. Bezerra de Menezes

Araçatuba, SP

 

 

 

 

(Com informações de João Marchesi)

 

 

44ª. Jornada de Confraternização Espíritade Assis. Virtual.

 

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael irá comemorar 80 anos no dia 3 de outubro

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo, SP

 

 

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

3a semana de Setembro de 2021

 

 

Madalena havia sido prostituta?; A mensagem da reconciliação; Cirurgias plásticas na opinião de Chico Xavier; Chico Xavier no Panteão da Pátria e da Liberdade; Espiritismo e valorização da vida – Setembro Amarelo – tema para Brasília; Nosso Lar valoriza o começo das obras espíritas; Valorização da vida na Casa do Caminho; Divulgação, sua cruz, coragem da fé; Sermão da Montanha – Não matarás e o Setembro Amarelo; Conta pessoal

 

Artigos – Madalena havia sido prostituta?:

http://grupochicoxavier.com.br/madalena-havia-sido-prostituta/

 

Notícias:

- A mensagem da reconciliação:

http://grupochicoxavier.com.br/a-mensagem-da-reconciliacao/

 

- Cirurgias plásticas na opinião de Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/cirurgias-plasticas-na-opiniao-de-chico-xavier/

 

- Chico Xavier no Panteão da Pátria e da Liberdade:

http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-no-panteao-da-patria-e-da-liberdade/

 

Vídeos:

- Espiritismo e valorização da vida – Setembro Amarelo – tema para Brasília:

http://grupochicoxavier.com.br/espiritismo-e-valorizacao-da-vida-setembro-amarelo-tema-para-brasilia/

 

- Nosso Lar valoriza o começo das obras espíritas:

http://grupochicoxavier.com.br/nosso-lar-valoriza-o-comeco-das-obras-espiritas/

 

- Valorização da vida na Casa do Caminho:

http://grupochicoxavier.com.br/valorizacao-da-vida-na-casa-do-caminho/

 

Estudo do Evangelho:

- Divulgação, sua cruz, coragem da fé:

http://grupochicoxavier.com.br/divulgacao-sua-cruz-coragem-da-fe/

 

- Sermão da Montanha – Não matarás e o Setembro Amarelo:

http://grupochicoxavier.com.br/sermao-da-montanha-nao-mataras-e-o-setembro-amarelo/

 

Mensagem – Conta pessoal:

http://grupochicoxavier.com.br/conta-pessoal/

 

o0o

“Nessa ou naquela vantagem efêmera, que te felicite o caminho entre os homens, recorda, com o Apóstolo Paulo, que os Espíritos reencarnados não trazem consigo quaisquer propriedades materiais para este mundo e manifesto é que nenhuma delas poderão levar dele” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Palavras de vida eterna. Cap. 119. Uberaba: CEC)

 

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

(Recebido em email de Cesar Perri  Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Fidelidade a Jesus

 

Houve, em tempos passados, uma localidade denominada Sebastes. Situava-se entre a Judeia e a Síria. Foi ali que quarenta legionários da Décima Segunda Legião Romana deram sua vida por amor à verdade.

Presos por professarem o Cristianismo, os quarenta jovens marcharam saindo da cidade, escoltados por outros tantos soldados.

À frente se desenhava o lago de águas tristes e frias. O sol se afundava na direção do poente e o vento soprava gelado.

Os tambores soavam, ditando o ritmo da marcha. E os prisioneiros foram entrando no lago. Um passo, dois, três, dez, vinte. Os pés foram agitando a água e eles entrando mais e mais. Só ficaram as cabeças descobertas fora d'água.

Os superiores haviam lhes decretado uma terrível forma de morrer. Ali parados, impassíveis e silenciosos, iriam morrer enregelados.

As luzes do crepúsculo se envolveram num manto dourado e se retiraram, deixando que a noite se apresentasse com seu cortejo de estrelas.

Ao redor do lago, nas margens, familiares e amigos oravam silenciosos. E silenciosos permaneciam os jovens dentro d'água.

Então, em nome de César, falou um oficial. Eles eram jovens e, levando em conta a sua inexperiência, seriam perdoados se jurassem fidelidade aos deuses protetores do Império.

Era tudo muito simples. Bastaria queimar algumas ervas, perante o improvisado altar a Júpiter Olímpico, na outra margem.

Dentro do lago, nem um mínimo movimento. O ar foi se fazendo mais frio e uma névoa começou a se erguer das águas.

Os guardas acendiam fogueiras nas margens, batiam as mãos, andavam para se aquecer. Mas os quarenta legionários permaneciam imóveis.

Então, eles começaram a cantar e mais forte do que o vento, o hino se ergueu como um grito vitorioso.

Era como uma cascata de esperanças feita de fé, ternura e renúncia.

Um a um, no transcorrer das horas, aquelas chamas foram se apagando na Terra, para tremeluzirem na Espiritualidade.

Quando nasceu o dia, somente um vivia. Um guarda se aproximou de uma mulher e lhe disse que seu filho vivia. Como ele vivera até então, teria sua vida poupada. Que ela o retirasse das águas e, em nome dele, oferecesse sacrifício aos deuses romanos.

Nunca. Foi a resposta dela. Se ele consciente não o fez, como poderia me aproveitar da sua agonia para traí-lo?

Firmemente, avançou para as águas e ali esteve com o filho até que o coração dele parasse de bater. Depois, apertando-o firmemente nos braços, tomou o seu corpo e o veio depositar aos pés do oficial da guarda.

*   *   *

Há mais de dois mil anos, na Judeia, um homem amou e morreu por muito amar. A maravilhosa fé que soube despertar teve o poder de modificar vidas.

A Sua voz convidava para viver a verdadeira vida, a vida que se desdobra para além da morte.

Dentre os Seus ensinos, lembramos: Quem perseverar até o fim, este será salvo.

Quem crer em mim, mesmo morto viverá.

A Sua mensagem atravessou os séculos e permanece viva até hoje, estabelecendo diretrizes seguras aos Seus seguidores.

A Sua é a mensagem do amor, da fé, da fidelidade até o fim.

 Redação do Momento Espírita, com base no cap. XXVIII,
 do livro 
A esquina de pedra, de Wallace Leal Rodrigues,
 ed. O Clarim.
Em 17.9.2021.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Quarenta Mártires de Sebaste. Copiado de

https://en.wikipedia.org/wiki/Forty_Martyrs_of_Sebaste

LEIA MAIS NO LINK

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/05-01-2019_arquivos/image009.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/09-11-2012_arquivos/image001.jpg

A cura dos dez leprosos. James Tissot. Imagem: 

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Healing_of_Ten_Lepers_(Gu%C3%A9rison_de_dix_l%C3%A9preux)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

 

Obra de Leonardo da Vinci intitulada “Salvator Mundi”. Jesus Cristo. Pintura a óleo sobre madeira de nogueira. Reprodução da pintura após restauração por Dianne Dwyer Modestini, professora de pesquisa da Universidade de Nova York. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leonardo_da_Vinci,_Salvator_Mundi,_c.1500,_oil_on_walnut,_45.4_%C3%97_65.6_cm.jpg

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Marco Aurélio demonstra sua clemência para com os bárbaros.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Marco_aurelio_e_barbaros_-_museus_capitolinos.jpg

O Imperador Marco Aurélio (161-180 dC) mostra sua clemência contra os vencidos após seu sucesso contra as tribos germânicas. Baixo-relevo do Arco de Marco Aurélio, Roma, agora no Museu Capitolino em Roma..

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/05-12-2019_arquivos/image008.jpg

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Os saduceus (em hebraico: צְדוּקִים Ṣĕdûqîm bnê Sadôq, "zadoquitas" ou "sadoquitas"; em gregoSaddoukaios) eram uma seita ou um grupo de judeus presente na Judeia durante o período do Segundo Templo, desde o século II a.C. até a destruição do Templo em 70 d.C. A seita foi identificada por Flávio Josefo com o alto escalão social e econômico da sociedade na Judeia.[1] O grupo cumpria variadas funções políticas, sociais e religiosas, dentre as quais se pode mencionar a função de manutenção do Templo. Os saduceus são frequentemente comparados com outras seitas do período, como os fariseus e os essênios.

Acredita-se que a extinção do grupo ocorreu algum tempo depois da destruição do Templo de Herodes, em Jerusalém, no ano de 70 d.C., sendo que os caraítas possivelmente tiveram algumas raízes nas visões dos saduceus.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Saduceus

 

 

Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento e modo de viver, deu origem ao termo "fariseu".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fariseus

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/28-06-2018_arquivos/image046.jpg

Jantar na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela por  Moretto da Brescia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_in_casa_di_Simone_in_fariseo_(Moretto).jpg

 

 

 

Amor infinito

Dor e prece

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Amor infinito

Sintonize com o contentamento

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]