Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 01 de fevereiro de 2022

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

           https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/01-02-2022.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

31-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/31-01-2022.htm

29-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/29-01-2022.htm

28-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/28-01-2022.htm

27-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/27-01-2022.htm

26-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/26-01-2022.htm

 

                   

 

Amor Infinito

Vem e auxilia  

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

E a vida continua...

 

 Vi meu pai morrendo na minha frente e não entendi porque Deus o matou... Desde esse dia, não acredito mais em Deus.

Frase como esta podemos ouvir, em muitas circunstâncias.

Quando não conseguimos entender o fenômeno da vida e da morte, nos revoltamos contra Deus.

Somos como a criança que se rebela contra a mãe quando ela a obriga a beber um remédio amargo.

A ideia falsa de um Deus perverso e caprichoso, que mata uns antes dos outros, que castiga alguns e privilegia outros, que dá a riqueza a poucos enquanto muitos vivem na miséria, é a responsável pela nossa revolta.

Concebendo um Deus temível, possuidor de todos os vícios humanos, pensamos que esse Ser invisível está sempre à espreita para nos pregar uma peça.

A nossa visão, ainda míope, no que diz respeito às leis que regem a vida, nos faz sofrer, como filhos ingratos que não compreendem as atitudes dos pais amorosos que têm como único objetivo a nossa felicidade.

Enclausurados na concha do egoísmo, não percebemos que nossos bem-amados não são os únicos que saem da cena física e só nos incomodamos com Deus quando Ele leva um dos nossos.

Indiferentes às leis que regem a matéria, não vemos que tudo o que nasce, tem que morrer, ou melhor, se transformar.

Nosso corpo físico é matéria. Como tal tem que se dissolver um dia. Quando isso acontece, lembremos de que somos Espíritos imortais e não apenas um corpo que desaparece na poeira do chão.

Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Por causa disso, viveremos por toda a eternidade.

O que nos tem causado insegurança é pensar que Deus é a nossa imagem e semelhança e, dessa forma, seria portador de todos os vícios humanos.

Somos Espíritos imortais. Para alcançar a perfeição, é preciso mergulhar na carne, inúmeras vezes, através da reencarnação.

Um dia, num futuro ainda distante, não precisaremos mais entrar nem sair da carne, porque teremos alcançado o objetivo final.

Jesus, após a morte do corpo, surgiu, em Espírito, para legar à Humanidade a certeza da Imortalidade.

Não nos iludamos. O túmulo não é o fim da vida. É apenas o começo de uma nova fase de aprendizado para o Espírito imperecível.

Compreendendo a sabedoria e a perfeição das leis divinas, mudaremos a nossa reação diante da partida de um ser querido. E diremos com segurança:

Vi meu amado deixando o corpo físico e entendi porque Deus o levou... É que Deus o ama mais do que eu e o quer, por algum tempo, no mundo dos Espíritos.

Desse dia em diante, esperarei ansioso a oportunidade de um reencontro feliz. Por esse motivo, mais acredito e confio em Deus...

*   *   *

A morte nada mais é do que um fenômeno biológico natural.

Seja pelo desgaste normal dos órgãos físicos ou de outra forma qualquer, todos deixaremos o corpo e voltaremos à pátria espiritual, de onde viemos.

Assim, tenhamos a certeza de que a separação é apenas temporária. E que, mais cedo ou mais tarde, tornaremos a reencontrar nossos amores dos quais sentimos saudades.

Aguardemos.

 Redação do Momento Espírita.
Em 31.1.2022.

 

 

ESCUTE O ÁUDIO DESTE TEXTO

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=653&stat=0

 

(Do site Feparana)

Lamentação sobre o Cristo Morto (ou Pietà). Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto.

Exposto no MASP. Museu de Arte de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto: Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/22-10-2020_arquivos/image033.jpg

Jesus ressuscitado e Maria Madalena. Autor: depois de Heinrich Hofmann, publicado no cartão da Bíblia.

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/File:The_resurrection_day.jpg

 

 

10Tornaram, pois, os discípulos para casa.   

11Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro,    12e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.    13E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu- lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.    14Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus.    15Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.    16Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre.    17Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.    18E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! - e que ele lhe dissera estas coisas.  

Leia mais:

https://bibliaportugues.com/jfa/john/20.htm

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/29-06-2019_arquivos/image015.jpg

Estrada para Emaús. Óleo sobre tela por Jan Wildens.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Wildens_-_Landscape_with_Christ_and_his_Disciples_on_the_Road_to_Emmaus_-_WGA25745.jpg

 

 

13Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios;    14e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido.    15Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles;    16mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram.    17Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes.    18E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias?    19Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo.    20e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram.    21Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.    22Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro    23e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo.    24Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram.   

25Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!    26Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?    27E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.   

28Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe.    29Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.    30Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava.    31Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles.    32E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?    33E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles,    34os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão.    35Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão.   

36Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.   

LEIA MAIS:

 https://bibliaportugues.com/jfa/luke/24.htm

 

 

 

No caminho do amor

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Contos e Apólogos. Lição nº 18. Página 81.

 

Em Jerusalém, nos arredores do Templo, adornada mulher encontrou um nazareno, de olhos fascinantes e lúcidos, de cabelos delicados e melancólico sorriso, e fixou-o estranhamente.

Arrebatada na onda de simpatia a irradiar-se dele, corrigiu as dobras da túnica muito alva, colocou no olhar indizível expressão de doçura e, deixando perceber, nos meneios do corpo frágil, a visível paixão que a possuíra de súbito, abeirou-se do desconhecido e falou, ciciante:

- Jovem, as flores de Séforis encheram-me a ânfora do coração com deliciosos perfumes. Tenho felicidade ao teu dispor, em minha loja de essências finas...

Indicou extensa vila, cercada de rosas, à sombra de arvoredo acolhedor, e ajuntou:

- Inúmeros peregrinos cansados me buscam à procura do repouso que reconforta. Em minha primavera juvenil, encontram o prazer que representa a coroa da vida. É que o lírio do vale não tem a carícia dos meus braços e a romã saborosa não possui o mel dos meus lábios. Vem e vê! Dar-te-ei leito macio, tapetes dourados e vinho capitoso... Acariciar-te-ei a fronte abatida e curar-te-ei o cansaço da viagem longa! Descansarás teus pés em água de nardo e ouvirás, feliz, as harpas e os alaúdes de meu jardim. Tenho a meu serviço músicos e dançarinas, exercitados em palácios ilustres!...

Ante a incompreensível mudez do viajor, tornou, súplice, depois de leve pausa:

- Jovem, por que não respondes? Descobri em teus olhos diferente chama, e assim procedo por amar-te. Tenho sede de afeição que me complete a vida. Atende! atende!...

Ele parecia não perceber a vibração febril com que semelhantes palavras eram pronunciadas e, notando-lhe a expressão fisionômica indefinível, a vendedora de essências acrescentou um tanto agastada:

- Não virás?

Constrangido por aquele olhar esfogueado, o forasteiro apenas murmurou:

- Agora, não.  Depois, no entanto, quem sabe?!...

A mulher, ajaezada de enfeites, sentindo-se desprezada, prorrompeu em sarcasmos e partiu...

Transcorridos dois anos, quando Jesus levantava paralíticos, ao pé do tanque de Betesda, venerável anciã pediu-lhe socorro para infeliz criatura, atenazada de sofrimento.

O Mestre seguiu-a, sem hesitar.

Num pardieiro denegrido, um corpo chagado exalava gemidos angustiosos.

A disputada mercadora de aromas ali se encontrava carcomida de úlceras, de pele enegrecida e rosto disforme. Feridas sanguinolentas pontilhavam-lhe a carne, agora semelhante ao esterco da terra. Exceção dos olhos profundos e indagadores, nada mais lhe restava da feminilidade antiga. Era uma sombra leprosa, de que ninguém ousava aproximar.

Fitou o Mestre e reconheceu-o.

Era o mesmo mancebo nazareno, de porte sublime e atraente expressão.

O Cristo estendeu-lhe os braços, tocado de intraduzível ternura e convidou:

- Vem a mim, tu que sofres! Na casa de Meu Pai, nunca se extingue a esperança.

A interpelada quis recuar, conturbada de assombro, mas não conseguiu mover os próprios dedos, vencida de dor.

O Mestre, porém, transbordando compaixão, prosternou-se fraternal, e conchegou-a, de manso...

A infeliz reuniu todas as forças que lhe sobravam e perguntou em voz reticenciosa e dorida:

- Tu?... O Messias nazareno?... O Profeta que cura, reanima, e alivia?!... Que vieste fazer, junto de mulher tão miserável quanto eu?

Ele, contudo, sorriu benevolente, retrucando apenas:

- Agora, venho satisfazer-te os apelos.

E, recordando-lhe as palavras do primeiro encontro, acentuou, compassivo:

- Descubro em teus olhos, diferente chama e assim procedo por amar-te.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Jesus Cristo no Poço de Betesda. Óleo sobre tela por Artus Wolffort.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Artus_Wolffort_-_Christ_at_the_Pool_of_Bethesda_(Ontario).jpg

Restos do tanque, piscina  ou Poço de Bethesda*. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

O tanque de Betesda (em Língua hebraica: בית חסדא) é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata (Casa das Azeitonas) para se referirem a este reservatório de água. Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas.

Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém. Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem. Segundo várias traduções da Bíblia, a agitação destas águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que o primeiro doente que entrasse na água ficaria milagrosamente curado.

Segundo o relato bíblico, ali aconteceu um dos milagres de Jesus, a cura do paralítico, um dos seus mais extraordináriosmilagres.

(Wikipédia)

 

Pátio do antigo Templo de Jerusalém que ficava à esquerda onde hoje está o

 Domo da Rocha ou Mesquita de Omar    Foto: Ismael Gobbo.

A cúpula dourada do Domo da Rocha ou Mesquita de Omar em cujo local ficava outrora o Templo de Jerusalém.

Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/21-11-2018_arquivos/image022.jpg

A cúpula dourada do Domo da Rocha ou Mesquita de Omar em cujo local ficava outrora o

Templo de Jerusalém vista  do Monte das Oliveiras.  Foto:  Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/29-12-2018_arquivos/image021.jpg

Jesus curando dez leprosos. Pintura de Gebhard Fugel.

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_17#/media/File:Gebhard_Fugel_Christus_und_die_Auss%C3%A4tzigen_c1920.j

 

 

Espiritismo e política com Aylton Paiva e André Trigueiro

 

Na tarde do dia 29 de janeiro a Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes transmitiu programa sobre o tema “Espiritismo e política”, focalizando as contribuições do pensamento espírita para a evolução do ser e da sociedade. Foi entrevistado Aylton Paiva (de Lins, SP), autor do livro “Espiritismo e política” (FEB, 2014), com atuação do jornalista André Trigueiro (RJ). O programa foi coordenado por Fátima Montello.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=5Z8hL4ccTac

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri

Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Chico Xavier: Datas Marcantes de Janeiro

 

No final da tarde do dia 29 de janeiro estreiou na Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes o programa semanal “Chico Xavier: Momentos Especiais. Datas Marcantes...”, sendo apresentador Antonio Cesar Perri de Carvalho. Nesse primeiro programa, o expositor abordou o início das comemorações do Centenário de Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 1o de janeiro de 2010), as informações de Chico sobre a fundação de São Paulo no dia 25 pelo jesuíta Nóbrega, e o lançamento do livro “Religião dos Espíritos”, de Emmanuel. O programa irá ao ar aos sábados às 17 horas.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=cLr15D3xiHU

 

 

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri

Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

🗓️ SEXTA-FEIRA - 04/02/2022 - às 20hs

📖 TEMA: "Amar apesar de..."

🗣️ PALESTRANTE: Nice Silva
.

Palestra, ao vivo, 🎥 transmissão pelos canais:

Facebook: do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

.

🎥 A transmissão, também, será feita no 🎞️ telão na sede do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias:

Rua Bandeirantes, 183, Centro, Birigui - SP.

À partir das 19h30min inicia o ATENDIMENTO FRATERNO
.
⚠️  CUIDADOS
😷  Todos usando máscara
🧍🏼‍♀️. 🧍🏾. 🧍🏻‍♂️ Distanciamento

🙌🏻 Higiene das Mãos

Sejam Bem Vindos(as)!!!


https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Assistam o Seminário: Reunião Mediúnica Virtual

 

Amigos leitores espiritas: 

Assistam ao SEMINARIO - Orientação Reunião Mediúnica Virtual 29/01/2022

Facilitador: GUILHERME DIAS

Membro do Spiritist Society of London, Pesquisador do PEPE, Projeto Espírito, Perispírito e Epigenética, apresentador do TIME TO TALK, LIVE  quinzenal, com episódios sobre MEDIUMSHIP.

 

Portugues - https://youtu.be/_41lqtW-a94

 

In English: https://youtu.be/XyY3u_PrAt0

 

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Homenagem a Éder Fávaro

Assista no Programa Sensibilidade na Rádio Boa Nova

 

No Programa Sensibilidade na Rádio Boa Nova reapresentação  nesta Quinta feira 03 de Fevereiro ás 15 horas:  Homenagem a Éder Fávaro , que retornou à Pária Espiritual em 21 de janeiro de 2022 aos 91 anos de idade. Estaremos reapresentando uma entrevista realizada por José Damião que foi ao ar em 16/02/2019.  Éder Fávaro, falou sobre as atividades na Rádio Boa Nova com a Radiofonia Espírita desde 1980 até a atualidade falou de seus trabalhos, seus programas, sempre com a visão espírita fundamentada pelo seu codificador, Allan Kardec. Acompanhe, confira!

https://radioboanova.com.br/ouca-ao-vivo/

 

 

(Recebido em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

BUSS. Eventos programados

Informações de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido

Time to Talk: https://youtu.be/a2qEz4guD_o

 

Coffee Break: https://youtu.be/V2BOPEJgKHM

 

Spiritual Light: https://youtu.be/8ubohsg5LvA

www.facebook.com/SpiritistSocietyofLondon

LINK : seminario https://youtu.be/_41lqtW-a94

 

CURSO TODOS SABADOS 10.30 horario de Londres https://youtu.be/7Uz4N4Hhr3w

Gratidao Ismael, por tanta oportunidade... semana cheia  abraços, Elsa

 P Please do not print this unless you really need to.

 

 

 

Português e Françês com legendas em inglês - CERIMÔNIA DE ABERTURA DO BICENTENÁRIO DE ALLAN KARDE

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=fawgc9Zw9Kg

 

 

 

(Com informação de Erondina Godinho Moura publicou no grupo Amigos Espíritas Facebook)

 

 

Acesse a página da USE Intermunicipal de Marília

no Facebook

 

Clique aqui:

https://web.facebook.com/usemarilia/posts/3193599317595763  

 

 

 

 Encontro Espírita entre amigos

 

 

(Com informações de Sandre Fiore)

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

 

Exmºs Srs,

As nossas mais cordiais saudações.

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 4 de Fevereiro de 2022, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Espiritismo e os desafios da vida" com a convidada, Leonor Leal, musicada por João Paulo Gomes.

Estão abertas as inscrições para o curso sobre o "Perispírito", com início no fim de Março de 2022 (gratuito). 

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).


Fonte: Centro de Cultura Espírita

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1JILOC6A0CYXE83txd7c6wBpEii-xWzD3&revid=0ByiJGbdtuc_SSnM5c0ZMTmRvQUp1L2NsbjQrZE9hOFRod3RBPQ

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba 

 

Clique aqui:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Use Regional de Marília

Seminário virtual

 

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro)

 

 

24ª Conferência Estadual Espírita

Federação Espírita do Paraná

 

24ª Conferência Estadual Espírita

A 24ª Conferência Estadual Espírita acontece entre os dias 11 e 13 de março de 2022, virtualmente. O evento, que tem como tema Esperanças e Consolações, reúne conferencistas de renome.1

A abertura será na sexta-feira (11), às 19h45, com conferência do orador espírita Divaldo Pereira Franco (BA). No sábado (12) e domingo (13) haverá seminários e palestras pelos conferencistas Alberto Almeida (PA), Alessandro Viana Vieira de Paula (SP), Divaldo Pereira Franco (BA), Jorge Godinho Barreto Nery (DF) e Sandra Borba Pereira (RN).

Serviço:

24ª Conferência Estadual Espírita

Tema:  Esperanças e Consolações

Oradores: Alberto Almeida, Alessandro Viana Vieira de Paula, Divaldo Pereira Franco, Jorge Godinho Barreto Nery e Sandra Borba Pereira.

Data: 11/3 às 19h45; 12/3 das 8h30 às 20h e 14/3 das 9h às 13h30.

Local: www.youtube.com/canalfep

 

Informações:

Federação Espírita do Paraná

Telefone (41) 3223-6174 ou [email protected]

 

 

Dados dos Conferencistas

Divaldo Pereira Franco

É um dos mais consagrados oradores e médiuns da atualidade.

Psicografou mais de 250 obras, que alcançaram mais de 10 milhões de exemplares, com vários títulos traduzidos para 17 idiomas.

Há 70 anos, em parceria com Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, cujo trabalho de assistência social a milhares de pessoas carentes da cidade do Salvador tem conquistado a admiração e o respeito da Bahia, do Brasil e do mundo. A ela destina o produto da venda dos seus livros.

Suas palestras, iniciadas em 1947, somam mais de 13 mil, em sessenta e cinco países.

Idealizador do Movimento Você e a Paz, em 1998, presente hoje no Brasil e no Exterior.

Os títulos e homenagens recebidos são inúmeros, sendo a mais recente a ofertada pelo Senado Federal, Comenda Zilda Arns, que lhe foi entregue em 20 de dezembro de 2021.

 

Alberto Almeida

Natural de Belém, no Pará.

Colabora com a União Espírita Paraense, é diretor da Associação Médico-Espírita do Pará e do Jardim das Oliveiras.

Profere conferências, seminários, workshop e encontros coloquiais no Brasil e no Exterior.

Tem publicadas oito obras.

No Movimento Espírita do Paraná tem prestado sua colaboração desde outubro de 1991, na capital e demais localidades do Estado.

Profissionalmente, é médico clínico geral e homeopata. Terapeuta de Família e Transpessoal.

 

Alessandro Viana Vieira de Paula

Juiz de Direito.

Membro da ABRAME (Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas).

Articulista da revista Reformador, da Federação Espírita Brasileira e do Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná.

Autor dos livros Jesus, o celeste amigo; Simples e complexos; Enigmas e soluções; Viver no mundo (em coautoria com Cristiane Beira) e Um tesouro inestimável, em três volumes, todos editados pela Fráter, de Niterói, com recursos revertidos ao Remanso Fraterno, de Niterói, Rio de Janeiro.

A convite da FEP, iniciou sua efetiva participação no Movimento Espírita Estadual a partir de 30 de setembro de 2012.

 

Jorge Godinho Barreto Nery

Expositor espírita desde 1983, divulgando o Espiritismo em diversos países. Membro do Conselho Superior e Presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB.

Reforça seu currículo a larga experiência administrativa na Força Aérea Brasileira, onde percorreu todos os postos em quarenta e oito anos de serviços prestados ao Brasil.

Presidente da Federação Espírita Brasileira, eleito em 2015, veio ao Paraná, por primeira vez, em 14 de março de 2017.

 

Sandra Borba Pereira

Doutora de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pela Federação Espírita do Paraná, lançou os livros: Reflexões pedagógicas à luz do Evangelho, Saberes necessários à tarefa da Evangelização Infantojuvenil (em coautoria com Cláudia Farache), Cotidiano em reflexões espíritas, e os infantis O poder das palavras e O poder da gentileza.

Articulista em jornais e revistas espíritas.

É coordenadora adjunta de Infância da Área de Evangelização Infantojuvenil da  Federação Espírita Brasileira.

No Movimento Espírita do Paraná, teve sua primeira participação em 14 de dezembro de 1997.

 

Área de Comunicação Social Espírita/Federação Espírita do Paraná

Dezembro 2021

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

ACESSE:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Programação do Grupo de Estudos Espíritas ChicoXavier

SãoPaulo

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

1a semana de Fevereiro de 2022

 

 

 

É muito bom ser espírita e melhor ainda é praticá-lo; Emmanuel e trabalho educacional para Tocantins; Equipe é um jardim; O contexto dos três mundos vivenciados por Paulo;  Relações espirituais na fundação de São Paulo e exemplos de superação do Apóstolo; Projetos especiais para 2022 e foco em Chico Xavier; Chamamento divino

Artigos – É muito bom ser espírita e melhor ainda é praticá-lo:

http://grupochicoxavier.com.br/e-muito-bom-ser-espirita-e-melhor-ainda-e-pratica-lo/

 

Notícias:

- Emmanuel e trabalho educacional para Tocantins:

http://grupochicoxavier.com.br/emmanuel-e-trabalho-educacional-para-tocantins/

 

- Equipe é um jardim:

http://grupochicoxavier.com.br/equipe-e-um-jardim/

 

Estudo do Evangelho:

- O contexto dos três mundos vivenciados por Paulo:

http://grupochicoxavier.com.br/o-contexto-dos-tres-mundos-vivenciados-por-paulo/

 

- Relações espirituais na fundação de São Paulo e exemplos de superação do Apóstolo:

http://grupochicoxavier.com.br/relacoes-espirituais-na-fundacao-de-sao-paulo-e-exemplos-de-superacao-do-apostolo/

 

Video – Projetos especiais para 2022 e foco em Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/projetos-especiais-para-2022-foco-em-chico-xavier/

 

Mensagem – Chamamento divino:

http://grupochicoxavier.com.br/chamamento-divino-2/

 

o0o

 

Ajudemos aos outros, quanto nos seja possível; entretanto, sejamos igualmente bons para com aqueles que respiram em nosso hálito. Devedores de muitos séculos, temos em casa, no trabalho, no caminho, no ideal ou na parentela, as nossas principais testemunhas de quitação” – Emmanuel.

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Palavras de vida eterna. Cap. 107. Uberaba: CEC)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri

Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Notícias do Movimento Espírita recebidas em email de Irmãos W

 

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações Kardequianas

 

Primeiramente....

 

O Portal Luz Espírita. Esta com um novo formato de divulgação palestras espíritas sensacionais. Tendo a frente Rogério Miguez e a Carolina Guedes. Toda a semana vai trazer um divulgador dentro das lavras espíritas trazendo uma nova temática. E conforme nos falou Ery Lopes. Vai ser um espaço de palestras e debates. Trazendo todas as forças do Espiritismo Atual.

Acesse o link:

https://www.youtube.com/c/PortalLuzEspirita/videos

 

RELANÇAMENTOS DO SITE AEC 

 

Agradecendo ao tradutor. Fabiana Rangel pela tradução da obra Charles Richet - Os Fenômenos de Materialização da Vila Carmen (1906) juntamente, Ery Lopes (Luz Espírita) Alexandre R. Distefano (E.book Espírita), Jorge Hessen (Luz Espírita) sem eles não teríamos o trabalho.

 

Charles Robert Richet (Paris, 26 de agosto de 1850 — Paris, 4 de dezembro de 1935) foi um médico fisiologista francês. Descobridor da soroterapia e da anafilaxia (uma reação alérgica), foi laureado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1913. Conhecido como o fundador da Metapsíquica, desempenhou um papel fundamental no processo de desvendar o desconhecido mundo dos fenômenos anímicos. Em 1905, então presidente da Sociedade de Investigações Psíquicas - Londres propôs o nome de Metapsíquica a este conjunto de conhecimentos. Foi um pesquisador que estudou a fenomenologia espírita.  

 

Charles Richet - Os Fenômenos de Materialização da Vila Carmen (1906) Relatos de experiências de materializações ocorridas na Vila Carmen, na Algéria no início do século XX, a partir de sessões mediúnicas dispostas para este fim, nas quais participavam médiuns, homens da ciência e pessoas interessadas no tema. O autor, o fisiologista Charles Richet, apresenta seus relatórios ao lado de fotografias feitas durante as sessões com as médiuns Marthe e Aischa, nas quais fica retratado o espírito materializado de Bien Boa, B.B. Tendo em vista a experiência própria e as fotografias, ao lado da inspeção realizada pelo próprio Richet no local das sessões antes e depois das mesmas, o professor Richet afirma a veracidade dos fenômenos de materialização. Também ficam dispostos neste livro relatos de outros participantes, bem como contestações de cientistas quanto às experiências trazidas, contestações estas então respondidas a partir de argumentos obtidos no próprio relato do sr. Charles Richet. 

 

Acesse link:  

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/Charles%20Richet/Os%20Fenomenos%20de%20Materializacao%20da%20Vila%20Carmen/Charles%20Richet%20-%20Os%20Fen%C3%B4menos%20de%20Materializa%C3%A7%C3%A3o%20da%20Vila%20Carmen.htm 

 

O TRABALHO: -------- Seguem todos os MATERIAIS EM ANEXO. 

 

- Recompilação da página. Apresentação de novos materiais.

- Reforma da obra Charles Richet - Os Fenômenos de Materialização da Vila Carmen (1906) 

- Inserção de fotos do O espírito materializado de Bien Boa (B.B.) 

- Vídeo Yotube ((Documentario sulla vita di Charles Richet)

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=ElbSV_1N8YA&list=PLbBAXq8ij9EwkXY5oRbROx3KFmMD4XuH1&index=8&t=12s

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

 

CENTRE SPIRITE CHICO XAVIER 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá  

Espiritismo aplicado à vida

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=6DkNK1usSbY

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá  

O Centro Espírita: desafios e tendências.

Palestra comemorativa dos 100 anos do GEFE - Três Rios - RJ. Nosso abraço aos queridos amigos André Mattos, Celso Tinta e Maria das Graças Lazarini. Nossos votos de que a espiritualidade superior continue amparando e protegendo a todos os irmãos do GEFE.

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=uBde82PmsCs&t=7s

 

CANAL LUZ ESPÍRITA 

 

Acompanhe, todo domingo, às 10h (horário de Brasília), as videopalestras produzidas pela Equipe Luz Espírita, com exposições sobre os mais diversos temas de interesse ao estudo do Espiritismo, com a participação de expositores espíritas da nossa fraternidade e outros convidados. 

 

Palestra #3 "Avaliando a inutilidade da culpa" com Jorge Hessen

Uma produção da Luz Espírita

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=cFAKkEuhl1I&list=PLhIYZY2xn2MpwGf_oKABeZ1a_7EEsTV_x

 

Palestra #2 "Movimento Espírita e as expectativas para 2022" com Ery Lopes

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=-UDAN_z-92g&t=2068s

 

CÉSAR PERRI 

 

ESTREIA | Chico Xavier: Momentos Especiais. Datas Marcantes... | Cesar Perri

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=cLr15D3xiHU

 

Paulo e a superação de adversidades - #3 Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo com Cesar Perri

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=UKM7kCpISBU 

 

Paulo no contexto de sua época - #2 Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo com Cesar Perri

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=2_6cmWNUAw0&t=159s

 

MILTON RUBENS MEDRAN MOREIRA / WILSON GARCIA 

CEPA  

 

Milton Medran Moreira – Entrevista 

Nesta entrevista, Milton Medran Moreira destaca o histórico compromisso da CEPA com o genuíno pensamento de Allan Kardec: Por que a CEPA sustenta não ser o espiritismo uma religião? Por que a CEPA não aceita o roustainguismo, uma deturpação doutrinária introduzida no movimento espírita e historicamente defendida pela Federação Espírita Brasileira? 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=TU3bf3d3Io0 

 

Eutanasia: Implicaciones éticas y morales según el Espiritismo 

Trabalho apresentado por Wilson García (Brasil) no XXIII Congresso da CEPA - Associação Espírita Internacional, ocorrido de 8 a 12 de outubro de 2021, via internet, tendo como tema central "El Spiritismo Ante Los Desafíos Humanos". 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=y4UvCP-xnhI 

 

CHARLES KEMPF   

  

O programa "Espiritismo com Kardec e seus pioneiros" vai ao ar toda quarta-feira às 7h30, ao vivo (em direto) com apresentação de Charles Kempf, André Luis Chiarini Villar e Sérgio Villar.   

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros| Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 12.01.22 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=bzttbaLJox4&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=4 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros| Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 19.01.22 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=HkBR54upEiw&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=3 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros| Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 26.01.22 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=jwS5ImwGe_k&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=2 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros| Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 02.02.22 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=qUIiN5QGOuo&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=1 

 

A LUTA SEGUE 

 

IRMÃOS W. 

 

 

(Recebido em email de WANDERLEI SANTOS [[email protected]])

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Oração a Deus; Morte de uma criança. Óleo sobre tela de Oscar Parviainen

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oscar_Parviainen_-_Prayer_to_God;_Death_of_a_Child.jpg

A mãe morta e a criança. Óleo sobre tela de Edvard Munch

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Munch,_The_dead_mother_and_the_child.jpg  

Mãos em oração. Obra de Albrecht Durer

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Duerer-Prayer.jpg

 

 

Bittencourt Sampaio

01-02-1834 / 10-10-1895

Francisco Leite de Bittencourt Sampaio

 

 

Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, filho de um negociante português do mesmo nome e de D. Maria de Santa Ana Leite Sampaio, nasceu em Laranjeiras, localidade da então Província de Sergipe, no dia 1o. de Fevereiro de 1834, e desencarnou no Rio de Janeiro a 10 de Outubro de 1895. Foi jurisconsulto, magistrado, político, alto funcionário público, jornalista, literato, renomado poeta lírico e excelente médium espírita. Tendo principiado seus estudos de Direito na Faculdade do Recife, continuou-os na Academia de São Paulo (atual Faculdade de Direito), fazendo parte da turma de Bento Luis de Oliveira Lisboa, Manoel Alves de Araújo, Eleutério da Silva Prado e outros nomes notáveis da política e da jurisprudência brasileiras. Interrompeu, em 1856, o seu curso acadêmico para acudir os conterrâneos enfermos, por ocasião da epidemia de cólera. Por esses serviços, a que se entregou desinteressadamente, foi condecorado pelo Governo Imperial com a Ordem da Rosa, que não aceitou por incompatível com suas idéias políticas. Bastante querido pelos seus colegas, colaborou na revista “O Guaianá” (1856), dos estudantes de Direito, e em outras publicações literárias de São Paulo, como em “A Legenda”, nos “Ensinos Literários” do Ateneu Paulistano, na “Revista Mensal do Ensaio Filosófico Paulistano”, no “Correio Paulistano”, etc... O ilustre jornalista, político e historiador professor Dr. Almeida Nogueira, que o conheceu de perto, deixou-nos, em rápidas pinceladas, esta descrição de sua figura: “Alto, louro, pálido, olhos azuis, encovados e muito expressivos, cabelos crescidos e atirados para trás, descobrindo-lhe a fronte iluminada pelo talento e pela inspiração. Fisionomia romântica e extremamente simpática.” No “O Kalidoscópio”, jornal acadêmico de 1860, publicação do Instituto Acadêmico Paulista, um estudante, que se assinava Sandoval, assim retratou Bittencourt Sampaio aos 26 de maio de 1860: “Contam que Buffon não escrevia uma só das admiráveis páginas da História dos Animais, sem que estivesse de casaca bordada, e chapéu de pasta ao lado; O Sr. Bittencourt Sampaio não rima uma quadra sem que tenha envergado sua casaca azul, de botões amarelos, e um boné a mesma fazenda na cabeça. O Hino Ao Sol foi escrito assim, sob os auspícios dos heróicos botões amarelos da casaca azul.” “Ele começa uma poesia: - se lhe falta um termo para completar um verso, atira a pena, e vai passear. “Ainda não é tempo”- diz, muito senhor de si. Ele já sabe o que lhe vai pelo espírito e pelo papel, quando a inspiração o subjuga. Ao terminar a Ode à Liberdade, às seis horas da tarde, de 7 de Setembro de 1857, tremia que nem vara verde. Se quiseram ouvi-la, foi preciso que um dos amigos presentes lha arrebatassem das mãos.” “Era então bem restrito o número de seus íntimos. Destes só me lembra o Sr. Tavares Bastos. Conversava-se sobre arte, discutiam-se as teorias dos contrastes de Victor Hugo, bebia-se champagne, assentavam-se as bases do futuro literário da Pátria, e fumava-se um cigarro de Campinas, no meio de bons ditos e dos propósitos sisudos.” “Enquanto isto, as casuarinas sussurravam, e abriam aquelas boas noites, que o poeta depois cantou num metro delicado, numa canção de extasiar.” “E esses tempos não voltarão mais...” “Às vezes some-se. Ninguém sabe dele. Em casa não está. O que anda fazendo aquele doido? Perguntam os seus íntimos. Ora, o que anda fazendo? Anda sonhando, conversando a Natureza, fazendo devaneios. E tudo isso com tanta habilidade e paixão, como a George Sand fazia seus doces ao forno, nas horas que não trabalhava em Lélia, ou na Indiana.” “Não visita a muita gente. Vai pouco ao espetáculo. Mas ama a conversação, como ama as mulheres e as flores, e a poesia e a musica. Toca violão, e canta lundus da Bahia: é uma das suas boas horas.” Declara Spencer Vampré que Bittencourt Sampaio se celebrizou na Academia de Direito não pelos seus versos ingênuos e bucólicos, mas pelo hino – “A Mocidade Acadêmica”, “cujos acentos entusiásticos e arrojadas hipérboles, não parecem condizer com um sereno e risonho contemplador da Natureza.” E continua Vampré: “Escreveu a musica, verdadeiramente inspirada, do Hino Acadêmico, o gênio de Carlos Gomes, que assim legou à mocidade do Brasil uma das suas mais emocionantes criações. Quem quer que tenha percorrido, estudante, os sombrios corredores do velho Convento de São Francisco, ouve, sempre, com redobrada emoção, as estrofes cheias de fé, e a música cheia de arrancos heróicos, do Hino Acadêmico.” Bacharelando-se em 1859, Bittencourt Sampaio exerceu a promotoria publica em Itabaiana e Laranjeiras, em 1860-1861, trabalhando ainda como inspetor do distrito literário na primeira dessas comarcas. Em março de 1861, retirou-se da Província de Sergipe, vindo para a antiga Corte do Rio de Janeiro, onde abriu banca de advogado, que freqüentou por muitos anos. Por essa época, o jornalista, critico e ensaísta fluminense José Joaquim Pessanha Povoa conheceu Bittencourt Sampaio na republica de Macedo Soares, situada na Rua do Ouvidor, e onde se reuniam, por vezes, os estudantes de Direito, entre eles Belisário S. de Souza, Melo Matos, G. Pinto Moreira, afinal, “a boêmia literária daquele quarteirão latino”. E eis como Pessanha Povoa se refere ao primoroso artista de “Flores Silvestres”: “Sempre cheio de alegrias íntimas, simpático, traquinas como um colegial em hora de recreio, de casaca azul de botões amarelos, chapéu branco, luvas e calçado parisienses, ora em passeio pelos arrabaldes, ora nos teatros ou em diversas reuniões de estudantes, era estimado e seu coração justamente recompensado na lealdade com que servia aos seus amigos”. E, mais adiante, lembrava ainda: “Era a alegria da casa, o iniciador de divertimentos úteis, de saraus literários e musicais. Não desperdiçava seus talentos no emprego de horas consagradas à crápula dos lupanares, ao assassino regaço das camélias. Nunca amesquinhou a sua individualidade, nem aviltou sua inteligência.” Na sessão fúnebre celebrada em 1858, em homenagem ao Dr. Gabriel José Rodrigues dos Santos, lente catedrático da Academia de Direito, profunda sensação apoderou-se de todo o auditório quando, ao assomar à tribuna, Bittencourt Sampaio recitou comovente poesia, iniciada pelo tocante quarteto: Morte! palavra que traduz mistério! Sombra nas trevas a vagar perdida! Pálido círio de clarões funéreo! Negro fantasma que se abraça à vida! Esta quadra – diz-nos Armindo Guaraná – por muito tempo serviu de epígrafe às noticias fúnebres e aos discursos necrológicos. Militando na política, filiou-se ao Partido Liberal. Eleito, pela sua Província, deputado à Assembléia Geral Legislativa, nas legislaturas de 1864-1866 e 1867-1870, foi, nesse último período, Presidente do Espírito Santo, nomeado por carta imperial de 29 de setembro de 1867, cargo que exerceu até 26 de abril de 1868, para voltar ao desempenho do mandato legislativo na Corte. Em 1870, abraçando as idéias republicanas, desligou-se do partido a que pertencia e fez-se ardoroso propagandista da República. Nessa qualidade, assinou, ao lado de Saldanha da Gama, Quintino Bocayuva e outros, o célebre Manifesto de 3 de Dezembro de 1870, que tão larga repercussão teve, tornando-se importantíssimo documento histórico. Como político, colaborou ativamente em “A Reforma”, órgão do Partido Liberal da Corte, e em algumas folhas mais, entre elas “A Republica”, da qual era um dos redatores. Com Aristides Lobo, Alfredo Pinto, Pompílio de Albuquerque e outros, foi um dos fundadores do Partido Republicano Federal, em 12 de Janeiro de 1873. Jornalista, não só era deputado pelo brilho de seus artigos, mas também, grandemente respeitado pela elevação, sinceridade e firmeza com que sustentava e defendia seus ideais políticos. Proclamada a Republica, foi comissionado para inventariar todos os papéis existentes na Câmara dos Deputados, cargo que deixou para exercer o de redator dos debates na Assembléia Constituinte, em 1890. Foi o primeiro administrador da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro a gozar do titulo oficial de Diretor, já que até ao fim do Império os titulares a dirigiam como “bibliotecários”. Nomeado a 12 de Dezembro de 1889, empossou-se dois dias depois, tendo exercido o cargo até 15 de Outubro de 1892. Entre os poetas de sua geração, destacou-se tanto, que Silvio Romero disse a seu respeito: “Em Bittencourt Sampaio predomina o lirismo local, tradicionalista, campesino, popular. Por este lado é um dos melhores poetas do Brasil; é mais natural e espontâneo do que Dias Carneiro, Trajano Galvão e Bruno Seabra, e é mais elevado e artístico do que Juvenal Galeno. Rivaliza com Joaquim Serra e Melo Moraes Filho.” Elogiando as verdadeiras jóias de “Flores Silvestres”, Silvio Romero salientou: “Há nelas duas qualidades de composições: as de inspiração local e sertaneja e as de inspiração mais geral. Numas e noutras os dotes principais do poeta são - a melodia do verso, a graciosidade que o faz primar em pequenos quadros, e certa nostalgia pelas cenas, pela vida simples, fácil, descuidada das regiões sertanejas e campesinas.” No “Compêndio da História da Literatura Brasileira” (1906), de Silvio Romero e João Ribeiro, de novo é enaltecida, nas paginas 221 a 223, a obra poética de Bittencourt Sampaio. Macedo Soares, por sua vez, num estudo crítico, lhe deu, entre os líricos brasileiros, o primeiro lugar, logo depois de Gonçalves Dias. Citemos algumas das principais obras, em prosa e verso, que lhe granjearam tão elevada reputação como prosador e poeta em que desde cedo se patenteara o “filósofo idealista”: Harmonias Brasileiras – Poesias de Bittencourt Sampaio, Macedo Soares e Salvador de Mendonça, publicadas em São Paulo, 1859; Flores Silvestres; Lamartinianas (tradução de poesias de Lamartine); Poemas da Escravidão (versos originais e tradução de versos de Longfellow); A Bela Sara (tradução das “Orientais”, de Victor Hugo); A nau da liberdade (poema épico); Hiawatha (versos); Cartas de Além Túmulo (publicadas no “Cruzeiro” e na “Gazeta da Tarde” do Rio de Janeiro); Nossa Senhora da Piedade (legenda publicada no “Monitor Católico”); Dicionário da Língua Indígena; além de inéditos. Valentim Magalhães disse, a propósito dos “Poemas da Escravidão”, que Bittencourt Sampaio “foi um dos mais admiráveis talentos da nossa literatura no período de transição; dir-se-ia que conhecia os segredos das supremas tristezas humanas e foi o representante dedicado da escola criada por Goeth, Byron...”. Reveladores de inteligência superior e invulgar, de uma cultura vastíssima e de uma alma que já dos paramos espirituais descera enamorada dos sublimados ideais que inspiram as grandes e imorredouras obras, os trabalhos que vimos de mencionar, muitos deles, senão todos, dignos de figurar nas seletas que os estudantes manuseiam nas escolas. Entretanto, a relação acima não se acha completa, pois que um, deixamos intencionalmente de incluir ali, para realçá-lo, porque, dentre todos, é o que, ao nosso ver, mais avulta, não somente pelo fulgor inexcedível da forma, como, sobretudo, pela “A Divina Epopéia de João Evangelista originalidade do assunto cuja altitude imprime à obra valor inestimável. Aludimos à sua” (Rio de Janeiro, Tipografia Nacional, 1882), única, cremos, no gênero, em todo o mundo. Dos que compõem a presente geração de espíritas, poucos hão de ser, provavelmente, os que saibam o que seja essa Divina Epopéia, cumprindo-nos, portanto, dizer-lhe que é o quarto Evangelho, o de João, posto em versos decassílabos, soltos, metro empregado sempre nas composições épicas, por ser sem dúvida o que melhor lhes imprime a grandiosidade que as deve caracterizar e que sobreleva na obra a que aludimos. E não é tudo: essa composição poética ele a completou, escrevendo para o volume uma segunda parte, em prosa, na qual o que em cada um dos cantos se contém é explicado à luz da Revelação Espírita, precedidas tais explicações de longa “Prefação”, onde exuberantemente explanada se acha a questão da divindade de Jesus. Salientou Almeida Nogueira que, “quanto ao merecimento literário da obra, foi objeto de justa admiração da crítica a felicidade com que o poeta reproduziu em belos versos o texto quase literal da epopéia do discípulo amado.” Armindo Guaraná, no seu “Dicionário Bio-Bibliográfico Sergipano”, escreveu que A Divina Epopéia “é talvez a melhor obra deste autor”. Colaborou em vários jornais e revistas de São Paulo e do Rio, havendo nessas cidades ruas como o nome de Bittencourt Sampaio. Do Rio, podemos citar, afora as publicações já relacionadas aqui, a “Revista Popular”, a “Revista Brasileira”, “O Cruzeiro”, a “Gazeta da Tarde”, etc. Por ocasião da visita de Bittencourt Sampaio a Ouro Preto (Minas Gerais), em 1875, o grande poeta e romancista Bernardo Guimarães (1825- 1884) dedicou-lhe “Estrofes”, poesia datada de Novembro de 1875, e que assim se inicia (Poesias Completas de Bernardo Guimarães), organização, introdução, cronologia e notas por Alphonsus de Guimaraens Filho, INL, Rio, 1959,pp.328 a 340: “Eu te saúdo, ó cisne de outras margens, que o vôo teu abates. Por um momento nestas fundas vargens Ninho de ilustres vates, cujo canto até hoje inda inspira na viração, que pelos montes gira”. Não se sabe quando ele entrou para o Espiritismo, mas em 2 de Agosto de 1873 já fazia parte da Diretoria do “Grupo Confúcio”, primeira sociedade espírita surgida em terras cariocas. Lá desenvolveu sua mediunidade receitista, curando muitos doentes com remédios homeopatas. Assinala Almeida Nogueira que Bittencourt Sampaio foi atraído pelo Espiritismo pelos fenômenos, assunto este que ele estudou profundamente, mas foi a parte moral que mais impressionou o poeta-filósofo. Funda, em 1876, a “Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade”, presidindo-lhe os trabalhos, nos quais era parte importante o estudo dos Evangelhos à luz do Espiritismo. Fundado, em 1880, o “Grupo Espírita Fraternidade”, a ele Bittencourt Sampaio também empresta sua valiosa colaboração. O respeitável vulto do Espiritismo Cristão no Brasil, Dr. Antônio Luís Saião, que se convertera graças à mediunidade curadora de Bittencourt Sampaio, reúne então os médiuns da referida sociedade no “Grupo Ismael”, por ele criado e até hoje existente, e ali Bittencourt Sampaio se constituiu num dos intermediários de belas e instrutivas mensagens de Espíritos Superiores. Quando do falecimento de José Bonifácio, o Moço, em 26-10- 1886, choraram a sua morte os mais belos talentos da época: Machado de Assis, Valentim Magalhães e Bittencourt Sampaio, entre os poetas, Rui Barbosa, entre os prosadores. Bittencourt escreveu esses versos de espírita: Sim! Ele entrou, de bênçãos radiante, Pelo portão de luz da eternidade, Qual águia, que, dos céus na imensidade, Livre revoa, tão de nós distante! Declara o “Reformador” de 15 de Outubro de 1895, que Bittencourt “se preparava para escrever a Divina Tragédia do Gólgota, quando, fruto maduro, foi colhido pela mão do celeste jardineiro”. Depois de sua desencarnação, o Espírito de Bittencourt Sampaio escreveu, pelo médium Frederico Junior, as seguintes obras: “Jesus Perante a Cristandade”, “De Jesus para as Crianças”, e “Do Calvário ao Apocalipse”. Tais, em ligeiro e imperfeito escorço, a personalidade humana e a individualidade espiritual daquele que se chamou, entre nós, Francisco Leite de Bittencourt Sampaio e que, desde quando volveu à vida de Espírito livre, se constituiu, entre os eleitos do Senhor, guia indefeso, protetor caridoso e clarividente orientador da Federação Espírita Brasileira, que nunca deixou de lhe sentir o braço potente a ampará-la, nos momentos difíceis ou graves, que bastas vezes tem ela atravessado, no transcurso da sua existência de quase um século.

FONTE: WANTUIL, Zêus. Grandes Espíritas do Brasil. FEB, 1ª edição. RJ

 

 

(Texto copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Francisco-Leite-de-Bittencourt-Sampaio.pdf)

Francisco Leite de Bittencourt Sampaio

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Leite_de_Bittencourt_Sampaio#/media/File:Bittencourt_Sampaio.jpg

Túmulo de Bittencourt Sampaio no Cemitério de São Joaõ Batista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/01-08-2019_arquivos/image016.jpg

Rio de Janeiro, Brasil. Em primeiro plano o bairro de Botafogo com o Cemitério  São

João Batista no centro da foto; acima,  Copacabana e, à esquerda,  o Pão de Açucar. Foto a partir do Corcovado.

Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/01-08-2019_arquivos/image017.jpg

O Corcovado e o Cristo Redentor vistos do Cemitério São João Batista. Bairro de Botafogo. Rio de Janeiro, Brasil.

 Foto Ismael Gobbo.

 

VEJA AQUI A LETRA E  PARTITURA DO “HINO ACADÊMICO”

LETRA DE BITTENCOURT SAMPAIO

MÚSICA CARLOS GOMES

http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI138905,91041-Hino+Academico

 

 

 

OUÇA O HINO:

https://www.youtube.com/watch?v=wce4tYfXaoU

 

 

Faculdade de Direito de São Paulo em 1880, foto de Jean Georges Renouleau (1845-1909).

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_da_Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo#/media/File:Faculdade_de_Direito_de_S%C3%A3o_Paulo_(cropped).jpg

Estátua de Carlos Gomes na parte externa do Teatro Municipal. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

Prédio histórico da Federação Espírita Brasileira na cidade do Rio de Janeiro

Imagem: Jornal Unificação, USE/SP, setembro/1960, pag. 5

 

 

Francisco Peixoto Lins (Peixotinho)

(01-02-1905 / 16-06-1966)

 

Nasceu na cidade de Pacatuba, Estado do Ceará, no dia 1.° de fevereiro de 1905, desencarnando na cidade de Campos, Estado do Rio de Janeiro, a 16 de junho de 1966, Seus pais foram Miguel Peixoto Lins e Joana Alves Peixoto. Bem cedo ficou órfão de pai è mãe e passou a conviver com seus tios maternos, em Fortaleza, Estado do Ceará, onde fez o curso primário. Em seguida matriculou-se no Seminário Católico, de acordo com o desejo de seus tios, que desejavam vê-lo seguir a carreira eclesiástica. No Seminário sofreu várias penas disciplinares, por manifestar a seus educadores dúvidas sobre os dogmas da Igreja. Observando as desigualdades humanas, tanto no campo físico como no social, ficou em dúvida no tocante à paternidade e bondade de Deus. Se todos eram seus filhos, por que tantas diversidades? Indagava. Por que razões insondáveis uns nascem fisicamente perfeitos e outros deformados? Uns portadores de virtudes angelicais e outros acometidos de mau caráter? Dizia então: "Se Deus existe, não é esse ser unilateral de que fala a religião católica." Desejava saber e inquiriria os seus confessores, os quais, diante das indagações arrojadas do menino, usavam o castigo e a penitência como corretivo. Aos 14 anos de idade desistiu do Seminário e, com a permissão dos tios, transferiu-se para o Estado do Amazonas, em busca de melhores dias, enfrentando os trabalhos árduos dos seringais. Ali trabalhou cerca de dois anos, resolvendo voltar para Fortaleza. Nessa fase de sua vida, nele se manifestaram os primeiros indícios de sua extraordinária mediunidade, sob a forma de terrível obsessão. Envolvido por espíritos menos esclarecidos, era tomado de estranha força física, tornando-se capaz de lutar e vencer vários homens, apesar de ter menos de 18 anos e ser fisicamente franzino. Esse estado anômalo acontecia a toda hora e Peixotinho, temendo consequências mais graves, deliberou não mais sair de casa. Ali ficou acometido de nova influenciação dos espíritos trevosos, ficando desprendido do corpo cerca de 20 horas, num estado cataléptico, quase chegando a ser sepultado vivo, pois seus familiares o tinham dado como desencarnado. Depois desse episódio, sofreu uma paralisia que o prostrou num leito de dor durante seis meses. Nessa fase, um dos seus vizinhos, membro de uma sociedade espírita de Fortaleza, movido de íntima compaixão pelos seus sofrimentos, solicitou permissão à sua família, para prestar-lhe socorro espiritual, com passes e preces. Ninguém em sua casa tinha conhecimento do Espiritismo e seus familiares também não atinavam com o verdadeiro estado do paciente, uma vez que o tratamento médico a que se submetia não lhe dava qualquer esperança de restabelecimento. O seu vizinho iniciou o tratamento com o Evangelho no Lar, aplicando-lhe passes e dando-lhe a beber água fluida. A fim de distrair-se, Peixotinho começou a ler alguns romances espíritas e posteriormente as obras da Codificação Kardequiana. Em menos de um mês apresentava sensível melhora em seu estado físico e progressivamente foi libertando-se da falsa enfermidade. Logo que conseguiu andar, passou a frequentar o Centro Espírita onde militava o grande tribuno Viana de Carvalho, que na época estava prestando serviço ao Exército Nacional em Fortaleza. A terrível obsessão foi a sua Estrada de Damasco. O conhecimento da lei da reencarnação veio equacionar os velhos problemas que atormentavam a sua mente, dirimindo todas as dúvidas que o Seminário não conseguira desfazer. Passou assim a compreender a incomensurável bondade de Deus, dando a mesma oportunidade a todos os seus filhos na caminhada rumo à redenção espiritual. Orientado pelo major Viana de Carvalho, Peixotinho iniciou o seu desenvolvimento mediúnico. Tornou-se um dos mais famosos médiuns de materializações e efeitos físicos. Por seu intermédio produziram-se as famosas materializações luminosas e uma série dos mais peculiares fenômenos, tudo dentro da maior seriedade e nos moldes preceituados pela Doutrina Espírita. Em 1926, foi convocado para o serviço militar e transferido para o Rio de Janeiro, sendo incluído em um batalhão do exército, na cidade fluminense de Macaé. Ali se dedicou com amor à prática do Espiritismo e, com um grupo de abnegados companheiros, fundou o Centro Espírita Pedro, instituição que por muito tempo se tornou a sua oficina de trabalho. Em 1933, consorciou-se com Benedita Vieira Fernandes, de cujo matrimônio tiveram vários filhos. Por força da sua carreira militar, foi transferido várias vezes, servindo em Imbituba, no Estado de Santa Catarina, Santos, no Estado de São Paulo, no antigo Distrito Federal e em Campos, no Estado de Rio de Janeiro. Onde chegava, procurava logo servir à causa espírita. No ano de 1945, na cidade do Rio de Janeiro, encontrou-se com vários confrades, dentre eles Antônio Alves Ferreira, velho companheiro no Grupo Espírita Pedro, de Macaé. Nessa época passou a freqüentar o Culto Cristão no Lar, realizado sistematicamente na residência daquele confrade. Posteriormente, unindo-se a Jacques Aboab e Amadeu Santos, resolveram fundar o Grupo Espírita André Luiz, que inicialmente funcionou na Rua Moncorvo Filho, n.° 27, onde se produziram, pela sua mediunidade, as mais belas sessões de materializações luminosas, as quais ensejaram ao Dr. Rafael Ranieri a oportunidade de lançar um livro com esse mesmo título. Peixotinho prestava também o seu valioso concurso como médium receitista e curador. No ano de 1948, encontrando-se pela primeira vez com o médium Francisco Cândido Xavier, na cidade de Pedro Leopoldo, teve a oportunidade de propiciar aos confrades, daquela cidade, belíssimas sessões de materializações e de assistência aos enfermos. Em 1949 foi transferido definitivamente para a cidade de Campos, onde participou dos trabalhos do Grupo Joana D'Arc. Fundou também o Grupo Espírita Araci, em homenagem ao seu guia espiritual. Peixotinho sofria de broncopneumonia, enfermidade que lhe causava muitos dissabores, porém ele suportava tudo com estoicismo, o mesmo podendo-se dizer das calúnias de que foi vítima, como são vítimas todos os médiuns sérios que se colocam a serviço do Evangelho de Jesus, dando de graça o que de graça recebem. Fonte: Personagens do espiritismo.

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Francisco-Peixoto-Lins.pdf)

informese_personalidade_peixotinho3_

Peixotinho em 1952.

Imagem/fonte: http://www.ceakitajuba.org.br/informe-se/personalidades/peixotinho

 

informese_personalidade_peixotinho2_

Peixotinho e Chico Xavier no ano de 1953

Imagem/fonte: http://www.ceakitajuba.org.br/informe-se/personalidades/peixotinho

 

informese_personalidade_peixotinho4_

Materialização do espírito Ana, aos 14/12/1953, através de ectoplasma liberado pelo médium Peixotinho

Imagem/fonte: http://www.ceakitajuba.org.br/informe-se/personalidades/peixotinho

 

DSC09697

Oradora e escritora Alcione Peixoto, filha de Peixotinho. (2011).  Foto Ismael Gobbo

DSC09691

José Aparecido dos Santos e Ismael Gobbo com as irmãs Marisa e Alcione, filhas do médium

Peixotinho. Aliança Espírita Varas da Videira, Araçatuba, SP (2011). Foto do acervo de Ismael Gobbo.

 

DSC09720

Alcione Peixoto sendo entrevistada por Nelson Custódio (2011)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]