Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

           https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/09-02-2022.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-02-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/08-02-2022.htm

07-02-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/07-02-2022.htm  

05-02-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/05-02-2022.htm

04-02-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/04-02-2022.htm

03-02-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/03-02-2022.htm

 

                   

 

Abraço à distância

 

Muitas foram as campanhas de conscientização, durante os períodos mais graves da pandemia do coronavírus, que tomou conta do planeta, nos anos primeiros do Século 21.

Distanciamento social foi um termo que pouco ouvíamos falar, mas que ganhou notoriedade e importância dentro de todo esse contexto.

Como explicar para as pessoas, como fazer as famílias entenderem que precisavam ficar em isolamento, durante um determinado período, sem lhes dar perspectiva temporal?

Importantes foram as campanhas criativas, principalmente aquelas que escolheram o tom de esperança e não o do terror, do pessimismo.

Algumas delas falavam que gente boa estava perto do coração, mas longe na distância. Outra dizia: Ainda precisamos permanecer distantes, mas logo tudo voltará ao normal.

Uma, em especial, dizia: Abrace à distância, referindo-se à necessidade de auxiliar aqueles que passavam por maiores necessidades em período tão crítico.

Bastante oportuna a proposta que, aliás, pode ser entendida de diversas formas.

Muitos ficamos sem abraços importantes em nossas vidas, por um bom tempo, no entanto, a criatividade e a oportunidade nos apresentaram novos modos de abraçar.

De dentro de casa criamos campanhas, mobilizamos enormes grupos de pessoas pelas redes sociais, inventamos novas maneiras de encontros e meios de permanecer conectados.

Podemos dizer, sem exagero, que muitos acabaram se aproximando mais ainda, ao invés de se afastar.

Descobrimos que estar perto ou longe não está necessariamente na proximidade física.

Alguns estávamos próximos fisicamente, mas como se habitássemos planetas distintos. Que proximidade era essa?

Outros vivíamos o desafio da distância oceânica, continental, e nos descobrimos subitamente tão próximos, tão necessários um na vida do outro!

Uma tela, uma conexão, um smartphone nos fez chorar, sorrir, ouvir, desabafar...

Abraçamos à distância os que estavam isolados por seus familiares, incluindo-os em grupos religiosos, em atividades redentoras, em estudos.

Abraçamos à distância os tímidos, que sempre tiveram dificuldade em se expressar ou que tinham vergonha de sua aparência.

E tudo em breves linhas amorosas, escritas e correspondidas com atenção.

Abraçamos irmãos de outros Estados, outros países, enlaçando também sua cultura, sua experiência de vida, independente de idade, sexo ou religião.

De certa forma, as plataformas digitais nos igualaram. O mesmo quadradinho, o mesmo espaço para todos, sem grandes diferenças.

Quantas lições... Quanto aprendemos nos momentos de crise. A vida sempre nos ensinando, no planeta escola, no planeta das provas e das expiações redentoras.

Se você ainda não teve a oportunidade desse tipo de abraço, eis a chance.

Não que ele substitua o outro, de forma alguma, mas é mais um que acrescentamos em nosso repertório amoroso de expressões carinhosas que fazem bem a todos.

Abracemos à distância, abracemos de perto, abracemos sempre.

Todos precisamos de abraço.

Redação do Momento Espírita
Em 8.2.2022.

 

ESCUTE O ÁUDIO DESTE TEXTO

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=6633&stat=0

 

 

(Do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/17-05-2021_arquivos/image045.png

Esta ilustração, criada no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), revela a morfologia ultra-estrutural exibida pelos coronavírus. Observe os picos que adornam a superfície externa do vírus, que conferem a aparência de uma coroa ao redor do virion, quando vistos eletronicamente por microscopia. Um novo coronavírus, denominado Síndrome Respiratório Agudo Grave 2 (SARS-CoV-2), foi identificado como a causa de um surto de doença respiratória detectado pela primeira vez em Wuhan, China em 2019. A doença causada por esse vírus foi denominada doença de coronavírus 2019 (COVID-

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SARS-CoV-2_without_background.png

 

 

Este artigo documenta a cronologia e epidemiologia do vírus SARS-CoV-2[1] responsável pela pandemia de COVID-19 e poderá não incluir todas as respostas e medidas mais importantes. Para além disso, alguns desenvolvimentos poderão tornar-se conhecidos ou totalmente compreendidos apenas em retrospectiva.[2]

Copiado de

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_pandemia_de_COVID-19

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/17-05-2021_arquivos/image046.jpg

Militares do Comando Conjunto do Planalto realizam uma desinfecção do Aeroporto Internacional de Brasília.

Na terça-feira, 14 de abril de 2020, o Comando Conjunto Planalto realiza a desinfecção do Aeroporto Internacional de Brasília, oferecendo ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus em locais de grande circulação de passageiros.

Uma ação com militares do Exército Brasileiro, que compõem o Comando Conjunto Planalto, vestidos com roupas específicas para desinfecção, usam hipoclorito de sódio - água sanitária -, álcool isopropílico 90%, fenóis e derivados, álcool 70%, além de água e sabão, aplicação com jatos especiais. O acesso às áreas ficou interditado durante a limpeza. (Leopoldo Silva / Agência Senado)

Copiado de:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Desinfec%C3%A7%C3%A3o_do_Aeroporto_Internacional_de_Bras%C3%ADlia_(49774023368).jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/13-04-2021_arquivos/image045.jpg

Prevenção de infecções respiratórias. Foto: Ismael Gobbo

 

 

Imagens

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mãos Marcadas. Lição nº 29. Página 109.

 

Não é somente o homem que escreve, a pessoa capaz de trazer monstruosas criações ao pensamento do povo, assim como não apenas o tribuno pode formar na mente alheia estados alarmantes de ansiedade e loucura.

Quantas vezes, nas tarefas cotidianas, traçamos nos outros destrutivas impressões de revolta e indiferença, com os nossos gestos impensados?

Quantas vezes nossa cólera terá gerado naqueles que nos cercam, o desânimo e a frustração?

Em quantos pequeninos lances da luta diária, damos pasto à calúnia e a maledicência, plasmando idéias que, hoje vagas e imprecisas, podem ser amanhã, decisivos fatores de perturbação e delinqüência?

Longe de ponderar as responsabilidades que nos enriquecem o espírito, freqüentemente descemos a questiúnculas e bagatelas infelizes, sugerindo a maldade e disseminando a aflição, agravando, assim, nossos débitos, consolidando as forças da ignorância e da crueldade, em desfavor de nós mesmos.

No altar de nossa fé e no campo da caridade que o Senhor nos deu a lavrar, recorda que responderemos pelas imagens que os nossos pensamentos, palavras e atos estabelecem na alma dos outros, tanto quanto os arquitetos se incumbem das construções que lhes obedecem aos planos.

E acordando para a luz que nos cabe acender na viagem da vida, não te esqueça da claridade de paz e bom ânimo, confiança e alegria que nos compete estender, na proteção aos que nos cercam, a fim de que possamos avançar livremente ao encontro da harmonia e do progresso, porque todas as nossas criações de pessimismo e indisciplina, desalento e amargura, em seus golpes de retorno, significarão para nós mesmos, penúria e dificuldade, infortúnio e provação.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

A Viagem da Vida: Infância. Óleo sobre tela por Thomas Cole.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Voyage_of_Life

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/01-02-2018_arquivos/image015.jpg

O otimista e o pessimista. Óleo em madeira por Vladimir Makovscy

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%9E%D0%BF%D1%82%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82_%D0%B8_%D0%BF%D0%B5%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/03-05-2019_arquivos/image015.jpg

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

 Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em tom de prece – “Caminho, verdade e vida”

 

Programa diário da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes – “Em tom de prece” -, às 7 horas da manhã, com cinco minutos de duração, conta com a atuação de um responsável para cada dia da semana. Aos domingos, Célia Maria Rey de Carvalho faz comentários rápidos sobre capítulos do livro “Caminho, Verdade e Vida”, de Emmanuel, psicografia de Chico Xavier. O programa inicial com Célia foi transmitido no dia 06 de fevereiro.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=tOwNyw95aQQ

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Programação de palestras do GEBEM

Guarulhos, SP

 

 

 

 

https://web.facebook.com/groups/gebemguarulhosoficial/permalink/3088533841362996/    

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal.

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 11 de Fevereiro de 2022, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Espionagem psíquica: a vida além da matéria" com José Lucas.

2 - Estão abertas as inscrições (no local ou pelo e-mail
[email protected]) para o curso sobre o "Perispírito", com início em 26 de Março de 2022 (gratuito). 

    3 - Estão igualmente à venda os bilhetes (12,50€) para as XVI Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, a

    decorrer no CCC, em 30 de Abril e 1 de Maio de 2022, subordinadas ao tema "Ciência e Espiritismo".

  

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).


Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 https://docs.google.com/uc?export=download&id=1JILOC6A0CYXE83txd7c6wBpEii-xWzD3&revid=0ByiJGbdtuc_SSnM5c0ZMTmRvQUp1L2NsbjQrZE9hOFRod3RBPQ

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Episódios sobre Kardec são exibidos pela TV Cultura

 

A TV Cultura de São Paulo, canal aberto, voltou a exibir o seriado “Em busca de Kardec”. Desde o dia 6 de janeiro tem sido exibidos episódios às quintas-feiras, 20 horas. O enredo sobre a vida de Kardec passa por locais onde viveu e as repercussões de suas obras. Depois de cenas na França e Suíça, no último episódio se destaca o Espiritismo no Brasil e foram exibidas entrevistas feitas em Salvador, com André Luiz Peixinho (FEEB), com sociológo e lideranças de outros cultos; no Rio de Janeiro com César Soares dos Reis (ICEB e Lar Fabiano de Cristo), abordando o início do Espiritismo no Rio de Janeiro, incluindo sobre Bezerra de Menezes. A série prossegue pois contém oito episódios. Esse documentário foi produzido pela “Lighthouse”, lançado em 2020 em canais do Prime, e já exibido pela TV Cultura em 2021. Foram roteiristas Karim Soumaïla (também narrador) e Dora Incontri.

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Jornal Agenda Espírita

Rancharia, SP

 

O jornal AGENDA CRISTÃ, de Rancharia (SP), pode ser solicitado no e-mail

[email protected]    

ou acessado no site useourinhos.org - Aba "Galeria"

 

 

(Com informações de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Artigo do Jornal de Estudos Espíritas - JEE

"Ensaio teórico sobre afinidade no Espiritismo"

 

Acesse no link:

https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-10-2022/resumo-art-n-010201

 

 

(Com informações em email de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

 

“Comemorando um ano da nossa Live”

Informação de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido.

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

 

Use Regional de Marília

Seminário virtual

 

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro)

 

 

24ª Conferência Estadual Espírita

Federação Espírita do Paraná

 

24ª Conferência Estadual Espírita

A 24ª Conferência Estadual Espírita acontece entre os dias 11 e 13 de março de 2022, virtualmente. O evento, que tem como tema Esperanças e Consolações, reúne conferencistas de renome.1

A abertura será na sexta-feira (11), às 19h45, com conferência do orador espírita Divaldo Pereira Franco (BA). No sábado (12) e domingo (13) haverá seminários e palestras pelos conferencistas Alberto Almeida (PA), Alessandro Viana Vieira de Paula (SP), Divaldo Pereira Franco (BA), Jorge Godinho Barreto Nery (DF) e Sandra Borba Pereira (RN).

Serviço:

24ª Conferência Estadual Espírita

Tema:  Esperanças e Consolações

Oradores: Alberto Almeida, Alessandro Viana Vieira de Paula, Divaldo Pereira Franco, Jorge Godinho Barreto Nery e Sandra Borba Pereira.

Data: 11/3 às 19h45; 12/3 das 8h30 às 20h e 14/3 das 9h às 13h30.

Local: www.youtube.com/canalfep

 

Informações:

Federação Espírita do Paraná

Telefone (41) 3223-6174 ou [email protected]

 

 

Dados dos Conferencistas

Divaldo Pereira Franco

É um dos mais consagrados oradores e médiuns da atualidade.

Psicografou mais de 250 obras, que alcançaram mais de 10 milhões de exemplares, com vários títulos traduzidos para 17 idiomas.

Há 70 anos, em parceria com Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, cujo trabalho de assistência social a milhares de pessoas carentes da cidade do Salvador tem conquistado a admiração e o respeito da Bahia, do Brasil e do mundo. A ela destina o produto da venda dos seus livros.

Suas palestras, iniciadas em 1947, somam mais de 13 mil, em sessenta e cinco países.

Idealizador do Movimento Você e a Paz, em 1998, presente hoje no Brasil e no Exterior.

Os títulos e homenagens recebidos são inúmeros, sendo a mais recente a ofertada pelo Senado Federal, Comenda Zilda Arns, que lhe foi entregue em 20 de dezembro de 2021.

 

Alberto Almeida

Natural de Belém, no Pará.

Colabora com a União Espírita Paraense, é diretor da Associação Médico-Espírita do Pará e do Jardim das Oliveiras.

Profere conferências, seminários, workshop e encontros coloquiais no Brasil e no Exterior.

Tem publicadas oito obras.

No Movimento Espírita do Paraná tem prestado sua colaboração desde outubro de 1991, na capital e demais localidades do Estado.

Profissionalmente, é médico clínico geral e homeopata. Terapeuta de Família e Transpessoal.

 

Alessandro Viana Vieira de Paula

Juiz de Direito.

Membro da ABRAME (Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas).

Articulista da revista Reformador, da Federação Espírita Brasileira e do Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná.

Autor dos livros Jesus, o celeste amigo; Simples e complexos; Enigmas e soluções; Viver no mundo (em coautoria com Cristiane Beira) e Um tesouro inestimável, em três volumes, todos editados pela Fráter, de Niterói, com recursos revertidos ao Remanso Fraterno, de Niterói, Rio de Janeiro.

A convite da FEP, iniciou sua efetiva participação no Movimento Espírita Estadual a partir de 30 de setembro de 2012.

 

Jorge Godinho Barreto Nery

Expositor espírita desde 1983, divulgando o Espiritismo em diversos países. Membro do Conselho Superior e Presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB.

Reforça seu currículo a larga experiência administrativa na Força Aérea Brasileira, onde percorreu todos os postos em quarenta e oito anos de serviços prestados ao Brasil.

Presidente da Federação Espírita Brasileira, eleito em 2015, veio ao Paraná, por primeira vez, em 14 de março de 2017.

 

Sandra Borba Pereira

Doutora de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pela Federação Espírita do Paraná, lançou os livros: Reflexões pedagógicas à luz do Evangelho, Saberes necessários à tarefa da Evangelização Infantojuvenil (em coautoria com Cláudia Farache), Cotidiano em reflexões espíritas, e os infantis O poder das palavras e O poder da gentileza.

Articulista em jornais e revistas espíritas.

É coordenadora adjunta de Infância da Área de Evangelização Infantojuvenil da  Federação Espírita Brasileira.

No Movimento Espírita do Paraná, teve sua primeira participação em 14 de dezembro de 1997.

 

Área de Comunicação Social Espírita/Federação Espírita do Paraná

Dezembro 2021

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/30-11-2018_arquivos/image015.jpg

Jesus cura um homem mudo possesso. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Brooklyn_Museum_-_Jesus_Heals_a_Mute_Possessed_Man_%28J%C3%A9sus_gu%C3%A9rit_un_poss%C3%A9d%C3%A9_muet%29_-_James_Tissot.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/07-08-2019_arquivos/image013.jpg

Jesus curando uma mulher enferma no sábado. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HealWomanSabbath.jpg

 

De acordo com o Evangelho, Jesus estava ensinando em uma das sinagogas no sábado e havia uma mulher aleijada por um espírito por dezoito anos. Ela estava curvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou para frente e disse a ela:

"Mulher, você está livre de sua enfermidade."

Então ele colocou as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e louvou a Deus.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_healing_an_infirm_woman

 

 

 

Altivo Ferreira  

(09-11-1924 / 09-02-2005)

Altivo Ferreira

Fonte: Feparana

 

 

Nasceu em Colina, Estado de São Paulo, no dia 9 de novembro de 1924, sendo seus pais Nelson Ferreira de Araújo e Maria da Glória Ferreira, ambos espíritas.


Fez o curso primário em sua terra natal.Iniciando o curso secundário no Ginásio Municipal de Barretos, na cidade de Barretos, acabou por concluí-lo no Colégio Osvaldo Cruz, na capital de São Paulo.


Em 1946, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná concluindo o curso em 1951.


Exerceu a Pediatria como especialidade profissional durante 35 anos, dedicando-se, também, no magistério superior, tendo exercido durante seis anos a cátedra de Clínica Médica Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas do Paraná. É um dos professores fundadores da Escola de Saúde Pública do Paraná, onde exerceu a cadeira de Puericultura.


Em 1953, editou seu primeiro livro Versos Idealistas - Sonetos e Poemas, tendo revelado marcante sensibilidade poética.


Em 1956, deu a público seu segundo livro Espigas do céu - Contos e Sátiras, tendo recebido os mais entusiásticos encômios da crítica. Érico Veríssimo, em carta ao autor, opinou: Você escreve com fluência e correção, revelando dotes apreciáveis de contador de histórias.


Abguar Bastos comentou: É, evidentemente, uma experiência literária com profundas convicções sobre o Bem e o Mal. Um livro honesto porque não disfarça as chagas sociais com o esparadrapo das lisonjas fáceis.


Seu terceiro livro O cocotólogo - Contos - (Ficção e realidade na vida de um médico), veio a público, em 1961.


Em 1974, publicou Cânticos às árvores - O evangelho das árvores, com segunda edição em 1981. Segundo sua esposa, ele tinha verdadeira veneração pelas árvores e morou, por 10 anos, numa chácara.


Posteriormente, em 1985, publicou Cântico da terra, sob o pseudônimo de Palapoulos. Como Palapoulos, ainda, escreveu as peças teatrais: O bosque, O colecionador e O esqueleto do meu tio. Em 1992, publicou a novela Cristo no inferno e, em 1995, Tricas e futricas de um telepata.


Foi o fundador da Mocidade Espírita da Federação Espírita do Paraná e seu Primeiro Presidente.


Seu casamento com Regina Schleder se deu na Alameda Cabral, número 314, em casa de Lauro Schleder e de Adelaide Schleder, a vovó Schleder. Regina Schleder é neta de Sebastião Paraná e filha de Lauro Schleder. O casal Altivo - Regina teve seis filhos.


Altivo Ferreira desencarnou em data de 9 de fevereiro de 2005.

 

  

http://feparana.com.br/topico/imagens/541.jpg?time=1422976221



Altivo Ferreira

Ele foi o idealizador da criação de Mocidade Espírita, de âmbito estadual. Foi num domingo à tarde, 28 de abril de 1946, na sede da Federação Espírita do Paraná – FEP, com a presença do seu presidente, João Ghignone e cerca de cem pessoas, que ele apresentou sua ideia.


Conforme anotações da época, o jovem confrade [22anos] leu um belo estudo de sua autoria, demonstrando a necessidade inadiável da fundação de uma entidade que congregasse a mocidade espiritista do Paraná para, unidos, enfrentarem a luta pelo Ideal da Doutrina de Jesus – a busca da perfeição espiritual. Em seguida, expôs um programa mínimo pelo qual, no seu entender, se deverá reger a nova sociedade: 1º - Trabalhar pela união de todos os moços espíritas do Paraná; 2º - Estudar o Espiritismo sob seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso; 3º Criar um departamento para fomentar e desenvolver as aptidões para todas as artes, tais como: música, poesia, literatura e, principalmente a oratória, pois, dessa arte dependerão os futuros pregadores espíritas; 4º - Criar um departamento de assistência social; 5º - Criar um departamento recreativo.


A reunião foi solene, tendo como secretário João Hartmann, da FEP e usado a tribuna, com grande brilho a senhorita Dinorah Cavalcanti, Atilio Piza, Dr. Emilio Sounis, Carméla Meneghini, Diogo Luiz Pereira (representante do jornal A Nova Era e da Casa de Saúde Allan Kardec, de Franca). Todos os oradores teceram elogios à iniciativa de Altivo Ferreira.


O programa foi aprovado, após a manifestação de vários jovens presentes e foi nomeada uma comissão para elaborar o Regimento Interno da Mocidade Espírita e desenvolver propaganda, dela fazendo parte Altivo Ferreira, Dinorah Cavalcanti, Ramiro de Andrade, Dr. Emilio Sounis, Hizo Figueira dos Santos, Regina Schleder (futura esposa de Altivo), Lady de Quadros Souza, Amélia Schleder, Diair Ramos e Narciso Marques.


Altivo tinha ideias avançadas e de amplitude. Se pensou na criação da União da Mocidade Espírita do Paraná pensou em termos de movimento federativo, considerando o primeiro objetivo da UMEP. Demonstrava, igualmente, a preocupação com o estudo e a divulgação da Doutrina Espírita. Era um idealista.


Foi o primeiro presidente da UMEP, eleito na semana seguinte, 5 de maio.


Nascido em Colina, no Estado de São Paulo, a 9 de novembro de 1924, foram seus pais Nelson Ferreira de Araújo e Maria da Glória Ferreira, ambos espíritas.


Fez o curso primário em sua terra natal. Iniciando o curso secundário no Ginásio Municipal de Barretos, na cidade de Barretos, acabou por concluí-lo no Colégio Osvaldo Cruz, na capital de São Paulo.


Em 1946, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná concluindo o curso em 1951.


Exerceu a Pediatria como especialidade profissional durante trinta e cinco anos, dedicando-se, também, no magistério superior, tendo exercido durante seis anos a cátedra de Clínica Médica Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas do Paraná. É um dos professores fundadores da Escola de Saúde Pública do Paraná, onde exerceu a cadeira de Puericultura.


Em 1953, editou seu primeiro livro Versos Idealistas – Sonetos e Poemas, tendo revelado marcante sensibilidade poética. Ele mesmo definiu a obra como o retrato de sua alma quando a vida é jardim de pulcras flores. Foi sentido e vibrado entre os vinte e vinte e três anos, época da vida em que os moços sonham com visões sem dores...


Em 1956, deu a público seu segundo livro Espigas do céu – Contos e Sátiras, tendo recebido os mais entusiásticos encômios da crítica. Érico Veríssimo, em carta ao autor, opinou: Você escreve com fluência e correção, revelando dotes apreciáveis de contador de histórias.


Abguar Bastos comentou: É, evidentemente, uma experiência literária com profundas convicções sobre o Bem e o Mal. Um livro honesto porque não disfarça as chagas sociais com o esparadrapo das lisonjas fáceis.


Seu terceiro livro O cocotólogo – Contos – (Ficção e realidade na vida de um médico), veio a público em 1961.


Em 1974, publicou Cânticos às árvores – O evangelho das árvores, com segunda edição em 1981. Segundo sua esposa, ele tinha verdadeira veneração pelas árvores e morou, por dez anos, numa chácara.


Posteriormente, em 1985, publicou Cântico da terra, sob o pseudônimo de Palapoulos. Sob o mesmo pseudônimo, ainda, escreveu as peças teatrais: O bosque, O colecionador e O esqueleto do meu tio. Em 1992, publicou a novela Cristo no inferno, sendo definido pelos editores como um homem de sensibilidade autenticamente brasileira, tendo criado uma obra de alto nível literário (...). O domínio técnico e o equilíbrio são qualidades fundamentais em sua obra.


 Em 1995, publicou Tricas e futricas de um telepata, um delicioso passeio por esses caminhos misteriosos, o que nos proporciona momentos de humor e descontração. O livro foi definido como pitoresco, interessante e divertido.


Altivo casou com Regina Schleder, na Alameda Cabral, número 314, em Curitiba, na casa de Lauro Schleder e  de Adelaide Schleder, a vovó Schleder. Regina Schleder é neta de Sebastião Paraná (primeiro presidente eleito da FEP) e filha de Lauro Schleder (diretor do Jornal Mundo Espírita por mais de duas décadas).  O casal Altivo – Regina teve seis filhos.


Altivo Ferreira desencarnou em data de 9 de fevereiro de 2005.
 

 

Maria Helena Marcon

Fontes:
FERREIRA, Altivo. Tricas e futricas de um telepata. São Paulo, SP: Edicon, 1995.
FERREIRA, Regina Schleder. Entrevista pessoal em 16.5.2007.
Dados colhidos na obra Tricas e futricas de um telepata, da ed. Edicon
e pessoalmente, em entrevista com a esposa, sra. Regina Schleder Ferreira,
em 16 de maio de 2007.
Em 12.01.2009.

 

 

(Copiado de

http://www.feparana.com.br/topico/?topico=541#:~:text=Era%20um%20idealista.,prim%C3%A1rio%20em%20sua%20terra%20natal.)

A estação de Colina, provávelmente nos anos 1930. (Autor desconhecido)

Copiado de http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/colina.htm

 

 

 

Altivo Ferreira nasceu em Colina, Estado de São Paulo, no dia 9 de novembro de 1924,

sendo seus pais Nelson Ferreira de Araújo e Maria da Glória Ferreira, ambos espíritas.

Leia a biografia nesta postagem.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/09-02-2022.htm

 

 

Corina Novelino

(12-08-1912 / 10-02-1980)

 

Nascida na cidade de Delfinópolis Estado de Minas Gerais, no dia 12 de agosto de 1912, e desencarnada em Sacramento, naquele mesmo Estado, no dia 10 de fevereiro de 1980. Filha do casal José Gonçalves Novelino e Josefina de Melo Novelino, nasceu na pequena cidade de Delfinópolis, onde passou muito pouco de sua infância, pois ainda jovem ficou órfã de pai e mãe, passando a residir com um casal que lhe dispensou todo o amor e carinho. A tarefa desenvolvida por Corina Novelino, na cidade de Sacramento, foi das mais relevantes, o que fez com que se tornasse uma das figuras mais estimadas na cidade. Desde muito jovem revelou- se um Espírito caritativo, com profundos rasgos de desprendimento, disposto a dar tudo de si em favor dos seus semelhantes. Com apenas vinte anos de idade, foi convidada por uma denodata seareira chamada Maria Modesto Cravo, para ajudá-la a administrar um Lar de Crianças, na cidade mineira de Uberaba. Indecisa sobre o convite procurou orientação do médium Francisco Cândido Xavier, então residente em Pedro Leopoldo. Devido ao elevado número de pessoas que procurava o médium, não conseguiu entrevistar-se com ele. Porém, grande foi a sua surpresa quando foi por ele chamada, recebendo de suas mãos bela mensagem assinada pelo Espírito de Eurípedes Barsanulfo, na qual, entre outras coisas, ele dizia: "Corina, você é minha última esperança em Sacramento". Diante do imperativo da mensagem, declinou do convite de Mana Modesta e decidiu-se pela permanência em Sacramento, onde fundou o Clube das Mãezinhas, composto de mães caridosas que se dispunham a fazer roupinhas para crianças necessitadas, as quais eram distribuídas semanalmente. No limiar do ano de 1950, deliberou fundar um Lar para crianças abandonadas. Porém, além de faltar- lhe os meios necessários, não sabia onde nem como implantar essa instituição. A maior rifa realizada em Sacramento propiciou-lhe os meios necessários para adquirir uma casa e ali inaugurar o "Lar de Eurípedes". Aplicava o seu ordenado na manutenção do Lar. Entretanto, o número de crianças aumentava e os recursos tomavam- se assim cada vez mais escassos. A casa havia também se tornado pequena. Animada de decisão inquebrantável, e contando com a ajuda do Alto, decidiu- se a edificar um novo "Lar de Eurípedes". O povo de Sacramento e de regiões vizinhas cooperou no empreendimento e, dentro em pouco, surgia o novo prédio, onde foram amparadas mais de 100 crianças e onde a seareira abnegada passou a ser a "mãe Corina". Devido à insuficiência de recursos para a sua manutenção, pois o estabelecimento era mantido quase completamente com o salário de Corina Novelino, houve apelos e o Lar foi reconhecido como órgão de utilidade pública, passando então de internato para semi- internato. Ali as crianças passam o dia, recebendo alimentação, vestuário e educação intelectual e religiosa. Escritora de grandes recursos que era, Corina escreveu os livros "Escuta, meu filho", cuja renda foi revertida inteiramente à manutenção do Lar. Mais recentemente, em 1979, escreveu a obra "Eurípedes, o homem e a missão", dando início aos atos comemorativos do centenário de nascimento daquele grande vulto do Espiritismo. Criatura infatigável, sempre disposta a cooperar, tomou parte saliente na vida sócio-econômica, religiosa e cultural de Sacramento. Colaborou em todos os jornais da cidade, desde a "Tribuna", editada por Homilton Wilson, até os jornais atuais: "Estado do Triângulo" e "Jornal de Sacramento". Prestou colaboração em outros órgãos de divulgação do Espiritismo, notadamente no "Anuário Espírita", editado em Araras, e uma revista editada em Portugal. Foi na realidade uma vida bem vivida, repleta de rasgos de generosidade, de amor e de dedicação aos seus semelhantes. A sua desencarnação representou irreparável perda para a comunidade sacramentana, um grande vazio se fez na cidade, tão grande quanto a tristeza dos que perderam o calor, a ternura e a dedicação de uma amiga. Foram as seguintes as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Sacramento, por ocasião do sepultamento do seu corpo físico: "Que o pavilhão de Sacramento cubra o seu ataúde numa demonstração de homenagem maior que o Poder Público presta aos seus grandes filhos. Aqui a gratidão de todo um povo que reconheceu no seu labor humilde e silencioso a "Mãe Corina" de todos. Com o auxílio de suas mãos não foram poucas as vezes que testemunhamos o seu amor, no próprio esquecimento de si mesma, chamando para si a responsabilidade dessa enorme tarefa de promoção do próximo. Foi a Mãe Corina dos pobres, dos sofredores, dos órfãos, dos loucos, dos necessitados, dos abandonados, dos miseráveis... Mãe Corina de todos nós, nosso eterno e imorredouro. Muito Obrigado". Fonte: Grandes Vultos do Espiritismo

 

(Texto copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Corina-Novelino.pdf)

Corina Novelino.

Imagem/fonte: https://www.etnews.com.br/corina-novelino

Colégio Allan Kardec. Sacramento, MG. Eurípedes Barsanulfo, á frente, e alunos.

Imagem/fonte: http://www.casadamaepobre.org/wp/euripedes-barsanulfo/

Obra: Eurípedes -  O homem e a missão. Autora: Corina Novelino.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/01-05-2021_arquivos/image057.jpg

Colégio Allan Kardec e busto de Eurípedes Barsanulfo. Sacramento, MG. Fotos Ismael Gobbo

 

 

REPUBLICAÇÃO COM ALGUMAS CORREÇÕES

 

Amor Infinito

Sentenciados

 

 

(Recebido em email de LeopoldoZanardi, Bauru, SP)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]