Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

           https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/20-01-2022.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/19-01-2022.htm

18-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/18-01-2022.htm

17-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/17-01-2022.htm

15-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/15-01-2022.htm

14-01-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/14-01-2022.htm

 

                   

 

Amor Infinito

Trabalha e conseguirás

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

Kardec, obrigado

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Histórias e Anotações. Lição nº 12. Página 78.

 

Kardec, enquanto recebes as homenagens do mundo, pedimos vênia para associar nosso preito singelo de amor aos cânticos de reconhecimento que te exaltam a obra gigantesca nos domínios da libertação espiritual.

Não nos referimos aqui ao professor emérito que foste, mas ao discípulo de Jesus que possibilitou o levantamento das bases do Espiritismo Cristão, cuja estrutura desafia a passagem do tempo.

Falem outros dos títulos de cultura que te exornavam a personalidade, do prestígio que desfrutavas na esfera da inteligência, do brilho de tua presença nos fastos sociais, da glória que te ilustrava o nome, de vez que todas as referências à tua dignidade pessoal nunca dirão integralmente o exato valor de teus créditos humanos.

Reportar-nos-emos ao amigo fiel do Cristo e da Humanidade, em agradecimento pela coragem e abnegação com que te esqueceste para entregar ao mundo a mensagem da Espiritualidade Superior.

E, rememorando o clima de inquietações e dificuldades em que, a fim de reacender a luz do Evangelho, superaste injúria e sarcasmo, perseguição e calúnia, desejamos expressar-te o carinho e a gratidão de quantos edificaste para a fé na imortalidade e na sabedoria da vida.

O Senhor te engrandeça por todos aqueles que emancipaste das trevas e te faça bendito pelos que se renovaram perante o destino à força de teu verbo e de teu exemplo!...

Diante de ti, enfileiram-se, agradecidos e reverentes, os que arrebataste à loucura e ao suicídio com o facho da esperança; os que arrancaste ao labirinto da obsessão com o esclarecimento salvador; os pais desditosos que se viram atormentados por filhos insensíveis e delinquentes, e os filhos agoniados que se encontraram na vala da frustração e do abandono pela irresponsabilidade dos pais em desequilíbrio e que foram reajustados por teus ensinamentos, em torno da reencarnação; os que renasceram em dolorosos conflitos da alma e se reconheceram, por isso, esmagados de angústia nas brenhas da provação, e os quais livraste da demência, apontando-lhes as vidas sucessivas; os que se acharam arrasados de pranto, tateando a lousa na procura dos entes queridos que a morte lhes furtou dos braços ansiosos, e aos quais abriste os horizontes da sobrevivência, insuflando-lhes renovação e paz, na contemplação do futuro; os que soergueste do chão pantanoso do tédio e do desalento, conferindo-lhes, de novo, o anseio de trabalhar e a alegria de viver; os que aprenderam contigo o perdão das ofensas e abençoaram, em prece, aqueles mesmos companheiros da Humanidade que lhes apunhalaram o espírito, a golpes de insulto e de ingratidão; os que te ouviram a palavra fraterna e aceitaram com humildade a injúria e a dor por instrumento de redenção; e os que desencarnaram incompreendidos ou acusados sem crime, abraçando-te as páginas consoladoras que molharam com as próprias lágrimas...

Todos nós, os que levantaste do pó da inutilidade ou do fel do desencanto para as bênçãos da vida, estamos também diante de ti!...

E, identificando-nos na condição dos teus mais apagados admiradores e com os últimos dos teus mais pobres amigos, comovidamente, em tua festa, nós te rogamos permissão para dizer: “Kardec, Obrigado!... Muito Obrigado!”...

 

(PÁGINA RECEBIDA PELO MÉDIUM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, EM HOMENAGEM, AO ANIVERSÁRIO DE ALLAN KARDEC)

 

(Texto recebido em email de  Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/12-02-2019_arquivos/image012.jpg

Lião, França, em 1869. Vista da Cruz Vermelha.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Croix-Rousse#/media/File:Lyon_1869.jpg

 

 

Em Lião, França, nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), Codificador do

Espiritismo aos 3 de outubro de 1804.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/12-02-2019_arquivos/image016.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.

Imagem/fonte: https://dialogos.files.wordpress.com/2007/02/allan-kardec-tratado-2.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/12-02-2019_arquivos/image015.jpg

Vista de Lião, França,  a partir da Colina de Fourvière. Foto Ismael Gobbo.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/08-10-2020_arquivos/image012.jpg

Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

 

 

O Livro dos Espíritos foi a primeira Obra Básica da Codificação do Espiritismo

através de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), editado em Paris, França.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image014.jpg

Rio Sena com Palais de Chaillot vistos da Torre Eiffel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Cabos e luzes em uma caixa

 

Há cerca de cinquenta anos, um discurso tornou-se célebre, no ambiente de rádio e telejornalismo americanos.

Tratava-se da fala do âncora Edward Murrow sobre rádio e televisão.

As transmissões de TV ainda davam seus primeiros passos, e traziam à tona muitas discussões no que dizia respeito à programação, e ao objetivo dessa nova mídia na época.

Na ocasião, o jornalista da rede CBS falou a uma grande plateia de membros e diretores das principais empresas do setor, nos Estados Unidos.

Afirmou que, se dentro de meio século, historiadores analisassem vídeos das grandes redes americanas, encontrariam provas da decadência, escapismo e alienação das realidades do mundo que vivemos.

No discurso, que ficou conhecido como Cabos e luzes em uma caixa, Murrow expressava receio de que o poder do rádio e da TV fosse usado de maneira danosa à sociedade e à cultura.

Especialmente sobre a TV, ele foi ainda mais fundo.

Disse ele: Este veículo pode ensinar, iluminar. Sim, pode até inspirar. Mas só pode fazê-lo se os seres humanos estiverem determinados a usá-lo para estes fins.

De outro modo – acrescentava ele – são meramente cabos e luzes em uma caixa.

O âncora ainda acrescentou: Há uma grande batalha e talvez decisiva, a ser travada contra a ignorância, a intolerância e a indiferença. Esta arma, a televisão, poderia ser útil.

*   *   *

Meio século se passou, e como estamos em relação a essa questão no mundo?

A televisão passou a fazer parte da vida diária de bilhões de pessoas.

Porém, será que está sendo utilizada com esses fins nobres, idealistas, apontados pelo jornalista?

Será que colocamos essas descobertas da ciência, as novas facilidades na obtenção de informação, rapidez de comunicação, a serviço de nossa evolução moral?

Ou tudo isso, em grande parte, foi seduzido pelo antigo desejo do homem velho, de ter cada vez mais e mais?

É importante que reflitamos.

Deus permite que conquistemos as melhorias materiais das ciências, da tecnologia, do conhecimento, com um único fim: o nosso crescimento moral.

São instrumentos que facilitam a vida material do homem – ou, deveriam facilitar – para que esse se preocupe mais com a conquista das virtudes da alma.

A verdade é que acabamos nos hipnotizando pela caixa com cabos e luzes. De meio, de instrumento, ela virou veículo de alienação, de escapismos.

E assim vimos fazendo com tantas outras conquistas da tecnologia, pois a alma humana ainda está vazia, perdida.

Vale a pena repensar tudo isso. Vale a pena procurar saber se não estamos alimentando uma indústria de inutilidades mil.

A mudança desse panorama virá de cada um de nós, primeiramente como receptores mais exigentes que precisamos ser.

Depois, como transmissores, na esfera que nos caiba, dessa ideia de que todos esses meios de comunicação devem ser veículos do bem.

É tempo de despertar, mudar de canal ou desligarmo-nos das tomadas do mundo, e nos religarmos a Deus e aos nossos objetivos maiores aqui.

 

Redação do Momento Espírita.

Disponível no livro Momento Espírita, v. 8, ed. FEP.

Em 20.1.2022.

 

 

(Do site Feparana)

Edward Roscoe Murrow. Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Edward_R._Murrow

 

 

Edward Roscoe Murrow (25 de abril de 1908 - 27 de abril de 1965), nascido Egbert Roscoe Murrow, [1] foi um jornalista e correspondente de guerra americano. Ele ganhou destaque durante a Segunda Guerra Mundial com uma série de transmissões de rádio ao vivo da Europa para a divisão de notícias da CBS. Durante a guerra, ele recrutou e trabalhou em estreita colaboração com uma equipe de correspondentes de guerra que ficaram conhecidos como Murrow Boys.

 

Pioneiro da transmissão de notícias de rádio e televisão, Murrow produziu uma série de reportagens em seu programa de televisão See It Now, que ajudou a levar à censura do senador Joseph McCarthy. Os colegas jornalistas Eric Sevareid, Ed Bliss, Bill Downs, Dan Rather e Alexander Kendrick consideram Murrow uma das maiores figuras do jornalismo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Edward_R._Murrow   

 

Edward R. Murrow em seu escritório, 1957.

 Fonte: Arquivos de Radiodifusão da Universidade de Maryland (Estados Unidos).

Copiado de https://en.wikipedia.org/wiki/Edward_R._Murrow

Família assistindo televisão, c. 1958. Fonte: Administração Nacional de Arquivos e Registros. https://web.archive.org/web/20071226081329/teachpol.tcnj.edu/amer_pol_hist/thumbnail427.html

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_television

 

 

Contexto de atuação e superações de Paulo de Tarso em webTV

 

Na série de programas “Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo” pela webTV Rede Amigo Espírita, no dia 18 de janeiro,  Cesar Perri  abordou o tema “Contexto de atuação e superações de Paulo de Tarso”. O expositor é autor de livro de mesmo título da série publicado pela Casa Editora O Clarim. Essa nova série está sendo exibida às 3as feiras, às 17 horas.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=2_6cmWNUAw0

 

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

FEB- Federação Espírita Brasileira

Atendimento Fraterno online

Irradiação, Diálogo e Evangelho

O atendimento fraterno, ou atendimento espiritual, é uma das portas de entrada de uma casa espírita. É o espaço dedicado à recepção, acolhendo e orientando aqueles que se interessam e buscam esclarecimento sobre a Doutrina Espírita. Segundo o documento Orientação ao Centro Espírita, a Área tem como principal fundamento os ensinamentos de Jesus: “Pedi e vos será dado, buscai e achareis; batei e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá”.

Em virtude da pandemia da covid-19, a Federação Espírita Brasileira iniciou o Atendimento Fraterno também em formato online, onde as atividades de irradiação, diálogo fraterno e explanação do Evangelho são realizadas por meio de salas na plataforma Zoom ou por telefone, possibilitando que o auxílio e apoio chegue a todos que dele necessitarem. 

Para participar de cada atividade, basta entrar no link da sala no dia e horário indicados ou ligar para o número específico. Aproveitando a oportunidade de esclarecer como realizar as atividades online, a FEB produziu um conteúdo de apoio, onde é possível verificar recomendações para o ambiente online. Clique aqui e verifique as Recomendações para os participantes de Reuniões Virtuais

Confira os horários de cada atividade:

Diálogo Fraterno: contatos podem ser feitos de segunda a sexta pelo número (61) 2101-6161 – Ramais 6 ou 8.

Explanação do Evangelho: todas as quartas-feiras, das 18h15 às 18h45. 
Clique aqui para entrar na sala virtual.  

Irradiação: todas as terças-feiras, das 19h às 20h. 
Clique aqui para entrar na sala virtual (aberta alguns minutos antes)

(Informação em https://www.febnet.org.br/portal/2022/01/19/atendimento-fraterno-online/)

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Use Regional de Marília

Seminário virtual

 

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes

Guarulhos, SP

 

Acesse aqui:

http://www.gebem.com.br/ 

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

 

Exmºs Srs,

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 21 de Janeiro de 2022, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Tintino, um caminho para a luz" com o artista  e professor de teatro Edmundo Cezar, brasileiro radicado em Portugal.
Não existe limitação de entradas, estando disponíveis os 100% dos lugares, sendo necessário o uso de máscara, de acordo com as orientações da DGS.

Durante o mês de Janeiro o CCE comemora o seu 19º aniversário ao serviço, filantrópico, da Humanidade, ficando, desde já, V. Exª convidado para as nossas conferências semanais.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/ 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

BUSS – Londres, Reino Unido

Eventos espíritas  informados por Elsa Rossi

 

 

 

Kind Regards☘

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - CIO, No. 1136512

2021 - 175th Leon Denis birthday - Let's Celebrate - 

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita do Estado de Bahia

Salvador

 

ACESSE AQUI:

https://www.feeb.org.br/

 

 

 

 

24ª Conferência Estadual Espírita

Federação Espírita do Paraná

 

24ª Conferência Estadual Espírita

A 24ª Conferência Estadual Espírita acontece entre os dias 11 e 13 de março de 2022, virtualmente. O evento, que tem como tema Esperanças e Consolações, reúne conferencistas de renome.1

A abertura será na sexta-feira (11), às 19h45, com conferência do orador espírita Divaldo Pereira Franco (BA). No sábado (12) e domingo (13) haverá seminários e palestras pelos conferencistas Alberto Almeida (PA), Alessandro Viana Vieira de Paula (SP), Divaldo Pereira Franco (BA), Jorge Godinho Barreto Nery (DF) e Sandra Borba Pereira (RN).

Serviço:

24ª Conferência Estadual Espírita

Tema:  Esperanças e Consolações

Oradores: Alberto Almeida, Alessandro Viana Vieira de Paula, Divaldo Pereira Franco, Jorge Godinho Barreto Nery e Sandra Borba Pereira.

Data: 11/3 às 19h45; 12/3 das 8h30 às 20h e 14/3 das 9h às 13h30.

Local: www.youtube.com/canalfep

 

Informações:

Federação Espírita do Paraná

Telefone (41) 3223-6174 ou [email protected]

 

 

Dados dos Conferencistas

Divaldo Pereira Franco

É um dos mais consagrados oradores e médiuns da atualidade.

Psicografou mais de 250 obras, que alcançaram mais de 10 milhões de exemplares, com vários títulos traduzidos para 17 idiomas.

Há 70 anos, em parceria com Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, cujo trabalho de assistência social a milhares de pessoas carentes da cidade do Salvador tem conquistado a admiração e o respeito da Bahia, do Brasil e do mundo. A ela destina o produto da venda dos seus livros.

Suas palestras, iniciadas em 1947, somam mais de 13 mil, em sessenta e cinco países.

Idealizador do Movimento Você e a Paz, em 1998, presente hoje no Brasil e no Exterior.

Os títulos e homenagens recebidos são inúmeros, sendo a mais recente a ofertada pelo Senado Federal, Comenda Zilda Arns, que lhe foi entregue em 20 de dezembro de 2021.

 

Alberto Almeida

Natural de Belém, no Pará.

Colabora com a União Espírita Paraense, é diretor da Associação Médico-Espírita do Pará e do Jardim das Oliveiras.

Profere conferências, seminários, workshop e encontros coloquiais no Brasil e no Exterior.

Tem publicadas oito obras.

No Movimento Espírita do Paraná tem prestado sua colaboração desde outubro de 1991, na capital e demais localidades do Estado.

Profissionalmente, é médico clínico geral e homeopata. Terapeuta de Família e Transpessoal.

 

Alessandro Viana Vieira de Paula

Juiz de Direito.

Membro da ABRAME (Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas).

Articulista da revista Reformador, da Federação Espírita Brasileira e do Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná.

Autor dos livros Jesus, o celeste amigo; Simples e complexos; Enigmas e soluções; Viver no mundo (em coautoria com Cristiane Beira) e Um tesouro inestimável, em três volumes, todos editados pela Fráter, de Niterói, com recursos revertidos ao Remanso Fraterno, de Niterói, Rio de Janeiro.

A convite da FEP, iniciou sua efetiva participação no Movimento Espírita Estadual a partir de 30 de setembro de 2012.

 

Jorge Godinho Barreto Nery

Expositor espírita desde 1983, divulgando o Espiritismo em diversos países. Membro do Conselho Superior e Presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB.

Reforça seu currículo a larga experiência administrativa na Força Aérea Brasileira, onde percorreu todos os postos em quarenta e oito anos de serviços prestados ao Brasil.

Presidente da Federação Espírita Brasileira, eleito em 2015, veio ao Paraná, por primeira vez, em 14 de março de 2017.

 

Sandra Borba Pereira

Doutora de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pela Federação Espírita do Paraná, lançou os livros: Reflexões pedagógicas à luz do Evangelho, Saberes necessários à tarefa da Evangelização Infantojuvenil (em coautoria com Cláudia Farache), Cotidiano em reflexões espíritas, e os infantis O poder das palavras e O poder da gentileza.

Articulista em jornais e revistas espíritas.

É coordenadora adjunta de Infância da Área de Evangelização Infantojuvenil da  Federação Espírita Brasileira.

No Movimento Espírita do Paraná, teve sua primeira participação em 14 de dezembro de 1997.

 

Área de Comunicação Social Espírita/Federação Espírita do Paraná

Dezembro 2021

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Site  Feparana

Curitiba

 

Acesse:

www.feparana.com.br  

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Uma oração de dormir. Óleo sobre tela de Auguste Toulmouche

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Bedtime_Prayer_2008_NYR_01984.jpg

 

A oração da noite. Óleo no painel de Pierre Édouard Frère    Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Evening_Prayer_by_Pierre_Edouard_Fr%C3%A8re_Rijksmuseum_Amsterdam_SK-A-3081.jpg

 

 

Anália Franco Bastos (*)

(01-02-1849 / 20-01-1919)

 

analia_franco_espiritismo

Anália Franco

Imagem: http://www.espiritismobrasil.com/

 

 

Nascida na cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro, no dia 10 de fevereiro de 1856, e desencarnada em S. Paulo, no dia 13 de janeiro de 1919. Seu nome de solteira era Anália Emília Franco. Após consorciar-se em matrimônio com Francisco Antônio

Bastos, seu nome passou a ser Anália Franco Bastos, entretanto, é mais conhecida por Anália Franco.

Com 16 anos de idade entrou num Concurso de Câmara dessa cidade e logrou aprovação para exercer o cargo de professora primária. Trabalhou como assistente de sua própria mãe durante algum tempo. Anteriormente a 1875 diplomou-se Normalista, em S. Paulo.

Foi após a Lei do Ventre Livre que sua verdadeira vocação se exteriorizou: a vocação literária. Já era por esse tempo notável como literata, jornalista e poetisa, entretanto, chegou ao seu conhecimento que os nascituros de escravas estavam previamente destinados à "Roda" da Santa Casa de Misericórdia. Já perambulavam, mendicantes, pelas estradas e pelas ruas, os negrinhos expulsos das fazendas por impróprios para o trabalho. Não eram, como até então "negociáveis", com seus pais e os adquirentes de cativos davam preferência às escravas que não tinham filhos no ventre.

Anália escreveu, apelando para as mulheres fazendeiras. Trocou seu cargo na Capital de São Paulo por outro no Interior, a fim de socorrer as criancinhas necessitadas. Num bairro duma cidade do norte do Estado de S. Paulo conseguiu uma casa para instalar uma escola primária. Uma fazendeira rica lhe cedeu a casa escolar com uma condição, que foi frontalmente repelida por Anália: não deveria haver promiscuidade de crianças brancas e negras.

Diante dessa condição humilhante foi recusada a gratuidade do uso da casa, passando a pagar um aluguel. A fazendeira guardou ressentimento à altivez da professora, porém, naquele local Anália inaugurou a sua primeira e original "Casa Maternal". Começou a receber todas as crianças que lhe batiam à porta, levadas por parentes ou apanhadas nas moitas e desvios dos caminhos.

A fazendeira, abusando do prestígio político do marido, vendo que a sua casa, embora alugada, se transformara num albergue de negrinhos, resolveu acabar com aquele "escândalo" em sua fazenda. Promoveu diligências junto ao coronel e este conseguiu facilmente a remoção da professora.

Anália foi para a cidade e alugou uma casa velha, pagando de seu bolso o aluguel correspondente à metade do seu ordenado. Como o restante era insuficiente para a alimentação das crianças, não trepidou em ir, pessoalmente, pedir esmolas para a meninada. Partiu de manhã, à pé, levando consigo o grupinho escuro que ela chamava, em seus escritos, de "meus alunos sem mães". Numa folha local anunciou que, ao lado da escola pública, havia um pequeno "abrigo" para as crianças desamparadas. A fama, nem sempre favorável da novel professora, encheu a cidade.

A curiosidade popular tomou-se de espanto, num domingo de festa religiosa. Ela apareceu nas ruas com seus "alunos sem mães", em bando precatório. Moça e magra,modesta e altiva, aquela impressionante figura de mulher, que mendigava para filhos de escravas, tornou-se o escândalo do dia. Era uma mulher perigosa, na opinião de muitos.

Seu afastamento da cidade principiou a ser objeto de consideração em rodas políticas, nas farmácias. Mas rugiu a seu favor um grupo de abolicionistas e republicanos, contra o grande grupo de católicos, escravocratas e monarquistas.

Com o decorrer do tempo, deixando algumas escolas maternais no Interior, veio para S. Paulo. Aqui entrou brilhantemente para o grupo abolicionista e republicano. Sua missão, porém, não era política. Sua preocupação maior era com as crianças desamparadas, o que a levou a fundar uma revista própria, intitulada "Álbum das Meninas", cujo primeiro número veio a lume a 30 de abril de 1898. O artigo de fundo tinha o título "Às mães e educadoras". Seu prestígio no seio do professorado já era grande quando surgiram a abolição da escravatura e a República. O advento dessa nova era encontrou Anália com dois grandes colégios gratuitos para meninas e meninos. E logo que as leis o permitiram, ela, secundada por vinte senhoras amigas, fundou o instituto educacional que se denominou "Associação Feminina Beneficente e Instrutiva", no dia 17 de novembro de 1901, com sede no Largo do Arouche, em S. Paulo.

Em seguida criou várias "Escolas Maternais" e "Escolas Elementares", instalando, com inauguração solene a 25 de janeiro de 1902, o "Liceu Feminino", que tinha por finalidade instruir e preparar professoras para a direção daquelas escolas, com o curso de dois anos para as professoras de "Escolas Maternais" e de três anos para as "Escolas Elementares".

Anália Franco publicou numerosos folhetos e opúsculos referentes aos cursos ministrados em suas escolas, tratados especiais sobre a infância, nos quais as professoras encontraram meios de desenvolver as faculdades afetivas e morais das crianças, instruindo-as ao mesmo tempo. O seu opúsculo "O Novo Manual Educativo", era dividido em três partes: Infância, Adolescência e Juventude.

Em 10 de dezembro de 1903, passou a publicar "A Voz Maternal", revista mensal com a apreciável tiragem de 6.000 exemplares, impressos em oficinas próprias.

A Associação Feminina mantinha um Bazar na rua do Rosário n.o. 18, em S. Paulo, para a venda dos artefatos das suas oficinas, e uma sucursal desse estabelecimento na Ladeira do Piques n.o. 23.

Anália Franco mantinha Escolas Reunidas na Capital e Escolas Isoladas no Interior, Escolas Maternais, Creches na Capital e no Interior do Estado, Bibliotecas anexas às escolas, Escolas Profissionais, Arte Tipográfica, Curso de Escrituração Mercantil, Prática de Enfermagem e Arte Dentária, Línguas (francês, italiano, inglês e alemão); Música, Desenho, Pintura, Pedagogia, Costura, Bordados, Flores artificiais e Chapéus, num total de 37 instituições.

Era romancista, escritora, teatróloga e poetisa. Escreveu uma infinidade de livretos para a educação das crianças e para as Escolas, os quais são dignos de serem adotados nas Escolas públicas.Era espírita fervorosa, revelando sempre inusitado interesse pelas coisas atinentes à Doutrina Espírita.

Produziu a sua vasta cultura três ótimos romances: "A Égide Materna", "A Filha do Artista", e "A Filha Adotiva". Foi autora de numerosas peças teatrais, de diálogos e de várias estrofes, destacando-se "Hino a Deus", "Hino a Ana Nery", "Minha Terra", "Hino a Jesus" e outros.

Em 1911 conseguiu, sem qualquer recurso financeiro, adquirir a "Chácara Paraíso".

Eram 75 alqueires de terra, parte em matas e capoeiras e o restante ocupado com benfeitorias diversas, entre as quais um velho solar, ocupado durante longos anos por uma das mais notáveis figuras da História do Brasil: Diogo Antônio Feijó.

Nessa chácara fundou Anália Franco a "Colônia Regeneradora D. Romualdo", aproveitando o casarão, a estrebaria e a antiga senzala, internando ali sob direção feminina, os garotos mais aptos para a Lavoura, a horticultura e outras atividades agropastoris, recolhendo ainda moças desviadas, conseguindo assim regenerar centenas de mulheres.

A vasta sementeira de Anália Franco consistiu em 71 Escolas, 2 albergues, 1 colônia regeneradora para mulheres, 23 asilos para crianças órfãs, 1 Banda Musical Feminina, 1 orquestra, 1 Grupo Dramático, além de oficinas para manufatura de chapéus, flores artificiais, etc., em 24 cidades do Interior e da Capital.

Sua desencarnação ocorreu precisamente quando havia tomado a deliberação de ir ao Rio de Janeiro fundar mais uma instituição, idéia essa concretizada posteriormente pelo seu esposo, que ali fundou o "Asilo Anália Franco".

A obra de Anália Franco foi, incontestavelmente, uma das mais salientes e meritórias da História do Espiritismo.

Fonte: Site www.espiritismogi.com.br

 

(Copiado de http://www.febnet.org.br/ba/file/Pesquisa/Textos/An%C3%A1lia%20Franco.pdf)

 

 

(*) Há desencontros nas datas de nascimento e desencarnação de Anália Franco Bastos em biografias que pesquisamos. As datas que grafamos no titulo colhemos na placa do  túmulo de Anália Franco, no Cemitério da Consolação, em São Paulo, Brasil.

Ismael  Gobbo

Vista parcial de Resende (RJ) em data desconhecida. Fundo documental: Correio da Manhã.

Domínio público / Acervo Arquivo Nacional

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Resende_(Rio_de_Janeiro)

 

Na cidade de Resende, RJ, nasceu a grandiosa 

espirita brasileira, Anália Franco.  

A professora Anália Franco (sentada ao centro da primeira fileira) com as alunas e professoras do Liceu Feminino da Associação Feminina Beneficente e Instrutiva, São Paulo. 03 de agosto de 1907.

Imagem/fonte: Biblioteca Nacional do Brasil - Hemeroteca Digital Brasileira

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lia_Franco

IMG_4278

IMG_4279

 

Túmulo de Anália Franco Bastos, no Cemitério da Consolação, São Paulo. Brasil. Fotos Ismael Gobbo

 

Excelente vídeo com Biografia de Anália Franco

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=S4bIT7rmi9A

 

Sem título

 

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]