Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 05 de  julho de 2022

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/05-07-2022.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-07-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/04-07-2022.htm

02-07-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/02-07-2022.htm

01-07-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/01-07-2022.htm

30-06-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JUNHO/30-06-2022.htm

29-06-2022  https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JUNHO/29-06-2022.htm

 

                   

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns. Copiado do site Febnet.

 

 

 

(Continuação da publicação anterior)

 

 

 

 

(Continua na próxima publicação)

 

 

(O Livro dos Médiuns, copiado do site FEBNET)

Fénelom e o duque de Burgundy. Autor: Alphonse de Neuville

http://www.gutenberg.org/files/11955/11955-h/11955-h.htm#linkimage-86 [François Pierre Guillaume Guizot: A Popular History of France From The Early Times Volume V. of VI, with 300 Ilustrações de A. de Neuville, traduzidas por Robert Black e publicadas em Boston por Dana Estes e Charles E. Lauriat, p. 610]     

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Fenelon_and_the_Duke_of_Burgundy.jpg

 

François Fénelon

François Fénelon, pseudônimo de François de Salignac de La Mothe-Fénelon (6 de agosto de 16517 de janeiro de 1715), também conhecido como ''o Cisne de Cambraia'', foi um teólogo católico, poeta e escritor francês, cujas ideias liberais sobre política e educação, esbarravam contra o "statu quo" da Igreja e do Estado dessa época. Pertenceu à Academia Francesa de Letras.

LEIA MAIS AQUI:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_F%C3%A9nelon

 

Vários espíritos transmitiram mensagens em mais de uma cidade ou país que,  submetidas ao principio da Concordância, foram inseridas  pelo   Codificador Allan Kardec nas obras da  Doutrina Espírita.

O espírito Fénelon, por exemplo,  em  “O Evangelho Segundo o Espiritismo”,  contribui com mensagens ditadas em  Paris, Argel, Bordéus, Lião.

 

 

Louis IX, conhecido como Saint Louis, Rei da França. Óleo sobre tela de Emile Signol – 1844. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Emile_Signol_-_Louis_IX,_dit_Saint_Louis,_Roi_de_France_%281215-1270%29.jpg

 

 

Luís IX (Poissy, 25 de abril de 1214Tunes, 25 de agosto de 1270), mais conhecido como São Luís, foi o Rei da França de 1226 até sua morte e um santo da Igreja Católica. Era filho do rei Luís VIII e da rainha Branca de Castela, que governou o reino como regente até São Luís adquirir a maioridade. Foi o 42º rei da França, a contar de Clóvis I, e o nono rei da dinastia capetiana a ocupar o trono da França.

LEIA MAIS AQUI: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_IX_de_Fran%C3%A7a

 

 

Nada menos que cinco mensagens se permitiu inserir o Codificador no cap. XXXI de O Livro dos Médiuns, de autoria de Luís IX, que assina São Luís e exorta os espíritas nos seguintes termos: (...) Quanto mais modestos fordes, tanto mais conseguireis tornar-vos apreciados. Nenhum móvel pessoal vos faça agir e encontrareis nas vossas consciências uma força de atração que só o bem proporciona.

LEIA MAIS:

http://www.feparana.com.br/topico/?topico=436

 

Benevolência

Título: Benevolência Resumo/meio: 1 impressão: litografia. Biblioteca do Congresso dos EUA.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Benevolence_LCCN2006677487.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/05-03-2019_arquivos/image012.jpg

Erasto de Paneas. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Erasto_de_Paneas

ErastoOlimpasRodiãoSosípatroQuarto e Tércio. c. 985, no Menológio de Basílio II.

 

Erasto (em grego : Ἔραστος , Erastos ), também conhecido como Erasto de Paneas , é uma pessoa no Novo Testamento . De acordo com a Epístola aos Romanos , Erasto era um administrador (em grego : οἰκονόμος , oikonomos ) em Corinto , um cargo político de alto status cívico. A palavra é definida como "o gerente do domicílio ou dos assuntos domésticos" ou, nesse contexto, "tesoureiro"; [1] A versão King James usa a tradução "chamberlain", enquanto a New International Versionusa "diretor de obras públicas". Uma pessoa chamada Erasto também é mencionada em 2 Timóteo e Atos , e essas menções são geralmente usadas para se referir à mesma pessoa.

De acordo com a tradição da Igreja Ortodoxa , Erasto está contado entre os Setenta Discípulos . Ele serviu como diácono e mordomo da Igreja em Jerusalém e depois de Paneas na Palestina. A Igreja lembra-se de São Erasto em 4 de janeiro entre os Setenta e em 10 de novembro.

Wikipédia

https://en.wikipedia.org/wiki/Erastus_of_Corinth

 

 

LEIA SOB ERASTO:

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Erasto.pdf

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/05-03-2019_arquivos/image013.jpg

Corinto com “Acrocorinto" de Carl Anton Joseph Rottmann , 1847

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_Corinth

 

 

Erasto exerceu cargo político de alto status em Corinto.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/21-01-2019_arquivos/image011.jpg

Ruinas arqueológicas com o Acrocorinto ao fundo. Corinto, Grécia. Foto Ismael Gobbo.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image008.jpg

Poço de São Paulo. Fica no local identificado como sendo da casa do Apóstolo dos gentios.

Tarso, cidade da antiga Silícia, à época uma província romana. Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tarso (em turcoTarsus; em gregoΤαρσόςtransl.: Tarsós) é uma cidade da Turquia, localizada na região histórica da Cilícia (na atual província de Mersin), na foz do Rio Tarso (Berdan Çayı), que desagua no mar Mediterrâneo. O censo de 2000 registrou uma população de 216 382 habitantes.

A cidade se localiza a 15 quilômetros da cidade de Mersin, e a cerca de 40 km de Adana.

Com uma história de mais de 9 000 anos, Tarso tem sido um importante ponto de parada para comerciantes e um local de importância crucial para os romanos, especialmente em suas campanhas contra os partos e persas.[2][3]

De acordo com Alexandre, o Polímata, a cidade foi fundada por Senaqueribe. A Cilícia havia sido invadida pelos gregos, e Senaqueribe foi lutar contra eles. Apesar de ter várias perdas, ele foi vitorioso, e ergueu um monumento no local, em letras caldeias, que registrava a sua grandeza para as gerações futuras. Ele fundou a cidade de Tarso, no mesmo modelo da Babilônia. A fundação de Tarso ocorreu depois que Senaqueribe suprimira a revolta de Elibus, que reinou na Babilônia após Merodach Baladan.[4]

A cidade, capital da província romana da Cilícia, foi o palco do primeiro encontro entre Marco Antônio e Cleópatra em 41 a.C.,[3][5] além de ter sido o local de nascimento de São Paulo,[6] apóstolo cristão, também conhecido como "Paulo de Tarso".

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarso

 

 

          

 

Conhecendo-se...

 

 

Quais são suas maiores preocupações nos dias de hoje?

Talvez a esta pergunta você responda que é a educação dos filhos. Ou poderá afirmar ser a violência na sociedade. Haverá, ainda, quem responda ser a manutenção do emprego.

É verdade que os desafios da vida e seus naturais compromissos nos empurram para um mar de preocupações com as coisas do mundo.

Qualquer uma delas nos exige tempo e energia. Tempo para reflexionar sobre como nos comportamos, envolvidos por elas. Energia para tentarmos equacionar as mais urgentes.

As responsabilidades da vida são impositivos que nos estimulam ao progresso, ao aprendizado, a novas conquistas intelectuais e morais.

Porém, algum de nós diria que uma de nossas maiores preocupações seria a de nos autoconhecermos? Saber o que habita no país das nossas emoções é algo que nos preocupa?

Com tantos afazeres e demandas do mundo exterior, muitas vezes, empregamos pouco tempo para as coisas do mundo interno.

Como se não fossem importantes ou não se refletissem intensamente em nosso cotidiano, relegamos os interesses do nosso mundo íntimo para o campo do esquecimento.

Com esse tipo de comportamento, nossa alma se ressente, pois as emoções não são avaliadas, analisadas e, simplesmente, vão repercutindo, de maneira indiscriminada, em nossa intimidade.

Esse é um dos motivos pelos quais surgem, tão frequentemente, as doenças da alma. Não que elas apareçam rápida e espontaneamente.

Trata-se de um processo lento, que se vai alicerçando. É o resultado de um processo adiantado de esquecimento e abandono das próprias emoções.

É quando surgem as síndromes, fobias, depressões, refletindo, na sequência, em enfermidades no corpo.

Dessa forma, para evitar tais situações, reservemos um tempo para nós mesmos. Um tempo para analisar nossas atitudes, nosso comportamento, nossas ações e, mais detidamente, nossas reações.

Experimentemos, ao final de um dia, antes do merecido repouso, fazer uma breve análise do que ocorreu conosco, na jornada que se finda.

Perguntemo-nos se alguém teria alguma queixa contra nós, se fomos injustos em alguma situação, se praticamos alguma ação inadequada.

As nossas respostas, frente a essa análise, serão o fio condutor para o mergulho oportuno e necessário no país de nossas emoções, no campo dos nossos sentimentos.

Então nos poderemos avaliar, entendermo-nos um tanto mais e, aos poucos, nos autoconhecermos.

O passo seguinte, será o esforço do corrigir, do não repetir o erro, do não tombar nas mesmas dificuldades emocionais.

Esta será a melhor maneira de cuidarmos do nosso mundo íntimo, evitando episódios mais graves e doentios.

A nossa melhoria se dará sempre a partir do momento em que iniciarmos a viagem inevitável para nosso interior, do momento em que começarmos a nos conhecer.

Assim, caminharemos de maneira mais segura para a busca da paz e tranquilidade íntimas, evitando tropeços e quedas no transcorrer da vida.

Redação do Momento Espírita.
Em 4.7.2022

 

ESCUTE O ÁUDIO DESTE TEXTO

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=2826&stat=0

 

 

(Do site Feparana)

Svetlana se reflete no espelho (pintura de Karl Briullov, 1836)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Self-consciousness   

LEIA SOBRE AUTOCONSCIÊNCIA: https://en.wikipedia.org/wiki/Self-consciousness 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/El_cuentito.jpg

Amizade. Pintura a óleo sobre tela de Petrona Vieira.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:El_cuentito.jpg

 

 

 

Trabalhar

 

Pelo Espírito André Luiz.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Respostas da Vida. Lição nº 24. Página 85.

 

Se você acredita no valor da preguiça, olhe a água parada.

Seja qual seja o seu problema, o trabalho será sempre a sua base de solução.

Não existe processo de angústia que não se desfaça ao toque do trabalho.

Diante de qualquer sofrimento, o trabalho é o nosso melhor caminho para a libertação.

O segredo da paz íntima é agir um tanto mais além de nossas supostas possibilidades na construção do bem.

Não se aborreça se alguns companheiros lhe abandonaram a estrada; continue em seu próprio dever e o trabalho lhe trará outros.

O que você faz é aquilo que você tem.

A força está com a razão, mas a razão está do lado de quem trabalha.

Todos os medicamentos são valiosos na farmácia da vida, mas o trabalho é o remédio que oferece complemento a todos eles.

Quem trabalha encontra meios de esclarecer, mas não tem tempo de discutir.

O sucesso quase sempre se forma com uma parte de ideal e noventa e nove partes de suor na ação que o realiza.

 

 

  (Texto recebido em email do pesquisador e  divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

 

Cena do Clube Britânico. Autor: Thomas Rowlandson

Caricatura original em aquarela assinada por Rowlandson; cena no club lounge, mostrando membros

e atendentes sentados, cochilando, comendo etc., incluindo 2 oficiais do exército e cachorro

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:British_club_scene.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image012.jpg

Trabalhos. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ford_Madox_Brown_-_Work_-_artchive.com.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image050.jpg

O Semeador. Pintura de Jean-François Millet. Por volta de 1865.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_-_The_Sower_-_Walters_37905.jpg

 

 

 

         Acesse Noticias do Movimento Espírita por

Maria Benta Congregação Espírita

 

ACESSE AQUI:

https://www.mariabenta.com.br/noticias/

 

 

(Com informações de Jorge Rezala)

 

 

Palestra programada pelo Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

 

(Com informação de Réverson Generoso)

 

 

Programação do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

.

.🎤 Palestra Presencial - Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Rua Bandeirantes nº 183, Centro, Birigui - SP

🗓️ SEXTA-FEIRA - 08/07/2022 - às 20hs
📖 TEMA: "O tempo"

🗣️ PALESTRANTE: Dr. Itamar Andreatta

.

À partir das 19h30min inicia o ATENDIMENTO FRATERNO

À partir das 20hs inicia a 👧👦EVANGELIZAÇÃO Infantil e Pré-Mocidade.

.
⚠️ CUIDADOS
😷 Opcional o uso de máscara
🧍🏼‍♀️↔️🧍🏻‍♂️ Distanciamento

🙌🏻 Higiene das Mãos

🎥 A palestra também será transmitida pelo Facebook do C. E Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Sejam Bem Vindos(as)!!!

 

https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4yqTGgRlo6Ht9KTtj4Z-fdxl6DgNj3FfQib0uuQq7fKj68GJAh9mQwYhpdI2QZKpfnKhWTqE4A

 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Ideias inatas e bem-aventuranças em Nosso Lar

 

Em reunião presencial e transmitida pela internet, na Instituição “Nosso Lar”, Araçatuba, na manhã do dia 03 de julho, houve sequência das palestras sobre obras básicas. Osvaldo Magro Filho discorreu sobre ideias inatas, com base em “O livro dos espíritos” e Hélio Matos deu prosseguimento aos comentários sobre o capítulo Bem-aventurados os aflitos, de “O evangelho segundo o espiritismo”.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=nBIqmzQVWB0

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Significado de “Paulo e Estêvão” aos 80 anos de publicação

A elaboração e o significado do livro “Paulo e Estêvão”, do espírito Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, foi o tema de palestra “on line” de Flávio Rey de Carvalho (São Paulo), na tarde de 02 de julho. A Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes está promovendo a “Semana Paulo e Estêvão” pela passagem, em julho, dos 80 anos de publicação desse romance histórico. A transmissão foi coordenada por Fátima Mantello.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=VcwSPSRNJyQ&t=1277s

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Vídeo de Rener Cunha. Refletindo com Joana

Acesse no link:

 

ACESSE:

https://www.youtube.com/watch?v=r08ZOHyx-6I&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=1

 

 

 

                                         

Abrigo Ismael pedindo ajuda de colaboradores voluntários PARA A FEIJOADA. Araçatuba, SP

 

 

O Abrigo Ismael, departamento da União Espírita Paz e Caridade, sediado à Rua Marcilio Dias, 129, em Araçatuba, SP., entidade que abriga senhoras idosas, está necessitando de colaboradores voluntários para ajuda em suas tarefas. Foi mencionado que no sábado,   dia 16 de julho, às 11h30min,   será entregue a Feijoada Beneficente em prol da entidade cuja venda está sendo realizada. Todavia os dirigentes informam que precisam de colaboradores voluntários para o preparo da Feijoada. Informam que a ajuda pode ser iniciada na sexta-feira, dia 15, logo após o almoço e no sábado pela manhã, dia de preparo e entrega.

Para tanto os que puderem prestar esta ajuda podem se comunicar com:

 

 Telefone 36233408 com Reverson, Lorena e Cícera.

 Telefone 997227161 com Talita

 

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/14-11-2016_arquivos/image016.jpg

 

Exms Senhores,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência seguida de debate, subordinada ao tema "2 casos de reencarnação", com a gestor Francisco Reis, no dia 8 de Julho de 2022, às 21H00 

   Em Julho e Agosto terão lugar, todos os Sábados, das 15h às 16h15, tertúlias espíritas

   No Sábado, 8 de Julho, será projectado o filme "As mães de Chico Xavier" às 15H00, com entrada livre e

   gratuita.

 

Cordialmente

 

CCE

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

XVI FEMEU- Festival de Música Espírita

Uberaba, MG

 

 

(Recebido em email de Luiz Carlos de Souza [[email protected]])

 

 

GEPAR- Informes Julho de 2022

Niterói, RJ

 

Acesse aqui:

https://www.gepar.org.br/so/cfO6rdYeo?languageTag=pt&cid=9279d831-9ad6-4aa3-bb56-3361c1dffa22  

 

 

 

 

Evento: Aprimorando a Mediunidade

Canal do Youtube. Use Intermunicipal de Marília

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Campanha: O Jovem no Centro

USE Regional de Marília

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Exposição Diálogos de Corpo e Alma através do Centro Cultural dos Correios. Praça do Correio. São Paulo.

 

O Centro Cultural dos Correios está apresentando desde a última terça, dia 21/06 a Exposição Diálogos de Corpo e Alma, dividida em tres partes:

Arte, Cura e Afeto

Arte, Cura e Ciência

Arte, Cura e Espiritualidade

 

A História de Benedita Fernandes é contada em Arte com a participação de dezoito artistas nacionais e internacionais e convidados especiais do Brasil e do Exterior.

O projeto é de autoria de Lesiane Ogg com a curadoria de Luiz Badia.

Além de mostrar vários aspectos da vida de Benedita como um Modelo de Superação traz um diálogo intenso entre arte, ciência e espiritualidade. (Lesiane Ogg)

 

Prédio do Correio em São Paulo. Av. São João c/ Vale do Anhangabaú. Foto: Ismael Gobbo.

Quadro de Dona Benedita Fernandes de autoria da artista Lesiane Ogg. Exposição Diálogos de

Corpo e Alma através do Centro Cultural dos Correios. Praça do Correio. São Paulo. Foto: Ismael Gobbo

Exposição Diálogos de Corpo e Alma através do Centro Cultural dos Correios sob direção de Lesiane Ogg.

Praça do Correio. São Paulo. Fotos: Ismael Gobbo

 

 

32o. Concurso de Poesia com Temática Espírita


        A Arte Poética Castro Alves, com apoio da Fundação Espírita André Luiz, promove o 32o. Concurso de Poesia com Temática Espírita, cujas inscrições se encerrarão no dia 30 de setembro de 2022.
        Os participantes enviarão apenas uma poesia, (de sua autoria)  - informando: nome e sobrenome,   endereço completo (rua ou avenida, número, cep), telefone, e-mail e  xerox da carteira de identidade. O envio pode ser feito pelo  e-mail: [email protected]  - ou por carta,  para o endereço: Arte Poética Castro Alves,  32o. Concurso de Poesia com Temática Espírita -  Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), cep 01318-970.
        A festa para a entrega do Prêmio Castro Alves aos autores das  poesias vencedoras ocorrerá no dia 11 de dezembro de 2022 (domingo), das 15 às 18 horas, no Anfiteatro do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana, São Paulo (SP). Apresentação: José Damião e Guiomar Santana, da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Parte artística:  Leandro Gomes - violino;  Sandra Carvalhaes - piano.  Palestra do escritor e conferencista Adeilson Sales. 

 

Concurso de Poesia com Temática Espírita em  2021. Foto recebida de José Damião.

 

(Informação recebida em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site da Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba, PR

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

Seara de Luz- Bilac, SP

Mês Espírita 2022

 

 

(Informações de Seara Espírita)

 

 

Jornal Espírita de Getulina. O Farol

Acesse no  link

Endereços 

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Julho: https://dabunjr.files.wordpress.com/2022/07/jornal-espirita169-1.pdf

Vai anexo também.

 

***NOSSO JORNAL VOLTOU A SER IMPRESSO. SE QUISER RECEBÊ-LO ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DESTE E-MAIL

 

Obrigado e beijos no coração!

 

 

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Chico Xavier

São Paulo, SP

 

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VIII

1a semana de Julho de 2022

 

 

Chico Xavier – 20 anos depois da “partida”; Pureza de coração em estudo; Mostra do Centro de Cultura e Documentação – CCDPE em Congresso Estadual: Os “alvos” de Paulo de Tarso e Chico Xavier; Anotações das epístolas de Paulo e relação com a vida de Chico Xavier; Bem-aventuraça dos aflitos para o Rio de Janeiro; Dia da gratidão – homenagem pelos 20 anos da partida de Chico Xavier;  Espiritismo e política, leis morais e a “política” de Benedita Fernandes; Dois anos de excursões no bem a partir da Estação Dama da Caridade; Em Araçatuba – palestras sobre obras básicas e homenagem a Benedita Fernandes; Chico Xavier – 20 anos depois em transmissão;  Chico, Emmanuel e a religião; Na luta vulgar

 

Artigo – Chico Xavier – 20 anos depois da “partida”:

http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-20-anos-depois-da-partida/

 

 

Notícias:

- Pureza de coração em estudo:

http://grupochicoxavier.com.br/pureza-de-coracao-em-estudo/

 

- Mostra do Centro de Cultura e Documentação – CCDPE em Congresso Estadual:

http://grupochicoxavier.com.br/mostra-do-centro-de-cultura-e-documentacao-ccdpe-em-congresso-estadual/

 

Estudo do Evangelho:

- Os “alvos” de Paulo de Tarso e Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/os-alvos-de-paulo-de-tarso-e-de-chico-xavier/

 

- Anotações das epístolas de Paulo e relação com a vida de Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/anotacoes-das-epistolas-de-paulo-e-relacao-com-a-vida-de-chico-xavier/

- Bem-aventuraça dos aflitos para o Rio de Janeiro:

http://grupochicoxavier.com.br/bem-aventuranca-dos-aflitos-para-o-rio-de-janeiro/

 

Videos:

- Dia da gratidão – homenagem pelos 20 anos da partida de Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/dia-da-gratidao-homenagem-pelos-20-anos-da-partida-de-chico-xavier/

 

- Espiritismo e política, leis morais e a “política” de Benedita Fernandes:

http://grupochicoxavier.com.br/espiritismo-e-politica-leis-morais-politica-de-benedita-fernandes/

 

- Dois anos de excursões no bem a partir da Estação Dama da Caridade:

http://grupochicoxavier.com.br/dois-anos-de-excursoes-no-bem-a-partir-da-estacao-dama-da-caridade/

 

- Em Araçatuba – palestras sobre obras básicas e homenagem a Benedita Fernandes:

http://grupochicoxavier.com.br/em-aracatuba-palestras-sobre-obras-basicas-e-homenagem-a-benedita-fernandes/

 

- Chico Xavier – 20 anos depois em transmissão:

http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-20-anos-depois/

 

- Chico, Emmanuel e a religião:

http://grupochicoxavier.com.br/chico-emmanuel-e-a-religiao/

 

 

Mensagem –  Na luta vulgar:

http://grupochicoxavier.com.br/na-luta-vulgar/

 

o0o

Viver de qualquer modo é de todos, mas viver em paz consigo mesmo é serviço de poucos” – Emmanuel

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Segue-me. Cap. Viver em paz. Matão: O Clarim)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Informações do Movimento Espírita em email de Irmãos W

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações Kardequianas

 

ATUALIZAÇÃO DO SITE 

 

Estamos trazendo esta semana materiais raros sobre o Movimento Espírita de São Paulo através do Jornal Verdade e Luz (1 época) (1891 - 1902) e da Revista Verdade e Luz (2 época) (1905 – 1908) através da pena de António Gonçalves da Silva (Batuíra) 

Em época em que não havia no Estado de São Paulo qualquer folha espírita, em torno de 1890, Batuíra fundou o jornal Verdade e Luz, que ele mesmo publicava através da tipografia adquirida com as economias. Quinzenalmente eram impressos cerca de 3 mil exemplares a serem vendidos inicialmente em duas charutarias no centro da cidade, com renda em benefício das sociedades filantrópicas.

O Verdade e Luz chegou a alcançar 15 mil exemplares – uma tiragem muito superior a dos jornais diários da época. Distribuído por todo o Brasil, o periódico estampava colunas escritas por dezenas de espiritistas brasileiros, dentre eles Anália Franco e Casimiro Cunha e outros.

 

Quem foi Batuíra??? 

Pioneiro do jornalismo espírita em São Paulo, Batuíra está relacionado ao crescimento dessa cidade, que completa hoje 457 anos.

Esse nome sonoro, que volta e meia chega aos nossos ouvidos no movimento espírita, na verdade é apenas um apelido. Mas um apelido de um dos maiores propagandistas do Espiritismo do Brasil. Nascido em Portugal, em 19 de março de 1839, Antônio Gonçalves da Silva era filho de camponeses e aportou no Brasil aos 11 anos de idade e com apenas a instrução primária.

Como entregador do jornal Correio Paulistano, em Campinas- SP, Batuíra fazia amigos com facilidade e ganhava a admiração por onde passava, por seu espírito dócil e diligente. Muito ativo, ganhou o apelido de “O Batuíra”, nome dado a uma ave pernalta ligeira que habitava os charcos, onde hoje é o Parque D. Pedro II, em São Paulo.

Dado às artes e às idéias abolicionistas, ele fundou em São Paulo e manteve por dez anos o Teatrinho da Cruz Preta, onde se reuniam estudantes e intelectuais da época, atraídos pela informalidade e pelas peças pitorescas.

Mas foi a perda de seu filho único, aos 12 anos de idade, que fez com que ele se aproximasse do Espiritismo e sentisse o desejo de fazer com que outras pessoas conhecessem aquela doutrina consoladora. Mesmo antes de se tornar espírita, Batuíra era dono de elevados dotes de moral cristã. “Inúmeras vezes escondera escravos fugidos dos maus tratos dos seus senhores, e, sempre que eles eram descobertos, envidava todos os esforços para compra-lhes a liberdade” .

Em época em que não havia no Estado de São Paulo qualquer folha espírita, em torno de 1890, Batuíra fundou o jornal Verdade e Luz, que ele mesmo publicava através da tipografia adquirida com as economias. Quinzenalmente eram impressos cerca de 3 mil exemplares a serem vendidos inicialmente em duas charutarias no centro da cidade, com renda em benefício das sociedades filantrópicas.

O Verdade e Luz chegou a alcançar 15 mil exemplares – uma tiragem muito superior a dos jornais diários da época. Distribuído por todo o Brasil, o periódico estampava colunas escritas por dezenas de espiritistas brasileiros, dentre eles Anália Franco e Casimiro Cunha.

Batuíra enfronhava-se nos livros de homeopatia com intuito de fazer de sua mediunidade de cura um instrumento de alívio para as dores dos necessitados. Muitos obsidiados, tidos como loucos incuráveis pela Medicina terrena, voltaram à vida conscientes e normais.

Foi sua preocupação com a cura verdadeira das almas que fez com que fundasse também grupos e centros espíritas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, nos quais procurava estar presente. Propagava o Espiritismo através de conferências pelas cidades brasileiras, visitando enfermos e distribuindo folhetos sobre a doutrina e livros.

Não bastassem seus exemplos de desprendimento e compromisso com a tarefa, Batuíra revelou sua humildade ao assinar como Ninguém uma série de artigos publicados no Verdade e Luz, onde fazia frente às críticas das quais o Espiritismo era vítima.

Não se sentia na condição de assinar qualquer crítica com a superioridade que julgava não possuir. Só depois de doar todos os seus bens à Instituição Cristã Beneficente Verdade e Luz, fundada por ele em 1904, é que passou assinar Alguém.

Menos de um ano antes de desencarnar, Batuíra instituiu a União Espírita do Estado de São Paulo, órgão que passou a federar todos os grupos e centros existentes no Estado. Desencarnou em janeiro de 1909, aos 70 anos “agradecendo a Deus por ter abençoado seu humilde trabalho”.

Grandes Espíritas do Brasil – Zeus Wantuil

 

O TRABALHO:

Montagem das páginas do site através de pesquisas Verdade e Luz na Biblioteca Nacional do Brasil e de leitura e coleta de artigos publicados na Verdade e Luz. Apresentação pelo pesquisador Eduardo Carvalho Monteiro através da obra “Batuíra, Verdade e Luz” que foi um dos fundadores do CCDPE-ECM (Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espiritismo). ATRAVÉS DA OBRA: BATUÍRA VERDADE E LUZ. VER A OBRA

 

SEGUEM OS MATERIAIS NOS LINKS OU ANEXO

 

2) VERDADE E LUZ (02ª ÉPOCA) - Batuíra apresenta um novo formato da Revista Verdade e Luz contendo 32 páginas de substancioso Espiritismo. Transferindo em março de 1905 a redação e as máquinas tipográficas para a Rua Espírita nª 28.

Acesse o link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Periodicos%20Espiritas/Batuira%20-%20Verdade%20e%20Luz/Verdade%20e%20Luz%20revista%20quinzenal%20de%20espiritualismo/Verdade%20e%20Luz%20-%20Revista%20quinzenal%20de%20espiritualismo%20scientifico.htm

 

1) VERDADE E LUZ (01ª ÉPOCA) - Em época em que não havia no Estado de São Paulo qualquer folha espírita, em torno de 1890, Batuíra fundou o Jornal Verdade e Luz, que ele mesmo publicava através da tipografia adquirida com as economias. Quinzenalmente eram impressos cerca de 3 mil exemplares a serem vendidos inicialmente em duas charutarias no centro da cidade, com renda em benefício das sociedades filantrópicas.

Acesse o link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Periodicos%20Espiritas/Batuira%20-%20Verdade%20e%20Luz/Batuira%20-%20Verdade%20e%20Luz/Batuira%20-%20Jornal%20Verdade%20e%20Luz.htm

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

 

CENTRO CULTURAL ESPÍRITA DE PORTO ALEGRE (CEPA) 

 

Live no Facebook: Morte, Luto e Imortalidade

O Centro Cultural Espírita de Porto Alegre - CCEPA realizou em 01/02/2022, às 20h, um diálogo com o autor espírita Jerri Almeida sobre os temas de seu livro mais recente "Morte, Luto e Imortalidade".

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=4Fh0iB_Tsm4

 

Live no Facebook: O Laicismo tem futuro no movimento espírita?

Vídeo da Live realizada no dia 30/11/2021, pelo Centro Cultural Espírita de Porto Alegre-CCEPA, com a moderação de Salomão Jacob Benchaya e participação dos convidados Jon Aizpúrua, Reinaldo Di Lucia e Milton Medran Moreira falando sobre a proposta espírita laica, seu histórico, características, diferenças em relação ao movimento religioso, suas perspectivas e projetos para o Espiritismo.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=Xv1nIm8HzsE

 

O Compromisso do Espiritismo com a Democracia

Evento de Integração do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre - CCEPA,  realizado em 19/10/2021, 20h, com apresentação de Dirce Carvalho Leite, coordenação de Salomão Benchaya e exposição de Milton Medran Moreira, a partir do  editorial publicado no Jornal CCEPA Opinião 282.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=nQFzUG_lwrU&t=99s

 

CESAR PERRI  

 

Chico Xavier – 20 anos depois 

Análise da vida e obra de Chico Xavier e das repercussões após 20 anos de sua desencarnação, ocorrida no dia 30 de junho de 2002. Esse foi o tema desenvolvido por Antonio Cesar Perri de Carvalho, no dia 25 de junho, em programa da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes. Entre as fontes, livros do expositor “Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões” (USE/EME, 2019) e “Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões (Cocriação, 2021). Trata-se de série semanal sobre Chico Xavier – Momentos Especiais, Datas Marcantes, que ao ensejo dos 20 anos da partida do médium, o expositor focaliza episódios relacionados com Chico Xavier em transmissões da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, aos sábados às 17 horas. 

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=vwbq5rucRzo&t=899s

 

BRUNO TAVARES 

 

01) Apresentação dos manuscritos da Coleção AKOL por Adair Ribeiro (Playlist contendo materiais raros sobre o Espiritismo e Allan kardec e do Movimento Espírita).

Acesse o link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL9CGgrmV-Pnq2GsSt59Pz3b_rA8_WSS92

 

02) Projeto Allan Kardec - O Acervo Forestier (Bruno Tavares entrevista Charles Kempf) (Federação Espírita Francesa)

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=bZ6qJ0J0VlM

 

JORGE HESSEN 

 

Palestra Espírita - Tema: A oração está muito além do espaço e do tempo, com Jorge Hessen

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=Y4UtsIut6hY

 

CANAL LUZ ESPÍRITA 

 

Acompanhe, todo domingo, às 10h (horário de Brasília), as videopalestras produzidas pela Equipe Luz Espírita, com exposições sobre os mais diversos temas de interesse ao estudo do Espiritismo, com a participação de expositores espíritas da nossa fraternidade e outros convidados.

 

Palestra#25 - "Chico Xavier por Herculano Pires" - com Heloísa Pires

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=f_V_BjFQf6Q

 

Palestra#24 - " Provas e expiações no lar" - com Elsa Rossi

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=zkhvk4R76Ic&t=1011s

 

Palestra#23 - “Centro Espírita, escola de almas” - com Marcus De Mario

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=vfRNGrBEuEM

 

CHARLES KEMPF 

  

O programa "Espiritismo com Kardec e seus pioneiros" vai ao ar toda quarta-feira às 7h30, ao vivo (em direto) com apresentação de Charles Kempf, André Luis Chiarini Villar e Sérgio Villar.   

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros| Charles Kempf e André Luis Villar | 22.06.22 

Tema do programa de hoje: O Espiritismo na arte (3 parte). 

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=TrEEVNrtP_w&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=2 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros| Charles Kempf e André Luis Villar | 15.06.22 

Tema do programa de hoje: O Espiritismo na arte (2 parte) 

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=PowUOPyRx-A&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=2 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros| Charles Kempf e André Luis Villar | 08.06.22 

Tema do programa de hoje: Socialismo e Espiritismo (5 parte) e (01 PARTE)O Espiritismo na arte. 

Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=05areGstrg0&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=1 

 

A LUTA SEGUE 

 

IRMÃOS W. 

 

(Recebido em email de wanderlei santos [[email protected]]

 

 

As aparições de espíritos e os agêneres

 

Publicado na Coluna de

O Tempo, BH, MG

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/18-06-2012_arquivos/image001.jpg

José Reis Chaves

Foto: Ismael Gobbo

 

Os agêneres são espíritos encarnados e desencarnados que aparecem, podendo eles, inclusive, ser materializados e palpáveis. Esse fenômeno é chamado também pelo espiritismo de emancipação, pela Igreja Católica de bilocação, fenômeno esse que aconteceu com alguns santos católicos, sendo os mais conhecidos os ocorridos com Santo Antônio de Pádua e Santo Afonso Maria de Ligório. Os cientistas de prêmio Nobel de física e química William Croques e Charles Riches e outros, também famosos como o russo Acasakov comprovaram a realidade desse fenômeno, chamado também de viagem astral.

  Geralmente, os agêneres são fenômenos rápidos, mas há exceções. O sacerdote Melquisedeque da Bíblia, sem genealogia, sem pai e sem mãe, seria um agênere? Mas vamos tratar é do Anjo Rafael, sem dúvida nenhuma, um agênere, do Livro de Tobias da Bíblia Católica. Porém, antes de entrarmos no assunto, queremos deixar claro que, para a doutrina espírita, na sua parte científica, e para a Bíblia, os anjos, “aggelos” em grego, significam espíritos humanos enviados. E os demônios, “daimones” em grego, são também espíritos humanos apenas atrasados e não de outra categoria. Daí que até se diz anjos bons e anjos maus. O que os diferencia, pois, é o nível de evolução. Aliás, Deus não criaria espíritos de categoria má eles, por serem imortais, vão se tornar anjos no decorrer das eternidades, como já ensinava o grande iluminado teólogo do cristianismo primitivo Origenes, com sua tese “Apokatastase”.

A Igreja Católica aceita esse fenômeno de agêneres com o nome de bilocação, mas de modo incompleto e confuso, por ela ter uma visão errada dos espíritos humanos já anjos (super evoluídos ou super adiantados) e os ainda muito atrasados que ela e uma tradição cristã passaram a chamar de demônios. Numa visão espírita, bíblica e científica, geralmente, os fenômenos de agêneres são aparições rápidas de espíritos desencarnados ou encarnados. Mas há exceções. E, assim, por exemplo, a história do Livro de Tobias fica fantasiosa e, pois, sem crédito, uma vez que o Anjo Rafael é um agênere. Ele curou de uma cegueira o Tobias pai, e acompanhou o Tobias filho numa longa e importante viajem, além de ajeitar para ele o casamento com Sara.

Mas os teólogos cristãos, querendo explicar o Livro de Tobias, com sua visão antiga errada de anjos e demônios, transformam este livro numa história que parece ser da carochinha... Aliás, os protestantes até consideram esse livro como apócrifo, o qual não consta, pois, da Bíblia Protestante.

 E eis uma prova inquestionável dada pelo próprio Anjo Rafael de que ele era um agênere, ao identificar-se para o Tobias pai, em Tobias 5: 13: “Eu sou o Azarias, filho do grande Ananias, um dos teus irmãos.”

 

 

(Recebido em email de Jose Reis Chaves [[email protected]])

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/19-02-2018_arquivos/image011.jpg

Santo Antonio*. Estátua em madeira (inicio do séc. XVIII?) reduzida a meio busto após o incêndio

ocorrido em 1749 que arruinou a Basílica. Na cava interna há traços do fogo.

Basílica de Santo Antonio. Padova, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

* Fenômenos da ubiquidade foram atribuidos a Santo Antonio de Pádua que era portador desse dom.

Teria interrompido pregação em Pádua e se apresentado em Lisboa para defender seu pai

que fora acusado injustamente de homicídio.

 

Afonso de Ligório. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_de_Lig%C3%B3rio

 

 

LEIA A BIOGRAFIA DE AFONSO DE LIGÓRIO NO LINK

https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_de_Lig%C3%B3rio   

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/26-10-2017_arquivos/image012.jpg

 

Sir William Crookes com a médium Florence Cook ao chão, e o espírito materializado de Katie King – imagem

 retocada para publicação, no século XIX. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sir_William_Crookes_and_Katie_King.jpg

 

Retrato de Charles Robert Richet, Prêmio Nobel de Fisiologia 1913

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Robert_Richet   

LEIA NO LINK https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Robert_Richet       

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/09-06-2021_arquivos/image010.jpg 

 

Alexandre Aksakof. Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Aksakof

 

Alexandre Aksakof (Ripievka27 de maio de 1832 — São Petersburgo4 de janeiro de 1903) foi um russo diplomata (conselheiro de Alexandre III), filósofojornalistatradutoreditor e grande pesquisador dos fenômenos espíritas durante o século XIX[1].

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Aksakof

 

 

 

William Thomas Stead

(5 de julho de 1849 - 15 de abril de 1912)

 

William Thomas Stead (5 de julho de 1849 - 15 de abril de 1912) foi um editor de jornal britânico que, como pioneiro do jornalismo investigativo, tornou-se uma figura controversa da era vitoriana.[1] Stead publicou uma série de campanhas extremamente influentes enquanto editor do The Pall Mall Gazette, e ele é mais conhecido por sua série de artigos de 1885, The Maiden Tribute of Modern Babylon. Estes foram escritos em apoio a um projeto de lei, mais tarde apelidado de "Stead Act", que aumentou a idade de consentimento de 13 para 16.[2]

 

O "novo jornalismo" de Stead abriu o caminho para o tablóide moderno na Grã-Bretanha.[2] Ele foi descrito como "o jornalista mais famoso do Império Britânico."[3] Considera-se que ele influenciou como a imprensa poderia ser usada para influenciar a opinião pública e a política do governo e defendeu o "Governo pelo Jornalismo".[4] Ele era conhecido por sua reportagem sobre bem-estar infantil, legislação social e reforma dos códigos criminais da Inglaterra.

 

Stead morreu no naufrágio do RMS Titanic.[2]

 

 

Vida pregressa

Stead nasceu em Embleton, Northumberland, filho do reverendo William Stead, um pobre e respeitado ministro congregacional, e Isabella (nascida Jobson), filha culta de um fazendeiro de Yorkshire.[5] Um ano depois, a família mudou-se para Howdon, no rio Tyne, [6] onde nasceu seu irmão mais novo, Francis Herbert Stead. Stead foi amplamente educado em casa por seu pai, e aos cinco anos de idade já era bem versado nas Sagradas Escrituras e diz-se que era capaz de ler latim quase tão bem quanto lia inglês.[7] Foi a mãe de Stead quem talvez tenha tido a influência mais duradoura na carreira de seu filho. Uma das memórias de infância favoritas de Stead era de sua mãe liderando uma campanha local contra as controversas Leis de Doenças Contagiosas do governo – que exigia que as prostitutas que viviam em cidades-guarnição fossem submetidas a exames médicos.[8]

 

De 1862 frequentou a Silcoates School em Wakefield, até 1864, quando foi aprendiz no escritório de um comerciante no Quayside em Newcastle upon Tyne, onde se tornou escriturário.[9]

 

 

 

O eco do norte

Stead contribuiu com artigos para o jornal liberal emergente de Darlington The Northern Echo de 1870, e apesar de sua inexperiência, foi nomeado editor do jornal em 1871.[10] Com apenas 22 anos, Stead era o editor de jornal mais jovem do país.[8] Stead usou as excelentes conexões ferroviárias de Darlington a seu favor, aumentando a distribuição do jornal em nível nacional.[7] Stead sempre foi guiado por uma missão moral, influenciado por sua fé, e escreveu a um amigo que o cargo seria "uma gloriosa oportunidade de atacar o diabo".[10]

 

Em 1873, casou-se com sua namorada de infância, Emma Lucy Wilson, filha de um comerciante local e armador; eles eventualmente teriam seis filhos juntos.[11] Em 1876, Stead se juntou a uma campanha para revogar a Lei de Doenças Contagiosas, fazendo amizade com a feminista Josephine Butler. A lei foi revogada em 1886.[12]

 

Ele ganhou notoriedade em 1876 por sua cobertura da agitação das atrocidades búlgaras.[13] Ele também é creditado como "um fator importante" em ajudar Gladstone a ganhar uma esmagadora maioria nas eleições gerais de 1880.[4][14]

 

 

A Gazeta do Pall Mall

 

Stead foi nomeado editor assistente do Liberal Pall Mall Gazette[15] (precursor do London Evening Standard) em 1880, e ajudou a transformar um jornal tradicionalmente conservador "escrito por cavalheiros para cavalheiros".[8] Quando seu editor, John Morley, foi eleito para o Parlamento, Stead assumiu o cargo (1883-1889). Quando Morley foi nomeado secretário de Estado da Irlanda, Gladstone perguntou ao novo ministro do gabinete se ele estava confiante de que poderia lidar com aquele país mais angustiante. Morley respondeu que, se ele conseguia controlar Stead, ele conseguia qualquer coisa.

 

Ao longo dos próximos sete anos Stead desenvolveria o que Matthew Arnold apelidou de "O Novo Jornalismo".[11] Suas inovações como editor do Gazette incluíram incorporar mapas e diagramas em um jornal pela primeira vez, dividir artigos mais longos com subtítulos atraentes e misturar suas próprias opiniões com as das pessoas que ele entrevistou.[8] Ele fez uma reportagem sobre os extras de Pall Mall, e seu empreendimento e originalidade exerceram uma poderosa influência no jornalismo e na política contemporânea.[15] A primeira campanha sensacional de Stead foi baseada em um panfleto não-conformista, The Bitter Cry of Outcast London. Suas histórias lúgubres de vida miserável nas favelas tiveram um efeito totalmente benéfico na capital. Uma Comissão Real recomendou que o governo limpasse as favelas e encorajasse moradias de baixo custo em seu lugar. Foi o primeiro sucesso de Stead. Ele também foi pioneiro no uso da entrevista no jornalismo britânico - embora outras entrevistas tenham aparecido em jornais britânicos antes [16] - com sua entrevista com o general Gordon em 1884.[17]

 

Em 1884, Stead pressionou o governo a enviar seu amigo General Gordon ao Sudão para proteger os interesses britânicos em Cartum. O excêntrico Gordon desobedeceu às ordens, e o cerco de Cartum, a morte de Gordon e o fracasso da imensamente cara Gordon Relief Expedition foi um dos grandes desastres imperiais do período.[12] Após a morte do general Gordon em Cartum em janeiro de 1885, Stead publicou a primeira manchete de 24 pontos na história do jornal, "TOO LATE!", lamentando o fracasso da força de socorro em resgatar um herói nacional.[18]

 

Durante o ano seguinte, ele conseguiu persuadir o governo britânico a fornecer £ 51/2 milhões adicionais para reforçar as defesas navais enfraquecidas, após o que publicou uma série de artigos.[14] Stead não era um falcão, em vez disso acreditava que a forte marinha britânica era necessária para manter a paz mundial.[19] Distinguiu-se por seu vigoroso manejo dos assuntos públicos e sua brilhante modernidade na apresentação das notícias.[15] No entanto, ele também é creditado como originador da técnica jornalística moderna de criar um evento noticioso em vez de apenas reportá-lo, como sua "investigação" mais famosa, o caso Eliza Armstrong, foi demonstrar.[20]

 

Em 1886, ele começou uma campanha contra Sir Charles Dilke, 2º Baronete por sua exoneração nominal no escândalo Crawford. A campanha acabou contribuindo para a tentativa equivocada de Dilke de limpar seu nome e sua conseqüente ruína. Stead empregou Virginia Crawford, e ela desenvolveu uma carreira como jornalista e escritora, pesquisando para outros autores de Stead, mas nunca escreveu sobre seu próprio caso ou sobre Dilke de forma alguma.[21]

 

 

Caso Eliza Armstrong

Ver artigo principal: caso Eliza Armstrong

"Dezenove Delegacia, Primeira Ala, Chicago", 1894 - mapa de Stead apresentando 37 bordéis, 46 saloons, 11 casas de penhores

 

Em 1885, na esteira da luta de Josephine Butler pela revogação das Leis de Doenças Contagiosas, Stead iniciou uma cruzada contra a prostituição infantil publicando uma série de quatro artigos intitulados "The Maiden Tribute of Modern Babylon". Para demonstrar a veracidade de suas revelações, ele organizou a "compra" de Eliza Armstrong, a filha de 13 anos de um limpador de chaminés. Sua primeira parcela foi seguida com um aviso garantido para fazer o Pall Mall Gazette se esgotar. As cópias mudaram de mãos por 20 vezes seu valor original e o escritório foi cercado por 10.000 membros do público. Globo rival.[8]

 

Embora se acredite que sua ação tenha promovido a aprovação da Lei de Emenda à Lei Criminal de 1885, sua demonstração bem-sucedida da existência do comércio levou à sua condenação por sequestro e a uma pena de prisão de três meses nas prisões de Coldbath Fields e Holloway. Ele foi condenado por motivos técnicos de que não conseguiu primeiro obter permissão para a "compra" do pai da menina.

 

A campanha "Maiden Tribute" foi o ponto alto da carreira de Stead no jornalismo diário.[4] A série inspirou George Bernard Shaw a escrever Pigmalião, e a nomear sua personagem principal Eliza.[8] Outro dos personagens descritos, o "Minotauro de Londres", foi sugerido como tendo inspirado Jekyll e Hyde.[22]

 

 

Revisão de Comentários e outros empreendimentos

Fique em 1881

 

Stead renunciou ao cargo de editor do Pall Mall em 1889 para fundar a Review of Reviews (1890) com Sir George Newnes. Foi um mensal não-partidário de grande sucesso.[4] A revista encontrou uma audiência global e pretendia unir o império sintetizando todo o seu melhor jornalismo.[12] A energia abundante e a caneta fácil de Stead encontraram espaço em muitas outras direções no jornalismo de tipo humanitário avançado. Desta vez viu Stead "no auge de seu prestígio profissional", de acordo com E. T. Raymond.[9] Ele foi o primeiro editor a empregar jornalistas mulheres.[12]

 

Stead viveu em Chicago por seis meses em 1893-1894, fazendo campanha contra bordéis e antros de bebida, e publicou If Christ Came to Chicago.[12]

 

A partir de 1895, Stead publicou reimpressões acessíveis de literatura clássica sob títulos como The Penny Poets[23] e Penny Popular Novels, nos quais ele "resumia os grandes romances do mundo para que pudessem se encaixar, digamos, sessenta e quatro páginas em vez de seiscentas".[24] Seu espírito por trás do empreendimento antecedeu a Penguin Books de Allen Lane por quase quarenta anos, e ele se tornou "o principal editor de livros de bolso na Era Vitoriana".[14] Em 1896, Stead lançou a série Books for the Bairns, cujos títulos incluíam contos de fadas e obras da literatura clássica.[25][14][26]

 

Stead tornou-se um defensor entusiástico do movimento pela paz e de muitos outros movimentos, populares e impopulares, nos quais impressionou o público em geral como um visionário extremo, embora sua energia prática fosse reconhecida por um círculo considerável de admiradores e alunos.[15] Stead era um pacifista e um defensor da paz, que defendia um "Estados Unidos da Europa" e um "Alto Tribunal de Justiça entre as nações" (uma versão inicial das Nações Unidas), mas também preferia o uso da força na defesa da lei.[27][28] Ele cobriu extensivamente as Conferências de Paz de Haia de 1899 e 1907; para este último imprimiu um jornal diário durante a conferência de quatro meses. Ele tem um busto no Palácio da Paz em Haia. Como resultado dessas atividades, Stead foi repetidamente indicado ao Prêmio Nobel da Paz.[7]

Dois títulos da Biblioteca de obras-primas de Stead para meninos e meninas

Dois títulos da Biblioteca de obras-primas de Stead para meninos e meninas

 

Com toda a sua impopularidade e toda a suspeita e oposição gerada por seus métodos, sua personalidade permaneceu forte, tanto na vida pública quanto na privada. Ele foi um dos primeiros sonhadores imperialistas, cuja influência sobre Cecil Rhodes na África do Sul permaneceu de importância primordial; muitos políticos e estadistas, que na maioria dos assuntos estavam completamente em desacordo com suas idéias, ainda assim deviam algo a eles. Rhodes fez dele seu confidente e foi inspirado em seu testamento por suas sugestões; e Stead pretendia ser um dos executores de Rhodes. No entanto, na época da Segunda Guerra Boer Stead se lançou na causa Boer e atacou o governo com violência característica,[15] e consequentemente seu nome foi removido dos executores do testamento.[29]

 

O número de suas publicações gradualmente se tornou muito grande, pois ele escrevia com facilidade e fervor sensacionalista sobre todos os tipos de assuntos, desde A Verdade sobre a Rússia (1888) até Se Cristo Veio a Chicago! (Laird & Lee, 1894), e de Mrs Booth (1900) a The Americanization of the World (1901).[15]

 

Stead era um esperantista e frequentemente apoiava o esperanto em uma coluna mensal na Review of Reviews.[30]

 

Em 1904 ele lançou o The Daily Paper, que faliu após seis semanas, e Stead perdeu £ 35.000 de seu próprio dinheiro (quase £ 3 milhões em valor de 2012) e sofreu um colapso nervoso.[6][12]

 

 

Encontro com William Randolph Hearst

Um ano antes da Guerra Hispano-Americana, W. T. Stead viajou para Nova York para se encontrar com William Randolph Hearst, para ensiná-lo Governo pelo Jornalismo.[31][32][fonte auto-publicada][33]

 

 

Viajar para a Rússia

Em 1905, Stead viajou para a Rússia para tentar desencorajar a violência durante a Revolução Russa, mas sua turnê e conversas não tiveram sucesso.[34]

 

 

 

Espiritualismo

Fique com sua família, 1890

 

Na década de 1890, Stead tornou-se cada vez mais interessado no espiritualismo.[35] Em 1893, ele fundou uma revista espiritualista trimestral, Borderland, na qual deu pleno destaque ao seu interesse pela pesquisa psíquica.[6][35] Stead era editor e empregou Ada Goodrich Freer como editora assistente; ela também foi uma contribuidora substancial sob o pseudônimo de "Miss X".[36] Stead afirmou que tinha o hábito de se comunicar com Freer por telepatia e escrita automática.[37][38][39] A revista cessou a publicação em 1897.[35]

 

Stead afirmou estar recebendo mensagens do mundo espiritual e, em 1892, ser capaz de produzir escrita automática.[35][37] Seu contato espiritual foi acusado de ser a falecida Julia A. Ames, uma reformadora e jornalista americana da temperança que ele conheceu em 1890, pouco antes de sua morte. Em 1909, ele fundou o Julia's Bureau, onde os inquiridores podiam obter informações sobre o mundo espiritual de um grupo de médiuns residentes.[35]

 

Grant Richards disse que "A coisa que operou mais fortemente em diminuir o domínio de Stead sobre o público em geral foi sua absorção no espiritualismo".[40]

 

O fisiologista Ivor Lloyd Tuckett escreveu que Stead não tinha formação científica e era crédulo quando se tratava do espiritualismo. Tuckett examinou um caso de fotografia de espíritos que Stead afirmou ser genuíno. Stead visitou um fotógrafo que produziu uma fotografia dele com um suposto soldado falecido conhecido como "Piet Botha". Stead afirmou que o fotógrafo não poderia ter encontrado nenhuma informação sobre Piet Botha; no entanto, Tuckett descobriu que um artigo em 1899 havia sido publicado sobre Pietrus Botha em uma revista semanal com um retrato e detalhes pessoais.[41]

 

No início do século 20, Arthur Conan Doyle e Stead foram levados a acreditar que os mágicos de palco Julius e Agnes Zancig tinham poderes psíquicos genuínos. Tanto Doyle quanto Stead escreveram que os Zancigs realizavam telepatia. Em 1924 Julius e Agnes Zancig confessaram que seu ato de leitura da mente era um truque e publicaram o código secreto e todos os detalhes do método de truque que eles usaram sob o título de Nossos Segredos !! em um jornal de Londres.[42]

 

Dez anos após o naufrágio do Titanic, a filha de Stead, Estelle, publicou The Blue Island: Experiences of a New Arrival Beyond the Veil, que pretendia ser uma comunicação com Stead através de um médium, Pardoe Woodman. No livro, Stead descreveu sua morte no mar e discutiu a natureza da vida após a morte. O manuscrito foi produzido usando escrita automática, e Stead citou como prova de sua autenticidade o hábito do escritor de voltar a cruzar "t's" e ponto "i's" durante a revisão, o que ela disse ser característico da técnica de escrita de seu pai em vida.

 

 

Espiritualismo

Fique com sua família, 1890

 

Na década de 1890, Stead tornou-se cada vez mais interessado no espiritualismo.[35] Em 1893, ele fundou uma revista espiritualista trimestral, Borderland, na qual deu pleno destaque ao seu interesse pela pesquisa psíquica.[6][35] Stead era editor e empregou Ada Goodrich Freer como editora assistente; ela também foi uma contribuidora substancial sob o pseudônimo de "Miss X".[36] Stead afirmou que tinha o hábito de se comunicar com Freer por telepatia e escrita automática.[37][38][39] A revista cessou a publicação em 1897.[35]

 

Stead afirmou estar recebendo mensagens do mundo espiritual e, em 1892, ser capaz de produzir escrita automática.[35][37] Seu contato espiritual foi acusado de ser a falecida Julia A. Ames, uma reformadora e jornalista americana da temperança que ele conheceu em 1890, pouco antes de sua morte. Em 1909, ele fundou o Julia's Bureau, onde os inquiridores podiam obter informações sobre o mundo espiritual de um grupo de médiuns residentes.[35]

 

Grant Richards disse que "A coisa que operou mais fortemente em diminuir o domínio de Stead sobre o público em geral foi sua absorção no espiritualismo".[40]

 

O fisiologista Ivor Lloyd Tuckett escreveu que Stead não tinha formação científica e era crédulo quando se tratava do espiritualismo. Tuckett examinou um caso de fotografia de espíritos que Stead afirmou ser genuíno. Stead visitou um fotógrafo que produziu uma fotografia dele com um suposto soldado falecido conhecido como "Piet Botha". Stead afirmou que o fotógrafo não poderia ter encontrado nenhuma informação sobre Piet Botha; no entanto, Tuckett descobriu que um artigo em 1899 havia sido publicado sobre Pietrus Botha em uma revista semanal com um retrato e detalhes pessoais.[41]

 

No início do século 20, Arthur Conan Doyle e Stead foram levados a acreditar que os mágicos de palco Julius e Agnes Zancig tinham poderes psíquicos genuínos. Tanto Doyle quanto Stead escreveram que os Zancigs realizavam telepatia. Em 1924 Julius e Agnes Zancig confessaram que seu ato de leitura da mente era um truque e publicaram o código secreto e todos os detalhes do método de truque que eles usaram sob o título de Nossos Segredos !! em um jornal de Londres.[42]

 

Dez anos após o naufrágio do Titanic, a filha de Stead, Estelle, publicou The Blue Island: Experiences of a New Arrival Beyond the Veil, que pretendia ser uma comunicação com Stead através de um médium, Pardoe Woodman. No livro, Stead descreveu sua morte no mar e discutiu a natureza da vida após a morte. O manuscrito foi produzido usando escrita automática, e Stead citou como prova de sua autenticidade o hábito do escritor de voltar a cruzar "t's" e ponto "i's" durante a revisão, o que ela disse ser característico da técnica de escrita de seu pai em vida.

 

 

Morte no Titanic

 

Stead embarcou no Titanic para uma visita aos Estados Unidos para participar de um congresso de paz no Carnegie Hall, a pedido do presidente William Taft. Sobreviventes do Titanic relataram muito pouco sobre as últimas horas de Stead. Ele conversou com entusiasmo durante a refeição de 11 pratos naquela noite fatídica, contando histórias emocionantes (incluindo uma sobre a múmia amaldiçoada do Museu Britânico), mas depois se retirou para a cama às 22h30.[12] Depois que o navio atingiu o iceberg, Stead ajudou várias mulheres e crianças a entrar nos botes salva-vidas, em um ato "típico de sua generosidade, coragem e humanidade", e deu seu colete salva-vidas a outro passageiro.[4]

 

Um avistamento posterior de Stead, pelo sobrevivente Philip Mock, faz com que ele se agarre a uma jangada com John Jacob Astor IV. "Seus pés ficaram congelados", relatou Mock, "e eles foram obrigados a se soltar. Ambos se afogaram."[44] O corpo de William Stead não foi recuperado. Tragédia adicional foi adicionada pela crença amplamente difundida de que ele deveria receber o Prêmio Nobel da Paz naquele mesmo ano.

 

Stead sempre afirmou que morreria por linchamento ou afogamento.[4] Ele havia publicado duas peças que ganharam maior significado à luz de seu destino no Titanic. Em 22 de março de 1886, ele publicou um artigo intitulado "Como o navio de correio caiu no meio do Atlântico por um sobrevivente", [45] em que um navio a vapor colide com outro navio, resultando em uma alta perda de vidas devido a uma proporção insuficiente de botes salva-vidas aos passageiros. Stead acrescentou: "Isso é exatamente o que pode acontecer e acontecerá se os transatlânticos forem enviados ao mar com falta de barcos". Em 1892, Stead publicou uma história intitulada "From the Old World to the New", [46] na qual um navio, o Majestic, resgata sobreviventes de outro navio que colidiu com um iceberg.

 

 

Reputação

 

Após sua morte, Stead foi amplamente aclamado como o maior jornalista de sua época. Seu amigo Visconde Milner elogiou Stead como "um lutador implacável, que sempre acreditou estar 'do lado dos anjos'".[47]

 

Sua energia pura ajudou a revolucionar o mundo muitas vezes abafado do jornalismo vitoriano, enquanto sua mistura de sensacionalismo e indignação deu o tom para os tablóides britânicos.[48] Como muitos jornalistas, ele era uma curiosa mistura de convicção, oportunismo e pura farsa. De acordo com seu biógrafo W. Sydney Robinson, "Ele distorceu fatos, inventou histórias, mentiu, traiu confidências, mas sempre com um desejo genuíno de reformar o mundo - e a si mesmo". De acordo com Dominic Sandbrook, "os jornais de Stead forçaram seus leitores a confrontar o submundo decadente de sua própria civilização, mas o editor provavelmente sabia mais sobre esse mundo sombrio do que jamais deixou transparecer. Ele ergueu um espelho para a sociedade vitoriana, mas no fundo, como tantos cruzados dos tablóides, ele estava furioso com seu próprio reflexo."[18]

Placa memorável no Central Park, Nova York

(Uma placa semelhante, com uma inscrição diferente, é exibida em Victoria Embankment, Londres.)

 

De acordo com Roy Jenkins, Stead se tornou "a figura mais sensacional do jornalismo do século XIX".[49]

 

Um memorial de bronze foi erguido no Central Park, em Nova York, em 1920. Nele se lê: "W. T. Stead 1849-1912. Este tributo à memória de um jornalista de renome mundial é erguido por amigos e admiradores americanos. Ele morreu a bordo do Titanic 15 de abril de 1912, e está entre aqueles que, morrendo nobremente, permitiram que outros vivessem." Um bronze duplicado está localizado no Thames Embankment, não muito longe de Temple, onde Stead tinha um escritório.

 

Uma placa memorial para Stead também pode ser vista em sua última casa, 5 Smith Square, onde morou de 1904 a 1912. Foi inaugurada em 28 de junho de 2004 na presença de seu tataraneto, Miles, de 13 anos. Lugar. A placa foi patrocinada pela Stead Memorial Society.[50]

 

Em sua terra natal, Embleton, uma estrada foi nomeada "W T Stead Road".

 

No videogame de 2009 Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors, Stead's 'How the Mail Steamer Went in Mid Atlantic by a Survivor, From the Old World to the New, e sua morte no Titanic, é discutido por Akane Kurashiki e Junpei, que debate a possibilidade de Stead estar passando por escrita automática, conectando-se ao seu futuro eu.

 

 

Recursos

Arquivos

 

14 caixas dos papéis de William Thomas Stead são mantidas no Churchill Archives Center em Cambridge.[51][52] A maior parte desta coleção compreende cartas de Stead de seus muitos correspondentes, incluindo Sir Arthur Conan Doyle, William Gladstone e Christabel Pankhurst. Há também papéis e um diário relacionados ao seu tempo passado na prisão de Holloway em 1885, e às suas muitas publicações.

 

Papers of William Thomas Stead também são mantidos na Biblioteca da Mulher na Biblioteca da London School of Economics,[53][54]

 

Charles Barker Howdill (1863-1941) tirou uma fotografia colorida de Stead "terminada em 12 minutos" em 17 de janeiro de 1912, cerca de três meses antes da morte de Stead. Está agora nas coleções dos Museus e Galerias de Leeds.[55]

 

 

Referências

LEIA AQUI:

https://en.wikipedia.org/wiki/W._T._Stead 

 

ESTA BIOGRAFIA FOI COPIADA DE:

https://en.wikipedia.org/wiki/W._T._Stead

 

A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS FOI  EFETUADA ATRAVÉS DO TRANSLATE GOOGLE

 

W. T. Stead em 1881, redator e chef de la Pall Mall Gazette

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/W._T._Stead

 

A família de  W. T. Stead. 1900.  Imagem/permissão:

"Most of the material on this website is now well within the public domain (out of copyright) and can be used freely"

Copiada de : https://en.wikipedia.org/wiki/W._T._Stead

William Thomas Stead. Retrato fotográfico de E. H. Mills, 1905.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/W._T._Stead  

Artista: Stead, W. T. (William Thomas), 1849-1912

Título. 19ª Delegacia, 1ª Divisão. Título Completo: Décima Nona Delegacia, Primeira Ala, Chicago.

Descrição. Este mapa da 19ª Delegacia e 1ª Ala de Chicago por Stead W. T, em seu livro "If Christ came to Chicago! A Plea for the Union of All Who Love in the Service of All Who Soffer", registra 46 saloons, 37 "casas de má fama" e 11 casas de penhores em 1894.

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/W._T._Stead

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/24-06-2016_arquivos/image054.jpg

O RMS Titanic começando um dia de testes no mar, aos 02 de abril de 1912.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:RMS_Titanic_sea_trials_April_2,_1912.jpg

 

 

RMS Titanic foi um navio de passageiros britânico operado pela White Star Line e construído pelos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast. Foi a segunda embarcação da Classe Olympic de transatlânticos, depois do RMS Olympic e seguido pelo HMHS Britannic. Projetado pelos engenheiros navais Alexander Carlisle e Thomas Andrews, sua construção começou em março de 1909 e seu lançamento ao mar ocorreu em maio de 1911. O Titanic foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, gerando lendas que era supostamente "inafundável".

A embarcação partiu em sua viagem inaugural de Southampton para Nova Iorque, em 10 de abril de 1912, no caminho passando em Cherbourg-Octeville, na França, e por Queenstown, na Irlanda. Colidiu com um iceberg na proa dianteira do lado direito às 23h40 de 14 de abril, naufragando na madrugada do dia seguinte, com mais de 1 500 pessoas a bordo, sendo um dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história. Seu naufrágio destacou vários pontos fracos do projeto, deficiências nos procedimentos de evacuação de emergência e falhas nas regulamentações marítimas. Comissões de inquérito foram instauradas nos Estados Unidos e no Reino Unido, acarretando mudanças nas leis internacionais de navegação, que permanecem em vigor mais de um século depois.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic

 

File:Stöwer Titanic.jpg

Naufrágio deo Titanic. Gravura de Willy Stöwer

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:St%C3%B6wer_Titanic.jpg

 

 

 

 “Parnaso de além-túmulo” completa 90 anos

06/07/1932 -  06/07/2022

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]