Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 05 de agosto de 2023.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                 

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/05-08-2023.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-08-2023

03-08-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/03-08-2023.htm

02-08-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/02-08-2023.htm 

01-08-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/01-08-2023.htm

31-07-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JULHO/31-07-2023.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Júpiter

 

O New Horizons Long Range Reconnaissance Imager (LORRI) tirou esta exposição de 2 milissegundos de Júpiter às 04:41:04 UTC em 24 de janeiro de 2007. A espaçonave estava a 57 milhões de quilômetros (35,3 milhões de milhas) de Júpiter, aproximando-se do gigante planeta a 41.500 milhas (66.790 quilômetros) por hora. À direita estão as luas Io (abaixo) e Ganimedes; A sombra de Ganimedes rasteja em direção ao topo do hemisfério norte de Júpiter. Duas das maiores tempestades de Júpiter são visíveis; a Grande Mancha Vermelha no lado oeste (esquerdo) do planeta, seguindo a Pequena Mancha Vermelha no lado leste, em latitude ligeiramente inferior. A Grande Mancha Vermelha é uma tempestade de 300 anos com mais de duas vezes o tamanho da Terra. A Pequena Mancha Vermelha, que se formou na última década a partir da fusão de três tempestades menores, tem cerca de metade do tamanho de sua contraparte mais antiga e "maior".

Fonte Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço Autor NASA/Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins/Southwest Research Institute

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jupiter_New_Horizons.jpg

TRADUÇÃO: GOOGLE

 

Marte

Duas faces dramaticamente diferentes do Planeta Vermelho aparecem nestas imagens de comparação, mostrando como uma tempestade de poeira global engolfou Marte com o início da primavera no hemisfério sul marciano. Quando o Telescópio Espacial Hubble fotografou Marte em junho de 2001 (à esquerda), as sementes da tempestade foram capturadas na gigantesca Bacia de Hellas (oval na posição de 4 horas no disco) e em outra tempestade na calota polar norte. Quando o Hubble fotografou Marte no início de setembro de 2001 (à direita), a tempestade já estava assolando o planeta há quase dois meses, obscurecendo todas as características da superfície. A fina poeira transportada pelo ar bloqueia uma quantidade significativa de luz solar de atingir a superfície marciana. Como a poeira transportada pelo ar está absorvendo essa luz solar, ela aquece a atmosfera superior. Tempestades sazonais globais de poeira em Marte foram observadas por telescópios por mais de um século, mas esta é a maior tempestade vista nas últimas décadas. Marte parece giboso na fotografia da direita porque está 26 milhões de milhas mais distante da Terra do que na foto da esquerda (embora as imagens tenham sido dimensionadas para o mesmo tamanho angular), e nosso ângulo de visão mudou. A foto da esquerda foi tirada quando Marte estava perto de sua aproximação mais próxima da Terra em 2001; naquele ponto, o disco de Marte estava totalmente iluminado visto da Terra porque Marte estava exatamente oposto ao Sol. Para mais informações, visite: hubblesite.org/news_release/news/2001-31 Crédito: NASA, James Bell (Cornell Univ.), Michael Wolff (Space Science Inst.) e Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

Autor: NASA Hubble

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mars_Before_and_During_Global_Dust_Storm.jpg 

TRADUÇÃO: GOOGLE

 

Sistema Solar

O sistema solar é composto pelo sol, oito planetas, pelo menos 138 luas, cometas, asteróides e muitas rochas espaciais. Créditos: NASA

Copiado de: https://www.nasa.gov/audience/forstudents/k-4/dictionary/Solar_System.html

TRADUÇÃO: GOOGLE

 

Fotógrafo:  Bert Título: Victorien Sardou (1831-1908) Descrição: Retrato de Victorien Sardou, compositor (1831-1908). Foto de Bert, antes de 1908.       Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Victorien_Sardou

 

Victorien Sardou (Paris5 de Setembro de 1831 — Paris, 8 de Novembro de 1908) foi um dramaturgo francês, conhecido pelas suas comédias, boa parte delas traduzidas para português, constituindo parte frequente do reportório do teatro amador. É autor de peças de teatro em que se baseiam os libretos das óperas Tosca de Giacomo Puccini e Fedora de Umberto Giordano.

LEIA MAIS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Victorien_Sardou

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/11-09-2018_arquivos/image009.jpg

Bernard Palissy (1510- 1589). Auto-retrato em faiança reproduzido em uma litografia.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Bernard_Palissy#

 

             

Bernard Palissy (pronúncia francesa: ​[bɛʁnaʁ palisi]; c. 1510 - c. 1589) foi um oleiro huguenote francês, engenheiro hidráulico e artesão, famoso por ter lutado por dezesseis anos para imitar a porcelana chinesa. Ele é mais conhecido por seu chamado "rústico", tipicamente grandes travessas ovais altamente decoradas com pequenos animais em relevo entre a vegetação, os animais aparentemente muitas vezes sendo moldados a partir de moldes retirados de espécimes mortos. Muitas vezes é difícil distinguir os exemplos da própria oficina de Palissy e os de vários "seguidores" que rapidamente adotaram seu estilo. Imitações e adaptações de seu estilo continuaram a ser feitas na França até aproximadamente 1800, e depois reviveram consideravelmente no século XIX. No século 19, a cerâmica de Palissy se tornou a inspiração para a majólica vitoriana da Mintons Ltd, que foi exibida na Grande Exposição de Londres de 1851 sob o nome de "loiça Palissy". Palissy é conhecido por suas contribuições para as ciências naturais e é famoso por descobrir princípios de geologia, hidrologia e formação de fósseis.[1] Protestante, Palissy foi preso por sua crença durante as tumultuadas guerras religiosas francesas e condenado à morte. Ele morreu de maus tratos na Bastilha em 1589 (1590 de acordo com Burty 1886).[2][3][4]

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Bernard_Palissy#

TRADUÇÃO: GOOGLE

 

Descrição: Louça rústica Palissy com moldes de vida marinha francesa de 1550. Data 16 de julho de 2005 Fonte https://www.flickr.com/photos/44124324682@N01/41235441/ Autor Mary Harrsch Permissão (Reutilizando este arquivo) Attribution-ShareAlike. Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Bernard_Palissy#

Bernard Palissy

Artista: Mihály Zichy Título: Bernard Palissy Data: 1868. Papel colorido, aquarela, cal

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Bernard_Palissy#

 

 

Amenidade

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Livro da Esperança. Lição nº 22. Página 77.

 

“Bem aventurados os mansos porque eles herdarão a Terra.” Jesus. Mateus, 5:5. (A presente citação foi extraída dos textos evangélicos)

 

“A benevolência para com as seus semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são as formas de manifestar-se.” Cap. IX: 6. (A presente citação foi extraída de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.)

 

Surgem, sim, as ocasiões em que todas as forças da alma se fazem tensas, semelhando cargas de explosivos, prestes a serem detonadas pelo gatilho da boca...

Momentos de reação, diante do mal, em que a fagulha da mágoa, assoma do íntimo, aviventada pelo sopro do desespero.

Entretanto, mesmo que a indignação se te afigure justificada, reflete para falar.

A palavra, não foi criada, para converter-se em raio da morte.

Imagina-te no lugar do interlocutor.

Se houve deficiência no concurso de outrem, recorda os acontecimentos em que o erro impensado te marcou a presença; se algum companheiro falhou involuntariamente na obrigação, pensa nas horas difíceis, em que não pudeste guardar fidelidade ao dever.

Em qualquer obstáculo, pondera que a cólera é bomba de rastilho curto, comprometendo a estabilidade e a elevação da vida onde estoura.

Indiscutivelmente, o verbo foi estabelecido para que nos utilizemos dele.

O silêncio é o guardião da serenidade, todavia, nem sempre consegue tomar-lhe as funções.

Isso, porém, não nos induz a transfigurar a cabeça num vulcão em movimento, arremessando lavas de azedume e inquietação.

Conquanto se nos imponha dias de franqueza e esclarecimento, é possível equacionar, harmoniosamente, os mais intrincados problemas sem adicionar o fogo da violência às parcelas da lógica.

Dominemo-nos para que possamos controlar circunstâncias, chefiemos as nossas emoções, alinhando-as na estrada do equilíbrio e do discernimento, de modo a que nossa frase não resvale na intemperança.

Guardar o silêncio, quando preciso, mas falar sempre que necessário, a desfazer enganos e a limpar raciocínios, entendendo, porém, que Jesus não nos confiou a verdade para transformá-la numa pedra sobre o crânio alheio e sim num clarão que oriente aos outros e alumie a nós.

 

 (Recebido em email de Antônio Sávio Resende, “Tonhão”, de Belo Horizonte, MG)

Jesus entre os doutores. Pintura/autor: Jusepe de Ribera (1591–1652)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Follower_of_Ribera_-_Christ_among_the_Doctors.jpg

Sermão da Montanha. Pintura de Rudolf Yelin 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Yelin-Bergpredigt.jpg

 

 

Embaixadores de Deus

 

 São nossos guardiões. Onde quer que nos situemos, eles se fazem presentes. Designados pela Divindade para nos assessorarem, jamais nos abandonam.

São como aqueles amigos a quem, na qualidade de pais, quando nosso filho se transfere para o país onde residem, solicitamos que se façam presentes, orientando-o na nova jornada.

Desde sempre, registramos as suas presenças invisíveis. A piedade cristã os chamou anjos de guarda.

Anjos por serem mensageiros de luz, mais sábios do que os seus protegidos. De guarda por estarem atentos, dispostos a aconselhar, a sugerir, a guiar.

Embaixadores de Deus, acolhem os corações aflitos e os reanimam, no trânsito carnal.

Como estrelas formosas, iluminam as noites das almas envolvidas em problemáticas difíceis.

Devotados, perseveram pacientes ao lado dos seus tutelados, mesmo que eles, de forma insistente, não queiram lhes dar ouvidos.

Falam em silêncio, aproximam-se com passos leves para não acelerar nossos problemas ou aumentar o cômputo das nossas dores.

Vigilantes, aproveitam toda oportunidade para nos instruir, nos educar, apontando o rumo da ascensão.

Dirigem-se a nós com gentileza, falando o idioma da serenidade, para sossegar nossos corações.

É com ternura que nos envolvem, mesmo quando nos encontramos imersos em erros, pela nossa imprudência ou total indiferença pelas coisas elevadas da vida.

Tocam-nos os corações com carinho e, apesar de tudo, nos respeitam a vontade. Sugerem novamente e aguardam que os possamos ouvir, a fim de sermos mais felizes, diminuindo a carga de nossas aflições.

Nunca nos censuram, porque a sua missão é estender mãos generosas, reerguendo-nos quando nos precipitamos em valas escuras de vícios e equívocos.

Aceitam-nos como somos, conscientes de que devem respeitar nosso livre-arbítrio, cientes de que temos nosso próprio ritmo, na escalada para a perfeição.

Na glória ou no fracasso, nos momentos de elevação moral ou naqueles de perturbação e vulgaridade, permanecem ao nosso lado.

Sábios, aguardam o momento certo para nos soprar aos ouvidos da alma as melhores soluções para a saída do emaranhado em que nos precipitamos.

Aprendamos a valorizar esses amigos invisíveis. Não nos afastemos deles. Eles não se apartam de nós, mas precisamos aprender a sintonizar com seus conselhos, a fim de termos nossa rota planetária menos espinhosa.

Se nos descobrirmos em quedas tolas, busquemo-los pelo pensamento e refaçamos nossos passos.

Se nos surpreendermos nos altares do sucesso em nossos empreendimentos, lembremos de lhes sermos gratos. Não nos vistamos de orgulho, acreditando que tudo conseguimos sem auxílio algum.

Se a doença nos alcançar, não nos desesperemos, acreditando-nos abandonados. Ainda e sempre, busquemos ouvir-lhes as sugestões de bom ânimo e equilíbrio.

Se vivemos os episódios da saúde, mantenhamos o intercâmbio com eles.

Eles não afastarão os perigos da nossa jornada mas nos inspirarão como ficarmos menos vulneráveis a acontecimentos ruins.

São nossos amigos mais próximos.

Entre eles e Deus, somente o Modelo e Guia Perfeito da Humanidade: Jesus.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 20, do livro
 
Momentos enriquecedores, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 4.8.2023.

  Escute o áudio deste texto

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=6926&stat=0

 

(Copiado do site da Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/19-02-2018_arquivos/image010.jpg

Sonho. A escada de Jacó. Óleo sobre tela por Michael Willmann.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michael_Lukas_Leopold_Willmann_001.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/25-12-2017_arquivos/image010.jpg

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

 https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

 

 

 

De acordo com os evangelhos, no sabbath, Jesus e seus discípulos foram para Cafarnaum e Jesus começou a pregar. As pessoas ficaram maravilhadas com seus ensinamentos, pois ele os passava com autoridade e não da forma dos doutores da Lei. Neste momento, um homem que estava na sinagoga e que estava possuído por um espírito maligno gritou "Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a perder-nos. Bem sei quem és, és o Santo de Deus! Jesus repreendeu-o, dizendo: Cala-te e sai desse homem. O espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele." (conforme o Evangelho de Marcos).

As pessoas ficaram novamente espantadas e perguntaram umas às outras: "Que é isto? uma nova doutrina com autoridade! ele manda aos próprios espíritos imundos, e eles lhe obedecem!". Notícias sobre Jesus então se espalharam por toda a região.

(Wikipedia)

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/25-12-2017_arquivos/image017.jpg

Jesus lava os pés de Pedro. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jesus_washing_Peter%27s_feet.jpg

 

 

 

A difícil liberdade

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JULHO/17-07-2023_arquivos/image048.jpg

Aylton Paiva – [email protected]

 

 

            Recebi de uma internauta e-mail no qual comenta  minhas reflexões sobre: Libertar-se

            Assim ela escreve: “ Gostei muito do seu texto. Libertar-se, achei muito interessante. Estava navegando em busca de algumas informações sobre o espiritismo, para tentar me compreender melhor, e achei seu texto. Acho que nada é achado por acaso. E no final escrevestes: “ Suas ideias são ideias, podem ser verdadeiras ou não. Seus conceitos podem ser conceitos ou preconceitos. Aceitem que vocês podem cometer erros e, através deles, encontrar os acertos”. “ Confesso que sinto dúvida em razão do libertar-se ( pelo momento que vivo), pois não sei se o que eu penso ( ou a maneira pela qual me comporto ou quero me comportar) decorre de um conceito ou preconceito. Eis a questão.”

            A dúvida apresentada não é apenas dela, mas, acho, que de todos nós.

            Em certas situações ficamos em saber, com muita clareza, o que fazer ou como agir.

            No prosseguimento de nossas trocas de informações, coloquei-lhe que o tema, de fato, é complexo, no entanto o Mestre Jesus deixou-nos alguns parâmetros.

            Afirmou ele: “ Ame ao próximo com a si mesmo “ e “ Não faça ao próximo o que não gostaria que se lhe fizesse “.

            Por essas orientações concluímos que ao pensarmos ou agirmos, no exercício de nossa liberdade, deveremos refletir se o que pensamos em fazer ou nos comportar relativamente ao outro, vai prejudicá-lo ou não. Se o que vamos fazer, gostaríamos que o outro fizesse conosco, ou não.

            Com esse balizamento dificilmente agiremos em detrimento do nosso semelhante e teremos uma clareza de entendimento em como usar a nossa liberdade, libertando-nos de preconceitos, com manifestações do orgulho e do egoísmo.

            Também a Doutrina Espírita, em sua obra fundamental: O Livro dos Espíritos orienta-nos no exercício da liberdade: “ Em que condições poderia o homem gozar de absoluta liberdade?

-          Na dos eremitas no deserto. Desde que juntos estejam dois homens, há entre eles direitos recíprocos que lhes cumprem respeitar; não mais, portanto, qualquer deles goza de liberdade absoluta.” ( Questão nº 826 )

Assim, para o Espiritismo, o homem não goza de absoluta liberdade quando vivendo  em sociedade, porque uns precisam dos outros.

Precisamos desenvolver a capacidade de pensar, pois é através dela que poderemos conhecer-nos e o mundo em que vivemos.

Pelo pensamento desfrutamos de liberdade ilimitada, o que deverá ajudar-nos nesse conhecimento. Esse entendimento deve amparar-nos a ação no sentido de, através da liberdade, desenvolvermos a fraternidade, a igualdade, a justiça e o amor.

A liberdade de consciência é uma característica da civilização em seu mais avançado estágio de progresso, já assinalava O Livro dos Espíritos ( 1857) e, hoje, essa liberdade está consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na própria Constituição da República Federativa do Brasil e na dos países mais avançados no respeito aos direitos humanos.

Temos, porém, a considerar que uma sociedade para manter o equilíbrio, a harmonia, e o bem-estar precisa estabelecer normas, leis e regulamentos asseguradores do direito coletivo, para não serem prejudicados pelos interesses pessoais egoísticos.

Esse entendimento de liberdade deve levar-nos à ação para implantar o bem em nós mesmos e na sociedade em que vivemos a fim que o mal gradativamente desapareça. Para isso devemos atuar conscientemente, com amor e determinação.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

O livro dos espíritos, de Allan Kardec, ed. FEB.

 

 

(Recebido em emal de Aylton Paiva [[email protected]])

O Bom Samaritano. Pintura a óleo de  Francesco Bassano, o Jovem.  Copiado de:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francesco_da_Ponte,_gen._Francesco_Bassano_-_Gleichnis_vom_Barmherzigen_Samariter_-_GG_12_-_Kunsthistorisches_Muse

 

 

 

 

Nota:

A prece e o “dai gratuitamente...”

Na reunião pública e transmitida pela internet na manhã do dia 30 de julho, na Instituição Nosso Lar (Araçatuba, SP), Luiza Abreu Santos comentou questões sobre “prece” de “O Livro dos Espíritos”; Paulo Sérgio Perri de Carvalho abordou o tema “dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes” de “O Evangelho segundo o Espiritismo”. Há transmissão simultânea pela Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=7Tk6x2MPLtQ

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Jornal Correio Espírita

 

Problemas com a mensagem? visualize no navegador.

 

Image

 

Jornal Correio Espírita de agosto de 2023

 

Olá

 

Destaques:

 

- A cura Espiritual;

 

- Aos brandos e humildes;

 

- Reencarnação, um fato incontestável;

 

- O poder curativo do Amor;

 

- A ajuda Divina.

 

Tudo isso e muito mais no Correio Espírita.

www.correioespirita.org.br

Assinaturas on-line, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

 

Assine via pix: 07293460000102 (Entre emcontato conosco)

 

Retângulo de cantos arredondados: Desejo Fazer a Assinatura

 

Retângulo de cantos arredondados: Já tenho Assinatura e desejo ler o Jornal Online

 

Image

Facebook

Twitter

Instagram

 

 

Dona Terezinha Sardano retorna à Pátria Espiritual

 

Recebemos a  informação  nesta quarta-feira 02 de agosto de 2023. Tivemos a honra de conhecê-la pessoalmente bem como os queridos familiares aos quais externamos nossos sentimentos. Dona Terezinha trabalhou muito em sua existência física e prosseguirá com absoluta certeza na Pátria Espiritual. Externamos a todos os nossos profundos sentimentos.  Abraços fraternos. Ismael Gobbo.

 

 

Em 2012 publicamos o FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA MIGUEL DE JESUS SARDANO, esposo de Dona Terezinha Sardano.

ACESSE  AQUI: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2012/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-161.html    

 

 

Terezinha e Miguel de Jesus Sardano ladeando Divaldo Pereira Franco em homenagem a este

prestada no aniversário de 25 anos do Encontro Fraterno.

 

 

 

Nota:

Livros de André Luiz com recomendações ético-morais

 

No programa do curso “Literatura psicográfica de Chico Xavier”, no dia 01 de agosto, Luciana de Oliveira focalizou as obras de André Luiz contendo recomendações ético-morais com base nos princípios espíritas. Trata-se de programa coordenado por Cesar Perri desenvolvido para inscritos em curso virtual oferecido pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo. (https://www.facebook.com/gestudoschicoxavier)

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

CPDoc comemora 35 anos de atividades na cidade de

Santos

 

Queridos(as) amigos(as),

Este ano o CPDoc comemora 35 anos de atividades e faremos uma comemoração bem especial no CEAK em Santos/SP.

Salvem a data e se programem para estarem conosco neste evento. 

Em breve, mais informações!

 


(Recebido em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

17 anos Laurinha

de Tatiana Benites no Jornal Correio Fraterno.

Hoje 03.08.2023, há 17 anos nascia a personagem Laurinha criação de Tatiana Benites no Jornal Correio Fraterno.
Parabéns Tatiana!!!!
O trabalho no bem tem que ser celebrado!!!!
A partir daí vieram os 3 livros da Laurinha, Tem Espíritos no Banheiro?
Tem espíritos embaixo da cama?
Tem espíritos no escuro?
E o trabalho não parou mais, com muitos outros livros, outros personagens e muitas histórias...
E o trabalho prossegue novos projetos para a Laurinha, Blog da Laurinha.
E hoje todo o conteúdo Tatiana Benites, no Blog, Site, Spotify, Canal do You Tube, Comunicadora da Rádio Boa Nova, e da TV Mundo Maior e  muito mais….
Parabéns!!!
Persevere Tatiana
Gratidão!!!
Eu honro o divino dentro de você!

 

(Recebiedo em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

Palestra na sede da Maria Benta

São Paulo

 

(Informação de Jorge Rezala)

 

 

Programação do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

(Informação de João Marchesi Neto)

 

 

Kardec Rádio. Primeira Novela Espírita no YouTube e SoundCloud - E a Vida Continua!

 

Clique aqui:

 

Ouça a primeira Novela Espírita da Rádio Kardec no YouTube ou SoundCloud! E a vida continua YouTube Sete faixas incríveis para te inspirar! Clique aqui

https://www.youtube.com/playlist?list=PLDHq2EmA6ElkzNSx35vxOF_fZ-a2oyq4O

 

 

 

E a Vida Continua no SoundCloud Sete faixas incríveis para te inspirar! Clique aqui

https://soundcloud.com/kardecradio/sets/spiritist-novel-and-life-goes-on?si=e47c2357f6e1413f998a519636d0f832&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

 

 

 

(Informação em email de Kardec Radio [[email protected]])

 

 

Palestra no Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

 

Às  9 horas da manhã do  próximo domingo 06-08-2023 a palestra será proferida pelo orador Rogério Costa.

ENDEREÇO:

RUA MARCILIO DIAS 129

 

 

(Informações recebidas de Nadir Vassoler)

 

 

Projeto Chico Xavier e Casa do Caminho com presença dos artistas Sérgio Santos e Marlene. Araçatuba, SP

 

 

 

 

 

PROJETO CHICO XAVIER:- RUA PAULINO GATO 1544 BAIRRO MÃO DIVINA

CASA DO CAMINHO...........:-  AV DA SAUDADE 1801 BAIRRO ICARAY

 

 

(Informação recebida de

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

Programação especial do aniversário de fundação do Nosso Lar

São Paulo  

Caro Ismael Gobbo, 

agosto é um mês especial e repleto de celebrações aqui na IBNL, pois marca o aniversário de sua fundação ao completar 77 anos no próximo dia 08 de agosto de 2023. 

Em anexo segue a programação de palestras e as apresentações do coral Fonte Viva, em comemoração ao aniversário do Nosso Lar e tb com a participação especial do querido Allan Vilches.

Contamos com a presença dos leitores do seu trabalho exemplar de divulgação do Movimento Espírita.

Forte abraço e nossa gratidão por srmpre nos prestigiar com as divulgações. 

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente voluntário da IBNL

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Evento presencial com Palestra e música sobre Espiritualidade. Vansan. Chico Xavier- Centro de Estudos Espíritas de São Paulo

 

(Informação de Oceano Vieira de Melo)

 

 

Encontro sobre Saúde Mental. Instituição Fraternidade

Terceiro Milênio. Jabaquara, São Paulo

 

(Informação em email de Josy Almeida [[email protected]])

 

 

Inscreva-se: 33º Concurso de Poesia com Temática Espírita



Estão abertas as inscrições para a 33º edição do Concurso de Poesia com Temática Espírita promovido pela Arte Poética Castro Alves, com apoio da Fundação Espírita André Luiz.

O evento será realizado no dia 25 de novembro de forma virtual, sábado, às 15h e as inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de setembro de 2023. Os participantes só deverão enviar apenas uma poesia de sua própria autoria.

As poesias devem ser encaminhadas para o email: [email protected] ou por carta para: Arte Poética Castro Alves, caixa postal 65077, cep 01509-972, São Paulo - SP.

Na inscrição os participantes devem informar o nome e sobrenome,  endereço completo, (Rua ou Avenida, Número, Cep, Cidade, Estado), email e telefone de contato.

A divulgação e leitura das poesias premiadas será realizada  no dia 25 de novembro, com apresentação  de José Damião e Guiomar Sant'anna, da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Em clima de grande festa, o jornalista, presidente da Arte Poética Castro Alves, Altamirando Carneiro fará a declamação de uma poesia de Castro Alves e também abordará sobre a importância  do concurso, promovido ininterruptamente, há 33 anos.

Participe, divulgue a sua poesia, inspire o mundo com arte!

33º Concurso de Poesia com Temática Espírita

Realização: Dia 25 de novembro, sábado, 15h (Modo Virtual)

Inscrições: Até 30 de setembro

 

 

 

(Informação recebida em email de Jose Damiao [[email protected]])

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/DEZEMBRO/13-12-2022_arquivos/image025.jpg
Participantes do 32º.  Concurso de Poesia ao lado de Altamirando e Damião. 11-12-2022.

 

 

Atendimentos fitoterápicos no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo  

 

 

(Informação de Lu Abrahão)

 

 

Nosso Lar 2/ Confira o teaser

 

 

Contagem regressiva! Venha conosco conferir o teaser do filme Nosso Lar 2 – Os mensageiros, com estreia prevista para 31 de agosto de 2023 nos cinemas de todo o país. Baseado no livro Os Mensageiros (FEB Editora), segunda obra da coleção A vida no mundo espiritual, ditado por André Luiz a Chico Xavier, o longa-metragem é dirigido por Wagner de Assis e estrelado por Renato Prieto, Edson Celulari e grande elenco. Uma produção Cinética Filmes, com apoio da Federação Espírita Brasileira e distribuição da Star Distribution Brasil.

 

ACESSE PARA CONFERIR O TEASER

https://www.febnet.org.br/portal/2023/04/24/nosso-lar-2-confira-o-teaser/ 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/)

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

FEP-  Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse aqui:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

FEEMT- Federação Espírita do Estado de Mato Grosso

Cuiabá

 

Acesse aqui:

 

 

 

 

FEMS-  Federação Espírita de Mato Grosso do Sul

Campo Grande

 

Acesse aqui:

https://fems.org.br/

 

 

 

 

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

                                 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento”.

 

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

A coleção Chico Xavier para jovens +10

Acesse no link abaixo

 

 

Clique aqui:

https://www.kitevangelho.com/      

 

 

 

 

(Informações em email de Kit Evangelho [[email protected]])

 

 

GEPAR | Doar é sobre fazer a diferença!

Clique no link abaixo

 

ACESSE AQUI:

https://www.gepar.org.br/so/72OcOthRx?languageTag=pt&cid=063abb0a-5eb4-472f-bed5-1f483bdd94ea     

 

 

(Informação de email Gepar [[email protected]])

 

 

Dr. Lourival Perri Chefaly

(06-08-1927 / 20-02-1976)

Dr. Lourival Perri Chefaly

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Lourival tornou-se conhecido pelo diminutivo Lolo, nasceu aos 06/08/1927 em São Carlos, filho de Antonieta Perri Cefaly e Diogo Cefaly. Mas foi criado pelos tios Tida e Ernesto Perri vivendo em Porto Alegre, São Paulo e, em definitivo no Rio de Janeiro.

Teve muita convivência com os irmãos que passaram a residir em Araçatuba: Bebé, Rolandinho e Walter. Casou-se em 1955 com a prima Suzi (Suzette Perri Marinelli) que residia em Araçatuba. O casal teve quatro filhos: Cristine, Heloíse, Glauco e Ernesto; três netos e alguns bisnetos.

Como médico atuou como pediatra, cardiologista e finalmente cancerologista. Sempre manteve clínica particular e foi médico do Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Teve intensa atuação na Campanha Nacional de Combate ao Câncer e foi presidente do Centro de Estudos do I.N.C. Como membro do Lyons Club-Gávea, fazia palestras educativas sobre saúde. 

Desde a infância sentíamos uma grande afinidade com o tio e claramente aurimos influências benfazejas do mesmo, visitando-o com constância ao longo dos anos e passando rotineiramente as férias em suas residências no Rio de Janeiro e no Rio das Ostras. Muitas vezes acompanhávamos as tarefas de nosso tio como médico, em hospitais e no seu consultório particular; em palestras que proferia; em congressos médicos; e em cultos na Igreja Episcopal de Botafogo. Certa feita, o acompanhamos juntamente com o reverendo Kurt Kleeman em visita a um núcleo dessa Igreja na favela de Dona Marta. O casal Lolo e Suzy manteve intercâmbio e receberam apoio de muitos dirigentes e médiuns do Rio de Janeiro.

Tornando-se espírita, juntamente com a esposa, colaborou com a Seara dos Servos de Deus, no mesmo bairro carioca, que era dirigida pela médium Dolores Bacelar que inclusive, recebia mensagens de Benedita Fernandes. Em visitas a Araçatuba, sempre estava presente na Instituição Nosso Lar, fundada pelos seus irmãos, e fez palestras nesse local, em outras instituições espíritas de Araçatuba e no Centro Espírita Amor e Caridade, de Biriguí.

Colocamos nosso tio em contato com Divaldo Pereira Franco e se tornaram amigos.

Nosso tio conheceu Chico Xavier em viagem que o levamos a Uberaba, sendo alvo de muita atenção por parte do médium, e depois de lembranças em todas as vezes que retornávamos à cidade. No final de 1974, estando adoentado em seu apartamento no Rio de Janeiro, surpreendentemente recebeu a visita de Chico Xavier, estando presentes os irmãos Bebé, Rolandinho e Walter.

Lutou durante 10 anos contra insidiosa enfermidade, demonstrando fé e serenidade. Ficamos muito sensibilizados com a doença e até acompanhamos os tios Lolo e Suzy durante um longo período de tratamento cirúrgico realizado em Manchester (Inglaterra), em 1971. Desencarnou em fevereiro de 1976, na cidade do Rio de Janeiro.

Seu nome designa a Sala de Leitura e o Centro de Estudos do Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro.

Em função da admiração e gratidão pelo tio escrevemos o livro Em louvor à vida[[1]], contendo textos dele como encarnado e como desencarnado, estas pela psicografia de Divaldo Pereira Franco.

(*) Síntese extraída de: Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Araçatuba: Cocriação, 2021.

 

(Recebido em email de César Perri)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/23-04-2021_arquivos/image048.jpg

Estação da Cia. Paulista em São Carlos no ano de 1918.

Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Esta%C3%A7%C3%A3o_Paulista.jpg

 

 

Na cidade de São Carlos nasceu Lourival Perri Chefaly  em 1927.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/06-08-2021_arquivos/image055.jpg

Irmãos Perri Cefaly – Walter, Bebé, Lourival e Rolandinho. Instituição Nosso Lar 1962.

 

(Recebido em email de César Perri)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/06-08-2021_arquivos/image056.jpg

Lôlo e Suzi. Casamento em 1955.

 

(Recebido em email de César Perri)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/06-08-2021_arquivos/image057.jpg

Da esquerda para a direita.

Paulo, César, Célia, Lôlo, Suzy, Divaldo, Rolandinho, Bebé e Rodolfo.

 

 

(Recebido em email de César Perri)

Dr. Lourival Perri Chefaly examinando criança. Foto da  revista O Cruzeiro em 01-11-1958

Foto recebida em email de Cesar Perri.

Lourival Perri Chefaly e o sobrinho Cesr ´Perri em Londres. Abril de 1971

Foto recebida em email de Cesar  Perri.

 

 

Amor Infinito

Palavras de Chico Xavier

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]