Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 24 de março de 2023.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                 

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/MARCO/24-03-2023.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

23-03-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/MARCO/23-03-2023.htm 

22-03-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/MARCO/22-03-2023.htm 

21-03-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/MARCO/21-03-2023.htm

20-03-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/MARCO/20-03-2023.htm

18-03-2023  https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/MARCO/18-03-2023.htm

 

                     

 

O Perdão

Livro Boa Nova

FEB

 

As primeiras peregrinações do Cristo e de seus discípulos, em torno do lago, haviam alcançado inolvidáveis triunfos. Eram doentes atribulados que agradeciam o alívio buscado ansiosamente; trabalhadores humildes que se enchiam de santas consolações ante as promessas divinas da Boa Nova.
     Aquelas atividades, entretanto, começaram a despertar a reação dos judeus rigoristas, que viam em Jesus um perigoso revolucionário. O amor que o Profeta nazareno pregava vinha quebrar antigos princípios da lei judaica. Os senhores da terra observavam cuidadosamente as palestras dos escravos, que permutavam imenso júbilo, proveniente das esperanças num novo Reino que não chegavam a compreender. Os mais egoístas pretendiam ver no Profeta generoso um conspirador vulgar, que desejava levantar as iras populares contra a dominação de Herodes; outros presumiam na sua figura um feiticeiro incomum, que era preciso evitar.
     Foi assim que a viagem do Mestre a Nazaré redundou numa excursão de grandes dificuldades, provocando de sua parte as observações quase amargas que se encontram no Evangelho, com respeito ao berço daqueles que o deveriam guardar no santuário do coração. Não foram poucos os adversários de suas idéias  renovadoras que o antecederam na cidade minúscula, buscando neutralizar-lhe a ação por meio de falsas notícias e desmoralizá-lo, argumentando com informações mal alinhavadas de alguns nazarenos.
     Jesus sentiu de perto a delicadeza da situação que se lhe criara com a primeira investida dos inimigos gratuitos de sua doutrina,  mas, aproveitou todas as oportunidades para as melhores ilações na esfera do ensinamento.
     No entanto, o mesmo não aconteceu a seus discípulos. Filipe e Simão Pedro chegaram a questionar seriamente com alguns senhores da região, trocando palavras ásperas, em torno das edificações do Messias. As gargalhadas irônicas, as apreciações menos dignas lhes acendiam no ânimo propósitos impulsivos de defesas apaixonadas. Não faltavam os que viam no Senhor um servo ativo do espírito do mal, um inimigo de Moisés, um assecla de príncipes desconhecidos, ou de traidores ao poder político de Ântipas. Tamanhas foram as discussões em Nazaré, que os seus reflexos nocivos se faziam sentir fortemente sobre toda a comunidade dos discípulos. Pedro e André advogavam a causa do Mestre com expressões incisivas e sinceras. Tiago aborrecia-se com a análise dos companheiros. Levi protestava, expressando o desejo de instituir debates públicos, de maneira a evidenciar-se a superioridade dos ensinos do Messias, em confronto com os velhos textos.
     Jesus compreendeu os acontecimentos e, calmamente, ordenou a retirada, afastando-se da cidade com tranqüilo sorriso.
     Não obstante a determinação e apesar do regresso a Cafarnaum, a maioria dos apóstolos prosseguiu em discussão estranhando que o Mestre nada fizesse, reagindo contra as envenenadas insinuações a seu respeito.

 

***

 

     Daí a alguns dias, obedecendo às circunstâncias ocorrentes naquela situação, Pedro e Filipe procuraram avistar-se com o Senhor, ansiosos pela claridade dos seus ensinos.
     – Mestre, chamaram-vos servo de Satanás e reagimos prontamente!  - dizia Pedro, com sinceridade ingênua.
     –  Observávamos que por vós mesmo nunca oporíeis a contradita – ajuntava Filipe, convicto de haver prestado excelente serviço ao Mestre bem-amado – e por isso revidamos aos ataques com a maior força de nossas expressões.
     Não obstante o calor daquelas afirmativas, Jesus meditava com uma doce placidez no olhar profundo, enquanto os interlocutores o contemplavam, ansiando pela sua palavra de franqueza e de amor.
     Afinal, saindo de suas reflexões silenciosas, o Mestre interrogou:
     – Acaso poderemos colher uvas nos espinheiros? De modo algum me empenharia em Nazaré numa contradita estéril aos meus opositores. Contudo, procurei ensinar que a melhor réplica é sempre a do nosso próprio trabalho, do esforço útil que nos seja possível. Nesse particular, não deixei de operar na minha esfera de ação, de modo a produzir resultados a nossa excursão à cidade vizinha, tornando-a proveitosa, sem desdenhar as palavras construtivas no instante oportuno. De que serviriam as longas discussões públicas, inçadas de doestos e zombarias? Ao termo de todas elas, teríamos apenas menores probabilidades para o triunfo glorioso do amor e maiores motivos para a separatividade e odiosas dissensões. Só devemos dizer aquilo que o coração pode testificar mediante atos sinceros, porque, de outra forma, as afirmações são simples ruído sonoro de uma caixa vazia.
     – Mestre, atalhou Filipe, quase com mágoa –, a verdade é que a maioria de quantos compareceram às pregações de Nazaré falava mal de vós!
     – Mas não será vaidade exigirmos que toda gente faça de nossa personalidade elevado conceito?  –interrogou Jesus com energia e serenidade. – Nas ilusões que as criaturas da Terra inventaram para a sua própria vida, nem sempre constitui bom atestado da nossa conduta o falarem todos bem de nós, indistintamente. Agradar a todos é marchar pelo caminho largo, onde estão as mentiras da convenção. Servir a Deus é tarefa que deve estar acima de tudo e, por vezes, nesse serviço divino, é natural que desagrademos aos mesquinhos interesses humanos. Filipe, sabes de algum emissário de Deus que fosse bem apreciado no seu tempo? Todos os portadores da Verdade do Céu são incompreendidos de seus contemporâneos. Portanto, é indispensável consideremos que o conceito justo é respeitável, mas, antes dele, necessitamos obter a aprovação legítima da consciência, dentro de nossa lealdade para com Deus.
     –  Mestre – obtemperou Simão Pedro, a quem as explicações da hora calavam profundamente –, nos acontecimentos mais fortes da vida, não deveremos, então, utilizar as palavras enérgicas e justas? *
     –  Em toda circunstância, convém naturalmente que se diga o necessário, porém, é também imprescindível que não se perca tempo.
     Deixando transparecer que as elucidações não lhe satisfaziam plenamente, perguntou Filipe:
     – Senhor, vossos esclarecimentos são indiscutíveis; entretanto, preciso acrescentar que alguns dos companheiros se revelaram insuportáveis nessa viagem a Nazaré: uns me acusaram de brigão e desordeiro; outros, de mau entendedor de vossos ensinamentos. Se os próprios irmãos da comunidade apresentam essas falhas, como há de ser o futuro do Evangelho?
     O Mestre refletiu um momento e retrucou: *
     – Estas são perguntas que cada discípulo deve fazer a si mesmo. Mas, com respeito à comunidade, Filipe, pelo que me compete esclarecer, cumpre-me perguntar-te se já edificaste o Reino de Deus no íntimo do teu espírito.
     – É verdade que ainda não – respondeu, hesitante, o Apóstolo.
     – De dentro dessa realidade, podes observar que, se o nosso colégio fosse constituído de irmãos perfeitos, teria deixado de ser irrepreensível pela adesão de um amigo que ainda não houvesse conquistado a divina edificação.
     Ambos os discípulos compreenderam e se puseram a meditar, enquanto o Cristo continuava:
     – O que é indispensável é nunca perdermos de vista o nosso próprio trabalho, sabendo perdoar com verdadeira espontaneidade de coração. Se nos labores da vida um companheiro nos parece insuportável, é possível que também algumas vezes sejamos considerados assim. Temos que perdoar aos adversários,
trabalhar pelo bem dos nossos inimigos, auxiliar os que zombam da nossa fé.
     Nesse ponto de suas afirmativas, Pedro atalhou-o, dizendo:
     – Mas, para perdoar não deveremos aguardar que o inimigo se arrependa? E que fazer, na hipótese de o malfeitor assumir a atitude dos lobos sob a pele da ovelha?
     – Pedro, o perdão não exclui a necessidade da vigilância, como o amor não prescinde da verdade. A paz é um patrimônio que cada coração está obrigado a defender, para bem trabalhar no serviço divino que lhe foi confiado. Se o nosso irmão se arrepende e procura o nosso auxílio fraterno, amparemo-lo com as energias que possamos despender; mas, em nenhuma circunstância cogites de saber se o teu irmão está arrependido. Esquece o mal o trabalha pelo bem. Quando ensinei que cada homem deve conciliar-se depressa com o adversário, busquei salientar que ninguém pode ir a Deus com um sentimento de odiosidade no coração. Não poderemos saber se o nosso adversário está disposto à conciliação; todavia, podemos garantir que nada se fará sem a nossa boa vontade o pleno esquecimento dos males recebidos. Se o irmão infeliz se arrepender, estejamos sempre dispostos a ampará-lo e, a todo momento, precisamos e devemos olvidar o mal.
     Foi quando, então, fez Simão Pedro a sua célebre pergunta:
     – Senhor, quantas vezes pecará meu irmão contra mim, que lhe hei de perdoar? Será até sete vezes?
     Jesus respondeu-lhe, calmamente:
     – Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

***

     Daí por diante, o Mestre sempre aproveitou as menores oportunidades para ensinar a necessidade do perdão recíproco, entre os homens, na obra sublime da redenção.
     Acusado de feiticeiro, de servo de Satanás, de conspirador, Jesus demonstrou, em todas as ocasiões, o máximo de boa vontade para com os Espíritos mais rasteiros de seu tempo. Sem desprezar a boa palavra, no instante oportuno, trabalhou a todas as horas pela vitória do amor, com o mais alto idealismo construtivo. E no dia inesquecível do Calvário, em frente dos seus perseguidos e verdugos, revelando aos homens ser indispensável a imediata conciliação entre o Espírito e a harmonia da vida, foram estas as suas últimas palavras: – “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!...

(Do livro Boa Nova, FEB, ditado pelo espírito Humberto de Campos pela psicografia de Francisco Cândido Xavier)

DSC03149

Uma das movimentadas ruas de Nazaré, Israel. Ao fundo a Basílica da Anunciação. Foto Ismael Gobbo

DSC03245

Paisagem com rodovia de Nazaré a Caná, Israel. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/14-11-2017_arquivos/image034.jpg

Vista panorâmica da cidade de Nazaré, emIsrael. Nela Jesus passou sua infância e juventude.

Foto Ismael Gobbo

 

Bem de St. Maria, Nazaré, de Felix Bonfils.

Foto colorida pelo fotógrafo francês Bonfils, no final do século XIX , de uma cena na Terra de Israel.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Well_of_St._Mary,_Nazareth,_by_Felix_Bonfils.jpg   

 

 

Nosso Salvador sujeito a seus paisem Nazaré. Óleo sobre tela 1847. Foto de uma pintura de John Rogers Herbert.

Copiado de : https://en.wikipedia.org/wiki/John_Rogers_Herbert

 

Supostamente a fonte de onde Maria tirava água para sua família, nos tempos bíblicos. 1917.

Fonte "Livros Sagrados e Literatura do Oriente".  Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nazarene_Fountain_Reputed_to_be_Mary_%26_Jesus%27.jpg    

 

 

 

Preciosa bagagem

 

Foram árabes nômades, os Nabateus, que elegeram construir a cidade de Petra, em meio a canyons rosados e rochas de arenito.

A localidade deve ter sido escolhida pela proximidade das rotas comerciais entre a Península Arábica e Damasco, na Síria.

Toda a cidade é construída em pedra. Calcula-se que duzentos anos foram necessários para a edificação das casas, templos, teatro, tumbas.

As ruínas foram descobertas no século XIX e atraem turistas do mundo todo.

A imponência das construções causa admiração. O teatro, por exemplo, construído no estilo romano, tinha capacidade para sete mil espectadores.

As ruínas do que teria sido um luxuoso SPA, com piscinas de água quente, fria, sofisticado sistema de aquecimento, causa espanto.

Não menos extraordinários os reservatórios e filtragem de água, canais, abastecendo a cidade o ano inteiro.

Contemplando tanta engenhosidade, trabalho artístico, urbanismo e os cuidados com a segurança, cogitamos como algo tão espetacular desapareceu nas areias do tempo.

A História registra que entre os anos 64 e 63 a.C., os territórios Nabateus foram conquistados pelo General Pompeu e anexados à República Romana.

O domínio do império romano, com uma forte pressão econômica, gradualmente fez com que o comércio dos Nabateus entrasse em declínio.

No século III Petra não estava mais nas rotas comerciais, e sua economia ficou cada vez mais decadente.

Porém, o que determinou o fim da cidade foram dois terremotos nos séculos IV e VI, que a destruíram.

Nesse momento, ela foi abandonada.

*   *   *

A História da Cidade rosa, como também é conhecida, nos leva a meditar como tudo na Terra é impermanente.

Impérios, soberanias, monumentos estupendos, luxo e poder, tudo perece.

E acompanhamos a poesia do filósofo francês Léon Denis quando descreve:

Vi, deitadas em suas mortalhas de pedra ou de areia, as cidades famosas da Antiguidade.

Cartago, em brancas elevações, as cidades gregas da Sicília, os arredores de Roma, com os aquedutos partidos e os túmulos abertos.

Vi os túmulos que dormem um sono de séculos, debaixo das cinzas do Vesúvio.

Vi os últimos vestígios das cidades longínquas, outrora formigueiros humanos, hoje ruínas desertas, que o sol do Oriente queima com suas carícias ardentes.

Evoquei as multidões que se agitaram e viveram nesses lugares.

Eu as vi desfilar, diante do meu pensamento, com as paixões que as consumiram, com seus ódios, seus amores e suas ambições.

Também com seus triunfos e reveses. Tudo consumido pelo sopro dos ventos.

*  *  *

Somos Espíritos imortais. Vivamos como tal. Tudo passará mas, quando chegar a nossa hora de partir, permita-nos Deus que possamos levar uma boa bagagem conosco.

Que possamos dizer que nossa passagem pelo mundo não foi estéril.

Que contribuímos para diminuir ao menos uma dor; que esclarecemos ao menos uma inteligência em busca da verdade.

E que tenhamos reconfortado ao menos uma alma vacilante e angustiada.

Pedra, concreto, grandes monumentos podem ser apagados pelo tempo.

Nós, Espíritos imortais, providenciemos nossa preciosa bagagem.

Redação do Momento Espírita, com base em documentário
 a respeito da cidade jordaniana de Petra e na introdução do
 livro 
Depois da morte, de Léon Denis, ed. FEB.
Em 23.3.2023.

 

 Escute o áudio deste texto

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=6853&stat=0

 

 

(Copiado do site Feparana)

Petra. Jordânia.

Fonte Al_Khazneh_Petra.jpg   

Autor Al_Khazneh_Petra.jpg: Graham Racher de Londres, Reino Unido trabalho derivado: MrPanyGoff

Uma foto do tesouro arqueológico na cidade de Petra (a cidade rosa - a cidade dos nabateus), localizada no Reino Hachemita da Jordânia, onde o tesouro é o marco mais famoso e importante da cidade. recebeu esse nome por causa da crença dos beduínos locais de que a jarra na frente do tesouro continha um tesouro.No entanto, existem algumas fontes que indicam que o tesouro era um mausoléu real.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Al_Khazneh_Petra_edit_2.jpg    

Trduzido pelo Google.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/22-10-2016_arquivos/image039.jpg

Vulcão Vesúvio visto das ruínas de Pompéia, Itália. Foto Ismael Gobbo

O  Vesúvio sepultou com suas lavas as cidades de Pompéia, Herculano e Estábia no ano 79 d.C.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/30-12-2017_arquivos/image009.jpg

Erupção do Vesúvio. Aquarela e raspagem por William Turner.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ausbruch_des_Vesuvs,_1817.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/30-12-2017_arquivos/image010.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/30-12-2017_arquivos/image011.jpg

Calcos de pessoas que pereceram na erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 dC. Pompéia, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Pompéia

 

As primeiras escavações profissionais foram supervisionadas por Karl Weber.[12] Em seguida foi a vez do engenheiro militar Francisco la Vega, que em 1804 foi sucedido por seu irmão Pietro.[13] Em 1860, as escavações foram assumidas por Giuseppe Fiorelli. No começo da exploração, descobriu-se que espaços vagos ocasionais nas camadas de cinzas continham restos humanos. Foi Fiorelli que percebeu que aqueles eram espaços deixados por corpos decompostos, desenvolvendo então uma técnica de injetar gesso neles para recriar perfeitamente o formato das vítimas do Vesúvio. O resultado foi uma série de formas lúgubres e extremamente fiéis dos habitantes de Pompeia incapazes de escapar, preservados em seu último instante de vida, alguns com uma expressão de terror claramente visível. Esta técnica é utilizada até hoje, mas com resina no lugar do gesso, por ser mais durável e não destruir os ossos, o que permite análises mais aprofundadas.[14] (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pompeia)

 

 

 

Simplifica

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mentores e Seareiros. Lição nº 04. Página 19.

 

Se desejas a bênção da paz, simplifica a própria vida para que a tranquilidade te favoreça.

Muitos recorrem ao auxílio dos outros, esquecendo a necessidade do auxílio a si mesmos.

Encarceram-se no cipoal das preocupações sem proveito, adquirindo compromissos que lhes prejudicam a senda e acabam suplicando o socorro da caridade, quando, mais avisados, poderiam entesourar amplos recursos para a assistência generosa aos mais desfavorecidos do mundo, empregando o talento das horas nas mais ricas sementeiras de simpatia.

É que se extraviam nas ambições desregradas, buscando para si próprios os mais duros grilhões de angústia ou fixando aos ombros frágeis, cruzes e fardos difíceis de suportar.

Não se contentam em viver com segurança o dia que o Senhor lhes concede. Preferem sofrer por antecipação as tempestades morais do amanhã remoto que, talvez, jamais sobrevenham.

Não se conformam com o pão abençoado de hoje. Reclamam celeiro farto para longos anos, à frente da luta que lhes é própria, ignorando se a morte lhes espreita os passos na vizinhança.

Não se alegram com o agasalho valioso de agora. Exigem guarda-roupa repleto e variado de que provavelmente não mais se utilizarão, enquanto companheiros da marcha humana exibem a pele desnuda e fria.

Não se resignam a possuir o dinheiro prestimoso que lhes soluciona os problemas da hora em curso. Suspiram pela caderneta de banco dominadora e invejável, que lhes marque o nome com a melhor expressão financeira, não obstante a penúria que magoa, implacável, o lar alheio.

Aprende a viver o minuto que Deus te empresta no corpo físico, amealhando a luz do conhecimento nobre e fazendo aos outros o bem que possas.

Auxilia, perdoa, trabalha, ama e serve, gastando sensatamente os recursos que o Céu te situou no caminho e nas mãos, como quem sabe que a Contabilidade Divina a todos nos procura no grave instante do acerto justo.

E, simplificando as próprias experiências, reconhecer-te-ás mais leve e mais feliz, habilitando-te, por fim, à libertação espiritual que, infalivelmente, convocar-te-á hoje ou amanhã para o regresso à Vida Maior.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/04-08-2021_arquivos/image035.jpg

O filho pródigo na vida moderna: a partida. Óleo sobre tela de James Tissot. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:James_Tissot_-_The_Prodigal_Son_in_Modern_Life,_The_Departure.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/04-08-2021_arquivos/image036.jpg

Filho pródigo – o retorno. Pintura em óleo sobre tela  de James Tissot.

Imagem/fonte: https://www.wikiart.org/en/james-tissot/prodigal-son-the-return

 

 Qual você ama mais?. Aquarela por Frederick Morgan.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a3/Frederick_Morgan_-_Which_do_you_love_best.jpg

 

 

Espíritos nos fenômenos da Natureza e o valor da fé

 

Na reunião pública e transmitida pela internet da Instituição Nosso Lar, de Araçatuba (SP), na manhã do dia 19 de março de 2023, Rennier Isique Vieira expôs sobre o tema “ação dos espíritos nos fenômenos da natureza”, de questões de “O Livro dos Espíritos”; Paulo Sérgio Perri de Carvalho comentou a “A fé transporta montanhas” do Capítulo 19 de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Essas obras são comentadas em sequência, item por item. Houve transmissão simultânea pela Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=pBfh2HWuvcU

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]]  e do GEECX)

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 

Palestras no Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Informações de João  Marchesi Neto)

 

 

Palestra no Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

 

No manhã   do próximo domingo, 26-03-2023, às 9 horas palestra com o orador Nelson Santos da Casa do Caminho.

 

 

 

(Informação de Talita Held Laluce)

 

 

Curso de Iniciação ao Espiritismo.

C.E. Maria Benta. São Paulo

 

(Com informação de Jorge Rezala)

 

 

GEPAR- Campanha de Páscoa

Niterói, RJ

Não consegue ver essa mensagem? Visualize no navegador

 

Novidade no Blog do site geparsocial

GEPAR | Campanha de Páscoa

https://static.wixstatic.com/media/d776d1_a24bd623323b468092eac1665d7f5d9f~mv2.png

 

 

Você recebeu esse email porque você é assinante desse site.

Se você acha que o recebeu por engano ou deseja cancelar a assinatura, clique aqui.

 

 

Conferência no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Exms Senhores,

As nossas mais cordiais saudações.

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita, com a Profª e Química Catarina Fernandes, subordinada ao tema "Ser mãe na óptica espírita", na próxima 6ª feira, 24 de Março de 2023, às 21h, com entrada livre e gratuita.

Posteriormente, decorrerá a bioenergia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as actividades são livres e gratuitas. 

 

 

Cordialmente

 

    CCE  

 

https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4zLZUiOvLh5Sw_4l0PlQnMwESO_H9hRzRXv8DCSPbypGl4tPTGJGe9s_0nb5uyCIgLwXDsIOc4

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

(Informação recebida em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

1º. Congressinho Espírita de Marília

Marília, SP

 

 

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Live com Otaciro Rangel. “A didática de O Livro dos Médiuns”

Use Intermunicipal de Marília

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Romances espíritas: consolo, emoção e aprendizado!

Casa Editora O Clarim. Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/867/original_converse_conosco_whatsapp%20copiar.jpg?1649271936

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1158/original_A%20morte%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20o%20fim%20-%20NOVA.jpg?1678711169

 

A morte não é o fim

 

Assis Azevedo, João Maria (Espírito)

 

Um grupo de jovens desencarna durante um acidente de trânsito e, não percebem que continuam vivos. Demonstra o trabalho desenvolvido por espíritos socorristas e as atividades de preparação para reencarnações e de outros temas que envolvem a encarnação dos espíritos. Visa levar ao entendimento dos mecanismos do desencarne e os objetivos superiores da existência humana.

 


por R$ 46,00

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1159/original_aconteceu%20em%20paris.jpg?1678711234

 

Aconteceu em Paris

 

Mauren R. M. Wetzstein, André (Espírito)

 

Paris, século XVIII. As renovadoras ideias iluministas propagam-se nos salões e nos cafés franceses. Os ânimos se inflamam. Em um período de conturbação e violência, quando os próprios líderes da revolução em curso passariam a exterminar uns aos outros, seria possível uma alma elevar-se acima das misérias terrenas para socorrer, anonimamente, corações aflitos? Conheça a comovente história de André de Soissons.

 


por R$ 31,50

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1160/original_Perdoa%20-%20nova%202018.jpg?1678711269

 

Perdoa!...

 

Célia Xavier Camargo, Jésus Gonçalves (Espírito)

 

Em linguagem clara, estilo sonoro e cadenciado, a médium psicógrafa Célia Xavier Camargo veicula uma das vidas de Jésus Gonçalves quando foi o soldado Ciro no exército de Belisário, período do Império Bizantino, no ano 535 da nossa era, contada em detalhes por ele mesmo.
É uma mensagem de libertação espiritual, mostrando-nos as belezas da vida futura após a vitória sobre os erros e sofrimentos dolorosos, nas palavras históricas de Jésus Gonçalves, que encontrou a redenção de seu espírito em sua última encarnação como portador de hanseníase em terras paulistas.
Integra a trilogia mediúnica de Jésus Gonçalves, que contém, na sequência cronológica: "Perdoa", "Aves sem ninho" e "Em busca da ilusão".

 


por R$ 51,90

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1161/original_guerra%20no%20alem.jpg?1678711332

 

Guerra no Além

 

Abel Glaser, Cairbar Schutel (Espírito)

 

Mais que uma constatação doutrinaria, dá uma dimensão exata de como acontece a influência dos Espíritos no mundo material. Relevantes informações históricas a respeito do surgimento das guerras, revela o funcionamento das colônias espirituais e seus departamentos, como os postos de socorro de Alvorada Nova, colônia dirigida por Cairbar Schutel.

 


por R$ 31,50

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1162/original_O%20Escritor.jpg?1678711391

 

O Escritor - Uma história de amor

 

Giseti Marques

 

Chega um momento em que é preciso parar de sonhar e mudar o rumo da vida. Em meio a encontros do presente, resultantes de desencontros do passado, as vidas dos personagens se entrelaçam, possibilitando-os repararem seus erros de outrora. Um romance emocionante. Uma mensagem belíssima que mostra a capacidade do amor verdadeiro em vencer qualquer desafio.

 


por R$ 49,00

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1163/original_o%20amor%20e%20a%20multidao.jpg?1678711434

 

O amor e a multidão dos pecados

 

Ricardo Orestes Forni

 

Baseado em acontecimento real, mãe e filho, cúmplices de um crime, retornam em nova existência sob profundo mecanismo obsessivo. Esquecidos do alerta de Jesus de nos reconciliar com os inimigos enquanto em trânsito com eles na jornada terrestre, os personagens aprisionam-se em um resgate doloroso.

 


por R$ 29,00

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1177/original_ASSINATURA-DIGITAL-CONJUNTA.jpg?1678802038

Fale Conosco:

 

(16) 3382-1066 | (16) 99270-6575

 

[email protected]

Siga-nos nas redes sociais

 

Facebook

Youtube

Instagram

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

 

 

XII Seminário Espírita Catarinense- Presencial

Florianópolis

 

 

 

 

O CEECAL, que no passado, utilizou a arte, como o teatro, como meio de
divulgação da Doutrina Espírita, a publicação da Revista CEECAL,
hoje descontinuada, traz a Florianópolis, no dia 20 de maio de 2023,
das 8h30 às 19h, a conferencista ANETE GUIMARÃES para, não só
abrilhantar o XII SEMINÁRIO ESPÍRITA CATARINENSE - PRESENCIAL, mas
principalmente para abordar um tema desafiador, "DOENÇAS
PSICOSSOMÁTICAS E AS EMOÇÕES EM NOSSAS VIDAS", no Hotel Cambirela, no
bairro Estreito, Florianópolis, SC.

Adquira seu ingresso na plataforma
www.sympla.com.br [1] ou  com Antonio
Carlos - contato (48) 9 9991.6075 venha assistir e participar ao vivo
com Anete Guimarães deste grande momento, um evento presencial. Venha!

O CEECAL considerando sua responsabilidade e respeito à saúde do
público informa que a lotação será inferior ao limite máximo
permitido.

VEJA AS PALESTRAS PELO SITE

https://www.youtube.com/channel/UCNp7TnaJoxPfv43iBOKN0yQ

Informações no cartaz ou
Antonio Carlos  48 999916075
muita paz a todos
  End para a compra dos Ingressos
 
https://www.sympla.com.br/evento/xii-seminario-espirita-catarinense-presencial/1875112

Muita paz

Antonio Carlos

48 999916075

Links:
------
[1]
http://www.sympla.com.br/

 

 

 

(Recebido em email de Regina Bachega [[email protected]])

 

 

16a. Edição do Seminário Vencendo seus conflitos

organizado pelo Geluz-Grupo Espírita Luz no Lar. Fortaleza, CE

Bom Dia Caros (as) Amigos (as),

 

A 16a. Edição do SEMINÁRIO VENCENDO SEUS CONFLITOS organizado pelo Geluz - Grupo Espírita Luz no Lar, se realizará nos dias 25 e 26.03.2023, no MERIDIONAL CONVENÇÕES CENTER em Fortaleza/CE.

Não fique fora dessa; conheça os nossos palestrantes e seus respectivos temas, super atuais e instigantes👍👍.

Um forte abraço e até lá 🌹
Inscrições: https://www.geluz.org.br/loja/

 

 

 

Comissão de Eventos 

Grupo Espírita Luz No Lar

Rua Santa Luzia, 2160 -  Tabapuá
Fortaleza - Caucaia -  Ceará

(85) 99992.7009/98592.7727/99989.7227/98714.2870


(Informação recebida em email de Geluz *Luz no Lar* [[email protected]])

 

 

FEAL- Fundação Espírita André Luiz

É o Conexão de março fechando o verão!

 

ACESSE AQUI:

https://marketing.feal.org.br/email/view/64133699474d2858488474

 

 

 

Jornal Verdade e Luz

Use Intermunicipal de Ribeirão Preto

 

CLIQUE AQUI:

http://www.verdadeeluz.netribeirao.com/index.html#p=1

 

 

(Com informações de Sonia Regina Gobi)

 

 

FEESP. Renato Prieto em

Chico Xavier em Pessoa

 

 

 

(Com informação de Jorge Rezala)

 

 

18º Encontro Amigos da Boa Nova

São Paulo

 

Vem aí um dos encontros espíritas mais aguardados do últimos anos: O 18º Encontro Amigos da Boa Nova.

 

Dia 17 de junho, sábado, das 9h às 17h, no Teatro Santo Agostinho, ao lado do metrô Vergueiro, em São Paulo. 

 

Um encontro repleto de conhecimento, emoção e afeto, tratando sobre um tema essencial para uma vida mais plena e com significado: FELICIDADE: A CHAVE PARA SUA JORNADA 

 

Com a presença de um grande time de palestrantes: Dr. Sérgio Felipe de Oliveira; Dr. Aldeniz Leite; Dr. Ildo Rosa; Dr. Antonio Carlos Tarquinio; Tânia Carvalho e José Carlos de Lucca.

 

E ainda momento musical com as cantoras Paula Zamp e Kethelin Cocchi  e  a apresentação de um espetáculo  produzido especialmente  pela Companhia de Teatro AMO para o evento. 

 

Garanta já o seu ingresso: www.mundomaior.com.br

Sócios do Clube Amigos, tem valor especial 

 

 

(Recebido em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

 

Palestras programadas na Comunidade Espírita Seara de Luz

Bilac, SP

 

 

 

 

 

(Informação da   Comunidade Espírita Seara de Luz. Bilac, SP)

 

 

Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo

 

(Com informação de Jorge Rezala)

 

 

Programa Despertando Consciências

Homenagem a Chico Xavier. Rádio Ilumina. Aracajú, Sergipe

 

Ismael amigo boa tarde.

 

Apesar de já ter enviado pelo whatsapp, estou enviando novamente aqui pelo e-mail para melhor facilitar a sua parte. Agradeço a sua prestimosa atenção. Qualquer coisa estamos ào seu dispor. Fraterno abraço aacompanhado de paz e luz.

https://soundcloud.com/user-826687879/radio-ilumina-despertando-consciencias-ep-086?si=72717f2c6dfd4b9f920bb5953a6ee9d4&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

 

(Recebido em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 

Programações da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

C'est avec un grand plaisir que la direction du centre spirite APES vous invite aux commémorations de ses 30 ans d'existence et de travail spirite en France.

Pour fêter cette date, nous avons organisé une conférence et deux exposés libres.

 

- le vendredi, 24 mars 2023, de 20h00 à 22h30 : présentation par Frédéric Pruneau d'une conférence sur le thème "La Société Parisienne des Etudes Spirites - SPES (1858 - 1869) : une organisation pionnière au service du Spiritisme"

 

- le vendredi, 31 mars 2023, de 20h00 à 22h30 : présentation par Anita Becquerel d'un exposé libre sur le thème "LES MALADIES SPIRITUELLES"

 

- le samedi, 01 avril 2023, de 15h00 à 17h30 : présentation par Elaine Mariano d'un exposé libre sur le thème " LA LOI D’AMOUR : quel sens le Spiritisme donne-t-il à cette loi dans la vie de tous les jours ?"

 

Pour plus de détails, consultez le programme d'activités spirites pour le mois de MARS 2023. Veuillez trouver le programme en pièce jointe.

 

Pour plus d'information n'hésitez pas à nous appeler : [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158

 

Au plaisir de vous accueillir lors de Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle - RPEAS, de conférences et exposés libres.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.
Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

*****************************

 

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

 

É com grande satisfação que a direção do centro espírita APES convida você para as comemorações dos seus 30 anos de existência e atuação espírita na França.

Para comemorar esta data, organizamos uma conferência e duas apresentações gratuitas.

 

- Sexta-feira, 24 de março de 2023, das 20h00 às 22h30: apresentação por Frédéric Pruneau de conferência sobre o tema "A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas - SPES (1858 - 1869): organização pioneira a serviço do Espiritismo"

 

- Sexta-feira, 31 de março de 2023, das 20h00 às 22h30: apresentação por Anita Becquerel de uma apresentação gratuita sobre o tema "DOENÇAS ESPIRITUAIS"

 

- Sábado, dia 01 de abril de 2023, das 15h às 17h30: apresentação por Elaine Mariano de palestra livre sobre o tema "A LEI DO AMOR: que sentido o Espiritismo dá a esta lei na vida de todos os dias ?"

 

Para mais detalhes, consulte o programa de atividades espíritas para o mês de MARÇO de 2023. Consulte o programa em anexo.

 

Para mais informações, não hesite em nos ligar: [email protected] ou pelo telefone 07 82 09 7158

 

Ansioso para recebê-lo em Reuniões Públicas de Estudo e Assistência Espiritual - RPEAS, conferências e apresentações gratuitas.

 

Fraternalmente

 

Anita BECQUEREL

Presidente da APES

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas - Lei da Associação 1901

Espiritismo: Construindo hoje o Homem de amanhã.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

Reuniões públicas, encerradas nos feriados, abertas e de acesso gratuito:

- Todas as sextas-feiras à noite, das 20h00 às 22h00.

- No segundo e último sábado do mês, das 15h00 às 17h00.

- Todo terceiro sábado do mês, das 11h às 13h.

Recepção do público 30 minutos antes do início da reunião.

Mais informações por telefone em 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58

ou em nosso site http://www.apes-asso.fr 

 

(Tradução para o Português através do  GOOGLE)

 

 

(Informações recebidas em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Programação do mês de março/2023 da IBNL - Instituição Beneficente Nosso Lar. São Paulo, SP.

Bom dia caro Ismael Gobbo, espero que tudo esteja bem com o estimado amigo.

Mais uma vez, se possível, solicito a gentileza de divulgar a programação do mês de março de 2023 da IBNL.

Os cursos para estudo dos livros da Codificação Espírita estarão iniciando esta semana. Caso os leitores tenham interesse, por favor, utilizem o e-mail:

[email protected]

e nos encaminhe seu contato de whatsapp, o livro  e período desejado.

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente Voluntário da IBNL

 

"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más"

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 4.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Café com Kardec. Roda de conversa com Donizete Pinheiro e a equipe da USE Intermunicipal de Marília. Marília, SP

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento”.

 

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

Vídeo do lançamento: https://youtu.be/jOy9vbkLUEM

 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

FEEMT – Federação Espírita do Estado de Mato Grosso

Cuiabá

 

Acesse aqui:

https://www.feemt.org.br/

 

 

 

 

 FEMS- Federação Espírita de Mato Grosso do Sul

Campo Grande

 

Acesse aqui:

https://fems.org.br/

 

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

                                 

 

Matemática Divina

 

Sidney Fernandes

MATEMÁTICA DIVINA

PARTE 5

Dores espirituais

Esteves e Júlio ingeriram veneno. Ao chegarem ao plano espiritual, cada um deles experimentou efeitos muito diferentes.Júlio sofreu ingentes dores na glote, que perduraram por três existências seguidas,enquanto Esteves não sofreu consequências mais graves. Por que essa disparidade de impressões entre os dois espíritos?

Esclarece André Luiz, no livro Entre a Terra e o Céu, que é preciso considerar as causas das lesões. Esteves foi envenenado, isto é, vítima de envenenamento por outra pessoa, enquantoJúlio se envenenou, tornou-se vítima de si mesmo. Os pontos escuros que surgem, quando prejudicamosa nós mesmos ou a outrem, fixam-se no corpo intermediário (perispírito).

O suicida carrega, além do complexo de culpa, os desequilíbrios do corpo intermediário, que são sentidos durante a permanência do espírito no plano espiritual e também vão moldar, imperfeitamente, o corpo físico de uma próxima encarnação.

Aritmética sublime

Outro caso em que André Luiz cita as nódoas perispirituais — no livro Missionários da Luz — é o de um espírito cujo fígado encontrava-se profundamente afetado. Parte do órgão estava encoberta por nuvens escuras, atingindo a vesícula biliar, o duodeno e o pâncreas, com profundas alterações no processo digestivo, provocadas porsuas perturbações mentais e inquietações íntimas.

Mais uma vez a extraordinária aritmética divina se fez presente, pois os valores positivos preponderaram, a ponto de contrabalançarem os valores negativos e viabilizarem a assistência dos espíritos, que foram desfazendo, pouco a pouco, as nuvens escuras, que foram se tornando opacas e desapareceram, retornando o organismo físico à normalidade. Uma extraordinária operação algébrica derivada da misericórdia divina, onde o mais anulou o menos.

Más aparências

Outra situação registrada por André Luiz — no livro Nosso Lar — envolve pobre mulher, que pediu socorro à Colônia Nosso Lar. Sua figura era digna de comiseração:

Filhos de Deus, dai-me abrigo à alma cansada. Onde está o paraíso dos eleitos, para que possa fruir a paz desejada?

Imediatamente, André intercedeu por aquele espírito necessitado de ajuda. No entanto, foi alertado por Narcisa, sua instrutora, que aquela alma ainda não estava em condições de receber o acolhimento em Nosso Lar.

Rodeada de pontos negros, denotava projeção mental dos que transgrediram a lei divina, e ainda não demonstram predisposição para sua reforma íntima. Infelizmente, aquela pobre mulher ainda não podia ser socorrida na Colônia Espiritual.

***

Malformações congênitas, ainda inexplicadas pela ciência humana, são anomalias estruturais ou funcionais geradas por débitos do passado. Eles se acumulam como elementos negativos da alma, que se refletem na fôrma da forma do corpo físico que nasce comprometido.

A única maneira de eliminar essas marcas obscuras é o sofrimento? Não necessariamente. A experiência carnal não é somente o caminho para o crescimento de nossas potencialidades, mas também o filtro que absorve esses elementos sombrios, limpando literalmente a alma de tóxicos passados.

Todos somos tutelados pela divindade. No entanto, quando ocorre a renovação íntima e os caracteres positivos da vida anulam os pontos negativos e renovam a alma, facilitamos o trabalho dos médicos espirituais em direção à cura definitiva.

CONTINUA NA PARTE 6

 

 

(Recebido em email de Sidney Fernandes [email protected])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]