Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 03 de abril de 2024.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/ABRIL/03-04-2024.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-04-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/ABRIL/02-04-2024.htm

01-04-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/ABRIL/01-04-2024.htm  

30-03-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MARCO/30-03-2024.htm

29-03-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MARCO/29-03-2024.htm

28-03-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/MARCO/28-03-2024.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

image009

Pintura alusiva ao episódio bíblico da “tentação”. Óleo sobre tela por Joseph Barrias.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:F%C3%A9lix_Joseph_Barrias_-_The_Temptation_of_Christ_by_the_Devil_-_Google_Art_Project.jpg

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

 https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

 

 

 

De acordo com os evangelhos, no sabbath, Jesus e seus discípulos foram para Cafarnaum e Jesus começou a pregar. As pessoas ficaram maravilhadas com seus ensinamentos, pois ele os passava com autoridade e não da forma dos doutores da Lei. Neste momento, um homem que estava na sinagoga e que estava possuído por um espírito maligno gritou "Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a perder-nos. Bem sei quem és, és o Santo de Deus! Jesus repreendeu-o, dizendo: Cala-te e sai desse homem. O espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele." (conforme o Evangelho de Marcos).

As pessoas ficaram novamente espantadas e perguntaram umas às outras: "Que é isto? uma nova doutrina com autoridade! ele manda aos próprios espíritos imundos, e eles lhe obedecem!". Notícias sobre Jesus então se espalharam por toda a região.

(Wikipedia)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Night_hag#/media/File:John_Henry_Fuseli_-_The_Nightmare.JPG

O pesadelo,  de Henry Fuseli   (1781), é considerado uma das representações clássicas da paralisia do sono,

percebida como uma visita demoníaca.

São João Batista pregando diante de Herodes Antipas. Pintura por Pieter de Grebber.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mus%C3%A9e_de_Lille_P._F._de_Grebber.jpg

 

 

 

Herodes Antipas ou simplesmente Antipas (em grego antigo Ἡρῴδης Ἀντίπατρος, translit. Hērǭdēs Antipatros; nascido antes de 20 a.C. – morto depois de 39), foi um filho de Herodes, o Grande por uma de suas esposas, a samaritana Maltace. Ele foi tetrarca da Galileia e da Pereia. É mais conhecido através dos relatos do Novo Testamento por seu papel nos eventos que levaram às execuções de João Batista e Jesus de Nazaré...

Herodes Antipas era um príncipe frívolo, que foi acusado de vários crimes. Mandou decapitar João Batista por instigação de Herodias, esposa do seu meio-irmão Herodes Filipe, com quem ele havia se casado...

(Wikipedia)

 

O Banquete de Herodes. Baixo relevo em bronze de Donatello.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Banquete_de_Herodes

 

 

 

Nos relatos de Mateus 14:1-11 e Marcos 6:17-28, que em muito se assemelham, descreve-se uma festa no palácio de Herodes Antipas, na qual Salomé, sobrinha e enteada do tetrarca, dança para ele. Entusiasmado com o espetáculo, Antipas (provavelmente embriagado) compromete-se a lhe dar a recompensa que ela houver por bem pedir.

É quando intervém Herodias, mãe de Salomé. Ela odeia João Batista, então preso nas masmorras do palácio, porque ele a acusa de adultério, por ter deixado seu esposo, Herodes Filipe, para juntar-se ao irmão dele, Antipas.

Herodias instrui a filha para que peça a cabeça do profeta e ela assim o faz. Ao tetrarca, que empenhara sua palavra, não resta outro recurso senão atender à exigência da sobrinha, ainda que isso o constranja, pois receia as consequências dessa decisão, haja vista o prestígio de João junto ao povo. (Wikipedia)

 

 

 

Fotografando com a alma

 

Ela sonhava ver, ao vivo e a cores, todas as belezas da arte que os livros escolares lhe mostravam.

A escultura fenomenal da Vitória de Samotrácia era uma delas.

Com suas asas gigantes, projetada para frente, os respingos do mar na túnica de linho drapeado colado ao corpo, uma parte da túnica molhada descendo pelas pernas, terminando esvoaçadas pelo vento, nas suas costas.

Uma primorosa obra de arte em mármore branco.

Encontrada no santuário dos grandes deuses da ilha de Samotrácia, na Grécia, numa cavidade de rocha, no alto da colina, calcula-se que tenha sido esculpida entre 220 e 190 a.C.

O nome Vitória lembra a deusa mensageira do triunfo e da glória aos vencedores dos campos de batalhas terrestres ou navais.

Apaixonou-se, ainda, pelas cores fortes, com seus jogos de sombra e luz, dos quadros do pintor italiano Caravaggio.

Visitou, em seus sonhos, cada uma das suas produções, retratando realismo e temas religiosos.

Sem recursos que lhe permitissem sequer imaginar que poderia ver fisicamente tais obras, ela jamais deixou de ansiar pela concretização de seus sonhos.

Então, um dia, amigos a brindaram com uma viagem inesperada à França.

E ela pôde cruzar mais de uma das pontes do rio Sena, em Paris, visitar a Catedral de Notre Dame, com suas gárgulas e quimeras, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel.

Quantas belezas, inenarráveis. Ela viu tudo com a alma, gravando, de forma indelével, cada detalhe para não esquecer mais.

Então, quando chegou ao museu do Louvre, sentiu o inacreditável se concretizar.

Admirou esculturas famosas, como a Vênus de Milo, com seu manto ricamente trabalhado, os cavalos de Marly, o despertar de Psiquê pelo beijo de Eros...

Longamente se deteve ante a Vitória de Samotrácia.

A estrutura maciça parecia deslizar suavemente cortando o vento, com toda a leveza da escultura grega.

Quase que ela se deteve a contar os respingos d'água...

Depois, sentou-se na sala, em frente aos colossais quadros de Caravaggio.

Narciso, a flagelação de Cristo, a morte da Virgem...

Ficou ali, contemplando, quase desacreditando que seu sonho estava se realizando.

Vinte anos depois, ela tem a capacidade de detalhar minúcias do que viu e fotografou com a alma ansiosa de arte e beleza. E permanece agradecida aos amigos que lhe concederam essa imensa alegria.

*   *   *

A vida é assim. Guarda muitas surpresas. Reviravoltas ocorrem transformando o hoje. Oportunidades se apresentam quando menos se espera.

Sem falar que a generosidade de alguns corações transcende todas as expectativas.

Esse relato, além da gratidão, ressalta outro item. O melhor registro que se faz, nesta vida, não é o da captação digital, do vídeo, da foto.

O mais duradouro registro é aquele que a alma realiza, enquanto se alheia do entorno, do vozerio dos que passam indiferentes a detalhes.

É o registro autêntico, guardado na intimidade e que pode ser acionado, quando se queira, para reviver momentos de puro êxtase, que tornam nossa vida uma experiência inigualável.

Você já experimentou fotografar com a alma?

Redação do Momento Espírita
Em 2.4.2024.

  Escute o áudio deste texto

https://www.momento.com.br/pt/index.php

 

(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/index.php)

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/10-06-2015_arquivos/image024.jpg

Vitória de Samotrácia também conhecida por Nice de Samotrácia. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/12-12-2017_arquivos/image015.jpg

Vitória da Samotrácia. Escultura exposta no Museu do Louvre. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Vitória de Samotrácia, também conhecida como Nice de Samotrácia, é uma escultura que representa a deusa grega Nice[1] (em grego Νίκη, Níkē ou Niké – "Vitória"), cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia. Em grego, o seu nome é Níkē tes Samothrakes (Νίκη της Σαμοθράκης). Fazia parte de uma fonte, com a forma de proa de embarcação, em pedra calcária, doada ao santuário provavelmente pela cidade de Rodes. Ocupa lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris.

 

Museu do Louvre. Paris, França. Foto: Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/07-06-2019_arquivos/image013.jpg

Pont Neuf sobre o rio Sena  e Ile de la Cité. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Pont Neuf ("Ponte Nova", em português) é a mais antiga das pontes que cruzam o rio Sena, em Paris, capital da França. Seu nome "Novo" permaneceu, e foi dado para distinguir-se das antigas pontes medievais, erguidas com casas em ambos os lados.

Partindo do ponto mais ocidental da Île de la Cité, a ilha situada no meio do rio que foi o centro da Paris medieval, Rive Gauche(margem esquerda) de Paris com a Rive Droite (margem direita).

A ponte é composta por duas partes distintas: uma com cinco arcos até atingir a Île de la Cité, outra com sete arcos que levam à margem direita. Antigas gravuras com mapas de Paris mostram que, quando a ponte foi construída, ela apenas tocava a ponta a jusante da Île de la Cité; desde então formaram-se bancos de areia no meio do rio (Ait), chamados de quais, que alargaram a ilha. Hoje a ilha é o Jardim do Vert-Galant, um parque nomeado em homenagem ao rei Henrique IV, apelidado de "Verde Galante".

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pont_Neuf

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/07-06-2019_arquivos/image015.jpg

Pont Neuf e Samaritaine ao fundo, à esquerda. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

La Samaritaine é uma loja de departamentos localizada em Paris entre a Rue de Rivoli e do Sena , no nível Pont Neuf no st distrito de Paris . 

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Samaritaine

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/15-01-2018_arquivos/image007.jpg

O Rio Sena e a Ponte de Bercy. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

https://temporecord.files.wordpress.com/2012/04/image0273.jpg?w=764

Paris, França, a cidade berço do Espiritismo, onde foi lançado “O Livro dos Espíritos” em 18/4/1857. Foto Ismael Gobbo.

A trajetória do Rio Sena desde a região de Bercy, no alto, até a Ponte das Almas, abaixo, á esquerda

 

 

 

Dever e caridade

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Luz no Caminho. Lição nº 02. Página 17.

 

Partilhar o conteúdo de nossa bolsa com o irmão necessitado é dever, mas dar-lhe trabalho digno, sem afetação de superioridade e sem exigência, para que ele se faça um servidor da vida tão digno quanto nós é Caridade.

Dar o pano que sobra em nosso guarda- roupa é dever, mas vestir o próximo de novas idéias, através dos nossos bons exemplos é Caridade.

Praticar a generosidade com os nossos amigos e afeiçoados é dever, mas exercer a gentileza e a tolerância com os adversários de nossos pontos de vista é Caridade.

Ceder o pão que excede em nossa mesa é dever, mas fazer de nossa existência um estímulo incessante ao bem para quantos nos rodeiam é Caridade.

Praticar a benemerência e a delicadeza, por intermédio de mensageiros da nossa amizade aos nossos irmãos que necessitam e sofrem é dever, mas, seguir ao encontro dos nossos companheiros de luta, com o nosso esforço pessoal na plantação da alegria ou do reconforto é Caridade.

Criar planos de serviço para quem nos acompanha no roteiro de cada dia é dever, mas, trabalhar nós mesmos com o nosso suor e com as nossas mãos é Caridade.

Não nos contentemos com o ensinar o bem.

Isso é simples obrigação de nossa inteligência.

Façamos o bem cada instante e em cada passo de nosso caminho, porque, desse modo, estaremos realmente assinalados como discípulos do Benfeitor Divino que, por devotar-se à Caridade, foi sentenciado à flagelação e à cruz, nas quais consagrou o amor como norma de felicidade e ressurreição para a Humanidade inteira.

 

 

 (Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

A Dama da Caridade. Óleo sobre tela Jean-Baptiste Greuze. Museu de Belas Artes de Lyon.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Dame_de_charit%C3%A9

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/68/Baciccio-Saint_Francesca_Romana_Giving_Alms.jpg/667px-Baciccio-Saint_Francesca_Romana_Giving_Alms.jpg

A Beata Ludovica Albertoni que distribui esmolas. Pintura de Giovanni Battista Gaulli

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ludovica_Albertoni

 

 

Ludovica Albertoni (1473 - 31 de janeiro de 1533) foi uma nobre católica romana italiana do período renascentista e membro professa da Terceira Ordem de São Francisco . [1] A morte de seu marido a levou a dedicar sua vida ao serviço dos pobres em Roma, e ela também era conhecida por suas experiências extáticas . Gian Lorenzo Bernini criou uma escultura dedicada a ela, que está contida em San Francesco a Ripa, onde são colocados os restos de Albertoni. [2]

 

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ludovica_Albertoni

 

 

 Página Infantil. A primeira sequência segue as Leis Morais (3º livros de O Livro dos Espíritos

 

Leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, e, por fim, a de justiça, amor e caridade. 

 

 

 

(Recebido em email de Alcides Fernando Ferreira [[email protected]])

 

 

10o ano do GEECX – Estudo e difusão do Evangelho

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Em abril de 2024 se iniciou o 10o ano de funcionamento do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier – GEECX.

O Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier tem como objetivo “promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da Codificação Allan Kardec”, priorizando “o estudo do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo”, pois, conforme salientou Kardec – na introdução de O evangelho segundo o espiritismo – “Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral só são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo”. Desde o início valoriza as obras do espírito Emmanuel que comentam o Novo Testamento, psicografadas por Chico Xavier.

Integrado por companheiros egressos do antigo Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho, da FEB, que funcionou de 2012 a março de 2015, o GEECX foi fundado em 29 de março de 2015, em Brasília (DF), no lar do casal Célia Maria e Antonio Cesar Perri de Carvalho. Realizou algumas reuniões nos lares de Edimilson Nogueira e Marco Rosa, fixando-se durante três anosna sede do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Estêvão, com apoio da Sociedade Divulgadora do Espiritismo Cristão - SODEC, em Brasília. Nessa sede manteve reuniões semanais de estudo, mantendo contatos a distância com valorosos amigos que se agregaram de alguns Estados, tendo como ponto em comum as experiências e o interesse no estudo do Evangelho à luz do Espiritismo.

Desde o início empregou as redes sociais, com página no Facebook e divulgação semanal de seu Boletim, contendo links para acessos a várias matérias vinculadas aos objetivos do GEECX, comfarto subsídio para o estudo do Evangelho à luz do Espiritismo.

No ano de 2018 passou a manter programas presenciais em São Paulo junto ao Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho Monteiro, com atuação do casal Célia-Cesar Perri de Carvalho e de Flávio Rey de Carvalho, sobre os livros: Paulo e Estêvão, psicografado por Chico Xavier; Epístolas de Paulo à luz do espiritismo, de Cesar Perri.

A partir de 2020, com a pandemia, as reuniõespassaram a ser virtuais, com programas de estudos semanais e ocorreram estudos sobre: O evangelho segundo o espiritismo, os programas “pinga-fogo” com Chico Xavier, a literatura psicográfica de Chico Xavier, e agora está sendo desenvolvido sobre o livro Emmanuel, psicografado por Chico Xavier.

Nesse ínterim, manteve programas sobre O evangelho segundo o espiritismo pela web rádio Fraternidade (de Uberlândia), TV Mundo Maior de Guarulhos (SP), Rede Amigo Espírita de TV e pela Rádio e TV Espírita de Maceió; parceria com a Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes.

Como membro do GEECX, elaboramos livros sobre análise do Novo Testamento na ótica espírita e o estímulo ao estudo e prática nos centros e no movimento espírita: Epístolas de Paulo à luz do espiritismo (O Clarim, 2016); Centro espírita. Prática espírita e cristã (USE-SP, 2016); Cristianismo nos séculos iniciais. Aspectos históricos e visão espírita (O Clarim, 2018); Chico Xavier. O homem, a obra e as repercussões (EME/USE-SP, 2019); Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier (O Clarim, 2020); Paulo de Tarso. A vertente espiritual da montanha (O Clarim, 2023).

Ao ensejo dos 160 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo proximamente vem a lume Evangelho com simplicidade (O Clarim).

Em nossa obra Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões (Ed.Cocriação, 2021) encontram-se os relatos sobre a origem do GEECX.

Informações:

https://www.facebook.com/gestudoschicoxavier/;

https://www.facebook.com/cocriacaoeditorial;

https://ccdpe.org.br/cursos/#:~:text=bit.ly/CCDPE%2DTrajetoria;

[email protected];

 

(*) Foi presidente da USE-SP e da FEB; em São Paulo é colaborador do Centro de Cultura e Documentação e Pesquisa do Espiritismo e do Grupo Espírita Casa do Caminho; articulista da Revista Internacional de Espiritismo.

DE:

http://grupochicoxavier.com.br/10o-ano-do-geecx-estudo-e-difusao-do-evangelho/

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

 

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo, no dia 05 de Abril de 2024, 6ª feira, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Nós e os outros", com a professora Catarina Fernandes.  Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as nossas actividades são livres e gratuitas. 

 

Cordialmente,

 

    CCE  

 

https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4xdzyCY9R1q6M_TBKak7d7JSz4GVqWx5TQ-8_NE2uLMhwZ_IcnaEUuUqGdtCQg0CDF-Ph07STE


Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/ 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Chico Xavier – as marcas inesquecíveis

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Há 114 anos atrás, no dia 2 de abril, nascia Chico Xavier, em Pedro Leopoldo (MG).

Leitor de suas obras psicográficas desde a adolescência, tivemos o privilégio de manter amizade e visitas continuadas durante 20 anos.

A aprendizagem foi intensa, pelos seus livros psicográficos e pelos exemplos que presenciamos nas suas lides em Uberaba.

Outros privilégios que desfrutamos foram os lançamentos dos livros de Chico Xavier traduzidos para o francês em Paris (2005) e para o russo em Minsk (2009), editados pela EDICEI.

Inesquecíveis foram as homenagens por ocasião do Centenário de seu nascimento e na época, como diretor da Federação Espírita Brasileira, tivemos a honra de coordenar em nível nacional o “Projeto Centenário de Chico Xavier”, aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB e executado durante o ano de 2010. Com apoio e iniciativas variadas ocorreram mais de 600 comemorações em todo o país.Aí se incluiu a criação do “Espaço Cultural Chico Xavier” na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo, a terra natal de Chico Xavier, e um Congresso Espírita Brasileiro. Foi marcante a homenagem na terra natal do médium, no dia 02 de abril de 2010, com participação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais e a inauguração do Memorial Chico Xavier, anexo ao Centro Espírita Luiz Gonzaga, que ele fundou em 1927.

Evento histórico aconteceu na sede daOrganização das Nações Unidas-ONU, em Nova York, aos 06 de agosto de 2010: o “Tributo a Chico Xavier”, no qual comparecemos juntamente com Nestor Masotti.

Os reflexos e desdobramentos significativos prosseguem.

            Haja vista os filmes “Chico Xavier”, “Nosso Lar”, “E a vida continua...”, “Nosso Lar 2 – Os mensageiros”; os três últimos baseados em livros psicografados por Chico Xavier.

Em 2012, a TV SBT promoveu uma competição sobre vultos e Chico Xavier foi o vencedor, sendo considerado “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

O Governo de Minas Gerais criou a “Comenda da Paz Chico Xavier”.Provavelmente como repercussão das comemorações do Centenário de Chico, fomos agraciadose recebemos a honrariadas mãos do governador do Estado Antonio Anastasia, em cerimônia realizada em Uberabaemmarço de 2013.

            A “Rede Amigo Espírita” (RAETV) produziu um marco histórico, não apenas para o movimento espírita brasileiro, mas mundial. Contando com parcerias de webTVs e webRádios e concretizou o maior evento online, em agosto de 2020 -, e com um objetivo nobilíssimo: em homenagem aos 110 anos de nascimento de Chico Xavier e no final do evento havia cerca de 500 mil visualizações.

Em livros de nossa autoria, focalizamos registros sobre episódios e comentários sobre a vida e obra do notável vulto: Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões (USE-SP/EME, 2019); Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier (O Clarim, 2020) e em Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões(Cocriação Editora, 2021).

OGrupo de Estudos Espíritas Chico Xavier – GEECX, que fundamos em 2015, funcionou com reuniões em Brasília e em São Paulo e, atualmente com ações virtuais principalmente em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, de São Paulo. Neste último, promoveu programas de estudo sobre: Paulo e Estêvão, Programas Pinga-Fogo de 1971, Literatura psicográfica de Chico Xavier, e, atualmente, sobre o livro Emmanuel.

A Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, canal do You Tube gerado em Araçatuba, tem focalizadoas obras de Chico Xavier.

As marcas inesquecíveis de Chico Xavier prosseguem sendo lembradaspelo exemplo de vida e pelos seus livros psicografados, como um arauto do bem e da paz!

(*) Foi dirigente em Araçatuba, presidente da USE-SP e da FEB.

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Nota:

Cine-debate com filme “Benedita - uma heroína invisível”

 

No sábado, dia 06 de abril, às 16 horas, haverá apresentação do filme "Benedita - uma heroína invisível. O legado da superação", com cine-debate com participantes da película: o biógrafo Cesar Perri, o dr. Sérgio Felipe de Oliveira, a cantora Paula Zamp e o produtor do filme Sirlei Nogueira.

Local: Grupo Espírita Casa do Caminho (Rua Estado de Israel, 59 - Vila Mariana – São Paulo).

Os ingressos estão disponíveis na livraria/lanchonete da Casa do Caminho ou também pelo Whatszapp 11-98444-4880.

O filme focaliza a vida e obra de Benedita Fernandes, que superou terrível obsessão e se transformou na pioneira da assistência social espírita na região noroeste do Estado de São Paulo, dedicando-se a doentes mentais e a crianças. Entre os participantes, o ator Renato Prieto, como convidado, e Divaldo Pereira Franco, como entrevistado. O enredo do filme está baseado no livro “Benedita Fernandes. A dama da caridade”, de Antonio Cesar Perri de Carvalho.

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

The Spiritist Magazine

Acesse no link

 

CLIQUE AQUI:

https://www.magcloud.com/browse/issue/2761983?__r=260573

 

 

 

 

23ª. Festac- Festa do “Amor e Caridade”. CEAC

Bauru, SP

 

(Recebido de Departamento de Comunicação [[email protected]])

 

 

Jornal Mundo Maior

Leia no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

Vem aí o 19º Encontro Amigos da Boa Nova para inspirar e iluminar a sua vida

Dia 18 de maio de 2024 tem o 19 º Encontro Amigos da Boa Nova, no Teatro Santo Agostinho, em São Paulo.

O tema desta edição: De Saulo a Paulo: Em Busca da Luz, traz como inspiração os valiosos ensinamentos do grande apóstolo e mensageiro do Cristo, Paulo de Tarso, que transformou completamente a sua vida após o marcante encontro espiritual com Jesus.

A transformação de Paulo de Tarso, sua fé inabalável e sua coragem, que o tornou um dos maiores divulgadores do Cristianismo para o mundo, é um convite muito especial a cada um de nós para a autotransformação e a buscar novos caminhos diante dos desafios da vida.

O 19 º Encontro Amigos da Boa Nova contará com a participação de um time de palestrantes, trazendo temas inspiradores para sua jornada evolutiva.

 

Neste dia especial você também vai contar com uma mesa redonda especial sobre autotransformação e a transição planetária, sorteios, autógrafos, momento musical com as cantoras Kethelin Cocchi e Anatasha Meckenna e uma apresentação teatral preparada especialmente para o evento pela Companhia de Teatro AMO sobre a emocionante história de Paulo e Estevão.

 

Confira o time de palestrantes

Dr. Severino Celestino- Professor, estudioso de línguas antigas e profundo analista do livro mais lido pela humanidade: a Bíblia

 

Dr. Ildo Rosa- Psicólogo- Psicanalista e Especialista em Programação Neurolinguística

Dr. Sérgio Felipe - Médico Clínico Geral e Mestre em Ciências

 

Marisa Além- - Psicanalista e Psicopedagoga

 

Dr. Antonio Carlos Tarquinio-- Mestre e doutor em filosofia. Articulista e comentarista na Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior

 

Deusa Samú- Psicóloga clínica e hospitalar, especializada em luto.

 

Você está pronto para fortalecer a sua fé e transformar seus caminhos?

Participe do 19 º Encontro Amigos da Boa Nova: De Saulo a Paulo: Em Busca da Luz

Data: 18/05/2024

Horário: 9h às 17h

Local: Teatro Santo Agostinho: Rua Apeninos, 118 - Ao lado do metrô Vergueiro. Estacionamentos bem próximos e conveniados e ótimos lugares para as refeições.

Garanta já o seu ingresso. Valor especial para sócios do Clube Amigos da Boa Nova

www.mercalivros.com.br

 

 

(Recebido em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

 

Livros Espíritas para Bebês

Acesse no link abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://luishurivas.wixsite.com/so/d1OvK7bOO?languageTag=pt&cid=1cfc10b2-e22c-4f69-86b5-c3f154ae3fa3

 

 

https://static.wixstatic.com/media/47693c_f15f69bea2d94d729aeacc95c88b85cd~mv2.jpg/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/47693c_f15f69bea2d94d729aeacc95c88b85cd~mv2.jpg

 

 

5º. Encontro de Pesquisadores Espíritas em Franca, SP

 

(Recebido em email de Agenda Espírita Brasil [[email protected]])

 

 

Dia da Torta Meimi ]São José do Rio Preto, SP

 

(Recebido em email de Agenda Espírita Brasil [[email protected]])

 

 

 Pesquisas com espíritas fora do Brasil

Acesse no link abaixo

 

Veja os Resultados das Pesquisas Espíritas de 2023

SEE THE 2023 SURVEY RESULTS

VER LOS RESULTADOS DE LA ENCUESTA 2023

Conheça um pouco da realidade dos espíritas fora do Brasil.

Baixe o relatório com os resultados em pdf, contendo todas as respostas.

https://franzolim.blogspot.com/2024/03/resultados-das-pesquisas-espiritas-no.html

 

 

Ivan Franzolim

Cel.: (11) 98156-0030

 

(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]])

 

 

5º Encontro Pesquisadores Espíritas, NUPE Agnelo Morato

 

5º ENCONTRO DE PESQUISADORES ESPÍRITAS

“O ESPIRITISMO NAS FRONTEIRAS ENTRE A LITERATURA

E A ARTE”

Dia 19/05/2024

(por videoconferência em nosso canal do Youtube)

 

Cronograma:

8h 45– Abertura do encontro;

9h – Mesa-Redonda: O Espiritismo nas Fronteiras entre a Literatura e a Arte;

Profa. Dra. Márcia Pereira da Silva (Franca-SP);

 

Prof. Esp. Claudio M. Marins (São Paulo-SP) e

 

Prof. Dr. Glaucio Varella Cardoso (Mesquita-RJ);

 

 

11h 15 – Conferência: A poesia transcendente de Parnaso de Além-Túmulo;

Prof. Dr. Alexandre Caroli Rocha (Belo Horizonte-MG).

 

12 h 15 – Intervalo para almoço.

 

14 h – Apresentação de trabalhos.

1º - O Espiritismo nas fronteiras entre a Literatura e a Arte: críticas de Allan Kardec ao gênero romance; Dirce Maria da Silva - Doutoranda POSLIT-UnB (Brasília-DF).

 

2º - O rompimento de fronteiras entre Espiritismo - Literatura - Arte; Prof. Dr. Carlos Roberto Fernandes (São Mateus-ES).

 

3º - Ideias espíritas em Machado de Assis: a morte de Brás Cubas à luz da Doutrina Espírita; Fernando de Souza Santos (Itararé-SP).

 

4º - Toriba-Acã em prosa e verso: uma trajetória multifacetada entre a literatura e a arte (1910-1994); Prof. Esp. Adolfo de Mendonça Junior (Franca-SP).

 

17 h – Encerramento.

 

  

Informações pelo WhatsApp (16) 99195-1141,

ou pelo e-mail: [email protected]

 

 

(Recebido em emaild e Adolfinho de Mendonça Jr. [[email protected]])

 

              

Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

🌹NÚCLEO ESPÍRITA CHICO XAVIER🌹
ABRIL - MÊS COMEMORATIVO DOS 14 ANOS DE FUNDAÇÃO

O NECX convida para o ciclo de palestras em torno da obra mediúnica de Chico Xavier.
Quartas-feiras às 19h30 e aos Domingos às 18h.
Momento musical com os grupos "Boa Nova" e "Casa Maria de Magdala".

Prestigie, divulgue!

 

Núcleo Espírita Chico Xavier

R. das Tainhas, 10 - Jardim Imbuí, Piratininga

Niterói/RJ

 

 

 

(Recebido em email de Marcio Hungria [[email protected]])

 

 

Teatro Municipal de Uberlândia

Além da Vida

 

 

 

 

(Recebido em email de Agenda Espírita Brasil [[email protected]])

 

                                               

7º. Encontro Espírita de Inverno

Poços de Caldas, MG

 

 

(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

     

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

 Nascimento de Francisco Cândido Xavier/

2 de abril de 1910

 

Francisco Cândido Xavier (2 de abril de 1910, Pedro Leopoldo-MG, 30 de junho de 2002, Uberaba-MG), ou Chico Xavier, é conhecido como um dos expoentes da Doutrina Espírita, tendo desenvolvido diversos trabalhos de caridade com um exemplar exercício da mediunidade. Um exemplo de amor e abnegação.

Durante sua infância em Pedro Leopoldo (MG), Chico Xavier passou por diferentes provações, mas também por grandes ensinamentos que o acompanharam em toda a sua história, como a paciência, resiliência e a humildade. No ano de 1927, funda na cidade, junto com outras pessoas, o Centro Espírita Luiz Gonzaga. Em 1932, aos 21 anos, entrega a FEB seu primeiro trabalho como psicógrafo, a obra Parnaso de além-túmulo

Dos quatro empregos em que esteve em 32 anos, trabalhou também na Escola Modelo do Ministério da Agricultura, em Pedro Leopoldo, até 1959, quando se transferiu para Uberaba. Chico sempre se sustentou com seu modesto salário, não onerando a ninguém. Aposentou-se como datilógrafo subordinado ao Ministério da Agricultura.

Em seus 92 anos de vida, inspirou a criação de diversas casas de apoio, creches e escolas em todo o país. Seu legado inclui cartas e mensagens de amor e caridade, que o alçaram a uma das figuras mais representativas do povo brasileiro.

De personalidade bondosa, se dedicou ao auxílio aos mais necessitados. O trabalho em benefício do próximo possibilitou ao médium a indicação, por mais de 10 milhões de pessoas, ao Prêmio Nobel da Paz de 1981. No ano de 2012, Chico foi eleito “O maior brasileiro de todos os tempos”, em evento realizado pelo SBT.

Psicografou mais de 400 obras, o que resultou em um acervo de diversos gêneros de literatura, tais como poemas e poesias, contos e crônicas, romances, obras de caráter científico, filosófico e religioso. 

Leia mais sobre sua história: Biografia de Francisco Cândido Xavier.

Galeria

Clique na imagem para ampliar.

Assista novamente o especial Momentos com Chico, um homem chamado amor, em memória aos 20 anos de desencarnação do médium. Foram quatro dias de palestras com diversos convidados, compartilhando histórias e fatos da vida e obra do médium.

 

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2024/04/02/nascimento-de-francisco-candido-xavier-2-de-abril-de-1910-2/

 

(Copiado de

 https://www.febnet.org.br/portal/2024/04/02/nascimento-de-francisco-candido-xavier-2-de-abril-de-1910-2/ )

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

FEPI- Federação Espírita Piauiense

Teresina

 

CLIQUE AQUI:

https://web.facebook.com/fepiaui/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr

 

 

 

 

FEMAR- Federação Espírita do Maranhão

São Luís

 

CLIQUE AQUI:

https://femar.org.br/

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                             

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 2

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol 2

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento-vol-2

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

 Amor Infinito

Seguimos Cantando

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]