‘  Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 26 de dezembro de 2024.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/DEZEMBRO/26-12-2024.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-12-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/DEZEMBRO/25-12-2024.htm

24-12-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/DEZEMBRO/24-12-2024.htm

23-12-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/DEZEMBRO/23-12-2024.htm

21-12-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/DEZEMBRO/21-12-2024.htm

20-12-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/DEZEMBRO/20-12-2024.htm

 

                                                      

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

                                                      

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

Texto copiado do site Febnet)

Rômulo e Remo. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rubens,_Peter_Paul_-_Romulus_and_Remus_-_1614-1616.jpg

 

 

Rômulo (português brasileiro) ou Rómulo (português europeu) e Remo são, segundo a mitologia romana, dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei. Segundo a lenda, eram filhos de Marte e de Reia Sílvia, descendente de Eneias. A data de fundação de Roma é indicada, por tradição, em 21 de abril de 753 a.C. (também chamado de "Natal de Roma" e dia das festas de Pales).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%B4mulo_e_Remo

 

 

A família flaviana representada no triunfo de Tito. Óleo sobre tela de Lawrence Alma Tadema. 1885.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Triumph_of_Titus_Alma_Tadema.jpg

 

 

 

Os flavianos inciaram também reformas culturais e econômicas. Sob Vespasiano, novos impostos foram criados para restaurar as finanças imperiais; Domiciano revalorizou a moeda romana aumentando seu conteúdo de prata. Um grande programa de obras públicas foi iniciado para celebrar a ascensão da dinastia, levando à construção de muitos marcos ainda hoje conhecidos na cidade de Roma, incluindo o mais espetacular de todos, o Anfiteatro Flaviano, que ficou conhecido como Coliseu.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_flaviana

 

Moeda romana com esfinge do imperador Vespasiano

Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tito Flávio Vespasiano (em latimTitus Flavius VespasianusFalacrina17 de novembro de 9 — Roma23 de junho de 79), foi um imperador romano, o primeiro da dinastia flaviana, que ocupou o poder em 69, logo após o suicídio de Nero e o conturbado ano dos quatro imperadores. Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria. Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vespasiano

 

Corredores do Coliseu. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Coliseu (em italianoColosseo), também conhecido como Anfiteatro Flaviano (em latimAmphitheatrum Flavium; em italianoAnfiteatro Flavio), é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com concreto e areia,[1] é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.

A construção começou sob o governo do imperador Vespasiano[2] em 72 d.C. e foi concluída em 80, sob o regime do seu sucessor e herdeiro, Tito.[3] Outras modificações foram feitas durante o reinado de Domiciano (81-96).[4] Estes três imperadores são conhecidos como a dinastia flaviana e o anfiteatro foi nomeado em latim desta maneira por sua associação com o nome da família (Flavius).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu

 

As festas romanas do Coliseu. Óleo sobre tela de Pablo Salinas (década de 1900)

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Ruínas arqueológicas do Fórum Romano e o Coliseu mais acima. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Roma é uma das cidades mais importantes da história da humanidade, exercendo uma influência sem igual no desenvolvimento da história e da cultura dos europeus durante milênios e na construção da Civilização Ocidental. Sua história abrange mais de 2500 anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C. Roma é uma das mais antigas cidades continuamente ocupadas na Europa e é conhecida como "A Cidade Eterna", uma ideia expressa por poetas escritores da Roma Antiga. No mundo antigo, foi sucessivamente a capital do Reino de Roma, da República Romana e do Império Romano e é considerada um dos berços da civilização ocidental. Desde o século I, a cidade é a sede do papado e no século VIII a cidade tornou-se a capital dos Estados Pontifícios, que duraram até 1870. Em 1871, Roma se tornou a capital do Reino da Itália e em 1946 da República Italiana.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roma

 

Praça de São Pedro vista do alto da cúpula da Basílica. Vaticano. Foto Ismael Gobbo.

 

Vaticano é uma colina situada na região noroeste de Roma e não possui ligação com as sete colinas de Roma. Era o local dos oráculos muito antes da Roma pré-cristã. Vaticanus, também conhecido como Vagitanus, era um deus etrusco,[11] que "abria a boca do recém nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro",[12] e seu templo foi construído no antigo local de Vaticanum.[11] Lá se ergueu também o Circo de Nero. Acredita-se que tenha sido também o local em que São Pedro foi martirizado e sepultado.[11][12]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vaticano

 

Papa João Paulo II na Praça de São Pedro. Vaticano. Foto Ismael Gobbo

Rio Tibre, Ponte Vittório Emanuele II e Vaticano ao fundo. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tibre (em italianoTevere; em latimTiberis) é um rio no território italiano, com nascente na Emília-Romanha. Atravessa a Toscana (Sansepolcro), a Úmbria (Città di Castello), depois o Lácio (Orte e Roma) e deságua no mar Tirreno.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Tibre

Dante e Beatriz. Óleo sobre tela por Henry Holiday.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Dante_and_Beatrice_(painting)#/media/File:Henry_Holiday_-_Dante_and_Beatrice_-_Google_Art_Project.jpg

 

Dante Alighieri (Florença, entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 d.C. — Ravena, 13 ou 14 de setembro de 1321 d.C.)[1]foi um escritorpoeta e político florentino, nascido na atual Itália. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta"). Disse o escritor e poeta francês Victor Hugo (1802-1885) que o pensamento humano atinge em certos homens a sua completa intensidade, e cita Dante como um dos que "marcam os cem graus de gênio". E tal é a sua grandeza que a literatura ocidental está impregnada de sua poderosa influência, sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica a consciência literária ocidental.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dante_Alighieri

 

Em primeiro plano o espaço onde ficava o Circus Maximus e acima o Palatino. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Circo Máximo (em latimCircus Maximus) é um antigo circo — um estádio utilizado para corridas de bigas — e a maior arena de entretenimento de Roma. Situada no vale entre o Aventino e o Palatino, media 621 metros de comprimento e 118 metros de largura e podia acomodar mais de 150 000 espectadores[nota 1]. Em sua forma mais completa, tornou-se o modelo para todos os demais circos do Império Romano. Atualmente o local é um parque público.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Circo_M%C3%A1ximo

 

Arco de Constantino. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

Arco de Constantino é um arco triunfal de Roma construído por ordem do Senado Romano para comemorar a vitória do imperador Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvia em 312[nota 1]. Localizado entre o Coliseu e o monte Palatino, o arco foi inaugurado em 315.[2] Sob ele passava a Via Triunfal, a rota seguida pelos grandes generais e imperadores romanos em seus triunfos.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_de_Constantino

 

Jean-Baptiste Massillon. Óleo sobre tela de anônimo. Século XVIII.

Jean Baptiste Massillon (Hyères24 de junho de 1663 – Beauregard-l'Évêque28 de setembro de 1742) foi um religioso francês, pregador e bispo de Clermont desde 1717 até sua morte.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Baptiste_Massillon_-_Versailles_MV_2967.jpg

 

 

Natal é...

 

O Natal é uma data que está enraizada na História e na nossa cultura.

A palavra, em si, pode ser utilizada para designar o local de nascimento de alguém ou de algo.

Tem origem na palavra natalis, do latim, que significa relativo ao nascimento.

Nós a escolhemos para assinalar o nascimento de Alguém que morreu há mais de dois milênios.

Alguém que esteve entre nós, que para Si somente desejou o título de Mestre. Porque era. Mestre do amor, Mestre da sensibilidade, Mestre da compaixão.

E, o mais importante, todo ano nós O lembramos com muitas luzes, cores, canções, comemorações.

Mas Natal é muito mais do que isso. É época em que ocorrem muitas doações, que vão de somas em dinheiro, brinquedos para as crianças a cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social.

Há os que criticam toda essa movimentação com tantas campanhas para as crianças dos Centros de Educação comunitários, para os que vivem em barracos pendurados em morros ou em bairros afastados, quase esquecidos.

No entanto, convenhamos que se trata de um salutar exercício de amor. Mesmo que se repita somente uma vez ao ano.

Alguns se sentem tão bem com o exercício, que resolvem adotá-lo como norma para suas vidas.

Natal é isso. É algo que nos remete à transformação que inicia com a reunião da família, uma oração, uma canção.

Uma alegre comemoração que fala de reencontro, recheado com abraços e atualizações de acontecimentos de cada um.

Para muitos, troca de presentes que podem ser adquiridos em lojas, em sites, encomendados com muita antecedência ou comprados às pressas, no quase último minuto.

Alguns nos esmeramos confeccionando mimos delicados que falam do nosso carinho para com nossos pais, avós, tios, amigos.

Tudo isso em nome do aniversário de um menino que reformulou os conceitos do relacionamento entre os homens.

Por Ele e em nome dEle, nos detemos a olhar nos olhos daqueles que convivem conosco e buscar entender, perdoar, envolver com carinho esses seres humanos que trilham a nossa mesma estrada.

Em nome dEle, nós nos detemos diante de uma criança e buscamos descobrir o que dizem os seus olhos.

Em nome dEle, nos propomos a sentir compaixão pelo mais perverso criminoso, entendendo que Ele é nosso irmão e que se faz violento porque desconhece a paz.

Lembrando Sua Celeste Conduta, vamos ao encontro de alguém que tenhamos ferido, mesmo sem intenção, para o salutar pedido de desculpas.

Por Ele, esquecemos de nós por um breve momento que seja, deixando nosso irmão em destaque e atenção.

O Natal é tudo isso. Também para ser vivido depois que a data se vai, consumida pelo calendário, que aponta novos dias.

Afinal, Jesus, o Celeste Aniversariante, veio à Terra para nos ensinar a viver, a amar, a nos sentirmos verdadeiros irmãos.

Sua vida foi o maior exemplo de grandeza e sabedoria.

Por isso, o Seu Natal significa vida, e vida abundante...

E por causa disso todos os demais dias deverão ser, em nossa alma, de perene paz, de bênçãos, de trabalho no bem, de esforço de renovação.

Feliz Natal, hoje, amanhã e sempre.

Com Jesus em nossas vidas.

Redação do Momento Espírita
Em 25.12.2024

 

 

  (Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7313&stat=0)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image023.jpg

Maria e o menino Jesus. Gruta do Leite. Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

 

Carroça cruzando um desvio – Natal. Médio óleo sobre tela montado em papelão.

Obra de:  Thomas Baines. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thomas_Baines_-_Wagon_Crossing_a_Drift_-_Natal_-_Google_Art_Project.jpg

Arquivo: Jesus ensinando os anciãos no templo.jpg

 

 Jesus ensinando no templo para doutores aos 12 anos. Imagem/autor: Grant Romney Clawson

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jesus_Teaching_the_Elders_in_the_Temple.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/26-07-2018_arquivos/image013.jpg

Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)

 

(Colaboração recebido em email de Leopoldo Zanardi

 

 

 

Padrão Espírita

  

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Benção de Paz. Lição nº 55. Página 136.

 

Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. - Pedro.  II Pedro, 1 :11.

 

Transformar o coração em fonte de amor, de tal modo que nenhum sentimento contrário lhe alcance os recessos, ainda quando violentamente arremessado pelos piores dardos vibratórios.

Converter o cérebro em fulcro de pensamentos nobres, de tal maneira que nenhuma idéia menos feliz se lhe fixe nas criações, mesmo quando sob a mais constrangedora indução ao fascínio das trevas.

Metamorfosear os olhos em mananciais de compreensão, com tal amplitude que, à frente de quaisquer cenários da vida, somente apreendam as imagens que favoreçam a construção do bem, com olvido de todo mal.

Transfigurar os ouvidos em depósitos de bondade, com tal extensão que venham a filtrar exclusivamente, no auxílio aos outros, os conceitos, revelações, apontamentos e comentários capazes de promover a paz e a consolação, a esperança e a bênção no caminho dos semelhantes, com absoluto esquecimento de tudo aquilo que signifique incentivo à crueldade ou ao desânimo, à incompreensão ou à discórdia.

Selecionar as palavras que ajudem, consagrar as mãos ao serviço, investir os valores do tempo em ação digna e aproveitar as oportunidades que se nos ofereçam na vida para melhorar-nos, melhorando a estrada em que se jornadeia - eis, na essência, o padrão espírita que, um dia, através do trabalho e do estudo, do burilamento e da renovação, teremos todos nós de atingir.

 

 (Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Arquivo: BerlinWallMonumentWestView.jpg

Muro de Berlim.

O monumento está orientado como em Berlim - o lado oeste pintado com grafite e o lado leste caiado de branco. O lado oeste do Muro está coberto de grafites que refletem a cor, a esperança e o otimismo do próprio Ocidente.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:BerlinWallMonumentWestView.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/24/Francisco_Goya_Self-Portrait_with_Dr_Arrieta_MIA_5214.jpg/694px-Francisco_Goya_Self-Portrait_with_Dr_Arrieta_MIA_5214.jpg

Goya atendido por Arrieta.

Autorretrato com o Dr. Arrieta, o último dos muitos autorretratos de Goya, foi executado no final de sua vida. Em 1819, Goya adoeceu gravemente e seu médico, Eugenio José García Arrieta , cuidou dele até recuperá-lo. Ao se recuperar, presenteou Arrieta com esta pintura que mostra o médico atendendo seu paciente.

Óleo sobre tela de Francisco Goya.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francisco_Goya_Self-Portrait_with_Dr_Arrieta_MIA_5214.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/22-03-2018_arquivos/image009.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela por Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.

 

 

PRECE DIANTE DA MANJEDOURA

Senhor:

Diante da Manjedoura em que nos descerras o coração, ensina-nos a abrir os braços para receber-te.

Não nos relegues ao labirinto de nossas ilusões, nem nos abandones ao luxo de nossos problemas.

Vimos ao teu encontro, cansados de nossa própria fatuidade.

Sol da Vida, não nos confies às trevas da morte.

Fortalece-nos o bom ânimo.

Reaviva-nos a fé.

Induze-nos à confiança e à boa vontade.

Tu que renunciaste ao Céu em favor da Terra ajuda-nos a descer para sermos mais úteis!...

Tu que deixaste a companhia dos anjos sábios e generosos, por amor aos homens ignorantes e infelizes, auxilia-nos a estender aos irmãos mais necessitados que nós mesmos o tesouro de luz que nos trazes!...

Defende-nos contra os vermes da vaidade.

Ampara-nos contra as serpes do orgulho.

Conduze-nos ao caminho do trabalho e da humildade.

E, reconhecidos à frente do teu berço de luminosa esperança, nós te rogamos, sobretudo, os dons da simplicidade e da paz, para que sejamos contigo fiéis a Deus, hoje e sempre.

Assim seja.

Emmanuel

(Xavier, Francisco Cândido. Espíritos diversos. Antologia mediúnica do natal. Cap. 78. FEB)

Acesse na voz de Chico Xavier:

https://www.youtube.com/watch?v=iN8wi7tk1r8&list=PL1BsJgah6Awk2H6u4lY1ctvwhhoom8W82&index=4

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

[741-JornalMundoMaior] MENSAGEM DO NATAL.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

O cântico das legiões angélicas, na Noite Divina, expressa o programa do Pai, acerca do apostolado que se reservaria ao Mestre nascente. O louvor celeste sintetiza, em três enunciados pequeninos, a plataforma do Cristianismo inteiro.

 

Glória a Deus nas Alturas, significando o imperativo de nossa consagração ao Senhor Supremo, de todo o coração e de toda a alma.

 

Paz na Terra, traduzindo a fraternidade que nos compete incentivar, no plano de cada dia, com todas as criaturas.

 

Boa vontade para com os homens, definindo as nossas obrigações de serviço espontâneo, uns à frente dos outros, no grande roteiro da Humanidade.

 

O Natal exprime renovação da alma e do mundo, nas bases do Amor, da Solidariedade e do Trabalho.

 

Dantes, os que se anunciavam, em nome de Deus, exibiam a púrpura dos triunfadores sobre o acervo de cadáveres e despojos dos vencidos.

 

Com o Enviado Celeste, que surge na Manjedoura, temos o Divino vencedor arrebanhando os fracos e os sofredores, os pobres e os humildes para a revelação do Bem Universal.

 

Dantes, exércitos e armadilhas, flagelos e punhais, chuvas de lodo e lama para a conquista sanguinolenta.

 

Agora, porém, é um Coração armado de Amor, aberto à compreensão de todas as dores, ao encontro das almas. Não amaldiçoa. Não condena. 

Não fere. Fortalece as boas obras. Ensina e passa. Auxilia e segue adiante.

 

Consola os aflitos, sem se esquecer de consagrar o júbilo esponsalício de Caná. Reconforta-se, com os discípulos, no jardim doméstico, todavia não desampara a multidão na praça pública.

 

Exalta as virtudes femininas, no Lar de Pedro, contudo, não menospreza a Madalena transviada. Partilha o pão singelo dos pescadores, mas não menoscaba o banquete dos publicanos.

 

Cura Bartimeu, o cego esquecido, entretanto não olvida Zaqueu, o rico enganado. Estima a nobreza dos amigos, contudo não desdenha a cruz entre os ladrões.

 

Cristo, na Manjedoura, representava o Pai na Terra. O cristão, no mundo, é Cristo dentro da vida. Natal! Glória a Deus! Paz na Terra! Boa vontade para com os Homens!

 

Se já podes ouvir a mensagem da Noite Inesquecível, recorda que a Boa Vontade para com todas as criaturas é o nosso dever sempre.

 

Do livro *SEGUE-ME*-Emmanuel_/Chico Xavier

Colaboradora:- Magali Inês Brum.

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected],

faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/SJ0P223MB070920EC778716BCE8394CEB810C2%40SJ0P223MB0709.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

Parabéns, Jesus

 

Ismael Gobbo

 

Vinte e cinco de dezembro, 
É festa no mundo todo, 
Jesus comanda o concerto, 
À frente de cada povo. 

Dois milênios lega a história, 
Em natais que se sucedem, 
Esperanças renovadas, 
Nas clarinadas do Mestre. 

Quantas lembranças sublimes, 
Nos leva à antiga Judéia, 
Decápolis, Galiléia, Traconites, 
Fenícia, Samaria, Peréia... 

Obrigado, Jesus, é Teu dia, 
Festeja, feliz, triunfante, 
És nosso herói, nosso guia, 
Nas lutas de cada instante. 

 

IMG_3585

Presépio na Noite de Natal na Praça de São Pedro, Vaticano. Foto Ismael Gobbo. 25/12/2012.

DSC05311

Uma rua de Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

DSC04716

A volta do Egito. Óleo sobre tela de Giovanni Francesco Romanelli

Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

IMG_2430

Árvore de Natal no Coliseu. Roma 12/2012. Foto Ismael Gobbo.

DSC04609

Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/09-07-2019_arquivos/image017.jpg

Jesus curando o cego de Betsaida. Óleo sobre tela por El Greco.

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_o_cego_de_Betsaida#/media/File:El_Greco_-_Christ_Healing_the_Blind_-_WGA10420.jpg

 

DSC02289

Mar da Galiléia em Tabga, Israel. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/21-09-2016_arquivos/image024.jpg

Bet She’an  é um dos mais bem preservados sítios arqueológicos de Israel. É a antiga Citópolis, da

Decápolis  helenista (dez cidades gregas).  Jesus pregou seu Evangelho pela região. Foto Ismael Gobbo.

 

Painting showing Jesus holds up his hand to call Zacchaeus down from the tree while a crowd watches

Jesus fala com  Zaqueu para  descer da árvore Sicômoro em Jericó.  Obra de Niels Larsen Stevns

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Zacchaeus#mediaviewer/File:Niels_Larsen_Stevns-_Zak%C3%A6us.jpg

Árvore do Sicômoro em Jericó, Palestina. Foto Ismael  Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image012.jpg

Deserto da Judéia na região de Massada. Israel. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image013.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/26-11-2018_arquivos/image013.jpg

Estrada de subida ao Monte das Bem-aventuranças às margens do Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

 

APES : INVITATION SOIREE FRATERNELLE DE FIN D'ANNEE 2024

APES: CONVITE PARA NOITE DE FRATERNIDADE DE FIM DE ANO 2024

Chère Madame, Cher Monsieur,

L'horloge terrestre nous annonce que bientôt l'année 2024 va se terminer dans le présent et va vivre dans le passé dans notre mémoire humaine. Avant qu'il se termine et pour bien profiter de cette période fraternelle, notre centre spirite APES vous invite, ainsi que votre famille, à partager la soirée de fraternelle de fin d'année 2024, le vendredi - 27 décembre, de 20h à 22 heures, à Vincennes.

Si dans cette période, vous visitez ou restez à Paris, ou en région parisienne, venez réunir la connaissance spirite et partager un moment agréable pendant ces fêtes de fin d’année 2024.

Programme de la soirée fraternelle :

- Présentation par Anita Becquerel, d'un exposé libre sur le thème "Le Spiritisme nous enseigne la loi morale de JUSTICE, d'AMOUR et de Charité. Comment s'applique une telle loi dans notre société moderne." 

 

- Suivi du tirage de la tombola d'une très belle peinture médiumnique que nous a été offert par les Compagnons spirites de l'Association Résonance Spirituelle de Dunkerque.

 

- Suivi d'un moment convivial entre les participants autour de délicieux plats fait maison préparés par les membres et collaborateurs du centre spirite APES.

* Durant toute la confraternisation les portes du Centre Spirite APES resteront ouvertes pour vous accueillir.

Pour plus d'information n'hésitez pas à nous écrire :  [email protected] ou nos appeler par téléphone : 07 82 09 7158

 

La direction et les membres du centre spirite APES vous souhaitent de bonnes fêtes de fin d'année et une nouvelle année 2025 sous le symbole de la paix et de l'espérance pour tous.

Au plaisir de vous accueillir lors de notre soirée fraternelle.

Cordialement

 Anita Becquerel

Présidente de l’APES

 

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS ATRAVÉS DO GOOGLE:

 

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

O relógio terrestre nos diz que em breve o ano de 2024 terminará no presente e viverá no passado em nossa memória humana. Antes que termine e para aproveitar ao máximo este período fraterno, nosso centro espírita APES convida você e sua família para compartilhar a noite fraterna de final de ano 2024, sexta-feira - 27 de dezembro, das 20h às 22h, em Vincennes.

Se neste período você visitar ou ficar em Paris, ou na região parisiense, venha reunir conhecimentos espíritas e compartilhar um momento agradável durante estas comemorações de final de ano de 2024.

Programa da noite fraterna:

- Apresentação por Anita Becquerel, de apresentação gratuita sobre o tema “O Espiritismo nos ensina a lei moral da JUSTIÇA, DO AMOR e da Caridade. Como tal lei se aplica em nossa sociedade moderna”.

 

- Seguido de sorteio de uma belíssima pintura mediúnica que nos foi oferecida pelos Companheiros Espíritas da Associação Résonance Spirituelle de Dunkerque.

 

 

- Seguido de um momento de convivência entre os participantes em torno de deliciosos pratos caseiros preparados por membros e colaboradores do centro espírita APES.

* Durante toda a confraternização as portas do Centro Espírita APES permanecerão abertas para recebê-los.

Para mais informações, não hesite em nos escrever: [email protected] ou ligue para: 07 82 09 7158

 

A direção e os membros do centro espírita APES desejam boas festas e um novo ano de 2025 sob o símbolo da paz e da esperança para todos.

Estamos ansiosos para recebê-lo em nossa noite fraterna.

Sinceramente

 Anita Becquerel

Presidente da APES

 

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo o Homem do Amanhã hoje.

 

Damos-lhe as boas-vindas em 22 rue deslaitières 94300 Vincennes

todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30 e

todo segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30.

exceto feriados.

 

Mais informações pelo telefone 0141 931 708 e

em nosso site http://www.apes.asso.fr

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

* O e-book LIVRO DE MENSAGENS (Vida, poesia, Universo) é o novo lançamento da EVOC (se puder, divulgue)

Estimado(a) colega de lides espíritas.

Peço que divulgue e, se possível, compartilhe com seus amigos e colegas espíritas a notícia abaixo:

 

O e-book LIVRO DE MENSAGENS (Vida, poesia, Universo) é o novo lançamento da EVOC

 

A presente obra, publicada pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Cínthia Cortegoso, professora de Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês e Italiano.

Radicada em Londrina (PR), a autora é colaboradora cultural da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, integra a equipe de redação da revista O Consolador e é também autora dos e-books Inteiramente sobre a vida, De um tempo à eternidade, As aventuras da corujinha Manu, Poemas de Amor (Os teus olhos e o meu olhar), Estrelas e centelhas, Entre o início e o infinito, Através da janela da vida, O caminho do vento (crônicas), Orvalho (crônicas)Pássaros mensageiros, A vida e as suas crônicasO Universo e nós e Crônicas que despertam o autoconhecimento todos eles publicados pela EVOC, e mais os livros infantis Um dinossauro azul caiu do céuA sonhadora girafinha de pernas curtas e Meu amigo é torontoniano, publicados na Amazon.

A vida, criação de Deus, está sempre nos mostrando o melhor caminho. E foi assim, por meio de algumas singelas observações, que nasceu este livro, com mensagens diárias sobre os valores reais para uma existência mais harmoniosa. Essas mensagens foram reunidas com carinho para que cada leitor tenha um pouquinho de refrigério, esperança e, principalmente, possa (re)lembrar-se de que não somos daqui, apenas estamos em mais uma generosa existência.

As mensagens estão ordenadas em uma sequência de datas ‒ menos a primeira, pois menciona a razão da vida, Deus, incomparável ‒, mas aleatoriamente cada página contém uma mensagem positiva e de despertamento.

A capa desta obra foi gentilmente concebida e elaborada pela designer gráfica Maria Líria de Souza Cortegoso, de Londrina-PR.

O e-book, como ocorre com todos os lançamentos da EVOC, pode ser lido e baixado gratuitamente. Para efetuar o download, clique aqui: https://www.oconsolador.com.br/editora/101a150/mensagens.pdf

 

*

 

NOTA – Leia também e divulgue, se puder, os periódicos abaixo:

 

Revista O CONSOLADOR – edição de 22/12/2024

https://www.oconsolador.com.br/ano18/903/principal.html

 

Blog Espiritismo Século XXIII

https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2024/05/como-ler-e-consultar-as-materias-deste.html

 

Jornal O Imortal – edição de dezembro de 2024

https://www.jornaloimortal.com.br/

 

E conheça também todos os lançamentos da EVOC clicando aqui: https://www.oconsolador.com.br/editora/ordem_autor.htm

 

 

Obrigado mais uma vez por sua atenção e pela divulgação do nosso singelo trabalho.

Forte abraço e ótimo domingo, com nossos votos de um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de paz e saúde.

 

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador - http://www.oconsolador.com  

3. EVOC Editora - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home

(Recebido em email de  Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

O exercício do perdão no Natal em família (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

O exercício do perdão no Natal em família

O articulista Umberto Fabbri, da seção Direto ao Ponto, trouxe para a atual edição do Correio Fraterno um tema pra lá de necessário em todo final de ano, quando nos deparamos com nossos corações mais sensibilizados.

Leia agora: www.bit.ly/PerdaoNoNatal

 

“No Natal, quando celebramos o nascimento de Jesus, recordamos a importância de sua mensagem de amor. Jesus, o Mestre, veio ao mundo trazendo o Evangelho, em seus exemplos, como caminho de luz, ensinando-nos a amar e a praticar a caridade em todas as suas formas, principalmente com nossa família e amigos”, reflete Fabbri.

Sabemos que as dificuldades familiares são parte natural da convivência. Aliás ainda somos habitantes de uma morada de provas e expiações. Mas o que podemos fazer para minimizar nossos conflitos agora? www.bit.ly/PerdaoNoNatal

Que seu Natal seja de amor e paz!

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

 

A origem da data do Natal (leia agora!)

A dúvida nos fez buscar as pesquisas de J. Herculano Pires...

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

A origem da data do Natal

Afinal, como surgiu o Natal? Quem estabeleceu a data do nascimento de Jesus e quando foram iniciadas as festas de Natal?

A dúvida enviada por uma leitora nos fez buscar as pesquisas do escritor e filósofo J. Herculano Pires.

Leia agora: www.bit.ly/OrigemDataNatal

A data deu muito trabalho para a Igreja. Houve muitos debates a respeito. Uns queriam que Jesus tivesse nascido em fevereiro ou abril, e outros queriam adotar o 25 de dezembro, a data dedicada às festas solares da Antiguidade”, esclarece Herculano.

Leia o Quem Pergunta Quer Saber da atual edição do Correio Fraterno e saiba também como foram feitos os cálculos para se estabelecer o evento, afinal pesquisadores consideram que Jesus teria nascido quatro anos antes da era cristã: www.bit.ly/OrigemDataNatal

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

HAPPY CHRISTMAS !

FELIZ NATAL !

 



www.elsarossi.com

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]] de Londres)

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/DEZEMBRO/13-12-2024_arquivos/image039.jpg

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo, no dia 27 de Dezembro de 2024, 6ª feira, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Silencie a mente, ouça o coração", com Amamnda Lacerda.  Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as nossas actividades são livres e gratuitas. Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV    

       

Cordialmente,

 

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/ 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

 

nota:   Revue Spirite editada em francês, fundada por Kardec, na edição do 3o trimestre de 2024

Na edição do 3o trimestre de 2024 a Revue Spirite editada em francês, fundada por Kardec, destaca na capa o detalhado artigo-dossiê sobre o pesquisador Gustave Geley, pelos 100 anos da data de sua desencarnação. Gustave Geley (1868-1924) foi fundador do Instituto Internacional de Metapsíquica de Paris em 1919 e autor de vários livros, como L’ectoplasmie et la clayrvoyance.

No Editorial, Jean-Paul Evrard sintetiza a história da Revue Spirite, fundada por Kardec em 1858, comentando as várias fases e gestões da Revista até os esforços de Roger Perez, a transferência para o Conselho Espírita Internacional, chegando na atualidade, resultado da ação conjunta de Roger Perez e Nestor Masotti por terem transferido para o Le Mouvement Spirite Francophone - LMSF em 2010 a propriedade da Revue Spirite, devidamente registrada em órgãos da França. Todos os números desde 1858 até 2010 estão digitalizados em disponíveis gratuitamente na página eletrônica da Encyclopédie Spirite (www.spiritisme.net).

É transcrita matéria da Revue Spirite de 1962 – A bela moral de Léon Chevreuil. Esse autor foi considerado um dos mestres do Espiritismo, desencarnado aos 87 anos em Paris (1852-1939). Foi pintor, filósofo e escritor espírita francês; presidiu a União Espírita Francesa e contribuiu com a Revista Espírita; amigo de Léon DenisGabriel DelanneErnesto Bozzano e Jean Meyer. Seu livro On ne meurt pas (Não se morre, de 1916) ganhou um prêmio de reconhecimento pela Academia das Ciências de Paris.

Prosseguem os comentários sobre o livro Pão nosso, do espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier, vertido para o francês. A Revue dá ênfase na divulgação das edições de obras de Kardec e de Léon Denis, editadas por LMSF.

Informações:

E-mail: [email protected];

http://www.revue-spirite.org

(Resenha ACPC)

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] GEECX)

 

 

Campanha exclusiva do livro espírita - É Natal!

Acesse no link abaixo

 

ACESSE AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=SkjaTS_Yw8o

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Kardec Radio [[email protected]])

 

 

 

Edição 119 da Folha Espírita Francisco Caixeta. Araxá, MG

Acesse no link abaixo:

Olá!

Segue a edição 119 da Folha Espírita Francisco Caixeat.

VEJA NESTA EDIÇÃO:

Jesus: Senhor e Mestre, Guia e Modelo da Humanidade Sentimentos Natalinos Oração de Natal e muito mais...

Para ver as edições anteriores, acesse o site.

Deus nos abençoe!

Grupo editorial

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol119.pdf

 

 

 

 

Jornal Agenda Cristã de Rancharia, SP

Caro Ismael:

Agradeço a gentileza em publicar, em novembro, o Jornal Agenda Cristã, de Rancharia.

A edição de dezembro está pronta e segue anexa, se possível, para publicação.

Abraço fraterno,

Atilio

Assis/SP

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Avalie-nos no Google e conte a todos o que acha de nosso trabalho

 

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1542/original_inscreva-se_canal_whatsapp.jpg?1713882613

 

 

 

 

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1637/original_mkt-familia-cont_feed2.jpg?1727176548

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1643/original_mkt-cremacao_feed.jpg?1729190978

 

(Informação recebida em email de

Casa Editora O Clarim [[email protected]])

 

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clique aqui:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

(Com informação de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Veja e, se puder, divulgue a edição de dezembro do

 jornal O IMORTAL.


Amigo(a) das lides espíritas:

Está disponível na internet a edição de dezembro do jornal O IMORTAL, que pedimos seja divulgada na casa espírita e junto aos seus familiares, amigos e colegas espíritas.

Para acessar a edição, sem custo algum, clique aqui:  

https://www.jornaloimortal.com.br/Home

Forte abraço, ótimo mês e feliz Natal para toda a sua família.

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador - http://www.oconsolador.com  

3. EVOC Editora - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

(Informação recebida em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

GEPAR. Informes dezembro 2024

NOTÍCIAS

 

INFORMES | DEZEMBRO 2024

 

 

 

https://gepar.org.br/so/95PEHhiqD?languageTag=pt&cid=97238337-5521-4257-a902-bdb74c6f5aaf

 

 

(Recebido email de GEPAR [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita. Dezembro/2024.

Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse no link

 

CLIQUE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Jornal-Momento-Esp-Dezembro-24.pdf

 

   

 

 

Revista Dirigente Espírita #293 - novembro/dezembro 2024

 

ACESSE E LEIA AQUI:

https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2024/11/reDE-203-nov-dez-2024.pdf

 

 

 

(Informação recebida em email de A.J.Orlando [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

10 mil ouvintes aciompanham o podcast Espiritismo

em Pauta no Spotify

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2024/12/spotify_em-pauta.png

O podcast da Federa

 

 

O podcast da Federação Espírita Brasileira alcançou a marca de 10 mil seguidores na plataforma de áudio Spotify. O projeto, iniciado em 2021, durante a pandemia da Covid-19, vem atraindo ouvintes a cada mês, com média de mais de 3 mil streamings, em um total de 180 mil reproduções. Os novos episódios entram na plataforma no terceiro domingo de cada mês. 

Idealizado pela equipe da Comunicação da FEB, o programa, realizado com apoio da FEBtv, traz mensalmente um convidado que comenta a atualidade a partir da perspectiva espírita.

São mais de 50 programas no ar, com temáticas como o Sono e o Sonhos, Vida em outros planetas, Vida além da vida, Saúde mental e Transição Planetária. Entre os convidados, Mayse Braga, Artur Valadares, Cosme Massi, Jorge Elarrat, Elzita Melo, Ana Tereza Camasmie, Jacobson Trovão, Luciano Klein e Larissa Chaves puderam contribuir com olhares e perspectivas acerca do Espiritismo em nossas vidas. 

Retrospectiva do Ano

O episódio mais acessado durante 2024 contou com o tema “Como nossa família é definida antes de nosso nascimento”, com a participação de Fred Pifano. No ar desde abril, está na quinta posição no ranking dos episódios mais acessados do podcast, com mais de 5 mil streamings.   

No total do ano, mais de 1,3 mil ouvintes acessam o programa todos os meses. Pela plataforma de áudio mundial, mais de 33 países acompanham a programação, sendo o Brasil o primeiro lugar. São mais de 59% de crescimento comparado ao ano anterior, com 25% mais ouvintes e 44% mais streamings. 

Galeria

Clique na imagem para ampliar.

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2024/12/Wrapped2024_TopEpisode2-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2024/12/Wrapped2024_Gains-feed-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2024/12/Wrapped2024_TopCountries-feed-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2024/12/Wrapped2024_NewDiscovery-feed-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2024/12/Wrapped2024_EndShare-feed-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2024/12/Wrapped2024_TopFans-feed-150x150.png

Especiais

Em três anos de projeto, o podcast Espiritismo em Pauta já apresentou dois especiais. O primeiro deles, em 2022, lançado entre janeiro e março, foi uma homenagem aos 20 anos sem Chico Xavier. João Rabelo, Marta Antunes e Samuel Magalhães estiveram presentes para comentar três aspectos de sua trajetória: o homem, o médium e a caridade. 

Em curso, está no ar a minissérie “Missionários da Boa-Nova”. Nove episódios trazem uma leitura de “O Novo Testamento” sob o prisma do projeto “Evangelho Redivivo”. A coordenadora e autora dos livros do projeto da FEB, Marta Antunes, é a convidada desta conversa que permite olhar a obra milenar em outra perspectiva. 

Espiritismo em Pauta é o podcast mensal da Federação Espírita Brasileira e pode ser acessado nas plataformas de áudio de sua preferência e também pelo site: febpodcast.com.br/podcasts/espiritismo-em-pauta ou no Spotify. Envie para o e-mail  [email protected] sugestões de temas para a produção do programa.

facebook-share google-share linked-share my-space-share pinterest-share reddit-share stumble-upon-share

 

 

(Copiado de

https://www.febnet.org.br/portal/2024/12/23/10-mil-ouvintes-acompanham-o-podcast-espiritismo-em-pauta-no-spotify/)

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 FEES- Federação Espírita do Estado de Sergipe

Aracajú

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/federacaoespiritadesergipe/

 

 

 

 

FEEAL- Federação Espírita do Estado de Alagoas

Maceió

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feealagoas/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

                                     O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

  

 

Cristo, cristianização e nós

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Os finais de ano são assinalados pelas comemorações relacionadas com o nascimento de Jesus.

Essas evocações merecem reflexões sobre a significação espiritual da efeméride no contexto da sociedade com base na literatura espírita.

Desde os momentos preparatórios a esse nascimento, incluindo o “século de Augusto” e o momento da “maioridade terrestre”1-, a condescendência do contemporâneo imperador Tibério com relação ao “profeta” que surgia, o profundo impacto da força espiritual da missão do Cristo, e, na sequência, a consolidação com a renúncia e extrema dedicação de heroicos discípulos. Os revezes e perseguições atrozes estabelecidos em algumas etapas do Império Romano acabaram por fortalecer a têmpera de notáveis cristãos e de favorecer a difusão do cristianismo.2

             Passados dois mil anos,os enganos cometidos geraram muitas resistências a segmentos cristãos em vários países.

Porém, apesar de várias deturpações, a mensagem de Cristo sobreviveu, e, em nossos dias, há o esforço para se restabelecer a essência de seus ensinamentos e de se valorizar a simplicidade do cristianismo primitivo. É a proposta de implantação e difusão da mensagem do “Consolador Prometido” pelo Mestre.

            O Espírito da Verdade destaca que “no cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram.”3

            A propósito, Léon Denis comenta: “quaisquer que sejam os erros ou as faltas dos que se acobertam com o nome de Jesus e sua doutrina, o pensamento do Cristo em nós não desperta senão um sentimento de profundo respeito e de sincera admiração” e destaca: "só há um Deus - diz S. Paulo e um só mediador entre Deus e os homens, que é Jesus-Cristo, homem."4

As dificuldades atuais para a marcha das propostas de Jesus são assinaladas pelo filósofo Herculano Pires ao se referir a questionamentos vigentes no meio da intelectualidade. Considera que “há um abismo entre o Cristo e o cristianismo”, levando em consideração a obra O cristianismo de Cristo e o dos seus vigários, dos anos 1920, de autoria do Padre Alta (pseudônimo do padre francêsMélinge). Herculanoressalta: “o cristianismo, que pelo poder do seu conteúdo moral e espiritual, já podia nos ter dado um mundo melhor, foi frustrado na sua intenção pelo apego dos homens ao maravilhoso, ao fantástico, e pela indiferença preguiçosa dos comodistas, que só pensaram em se acomodar e tirar proveito das situações criadas. Jesus não foi um alucinado, como o diagnosticou BinétSanglé, nem um Deus, como querem ainda hoje os religiosos ingênuos, mas um homem, encarnação de um espírito superior, que se encarnou num momento decisivo da evolução humana, a fim de dar a sua contribuição para o progresso da Terra” [...] o chamado Cristianismo Oficial, como disse Stanley Jones[*], está mais distante do Cristo do que o chamado cristianismo marginal dos nossos dias”.5

Obra publicada postumamente reúne excelentes estudos de Herculano Pires6, com base em gravações de programas radiofônicos, tendo como foco a visão do evangelho “em espírito e verdade”, referindo-se aos princípios e cuidados no movimento espírita, há a ponderação: "o que nos deve interessar não é nossa opinião nisso ou naquilo, mas sim a firmeza com que pudermos seguir os princípios da doutrina espírita. E esses princípios estão firmados, como nós sabemos na codificação de Allan Kardec. E estes princípios, por sua vez, têm a sua base mais profunda, as suas raízes mais penetrantes nos próprios evangelhos de Jesus."6

No contexto da atualidade, com vistas ao objetivo de revigorar o cristianismo com base na mensagem da Boa Nova torna-se cabível o comentário espiritual inserto em O evangelho segundo o espiritismo:“[...] A história da cristandade fala de mártires que se encaminhavam alegres para o suplício. Hoje, na vossa sociedade, para serdes cristãos, não se vos faz mister nem o holocausto do martírio, nem o sacrifício da vida, mas única e exclusivamente o sacrifício do vosso egoísmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade. Triunfareis, se a caridade vos inspirar e vos sustentar a fé.”3

            A visão espírita é desenvolvida por CairbarSchutel: “ocristianismo, sob os ditames de Jesus, é uma Religião Viva, representada por um corpo de espíritos que se acham a ele subordinados e que dirigem e animam o cristianismo.O estudo do cristianismo, digno de toda a atenção e observação, está intimamente ligado ao estudo da alma, do espírito. [...] o espiritismo é o espírito do cristianismo.”7

[*]Teólogo americano, vinculado ao movimento metodista, atuou no Século XX.

            Na obraEmmanuel, o autor espiritual,numa apreciação geral,analisaque “a Civilização Ocidental está em crise; os observadores e os sociólogos trazem, para o amontoado de várias considerações, o resultado dos seus estudos. Alguns proclamam que toda civilização tem a fragilidade de uma vida; outros aventam hipóteses mais ou menos aceitáveis, e alguns apeiam para a cristianização dos espíritos. Estes últimos estão acertados em seus pareceres”.8

Em outra obra psicografada por Chico Xavier, esse espírito anota claramente: “a realidade é que a civilização ocidental não chegou a se cristianizar”.2Assim, recomenda de forma objetiva:“que é preciso cristianizar a humanidade é afirmação que não padece dúvida; entretanto, cristianizar, na Doutrina Espírita, é raciocinar com a verdade e construir com o bem de todos, para que, em nome de Jesus, não venhamos a fazer sobre a Terra mais um sistema de fanatismo e de negação.”2

Ainda há algumas expectativas da parusia. Cristo é esperado por muitos para “a salvação dos homens” ... A ideia mágica de salvação, sedimentada por religiões tradicionais alimenta o pensamento de boa parte da população.

O espiritismo é muito claro ao esclarecer os mecanismos de educação e evolução espiritual assentados a partir do esforço pessoal de superações de dificuldades e aprimoramento com base na adoção da moral ensinada por Jesus.

Ao interpretar o versículo “E disse-lhe o Senhor em visão: – Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!” (Atos 9, 10), Emmanuel esclarece: “os homens esperam por Jesus e Jesus espera igualmente pelos homens. Ninguém acredite que o mundo se redima sem almas redimidas”. No final de suas considerações, o autor espiritual objetivamente destaca: “onde estiver um seguidor do Evangelho aí se encontra um mensageiro do Amigo Celestial para a obra incessante do bem. Cristianismo significa Cristo e nós.”9

No contexto atual são evidentes os embates teológicos e sociais no seio das grandes e tradicionais religiões cristãs.

Ao se analisar os entrechoques da sociedade contemporânea, torna-se oportuno trazer à tona o entendimento do mecanismo das reencarnações para uma melhor compreensão de muitas turbulências.

Depois de quase dois mil anos da origem do cristianismo, podem estar de volta espíritos - quais seres antigos que reaparecem - que vivenciaram etapas ou situações as mais diversas nas lutas vinculadas a conceitos e práticas de religião.

De nossa parte, dispomos de valiosos subsídios oferecidos pela literatura espírita, e, recomendamos a releitura e estudo dessas obras referenciadas, absolutamente coerentes sobre a responsabilidade que temos em mãos, no sentido de valorizar o ensino moral de Jesus.

Em épocas identificadas como "sinais dos tempos", são indispensáveis as definições e as lutas interiores e de relações interpessoais assentadas nos parâmetros do bem e da paz.

Referências:

1)                 Carvalho, Antonio Cesar Perri. Cristianismo nos séculos iniciais. Aspectos históricos e visão espírita. Matão: O Clarim. 2018. 286p.

2)                 Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. A caminho da luz. Cap. 12. Brasília: FEB. 2013.

3)                 Kardec, Allan. Trad. Ribeiro, Guillon. O evangelho segundo o espiritismo.  Cap. VI, item 5; Cap. XI, item 8. Brasília: FEB. 2013.

4)                 Denis, Léon. Trad. Cirne, Leopoldo. Cristianismo e espiritismo. Brasília: FEB. 2013. 336p.

5)                 Pires, José Herculano. Revisão do cristianismo. São Paulo: Paideia. 1977. 110p.

6)                 Pires, José Herculano.Org. Arribas, Célia. O evangelho de Jesus em espírito e verdade. 1.ed. Cap. 6 e 9. São Paulo: Editora Paidéia. 2016.

7)                 Schutel,Cairbar. O espírito do cristianismo. Matão: O Clarim. 2018. 284p.

8)                 Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Emmanuel. 28.ed. Cap. 2.5 e 4.1. Brasília: FEB. 2013.

9)                 Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Fonte viva. Cap. 17. Rio de Janeiro: FEB. 2005.

Extraído de artigo do autor: Revista internacional de espiritismo. Ano 99. N.11. Dezembro de 2024. P. 542-543

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

O Natal do Apóstolo

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos). Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Antologia Mediúnica do Natal. Lição nº 61. Página 166.

 

Quando Simão Pedro foi arrancado aos grilhões do cárcere para o derradeiro sacrifício, sentia o coração varado de angústia, conquanto mostrasse o passo firme.

O velho apóstolo, que transpusera os oitenta anos de idade, levantava a cabeça branca, destacando-se na turba à maneira de um pai atormentado por filhos inconscientes.

Irmãos do Evangelho ladeavam-no, tristes, escondendo o próprio desespero, diante da serenidade com que ele, encanecido em duras experiências, se acomodava ao martírio.

Mulheres e crianças emaranhavam-se, cortejo adentro, para beijar-lhe as mãos.

Transeuntes, ainda mesmo adversos ao Cristianismo nascente, fitavam-no, respeitosos, quais se vissem um soberano humilhado e pobremente vestido, a caminho de inesperado triunfo...

E até soldados da escolta, recordando vários companheiros que Simão transfigurara, ao curar-lhe os parentes enfermos, abeiravam-se dele com veneração e carinho...

Apenas um dos pretorianos, Sertório Aniceto, destacado elemento na expedição, não poupava o sarcasmo.

Desejando quebrar a atmosfera de reverência e de êxtase que se fazia, desdobrava impropérios:

- Para diante, velho imprudente! Judeu Sujo! Lixo humano, que envergonharia os postes da arena!...

E Sertório Aniceto mais à frente:

- Não abuse da crendice do povo “Ladrão imundo”, chegou seu fim!...

Pedro, entretanto, contemplava o céu escaldante da tarde e orava em silêncio...

Sentia-se, agora, fatigado e incapaz!

Compreendia que a Boa Nova exigia servidores robustos e rogava ao Cristo enviasse obreiros novos e valorosos para a vinha do mundo...

Mas não era só isso... No imo do coração, ardia-lhe a saudade do Mestre e ansiava retomar-lhe a companhia para sempre...

Escalando a colina, via não longe o Campo de Marte, assinalado pelo monumento de Augusto, as cintilações do Tibre espreguiçando ao sol, o casario imenso, as termas e os jardins; no entanto, regressava pela imaginação à Galiléia distante, buscando Jesus em pensamento...

Revia o lago de Genesaré, em seus dias mais belos, e as multidões simples e generosas com que o Senhor repartia o pão e a verdade, o consolo e a esperança...

Por estranhos mecanismos da memória, respirava, de novo, o perfume das rosas de Betsaida, das romãzeiras de Dalmanuta, das quintas frutescentes de Magdala e dos pequenos vinhedos de Cafarnaum...

Apesar do calor reinante, rememorava a pesca e supunha-se envolvido pelo sopro da brisa, quando a barca sobrestava as ondas calmas.

Reconstituía, enlevadas, as pregações do Divino Amigo e parecia-lhe jornadear de retorno à família das crianças e dos enfermos, das mães sofredoras e dos velhinhos que ele próprio lhe entregara ao coração...

Atingido o local do suplício, confiou-se automaticamente aos soldados que o desnudaram, e, como se estivesse hipnotizado pela idéia do reencontro, sofregamente aguardado quase nada percebeu dos martelos, rudemente manobrados, que lhe apresavam pés e mãos ao lenho que se lhe erguera de improviso...

Em derredor, escutava os protestos velados das centenas de espectadores da lamentável exibição, de mistura com as preces dos companheiros agoniados...

Detido, porém, na ânsia de repouso, Pedro não via que o tempo se escoava, sem que lhe desfechassem qualquer golpe...

Aqui e além, grupos em orações e lágrimas salientavam-se de mãos postas; contudo, a morte tardava...

Sertório Aniceto, entretanto, não o perdia de vista, e, reparando que o crepúsculo baixava, atirou-lhe pontiagudo calhau à cabeça e gritou: - Morre, bruxo!

O apóstolo observou que o sangue esguichava, mas, sem qualquer reação, rendeu-se o invencível torpor, qual se fosse repentinamente anestesiado por brando sono. Semelhante impressão, contudo, perdurou por momentos.

O ancião, após desalgemar-se do corpo, identificou-se espiritualmente, livre e eufórico, ao pé dos próprios despojos, e, alheio à algazarra em torno, contemplou o firmamento, onde os astros se inflamavam, como se dedos invisíveis acendessem lumes deslumbrantes para uma festa no céu...

Espantado, observou que um homem descia do alto, como que materializado pela fulguração das estrelas, e, decorridos alguns instantes de assombro, viu Jesus a dois passos, a endereçar-lhe o inolvidável sorriso.

- Mestre! - clamou, inclinando-se para beijar o chão que ele pisava. O Messias redivivo tomou-o nos braços e partiu, conchegando-o ao coração, qual se transportasse frágil criança.

Por várias semanas restaurou-se Pedro na estância de luz que o Cristo lhe reservara.

Junto dele, visitou paragens de inexprimível beleza, recolheu lições preciosas, presenciou espetáculos soberbos de grandeza cósmica e abraçou afeições inesquecíveis...

Quando mais integrado se reconhecia no Plano Superior, eis que o Celeste Companheiro lhe anuncia nova separação...

Que o discípulo descansasse quanto quisesse, elevando-se às excelsas regiões... Ele, porém, devia ausentar-se...

- Senhor, aonde vais? – indagou o apóstolo, penosamente surpreendido.

E Jesus, indicando-lhe escuro recanto da vastidão, em que se adivinhava a residência planetária dos homens, informou, sereno:

- Pedro, enquanto houver um gemido na Terra, não me será lícito repousar... - Então, Senhor, eu também...

E, como outrora, demandaram juntos, os quadros de ação, em que se lhes evidenciasse o amor sublime...

Atraídos por centenas de vozes, atravessaram Roma, parando, por fim, em espaçoso cemitério da Via Ápia, mergulhado na sombra noturna...

A multidão cantava, glorificando o Senhor...

Não obstante o Natal estivesse na lembrança de poucos, rememorava-se, ali, diante da imensidão constelada, a melodia dos mensageiros angélicos.

Simão, fremindo de emotividade, começou a chorar de alegria.

Anelava ser bom, aspirava a ser irmão da Humanidade, queria auxiliar a construção do Reino de Deus e homenagear a manjedoura de Belém, ofertando algo de si mesmo, em louvor do Evangelho...

Nesse ínterim, aproximou-se Jesus e disse-lhe ao ouvido: - Pedro, alguém te chama...

O apóstolo voltou-se e, admirado, enxergou na pequena comunidade um homem triste, carregando nos braços um pequenino agonizante...

Era Sertório Aniceto, a rogar-lhe, mentalmente, se lhe compadecesse do filhinho que a febre devorava.

Qual se lhe registrasse a presença, expunha-lhe os remorsos que amargava e pedia-lhe perdão...

O antigo pescador não hesitou.

Depois de oscular-lhe a fronte suarenta, afagou a criança atribulada, impondo-lhe as mãos, e, ali mesmo, magneticamente tocado por forças renovadoras e intangíveis, o menino despertou, lúcido e refeito, enlaçando-se ao pai, à feição da ave assustada que torna à segurança do ninho.

Sertório Aniceto, no íntimo, compreendeu o socorro e a bênção que recebia e, renovado, começou a cantar em lágrimas de júbilo: “Glória a Deus nas alturas, paz na Terra e boa vontade para com os homens!...”.

Para Sertório Aniceto, o rude legionário de César começava nova vida e para Simão Pedro o serviço continuou...

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/DEZEMBRO/22-12-2022_arquivos/image041.jpg

 Prisão Mamertina. Roma, Itália. Altar alusivo aos apóstolos Pedro e Paulo que teriam sido presos no local.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Mamertine_Prison#/media/File:Mamertine_Prison.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/DEZEMBRO/22-12-2022_arquivos/image042.jpg

São Pedro e São Paulo. Pintura de El Grego exposta no Museu Nacional de Arte da Catalunha.

Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/29-10-2015_arquivos/image008.jpg

São Pedro pregando o Evangelho nas catacumbas. Pintura de Jan Styka

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:JanStyka-SaintPeter.jpg 

 

767px-Martirio_di_San_Pietro_September_2015-1a

A crucificação de São Pedro. Óleo sobre tela por Caravaggio.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/18/Martirio_di_San_Pietro_September_2015-1a.jpg/767px-Martirio_di_San_Pietro_September_2015-1a.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/DEZEMBRO/22-12-2022_arquivos/image045.jpg

Vista da cidade de Roma tendo o Forum Romano em primeiro plano e o Coliseu à esquerda. Foto Ismael Gobbo

Na cidade os apóstolos Pedro e Paulo fizeram pregações do cristianismo e foram martirizados. Nero era o imperador.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/19-08-2019_arquivos/image014.jpg

Nero infante. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/01-10-2019_arquivos/image009.jpg

Cabeça do imperador Nero executada em mármore de Paros* . Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Nero Cláudio César Augusto Germânico (em latim Nero Claudius Cæsar Augustus GermanicusAnzio15 de dezembro de 37 d.C. — Roma9 de junho de 68),[1] foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68.

Nascido com o nome de Lúcio Domício Enobarbo, era descendente de uma das principais famílias romanas, pelo pai Cneu Domício Enobarbo e da família imperial júlio-claudiana[2] através da mãe Agripina, a Jovem, filha de Germânico e neta de César Augusto. Ascendeu ao trono após a morte do seu tio Cláudio, que o nomeara o seu sucessor.

Durante o seu governo, focou-se principalmente na diplomacia e no comércio, e tentou aumentar o capital cultural do império. Ordenou a construção de diversos teatros e promoveu os jogos e provas atléticas. Diplomática e militarmente, o seu reinado caracterizou-se pelo sucesso contra o Império Parta, a repressão da revolta dos britânicos (6061) e uma melhora das relações com Grécia. Em 68 ocorreu um golpe de estado de vários governadores, após o qual, aparentemente, foi forçado a suicidar-se.[3]

O reinado de Nero é associado habitualmente à tirania e à extravagância.[4] É recordado por uma série de execuções sistemáticas, incluindo a da sua própria mãe[5] e o seu meio-irmão Britânico, e sobretudo pela crença generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estaria compondo com a sua lira,[6] além de ser um implacável perseguidor dos cristãos. Estas opiniões são baseadas primariamente nos escritos dos historiadores TácitoSuetônio e Dião Cássio. Poucas das fontes antigas que sobreviveram o descrevem dum modo favorável,[7] embora haja algumas que relatam a sua enorme popularidade entre o povo romano, sobretudo no Oriente.[8]

A fiabilidade das fontes que relatam os tirânicos atos de Nero é atualmente controversa. Separar a realidade da ficção, em relação às fontes antigas, pode ser impossível.[9]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nero

 

 

*  Paros

Paros (em gregoΠάρος, tr. Páros; em vênetoParo) é uma ilha grega do Mar Egeu central, uma das maiores ilhas do arquipélago das Cíclades. Estende-se a oeste da ilha de Naxos, da qual é separada por um canal, próximo da ilha de Antiparos.

Foi famosa durante toda a Antiguidade clássica pelo mármore que exportava.[1]

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/09-07-2019_arquivos/image014.jpg

Via Apia Antiga. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image009.jpg

 

Ruínas do Circo de Massênzio. Via Ápia Antiga. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

circo de Maxêncio , também chamado circo de Rômulo e, de forma inadequada durante a Idade Média, o circo de Caracalla , é um circo romano , construído em torno de 311  pelo imperador Maxentius em Roma , dentro do complexo construído na terceira milha da via Appia , que incluiu a villa de Massenzio e o mausoléu de seu filho Valerio Romolo . (Wikipedia)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image012.jpg

                Primeiro marco miliário da Via Ápia na saída de Roma, Itália.  Foto Ismael  Gobbo

 

 

 

Nasce Jesus

 

Filho de um carpinteiro e de uma dona de casa, dos Céus, nasceu o Filho do Homem.

Sua mãe, Maria, O envolveu em panos singelos e O colocou em uma manjedoura. A abóboda celeste plenificou-se de estrelas e os mensageiros celestes cantaram: Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens.

Na simplicidade da estrebaria de Belém nasceu Jesus.  Nasceu pobre, no seio de um povo cativo.

Homenageado por uma conta infinita de estrelas, o Universo e a eternidade lhe embalaram o sono.

Cresceu na Galileia, numa cidade considerada das menores e de importância alguma. Aguardou que o tempo se fizesse para o início do Seu Messianato.

O Embaixador do Amor nasceu e viveu entre os pobres, entre os desprezados, os humilhados. Estendeu Sua mão àqueles que a sociedade tornava invisíveis: leprosos, deficientes, famintos, viúvas, órfãos.

Pelas estradas que percorreu, cruzou o caminho de todos os homens. Chegou a corações longínquos e a almas distantes, aproximando-as do Pai.

Peregrinou pela Galileia, Judeia, Pereia, chegando às cidades de Tiro e Sidon.

Não entrou para a História. Ele a dividiu: antes dEle, depois dEle.

E, para tal, apenas amou e nos ensinou a amar. Não tomou de espadas, não esteve à frente de exércitos, não liderou batalhas, não destronou reis, não conquistou impérios, não ostentou coroas e cetros.

Meu reino não é deste mundo, afirmou.

Dois mil anos se passaram desde o Seu nascimento. É Natal, é data festiva.

Cerremos os olhos e pensemos nEle. Pensemos no Cristo Jesus e lhe façamos a nossa rogativa:

Nasce Jesus e transforma os nossos corações em manjedouras verdadeiras para Te acolhermos, neste dia e sempre, em Tua paz, em Tua luz.

Nasce Jesus em nossas imperfeições e pensamentos, em nossas mazelas morais, nas chagas de nossas almas, nos recônditos mais profundos de nossas emoções e sentimentos.

Nasce Jesus em nosso egoísmo e nos faz enxergar os Teus pobres, os Teus solitários, os Teus abandonados, como nossos irmãos.

Que a Teu exemplo, lhes distendamos braços de socorro, colo de proteção, palavras de consolo, mãos de doação.

Nasce Jesus em nosso orgulho, quando marginalizamos o perdão, quando esquecemos a prece reparadora, quando não nos comprometemos com a verdade consoladora, por não nos lembrarmos da gratidão.

Nasce Jesus nos orfanatos e asilos, nos sanatórios, nas casas de recuperação, nos hospitais.

Nasce entre os que sofrem preconceito, entre as religiões, em todos os países, tribos, entre orientais e ocidentais.

Entre os encarcerados, ó Mestre, nasce também. Um novo horizonte lhes concede e que seja todo luz, todo recomeço, todo oportunidades, todo bem.

Nasce Jesus. Desperta-nos para o fato de que todo ato tem consequências, de que a Lei de Deus reside na consciência,  e de que é percorrendo a estrada da eternidade que chegaremos à almejada felicidade.

*   *   *

O Natal, verdadeiro Natal, ocorre quando o Mestre da paz nasce na manjedoura de nossos corações e faz morada na intimidade de nossas almas.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 30, ed. FEP.
Em 24.12.2021.

 

 

Escute o áudio deste texto no link:

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=4660&stat=0

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Arquivo: Alnwick Lanfranco Bridgeman 507217.jpg

A adoração dos pastores (A Noite). Óleo sobre tela de Giovanni Lanfranco.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alnwick_Lanfranco_Bridgeman_507217.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/09-07-2020_arquivos/image019.jpg

 A virgem com a almofada verde. Pintura de Andrea di Bartolo. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Arquivo: Jesus ensinando os anciãos no templo.jpg

 

 Jesus ensinando no templo para doutores aos 12 anos. Imagem/autor: Grant Romney Clawson

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jesus_Teaching_the_Elders_in_the_Temple.jpg

File:Pedro Orrente - Christ Healing the Sick at the Pool of Bethesda.jpg

Cristo curando os enfermos no tanque de Betesda. Óleo sobre tela de Pedro Orrente. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedro_Orrente_-_Christ_Healing_the_Sick_at_the_Pool_of_Bethesda.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2011/OUTUBRO/27-10-2011_arquivos/image024.jpg

Estátua de Jesus no jardim da Santa Casa de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto: Ismael Gobbo

File:Christ with his disciples. Mironov.jpg

Cristo com os discípulos. Óleo sobre tela de Andrey Mironov. Foto: Andrey Mironov.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_with_his_disciples._Mironov.jpg

 

 

Amor Infinito

Donativos menosprezados  

 

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]