‘  Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 21 de janeiro de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

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Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

Texto copiado do site Febnet)

O jornal mensal “Le Chercheur”, de Paris, França, 01/1888,  traz ilustração de Daniel Dunglas Home levitando.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k96914488.texteImage

Espírito Katie King materializado. Fotografia pelo pesquisador William Crookes

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Katie_King_(spirit)#/media/File:Katie_King2.jpg

Teatro: Peça “Allan Kardec, o homem universal”. Grupo da AEVV de Araçatuba em Andradina, SP.

Na foto reunião ao redor da “Mesa Girante”,  fenômeno muito comum à época de Kardec.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/03-10-2017_arquivos/image014.jpg

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo.  Imagem/fonte: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec#/media/File:Allan_Kardec_L%27Illustration_10_avril_1869.jpg

 

 

Retrato de Allan Kardec publicado na revista L'Illustration em 1869. Este artigo da imprensa comentou a morte do filósofo espírita. (Wikipedia).

 

 

 

Imortalidade em versos

 

Caminheiro, que passas pela estrada,

Seguindo pelo rumo do sertão,

Quando vires a cruz abandonada,

Deixa-a dormir em paz na solidão.

 

É de um escravo humilde sepultura,

Foi-lhe a  vida o gozar de insônia atroz.

Deixa-o dormir no leito de verdura,

Que o Senhor dentre a selva lhe compôs.

 

Quando, à noite, o silêncio habita as matas,

A sepultura fala a sós com Deus.

Prende-se a voz na boca das cascatas,

E as asas de ouro aos astros lá nos céus.

 

Caminheiro! Do escravo desgraçado

O sono agora mesmo começou!

Não lhe toques no leito de noivado,

Há pouco a liberdade o desposou.

 

Estes são versos da autoria de Castro Alves, o poeta dos escravos.

É um lamento de dor pela situação do negro, escravo de uma civilização que se denominava cristã, mas não se pejava em escravizar seus irmãos, sem piedade alguma.

Retirados à força do seu país natal, alguns deles chefes tribais, tinham desprezados todos os seus direitos.

Direito de ser tratado como ser humano, direito ao descanso, à família, à expressão do seu culto religioso, à dignidade.

O desejo de ser livre, de poder se expressar em seu próprio idioma, de cultuar seus deuses, tudo lhes era vedado.

A rebeldia era punida com castigos horrendos e a morte.

É a morte que, justamente, o poeta dos escravos exalta como a libertadora.

E em seus versos revela a verdade inconteste da Imortalidade.

Extinto o corpo, a alma estava liberta para andar pelos campos espirituais.

Como ser espiritual, imortal, poderia retornar aos ares do seu país natal, poderia reencontrar os amores que houvessem partido antes dele.

*   *   *

Embora muitos haja na Terra que, ainda, insistem em afirmar que nada existe para além da vida física, somos imortais.

Ninguém morre. Finda-se o corpo, mas a essência permanece.

Liberta do corpo, a alma retorna ao grande lar. Busca os amores, recompõe-se das lutas travadas durante a vida terrena e prossegue na conquista do progresso.

É assim que os que sofreram muito sobre a Terra encontram o restabelecimento das forças e as recompensas pelo bem sofrer.

A imortalidade é a grande porta que se abre para o reencontro dos que se amam e daqueles que ainda necessitam exercitar o amor uns pelos outros.

É o repouso das lutas, é o reabastecer de energias para novas etapas de progresso do ser que nunca morre e cujo destino final é a perfeição.

Redação do Momento Espírita, com versos
 da poesia 
A cruz da estrada, de autoria de
Castro Alves.

Disponível no CD Momento Espírita, v. 20, ed. FEP.
Em 20.1.2025.

 

 (Fonte: https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7332&stat=0)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/07-09-2013_arquivos/image005.jpg

Castro Alves 14/03/1847 – 06-07-1871

Figura de   Castro Alves  em placa  de bronze ao lado  da de  Paulo Eiró,  lembrados na comemoração   do 1º. centenário de morte de ambos (1871- 1971).  A placa encontra-se   exposta no  saguão de  ingresso da   Faculdade  de  Direito do Largo  de São  Francisco,   em  São Paulo.  Foto Ismael Gobbo

 

Praça Castro Alves. Salvador, Bahia. Foto de Ismael Gobbo

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/06-10-2020_arquivos/image012.jpg

Navio Negreiro por Rugendas.

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_negreiro

 

Navio Negreiro

Navio negreiro (também conhecido como "navio tumbeiro") eram navios de carga para o transporte de pessoas escravizadas, especialmente os escravizados africanos, até o século XIX.

Aprisionados no interior da África subsaariana, por outros africanos que lucravam com o tráfico, as pessoas eram trazidas em marcha forçada até o litoral do continente, onde os sobreviventes, que haviam sido comercializados localmente, eram despojados de suas roupas e eventuais pequenos pertences que ainda carregassem consigo, para serem vendidos aos comerciantes europeus, que os embarcavam nos navios negreiros. Neles, os escravizados eram destinados aos porões da embarcação, onde ficavam presos em grupos às correntes. Cada navio, levava em média quatrocentos africanos amontoados. O mau-cheiro imperava, e o espaço para movimentação era mínimo, porque embora navios deste tipo fossem geralmente grandes, se otimizava o espaço do mesmo para caber o maior número possível de escravizados.

A partir de 1432 quando o navegador português Gil Eanes levou para Portugal a primeira carga de pessoas negras vindos da África que os portugueses começaram a traficar os escravizados com as Ilha da Madeira e em Porto-Santo. Mais adiante os negros foram trazidos para o Brasil.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_negreiro

 

 

 

Na hora da cruz

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Cartas e Crônicas. Lição nº 25. Página 109.

 

Quando o Mestre se afastou do Pretório, suportando o madeiro a que fora sentenciado pelo povo em desvario, pungentes reflexões lhe assomavam ao pensamento.

Que fizera senão o bem?...

Que desejara aos perseguidores senão a benção da alegria e a visitação da luz?...  

Quando receberiam os homens o dom da fraternidade e da paz?...

Devotara-se aos doentes com carinho, afeiçoara-se aos discípulos com fervor...

Entretanto, sentia-se angustiadamente só.

Doíam-lhe os ombros dilacerados.

Porque fora libertado Barrabás, o rebelde, e condenado ele, que reverenciava a ordem e a disciplina?

Em derredor, judeus irritados ameaçavam-no erguendo os punhos, enquanto legionários semi-ébrios proferiam maldições.

A saliva dos perversos fustigava-lhe o rosto e, inclinando-o para o solo, a cruz enorme pesava...

“Ó Pai! - refletia, avançando dificilmente - que fiz para receber semelhante flagelação?” 

Anciãs humildes tentavam confortá-lo, mas, curvado qual se via, nem mesmo lhes divisava os semblantes.

“Porque a cruz? - continuava meditando, agoniado - porque lhe cabia tolerar o martírio reservado aos criminosos?”

Lembrou as crianças e as mulheres simples da Galiléia, que lhe compreendiam o olhar, recordando, saudoso, o grande lago, onde sentia a presença do Todo-Compassivo, na bondade da natureza...

  Lágrimas quentes borbotavam-lhe dos olhos feridos, lágrimas que suas mãos não conseguiam enxugar.

Turvara-se-lhe a visão e, incapaz de mais seguro equilíbrio sobre o pedregulho do caminho estreito, tropeçou e caiu de joelhos.

Guardas rudes vergastaram-lhe a face com mais violência.

Alguns deles, porém, acreditando-o sob incoercível cansaço, obrigaram Simão, o Cirineu, que voltava do campo, a auxiliá-lo na condução do madeiro.

Constrangido, o lavrador tomou sobre os ombros o terrível instrumento de tortura e só então conseguiu Jesus levantar a cabeça e contemplar a multidão que se adensava em torno.

E observando a turba irada, oh! sublime transformação!...

Notou que os circunstantes estavam algemados a tremendas cruzes, invisíveis ao olhar comum.

O primeiro que pode analisar particularmente foi Joab, o cambista, velho companheiro de Anás, nos negócios do Templo. Ele se achava atado ao lenho da usura. Vociferava, aflito, escancarando a garganta sequiosa de ouro.

Não longe, Apolônio, o soldado da coorte, mostrava-se agarrado à enorme cruz da luxúria, repleta de vermes roazes a lhe devorarem o próprio corpo.

Caleb, o incensador, berrava frenético, entretanto, apresentava-se jungido ao madeiro do remorso por homicídios ocultos.

Amós, o mercador de cabras, arrastava a cruz da enfermidade que o forçava a sustentar-se em vigorosas muletas.

José de Arimatéia, o amigo generoso, que o seguia, discreto, achava-se preso ao frio lenho dos deveres políticos, e Nicodemos, o doutor da Lei, junto dele, vergava, mudo, sob o estafante madeiro da vaidade.

Todas as criaturas daquele estranho ajuntamento traziam consigo flagelações diversas.

O Mestre reconhecia-as acabrunhado.

Eram cruzes de ignorância e miséria, de revolta e concupiscência, de aflição e despeito, de inveja e iniquidade.

Tentou concentrar-se em maior exame, contudo, piedosas mulheres em lágrimas acercavam-se dele, de improviso.

- Senhor, que será de nós, quando partires? - gritava uma delas.

- Senhor, compadece-te de nossa desventura!... - suplicava outra.

- Senhor, nós te lamentamos!...

- Mestre, pobre de ti!...

O Cristo fitou-as, admirado.

Todas exibiam asfixiantes padecimentos.

Viu que, entre elas, Maria de Cleofas trazia a cruz da maternidade dolorosa, que Maria de Magdala pranteava sob a cruz da tristeza e que Joana de Cusa, que viera igualmente às celebrações da Páscoa, sofria sob o madeiro do casamento infeliz...

Azorragues lamberam-lhe a cabeça coroada de espinhos.

A multidão começava a mover-se, de novo.

Era preciso caminhar...

Foi então que o Celeste Benfeitor, acariciando a própria cruz que Simão, o Cirineu passara a carregar, nela sentiu precioso rebento de esperança, com que o Pai Amoroso lhe agraciara o testemunho, a fim de que as sementes da renovação espiritual felicitassem a Humanidade.

E, endereçando compadecido olhar às mulheres que o cercavam, pronunciou as inesquecíveis palavras do Evangelho:

- Filhas de Jerusalém, não choreis por mim!... Chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos, porque dias virão em que direis: bem aventurados os ventres que não geraram e os seios que não amamentaram!... Então, clamareis para os montes: Caí sobre nós! - e rogareis aos outeiros: Cobri-nos! - Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará com o lenho seco?

 

 

 

(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Guercino_Flagellazione

A flagelação de Cristo. Óleo sobre tela de Guercino.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guercino_Flagellazione.jpg

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Barrabás em pintura por James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barabbas_(James_Tissot).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/14-12-2018_arquivos/image017.jpg

Cristo caindo a caminho do calvário. Óleo sobre tela de Rafael.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cb/Christ_Falling_on_the_Way_to_Calvary_-_Raphael.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/14-12-2018_arquivos/image019.jpg

Elevação da cruz. Pintura de Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peter_Paul_Rubens_-_Raising_of_the_Cross_-_1610.jpg

 

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As Marias do Calvário. Óleo sobre tela de Giacomo Grosso. Museu de Arte Italiano. Lima, Peru. Foto Ismael Gobbo

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Lamentação sobre o Cristo morto (ou Pietá). Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/14-12-2018_arquivos/image024.jpg

José de Arimatéia por Pietro Perugino, um detalhe de sua lamentação sobre o Cristo morto. .

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_of_Arimathea#/media/File:Pietro_Perugino_012.jpg

 

Paolo_Veronese_-_The_Resurrection_of_Christ_-_WGA24817

A ressurreição de Cristo. Óleo sobre tela  de Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Paolo_Veronese_-_The_Resurrection_of_Christ_-_WGA24817.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/14-12-2018_arquivos/image030.jpg

Monte onde se situava o antigo  templo de Jerusalém. Ao fundo o Monte das Oliveiras. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/14-12-2018_arquivos/image031.jpg

Mesquita de Omar ou Domo da Rocha no local onde outrora se situava o templo de Jerusalém. Israel.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra pública nesta sexta-feira 24-01-2025 no

Aliança Espírita Varas da Videira

 

A palestra com início às 20 horas será proferida pela oradora da casa Sonia Maria Pires que desenvolverá o tema do capítulo segundo do Evangelho Segundo o Espiritismo itens 1, 2, 3, do Evangelho Segundo o Espiritismo. 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/AGOSTO/23-08-2024_arquivos/image033.jpg

Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP

 

Sonia Maria Pires

da Aliança Espírita Varas da Videira”

 

 

ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

Rua Bernardino de Campos, 363

Centro

Araçatuba, SP

 

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

 

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, está a comemorar durante o mês de Janeiro de 2025 o seu 22º aniversário. Para tal, temos todas as semanas, em Janeiro, um conferencista espírita diferente, de outras partes do país.

No dia 24 de Janeiro de 2025, 6ª feira, às 21h00, teremos uma conferência espírita subordianada ao tema "O stresse e a ajuda espírita" com o médico Luténio Faria, de Águeda.  Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as nossas actividades são livres e gratuitas. Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV    

       

Cordialmente,

 

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/  

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Palestra no Núcleo Espírita Miramez

Guarulhos, SP

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

 

Nota: Estudo de casos de manifestações espirituais

e os vários estados de alma

No programa semanal virtual “Evangelho do Trabalhador” do Grupo Espírita Casa do Caminho, São Paulo, na noite do dia 18 de janeiro, Cesar Perri expôs sobre o tema “Novo ano – o livro e os estados de alma de céu e de inferno”. Ao ensejo do ano que se completam 160 anos do lançamento de O Céu e o Inferno, por Allan Kardec, obra inédita de estudo de casos de manifestações espirituais, o expositor destacou que ficam claros os vários estados de alma. Previamente houve apresentação de gravação de Margarida Helena Garabedian ao piano. A transmissão contou com participação de Salete e coordenação de Cristina Araújo.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=KEd21fcE7_Y&t=692s

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

 [753-JornalMundoMaior] APOIO DIVINO.

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Seja onde for, recorda que Deus está sempre em nós e agindo por nós.

 

Para assegurar-nos, quanto a isso, bastar-nos-á a prática da oração, mesmo ligeira ou inarticulada, que desenvolverá em nós outros a convicção da Presença Divina em todas as faixas da existência.

 

Certamente, a prece não se fará seguida de demonstrações espetaculares, nem de transformações externas imprevistas. 

 

Pensa, todavia, no amparo de Deus e, em todos os episódios da estrada, senti-lo-ás contigo no silêncio do coração. 

 

Nos obstáculos de ordem material, esse apoio não te chegará na obtenção do dinheiro fácil que te solva os compromissos, mas na força para trabalhar, a fim de que os recursos necessários te venham às mãos. 

 

Nas horas de dúvida, não te virá em fórmulas verbais diretas que te anulem o livre-arbítrio e sim na inspiração exata que te ajude a tomar as decisões indispensáveis à paz da própria consciência. 

 

Nos momentos de inquietação, não surgirá em acontecimentos especiais que te afastem dos testemunhos de fé, mas percebê-los-ás contigo em forma de segurança e bom ânimo. 

 

Na travessia da aflição; nos dias em que o mal te pareça derrotar a golpes de incompreensão ou de injúria, não se te expressará configurado em favores de exceção que te retirem dos ombros a carga das provas redentoras e sim na energia bendita da fé viva que te restaure a esperança, revestindo-te de coragem, a fim de que não esmoreças na rude jornada em direção à vida nova. 

 

Seja qual for a dificuldade em que te vejas ou a provação que experimentes, recorda que Deus está contigo e nada te faltará, nos domínios do socorro e da bênção, para que atravesses todos os túneis de tribulação e de sombra ao encontro da paz e a caminho da Luz.

 

Do livro:- *RUMO CERTO*

Emmanuel /Chico Xavier

 

 

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[754-JornalMundoMaior] BOM DIA

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*MINUTOS DE SABEDORIA*

 

Cultive a alegria em dose máxima. Alegria, porém, não é barulho: é um estado de alma de quem sente em si a plenitude da vida. 

 

A alegria provém de dentro de nós mesmos, da consciência tranquila, do cumprimento exato de nossos deveres, e vibra em nós apesar de todos os sofrimentos, calúnias e injustiças. 

 

Seja alegre sempre e, quando a tristeza quiser encobrir o sol de sua vida, entoe um cântico de louvor ao Pai, e a luz brilhará novamente em você.

Carlos Torres Pastorino.

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Palestra na Sede da C.E. Maria Benta

São Paulo, capital

 

 

(Informação de Jorge Rezala)

 

 

Nota:

Boletim da entidade federativa do Reino Unido-BUSS

 

O Boletim do BUSS (British Union of Spiritist Societies), em sua edição de janeiro-março de 2025, no Editorial intitulado “Jesus a porta, Kardec a chave”, entre outras, comenta-se: “Como um professor amoroso, Jesus veio para ensinar os seres humanos a pensar, estabelecendo as bases para a fé racional – uma fé que seria valorizado pela Filosofia, pela Ciência Espírita e Espiritismo quando da primeira edição de O Livro dos Espíritos, lançado em 1857”.

Em novembro de 2024, em assembleia geral do BUSS, foi eleita a nova diretoria da Instituição: Elsa Rossi, presidente; Ariane Kempton, secretária; Sueli Saponara, tesoureira.

Novas instituições estão aderindo ao BUSS. Várias palestras virtuais estão programadas. Entre os eventos, há informações sobre o “2025 - YEAR OF ERNESTO BOZZANO SPIRITIST CENTRE FOR PEACE”, homenagens ao pesquisador, organizado pelo Spiritist Centre for Peace, em parceria com o Allan Kardec Study Group (Reino Unido), Kardec Radio (EUA), Spiritist Society of Ireland (Irlanda), e apoiado pelo BUSS, com eventos nos primeiros domingos de cada mês. Há divulgação de livros e brochuras editados pelo BUSS.

Comenta-se sobre a desencarnação no dia 22/11/2024 do Dr. Peter Fenwick, aos 89 anos, conhecido pesquisador na relação medicina/espiritualidade, que atuou em eventos do MEDNESP.

Informações:

http://www.buss.org.uk/

(Resenha ACPC)

 

BUSS- Boletim. Jan-Mar 2025

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Saúde e espiritualidade discutido em

congresso médico na capital paulista

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Site

Descrição gerada automaticamente

 

Congresso médico chega a sua 17ª ediçãoe reúne profissionais para estudo da saúde e espiritualidade

 

Evento, na capital paulista, realizado pela Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) com apoio da AME-SP, espera receber 1,8 mil participantes e terá por tema Servir para Curar-se, um convite a olharmos para nossa existência e valorizar a nossa vida

 

São Paulo, 14 de janeiro de 2025 – De 19 a 21 de junho, no feriado do Corpus Christi, acontece, na capital paulista, o Mednesp 2025, congresso bianual da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME Brasil),instituição que congrega mais de 70 AMEsem todo Brasil. Essa edição, comemorativa aos 30 anos da entidade, que reúne médicos e profissionais de saúde de todo País em diversas especialidades, terá por tema Servir para Curar-se, segundo o médico psiquiatra da infância e Adolescência Marcus Ribeiro, presidente da AME-SP, apoiadora do evento, um “chamado para sair de casa em direção à dor, à fome, à discriminação, à violência, ao preconceito, à miséria e a tudo o que impede que o nosso mundo tenha saúde”.

Esta é a 17ª edição do evento, que existe desde 1991 e já contou com 13 edições sob o comando da AME-Brasil (desde 1997). De caráter internacional, já recebeu nomes importantes do cenário de saúde e espiritualidade mundial, como Harold G. Koenig, Pim van Lommel, AmitGoswami, Peter Fenwick, Mario Beauregard e Melvin Morse, além de ter ocupado espaços de eventos de grande prestígio como o Auditório do Anhembi (SP), o Hotel Maksoud Plaza (SP), o Rio Centro (RJ), entre tantos outros. Em 2009, o evento começou a girar pelo Brasil e passou por diversas capitais brasileiras, como Porto Alegre, Belo Horizonte, Maceió, Goiânia, Rio de Janeiro, Teresina e Vitória. De volta à São Paulo em 2025, o evento já tem mais de mil inscritos e a expectativa é de que chegue a 1,8 mil participantes de forma presencial, no Villa Blue Three, espaço de eventos na Zona Sul da capital paulista. Até a sua realização, outros sete eventos de aquecimento vêm sendo realizados, comprometidos em explorar ao máximo os três pilares do trabalho das AMEs: pesquisa, educação e solidariedade.

Homem de terno e gravata sorrindo

Descrição gerada automaticamente,Pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente Homem de terno e gravata segurando objeto

Descrição gerada automaticamente,Homem sentado na cadeira

Descrição gerada automaticamente

 

Homem falando no microfone

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaAcima, da esq. p/dir., nomes que compuseram a história do Mednespnos 30 anos da AME-Brasil:Alexander Moreira e Peter Fenwick; ElendurHarolds;Marlene Nobre, a fundadora da AME-Brasil, e Harold Koenig; e com Melvin Morse e AmitGoswami

 

 

 

Resumo da programação

Painéis alinhados ao bloco “Servir para Curar-se”

·         A Dimensão Espiritual da Medicina – Casos clínicos vivenciados na prática

·         AME-Brasil 30 anos – construindo pontes entre Medicina e espiritualidade

·         Curas improváveis e remissões espontâneas – desafios aos limites biológicos

·         Diversidade e inclusão em Instituições espíritas – O amor como princípio

·         Fisiologia Espiritual – conectando os corpos físico e sutis

·         Fraternidade universal: Conectando corações

·         Nossa relação com os outros animais – consumo, experimentação e estimação

·         Raízes das Doenças – do desconforto espiritual à manifestação física

·         Saúde Espiritual: Caminhos para a harmonia da alma

·         Seminário Lítero-Musical “Servir para Curar-Se”

Mesas-redondas dos blocos clínico e de pesquisa

·         Aborto – Acolhimento responsável na Casa Espírita

·         Atravessando o luto – espiritualidade e práticas de apoio da Infância ao Adulto

·         Consciência e imortalidade – Evidências científicas sobre o pós-morte

·         Cuidado integral na terminalidade da vida na casa espírita

·         Espiritismo e Física Quântica – explorando conexões

·         Espiritualidade como suporte Integral na Internação – evidências e desafios

·         Espiritualidade no Ensino Superior – experiências transformadoras

·         Família e Saúde Integral: questões espirituais do desenvolvimento

·         Florescimento: o impacto do Perdão, Gratidão, Altruísmo na saúde

·         Homeopatia – uma abordagem humanista ao adoecimento

·         Hospitais e Ambulatórios espíritas – modelos de sucesso e aprendizados para o futuro

·         O Mundo Editorial AME-Brasil – Couvert literário I

·         O Mundo Editorial AME-Brasil – Couvert literário II

·         O que todo centro espírita deveria saber

·         Relação mente-cérebro: livre-arbítrio e consciência

·         Saúde mental sob a ótica espírita – distinções e propostas

·         Suicídio – Acolhimento e boas práticas na Casa Espírita

·         Terapias complementares espíritas – evidências científicas e impactos na prática

 

Palco com banda pessoas cantando e tocando guitarra

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Quem são os médicos-espíritas?

Os médicos-espíritas são profissionais da Saúde que exercem a Medicina convencional com rigor técnico e científico, mas ampliam o cuidado ao paciente por meio de uma abordagem integral e humanizada. Eles consideram o ser humano em sua totalidade – corpo, mente e espírito – e buscam oferecer um atendimento baseado no acolhimento, na escuta atenta e na complementariedade de visões. Reconhecem a influência de fatores emocionais, mentais e espirituais na saúde, sempre respeitando a vontade e a individualidade de cada paciente, sem impor crenças, mas promovendo um ambiente de cuidado que valoriza a singularidade de cada ser.

 

Sobre a Associação Médico-Espírita(AME)

A Associação Médico-Espírita (AME) é uma organização científica, educativa e beneficente, sem fins lucrativos, que busca promover o cuidado integral à saúde, concebida como o equilíbrio entre aspectos físicos, psicológicos e espirituais do ser humano. Suas práticas seguem rigorosamente a ciência, fundamentadas nos princípios da Medicina Baseada em Evidências, e adotam uma postura complementar e integrativa, nunca substituindo ou desconsiderando as melhores práticas médicas reconhecidas. Inspirada pelos princípios da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, a AME integra essa visão espiritual às ciências da saúde, sempre respeitando o rigor ético e técnico. Seu trabalho se dedica ao estudo, ensino e pesquisa científica, promovendo um paradigma que amplia o olhar sobre o ser humano, sem excluir ou substituir os avanços da ciência médica tradicional. Dessa forma, a AME contribui para uma abordagem de cuidado que harmoniza o saber científico com uma visão integral e humanizada do indivíduo.

 

Sobre a AME-Brasil – A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada na cidade de São Paulo, em 17 de junho de 1995, durante a realização do Mednesp95 / 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas, realizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo, instituição pioneira que existia desde 30 de março de 1968. A AME-Brasil tem como tarefa difundir e preservar o Movimento Médico-Espírita junto a outras classes profissionais liberais e ao público em geral e promover eventos culturais e científicos que levem ao desenvolvimento de seu trabalho.

 

Amebrasil.org.br

Youtube: amebrasil

Instagram: ame_brasil

FB: Ame Brasil

 

Sobre a AME-SP – A Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP) é uma organização dedicada ao estudo, ensino e prestação de cuidados no campo da saúde, entendendo saúde como estado de plenitude e harmonia orgânica, psicológica e espiritual. É uma entidade com fins científicos, educativos e beneficente e sem fins lucrativos.Segue a Medicina Baseada em Evidências e a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, tendo em vista as suas relações, integração e aplicação nos campos da Filosofia, da Religião e das Ciências, em particular da Medicina, procurando fundamentá-las por meio de estudos, realização de estudos científicos e ensino do novo paradigma médico-espírita.

Amesaopaulo.org.br

Youtube: AMESP

Instagram: ame_sao_paulo

FB: Associação Médico Espírita de São Paulo

 

Serviço

Mednesp 2025

Quando: 19 a 21 de junho

Onde: Villa Blue Three Espaço de Eventos

Endereço: rua Castro Verde, 266, Jardim Caravelas, São Paulo – SP, 04729-060, Brasil

mednesp2025.com.br

Instagran: @congressomednesp

FB:Mednesp 2025

 

Mais informações:

Connectare Comunicação

Cláudia Santos – [email protected] – (11) 97663-4001

Eleni Gritzapis – [email protected] – (11) 99182-7993

 

(Recebido em email de Cláudia Santos [[email protected]])

 

 

A dificuldade de trabalharmos a crítica (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

A dificuldade de trabalharmos a crítica

Na atual edição do Correio Fraterno, o escritor Pedro Camilo de Figueirêdo nos traz uma reflexão bastante oportuna, sobre a dificuldade de trabalharmos a crítica.

Ele lembra que pensar criticamente no movimento espírita desde sempre tem sido um grande desafio, pela compreensão equivocada de que a crítica encerra sempre um mau juízo, é depreciativa, o que seria contrário ao “não julgueis”, e também porque boa parte das críticas são recheadas de adjetivos que por vezes extrapolam as ideias e ferem as pessoas.

Leia agora: www.bit.ly/CriticaNoEspiritismo

 

 

“No meio espírita, a crítica vem sendo tomada como ‘sinônima de censura’, especialmente quando feita em face de ideias e atos de lideranças, mediúnicas ou não, que se tornaram referência para o movimento majoritário”, comenta o articulista.

Leia o artigo, que está bem interessante, e faça uma boa reflexão sobre ele. Saiba também como se comportava Kardec em relação a ela: www.bit.ly/CriticaNoEspiritismo

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

 

 


Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

 The Spiritist Magazine at the Greater Metropolitan Washignton Metro!

 

A Revista Espírita na Grande Metropolitana de Washington Metro!

 

Happy New Year

 

Spiritist Magazine at the Metro

 

On January 4th, 2025, a team of 27 dedicated volunteers from Kardec Radio, the Spiritist Society of Virginia, the Spiritist Society of Washington, D.C., and the Spiritist Magazine joined together for a unique and insightful mission.

 

Their goal? To share the light and love of Spiritism by distributing 200 Spiritist Magazines and 20 books, What is Spiritism by Allan Kardec, across the D.C., Virginia, and Maryland area—covering the entire metro system, with its six lines and 100 stations.

 

https://web-extract.constantcontact.com/v1/thumbnail?url=http%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi%2FI8j_KQxafNQ%2Fhqdefault.jpg

 

From our hearts to yours, we wish you a joyous and blessed New Year!

 

Let us continue to share, give, and embrace the true meaning of Spiritism.

Spiritist Magazine | 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

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(Recebido em email de Spiritist Magazine [[email protected]])

 

 

 A transcendente visão do Espírito, e outros lançamentos da Editora O Clarim

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1542/original_inscreva-se_canal_whatsapp.jpg?1713882613

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1661/original_mkt-TRANSCENDENTE-feed.jpg?1736769153

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/1662/original_mkt-ALEM-HORIZONTE-feed.jpg?1736769492

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Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

 

(Recebido em email de Casa Editora O Clarim [[email protected]])

 

 

Palestras Instituição Beneficente Nosso Lar - janeiro 2025

Olá meu caro  Ismael Gobbo

desejamos que o ano de 2025 seja de ótimas conquistas para vc, espírito imortal ora na Terra.

Que possamos ser promotores de paz, amor e fraternidade..

Segue em anexo a programação do mês de janeiro, lembrando que as palestras da quinta-feira à tarde retornarão dia 16 de janeiro.

Abraço fraterno,

Clodoaldo de L. Leite 

Presidente Voluntário.

 

Carta de Ano Novo

Emmanuel

 

Ano Novo é também a renovação de nossa oportunidade de aprender, trabalhar e servir.

 

O tempo, como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do calendário, descerrando-nos horizontes mais claros para a necessária ascensão.

 

Lembra-te de que o ano em retorno é novo dia a convocar-te para execução de velhas promessas, que ainda não tiveste a coragem de cumprir.

 

Se tens algum inimigo, faze das horas renascer-te o caminho da reconciliação.

 

Se foste ofendido, perdoa, a fim de que o amor te clareie a estrada para frente.

 

Se descansaste em demasia, volve ao arado de tuas obrigações e planta o bem com destemor para a colheita do porvir.

 

Se a tristeza te requisita, esquece-a e procura a alegria serena da consciência feliz no dever bem cumprido.

 

Novo Ano! Novo Dia!

 

Sorri para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que te não entenderam até agora.

 

Recorda que há mais ignorância que maldade, em torno de teu destino.

 

Não maldigas, nem condenes.

 

Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão.

 

Não te desanimes, nem te desconsoles.

 

Cultiva o bom ânimo com os que te visitam, dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença.

 

Não te esqueças de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora:

Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração.

Emmanuel por Chico Xavier do livro:

Vida e Caminho

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

APES : programme d'activités spirites JANVIER 2025

APES: programa de atividades espíritas. Janeiro 2025

Cher Madame, Cher Monsieur,

 

C'est toujours avec un grand plaisir que la direction du Centre Spirite APES vous présente son programme d'activités spirites pour chaque mois. 

Veuillez trouver en pièce jointe, son programme d'activités pour le mois de Janvier 2025.

 

Information aux intéressés : Les Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) sont ouvertes à toutes personnes qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite et de la fluidification de l'eau. Chaque réunion publique est suivie d'un moment de convivialité pour permettre aux personnes du public d'échanger avec l'équipe de médiums et les membres du centre spirite APES.

 

Parmi ces réunions publiques, notre Centre Spirite vous propose 4 réunions d'études théoriques à l'attention du public sur les 2 oeuvres d'Allan Kardec :

- Les premiers vendredi et samedi de chaque mois : Le Livre de Médiums (conforme la 11e édition de 1869)

- Les troisièmes vendredi et samedi de chaque mois : La GENÈSE. Les miracles et les prédictions selon le Spiritisme (conforme l'original de la 1ère édition 1868)

 

Si le Spiritisme et la médiumnité selon l’éthique spirite vous interrogent, venez participer à la réunion publique du samedi – 01 février 2025, de 15 à 17 heures, sur le thème « Questions et réponses sur le SPIRITISME et la MEDIUMNITE ».

 

Pour plus d'information n'hésitez pas à nous contacter :  [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158 (merci de laisser votre message)

 

Au plaisir de vous accueillir lors de réunions publiques du notre centre spirite APES.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

 

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

TRADUZIDO AO PORTUGUÊS ATRAVÉS DO GOOGLE:

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

 

É sempre com grande prazer que a direção do Centro Espírita APES apresenta sua programação de atividades espiritualistas para cada mês.

Em anexo, segue seu programa de atividades para o mês de janeiro de 2025.

 

Informações aos interessados: As Reuniões Públicas de Estudo e Atendimento Espiritual (RPEAS) são abertas a todas as pessoas que desejam compartilhar um momento de estudo espiritualista, oração e comunhão com os Espíritos benfeitores no momento do passe espiritualista e da fluidificação das águas. . Cada reunião pública é seguida de um momento de convívio para permitir que o público interaja com a equipe de médiuns e membros do centro espiritualista APES.

 

Dentre esses encontros públicos, nosso Centro Espírita oferece a você 4 encontros de estudo teórico para o público sobre as 2 obras de Allan Kardec:

- Primeira sexta-feira e sábado de cada mês: O Livro dos Médiuns (conforme a 11ª edição de 1869)

- Terceira sexta-feira e sábado de cada mês: GÊNESIS. Milagres e predições segundo o Espiritismo (conforme original da 1ª edição de 1868)

 

Se o Espiritismo e a mediunidade segundo a ética espírita lhe despertam questionamentos, venha participar da reunião pública no sábado – 1º de fevereiro de 2025, das 15h às 17h, com o tema “Perguntas e respostas sobre ESPIRITISMO e MEDIUNIDADE”.

 

Para mais informações, não hesite em contactar-nos: [email protected] ou pelo telefone 07 82 09 7158 (deixe a sua mensagem)

 

Estamos ansiosos para recebê-lo em reuniões públicas em nosso centro espiritualista APES.

 

Fraternalmente,

 

Anita BECQUEREL

Presidente da APES

 

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo o Homem do Amanhã Hoje.

 

Damos-lhe as boas-vindas na 22 rue des laitières 94300 Vincennes

todas as sextas-feiras à noite a partir das 19h30 e

todo segundo e último sábado do mês a partir das 14h30.

exceto feriados.

 

Mais informações pelo telefone 0141 931 708 e

no nosso site http://www.apes.asso.fr

 

 

 

(Recebido em email de  Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

Revista Digital – Dirigente Espírita. Acesse no link abaixo

 

 

Boa tarde, Ismael!

Solicitamos divulgação da nova edição da revista Dirigente Espírita #204, jan/fev 2025, da USE.

Link 

https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2025/01/reDE-204-jan-fev-2025.pdf

Obrigado.

A.J.Orlando

 

 

 

 

 

(Recebido em email de A.J.Orlando [[email protected]])

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - janeiro.2025

Prezado Ismael:

Segue o Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, edição de janeiro.

Abraço fraterno,

Atilio

Assis/SP

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita. Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse no link abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/01/Jornal-Momento-Esp-jan-25_compressed.pdf

 

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Informe Luz Espírita N° 269 - Segunda-feira, 6 de janeiro, 2025

 

ACESSE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

(Informação em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo

São Paulo, capital

 

Clique aqui:

https://www.feesp.com.br/

 

 

 

 

USE- União das Sociedades do Estado de São Paulo

São Paulo, capital

 

CLIQUE AQUI:

https://usesp.org.br/

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

                                     O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

 

Suicídio entre adolescentes

Marcus De Mario*

Prestemos atenção às nossas crianças e adolescentes, que são Espíritos reencarnados necessitados do Evangelho e de um sentido espiritual para o existir.

Aproximadamente mil crianças e adolescentes, na faixa etária entre 10 e 19 anos de idade, cometem suicídio no Brasil a cada ano, de acordo com a série histórica levantada pela Sociedade Brasileira de Pediatria entre 2012 e 2021.

O dado se baseia em registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. Ao todo, no período pesquisado, o Brasil registrou 9.954 casos de suicídio ou morte por lesões autoprovocadas intencionalmente. Todo dia morrem três crianças por suicídio no Brasil.

 A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para a existência de todo um arsenal de estímulos nas redes sociais de autoagressão e do suicídio como uma saída para as dificuldades existenciais, havendo necessidade de se falar sobre isso para ações de prevenção. A maioria dos casos está consolidada entre os adolescentes. Foram 8.391 óbitos (84,29%) na faixa etária de 15 a 19 anos; e 1.563 mortes (15,71%) na faixa de 10 a 14 anos de idade.

De acordo com os números apurados pela SBP, a maior prevalência de suicídio ocorre entre os jovens do sexo masculino. Ao longo da série histórica, de 2012 a 2021, os rapazes representam mais que o dobro de casos sendo homens 6.801 episódios (68,32%) e mulheres 3.153 (31,68%). Já pela distribuição geográfica, os estados que apresentam as maiores taxas, englobando meninos e meninas: São Paulo (1.488), seguido de Minas Gerais (889); Rio Grande do Sul (676); Paraná (649); e Amazonas (578).

O autoextermínio ou suicídio entre adolescentes, é classificado no Brasil como um flagelo social e um grave problema de saúde, e concordamos com isso, indo mais além, ao trazermos para a questão o que nos ensina o espiritismo, que somos se res imortais, que a vida não termina no túmulo, que nada nos acontece por acaso, e que Deus, sendo perfeito, nos entrega uma justiça perfeita, que faz com que tenhamos de renascer, ou reencarnar, para corrigir erros cometidos em existências passadas, assim como dar continuidade ao nosso aperfeiçoamento intelectual e moral rumo à perfeição. Nenhuma dor, nenhum sofri mento, nenhuma aflição, nenhum problema acontece por acaso, tudo tem a sua razão de ser.

Essa lição profunda é muito bem estudada por Allan Kardec no capítulo cinco de O evangelho segundo o espiritismo, assim como na sua obra O céu e o inferno, que trata da justiça divina, o que ela é, seus mecanismos de funcionamento e suas consequências, tanto aqui na matéria quanto no mundo espiritual, lembrando o valioso e profundo ensino de Jesus: a cada um é dado segundo suas obras.

Mas não existem apenas as causas anteriores para explicar as dores e sofrimentos, existem também as causas atuais, devido a inúmeros fatores como, por exemplo, nosso egoísmo, orgulho, imprevidência, acarretando dissabores que poderiam ser evitados se fizéssemos esforços em desenvolver virtudes, combatendo assim os vícios morais e físicos que ainda caracterizam boa parte dos indivíduos.

Seja a causa do sofrimento anterior a esta existência, seja fruto das ações atuais, o espiritismo nos lembra que o suicídio nunca será solução, revelando-se complicação diante da vida futura que nos aguarda, pois, lembrando novamente, somos seres imortais e a morte não é o fim.

A dor moral que hoje nos acompanha, continuará a nos acompanhar, e mais profunda, no depois da morte, que é apenas do corpo biológico, e não da alma ou espírito que somos, a individualidade preexistente que pensa, sente e sobrevive. Quando estamos na adolescência devemos lembrar que temos pela frente mais sessenta ou setenta anos de vida, ou mais, conforme os desígnios divinos que sempre são para o nosso bem, tempo suficiente para superar mágoas, ressentimentos, desilusões, problemas de relacionamento, frustrações etc.

Devemos utilizar o tempo com sabedoria, sabedores que não somos desamparados, e que sempre tem luz no fim do túnel, mas para enxergá-la precisamos acionar a vontade, o querer, superando as crises normais da vida, não nos entregando ao desânimo, à desesperança e à depressão, pelo contrário, mantendo pensamento positivo, ocupando-nos utilmente e olhando para o futuro glorioso que podemos construir.

Também lembramos que, embora nosso foco nesta abordagem seja o que o espiritismo pode proporcionar como antídoto ao suicídio, que a família, em detectando sinais no comportamento do adolescente que podem indicar alguma tendência ao autoextermínio, deve procurar apoio terapêutico e médico especializado, pois o espiritismo não existe para substituir a medicina e as ciências psicológicas, e sim para colaborar com elas, ofertando a visão espiritual sobre a vida.

Os centros espíritas devem tratar da temática, orientando os pais e amparando as crianças e jovens, abordando a questão em palestras públicas, nos estudos da mocidade/ juventude espírita, na evangelização infantil e nas reuniões/encontros com os pais, sempre com adequação da linguagem e da abordagem a cada público específico, procurando elucidar fraternalmente sobre a imortalidade da alma e a lei de causa e efeito, assim como o amparo divino que nunca nos falta.

Prestemos atenção às nossas crianças e adolescentes, que são Espíritos reencarna dos necessitados do Evangelho e de um sentido espiritual para o existir, dando-lhes bons exemplos, incutindo-lhes ideais mais nobres, inserindo-os em ocupações úteis para o bem coletivo, desenvolvendo com eles a educação moral, corrigindo suas más tendências de caráter, dialogando sempre, compartilhando emoções com os mesmos. Todas essas ações, que abrangem principalmente a família, mas também a escola, o centro espírita e outras instituições sociais, devem ser vistas como antídotos ou como prevenção à tendência suicida, procurando afastar dos pensamentos a intenção do autoextermínio.

Lembremos aos jovens, incessantemente, que, em todas as circunstâncias, como a vida continua, a melhor opção será sempre viver, sempre prosseguir, lembrando nosso Mestre Jesus, guia e modelo da humanidade, que afirmou que somos a luz do mundo, somos o sal da terra, e que podemos fazer tudo o que ele fez e muito mais, acionando nosso potencial divino, sempre no rumo da perfeição intelectual, moral e espiritual a que somos destinados.

(*) Marcus De Mario é educador, escritor e palestrante. Possui 36 livros publicados. Coordena o Seara de Luz, grupo on-line de estudo espírita. Editor do canal Orientação Espírita no YouTube. Produtor e apresentador do programa Espiritismo e Educação. Editor-chefe da Revista Educação Espírita.

Extraído de: artigo do autor, Dirigente Espírita. Ano 35. N.204. Janeiro-Fevereiro de 2025. P.30-32.

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano X. 3a semana de Janeiro de 2025

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Suicídio entre adolescentes; Saúde e espiritualidade com Marlene Nobre; “Viver em Família. Aperte mais esse laço” – entrevista; Ressurreição/reencarnação, amar inimigos, duelos; Estudo virtual de O evangelho segundo o espiritismo; Boletim da entidade federativa do Reino Unido – BUSS; No futuro

 

Artigo:

- Suicídio entre adolescentes:

https://grupochicoxavier.com.br/suicidio-entre-adolescentes/

 

Videos:

- Saúde e espiritualidade com Marlene Nobre:

https://grupochicoxavier.com.br/saude-e-espiritualidade-com-marlene-nobre/

 

- “Viver em Família. Aperte mais esse laço” - entrevista:

https://grupochicoxavier.com.br/viver-em-familia-aperte-mais-esse-laco-entrevista/

 

- Ressurreição/reencarnação, amar inimigos. duelos:

https://grupochicoxavier.com.br/ressurreicaoreencarnacao-amar-inimigos-duelos/

 

Notícias:

- Estudo virtual de O evangelho segundo o espiritismo:

https://grupochicoxavier.com.br/estudo-virtual-de-o-evangelho-segundo-o-espiritismo-2/

 

Bibliografia:

- Boletim da entidade federativa do Reino Unido - BUSS:

https://grupochicoxavier.com.br/boletim-da-entidade-federativa-do-reino-unido-buss/

 

Mensagem:

- No futuro:

https://grupochicoxavier.com.br/no-futuro-2/

 

o0o

Repara as pequeninas exigências de teu círculo e atende-as, em favor de ti mesmo” – Emmanuel.

 

 

((Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão nosso. Cap. 38. FEB)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita. Londrina, PR. Acesse no link abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

http://www.oconsolador.com.br/ano18/906/principal.html

 

 

 

 

Amélie Gabrielle Boudet

(23-11-1795 / 21-01-1883)

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Amélie Gabrielle Boudet

Imagem internet

AMÉLIE GABRIELLE BOUDET Madame Rivail (Sra. Allan Kardec) nasceu em Thiais, cidade do menor e mais populoso Departamento francês – o Sena, aos 2 do Frimário do ano IV, segundo o Calendário Republicano então vigente na França, e que corresponde a 23 de Novembro de 1795. Filha de Julien-Louis Boudet, proprietário e antigo tabelião, homem portanto bem colocado na vida, e de Julie-Louise Seigneat de Lacombe, recebeu, na pia batismal o nome de Amélie-Gabrielle Boudet. A menina Amélie, filha única, aliando desde cedo grande vivacidade e forte interesse pelos estudos, não foi um problema para os pais, que, a par de fina educação moral, lhe proporcionaram apurados dotes intelectuais. Após cursar o colégio primário, estabeleceu-se em Paris com a família, ingressando numa Escola Normal, de onde saiu diplomada em professora de 1a . classe. Revela-nos o Dr. Canuto de Abreu que a senhorinha Amélie também foi professora de Letras e Belas Artes, trazendo de encarnações passadas a tendência inata, por assim dizer, para a poesia e o desenho. Culta e inteligente, chegou a dar à luz três obras, assim nomeadas: “Contos Primaveris”, 1825; “Noções de Desenho”, 1826; “O Essencial em Belas Artes”, 1828. Vivendo em Paris, no mundo das letras e do ensino, quis o Destino que um dia a Srta. Amélie Boudet deparasse com o Professor Hippolyte Denizard Rivail. De estatura baixa, mas bem proporcionada, de olhos pardos e serenos, gentil e graciosa, vivaz nos gestos e na palavra, denunciando inteligência admirável, Amélie Boudet, aliando ainda a todos esses predicados um sorriso terno e bondoso, logo se fez notar pelo circunspecto Prof. Rivail, em quem reconheceu, de imediato, um homem verdadeiramente superior, culto, polido e reto. Em 6 de Fevereiro de 1832, firmava-se o contrato de casamento. Amélie Boudet, tinha nove anos mais que o Prof. Rivail, mas tal era a sua jovialidade física e espiritual, que a olhos vistos aparentava a mesma idade do marido. Jamais essa diferença constituiu entrave à felicidade de ambos. Pouco tempo depois de concluir seus estudos com Pestalozzi, no famoso castelo suíço de Zahringen (Yverdun), o Prof. Rivail fundara em Paris um Instituto Técnico, com orientação baseada nos métodos pestalozzianos. Madame Rivail associou-se ao esposo na afanosa tarefa educacional que ele vinha desempenhando no referido Instituto havia mais de um lustro. Grandemente louvável era essa iniciativa humana e patriótica do Prof. Rivail, pois, não obstante as leis sucessivas decretadas após a Revolução Francesa em prol do ensino, a instrução pública vivia descurada do Governo, tanto que só em 1833, pela lei Guizot, é que oficial e definitivamente ficaria estabelecido o ensino primário na França. Em 1835, o casal sofreu doloroso revés. Aquele estabelecimento de ensino foi obrigado a cerrar suas portas e a entrar em liquidação. Possuindo, porém, esposa altamente compreensiva, resignada e corajosa, fácil lhe foi sobrepor-se a esses infaustos acontecimentos. Amparando-se mutuamente, ambos se lançaram a maiores trabalhos. Durante o dia, enquanto Rivail se encarregava da contabilidade de casas comerciais, sua esposa colaborava de alguma forma na preparação dos cursos gratuitos que haviam organizado na própria residência, e que funcionaram de 1835 a 1840. À noite, novamente juntos, não se davam a descanso justo e merecido, mas improdutivo. O problema da instrução às crianças e aos jovens tornara-se para Prof. Rivail, como o fora para seu mestre Pestalozzi, sempre digno da maior atenção. Por isso, até mesmo as horas da noite ele as dividia para diferentes misteres relacionados com aquele problema, recebendo em todos a cooperação talentosa e espontânea de sua esposa. Além de escrever novas obras de ensino, que, aliás, tiveram grande aceitação, o Prof. Rivail realizava traduções de obras clássicas, preparava para os cursos de Lévi-Alvarès, freqüentados por toda a juventude parisiense do bairro de São Germano, e se dedicava ainda, em dias certos da semana, juntamente com sua esposa, a professorar as matérias estatuídas para os já referidos cursos gratuitos. “Aquele que encontrar uma mulher boa, encontrará o bem e achará gozo no Senhor” - disse Salomão. Amélie Boudet era dessas mulheres boas, nobres e puras, e que, despojadas das vaidades mundanas, descobrem no matrimônio missões nobilitantes a serem desempenhadas. Nos cursos públicos de Matemáticas e Astronomia que o Prof. Rivail bi-semanalmente lecionou, de 1843 a 1848, e aos quais assistiram não só alunos, que também professores, no “Liceu Polimático” que fundou e dirigiu até 1850, não faltou em tempo algum o auxilio eficiente e constante de sua dedicada consorte. Todas essas realizações e outras mais, a bem do povo, se originaram das palestras costumeiras entre os dois cônjuges, mas, como salientou a Condessa de Ségur, deve-se principalmente à mulher, as inspirações que os homens concretizam. No que toca à Madame Rivail, acreditamos que em muitas ocasiões, além de conselheira, foi ela a inspiradora de vários projetos que o marido pôs em execução. Aliás, é o que nos confirma o Sr. P. J. Leymarie ( que com ambos privara ) ao declarar que Kardec tinha em grande consideração as opiniões de sua esposa. Graças principalmente às obras pedagógicas do professor Rivail, adotadas pela própria Universidade de França, e que tiveram sucessivas edições, ele e senhora alcançaram uma posição financeira satisfatória. O nome Denizard Rivail tornou-se conhecido nos meios cultos e além do mais bastante respeitado. Estava aberto para ele o caminho da riqueza e da glória, no terreno da Pedagogia. Sobrar-lhe-ia, agora, mais tempo para dedicar-se à esposa, que na sua humildade e elevação de espírito jamais reclamara coisa alguma. A ambos, porém, estava reservada uma missão, grandiosa pela sua importância universal, mas plena de exaustivos trabalhos e dolorosos espinhos. O primeiro toque de chamada verificou-se em 1854, quando o Prof. Rivail foi atraído para os curiosos fenômenos das “mesas girantes”, então em voga no Mundo todo. Outros convites do Além se seguiram, e vemos, em meados de 1855, na casa da Família Baudin, o Prof. Rivail iniciar os seus primeiros estudos sérios sobre os citados fenômenos, entrevendo, ali, a chave do problema que durante milênios viveu na obscuridade. Acompanhando o esposo nessas investigações, era de se ver a alegria emotiva com que ela tomava conhecimento dos fatos que descerravam para a Humanidade novos horizontes de felicidade. Após observações e experiências inúmeras, o professor Rivail pôs mãos à maravilhosa obra da Codificação, e é ainda de sua cara consorte, então com 60 anos, que ele recebe todo o apoio moral nesse cometimento. Tornou-se ela verdadeira secretária do esposo, secundando-o nos novos e bem mais árduos trabalhos que agora lhe tomavam todo o tempo, estimulando-o, incentivando-o no cumprimento de sua missão. Sem dúvida, os espíritas, muito devemos a Amélie Boudet e estamos de acordo com o que acertadamente escreveu Samuel Smiles: os supremos atos da mulher geralmente permanecem ignorados, não saem à luz da admiração do mundo, porque são feitos na vida privada, longe dos olhos do público, pelo único amor do bem. O nome de Madame Rivail enfileira-se assim, com muita justiça, entre os de inúmeras mulheres que a História registrou como dedicadas e fiéis colaboradoras dos seus esposos, sem as quais talvez eles não levassem a termo as suas missões. Tais foram, por exemplo, as valorosas esposas de Lavoisier, de Buckland, de Flaxman, de Huber, de Sir William Hamilton, de Stuart Mill, de Faraday, de Tom Hood, de Sir Napier, de Pestalozzi, de Lutero, e de tantos outros homens de gênio. A todas essas Grandes Mulheres, além daquelas muito esquecidas pela História, a Humanidade é devedora eterna! Lançado O Livro dos Espíritos, da lavra de Allan Kardec, pseudônimo que tomou o Prof. Rivail, este, meses depois, a 1o . de Janeiro de 1858, com o apoio tão somente de sua esposa, deu a lume o primeiro número da “Revue Spirite”, periódico que alcançou mais de um século de existência grandemente benéfica ao Espiritismo. Havia cerca de seis meses que na residência do casal Rivail, então situada à Rua dos Mártires n. 8, se efetuavam sessões bastante concorridas, exigindo da parte de Madame Rivail uma série de cuidados e atenções, que por vezes a deixavam extenuada. O local chegou a se tornar apertado para o elevado número de pessoas que ali compareciam, de sorte que em Abril de 1858 Allan Kardec fundava, fora do seu lar, a “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas”. Mais uma obra de grave responsabilidade! Tomar tais iniciativas naquela recuada época, em que o despotismo clerical ainda constituía uma força, não era tarefa para muitos. Havia necessidade de larga dose de devotamento, firmeza de vistas e verdadeiro espírito de sacrifício. Ao casal Rivail é que coube, apesar de todos os escolhos e perigos que se lhe deparariam em a nova estrada, empreender, com a assistência e proteção do Alto, a maior revolução de idéias de que se teve notícia nos meados do século XIX. Allan Kardec foi alvo do ódio, da injúria, da calúnia, da inveja, do ciúme e do despeito de inimigos gratuitos, que a todo custo queriam conservar a luz sob o alqueire. Intrigas, traições, insultos, ingratidões, tudo de mal cercou o ilustre reformador, mas em todos os momentos de provas e dificuldades sempre encontrou, no terno afeto de sua nobre esposa, amparo e consolação, confirmando-se essas palavras de Simalen: “A mulher é a estrela de bonança nos temporais da vida.” Com vasta correspondência epistolar, proveniente da França e de vários outros países, não fosse a ajuda de sua esposa nesse setor, sem dúvida não sobraria tempo para Allan Kardec se dedicar ao preparo dos livros da Codificação e de sua revista. Uma série de viagens ( em 1860, 1861, 1862, 1864, etc, ) realizou Kardec, percorrendo mais de vinte cidades francesas, além de várias outras da Suíça e da Bélgica, em todas semeando as idéias espíritas. Sua veneranda consorte, sempre que suas forças lhe permitiam, acompanhou-o em muitas dessas viagens, cujas despesas, cumpre informar, corriam por conta do próprio casal. Parafraseando o escritor Carlyle, poder-se-ia dizer que Madame Allan Kardec, pelo espaço de quase quarenta anos, foi a companheira amante e fiel do seu marido, e com seus atos e suas palavras sempre o ajudou em tudo quanto ele empreendeu de digno e de bom. Aos 31 de Março de 1869, com 65 anos de idade, desencarnava, subitamente, Allan Kardec, quando ultimava os preparativos para a mudança de residência. Foi uma perda irreparável para o mundo espiritista, lançando em consternação a todos quantos o amaram. Madame Allan Kardec, quer partilhara com admirável resignação as desilusões e os infortúnios do esposo, agora, com os cabelos nevados pelos seus 74 anos de existência e a alma sublimada pelos ensinos dos Espíritos do Senhor, suportaria qualquer realidade mais dura. Ante a partida do querido companheiro para a Espiritualidade, portou-se como verdadeira espírita, cheia de fé e estoicismo, conquanto, como é natural, abalada no profundo do ser. No cemitério de Montmartre, onde, com simplicidade, aos 2 de Abril se realizou o sepultamento dos despojos do mestre, comparecia uma multidão de mais de mil pessoas. Discursaram diversos oradores, discípulos dedicados de Kardec, e por último o Sr. E. Muller, que logo no princípio do seu elogio fúnebre ao querido extinto assim se expressou: “Falo em nome de sua viúva, da qual lhe foi companheira fiel e ditosa durante trinta e sete anos de felicidade sem nuvens nem desgostos, daquela que lhe compartiu as crenças e os trabalhos, as vicissitudes e as alegrias, e que se orgulhava da pureza dos costumes, da honestidade absoluta e do desinteresse sublime do esposo; hoje, sozinha, é ela quem nos dá a todos o exemplo de coragem, de tolerância, do perdão das injúrias e do dever escrupulosamente cumprido.” Madame Allan Kardec recebeu da França e do estrangeiro, numerosas e efusivas manifestações de simpatia e encorajamento, o que lhe trouxe novas forças para o prosseguimento da obra do seu amado esposo. Desejando os espiritistas franceses perpetuar num monumento o seu testemunho de profundo reconhecimento à memória do inesquecível mestre, consultaram nesse sentido a viúva, que, sensibilizada com aqueles desejos humanos mas sinceros, anuiu, encarregando desde logo uma comissão para tomar as necessárias providências. Obedecendo a um desenho do Sr. Sebille, foi então levantado no cemitério do Père-Lachaise um dólmen, constituído de três pedras de granito puro, em posição vertical, sobre as quais se colocou uma quarta pedra, tabular, ligeiramente inclinada, e pesando seis toneladas. No interior deste dólmen, sobre uma coluna também de pedra, fixou-se um busto, em bronze, de Kardec. Esta nova morada dos despojos mortais do Codificador foi inaugurada em 31 de Março de 1870 , e nessa ocasião o Sr. Levent, vice presidente da “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas”, discursou, a pedido de Madame Allan Kardec, em nome dela e dos amigos. Cerca de dois meses após o decesso do excelso missionário de Lyon, sua esposa, no desejo louvável de contribuir para a realização dos plano futuros que ele tivera em mente, e de cujas obras, revista e Livraria passou a ser a única proprietária legal, houve por bem, no interesse da Doutrina, conceder todos os anos certa verba para uma “Caixa Geral do Espiritismo”, cujos fundos seriam aplicados na aquisição de propriedades, a fim de que pudessem ser remediadas quaisquer eventualidades futuras. Outras sábias decisões foram por ela tomadas no sentido de salvaguardar a propaganda do Espiritismo, sendo, por isso, bastante apreciado pelos espíritas de todo o Mundo o seu nobre desinteresse e devotamento. Apesar de sua avançada idade, Madame Allan Kardec demonstrava um espírito de trabalho fora do comum, fazendo questão de tudo gerir pessoalmente, cuidando de assuntos diversos, que demandariam várias cabeças. Além de comparecer à reuniões, para as quais era convidada, todos os anos presidia à belíssima sessão em que se comemorava o Dia dos Mortos, e na qual, após vários oradores mostrarem o que em verdade significa a morte à luz do Espiritismo, expressivas comunicações de Espíritos Superiores eram recebidas por diversos médiuns. Se Madame Allan Kardec – conforme se lê em Revue Spirite de 1869 – se entregasse ao seu interesse pessoal, deixando que as coisas andassem por si mesmas e sem preocupação de sua parte, ela facilmente poderia assegurar tranqüilidade e repouso à sua velhice. Mas, colocando-se num ponto de vista superior, e guiada, além disso, pela certeza de que Allan Kardec com ela contava para prosseguir, no rumo já traçado, a obra moralizadora que lhe foi objeto de toda a solicitude durante os últimos anos de vida, Madame Allan Kardec não hesitou um só instante. Profundamente convencida da verdade dos ensinos espíritas, ela buscou garantir a vitalidade do Espiritismo no futuro, e, conforme ela mesma o disse, melhor não saberia aplicar o tempo que ainda lhe restava na Terra, antes de reunirse ao esposo. Esforçando-se por concretizar os planos expostos por Allan Kardec em “Revue Spirite” de 1868, ela conseguiu, depois de cuidadosos estudos feitos conjuntamente com alguns dos velhos discípulos de Kardec, fundar a “Sociedade Anônima do Espiritismo”. Destinada à vulgarização do Espiritismo por todos os meios permitidos pelas leis, a referida sociedade tinha, contudo, como fito principal, a continuação da “Revue Spirite”, a publicação das obras de Kardec e bem assim de todos os livros que tratassem do Espiritismo. Graças, pois, à visão, ao empenho, ao devotamento sem limites de Madame Allan Kardec, o Espiritismo cresceu a passos de gigante, não só na França, que também no Mundo todo. Estafantes eram os afazeres dessa admirável mulher, cuja idade já lhe exigia repouso físico e sossego de espírito. Bem cedo, entretanto, os Céus a socorreram. O Sr. P. G. Leymarie, um dos mais fervorosos discípulos de Kardec desde 1858, médium, homem honesto e trabalhador incansável, assumiu em 1871 a gerência da Revue Spirite e da Livraria, e logo depois, com a renúncia dos companheiros de administração da sociedade anônima, sozinho tomou sob os ombros os pesados encargos da direção. Daí por diante, foi ele o braço direito de Madame Allan Kardec, sempre acatando com respeito as instruções emanadas da venerável anciã, permitindo que ela terminasse seus dias em paz e confiante no progresso contínuo do Espiritismo. Parecendo muito comercial, aos olhos de alguns espíritas puritanos, o título dado à Sociedade, Madame Allan Kardec, que também nunca simpatizara com esse título, mas que o aceitara por causa de certas conveniências, resolveu, na assembléia geral de 18 de Outubro de 1873, dar-lhe novo nome: “Sociedade para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec”, satisfazendo com isso a gregos e troianos. Muito ainda fez essa extraordinária mulher a prol do Espiritismo e de todos quantos lhe pediam um conselho ou uma palavra de consolo, até que em 21 de Janeiro de 1883, às 5 horas da madrugada, docemente, com rara lucidez de espírito, com aquele mesmo gracioso e meigo sorriso que sempre lhe brincava nos lábios, desatou-se dos últimos laços que a prendiam à matéria. A querida velhinha tinha então 87 anos, e nessa idade, contam os que a conheceram, ainda lia sem precisar de óculos e escrevia ao mesmo tempo corretamente e com letra firme. Aplicando-lhe as expressões de célebre escritor, pode-se dizer, sem nenhum excesso, que “sua existência inteira foi um poema cheio de coragem, perseverança, caridade e sabedoria”. Compreensível, pois, era a consternação que atingiu a família espírita em todos os quadrantes do globo. De acordo com o seus próprios desejos, o enterro de Madame Allan Kardec foi simples e espiriticamente realizado, saindo o féretro de sua residência, na Avenida e Vila Ségur n. 39, para o Père-Lachaise, a 12 quilômetros de distância. Grande multidão, composta de pessoas humildes e de destaque, compareceu em 23 de Janeiro às exéquias junto ao dólmen de Kardec, onde os despojos da velhinha foram inumados e onde todos os anos, até à sua desencarnação, ela compareceu às solenidades de 31 de março. Na coluna que suporta o busto do Codificador foram depois gravados, à esquerda, esses dizeres em letras maiúsculas: AMÈLIE GABRIELLE BOUDET – VEUVE ALLAN KARDEC – 21 NOVEMBRE 1795 – 21 JANVIER 1883. No ato do sepultamento falaram os Srs. P.G. Leymarie, em nome de todos os espíritas e da “Sociedade para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec”, Charles Fauvety, ilustre escritor e presidente da “Sociedade Científica de Estudos Psicológicos”, e bem assim representantes de outras Instituições e amigos, como Gabriel Delanne, Cot, Carrier, J. Camille Chaigneau, poeta e escritor, Lecoq, Georges Cochet, Louis Vignon, que dedicou delicados versos à querida extinta, o Dr. Josset e a distinta escritora, a Sra. Sofia Rosen-Dufaure, todos fazendo sobressair os reais méritos daquela digna sucessora de Kardec. Por fim, com uma prece feita pelo Sr. Warroquier, os presentes se dispersaram em silêncio. A nota mais tocante daquelas homenagens póstumas foi dada pelo Sr. Lecoq. Leu ele, para alegria de todos, bela comunicação mediúnica de Antonio de Pádua, recebida em 22 de Janeiro, na qual esse iluminado Espírito descrevia a brilhante recepção com que elevados Amigos do Espaço, juntamente com Allan Kardec, acolheram aquele ser bem aventurado. No improviso do Sr. P.G. Leymarie, este relembrou, em traços rápidos, algo da vida operosa da veneranda extinta, da sua nobreza d'alma, afirmando, entre outras coisas, que a publicação tanto de O Livro dos Espíritos, quanto da Revue Spirite, se deveu em grande parte à firmeza de ânimo, à insistência, à perseverança de Madame Allan Kardec. Não deixando herdeiros diretos, pois que não teve filhos, por testamento fez ela sua legatária universal a “Sociedade para Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec”. Embora uma parenta sua, já bem idosa, e os filhos desta intentassem anular essas disposições testamentárias, alegando que ela não estava em perfeito juízo, nada, entretanto, conseguiram, pois as provas em contrário foram esmagadoras. Em 26 de Janeiro de 1883, o conceituado médium parisiense Sr. E. Cordurié recebia espontaneamente uma mensagem assinada pelo Espírito de Madame Allan Kardec, logo seguida de outra, da autoria de seu esposo. Singelas na forma, belas nos conceitos, tinham ainda um sopro de imortalidade e comprovavam que a vida continua... Fonte: WANTUIL, Zêus, Grandes Espíritas do Brasil, p.  51

 

 

(Texto copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Amelie-Gabrielle-Boudet.pdf)

 

 

Académie_des_arts_de_THIAIS_(3466429280)

Thais, França.

Câmara Municipal, agora Academia de Artes. Prédio construído em 1882/1883 e inaugurado em 10-08-1884.

Em Thiais nasceu Amelie Gabrielle Boudet esposa de Allan Kardec.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Thiais#/media/File:Acad%C3%A9mie_des_arts_de_THIAIS_(3466429280).jpg

A

Ilustração artística retratando Allan Kardec e sua esposa Amelie Gabrielle Boudet.

Do acervo do CEI-Conselho Espírita Internacional. Apresentada em 2004 no Congresso Espírita Mundial

Imagem copiada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9lie_Gabrielle_Boudet#mediaviewer/File:A._Kardec_et_A._Boudet.jpg

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Túmulo em forma de dólmen druida de Allan Kardec e de sua esposa Amelie Gabrielle Boudet, no

Cemitério Père Lachaise, em Paris, França. Foto Ismael Gobbo

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Placa afixada pela Prefeitura de Paris na parede de trás do dólmen de Allan Kardec e de

sua esposa e colaboradora  Amelie Gabrielle Boudet, no Cemitério Père Lachaise. Foto Ismael Gobbo

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Fachada do Palácio Garnier.  Ópera Nacional de Paris.. Foto Laura Emilia Michelin Gobbo.

 

 

 Eusápia Paladino

 

 

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Eusápia Paladino

 

Nascida em Minervino, Itália, no dia 31 de março de 1854 e desencarnada no dia 9 de julho de 1918, na cidade de Nápoles, no mesmo país. A sua mediunidade surgiu no ano de 1868, quando tinha apenas 14 anos de idade. Dali por diante o seu trabalho no campo das pesquisas psíquicas foram de tal relevância, que se pode dizer ter sido uma das maiores médiuns do mundo. Quando eclodiu a sua mediunidade, ela era órfã de pai e mãe, e seus parentes pretendiam enviá-la para um convento, entretanto, a sua apresentação no mundo científico somente foi consumada em 1888, quando o professor Chiaia convidou Cesare Lombroso para examiná-la, o que somente se verificou no ano de 1891. Os fenômenos físicos produzidos por meio dessa famosa médium foram de vários matizes: movimento de objetos, levitação de mesas e dela própria, aparição de luzes, materializações, execução de trechos musicais sem contacto humano, por meio de vários instrumentos e outros. Os inúmeros cientistas que fizeram pesquisas por seu intermédio, em centenas de sessões, eram ferrenhos detratores do Espiritismo, e objetivavam tão-somente demonstrar possíveis fraudes. No entanto, ela conseguiu convencer a grande maioria desses sábios, apesar de eles desconhecerem os mais elementares rudimentos sobre a dinâmica dos fenômenos mediúnicos. Diante dos fenômenos propiciados por meio de Eusápia, desfilaram sábios de renome, tais como: Schiaparelli, Gerosa, Ermancora, Aksakof, Carl Du Prel, Charles Richet, Oliver Lodge, Fredrich Myers, Ochorowicz, Sigdwick, Richard Hodgson, Albert de Rochas, Camille Flammarion, Carlos Rochi, Vitoriano Sardou, Júlio Claretio, Adolfo Bisson, Gabriel Delanne, Fontenay, Ernesto Bozzano, os professores Porro, Morseui e Massales, além de muitos outros. Morseui teve a oportunidade de observar cerca de 39 fenômenos; Fontenay conseguiu fotografá-la com as mãos presas pelos observadores, enquanto de sua cabeça saíam várias mãos; Cesare Lombroso se declarou "convencido e entristecido por haver combatido tantas vezes a possibilidade dos fenômenos espíritas." Eusápia era analfabeta, era extremamente bondosa e caridosa. Tudo quanto conseguia amealhar, distribuía com os necessitados e com as crianças, sentindo as desventuras dos menos favorecidos pelos bens materiais e procurando resolver seus problemas. Ela se tornou famosa por ter sido a médium que passou pelo exame do maior número de sábios, quase todos rendendo-se à evidência do Espiritismo. Eusápia Paladino descreveu da seguinte maneira a eclosão de sua mediunidade: "Na época em que eu comecei a participar de sessões espíritas, estava em Nápoles uma senhora de origem inglesa que havia desposado um napolitano, um senhor Damiani, irmão do deputado que ainda é vivo. Esta senhora era apaixonada pelo Espiritismo. Um dia em que ela participava de uma sessão, foi- lhe dirigida uma mensagem escrita, dizendo que havia chegado há pouco a Nápoles uma pessoa, que estava na rua tal, número tal, e se chamava Eusápia, e que era médium poderosa; e o Espírito comunicante, John King, dizia-se disposto a manifestar-se com fenômenos maravilhosos. O Espírito não falou a um surdo, porque a senhora quis verificar imediatamente a veracidade da mensagem e se dirigiu diretamente à rua tal, subiu ao terceiro andar, bateu numa porta e perguntou se ali morava uma certa Eusápia; e me encontrou a mim, que jamais havia imaginado que um tal John King houvesse vivido neste ou no outro mundo. E eis que, mal me colocaram a uma mesa com esta senhora, John King se manifestou, e daí por diante não me largou mais. Isto tudo, sim, eu juro — disse Eusápia com certa ênfase —, é a pura verdade, embora muita gente creia que eu haja ajeitado os fatos. Aí está como entrei neste ingrato ofício, que nunca desejei que existisse! Dizem que trabalho por dinheiro. Quem o diz não me conhece. Por que deverei ter avidez de ganhar? Sou sozinha, sem filhos, sou uma mulher que tem poucas necessidades: mil liras por ano, e até mais, me dava a quitanda que eu tive que fechar. E outra coisa: que tenho ganho com isso? Ser considerada digna de me tornar conhecida por uma sociedade ilustre que eu nunca tinha sonhado que existisse, se continuasse a ser modesta mercadora. Porém, digna, digna, que quer dizer digna? Digna me julgo eu por possuir o dom da mediunidade; mas digna sempre terei sido, porque, quando uma filha nasce de pai e mãe honestos e se comporta sempre corretamente, é digna de tudo!"

 

Fonte: Personagens do espiritismo.

 

(Texto copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Eusapia-Paladino.pdf)

01-08-2007-ID_968_min

Cidade de Minervino Murge (região da Púglia, província de Bari), onde nasceu Eusápia Paladino.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:01-08-2007-ID_968_min.jpg

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Fotografia de Eusápia Paladino em 1893.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eus%C3%A1pia_Palladino#/media/File:Eusapia_Palladino.jpg

TheHistoryOfSpiritualism2-02

Eusápia Paladino

Imagem/fonte: http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Eusapia%20Palladino/Eus%C3%A1pia%20Palladino.htm

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Eusápia Paladino

Imagem/fonte: https://carlossalvarado.files.wordpress.com/2013/07/eusapia-palladino-whole-body-courtier.gif

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A médium Eusápia Paladino observada por Alexandre Aksakof

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eus%C3%A1pia_Palladino

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Eusápia Paladino faz levitar uma mesa na casa de Camille Flammarion.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eus%C3%A1pia_Palladino

Eusapia-Palladino-levitation-mandolin

A médium Eusápia Paladino faz levitar um Bandolin

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eus%C3%A1pia_Palladino

Psychicmedium

A médium Eusápia Paladino em 1894. Júlian Ochorowicz, à esquerda, controla a mão direita e

Dr. Ségard, controla mão e pé esquerdo.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Eusapia_Palladino#/media/File:Psychicmedium.jpg

Sommer,_Giorgio_(1834-1914)_-_n

Nápoles, cidade onde faleceu Eusápia Paladino. O grande cais,  praça do municipio e a

igreja “Santa Maria del Rimedio” em primeiro plano. Foto do final do século XIX.

Imagem/fonte:

https://it.wikipedia.org/wiki/Chiesa_di_Santa_Maria_del_Rimedio_al_Molo_Grande#/media/File:Sommer,_Giorgio_(1834-191

 

 

Amor Infinito

O espantalho

 

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

 

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