Jesus Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quinta-feira, 24 de julho de 2025. Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 6 - 1863 |
(Texto copiado do site Febnet) |
François-Nicolas-Madeleine Morlot (nascido em 28 de dezembro de 1795 em Langres, † 29 de dezembro de 1862 em Paris) era cardeal da Igreja Católica e Arcebispo de Paris. Imagem/fonte:
Biografia Nasceu já no final do chamado Período do Terror da Revolução Francesa e início do Diretório. Sua formação eclesiástica foi realizada no Seminário de Dijon. Sua ordenação presbiteral deu-se a 27 de maio de 1820, aos 24 anos, já sob o reinado de Luís XVIII. Foi vigário da Catedral de Paris, vigário geral da Arquidiocese de Paris e cônego da catedral. Foi indicado para ser bispo de Orléans no dia 10 de março de 1839, pelo rei Luís Filipe e confirmado pelo Papa Gregório XVI no dia 8 de julho do mesmo ano. Recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de agosto de 1839, em Paris, pelas mãos de Alexis-Basile Menjaud, bispo de Nancy e Toul. Foi promovido à sé metropolitana de Tours em 27 de janeiro de 1843. No pontificado de Pio IX foi criado Cardeal presbítero no consistório de 7 de março de 1853, recebendo o chapéu vermelho no dia 27 de junho de 1853, com o título dos Santos Nereu e Aquileu. Sua eminência foi designado Arcebispo de Paris em 1857, sua entrada solene na Catedral de Paris deu-se a 25 de abril de 1857. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Nicholas_Madeleine_Morlot |
Rio Sena, Ponte de Sully e Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
A Catedral de Notre-Dame de Paris (em francês: Cathédrale Notre-Dame de Paris; em português: "Catedral de Nossa Senhora de Paris") é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria, mãe de Jesus, e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena. A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual. A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior. A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao teto, pináculo e rosáceas. No dia do acidente, as causas do fogo ainda eram desconhecidas, embora se suspeitasse que tivessem a ver com as obras que estavam em curso.[1] Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris |
Missa na Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo |
Vitrais na Catedral Notre Dame, Paris. Foto Ismael Gobbo |
Catedral Notre Dame, Paris, França. Foto Ismael Gobbo Em O Corcunda de Notre Dame, Victor Hugo faz referências à arquitetura da Catedral. |
São Pedro curando os enfermos. Detalhe do quadro de Laurent de La Hyre exposto na Catedral Notre Dame, Paris. Foto Ismael Gobbo |
Retrato de Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin Jobard (17-05-1792/ 27-10-1861) Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Marcellin_Jobard#Honours_and_distinctions
Jobard foi um litógrafo belga, fotógrafo e inventor de origem francesa. Fundador do primeiro estabelecimento litográfico belga significativo, primeiro fotógrafo na Bélgica, em 16 de setembro de 1839, diretor do Museu da Indústria de Bruxelas (Museu da Indústria de Bruxelas) de 1841 a 1861, Jobard desempenhou um papel, hoje em dia, subestimado, no artístico , desenvolvimento tecnológico, científico e industrial da Bélgica Durante o período holandês e o reinado de Leopold I . (Wikipedia)
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São Luis IX em óleo sobre tela por El Greco Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Saint_Louis_IX_by_El_Greco.jpg
Luis IX (25 de abril de 1214 - 25 de agosto de 1270), comumente conhecido como São Luís , era rei da França e é um santo católicoe anglicano canonizado . Luís foi coroado em Reims aos 12 anos, após a morte de seu pai Luís VIII, o Leão , embora sua mãe, Blanche de Castela , governasse o reino até que ele atingisse a maturidade. Durante a infância de Luís, Blanche lidou com a oposição de vassalos rebeldes e pôs fim à Cruzada Albigense que havia começado 20 anos antes. Quando adulto, Luís IX enfrentou conflitos recorrentes com alguns dos nobres mais poderosos, como Hugh X de Lusignan e Peter de Dreux . Simultaneamente, Henrique III da Inglaterra tentou restaurar suas posses continentais , mas foi derrotado na batalha de Taillebourg . Seu reinado viu a anexação de várias províncias, nomeadamente a Normandia , Maine e Provence . Luís IX foi um reformador e desenvolveu a justiça real francesa, na qual o rei era o juiz supremo a quem qualquer um poderia apelar para pedir a emenda de um julgamento. Ele proibiu julgamentos por calvário , tentou impedir as guerras privadas que assolavam o país e introduziu a presunção de inocência em processos criminais. Para impor a aplicação desse novo sistema legal, Luís IX criou reitores e oficiais de justiça . ........................ ................ .......... https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_IX_of_France
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Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Foi muito admirado pelo belga Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin Jobard (vide acima) Imagem/fonte: Biblioteca Nacional da França. |
O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira |
CAPÍTULO IV ---------- Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo
- Ressurreição e reencarnação – A reencarnação fortalece os laços de família, ao passo que a unicidade da existência os desfaz – Instruções dos Espíritos: Limites da encarnação - Necessidade da encarnação
Instruções dos Espíritos
Limites da encarnação
24. Quais são os limites da encarnação? A bem dizer, a encarnação não tem limites nitidamente traçados, quando nos referimos ao envoltório que constitui o corpo do Espírito, tendo em vista que a materialidade desse envoltório diminui à proporção que o Espírito se purifica. Em certos mundos mais adiantados do que a Terra, o corpo já é menos compacto, menos pesado e menos grosseiro e, por conseguinte, menos sujeito a vicissitudes. Em grau mais elevado, é diáfano e quase fluídico. Vai se desmaterializando de grau em grau e acaba por se confundir com o perispírito. Conforme o mundo em que é levado a viver, o Espírito toma um envoltório apropriado à natureza desse mundo. O próprio perispírito passa por transformações sucessivas. Torna-se cada vez mais etéreo, até à depuração completa, que constitui os Espíritos puros. Se mundos especiais são destinados a Espíritos muito adiantados, estes últimos não lhes ficam presos, como nos mundos inferiores. O estado de desprendimento em que se encontram lhes permite ir a toda parte onde os chamem as missões que lhes sejam confiadas. Se se considerar a encarnação do ponto de vista material, tal como acontece na Terra, poder-se-á dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende, portanto, de o Espírito libertar-se dela mais ou menos rapidamente, trabalhando pela sua purificação. É de se considerar também que, no estado errante, isto é, no intervalo das existências corpóreas, a situação do Espírito guarda relação com a natureza do mundo a que está ligado pelo seu grau de evolução. Assim, na erraticidade, ele é mais ou menos feliz, livre e esclarecido, conforme seja mais ou menos desmaterializado.- (São Luís. (Paris, 1859.)
------------------------------- Próximo tema: Necessidade da encarnação
(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira) |
São Luís Francês: Detalhe de uma miniatura representando o Rei Luís IX, conhecido como São Luís, na Bíblia moralisée de Tolède, conhecida como a Bíblia de São Luís. Čeština: Ludvík IX. Francouzský Data: século XIII Fonte: http://www.themorgan.org/collections/collections.asp?id=81 Autor: Anônimo. Imagem/fonte: |
Cristo conversando com Nicodemos à noite. Óleo no painel de Crijn Hendricksz VolmarijnImagem copiada de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Crijn_Hendricksz.jpeg
No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)
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Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
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Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot Imagem/fonte:
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Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard
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Aparente contradição |
É necessário que venha o escândalo. Mas ai do homem por quem o escândalo venha. Essas palavras de Jesus têm provocado em muitos de nós questionamentos sobre a aparente contradição que encerram. Em primeiro lugar, como podemos entender ser necessário o escândalo? Em segundo, se é necessário, por que quem o comete receberá punição? Esses ensinos do Mestre são perfeitamente lógicos se considerarmos o atual estágio evolutivo da Terra, e a lei de causa e efeito. Em outras palavras, como as leis divinas corrigiriam os equivocados, senão lhes permitindo sofrer as consequências dos próprios atos? Quando o apóstolo Pedro, no ato da prisão de Jesus, desembainha a espada para cortar a orelha do soldado romano, Jesus adverte: Pedro, embainha tua espada. Quem com a espada fere, pela espada será ferido. Considerando-se que escândalo significa mau exemplo, princípios falsos, abuso do poder, enfim tudo o que leva o homem à queda, a compreensão não se faz difícil. Assim, um homem mau, que tirou, de forma violenta, a vida de seu semelhante, certamente deverá sofrer a reação dessa violência. A advertência de nosso Mestre Jesus é clara: A cada um segundo as suas obras. A violência pela qual ele haverá de passar, nesse caso, é o escândalo necessário. Entretanto não será preciso que outro homem seja o cobrador desse mal, matando-o de igual forma. Deus possui outros recursos que não a mão do homem para fazer com que Suas leis se cumpram. Sua sabedoria e Sua justiça infinitas não criariam uma lei que dependesse de um de nós para seu cumprimento. Dessa maneira, se o homem se faz objeto do escândalo, ai dele, pois receberá, a seu turno, a reação do seu ato de insânia. Alguns dirão: Sendo assim, o mal é necessário e durará sempre, porque, se desaparecesse, as leis divinas se veriam privadas de um poderoso meio de punir os culpados. Logo, é inútil cuidar de melhorar os homens. Consideremos, por um momento que seja, que, se não houver culpados, também desnecessárias se tornarão quaisquer punições. Suponhamos que a Humanidade se transforme e passe a ser constituída por homens de bem. Ninguém pensará em fazer o mal ao seu próximo e todos serão ditosos por serem bons. Essa é a condição dos mundos elevados, dos quais o mal foi banido. Assim virá a ser a Terra, quando houver progredido o bastante. Aliás, estamos caminhando para esse patamar. Quando os homens compreenderem as leis que regem o universo moral, a elas se ajustando, não haverá mais necessidade de escândalos, ou seja, de sofrimentos. E isso não é de se lamentar. * * * A maldade não é um estado permanente dos homens. Ela decorre de uma imperfeição temporária. E, assim como a criança se corrige dos seus defeitos, o homem mau reconhecerá um dia os seus erros e se tornará bom. Não sendo o mal de origem divina, será arrancado da face da Terra, como o próprio Cristo afirmou: Arrancada será toda a árvore que meu pai não plantou. Redação do Momento Espírita, com base
(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=4031&stat=0) |
Pedro decepa a orelha do soldado Malco. Obra de Aleijadinho, Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?”. João 18: 11
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O Papa João Paulo II visita seu agressor Mehmet Ali Agca na prisão romana de Rebibbia Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/File:Giovanni_Paolo_II_e_Mehmet_Ali_A%C4%9Fca_a_Rebibbia_(1983).jpg
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A Figueira Maldita Artista James Tissot (1836–1902) Data entre 1886 e 1894. Guache médio sobre grafite sobre papel cinza Coleção: Museu do Brooklyn wikidata:Q632682. Imagem/fonte: |
Jesus ensina o povo à beira-mar. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:
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Doutrina Espírita |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Religião dos Espíritos. Lição nº 80. Página 227. Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de O Livro dos Espíritos. Questão nº 838. Reunião pública de 13/11/1959.
Toda crença é respeitável. No entanto, se buscaste a Doutrina Espírita, não lhe negues fidelidade. Toda religião é sublime. No entanto, só a Doutrina Espírita consegue explicar-te os fenômenos mediúnicos em que toda religião se baseia. Toda religião é santa nas intenções. No entanto, só a Doutrina Espírita pode guiar-te na solução dos problemas do destino e da dor. Toda religião auxilia. No entanto, só a Doutrina Espírita é capaz de exonerar-te do pavor ilusório do inferno, que apenas subsiste na consciência culpada. Toda religião é conforto na morte. No entanto, só a Doutrina Espírita é suscetível de descerrar a continuidade da vida, além do sepulcro. Toda religião apregoa o bem como preço do paraíso aos seus profitentes. No entanto, só a Doutrina Espírita estabelece a caridade incondicional como simples dever. Toda religião exorciza os Espíritos infelizes. No entanto, só a Doutrina Espírita se dispõe a abraçá-los, como a doentes, neles reconhecendo as próprias criaturas humanas desencarnadas, em outras faixas de evolução. Toda religião educa sempre. No entanto, só a Doutrina Espírita é aquela em que se permite o livre exame, com o sentimento livre de compressões dogmáticas, para que a fé contemple a razão, face a face. Toda religião fala de penas e recompensas. No entanto, só a Doutrina Espírita elucida que todos colheremos conforme a plantação que tenhamos lançado à vida, sem qualquer privilégio na Justiça Divina. Toda religião erguida em princípios nobres, mesmo as que vigem nos outros continentes, embora nos pareçam estranhas, guardam a essência cristã. No entanto, só a Doutrina Espírita nos oferece a chave precisa para a verdadeira interpretação do Evangelho. Porque a Doutrina Espírita é em si a liberalidade e o entendimento, há quem julgue seja ela obrigada a misturar-se com todas as aventuras marginais e com todos os exotismos, sob pena de fugir aos impositivos da fraternidade que veicula. Dignifica, assim, a Doutrina que te consola e liberta, vigiando-lhe a pureza e a simplicidade, para que não colabores, sem perceber, nos vícios da ignorância e nos crimes do pensamento. “Espírita” deve ser o teu caráter, ainda mesmo te sintas em reajuste, depois da queda. “Espírita” deve ser a tua conduta, ainda mesmo que estejas em duras experiências. “Espírita” deve ser o nome de teu nome, ainda mesmo respires em aflitivos combates contigo mesmo. “Espírita” deve ser o claro adjetivo de tua instituição, ainda mesmo que, por isso, te faltem as passageiras subvenções e honrarias terrestres. Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo. E a Doutrina do Cristo é a Doutrina do aperfeiçoamento moral em todos os mundos. Guarda-a, pois, na existência, como sendo a tua responsabilidade mais alta, porque dia virá em que serás naturalmente convidado a prestar-lhe contas.
(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo. Kardec, o codificador do Espiritismo nasceu em Lião, França, dia 3 de outubro de 1804 e desencarnou em Paris aos 31 de março de 1869. |
Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857. Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/ |
Capa de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec, edição de 1861. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_M%C3%A9diuns
O Livro dos Médiuns, ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores (em língua francesa Le Livre des Médiums), é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em janeiro de 1861. É uma das obras básicas do espiritismo. Versa sobre o caráter experimental e investigativo da doutrina espírita, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_M%C3%A9diuns
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Capa de “A Gênese” de Allan Kardec, edição de 1868.. Copiado de https://pt.wikipedia.org/wiki/A_G%C3%AAnese
A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (em língua francesa La Genèse, Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme), é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em 6 de janeiro de 1868. É uma das obras básicas do espiritismo. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_G%C3%AAnese
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Quadro “A Pesca Milagrosa”. Aquarela por James Tissot. Imagem/fonte:
VISÃO ESPÍRITA DA CHAMADA “PESCA MILAGROSA” A Gênese de Allan Kardec, Capítulo XV: ... 9. Nada apresentam de surpreendentes estes fatos, desde que se conheça o poder da dupla vista e a causa, muito natural, dessa faculdade. Jesus a possuía em grau elevado e pode dizer-se que ela constituía o seu estado normal, conforme o atesta grande número de atos da sua vida, os quais, hoje, têm a explicá-los os fenômenos magnéticos e o Espiritismo. A pesca qualificada de miraculosa igualmente se explica pela dupla vista. Jesus não produziu espontaneamente peixes onde não os havia; Ele viu, com a vista da alma, como teria podido fazê-lo um lúcido vígil, o lugar onde se achavam os peixes e disse com segurança aos pescadores que lançassem aí suas redes. ......
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Jesus cura um homem mudo possesso. Aquarela por James Tissot Imagem/fonte:
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A ressurreição de Lázaro em óleo sobre tela por Rembrandt. Imagem/fonte:
O Espiritismo atribui o fenômeno da ressurreição de Lázaro a possível caso de catalepsia, letargia ou morte aparente. |
CONSCIÊNCIA ALÉM DA VIDA: A CIÊNCIA MODERNA E A VALIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS |
Wilson Garcia
ywgarcia jul 22, CONSCIÊNCIA ALÉM DA VIDA: A CIÊNCIA MODERNA E A VALIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS
“Se a morte fosse o aniquilamento absoluto, a vida não teria sentido.” (O livro dos espíritos, questão 957) Seres humanos não morrem. Seres humanos famosos por suas realizações na sociedade, também não. Mas o falecimento dos seus corpos costuma causar comoções e impactos diversos, reaproximando a verdade de que a vida no planeta é finita. Porém, nem por isso é menos extraordinária. Quando Allan Kardec sistematizou os princípios do Espiritismo, apoiou-se num método rigoroso: a observação, a comparação e a análise crítica dos fenômenos mediúnicos. A Doutrina Espírita, desde seus fundamentos, sustenta a tese da imortalidade da alma não como crença cega, mas como resultado da experiência, do estudo dos fatos, da reflexão racional e da observação científica. No início do século XX, Ernesto Bozzano, um dos maiores pensadores da metapsíquica, publicou A crise da morte, uma obra monumental em que analisa centenas de casos de comunicações mediúnicas de Espíritos recém-desencarnados. Suas conclusões foram categóricas: os processos de desprendimento da consciência do corpo físico são universais, padronizados, e revelam que a morte não é um fim, mas uma transição. Ernesto Bozzano por IA Hoje, um século depois, pesquisadores das ciências da consciência e da medicina de emergência — muitos deles sem vínculos com qualquer tradição espiritualista — deparam-se com fenômenos que reproduzem quase exatamente aquilo que Bozzano, Kardec e os Espíritos já haviam revelado. Os 12 pontos fundamentais de Ernesto Bozzano No encerramento de A crise da morte, Bozzano resume os principais aspectos da experiência do desencarne em doze pontos, extraídos do cruzamento de centenas de relatos:
A Ciência moderna e as EQMs: a validação empírica Nas décadas recentes, a medicina de emergência e a neurociência começaram a acumular dados que, ainda que inicialmente desconcertantes para o paradigma materialista, reproduzem exatamente as descrições dos processos de desencarne observados por Bozzano. As chamadas Experiências de Quase Morte (EQMs) ocorrem, na maioria, durante situações clínicas de parada cardíaca, acidente grave ou estados de coma profundo. Durante períodos em que não há atividade elétrica cerebral mensurável — portanto, segundo os critérios médicos, a consciência deveria estar apagada — os pacientes relatam:
A consciência sobrevive à morte clínica? Pim Van Lommel O cardiologista holandês Pim van Lommel, em seu livro Consciência além da vida, defende que a consciência não é um produto do cérebro, mas uma entidade não-local, que utiliza o cérebro como um receptor-transmissor. Ele baseia-se em mais de vinte anos de pesquisa com pacientes de EQMs. O psiquiatra Bruce Greyson, após sistematizar milhares de casos, desenvolveu a Escala de Greyson, ferramenta padrão na pesquisa de EQMs. Suas conclusões são claras: os relatos são consistentes, universais e não podem ser explicados por hipóxia cerebral, alucinações ou efeitos químicos. O médico Sam Parnia, do projeto AWARE, conduziu estudos com milhares de pacientes em parada cardíaca, comprovando que alguns relataram percepções claras de procedimentos realizados enquanto estavam clinicamente mortos — percepções que foram verificadas como factuais.
Alexander Batthyány e a lucidez terminal: um desafio adicional ao materialismo Alexander Batthyánni O austríaco Alexander Batthyány, psicólogo, professor e diretor do Instituto Viktor Frankl, introduz outro fenômeno surpreendente à discussão: a lucidez terminal. Se, para o paradigma materialista, a consciência depende integralmente do cérebro, como explicar que pacientes com Alzheimer avançado, com destruição maciça de neurônios, recuperem subitamente, nas horas ou dias finais, plena lucidez, podendo reconhecer familiares, dialogar e refletir com clareza, antes de falecer? No livro Threshold (2023), Batthyány apresenta centenas de casos documentados que corroboram esse fenômeno, reforçando que a consciência não apenas resiste à falência do cérebro, como pode até se tornar mais lúcida quando o corpo se aproxima do desligamento definitivo. “Se a consciência emergisse do cérebro, deveríamos esperar que ela se apagasse proporcionalmente à sua falência. No entanto, o que observamos é exatamente o oposto.” — Alexander Batthyány O Espiritismo e a Ciência: convergências notáveis A Doutrina Espírita, desde O livro dos espíritos, estabelece claramente: “A alma não reside no cérebro, mas irradia-se em todo o corpo, sendo o cérebro seu instrumento mais aperfeiçoado.” — Questão 141. Essa concepção é perfeitamente compatível com a hipótese da consciência não-local, defendida hoje por estudiosos como Van Lommel, Greyson, Parnia e Batthyány. Mais de um século antes, Ernesto Bozzano já defendia que a consciência é uma entidade autônoma, que sobrevive à morte do corpo, e que os relatos espirituais não são produtos da imaginação ou de processos psíquicos internos, mas evidências concretas de uma realidade extrafísica. Reflexão final: Ciência e Espiritualidade caminham juntas O que vemos emergir, lentamente, nas ciências da consciência, é uma ruptura com o paradigma reducionista que, durante séculos, tratou a mente como simples produto da química cerebral. O Espiritismo não se opõe à ciência. Ao contrário, é uma ciência espiritual em desenvolvimento, aberta às descobertas que confirmem, ampliem ou aprofundem seus princípios. As pesquisas sobre EQMs, lucidez terminal e consciência não-local não fazem mais do que confirmar aquilo que os Espíritos superiores, através da codificação kardequiana e dos trabalhos de estudiosos como Ernesto Bozzano, já revelaram: Repetindo: A vida continua. A morte não é o fim. Somos consciências imortais em viagem de aprendizado, progresso e evolução DE:
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]]) |
Festa das Ações. Local: Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. Araçatuba, SP |
(Informação de Milene Gratão) |
Palestra no Núcleo Espírita Miramez Guarulhos, SP |
(Recebido em email de [email protected]) |
“Minha boa amiga” |
Adair Ribeiro* Quando indagado se o espiritismo era uma religião, Allan Kardec disse que o laço estabelecido por uma religião deveria ser essencialmente moral, responsável por ligar os corações, identificar os pensamentos e as aspirações, e não questão de simples compromisso material que pudesse ser rompido à vontade. Explicou Kardec que o efeito desse laço moral seria o de estabelecer entre as pessoas que ele une a fraternidade e a solidariedade, a indulgência e a benevolência mútuas. Para ele, seria justamente com base nessa comunhão de vistas e sentimentos que poderíamos dizer: a ’religião’ da amizade, a ’religião’ da família. A aplicação prática por Kardec desse conceito pode ser encontrada em muitas cartas e textos dos diferentes acervos disponíveis no Projeto Allan Kardec da UFJF-MG. Neles verificamos, por exemplo, que ele se referia a sua esposa, Amélie Gabrielle Boudet, como “minha querida amiga” ou “minha boa amiga”. Vale lembrar que, na França, em meados do século 19, a mulher tinha a sua presença restrita à maioria dos espaços públicos e com direitos civis reduzidos. Para acesso à universidade, o sistema cultural francês disponibilizava estabelecimentos de ensino quase exclusivamente aos rapazes, preparando-os para as profissões liberais, enquanto as jovens eram educadas para se tornarem boas donas de casa, com aulas de costura, música e canto. Com o casal Kardec era diferente. A comunhão de pensamentos também sobre o papel da mulher já era perceptível entre eles nos anos 1840, afinal Amélie Boudet esteve ao lado do marido, na Escola de Comércio e Pensionato para meninas, preparando jovens para que pudessem trabalhar em diferentes profissões, estimulando-as a continuarem seus estudos. A documentação histórica nos mostra Amélie secundando e auxiliando o esposo a todo momento durante a construção e divulgação do corpo doutrinário espírita. Nas viagens de Kardec, ela assumiu papel central no gerenciamento dos negócios particulares da família e no trato com os assuntos ligados ao espiritismo. Após a desencarnação do marido, assumiu função central para a continuidade do espiritismo. Foi ela a responsável pela fundação da Sociedade Anônima, como maior acionista, dando sequência à publicação das obras espíritas. Também ocupou importante cargo no Conselho Fiscal da nova entidade, fiscalizando suas operações e emitindo relatórios fiscais e contábeis, além de participar do Comitê de Leitura, órgão criado para autorizar o conteúdo do que seria publicado na Revista Espírita e escolhendo os livros que seriam editados pela sociedade. A “boa amiga” esteve envolvida com assuntos ligados ao espiritismo até desencarnar, ocupando posição de destaque no movimento espírita francês. Documentos atestam sua lucidez e o equilíbrio de sua razão no final de sua vida corporal. Tudo indica ter sido esse mesmo ‘laço moral’, empregado para conceituar a religião como união de propósitos, que também ligou o coração de Amélie ao de Kardec e ao espiritismo, uma mulher à frente de seu tempo e que merece o devido reconhecimento e destacado lugar na historiografia do espiritismo. *Adair Ribeiro Jr. é curador do Museu AKOL – AllanKardec.online.
DE: Correio News, 09/06/2025, copie e cole: https://correio.news/curiosidades/minha-boa-amiga (https://grupochicoxavier.com.br/minha-boa-amiga/)
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
A poesia e a sensibilidade de Victor Hugo a serviço da espiritualidade (leia agora!) |
Olá! Bom dia! Tudo bem com você? Espero que sim!
Enquanto Allan Kardec fazia suas pesquisas e preparava os livros básicos da doutrina espírita, outro francês, seu contemporâneo, também buscava respostas do mundo invisível para suas inquietações existenciais e um drama pessoal. O grande escritor Victor Hugo buscava consolo para a perda de sua filha Léopoldine. Leia agora: www.bit.ly/VictorHugoEspiritualidade
Histórias do romancista, poeta, dramaturgo e defensor de causas sociais, Victor Hugo, está na seção Baú de Memórias da atual edição do Correio Fraterno. Você sabia que ele organizava sessões espíritas em sua casa, na Ilha de Jersey, quando ficou exilado após o golpe de estado de Luís Napoleão Bonaparte? Mergulhe nessa interessante leitura e fique sabendo sobre suas comunicações não apenas com a filha, mas com outros espíritos como Molière, Shakespeare, Rousseau, Mozart, Galileu, Lutero, Rafael e Maomé: www.bit.ly/VictorHugoEspiritualidade
Um abraço,
Editora Correio Fraterno
Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo
do Campo - SP - 09851.000
(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])
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Vem aí “Sexo e Destino”, filme baseado no livro de Chico Xavier |
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Palestra pública nesta sexta-feira 25-07-2025 no Aliança Espírita Varas da Videira |
A palestra com início às 20 horas será proferida pelo orador João Elias do Rego e Silva cujo tema Do Capítulo XVII de O Evangelho Segundo o Espiritismo
Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP
Palestrante Espírita João Elias do Rego e Silva da Aliança Espírita Varas da Videira”
ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA Rua Bernardino de Campos, 363 Centro Araçatuba, SP
(Informações recebidas de João Elias) |
Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha Portugal |
Exms Senhores OCS,
As nossas mais cordiais saudações.
1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Milagre... ou talvez não!", com Amélia Reis, no dia 25 de Julho de 2025, 6ª feira, às 21h00. Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.
2 - Decorre um grupo de estudo, em Julho e Agosto, das 15H00 às 16H00, sobre o livro "O Céu e o Inferno", de Allan Kardec, com entrada livre e gratuita.
Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV
Cordialmente,
CCE
Tel: 938 466 898; 966 377 204; www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected] www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/
(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]]) |
Nota: CONVERSAS DE ALÉM-TÚMULO – Filme espírita inédito - Trailer Oficial |
“Conversas de Além-Túmulo” é um filme espírita produzido pela TV Espírita Nosso Lar, com vários episódios extraídos da Segunda Parte do livro O CÉU E O INFERNO de Allan Kardec. Várias reuniões mediúnicas de caráter investigativo foram realizadas (a maior parte delas ocorreram na Sociedade Espírita Parisiense) quando Espíritos eram evocados por Allan Kardec para efeito de Instrução) entre os anos de 1857 a 1869. EPISÓDIO 1 - SIXDENIERS, MORTE POR AFOGAMENTO: O episódio de estreia dramatiza a história real de Sixdeniers, um homem de bem, morto por afogamento. Sixdeniers havia conseguido comunicar-se através de um médium conhecido seu, fato este ocorrido em Bordeaux, França, no dia 11 de fevereiro de 1861. O filme produzido pela TV Espírita Nosso Lar estreiará em breve exclusivamente pelo canal dessa TV no You Tube: contatos pelo WhatsApp (77) 98808-0915. Acesse o trailer pelo link: https://youtu.be/yvoACT8MH4U?si=IX4EKV-Q8mL56xUJ
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
II Encontro Espírita das Águas 2025 Caxambú, MG |
(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected] por solicitação da nossa amiga Sonira Giosa (Poços de Caldas – MG). |
Portal Luz Espírita Acesse abaixo: |
CLICAR AQUI: https://www.luzespirita.org.br/
(Informações em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])
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Correio Espírita - Jornal de julho de 2025 |
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Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - julho.2025 |
Olá, Ismael:
Segue o Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, edição de julho.
Abraço fraterno,
Atilio
(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]]) |
Jornal Momento Espírita - edição de julho Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP |
Acesse aqui: https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/07/Jornal-Momento-Esp-Julho-25-min.pdf
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
APES : programme d'activités spirites JUILLET AOUT 2025 APES: programa de atividades espíritualistas JULHO AGOSTO 2025 |
Chère Madame, Cher Monsieur,
Les vacances estivales sont aussi des moments pour se ressourcer dans l'étude et la compréhension de notre vie sur terre, et de sa continuité dans le monde spirituel. Notre centre spirite APES, vous invite à venir et à partager la connaissance spirite dans un moment agréable pendant vos vacances, en assistant à nos cycles d'exposés sur de thèmes spirites divers et variés. Si pendant cette période, vous êtes à Paris en vacances, nous serons heureux de vous accueillir lors de ces activités.
Pour le mois de JUILLET 2025 voici les titres de nos exposés : - Le double objectif de La Revue Spirite : un moyen de communication et de compréhension du Spiritisme sous son point de vue moral. - Réponses des Esprits à quelques questions sur leurs agissements sur la matière. - ÉVOCATIONS PARTICULIÈRES : "Mère, je suis là". - VISIONS : un cas singulier de vision intuitive.
Pour le mois d'AOÛT 2025 voici les titres de 4 dissertations de l'Esprit Georges sur le thème : - La formation des Esprits, - Les Esprits errants, - Le réveil de l'Esprit, - Le progrès des Esprits.
Le samedi 16 août 2025 de 15 à 17 heures une après-midi sur le Spiritisme et Médiumnité : QUESTIONS & RÉPONSES. Les médiums du centre spirite APES sont à la disposition des personnes présentes pour répondre à leurs interrogations.
Pour plus d'information, veuillez trouver en pièce jointe le programme détaillé de ces activités pour les mois de JUILLET et AOUT 2025. ou consulter n'hésitez pas à consulter notre site www.apes-asso.fr ou nous contacter : [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158 (merci de laisser votre message)
Au plaisir de vous accueillir et partager avec vous ces moments d'étude et de connaissance spirite.
Cordialement
Anita BECQUEREL Présidente de l'APES A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS PELO GOOGLE
Prezado(a) Senhor(a),
As férias de verão também são um momento para recarregar as energias através do estudo e da compreensão da nossa vida terrena e da sua continuidade no mundo espiritual. O nosso Centro Espírita, APES, convida-o(a) a partilhar o conhecimento espírita num momento agradável durante as suas férias, assistindo à nossa série de apresentações sobre diversos temas espíritas.
Se estiver em Paris de férias durante este período, teremos o prazer de o(a) receber nestas atividades.
Para o mês de JULHO de 2025, aqui estão os títulos das nossas apresentações: - O duplo objetivo da Revista Espírita: um meio de comunicação e compreensão do Espiritismo a partir da sua perspetiva moral. - Respostas dos Espíritos a algumas perguntas sobre as suas ações na matéria. - EVOCAÇÕES ESPECIAIS: "Mãe, estou aqui." - VISÕES: um caso único de visão intuitiva.
Para o mês de AGOSTO de 2025, aqui estão os títulos de quatro dissertações de Spirit Georges sobre os seguintes temas: - A Formação dos Espíritos, - Espíritos Errantes, - O Despertar do Espírito, - O Progresso dos Espíritos.
No sábado, 16 de agosto de 2025, das 15h às 17h, uma tarde sobre Espiritismo e Mediunidade: PERGUNTAS E RESPOSTAS. Os médiuns do Centro Espiritualista APES estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Para mais informações, segue em anexo o programa detalhado dessas atividades para os meses de JULHO e AGOSTO de 2025. Ou visite nosso site www.apes-asso.fr Ou entre em contato conosco: [email protected] ou pelo telefone +33 7 82 09 7158 (deixe uma mensagem).
Aguardamos ansiosamente sua visita e compartilharemos esses momentos de estudo e conhecimento espiritualista.
Atenciosamente,
Anita BECQUEREL Presidente da APES APES - Associação Parisiense de Estudos Espíritas Construindo o Homem de Amanhã Hoje.
Recebemos vocês na rue des laitières, 22, 94300 Vincennes, todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30, e no segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30, exceto feriados.
Para mais informações, ligue para 0141 931 708 ou visite nosso site em http://www.apes.asso.fr
(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O JORNAL “O IMORTAL” DE JULHO (se puder, divulgue) |
Amigo(a) das lides espíritas: Leia a edição de julho, que traz uma entrevista com a jornalista Melissa Petri Pedrola, pós-graduada e especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização e colaboradora do Centro Espírita Verdade e Luz, de Jaú-SP. O acesso ao jornal é gratuito. Para acessar a edição, clique aqui: https://www.jornaloimortal.com.br/Home Muito obrigado pela divulgação que puder fazer em sua Casa Espírita e junto a amigos e familiares. Um forte abraço e ótima semana para todos os seus. Astolfo O. de Oliveira Filho Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden 86701-865 - Arapongas, PR
Acesse: https://www.jornaloimortal.com.br/Home
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Simplesmente Divaldo, e outros destaques da RIE de julho Matão, SP |
ACESSE:
(Informação de Casa Editora O Clarim [[email protected]]) |
Palestras na IBNL - Instituição Beneficente Nosso Lar- julho 2025 São Paulo, capital |
Caro Ismael, segue em anexo a programação das palestras de julho de 2025. Agradecemos a sua gentileza por divulgá-la. Abraço fraterno. Clodoaldo de Lima Leite Presidente voluntário da IBNL “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”
(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])
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Atividades do Centro Espírita Esperança e Caridade Julho/2025- Araçatuba, SP |
(Informações de Katia Calciolari) |
VII Congresso Conciencia- Espanha-Dezembro 2025 Alicante |
VII CONGRESSO CONCIENCIA - ESPANHA DEZEMBRO 2025 https://bibliotecaespirita.es/vii-congreso-espirita-conciencia-2025/
(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
KARDEC na Inteligencia Artificial |
Desenvolvido por Vanessa Anseloni, editora chefe da The Spiritist Magazine e fundadora da Kardec Radio dos Estados Unidos. Este aplicativo ensina e discute o Espiritismo com base em Allan Kardec e textos espíritas relacionados. Fácil de usar e uma boa ferramenta para todos os espíritas que divulgam o Espiritismo em língua inglesa. link: http://bit.ly/3TKruef
Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘️ PPlease do not print this unless you really need to.
(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]]) |
Edição 122 da Folha Espírita Francisco Caixeta Araxá, MG |
ACESSE AQUI: http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol122.pdf
(Informação recebida de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]]) |
Espiritismo no Reino Unido Informações e fotos de Elsa Rossi |
Estimado Ismael Estamos concentrando esforços junto aos grupos espíritas britânicos filiados ou não à BUSS - UK, para despertarmos o interesse e prepararmos mais Educadores Espíritas para a Infância e Juventude, dentro máximo possível, da cultura e leis do Reino Unido. Interessados podem entrar em contacto comigo. whatsapp +447950181581 gratidao elsa
(Recebido em email de Elsa Rossi Elsa Rossi [[email protected]]) |
Festival de caridade - Inscreva-se para ser voluntário! Virginia, Estados Unidos |
ACESSE AQUI: https://www.ssvirginia.org/charityfestival
(Informação em email de Spiritist Society of Virginia [[email protected]]) |
Obras importantes de Elsa Rossi Tesouros para as crianças |
(Informações de Elsa Rossi [[email protected]]) |
Site da Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
Clique
aqui:
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Inscrições abertas 2º./2025: Formação “Orientação para a Ação Evangelizadora Espírita da Infância e da Juventude” ACESSE AQUI: https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/23/inscricoes-orientacao-acao-evangelizadora/
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PALESTRA PÚBLICA NA FEB/PROGRAMAÇÃO SEMANAL 20 a 26 DE JULHO ACESSE AQUI:
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Aproveite as inscrições abertas para o 11º. Congresso Espírita Mundial ACESSE AQUI: https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/14/inscricoes-11-congresso-espirita-mundial/
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Vem aí “Sexo e Destino, filme baseado no livro de Chico Xavier |
O longa “Sexo e Destino”, baseado no livro psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira pelo Espírito André Luiz e publicado pela Federação e Espírita Brasileira (FEB), está em produçãoO elenco do filme, dirigido por Márcio Trigo, inclui Bruno Gissoni, Letícia Augustin, Antônio Fragoso, Rafael Cardoso, Carol Macedo, Tato Gabus Mendes, Totia Meireles, Jaedson Bahia, Raquel Rizzo, Mendes, Tiago Luz, Laura Proença, Ronald Pinheiro, Ana Teixeira, Luiz Eduardo Cordeiro e Patricia Pinho. O roteiro teve a participação no desenvolvimento de Glauber Filho e Almudena Ruiz e foi escrito por Márcio Trigo, Rodrigo Santos, Luisa Prochnik e Carolina Massote. A trama do livro clássico publicado em 1963 foi ambientada para os dias atuais. “Este é um momento de alegria por estarmos juntos em mais uma produção baseada em um livro da nossa FEB, mais um projeto em parceria com a FEB Cinema. “Sexo e Destino” nos traz lições e reflexões ricas sobre perdão, amor, vícios, reerguimento, temas muito importantes para todos debatermos e refletirmos”, enfatiza o diretor João Rabelo, presente nas gravações do filme junto com as coordenadoras da FEB Cinema, Ida Natividade e Mayara Paz e da colaboradora da juventude da FEB, Maria Clara Chaves. “Sexo e Destino” é uma produção da New Cine e TV (de Tomislav Blazic), Estação Luz Filmes (de Sidney Girão) e FEB, pelo selo próprio, FEB Cinema. A distribuição será da Paris Filmes. Galeria Clique na imagem para ampliar.
(Fonte: https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/21/vem-ai-sexo-e-destino/) |
Lançamento de O que é o espiritismo/ Julho 1859 |
A obra organizada por Allan Kardec, O que é o espiritismo trata de uma introdução ao conhecimento, reunido por meio da manifestação dos espíritos, contendo o resumo dos princípios da Doutrina e respostas às principais objeções que podem ser apresentadas. Anunciado na Revista Espírita em julho de 1859, apresenta uma das principais teses propostas por Allan Kardec: “Fora da Caridade não há salvação”. Separado em três diálogos: o crítico, o cético e o padre, cuja primeira parte responde às observações mais comuns feitas por aqueles que desconhecem os princípios fundamentais da Doutrina; no segundo capítulo há uma exposição simples das partes da ciência prática e experimental, sendo um resumo do que viria a ser publicado em O livro dos médiuns (1861); no terceiro capítulo é apresentada uma síntese de O livro dos espíritos. Estes resumos não somente são úteis aos principiantes, que neles poderão, em pouco tempo, ter o conhecimento das noções gerais do Espiritismo, senão também aos adeptos, pois lhes fornecem os meios para responderem às primeiras objeções que não deixarão de apresentar. “Para responder […] à pergunta formulada no título deste opúsculo, diremos que: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações. Podemos
defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza,
origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo
corporal.” Acesse a Central de Downloads no portal da FEB e baixe gratuitamente: O que é o Espiritismo. O livro pode ser adquirido no site febeditora.com.br Referências[1] KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. 56. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2019. Preâmbulo.
(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/01/lancamento-de-o-que-e-o-espiritismo-julho-1859/) |
FEP- Federação Espírita do Paraná Curitiba |
Clique
aqui:
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FEEGO - Federação Espírita do Estado de Goiás Goiânia |
Clique aqui: https://www.facebook.com/feego.oficial/?locale=pt_BR
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FEETINS- Federação Espírita do Estado de Tocantins Palmas |
Clique aqui: https://www.facebook.com/feetins/?locale=pt_BR
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Abrigo Ismael Araçatuba, SP |
Quer ajudar o Abrigo e não sabe como? Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!
(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)
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Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti – O Pensamento” - Vol 1 |
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1 Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento WhatsApp- Editora 14 99164-6875
(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]]) |
HOMENAGEM
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Francisco Graton |
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Francisco Graton Copiado do livro Obra de Vultos, volume 1.
Biografia elaborada por: Alaor Gratão e Celso Souto Francisco Graton nasceu em Ribeirão Preto, em 29 de março de 1906. Muito jovem ainda, com os pais Giacomo e Anna Daneluti, veio para Araçatuba, embalado pelo sonho do plantio de café, naqueles anos trinta conhecido como o “ouro verde”. Com igual propósito, aportou ali outra família, de que conheceu Carolina Rosseto, com quem Francisco se casaria pouco tempo depois. Foram residir na Fazenda Jangada, no vizinho município de Guararapes. A luta pelo cultivo da terra registrou a verdadeira saga desses filhos de imigrantes italianos. Com cinco anos de casados, nasceu o primogênito de Francisco e Carolina, que recebeu o nome de Dionisio. Foi esse menino, já desencarnado, quem presenciaria as cenas dolorosas de jagunços que pressionavam de todas as maneiras para que sua família abandonasse aquelas terras. E tantas foram as investidas, que acabaram se mudando para Araçatuba, fixando residência nas proximidades do Largo São Joaquim. Ali, aproveitando as férteis terras brejosas, começaram a plantar hortaliças e legumes, produtos que lhes garantiriam a sobrevivência. Em Araçatuba, nascem os outros filhos do casal: Moacir, Alaor e Célio, este último já desencarnado. Francisco Graton adquiriu uma carroça, tendo obtido da Rede Ferroviária Federal o que pode se chamar “primeiro serviço terceirizado” ocorrido em Araçatuba, graças a um contrato que lhe permitia o transporte diário de lenha, utilizada nas caldeiras das bombas a vapor, que, dentre outras tarefas, alimentavam as caixas d’ água elevadas existentes no pátio da ferrovia. Duas destas caixas, excelentemente preservadas, ainda podem ser vistas na Avenida dos Araçás. Exerceu também a função de carroceiro de praça, no famoso ponto da Rua Rangel Pestana. O ENCONTRO COM A DOUTRINA Nos idos de 1938, viu-se envolvido por estranhas manifestações, sendo aconselhado a buscar ajuda em um Centro Espírita. Quem assim relata é Maria Luzia da Silva, a Dona Nenê, hoje a mais antiga freqüentadora da União Espírita Paz e Caridade (Abrigo Ismael). Na ocasião, Nenê já freqüentava o Abrigo, quando apareceu Francisco Graton, em companhia de Rita Lopes, para participar das sessões espíritas dirigidas por Júlio Monteagudo Pinheiro, então presidente da casa. Segundo Nenê, rapidamente emergiu a tarefa mediúnica de Francisco Graton. A psicofonia consciente, bem definida, permitiu-lhe, desde logo, integrar a equipe de médiuns que ali trabalhava. Simultaneamente, despontou-lhe o interesse pelo trabalho voluntário, em que, como dedicado serviçal, assumiu tarefas humildes: limpeza do salão e organização dos livros da biblioteca. Embora tivesse pouca instrução escolar, o interesse pelos livros rendeu-lhe o cargo de bibliotecário por muitos anos. O tempo passava, novas diretorias surgiam, e lá estava Francisco Graton, sempre firme e espargindo alegria em seu posto. Cada vez mais consciente de suas tarefas, buscava voluntariamente expandi-las, através do atendimento carinhoso aos inúmeros necessitados que o buscavam ou eram conduzidos até sua casa. Por volta de 1952, com estrutura melhor definida, o Abrigo Ismael ampliou seu atendimento aos necessitados, realizando trabalho de assistência às famílias, fornecendo gêneros alimentícios básicos, roupas, calçados e material escolar. Nessa época, Francisco Graton já havia deixado a profissão de carroceiro, para tornar-se charreteiro de praça, uma atividade que fez casar perfeitamente com aquelas outras tantas que desenvolvia no Abrigo Ismael. Nas suas corridas de charrete, comunicativo como era, incentivava os fregueses a tornarem-se colaboradores da Instituição, o que lhe possibilitava, quase diariamente, descarregar do veículo os excelentes resultados da sua companha permanente, representados por expressivas doações materiais. E isso sem nada comprometer as demais atividades assumidas no Abrigo que tanto amava. Com a chegada dos anos 60, mobilizou-se ampla reestruturação nas atividades existentes. E o crescimento exigiu a incorporação de novos trabalhadores, como Joaquim Castilho, Brasil Nogueira, Lauro Bittencourt e Francisco Martins Filho. Todavia, nada mudava para Francisco Graton, que se somou aos novos companheiros para ampliar ainda mais sua participação, o que ocorreu com o engajamento do irmão José Carlos Carvalho, um médium clarividente que o acompanharia em nova atividade assistencial promovida pela Instituição. Com efeito, a nova diretoria de então resolveu criar, no Abrigo Ismael, uma farmácia para oferecer aos carentes e necessitados amostras grátis de medicamentos prescritos pelos médicos. Francisco Graton e José Carlos formaram uma dupla perfeita para percorrer os consultórios médicos. E já não mais precisavam da charrete do Graton, porque José Carlos possuía um carro, o que facilitava enormemente a lida dos dois trabalhadores. Munidos de sacolas, iniciavam a peregrinação distribuindo-as nos consultórios e marcando datas para retorno. A farmácia jamais ficou desabastecida e, assim, a medicação arrecadada era suficiente tanto para atender as irmãs idosas internadas no Abrigo Ismael como para serem distribuídas aos demais necessitados que batiam às portas da farmácia. Toda essa faina em prol da assistência aos necessitados jamais afastou o Sr. Graton da tarefa mediúnica na qual sempre se portou com firmeza e responsabilidade. Por esse tempo, o seu filho Célio foi levado a freqüentar sessões mediúnicas, onde, pela intervenção espiritual, curou-se de forte estado amnésico de que era portador. No decorrer dos anos 80, juntamente com os filhos, levava uma vida material bastante tranqüila na indústria de móveis que possuíam, o que lhe possibilitava direcionar maiores recursos ao Abrigo, que, à época, empreendia grande reforma nas suas instalações. E foi assim, através de Francisco Graton, que o Abrigo reequipou sua nova cozinha e mobiliou todo o refeitório e parte dos salões sociais. Os companheiros mais novos de casa ainda puderam conhecer a tenacidade e dedicação do “velho” Graton. Uma de suas pitorescas tiradas foi dita em tom de brincadeira à companheira de ideal Izaura Miranda Pedro: “Olha! Quem partir primeiro terá de recepcionar o que chegar depois!” Graton partiu primeiro; Izaura, pouco depois. Sua desencarnação ocorreu em 24 de julho de 1988, após breve período acamado com alterações bronco-respiratórias. E a tarefa que executava foi igualmente interrompida, uma vez que o ânimo do companheiro José Carlos arrefeceu-se com a partida do companheiro querido. Hoje, do plano Espiritual, são chegadas notícias do seu profundo interesse pelos trabalhos que se realizam no Abrigo Ismael. Com desvelado carinho, Francisco Graton tem intercedido, nas esferas superiores, rogando assistência dos emissários espirituais para que ajudem a manter coesa e cada vez mais fortalecida a equipe de trabalho que, na Terra, prosseguem nas atividades das quais, com tanto amor e carinho, teve a honra de participar.
(Copiado de: http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/francisco_graton.htm) |
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Francisco Graton Copiado do livro Obra de Vultos, volume 1. |
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Francisco Graton, participando de evento no Abrigo Ismael, em 1943, junto a residentes, crianças da Evangelização e da Escola Pública Municipal que ali funcionava. Copiado do livro Obra de Vultos, volume 1. |
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Sr. Francisco Gratão à direita na porta de entrada do Abrigo Ismael. Foto recebida de Émerson Gratão. |
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Sr, Francisco Graton e esposadona Carolina. Acervo da familia Gratão. |
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O casal Francisco e Carolina Gratão com os filhos na inauguração de novo prédio da fábrica de móveis. Foto do acerto da família Gratão. |
Amor Infinito Antes, porém... |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
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