Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, sábado, 21 de junho de 2025. Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Atenção |
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 6 - 1863 |
(Texto copiado do site Febnet) |
Camille Flammarion |
Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880) |
A Pluralidade dos Mundos Habitados Edição em francês. Acesse: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k246240/f5.image.texteImage |
A gravura de Flammarion é uma gravura de madeira por um artista desconhecido que apareceu pela primeira vez em Camille Flammarion 'sL'atmosphère: météorologie populaire (1888). A imagem mostra um homem rastejando sob a borda do céu, representado como se fosse um hemisfério sólido, para olhar para o misterioso Empyrean além. A legenda abaixo da gravura (não mostrada aqui) se traduz em "Um missionário medieval diz que encontrou o ponto onde o céu e a Terra se encontram ..." Camille Flammarion , L'atmosfera: Meteorologia Populaire (Paris, 1888), pp. 163 . Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flammarion.jpg |
Retrato de Galileu Galilei. Óleo sobre tela de Justus Sustermans. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileo.arp.300pix.jpg |
Paisagem com Orfeu e Eurídice. Óleosobre tela de Nicolas Poussin. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Landscape_with_orpheus_and_eurydice_1650-51.jpg |
Planeta Júpiter. NASA. Esta imagem de disco completo de Júpiter foi tirada em 21 de abril de 2014 com a Wide Field Camera 3 do Hubble (WFC3). Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jupiter_and_its_shrunken_Great_Red_Spot.jpg |
Vista do Cais de Paris e Catedral de Rouen. França. Óleo sobre tela de Johannes Bosboom. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Johannes_Bosboom_-_View_of_the_Paris_Quay_and_the_Cathedral_at_Rouen.JPG |
Yeda Hungria (E) em Paris, França. Rue Sainte-Anne 59: Galeria (passage) de acesso ao apartamento de Allan Kardec. No local funcionou também a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. |
Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_ |
O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira |
IV- Sócrates e Platão, precursores da ideia cristã e do Espiritismo
Do fato de haver Jesus conhecido a seita dos essênios, seria errôneo concluir-se que Ele colheu nessa seita a sua doutrina e que, se tivesse vivido noutro meio, teria professado outros princípios. Aas grandes ideias jamais irrompem de súbito. As que se baseiam na verdade sempre têm precursores que lhes preparam parcialmente os caminhos. Depois, quando é chegado o tempo, Deus envia um homem com a missão de resumir, coordenar e completar os elementos esparsos e, com eles, formar um corpo de doutrina. Desse modo, não surgindo bruscamente, a ideia, ao aparecer, encontra espíritos predispostos a aceitá-la. Assim aconteceu com a ideia cristã que foi pressentida muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, e da qual Sócrates e Platão foram os principais precursores. Sócrates, assim com o Cristo, nada escreveu, ou, pelo menos, não deixou nenhum escrito. Como Ele, teve a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por ter atacado as crenças estabelecidas e colocado a virtude real acima da hipocrisia e do simulacro das formas; numa palavra, por ter combatido os preconceitos religiosos. Do mesmo modo que Jesus foi acusado pelos fariseus de corromper o povo com os ensinamentos que lhe ministrava, Sócrates também foi acusado pelos fariseus do seu tempo - já que sempre os houve em todas as épocas – de corromper a juventude, por proclamar o dogma da unidade de Deus, da imortalidade da alma e da vida futura. E assim como só conhecemos a doutrina de Jesus pelos escritos de seu discípulo Platão. JJulgamos conveniente resumir aqui os pontos de maior relevo, para mostrar a concordância deles com os princípios do Cristianismo. Aos que considerarem esse paraleo uma profanação e pretendam que não pode haver paridade entre a doutrina de um pagão e a do Cristo, responderemos que a doutrina de Sócrates não era pagã, pois tinha como objetivo combater o paganismo; que a doutrina de Jesus, mais completa e mais depurada que a de Sócrates, nada tem a perder com a comparação; que a grandeza da missão divina do Cristo não pode ser diminuída com isso; que, além disso, se trata de um fato da História, que não pode ser suprimido. O homem chegou a um ponto em que a luz emerge por si mesma de sob o alqueire. Está maduro bastante para encará-la. Tanto pior para os que não ousem abrir os olhos. É chegado o tempo de se considerarem as coisas de modo amplo e elevado, não mais do ponto de vista mesquinho e acanhado dos interesses de seitas e de castas. Além disso, essas citações provarão que, se Sócrates e Platão pressentiram a idéia cristã, tambem se encontram em sua doutrina os princípios fundamentais do Espiritismo.
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1 Nota de Allan Kardec: A Morte de Jesus, supostamente escrita por um irmão assênio, é uma obra completamente Apócrifa, escrita para servir a determinada opinião. Ela traz em si mesma a prova da sua origem moderna.
(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira) |
Retrato de Sócrates. Mármore da primeira metade do século I d.C. Museu Nacional Romano. Roma, Itália Em exposição no Coliseu, foto por Ismael Gobbo aos 23-12-2012.
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Sócrates e seus alunos. Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/59/Greuter_Socrates.jpg
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Platão. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
Retrato de Platão. Mármore, cópia romana do século II dC após um original grego do final do século IV aC por Silanio. (Wikipedia)
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A morte de Sócrates. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David. Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:David_-_The_Death_of_Socrates.jpg Sócrates foi condenado à morte, em Atenas, acusado de corromper a juventude e promover a introdução de deuses estranhos
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Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
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Muralhas de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo Cidade onde o Mestre Jesus foi condenado e faleceu. |
Generosidade plena |
Já nos indagamos até onde vai a nossa capacidade de doação? Até onde temos a disposição de nos desfazer de alguma coisa que nos pertence, algo de que nos servimos? Habitualmente, pensando em doação, fixamo-nos em valores amoedados que podem ser direcionados a instituições beneméritas que mal conseguem se manter. Doamos roupas, livros, móveis, eletrônicos, alimentos. Inscrevemo-nos para doações mensais, transformando em rotina o gesto, nem nos exigindo mais pensar a respeito. De modo geral, deixamos nossas vontades expressas em testamento, dizendo a quem legaremos nossa casa, apartamento, terreno, o carro. Há quem estabeleça cotas entre os herdeiros naturais e obras de assistência social, médica ou de pesquisas. Encontramos pessoas que, mesmo antes de sentirem a proximidade da morte, em pleno vigor de sua maturidade, optam por realizar doações de imóveis excedentes. Ou seja, a casa na praia, pouco utilizada, o sítio pouco frequentado. E a entrega desses bens se dá por doação direta, pessoal, a quem seja agraciado. Instituições têm sido contempladas, vez ou outra, com doações desse gênero. Existem outras doações que podemos realizar em vida, e mais de uma vez. Por exemplo, a periódica doação de sangue, que pode salvar muitas vidas. Providencialmente, a Divindade estabeleceu que temos essa capacidade. Muitos de nós temos explicitada a vontade de doação de alguns dos nossos órgãos, quando ocorrer a nossa morte física, proporcionando uma nova chance de vida para outras pessoas. Recentemente, no entanto, soubemos de uma doação inusitada de duas senhoras amplamente comprometidas com o bem. Uma delas afirmou que nada na Terra tem valor permanente. Que o que importa é depositar fundos no cofre da alma, pois tudo que ali é guardado tem valor imperecível. Elas tomaram conhecimento, em seu Estado, da escassez de cadáveres para os estudantes da área de saúde. Embora os avanços da atualidade, ainda não existem modelos sintéticos que consigam substituir um corpo real para pesquisas e estudos. De acordo com especialista em anatomia humana, não é possível reproduzir o cadáver em termos de textura, profundidade, localização e relação das estruturas. Os corpos são, portanto, essenciais para as técnicas de cirurgia desde que o cirurgião precisa conhecer a anatomia mais comum, considerada padrão, e suas variações. Foi assim que as senhoras, irmãs consanguíneas e irmanadas no mesmo ideal do bem servir, optaram por doar seus corpos, quando se lhes extinga a vida. Sem preguiça alguma, buscaram os instrumentos legais para testificar a doação. Diga-se, colheram inclusive o assentimento dos outros irmãos, a fim de que nada possa, de futuro, perturbar as suas vontades. Pois é, alguns de nós pensamos em fazer o bem, em nos doarmos enquanto estamos peregrinando pelo planeta. Pessoas altruístas pensam adiante. Indagam a si mesmas: Que mais posso fazer? E encontram, sempre, maneiras de servir, muito além do pensado e do imaginado. Seguidores do Cristo são assim. Redação do Momento Espírita, em homenagem
(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7466&stat=0) |
Herodes Ático Busto romano antigo de Herodes Ático, de sua vila em Cefissia. Meados do século II d.C. Inv. nº 4810. Museu Arqueológico Nacional de Atenas, Sala 32. Data: 2 de dezembro de 2006 Fonte: Obra própria Autor: Haiduc Herodes Ático, um filantropo grego da Roma Clássica, ativo durante o século II (Antiguidade). Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_philanthropists https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Herodes_Atticus_-_bust_-_Athens_Museum.jpg |
Jesus e o jovem rico. Pintura de Heinrich Hoffmann. Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hoffman-ChristAndTheRichYoungRuler.jpg
O Jovem Rico16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?” 17 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”. 18 “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe’[a] e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’[b]”. 20 Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?” 21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”. 22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. 23 Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. 24 E lhes digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo?” Leia mais: https://www.biblegateway.com/passage/?search=Mateus+19%3A16-30%2CLucas+18%3A18-30&version=NVI-PT
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O Bom Samaritano. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Good_Samaritan_(Delacroix_1849).jpg
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Criação verbal |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Benção de Paz. Lição nº 38. Página 95.
Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não... Jesus (Mateus, 5:37.)
Toda frase, no mundo da alma, é semelhante a engenho de projeção suscitando imagens na câmara oculta do pensamento. Temos, assim, frases e frases: - duras como aço; - violentas como fogo; - suaves como brisa; - reconfortantes como sol; - mordentes quais lâminas; - providenciais como bálsamos. À vista disso, todos nós carregamos, no estoque verbalístico, palavras e palavras: Palavras - bênçãos; Palavras - armadilhas; Palavras - charcos; Palavras - luzes; Palavras - esperanças; Palavras - alegrias; Palavras - promessas; Palavras - realizações; Palavras - trevas; Palavras - consolos; Palavras - aflições; Palavras - problemas. Sabendo nós que o Criador, ao criar a criatura, criou nessa mesma criatura o poder de criar, é forçoso reconhecer que toda frase cria imagens e toda imagem pode criar alguma coisa. Saibamos, assim, compor as nossas frases com as nossas melhores palavras, nascidas de nossos melhores sentimentos, porque toda peça verbal rende luz ou sombra, felicidade ou sofrimento, bem ou mal para aquele que lhe faz o lançamento na criação.
(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
Ilustração de um confronto verbal do século 17 entre David Pieterszoon de Vries e Wouter van Twiller na ilha de Manhattan. Os dois discordaram sobre a gestão dos territórios norte-americanos da Holanda. Imagem copiada de https://en.wikipedia.org/wiki/Confrontation |
Consolação. Por A. Klinder. l'illustration Européenne 1871 no.26 página 196 Copiado de https://en.wikipedia.org/wiki/Consolation |
O Sermão das Bem-aventuranças. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem copiada de
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Nota: Visão espírita sobre a idade medieval |
O Capítulo 17 do livro "A Caminho da Luz" – A idade medieval, foi analisado por Cesar Perri, com comentários em cotejo com obras de História, no estudo virtual dia 17 de junho. Trata-se de programa anual do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo-CCDPE (São Paulo). A reunião foi dirigida por Pedro Nakano, com apoio técnico de Kátia Golinelli. Esse estudo anual é coordenado por Perri, como reuniões virtuais desenvolvidas às 3as feiras, 20 horas. Trata-se de estudo de livro de autoria do espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier. Ficha de inscrição no link: http://bit.ly/A-Caminho-da-Luz
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]]) |
Nota: De Altivo Pamphiro a Yvonne Pereira |
O Blog Bruno Tavares (de Recife) transmitiu entrevista com Cesar Perri (São Paulo) no dia 14 de junho, sobre o notável vulto Altivo Pamphiro (1938-2006), fundador do Centro Espírita Léon Denis e da Editora de mesmo nome, no Rio de Janeiro. Em função da prolongada amizade com Pamphiro, entre as décadas 70 a 90, Perri relata os contatos com Yvonne Pereira, Deolindo Amorim e José Jorge. Mensalmente esse Blog entrevista Perri sobre seu livro "Pelos caminhos da vida, memórias e reflexões", editado pela Cocriação (Whatzapp 18-99709-4684), que contém registros e relatos históricos do movimento espírita nacional e internacional. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=VPm20voNu-Y
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
Palestra no C.E. Maria Benta Jabaquara, São Paulo, capital |
(Informação de Jorge Lira Rezala) |
Festival de caridade - Inscreva-se para ser voluntário! Virginia, Estados Unidos |
ACESSE AQUI: https://www.ssvirginia.org/charityfestival
(Informação em email de Spiritist Society of Virginia [[email protected]]) |
Obras importantes de Elsa Rossi Tesouros para as crianças |
(Informações de Elsa Rossi [[email protected]]) |
Grupo Espírita Paulista comemora cinco anos de sucesso com evento estadual (leia agora!) |
Olá! Bom dia! Tudo bem com você? Espero que sim! Já ouviu falar do GEP – Grupo Espírita Paulista? Esse grupo reúne os espíritas ligados à FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo, USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, Aliança Espírita Evangélica e UFDJ – União Fraternal dos Discípulos de Jesus. Leia agora: www.bit.ly/CincoAnosGEP
Veja como foram comemorados os cinco anos de sucesso dessa iniciativa, que contou com a realização de um evento estadual, promovido simultaneamente em sete localidades e que recebeu a inscrição de mais de 400 voluntários das regiões de São Paulo, Grande ABC, Baixada Santista-Vale do Ribeira, Sorocaba, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Piracicaba, Rio Claro e Campinas. “O evento foi um grande sucesso espiritual”, comenta o presidente da Aliança Espírita Evangélica, Eduardo Miyashiro, que participa das atividades desde o início da formação do grupo: www.bit.ly/CincoAnosGEP Fique por dentro sobre esse esforço conjunto dos trabalhadores espíritas paulistas para compartilhar desafios, experiências, visões e propostas para o futuro das atividades espíritas em áreas como infância, mocidade, mediunidade, assistência espiritual, gestão e comunicação, ensino/estudos e assistência social. Um abraço,
Editora Correio Fraterno
Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São
Bernardo do Campo - SP - 09851.000
(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]]) |
Palestra 25.06.2025 – Paixões Viena |
Drazí přátelé,
zasíláme pozvánku na naši virtuální přednášku, která se uskuteční dne 25.06.2025 v 19:00 hodin na téma Vášně z mediumicky psané knihy světoznámým brazilským médiem Divaldem Francem, a přikládáme link pro vstup do sálu Zoom:
Zoom Meeting:
V případě dotazu nám pište na: [email protected]
Těšíme se na Vaši účast. S pozdravem přátelé ze spolu Allan Kardec - Wien
TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS PELO GOOGLE Caros amigos, Estamos enviando um convite para nossa palestra virtual, que acontecerá no dia 25 de junho de 2025, às 19h, sobre o tema Paixões, de um livro escrito por um médium do mundialmente famoso médium brasileiro Divaldo Franco, e estamos anexando um link para acesso à sala do Zoom: Reunião pelo Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86028020712?pwd=Q5hHS0JPgAWOrmCLF6GuiDIzaExlS0.1 ID da Reunião: 860 2802 0712 Código de Acesso: 278491 Em caso de dúvidas, escreva para: [email protected] Aguardamos sua participação. Atenciosamente, amigos de Allan Kardec - Viena
(Recebido em email de Regina Bachega [[email protected]]) |
Veja como foi o emocionante 20º Encontro Amigos da Boa Nova |
ACESSE AQUI: https://marketing.feal.org.br/email/view/684b1e8f24d63371233791
(Informação de Clube Amigos da Boa Nova [[email protected]]) |
Novo artigo sobre o Censo 2022 |
Ensaio para um Planejamento Estratégico do MEB
O Espiritismo será o que o fizerem os homens.
Análise do Censo 2022 com Foco no EspiritismoA verdade é que o MEB não soube aproveitar o favorecimento da mídia com romances, novelas e filmes de temática espírita. Assim como não conseguiu trazer para a Doutrina um contingente mínimo das milhões de pessoas que frequentam as casas espíritas e leem os seus livros sem se declarar espíritas. A queda dos espíritas de 2,2% para 1,84% entre os dois últimos Censos do IBGE, está tendo um impacto grande no MEB. E essa reação talvez seja o remédio que nós precisávamos para nos mobilizar e atuar seriamente para reverter essa situação. Nada fazer será uma omissão, uma negligência, que provavelmente pesarár em nossas conciências.
Análise Sociológica O Espiritismo continua sendo um movimento com forte presença em classes médias urbanas, com elevada escolarização e renda. Isso o distancia de camadas populares — o que limita seu alcance social. Seu discurso racionalista e moralizador atrai segmentos com maior capital cultural, mas pode parecer distante para públicos que buscam experiências religiosas mais emocionais, afetivas ou comunitárias. O desafio será adaptar a linguagem e práticas para manter a base doutrinária sem parecer exclusivista ou elitista.
Análise Educacional O Espiritismo possui o maior percentual de adeptos com ensino superior completo (48%) e o menor número com ensino fundamental incompleto (11,3%). Isso reforça sua identidade como doutrina de estudo, razão e ética. Consequência paradoxal: quanto mais escolarizado o público, mais crítico e, por vezes, menos institucionalizado — o que pode explicar o afastamento de muitos que simpatizam com os princípios, mas não gostam de frequentar os centros. Considerar que cerca de 50% das casas espíritas não estão vinculadas a uma federativa da FEB, também pode denunciar um certo cansaço das instituições.
Análise Econômica A maior renda entre os espíritas permite uma boa estrutura física dos Centros, muitos com sede própria, bibliotecas, projetores, notebooks e cursos. Contudo, falta maior engajamento com realidades sociais mais vulneráveis. O Espiritismo ainda não alcançou populações de baixa renda, o que reduz seu impacto transformador no tecido social. Trabalhar ações sociais ajuda, mas não é uma ponte de aproximação e vivência real com esse público.
Análise Demográfica A idade média dos espíritas é a mais alta entre os grupos religiosos, com crescimento progressivo nas pesquisas e no Censo. Isso indica um processo de envelhecimento e pouca renovação geracional.A Pesquisa Nacional Espírita mostra esse crescimento alcançando em 2025, a média de 55 anos. A participação do sexo masculino é amenor entre as religiões, o que vem sendo também demonstrado pela Pesquisa Nacional Espírita desde 2015. É um fato que exige ações planejadas. Se não houver uma ação estratégica de engajamento de jovens, o movimento pode perder continuidade institucional e capacidade de renovação.A dificuldade maior será de despertar o interesse dos jovens, nascidos em uma sociedade superficial e consumista.
Por que os Jovens se Afastam das Religiões? Esses jovens, que não foram seduzidos pelos apelosde resolução imediata, podem estar buscando uma espiritualidade distante das convenções religiosas, da devoção, do apelo da salvação. Neste caso, o Espiritismo tem muito a oferecer por meio da sua lógica, do apelo à razão, fundamentado em uma filosofia abrangente e cosistente.
Cor e Raça O Espiritismo apresenta a menor participação de pessoas pretas entre os quatro maiores grupos religiosos. Isso denuncia uma histórica barreira sociocultural e simbólica que precisa ser encarada com honestidade. Reflexão necessária: é preciso tornar os espaços espíritas mais abertos, diversos e acolhedores, para todos. Ter uma participação mínima desse segmento em um país onde ele predomina é preocupante.
Geografia e Distribuição Os maiores percentuais de espíritas continuam nos estados do Sudeste e Sul: RJ, SP, DF, RS e GO. Os menores estão no Norte e Nordeste, com destaque para o Maranhão (0,19%), Pará (0,37%), Amazxonas (0,38%) ePiauí (0, 43%), não atingindo meio percentual. Temos 21 estados com participação dos espíritas menor que a média Brasil de 1,84%. Essa situação perdura há décadas, sem percepção da existência de ações para melhorar esses índices. Mais da metade dos 5.570 municíopios do país, não possuem registro da existência de Centro Espírita. O desafio será ampliar o alcance doutrinário por meio de projetos regionais, respeitando as culturas locais.
Tecnologia e Internet Com 96,6% de acesso à internet, os espíritas são o grupo religioso mais conectado. Isso abre caminho para estratégias digitais consistentes de divulgação, ensino, encontros e acolhimento. Os espíritas possuem uma forte presença na internet e nas redes sociais, o que pode ter contribuído para atenuar a redução dos espíritas. É um ponto forte, positivo que deve ser mais bem aproveitado. Estabeleceruma união de propósitos entres os grupos vituais, criando conteúdos significativos, atrativos e interativos nas redes, especialmente voltados aos jovens e aos “espiritualizados sem religião”.
Religiões Concorrentes Os evangélicos continuam crescendo, mas em ritmo menor. Têm forte apelo emocional (algumas vezes próximos de uma manipulação), é comunitário e acolhedor — especialmente entre os jovens. Os católicos reduziram perdas, talvez pela renovação litúrgica e social. Devemos considerar que boa parte dos brasileiros se declaram católicos, maia por tradição e costume familiar, mas não são verdadeiramente praticantes nem conchecedores de sua própria religião. Os “Sem religião” passaram de 8,2% para 9,3%. São geralmente jovens/adultos, urbanos e críticos das instituições religiosas — mas nem sempre ateus.Constituem quase cinco vezes os espíritas. Esse pode er um público que busque algo novo, fora das tradições religiosas, que o Espiritismo pode oferecer. OEspiritismo parece competir menos com outras religiões e mais com a tendência de desinstitucionalização (desgastes das instituições).
Empenho geral Todos estão convocados para contribuir em suas intstituições espíritas e individualmente por meio da participação do debate público pela internet. Caminhos devem ser encontrados! Alguns de aplicação geral, outros específicos para as diferentes realidades do país. O impacto foi grande, mas também nos impulsiona para a busca de soluções.
(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]]) |
APES: programa de atividades espiritas JUNHO 2025 Paris, França |
Chère Madame, Cher Monsieur,
C'est toujours avec un grand plaisir que la direction du Centre Spirite APES vous présente son programme d'activités spirites à chaque mois. Veuillez trouver en pièce jointe, son programme d'activités pour le mois de Juin 2025.
Information aux intéressés : Les Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) sont ouvertes à toutes personnes qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite et de la fluidification de l'eau. Chaque réunion publique est suivie d'un moment de convivialité pour permettre aux personnes du public d'échanger avec l'équipe de médiums et les membres du centre spirite APES.
Parmi ces réunions publiques, notre Centre Spirite vous propose 4 réunions d'études théoriques, en continu, à l'attention du public sur 2 oeuvres d'Allan Kardec : - Les premiers vendredi et samedi de chaque mois : Le Livre de Médiums (conforme la 11e édition de 1869) - Les troisièmes vendredi et samedi de chaque mois : La GENÈSE. Les miracles et les prédictions selon le Spiritisme (conforme l'original de la 1ère édition 1868)
Pour plus d'information n'hésitez pas à nous contacter : [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158 (merci de laisser votre message) Au plaisir de vous accueillir lors de réunions publiques du notre centre spirite APES.
Cordialement
Anita BECQUEREL Présidente de l'APES A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS- GOOGLE TRADUTOR Prezado(a) Senhor(a),
É sempre com grande prazer que a direção do Centro Espírita APES apresenta sua programação mensal de atividades espiritualistas.
Anexo: a programação de atividades para o mês de junho de 2025.
Informações aos interessados: As Reuniões Públicas de Estudo e Assistência Espiritual (RPEAS) estão abertas a todos que desejam compartilhar um momento de estudo espiritualista, prece e comunhão com os espíritos benfeitores durante o passe espírita e a fluidificação da água. Cada reunião pública é seguida por um momento de convívio para permitir que o público interaja com a equipe de médiuns e membros do Centro Espírita APES.
Entre essas reuniões públicas, nosso Centro Espírita oferece quatro sessões contínuas de estudo teórico para o público sobre duas obras de Allan Kardec: - Primeira sexta-feira e sábado de cada mês: O Livro dos Médiuns (conforme a 11ª edição de 1869) - Terceira sexta-feira e sábado de cada mês: A Gênese. Milagres e Predições Segundo o Espiritismo (conforme a 1ª edição original de 1868)
Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone +33 7 82 09 7158 (deixe uma mensagem). Aguardamos sua visita para as reuniões públicas em nosso Centro Espírita, APES.
Atenciosamente,
Anita Becquerel Presidente da APES A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espirituais Construindo o Homem de Amanhã Hoje.
Recebemos vocês na rue des Laitières, 22, 94300 Vincennes, todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30, e no segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30, exceto feriados.
Mais informações pelo telefone 0141 931 708 e em nosso site http://www.apes.asso.fr
(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]]) |
Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, SP |
Prezado Ismael: Envio o Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, edição de junho. Abraço fraterno, Atilio (Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]]) |
Casa Editora O Clarim Matão, SP |
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Correio Espírita - Jornal de junho de 2025 |
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Correio Espírita [[email protected]]
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Jornal Momento Espírita. Edição de Junho Centro Espírita Amor e Caridade- Bauru, SP. Acesse abaixo: |
CLIQUE AQUI: https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/06/Jornal-Momento-Esp-Junho-25.pdf
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
Palestras na Ibnl - Instituição Beneficente Nosso Lar - junho 2025 São Paulo, capital |
(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]]) |
NOVA OBRA DE AUTORIA DE PAULO NETO É O NOVO LANÇAMENTO DA EVOC (se puder, divulgue) |
Estimado(a) colega de lides espíritas. Peço que divulgue e, se possível, compartilhe com seus amigos e colegas espíritas a notícia abaixo:
“Allan Kardec: sua mediunidade e fenômenos espíritas que protagonizou” é o novo lançamento da EVOC
Aposentado como Fiscal de Tributos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, participa do movimento espírita desde julho de 1987, sendo um dos mais atuantes divulgadores do Espiritismo em nosso país, por meio, principalmente, de artigos e livros. Titular do site https://paulosnetos.net, tem 40 livros publicados, sendo oito no formato impresso e 32 no formato virtual, 29 deles publicados pela EVOC, incluindo o e-book ora lançado. Articulista da revista O Consolador, Paulo Neto integra desde 24 de junho de 2020 a equipe diretiva da EVOC, da qual é o Coordenador Editorial.
A análise de vários escritos de Kardec, incluindo trechos da Revista Espírita e Obras Póstumas, revela situações em que ideias eram sugeridas a ele por Espíritos, fenômeno de efeito físico teria ocorrido em sua presença e, além disso, teria ele chegado a dialogar com pessoas vivas durante o sono. O autor confronta opiniões divergentes sobre a mediunidade de Kardec, citando autores como Daniel D. Home e René Guénon, e conclui que, no sentido amplo, todos possuem um rudimento de mediunidade, mas que as experiências e relatos indicam claramente que Kardec manifestava a mediunidade intuitiva. O e-book, como ocorre com todas as publicações da EVOC, pode ser lido e baixado gratuitamente, bastando para isso clicar em https://www.oconsolador.com.br/editora/101a150/Kardec.pdf
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Leia também e divulgue, se puder, os periódicos abaixo: Revista semanal O CONSOLADOR – edição desta semana: https://www.oconsolador.com.br/ano19/925/principal.html Jornal O IMORTAL – edição do mês de junho: https://www.jornaloimortal.com.br/ Blog ESPIRITISMO SÉCULO XXI – saiba como acessar e consultá-lo: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2024/05/como-ler-e-consultar-as-materias-deste.html
Obrigado mais uma vez por sua atenção e pela divulgação do nosso singelo trabalho. Forte abraço e ótima semana para todos da família.
Astolfo O. de Oliveira Filho Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden 86701-865 - Arapongas, PR
(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]]) |
[809-JornalMundoMaior] ERROS E ACERTOS. |
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*ERROS E ACERTOS.* A vida é luta constante que envolve erros e acertos. Mas o que mais importa é quais as lições que tiramos dos nossos erros e porque não, dos outros também?
Até os erros de outros serve de lição para nós. O que não podemos fazer é insistirmos nos erros, pois tornaremos nossa dor cada vez pior e a cura vai se tornando cada vez mais difícil.
Todos têm alguma dificuldade, seja um defeito ou um vício a vencer. O que não se pode fazer é desesperar-se e querer mudar tudo de uma hora para outra.
Ninguém muda assim tão rápido. As mudanças são gradativas. Na medida em que aquele espírito vai tomando consciência de seus erros, passa a refletir sobre os mesmos, procurando vigiar a si mesmo para não cair em tentação.
Nesses momentos a oração é um remédio poderoso para fortalecer o espírito e auxiliá-lo a vencer os vícios ou defeitos que carrega consigo.
Estamos aqui na Terra vivendo e aprendendo em todos os instantes. Se cair, levante-se e siga em frente pedindo forças ao Pai Celestial. Ele não nos desampara jamais, mesmo quando erramos.
O mais importante é reconhecer com humildade que ainda somos seres frágeis, passíveis de erros e acertos, mas que estamos aqui nesta escola da vida para aprendermos a sermos pessoas melhores.
Chegará o dia em que o amor, a solidariedade, a fraternidade e a caridade serão as bandeiras de nossas vidas! Texto da internet. Autor desconhecido. Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale ( )apagar meu endereço.
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(Recebido em emnail de [email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]]) |
Edição 121 da Folha Espírita Francisco Caixeta Acesse no link abaixo: |
CLIQUE AQUI: http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol121.pdf
(Recebido em email de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]]) |
Nota: Revista espírita editada nos EUA divulga espiritismo |
Na edição de abril-junho/2025, a revista The Spiritist Magazine já está no 17o ano de contínua edição pela Spiritist Society of Virginia (Sociedade Espírita da Virgínia, EUA). Essa Sociedade disponibiliza pela Amazon várias obras em inglês, inclusive livros infantis. Sempre bem diagramada e ilustrada exibe artigos com temas da atualidade variados e transcrições de mensagens psicográficas de médiuns brasileiros e dos EUA. Na capa, destaca-se matéria de Vanessa Anseloni sobre as pesquisas em andamento relacionando mediunidade e genes; há notícia sobre o trabalho continuado de voluntários da Sociedade Espírita de Virgínia junto a moradores de rua na região da linha de metrô Virgínia-Washington-Maryland. Interessante o trabalho feito com adolescentes que frequentam reuniões da Sociedade de Virgínia, que com base na leitura do romance “Há dois mil anos”, escrevem “cartas para Pôncio Pilatos” a respeito do julgamento de Jesus. Desde o início – ano 2008 -, com autorização do Conselho Espírita Internacional a Revista Espírita (The Spiritist Magazine) é editada em inglês, nos Estados Unidos, sendo Vanessa Anseloni a editora-chefe, publicada pela Spiritist Society of Virginia e Kardec Radio. Informações: https://www.spiritistmagazine.org/
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
Site da Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
Clique
aqui:
PALESTRAS PÚBLICAS NA FEB/ PROGRAMAÇÃO SEMANAL 22 A 28 DE JUNHO ACESSE AQUI:
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FEP- Federação Espírita do Paraná Curitiba |
Clique
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FEEMT- Federação Espírita do Estado de Mato Grosso Cuiabá |
Clique aqui: https://web.facebook.com/feemt.oficial/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr#
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FEMS- Federação Espírita de Mato Grosso do Sul Campo Grande |
Clique aqui: https://web.facebook.com/federacaoespirita/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr#
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Abrigo Ismael Araçatuba, SP |
Quer ajudar o Abrigo e não sabe como? Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!
(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)
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Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti – O Pensamento” - Vol 1 |
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1 Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento WhatsApp- Editora 14 99164-6875
(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]]) |
Fatos e Personalidades. Nascimento de Nestor Masotti |
Nestor João Masotti nasceu em 21 de junho de 1937 em
Pindorama, São Paulo. Presidiu a Federação Espírita Brasileira de 2001 a
2013. Desencarnou no dia 3 de setembro de 2014. Atuou no Movimento Espírita
em várias cidades, tendo sido presidente da União das Sociedades Espíritas do
Estado de São Paulo. Na Sede da FEB, em Brasília, exerceu cargos de diretor,
vice-presidente, secretário-geral do CFN e presidente.
(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2021/06/21/fatos-e-personalidades-nascimento-de-nestor-masotti/) |
Daniel Dunglas Home (20-03-1833 / 21-06-1886) |
O famoso médium Daniel Dunglas Home. Imagem BNF/Gallica. Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53050325z
Daniel Dunglas Home "O Senhor Daniel Dunglas Home nasceu em 15 de março de 1833, perto de Edimbourg (Escócia). Tem, pois, hoje, 24 anos (artigo escrito por Allan Kardec em fevereiro de 1858). Descende da antiga e nobre família dos Douglas da Escócia, outrora soberana. É um jovem de talhe mediano, louro, cuja fisionomia melancólica nada tem de excêntrico; é de compleição muito delicada, de costumes simples e suaves, de um caráter afável e benevolente sobre o qual o contato das grandezas não lançou nem arrogância e nem ostentação.
Leia mais: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Daniel-Dunglas-Home.pdf
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Aloísio Francisco da Silva |
Biografia elaborada por: Deise Aparecida da Silva Aloísio nasceu no dia 23 de junho de 1926, em Santana dos Brejos, BA, recebendo o nome José Pereira da Costa. José era o único neto e crescia cercado de carinho pela mãe, tios e avós. Em condições de extrema pobreza, sua mãe Ameliana Pereira da Costa desencarna em seus braços, deixando-o com 4 anos. Em 1935, aos 9 anos de idade, José é trazido para a cidade de Paranápolis, SP, em um caminhão, por determinação judicial, atendendo a uma solicitação de reconhecimento de paternidade feita por seu pai, João Francisco dos Santos, e é registrado com o nome de Aloísio Francisco da Silva. A vinda da Bahia foi muito dolorosa. Sua família não aceitava a separação, e ele prometia voltar!!! O tempo foi passando, e nenhuma notícia de ambas as partes... Soube, mais tarde, que seu tio, um músico, veio até a cidade de Lins e resolveu procurar pelo sobrinho. Além de nada descobrir, acabou desencarnando doente, longe dos seus. Outros vieram depois, porém, buscavam informações do pequeno José e, ali na redondeza, ninguém o conhecia por esse nome. Juntamente com o pai, a madrasta, Maria Silva, e a irmã, Adelaide, teve os primeiros contatos com as obras básicas da Doutrina Espírita. Nessa época, apesar do preconceito para com os simpatizantes do Espiritismo, os trabalhos práticos eram realizados em casa, provocando reações do tipo “ter a casa apedrejada”. Assim como o pai, interessou-se também pelos problemas de ordem social, filiando-se ao Partido Comunista Brasileiro, o que lhe causou sérios problemas com os fazendeiros da região. Por diversas vezes, foi obrigado a “viajar às pressas”, permanecendo escondido por dias e até meses. Noutras, não teve como escapar da prisão. Estudou até o quarto ano primário, porém, sonhava em, um dia, tornar-se advogado, fato que não veio a ocorrer. Passou a juventude lutando pela democracia e atuando na Mocidade Espírita de Andradina, cidade onde foi o mais jovem vereador eleito e Secretário-Geral do Grêmio Estudantil “Euclides da Cunha”. Em 29 de outubro de 1945, na qualidade de militar, foi instrumento na derrubada da ditadura que então vigorava, e, com vários outros companheiros, começou à construir a democracia em nosso país. Aprendeu com os mestres da política com quem conviveu que, em tempo algum, o patriota, o democrata e o idealista, devem cruzar os braços na defesa dos superiores interesses da nação, principalmente quando a soberania e a segurança desta for ameaçada. Participou ativamente em vários congressos: – pela fixação do homem ao solo; – Campanha Nacional pela Reforma Agrária; – pela Criação da Petrobrás (“O Petróleo é Nosso!”); – pela Paz Mundial, contra a Guerra Atômica; – pelos Direitos da Juventude – quando foi indicado para participar do Congresso Mundial em Viena. Desde 1951, marca presença no município de Pereira Barreto, onde continuou sua luta, participando na criação de mais escolas na zona rural ( São Félix e Vila Vitória). Tinha uma farmácia e era conhecido como “o farmacêutico amigo do povo”. Ainda nesse ano, mais precisamente no dia 20 de janeiro, viu, pela primeira vez, passeando na pracinha com uma amiga, aquela que seria, mais tarde, sua esposa: Odete Sant’ana da Silva. No dia 25 de setembro de 1954, casou-se com ela e, juntos, constituíram uma família composta por sete filhos (sendo duas já desencarnadas) e seis netos. Para cada filho que nascia, José associava uma característica presente no semblante de sua mãezinha. Mudou-se, em 1965, para a Vila Piloto, em Três Lagoas, MS, juntamente com vários outros trabalhadores, em função da construção da Usina de Jupiá. Na residência do confrade Benevides Rodrigues Machado, teve início o primeiro grupo de estudos espíritas, formado por trabalhadores idealistas e simples: Floripes e Luzia Machado, Antônio Estevan e Lúcia, Aurora Gonçalves Coimbra, Walter e Ramira de Oliveira, Deise Camargo, Oswaldo e Nilce Sanches, Aloísio e Odete, Sylvia Tucunduva da Silva, Ismênia, Neusa Alonso, Ubaldina de Paula Souza, Izabel de Almeida, Geni Cerqueira e Eurípedes. Nessa época, o espírita ainda era muito mal visto pela comunidade e pela empresa, sofrendo, inclusive, ameaças de demissão. Apesar disso, liderou um pequeno grupo que fundou o Movimento Espírita de Vila Piloto (MEVP). A Primeira Conferência Espírita foi proferida por Geni Sanches Bertoleto, presidente do Lar Espírita “Euzébio de Oliveira Brandão”. Estiveram presentes representantes dos vários centros espíritas da região, do 12.º CRE (Conselho Regional Espírita) de Araçatuba, da UME (União Municipal Espírita) de Andradina, o excelentíssimo prefeito de Pereira Barreto, Dr. Léo Liedtk Júnior, autoridades civis e militares. O grupo assumiu o compromisso de implantar um Centro Espírita em Ilha Solteira, visto que sua presença na Vila dependia do término da Usina de Jupiá. As primeiras providências para a preparação do seu pessoal foram a organização e criação de atividades, tais como: Evangelização Infantil Celina e Pré-Mocidade (realizadas na escola local); Estudo Básico; Estudo e Exercício da Mediunidade; Serviço de Assistência Social e visitas fraternas às residências. Os confrades Walter e Luzia coordenavam o Programa Espírita, levado à efeito nas tardes de sábado, através do serviço de alto-falante da Administração CELUSA. Em 12 de setembro de 1966, participou da fundação da COTRAU (Cooperativa dos Trabalhadores de Urubupungá). Em novembro de 1966, foi baleado com oito tiros durante o serviço na usina, permanecendo em tratamento por cerca de um ano. Depois, passou à usar muletas, bengala e, por fim, aposentou-se por invalidez pelo então INPS. No que se refere ao trabalho social, com o auxílio de uma profissional da firma que o assistia em seu problema de saúde, conseguia doações de leite e alimentos, que distribuía às margens do Rio Paraná. Para manter esse atendimento, organizou um Grupo de Senhoras coordenado pela confreira Ubaldina de Paula, que confeccionava e vendia, aos domingos, na avenida central, seus produtos artesanais. A primeira reunião dos dirigentes do MEVP realizada na cidade de Ilha Solteira, deu-se no dia 19/04/1970, na residência do confrade Oswaldo Sanches, sendo sugerido o nome da entidade de MEIS – Movimento Espírita de Ilha Solteira. O grupo foi então informado de que, segundo as normas da empresa, as reuniões nas residências eram proibidas. Infringi-las seria correr risco de demissão. Assim, foram tomadas as devidas providências, assegurando a tranqüilidade dos companheiros que cediam as suas casas para tais atividades. Em maio de 1970, foi formada uma comissão de elaboração do estatuto do MEIS para ser apresentado na Assembléia Geral, em 7 de junho, data de fundação do MEIS. Essa assembléia, realizada no Ginásio Urubupungá, aprovou os estatutos e elegeu a primeira diretoria do MEIS. A posse dos eleitos foi feita no mesmo estabelecimento de ensino, no dia 20 de junho, ocasião em que foi realizada a primeira conferência espírita de Ilha Solteira, proferida pelo jovem João José Cappi, presidente da Mocidade Espírita de Andradina, que se revelou um grande talento, agradando a todos com o seu verbo fácil e instrutivo. A Mocidade Espírita de Andradina, brindou a todos, ao final, com interessantes números artísticos. Em 19 de março de 1972, foi realizado o 10.º Encontro Regional de Mocidades Espíritas e a inauguração da sede do MEIS. Estiveram presentes várias cidades: Andradina, Aparecida do Taboado, Araçatuba, Birigüi, Castilho, Guararapes, Marinópolis, Mirandópolis, Paranaíba, Pereira Barreto, Três Lagoas, Valparaíso e 12.º CRE de Araçatuba. A cidade transformou-se num verdadeiro clima de festas, com muitas alegrias e emoções. Como presidente do MEIS, instituiu várias atividades dentro do Centro: Campanha do Quilo “Auta de Souza” (para arrecadação de alimentos); “Operação Limpeza” (para arrecadação de móveis, brinquedos e roupas, que eram restaurados e distribuídos às famílias carentes); atendimento às gestantes e mães solteiras; Feira de trabalhos manuais; Escola de Corte e Costura 21 de Maio; Escola de Bordado Industrial “Joanna de Ângelis”; Clube do Livro Espírita (CLE); Banca do Livro Espírita “Dr. Eurípedes de Castro”; Clubinho do Livro Infantil; Sopa Fraterna Meimei e Horta (apoio à sopa), Curso de Formação de Passistas, Farmácia “Cairbar Schutel” (coordenada pelo Dr. Arrigo ). Participou da fundação da SAIS (Sociedade Amigos de Ilha Solteira) e sua creche; fundação da Legião Mirim; APAPIS (Associação de Profissionais Aposentados e Pensionistas de Ilha Solteira); Horta Comunitária; Diretório Distrital do PMDB; ampliação da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil); instalação do Projeto do Cinturão Verde; instalação do Escritório da Prefeitura e UBS (Unidade Básica de Saúde); foi membro do Conselho da SEIS (Sociedade Esportiva de Ilha Solteira); membro do Conselho de Participação Comunitária; membro do Conselho de Segurança Comunitária; membro da Comissão de Estudos Pró-Emancipação de Ilha Solteira; representante da Sociedade Civil na Comissão Municipal do INCRA no assentamento dos Sem-Terra, na Fazenda Esmeralda (Pereira Barreto). Nunca desistiu de reencontrar os parentes que ficaram na Bahia. Sempre que era possível, mandava cartas para confrades baianos, citando nomes, lugares que ainda se lembrava, a fim de obter alguma informação. E, então, a vida lhe prepara a maior surpresa dos últimos anos: um pequenino bilhete, sem assinatura, com o nome de uma cidade do interior de Goiás, e o de uma mulher – Ana –, com quem deveria entrar em contato... Era o mês de setembro de 1981, e o menino José falava ao telefone com o peito cheio de alegria, recebendo notícias de sua tia Ana, uma das irmãs de sua mãe. No mesmo mês, foi para a cidade de Caiapônia reencontrar aquela que, há 46 anos, confeccionara-lhe uma muda de roupa para que ele, o sobrinho, não a esquecesse quando chegasse a São Paulo... Muito brincalhão, ao chegar, tentou passar-se por corretor interessado em comprar a fazenda de sua tia. Bastou, porém, ficar frente-a-frente com ela para que o disfarce chegasse ao fim: começou a chorar e apenas disse que era o José... Ela o reconheceu e, desde então, a família Costa tem estado presente em todos os momentos de sua vida. Em 1982, houve a mudança do nome MEIS para Centro Espírita Amor e Luz (CEALUZ), do qual foi presidente. Até a inauguração da sede própria do CEALUZ, foram realizadas, em nossa cidade, mais de 100 palestras espíritas. Com muita justiça, não se pode negar o valioso apoio recebido pelo pessoal da União Municipal Espírita de Andradina e do 12.º CRE de Araçatuba, que possibilitaram a vinda de Divaldo Pereira Franco por três vezes, além de muitos outros confrades, como: Richard Simonetti, Dr. Alexandre Sech, Dr. Célio Costa, General Milton O’Reylli, prof. José Jorge, Newton Boechat, Elizeu Rigonatti, Therezinha de Oliveira, José de Alencar, Dr. Antônio César Perri de Carvalho, Dr. Miguel Carlos Madeira, Maria Luzia de Almeida Rosa, Armando Pagan, Cláudio Roberto Pagan, Geni Sanches, João José Cappi, Norberto Vicente, Girofel Orestes, José Nilton, Leny Lima Botelho, Ailton Paiva, Israel Afonso, Osmar Sanches, Dr. Leon Denis, Sebastião de Souza, Dr. Woyne Figner Sacchetin, Jair Alves da Silva, e tantos outros valorosos palestristas, que trouxeram grande contribuição ao movimento espírita de Ilha Solteira. Foi, ainda, presidente do Centro Espírita Cairbar Schutel, onde instituiu o SAFRA (Serviço de Atendimento Fraterno). Participou da criação da USE Regional e da USE Intermunicipal de Ilha Solteira. Foi grande defensor da Unificação Espírita. Promoveu Encontros Espíritas marcados por muito sucesso, Cursos Preparatórios de Evangelizadores e Orientação Doutrinária. Valorizava muito a infância e a juventude como continuadores da Doutrina: “Tudo poderá faltar no centro espírita, menos a Evangelização Infantil e as reuniões de estudos para a Mocidade Espírita. Não havendo essas atividades, este Centro, cedo ou tarde, deixará de caminhar, ficando desprotegido, sem defesa, vazio como um corpo sem alma... E uma nação, com seu exército despreparado, terá o seu território invadido por inimigos e haverá escravidão para o seu povo...” (Aloísio F. da Silva). Sua luta não parou. Em momento algum, ficou omisso aos problemas do povo. Foi o fundador e primeiro presidente do PAI (Programa de Apoio ao Idoso), hoje transformado em CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), objetivando trazer benefícios e resgatar a cidadania dos idosos de nossa comunidade. Sempre disse que o fato de existirem políticos desonestos que tomam parte na política em busca tão-somente de cargos e altos salários, a ponto de promoverem brigas e perseguições, não quer dizer que todos os políticos sejam iguais. Acreditava na Política com “P” maiúsculo. Na Política, que como alguém já afirmou: “É a ciência de promover o bem comum.” Para quem era sério, honesto e de bons propósitos, esse é o melhor caminho, talvez o único para se escrever a história com trabalho! Em 1996, foi homenageado pela Câmara Municipal de Ilha Solteira, com a Medalha “15 de Outubro”, por indicação do vereador Marco Antônio de Paula. Nunca foi de seu feitio fazer propaganda do trabalho que fez. Como idealista, sempre se colocou contra as perseguições e injustiças e sempre se orgulhou muito disso. Como cristão, acreditava que, cruzando os braços diante das injustiças, estaria menosprezando uma oportunidade de trabalho. E, como espírita, sabia que, se todos unissem suas forças em favor do semelhante, o mundo seria melhor. Olhava o passado com a consciência tranqüila; o presente, de cabeça erguida; e o futuro, com muito otimismo. Materialmente, sempre foi pobre, mas bastante rico moralmente – herança que deixa aos filhos e netos, que, em momento algum, sentirão vergonha do pai e avô. Nunca foi temido, porque sempre procurou ser justo. De sua infância, restaram o sorriso espontâneo, as travessuras, as piadas e a lembrança do toque dos cabelos de sua mãezinha no rosto risonho de criança feliz. José cresceu, transformou-se em Aloísio, mas jamais abandonou o menino. E ele permaneceu ali o tempo todo... até nos momentos mais difíceis era a música que lhe acariciava a alma, dando-lhe energia para não esmorecer. Então, Aloísio, confiante nos desígnios divinos, orou a Jesus, segurando-Lhe as mãos. O menino José, embalado numa canção de ninar, partiu ao reencontro de sua mãezinha, em 20 de janeiro de 1998. Partiu como um justo: preparado... sem medo!
(Copiado de |
Aloísio Francisco da Silva Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1. |
Aloísio Francisco da Silva. O reencontro com a família. Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1. |
Ilha Solteira, SP. Foto Ismael Gobbo. |
Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Foto Ismael Gobbo |
Relógio Quatro Faces – Relojão. Pereira Barreto, SP. Foto Ismael Gobbo. |
Amor Infinito Pontos a ponderar |
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