Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 11 de novembro de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

           https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/NOVEMBRO/11-11-2025.htm

 

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

10-11-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/NOVEMBRO/10-11-2025.htm

08-11-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/NOVEMBRO/08-11-2025.htm

07-11-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/NOVEMBRO/07-11-2025.htm

06-11-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/NOVEMBRO/06-11-2025.htm

05-11-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/NOVEMBRO/05-11-2025.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

ALLAN KARDEC NO TEXTO ACIMA FALA COM CLAREZA:

“O CONTROLE UNIVERSAL É UMA GARANTIA

 PARA A FUTURA UNIDADE DA DOUTRINA”

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/08-12-2019_arquivos/image008.jpg

Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/07-11-2019_arquivos/image015.jpg

Alegoria que ilustra Francisco Cândido Xavier psicografando mensagem ditada pelo seu espírito-guia Emmanuel.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier#/media/File:Chico_Psicografia_Emmanuel.jpg

O Livro dos Espíritos

Lançado por Allan Kardec aos 18 de abril de 1857

O Livro dos Médiuns

Lançado por Allan Kardec em janeiro de 1861

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/08-12-2019_arquivos/image025.jpg

Garça no Bosque Maia. Guarulhos, SP. Foto Ismael Gobbo

Cães em Lima, Perú. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/08-06-2012_arquivos/image019.jpghttp://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/08-06-2012_arquivos/image020.jpg

Gata Luna e cachorrinha Sofia. Fotos Ismael Gobbo

O gavião e a rolinha. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/06-02-2016_arquivos/image034.jpg

Cobra Cascavel em serpentário do Instituto Butantan em São Paulo, Brasil. Fotos Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JANEIRO/28-01-2013_arquivos/image030.jpg

Cegonha na chaminé em Segóvia, Espanha. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JANEIRO/28-01-2013_arquivos/image028.jpg

Tartarugas e peixes no espelho d’agua da estação ferroviária  Atocha em Madrid, Espanha. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/05-07-2016_arquivos/image052.jpg

A Coruja. Parque Histórico de Carambeí, PR. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/19-03-2019_arquivos/image015.jpg

A ave Quero-quero. Foto Ismael Gobbo

 

quero-quero (Brasil) ou abibe-do-sul (Portugal) (Vanellus chilensis (Molina, 1782)), também conhecido por tetéutéu-téu, teréu-teréu e terém-terém, é uma ave da ordem dos Charadriiformes, pertencendo à família dos Charadriidae. Em castelhano é conhecido por tero ou teru-teru, e em inglês como southern lapwing. Ocorre em toda a América do Sul e em alguns pontos da América Central, e sendo uma ave muito popular acabou por fazer parte do folclore de várias regiões.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quero-quero

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO XVI

----------

Não se pode servir a

Deus e a Mamon

 

- Salvação dos ricos – Preservar-se da avareza – Jesus em casa

de Zaqueu – Parábola do Mau Rico – Parábola dos Talentos

- Utilidade providencial da riqueza. Provas da riqueza e

da miséria – Desigualdade das riquezas – Instruções dos

Espíritos: A verdadeira propriedade – Emprego da riqueza-

Desprendimento dos bens terrenos – Transmissão da riqueza

 

 

Jesus em casa de Zaqueu

 

4.      Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade; e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, o qual, desejoso de ver a Jesus para conhecê-lo, não o conseguia devido à multidão, por ser ele de estatura muito baixa. Por isso, correu à frente da turba e subiu a um sicômoro, 20 para o ver, já que Jesus devia passar por ali. Chegando a esse lugar, Jesus dirigiu o olhar para o alto e, vendo-o, disse-lhe: “Zaqueu, apressa-te em descer, porque preciso que me hospedes hoje em tua casa”. – Zaqueu desceu imediatamente e o recebeu jubiloso. Vendo isso, todos murmuravam, a dizer: “Ele foi hospedar-se em casa de um homem de má vida. (Veja-se, na Introdução, o item Publicanos.)

Entretanto, Zaqueu, pondo-se diante do Senhor, lhe disse: “Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres e, se causei dano a alguém, seja no que for, indenizo-o quatro vezes mais”. – Ao que Jesus lhe disse: “Esta casa recebeu hoje a salvação, porque também este é filho de Abraão; visto que o Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido”. (LUCAS, 19:1 a 10.)

 

20  N.E.: Figueira nativa de regiões tropicais e meridionais da África, introduzida no Mediterrâneo e cultivada pelos figos comestíveis e pela madeira, muito usada, no antigo Egito, em estátuas e sarcófagos.

 

-------------------------------

Próximo

Parábola do Mau Rico

 

 

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnKIphiq764ySeDruQFTacR9H0SpBZzbT0Bkun9aK60hgb4MAaAMHmCOo97DndEPn1CL6PNKt7TyWsLies5gGF6x7t-hg_g3amUOhGgFPGSPL99_iSmLfDR7KvqSsmBeP72xrGAct8uedX/

Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_Zacchaeus_in_the_Sycamore_Awaiting_the_Passage_of_Jesus_(Zach%C3%A9e_sur_le_sycomore_attendant_le_passage_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

 

 

Zaqueu (em gregoΖακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo"[1]), era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1-10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.

Por conta da lucrativa produção e exportação do bálsamo estar centralizada em Jericó, a posição de Zaqueu era muito cobiçada pelas riquezas que prometia[2][3]. No relato, ele chegou antes da multidão que estava ali para se encontrar com Jesus, que passava por Jericó a caminho de Jerusalém. Descrito como um homem de baixa estatura, Zaqueu então subiu numa figueira para que pudesse ver Jesus. Quando Ele chegou ao lugar, olhou para os ramos e chamou Zaqueu pelo nome, pedindo-lhe que descesse, pois pretendia visitar a sua casa. A multidão ficou chocada, pois Jesus, um judeu, estava disposto a ser o hóspede de um publicano.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zaqueu

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjESG8HZhjgV3i8DLiZvZtxPIoQV0HM2pDVtw35mnXSeROa_pU_wE-pri19o7L_KOX6i4ulbrl-Ujfrdy0AY_H0ie_bVjvdyZbAnWCtgfKq0ON_0duy2-6yeFtKsjTPL26fBssM0NOVi2sp/

Árvore Sicômoro. Jericó, Palestina. Numa dessas árvores Zaqueu subiu para ver Jesus passar. Foto Ismael Gobbo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieaRi5HfpfwcOuz4yNA-caibq_R4uozQXiMPP-_eEWTz39CDbaxMpjHG-gvCZ9XgmADL0WVonMZaOSjGaDkTzuBDJI0h1-bRgD1Q0h2AA9B7xovO0H04ZZaC48kN7Jw74sUGwk8YQaAzMp/

A cidade de Jericó, Palestina,  vista do Monte da Tentação. Foto Ismael Gobbo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiT5yNxJEmptOyKyiHIgB_oCONGcSKZzG1lValR3EajuVOthngkIqqIQwCRSPYe-KMr2bCQzdnZhyphenhyphenUOUsUTTE_p-4HGTXTdjOJCre1pzoaIy-9_tNMQQLOqn6FqgcMKthRElbtp2YrPqBfa/

Avenida de Jericó na direção de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/15-05-2018_arquivos/image018.jpg

Parábola do rico insensato. Óleo em painel de carvalho por Rembrandt

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_do_Rico_Insensato#/media/File:Rembrandt_-_The_Parable_of_the_Rich_Fool.jpg  

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image005.jpg

A adoração de Mamon. Óleo sobre tela por Evelyn De Morgan.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_worship_of_Mammon.jpg

 

 

LEIA SOBRE MAMON

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mamon

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEip80YcSaE7VcSapZRrrrlpdVy1LPC58b_pNcg9nC7PVlwlwa6mOQvQwIvIC8bribLrdm_p5lQOYSSCTgccf82ih8QoYT-RHAIyehAdlE3UTyG64bSl04Qm1_ZWZRhliIcgeI6nAJD3sQcXbTE32y2sQlG-WlhgO-LNY8N6mKpcdiyUVocthPhPW2etjQ

Jesus e o jovem rico. Pintura de Heinrich Hoffmann.

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hoffman-ChristAndTheRichYoungRuler.jpg

 

O Jovem Rico

16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”

17 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.

18 “Quais?”, perguntou ele.

Jesus respondeu: “‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe’[a] e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’[b]”.

20 Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?”

21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.

22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

23 Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. 24 E lhes digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo?”

Leia mais:

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Mateus+19%3A16-30%2CLucas+18%3A18-30&version=NVI-PT

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/12-12-2018_arquivos/image016.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image013.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

,https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbzADdW-lhyphenhyphendRmgtuD5VF15R-dtir5LyT79Eu8g64Uzrhr76-C5VO5SxAL_AVVxHMo6xy8tB-xksxIHbeX-4SCy4PKY4EiUbSY7JUQdGD8mNMrTbULfKuEusWwOmiT1dCdxQClbac-OKk8/

O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

A genialidade não percebida

 

Ele tinha dez anos. Chamava-se Joseph Brodsky e frequentava a escola na pacata cidade de Polyany, na Rússia. Ele a achava sufocante, enfadonha.

O que nos recorda o personagem criado por Maurice Druon, Tistu. Ele aprendera as primeiras letras, as somas, subtrações e divisões com sua mãe. Quando o mandaram para a escola, o resultado foi lamentável.

Quando começava o lento desfile das letras que caminham a passo pelo quadro-negro, quando começava a se desenrolar a monótona corrente dos três vezes três, cinco vezes cinco, sete vezes sete, ele caía no mais profundo sono.

Tistu colecionou muitos zeros, recebeu reprimendas de toda ordem. Nada pareceu adiantar.

Desistindo daquele aluno, o professor enviou uma carta ao pai: O seu filho não é como todo mundo, não é possível conservá-lo na escola.

Para Joseph, o relatório escolar foi mais contundente. Foi qualificado como teimoso, preguiçoso e mal-educado. Não fazia os deveres de casa ou os fazia de qualquer jeito.

Seus cadernos foram considerados uma bagunça de rabiscos.

Brodsky não era o aluno preferido de ninguém. Pulou de instituição em instituição, repetiu séries. No oitavo ano, decidiu abandonar a escola.

Sem diploma, sem futuro promissor, sem reconhecimento, Brodsky sobreviveu em trabalhos aleatórios. No entanto, em silêncio, ele escrevia.

Escrevia como quem respira, como quem se ancora ao mundo.

Após entrar em conflito com as autoridades soviéticas e ser exilado em 1972, estabeleceu-se nos Estados Unidos, onde se tornou um poeta laureado americano e lecionou em universidades de prestígio.

Seus livros de ensaios e as coleções de poesia abordam temas como a vida, a morte e a liberdade individual, combinando uma linguagem lírica com ideias eruditas.

Em 1987, aquele menino de cadernos rabiscados, considerado preguiçoso e sem valor, assombrou o mundo, recebendo o Prêmio Nobel de Literatura.

Não se tratava apenas de um reconhecimento individual, mas de uma lição universal.

O talento, muitas vezes, floresce em terrenos improváveis, desafiando a lógica das instituições.

A grande literatura não é produto de programas ou sistemas, mas da solidão humana que se recusa a calar, declarou ele mesmo, em seu discurso em Estocolmo.

Sua história nos lembra de que há criaturas que não se ajustam aos padrões vigentes porque carregam dentro de si algo muito próprio, que transcende o que consideramos normal, desejável e apreciado.

Joseph Brodsky prova que o brilho não se mede em boletins, que o talento não se curva às regras, e que alguns espíritos não foram feitos para seguir caminhos traçados. Mas para reescrevê-los, mostrando-nos algo diferente do nosso comum.

Quantos seres semelhantes já tivemos em nosso mundo? Quando aprenderemos a ser mais atentos, menos preconceituosos, mais maleáveis ao novo, ao inusitado?

Olhos de ver, ouvidos de ouvir, coração de sentir.

Ainda e sempre valiosas recomendações para não desconsiderarmos criaturas de valor, que transitam ao nosso lado, em nosso tempo.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 4, do livro
 
O menino do dedo verde, de Maurice Druon, ed. Livraria
 José Olympio, e em dados biográficos de Joseph Brodsky, além de
 artigos e notas a seu respeito, postadas em redes sociais variadas.
Em 10.11.2025

 

 

 

 (Copiado   https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7548&stat=0

Joseph Brodsky Data 31 de outubro de 1988 Fonte [1] Arquivos Nacionais Holandeses, Haia, Fotocollectie Algemeen Nederlands Persbureau (ANEFO), 1945-1989 Bestanddeelnummer 934-3497 Autor Anefo / Croes, R.C.

Esta imagem foi extraída de outro arquivo: Russische dichter en Nobelprijswinnaar Joseph Brodsky in aula UvA, kop, Bestanddeelnr 934-3497.jpg. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Brodsky

 

 

Copiados de:

https://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Brodsky

 

 

Cultivando paciência

 

Pelo Espírito Albino Teixeira.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coragem. Lição nº 03. Página 17.

 

Se você foi vítima de preterição em serviço, reconhecerá que isso aconteceu, em favor da sua elevação de nível.

Se perdeu o emprego, ante a perseguição de alguém que lhe cobiçou o lugar, creia que alcançará outro muito melhor.

Se um companheiro lhe atravessou o caminho, atrapalhando-lhe um negócio, transações mais lucrativas aparecerão, amanhã, em seu benefício.

Se determinada criatura lhe tomou a residência, manejando processos inconfessáveis, em futuro próximo, terá você moradia muito mais confortável.

Se um amigo lhe prejudica os interesses, subtraindo-lhe oportunidades de progresso e ajustamento econômico, guarde a certeza de que outras portas se lhe descerrarão mais amplas aos anseios de paz e prosperidade.

Se pessoas queridas lhe menosprezam a confiança, outras afeições muito mais sólidas e mais estimáveis surgirão a caminho, garantindo-lhe a segurança e a felicidade.

Mas nunca pretiras, não persigas, não atrapalhes, não desconsideres, não menosprezes e nem prejudiques a ninguém, porque sofrer é muito diferente de fazer sofrer e a dívida é sempre uma carga dolorosa para quem a contrai. 

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

Jó e seus amigos. Óleo sobre tela por Ilya Repin.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Job_(biblical_figure)#/media/File:Job_and_his_friends.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/12-11-2019_arquivos/image008.jpg

Parábola do servo ingrato.

Uma gravura de Jan Luyken ilustrando Mateus 18:28 na Bíblia Bowyer, Bolton, Inglaterra.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teachings_of_Jesus_12_of_40._parable_of_the_ungrateful_servant._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Bernhard_Plockhorst_-_Good_Shephard.jpg

Bom Pastor. Obra de Bernhard Plockhorst

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bernhard_Plockhorst_-_Good_Shephard.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB4Bp6VsjjUJDhJrKei8-HszXa9F4E6-4Z5iDPHBHrM3Jl0U9aYmJdPz9UAytgfi2K6TwKoef7cxd1hLh6MhC2_HMhOt23Sc57XJ9OAjf5XZY-4TGzQV8wFD3gYnMHQXMNho23EQRv4Cpl/

“Chamada dos primeiros Apóstolos”; também “Chamada dos Apóstolos”. Afresco de Domenico Ghirlandaio.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The.Calling.of.the.First.Apostles.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNsJyqO-LVnW0b6wituU0_ydxTUUYsuOU6KqkfR3Rc7xybEN_th5OcGL11jJoQD3aVdz_1r4SxonNgoIBfuo-nzIUdUd9i5lfnP47LrNrtHaAQTRAO45-19Cv-rjEdvldr7kf7hKXlI0JG/

Jesus ensina o povo à beira-mar. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://es.m.wikipedia.org/wiki/Archivo:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHc_wt66-bcJJs6e7O4TFt5_Tm-_rO9rgAuM9MmL_9kanstAijWxqUG6QSQ7U5cRBoK2yWqutXXLG3VMF9_b0e5lw9o8VXMp5-nF-3o6_ecCExxJjONovqfynHLtgI8ETf3i8fcGjEu8aV/

Jesus curando dez leprosos. Pintura de Gebhard Fugel.

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_17#/media/File:Gebhard_Fugel_Christus_und_die_Auss%C3%A4tzigen_c1920.j

 

 

 

Nota:

Mediunidade na infância e contatos com espíritos indígenas

O Blog Bruno Tavares (de Recife) transmitiu entrevista no dia 08 de novembro com Cesar Perri (São Paulo), sobre o capítulo “as surpresas com índios” de seu livro “Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões” (Cocriação, 2021). Em função de transes medianímicos na infância e na busca por atendimentos, surgem contatos com diversos médiuns, orientados por espíritos com características indígenas. Há relatos de manifestações inesperadas e pertinentes, espontâneas, em vários locais, presenciados desde a infância até momentos recentes.

Mensalmente esse Blog entrevista Perri sobre seu livro "Pelos caminhos da vida, memórias e reflexões", editado pela Cocriação, que contém registros e relatos históricos do movimento espírita nacional e internacional.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=zxvbid8rvUM

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

A ignorância dos cristãos sobre os demônios

Três motivos do silêncio sobre a origem dos “daimones”

 

Copiado de O Tempo/Colunas

Obra de José Reis Chaves 

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/28-01-2011_arquivos/image033.jpg

José Reis Chaves

Foto de Ismael Gobbo

 

É lamentável que os sábios cristãos – que são os que mais se destacam nos doutorados em filosofia e teologia – não saibam ou finjam que não sabem que os “daimones”, plural de “daimon” em grego, significam os espíritos ou as almas dos mortos!

Os teólogos, a Igreja e o próprio Jesus não explicam a origem e o significado dos “daimones”. Arrisco-me a dizer as causas. A primeira seria por Moisés proibir o contato com os espíritos dos mortos (Deuteronômio, capítulo 18). A segunda seria o silêncio do próprio Jesus sobre a sua origem. E a terceira seria o fato de as pessoas não gostarem de que elas próprias são “daimones” ao morrer – além de terem de admitir, pois, que seus próprios familiares desencarnados, entes tão queridos, são “daimones”!

Mais uns breves comentários. Moisés, como vimos, proibiu o contato com os “daimones”. Isso, porque havia muita enganação por médiuns que mentiam bastante para os parentes dos “daimones” dizendo que eram médiuns e tinham contato com eles. 

Moisés e Jesus

Hoje, muitos dizem que não existe contato com os “daimones”, uma vez que Moisés o proíbe! Lembro-os de que essa própria proibição de Moisés prova que o contato existe, porque ele não era doido de proibir uma coisa que não existe! 

Já o fato de Jesus também não ter dado explicações sobre o significado dos “daimones”, provavelmente, é porque o povo daquele tempo ainda não estava preparado para receber essa verdade. 

E a terceira causa creio que seja porque as pessoas não queriam ser os “daimones” ao morrer, pois era grande a má fama deles. Isso, apesar do fato de que todos nós, nos períodos de desencarnados, queiramos ou não, seremos também “daimones” bons ou ainda maus!

Espiritismo

Como os meus queridos leitores e queridas leitoras sabem, os meus livros e a minha coluna, às segundas-feiras, no diário O TEMPO, norteiam-se pela Bíblia, pela filosofia e pela Teologia Cristã-Espírita.

Por isso, recomendo aqui um livro que tem também muito a ver com meu pensamento: “O Espiritismo É Obra de Jesus”, publicado pela Editora Feal e que teve seminário de lançamento no último dia 8, na sede da Feal em Guarulhos (SP).

A obra é o resultado de pesquisas inspiradoras e profundas, que lançam uma nova luz sobre o verdadeiro papel do Cristo na transformação da humanidade, a partir da reflexão dos renomados autores Paulo Henrique de Figueiredo, Lucas Sampaio, Juliana Ramos Hilbert, Gilson Assis, Paula Macedo, Lúcia Gomes, Genesi Oliveira e Fabrício Hampshir. 

Essa fantástica e esclarecedora obra deve ser lida por todos os cristãos, sejam eles espíritas ou não.

 

 

(*) Com este colunista, desde 2000, professor de português e literatura aposentado, “O Espiritismo na Bíblia”, na TV Mundo Maior, e palestras e entrevistas em TVs no YouTube e Facebook. Seus livros estão também na Amazon, inclusive os em inglês e a tradução da Bíblia (Novo Testamento). [email protected] Cássia e Cléia.

 

(Recebido em email de Jose Reis Chaves [[email protected]] Copiado de:

https://www.otempo.com.br/opiniao/jose-reis-chaves/2025/11/10/a-ignorancia-dos-cristaos-sobre-os-demonios

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/09-02-2019_arquivos/image012.jpg

Representação de Moisés e as Tábuas da Lei em óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_079.jpg

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/15-08-2019_arquivos/image010.jpg

Jesus e o “Sermão  da Montanha”. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

 

 

 

 

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema  "Pais e Filhos: parceria reencarnatória?", com Sílvia Borges, no dia 14 de Novembro de 2025, 6ª feira, às 21h00. 
Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.

 

2 - Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV 

  

      

Cordialmente,

 

       CCE

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204;

www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected]

www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

[881-JornalMundoMaior] NA SENDA RENOVADORA.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

*NA SENDA RENOVADORA*
Enquanto nos demoramos nas teias da animalidade, costumamos centralizar a vida na concha envenenada do egoísmo, orientando-nos pelo cérebro, agindo pelo estômago e inspirando-nos pelo sexo.

A passagem na Terra significa, então, para nossa alma, o movimento feroz de caça e presa. O cálculo é o nosso modo de ser. A satisfação física é o nosso estímulo. O prazer dos sentidos é a finalidade de nosso esforço.

Entretanto, quando a luz do Evangelho se faz sentir em nosso coração, altera-se-nos a vida. O amor passa a reger nossas mínimas expressões individuais.

Chegada essa hora de renovação do nosso próprio Espírito, nossa existência se transforma numa pregação permanente aos que nos seguem os passos, de vez que a lâmpada acesa do ensinamento de Jesus, no imo da alma, é astro irradiante a clarear a marcha da vida.

Não te gastes, desesperando-te em exigências descabidas, nem te percas no cipoal das queixas sem significação.

Procura o Cristo, em silêncio, e grava as lições d’Ele nas páginas da própria luta de cada dia e quem te acompanha saberá encontrar, em tua conduta e em teus gestos, o abençoado caminho da elevação.

No livro:- *ALVORADA DO REINO* Emmanuel/Chico Xavier.

Magali Inês Brum/Colaboradora.

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/DM3PPFF657363F3C202BDCE8BF3B89DFBDE81C1A%40DM3PPFF657363F3.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM.

 

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

Nota: Entrevista pela USE-SP sobre o livro Movimento Espírita Internacional

 

Marco Milani, diretor da USE-SP, entrevistará os autores do livro Movimento espírita internacional. Origens, ideais e experiências, editado pelo CCDPE-SP. No dia 25 de novembro às 20 horas, haverá o diálogo ao vivo com os autores Cesar Perri (São Paulo), Charles Kempf (FSF, França) e Elsa Rossi (BUSS, Inglaterrra).

Acesse informações sobre o evento:

https://youtu.be/YHq4TryKXME?si=9U-ibcDu6aOI5aNv

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX))

 

 

Palestras novembro/2025 - Instituição Beneficente Nosso Lar

São Paulo, capital

Olá caro Ismael Gobbo e demais  companheiro(a)s leitores das páginas do Ismael. (🌻
Espero que todos estejam bem.

Segue em anexo a programação de palestras do Nosso Lar para o mês de novembro de 2025.

Aproveito também para fazer um convite especial para você e sua família:

Café Cultural: Reflexões à Luz da Filosofia Espírita
📅 Todo primeiro sábado do mês, às 10h30 (exceto neste dezembro de 2025, em que aconterá
 dia 13.12.2025.

📍 Nosso Lar — Praça Florence Nightingale, 79

Será uma alegria receber vocês! 💛

Abraço fraterno, 

 

Clodoaldo de Lima Leite  

Presidente voluntário da IBNL

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Correio Espírita - Jornal de novembro de 2025

Problemas com a mensagem? visualize no navegador.

 

Image

 

Jornal Correio Espírita de novembro de 2025

 

Olá

 

Destaques:

- A psicometria será utilizada pela medicina no futuro?;

- 11º Congresso Espírita Mundial e 1º Congresso Espírita Mundial de Juventude;

- Lei natural;

- Tempo para tudo;

- Onde se localiza a memória: no espírito ou no perispírito?

Tudo isso e muito mais no Correio Espírita.

www.correioespirita.org.br

Assinaturas on-line, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

 

Assine via pix: 07293460000102 (Entre emcontato conosco)

 

 

Image

Facebook

Twitter

Instagram

 

 

APES: programme d'activités spirites NOVEMBRE 2025

Programa de atividades espíritas - novembro de 2025

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

Comme chaque mois, nous venons vers vous afin de vous présenter notre programme d'activités spirites du mois de NOVEMBRE  2025. 

 

Pour vous permettre de vous ressourcer dans l'étude et la compréhension de notre vie sur terre, et de sa continuité dans le monde spirituel, notre centre spirite APES, vous invite à venir et à partager la connaissance spirite dans un moment agréable  d'étude et d'Assistance Spirituelle, en assistant à nos cycles d'exposés sur de thèmes spirites divers et variés. 

 

Voici un petit résumé de nos exposés :

 

Les études mensuelles sur les les concepts, les principes et les valeurs moraux du Spiritisme : entrée libre et gratuite

- Le vendredi 07 et samedi 08 novembre 2025 : L'étude du Livre des Médiums (Allan Kardec), Partie 2 : des manifestations spirites, Chapitre 5 : Théorie des manifestations spirites : Bruits, tapages et perturbations, items 89 à 91. 

 - Le vendredi 21 et samedi 22 novembre 2025 : L'étude du livre La GENÈSE selon le spiritisme (Allan Kardec), chapitre 2 (suite) : Dieu, "Existence de Dieu : réflexions spirites".

 

Les thèmes spirites qui nous interpellent sur la nôtre existence en tant qu'Esprit en évolution : entrée libre et gratuite.

- Le vendredi 14 novembre 2025 : L'Evangile selon le Spiritisme (Allan Kardec), Introduction, Partie II livre 2,  "Contrôle universel de l'enseignement des Esprits.

- Le samedi 15 novembre 2025 : conférence de Mikaël Ponsardin sur le thème "Le Spiritisme expliqué " - Les clés pour comprendre la cohérence et la portée universelle de la Doctrine spirite.

- Le vendredi 28 novembre 2025 : "Réflexions spirites sur le TEMPS : L'Homme et l'Esprit", La Genèse selon le Spiritisme (Allan Kardec), chapitre VI - Uranographie générale  : L'espace et le temps." 

- Le samedi 29 novembre 2025 : l'exposé libre "Les commémorations de la Toussaint : un regard spirite sur les hommages que nous portons à nos chers disparus.

 

Pour plus d'information, veuillez trouver en pièce jointe le programme détaillé de ces activités pour les mois de NOVEMBRE 2025.

ou consulter n'hésitez pas à consulter notre site www.apes-asso.fr 

ou nous contacter :  [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158 (merci de laisser votre message)

 

Au plaisir de vous accueillir et partager avec vous ces moments d'étude et de connaissance spirite.

Cordialement

 

Anita Becquerel

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

TRADUÇÃO AO PORTUGUÊS PELO GOOGLE TRADUTOR

 

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

 

Como fazemos todos os meses, escrevemos para apresentar nossa programação de atividades espirituais para novembro de 2025.

 

Para que vocês possam se revigorar por meio do estudo e da compreensão de nossa vida na Terra e sua continuidade no mundo espiritual, nosso centro espiritual APES os convida a participar de um ambiente agradável de estudo e orientação espiritual, compartilhando conhecimento espiritual, por meio de nossa série de apresentações sobre diversos temas espirituais.

 

Segue um breve resumo de nossas apresentações:

 

Estudos mensais sobre os conceitos, princípios e valores morais do Espiritismo: entrada gratuita.

- Sexta-feira, 7 de novembro e sábado, 8 de novembro de 2025: Estudo do livro "O Livro dos Médiuns" (Allan Kardec), Parte 2: Manifestações Espíritas, Capítulo 5: Teoria das Manifestações Espíritas: Ruídos, Barulhos e Perturbações, itens 89 a 91.

 

- Sexta-feira, 21 de novembro e sábado, 22 de novembro de 2025: Estudo do livro "Gênesis Segundo o Espiritismo" (Allan Kardec), Capítulo 2 (continuação): Deus, "A Existência de Deus: Reflexões Espíritas".

 

Temas espíritas que nos desafiam a refletir sobre nossa existência como Espíritos em evolução: entrada gratuita.

 

- - Sexta-feira, 14 de novembro de 2025: O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec), Introdução, Parte II, Livro 2, "Controle Universal dos Ensinamentos dos Espíritos".

 

- Sábado, 15 de novembro de 2025: Palestra de Mikaël Ponsardin sobre o tema "Espiritismo Explicado" - As chaves para compreender a coerência e o alcance universal da doutrina espírita.

 

- Sexta-feira, 28 de novembro de 2025: "Reflexões Espíritas sobre o TEMPO: Homem e Espírito", Gênesis Segundo o Espiritismo (Allan Kardec), Capítulo VI - Uranografia Geral: Espaço e Tempo.

 

- Sábado, 29 de novembro de 2025: Apresentação gratuita intitulada "Comemorações do Dia de Todos os Santos: Uma Perspectiva Espírita sobre as Homenagens que Prestamos aos Nossos Falecidos".

 

- Para mais informações, segue em anexo o programa detalhado das atividades para novembro de 2025.

 

Alternativamente, visite nosso site www.apes-asso.fr

 

Ou entre em contato conosco: [email protected] ou pelo telefone +33 7 82 09 71 58 (deixe uma mensagem).

 

Aguardamos sua presença e esperamos compartilhar com você esses momentos de estudo e aprendizado espiritual.

 

Atenciosamente,

 

Anita Becquerel

Presidente da APES

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo as Pessoas do Amanhã Hoje.

 

Recebemos você em 22 rue des Laitières, 94300 Paris Vincennes

Todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30, e

todos os segundos e últimos sábados do mês, a partir das 14h30,

exceto feriados.

 

Para mais informações, ligue para 0141 931 708 ou acesse nosso site:

 

http://www.apes.asso.fr

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

 

Conheça o novo lançamento da

EVOC - Editora Virtual O Consolador

 

 

Foi publicado no dia 28 de outubro, pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, o e-book “A pesquisa de Ernesto Bozzano confirma e complementa a Codificação Espírita”, de autoria de Paulo da Silva Neto Sobrinho. O download do livro é gratuito.  https://www.oconsolador.com.br/ano19/947/especial2.html

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita - edição novembro

CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP

 

 

ACESSO:  

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/11/Jornal-Momento-Esp-Nov-25-min.pdf

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]

 

 

Cairbar e Eurípedes: Colunas do Espiritismo, e outros destaques da RIE de novembro

 

ACESSE AQUI:

https://emktlw.com.br/accounts/29946/messages/1170/preview?c=1761855149&contact_id=12492&email=igobi%40uol.com.br&envelope_id=947

 

 

 

 

 

Campanha de Natal

Natal Solidário - GEPAR 2025

Campanha de natal

 

Natal Solidário - GEPAR 2025 ✨

 

Neste Natal, o amor pode estar dentro de uma cesta… ou no sorriso de uma criança! 💖 O GEPAR – Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação convida você a participar da nossa Campanha de Natal, que une solidariedade, esperança e carinho por nossas famílias e crianças. 🌟 Como participar: ✅ Apadrinhe uma criança e realize um sonho de Natal 🎁 ✅ Doe uma Cesta Básica + Panetone (R$85,00) e leve alimento e alegria para uma família 🌽🍞 💚 PIX para doação: 📩 [email protected] 📦 Entrega dos...

 

 

 

Edição 124 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol124.pdf

 

(Recebido de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Outubro.2025

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Informes outubro – GEPAR

Acesse abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://gepar.org.br/so/e8PcRlmfj?languageTag=pt&cid=97238337-5521-4257-a902-bdb74c6f5aaf

 

 

 

O ambicioso projeto editorial de Kardec

antes de partir (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

O ambicioso projeto editorial de Kardec antes de partir
Você sabia que, antes de sua desencarnação, em março de 1869, Allan Kardec deixou delineado e pronto para publicação um ambicioso projeto editorial?

Ele desejava criar uma editora e livraria própria, que seria a responsável pela publicação das obras do espiritismo e a distribuição de um catálogo trazendo nomes de obras para os estudiosos do espiritismo.

Leia agora: www.bit.ly/ProjetoEditorialKardec

 

“Este último empreendimento representava a concretização de um sonho antigo do codificador do espiritismo”, escreve Adair Ribeiro Jr., curador do Museu AKOL – AllanKardec.online.

A Livraria Espírita e de Ciências Psicológicas foi concebida para ser mais do que um mero ponto de venda. Kardec idealizou-a como um espaço para conter obras de todas as épocas, funcionando como um centro de aquisição de materiais destinados à formação de uma biblioteca espírita.

Você vai ficar sabendo o que Kardec pretendia com a seleção e catalogação de outros títulos de variados gêneros da literatura, além das obras fundamentais, por ele considerados necessários para a complementação dos estudos dos espíritas.

Não deixe de ler. Vale muito conhecer esses bastidores da história de Kardec e do espiritismo: www.bit.ly/ProjetoEditorialKardec

 

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

Convite 14º   Encontro Espirita AFA e Gp Espirita Irmão Gabriel. Pirassununga, SP

 

É com grande alegria que convidamos a todos para o
14º Encontro Espírita da AFA e Grupo Espírita Irmão Gabriel.

O evento será presencial e ocorrerá na Academia da Força Aérea

no dia 08 de novembro de 2025, sábado, das 08h às 17h.

O tema geral será:
"VIVER COM E PARA JESUS: DESAFIO DO HOJE"

Estarão conosco conduzindo as reflexões deste encontro: 

  • Artur Valadares - São Carlos/SP
  • Denis Dias - Amparo/SP
  • Apresentação musical – Anatasha Meckenna - Rio de Janeiro/RJ
  • Leonardo Arruda - Limeira/SP
  • Gilson Roberto - Porto Alegre/RS
  • Saulo Amui - Sacramento/MG

 

Serão disponibilizadas apenas 200 vagas.
Clique no link abaixo e participe!

https://www.irmaogabriel.com.br 

Fraternalmente;
Equipe de Trabalhadores do Grupo Espírita Irmão Gabriel

 

 

(Recebido em email de Ademir Mendess [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

FEB de Portas Abertas/ Explanação do

Evangelho, Evangelho no lar e Irradiação

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/11/10/feb-de-portas-abertas-explanacao-do-evangelho-evangelho-no-lar-e-irradiacao/

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

FEP- Federação Espírita Pernambucana

Recife

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/Fepernambucana/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 FEPB- Federação Espírita Paraibana

João Pessoa  

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/FEPB.OFICIAL/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

  

 

Movimento Espírita Internacional. Origens, ideais e experiências – Comentários iniciais

 

Os autores atuaram como dirigentes de instituições, de entidades federativas nacionais e do Conselho Espírita Internacional. Essa obra reúne depoimentos e informações fundamentadas em documentos e registros fotográficos sobre a vivência de Kempf, Elsa e Perri, em momentos prévios e principalmente durante o desenvolvimento do Conselho Espírita Internacional nas gestões de Nestor João Masotti e de Charles Kempf como secretários-gerais do CEI. Em função dessas vivências, fazem análises, reflexões e apresentam ideias para se repensar o movimento espírita de forma diferente, tirando as lições do passado para construir um futuro melhor.

De trechos de prefácios:

“A história do Movimento Espírita Internacional é, acima de tudo, a história da perseverança de ideais universais que transcendem fronteiras, idiomas e culturas. Desde os primeiros passos da codificação espírita, Allan Kardec acentuou a vocação do espiritismo para a universalidade, firmando-o como uma doutrina destinada ao progresso moral e intelectual de toda a humanidade. Este livro, Movimento Espírita Internacional: origens, ideais, experiências, apresenta-se como um testemunho eloquente dessa vocação. Sob a escrita lúcida e serena de Charles Kempf, Elsa Rossi e Antonio Cesar Perri de Carvalho, somos conduzidos através das origens, dos princípios e das experiências que moldaram o esforço de união entre os espíritas de diversos países, culminando na criação do Conselho Espírita Internacional, em 1992.

[...] Cada experiência relatada neste livro ilumina a certeza de que a missão espírita é coletiva, progressiva e fundamentada no amor pela verdade. A unidade de princípios, a diversidade de expressões e a convergência moral dos espíritas são os alicerces sobre os quais se edifica, com perseverança, o Movimento Espírita em escala planetária. Esta obra, portanto, é mais do que um registro de fatos; é um convite a todos nós, espíritas de diferentes origens, para que, inspira dos pela universalidade do ensino dos Espíritos e pela grandeza do ideal kardequiano, continuemos na edificação de uma comunidade internacional, baseada no estudo, na caridade e na fé raciocinada.” – Júlia Nezu de Oliveira.

“Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que o objetivo deste livro não é recriminar ninguém. Pretende, acima de tudo, ser um compêndio histórico do trabalho realizado por nossos antecessores e por aqueles que os seguiram no trabalho de unificação do Movi mento Espírita em nível mundial. [...] É claro que ainda levará muito tempo até que tenhamos um Movimento Espírita unido, porque não esqueçamos, ele é composto apenas pela soma de todos os humanos que somos e que aderem às ideias da filosofia.Existem muitas vias, caminhos variados. Muitas vezes perdemos o rumo, hoje ainda, mas tenho certeza de que um dia construiremos um mundo melhor.Obrigado aos autores deste livro por me permitirem me expressar! Jean Paul Évrard.”

Alguns comentários iniciais:

C. Reis:

"Excelente. Tive o privilégio de conviver com Nestor. Participar de algumas ações do Conselho, ver os esforços de Elsa, Charles e a, sua generosa participação. Conheci Jean Paul e muitos bons e dedicados companheiros.  Acompanhei as questões ligadas à Revista Espírita, viajamos juntos com Roger. Também gostei de suas considerações a respeito das atualidades, das mudanças na legislação, nas questões tecnológicas que envolvem as atividades das casas espíritas. Parabéns pela Excelente apresentação. Muito obrigado "

L.Rocha:

Gratidão Professor pela abordagem e exemplos citados, sempre nos enriquecendo, nos ofertando conhecimentos tão oportunos.

O.M.Filho:

Parabéns por mais esse trabalho.

N. Guimarães:

Parabéns!

Em redes sociais, vários com o sinal:

👍👍👍

Informações sobre o livro:

https://ccdpe.org.br/produto/movimento-espirita-internacional-origens-ideais-e-experiencias/

DE: https://grupochicoxavier.com.br/movimento-espirita-internacional-origens-ideais-e-experiencias-comentarios-iniciais/

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

  

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier. Boletim semanal – Ano XI. 2a semana de Novembro de 2025

GEECX_LogoOriginal.png

 

GEECX_LogoOriginal.png

Problemas sociais e violências; Laços de família fortalecem-se com a reencarnação; Parábola das bodas na visão espírita; Diálogo de Jesus sobre o nascer de novo; Justiça Divina é o tema em Visão DuBem; Perturbação espiritual e os chamados; Análise sobre religiosidade através dos tempos; Movimento Espírita Internacional. Origens, ideais e experiências – Comentários iniciais; Rotulagem

 

Artigo:

- Problemas sociais e violências:

https://grupochicoxavier.com.br/problemas-sociais-e-violencias/

 

Estudo do Evangelho:

- Laços de família fortalecem-se com a reencarnação:

https://grupochicoxavier.com.br/lacos-de-familia-fortalecem-se-com-a-reencarnacao/

 

- Parábola das bodas na visão espírita:

https://grupochicoxavier.com.br/a-parabola-das-bodas-na-visao-espirita/

 

- Diálogo de Jesus sobre o nascer de novo:

https://grupochicoxavier.com.br/dialogo-de-jesus-sobre-o-nascer-de-novo/

 

Vídeos:

- Justiça Divina é o tema em Visão DuBem:

https://grupochicoxavier.com.br/justica-divina-e-o-tema-em-visao-dubem/

https://www.youtube.com/live/HSRSTqgJt94

 

- Perturbação espiritual e os chamados:

https://grupochicoxavier.com.br/perturbacao-espiritual-e-os-chamados/

 

Notícias:

- Análise sobre religiosidade através dos tempos:

 

https://grupochicoxavier.com.br/analise-sobre-religiosidade-atraves-dos-tempos/

 

 

Bibliografia:

-Movimento Espírita Internacional. Origens, ideais e experiências– Comentários iniciais:

https://grupochicoxavier.com.br/movimento-espirita-internacional-origens-ideais-e-experiencias-comentarios-iniciais/

 

Mensagem

Rotulagem:

https://grupochicoxavier.com.br/rotulagem/

o0o

 

“Não querer superioridades para a sua pátria de origem e nem diminuí-la com alusões impensadas.Abolir a palavra “estrangeiro” da sua linguagem e tratar os filhos de outros povos, por verdadeiros irmãos” - André Luiz.

 

(Xavier, Francisco Cândido; Vieira, Waldo. Espíritos diversos. Entre irmãos de outras terras. Cap. 01. Rio de Janeiro: FEB. 1966)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita.  Londrina, PR. Acesse abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

http://www.oconsolador.com.br/ano19/948/principal.html

 

 

 

 

 

 Sebastião Lasneau

(12-11-1900 / 30-03-1969)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2022/MARCO/30-03-2022_arquivos/image056.jpg

Sebastião Lasneau

O Consolador

Sebastião Lasneau nasceu em Barra do Piraí,  pequena cidade do Vale do Paraíba, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 12 de novembro, de 1900, como filho de Evilásio Antônio Lasneau e Etelvina Santos Lasneau. Desencarnou na mesma cidade em 30 de março de 1969.

Menino pobre, o pequeno Sebastião começou a trabalhar muito cedo em atividades humildes em Paracambi e Mendes, cidades do interior  fluminense, até ser admitido como funcionário da  Estrada de Ferro Central do Brasil, onde permaneceu por vinte anos, aposentando-se por invalidez. Nessa ocasião, exercia as funções de cabineiro na Estação de  Sant´Ana da Barra.

Depois da aposentadoria e já espírita convicto, perdeu completamente a visão, consequência de enfermidade ocular (glaucoma). Diabético, sofria também do fígado e experimentava dores lancinantes causadas por uma persistente polinevrite.  Recorreu, sem sucesso, à ajuda da Medicina. Apesar do sofrimento físico, mantinha-se em consciente e resignada aceitação, consolado pela lógica da Doutrina Espírita, que ensina não existir efeito sem causa.

Sempre orava, rogando forças para resistir à dura prova a que era submetido, sem esquecer as ações do bem.  Foi quando confrades de Belo Horizonte aconselharam-no a ir à cidade de Caratinga, Minas Gerais. Lá chegando, foi conduzido à Fazenda Eureka, no município de  Itaomi, onde funcionava o Grupo da Fraternidade Joseph Gleber, fundado por Jerry Labbale e companheiros da capital mineira, entre os quais Fábio Machado, Jair Soares, Jarbas Franco de Paula, Lídio Henriques e Ênio Wendling. Em suas  amplas dependências, inauguradas em janeiro de 1952, realizavam-se notáveis reuniões com o médium Antônio Sales, através de cuja  faculdade ectoplasmática,  materializavam-se Espíritos que socorriam portadores de enfermidades várias. Lasneau, submetido à ação desses Espíritos generosos, pôde, finalmente, ser aliviado de suas dores. Não recuperou a visão, mas ficou livre das dores incômodas que sentia no globo ocular.

Sebastião Lasneau era poeta, repentista e trocadilhista; fazia versos de improviso e qualquer motivo lhe sugeria um tema. Além de poeta, foi excelente expositor de temas doutrinários do Espiritismo, tendo realizado apreciável  tarefa no campo da divulgação doutrinária. Proferiu grande número de palestras em instituições espíritas do Estado do Rio de Janeiro e em outras unidades da Federação, notadamente Minas Gerais.  Aproveitava sempre o trajeto de suas viagens para elaborar quadrinhas primorosas, com temas evangélicos e doutrinários, a fim de brindar o público ouvinte.

Visitava com bastante frequência seu amigo Francisco Cândido Xavier, participando de reuniões em Pedro Leopoldo e Uberaba. Quando em Belo Horizonte, incentivava o Movimento Espírita Juvenil, frequentando  os eventos das poucas mocidades espíritas, então existentes, entre elas, a Maria João de DeusNina  Arueira e O Precursor. Compôs versos e melodia para os hinos das duas primeiras agremiações acima citadas, e apenas os versos para o hino da última, versos musicados por  Maria Philomena Aluotto Berutto, que ocuparia mais tarde a presidência da Federativa Mineira.

Casado, em primeiras núpcias, com  Augusta Dias Lasneau, com ela conviveu durante sete anos, enviuvando-se, inesperadamente, com dois filhos em tenra idade. Algum tempo depois,  desposou Olívia Lasneau, que se tornou mãe carinhosa para seus filhos e esposa dedicada durante trinta e seis anos.

Nenhum de seus biógrafos registra quando  se tornou  adepto do Espiritismo. É inegável, porém, ter recebido influência de seu concunhado, o também poeta Alfredo Nora, espírita convicto, servidor, como ele, da Central do Brasil, e desencarnado em 1948. A ele, dedicou Nora, através de Chico Xavier, dois sonetos em versos heptassílabos, com o título de Carta Ligeira, precedidos desta quadra explicativa:  Meu Lasneau, não é bilhete, / Não é ofício nem ata, / É o coração que desata / Meus pesares num lembrete. Tal poema foi psicografado em 2 de julho de 1960, em Uberaba, estando presente Lasneau. Posteriormente, foi incluído no livro Parnaso de Além Túmulo. O certo é que, em 1944, ingressa ele no quadro social do Grêmio Espírita de Beneficência, de Barra do Piraí, instituição a que dedicou a maior parte de sua vida.

Publicou, com enorme dificuldade, alguns  livros de sua autoria, entre os quais:  Pôr do Sol, Versos para Eva Musa, Versos para a Mocidade, Poemas de Barra do Piraí, Cancioneiros da  Fraternidade, Almas que Cantam.

Lasneau dedicou-se, também, ao jornalismo, sendo redator de vários jornais, inclusive do Jornal do povo, de Barra do Piraí. Escrevia crônicas e poesias, conforme se pode ver nas edições do jornal, referentes ao ano de 1941.  Cidadão honorário da cidade de Guarani, MG, após sua desencarnação, como homenagem póstuma foi eleito Patrono do Círculo dos Missivistas Amigos,  movimento fraterno que promove correspondência entre pessoas livres e  pessoas encarceradas, em todo o Brasil.

Lasneau foi, de fato, um dos grandes vultos  espíritas brasileiros, cuja obra teve por cenário numerosas  cidades brasileiras,  onde se fazia presente, através de participação efetiva e constante, tornando-se, por isso, uma personalidade querida e requisitada por todos.


(Extraído de “O Espírita Mineiro”, trabalho de  Antônio de Souza Lucena e Paulo Alves Godoy, com depoimentos de Arnaldo Rocha e Cléber Varandas)

(Copiado de http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/sebastiaolasneau.html)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2022/MARCO/30-03-2022_arquivos/image057.jpg

 Lenine Brum Junqueira Passos, Ircema, Chico Xavier, Sebastião Lasneau e esposa

Imagem copiada de https://laboratorioespirita.blogspot.com/2017/10/sebastiao-lasneau1.html

http://www.noticiasespiritas.com.br/2022/MARCO/30-03-2022_arquivos/image058.jpg

Gravura feita durante a construção da Estrada de Ferro D. Pedro II até Barra do Piraí. 1864. Autor desconhecido.

Foto do Arquivo Nacional. Copiada de:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gravura_feita_durante_a_constru%C3%A7%C3%A3o_da_Estrada_de_Ferro_D._Pedro_II_at%C3%A9_Barra_do_Pira%C3%AD.tiff

 

 

Sebastião Lasneau nasceu e desencarnou na cidade de Barra do Piraí, RJ

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/NOVEMBRO/11-11-2023_arquivos/image083.jpg

Visita do Presidente Eurico Gaspar Dutra em Barra do Piraí (RJ). 25-8-1947. Arquivo Nacional.

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_do_Pira%C3%AD

http://www.noticiasespiritas.com.br/2022/MARCO/30-03-2022_arquivos/image059.jpg

Inauguração de uma ponte ferroviária sobre o rio Paraíba, Barra do Piraí, província do Rio de Janeiro, Império do Brasil, c.1888. Autor: Marc Ferrez. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Inauguration_of_railroad_bridge_brazil_1888.jpg

 

 

Sebastião Lasneau nasceu e desencarnou na cidade de Barra do Piraí, RJ

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2022/MARCO/30-03-2022_arquivos/image060.jpg

Estação ferroviária  em Santana de Barra. Atualmente abandonada. (Barra do Piraí, RJ)

Copiada de:  http://wikimapia.org/12097423/pt/Esta%C3%A7%C3%A3o-ferrovi%C3%A1ria-de-Santana-da-Barra

 

Sebastião Lasneau trabalhou na estação ferroviária de Santana de Barra.

 

 

 

Pai Nosso

 

Monsenhor José Silvério Horta

 

Pai Nosso, que estás nos Céus

Na luz dos sóis infinitos,

Pai de todos os aflitos

Neste mundo de escarcéus.

Santificado, Senhor,

Seja o Teu nome sublime,

Que em todo Universo exprime

Concórdia, ternura e amor.

Venha ao nosso coração,

O teu reino de bondade,

De paz e de claridade

Na estrada redenção.

Cumpre-se o teu mandamento

Que não vacila e nem erra

Nos Céus, como em toda a Terra

De luta e de sofrimento.

Evita-nos todo o mal,

Dá-nos o pão no caminho,

Feito de luz, no carinho

Do pão espiritual.

Perdoa-nos, meu Senhor,

Os débitos tenebrosos,

De passados escabrosos,

De iniquidade e de dor.

Auxilia-nos também,

Nos sentimentos cristãos,

A amar aos nossos irmãos

Que vivem longe do bem.

Com a proteção de Jesus

Livra a nossa alma do erro,

Neste mundo de desterro,

Distante da vossa luz.

Que a nossa ideal igreja,

Seja o altar da Caridade,

Onde se faça a vontade

Do vosso amor …

Assim seja.

 

Mensagem recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, ditada pelo Espírito Monsenhor José Silvério Horta, constante do livro Parnaso de Além-Tímulo,(12ª Ed. – FEB).

 

(Copiado do site http://www.centronocaminhodaluz.com.br/index.php/artigo5036/)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/NOVEMBRO/11-11-2022_arquivos/image040.jpg

Monsenhor José Silvério Horta. Imagem/fonte:

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/fotografico_docs/photo.php?lid=32884 

 

 

LEIA A BIOGRAFIA DE MONSELHOR JOSÉ SILVÉRIO HORTA:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Silv%C3%A9rio_Horta   

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image012.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/21-10-2017_arquivos/image049.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Amor Infinito

A religião de Jesus

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]