Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 26 de setembro de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/26-09-2025.htm

  

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/24-09-2025.htm

23-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/23-09-2025.htm

22-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/22-09-2025.htm

20-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/20-09-2025.htm

19-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/19-09-2025.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

800px-Sir_Lawrence_Alma-Tadema_-_The_finding_of_Moses

A descoberta de Moisés. Óleo sobre tela de Lawrence Alma-Tadema.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sir_Lawrence_Alma-Tadema_-_The_finding_of_Moses.jpg

800px-Eventos_de_la_vida_de_Moisés_(Sandro_Botticelli)

As provações de  Moisés. Afresco de Sandro Botticelli. Capela Sistina.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Prova%C3%A7%C3%B5es_de_Mois%C3%A9s_(Botticelli)

Leia sobre a obra clicando no link

Witch_of_Endor_(Martynov)_detail

A Bruxa de Endor. Obra de D. Martynov (1826-1889)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Witch_of_Endor

 

Bruxa de Endor

Na Bíblia Hebraica, a Bruxa de Endor é uma mulher que Saul consultou para convocar o espírito do profeta Samuel no capítulo 28 do Primeiro Livro de Samuel , a fim de receber conselhos contra os filisteus em batalha depois de suas tentativas anteriores de consultar Deus através do sagrado muitos e profetas haviam falhado. [1] [2] A bruxa está ausente da versão desse evento relatada no Livro deuterocanônico de Sirach (46: 19–20).

Mais tarde, a teologia cristã encontrou problemas com essa passagem, pois parecia implicar que a bruxa havia convocado o espírito de Samuel e, portanto, a necromancia e a magia eram possíveis.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Witch_of_Endor

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/27-10-2018_arquivos/image008.jpg

Delphine de Girardin

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Louis_Hersent_-_Delphine_de_Girardin.jpg

 

 

 

Delphine de Girardin

Ela nasceu em Aachen e batizou Delphine Gay . Sua mãe, a conhecida Madame Sophie Gay , criou-a no meio de uma brilhante sociedade literária. Sua prima era a escritora Hortense Allart . [1] Gay publicou dois volumes de miscelânea, Essais poetiques (1824) e Nouveaux Essais poétiques (1825). Uma visita à Itália em 1827, durante a qual ela foi entusiasticamente recebida pelos letrados de Roma e até coroada na capital, produziu vários poemas, dos quais o mais ambicioso foi Napoline (1833).

O casamento de Delphine em 1831 com Émile de Girardin abriu uma nova carreira literária. Os esboços contemporâneos que ela contribuiu de 1836 a 1839 para o La Presse , sob o nome de pluma de Charles de Launay , foram coletados sob o título de Lettres parisiennes (1843) e obtiveram um sucesso brilhante. Contes d'une ville fille a ses neveux (1832), La Canne de Monsieur de Balzac (1836) e Il ne faut pas jouer à la douleur (1853) estão entre os mais conhecidos de seus romances; e suas peças dramáticas em prosa e verso incluem L'École des journalistes (1840), Judith (1843),Cléopâtre (1847), Lady Tartuffe (1853), e as comédias de um ato, C'est la faute du mari (1851), La Joie fait peur (1854), Le Chapeau d'un horloger (1854) e Une Femme qui deteste filho mari , que não apareceu até depois da morte do autor, que ocorreu em Paris.

Madame Girardin exerceu considerável influência pessoal na sociedade literária contemporânea, e em sua sala de visitas encontravam-se frequentemente Théophile Gautier , Honoré de Balzac , Alfred de Musset e Victor Hugo . Seus trabalhos coletados foram publicados em seis volumes (1860-1861).

https://en.wikipedia.org/wiki/Delphine_de_Girardin

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/27-10-2018_arquivos/image009.jpg

Jornal “La Presse” de 01-07-1855 homenageia  Delphine de Girardin por ocasião de sua morte ocorrida no dia 29-06-1855.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k4769982.item

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6GBn5xlHTfQBE5QOwCTitfn5Ol965313doyKH-n1v1QosGcfogd-kf5Auib0SBD7mkLW4_F6auN9jOOYsNqQT57CIqdFacrZ5sYq6U0hzKgDnykQEPPXi9eTuvWDSh5IAgqJRmRqgeuyK/

Cópia da Estátua de Michelangelo executada  em bronze pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Exposta na Galeria Prestes Maia,  São Paulo, Brasil.. Foto Ismael Gobbo

DSC03061

Cena retratando Jesus e a  transformação da água em vinho. Quadro  em igreja de Caná, Israel.

Foto Ismael Gobbo

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPu58FgS6l32NKT1ENV6_8Ah1Om7-B8UNbkL50gTAYFdMnILD21H0Z-aH9qkaMWrTWivD9GqnXdz6i-d0lgLLIaVI-0IrF9dMg4ij2InWRdLHwlNn2_rPqyPLyEWwlaB18DCSqalFhBr_T/

Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO XI

----------

Amar o próximo

como a si mesmo

 

-  o mandamento maior. Fazermos aos outros o que gostaríamos

que os outros nos fizessem. Parábola dos Credores e dos Devedores

- Daí a César o que é de César – Instruções dos Espíritos: A lei

de amor – O egoísmo – A fé e a caridade – Caridade para com

os criminosos- Deve-se expor a vida por um malfeitor?

 

O mandamento maior. Fazermos aos outros o

que gostaríamos que os outros nos fizessem.

Parábola dos Credores e dos Devedores

 

1. Os fariseus, tendo sabido que Ele fechara a boca dos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, propôs-lhe esta questão, para o tentar: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? – Jesus respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este é o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos. (MATEUS, 22:34 a 40.)

2. Fazei aos homens o que gostaríeis que eles vos fizessem, pois é nisto que contem a lei e os profetas. (MATEUS, 7:12.)

Tratai todos os homens como gostaríeis que eles vos tratassem. (LUCAS, 6:31.)

3. O Reino dos céus é comparável a um rei que quis tomar contas aos seus servidores. Tendo começado a fazê-lo, apresentaram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Mas como não tinha meios de os pagar, mandou seu senhor que o vendessem a ele, sua mulher, seus filhos e tudo que lhe pertencesse, para pagamento da dívida. O servidor, lançando-se aos seus pés, o conjurava, dizendo: “Senhor, tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo”. – Então o senhor, tocado de compaixão, deixou-o ir e lhe perdoou a dívida. Esse servidor, porém, ao sair encontrou um de seus companheiros, que lhe devia cem dinheiros, o segurou pela goela e, quase a estrangulá-lo, dizia: “Paga-me o que me deves”. – O companheiro, lançando-se aos seus pés, o conjurava, dizento: “Tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo”. – Mas o outro não quis escutá-lo; foi-se e o mandou prender, para tê-lo preso até pagar o que lhe devia.

Os outros servidores, seus companheiros, vendo o que se passava, foram, extremamente aflitos, e informaram o senhor do que acontecera. Então, o senhor, tendo mandado vir à sua presença aquele servidor, lhe disse: “Meu servo, eu te havia perdoado tudo o que me devias porque me pediste. – Não estavas desde então no dever de também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?”- E o senhor, tomado de cólera, o entregou aos verdugos, para que o retivessem, até que ele pagasse tudo o que devia.

É assim que meu Pai, que está no Céu, vos tratará, se não perdoardes, do fundo do coração, as faltas que vossos irmãos houverem cometido contra cada um de vós. (MATEUS, 18:23 a 35.)  

 

      4. “Amar o próximo como a si mesmo; fazer pelos outros o que gostaríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, do que tomar, como medida do que devemos fazer aos outros, aquilo que desejamos para nós mesmos. Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento, do que os temos para com eles?  A prática dessas máximas tende à destruição do egoísmo.  Quando os homens as adotarem como regra de conduta e como base de suas instituições, compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios nem dissensões, mas apenas união, concórdia e benevolência mútua.

 

-------------------------------

Próximo

Daí a César o que é de César

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/05-12-2019_arquivos/image008.jpg

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjt6ZgGl1Sbe36vNiis5QFqTYz5B5gjIOKQ_6Sg2_DB_KEAL7tve-6pSLU2-a7wi0Sx80PjCmh84YIfwNsbRN9A6C_HKiCfXmqLHWzLmxVfHJ9N_NPVUAEwg7YcQDjZ46dIxsPn6ZNlgpLu/

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

,https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbzADdW-lhyphenhyphendRmgtuD5VF15R-dtir5LyT79Eu8g64Uzrhr76-C5VO5SxAL_AVVxHMo6xy8tB-xksxIHbeX-4SCy4PKY4EiUbSY7JUQdGD8mNMrTbULfKuEusWwOmiT1dCdxQClbac-OKk8/

O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

A ampulheta

 

No dia em que completou cinquenta anos, apareceu sobre sua cabeceira, uma ampulheta.

Uma linda peça em metal lustroso, tendo em seu centro duas ampolas de vidro extremamente finas.

A areia branca, em movimento lento, já havia moldado dunas generosas na parte de baixo.

Ele percebeu, também, que havia mais grãos nessa parte do que na parte por cair.

Ao lado da distinta peça, havia uma mensagem:

Quem disse que a areia não pode parar?

Era uma espécie de enigma? Um ensinamento? Um teste? Ele não tinha a mínima ideia.

Pensou por dias, semanas...

Parar a areia? O que é capaz de segurá-la?

E começou a fazer algumas experiências.

Aumentou seu tempo na prática de meditação. Transformou numa disciplina diária. Após cada momento de introspecção, ia lá dar uma olhada no instrumento.

A areia continuava caindo.

Enquanto fazia suas orações, tentava perceber se a areia havia parado de correr, pelo menos por um segundo. Mas não percebeu nenhuma mudança.

Enquanto fazia suas leituras à noite, alimentando-se de mensagens edificantes, preparando-se para um sono reparador, vez ou outra, entre parágrafos, o olho dava uma escapada para o lado, tentando perceber alguma coisa diferente.

Tudo igual.

Continuou seus dias até que um acontecimento o surpreendeu.

Sua rotina de trabalho incluía muitas horas fechado num escritório, sozinho, lidando com mensagens, telefonemas, bancos, clientes.

Mesmo trabalhando meio período em home office, aquelas horas sentado, olhando para telas, números, resolvendo problemas, eram extremamente cansativas.

Pausas eram sempre bem-vindas, mas ele não se dava esse direito. Precisava render mais, cumprir prazos, buscar a excelência em tudo.

Num meio de tarde de um dia de semana qualquer, alguém simplesmente entrou em seu escritório, quase que derrubando a porta.

Pai, pai! Preparei uma surpresa. Você precisa vir comigo agora.

Como recusar o convite de uma criança tão doce e com aquele sorriso de quem tinha feito arte?

Sua filha o pegou pela mão e o levou para a parte de trás da casa. Ela havia preparado um piquenique só para os dois.

Fez tudo sozinha, sem ajuda de ninguém. Estendeu a toalha, colocou pratos, talheres, trouxe o suco e a metade de bolo que havia.

Ah! E sem esquecer a xícara de cafezinho do pai.

Além disso, posicionou um pequeno quadro negro com os seguintes dizeres: Piquenique do papai e da filhinha.

Ele ficou encantado. Significava muito ela ter feito tudo aquilo sozinha. A iniciativa, a capacidade de preparo, a idealização...

Só que ela não parou por aí. Em volta da toalha, havia enfeites. Ela havia decorado com algumas peças que encontrou pela casa. Pequenos vasos de flores, souvenirs de viagens, brinquedos dela e... algo do pai.

Ele não conteve a emoção. Ali, em volta do singelo piquenique, estava a sua ampulheta. Estava virada de lado e a areia parada.

Ele entendeu tudo. Lembrou da mensagem:

Quem disse que a areia não pode parar?

Sentou-se, aproveitou o momento e não se lembra quando saiu dali.

Redação do Momento Espírita
Em 24.9.2025

 

 

 (Copiado de  https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7518&stat=0)   

Ampulheta

Descrição Inglês: ampulheta Português: ampulheta Dados 03/04/09 Origem Obra do próprio Autor Bindini

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ampulheta.jpg

               

 

Miséria

 

 O garoto levantou cedo. Naquele dia, junto com os demais colegas, eles iriam conhecer uma favela.

Meninos ricos, estudando em um colégio maravilhoso, receberam a proposta do professor de sociologia para conhecer as diferenças sociais.

O garoto nem podia imaginar o que era uma favela. É claro que ele já havia visto meninos de rua, que lhe haviam dito serem filhos de ninguém. Mas uma favela, ele jamais vira.

Todos foram aconselhados a vestir roupas mais simples, a fim de não afrontar a miséria que visitariam.

Logo que o ônibus foi se aproximando do local, Pedrinho pôde perceber porque aquele local era conhecido na cidade como um flagelo, uma desgraça muito grande que atinge muita gente ao mesmo tempo.

Não havia estrada asfaltada e, como chovera na noite anterior, a rua era um lamaçal enorme que, com dificuldade, o ônibus ia vencendo.

Não havia jardins, nem postes, calçadas, vitrinas. Nem caminhões de limpeza urbana. O lixo se amontoava por toda parte.

Quando chegaram enfim, à entrada da favela, o que viu foram caminhos estreitos, lamacentos, malcheirosos, insinuando-se por entre tábuas apodrecidas, juntadas de qualquer jeito.

As tábuas pareciam formar casebres, mas tão esburacados que era difícil acreditar que se pudessem manter em pé. As portas eram remendadas com papelão ou velhos pedaços de lata.

Pedrinho lembrou de sua casa enorme, em que cada um tinha seu próprio quarto, com banheiro individual, uma sala de jogos, uma para televisão, a sala de visitas, de jantar. Tantos cômodos.

E ali, as pessoas se amontoavam nos barracos onde sempre vivia mais gente do que podiam conter.

Vivendo tão apertados uns com os outros, deveriam se sentir muito mal, ele pensou. E infelizes.

Com certeza, aquela cidade repelente envergonhava a cidade limpa, de cimento e tijolos, varrida todas as manhãs e bem iluminada todas as noites.

Pedrinho viu um homem batendo na mulher e uma criança chorando, assustada.

Descobriu que a miséria torna os homens ruins. E também propiciava o roubo, que se apoderava das carteiras dos outros. O vício, sempre à espreita de qualquer coisa desonesta. O crime, sempre de revólver na mão.

Pedrinho concluiu que, para acabar com aquilo tudo, era necessário amor.

Só o amor poderia chegar ali e oferecer trabalho. Com trabalho, as pessoas conseguem dinheiro. O dinheiro permite comprar coisas e aquelas crianças teriam colchão para dormir e cobertas para as noites frias.

Não passariam fome porque haveria pão e leite sobre as mesas. Assim, elas não precisariam mais revirar o lixo, procurando restos de comida.

Só o amor poderia chegar ali e orientar as pessoas a melhor construir suas casas, ofertando madeira de melhor qualidade. E as criaturas poderiam se acomodar melhor, não como coelhos dentro de uma toca.

Só o amor saberia transformar a lama em jardim, os caminhos estreitos em ruas bem alinhadas, com calçadas de pedra.

Só o amor lembraria de construir uma escola, uma creche para abrigar todas as crianças que ali viviam. Com as crianças na escola e na creche, suas mães também poderiam procurar trabalho, que significaria melhores condições para a família.

Só o amor poderia se lembrar que todos somos filhos de Deus e merecemos viver com dignidade.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 10
 do livro 
O menino do dedo verde, de Maurice Druon,
 ed. José Olympio.
Em 25.9.2025

 

(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3452&stat=0)

Pobreza no Cairo Data: 29 de setembro de 2007 (data de upload original) Fonte: Transferido de en.wikipedia para o Commons por Sherool usando o CommonsHelper. Autor: Nowhereman1977 na Wikipédia em inglês.

 Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Slum_in_Cairo.jpg

 

               

Na Luz do Evangelho

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Os Dois Maiores Amores. Lição nº 31. Página 117.

 

Empobreçamo-nos de vaidade e orgulho, de ambição e egoísmo e, certamente, a verdade nos impelirá aos planos mais altos da vida.

Exigências e ilusões são adensamento de névoas, em torno da nossa visão espiritual.

Jesus, no ensinamento evangélico, não exaltava a indigência de educação; salientava a triste condição das almas que amontoam, ao redor dos próprios passos, ouro e títulos convencionais, no exclusivo propósito de dominação, entre os homens, acabando emparedadas em pergaminhos e moedas, à maneira de cadáveres em mausoléus de alto preço.

É justo usar os patrimônios de inteligência e reconforto que o mundo nos oferece à solução dos problemas evolutivos, mas é indispensável saber distribuir, com espontâneo amor, as facilidades que a Terra situa em nossas mãos, a fim de que a fé não brilhe debalde em nossa rota.

O Senhor, em surgindo na manjedoura, estava pobre de bens materiais, mas sumamente rico de luz. Mais tarde, no madeiro infamante, encontrava-se pobre de garantias humanas, mas infinitamente rico de vida superior.

Empobreçamo-nos de exclusivismo e enriqueçamo-nos de fraternidade!...

Empobreçamo-nos de repouso indébito e enriqueçamo-nos de serviço edificante!...

Atendendo a semelhante programa de sintonia com o Alto, atingiremos, em breve tempo, os tesouros da glória eterna.

    (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)  

Adoração dos pastores. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adoraci%C3%B3n_de_los_pastores_(Murillo).jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/27-11-2018_arquivos/image023.jpg

Parábola do Semeador. Óleo sobre tela de Abel Grimer.

Imagem/fonte: http://www.wikigallery.org/wiki/painting_205704/Abel-Grimer/The-Parable-of-the-Sower

 

Reprodução fiel da pintura "Cristo na Cruz". Óleo sobre cobra de  Carl Heinrich Bloch.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_at_the_Cross_-_Cristo_en_la_Cruz.jpg    

A ressurreição de Jesus Cristo. Óleo sobre tela de Paolo Veronese. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Paolo_Veronese_-_The_Resurrection_of_Christ_-_WGA24817.jpg 

Maestà, retábulo da catedral de Siena, atrás, registo principal com cenas da Paixão de Cristo, cenas: Cristo aparece a dois apóstolos peregrinos em Emaús. Pintura de têmpera em madeira por Duccio  di Buoninsegna

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Duccio_di_Buoninsegna_Emaus.jpg

 

 

I Encontro Internacional de NEPES

 

(Núcleos de Estudo e Pesquisa do Evangelho)

Promoção: webtv “Consolar e Esclarecer”, de Portugal – coordenação: Filomena Queiroz.

 

TEMAS E SUBTEMAS BASEADOS NA PRIMEIRA CARTA DE JOÃO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA 

 

25/09/25 (Quinta)

 

15 h - Abertura:“ A palavra da vida foi manifesta na carne - Wagner Paixão “

 

BLOCO 1 - 25/09/25 (Quinta)

17h - Deus é Amor: A Lei Suprema - EuzaMissano* (Nepe Bittencourt Sampaio)

 

18h - O amor como essência divina e base da criação (1Jo 4:8) 

Wiama de Jesus - Nepe Paulo e Estêvão

Alexandre Tavares - NEPE FEPB

 

19h - A prática do amor como caminho de evolução espiritual *

Sylvia Boschi - NepeUniluz 

Eliane Vargas - Nepe Bittencourt Sampaio 

Edna Vasconcelos- Nepe Fraternidade 

 

20h - A lei de amor, justiça e caridade *

Rosane Nunes - Nepe Discípulos do Evangelho

Patrícia Rubira- Nepe Discípulos do Evangelho

Lidiano Alves - Nepe Discípulos do Evangelho

Murilo Machado - Nepe Caminhando com Jesus

 

21h - A transformação moral como consequência do amor vivenciado *

Lili Domingos - NepeUniluz

Amábile Toledo - Nepe Francisco de Assis

Murilo Machado - Nepe Caminhando com Jesus

 

Bloco 2 - 26/09/25 (Sexta)

 

14 h - A Verdade que Liberta: Luz x Trevas - Filipe Pereira (Nepe Casa com Evangelho)

 

15h - “Andar na luz” como consciência espiritual desperta (1Jo 1:5–7)*

Xaxá - Nepe Brasília 

Silvia Andrea - Nepe Alcione 

Hilcimar - Nepe Atitude de amor 

 

16h - A importância do autoconhecimento na reforma íntima*

Olivia Gurgel - SEJA Nepe 

Gustavo Gandolfi - Nepe São Francisco de Assis  

Raoni Floreti - Nepe Paulo de Tarso

 

17h - Ilusão do ego e a verdade do Espírito*

André Fernandes - Nepe Ave Cristo 

Juliete Neira- Nepe Renovando Consciências 

Ângela Tanaka - Nepe Luz Divina

 

18h - A verdade do Espírito imortal e o caminho da regeneração*

Denise Alvarenga - NEPE BRASIL / NEPE BRASÍLIA

Oswaldo Santandrea - Nepe Francisco de Assis 

 

Bloco 3 - 26/09/25 (Sexta)

 

19h - O Amor ao Próximo como Caminho de Salvação - Cris Mascarenhas (Nepe Brasil)

 

20h - Amar o próximo é amar a Deus (1Jo 4:20-21)

Eliana Araújo- Nepe Ubatuba 

Olivia Gurgel - SEJA Nepe

Emanuel Silvestre - Nepe Regeneração

 

21h - A caridade segundo Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XV)

Lisandro Vasconcelos - NepeAuta se Souza 

Conceição Moreira Magalhães - NEPE caminho da luz - Ipatinga/ Minas Gerais

Leonardo Rocha - Nepe Emmanuel /RJ

Márcia - Nepe Emmanuel /RJ

 

22h - A fraternidade universal e a lei de interdependência espiritual

Saulo - NEPE Emmanuel de São Paulo

Tadeu - NEPE Emmanuel de São Paulo

Jade - NEPE Emmanuel de São Paulo

Márcia - NEPE Emmanuel de São Paulo

Silvia - NEPE Emmanuel de São Paulo

 

23h - O serviço ao outro como libertação do egoísmo

Paulo Alves - Nepe Caminhando com Jesus - AME (Associação Médica Espírita)

Satyaki Afonso - ~Satyaki Afonso - AME (Associação Médica Espírita)

Francisco Ferreira - Nepe Bezerra de Menezes 

 

Bloco 4 - 27/09/25 (Sábado)

 

14h - O Espírito e a Superação do Medo – João Marcos (Nepe Alcione) 

 

15h - A libertação pelo amor*

Aldenice - NepeAuta de Souza 

Sylmara Melo - Nepe Paulo e Estevão (Caruaru-PE)

José Soares - Nepe Paulo e Estevão (Caruaru-PE)

 

16h - O medo como resquício da ignorância espiritual

Fabiano Drumond - Nepe Cisco de Deus 

Katrine Barbosa - Nepe Cisco de Deus

AllexManzônia  - NEPE Apóstolo João 

 

17h - A fé raciocinada e a confiança no plano divino*

André Fernandes - Nepe Honório Abreu 

Mônica Cila - Nepe Bittencourt Sampaio 

Leonardo Garcia - Nepe Caminho, Verdade e Vida

 

18h - O acolhimento das provas como degraus evolutivos 

Adriana Claudia Sarmento - Nepe Alcione 

Cristiane Caiafa - NEPE Alcione 

Rosalba Padre - Nepe Fraternidade

 

Bloco 5 - 27/09/25 (Sábado)

 

19h - Os Filhos de Deus: Quem São? - João Alves (Nepe Brasil)

 

20h - A filiação divina como herança do Espírito (1Jo 3:1-2)

Igor Guimarães - Nepe Irmão Francisco 

Melita Andrade -  Nepe Irmão Francisco

Rita Viana - Nepe João Evangelista

 

21h - Reencarnação como caminho para desenvolver o divino em nós

Silvia Andrea - Nepe Alcione

João Marcos - Nepe Alcione 

Amílcar Gomes Pereira- Nepe a Caminho da Luz - 

Três Marias MG.

 

22h - O Espírito em evolução contínua rumo à perfeição

Francesco Andrade - Nepe Saulo a Paulo

Marilda Veiga - Nepe Rodrigo Lobato 

Marcos Veiga - Nepe Rodrigo Lobato 

 

23h - A missão dos encarnados na construção do bem coletivo

Solange Matos - Nepe Consolar e Esclarecer 

Lívia Guimarães -  Nepe Consolar e Esclarecer 

Elaine Heily - Nepe Consolar e Esclarecer 

 

Bloco 6 - 28/09/25 (Domingo)

 

09h - O Pecado como Ignorância Espiritual - Saulo César 

10h - A iniquidade pelo afastamento das leis divinas na consciência 

AllexMazônia - Nepe Apóstolo João 

Diego Aristófanes - Nepe FPB

Marcia Ferreira - NEPE Casa com Evangelho (PT)

 

11h - O pecado como atraso na jornada evolutiva, não como condenação eterna

Daniele Hadermeck - Nepe Renovando Consciências 

Jaime Gianizella - Nepe Renovando Consciências

Cícero Bezerra - NEPE FEPB

 

12h - O arrependimento e a reparação como formas de reequilíbrio

João Marcos - Nepe Alcione 

Norma Oliveira / Vívien Fonseca - Nepe Renovando Consciências 

Eduardo Bridi – Nepe Emmanuel SP

 

13h - O papel da consciência como juiz interno 

Sylmara Melo - Nepe Paulo e Estevão - Caruaru-PE

José Soares - Nepe Paulo e Estevão - Caruaru-PE

Eliana Araújo - Nepe Ubatuba 

 

Bloco 7 - 28/09/25 (Domingo)

 

14h - O Mandato Mediúnico – Aluízio Elias (Miudinho) 

 

15h - Discernir os espíritos: Verdadeiros e Falsos 

Roberto Fonseca - Nepe Anália Franco 

Marcos Tulius - Nepe Amélia Rodrigues

 

16h - O discernimento mediúnico à luz do Espiritismo 

Marcos Paulo - Nepe Cícero Nazareno

Francesco Andrade - Nepe Ave Cristo

Pedro de Paiva (Nepe Renovando Consciências)

 

17h - A vigilância espiritual contra o fanatismo e a mistificação

Nazareth Maciel - Nepe ECAI

Kátia Neves - Nepe ECAI

Isaura Chaves - Nepe ECAI

 

18h - A necessidade do estudo e da moralidade na prática mediúnica

Rosimery Hayden - Nepe Consolar e Esclarecer 

Tiago Leite - NEPE José Grosso

Alessandra Dieguez - NEPE José Grosso 

 

19h – ENCERRAMENTO - César Perri (São Paulo), Filomena Queiroz (Portugal) e Nepeanos

 

Link:

https://youtube.com/playlist?list=PLwXqe5cUTExhUv3TT2MxwIx20Q584vzHD&si=B8Ilfdai1bUwmz1x

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Nota: Napoleão: glórias, oscilação entre o bem e o mal, reflexões e meditações no exílio

 

No estudo virtual sobre o livro “A caminho da luz”, realizado no dia 23 de setembro, Cesar Perri deu continuidade aos comentários sobre o capítulo XXII – A Revolução Francesa. No item “Napoleão Bonaparte”, Emmanuel anota: “manteve-se oscilante entre as forças do mal e do bem”, e que o exílio na Ilha Santa Helena “representou para o seu espírito o prólogo das mais dolorosas e mais tristes meditações, na vida do Infinito”.

 Este capítulo terá prosseguimento de análise. A reunião foi dirigida por Pedro Nakano com apoio técnico de Kátia Golinelli.

Trata-se de programa anual do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo-CCDPE (São Paulo). A reunião foi dirigida por Pedro Nakano.

Esse estudo anual é coordenado por Perri, como reuniões virtuais desenvolvidas às 3as feiras, 20 horas. Trata-se de estudo do livro de autoria do espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.

Ficha de inscrição no link:

http://bit.ly/A-Caminho-da-Luz

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Libertação espiritual, por J. Herculano Pires (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

No dia de hoje, comemoramos o nascimento do professor, filósofo, jornalista e escritor J. Herculano Pires.

 


O Correio Fraterno não poderia deixar de recordar essa data para homenagear aquele que foi considerado pela espiritualidade “o melhor metro que mediu Kardec”. Como faz falta Herculano Pires, desencarnado em 1979!

A vasta obra literária de Herculano ainda é desconhecida de grande parte de leitores e estudiosos espíritas e não espíritas. Mas, como afirmava seu amigo, também desencarnado (em 2008), Jorge Rizzini, isso seria mesmo coisa para o futuro, tão à frente que estava Herculano na análise do espiritismo.

Queremos trazer então um presente especial para você que nos acompanha e nos incentiva: www.correiofraterno.com.br/libertacaoespiritual/download

O presente é nosso, mas o conteúdo é de autoria de J. Herculano Pires, num importante olhar sobre O livro dos espíritos e sobre o espiritismo.

Faça download agora, gratuitamente, do e-book Libertação espiritual – uma nova fase da evolução humana:

www.correiofraterno.com.br/libertacaoespiritual/download

O escritor também faz parte da história do Correio Fraterno, com livros e artigos publicados. A ele, a nossa imensa gratidão e as melhores vibrações de alegria... e de muito trabalho, como ele sempre gostava!

Uma excelente leitura!

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

O processo de aprendizagem e o interesse dos jovens

 pelo espiritismo (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

 

O processo de aprendizagem e o interesse dos jovens pelo espiritismo

Um assunto muito comentado no meio espírita é a falta de jovens nas casas espíritas. O economista e pesquisador Marco Milani escreveu para o jornal Correio Fraterno sua análise sobre esse tema, trazendo dados interessantes e a defesa de sua proposta para enfrentar tamanho desafio.

Leia agora: www.bit.ly/AprendizagemEJovens

 

“O movimento espírita brasileiro enfrenta um desafio que merece reflexão: enquanto proclama a universalidade de seus princípios e a importância da educação moral para todas as idades, observamos que na prática há um predomínio de adultos maduros e idosos nas atividades doutrinárias de estudos. A presença infantojuvenil tem sido numericamente inferior e, em muitos casos, periférica às dinâmicas dos centros espíritas”, escreve Milani, salientando que tal realidade se entrelaça com aspectos culturais, demográficos e educacionais que afetam diretamente a capacidade de compreensão e interesse dos jovens pelo espiritismo.

Saiba como esse cenário pode ser compreendido de uma forma contextualizada, principalmente no que se refere à educação, especialmente na formação cognitiva dos alunos: www.bit.ly/AprendizagemEJovens

Aproveite a leitura e reflita conosco sobre esse tema tão importante e necessário para a compreensão de alguns fatos, que não podem ser avaliados isoladamente.

 

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

Resenha:  Temas atuais, orientações aos Centros, rumos para o movimento espírita

A revista digital “Dirigente Espírita”, tem por objetivo levar assuntos e artigos de interesse e importantes para dirigentes e trabalhadores de órgãos de unificação e de centros espíritas, com o objetivo de sempre ampliar e dinamizar o movimento espírita. Há 36 anos é órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Na edição setembro-outubro/2025, na seção Perfil, João Thiago de Oliveira Garcia, é o nosso entrevistado.

Matéria relembra que sob coordenação da recém-criada União Social Espírita, era realizado em São Paulo, o Congresso que iria dar novos rumos ao movimento espírita brasileiro. De 31 de outubro a 5 de novembro de 1948, aconteceu o Congresso Brasileiro de Unificação Espírita. Dele, um ano depois, aconteceria o chamado Pacto Áureo. Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE e da FEB, traz sua contribuição com o questionamento sobre O Pacto Áureo é atual? Marco Milani escreve sobre “As características do verdadeiro espírita” e sobre “Um rumo possível do movimento espírita”.

Norberto Tomasini considera que está em alta no Brasil, o interesse pela espiritualidade. O tema “Atendimento espiritual e suicídio: mitos e verdades” é tratado em artigo elaborado por equipe.

Em Circuito Aberto, as informações dos Departamentos da Diretoria Executiva da USE sobre temas das diferentes funções do centro espírita.

Acesse a revista pelo link:

https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2025/09/reDE-208.pdf

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema  "Saudade: o amor que persiste", com a enfª Sílvia Borges, no dia 26 de Setembro de 2025, 6ª feira, às 21h00. 
Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.

 

2 - Última oportunidade: estão abertas as inscrições para os cursos de espiritismo e de educação da mediunidade (gratuitos) pelo e-mail [email protected] que têm início no Sábado, 27 de Setembro de 2025, pelas 15H00.

      

3 - Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV 

  

      

Cordialmente,

 

       CCE

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204;

www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected]

www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/  

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

[859-JornalMundoMaior] A OBRA MAIOR.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

*A OBRA MAIOR.*

Todos os serviços do Cristianismo na Terra são plantações do Céu no escuro solo humano, fecundando o bem e a luz na gleba da experiência.

 

A escola é um foco solar, despertando mentes e corações para a grandeza da vida. O hospital é precioso refúgio, plasmando nas almas a bênção do reconforto.

 

O berçário é um canteiro de ternura, irradiando alegria e esperança. A casa de reajuste é um templo de amor fraterno, estendendo a paz que afasta o desequilíbrio.

 

O lar é um santuário de trabalho e consolo em que as almas se reencontram. Em todos os escaninhos do mundo, a influência cristã significa solidariedade e cultura, mensagem de entendimento e bálsamo de perdão.

 

A obra maior do Evangelho, porém, é o aperfeiçoamento da criatura, quando a criatura lhe assimila os princípios de reforma e elevação. A alma ligada ao Cristo é flama renovadora atuando no chão, embora vivendo na luz do amor.

 

Alma restaurada é base à restauração humana. Deixa que as Mãos Sábias de Jesus te tomem o coração, aprimorando-te os impulsos e, ainda mesmo que te pareça a existência terrestre um império de tribulações, guarda a certeza de que o Cristo em nós é a obra maior a que será justo aspirarmos no campo da redenção.

No livro:- *NASCER E RENASCER*

Emmanuel/Chico Xavier.

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected],

 faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/IA3P223MB181304DBABF50A5475EDDF948111A%40IA3P223MB1813.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

Informe Luz Espírita N° 281 –

Sexta-feira, 19 de setembro, 2025

 

ACESSE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

(Informação em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Lançamento | O 2º volume da série "Autismo e Espiritismo"

 

ACESSE AQUI:

https://www.oclarim.com.br/?gad_source=1&gad_campaignid=22186496295&gbraid=0AAAAADo4GGTj1zpZG4BydoHIsOqNC-I0t&gclid=Cj0KCQjwuKnGBhD5ARIsAD19RsaIB6DzmrUqb3K3grJB5cHfZfZx2asjpM7E-WHoaZFhTMnmrXhmUL8aAoTxEALw_wcB

 

 

 

 

Casa Editora O Clarim

Lançamento | O 2º volume da série "Autismo e Espiritismo"

 

 

ACESSE AQUI:

https://www.oclarim.com.br/

 

 

 

Revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Acesse abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

https://usesp.org.br/

 

 

Ismael, boa tarde!

segue a edição #208, setembro/outubro 2025, da revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que está completando 35 anos de contínua divulgação. Abs.

 

A.J.Orlando

Editor da revista digital Dirigente Espírita

 

 

 

6º Encontro Amigos da Boa Nova em Sorocaba!

Vem aí o 6º Encontro Amigos da Boa Nova em Sorocaba!

Um dia de acolhimento, reflexões e inspiração sobre um dos temas mais importantes da vida: a família.

4 de outubro | Das 9h às 16h

Instituto Maria Claro – Sorocaba/SP - Rua João Wagner Wey, 1240

Com o tema “Laços que curam – Família no caminho da evolução”, o evento traz palestras e vivências sobre saúde mental, perdão, reconciliação, missão dos pais, adoção e muito mais!

Presenças confirmadas:

Adeilson Salles, Adriana Morales, Raquel Bacchiega, Celina Sobral, Rafael Papa, Nando Garcia, Priscila de Paula, palestra musicada de André Gandolfo e apresentação musical de Kethelin Cocchi.

Garanta já o seu ingresso em: mundomaior.com.br

Vamos juntos fortalecer os laços que curam?



--

https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4ywm-eqUTpo7xWsyAhs0iK5D7SlMkZ7OtFv_ft4Gv1unVn3IGiDu43rdoJsLwBohlwHo1lFPMGxpP2T

 

 

(Recebido em email de  Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

 

Correio Espírita - Jornal de setembro de 2025

 Problemas com a mensagem? visualize no navegador.

 

Image

 

Jornal Correio Espírita de setembro de 2025

 

Olá

 

Destaques:

- Ciência investiga cartas mediúnicas e aponta alta precisão;

- Mortes bruscas e as consequências para a alma;

- O bem e o mal;

- Por que erramos?

Tudo isso e muito mais no Correio Espírita.

www.correioespirita.org.br

Assinaturas on-line, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

 

Assine via pix: 07293460000102 (Entre emcontato conosco)

 

 

Image

Facebook

Twitter

Instagram

 

(Recebido em email de Correio Espírita [[email protected]]

 

 

APES: programa de atividades espiritualistas SETEMBRO 2025

Paris, França

Chère Madame, Cher Monsieur, 

 

La période estivale se termine. Nous espérons que chacun de vous a pu profiter d'une météo agréable et d'un moment ressourçant. Pour beaucoup, ce sera le retour aux activités personnelles, familiales, professionnelles et spirituelles. 

Pour vous permettre de vous ressourcer dans l'étude et la compréhension de notre vie sur terre, et de sa continuité dans le monde spirituel, notre centre spirite APES, vous invite à venir et à partager la connaissance spirite dans un moment agréable  d'étude et d'Assistance Spirituelle, en assistant à nos cycles d'exposés sur de thèmes spirites divers et variés. 

 

Voici un petit résumé de nos exposés :

 

Les études mensuelles sur les les concepts, les principes et les valeurs moraux du Spiritisme : entrée libre et gratuite

- Le vendredi 05 et samedi 06 septembre 2025 : L'étude du Livre des Médiums (Allan Kardec), Partie 2 : des manifestations spirites, Chapitre 5 : Théorie des manifestations spirites : Bruits, tapages et perturbations.  

 - Le vendredi 19 et samedi 06 septembre 2025 : L'étude du livre La GENESE selon le spiritisme (Allan Kardec), chapitre 2 : Dieu, "Existence de Dieu : réflexions spirites".

 

Les thèmes spirites qui nous interpellent sur la nôtre existence en tant qu'Esprit en évolution : entrée libre et gratuite.

- Le vendredi 12 et samedi 13 septembre 2025 : Le Livre des Esprits (Allan Kardec), livre 2, chapitre 8 : Sommeil et les Rêves :  "Comment pouvons nous juger de la liberté de l'Esprit pendant le sommeil", 

- Le vendredi 26 et samedi 27 septembre 2025 : L'Evangile selon le Spiritisme (Allan Kardec), chapitre 13 : Instructions des Esprits:  "Comment puis-je faire la charité ? Souvent je n'ai pas même le nécessaire." Communication d'un esprit protecteur. 

 

Pour plus d'information, veuillez trouver en pièce jointe le programme détaillé de ces activités pour les mois de SEPTEMBRE 2025.

ou consulter n'hésitez pas à consulter notre site www.apes-asso.fr 

ou nous contacter :  [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158 (merci de laisser votre message)

 

Au plaisir de vous accueillir et partager avec vous ces moments d'étude et de connaissance spirite.

 

Cordialement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS ATRAVÉS DO GOOGLE

Prezado(a) Senhor(a),

 

A temporada de verão está chegando ao fim. Esperamos que todos tenham aproveitado o clima agradável e um momento revigorante. Para muitos, este será o retorno às atividades pessoais, familiares, profissionais e espirituais.

Para ajudá-lo(a) a recarregar as energias através do estudo e da compreensão de nossa vida terrena e sua continuidade no mundo espiritual, nosso Centro Espiritualista, APES, convida você a compartilhar o conhecimento espiritualista em um agradável momento de estudo e Assistência Espiritual, participando de nossa série de apresentações sobre diversos e variados temas espiritualistas.

 

Aqui está um breve resumo de nossas apresentações:

 

Estudos mensais sobre os conceitos, princípios e valores morais do Espiritismo: entrada gratuita

- Sexta-feira, 5 de setembro, e sábado, 6 de setembro de 2025: Estudo de O Livro dos Médiuns (Allan Kardec), Parte 2: Manifestações Espíritas, Capítulo 5: Teoria das Manifestações Espíritas: Ruídos, Perturbações e Distúrbios.

 

- Sexta-feira, 19 de setembro e sábado, 6 de setembro de 2025: Estudo do livro A GÊNESIS Segundo o Espiritismo (Allan Kardec), Capítulo 2: Deus, "Existência de Deus: Reflexões Espíritas".

 

Temas espíritas que nos desafiam sobre nossa existência como Espíritos em evolução: entrada franca.

- Sexta-feira, 12 de setembro e sábado, 13 de setembro de 2025: O Livro dos Espíritos (Allan Kardec), Livro 2, Capítulo 8: Sono e Sonhos: "Como podemos julgar a liberdade do Espírito durante o sono?"

- Sexta-feira, 26 de setembro e sábado, 27 de setembro de 2025: O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec), Capítulo 13: Instruções dos Espíritos: "Como posso fazer caridade? Muitas vezes, nem tenho o que preciso." Comunicação de um espírito protetor.

 

Para mais informações, segue em anexo o programa detalhado dessas atividades para o mês de setembro de 2025.

Ou visite nosso site www.apes-asso.fr

Ou entre em contato conosco: [email protected] ou pelo telefone +33 7 82 09 7158 (deixe uma mensagem).

 

Aguardamos ansiosamente sua visita e compartilharemos esses momentos de estudo e conhecimento espiritualista.

 

Atenciosamente,

 

Anita Becquerel

Presidente da APES

APES - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo o Homem de Amanhã Hoje.

 

Recebemos vocês na rue des laitières, 22, 94300 Vincennes,

todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30, e

todo segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30,

exceto feriados.

 

Para mais informações, ligue para 0141 931 708 ou visite nosso site http://www.apes.asso.fr

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O JORNAL “O IMORTAL” DE SETEMBRO (se puder, divulgue)

Amigo(a) das lides espíritas:

Leia a edição de setembro, que traz, entre várias matérias, uma entrevista com Mônica Bueno de Araújo Dabus, de Bauru-SP, a médium que psicografou o romance “O Sol da Verdade", sobre a vida de Jan Hus.

O acesso ao jornal é gratuito. Para acessar a edição, clique aqui: https://www.jornaloimortal.com.br/Home

Muito obrigado pela divulgação que puder fazer em sua Casa Espírita e junto a amigos e familiares.

Um forte abraço e ótima semana para todos os seus.

 


Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador - https://www.oconsolador.com.br/  

3. EVOC Editora - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Setembro.2025

(Recebido em email de  Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])  

 

 

Palestras na Instituicao Beneficente Nosso Lar –

 IBNL Setembro 2025. São Paulo, capital

Paz e saúde!

Caro Ismael Gobbo, segue em anexo a programação de palestras do mês de setembro de 2025 da IBNL  e os links das palestras comemorativas do aniversário de 79 anos da Instituição Beneficente Nosso Lar, no mês de agosto 😃 

Inscrevam-se no nosso canal, divulguem as palestras e a Doutrina Espírita :)

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente da IBNL

 

"...Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”.  

Emmanuel,  psicografia Chico Xavier e Waldo Vieira, livro Estude e Viva.

 

- Palestra com Heloísa Pires, tema: "Vida e obra de Herculano Pires":

https://www.youtube.com/watch?v=4wUwzpQQqGg

 

- Palestra com Allan Vilches, tema: "A alegria de viver"

https://www.youtube.com/watch?v=XnXTdL3V2V4

 

- Palestra com Sérgio Felipe de Oliveira, tema:"Os valores da alma e os passos para a felicidade"

https://www.youtube.com/watch?v=M2xAGHVZh5o

 

- Palestra com Adalberto Coelho, tema:" IBNL e a assistência social espírita"

https://www.youtube.com/watch?v=a6g4dFYXOtE

 

 

NOVIDADE TODO PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS TEREMOS O: CAFÉ CULTURAL. ☕ – Temas da Atualidade à Luz do Espiritismo

 

Primeiro Encontro:

 

✨ Inteligência Artificial sob o Olhar da Filosofia Espírita

 

Com café fresco, chá quentinho, bolo de fubá e outras delícias, vamos, na nossa roda de conversa, bater um papo sobre como a Inteligência Artificial vem transformando nossas vidas — e o que a filosofia espírita tem a nos dizer sobre essa revolução.

 

Neste primeiro encontro, o foco será a surpreendente capacidade de persuasão das IAs:

 

Como ela nos influencia? O que isso revela sobre nossa liberdade e consciência? Quais os possíveis caminhos éticos e espirituais diante dessa nova realidade?

 

📅 Quando? Sábado, 6 de setembro (e todo primeiro sábado do mês)

⏰ Horário: 10h30

📍 Onde? No salão fonte viva

Coordenador Júlio de Ló, autor do Livro Sedução Algoritimica, um dos.finalistas do Prêmio Jabui (ilustrações).

 

É só chegar, pegar seu café ou chá, se acomodar na roda e sentir-se em casa.

 

Você é nosso convidado especial. Esperamos por você!

 

(se quiser trazer um bolo ou salgado, fique à vontade! ️)

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Campanha dia das crianças – Gepar

Piratininga, Niterói, RJ

 

ACESSE AQUI:

https://geparpromocaointegral.org.br/so/9aPaBuD73?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

 

 

Edição 123 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol123.pdf

 

(Recebido em email de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Notícias - Vem aí a 1ª Feira de Profissões PROF.Jovem!

Acesse no link abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

https://geparpromocaointegral.org.br/so/eePXqlvmu?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

 

 

 

Evangelho sem fronteiras.

Estudos com diversos países



www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Informação de Elsa Rossi)

 

 

Projeto Germinar

Acesse abaixo:

Amigos.  Nossa Claudia Werdine, fundadora dos SEMBRADORES DE LUZ, tem o prazer de partilhar com você o Projeto Germinar, lançado recentemente por Sembradores de Luz. Este projeto aborda como podemos estabelecer um grupo de apoio para gestantes no centro espírita. A gravidez é o início de uma nova reencarnação. Como centros espíritas, somos chamados a apoiar não só os espíritos que chegam, mas também os corações que os acolhem. Lançar este projeto é servir a vida, desde o início. Pode nos ajudar a divulgar

https://www.instagram.com/reel/DMcdXWfx90D/?igsh=cXR4b3J5amtlODA3

 

https://sembradoresluz.org/pt/projeto-germinar/

English

https://www.instagram.com/reel/DL8QrZOh1Ve/?igsh=enV5Z2NtZ3U4NHBx

 

https://sembradoresluz.org/en/project-germinate/



www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita - edição de julho

Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP

 

Acesse aqui:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/07/Jornal-Momento-Esp-Julho-25-min.pdf

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

ÁREA DE ARTE PROMOVE LIVE DE LANÇAMENTO DO

LIVRO O ESPIRITISMO NA ARTE DE LÉON DENIS

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/09/25/live-area-de-arte/

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

 

FEEGO- Federação Espírita do Estado de Goiás

Goiânia

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feego.oficial/?locale=pt_BR

 

 

 

FEETINS- Federação Espírita do Estado do Tocantins

Palmas

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feetins/?locale=pt_BR

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

O Deus amor aniquila a ideia do inferno sempiterno

A Igreja errou ensinando que a punição é para sempre

 

Publicado em O Tempo/Colunas

Belo Horizonte, MG

 

Obra de JOSÉ REIS CHAVES

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/28-01-2011_arquivos/image033.jpg

José Reis Chaves

Foto de Ismael Gobbo

 

Vi na internet um comentário de uma fala do papa Leão XIV, em que ele ensina que o inferno não é de duração sem fim, como, milenarmente, aprendemos. Pelo comentarista que aborda o assunto, percebe-se que o papa, sabiamente, foi muito cuidadoso na sua abordagem sobre o inferno, pois ele sabia que muitos teólogos iriam discordar dele, como está acontecendo. Isso lembra o que dizia o cardeal dom Serafim Fernandes, de Belo Horizonte: “A Igreja é santa e pecadora”. E dá para concluirmos que, como pecadora, ela erra como, realmente, errou ensinando que o inferno é para sempre!

Talvez fosse necessário esse ensino errado do inferno sem fim no passado, pois as pessoas eram muito atrasadas no seu conhecimento sobre Deus e, por isso, precisavam ter uma ideia de um Deus mais rigoroso para que tivessem mais medo dEle e do inferno e, consequentemente, fossem menos pecadoras e mais cristãs!

E vamos ao texto do comentarista, a fim de que tenhamos uma melhor compreensão dessa questão muito importante para o cristianismo.

O papa Leão XIV não falou diretamente contra um “inferno sem fim”, mas proferiu importantes ensinamentos que têm a ver com a temporalidade do inferno: “O mal não vai prevalecer, e estamos todos nas mãos de Deus transmitindo uma mensagem de fé e a esperança de que o amor e o bem triunfarão”. Ora, o que é contrário à ideia de condenação sem fim e desespero é contrário também à ideia do inferno para sempre. As suas declarações, feitas após a eleição em maio de 2025, enfatizaram a fé na vitória do bem sobre o mal, ou seja, o inferno sempiterno pela proteção divina da misericórdia infinita a todos os fiéis, pois Deus não faz acepção de nenhum de seus filhos, criados todos por Ele com seu amor infinito! Todos podemos, pois, dar um feliz adeus sempiterno ao inferno sempiterno.

Mas, com certeza, alguém dirá que o inferno eterno ou sem fim está na Bíblia! E aqui cabe um esclarecimento. O significado verdadeiro do adjetivo “eterno” em português é “tempo indeterminado”, e não “sem fim”, como aprendemos. Ele corresponde às palavras bíblicas “olâm” (hebraica, do Velho Testamento) e “aionios” (grega, do Novo Testamento), cujos significados são de tempo indeterminado, e não sem fim. E essas duas palavras correspondem ao “eternus”, em latim, que, também, significa “tempo indeterminado”, e não “sem fim”. No hebraico, “sem fim” é “ein sof”, correspondente ao grego “aion”, ao latim “sempiternus” e ao português “sempiterno”. 

Leão XIV, de fato, está certo, pois aprendemos errado o ensino da Bíblia. Graças a Deus, portanto, podemos dar adeus ao inferno sempiterno, pois ele é mesmo eterno (indeterminado), e não sempiterno (sem fim)!

 

 

(Recebido em email de Jose Reis Chaves [[email protected]]

Copiado de

 https://www.otempo.com.br/opiniao/jose-reis-chaves/2025/9/22/o-deus-amor-aniquila-a-ideia-do-inferno-sempiterno

Papa Leão XIV profere homilia durante sua posse Data: 18 de maio de 2025, 04:06:59 Fonte: https://www.flickr.com/photos/197399771@N06/54527455440/ Autor: Fotografia oficial da Presidência da Colômbia

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Homily_during_the_inauguration_of_Leo_XIV.jpg


 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/24-09-2021_arquivos/image059.jpg

Luar. Foto: Ismael Gobbo

 

Deus

 

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/11-05-2019_arquivos/image012.jpg

The Rose Garden. Hyde Park.  Londres, Reino Unido.Foto Matheus Gobbo.

DSC00015

Crepúsculo em Auriflama, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 


 

HOMENAGEM

 

 

Emília Santos

(01/01/1896 – 26/09/1964)

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JANEIRO/03-01-2023_arquivos/image035.jpg

Emília Santos

Imagem do arquivo de Ismael Gobbo

 

Biografia elaborada por: Antonio Cesar Perri de Carvalho

Emília Santos nasceu em 01/01/1896, na cidade de Santa Maria da Vitória, BA, e desencarnou aos 26/09/1964, em Araçatuba, SP. Era filha de João Luiz dos Santos e Joana Ferreira de Souza e manteve-se solteira.

Em Araçatuba, assinou a ata de fundação da Aliança Espírita “Varas da Videira”, em 1943. Na mesma época, tornou-se colaboradora de Benedita Fernandes, na Associação das Senhoras Cristãs. Após a desencarnação desta, em 1947, passou a ser colaboradora mediúnica assídua do Centro Espírita “Amor e Caridade”, na vizinha e muito próxima cidade de Birigüi.

Emília Santos vendia confecções para mesa, cama e vestimentas, em sua residência e, muitas vezes, a domicílio, utilizando as tradicionais charretes que eram típicas em Araçatuba. Era extremamente caridosa. Atendia muitas pessoas que a procuravam em Araçatuba, atrás de uma palavra de conforto, de orientação e em busca de um passe. Tinha por hábito realizar peregrinações semanais, distribuindo lanches a famílias carentes. Durante os anos 50, organizava lanches por ocasião da data natalícia de seu pai (“dia de São João”) e no Natal, distribuindo-os em casas assistenciais, cadeia e Santa Casa de Araçatuba.

João Luiz dos Santos, pai de Emília Santos, viveu no século ­passado no interior da Bahia, onde foi ligado à política. Era o espírito comunicante mais freqüente pela mediunidade de sua filha. Como se dizia naquela ­época, era o mentor. Naturalmente, esteve envolvido na orientação do grupo que se formou e que originou as instituições logo citadas.

Em alguns momentos de sua vida, procurou dar aulas de Espiritismo para crianças. Há artigos esporádicos de sua autoria na imprensa espírita, como “Amor Fraternal”, no “Mensageiro do Órfão”, de São Manoel, de 15/10/1943.

Tivemos a oportunidade de conhecê-la no decorrer do ano de 1958, na residência do casal Irma e Francisco Martins Filho. Aos 30 de dezembro de 1959, juntamente com Rolando Perri Cefaly deu início, em sua residência, ao Grupo de Estudos Evangélicos “João Luiz dos Santos”, funcionando às sextas-feiras. Àquela época lia-se com muito interesse cada novo livro psicográfico de Chico Xavier que era lançado. Acompanhado de minha genitora e tios, tive oportunidade, ainda criança, de freqüentar essas reu­niões desde o início. Ao final, habitualmente ela servia um jantar de confraternização.

Aos 7 de outubro de 1960 foi uma das fundadoras – juntamente com Rolando Perri Cefaly, Josefina Perri Cefaly de Carvalho, Walter Perri Cefaly e Pedro Perri – da Instituição “Nosso Lar”, no Jardim Planalto em Araçatuba, exercendo o cargo de vice-presidente. Esta Instituição foi inaugurada em 1961 e, no ano seguinte, teve um desdobramento em outro bairro, a Casa Transitória. Nas duas dependências, atuava no atendimento de pessoas necessitadas, atuava como médium psicofônica e passista e ministrava aulas de evangelização. Deu início às Aulas de Moral Cristã Neio Lúcio, funcionando aos domingos pela manhã, antes da reunião pública da Instituição “Nosso Lar”. Estimulou a fundação da Mocidade Espírita “Irma Ragazzi Martins”. Nestas duas últimas atividades é que iniciamos, por convite dela, nossas ações espíritas.

Após a sua desencarnação foi homenageada, tendo seu nome designado a Casa da Sopa “Emília Santos”, inaugurada na data de seu aniversário no ano de 1966. Durante a campanha para a edificação desta obra assistencial, foi impresso o opúsculo “Gotas Espirituais”, compilação de frases espíritas, preparado pelo sr. José Rubens Braga da Silva.

Na mesma época, a antiga rua “R” onde se localiza a Instituição “Nosso Lar’, no Jardim Planalto, também recebeu seu nome.

 (*) Ver também biografia de Rolando Perri Cefaly

 

(Copiado de:  http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/emilia_santos.htm)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JANEIRO/03-01-2023_arquivos/image036.jpg

Dona Emília Santos, na extrema direita,  com dirigentes e colaboradoras da

Associação das Senhoras Cristãs, fundada por dona  Benedita Fernandes (1883-1947).

Foto por volta do ano 1950. Acervo da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JANEIRO/03-01-2023_arquivos/image037.jpg

Quadro de dona Emília Santos. Óleo sobre tela José Rosa de Almeida (“Maklé). Foto: Ismael Gobbo.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JANEIRO/03-01-2023_arquivos/image038.jpg

Dona Emilia Santos ministrando aula de evangelização no Catecismo “Neio Lúcio” em 1962. Ao

lado de dona Emilia o Sr. Abilio Fernandes da Silva.  Foto do acervo da Instituição Nosso Lar.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JANEIRO/03-01-2023_arquivos/image039.jpg

Dona Emilia Santos na Instituição Nosso Lar acompanhando a distribuição de sopa que era servida

 logo após o término das palestras das 10 hs.  Foto do acervo da Instituição Nosso Lar.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JANEIRO/03-01-2023_arquivos/image040.jpg

Instituição Nosso Lar. Abílio Fernandes da Silva, Paulinho Perri, Rolando Perri

Cefaly, D. Emilia Santos; d. Bebé e a filha Antonieta. Arquivo da Instituição Nosso Lar..

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JANEIRO/03-01-2023_arquivos/image041.png

Mocidade Espírita “Irma Ragazzi Martins” na Instituição Nosso Lar. Ano de 1966.

Foto do acervo da Instituição Nosso Lar

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JANEIRO/03-01-2023_arquivos/image042.jpg

Inauguração da Casa da Sopa Emília Santos no ano de 1966.

Foto do acervo da Instituição Nosso Lar.

 

 

Pinga-Fogo. Origem das obras psicografadas

José Herculano Pires e Chico Xavier

 

ACESSE:

https://www.youtube.com/watch?v=O-uVMwsYQI8

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/SETEMBRO/24-09-2020_arquivos/image067.png

José Herculano Pires

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/SETEMBRO/24-09-2020_arquivos/image068.png

Chico Xavier

 
 

José Herculano Pires

(25-09-1914 / 09-03-1979)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/25-09-2021_arquivos/image061.gif

José Herculano Pires

(25-09-1914 / 09-03-1979)

 

 

Nasceu na antiga Província do Rio Novo, hoje Província de Avaré, Zona Sorocabana.

Filho do farmacêutico José Pires Corrêa e da pianista Bonina Amaral Simonetti Pires. Fez seus primeiros estudos em Avaré, Itaí e Cerqueira César. Revelou sua vocação literária desde que começou a escrever. Aos 9 anos fez o seu primeiro soneto, um decassílabo sobre o Largo São João, da cidade natal. Aos 16 anos publicou seu primeiro livro, Sonhos Azuis (contos) e aos 18 anos o segundo livro Coração (poemas livres e sonetos). Já possuía seis cadernos de poemas na gaveta, colaborava nos jornais e revistas da época, da província, de São Paulo e do Rio. Teve vários contos publicados com ilustrações na Revista da Semana e No Malho. Com Américo de Carvalho, Elias Salomão Farah e Luiz Aguiar (C. César) Duílio Gambini, Djalma Noronha e Raul Osuna Delgado (Avaré) Alfredo Nagib, Hilário Corrêa e Fuad Bunazar (Sorocaba) Benedito Almeida Júnior (Piracicaba) Cerqueira Leite, e Pedro José de Camargo (Itapetininga) fundou a União Artística do Interior, que promoveu dois concursos literários, um de poemas, pela sede da UAI em C. César, e outro de contos, pela Seção de Sorocaba.

 

Mário Graciotti o incluiu entre os colaboradores permanentes da seção literária de A Razão, em São Paulo, que publicava um poema de sua autoria todos os domingos. Nesse tempo já guardava três cadernos de contos e dois originais de romances em sua gaveta. Transformou (1928) o jornal político de seu pai em semanário literário e órgão da UAI. Mudou-se para Marília em 1940 (com 26 anos) onde adquiriu o jornal Diário Paulista e o dirigiu durante seis anos. Com José Geraldo Vieira, Zoroastro Gouveia, Osório Alves de Castro, Nchmja Singal, Anathol Rosenfeld e outros promoveu, através do jornal, um movimento literário na cidade e publicou Estradas e Ruas (poemas) que Érico Veríssimo e Sérgio Milliet comentaram favoravelmente. Em 1946 mudou-se para São Paulo e lançou seu primeiro romance, O Caminho do Meio, que mereceu críticas elogiosas de Afonso Schmidt, Geraldo Vieira e Wilson Martins. Repórter, redator, secretário, cronista parlamentar e crítico literário dos Diários Associados. Exerceu essas funções na Rua 7 de Abril por cerca de trinta anos. Publicou cerca de quarenta livros de Filosofia, Ensaios, História, Psicologia, Parapsicologia e Espiritismo, vários de parceria com Chico Xavier, e está lançando agora a série de ensaios Pensamento da Era Cósmica e a série de romances e novelas Ficção Científica Paranormal. Alega sofre de grafomania, escrevendo dia e noite. Não tem vocação acadêmica e não segue escolas literárias. Seu único objetivo é comunicar o que acha necessário, da melhor maneira possível. Graduado em Filosofia pela USP, publicou uma tese existencial: O Ser e a Serenidade.

 

 

OBRAS

Filosofia
A Busca da Serenidade , Tip. Ipiranga, C. César, SP, 1945

Conceito Moderno de Poesia, Tip. Ipiranga, C. César, 1946

Reino, tese social-cristã, Lake, SP, 1947

Atlântida, Poesia e Mito, Ed. A Semana, C. César, 1948

Blavatski e Gandhi, Lake, SP, 1949.

Os Filósofos, Cultrix, SP, 1960

Farias Brito, Ver. Filos. SP, 1960

As dimensões da Educação, FFCL, Araraquara, 1960

Ser e a serenidade, EDICEL, SP, 1960

Introdução à filosofia espírita, MEU, SP, 1965

Rousseau e a educação, Cultrix, SP, 1965

Renan e os evangelhos, Cultrix, SP, 1965

O verbo e a carne, Cairbar, SP, 1972

A pedra e o joio, Cairbar, SP, 1973

O espírito e o tempo, EDICEL, SP, 1964,77

Agonia das Religiões, Paidéia, SP, 1977

 

Psicologia e Parapsicologia

Introdução à Psicologia, IBF (curso) SP, 1952

Parapsicologia e suas perspectivas, EDICEL, SP, 1964

Parapsicologia hoje e amanhã, EDICEL, SP, 1966

Parapsicologia e suas perspectivas, EDICEL, SP, edições atualizadas em 1974, 1976 e 1977

Arigó, um caso de fenomenologia paranormal, Francisco Alves, SP, 1963

Arigó, vida e mediunidade, EDICEL, SP, 1976

Psicologia da liderança, PAIDÉIA, SP, 1976

Pesquisa sobre o amor, PAIDËIA, SP

Psicologia do desenvolvimento cultural, FFCLA, (curso), 1963

 

Ficção Literária

Sonhos Azuis, Tip. Ipiranga, C. César, SP, 1930

Nhô Chico Bananeiro, contos, Ed. O Porvir, C. César, SP, 1928

Cabo velho & cia., contos, Ed. O Porvir, C. César, 1929

O sertanista, romance, Ed. A Semana, C. César, 1930

Cidades Vivas, contos da zona algodoeira, Ed. Rio Novo, Avaré, SP

O caminho do meio, romance, Brasiliense, SP, 1948

Daga Moriga, Piratininga, SP, 1955

Tempo de magnólias, Piratininga, romance, SP, 1961

Um Deus vigia o planalto, romance, DN (folhetim ilustrado) SP, 1954, Francisco Alves, livro, SP, 1968 (Col. Terra Forte

Barrabás o enjeitado, Lake, SP, Clube do Livro, 1961 (prêmio municipal de cultura), 1972

Lázaro, romance, EDICEL, SP, 1975-1977

Madalena, terceiro romance da trilogia "A conversão do mundo", EDICEL, 1978. Edição total da trilogia

Adão e Eva, novela, PAIDËIA, 1977

O menino e o anjo, novela, PAIDËIA, 1977

Os sonhos nascem na areia, novela, PAIDËIA, 1978

Jamurana e as águas selvagens, PAIDÉIA, SP, 1978

 

Crônicas e ensaios

Os caminhos de Hécate, EDICEL, SP, 1962

Crítica da teoria corpuscular do espírito, Cruso, SP, 1952

Espigão, crônica mariliense, Diário Paulista, SP, 1946

À margem da guerra, Diário Paulista, Marília, 1945

Chico Xavier pede licença, crônicas, Ed. G., SP, 1972

Na era do espírito, Ed. G., SP, 1973

Diálogo dos vivos, Ed. G., SP, 1974

Educação espírita, EDICEL, SP, 1970-77

Na hora do testemunho, PAIDËIA, SP, 1977

 

Poética

Coração, poemas, Tip. Ipiranga, C. César, SP, 1932

Quando o outono chegar, poemas, Dat. Avareense, Avaré, 1932

Cânticos, Dat. Av. Avaré, SP, 1973

Poemas do tempo e da morte, Ed. Semana, C. César

Estradas e ruas, poemas, Francisco Alves, SP, 1933

Mulher de pedra, poemas, Francisco Alves, SP, 1938

África-poema, Tip. O Minuto, SP, 1955

Mensagens, poemas, Tip. Paulista, SP, 1976

Murais, poemas, Ed. Palma, SP e Palermo, 1968

Para uma poética da era cósmica, PAIDËIA, 1978

 

Livros e Ação ...

Abandono da infância, crônicas sobre a condição precária da infância na Média Sorocabana e conseqüente organização, com Elias Salomão Farah, Américo de Carvalho, Francisco Lanças e outros, da Cruzada Papai Noel para socorro às crianças pobres, Ed. O Porvir, C. César, 1936

 

Flores murchas, estudo sobre a carência de assistência médica e orientação alimentar da criança na região cerqueirense e conseqüente instalação do primeiro ambulatório infantil gratuito, sob orientação do Dr. Adalberto de Assis Nazaré, que gratuitamente o dirigiu e assistiu como médico, até o seu encampamento pela Prefeitura, que não conseguiu mantê-lo. Ed. O Porvir, Cerqueira César, 1937

 

Orientação pediátrica, trabalho em colaboração com o Dr. Adalberto de Assis Nazaré e conseqüente promoção do I concurso de robustez infantil da Sorocabana, com apoio da Estrada de Ferro Sorocabana, tendo o departamento oficial do Estado se recusado a editá-lo por ter a instituição promotora um nome estrangeiro: Cruzada Papai Noel - Tip. A Semana, Cerqueira César, 1936

 

Árvores sagradas, artigos em defesa das árvores do Jardim do Largo São João, em Avaré, que estava sendo devastado pela Prefeitura, e da arborização de várias ruas. Ed. Da Tip. Central, de Alberto Martins, Avaré, 1937

 

Ficção científica paranormal

O túnel das almas, romance, PAIDËIA, SP, 1978

Metrô para o outro mundo, romance, PAIDËIA, SP, 1978

Fonte: Livro: Na hora do Testemunho

Foto: http://www.geae.inf.br


--------------------------------------------------------------------------------

José Herculano Pires, nasceu na cidade de Avaré, no estado de São Paulo a 25/09/1914, e desencarnou nesta capital em 09/03/1979. Filho do farmacêutico José Pires Correia e da pianista Bonina Amaral Simonetti Pires. Fez seus primeiros estudos em Avaré, Itaí e Cerqueira César. Revelou sua vocação literária desde que começou a escrever. Aos 9 anos fez o seu primeiro soneto, um decassílabo sobre o Largo São João, da sua cidade natal. Aos 16 anos publicou seu primeiro livro, "Sonhos Azues" (contos), e aos 18 anos o segundo livro, "Coração" (poemas livres e sonetos). Já possuía seis cadernos de poemas na gaveta, colaborava nos jornais e revistas da época, da província de São Paulo e do Rio. Teve vários contos publicados com ilustrações na Revista da Semana e no Malho..

 

Foi um dos fundadores da União Artística do Interior (UAI), que promoveu dois concursos literários, um de poemas pela sede da UAI em Cerqueira César, e outro de contos pela Seção de Sorocaba. Mário Graciotti o incluiu entre os colaboradores permanentes da seção literária de A Razão, em São Paulo, que publicava um poema de sua autoria todos os domingos. Transformou (1928) o jornal político de seu pai em semanário literário e órgão da UAI. Mudou-se para Marília em 1940 (com 26 anos), onde adquiriu o jornal "Diário Paulista" e o dirigiu durante seis anos. Com José Geraldo Vieira, Zoroastro Gouveia, Osório Alves de Castro, Nichemaja Sigal, Anthol Rosenfeld e outros promoveu, através do jornal, um movimento literário na cidade e publicou "Estradas e Ruas" (poemas) que Érico Veríssimo e Sérgio Millet comentaram favoravelmente. Em 1946 mudou-se para São Paulo e lançou seu primeiro romance, "O Caminho do Meio", que mereceu críticas elogiosas de Afonso Schimidt, Geraldo Vieira e Wilson Martins. Repórter, redator, secretário, cronista parlamentar e crítico literário dos Diários Associados. Exerceu essas funções na Rua 7 de Abril por cerca de trinta anos. Autor de 81 livros de Filosofia, Ensaios, Histórias, Psicologia, Pedagogia, Parapsicologia, Romances e Espiritismo, vários em parceria com Chico Xavier, sendo a maioria inteiramente dedicada ao estudo e divulgação da Doutrina Espírita... Lançou a série de ensaios Pensamento da Era Cósmica e a série de romances e novelas de Ficção Científica Paranormal. Alegava sofrer de grafomania, escrevendo dia e noite. Não tinha vocação acadêmica e não seguia escolas literárias. Seu único objetivo era comunicar o que achava necessário, da melhor maneira possível. Graduado em Filosofia pela USP em 1958, publicou uma tese existencial: "O Ser e a Serenidade". De 1959 a 1962, exerceu a cadeira de filosofia da educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara.

 

Foi membro titular do Instituto Brasileiro de Filosofia, seção de São Paulo, onde lecionou psicologia. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo de 1957 a 1959. Foi professor de Sociologia no curso de jornalismo ministrado pelo Sindicato.

 

José Herculano Pires foi presidente e professor do Instituto Paulista de Parapsicologia de São Paulo. Organizou e dirigiu cursos de Parapsicologia para os Centros Acadêmicos: da Faculdade de Medicina da USP, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, da Escola Paulista de Medicina e em diversas cidades e colégios do interior.

 

Fundou o Clube dos Jornalistas Espíritas de São Paulo em 23/01/1948. O Clube funcionou por 22 anos. Herculano foi membro da Academia Paulista de Jornalismo onde ocupou a Cadeira "Cornélio Pires" em 1964.

 

Herculano pertenceu também a União Brasileira de Escritores, onde exerceu o cargo de Diretor e Membro do Conselho no ano de 1964.

 

José Herculano Pires foi Chefe do Sub-Gabinete da Casa Civil da Presidência da República no governo do Sr. Jânio Quadros no ano de 1961, onde permaneceu até a renuncia do mesmo.

 

Espírita desde a idade de 22 anos não poupou esforço na divulgação falada e escrita da Doutrina Codificada por Allan Kardec, tarefa essa à qual dedicou a maior parte da sua vida. Durante 20 anos manteve uma coluna diária de Espiritismo nos Diários Associados com o pseudônimo de Irmão Saulo.

 

Durante quatro anos manteve no mesmo jornal uma coluna em parceria com Chico Xavier sob o título "Chico Xavier pede Licença". Foi Diretor fundador da revista "Educação Espírita" publicada pela Edicel.

 

Em 1954 publicou Barrabás, que recebeu um prêmio do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo, constituindo o primeiro volume da Trilogia Caminhos do Espírito.

 

Publicou em 1975, Lázaro e com o romance Madalena concluiu a Trilogia.

 

Traduziu cuidadosamente as obras da Codificação Kardecista enriquecendo-as com notas explicativas nos rodapés. Essas traduções foram doadas a diversas editoras espíritas no Brasil, Portugal, Argentina e Espanha.

 

Colaborou com o Dr. Júlio Abreu Filho na tradução da Revista Espírita.

 

Ao desencarnar deixou vários originais os quais vêm sendo publicados pela Editora Paidéia.

 

http://www.editorapaideia.com.br/Herculano_Pires/herculano_pires.html

 

 

(Copiado de http://www.feparana.com.br/topico/?topico=663)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/25-09-2021_arquivos/image062.jpg

José Herculano Pires participando do programa Pinga Fogo com Chico Xavier

Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=O-uVMwsYQI8

https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/30-03-2015_arquivos/image009.jpg

A oradora Heloísa Pires, filha de José Herculano Pires em palestra no

Fraternidade Espírita Gina em São Paulo. 28-03-2015. Foto Ismael Gobbo

https://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/22-09-2014_arquivos/image011.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/25-09-2021_arquivos/image065.jpg

 

Evento comemorativo dos 100 anos de José Herculano realizado no sábado, 20/09/2014, no auditório da FEAL – Fundação Espírita André Luiz, em São Paulo. Fotos  Ismael Gobbo

LEIA AS INFORMAÇÕES DO EVENTO COM FOTOS AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/22-09-2014.htm

 

 

Republicamos para relembrar o aniversariante de hoje 25 de setembro

 José Herculano Pires que foi grande amigo de Ivan Santos Albuquerque

 

 

FAMÍLIA

IVAN SANTOS ALBUQUERQUE, MEU TIO SANTO

 

Texto de

Dr. Ivan Alberto Albuquerque Doretto

 

Meu tio Ivan (Ivan Santos Albuquerque) era o irmão mais velho de minha mãe Laurita.

Nasceu em Brotas, SP, em 16.01.1918, filho de Romeu Vieira de Albuquerque e Laura Santos Albuquerque.

Crescendo num lar espírita, Ivan desde cedo mostrou-se um espírito afável, bondoso e solidário. Preocupado com os jovens, sempre que podia lhes levava sua mensagem esclarecedora.

Só estudou até o quarto ano ginasial. Mostrando desde cedo pendores para as artes manuais, construía brinquedos para os irmãos e amigos e confeccionava flores à base de farinha de trigo ou papel.

Quando o pai passou por grandes dificuldades materiais, Ivan tomou a iniciativa de renunciar aos estudos, a fim de que seu irmão Cyro pudesse prossegui-los. Começou, então, a trabalhar como enfermeiro no Hospital Esperança, em São Paulo, auferindo recursos para se manter e ainda ajudar o irmão.

Solteiro e avesso a festividades mundanas, Ivan continuava à noite no hospital, visitando os doentes, conversando com eles e os animando.

Foi amigo de Cairbar Schutel, expoente do Espiritismo na cidade de Matão, SP, assim como de Herculano Pires, outra figura renomada na literatura espírita.

Embora “desligado” em relação às coisas materiais, Ivan granjeava amigos com facilidade, adaptando-se às necessidades e possibilidades de cada um.

Adolescente, abraçou fervorosamente o Espiritismo. Insigne doutrinador, ainda muito jovem já era convidado para palestras, tendo viajado em pregação por muitas cidades do interior paulista.

Em 1942 sua família se mudou para Sorocaba. Nesse ano ocorreu um Congresso Eucarístico na Capital do Estado. Um Ivan entusiasta resolveu fazer propaganda do Espiritismo no local, distribuindo boletins e panfletos. Eram tempos de intolerância religiosa e ele acabou preso. Seu desaparecimento infligiu grande sofrimento aos familiares, que somente após dois dias conseguiram localizá-lo. Apurou-se que estava internado no Juqueri, hospital psiquiátrico estadual sediado em Franco da Rocha. Lá, enfraquecido e de cabeça raspada, Ivan não se dava por achado, pregando o Espiritismo para os enfermos... Com o auxílio de amigos, a família finalmente conseguiu resgatá-lo.

Esse episódio não o desalentou e ele prosseguiu na faina de divulgar o Evangelho e a mensagem kardecista da Boa Nova.

Dedicou-se aos hansenianos e quinzenalmente visitava os pacientes do Sanatório Pirapitingui, almoçava com os internados e limpava-lhes as feridas. Não se abalava nem com as advertências do próprio diretor do estabelecimento, que temia acabasse ele infectado pelo bacilo da lepra.

Jesus Gonçalves, um dos internados no sanatório, tinha-lhe grande admiração, assim como sua esposa, Dona Ninita.

Ivan, apesar de pessoa sóbria e de espírito nobre, cultivava seu lado brincalhão e costumava “pregar peças” em seus pais e irmãos.

Era caridoso ao extremo. Frequentava o Asilo dos Velhinhos e palestrava para eles. Para espalhar suas mensagens de esperança, não tinha dia nem hora. Costumava também visitar, com a mãe Laurinha, com quem tinha grande afinidade, a Cadeia Pública de Sorocaba, levando aos detentos sua mensagem consoladora.

Ivan costumava levar doentes para a casa dos pais, lá os abrigando até que se recuperassem. 

Quando houve uma epidemia de leishmaniose no Estado de São Paulo, Ivan ofereceu-se para banhar os doentes, alimentá-los e lhes fazer curativos, sempre disposto, sempre alegre.

Sua vida teve fatos curiosos. Certa feita, em Itaporanga, atravessou a nado um rio só para dar assistência a uma parturiente. Exímio nadador, havia se exercitado na infância nas águas do Rio Piracicaba, que banha a cidade do mesmo nome, local de residência de sua família por alguns anos. Na semana seguinte à proeza, foi acometido de gripe forte, com ameaça de pneumonia, numa época em que ainda não existia a penicilina. Conseguiu, no entanto, recuperar-se.

Ivan, por sua compleição física e temperamento amável, era sempre muito assediado pelas jovens, mas se esquivava de qualquer compromisso, pois tinha a premonição de que partiria cedo nesta encarnação. Costumava dizer que não chegaria aos 30 anos, para a compreensível aflição dos pais e irmãos.

Em sua peregrinação espírita, Ivan viajou em 1946 para Marília, onde proferiu palestra. Prosseguiu de trem rumo a Tupã, com o mesmo propósito. Nas proximidades de Pompeia, quis ver mais de perto um cafezal e dirigiu-se à porta do último vagão. O trem fez uma curva súbita e ele, desequilibrado, caiu desacordado sobre os trilhos. Outra composição veio em seguida e a roda passou-lhe por cima do peito. Estava cumprido, assim, seu vaticínio. Meu tio Cyro foi a pessoa que fez o reconhecimento do corpo e certo dia me relatou essa cena horrível.

Ivan, cerca de um mês depois do desenlace, começou a se comunicar, primeiro para a mãe por meio de psicografia e depois em vários centros espíritas. Um deles, na Vila Santana, em Sorocaba, leva seu nome. Ele tem ainda alguns livros psicografados, entre os quais “Luz nas Trevas”.

Eu não cheguei a conhecer esse tio com fama de santo na família, mas meu prenome foi-me dado em sua homenagem.

Ivan Santos Albuquerque foi um verdadeiro apóstolo do Cristo, incansável na tarefa de semear o bem sem olhar a quem. Deve estar, do elevado plano espiritual a que certamente foi alçado, sempre atento às necessidades dos encarnados neste planeta de expiação.

 

(Texto recebido em email de Lilia Grosso [[email protected]])

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image083.jpg

Ivan Santos de Albuquerque (Brotas, SP,  16-01-1918 / Pompéia,  SP,  05-04-1946)

Foto recebida de Dr. Ivan Alberto Albuquerque Doretto.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/16-04-2021_arquivos/image044.jpg

Paisagem nas proximidades de  Brotas, SP. Foto: Ismael Gobbo.

Ivan Santos de Albuquerque nasceu em fazenda na região de Brotas, SP. Leia a biografia nesta postagem.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image085.jpg

Foto rara de Brotas, entre 1930 e 1941, período em que por ali ainda passavam os trilhos em bitola métrica. Foto cedida por Nilson Rodrigues. Foto copiada de http://www.estacoesferroviarias.com.br/b/brotas.html

 

Ivan  Santos de  Albuquerque  (16-01-1918/ 05-04-1946)

nasceu em  Brotas, SP.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image086.jpg

Colégio Piracicabano a primeira escola metodista do Brasil e precursor da Universidade Metodista de Piracicaba

]1928. Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_Piracicabano

LEIA NO LINK

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image087.jpg

Sanatório Esperança S/A Inaugurado em 1938, este hospital é um das mais belas construções hospitalares da cidade de São Paulo. Localizado na rua dos Ingleses, na Bela Vista, atualmente atende com o nome de Hospital Menino Jesus. Foto: Acervo do jornal Correio Paulistano

Imagem copiada de https://br.pinterest.com/pin/209910032616101724/ 

 

Como consta no texto acima reproduzido o jovem Ivan Santos de Albuquerque

trabalhou no Sanatório Esperança na Rua dos Ingleses, em São Paulo.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image088.jpg

O Asilo Dr. Jaime de Oliveira, criado pela Associação das Senhoras Cristãs, entidade fundada

por Dona Benedita Fernandes em 6 de março de 1932. Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

 

 Ivan  Santos  de  Albuquerque  nos  poucos  anos que residiu em

Araçatuba (1938- 1942)  realizou  muitos  trabalhos  e teve estreita

ligação com dona Benedita Fernandes da Associação das Senhoras

Cristãs e  com   Gedeão Fernandes de Mirada  da União Espírita

Paz e Caridade.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image089.jpg

Dona Benedita Fernandes, na extrema direita, com assistidos na  Casa da Criança, pertencente à  entidade Associação das Senhoras Cristãs por ela fundada em 6 de março de 1932.  Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

 

Ivan  Santos  de  Albuquerque  nos  poucos  anos que residiu em

Araçatuba (1938- 1942)  realizou  muitos  trabalhos  e teve estreita

ligação com dona Benedita Fernandes da Associação das Senhoras

Cristãs e  com   Gedeão Fernandes de Mirada  da União Espírita

Paz e Caridade.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/01-04-2021_arquivos/image053.jpg

 

Evento no Abrigo Ismael no ano de 1943. Paritipação de presidentes, crianças da evangelização e da escola

pública municipal que ali funcionava. Foto copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.

 

Ivan  Santos  de  Albuquerque  nos  poucos  anos que residiu em

Araçatuba (1938- 1942)  realizou  muitos  trabalhos  e teve estreita

ligação com dona Benedita Fernandes da Associação das Senhoras

Cristãs e  com   Gedeão Fernandes de Mirada  da União Espírita

Paz e Caridade e de seu departamento  Abrigo Ismael.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image091.jpg

Aguardando o trem em  Sorocabas, SP. (Comendador Gualberto Tenor- sem data)

Copiade de : http://www.estacoesferroviarias.com.br/s/sorocaba.htm

 

Ivan  Santos de  Albuquerque  (16-01-1918/ 05-04-1946) cuja  biografia se encontra nesta

 postagem  nasceu  em  Brotas, SP.  Viveu  e   desenvolveu  muitos trabalhos  na  cidade de

Sorocaba, SP. e  noutras  cidades  do  Estado  de   São Paulo.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/16-04-2021_arquivos/image047.jpg

Flagrante da inauguração do C.E. Santo Agostinho. Jésus Gonçalves é o quarto da direita

para a esquerda. Seu filho Jaime está logo à sua direita (16/12/1945)

Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras

 

Ivan Santos de Albuquerque teve um trabalho intenso ao lado

de Jésus Gonçalves que se encontrava internado com a doença

hanseníase na Colônia de Pirapitingui (Itú, SP)  onde fundou a

Sociedade Espírita “Santo Agostinho”.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/25-12-2016_arquivos/image042.jpg

Jésus Gonçalves sentado

Dona Ninita, companheira de Jésus Gonçalves, Álvaro Ribeiro Branco,

Zaíra Junqueira Pitt e Julinha Thekla Kohleisen.

Foto do acervo do Grupo Socorrista Zaira Pitt, São Paulo, Brasil.

 

 

Ivan Santos de Albuquerque teve um trabalho intenso ao lado

de Jésus Gonçalves que se encontrava internado com a doença

hanseníase na Colônia de Pirapitingui (Itú, SP)  onde fundou  a

Sociedade Espírita “Santo Agostinho”.  Ivan  fazia as  visitas e

lá também estavam  os componentes  da foto  acima e espírita

de vulto como José Herculano Pires. Ivan  desencarnou  no dia

05 de abril de 1943 e  no  dia 03 de  dezembro de 1951 enviou

uma mensagem para a amiga Julinha (vide no livro “Flores  de

Outono”) pela psicografia de Chico Xavier.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image094.jpg

Pátio da estação ferroviária de Marília, SP. (sem data). Acervo de Klaus Jurgen Marienholz.

Foto copiada de http://www.estacoesferroviarias.com.br/m/marilia.htm

 

Na biografia de Ivan Santos de Albuquerque acima publicada, numa sexta-feira, dia

05 de abril de 1946, depois de ter proferido palestra em um Congresso na cidade

de Marília, tomou trem com destino a cidade de Tupã aceitando convite de amigo

que lhe pediu proferir a mesma palestra naquela cidade. Na estação de Marília  se

despediu do  célebre  José Herculano Pires, que  morava  em Marília.   Durante a

viagem admirou os cafezais e disse ao companheiro que o convidara que gostaria

de ver mais de perto a paisagem. Se locomoveu à porta do último vagão para  a

contemplação do cafezal. Neste momento o trem sofreu um chacoalho e Ivan foi

arremessado sobre a linha. Consta que quando o trem chegou em Pompéia uma

outra composição partiu de imediato com destino a  São Paulo e passou sobre   o

corpo de Ivan. Espíritas compareceram em Pompéia e homenagearam Ivan   que

se encontra sepultado no Cemitério Municipal de Pompéia.

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/25-06-2019_arquivos/image016.jpg

Cafezal. Foto Ismael Gobbo.

 

Na biografia de Ivan Santos de Albuquerque acima copiada, numa sexta-feira, dia

05 de abril de 1946, depois de ter proferido palestra em um Congresso na cidade

de Marília, tomou trem com destino a cidade de Tupã aceitando convite de amigo

que lhe pediu proferir a mesma palestra naquela cidade. Na estação de Marília  se

despediu do célebre José Herculano Pires, que morava naquela cidade. Durante a

viagem admirou os cafezais e disse ao companheiro que o convidara que gostaria

de ver mais de perto a paisagem. Se locomoveu à porta do último vagão para  a

contemplação do cafezal. Neste momento o trem sofreu um chacoalho e Ivan foi

arremessado sobre a linha. Consta que quando o trem chegou em Pompéia uma

outra composição partiu de imediato com destino a  São Paulo e passou sobre   o

corpo de Ivan. Espíritas compareceram em Pompéia e homenagearam Ivan   que

se encontra sepultado no Cemitério Municipal de Pompéia.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/16-04-2021_arquivos/image049.jpg

A inauguração da Estação de Pompéia em 1935

Imagem/fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/pompeia.htm

 

Na biografia de Ivan Santos de Albuquerque acima copiada, numa sexta-feira, dia

05 de abril de 1946, depois de ter proferido palestra em um Congresso na cidade

de Marília, tomou trem com destino a cidade de Tupã aceitando convite de amigo

que lhe pediu proferir a mesma palestra naquela cidade. Na estação de Marília  se

despediu do célebre José Herculano Pires, que morava naquela cidade. Durante a

viagem admirou os cafezais e disse ao companheiro que o convidara que gostaria

de ver mais de perto a paisagem. Se locomoveu à porta do último vagão para  a

contemplação do cafezal. Neste momento o trem sofreu um chacoalho e Ivan foi

arremessado sobre a linha. Consta que quando o trem chegou em Pompéia uma

outra composição partiu de imediato com destino a  São Paulo e passou sobre   o

corpo de Ivan. Espíritas compareceram em Pompéia e homenagearam Ivan   que

se encontra sepultado no Cemitério Municipal de Pompéia.

Na Certidão de Óbito consta que faleceu no dia 5 de abril de 1946 às 17:00 (dezes-

sete horas) no “leito da estrada de ferro Paulista, em Pompéia, SP” e como causa

da morte “traumatismo- esmagamento por roda de locomotiva”. O Sepultamento

foi no cemitério de Pompéia.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image097.jpg

Túmulo de Ivan Santos de Albuquerque no Cemitério Municipal de Pompéia, SP

Imagem fornecida pela Prefeitura Municipal de Pompéia, SP.

Recebida em email de [email protected]

 

 

Na Certidão de Óbito consta que faleceu no dia 5 de abril de 1946 às 17:00 (dezes-

sete horas) no “leito da estrada de ferro Paulista, em Pompéia, SP” e como causa

da morte “traumatismo- esmagamento por roda de locomotiva”. O Sepultamento

foi no cemitério de Pompéia.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image098.jpg

Placa no túmulo de Ivan Santos de Albuquerque no Cemitério Municipal de Pompéia, SP

Imagem fornecida pela Prefeitura Municipal de Pompéia, SP.

Recebida em email de [email protected]

 

 

Na Certidão de Óbito consta que faleceu no dia 5 de abril de 1946 às 17:00 (dezes-

sete horas) no “leito da estrada de ferro Paulista, em Pompéia, SP” e como causa

da morte “traumatismo- esmagamento por roda de locomotiva”. O Sepultamento

foi no cemitério de Pompéia.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image099.jpg

Placa no túmulo de Ivan Santos de Albuquerque no Cemitério Municipal de Pompéia, SP

Imagem fornecida pela Prefeitura Municipal de Pompéia, SP.

Recebida em email de [email protected]

 

 

Na Certidão de Óbito consta que faleceu no dia 5 de abril de 1946 às 17:00 (dezes-

sete horas) no “leito da estrada de ferro Paulista, em Pompéia, SP” e como causa

da morte “traumatismo- esmagamento por roda de locomotiva”. O Sepultamento

foi no cemitério de Pompéia.

 

HOMENAGEM DE JOSÉ HERCULANO PIRES AO AMIGO QUERIDO

IVAN SANTOS DE ALBUQUERQUE

PUBLICADO NO JORNAL “O CLARIM” DE MATÃO, SP,

EM 08-05-1948 (VEJA ABAIXO)

“BILHETE AO IVAN”

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image100.jpg

 

(Recebido em email de O Clarim, Matão, SP  Cássio - Casa Editora O Clarim [[email protected]] )

 

HOMENAGEM DE JOSÉ HERCULANO PIRES AO AMIGO QUERIDO

IVAN SANTOS DE ALBUQUERQUE

PUBLICADO NO JORNAL “O CLARIM” DE MATÃO, SP,

EM 08-05-1948

“BILHETE AO IVAN”https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image101.jpg

 

Recebido em email de O Clarim, Matão, SP  Cássio - Casa Editora O Clarim [[email protected]] )

 

TRANSCRIÇÃO DA HOMENAGEM DE JOSÉ HERCULANO PIRES AO AMIGO QUERIDO  IVAN SANTOS DE ALBUQUERQUE

PUBLICADO NO JORNAL “O CLARIM” DE MATÃO, SP,

EM 08-05-1948 (VEJA ACIMA)

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image102.jpg

José Herculano Pires

Imagem/fonte:

https://www.feesp.com.br/jose-herculano-pires/

 

 

 

“BILHETE AO IVAN”

Ivan amigo

 

   Há dois anos que retornaste ao mundo espiritual, e é como se não tivesse partido. Lembro-me ainda das horas emotivas e felizes de nosso congresso, em Marília. Da tua participação entusiástica, dos teus incessantes discursos, que faziam a Mãe Dita, de Araçatuba,  - já agora também ao teu lado,  - rir-se contente, satisfeita de tanto ardor ao serviço da causa. Lembro-me também da tua partida para Tupã, e do momento em que, à mesa, na minha casa, terminado o almoço de que participaram tantos confrades, quiseste falar e só conseguiste chorar. Ficamos todos perturbados, certos de que alguma coisa de grave se passava contigo. No trajeto de casa à estação conversamos muito, eu e o Urbano, sobre a necessidade de que repousasses  bastante em Tupã, participando das alegrias reconfortantes do trabalho espiritual que ali se desenvolvia. E lembro-me ainda do trem partindo, naquele fim de tarde na estação de Marília, e de duas mãos que nos acenavam juntas, da mesma porta do vagão. Uma, a mão amiga do Urbano, que nos dizia um “até logo” material. Outra, a tua mão saudosa, que nos dava o “até logo” espiritual.

  Dois anos lá se foram. Dois anos de lutas, de vicissitudes, de batalhas incessantes na terra e no espaço. E quantas vezes sentimos, nesse periodo, a tua presença invisível a nos alentar, nas horas mais difíceis. Divino milagre da vida, que não conhece as barreiras da morte!  Quando, à beira do túmulo em que ficaram os teus despojos, tive de interpretar a emoção dos teus companheiros, que ali se encontravam de coração premido e de pensamento voltado para os teus pais, lembro-me que o Urbano viu um grande foco de luz no interior da tumba. Essa luz, como  a do Cristo, saiu dali para sempre. Ergueu-se muito acima da lage fria do túmulo, brilhou gloriosamente na alvorada da ressurreição, e voltou para junto de todos nós de maneira diferente, muito mais efetiva e radiosa do que na densa clausura do corpo carnal.

  Hoje, amigo Ivan, estás muito mais perto de nós. Todos nós, os teus amigos e companheiros de cruzada evangélica, sentimos os teus passos, prosseguindo a caminhada, ombro a ombro conosco, nesta hora, mundial de conturbação dos espíritos. Em Bebedouro, onde te conheci, em Marília, Bauru, Garça, Pompéia, Tupã, Sorocaba, São Manuel, no recanto de dor de Pirapitinguí, onde Jesus Gonçalves te acompanha as providências fraternas, em Matão e em todas as cidades e lugares por onde passaste, na tua última encarnação, todos continuam ouvindo os teus passos, amigos, sentindo a tua presença carinhosa. Tua mãe, de que tanto nos falavas, em cujas convicções tanto confiavas, tomou o teu lugar no plano material. E como Saulo, depois da morte de Abigail, ela refloriu espiritualmente, fazendo brotar, do coração regado pelas lágrimas da saudade, os clarões impereciveis, na visão divina da estrada de Damasco.

  Perdoa, Ivan amigo, se não consegui escrever-te apenas um bilhete, como desejava. Recomenda-nos ao Mestre, da os nossos abraços de saudade a Jesus Gonçalves, à Mãe Dita, ao velho Pai Jacob, ao nosso querido Schutel. E continua a alentar-nos, para que não fraquejemos um só momento, ao longo da caminhada onde tanto temos de fazer, neste mundo de egoismos, de incompreeensões e de ignorância, em que o Mestre não quis que continuasses a sofrer.

  Abraça-te o irmão terreno:

                                            Herculano

  S. Paulo, 5 de abril de 1.948

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image103.jpg

Recebido do Instituto Maria Claro. Sorocaba, SP

LEIA SOBRE A HISTÓRIA DO INSTITUTO MARIA CLARO

https://mariaclaro.org.br/nossa-historia/

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image104.jpg

Recebido do Instituto Maria Claro. Sorocaba, SP

LEIA SOBRE A HISTÓRIA DO INSTITUTO MARIA CLARO

https://mariaclaro.org.br/nossa-historia/

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image105.jpg

Atividades desenvolvidas com nossas crianças assistidas

Instituto Maria Claro.  Lar Ivan Santos de Albuquerque. Sorocaba, SP

LEIA SOBRE A HISTÓRIA DO INSTITUTO MARIA CLARO

https://mariaclaro.org.br/nossa-historia/

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image106.jpg

Instituto Maria Claro. Sorocaba, SP

Atividade externa. Ao fundo pode se ver a Casa Espírita mantida no Instituto.

Reunião presencial às quintas feiras às 19 horas. 

LEIA SOBRE A HISTÓRIA DO INSTITUTO MARIA CLARO

https://mariaclaro.org.br/nossa-historia/

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image107.jpg

Instuto Maria Claro. Nesta foto aparece a casa de orações Ivan Santos de Albuquerque. Sorocaba,SP. 

LEIA SOBRE A HISTÓRIA DO INSTITUTO MARIA CLARO

https://mariaclaro.org.br/nossa-historia/

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image108.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image109.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/25-09-2023_arquivos/image110.jpg

Algumas obras ditadas pelo espírito Ivan de Albuquerque ao médium Raul Teixeira

 

 

Amor Infinito

Oração do dinheiro

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]