Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 27 de abril de 2026.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/ABRIL/27-04-2026.htm

 

No Blogonde é  postado diariamente:

           http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

          Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-04-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/ABRIL/25-04-2026.htm

24-04-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/ABRIL/24-04-2026.htm

23-04-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/ABRIL/23-04-2026.htm

22-04-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/ABRIL/22-04-2026.htm

21-04-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/ABRIL/21-04-2026.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 8 - 1865

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Pont-l`Évéque (Calvados) a Sub-Prefeitura. Antigo Hôtel de Brilly (XVIII século)

Copiado de: http://tourisme.aidewindows.net/pont-leveque.htm

Églantine solitaire. Livro de poesias de Marie-Caroline Quillet (1791- 1867)

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5421329b.texteImage

 

Monte Sinai. Autor: Mohammed Moussa.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mount_Moses.jpg

Monte Etna, Sicilia, Itália. Erupção paroxística do Vulcão Etna em 30 de julho de 2011.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Etna_Volcano_Paroxysmal_Eruption_July_30_2011_-_Creative_Commons_by_gnuckx_(5992736362).jpg

Luz e Cor (Teoria de Goethe) - A Manhã Depois do Dilúvio - Moisés Escrevendo o Livro de Gênesis. Pintura de J.M.W. Turner.

Imagem/fonte:

 https://en.wikipedia.org/wiki/Light_and_Colour_(Goethe%27s_Theory)_%E2%80%93_The_Morning_after_the_Deluge_%E2%80%93_Moses_Writing_the_Book_of_Genesis

Igreja de Saint-Josse-ten-Noode, Bruxelas (Chaussée de Louvain 99, igreja paroissale Saint-Josse). Aquarela de Léon van Dievoet

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1942_L%27%C3%A9glise_de_Saint_Josse_ten_Noode_aquarelle_par_L%C3%A9on_van_Dievoet_juillet_1942.JPG

Monumento aos mortos da Primeira Guerra Mundial. Saint-Josse-tem-Noode.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Cimeti%C3%A8re_de_Saint-Josse-ten-Noode#/media/Fichier:Schaerbeek_Monument_aux_morts_de_1914-1918_004.jpg

 

 

Sint-Joost-ten-Node (neerlandês) ou Saint-Josse-ten-Noode (francês, geralmente encurtado para Saint-Josse) é uma das dezenove comunas localizadas na Região de Bruxelas-Capital da Bélgica.

Em 2007 a comuna possuia uma população de 23.785. A área total é 1,14 km² o que gera uma densidade populacional de 20.664 habitantes por km². Com somente 1,14 km², Saint-Josse-ten-Noode é a comuna com o menor território na Bélgica.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Saint-Josse-ten-Noode

Vista do Hotel de Ville ao lado do porto de Marselha. França.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b69491945.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/03-10-2017_arquivos/image001.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_Rivail2.jpg

 

 

O impulso e o autocontrole

  

No coração das montanhas do país de Gales, vivia o príncipe Aaron, um guerreiro respeitado, dono de vastas terras e de um tesouro verdadeiramente insubstituível: seu fiel cão de caça, Gélert.

Gélert era conhecido por todos: grande, forte, atento a cada passo do dono. Mais do que um animal, era guarda, companheiro de batalhas e sombra inseparável do príncipe.

Nada passava despercebido àquele cão de olhos vivos e faro aguçado.

Certa manhã, Aaron partiu para a caça, deixando no castelo aquilo que tinha de mais precioso: seu filho pequeno. Ao lado do berço, como sentinela silenciosa, ficou Gélert, encarregado de proteger a criança.

Horas mais tarde, quando o príncipe voltou, uma estranha quietude pairava no ar. Ao entrar no quarto, encontrou o berço virado, o chão manchado de sangue.

Gélert, ofegante, veio em sua direção, com o focinho e as patas manchadas de vermelho.

O mundo de Aaron desabou num instante. Sem pensar, tomado pelo horror e pela certeza de que o cão havia atacado o próprio filho, ele desembainhou a espada.

Com um golpe, pôs fim à vida de Gélert, que caiu aos seus pés com um olhar de confusa lealdade.

Aaron caiu no chão em lágrimassem entender a razão de toda aquela desgraça.

Foi então que um som cortou o silêncio: o choro fraco de um bebê. Atrás do berço tombado, o príncipe encontrou o filho vivo, ileso, apenas assustado.

Ao lado da criança, estendido no chão, jazia o corpo de um grande lobo, morto a dentadas.

A verdade o atingiu como uma lâmina: Gélert não era o monstro, mas o herói. O sangue não era do menino, mas do inimigo que o cão havia enfrentado e vencido para salvar a criança.

Consumido pelo remorso, Aaron tomou o corpo de Gélert nos braços e ordenou que fosse enterrado com honra, sob uma pedra marcada para sempre.

Dizem que, a partir daquele dia, o príncipe nunca mais voltou a sorrir.

Até hoje, conta-se, naquelas terrasa lenda do túmulo de Gélert, que ecoa como um aviso: algumas decisões tomadas por impulso não têm volta.

*

Quantas vezes agimos por impulso e nos arrependemos segundos depois!

Dominados por emoções que eclodem, que nos invadem e tomam conta de tudo, acabamos perdendo o controle, como se diz popularmente.

Eu me descontrolei! Não sei o que houve!

É assim que falamos sobre o que não deveríamos ter falado ou feito e que nos trará consequências difíceis no futuro próximo ou distante.

Foi mais forte que eu!  - Dizemos.

É por isso que estamos nos educando diariamente. É por isso que o Mestre Jesus nos deixou exemplos tão claros. É por isso que a disciplina de pensamentos e o trabalho diário de autoconhecimento são tão importantes.

Para que, quando cheguem momentos desconcertantes - e eles chegarão -, cada um de nós seja capaz de dominar as emoções, de pensar, de analisar as consequências desse ou daquele ato, e tomemos a melhor decisão.

Esperemos um pouco antes de agir. Esperemos um pouco antes de falar. Autocontrole se treina, se educa diariamente. É uma faculdade magnífica quando conquistada.

Redação do Momento Espírita
Em 25.4.2026

 

 

 

 (Copiado de  https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7627&stat=0)

 

 

Gelert Editar isto no Wikidata Tipo de objeto pintura Editar isto no Wikidata Descrição Cymraeg: Darlun o chwedl Gelert Deutsch: Illustration der Sage von Gelert English: Illustration of the legend of Gelert Data 1884 Editar isto no Wikidata Técnica óleo sobre tela Editar isto no Wikidata Dimensões altura: 104 cm (40,9 pol.) Editar isto no Wikidata; Largura: 143,5 cm (56,4 pol.) Editar isto no Wikidata Coleção Museu de Reading wikidata:Q6941004 Número de acesso REDMG : 1931.267.1 (Museu de Reading) Editar isto no Wikidata Referências ID da obra de arte no Art UK: gelert-41537 Editar isto no Wikidata Fonte/Fotógrafo https://artuk.org/discover/artworks/gelert-41537.

Imagem;/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gelert.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/14-11-2019_arquivos/image053.jpg

Jesus. Quadro de Maria Tereza Braga, Araçatuba, SP

 

 

 

Compromisso afetivo

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Vida e Sexo. Lição nº 06. Página 29.

 

O dever íntimo do homem fica entregue ao seu livre arbítrio. O aguilhão da consciência, guardião da probidade interior, o adverte e sustenta; mas, muitas vezes se mostra impotente diante dos sofismas da paixão. Fielmente observado, o dever do coração eleva o homem; porém, como determiná-lo com exatidão? Onde começa ele? O dever principia sempre, para cada um de vós, do ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranquilidade do vosso próximo; acaba no limite que não desejais ninguém transponha com relação a vós.

Do item 7, no Cap. XVII, de "O Evangelho Segundo o Espiritismo"

 

A guerra efetivamente flagela a Humanidade, semeando terror e morticínio, entre as nações; entretanto, a afeição erradamente orientada, através do compromisso escarnecido, cobre o mundo de vítimas.

Quem estude os conflitos do sexo, na atualidade da Terra, admitindo a civilização em decadência, tão-só examinando as absurdidades que se praticam em nome do amor, ainda não entendeu que os problemas do equilíbrio emotivo são, até agora, de todos os tempos, na vida planetária.

As Leis do Universo esperar-nos-ão pelos milênios afora, mas terminarão por se inscreverem, a caracteres de luz, em nossas próprias consciências.

E essas Leis determinam amemos os outros qual nos amamos.

Para que não sejamos mutilados psíquicos, urge não mutilar o próximo.

Em matéria de afetividade, no curso dos séculos, vezes inúmeras disparamos na direção do narcisismo e, estirados na volúpia do prazer estéril, espezinhamos sentimentos alheios, impelindo criaturas estimáveis e nobres a processos de angústia e criminalidade, depois de prendê-las a nós mesmos com o vínculo de promessas brilhantes, das quais nos descartamos em movimentação imponderada.

Toda vez que determinada pessoa convide outra à comunhão sexual ou aceita de alguém um apelo neste sentido, em bases de afinidade e confiança, estabelece-se entre ambas um circuito de forças, pelo qual a dupla se alimenta psiquicamente de energias espirituais, em regime de reciprocidade.

Quando um dos parceiros foge ao compromisso assumido, sem razão justa, lesa o outro na sustentação do equilíbrio emotivo, seja qual for o campo de circunstâncias em que esse compromisso venha a ser efetuado.

Criada a ruptura no sistema de permuta das cargas magnéticas de manutenção, de alma para alma, o parceiro prejudicado, se não dispõe de conhecimentos superiores na autodefensiva, entra em pânico, sem que se lhe possa prever o descontrole que, muitas vezes, raia na delinquência. Tais resultados da imprudência e da invigilância repercutem no agressor, que partilhará das conseqüências desencadeadas por ele próprio, debitando-se-lhe ao caminho a sementeira partilhada de conflitos e frustrações que carreará para o futuro.

Sabemos que a Justiça Humana comina punições para os atos de pilhagem na esfera das realidades objetivas, considerando a respeitabilidade dos interesses alheios; no entanto, os legisladores terrestres perceberão igualmente, um dia, que a Justiça Divina alcança também os contraventores da Lei do Amor e determina se lhes instale nas consciências os reflexos do saque afetivo que perpetram contra os outros.

Daí procede a clara certeza de que não escaparemos das equações infelizes dos compromissos de ordem sentimental, injustamente menosprezados, que resgataremos em tempo hábil, parcela a parcela, pela contabilidade dos princípios de causa e efeito.

Reencarnados que estaremos sempre, nesse sentido, até exonerar o próprio espírito das mutilações e conflitos hauridos no clima da irreflexão, aprenderemos no corpo de nossas próprias manifestações ou no ambiente da vivência pessoal, através da penalogia sem cárcere aparente, que nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós.

 

 

  (Texto recebido em email do pesquisador e  divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/21-06-2014_arquivos/image006.jpg

Narciso. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo_Caravaggio_065.jpg.

 

Narcisismo

Narcisismo é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem, uma referência ao mito de Narciso

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Narcisismo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/04-08-2018_arquivos/image010.jpg

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Good_Samaritan_(Delacroix_1849).jpg

 

 

 

Resignação não é conformismo

 

 


Sidney Fernandes
Aceitação e resignação são, muitas vezes, mal compreendidas. Há quem as confunda com passividade, fraqueza ou desistência diante da vida. No entanto, à luz do Espiritismo e do Evangelho de Jesus, resignar-se não significa cruzar os braços diante da dor, mas compreender o sentido das provas e enfrentá-las com maturidade espiritual.
A verdadeira resignação nasce do entendimento, não da submissão cega. Ela não anula a ação, mas retira dela o desespero, a revolta e a vitimização. Quem aceita conscientemente não abandona a luta; apenas deixa de desperdiçar energia combatendo aquilo que já se instalou, passando a direcionar esforços para a transformação interior.
Grande parte do sofrimento humano se agrava porque brigamos com a realidade. Protestamos contra o que não podemos modificar de imediato, alimentamos inconformação íntima e nos colocamos na posição de vítimas permanentes. Essa postura não resolve o problema e ainda prolonga a dor, criando estados de angústia, ansiedade e desalento.
Resignar-se, portanto, não é gostar da dor, mas reconhecer que ela tem algo a nos ensinar. As dificuldades moldam o caráter, desenvolvem virtudes esquecidas e corrigem rumos do Espírito imortal. Quando a lição é aprendida, a prova perde sua razão de ser.
Aceitar com resignação lúcida é libertar-se do peso emocional que torna o sofrimento insuportável. A luta continua, mas sem desespero. O esforço permanece, mas sem revolta. A fé sustenta, não anestesia. Ela fortalece o espírito para atravessar as tempestades com dignidade, serenidade e esperança.
Nesse sentido, a resignação se transforma em poderosa aliada da paz interior. Não muda os fatos externos, mas modifica profundamente nossa postura diante deles, tornando-nos mais fortes, mais equilibrados e espiritualmente mais livres.

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgf_cTtfn1SOdH7roZb5J1j28v1zM1S68KlSiMs-f7XfgU6hMFKYOObWJfJm_HxfdSduPwCguBtS3UJ7MjVQGu8Mpo8EDI36PQFIUoRccTj8MKIS55XDBkozPveXbPRXpfHVGeHA46sZ1dg/

Jesus falando aos seus  discípulos. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Discourses_with_His_Disciples_(J%C3%A9sus_s%27entretient_avec_ses_disciples)_-_James_Tissot.jpg

 


 

 Abrigo Ismael na manhã deste domingo 26-04-2026

 Araçatuba, SP 

 

Com início às 9 horas, após a prece de Fábio Cruzo, a palestra foi proferida pela oradora Maria de Lourdes Caravanti com o tema “Bem-aventurados os humildes” se baseando em O Evangelho Segundo o Espiritismo. No mesmo horário acontecia a Evangelização para as crianças. Ao final houve a aplicação do passe aos presentes. .

Texto e fotos de Ismael Gobbo.

 

 

 

 

 

 

 

Fórmula “Mágica”

Na UTI

 

Luiz Carlos D. Formiga

https://www.facebook.com/share/14akBmkgp6H/

 

Ela trabalhava com recém-nascidos, numa UTI neonatal

Um bebê não respondia aos tratamentos. Cansaço emocional

Com carinho tocou o pequeno paciente e fez algo diferente do habitual

 

Tentamos segurar tudo: problemas, medos, responsabilidades, decisões

Há dores que não conseguimos resolver, fogem do nosso alcance as soluções

Lembremos da prece. Nestas horas não devemos esquecer o poder das orações.

 

Diante da impotência entregue a Deus o seu problema ou a si próprio, isso é o mais sensato

 

Ofereça-Lhe uma prova de confiança, amor e fé. Diga-Lhe que aceita o que vier. O alívio será imediato.

 

 

(Recebido em email de Luiz Carlos [[email protected]])

 

 

Revista Espírita em inglês completa 18 anos

  

Nessa edição, de abril-junho de 2026, The Spiritist Magazine completa o 18º ano de circulação.

Desde o início – ano 2008 -, com autorização do Conselho Espírita Internacional a Revista Espírita (The Spiritist Magazine) é editada em inglês, nos Estados Unidos, sendo Vanessa Anseloni a editora-chefe, publicada pela Spiritist Society of Virginia, que também realiza a Kardec Radio.

Há matérias sobre: sofrimento silencioso, violência invisível (destaque de capa); cura espiritual; homeopatia; Léon Denis, por Marco Milani; visão de futuro, pela médium V.A.; revelações de vidas pretéritas, de Cesar Perri; homenagens à recém desencarnada Janet Duncan (do Reino Unido), por Elsa Rossi.

Nessa edição traz mensagens do espírito Joseph pela psicografia de Vanessa Anseloni e outras extraídas de obras de Chico Xavier.

Informa sobre evento “campanha do livro espírita no metrô”, pelo quarto ano, com voluntários da SSVA distribuindo a edição em inglês do livro “Amor puro ilimitado” do dr. Stephen Post em estações de metrô da área metropolitana de Washington DC/Virgínia/Maryland. Noticia que a SSVA se mudará para um nova sede em Chantilly.

 A SSVA divulga vários livros em inglês para adultos e crianças, disponibilizados pela Amazon.

Informações:

https://www.spiritistmagazine.org/

DE:

https://grupochicoxavier.com.br/revista-espirita-em-ingles-completa-18-anos/

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Dinâmico Centro dos Estados Unidos inaugura sede

  

A Sociedade Espírita de Virgínia, dos Estados Unidos (Spiritist Society of Virginia-SSVA) completou 19 anos de intensas atividades, com a inauguração de sua nova e ampla sede na cidade de Chantilly (Virgínia), no dia 19 de abril.

Com o auditório lotado e coordenação da dirigente e fundadora Vanessa Anseloni, houve apresentações sobre a SSVA, de crianças e jovens, homenagens a Carlos, esposo de Vanessa, pelo apoio na sustentabilidade do projeto.

A nova edificação dispõe de amplo auditório; biblioteca; livraria, contendo obras em inglês editadas pela Sociedade; salas para: atendimento fraterno, tratamento espiritual, reuniões mediúnicas, atividades com crianças; há uma sala para revista The Spiritist Magazine, que edita há 18 anos e o estúdio da Kardec Radio (prestes a completar 15 anos de funcionamento), sintonizada pela Internet. A Sociedade mantém, sempre no idioma inglês, reuniões destinadas a adultos, crianças e jovens, e, cursos doutrinários.

A SSVA promove ações, pelo quarto ano, como a “campanha do livro espírita no metrô”, com voluntários da Sociedade distribuindo edições em inglês de livros, como “Pensamento e Vida”, Emmanuel/FCX) e o recente “Amor puro ilimitado” do dr. Stephen Post, em estações de metrô da área metropolitana de Washington DC/Virgínia/Maryland.

A Sociedade patrocina e tem trabalhadores em comum com o Spiritist Society of Washington (DC) e que completa 10 anos em outubro próximo. Em determinadas épocas do ano presta apoio a moradores de rua de bairros de Washington, com distribuição de lanches.

Informações sobre a SSVA e ações:

Endereço da nova sede: 14101 Willard Rd, Suite A, Chantilly, VA 20151 – USA.

Página eletrônica: https://www.ssvirginia.org/

Facebook: https://www.facebook.com/SpiritistVirginia

Revista: https://www.spiritistmagazine.org/

Radio: https://tunein.com/radio/Kardec-Radio-s283252/

 

DE:

https://grupochicoxavier.com.br/dinamico-centro-dos-estados-unidos-inaugura-sede/

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

 

[952-JornalMundoMaior] A PROMESSA DO AMANHECER.

  Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP 

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

A PROMESSA DO AMANHECER.

O otimismo não é uma negação ingênua da dor, mas uma fé inquebrantável na capacidade inerente da vida de se regenerar, de se reinventar, de reflorescer, mesmo após a mais rigorosa das geadas.

 

A bênção da vida reside no inusitado de cada hora, na certeza de que tudo se move, tudo se transforma, e que o rio do tempo leva consigo a tristeza do ontem e traz a promessa de um inexplorado amanhã.

 

Em cada amanhecer, recebemos as ferramentas: a vontade para iniciar, a disciplina para prosseguir, e a convicção de que somos fortes o suficiente para enfrentar o que vier.

 

O novo dia nos oferece o palco para essa alquimia da alma. Abracemos a promessa do próximo amanhecer.

Redação do Momento Espírita.

www.momento .com.br

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

 https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/DM3PPFF657363F361AAFC728FACA8A35C74812B2%40DM3PPFF657363F3.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

 

 

(Recebido de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

Přednáška 29.04.2026 Reinkarnace – skutečnost anebo jen iluze?

Palestra de 29/04/2026: Reencarnação – realidade ou apenas uma ilusão?

Drazí přátelé,  

existuje reinkarnace anebo to je jen Iluze. Jsou důkazy, které tuto myšlenku potvrzují? A proč se znovu vracet? Tyto a spoustu jiných otázek si každý z nás již jistě někdy položil, obzvláště tehdy, když se nám nedaří. 

Zveme Vás proto naší přednáškou k společnému zamyšlení na toto fascinující téma.

 

Naše virtuální přednáška na téma „Reinkarnace – skutečnost anebo jen iluze?“ se uskuteční dne 29.04.2026 v 19:00 hodin.

 

Přikládáme link pro vstup do sálu Zoom:

Zoom Meeting:
https://us02web.zoom.us/j/86028020712?pwd=Q5hHS0JPgAWOrmCLF6GuiDIzaExlS0.1

Meeting-ID: 860 2802 0712
Přístupový kód: 278491

 

V případě dotazu nám pište na: [email protected]

 

Těšíme se na Vaši účast.

S pozdravem přátelé ze spolu Allan Kardec - Wien 

 

 

 

 

TRADUÇÃO PELO GOOGLE

 

Caros amigos,

 

A reencarnação é real ou apenas uma ilusão? Há evidências que sustentem essa ideia? E por que voltar novamente? Essas e muitas outras perguntas certamente já foram feitas por cada um de nós em algum momento, especialmente quando não estamos bem.

 

Portanto, convidamos vocês a refletir sobre este tema fascinante em nossa palestra.

 

Nossa palestra virtual sobre o tema "Reencarnação - realidade ou apenas uma ilusão?" acontecerá no dia 29 de abril de 2026, às 19h.

 

Segue o link para acessar a sala do Zoom:

Reunião Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/86028020712?pwd=Q5hHS0JPgAWOrmCLF6GuiDIzaExlS0.1

 

ID da reunião: 860 2802 0712

Código de acesso: 278491

 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

 

Aguardamos sua participação.

 

Atenciosamente, amigos de Allan Kardec – Viena

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega [[email protected]])

 

 

The Spiritist Magazine

Revista Espírita

 

ACESSE AQUI:

https://www.spiritistmagazine.org/

 

 

 

9º. Encontro Espírita de Inverno

Poços de Caldas MG

 

 

 

(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

New Headquarters: Starting on April 19, 2026

Nova sede: a partir de 19 de abril de 2026.

 

ACESSE AQUI:

https://www.ssvirginia.org/

 

 

 

 

Clube Amigos da Boa Nova

 

 

ACESSE AQUI:

https://marketing.feal.org.br/email/view/69de8738e92a4853946509

 

 

 

Programme - Association Parisienne d'Etudes Spirites

APES : Programação de abril de 2026

Chers amis spirites du Brésil,

 

Notre local historique de Vincennes a fermé définitivement ses portes en fin d’année 2025 depuis 33 de longues années de Charité spirite. 

Aujourd’hui, nous recherchons un nouveau local afin de poursuivre nos activités spirites dans de bonnes conditions. Son emménagement est prévu entre fin mai et début juillet 2026.

Humainement, il deviendra une réalité vivante avec la collaboration  de tous ceux qui s'intéressent au Spiritisme en France, et ailleurs. 

Matériellement, il représente un défi financier important, pour y arriver nous vous invitons à participer à notre projet d'une cagnotte solidaire (via HelloAsso). Ainsi solidairement nous pouvons :

ü  Maintenir un lieu d’accueil spirite gratuit et ouvert à tous

ü  Préserver un espace de réflexion et d’étude spirite et d’assistance morale et spirituelle à tous ceux qui nous cherchent

ü  Permettre à une association engagée depuis 1993 en France à poursuivre sa mission spirite

Si vous souhaitez soutenir l'Association Parisienne d'Etudes Spirites (APES) à financer il suffit de cliquer sur le lien ci-dessous :

https://www.helloasso.com/associations/association-parisienne-d-etudes-spirite-apes/collectes/xxx

Toute contribution, même modeste, ou tout partage est un soutien précieux.

Pour plus d'information n'hésitez pas à nous contacter par [email protected] ou par téléphone 07 82 09 71 58

 

Actuellement, nos réunions publiques d’étude et d’assistance spirituelle (RPEAS) et nos réunions d’assistance spirituelle à la personne (ASP), continuent en distanciel, avec une nouvelle programmation mensuelle :

chaque semaine :

o  soit un vendredi à 20h00

o  soit un samedi à 15h00

Veuillez trouver en pièce jointe, le programme des activités spirites pour le mois d'AVRIL 2024.

 

Nous vous remercions pour votre fidélité et votre engagement, et nous réjouissons de vous retrouver prochainement lors de nos prochaines réunions publiques en distanciel et bientôt en présentiel dans nos nouvelles installations.

Salutations fraternelles

Anita Becquerel

Présidente de l'APES

 

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.
Plus d'information par téléphone au 07 8209 7158 et
sur notre site internet
http://www.apes-asso.fr

 

ABAIXO O TEXTO EM PORTUGUÊS PELO GOOGLE

 

 

Caros amigos espíritas no Brasil,

 

Nossas instalações históricas em Vincennes fecharam definitivamente no final de 2025, após 33 longos anos de caridade espírita.

 

Hoje, estamos buscando um novo local para continuar nossas atividades espíritas em boas condições. Planejamos nos mudar entre o final de maio e o início de julho de 2026.

Em nível pessoal, isso se tornará uma realidade vibrante com a colaboração de todos os interessados ​​no Espiritismo na França e em outros lugares.

Em nível prático, representa um desafio financeiro significativo. Para nos ajudar a alcançar esse objetivo, convidamos você a participar de nossa campanha de arrecadação de fundos (via HelloAsso). Assim, juntos podemos:

 

Manter um centro espírita gratuito e acolhedor, aberto a todos

Preservar um espaço para reflexão e estudo espírita, e para apoio moral e espiritual a todos que nos procuram

Permitir que uma associação ativa na França desde 1993 continue sua missão espírita

 

Se você deseja apoiar a Associação Parisiense de Estudos Espíritas (APES), basta clicar no link abaixo:

https://www.helloasso.com/associations/association-parisienne-d-etudes-spirite-apes/collectes/xxx

Qualquer contribuição, por menor que seja, ou qualquer compartilhamento, é um apoio inestimável.

 

Manter um centro espírita gratuito e acolhedor, aberto a todos

Preservar um espaço para reflexão e estudo espírita, e para apoio moral e espiritual a todos que nos procuram Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone +33 7 82 09 71 58.

 

Atualmente, nossos encontros públicos de estudo e assistência espiritual (RPEAS) e nossos encontros individuais de assistência espiritual (ASP) continuam online, com um novo cronograma mensal:

Todas as semanas:

sexta-feira, às 20h

ou sábado, às 15h

Segue em anexo a programação de atividades espirituais para abril de 2024.

 

Agradecemos sua fidelidade e comprometimento e esperamos vê-lo(a) em breve em nossos próximos encontros públicos online e, em breve, presencialmente em nossas novas instalações.

 

Saudações fraternas,

Anita Becquerel

Presidente da APES

 

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas - Organização sem fins lucrativos (sob a lei francesa de 1901)

Espiritismo: Construindo o Ser Humano do Amanhã Hoje.

 

Para mais informações, ligue para +33 7 82 09 71 58 ou acesse nosso site:

 

http://www.apes-asso.fr

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

 Jornal Momento Espírita ABRIL. CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse abaixo: 

 

CLIQUE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2026/04/Jornal-Momento-Esp-Abril-26_compressed.pdf

 

 

 

 

(Recebido de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Núcleo Espírita Chico Xavier complete 16 anos de fundação

 

Amigos,

 

Em abril o Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), fundado em 25 de abril de 2010, completa 16 anos de atividades.

 

No mês comemorativo nossos convidados nos levarão a conhecer e a refletir sobre alguns aspectos das obras recebidas por Chico Xavier. 

 

Participe, prestigie e divulgue!

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Marcio Hungria [[email protected]])

 

 

Estudo sobre Mediunidade - atualizado

    Pesquisa 2026 mapeia mediunidade espírita no Brasil

Olá,

Você já deve nos conhecer pela Pesquisa Nacional Espírita (PNE), realizada desde 2015. Estamos com nova pesquisa neste ano.

Se você é médium ostensivo, seu relato é muito importante. Estamos conduzindo o Estudo sobre Mediunidade 2026, que vai gerar indicadores e boas práticas para fortalecer o trabalho nas casas.

  • Confidencial e em conformidade com a LGPD
  • Questionário com núcleo comum + módulos por mediunidade
  • Duração: ~20 min (pode concluir depois, sem fechar a página)

👉 Responda aqui: https://forms.gle/iapcM2F7abmgiHfA8

 

Se não for o seu caso, poderia, por gentileza, repassar a médiuns ostensivos do seu Centro?

Agradecemos muito e ficamos à disposição para outras informações.

Abraço,

Ivan Franzolim

WhatsApp (11) 98156-0030

https://franzolim.blogspot.com/

[em nome da equipe de pesquisas da PNE]

 

Alguns dados iniciaisSexo feminino (70%); Alimentação: Omnívoro - se alimenta de tudo (84%); Vegetariano e Vegano (11%) Grau de Consciência: Consciente (59%), Inconsciente (2,7%), Semiconsciente (30%). Escolaridade Superior e acima (83%); Conhecimento sobre Espiritismo: Básico (13,6%); Conhecimento sobre mediunidade: Básico (15,4%). Possui apenas uma mediunidade (45,9%), Com duas mediunidades (32,3%), com 3 mediunidades (12,7%), com 4 mediunidades (4,7%), acima de 4 (4,4%).

 

PMed 2026 - Resultados em 05/04/2026

Tipos de Mediunidade

Masc.

Fem.

Total

Part.F

Part.T

Psicofonia

     186

     502

    688

73,0%

39,3%

Psicografia

       79

     215

     294

73,1%

16,8%

Vidência

       69

    143

   212

67,5%

12,1%

Desdobramento

       40

     117

    157

74,5%

9,0%

Audiência

       36

       84

    120

70,0%

6,9%

Cura (sem cortes)

       33

       66

       99

66,7%

5,7%

Efeitos Físicos

       16

       25

       41

61,0%

2,3%

Psicopictografia

         5

       16

      21

76,2%

1,2%

Psicometria

         8

      12

       20

60,0%

1,1%

Musical

        5

         6

       11

54,5%

0,6%

Cura (com cortes)

    0

 0

 0

 

 

Xenoglossia

        4

        1

       5

20,0%

0,3%

Outras

    32

     51

      83

61,4%

4,7%

Respostas Recebidas

     513

  1.238

 1.751

70,7%

100,0%

Participantes

938

Mediunidades por pessoa

1,87

 

(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]])

 

 

Maria Benta. Campanha do Agasalho 2026

Jabaquara, São Paulo, capital

 

(Informação de Jorge Lira Rezala)

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Abril/2026

 

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Divulgação palestras Instituição Beneficente Nosso Lar abril 2026

Caro Ismael, segue em anexo a programação da Instituição Beneficente Nosso Lar para o mês de abril.

Excepcionalmente neste mês, o Café Cultural será realizado no segundo sábado, em razão do feriado de Páscoa. 

Um abraço fraterno,
Clodoaldo de Lima Leite Presidente voluntario da IBNL 

 

"A tua ansiedade ou o teu receio não alterarão o curso das horas. Aguarda o que há de suceder sem que te imponhas sofrimento desde a véspera."

Joanna de Ângelis

 

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Participe do maior encontro espírita do Estado de São Paulo

 

Visualizar este e-mail como página web

 

USE SP · NEWSLETTER

Abril 2026

⭐ INGRESSO COM VALOR PROMOCIONAL — 2º Lote

 

19º CEE — 2º lote

 

Participe do maior encontro espírita do Estado de São Paulo. Palestras, rodas de conversa e reencontros em um único evento voltado para os líderes e trabalhadores do movimento espírita de todo o Estado.

 

GARANTIR MINHA INSCRIÇÃO →

 

Enviado por USE SP - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo
Rua Dr. Gabriel Piza, 433 - São Paulo/SP - CEP 02036-011
(11) 2950-6554 / (11) 91658-7575

Caso não queira mais receber estes e-mails, 
cancele sua inscrição.

 

(Recebido em email de USE SP [[email protected]])

 

 

ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O JORNAL “O IMORTAL” DE ABRIL (caso possa, por favor divulgue)

Amigo(a) das lides espíritas:

Já disponível gratuitamente na Web, o jornal O IMORTAL de abril apresenta, entre vários outros textos, uma entrevista com a jornalista paulista Ângela Francischini Moraes, de Bauru-SP,

Ligada ao Centro Espírita Vicente de Paulo, de sua cidade, ela nos fala na entrevista sobre seu novo livro:  “Quando o Amor encontra a Dor”, fruto das próprias experiências com a mediunidade, que é um dos assuntos tratados na entrevista.

Outra matéria publicada na edição versa sobre o Concurso “A Doutrina Explica”, ciclo 2026, uma iniciativa já tradicional do Jornal Brasília Espírita, do Distrito Federal, cujas inscrições encontram-se abertas.

Para acessar a edição, clique aqui: https://www.jornaloimortal.com.br/Home

Muito obrigado pela divulgação que puder fazer em sua Casa Espírita e junto a amigos e familiares.

Um forte abraço e ótima semana para todos os seus.

 


Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador - https://www.oconsolador.com.br/  

3. EVOC Editora - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Confira a nova edição da Revista Dirigente Espírita

Visualizar este e-mail como página web

 

USE SP · Dirigente Espírita

Março/Abril 2026 · Ed. 211

Nova Edição

Dirigente

Espírita

Revista Digital · USE SP

211

Edição

Revista Dirigente Espírita Ed.211

A edição 211 chegou com reflexões sobre a obra de Kardec e um convite especial: o Congresso Espírita Estadual de 2026. Confira os destaques abaixo.

LER A REVISTA →

Nesta Edição

14

A Liderança Moral e Intelectual de Kardec na Codificação Como Kardec exerceu sua genialidade como organizador e líder moral da Doutrina.

 

21

O Livro dos Espíritos: análise comparativa — 1ª, 2ª e 16ª edições Um mergulho nas diferenças entre as edições da obra fundante, que completa 169 anos.

 

27

A Unidade como Identidade Reflexão sobre o que nos une como movimento espírita nos tempos atuais.

⭐ INGRESSO COM VALOR PROMOCIONAL — 2º Lote

 

19º CEE — 2º lote

 

Participe do maior encontro espírita do Estado de São Paulo. Palestras, rodas de conversa e reencontros em um único evento voltado para os líderes e trabalhadores do movimento espírita de todo o Estado.

 

GARANTIR MINHA INSCRIÇÃO →

LER A REVISTA DIRIGENTE ESPÍRITA

 

Enviado por USE SP - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo
Rua Dr. Gabriel Piza, 433 - São Paulo/SP - CEP 02036-011
(11) 2950-6554 / (11) 91658-7575

Caso não queira mais receber estes e-mails, 
cancele sua inscrição.

 

(Recebido em email de USE SP [[email protected]])

 

 

 

Jornal Momento Espírita. Edição de março de 2026.

Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP

 

ACESSE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2026/03/Jornal-Momento-Esp-Marco-26-oficial_compressed.pdf

 

 

 

 

(Recebido de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG. Acesse abaixo:   

 

CLIQUE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol126.pdf

 

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

PROJETO LUZ ALÉM DA TELA, NA FEB, TRAZ A VOLTA

DO CINE-DEBATE E EXPOSIÇÃO DOS FIGURINOS

ORIGINAIS DO FILME EMMANUEL

Clique aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/2026/04/24/feb-cine-debate/

 

 

 

PROJETO LUZ ALÉM DA TELA, NA FEB, TRAZ A VOLTA. DO CINE-DEBATE E EXPOSIÇÃO DOS FIGURINOS. ORIGINAIS DO FILME EMMANUEL

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/04/NOVO-CARD-CINE-DEBATE.jpg.jpeg

 

 

O Cine-debate está de volta ao auditório principal da Federação Espírita Brasileira, em Brasília. O primeiro episódio da primeira temporada do seriado The ChosenEu a chamei pelo nome, abre a nova temporada do projeto Luz além da tela, um diálogo entre o Espiritismo e as produções audiovisuais para o cinema, streaming e televisão. 

A exibição do episódio começa às 18h do dia 26 de abril, seguida de uma conversa mediada pelo diretor da FEB Cinema, João Rabelo, acompanhado pela palestrante Fabiane Oliveira e pelo vice-presidente, Geraldo Campetti, além de participação especial da jornalista Daniela Migliari falando sobre a série. A entrada é gratuita. Apenas o debate será transmitido ao vivo pela FEBlives.com   

Exposição de figurinos do filme Emmanuel

O clima de cinema começa no Hall de entrada do Auditório, com a exposição especial de figurinos do filme Emmanuel, direto do set de filmagem para a Federação Espírita Brasileira. Confira as roupas usadas pelos atores Mouhamed Harfouch, Juliana Paiva, Leonardo Medeiros, Maria Eduarda Carvalho e Sophia Fuggacy durante as gravações do aguardado longa-metragem. 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/04/1-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/04/2-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/04/3-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/04/4-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/04/5-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/04/6-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/04/7-150x150.png

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/04/8-150x150.png

A cinebiografia Emmanuel contará nas salas de cinema a história do Espírito mentor de Chico Xavier, baseada nos livros Há dois mil anosCinquenta anos depois e Ave, Cristo! — publicados pela  FEB Editora, além de outros materiais de apoio. O filme está em fase de pós-produção e está previsto para estrear nas salas de exibição de todo o país em 2027. Uma produção da Cinética Filmes, com apoio da FEB Cinema e distribuição da Universal Filmes e da Imagem Filmes. 

Você não vai ficar de fora, vai?! 
Reúna sua família, grupo de estudos e amigos e venha para a FEB. 

Agende-se

Luz além da tela | Cine-debate com exibição do primeiro episódio da primeira temporada do seriado The Chosen e exposição de figurinos do filme Emmanuel
26 de abril, às 18h
Local: Hall e Auditório do prédio Ismael, Federação Espírita Brasileira | SGAN 603, conj. F, Brasília (DF)
Entrada gratuita.

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2026/04/24/feb-cine-debate/)

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

FEPI. Federação Espírita Piauiense

Teresina

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/fepiaui/?locale=pt_BR


 

 

 

 

 

 FEMAR. Federação Espírita do Maranhão

São Luís

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/federacaoespiritamaranhao/?locale=pt_BR

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

                                            

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XII. 4a semana de Abril de 2026

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XII

4a semana de Abrilde 2026

 

GEECX_LogoOriginal.png

 

Datas espíritas marcantes do mês de abril; A experiência de Kardec com suas viagens; O dia nacional do espiritismo; Justiça das aflições na compreensão espírita; Suicídio e loucura na visão espírita; Dinâmico Centro dos Estados Unidos inaugura sede; Revista espírita em inglês completa 18 anos; Como testemunhar

 

Artigo:

- Datas espíritas marcantes do mês de abril:

https://grupochicoxavier.com.br/datas-espiritas-marcantes-do-mes-de-abril/

 

Vídeos:

- A experiência de Kardec com suas viagens:

https://grupochicoxavier.com.br/a-experiencia-de-kardec-com-suas-viagens/

 

- O dia nacional do espiritismo:

https://grupochicoxavier.com.br/o-dia-nacional-do-espiritismo/

 

 

Estudo do Evangelho:

- Justiça das aflições na compreensão espírita:

https://grupochicoxavier.com.br/justica-das-aflicoes-na-compreensao-espirita/

 

- Suicídio e loucura na visão espírita:

https://grupochicoxavier.com.br/suicidio-e-loucura-na-compreensao-espirita/

 

Notícias:

- Dinâmico Centro dos Estados Unidos inaugura sede:

https://grupochicoxavier.com.br/dinamico-centro-dos-estados-unidos-inaugura-sede/

 

Bibliografia:

-Revista espírita em inglês completa 18 anos:

https://grupochicoxavier.com.br/revista-espirita-em-ingles-completa-18-anos/

 

Mensagens:

- Como testemunhar:

https://grupochicoxavier.com.br/como-testemunhar-2/

 

o0o

 

Um arado promete serviço, disciplina, aflição e cansaço; no entanto, não se deve esquecer que, depois dele, chegam semeaduras e colheitas, pães no prato e celeiros guarnecidos” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão nosso. Cap.3.FEB)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

                                          

  

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita

Londrina, PR. Acesse abaixo:

 

CLICAR AQUI:

https://www.oconsolador.com.br/ano20/971/principal.html

 

 

Leia a edição de amanhã da revista O CONSOLADOR, que apresenta os seguintes destaques:  
Entrevista com a jornalista Monique de Freitas Assunção, que atua na área de produção da TV Web Mansão do Caminho, de Salvador-BA.
Especial de Wagner Ideali, que tece considerações sobre os Evangelhos Apócrifos e suas prováveis verdades.
Matéria especial do jornalista Carlos Barros Silva, de João Pessoa-PB, sobre os 19 anos da revista O Consolador.  
Acesse clicando aqui:  
https://www.oconsolador.com.br/ano20/971/principal.html



Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador - https://www.oconsolador.com.br/  

3. EVOC Editora - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Amália Domingo Soler

(10-11-1835 / 29-04-1909)

image009

 

Amália Domingo Soler nasceu na cidade de Sevilha, na região da Andaluzia, Espanha. Sua cidade natal, cujo símbolo é a "Torre da Giralda", antigo minarete mouro transformado em campanário (com um ornamento em seu topo que gira com o vento: La Giralda), tem brilhante participação na história da Espanha e do Ocidente. Durante a idade média foi uma das principais cidades de Al-Andalus e um dos focos mais brilhantes da civilização árabe medieval, a fama de seu rei poeta Almotamid permanece como testemunho de uma época de esplendor. Após a reconquista, foi importante centro de transmissão da cultura muçulmana para seus novos senhores cristãos. O Alcazar de Sevilha e a própria Giralda são testemunhos vivos desta mescla que marca até nossos dias o povo da Andaluzia. Durante os séculos em que o sol não se punha no vasto império espanhol - que cobria as Américas e se estendia pelo Pacífico - a cidade, onde Amália nasceu, era o principal porto de acesso aos territórios de além-mar. Riquezas de todos os cantos fluíam por seus armazéns e dali seguiam para financiar as incontáveis guerras que travaram seus reis. Foi justamente após o desmoronar desse império, ferido mortalmente pelas guerras napoleônicas e pela perda da maioria de suas colônias americanas, que nasceu Amália, em 10 de dezembro  de 1835. Estava no trono da Espanha uma criança, a rainha Isabel II (proclamada em 24 de outubro de 1833), com sua mãe - Maria Cristina - como regente. Este reinado tornou-se um período obtendo como prêmio de seu afã que aos cinco anos eu lesse corretamente, fazendome ler em voz alta duas horas por dia. Nossos espíritos se uniram de um modo tão admirável que só no olhar adivinhávamos os nossos pensamentos". Amália Domingo Soler, Minha Vida. Amália escreveu suas primeiras poesias aos dez anos de idade e aos 18 publicou seus primeiros versos. Uma de suas poesias, recorda os melhores dias de sua juventude, de seus passeios com a mãe e os amigos nos jardins do Alcazar de Sevilha: A una Rosa Flor de hermosura ideal, Bella y delicada rosa, Yo te contemplé orgullosa En un jardín oriental. Hubo un ser que compreendió Que admiraba tu hermosura; Temerário te arrancó: En mi mano te dejó, Y le miré con ternura. Otra vez nos encontramos Y en memoria de la rosa Cariño eterno juramos; De amistad pura y preciosa Un santo lazo formamos. Hoy tus hojas sin color Las contemplo y bendigo; Pues me dieron un amigo Que es una ignorada flor. Amalia Domingo Soler Memorias de una Mujer Esta poesia, escrita em sua juventude, foi-lhe relembrada, muitos anos depois, pelo espírito do amigo citado. Amália não chegou a casar-se e aos vinte cinco anos, com o falecimento de sua mãe, começou a fase mais difícil de sua existência. Os recursos que sua mãe dispunha, praticamente se esgotaram no tratamento de sua saúde e as relações com seus familiares - parentes do pai - não eram das melhores. Assim, além da solidão, começaram para Amália dias de grande penúria. As soluções propostas por seus familiares lhe foram impossíveis de aceitar: entrada no convento ou casamento arranjado com um senhor de muito mais idade, em boa situação financeira. Assim ela se dirigiu a Madrid, capital do país, na esperança de encontrar melhores condições de sobreviver, com suas poesias e com um trabalho modesto. Suas dificuldades foram imensas, até fome passou e teve de recorrer a instituições de caridade, pois raríssimas as possibilidades de trabalho honrado para uma moça pobre e desamparada. Nesse período, no desespero da fome e da solidão, pensa até em matar-se. Em uma noite de grande amargura, em que tinha perdido até mesmo a noção de Deus e debatia-se na duvida do destino de sua mãe, esta lhe aparece e causa-lhe viva impressão. Impressionada pela visão de sua mãe, recorda-se da religião e busca reconforto nas igrejas. É, porém junto a uma igreja luterana que encontra o apoio que procura. A palavra de seus pastores e a convicção de seus fiéis lhe trazem de novo a fé e o consolo da confiança em Jesus. O esforço de escrever versos, dos pequenos trabalhos de costura, unidos a difícil condição em que vivia, lhe pioraram significativamente a vista e somente graças ao tratamento feito por um médico homeopata, salvou-se da cegueira. Foi também este médico que lhe fala pela primeira vez de uns "loucos", adeptos de uma novidade chamada Espiritismo, e lhe empresta um exemplar do jornal espírita "El Critério". O curioso é que o médico era materialista e lhe fala do Espiritismo para consolá-la de suas aflições. É lendo um artigo deste jornal - reproduzido nas suas memórias - que ela se convence da verdade do Espiritismo e busca maiores informações. Estuda o que lhe chega as mãos sobre o Espiritismo e para poder ter acesso as revistas espíritas, começa a escrever artigos para elas. O primeiro de seus trabalhos espíritas é uma poesia para o jornal "El Critério", que embora não tenha sido publicada, lhe valeu uma carta do editor - Visconde de Torres Solanot - com um livro espírita de sua autoria (Preliminares del Espiritismo). É no periódico espírita "La Revelación", da cidade de Alicante, que pela primeira vez sai publicado um texto de Amália Domingo Soler, uma poesia. Seu primeiro artigo doutrinário, "La Fe Espiritista" sai pelo "El Critério", em seu número 9, de 1872. Seus artigos chamaram a atenção e aos poucos se integra ao movimento espírita espanhol, participando de reuniões. Foi em 31 de março de 1875 - aniversário da desencarnação de Allan Kardec - que no salão da Sociedad Espiritista Española, diante dos membros desta sociedade, Amália lê sua poesia "A la Memoria de Allan Kardec" e - como registra em suas memórias - passa a fazer parte das fileiras dos propagandistas da Doutrina Espírita. Grande escritora, com textos que falam tanto ao coração como a razão, e de espírito tão extraordinário como seu talento com as letras, conquistou totalmente as simpatias dos espíritas espanhóis. Fernandes Colavida a presenteia com a coleção das obras de Allan Kardec. Os espíritas de Alicante a convidam a ficar junto a eles, sob sua proteção, dedicandose exclusivamente a divulgação da Doutrina. Junto aos espíritas de Murcia permanece 4 meses recuperando-se de uma enfermidade. Amália, firmemente acreditando que seria errado viver do Espiritismo, continua a trabalhar de dia e escrever de noite. Permanece em Madrid até que se muda para Barcelona, em 10 de agosto de 1876, convidada pelo grupo espírita "Circulo La Buena Nueva" e com a esperança de encontrar melhores condições de trabalho na capital Catalã, já então cidade empreendedora e de grande atividade econômica. Três meses após chegar a Barcelona, novamente os problemas de visão voltaram a atormentar Amália e quase cega encontrou amparo na família de Luís Lach, presidente do Circulo. Deram-lhe abrigo e condições de dedicar-se integralmente ao Espiritismo. Nas reuniões do Circulo, Amália veio a conhecer Miguel Vives, médium extraordinário, através do qual recebeu mensagens de sua mãe. Também entre os espíritas barcelonenses conheceu o médium sonâmbulo Eudaldo, que se tornou seu colaborador e através do qual recebeu grande número de mensagens, incluse as que foram reunidas no livro "Memórias del Padre German". O Padre Germano, guia espiritual de Amalia, se apresentou pela primeira vez em 9 de maio de 1879 e a publicação de suas memórias foi feita em partes a partir de 29 de abril de 1880. Além de publicar artigos em periódicos espíritas, Amalia também refutou ataques ao Espiritismo em jornais como a "Gaceta de Cataluña", ficando célebre sua polêmica com o orador católico Vicente de Manterola. Em 1878, Vicente iniciou uma série de conferências combatendo o Espiritismo, as quais Amalia assistia e respondia em artigos na "Gaceta de Cataluña". O mesmo orador chegou a publicar, em 1879, um livro intitulado "El Satanismo, o sea la Catédra de Satanás, combatida desde la Cátedra del Espíritu Santo - Refutación de los errores de la Escuela Espiritista". Este foi refutado em uma série de 46 artigos de Amalia, reunidos posteriormente no livro "El Espiritismo refutando los errores del Catolicismo". Em 22 de maio de 1879 sai o primeiro número do periódico "La Luz del Porvenir", dirigido por Amalia Domingo Soler. O periódico surgiu devido a insistência de Luís Lach e do editor Juan Torrents que convenceram-na a aceitar a tarefa de criar um periódico direcionado a "mulher espiritista". No primeiro número saiu o artigo "La idea de Dios" que foi denunciado as autoridades e provocou a suspensão do periódico por 42 semanas (voltou a ser publicado antes devido a um decreto do rei Alfonso XII). Durante a suspensão do periódico, foi publicado um substituto "El Eco de la Verdad", que chegou a ser denunciado por outro artigo ("Los Obreros" de Cândida Sanz) e absolvido. Importante notar que estas denuncias - embora uma reação de setores religiosos que se sentiam ameaçados pelo Espiritismo - não são tão difíceis de se compreender, se considerarmos o clima geral da época de Alfonso XII. Este rei subiu ao trono com 17 anos em 29 de dezembro de 1874, em meio a uma crise política que levou a abdicação de sua mãe, a rainha Isabel II. A Espanha vivia um clima de extremismos, com o governo tendo que defender-se tanto contra os "Carlistas", que retomam a guerra civil, quanto contra os republicanos que querem o fim da monarquia. Reformas liberais necessárias a modernização do país, misturavam-se com manifestos militares, crises políticas e novas guerras na África. O Catolicismo é a religião oficial do estado e procura reagir com todas as suas forças as mudanças liberalizantes que podem comprometer-lhe essa posição. O periódico "La Luz del Porvenir" foi publicado até 1899 e muitos dos artigos de Amalia Domingos Soler publicados durante este período - incluindo "La Idea de Dios" - foram, a partir de 1972, reunidos por Salvador Sanchís Serra nos livros "La Luz del Porvenir" e "La Luz del Camino", distribuidos gratuitamente por ele e pelo grupo espírita "La Luz del Camino" de Orihuela, Alicante. As memórias de Amalia Domingo Soler foram escritas em 1891, sob orientação do Padre Germano. Até aquela data ela tinha escrito 1286 artigos, que foram publicados em periódicos na Espanha e no exterior: "El Critério" e "El Espiritismo", de Madri; "La Gaceta de Cataluña", "La Luz del Porvenir" e a "Revista de Estudos Psicológicos" de Barcelona;" La Revelación", de Alicante; "El Espiritismo", de Sevilha; "La Ilustración Espirita", do México;" La Ley del Amor", de Mérida de Yucatán; "La Revista Espiritista", de Montevidéu; "La Constancia", de Buenos Aires; os" Annali dello Spiritismo" na Italia;" El Buen Sentido", de Lérida e outros dos quais não há mais registro. Em 29 de abril de 1909, de Barcelona, Amália retornou ao plano espiritual, o que não significa que se afastou de seu labor em prol do Espiritismo. Em 10 de julho de 1912, por intermédio da médium Maria - que colaborou com ela em vida, substituindo Eudaldo - completou suas memórias e, recentemente, nas viagens do médium Divaldo Pereira Franco à Espanha, tem transmitido mensagens de orientação e encorajamento aos espíritas espanhóis. O Espiritismo na Espanha continuaria a progredir até as vésperas da Guerra Civil de 1936-1939, quando o conflito latente desde a regência de Maria Cristina entre uma Espanha que queria ser moderna e uma que sonhava com o passado, transformou-se em uma sangrenta guerra civil. As proporções do conflito, se hoje não causam espanto, é porque foram eclipsadas pela II Guerra Mundial, imediatamente posterior. Ao final desta guerra civil, a Espanha mergulhou nos 40 anos da ditadura do General Franco, que tudo fez para abafar qualquer idéia que não se enquadrasse na visão de mundo de seu regime. O Espiritismo, perseguido e jogado na clandestinidade, porém voltou a surgir imediatamente ao fim do regime franquista, em uma Espanha nova, liderada por políticos mais maduros e por um rei esclarecido e humano, Juan Carlos I. O balanço da obra de Amália Domingo Soler é difícil de se fazer, pois os seus frutos ainda continuam surgindo. O movimento espírita espanhol do final do século XIX, obra de Amália e de outros grandes pioneiros, como Fernandes Colavida e Miguel Vives y Vives, abrigou o primeiro congresso espírita internacional em 1888, influenciou os movimentos nascentes nos vários países de língua espanhola da América Latina e - como precedente histórico - é a base para o atual renascimento do espiritismo espanhol. Seus artigos são hoje, como foram ontem, exposições claras e diretas do Espiritismo. Fieis interpretes da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Lidos e veiculados pelos meios de comunicação modernos, entre eles a Internet.

 

 

 -------------------

 

 

Bibliografia A Serviço do Espiritismo (Divaldo Pereira Franco na Europa), Nilson de Souza Pereira e Divaldo Pereira Franco, editora Leal, Bahia, Brasil; Historia de España, Jose Terrero, Editorial Ramón Sopena, Barcelona, España; Historia de Sevilha, José Maria de Mena, Plaza & Janes Editores, Barcelona, España; La Luz del Camino, Amalia Domingo Soler, Editora Espírita Allan Kardec, Málaga; La Luz del Porvenir, Amalia Domingo Soler, Editora Espírita Allan Kardec, Málaga; Memórias de una Mujer, Amalia Domingo Soler, Editora Amelia Boudet, Barcelona, Espanha; Memórias del Padre Germán, Amalia Domingo Soler, Editora Amelia Boudet, Barcelona, Espanha; Minha Vida, Amalia Domingo Soler (trad. das Memórias por Isolina Bresolin Vianna e Wallace Leal V. Rodrigues), Casa Editora O Clarim, Matão, Brasil; Fonte: Site www.espiritismogi.com.br

 

 

************

 

 

(Copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Amalia-Domingo-Soler.pdf)

image009

Amalia Domingo Soler,  vulto de escol  do Espiritismo na Espanha.

Imagem/fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Amalia_Domingo_Soler#/media/File:Amalia_Domingo_Soler.jpg

680px-Sevilla_La_Giralda_18-03-2011_18-24-31

La Giralda. Sevilha, Espanha.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sevilla_La_Giralda_18-03-2011_18-24-31.jpg

image059

Sitio arqueológico de Itálica (Sevilha). Em Itálica  nasceram os

imperadores romanos Trajano e Adriano. Em Sevilha nasceu Amalia Domingo Soler no ano de 1835.  Foto Ismael Gobbo

image060

Barcelona, Espanha. Foto Lucas Gobbo.

Cidade onde Amalia Domingo Soler  viveu de 1876 até sua desencarnação em 1909. Nela foi sepultada.  

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/28-01-2019_arquivos/image051.jpg

Barcelona, Espanha. Foto: Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/28-01-2019_arquivos/image052.jpg

Barcelona, Espanha. Foto: Ismael Gobbo.

 

 

Deus

https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/13-03-2015_arquivos/image015.jpg

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019_arquivos/image015.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

 https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/01-11-2021_arquivos/image046.jpg

Busto de  Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec,

Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Amor Infinito

Nossa vida mental  

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]