|
Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, terça-feira 23 de junho de 2026. Compiladas por Ismael Gobbo |
|
|
|
Notas |
|
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
|
|
Atenção |
|
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:
https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/JUNHO/23-06-2026.htm
No Blogonde é postado diariamente: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/
Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1
|
|
Os últimos 5 emails enviados |
|
DATA ACESSE CLICANDO NO LINK
22-06-2026 https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/JUNHO/22-06-2026.htm 20-06-2026 https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/JUNHO/20-06-2026.htm 19-06-2026 https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/JUNHO/19-06-2026.htm 18-06-2026 https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/JUNHO/18-06-2026.htm 17-06-2026 https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/JUNHO/17-06-2026.htm
|
|
Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 8 - 1865 |
|
(Continuação da postagem anterior)
|
|
Cerco a Kazan por Pyotr Korovin Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Siege_of_Kazan_(Pyotr_Korovin,_1890).jpeg
Leia sobre o cerco de Kazan |
|
Catedral da Anunciação do Kremlin de Kazan. 1894. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Kazan |
|
A resposta de Daniel ao rei. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel Daniel (em hebraico: דָּנִיּאֵל), ou Beltessazar,[1] é um dos vários profetas[nota 1] do Antigo Testamento. A sua vida e profecias estão incluídas na Bíblia no Livro de Daniel. O significado do nome é "Aquele que é julgado por Deus" ou "Deus assim julgou", ou ainda, "Deus é meu juiz". Segundo a narrativa, Daniel foi um jovem príncipe judeu levado como prisioneiro de guerra pelas tropas do Império Babilônico, em meio a Rebelião para Independência de Judá. Ao fim do conflito, de acordo com a tradição rabínica, Daniel e outros príncipes judeus foram castrados por ordens do rei babilônico, com o objetivo de desencorajar lideranças e frustrar o sentimento de independência em meio ao povo dominado.[3][4] No entanto, através da Sabedoria oriunda de seu Deus, Jeová, ele interpretou os sonhos e visões de reis, tornando-se uma figura proeminente na corte de Babilônia. Daniel interpretou o sonho do rei Nabucodonosor no capítulo 2. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel
Leia em Daniel 2 a sua interpretação do sonho do rei Nabucodonosor |
|
Nabucodonosor II em sua insanidade. Óleo sobre tela de William Blake. Impressão colorida, tinta e aquarela sobre papel. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nabucodonosor_II
Nabucodonosor II, Nebucadrezar (na ortografia babilônia Nabu - kudurri - usur, Nebo, proteja a coroa! ou Nebo, proteja as fronteiras!) foi o filho e sucessor de Nabopolassar, rei da Babilónia que libertou os caldeus do reino da Assíria e destruiu Nínive.[1] Em uma inscrição, ele se chamava de o favorito de Nebo. Foi o mais poderoso rei da Babilônia.[1] Ele se casou com uma filha de Ciaxares, a princesa Amitis da Média, unificando as dinastias da Babilônia e da Media. Com ela, Nabucodonosor teve três filhos : Evil-Merodaque, Nitócris e Cassaia.[1] Após Neco II, faraó do Egito, haver derrotado os Assírios em Carquemis, as províncias da Síria que estavam sob controle dos assírios passaram ao controle egípcio, enquanto que as demais províncias assírias foram divididas entre os medos e os babilônios; Nabopolassar, porém, pretendia conquistar a Síria, e lutou contra Neco, em Carquemis, derrotou os egípcios, e conquistou a Síria e a Israel. Nabucodonosor também conquistou a Israel, tomou Jerusalém, e levou judeus cativos para a Babilônia, inclusive Daniel. Em 598 a.C., após a revolta de Joaquim de Judá, que tinha o apoio do faraó Neco, Nabucodonosor o derrota. Nabucodonosor derrota os judeus uma terceira vez, e leva cativo o rei Jeconias de Judá em 597 a.C. Na última revolta, de Zedequias, Nabucodonosor arrasa Jerusalém (586 a.C.), fura os olhos de Zedequias e o deixa prisioneiro por toda a vida.[1] Nabucodonosor também lutou, no trigésimo ano de seu reinado, contra Amósis II, faraó do Egito.[1] Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nabucodonosor_II
|
|
São Bento de Nursia Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Rule_of_Saint_Benedict São Bento de Nursia escrevendo a regra beneditina, retrato na igreja da Abadia de Heiligenkreuz perto de Baden bei Wien, Baixa Áustria. Retrato (1926) por Herman Nieg (1849-1928)
Bento de Núrsia, nascido Benedito da Nórcia (em italiano: Benedetto di Norcia; em latim: Benedictus; Nórcia, Reino Ostrogótico, c. 480 – Abadia de Monte Cassino, c. 547) foi um monge, fundador da Ordem de São Bento ou Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo. Foi o criador da Regra de São Bento, um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica, inspiração de muitas outras comunidades religiosas. Era irmão gêmeo de Santa Escolástica. O papa Paulo VI designou-o patrono da Europa em 1964,[1] sendo também patrono da Alemanha. É venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos e anglicanos. Fundou a Abadia de Monte Cassino, na Itália, destruída durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada. O calendário católico-romano comemora-o a 11 de julho[2], data em que se trasladaram suas relíquias para a Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire. Leia mais: |
|
Jesus cura um homem mudo possesso. Aquarela por James Tissot Imagem/fonte: |
|
O Livro dos Médiuns, lançado por Allan Kardec em janeiro de 1861. |
|
Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo. |
|
A outra casa |
|
Passamos boa parte da vida cuidando da casa onde moramos. Limpamos, organizamos, trocamos móveis, consertamos o que quebra. Preocupamo-nos com a aparência, com o conforto, com aquilo que os outros veem quando entram. É natural. A casa externa abriga o corpo e a rotina. Mas existe outra casa. Silenciosa, invisível, que, muitas vezes, deixamos em segundo plano: a nossa casa interior. * * * Certo dia, uma mulher soube que receberia uma visita. Tratava-se de alguém de suas relações, há muito tempo não visto. Atividades profissionais em cidades diferentes os haviam distanciado. Nos dias seguintes, ela limpou cada canto da casa. Abriu janelas, retirou o pó acumulado, organizou o que estava fora de lugar. Preparou o melhor quarto, escolheu flores simples, mas cuidadas. Queria que tudo estivesse pronto. Na noite que antecedia sua chegada, porém, ao se sentar em silêncio, percebeu algo inquietante: havia preparado a casa, mas não o coração. Dentro de si, havia ressentimentos guardados, mágoas antigas, palavras que precisava perdoar. A casa estava limpa. A alma, não. Essa constatação a levou a lembrar a passagem evangélica em que Jesus visita a casa de Marta e Maria. Enquanto Marta se ocupava com muitos afazeres, Maria escolheu sentar-se aos pés do Mestre. E Jesus, com ternura, alertou a irmã envolta em mil tarefas: Estás ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma só é necessária. E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Um convite suave para compreendermos que, mais do que preparar o ambiente externo, é essencial cuidar do nosso interior. É observar pensamentos, sentimentos, atitudes. A reforma íntima não acontece de uma vez, como uma grande obra, mas aos poucos: retirando excessos, consertando rachaduras, iluminando cômodos esquecidos da alma. Organizar a casa interior é descobrir onde se aninham o orgulho, a impaciência, o egoísmo. É substituir a desordem da pressa pela calma da fé. É criar espaço para a humildade, para o perdão, para a paciência. É compreender que amar não é apenas um ideal elevado, mas uma prática cotidiana que reorganiza o nosso mundo íntimo. Quantas horas utilizamos limpando a casa externa? E quanto tempo dedicamos à casa interior? Acolher o Cristo em nós é permitir que Seus ensinamentos transformem o ambiente do coração. Onde se instalava a dureza, que Ele encontre mansidão. Onde havia mágoa, que encontre disposição para recomeçar. Onde havia sombra, que encontre luz. Porque, quando o amor passa a habitar em nós, tudo começa, silenciosamente, a se iluminar. Quando cuidamos da nossa casa interior, tudo ao redor também se transforma. As relações se tornam mais leves. As dores encontram sentido. A vida ganha direção. Tenhamos em mente, então, que não basta preparar o lugar onde moramos. É preciso preparar o eu que somos. E abrir, todos os dias, a porta do coração para que o Cristo faça morada em nós. E, pouco a pouco, transformar a própria alma em um lar de paz, onde o bem encontre espaço para permanecer. Pensemos nisso. Redação do Momento Espírita, com
(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7665&stat=0) |
|
Jesus na casa de Marta e Maria. Óleo sobre tela por Henryk Semiradsky. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Semiradsky_Christ_Martha_Maria.jpg
|
|
Visita de Nicodemus a Jesus Cristo. Óleo sobre tela por John La Farge. Imagem/fonte:
No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)
|
|
Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)
(Colaboração recebido em email de Leopoldo Zanardi
|
|
Ante o próximo |
|
Pelo Espírito Maria Dolores. Mensagem recebida por Francisco Cândido Xavier, no Lar da Caridade (Ex-Hospital do Pênfigo) em Uberaba, na reunião de 12.04.1983. Livro: Uma Vida de Amor e Caridade. Página 110.
... E quem é o meu próximo? - indaguei Ao coração da vida E o coração da vida obedecendo a Lei Respondeu com voz clara e decidida: Olha em redor de ti, onde o dever te leve Do espaço livre e amplo à senda estreita e breve. Fita em teu próprio lar: É teu pai, tua mãe, teu irmão, teu parente, E mais além do Grupo familiar, É o vizinho piedoso e intransigente,
É o mendigo a esmolar que te visita a porta, O amigo suscetível de amparar-te É aquele que padece Privação ou problema em qualquer parte. É aquele que te esquece E o outro que te humilha, A esconder-se no ouro em que se alteia e brilha Para depois cair quando se desilude. É aquele que se faz bandeira da virtude, E o outro que te apóia ou te faz concessões.
É aquele que te furta o lugar e o direito Alimentando a sombra do despeito Sem que te saiba ver as intenções. É a mulher que te guia para o bem E a outra que atravessa as áreas de ninguém Avinagrando corações...
O próximo, afinal, seja onde for, Será sempre a criatura Que te busca onde estás Procurando por ti o socorro da paz,
Rogando-te bondade, amparo e compreensão Amizade e calor Dando-te o nobre ensejo, De seguir para a luz na presença do amor. E posso sem o próximo viver? - perguntei comovida E disse novamente o coração da vida: Acende sem cessar a luz do Bem, Trabalha, serve, crê, chora, sofre e auxilia... Sem o próximo em tua companhia Nunca serás alguém!...
(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
|
Os Mendigos. Óleo no painel de Alexandre-Gabriel Decamps. Imagem/fonte: |
|
O mendigo cego. Óleo sobre tela de Lawrence Alma-Tadema Imagem/fonte: |
|
Jovem dando esmola a um velho. Pintura de Jan Steen. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Steen_-_Young_Girl_Giving_Alms_to_an_Old_Man.jpg |
|
Maria Dolores https://www.uemmg.org.br/biografias/maria-dolores
|
|
Chico Xavier, aos 90 anos, trabalhando como sempre. Foto Ismael Gobbo
|
A diferença entre o cristianismo e o maniqueísmo |
|
|
|
Publicado em O Tempo/ Colunas Belo Horizonte, MG Obra de José Reis Chaves
José Reis Chaves Foto de Ismael Gobbo
Como é sabido, os espíritas são os religiosos que mais entendem de espíritos, pois estão sempre em contato com os que Deus permite que se comuniquem conosco. E aqui, de modo especial, abro um parêntese, para recomendar o lançamento, pela Editora Chico Xavier, da muito interessante obra “Coleção Grandes Nomes do Espiritismo”, pela médium psicógrafa Luísa Marteleto, psicóloga e teóloga espírita nascida em Belo Horizonte, porém residente em Denver, nos Estados Unidos. Essa obra, já lançada em Denver, em inglês, é prefaciada e revisada pelo cientista espírita de renome mundial Ricardo Melo, fundador da famosa instituição que tem seu próprio nome: Instituto Ricardo Melo, internacionalmente muito conhecido. Alguns componentes da citada obra são recomendados por Kardec como precursores do espiritismo, como Sócrates e Platão. Mas voltemos ao assunto principal desta coluna. Há certa semelhança entre o cristianismo e o maniqueísmo, que foi a religião de Santo Agostinho antes de sua conversão ao cristianismo, para o qual Deus é único, com amor infinito, e só cria o bem. Já para o maniqueísmo há dois deuses, um do bem, que só cria o bem, e outro que é chamado “Deus do mal”, que só cria o mal.
Esse modo de pensar maniqueísta tem muito a ver com a mitologia antiga, que misturava os espíritos humanos com os deuses do politeísmo. E até a própria Bíblia, no seu Velho Testamento, nos chama de “deuses” (Salmo 82: 6), o que é repetido por Jesus, que afirma “vós sois deuses” (João 10: 34). E assim, como já dissemos, há diferença entre o cristianismo e o maniqueísmo, ou seja, para o maniqueísmo, há um princípio de politeísmo, pois admite um Deus do bem e um do mal. Já para o cristianismo, há só o Deus do bem, mas há os demônios, “daimones”, no grego bíblico do Novo Testamento, que são a multidão dos espíritos ou almas que, para a Bíblia e, principalmente, para a mitologia, são também deuses e, na maioria, ainda não bons, pois os já bons ou santos são minoria.
Se para o maniqueísmo são dois deuses e para o cristianismo um único Deus Pai de amor, mas com uma multidão de “daimones” (ou deuses), na maioria ainda maus ou pouco evoluídos, surge uma pergunta que não quer calar: com a diferença entre o cristianismo, com seus “daimones” (almas ou espíritos já bons e os ainda maus), e o maniqueísmo, com seus só dois deuses, estaria o cristianismo, com seus muitos “daimones” também deuses, mais próximo do politeísmo do que o maniqueísmo?
Com este colunista, “Presença Espírita na
Bíblia”, na TV Mundo Maior, palestras e entrevistas em TVs e vídeos no
YouTube e Facebook. Seus livros estão também na Amazon, inclusive os em
inglês, e tradução da Bíblia do grego (Novo Testamento) para o português e
que está sendo vertida para o inglês nos Estados Unidos, por ser ela fiel aos
textos originais gregos. [email protected]
Recebido email de José Reis Chaves e copiado de |
|
Sócrates e Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo difundiram a Reencarnação. Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo
Sócrates e Platão foram precursores das idéias cristãs e do Espiritismo. Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo” logo na Introdução faz um “Resumo da Doutrina de Sócrates e de Platão”
|
|
Allan Kardec. Óleo sobre tela por Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.
|
|
Expressivo Congresso Estadual de Espiritismo em São Paulo |
|
O 19o Congresso Estadual de Espiritismo, promovido pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, desenvolveu-se nos dias 19 a 21 de junho, nas dependências do Teatro da APCD, na capital paulista. Ocorreram as conferências: “O centro espírita que buscamos” (Rossandro Klinjey); “O centro espírita como agente de transformação social” (Cosme Massi); “O Centro Espírita como espaço de saúde mental e emocional” (Alexander Moreira Almeida); “O Centro Espírita no novo tempo” (Cesar Perri); “Os desafios familiares na era digital” (Alberto Almeida). Atividades intensas de rodas de conversa, com atuação de representantes das várias regiões do Estado, simultaneamente em várias salas: Qualidade nas reuniões mediúnicas; O Centro Espírita que buscamos: ressignificar o Centro Espírita; O Espiritismo é religião?; Desafios do atendimento fraterno pelo diálogo: aspectos gerais e legais; Educação espírita infantil e mocidade espírita; Animismo nas reuniões mediúnicas; Sustentabilidade financeira e doação consciente; Projetos sociais e impacto comunitário; Coerência doutrinária: entre o discurso e a prática; Atendimento espiritual no século XXI; O engajamento dos jovens nos centros espíritas; Novos desafios da mediunidade na era digital; As contribuições de André Luiz para o Centro Espírita; Inteligência artificial e ética à luz da Doutrina Espírita; O centro espírita como espaço inclusivo e plural; O uso da tecnologia a serviço da divulgação espírita. A Doutrina dos Espíritos e o aspecto religioso no Brasil; Pesquisas científicas que dialogam com o Espiritismo; Espíritos – gênero e sexualidade; A visão espírita num mundo politicamente polarizado. Concomitante a essas atividades, aconteceu o inédito 1o Encontro de Pesquisa e Ciência Espírita da USE, promovido pela Assessoria de mesmo nome da USE-SP. Entre as atividades artísticas: marcante espetáculo teatral, canções por Lirálcio Ricci, e, no encerramento, a apresentação do coral João Cabete, com 80 vozes, composto por integrantes de corais da capital e cidades próximas. Foi disponibilizada uma farta exposição de livros, inclusive com lançamento de obras, com participação de diversas editoras. Houve autógrafos por expositores/autores presentes. Houve exposição por representantes do movimento Fraternidade Sem Fronteiras que mantém atuações em cidades brasileiras e fortemente na África, inclusive com exposição de produtos beneficentes elaborados por comunidades africanas. Nos vários intervalos foi disponibilizado saboroso lanche. Na etapa final, ocorreu o “Momento USE 80 anos”, iniciando as comemorações que culminarão em junho de 2027, com atuação da presidente da USE-SP Júlia Nezu, e ex-presidentes: Cesar Perri, Aparecido José Orlando e Rosana Gaspar. No encerramento do Congresso, a presidente Júlia Nezu apresentou-se para os agradecimentos, juntamente com a Diretoria Executiva da USE, equipes de organização e de colaboradores do Congresso. Presentes ao evento mais de 700 participantes, provenientes de mais de 300 instituições do Estado e de visitantes de outros Estados. GRAVAÇÕES: as gravações das palestras serão editadas e disponibilizadas logo mais em canais da USE-SP: na página eletrônica (www.usesp.org.br) e no canal do You Tube. DE: https://grupochicoxavier.com.br/expressivo-congresso-estadual-de-espiritismo-em-sao-paulo/
Congresso da USE/SP. Palestras de Alexander Moreira (MG) e Cesar Perri (SP)
Congresso da USE-SP. Roda de conversa sobre obras de André Luiz, com Walteno, Perri e Otollini. Dirigentes de O Clarim com o casal Célia e Perri, em autógrafos.
Arte no Congresso da USE. Canções com com Lirálcio Ricci e Coral de 80 vozes. Encerramento pela presidente Nezu com diretoria e colaboradores.
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e GEECX) |
|
Přednáška 24.06.2026 - Psychiatrické a duchovní aspekty emočních poruch. Palestra de 24/06/2026 - Aspectos psiquiátricos e espirituais dos transtornos emocionais |
|
Drazí přátelé, zasíláme pozvánku na naši virtuální přednášku, která se uskuteční dne 24.06.2026 v 19:00 hodin na téma „Jemné mechanismy obsedantního procesu“ a přikládáme link pro vstup do sálu Zoom: Zoom Meeting:https://us02web.zoom.us/j/86028020712?pwd=Q5hHS0JPgAWOrmCLF6GuiDIzaExlS0.1 Meeting-ID: 860 2802 0712 Téma jsme vybrali z knihy „Psychiatrické a duchovní aspekty emočních poruch“ (Aspectos Psiquiátricos e espirituais nos transtornos emocionais) různých duchovních autorů, kterou medijně napsal Divaldo Franco – světoznámé médium z Brazílie. Duchovní autoři nám v této knize objasňují vliv obsesivních bytostí na materiální svět, jejich důvody a způsoby obsese.
V případě dotazu nám pište na: [email protected]
Těšíme se na Vaši účast. S pozdravem přátelé ze spolu Allan Kardec - Wien
TRADUÇÃO AO PORTUGUÊS ABAIXO PELO GOOGLE TRADUTOR
Prezados amigos, Estamos enviando um convite para nossa palestra virtual, que acontecerá no dia 24/06/2026 às 19h, sobre o tema "Mecanismos sutis do processo obsessivo". Anexamos o link para acessar a sala do Zoom: Reunião Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86028020712?pwd=Q5hHS0JPgAWOrmCLF6GuiDIzaExlS0.1 ID da reunião: 860 2802 0712 Código de acesso: 278491 Selecionamos o tema do livro "Aspectos Psiquiátricos e Espirituais nos Transtornos Emocionais" (Aspectos Psiquiátricos e Espirituais nos Transtornos Emocionais), de diversos autores espirituais, escrito por Divaldo Franco, médium brasileiro de renome mundial.
Neste livro, autores espirituais explicam a influência de seres obsessivos no mundo material, suas razões e métodos de obsessão.
Caso tenha alguma dúvida, escreva para [email protected]
Aguardamos sua participação.
Atenciosamente, amigos de Allan Kardec - Viena
|
|
Palestra no Departamento Casa da Caridade Araçatuba, SP |
|
(Recebido em email de Adriana Leite [[email protected]]) |
|
Palestras na Aliança Espírita Varas da Videira Araçatuba, SP |
|
(Recebido em email de Adriana Leite [[email protected]]) |
|
Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha Portugal |
|
Exms Senhores OCS,
CCE
www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected] www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/
(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]]) |
|
[974-JornalMundoMaior] ESFERAS. |
|
Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br JORNAL MUNDO MAIOR ESTÁ NO WATSAPP clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino
ESFERAS. Ninguém precisa ausentar-se da Terra para entrar em relações com Esferas diferentes.
A diversidade de nossas moradias começa neste mundo mesmo.
Cada mente vive na onda dos desejos que lhe são próprios.
Cada coração palpita nos sentimentos que esposa.
Residimos no lugar em que situamos a própria alma. Cada Espírito permanece na posição que lhe agrada.
Cada dia com o Evangelho no coração e nas palavras, nas atitudes e nas mãos é mais um passo para as eminências da vida. De modo a elevar-se de condição, ninguém reclame contra o cativeiro das circunstâncias.
Jesus, até hoje, convida-nos, através da Boa Nova, a construir a Esfera mais elevada em que nos cabe marchar para Deus.
Se nos propomos a atingir as Moradas do Amor e da Sabedoria, na Luz Imperecível, aprendamos a renunciar a nós mesmos, avançando, corajosamente, sob a cruz dos deveres de cada dia, a fim de encontrarmos o Cristo em nossa desejada renovação. No livro:- ABRIGO.-Emmanuel/Chico Xavier. Magali Inês Brum - Colaboradora.
Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale ( )apagar meu endereço.
--
(Recebido em email de [email protected]; em nome de; Jornal Mundo Maior [[email protected]]) |
|
Palestra no Núcleo Espírita Miramez Guarulhos, SP |
|
(Recebido em email de [email protected]) |
|
Sexualidade na ótica espírita em revista digital |
|
Com apresentação de Sirlaine Aiala, a Revista Eletrônica Visão DuBEM chega à sua edição de número 26, maio de 2026, e traz um tema profundo, atual e necessário: SEXUALIDADE NA ÓTICA ESPÍRITA. 🎙️ Participações desta edição: 🌈 Djalma Santos – pesquisador e conferencista espírita – aborda questões relacionadas à homossexualidade e transexualidade. 🎯 No quadro MOVIMENTO 21, Thiago Ariel traz um papo reto sobre sexualidade com os jovens. 🧠 Marco Milani relembra a pergunta de Kardec: “Os espíritos têm sexo?”, ampliando a reflexão sobre gênero, biologia e as experiências evolutivas do espírito. 📖 César Perri apresenta trecho da epístola de Paulo aos Romanos que inspirou a transformação de Agostinho de Hipona. 🍷 Roberto Beletati aborda os impactos do consumo de álcool na sexualidade masculina e feminina. 📚 Eduardo Miyashiro ressalta a experiência reencarnatória em corpos masculinos e femininos como parte do aprendizado espiritual. 🤝 Geraldo Campetti, vice-presidente da FEB – Federação Espírita Brasileira, fala sobre o respeito que todos devemos cultivar para com as pessoas LGBTQIAPN+. 📱 André Siqueira reflete sobre a forma como a comunicação e a publicidade utilizam a sexualidade para vender produtos, estilos de vida e pessoas, além de comentar os aplicativos de relacionamento. 💬 No quadro CAUSOS DE CHICO, Francisco Cardec compartilha orientações de Chico Xavier sobre sexualidade, destacando a importância da pureza dos sentimentos. 🕊️ E Bárbara Bezerra fala sobre gatilhos emocionais, em sua coluna sobre comunicação não-violenta. 💖 Uma edição especial para refletir com responsabilidade, respeito, espiritualidade e acolhimento. Informações: #CanalDuBEM #Espiritismo #DoutrinaEspírita #Evangelho #Jesus #AllanKardec #FéRaciocinada #EstudoEspírita #ArteEspírita #RevistaVisãoDuBEM #Sexualidade #Espiritualidade #Respeito #Autoconhecimento #LGBTQIAPNmais Acesso à revista digital: https://youtube.com/live/fxQfL-d4Oh8?feature=share
(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX) |
|
Post de Vanessa Anseloni |
|
Agradecimentos ao estimado amigo Cesar Perri de Carvalho e a Revista Internacional do Espiritismo (RIE). https://www.facebook.com/share/p/1Fkr4oYuDj/
Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]]) |
|
Casa Editora O Clarim Acesse abaixo: |
|
CLIQUE AQUI:
|
|
Jornada da AME-SP debate o papel da espiritualidade na medicina contemporânea |
|
Da evidência à prática: jornada da AME-SP debate o papel da espiritualidade na medicina contemporânea
Evento acontece em setembro, na nova sede da AME-Brasil, na capital paulista, e reunirá profissionais da Saúde, pesquisadores e estudantes para discutir experiências espirituais, neurociência, saúde mental e cuidado integral
São Paulo, 10 de junho de 2026 – A nova sede da AME Brasilserá palco, em 19 e 20 de setembro, da 14ª Jornada da AME-SP, evento que deve reunir médicos, psicólogos, enfermeiros e profissionais da Saúde para discutir o papel da espiritualidade na prática clínica contemporânea. No mesmo espaço e em conjunto ao evento acontece o 14º CondAME(Congresso Nacional do Departamento Acadêmico da AME-Brasil). Com o tema “A Dimensão Espiritual da Medicina – da Evidência à Prática”, ambos os encontrosserão uma preparação para o próximo Mednesp 2027, que acontece no ano que vem, no feriado do Corpus Christi, em Recife (PE), com promoção da AME-Brasil. Com 200 vagas para a Jornada e 100 para o CondAME – Congresso Nacional do Departamento Acadêmico da AME-Brasil –, o evento acontece na rua Valdemar Ferreira, 162, no Butantã, em São Paulo (SP), reforçando a nova sede da entidade como espaço permanente de formação, debate e produção de conhecimento na interface entre saúde, ciência e espiritualidade. “A proposta é discutir como a dimensão espiritual vem sendo incorporada, de forma cada vez mais consistente, às reflexões sobre cuidado, saúde mental, humanização da assistência e qualidade de vida de pacientes e profissionais da Saúde”, informa o psiquiatra Marcus Ribeiro, presidente da AME-SP. Ao longo de dois dias, a programação reunirá diferentes especialidades e abordagens para discutir desde evidências científicas até aplicações práticas no cotidiano clínico. Entre os temas em debate estão experiências espirituais não ordinárias, experiências de quase-morte, comunicação após a morte, memórias de vidas passadas, práticas de cuidado em instituições espíritas, florescimento humano, neurociência, gratidão, crescimento pós-traumático e o impacto emocional sobre profissionais da Saúde. A programação também dedica espaço ao debate sobre o cuidado de quem cuida — um dos temas mais urgentes no cenário contemporâneo da saúde. Questões como fadiga por compaixão, isolamento emocional, impotência diante do sofrimento e saúde espiritual dos profissionais serão abordadas sob diferentes perspectivas, incluindo Medicina, Psicologia e espiritualidade. Realizada simultaneamente ao CondAME, a Jornada também busca fortalecer o movimento médico-espírita entre estudantes e jovens profissionais, ampliando a integração entre formação acadêmica, pesquisa e prática assistencial. No sábado (19), os painéis abordarão a integração da espiritualidade nas diferentes áreas da Saúde, experiências de cuidado desenvolvidas em instituições espíritas e os impactos clínicos das chamadas experiências espirituais não ordinárias. Já no domingo (20), o foco estará no cultivo da saúde espiritual de profissionais da Saúde e nas contribuições das virtudes humanas — como esperança, amorosidade e gratidão — para o bem-estar físico e emocional. As inscrições para a 14ª Jornada da AME-SP e para o 14º CondAME já estã abertas. A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento. São apoiadores do evento a Federação Espírita do Estado de São Paulo (Feesp), o Grupo Espírita Batuíra (GEB), Grupo Espírita CairbarSchutel, Instituto Espírita de Educação e a Fraternidade sem Fronteiras. Serviço 14ª Jornada da AME-SP + 14º CondAME Tema: A Dimensão Espiritual da Medicina – da Evidência à Prática Data: 19 e 20 de setembro de 2026 Endereço: Nova sede da AME Brasil, à rua Valdemar Ferreira, 162 – Butantã – São Paulo (SP) Programação e inscriçõesaqui
Proposta da AME A AME traz uma outra face da Medicina e propõe uma saúde baseada nos valores da alma, calcados no conhecimento da Doutrina dos Espíritos (Espiritismo), uma verdadeira revolução iniciada no século XIX pelo advento de O Livro dos Espíritos e continuada mais recentemente nas obras de André Luiz (psicografia de Chico Xavier). Esses trabalhos trouxeram para a Medicina, Psicologia e outras disciplinas da Saúde um conhecimento que desvenda um lado ainda desconhecido da etiopatogenia das doenças e a dimensão espiritual do ser humano.
Mais informações: Connectare Comunicação Cláudia Santos – [email protected] – (11) 97663-4001
(Recebido em email de Cláudia Santos [[email protected]]) |
|
Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Junho/2026 |
|
(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]]) |
|
ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O JORNAL “O IMORTAL” DE JUNHO (caso possa, por favor divulgue) |
|
Amigo(a) das lides espíritas: Já disponível gratuitamente na Web, o jornal O IMORTAL de junho apresenta, entre vários outros textos, uma entrevista com a doutora Clarissa Mathias, de Salvador (BA). Médica oncologista, ela participa das atividades da Mansão do Caminho, instituição fundada por Divaldo Franco. Outro destaque da mesma edição, de autoria de Marinei F. Rezende, é uma matéria especial sobre o Coral Espírita Nosso Lar, fundado em abril de 2008, que está comemorando 18 anos de atividades dedicadas à música, à espiritualidade e ao acolhimento fraterno. Para acessar, clique em https://www.jornaloimortal.com.br/Home Muito obrigado pela divulgação que puder fazer em sua Casa Espírita e junto a amigos e familiares. Um forte abraço e ótima semana para todos os seus.
Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden 86701-865 - Arapongas, PR
(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]]) |
|
Divulgação palestras espíritas Instituição Beneficente Nosso Lar - IBNL junho 2026 |
|
Olá, Ismael, paz e saúde! Segue em anexo a programação do Nosso Lar para o mês de junho. O Café Cultural será realizado, excepcionalmente, no segundo sábado do mês, dia 13/06, às 10h15, em razão do feriado. Que seja um mês de paz e aprendizados para todos nós. Abraço fraterno, Clodoaldo de Lima Leite Presidente voluntário da IBNL
"Nunca te esqueças de aproveitar o tempo na aquisição de luz, enquanto é dia." (Caminho, Verdade e Vida, Emmanuel por Chico Xavier)
(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]]) |
|
Jornal Momento Espírita - Edição JUNHO Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. ACESSE ABAIXO: |
|
CLICAR AQUI: https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2026/06/Jornal-Momento-Esp-Junho-26_compressed.pdf
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
|
Palestras no Centro Espírita Raymundo Mariano Dias Birigui, SP |
|
(Copiado de João Marchesi Neto) |
|
Solicitud de divulgação espírita Recebido em email de Ruben de los Santos do Uruguai |
|
(Recebido de email de solicitud de divulgação espírita)
|
|
*** POST referente ao novo lançamento da EVOC – Editora Virtual O Consolador. |
|
Espíritas e simpatizantes do Espiritismo: O e-book VIDAS (Crônicas), de Cínthia Cortegoso, é o novo lançamento da EVOC – Editora Virtual O Consolador. O livro, publicado apenas na versão digital, pode ser lido ou baixado gratuitamente. https://www.oconsolador.com.br/ano20/972/especial2.html
Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden 86701-865 - Arapongas, PR
(Recibo em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]] |
|
Edição 127 da Folha Espírita Francisco Caixeta Março/Abril-2026. Araxá, MG |
|
CLICAR AQUI: http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol127.pdf
(Recebido em email de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]]) |
|
9º. Encontro Espírita de Inverno Poços de Caldas MG |
|
(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]]) |
|
Estudo sobre Mediunidade - atualizado |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Pesquisa 2026 mapeia mediunidade espírita no Brasil Olá, Você já deve nos conhecer pela Pesquisa Nacional Espírita (PNE), realizada desde 2015. Estamos com nova pesquisa neste ano. Se você é médium ostensivo, seu relato é muito importante. Estamos conduzindo o Estudo sobre Mediunidade 2026, que vai gerar indicadores e boas práticas para fortalecer o trabalho nas casas.
👉 Responda aqui: https://forms.gle/iapcM2F7abmgiHfA8
Se não for o seu caso, poderia, por gentileza, repassar a médiuns ostensivos do seu Centro? Agradecemos muito e ficamos à disposição para outras informações. Abraço, Ivan Franzolim WhatsApp (11) 98156-0030 https://franzolim.blogspot.com/ [em nome da equipe de pesquisas da PNE]
Alguns dados iniciais. Sexo feminino (70%); Alimentação: Omnívoro - se alimenta de tudo (84%); Vegetariano e Vegano (11%) Grau de Consciência: Consciente (59%), Inconsciente (2,7%), Semiconsciente (30%). Escolaridade Superior e acima (83%); Conhecimento sobre Espiritismo: Básico (13,6%); Conhecimento sobre mediunidade: Básico (15,4%). Possui apenas uma mediunidade (45,9%), Com duas mediunidades (32,3%), com 3 mediunidades (12,7%), com 4 mediunidades (4,7%), acima de 4 (4,4%).
PMed 2026 - Resultados em 05/04/2026
(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]]) |
|
Site da Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
|
Clique
aqui:
|
|
NASCIMENTO DE NESTOR JOÃO MASOTTI/ 21 DE JUNHO DE 1937 CLIQUE AQUI: https://www.febnet.org.br/portal/2026/06/21/nascimento-de-nestor-joao-masotti/
|
|
NASCIMENTO DE NESTOR JOÃO MASOTTI/ 21 DE JUNHO DE 1937 |
|
Nestor João Masotti (21 de junho de 1937 – 3 de setembro de 2014) foi o 21º presidente da Federação Espírita Brasileira entre os anos de 2001 a 2013, tendo ocupado a vice-presidência na década anterior, de 1990 a 2001. Graduado em economia, odontologia e agrimensura, atuou no funcionalismo público. Oriundo de família espírita, filho do Sr. Damiano Henrique Venâncio Masotti e da Sra. Eloyda Gorzoni Masotti, atuou no Movimento Espírita desde a Mocidade até a administração de diferentes Casas Espíritas. Casado com Maria Euny Herrera Masotti, tiveram três filhos: Mario, Miriam e Mariane. Esteve como presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo durante a década de 1970 e, após sua entrada na FEB, atuou na equipe de implementação das Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional, efetivadas na década seguinte. Na sede administrativa da FEB, em Brasília, exerceu cargos de diretor, vice-presidente, secretário geral do CFN e presidência. No início de sua gestão, operacionalizou a reforma e atualização do parque gráfico, cuja modernização se fez nas capas e formatos dos livros editados pela FEB. Foi um dos grandes incentivadores da divulgação por meio do cinema, tendo sido personalidade essencial para a realização do longa metragem Nosso Lar, que levou mais de 4 milhões de pessoas ao cinema. No âmbito internacional, participou da fundação do Conselho Espírita Internacional em 1992, vindo a assumir a Primeira Secretaria e a Secretaria Geral do CEI até 2012, tendo incentivado a Unificação do Movimento Espírita em diversos países, organizado congressos mundiais e dinamizado a divulgação das obras espíritas para diversos idiomas. Da Espiritualidade, Nestor Masotti prossegue trabalhando nas ações de Unificação do Movimento Espírita nacional e internacional. Clique aqui e confira a matéria especial, publicada em sua memória, na edição de outubro de 2014 de Reformador.
(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2026/06/21/nascimento-de-nestor-joao-masotti/) |
|
FEP- Federação Espírita do Paraná Curitiba |
|
Clique
aqui:
|
|
FEP. Federação Espírita Pernambucana Recife |
|
CLICAR AQUI: https://www.facebook.com/Fepernambucana/?locale=pt_BR
|
|
FEPB. Federação Espírita Paraibana João Pessoa |
|
CLIQUE AQUI: https://www.facebook.com/FEPB.OFICIAL/?locale=pt_BR
|
|
Abrigo Ismael Araçatuba, SP |
|
Quer ajudar o Abrigo e não sabe como? Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!
(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)
|
|
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti – O Pensamento” - Vol 1 |
|
Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1 Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento WhatsApp- Editora 14 99164-6875
(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]]) |
|
Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier Boletim semanal – Ano XII. 4a semana de Junho de 2026 |
||
Sexualidade na ótica espírita em revista digital Com apresentação de SirlaineAiala, a Revista Eletrônica Visão DuBEM, edição número 26, maio de 2026,traz um tema profundo, atual e necessário: SEXUALIDADE NA ÓTICA ESPÍRITA.Participações desta edição:Marco Milani,César Perri, Eduardo Miyashiro. Acesso à revista digital: https://youtube.com/live/fxQfL-d4Oh8?feature=share
Estudo prévio segundo Kardec Na noite do dia 16 de junho, Cesar Perri fez exposição sobre o tema “Kardec e o estudo prévio”, no estudo semanal virtual “Espiritismo: das obras básicas às vivências e visão de futuro", do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, de São Paulo. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=v3Y4tRYF0wo
O relato de Chico Xavier sobre paciência Aspectos da brandura, pacificidade e paciência foram focalizados no estudo semanal de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, com exposições de Cesar Perri, na noite do dia 15 de junho, foi comentado o Capítulo IX – Bem-aventurados os brandos e pacíficos. Na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo de São Paulo. Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=F8r-Tu04c1U&t=447s
Centro aniversariante homenageia Paulo de Tarso A AssociaçãoEspírita Paulo e Estêvão, do bairro Tatuapé, na capital paulista, promoveu palestra presencial com Cesar Perri, na manhã do dia 14 de junho, sobre o tema “Batalhas espirituais de Paulo de Tarso”.Programa alusivo aos 77 anos de fundação dessa Associação. Informações sobre a Associação: https://www.facebook.com/profile.php?id=100069026228670
Congresso em homenagem a “O Evangelho segundo o Espiritismo” O blog de Bruno Tavares (de Recife) transmitiu entrevista no dia 13 de junho com Cesar Perri (São Paulo), sobre o capítulo “Comemorações sobre O Evangelho e reflexos do histórico Congresso” de seu livro “Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões” (Cocriação, 2021). Comentários sobre o último e marcante congresso espírita brasileiro, patrocinado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB, em abril de 2014, Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=_CBABa5GIBE o0o
“Quem comunga efetivamente no banquete da revelação cristã, em tempo algum olvidará o Mestre amoroso que lhe endereçou o convite”– Emmanuel.
(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão nosso. Cap.151.FEB)
o0o Com fraternal abraço, Equipe GEECX
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]]) |
|
O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita. Londrina, PR. Acesse abaixo: |
|
ACESSE AQUI: https://www.oconsolador.com.br/ano20/979/principal.html
|
|
|
|
Estimada(o) amiga(o). Eis o POST (com ilustrações) relativo à revista O CONSOLADOR, que lhe peço divulgar pelo WhatsApp e nas redes sociais que você utiliza: Leia a nova edição da revista O CONSOLADOR, que apresenta, além de inúmeros artigos e matérias, os seguintes destaques: Entrevista com o
psicoterapeuta, escritor e palestrante Paulo Cristiano Amaro, de São Paulo
(SP).
Obrigado por sua colaboração, um grande abraço e ótima semana.
Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden 86701-865 - Arapongas, PR
|
|
Daniel Dunglas Home (20-03-1833 / 21-06-1886) |
|
O famoso médium Daniel Dunglas Home. Imagem BNF/Gallica. Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53050325z
Daniel Dunglas Home "O Senhor Daniel Dunglas Home nasceu em 15 de março de 1833, perto de Edimbourg (Escócia). Tem, pois, hoje, 24 anos (artigo escrito por Allan Kardec em fevereiro de 1858). Descende da antiga e nobre família dos Douglas da Escócia, outrora soberana. É um jovem de talhe mediano, louro, cuja fisionomia melancólica nada tem de excêntrico; é de compleição muito delicada, de costumes simples e suaves, de um caráter afável e benevolente sobre o qual o contato das grandezas não lançou nem arrogância e nem ostentação.
Leia mais: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Daniel-Dunglas-Home.pdf
|
|
Aloísio Francisco da Silva |
|
Biografia elaborada por: Deise Aparecida da Silva Aloísio nasceu no dia 23 de junho de 1926, em Santana dos Brejos, BA, recebendo o nome José Pereira da Costa. José era o único neto e crescia cercado de carinho pela mãe, tios e avós. Em condições de extrema pobreza, sua mãe Ameliana Pereira da Costa desencarna em seus braços, deixando-o com 4 anos. Em 1935, aos 9 anos de idade, José é trazido para a cidade de Paranápolis, SP, em um caminhão, por determinação judicial, atendendo a uma solicitação de reconhecimento de paternidade feita por seu pai, João Francisco dos Santos, e é registrado com o nome de Aloísio Francisco da Silva. A vinda da Bahia foi muito dolorosa. Sua família não aceitava a separação, e ele prometia voltar!!! O tempo foi passando, e nenhuma notícia de ambas as partes... Soube, mais tarde, que seu tio, um músico, veio até a cidade de Lins e resolveu procurar pelo sobrinho. Além de nada descobrir, acabou desencarnando doente, longe dos seus. Outros vieram depois, porém, buscavam informações do pequeno José e, ali na redondeza, ninguém o conhecia por esse nome. Juntamente com o pai, a madrasta, Maria Silva, e a irmã, Adelaide, teve os primeiros contatos com as obras básicas da Doutrina Espírita. Nessa época, apesar do preconceito para com os simpatizantes do Espiritismo, os trabalhos práticos eram realizados em casa, provocando reações do tipo “ter a casa apedrejada”. Assim como o pai, interessou-se também pelos problemas de ordem social, filiando-se ao Partido Comunista Brasileiro, o que lhe causou sérios problemas com os fazendeiros da região. Por diversas vezes, foi obrigado a “viajar às pressas”, permanecendo escondido por dias e até meses. Noutras, não teve como escapar da prisão. Estudou até o quarto ano primário, porém, sonhava em, um dia, tornar-se advogado, fato que não veio a ocorrer. Passou a juventude lutando pela democracia e atuando na Mocidade Espírita de Andradina, cidade onde foi o mais jovem vereador eleito e Secretário-Geral do Grêmio Estudantil “Euclides da Cunha”. Em 29 de outubro de 1945, na qualidade de militar, foi instrumento na derrubada da ditadura que então vigorava, e, com vários outros companheiros, começou à construir a democracia em nosso país. Aprendeu com os mestres da política com quem conviveu que, em tempo algum, o patriota, o democrata e o idealista, devem cruzar os braços na defesa dos superiores interesses da nação, principalmente quando a soberania e a segurança desta for ameaçada. Participou ativamente em vários congressos: – pela fixação do homem ao solo; – Campanha Nacional pela Reforma Agrária; – pela Criação da Petrobrás (“O Petróleo é Nosso!”); – pela Paz Mundial, contra a Guerra Atômica; – pelos Direitos da Juventude – quando foi indicado para participar do Congresso Mundial em Viena. Desde 1951, marca presença no município de Pereira Barreto, onde continuou sua luta, participando na criação de mais escolas na zona rural ( São Félix e Vila Vitória). Tinha uma farmácia e era conhecido como “o farmacêutico amigo do povo”. Ainda nesse ano, mais precisamente no dia 20 de janeiro, viu, pela primeira vez, passeando na pracinha com uma amiga, aquela que seria, mais tarde, sua esposa: Odete Sant’ana da Silva. No dia 25 de setembro de 1954, casou-se com ela e, juntos, constituíram uma família composta por sete filhos (sendo duas já desencarnadas) e seis netos. Para cada filho que nascia, José associava uma característica presente no semblante de sua mãezinha. Mudou-se, em 1965, para a Vila Piloto, em Três Lagoas, MS, juntamente com vários outros trabalhadores, em função da construção da Usina de Jupiá. Na residência do confrade Benevides Rodrigues Machado, teve início o primeiro grupo de estudos espíritas, formado por trabalhadores idealistas e simples: Floripes e Luzia Machado, Antônio Estevan e Lúcia, Aurora Gonçalves Coimbra, Walter e Ramira de Oliveira, Deise Camargo, Oswaldo e Nilce Sanches, Aloísio e Odete, Sylvia Tucunduva da Silva, Ismênia, Neusa Alonso, Ubaldina de Paula Souza, Izabel de Almeida, Geni Cerqueira e Eurípedes. Nessa época, o espírita ainda era muito mal visto pela comunidade e pela empresa, sofrendo, inclusive, ameaças de demissão. Apesar disso, liderou um pequeno grupo que fundou o Movimento Espírita de Vila Piloto (MEVP). A Primeira Conferência Espírita foi proferida por Geni Sanches Bertoleto, presidente do Lar Espírita “Euzébio de Oliveira Brandão”. Estiveram presentes representantes dos vários centros espíritas da região, do 12.º CRE (Conselho Regional Espírita) de Araçatuba, da UME (União Municipal Espírita) de Andradina, o excelentíssimo prefeito de Pereira Barreto, Dr. Léo Liedtk Júnior, autoridades civis e militares. O grupo assumiu o compromisso de implantar um Centro Espírita em Ilha Solteira, visto que sua presença na Vila dependia do término da Usina de Jupiá. As primeiras providências para a preparação do seu pessoal foram a organização e criação de atividades, tais como: Evangelização Infantil Celina e Pré-Mocidade (realizadas na escola local); Estudo Básico; Estudo e Exercício da Mediunidade; Serviço de Assistência Social e visitas fraternas às residências. Os confrades Walter e Luzia coordenavam o Programa Espírita, levado à efeito nas tardes de sábado, através do serviço de alto-falante da Administração CELUSA. Em 12 de setembro de 1966, participou da fundação da COTRAU (Cooperativa dos Trabalhadores de Urubupungá). Em novembro de 1966, foi baleado com oito tiros durante o serviço na usina, permanecendo em tratamento por cerca de um ano. Depois, passou à usar muletas, bengala e, por fim, aposentou-se por invalidez pelo então INPS. No que se refere ao trabalho social, com o auxílio de uma profissional da firma que o assistia em seu problema de saúde, conseguia doações de leite e alimentos, que distribuía às margens do Rio Paraná. Para manter esse atendimento, organizou um Grupo de Senhoras coordenado pela confreira Ubaldina de Paula, que confeccionava e vendia, aos domingos, na avenida central, seus produtos artesanais. A primeira reunião dos dirigentes do MEVP realizada na cidade de Ilha Solteira, deu-se no dia 19/04/1970, na residência do confrade Oswaldo Sanches, sendo sugerido o nome da entidade de MEIS – Movimento Espírita de Ilha Solteira. O grupo foi então informado de que, segundo as normas da empresa, as reuniões nas residências eram proibidas. Infringi-las seria correr risco de demissão. Assim, foram tomadas as devidas providências, assegurando a tranqüilidade dos companheiros que cediam as suas casas para tais atividades. Em maio de 1970, foi formada uma comissão de elaboração do estatuto do MEIS para ser apresentado na Assembléia Geral, em 7 de junho, data de fundação do MEIS. Essa assembléia, realizada no Ginásio Urubupungá, aprovou os estatutos e elegeu a primeira diretoria do MEIS. A posse dos eleitos foi feita no mesmo estabelecimento de ensino, no dia 20 de junho, ocasião em que foi realizada a primeira conferência espírita de Ilha Solteira, proferida pelo jovem João José Cappi, presidente da Mocidade Espírita de Andradina, que se revelou um grande talento, agradando a todos com o seu verbo fácil e instrutivo. A Mocidade Espírita de Andradina, brindou a todos, ao final, com interessantes números artísticos. Em 19 de março de 1972, foi realizado o 10.º Encontro Regional de Mocidades Espíritas e a inauguração da sede do MEIS. Estiveram presentes várias cidades: Andradina, Aparecida do Taboado, Araçatuba, Birigüi, Castilho, Guararapes, Marinópolis, Mirandópolis, Paranaíba, Pereira Barreto, Três Lagoas, Valparaíso e 12.º CRE de Araçatuba. A cidade transformou-se num verdadeiro clima de festas, com muitas alegrias e emoções. Como presidente do MEIS, instituiu várias atividades dentro do Centro: Campanha do Quilo “Auta de Souza” (para arrecadação de alimentos); “Operação Limpeza” (para arrecadação de móveis, brinquedos e roupas, que eram restaurados e distribuídos às famílias carentes); atendimento às gestantes e mães solteiras; Feira de trabalhos manuais; Escola de Corte e Costura 21 de Maio; Escola de Bordado Industrial “Joanna de Ângelis”; Clube do Livro Espírita (CLE); Banca do Livro Espírita “Dr. Eurípedes de Castro”; Clubinho do Livro Infantil; Sopa Fraterna Meimei e Horta (apoio à sopa), Curso de Formação de Passistas, Farmácia “Cairbar Schutel” (coordenada pelo Dr. Arrigo ). Participou da fundação da SAIS (Sociedade Amigos de Ilha Solteira) e sua creche; fundação da Legião Mirim; APAPIS (Associação de Profissionais Aposentados e Pensionistas de Ilha Solteira); Horta Comunitária; Diretório Distrital do PMDB; ampliação da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil); instalação do Projeto do Cinturão Verde; instalação do Escritório da Prefeitura e UBS (Unidade Básica de Saúde); foi membro do Conselho da SEIS (Sociedade Esportiva de Ilha Solteira); membro do Conselho de Participação Comunitária; membro do Conselho de Segurança Comunitária; membro da Comissão de Estudos Pró-Emancipação de Ilha Solteira; representante da Sociedade Civil na Comissão Municipal do INCRA no assentamento dos Sem-Terra, na Fazenda Esmeralda (Pereira Barreto). Nunca desistiu de reencontrar os parentes que ficaram na Bahia. Sempre que era possível, mandava cartas para confrades baianos, citando nomes, lugares que ainda se lembrava, a fim de obter alguma informação. E, então, a vida lhe prepara a maior surpresa dos últimos anos: um pequenino bilhete, sem assinatura, com o nome de uma cidade do interior de Goiás, e o de uma mulher – Ana –, com quem deveria entrar em contato... Era o mês de setembro de 1981, e o menino José falava ao telefone com o peito cheio de alegria, recebendo notícias de sua tia Ana, uma das irmãs de sua mãe. No mesmo mês, foi para a cidade de Caiapônia reencontrar aquela que, há 46 anos, confeccionara-lhe uma muda de roupa para que ele, o sobrinho, não a esquecesse quando chegasse a São Paulo... Muito brincalhão, ao chegar, tentou passar-se por corretor interessado em comprar a fazenda de sua tia. Bastou, porém, ficar frente-a-frente com ela para que o disfarce chegasse ao fim: começou a chorar e apenas disse que era o José... Ela o reconheceu e, desde então, a família Costa tem estado presente em todos os momentos de sua vida. Em 1982, houve a mudança do nome MEIS para Centro Espírita Amor e Luz (CEALUZ), do qual foi presidente. Até a inauguração da sede própria do CEALUZ, foram realizadas, em nossa cidade, mais de 100 palestras espíritas. Com muita justiça, não se pode negar o valioso apoio recebido pelo pessoal da União Municipal Espírita de Andradina e do 12.º CRE de Araçatuba, que possibilitaram a vinda de Divaldo Pereira Franco por três vezes, além de muitos outros confrades, como: Richard Simonetti, Dr. Alexandre Sech, Dr. Célio Costa, General Milton O’Reylli, prof. José Jorge, Newton Boechat, Elizeu Rigonatti, Therezinha de Oliveira, José de Alencar, Dr. Antônio César Perri de Carvalho, Dr. Miguel Carlos Madeira, Maria Luzia de Almeida Rosa, Armando Pagan, Cláudio Roberto Pagan, Geni Sanches, João José Cappi, Norberto Vicente, Girofel Orestes, José Nilton, Leny Lima Botelho, Ailton Paiva, Israel Afonso, Osmar Sanches, Dr. Leon Denis, Sebastião de Souza, Dr. Woyne Figner Sacchetin, Jair Alves da Silva, e tantos outros valorosos palestristas, que trouxeram grande contribuição ao movimento espírita de Ilha Solteira. Foi, ainda, presidente do Centro Espírita Cairbar Schutel, onde instituiu o SAFRA (Serviço de Atendimento Fraterno). Participou da criação da USE Regional e da USE Intermunicipal de Ilha Solteira. Foi grande defensor da Unificação Espírita. Promoveu Encontros Espíritas marcados por muito sucesso, Cursos Preparatórios de Evangelizadores e Orientação Doutrinária. Valorizava muito a infância e a juventude como continuadores da Doutrina: “Tudo poderá faltar no centro espírita, menos a Evangelização Infantil e as reuniões de estudos para a Mocidade Espírita. Não havendo essas atividades, este Centro, cedo ou tarde, deixará de caminhar, ficando desprotegido, sem defesa, vazio como um corpo sem alma... E uma nação, com seu exército despreparado, terá o seu território invadido por inimigos e haverá escravidão para o seu povo...” (Aloísio F. da Silva). Sua luta não parou. Em momento algum, ficou omisso aos problemas do povo. Foi o fundador e primeiro presidente do PAI (Programa de Apoio ao Idoso), hoje transformado em CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), objetivando trazer benefícios e resgatar a cidadania dos idosos de nossa comunidade. Sempre disse que o fato de existirem políticos desonestos que tomam parte na política em busca tão-somente de cargos e altos salários, a ponto de promoverem brigas e perseguições, não quer dizer que todos os políticos sejam iguais. Acreditava na Política com “P” maiúsculo. Na Política, que como alguém já afirmou: “É a ciência de promover o bem comum.” Para quem era sério, honesto e de bons propósitos, esse é o melhor caminho, talvez o único para se escrever a história com trabalho! Em 1996, foi homenageado pela Câmara Municipal de Ilha Solteira, com a Medalha “15 de Outubro”, por indicação do vereador Marco Antônio de Paula. Nunca foi de seu feitio fazer propaganda do trabalho que fez. Como idealista, sempre se colocou contra as perseguições e injustiças e sempre se orgulhou muito disso. Como cristão, acreditava que, cruzando os braços diante das injustiças, estaria menosprezando uma oportunidade de trabalho. E, como espírita, sabia que, se todos unissem suas forças em favor do semelhante, o mundo seria melhor. Olhava o passado com a consciência tranqüila; o presente, de cabeça erguida; e o futuro, com muito otimismo. Materialmente, sempre foi pobre, mas bastante rico moralmente – herança que deixa aos filhos e netos, que, em momento algum, sentirão vergonha do pai e avô. Nunca foi temido, porque sempre procurou ser justo. De sua infância, restaram o sorriso espontâneo, as travessuras, as piadas e a lembrança do toque dos cabelos de sua mãezinha no rosto risonho de criança feliz. José cresceu, transformou-se em Aloísio, mas jamais abandonou o menino. E ele permaneceu ali o tempo todo... até nos momentos mais difíceis era a música que lhe acariciava a alma, dando-lhe energia para não esmorecer. Então, Aloísio, confiante nos desígnios divinos, orou a Jesus, segurando-Lhe as mãos. O menino José, embalado numa canção de ninar, partiu ao reencontro de sua mãezinha, em 20 de janeiro de 1998. Partiu como um justo: preparado... sem medo!
(Copiado de |
|
Aloísio Francisco da Silva Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1. |
|
Aloísio Francisco da Silva. O reencontro com a família. Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1. |
|
Ilha Solteira, SP. Foto Ismael Gobbo. |
|
Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Foto Ismael Gobbo |
|
Relógio Quatro Faces – Relojão. Pereira Barreto, SP. Foto Ismael Gobbo. |
|
Deus |
|
|
|
Eurípedes Barsanulfo (Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)
Prece do “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot Imagem/fonte: |
|
Busto de Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec, Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo |
|
Amor Infinito Caminhos retos |
|
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]]) |
|
Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]
|