Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/12-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

11-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/11-12-2013.htm  

10-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/10-12-2013.htm  

09-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/09-12-2013.htm

07-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/07-12-2013.htm

06-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/06-12-2013.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

O enterro de Mandela

 

Desnecessário para Nélson Mandela as inúmeras homenagens que lhe estão sendo prestadas.

Veja bem, eu disse desnecessárias para Mandela, mas não imerecidas, pois o líder mundial merece muito mais que isso. Merece que sigam seu exemplo de coragem, determinação e luta contra o preconceito.

Espíritos mais esclarecidos, como no caso de Mandela, preferem que as homenagens feitas pelos homens sejam levadas a sério e repercutam na mudança de atitudes dos líderes das nações e pessoas em geral.

O que foge disso para eles não tem grande relevância.

Pode ser que para o mundo um enterro rápido, sem homenagens seria como uma “falta de consideração”.

Entretanto, o que adianta louvar o corpo e deixar a memória do líder no esquecimento?

Ou seja, que se copie o que Mandela fez e que seu legado multiplique-se pelo mundo todo.

Isso certamente o que ele quer.

O Espiritismo esclarece que Espíritos como Mandela não estão "muito ai" para essas homenagens realizadas por pessoas que, não raro, guardam pouca afinidade com suas ideias.

Isso fica muito claro na resposta que os Espíritos deram a Kardec referente a questão 326 ao afirmarem que Espíritos com certo grau de evolução não se prendem tanto a essas homenagens.

Penso que deve servir apenas como uma boa lembrança, mas não se orgulham disso.

Fizeram o bem não porque queriam reconhecimento, mas porque o bem pertence a eles.

E não se pode esquecer que melhor em casos de desencarne é realizar o enterro o mais breve possível, sem tantos fricotes, a fim de não perder tempo com protocolos que em nada aumentarão os feitos daquele que partiu.

O que Mandela tinha de fazer já está feito e está ai para ser estudado e praticado por esta geração e as que virão.

Enfim, é vida que segue.

Se alguém quiser mesmo homenagear Mandela que "copie" suas atitudes e o tenha como referência em um mundo tão carente de referências positivas.

O resto?

Bem, o resto é apenas o resto, um bobo protocolo que mais atrapalha do que ajuda o retorno do Espírito ao mundo de origem.

Provavelmente, alguns dias depois de seu enterro Mandela não está mais por aqui, já deve ter ido encontrar-se com outros Espíritos como Gandhi, Madre Tereza e Chico Xavier que, assim como ele, deram relevante contribuição para o progresso humano.

 

 

Ficheiro:Young Mandela.jpg

Nelson Mandela no ano de 1937

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Young_Mandela.jpg

 

 

 

Secretário Geral do CEI visita FEB

Brasília, DF

 

O secretário geral do Conselho Espírita Internacional Charles Kempf visitou a FEB e o setor administrativo do CEI, em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro. Reuniu-se com dirigentes da FEB e comissão de apoio ao CEI, visitou novas instalações, como o Espaço Cultural da FEB e foi entrevistado pela TVCEI. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

Charles Kempf e o presidente da Feb

Charles Kempf em entrevista para TVCEI

FEB. Charles Kempf -Espaço Cutural-Kardec, Denis, Delanne

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini com

Cláudio Avellar Valim.  Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Palestra com Ana Ariel Maria na na C.E. Maria Benta

São Paulo, SP

 

DIA: 12/12/2013

EXPOSITOR: Ana Ariel Maia

TEMA: Livre       

MÚSICA: Marina Maugeri

 

CV: A cantora Ana Ariel Maia nasceu em São Paulo, em novembro de 1981.

Filha da pedagoga Eliana dos Santos e do filósofo e escritor, Severino Antônio, cresceu e foi educada em meio aos livros, a poesia e também a poeira do giz, acompanhando o pai nas salas de aula onde ele lecionava.

Ainda menina descobriu sua vocação para a música, e também conheceu a Doutrina Espírita. A motivação para a dedicação a causa social, nasceu a partir do exemplo de sua mãe, presidente e fundadora da AMIC-Associação Amigos da Criança. Modelo de inspiração que levou Ana Ariel a se tornar um ramo desta videira, trabalhando como ativista em defesa da vida desde os 13 anos de idade, levando a frente o projeto: S.O.S Afeto.

Representante da quarta geração espírita de sua família, Ana Ariel, desde muito jovem, busca com seu canto despertar os corações para as muitas ausências do ser humano, entre elas a fome, ainda tão presente em muitos países, especialmente no Brasil.

Além da música, em sua trajetória de divulgação da Doutrina Espírita tem se dedicado a palestras, congressos e eventos, tanto no Brasil quanto no exterior, falando sobre temas relacionados à busca interior à luz dos ensinamentos Cristãos.

Entre suas experiências em outros países, Ana Ariel se apresentou nos EUA; Suíça; Bélgica; França; Espanha; Alemanha, Colômbia, Espanha e Cuba.

Participou de três edições do Congresso Mundial Espírita, na França(Paris) Colômbia(Cartagena) e Espanha(Valência), representando a voz jovem do espiritismo na música.

Publicou dois livros em parceria com o grupo de jovens de sua casa espírita-Centro Espírita Fé e Amor: “Aborto- O Crime da Omissão e da Rejeição” e “O Caminho do Meio”.

Há 11 anos apresenta o programa jovem “Quem Sou Eu”, na Rede Boa Nova de Rádio, que vai ao ar aos domingos, às 23h. Maiores detalhes favor acessar: http://www.anaariel.com.br/ e http://www.amic.org.br/

 

Nota: Neste dia estaremos comemorando os 61 anos de existência da Congregação Espírita Maria Benta!

 

Congregação Espírita Maria Benta

Rua Vieira Portuense, 341

Jardim Oriental, São Paulo, SP

Telefone 011 5012-4474

E-mail [email protected]

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Palestra com Evandro Bogo

São José do Rio Pardo, SP

 

(Informação recebida em email de Osmar(Mazinho)Inacio [[email protected]])

 

 

 

Informativo da FEEGO- Federação Espírita do  Estado de Goiás

Goiânia, GO

 

Acessar aqui:

http://feego.org.br/newsletter/news/2013/12-dezembro/Informe-FEEGO-11-12-2013/index.html?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Informe+FEEGO+11%2F12%2F2013

 

 

 

 

Informações do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=6e15a12e-6a2a-4379-91d8-80423977f367&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

O melhor presente

 

Você já teve, alguma vez, dificuldade para escolher um presente para alguém?  Isto é, ficou se questionando o que deveria comprar: o que fosse mais útil, o mais vistoso, o mais bonito, o mais caro?

Uma mulher que procurava presentes para seus filhos, sem ter certeza do que eles usariam ou do que eles desejariam, escreveu mais ou menos assim:

Por vezes é importante recordarmos as lições sobre o que é presentear de verdade. Ganhei amor pela leitura porque meu pai me mandava ler e tinha um escritório cheio de livros, com os quais passava horas todos os dias.

Comprar livros para aprimorar as mentes dos cinco filhos era, para meu pai, uma prioridade superior a comprar brinquedos e roupas supérfluas.

O exemplo de meus pais me deu a crença de que eu e outros podíamos fazer mais do que reclamar, torcer as mãos ou ceder ao desespero em face dos males que infestam o mundo.

Meu pai, um professor e pastor, procurava educar a mente dos fiéis, além de tocar seu coração.

Ensinava que a fé necessitava de ação e que a ação só podia ser sustentada pela fé, diante do desalento diário e da injustiça em nossa sociedade.

A força que possuo hoje me foi presenteada pela firmeza de minha mãe perante duros desafios. Dela recebi o interesse pelas crianças sem lar, que ela adotou depois da morte de meu pai.

Ainda hoje eu me envergonho de meu ressentimento quando me pediram que partilhasse o quarto, por alguns dias, com uma criança sem teto. Enquanto eu crescia, minha mãe me deu muitos irmãos e irmãs de criação.

Quem me ensinou a lidar com o medo foi uma mulher que morava numa casa de quatro cômodos, sem pintura, com uma grande varanda na frente e outra, pequena, nos fundos.

Eu adorava ficar com ela quando meus pais viajavam para alguma convenção ou para visitar algum parente.

Certo dia, quando uma grande tempestade de verão ameaçava desabar, ela me pediu que apanhasse as roupas penduradas na varanda dos fundos, para que não ficassem encharcadas.

Quando me dirigia para a varanda, ouvi um grande trovão. Corri de volta e disse para a senhora Thereza que tinha medo de ser atingida por um raio. Ela me explicou calmamente sobre a fé em Deus, enquanto ia comigo pegar as roupas.

Enfim, verifico que nem sequer me lembro da maioria dos presentes que ganhei quando criança. Mas levo comigo, com o maior carinho, as lições de vida que na infância recebi de meus pais e dos adultos interessados e afetuosos da comunidade.

Espero, sinceramente, que essas recordações me deem forças para parar de fazer compras e, em vez disso, dar a uma criança um presente de verdade: tempo compartilhado com um adulto que se interesse por ela e que lhe repasse valores que durarão para sempre.

*   *   *

Quando acaricias o teu filho, agradas a ele ou te confortas a ti?

Quando o teu filho sonha, podes imaginar o país por onde ele viaja, nas asas do sono?

Saberá alguém o que pensa a criança na rápida quadra infantil?

As fadas dos sonhos, que habitam a aldeia da felicidade, essas sabem o que se passa com as crianças.

Se abrires as portas do coração para que elas te venham ensinar, o seu canto de amor te dará a música para todas as melodias que deves ofertar às tuas crianças.

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Os melhores
presentes, de Marian Wright Edelman, de  Seleções Reader´s Digest,
de dezembro/2001 e versos finais do Canto XVII, do livro Estesia, pelo Espírito
Rabindranath Tagore, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 11.12.2013.

 

O belo e bem cuidado saguão da Estação da Luz. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP