Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 03 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/03-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

02-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/02-07-2013.htm

01-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/01-07-2013.htm

29-06-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/29-06-2013.htm

28-06-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/28-06-2013.htm

27-06-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/27-06-2013.htm

 

 

 

 

As duas faces

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            Famoso artista assumiu o compromisso de pintar um quadro a óleo para a catedral de uma cidade italiana. Teria por tema a vida de Jesus. Durante meses dedicou-se ao gratificante trabalho.

Ao final, faltavam duas personagens: Jesus menino e Judas Iscariotes.

            Meticuloso, pôs-se a procurar os modelos ideais. Em bairro de periferia encontrou um garoto de sete anos, cujo rosto o impressionou vivamente. Tinha expressão suave, fisionomia tranquila, olhos brilhantes e expressivos, exatamente o que desejava.

Conversou com os pais. Conseguiu que o levassem ao ateliê. O modelo infantil posou pacientemente, até que a figura do sublime infante foi retratada, com toda a pureza e inocência pretendidas.

            O pintor suspirou, aliviado. Faltava apenas Judas.

 

                                                           ***

            O tempo passou, o quadro empacou; anos se sucederam, sem que o modelo ideal fosse encontrado. O artista viu homens que traziam estampada na face a vilania e a degradação. Mas nenhum deles possuía uma fisionomia que configurasse Judas como o imaginava: deprimente figura, um infeliz vencido pela ambição, atormentado pela vil traição.

            Os padres reclamavam. Ele próprio sentia-se envelhecer e temia não terminar a pintura, em face das exigências de sua própria arte. A obra inacabada acabou ficando num canto do ateliê, por duas décadas. Mas o pintor não desistira. Obcecado pela procura, examinava atentamente os homens com quem travava contato, sem que alguém se aproximasse do modelo idealizado.

Certa feita bebericava um copo de vinho numa taverna, quando um mendigo, esfarrapado e magro, apareceu à porta. Cambaleante, caiu e rolou pelo chão. Voz rouquenha clamava:

            – Vinho, vinho!

            Compadecido, ao tentar erguê-lo, viu-lhe o pintor o rosto bem de perto e estremeceu de emoção. Aquela fisionomia atormentada, viciosa, suja, desesperada, era o retrato fiel de Judas!

            Emocionado, propôs-lhe:

– Venha comigo! Eu o ajudarei!

O infeliz o acompanhou. Chegados ao ateliê, depois de ter satisfeito a fome e a sede do improvisado modelo, o pintor desvelou a tela, dispondo-se a iniciar o trabalho.

Entretanto, quando o mendigo a contemplou, deixou-se possuir por grande agitação, desandando em choro convulso.

            O pintor ficou atônito.

            – O que houve? Por que essa aflição?

            Ele não conseguia falar, a chorar, atormentado.

            – Fale meu filho! O que houve? Deixe-me ajudá-lo!

            O infeliz controlou-se.

A gaguejar, fez surpreendente revelação.

– Não se lembra de mim? Há muitos anos estive aqui. Fui eu! Fui eu quem posou para o seu menino Jesus!

            Este fascinante episódio dramatiza uma situação que se repete, indefinidamente, no Mundo:

            A perda da inocência e da pureza, e o comprometimento com vícios e paixões, marcando a transição da infância para a idade adulta. É comum os pais de criminosos que cometeram atrocidades comentarem, em desespero:

            – Não posso acreditar que tenha sido nosso filho! Era um menino tranquilo e gentil, incapaz de uma maldade! Como pôde transformar-se num monstro?!

            Observando o comportamento desajustado, as más tendências que se manifestam no indivíduo, à medida que supera o estágio infantil, tem-se a impressão de que a sociedade corrompe as pessoas.

            Essa era a ideia de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo do Iluminismo. Ele proclamava          que o homem é bom ao nascer, puro e sem mácula. Nasce com a face de Jesus. A sociedade lhe imprime o rosto de Judas.

            É evidente que, se assim fosse, estaríamos diante de um fatalismo inconcebível, uma incoerência de Deus.

            Colocar-nos num mundo onde fôssemos inexoravelmente induzidos ao mal.

            A ideia de Rousseau tem outro problema. Favorece o errôneo conceito de que a alma é criada no momento da concepção. Seria, portanto, pura e imaculada, como um livro de páginas em branco, corrompida pela sociedade, que nela imprimiria todos os seus vícios e maldades.

 

***

                       

            Sócrates (470-399 a.C.) que viveu há mais de dois mil anos antes de Rousseau, tinha um conceito mais avançado.

            Admitindo a ideia da Reencarnação, considerava que a criança não é um livro em branco. Guarda registros de vidas anteriores.  Educar seria não apenas fazer o Espírito entrar na posse de seu patrimônio de experiências pretéritas, mas também ajudá-lo a superar as tendências inferiores resultantes de seus desvios.

            É exatamente esse o ponto de vista da Doutrina Espírita, a nos ensinar que a candura da criança, sua inocência e simplicidade, nada tem em comum com a natureza do Espírito que ali está.

            Este, na verdade, permanece num estado de dormência e só começará a despertar para a vida física após os sete anos, acordando plenamente na adolescência, quando entrará na posse de sua personalidade e tendências.

            Sua aparência, sua graça, sua inocência, tem por objetivo despertar em seus pais, naqueles que a cercam, sentimentos de proteção e carinho, fundamentais para que sobreviva, já que nessa fase o ser humano é totalmente dependente.

            A partir da adolescência, o Espírito reencontra a si mesmo, com suas qualidades e defeitos. A maldade, o vício, a inconsequência, refletirão apenas aquilo que ele é, realmente, fruto de suas experiências passadas.

Por isso é que a face de Jesus pode converter-se na face de Judas. A pureza aparente pode ocultar o comprometimento com paixões e vícios.

            Há que se considerar, contudo, que a finalidade da existência na Terra é a renovação, a superação de tendências inferiores.

            Encarnamos exatamente para evoluir. As limitações impostas pelo corpo físico, que inibem nossas percepções, as dificuldades e dores da Terra, atuam como lixas grossas que desbastam nossas imperfeições.

            Uma das revelações mais importantes da Doutrina Espírita está na questão número 383, de O Livro dos Espíritos, quando Kardec pergunta qual a utilidade da infância, e o mentor informa que nessa fase o Espírito é extremamente sensível às influências que recebe.

Muitas de suas tendências inferiores e fragilidades poderão ser superadas com a ajuda dos responsáveis por ela.

            Naturalmente, é fundamental que haja o exemplo, que os pais estejam dispostos a viver o que ensinam aos seus rebentos, cultivando um comportamento digno e honrado. De nada adiantará ensinarem ao filho que fumar é nocivo ou que não deve dizer palavrões, se eles próprios o fazem.

            Artur Azevedo (1855-1908), escritor e teatrólogo brasileiro, narra ilustrativo diálogo entre pai e filho.

 O pai, informado de que o menino mentia muito na escola, dá-lhe uma lição de moral, explicando-lhe, com variados exemplos, que é preciso dizer sempre a verdade.  Nesse ínterim, batem à porta. O pai termina a conversa recomendando:

            – Vá atender, filho. Se for alguém que me procure, diga-lhe que não estou.

***

            Óbvio que a possibilidade de corrigir tendências inferiores não acaba jamais. Na dinâmica da reencarnação, somos incessantemente estimulados à renovação, enfrentando as dificuldades e problemas da Terra.

            A diferença é que na infância isso pode ser feito a partir da influência de pais e preceptores.

            Na idade adulta, dependerá de nossa iniciativa.

            Qual seria o caminho? Jesus no-lo indica (Lucas, 18:15-17):

            Trouxeram-lhe, então, algumas crianças para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas, e os discípulos repreenderam os que as trouxeram.

            Jesus, porém, disse:

– Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim. Porque delas é o Reino dos Céus. Em verdade vos digo: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, de modo algum entrará nele.

            O mestre situa as crianças como paradigmas da inocência e da pureza necessárias para que atinjamos o Reino de Deus.  

Inocência – a pureza da consciência.

Pureza – a inocência do coração.

            A face de Jesus menino tem se convertido, em nós, nas experiências reencarnatórias, na face lamentável de Judas. Somos convocados, agora, pelo conhecimento espírita, a transformar a face de Judas na figura radiante do Cristo, empenhando-nos com tal ardor e dedicação, que um dia possamos repetir com o Apóstolo Paulo (Gálatas, 2:20): ...e já não sou eu quem vive, mas o Cristo que vive em mim.

 

 

Escultura em mármore com face dupla do filósofo Metrodoro (D) e do seu  mestre Epicuro.

Obra da II metade do séc. II d.C. (?) descoberta em Roma. Executada com o famoso mármore do

 Monte Pentélico, localizado próximo de Atenas. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco fala sobre as manifestações no Brasil

 

Acesse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=QyqYT8lJTPk&feature=youtu.be

 

 

 

 

Confraternização em conjunto: XXV CONRESPU e 32ª. CONEAN

Guararapes, SP

 

No dia 14 de julho, domingo, na E.E. João Arruda Brasil (Rua Santo Antônio, 510, no centro de Guararapes) teremos a realização da XXV CONRESPU - Confraternização Regional Espírita de Urubupungá, que neste ano será realizada em conjunto com a 32a. CONEAN, tradicional confraternização espírita promovida pela USE Regional Araçatuba. 

 

Estou enviando o cartaz do evento e a programação do mesmo em dois arquivos, um contendo o cronograma e outro com os tópicos que serão abordados.  

 

Haverá o   SEMINÁRIO INTEGRADO AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA”,  elaborado pela Federação Espírita Brasileira (FEB) , que será ministrado pelo José Luiz Dias, Secretário Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB, de Brasília, Luciano Montalli, Diretor da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, de Campo Grande, e Neli del Nery, Ex-Vice-Presidente da USE Estadual, Presidente da USE Regional Bauru. A palestra de encerramento "A Psicologia da Fé e do Amor" será proferida por Paulo Sergio Perri de Carvalho, Presidente da instituição Nosso Lar, de Araçatuba. Haverá ainda números artísticos na abertura com Larissa Paggioli de Carvalho, pianista, e João Paulo Machado, violinista, ambos doutorandos da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. No período da tarde será a vez do excelente Coral Espírita Harmonia, de Biriguí. 

 

A taxa de inscrição até o dia 10 de julho é de R$10,00, e após esta data R$15,00. 

 

PRECISAMOS FAZER UM GRANDE ESFORÇO NESTAS 2 PRÓXIMAS SEMANAS PARA DIVULGARMOS INTENSAMENTE A  CONEAN-CONRESPU. Peço especialmente ao José Roberto da USE Intermunicipal de Andradina, ao Paulo César da URE Três Lagoas, a D. Ana-Arlete, da USE Intermunicipal Pereira Barreto, ao Raul-Aristeu da USE Intermunicipal Ilha Solteira, aos dirigentes das casas espíritas e aos expositores da USE, que participem ativamente nos ajudando nesta tarefa. 

 

Solicito também aos presidentes das USEs Intermunicipais e da URE o obséquio de recolherem  as inscrições em sua área de atuação e nos informarem o número de inscritos até a manhã do dia 11. 

 

Conforme mencionado, o seminário foi elaborado pela FEB e está sintonizado com o Plano 2013-2017 para o Movimento Espírita Brasileiro. Os assuntos abordados são de extrema relevância para a dinamização e aperfeiçoamento das atividades que são desenvolvidas nas casas espíritas de nossa região. Esperamos que casa espírita integrada à USE Regional Ilha Solteira participe com pelo menos 10 trabalhadores. Se isto ocorrer, com certeza, todas as casas e trabalhadores espíritas de nossa região muito se beneficiarão. 

 

Vamos relembrar o que está escrito no Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XX, ítem 4: Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo! ... sois os escolhidos de Deus!  Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados. ...Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai!  ... Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; ...

Agradeço a atenção e a ajuda. Vamos unir nossos esforços nesta importante tarefa que nos foi confiada!

Abraço fraterno. Muita paz!

Cido

 

 

CONEAN – XXV CONRESPU

Seminário Integrado “Ações de Acolhimento, Consolo, Esclarecimento e Orientação no Centro Espírita”

Palestra: “A Psicologia da Fé e do Amor”

PROGRAMA

07:30 -  Recepção

08:30 -  Abertura e Harmonização Musical: Larissa: Piano e João Paulo: Violino

09:00 -  Seminário: 1ª. Parte - Equipe da FEB

10:20 -  Intervalo para café

10:40 -  Seminário: 2ª. Parte - Equipe da FEB

12:00 - Almoço

13:20 -  Seminário: 3ª. Parte – Equipe da FEB

14:40 - Intervalo para café

15:00 -  Harmonização Musical: Coral Harmonia

15:20 - Palestra “A Psicologia da Fé e do Amor” com Paulo Sergio Perri de Carvalho

16:30 - Encerramento

 

 

SEMINÁRIO INTEGRADO AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA”

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

USE Regional Araçatuba – USE Regional Ilha Solteira 

 

Programa:

a)      Apresentação do Programa do Seminário

b)      Missão do Espiritismo e tarefa dos espíritas

c)      Finalidades e atividades dos Centros Espíritas

d)      Conceitos de: acolher, consolar, esclarecer e orientar, ação integrada

e)      As potências da alma: vontade, sentimento e pensamento. Conscientização da necessidade de seu aprimoramento para evolução do Espírito

f)        Estudo de casos/desafios (análise de forma integrada, dividindo-se em grupos

      g)      Apresentações das conclusões dos grupos sobre os estudos de casos e comentários pelos expositores

     h)       Comentários finais.

 

EXPOSITORES:

- José Luiz Dias - FEB

- Luciano Montalli - FEMS

- Neli Del Nery – USE

(Informação recebida em email de Aparecido A. Carvalho, Presidente da USE Regional de Ilha Solteira)

 

Praça N.S. da Conceição. Guararapes, SP. Foto Ismael Gobbo

Parte do público presente na CONEAN 2008em Guararapes, SP. Foto Ismael Gobbo

Parte do público presente ao CONRESPU 2010, na cidade de Murutinga do Sul. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Programação de atividades na

Associação Parisiense de estudos espíritas. Paris, França

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]] e de Claudia Werdine)

Paris, França. Foto Matheus Gobbo

 

 

 

 

Seminário: Investigações científicas sobre a vida depois da vida

Buenos Aires, Argentina

 

 

(Informação recebida em email de Confederacion Espiritista Arg [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Andrei Moreira

Divinópolis, MG

 

(Informação recebida em emails de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]] e de Claudia Werdine)

 

 

 

Palestra pública na Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas

São Paulo, SP

 

PALESTRA DESTA 4ª-FEIRA

 

03 /JULHO / 2013

 

NA FRATERNA - 20:00h

Minha foto

ANTENOR JONAS

 

Tema: "Não se turbe o vosso coração".

(Uma análise das influências dos problemas do mundo

sobre a nossa confiança na vida).

ANTENOR JONAS SOARES DE MORAIS é Espírita desde a juventude,

dedicando-se nos últimos anos na divulgação do Espiritismo

como palestrante em várias casas espíritas;

Trabalhador do LEADE - Lar Escola Aprendizes do Evangelho

(Cidade Ademar - São Paulo).

  

http://palestras-espiritas.blogspot.com.br/.

http://palestras-espiritas.blogspot.com/

http://biologia-legal.blogspot.com/

http://lorena-salvaroplanetaterra.blogspot.com/

 

 

Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas

Rua Edgard Tinel, 51

Pirituba - SP

Travessa da Av. Raimundo Pereira de Magalhães, altura nro. 3116.

Informações com Luceli=3976-3990 / 99626-9178

 

(Informação recebida em email de Luceli Obara [[email protected]])

Estação da CPTM em Pirituba. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Seminário: 60 anos de “Ave, Cristo!” e 70 anos de “Renúncia”

Pedro Leopoldo, MG

 

 

Bom dia!

Convidamos para o seminário que acontecerá domingo, 07/07 na Fazenda Modelo, nos seguintes horários:

09h00 Início

10h30 Lanche

Apresentação musical do belíssimo Coral de Barbacena

12h30 Encerramento

NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO!

Desde já agradecemos, desejando muita luz e paz!

Abraços,

Célia Diniz

 

 

(Informação recebida em email de Celia Diniz)

 

 

 

Programação de palestras com Cassio Branco de Araújo

São Paulo, capital e região

 

Dia 02 – Terça Feira – 20:00 horas

Tema – A Força do Perdão

Centro Espírita Caminho de Damasco

Rua Moxei, 113 – Lapa de Baixo – S. Paulo – SP

 

Dia 05 – Sexta Feira – 19:25 horas

Tema – Mediunidade

Grupo Espírita Irmã Diva

Rua Herculano de Freitas, 729 – Fundação – São Caetano do Sul – SP

 

Dia 09 – Terça Feira – 20:00 horas

Tema – A Força do Perdão

Web Rádio Nova Fraternidade

Portal Luz Espírita

 

Dia 10 – Quarta Feira – 20:30 horas

Tema – A Doutrina de Kardec no Brasil

Grupo Espírita Nova Cafarnaum

Rua São José, 65 – Paulicéia – São Bernardo – SP

 

Dia 13 – Sábado – 20:00 horas

Tema – A Força do Perdão

Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes

Rua Ilha Bela, 253 – P. das Nações – Guarulhos – SP

 

Dia 16 – Terça Feira – 20:00 horas

Tema – A Força do Perdão

Portal Luz Espírita

 

Dia 17 – Quarta Feira – 20:00 horas

Tema – Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai

Núcleo Assistencial Espírita Francisco de Assis

Rua 1822, no. 473 A – Ipiranga – SP

 

Dia 20 – Sábado – 16:59 horas

Tema – Exilados por Amor

Grupo Socorrista Maria de Magdala

Rua Iquiririm, 316 – Butantã – SP

 

Dia 24 – Quarta Feira – 20:00 horas

Tema – A Força do Perdão

Centro Espírita Vicente Rodrigues Vieira

Rua Alceu Vieira, 142 – Vila Ipojuca – SP

 

Dia 31 – Quarta Feira – 20:00 horas

Tema – A Força do Perdão

Centro Espírita Josefa Olímpia de Oliveira

Rua Dr. Pelágio Marques, 621 – v. Matilde - SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Palestra e seminário com Dr. Sérgio Lopes

Alegrete e São Borja, RS

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Seminário com Ana Jaicy Guimarães

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes [[email protected]])

 

 

 

V Seminário Espírita com Liszt Rangel: “Obsessão e Médiuns”

Recife, PE

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Iraponan Chaves de Arruda [[email protected]])

 

 

 

Programaçao de palestras do C.E. Semeadura de Jesus

Guarulhos, SP

 

Abaixo a programação das palestras do

mês de Julho/2013, no Centro Espírita Semeadura de Jesus

em Guarulhos.

Todos estão convidados

Basta comparecer!!!

Até lá

Grande Abraço

Edson

 

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192   -   Guarulhos  (SP)    

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS – JULHO/2013

(Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

01/07/13

SIDNEI CARVALHO

Tema Evangélico

08/07/13

ALDENIZ LEITE

Homosexualidade. A visão médico espírita

15/07/13

HELOISA PIRES

Tema Evangélico

22/07/13

WILLIAM SANCHES

Cinco letras que mudaram o mundo

29/07/13

ADRIANA AGUIAR BROTTI

Vida a dois: expectativas, realidade e a Lei de Amor

GRUPOS DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Toda Sexta-feira às 19:45 horas

Todos convidados!! Venham participar conosco

Não é necessário fazer nada, basta comparecer.

 

(Informação recebida em email de Edson S. Hamazaki [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Laércio Silveira no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Lucélia, SP

 

(Informação recebida em email de Maria Luzia Rosa)

 

 

 

Seminário com Jacob Melo no NEEJA

Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em email de Núcleo de Estudos Espírita Joanna de Ângelis [[email protected]])

 

 

 

Agenda de palestras musicadas com Vansan nos

estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo

 

JULHO

  

DE 01 A 11 Goiás

 

02 – SEMANA ESPIRITA DE ANÁPOLIS Go

 

03 – Inhumas – GO

 

04 – Ceres GO

 

De 05 a 11 Caldas novas GO

 

06 (Sábado) – Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo

08 (2ª feira) – Casa de Oração Francisco de Assis

09 (3ª feira) – Associação Espírita Batuíra

11 (5ª Feira) - Colônia Espírita Vinha de Luz

  

15 – 20 h -  C E AMOR EM AÇÃO -  Av Armando Colangelo 410 Center Ville Aruja

 

17 – 20 h – COLIGAÇÃO ESPÍRITA - – R Batuíra 297 V Mercês São Paulo

 

18 – 20 h - G E OS ESSÊNIOS – R. Cunha Bueno 1191 Pq das Árvores Cerquilho SP

19 – 20 h – GR FRAT HILARION DE MONTE NEBO – Boituva SP

 

20 – 20 h -  SEMANA ESP DE CAPÃO BONITO

 

21 – 16 H -  ENCONTRO CULTURAL USE DA COTIA

22 – 20 h –  LAR ESP BEZERRA DE MENEZES -  Av Monte Sião 709 Bela vista Águas de Lindóia SP

23 – 20 h  - INST ESPÍRITA BATUIRA - R  Dionísio Gazoti 334 V Mimosa -  Campinas SP

24 – 20 h -  C E PERDÃO AMOR E CARIDADE  - Itapira SP

25 – 20 h -  G ESP FÉ ESPERANÇA E CARIDADE – R. Min Cunha Canto 550 –

Mogi Mirim SP

26 – 20 h -  C E CAIBAR SCHUTEL  - Americana SP

27 e 28 – ENCONTRO CHICO XAVIER -  Guaxupé MG

29 – 20 h -  C E JOÃO RAMALHO -  Carlos Miele 154,  S B Campo

30 – 20 h -  C E CAMINHEIROS  - R Paula Sales de Abreu 81 Jd Oropó – Mogi das Cruzes SP

 

31 – 20 h e 30 min  - C E ALLAN KARDEC  R Fernando Cortez, 77
Parque Boturussu, Ermelino Matarazzo

 

(Informação recebida em email de Vansan)

 

 

 

 

60ª. Semana Espírita de

Taubaté, SP

 

Palestra com Saulo Gomes

 

Programação:

 

 

(Informações recebidas em email de USE Taubate [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Tadeu e Rita no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marhesi Neto)

 

 

 

 

Teatro: “O Amor Venceu”

Taubaté, SP

 

Olá Amigos!

A AT Produções traz para Taubaté a peça teatral "O Amor Venceu", baseada no romance mediúnico do espírito Lucius e psicografado por Zibia Gasparetto.

Apresentação será realizada no Teatro Metrópole, no dia 07 de julho, domingo, às 19hs.

Os convites poderão ser adquiridos, na Livraria Espírita "Cairbar Schutel" (Rua Dr. Souza Alves, nº 321 -Centro Taubaté).

Os Valores são: R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia.

Os convites adquiridos na Livraria Espírita "Cairbar Schutel" tem o custo de R$20,00 para qualquer pessoa. Observando que deverá ser entregue, na portaria do Teatro no dia da apresentação, 01 kg de alimento não perecível.


Uma história de amor que traduz verdades vigorosas sobre as leis que regem nossas vidas: que podem explicar certos mistérios sem que a humanidade se debate há milênios tentando compreender nosso passado, através do estudo de outros povos e de outras civilizações.
Nosso trabalho, como também o de Zíbia M. Gasparetto é despretensioso e com o intuito muito justo de contribuir para a atual necessidade de divulgar essas leis básicas que regem a vida terrena.
É desejo da autora esclarecer que ‘O Amor Venceu’ trata-se de uma história real, extraída dos entrechoques constantes que outrora presenciara.
A história desse romance se passa no Egito Antigo (1200 a.C.), onde os personagens ora senhores, ora escravos, encontram-se entre prazeres e dificuldades pela vida, tentando resgatar a sua verdadeira existência.


SINOPSE

O exército do Faraó, sob o comando de Pécos, mais uma vez retorna vitorioso a Tebas. Era costume nessa época as grandes caçadas humanas, que além de ouro e jóias, trazia escravos para enriquecer ainda mais o Egito.
Em uma grande festa pelo vitorioso retorno de Pécos, ele é promovido ao cargo de General Supremo, agraciado pelo Faraó com a Grã-Pedra Opalina e com duas escravas. Solimar, que herdou de seu pai os conceitos sobre as leis que regem a vida do homem na terra, e tem menos dificuldade em aceitar a sua nova condição: e Nalim, que sendo em suas terras uma nobre, não se conforma em se tornar uma escrava, alimentando sempre a idéia de retornar ao seu país, e de poder vingar-se de Pécos.
A volta de Jasar, irmão de Pécos, que por muito tempo estava fora, estudando os segredos do universo, traz junto consigo o tio Osiat e a bela prima Otias, com quem Pécos iria se casar.
Um atentado feito por Rabonat, um rebelde contrário à escravidão, coloca a vida de Pécos em risco, que sobrevive graças aos aprendizados do irmão Jasar, e da dedicação de Solimar, que encontra em Jasar um grande amigo, não demorando pra que essa amizade se transforme num grande e sincero amor.
Porém, Solimar vê suas esperanças acabarem quando, Osiat pede em seu leito de morte, que Jasar case-se com Otias, já que Pécos havia sido raptado por Rabonat. Solimar sofre muito, mas compreende, pois sabe que seu amor por Jasar está acima de qualquer coisa que paira sobre o mundo terreno.
Nalim foge com Rabonat, que vende Pécos como escravo para o pai de Nalim em Nínive, na Assíria. Salil, pai de Nalim, é condenado a morte por traição, e seu soberano promete que casará Nalim com um nobre da corte. Como nenhum nobre quer casar com a filha de um traidor, os sacerdotes, descobrindo que Pécos era um nobre, oferecem a ele a liberdade, caso se case com Nalim. Pécos aceita.
Jasar e Otias têm um filho, de nome Matur, que é morto por engano em uma trama armada por Otias e Solias. Solias é um soldado apaixonado por Solimar, que a rapta e a leva para longe, mas enlouquece ao saber o que aconteceu ao menino Matur. Solimar passa assim os seus dias a cuidar de Solias como uma espécie de protegido.
Pécos é rebaixado por não mais querer comandar as caçadas humanas. Seu cargo é passado para Omar que, apaixonado por Nalim, entrega Pécos aos inimigos, como um espião Egípcio. Adoentado, é jogado no deserto onde é salvo pela curandeira Tarsa, mas perde a memória.
Pécos reencontra Solimar, que lhe conta a sua verdadeira história, fazendo com que ele volte para Tebas. Com o seu retorno ao lar, Omar foge e é morto no deserto por salteadores.
Pécos e Nalim estão novamente juntos, e Otias volta e espírito para abençoar a união de Jasar e Solimar.

FICHA TÉCNICA

Autoria: Zíbia M. Gasparetto
Adaptação: Renato Modesto

 

(Informação recebida em email de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]])

 

 

 

Palestra lítero-musical com Ery Lopes & João Lucius

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ery Lopes [[email protected]])

 

 

 

 

Sarau literário do COBEM

Salvador, BA

 

COBEM - SARAU LITERÁRIO - PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM OBRIGADO

 

Imagem inline 1

Data: 30/11/2013 (sábado)
Horário: 19h30min
Local: Salão de Eventos da Cobem
Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Informações: (71) 33560256


Caso vocês estejam recebendo e-mails em duplicata ou mais, por favor, retorna nesse mesmo contato informando a duplicata para a retirada. Pois vocês podem ser cadastrados mais de uma vez, ocorrendo redundâncias.

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem

 

(Informação recebida em email de Edward Junior [[email protected]])

 

 

 

Jornal espírita “O Fluminense”

Niterói, RJ

 

Acesse aqui:

http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com.br/p/downloads.html

 

 

 

 

Informe Portal Luz Espírita

 

Acesse aqui:

http://www.luzespirita.org.br/informe.html

 

 

 

 

Evidências científicas da evolução da humanidade (II)

 

 

Almir Del Prette

São Carlos, SP

 

O livro “Os anjos bons da nossa natureza: porque a violência diminuiu” de Steven Pinker, comentado no texto anterior veio a público 154 anos após a publicação de O Livro dos Espíritos. A sociedade daquela época de Kardec já se vangloriava de muitas conquistas em vários campos do saber, entretanto, é Interessante recordar que muitas práticas culturais entristeciam as pessoas generosas. Entre essas práticas, o duelo tinha seus defensores, que usavam de vários sofismas para legitimá-lo, tais como, “riscos mútuos aos contendores”, “defesa da honra”, “possibilidade de desistência em momento prévio ao ato”. É interessante ressaltar que mesmo após a sua proibição legal, ainda por muito tempo, às escondidas das autoridades, os duelos continuaram acontecendo. Isso significa que mudanças nos códigos nem sempre são acompanhadas de mudanças comportamentais. As alterações generalizadas na cultura, ainda que pequenas, é que podem ser denominadas de mudanças culturais. Estas tendem a permanecer e servem de base para novas conquistas da sociedade. A disseminação de uma nova cultura cristã, baseada em comportamentos concretos no dia a dia, e não em ritos e na criação de ícones religiosos, é que de fato vai fazer a diferença, conforme problematizava Kardec: “o espírita se reconhece pela sua transformação moral”.  

O Espiritismo tem uma proposta bastante clara de renovação espiritual da humanidade. Ela se assenta em premissas cuidadosamente estabelecidas, tais como: (a) não há uma salvação mediada por rituais, fórmulas mágicas ou freqüência a um templo religioso; (b) há um processo de evolução do espírito - monitorada no seu início (infância) e supervisionada posteriormente (adolescência e maturidade); (c) o que chamamos de castigo (sofrimento) são meras contingências do estágio evolutivo de cada um; (d) O Criador vela por todos indistintamente, não tendo nenhuma preferência por indivíduos ou povos; (e) o espírito encarna em diferentes partes do globo, podendo nascer com predominância ora do sexo masculino, ora do feminino; (f) o processo evolutivo não retroage e cada indivíduo é responsável direto por sua situação; (g) a solidariedade tem um caráter universalista e cada um, dentro de sua condição, pode ajudar na evolução de todos.

Há mais de um século o movimento espírita vem procurando sistematizar essas premissas em ações pedagógicas para colaborar de maneira mais efetiva na evolução do homem. Cabe neste momento ao Centro Espírita essa tarefa. Se até há pouco tempo, o ensino da doutrina espírita baseava-se nos recursos das palestras, na atualidade, com a expansão da tecnologia, novas possibilidades podem ser exploradas com sucesso. Portanto, a idéia fundamental da doutrina espírita, de que há uma evolução espiritual, recebe dessa pesquisa, resumidamente relatada na seção anterior, uma boa contribuição em termos de uma sistematização baseada em dados rigorosamente coletados e analisados.  

 

Modelos de Naus expostas no Museu Marítimo de Lisboa e construção de  transatlântico  

no estaleiro naval de Monfalcone, na região Friuli-Venezia-Giulia, província da Gorizia, Itália. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP