Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 27 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/27-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

26-07-2013

24-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/24-07-2013.htm

23-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/23-07-2013.htm

22-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/22-07-2013.htm

20-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/20-07-2013.htm

 

 

 

 

Divaldo Franco, matéria do mês de Julho/2013 no

"Jornal A Tarde".  Salvador, BA

 



MENSAGEM AOS JOVENS


Que Deus abençoe a juventude!
Os jovens são as primeiras luzes do amanhecer do futuro.
... Cuidar de os preservar para os graves compromissos que lhes estão destinados constitui o inadiável desafio da educação.
Criar-se condições apropriadas para o seu desenvolvimento intelecto-moral e espiritual, é o dever da geração moderna, de modo que venham a dispor dos recursos valiosos para o desempenho dos deveres para os quais renasceram.
Os jovens de hoje são, portanto, a sociedade de amanhã, e essa, evidentemente, se apresentará portadora dos tesouros que lhes sejam propiciados desde hoje para a vitória desses nautas do porvir.
Numa sociedade permissiva e utilitarista com esta vigoram os convites para a luxúria, o consumismo, a excentricidade irresponsáveis.
Enquanto as esquinas do prazer multiplicam-se em toda parte, a austeridade moral banaliza-se a soldo das situações e circunstâncias reprocháveis que lhes são oferecidas como objetivos a alcançar.
À medida que a promiscuidade torna-se a palavra de ordem, os corpos jovens ávidos de prazer afogam-se no pântano do gozo para o qual ainda não dispõem das resistências morais e do discernimento emocional.
Os apelos a que se encontram expostos desgastam-nos antes do amadurecimento psicológico para os enfrentamentos, dando lugar, primeiro, à contaminação morbosa para a larga consumpção da existência desperdiçada.
Todo jovem anseia por um lugar ao Sol, a fim de alcançar o que supõe ser a felicidade.
Informados equivocadamente sobre o que é ser feliz, ora por castrações religiosas, familiares, sociológicas, outras vezes, liberados excessivamente, não sabem eleger o comportamento que pode proporcionar a plenitude, derrapando em comportamentos infelizes…
Na fase juvenil o organismo explode de energia que deverá ser canalizada para o estudo, as disciplinas morais, os exercícios de equilíbrio, a fim de que se transforme em vigor capaz de resistir a todas as vicissitudes do processo evolutivo.
Não é fácil manter-se jovem e saudável num grupo social pervertido e sem sentido ou objetivo dignificante…
Não desistam os jovens de reivindicar os seus direitos de cidadania, de clamar pela justiça social, de insistir pelos recursos que lhe são destinados pela Vida.
Direcionando o pensamento para a harmonia, embora os desastres de vário porte que acontecem continuamente, trabalhar pela preservação da paz, do apoio aos fracos e oprimidos, aos esfaimados e enfermos, às crianças e às mulheres, aos idosos e aos párias e excluídos dos círculos da hipocrisia, é um programa desafiador que aguarda a ação vigorosa.
Buscar a autenticidade e o sentido da existência é parte fundamental do seu compromisso de desenvolvimento ético.
A juventude orgânica do ser humano, embora seja a mais longa do reino animal, é de breve curso, porquanto logo se esboçam as características de adulto quando os efeitos já se apresentam.
É verdade que este é o mundo de angústias que as gerações passadas, estruturadas em guerras e privilégios para uns em detrimento de outros, quando o idealismo ancestral cedeu lugar ao niilismo aniquilador e a força do poder predominava, edificaram como os ideais de vida para a Humanidade.
É hora de refazer e de recompor.
O tempo urge no relógio da evolução humana.
Escrevendo a Timóteo, seu discípulo amado, o apóstolo Paulo exortava-o a ser sóbrio em todas as coisas, suportar os sofrimentos, a fazer a obra dum evangelista, a desempenhar bem o teu ministério. (*)
Juventude formosa e sonhadora!
Tudo quanto contemples em forma de corrupção, de degredo, de miséria, é a herança maléfica da insensatez e da crueldade.
Necessário que pares na correria alucinada pelos tóxicos da ilusão e reflexiones, pois que estes são os teus dias de preparação, a fim de que não repitas, mais tarde, tudo quanto agora censuras ou te permites em fuga emocional, evitando o enfrentamento indispensável ao triunfo pessoal.
O alvorecer borda de cores a noite sombria na qual se homiziam o crime e a sordidez.
Faze luz desde agora, não te comprometendo com o mal, não te asfixiando nos vapores que embriagam os sentidos e vilipendiam o ser.
És o amanhecer!
Indispensável clarear todas as sombras com a soberana luz do amor e caminhar com segurança na direção do dia pleno.
Não te permitas corromper pelos astutos triunfadores de um dia. Eles já foram jovens e enfermaram muito cedo, enquanto desfrutas do conhecimento saudável da vida condigna.
Apontando o caminho a um jovem rico que O interrogou como conseguir o Reino dos Céus, Jesus respondeu com firmeza: - Vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro nos Céus, depois vem e segue-me... iniciando o esforço agora.
Não há outra alternativa a seguir.
Vende ao amor as tuas forças e segue o Mestre Incomparável hoje, porque amanhã, possivelmente, será tarde demais.
Hoje é o teu dia.
Avança!
Joanna de Ângelis

(*)II Timóteo 4:5.
(1) Mateus 19:21.
Notas da autora espiritual.

(Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica da noite de 22 de julho de 2013, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia, quando o Papa Francisco chegou ao Brasil, para iniciar a 28ª Jornada Mundial da Juventude.)

 

 

(Texto recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Ficheiro:Selo JMJ 2013.jpg

 

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Selo_JMJ_2013.jpg

 

 

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco em Araçatuba

Rede Amigo Espírita

 

Acesse aqui:

http://www.redeamigoespirita.com.br/video/palestra-o-espirito-da-ciencia-e-o-da-gentileza-divaldo-franco-em

 

 

 

 

II Curso Básico de Formação de Educadores Espíritas

Belém, PA

 

Belém, 12 de julho de 2013.

 

CIRCULAR Nº 2013/004 – PARA DIRIGENTE DE CRE E DE CASA ESPÍRITA

 

Assunto: CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES ESPÍRITAS (CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS).

 

Prezados Irmãos de Ideal,

 

 

A Diretoria Executiva da União Espírita Paraense (DIREX), através de suas Coordenadorias de Infância (COINF), de Juventude (COJUV), de Estudos Sistematizados (COESD) e do Departamento de Formação do Trabalhador Espírita (FORMAR), em cumprimento ao Plano Anual de Trabalho deste ano, promoverá, no período de 15 de agosto a 15 de setembro do corrente ano, CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES ESPÍRITAS, com o objetivo de instrumentalizar pessoas indicadas pelas Casas Espíritas e interessadas em atuar nas atividades de evangelização da criança, do jovem e do adulto.

Público-alvo: Espíritas que participem das atividades de estudo da Casa Espírita e que desejem obter formação básica para atuar nas atividades de Evangelização de crianças, de jovens e de adultos, devidamente indicados pela Diretoria da Casa Espírita.

Local:  União Espírita Paraense – Travessa Castelo Branco, 1272 (entre Av. Magalhães Barata e Gentil Bittencourt)

Inscrição: No site da UEP (www.paraespirita.com.br) ou através do preenchimento e encaminhamento da Ficha de Inscrição anexa à Secretaria da UEP.

Datas e temas:

DATA

HORÁRIO

TEMA

15/agosto (*)

Quinta-feira

08h00 às 18h00

Sensibilização

17/agosto

Sábado

08h00 às 14h00

Psicológico

18/agosto

Domingo

08h00 às 14h00

Psicológico

24/agosto

Sábado

08h00 às 14h00

Pedagógico

25/agosto

Domingo

08h00 às 14h00

Pedagógico

31/agosto

Sábado

08h00 às 14h00

Doutrinário e MOVESP

01/setembro

Domingo

08h00 às 14h00

Doutrinário e MOVESP

14/setembro

Sábado

08h00 às 14h00

Planejamento e Administrativo

15/setembro

Domingo

08h00 às 14h00

Planejamento e Administrativo

 

Sendo um curso de formação, há necessidade de uma maior carga horária, motivo que nos leva a solicitar o empenho da Direção dos CREs e dos Centros Espíritas no sentido de garantir ao máximo a manutenção da frequência dos participantes sob sua jurisdição, até o seu final.

Agradecemos os esforços dirigidos à divulgação desse evento. Almejando-lhes profícuo trabalho na Seara do Bem, sob as bênçãos de nosso amado Mestre Jesus.

 

Najda de Oliveira Santos

Presidente da UEP

 

Anexa: FICHA DE INSCRIÇÃO

(*) 15 de agosto é feriado estadual. Nesse dia, em função da carga horária, haverá almoço para os participantes.

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Programação de Palestras com Deusa Samú

São Paulo, capital e região

 

 

marcador

02 de agosto de 2013, 20h - palestra.

local: CE Casa do Caminho Meimei - Rua Luiz Pucci, 153 - V. Ema - SP

tema: Paternidade é missão

marcador

04 de agosto de 2013, das 9h às 12h - seminário.

local: CE Anália Franco - Av. São Paulo, 1205/Santo André - SP

tema: Pais e filhos companheiros de jornada

marcador

10 de agosto de 2013, 20h - palestra.

local: GE Fraternidade - Rua Joaquim Chavasco, 86 -Mauá - SP

tema: livre

marcador

11 de agosto de 2013, 9h - palestra.

local: CE Jesus Entre as Crianças - Rua João Kaufman, 437 - Osasco - SP

tema:Paternidade é missão

marcador

18 de agosto de 2013, 11h - palestra.

local: CE Irmãos da Nova Era - Av Gal Roberto Alves de Carvalho Filho, 522 - Sto Amaro - São Paulo - SP

tema: livre

marcador

18 de agosto de 2013, 17h - palestra.

local: CE Consolador - Rua do Bosque, 306 - Sto André - SP

tema: Reflexões sobre a paternidade, tendo em vista o dia dos pais.

marcador

24 de agosto de 2013, 20h - palestra.

local: Rua Santa Lúcia, 395 - Guarulhos - SP

tema: Relacionar-se, uma arte

marcador

25 de agosto de 2013, 10h - palestra.

local: CE FRaternidade da Luz - Av Pl do Brasil, 500 - Arujá - SP

tema: livre

 

30 de agosto de 2013, 19h - palestra.

local: CE Casa do Caminho - Rua Estado de Israel, 59 - São Paulo - SP

tema: livre

 

(Informações em emails de Deusa Samu e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestras com Anete Guimarães

Promissão, Avanhandava

 

ANETE GUIMARÃES

(Rio de Janeiro).

 

ATIVIDADES  NA REGIÃO.

 

 

ANETE GUIMARÃES

(Rio de Janeiro).

 

ATIVIDADES  NA REGIÃO.

 

 

 

 

NÚCLEO “CHICO XAVIER”.

 

 

DIA 29/07 – SEGUNDA – FEIRA - 20 HORAS – PROMISSÃO.

PALESTRA: “TEMA LIVRE”.

 

DIA 30/07 – TERÇA – FEIRA - 20 HORAS – AVANHANDAVA.

PALESTRA: “TEMA LIVRE”.

 

 

 

CENTRO ESPÍRITA “ALLAN KARDEC” PENÁPOLIS.

 

DIA 31/07 – QUARTA – FEIRA – 20 HORAS.

 ENCONTRO COM TRABALHADORES DAS CASAS ESPÍRITAS.

TEMA:- “NEUROPLASTICIDADE AUTODIRIGIDA”.

 

 

DIA 01/08 – QUINTA-FEIRA – 20 HORAS.

PALESTRA PÚBLICA: “UMA VISÃO DE JUSTIÇA”.

 

Obs. A transmissão dos passes começa às 19:30 horas.

 

(Informação recebida em email de joao marchesi [[email protected]])

 

 

 

Programação comemorativa dos 51 anos do CEAK

Penápolis, SP

 

programçao de aniversario do CEAK Penapolis

 

Queridos irmãos de Ideal Espírita.

Jesus em nossos corações sempre.

No próximo dia 01 de agosto, o Centro Espírita "Allan Kardec" de Penápolis, estará completando mais um ano de sua existência. São 51 anos de trabalhos sob a proteção e amparo do Mestre Jesus, prestando, à Luz da Doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec, a caridade material em assistência às famílias carentes atendidas através do trabalho desenvolvido pelo dedicado grupo de voluntárias do Departamento de Assistência Social "Benedito Mousinho", seja a caridade espiritual através dos diversos grupos de estudos e trabalhos a todos os encarnados e desencarnados que ali adentram, com a realização de seminários, palestras abertas ao público em geral e atendimento fraterno. Em um trabalho conjunto da Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal e dirigentes e trabalhadores da Casa Espírita foi elaborada uma programação de comemorações alusivas à data, começando com a 2ª Feijoada Seletiva realizada com grande sucesso no dia 14 de julho passado, a um grande número de palestras e seminários que serão realizados já a partir da semana que vem.

Seguem em anexo, um pps. contendo todos os eventos que serão realizados já a partir do dia 31.07, quarta-feira, com um encontro que Anete Guimarães, da cidade do Rio de Janeiro, vai realizar junto aos trabalhadores das diversas Casas Espíritas, tanto de Penápolis como da região.

Segue também, um folder contendo as palestras e seminários que serão abertos ao público em geral, que solicitamos a gentileza de imprimirem e afixarem em suas Casas Espíritas auxiliando assim a divulgação, lembrando sempre, que um dos maiores serviços que podemos prestar à Doutria dos Espíritos, é a sua divulgação.

Convidamos todos a comparecerem aos eventos, à medida do possível a cada um, e, os que não tiverem condições de fazê-lo pessoalmente, que o façam enviando suas vibrações de amor.

Recebam todos o meu abraço fraterno.

joao.

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
AV. LUIZ OSORIO 1262 PENAPOLIS

 

Palestras do mês de AGOSTO

                                  

DIA 01/08 – QUINTA-FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante:- ANETE GUIMARÃES.

Cidade:- RIO DE JANEIRO.

Tema:- “UMA VISÃO DE JUSTIÇA”.

 

DIA 03/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- Rosângela Cambraia.

Cidade:- PENÁPOLIS.

Tema:- LIVRE.

 

DIA 04/08 – DOMINGO – DAS 7:30 ÀS 11:30 HORAS.

SEMINÁRIO DO LIVRO “RENÚNCIA”.

Expositores:- ANTÔNIO CARLOS MENCHON FELCAR, PAULO HENRIQUE SANT’ANA DA COSTA E RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DAS MERCÊS MINGHIN.

 

DIA 05/08 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: JOÃO MARCHESI NETO.

Cidade: PENAPOLIS.

Tema: “FAMÍLIA A FLOR DA VIDA”.

 

DIA 10/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- DR. VALDERI CALLILI.

Cidade:- PENÁPOLIS.

Tema:- “A ORAÇÃO DO JUSTO” (lição 150 do livro Fonte Viva).

DIA 12/08 – SEGUNDA-FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: JOSÉ LUIZ DO VALLE (ZELU)

Cidade: PENÁPOLIS.

Tema: LIVRE.

 

DIA 17/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- ANDRÉ LUIS IESI SOBREIRO.

Cidade:- SEVERÍNIA

Tema:- “A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS”.

 

DIA 18/08 – DOMINGO DAS 9:00 ÀS 12:00 HORAS.

SEMINÁRIO:- O ESPÍRITO E A CASA ESPÍRITA – REFLEXÕES E PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO DA ALMA.

Expositor:- LUÍS GUILHERME GALANTE MARCHESI.

 

DIA 19/08 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: FRANCISCO ORTOLAN.

Cidade:- FERNANDÓPOLIS.

Tema: “CAUSAS DAS AFLIÇÕES”.

 

DIA 24/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- DR. PAULO ROBERTO RODRIGUES PINTO.

Cidade:- PROMISSÃO.

Tema:- “OCIOSIDADE”.

 

DIA 26/08 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: ANTONIO CARLOS NAVARRO.

Cidade: SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

Tema: “MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE”.

 

DIA 31/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- SOLANGE HUBNER.

Cidade:- PENÁPOLIS.

Tema:- LIVRE.

 

Obs:- Nas noites de segunda-feira a transmissão dos passes começas às 19:30 horas.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Agendamento de palestra com André Luiz Rosa

Valinhos, SP

 

PREZADOS AMIGOS:

 

JÁ ESTAMOS DISPONIBILIZANDO NOSSA AGENDA DE PALESTRAS PARA AS CASAS ESPÍRITAS DE TODO BRASIL JÁ PARA O ANO DE 2014.

 

AS CASAS INTERESSADAS JÁ PODEM ENTRAR EM CONTATO CONOSCO, OPORTUNIDADE DE VISITA QUE SERÁ UM GRANDE PRAZER, NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA.

 

UMA ABRAÇO E SOLICITAMOS A DIVULGAÇÃO. 

ANDRÉ LUIZ ROSA

VALINHOS
19 - 9178 3333

 

 

(Informação recebida em emails de André Luiz Rosa e de Regina Bachega)

 

 

 

2026º. Encontro Fraterno Auta de Souza

Queimados, RJ

 

(Informação recebida em email de Ermírio Pereira - RJ [[email protected]])

 

 

 

Seminário “O Estudo da Mediunidade no Centro Espírita”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Katia Penteado - Gmail [[email protected]])

 

 

 

8º. Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Leopoldo Dare [[email protected]]; de Ana Maria Checchinato [[email protected]])

 

 

 

Jornada Saúde e Espiritualidade

Santos, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Renato e André Zanoli

Dracena, SP

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

Programa de formação de Monitores do ESDE com Carlos Campetti na FEP. Lisboa, Portugal

 

 

 

Federação Espírita Portuguesa - Carlos Campetti

Carlos Campetti, conhecido dirigente espírita brasileiro ligado à Federação Espírita Brasileira, visitará Portugal com um programa de formação dirigido à preparação de MONITORES/palestras, sendo o 1.º seminário em Lisboa, na FEP, em 31 de Agosto.

Mais:
[email protected]

 

Imagem intercalada 2

(Informaçao recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

Informativo semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

26/07/13

20h

ANTENOR

REENCARNAÇÃO JUSTIÇA E ATUALIDADE

27/07/13

sáb

09h

MARLY

MEDIUNIDADE: UM DOM NATURAL

27/07/13

sáb

15h

MARIZA

PARÁBOLA DO JOIO

 

Avisos

Nossas aulas já foram retomadas! Contamos com a presença de todos


Colabore com nossa Assistência Social

 

Almoço de domingo em prol do Centro Espírita Zilda Gama, dia 15/09/2013 no restaurante Pasta Grill. Convites a venda na Secretaria (r$ 40,00)

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informativo recebido em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

Programação da Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

São Carlos, SP

 

SEARA ESPÍRITA CAMINHO,VERDADE E VIDA   

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

 

Palestra neste sábado 27/07/13 ás 18h30min. 

 

Palestrante: Karina Granado (do Obreiros do Bem) 

Tema: ESPIRITISMO E NÓS

Venha estudar Espiritismo conosco.  Comece agora...

Segundas... 19h30min Estudos: Ação e Reação  (André Luiz – Chico Xavier)

Quartas...... 19h30min Estudos: Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Sexta.......... 19h30min Estudos: Dramas da Obsessão (Ivone A. Pereira – Bezerra de Menezes)

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

VENHA ESTUDAR CONOSCO.

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Mocidade Espírita Jorge de Alencar convida para participar de suas reuniões. Marília, SP

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

A Mocidade Espírita Jorge de Alencar foi reativada a está convidando os jovens espíritas para

participar de suas reuniões, conforme cartaz abaixo. 

 

Abraços.

 

Donizete

 

 

Imagem inline 2

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

III Fórum Nacional de Mediunidade e Paranormalidade

Florianópolis, SC

 

Acesse aqui:

http://fec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=892&catid=35

 

 

(Com colaboração em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Palestra com Reíza Viotti no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

CONVITE PALESTRA

 

CENTRO ESPIRITA CAPITÃO VENDRAMINI (ARCA DE NOÉ)

 

RUA DR. ERNESTO COELHO NETO, 783

 

SANTA TEREZA - TRÊS CORAÇÕES -MG

 

www.cevendramini.blogspot.com

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Nice Silva no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Av. Luiz Osório, 1262, Penapolis – SP.

DIA 29/07/2013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS.

 

 

 

PALESTRANTE:- NICE SILVA (Promissão).

 

TEMA: “ESTUDANDO OS NOSSOS SENTIMENTOS”.

 

OBS.:- A transmissão dos passes começa às 19:30 horas

 

(Informação

 

 

 

Palestra pública na Spiritist Society of Ireland

Dublin, Irlanda

 

 

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

Kardec Rádio

Baltimore, EUA

Clicar aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Boletim do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=5be9efcb-baf8-4bc7-94cc-c1526ac320ac&c=737140e0-e83c-11e2-9b10-d4ae52754007&ch=73747530-e83c-11e2-9b10-d4ae52754007

 

 

 

 

Cisco de Francisco

 

“Se somente amardes os que vos amam que recompensa tereis disso?”

Luiz Carlos D. Formiga

A palavra cisco pode ser definida como pó, miudezas de carvão. Sendo a morte hereditária, a vida do espírito reencarnado na Terra é menos que um cisco, comparada à eternidade da alma imortal.

 “Desencarnação Processo de Transição” (1) explica que a morte é a cessação da vida orgânica e que a desencarnação é a libertação do Espírito. Não é a partida do Espírito imortal que causa a morte do corpo, uma vez que é exatamente essa que determina a sua partida, para outro plano.

 As drogas, incluindo o álcool, aprisionam o homem, tornando-o dependente. Libertar-se delas equivale, ainda na Terra, a verdadeiro renascimento. Também aqui, alguns não se libertam com facilidade, porque ainda psiquicamente acorrentados aos prazeres da carne, assim como o espírito nem sempre está em condições de deixar o corpo na morte biológica. Disse um suicida, na reunião mediúnica: “não estou morto, no entanto sinto os vermes a me roerem”.  Provavelmente a vida deste espírito na Terra estivesse fortemente ligada a valores materiais, carência de fé e ausência de Deus.

Em julho de 2013, em visita ao hospital São Francisco de Assis no Rio de Janeiro, outro Francisco tocou no problema das drogas:  "é necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso". Apelou para que as pessoas se esforcem para construir um mundo mais justo e solidário: “sempre se pode colocar mais água no feijão”.

 Francisco, o papa, disse ainda:  “na sociedade atual prevalece o egoísmo. O tráfico de drogas semeia a morte. O ter, o dinheiro, o poder, podem gerar um momento de embriaguez, a ilusão de ser feliz, mas, no fim de contas, são eles que nos possuem e nos levam a querer ter sempre mais, a nunca estar saciados”.

“Coloque Cristo na sua vida, deposite nele a sua confiança e você nunca se decepcionará".

O espírito André Luiz, pelo médium Francisco, diz: “a vida física é uma escola abençoada, mas se você não se aproveitar dela a fim de aprender suficientemente lições que se destinam ao seu engrandecimento espiritual, em nada lhe valerá o ingresso no aprendizado humano.” (2)

As drogas, como o álcool, não são boas opções, pois podem nos conduzir desde a morte violenta até ao suicídio inconsciente. O próprio espírito André Luiz passou por essa experiência dolorosa. Hoje nos elucida  “que o caminho do bem é laborioso e difícil. No entanto, se você não se dispuser a segui-lo, ninguém o livrará da perigosa influência do mal.

 A compaixão se apodera de nós quando ouvimos relatos semelhantes ao da reunião mediúnica acima referida e acreditamos ser fundamental divulgar a conclusão do livro Agenda Cristã. Nela, André Luiz diz que “ a felicidade eterna incontestavelmente é realização superior, fora dos quadros transitórios da carne, no entanto se você deseja perseverar no campo dos prazeres fáceis e inferiores das esferas mais baixas, dentro delas perambulará, indefinidamente.”

Aprendemos, com Kardec, que a condição de espírito incrédulo reencarnado, distante de Deus, pode ser uma dura expiação (3). Toda expiação é construção pessoal e intransferível, uma vez que somos arquitetos do próprio destino quando fazemos escolhas e tomamos decisões. Mas, se Deus desejasse a dor, não teríamos a anestesia. Cabe-nos optar pela solidariedade, procurando aplacar sofrimentos e também procurar evitá-los. Uma boa oportunidade aproveitou o espírito André Luiz, quando nos deixou esses esclarecimentos. Diz ele que Deus está  conosco em todas as circunstâncias; todavia, se não estivermos com Ele, ninguém pode prever até onde, como espírito, desceremos  aos domínios da intranquilidade e da sombra.

O Centro Espírita Jacques Chulam, em 2013, criou uma nova equipe para estudos semanais das dependências humanas (4). No mês, são quatro dias para estudar e discutir cada um dos 12 passos dos Alcoólicos Anônimos. Buscar-se-á compreender como a aplicação dos 12 passos pode ajudar na superação da dependência, num ambiente de interação com postulados da Doutrina Espírita.

Estamos também procurando refletir sobre o melhor modo de adequar o funcionamento, por longo prazo. Enumeramos, ainda que de forma imperfeita, doze lembretes, são “ passos” nesse sentido:

1. Organizar uma estrutura de poder coerente com a busca espiritual; 2. Acreditar que a força de uma Instituição está na clareza e na nobreza de suas metas; na eficiência dos seus métodos; na intensidade do seu trabalho e na confiança recíproca dos seus membros; 3. Procurar usar a ciência e a arte de formar cidadãos conscientes, saudáveis e equilibrados nos seus atos pessoais e sociais;  4. Privilegiar o poder solidário. Aquele que se organiza para facilitar a ajuda mútua;  5. Exercitar a capacidade do trabalho em equipe, procurando se motivar para objetivos e metas do grupo; 6. Desenvolver a inteligência espiritual; 7. Libertar-se da ilusão de possuir grande saber e da infalibilidade; 8. Perseverar mantendo foco no objetivo da missão pessoal, lembrando que Jesus lecionou no sentido do atemporal e ilimitado; 9. Assumir a postura de parceiro, voltado para a formação de novos líderes; 10. Procurar lembrar que “autoridade” é crédito de competência, oferecido a quem o merece por direito; 11. Constituir um grupo de trabalho onde a unidade se dê em torno do objetivo comum, onde cada um seja estimulado no seu potencial e nunca se coloque superior ao grupo; 12. Iluminar o conceito de democracia com conhecimento, trabalho e intenção solidária.

Doze também são passos trilhados por Francisco Cândido  Xavier, homem de bem,  cidadão consciente e equilibrado que teve Jesus como modelo (5).

Ressaltamos de sua personalidade a permanente solidariedade, a capacidade de autocrítica. Quando comparado a espíritos de grande envergadura demonstrava sua verdadeira humildade, dizendo que se sentia diante deles como um cisco. Brasileiros  o indicaram ao Prêmio Nobel da Paz.

 Outro exemplo de solidariedade é a Irmandade dos Alcoólicos Anônimos que recebeu merecido prêmio (6). Ensina a vencer a adversidade ao admitir a existência de uma inteligência suprema. A pessoa, na Irmandade, passa a adquirir uma força interna capaz de ajudá-la a se transformar e se restabelecer.

Em 1950 e 1967, reconhecendo a excepcional contribuição dos Alcoólicos Anônimos à humanidade, a Ordem dos Padres Franciscanos outorgou-lhes seu Prêmio Franciscano. Um incentivo a que todos permaneçam, sem cansaço, neste exercício de transformação pessoal e solidariedade.

Em 1950, Bill disse que São Francisco de Assis tinha feito muito por ele e pelos Alcoólicos Anônimos. Francisco e Clara de Assis cultivavam três paixões ao longo de toda a vida: a paixão pelo Jesus pobre, pelos pobres e a de um pelo outro (8,9)

Quando estivermos com Deus e com Jesus poderemos começar a ver a luz da felicidade que desfrutaremos mais adiante. O passo inicial pode parecer um cisco, mas o necessário e suficiente para sairmos lá do fundo do poço.

(1)  http://es.groups.yahoo.com/group/Luz_espiritual/message/30751

(2) Livro Agenda Cristã. André Luiz/Chico Xavier

http://www.limiarespirita.com.br/livros/agenda_crista.pdf

http://bvespirita.com/Agenda%20Crist%C3%A3%20%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20esp%C3%ADrito%20Andr%C3%A9%20Luiz).pdf

(3) O Céu e Inferno http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/138.pdf

(4) http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2013/01/dependencias-grupo-de-estudos.html

 (5) http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/por-que-considero-inteligente.html

(6)  http://www.aa.org/lang/sp/subpage.cfm?page=403

(7) http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.1.htm

(8) http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2013/07/a-ordem-das-paixoes.html

(9) Boff, 25/3/2012. http://leonardoboff.wordpress.com/

 

Chico Xavier no Grupo Espírita da Prece, Uberaba, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP