Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira,  24 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/24-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

23-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/23-07-2013.htm

22-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/22-07-2013.htm

20-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/20-07-2013.htm

19-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/19-07-2013.htm

18-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/18-07-2013.htm

 

 

 

Bem Vindo Papa Francisco

 

Marisa Cajado

 Bem vindo, Papa Francisco, à Terra brasileira

Esta Terra, que traz na bandeira

Uma cruz de luz inscrustada.

Como, a lembrar o Cristo no madeiro

O fiel e divino mensageiro,

Da fé , da caridade,  na  jornada.

 

Francisco foi o nome que escolheste

Porque este nome, traz o estigma  sem falsete,

Da  simplicidade,  por projeto de vida.

Sua veste branca livre dos aparatos costumeiros

Mostra a luz da paz, em novos roteiros

Para  a humanidade que segue, tão sofrida.

 

Curvo-me respeitosa  à sua  passagem

Lembra-me ela , a augusta mensagem

Da  voz de Jesus, clara e benfazeja.

Envolto em excelsa claridade

Escuta o pobrezinho de Assis da eternidade:

_ “Francisco reconstrói  a minha igreja.”

 

Talvez esteja aqui para o destino cumprir

E uma igreja “ Maior” reconstruir

Para as ovelhas  da perdida multidão.

Que esta,  pedra a pedra  seja entendida

E  com tijolos de amor, reconstruída

No altar de nosso próprio  coração.

Feira de Santana, 22/07/2013

 

“...Cristo bota fé nos jovens...”

Papa Francisco. Rio de Janeiro, 22/7/2013

 

 

 

 

Por que apreciar Divaldo e Benedita?

Sirlei Nogueira

Araçatuba, SP

 

            Essa pergunta implica em várias respostas – plenamente justificáveis – e, por isso, quero dividir com você. Se ainda não sabe, me refiro a Divaldo Pereira Franco e à Benedita Fernandes, que hoje e até amanhã estão no centro das atenções do Movimento Espírita de Araçatuba e região, para que você possa apreciar, se encantar e, principalmente, se inspirar.

            Ele é o visitante ilustre desta quarta-feira (24) de Araçatuba, que já o reconheceu com o título de Cidadão Araçatubense há quase 30 anos, em 13 de fevereiro de 1984, por iniciativa do então presidente da União Municipal Espírita (hoje USE), Cesar Perri, atual presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB). E a motivação de Divaldo é prá lá de louvável: a comemoração dos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes, que ocorreu no último dia 27 de junho.

Ela também recebeu o mesmo reconhecimento da Câmara de Vereadores, com o título de Cidadã Araçatubense ‘In Memorian’, em 20 de abril de 1998: a pioneira e incansável trabalhadora no bem, cuja trajetória pode ser conhecida até amanhã (25), em visita ao Museu Araçatubense de Artes Plásticas (M.A.A.P.).

Divaldo Franco é o maior conferencista espírita do mundo, com quase doze mil eventos em mais de 60 países, nos cinco continentes. A qualidade da oratória dele é impressionante, desempenhando papel fundamental na difusão mundial da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec há 156 anos, na França. Ele acaba de chegar do Reino Unido.

Benedita Fernandes também tinha um poder diferenciado de comunicação e articulação. Embora analfabeta e sem atributos estéticos que lhe garantissem o tal ‘passaporte social’, possuía a condição moral, que abria portas e facilitava o convívio com autoridades da época, como prefeito e até governador de Estado, como no caso do interventor Fernando Costa. Em visita à cidade, ele fez questão de ir ao encontro da abnegada senhora, que acabara de chegar ao local, com toda sua humildade.

Dentre as obras estruturadas ao longo de 15 anos oficiais de trabalho (fundação da Associação das Senhoras Cristãs, em 1932, até 1947, data da desencarnação dela), a Escola Dr. Valadão Furquim, em homenagem ao prefeito e colaborador, cedia dependências para funcionamento de classes municipais. A educação e formação moral de crianças era – e continua sendo – prioridade para o espírito Benedita Fernandes.

            Franco é médium com mais de 200 livros publicados, totalizando sete milhões e meio de exemplares. São 70 obras traduzidas para 16 idiomas, 20 livros transcritos em braile e mais de 200 autores, em vários gêneros literários. Os temas são filosóficos, psicológicos, comportamentais e religiosos, além dos infantis e psiquiátricos.

A fundadora da Associação das Senhoras Cristãs, em 6 de março de 1932, em Araçatuba, chegou a Penápolis na década de 1920 na condição de andarilha e mentalmente perturbada, considerada ‘louca’ pela maioria das pessoas. Ela recebeu o amparo de grupo de espíritas atuantes na fundação do Centro Espírita Discípulos de Jesus, em 1925. O atendimento espiritual e o compromisso de trabalhar pelos mais necessitados possibilitaram a ‘cura’ de Benedita Fernandes, que mudou-se para Araçatuba e arregaçou as mangas, ao lado de gente simples como ela, algumas lavadeiras.

A atuação dela, enquanto médium, também era notória, conciliando humildade, energia e amor ao próximo. Conta-se que os considerados ‘loucos’ eram levados amarrados, e ela pedia para soltá-los, acalmando-os com preces, passes fluídicos e boas palavras. A ação no bem da pioneira ‘Dama da Caridade’ – título de livro biográfico de Cesar Perri – também transformou o seu antigo ‘algoz’ (obsessor) em colaborador efetivo do trabalho.

Durante mais de 40 anos, Divaldo Franco amparou centenas de crianças e jovens nos lares-família da Mansão do Caminho, em Salvador (BA), até a emancipação, incluindo formação profissional. No ano de 2000, ele foi convidado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para participar do primeiro Encontro Mundial da Paz, reunião de cúpula com líderes religiosos de expressão internacional para se discutir e formular propostas de paz.

            Em pouco tempo idealizou o Movimento Você e a Paz, que percorre o Brasil e já chegou a Portugal, França, Espanha, Estados Unidos e Paraguai, com a proposta urgente da paz a todas as nações. E desde 2005 é Embaixador da Paz no mundo.

            Paz também é outro ponto de convergência com Benedita Fernandes, a mulher negra, pobre e analfabeta que amenizou dores da alma humana e priorizou a educação como investimento fundamental na vida de toda criança, especialmente a criança em condição de vulnerabilidade social. Tudo a ver com paz de espírito, individual, ponto de partida para alcançar o coletivo.

Muito mais poderia ser dito. Mas, certamente, é bem melhor conhecê-los: Divaldo Pereira Franco hoje, no Bela Vista Eventos, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

A Exposição ‘Olhar à Dama. Olhar a Caridade’ até amanhã (25), na rua Duque de Caxias, 29 (M.A.A.P.), no horário comercial, igualmente gratuita. É oportunidade de direcionar o olhar a um dos exemplos marcantes da ação de um ser humano em prol de milhares de pessoas em vulnerabilidade social. E de se inspirar...

 

Sirlei Nogueira é jornalista, está presidente da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba e coordena esta Face Espírita, que descreve exclusivamente para a Folha da Região.

 

 

 

 

 

Exposição sobre Benedita Fernandes vai até 27 de julho

Araçatuba, SP

 

A Exposição “Olhar à Dama. Olhar a Caridade”, em comemoração aos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes (27.06.1883), permanecerá aberta ao público por mais dois dias no M.A.A.P. (Museu Araçatubense de Artes Plásticas). A mostra começou no dia 25 de junho e teria duração de um mês, até 25 de julho, período estendido até o dia 27 (sábado), no horário de abertura do comércio.

            No espaço dedicado às artes plásticas, em Araçatuba, estão expostos quadros e fotografias da época do trabalho pioneiro realizado pela benemérita, direcionado às pessoas com problemas mentais e à educação e formação de crianças. “A ideia foi retratar cenas marcantes da trajetória de dona Benedita, nas telas. Por isto, as pinturas foram encomendadas a artistas plásticos de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Penápolis, que se inspiraram no livro biográfico “Dama da Caridade”, de autoria do escritor araçatubense Cesar Perri, atual presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB)”, explica o organizador do evento, Sirlei Nogueira.

            A fundadora da Associação das Senhoras Cristãs, em 6 de março de 1932, em Araçatuba, chegou a Penápolis na década de 1920 na condição de andarilha e mentalmente perturbada, considerada ‘louca’ pela maioria das pessoas. Ela recebeu o amparo de grupo de espíritas atuantes na fundação do Centro Espírita Discípulos de Jesus, em 1925. O atendimento espiritual e o compromisso de trabalhar pelos mais necessitados possibilitaram a ‘cura’ de Benedita Fernandes, que mudou-se para Araçatuba e arregaçou as mangas, ao lado de gente simples como ela, algumas lavadeiras.

            “O trabalho foi árduo, e os obstáculos foram vencidos com muita determinação, característica marcante da ex-andarilha e ‘louca’: a mulher negra, pobre e analfabeta, que amenizou dores da alma humana e priorizou a educação como investimento fundamental na vida de toda criança, especialmente a criança em condição de vulnerabilidade social. E isto há mais de 80 anos”, enfatiza Nogueira.

Oficialmente, o trabalho da benemérita durou 15 anos – até a desencarnação dela, em 1947 – quando houve o direcionamento exclusivo para o tratamento psiquiátrico, com a denominação Hospital Benedita Fernandes, mantido pela Associação das Senhoras Cristãs. Nos dias de hoje são 150 pacientes atendidos, de Araçatuba e região, e outras dezenas de usuários do CAPS-ad (Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas) Benedita Fernandes, que iniciou atividades em 2009 a partir de convênio firmado com a Prefeitura.

As telas e retratos de época focalizam momentos pré-1932 até 1947, numa iniciativa da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba e Face Espírita, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Hospital Benedita Fernandes, Centro Espírita Benedita Fernandes, newsletter Notícias do Movimento Espírita, programa de rádio A Voz do Espiritismo, site Rede Amigo Espírita e USE Intermunicipal de Araçatuba. A Exposição “Olhar à Dama. Olhar a Caridade” é oportunidade de direcionar o olhar a um dos exemplos marcantes da ação de um ser humano em prol de milhares de pessoas em vulnerabilidade social. E de se inspirar...

 

SERVIÇO

M.A.A.P. • Rua Duque de Caxias, 29 (ao lado do Teatro Castro Alves) • Horário comercial

Divulgação: Face Espírita

 

(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira, organizador de Exposição)

Divulgação da Exposição em importantes  vias públicas. Av. Luiz Pereira Barreto Esquina com Rua Oscar Rodrigues Alves e

 Av. dos Araçás esquina com Rua do Fico. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nesta quarta-feira, 24/7/2013. Divaldo Pereira Franco em

Araçatuba, SP

 

 

(Recorte da Folha da Região, de Araçatuba, SP, recebido de Sirlei Nogueira)

 

TRANSMISSÃO AO VIVO PELA REDE AMIGO ESPÍRITA

 

 

 

 

Divulgação da palestra de Divaldo em ruas de Araçatuba. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

Divaldo Franco participa do IV Congresso Ceja-Barra 

Rio de Janeiro, RJ

 

O conferencista Divaldo Franco, maior ícone do espiritismo no mundo atualmente, é o principal convidado do IV Congresso Ceja-Barra, dia 18 de agosto, de 13h às 19h, no  Citibank Hall, na Barra.  

Além de Divaldo a programação do Congresso também conta com os palestrantes Antonio Cesar Perri de Carvalho, presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB); Alberto Almeida, diretor da Associação Médico-Espírita do Pará (AME-PA),psicólogo e terapeuta com especialização em terapia regressiva a vivencias passadas e  autor de excelentes livros como seu ultimo lançamento “ O Amor Pede Passagem” e Cristiane Niero, jovem  representante do Ceja-Barra, formada em comunicação e estudante de psicologia na Universidade Fedeal do Rio de Janeiro (UFRJ) e  estudiosa, entusiasta da "série psicológica" dos livros de Joanna de Angelis (mentora espiritual do Ceja-Barra). 

 

Mais informações acesse : 

http://www.cejabarra.org/congresso/index.html

Em breve na nossa Fan Page teremos novidades. Curta e acompanhe as novidades do CEJA-Barra. 

www.facebook.com/cejabarra

Esperamos você lá! 

Equipe CEJA-Barra

 

 

(Informação em email de  [email protected] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra na Fraterna com Francisco Aranda Gabilan

São Paulo, SP

 

PALESTRA DESTA 4ª-FEIRA (24 / JULHO) 

NA FRATERNA

20:00h

G A B I L A N

Francisco Aranda Gabilan

 

TEMA:

O MAU USO DAS PALAVRAS

 

FRANCISCO ARANDA GABILAN:

- Advogado militante de profissão;

- Presidente do Conselho da AJE - Associação Jurídico Espírita do Estado de São Paulo;

- Durante muitos anos, foi ligado ao Depto. de Ensino da Federação Espírita do Estado de S.Paulo nos Cursos de Educação Mediúnica, Aprendizes do Evangelho, Expositores e Divulgadores;

- Ex-expositor do Centro Espírita Nosso Lar (Casas André Luiz), Área de Ensino e da Coligação Espírita;

- Atuou por mais de vinte anos no Depto. Federativo da FEESP, participando de palestras em simpósios, exposições públicas, "pinga-fogo" e encontros doutrinários em todo território paulista;

- Igualmente, por anos foi Expositor na área da Assistência Espiritual;

- Atua ativamente nas áreas de ensino de dezenas de Casas Espíritas, mais intensamente no Núcleo Espírita Segue à Jesus e O Semeador;

- Dirige o Orfanato "Casa de Jesus, Amor e Caridade" na Casa Verde;

- Conselheiro do Asilo "Casa Luz do Caminho";

- Atua na área de ensino ministrando cursos de Oratória e A Gênese, nas Casas Espíritas.

 

AUTOR DOS TEMAS E APOSTILAS:

- Encontro de Aperfeiçoamento Doutrinário;

- Curso de Oratória Espírita (ambos para expositores e dirigentes espíritas);

 

 

ESCREVEU PARA:

- Revista Espiritismo e Ciência;

- Revista Além da Vida;

- Jornal O Semeador;

- Jornal e Portal Segue à Jesus sobre temas da atualidade à luz da Doutrina.

 

 

AUTOR DOS LIVROS:

- Entre o Pecado e a Evolução;

- Macho, Fêmea e Etc; (aborda a homossexualidade na visão espírita)

- Co-autor do Curso de Oratória para a Casa Espírita;

- É Possível Prever o Futuro? A Doutrina Espírita explica.

- Disturbios da Sexualidade.

- Direito e Espiritismo (co-autor - edição AJE-SP)

 

LIVROS DISPONÍVEIS PARA VENDA APÓS A PALESTRA

 

- Seu site: www.infoespirito.com.br

 

* * * * *

 

Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas

Rua Edgard Tinel, 51

Pirituba - SP

* * *

Informações com Luceli=3976-3990 / 9.9626-9178

 

(Informação recebida em emails de Luceli Obara [[email protected]] e de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

 

Registro. Carlos Baccelli em

Pedro Leopoldo, Vespasiano, Sete Lagoas

 

O companheiro Carlos Baccelli esteve em Pedro Leopoldo e região entre os dias 11 a 14 de julho. No dia 11 de julho lançou na Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo o livro "Chico com você" através da editora Vinha de Luz. No dia 12, a convite da Aliança Municipal Espírita da cidade de Vespasiano, fez uma palestra na Câmara Municipal. No dia 13, na cidade de Sete Lagoas participou de um Seminário em um belíssimo local chamado "Capela do Sol" com a participação de um expressivo público com mais de 600 pessoas. E, finalmente, no Centro Espírita Meimei, segunda instituição fundada por Chico Xavier em Pedro Leopoldo , participou de uma reunião de psicografia (cartas dos familiares queridos) emocionando a todos os presentes. (Jhon Harley M. Marques)

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jhon Harley M. Marques)

Na casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo , MG

Baccelli em palestra na Câmara Municipal de Vespasiano, MG

Bacelli em Sete Lagoas, MG

Bacelli em Sete Lagoas, MG

Baccelli no Meimei em Pedro Leopoldo , MG

 

 

Teatro e Caminhada nesse fim de semana

Limeira SP

 

 

Queridos,

Nesse final de semana temos um encontro marcado com objetivo de celebrar a Vida.

Teremos os eventos Peça de teatro com o Grupo Lunares (Grupo idealizador da caminhada em Prol da Vida ) e a VII Caminhada em Prol da Vida .

Para que esses eventos aconteçam sua presença é fundamental, e solicitamos também que você nos ajude na divulgação para que possamos levar o maior número de pessoas para esses eventos que acontecem no próximo fim de semana.

Agradecemos e desejamos a todos uma VIDA repleta de realizações no campo do bem.

VIDA PRESENTE DE DEUS
--

  Lúcia Rodrigues - USE Intermunicipal de Limeira
  (19) 3452-9075 / (19) 3443-1269 / (19) 9210-4857
 
email:   [email protected]

 

(Informações recebidas em emails de Lucia Helena Rodrigues da Silva [[email protected]] e de DM USE LIMEIRA DEPARTAMENTO DE MOCIDADE [[email protected]])

 

 

 

Vídeo  com convite para participar do Encontro Cairbar Schutel

Araraquara, SP

 

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=iEkz6cHoc7E&feature=youtu.be

 

(Informação recebida em emails de Sandra Fiore  e da USE Limeira)

Araraquara, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

2º seminário de Pedagogia Espírita em PE com Dora Incontri ( SP)

Recife, PE

 

DIA 31 DE AGOSTO DE 2013 - VAGAS LIMITADAS

 

Queridos amigos , está chegando ... se você ainda não comprou , não perca , são vagas limitadas !! É um evento imperdível !

Caso desejem comprar via internet enviem um e-mail para a COORDENADORIA DE INFANCIA E JUVENTUDE DA CEE - [email protected]  ou  [email protected],  e enviaremos a ficha de inscrição e número da conta!  É NECESSARIO ESTE CONTROLE  VIA INTERNET PORQUE SÓ SÃO 390 LUGARES. Assim que esgotar estaremos comunicando via internet.

ESTAREMOS NO SIMESPE ( TEATRO GUARARAPES - CENTRO DE CONVENÇÕES DE PE ) NO STAND DO MOV PAZ  COM VENDA INGRESSOS ( dias 27, 28 e 29 de julho de 2013) 

Temos vendas de ingressos também na Banca Espírita ( praça do Diário ) e LIVRARIA RENASCER ( na rua ao lado do cine São Luis --
Virgínia Solange da Nóbrega Novais

 

(Informaçao em email de DIVULGANDO EVENTOS CIJ-CEE [mailto:[email protected]] repassado por  [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 Encontro Anual Chico Xavier- 2013

Guaxupé, MG

 

PALESTRA E APRESENTAÇÃO MUSICAL

NA PRÉ- ABERTURA DO

ENCONTRO ANUAL CHICO XAVIER DE GUAXUPÉ

 

PALESTRANTE

PAULO HENRIQUE BUENO

CARMO DO RIO CLARO – MG

 

APRESENTAÇÃO MUSICAL

GRUPO CHAVES DE LUZ

SÃO PAULO

 

DIA 26 DE JULHO (6ªFEIRA) ÀS 20H00

LOCAL – ESCOLA BARÃO DE GUAXUPÉ

Rua Alvarenga Peixoto – 19 – Vila Rica

 

ENTRADA FRANCA

NÃO HÁ NECESSIDADE DE INSCRIÇÃO

 

 

(Informação recebida em email de Ismael Batista da Silva)

 

 

 

Músicas Mediúnicas ao piano com Michell Paciletti na

 Casa do Caminho Meimei. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Peça teatral: Entrevidas

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega, Elisa Fontes e Adriana Rosa)

 

 

 

 

Palestra no Centro Espírita  “Jesus e Kardec”  com Mario Mas

São Paulo, SP

 

Imagem Internet

 

CEJK Palestra: "Desafios existenciais" com Mario Mas - Sabado 27-Julho - as 17:00 hs

 

Prezado Amigo (a), gostariamos de convida-lo a participar da:

 

Palestra: "Desafios existenciais" com  Mario Mas - Sabado 27-Julho - as 17:00 hs

 

Local: Centro Espirita  Jesus e Kardec (CEJK), Rua Coronel Melo de Oliveira, 289  - Perdizes/Pompeia

Gratuito - Vagas limitadas - Necessario fazer inscrição pelo telefone 11 3675-7205

 

FAVOR chegar 30  minutos antes - www.cejk.org.br   e    facebook

 

 

***     Participe   de   nossas  Atividades      ***

 

Curso Básico de Espiritismo - Quarta 20:00 hs

 

 

Passes.............................:    Segunda 20:00 horas / Quarta 15:30 horas

Curso Doutrina Espirita..:   Terça 16:00 e 20:00 hs / Quarta 20:00 hs / Sabado 11:00 hs

Curso de Médiuns...........:   Sexta 20:00 hs

 

*** Visite nossa Livraria Espirita ***

Rua Caraibas, 1062 - fundos - Perdizes - fone 11 3675-7205

 

(Informação recebida em emails de Centro Espirita Jesus e Kardec [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra em homenagem ao “Dia dos Pais”

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em emails de USE Taubate [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini com André Luiz Cabral de Oliveira. Três Corações,  MG

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

31º. Encontro de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas da Região de Marília, SP

 

No DIA 27 DE OUTUBRO DE 2013, domingo, acontecerá em Marília o 31º ENCONTRO DE

 

DIRIGENTES E TRABALHADORES ESPÍRITAS DA REGIÃO DE MARÍLIA, promovido pela USE

 

Regional e realizado pela USE Intermunicipal de Marília.

 

 O tema central será: CASA ESPÍRITA MAIS FELIZ, um abordagem da proposta de Joanna

 

de Ângelis para o centro espírita: Qualificar, Humanizar e Espiritizar.

 

Agendem, reservem o dia, para estarmos juntos e repensarmos a nossa casa espírita.

 

Abraços.

 

Donizete

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

Marília, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Curso Básico de Espiritismo no NAEFA

São Paulo, SP

 

Caros(as) amigos (as)

 

No dia 6 de Agosto iniciaremos um Curso Básico de Espiritismo.

 

As aulas serão dadas todas as terças-feiras, das 20h às 21:30h na Rua Mil Oitocentos e Vinte e Dois, nº 473-A, no Ipiranga.

 

O curso é grátis e basta ter interesse em participar. Contate-nos pelo Cel. 99902-0553 ou pelo e-mail [email protected] e informe o seu nome, idade, endereço e e-mail se tiver.

 

Anexamos o programa do Curso para que você conheça alguns assuntos que serão tratados. Incluímos também aulas complementares para falarmos de outros tópicos de interesse dos alunos, relacionados ao espiritismo.

 

Após o Curso Básico iniciaremos a Escola de Iniciação Espiritual àqueles que se interessarem.

 

Atenciosamente

 

Edson Tadeu Quatrocchi

Cel. 11-97311-7600 ou 99902-0553

 

(Informação recebida em email de NAEFA [[email protected]])

Museu do Ipiranga, São Paulo.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Programação no aniversário da

Associação de Estudos Espíritas Leôncio. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra Musical com Célia Tomboly e Magali Freitas na AME. São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em emails USE Taubate [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra em Café Cultural

Araçatuba, SP

 

CAFÉ CULTURAL

 

"A  Psicologia e o Surgimento da Noção de Individualidade"

 

Palestrante Luis Henrique Zago

Psicólogo Clínico com especialização em Arte e Educação pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

 

Dia: 27/julho/2013 (sábado)

Horário: 9horas

Local: Secretaria da Cultura de Araçatuba

Rua Duque de Caxias, nº 29

 

 

Evento Gratuito

Será oferecido Certificado

 

 

Associação dos Psicólogos da Alta Noroeste

(18)3621.1345

(18)9148.7455

www.apanaracatuba.webnode.com

 

(Informação recebida em email de Elisa Malacrida [[email protected]])

 

 

 

Leia Informativo Mensal

Casas André Luiz - Julho 2013

 

ACESSE AQUI:

http://us6.campaign-archive1.com/?u=e8aa866d66e50ef29466d1148&id=18d09d30a0&e=[UNIQID]

 

 

(Informaçao recebida em email de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

Campanha de Arrecadação de Alimentos para

Entidades Assistenciais. Ribeirão Pires, SP

 

Ribeirão Pires

Arrecadação de Alimentos para Entidades Assistenciais

O Irmã Scheilla estará presente às atividades

Precisamos de voluntários para os turnos de arrecadação.

Quem puder participar (duas ou três horas), por gentileza entre em contato com a Leide (4824.4002 – 9.9557.2534)

 

Abraços fraternais,

Fabio Dionisi

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega [[email protected]])

 

 

 

Feijoada Beneficente na sede do Grupo Espírita das Samaritanas

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Artigo: Casamento Gay

Richard Simonetti

Bauru, SP

 

1 – O que dizer do casamento gay?

                        Entendo que duas pessoas que decidam viver juntas têm o direito de formalizar sua ligação, mediante um contrato em cartório, até por uma questão prática envolvendo sucessão, herança, pensão, bens adquiridos em comum. Antes a lei determinava que esse contrato fosse celebrado por um casal. Hoje, em muitos países, inclusive no Brasil, essa exigência foi abolida.

 

2 – Pode-se situar esse contrato como um casamento?

                        Sim, se considerarmos que o substantivo casamento, como ocorre frequentemente com expressões idiomáticas portuguesas, tem várias acepções: pode ser vínculo conjugal entre um homem e uma mulher, mas também uma associação ou aliança entre duas ou mais pessoas.

 

3 –     De qualquer forma, não soa estranho falar em casamento gay, porquanto o termo reporta-se a união entre um homem e uma mulher?

                        Se considerarmos o assunto sob o ponto de vista espiritual, não há nada de estranho. Conforme está na questão 200, de O Livro dos Espíritos, o Espírito tem sexo como condição psicológica, podendo ser eminentemente masculino ou feminino. Sempre encontraremos entre casais gays, sejam de homens ou mulheres, o ascendente masculino e o feminino.

 

4 –     Partindo desse princípio poderíamos dizer que os casais gays se formam por atração entre um Espírito de ascendência psicológica masculina com outro de ascendência psicológica feminina?

                        Embora não possamos generalizar, acredito que isso ocorra na maior parte dessas uniões, considerando que o sexo, sob o ponto de vista físico, é identificado pelos órgãos sexuais, mas sob o ponto de vista espiritual prevalece a identidade psicológica.

         

5 –     Será razoável celebrar no centro Espírita um casamento gay?

                        O Espiritismo não celebra casamentos, explicando-nos que toda comunhão com Deus é um ato pessoal que dispensa ritos e rezas, ofícios e oficiantes. Duas pessoas que decidam viver juntas, numa ligação homossexual ou heterossexual, devem pedir as bênçãos divinas a partir de sua própria iniciativa, em oração nos redutos do coração.

 

6 – E quanto ao casamento gay nas igrejas tradicionais?

                        É um assunto para ser resolvido por comunidades religiosas que adotam o casamento religioso, o que não é o caso do Espiritismo.

 

7 –     As religiões tradicionais não aceitam que os casais gays adotem filhos, sob a alegação de que dois pais ou duas mães vão confundir a cabeça da criança. É razoável considerar assim?

                        O que devemos preferir: que a criança experimente o trauma doloroso de viver em orfanato e, não raro, na rua, ou que seja cuidada e educada num lar, tendo dois pais ou duas mães? Pesquisas com crianças educadas por gays revelam que não apresentam problemas de relacionamento social. Muitas se saem até melhor nos estudos. Tudo o que a criança precisa é de um lar ajustado, onde receba muito amor, não importando se é educada por homo ou heterossexuais.

         

8 – O que dizer do forte preconceito contra uniões dessa natureza? Em alguns países o relacionamento homossexual é punido com a prisão e até com a morte.

                        Quando foi abolida a escravidão em nosso país, muita gente achava que era anormal negros desfrutarem da mesma liberdade dos brancos. Nos Estados Unidos aconteceu uma sangrenta guerra civil para libertar os escravos. No futuro, pessoas que vivem experiências homo afetivas deixarão de sugerir anormalidade ou preconceitos. São apenas diferentes, com todos os direitos de qualquer cidadão, inclusive de constituir família, de acordo com sua maneira de ser.

 

(Texto recebido em email de Richard Simonetti)

Flores. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP