Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 25 de junho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/25-06-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

24-06-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/24-06-2013.htm

22-06-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/22-06-2013.htm

21-06-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/21-06-2013.htm

20-06-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/20-06-2013.htm  

19-06-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/19-06-2013.htm  

 

 

 

 

 

Momento delicado no Brasil

 

 

Nos últimos dias temos acompanhado grandes protestos em praticamente todas as capitais brasileiras. A população saiu da zona de conforto e foi às ruas reivindicar e, principalmente, levar a debate pontos importantes para o nosso país. Sem dúvida, os acontecimentos trazem um momento de reflexão para todos nós, que pode trazer grandes mudanças ao Brasil, se tratado com diálogo e paz. Na última semana, a espiritualidade se manifestou em mensagem psicofônica sobre os últimos acontecimentos e, dada a sua importância, a compartilhamos:

Caros irmãos,

O Brasil vive hoje um momento delicado de sua história.

Brasileiros, na sua maioria irmãos nossos ainda jovens na vestimenta física, exprimem nas ruas suas angústias, incertezas e mesmo revoltas subjacentes, acumuladas ao longo de decênios de insatisfação, ante a falta de respostas concretas com relação ao futuro e ao destino real que almejam para suas existências.

É preciso que as forças vivas da nação aglutinem-se em torno de todas as figuras históricas e heroicas, que serviram com idealismo ao País, a fim de encontrarem soluções justas aos anseios legítimos das pessoas, que se veem, cada vez mais, entregues a si mesmas, sem contar com o respaldo de interlocutores compassivos, que façam do diálogo um instrumento real de crescimento e aprimoramento da sociedade como um todo.

As reivindicações diversas expressam o grau de insatisfação popular com o aumento crescente da coleta de impostos, com os desvios de dinheiro público e com o mau emprego de bens e patrimônios da Nação, responsáveis por frustrações repetidas, principalmente, dos mais jovens, ante a precariedade de investimentos nas áreas essenciais como saúde e educação, entre outras. 

As insatisfações são dirigidas principalmente aos que têm a responsabilidade de cuidar das questões político-administrativas do País, pedindo especial atenção aos projetos que verdadeiramente interessam ao bem-estar e ao progresso da coletividade. 

Há algum tempo esses interesses vêm sendo administrados, em determinados setores do País, por espíritos que se locupletam indebitamente da rica produção nacional, espoliando o País justamente no momento em que avança para o seu mais amplo desenvolvimento. Continuam encarcerados no egocentrismo, na visão estreita do personalismo inferior, incapazes de enxergar as necessidades do conjunto, formado pela grande família brasileira, que deveria na verdade ser a usufrutuária dos bens produzidos.

Por isso, meus amigos, enfrentamos, na hora presente, momentos difíceis que exigem oração, vigilância, cautela. 

Permita Jesus a união das criaturas nobres, que já despertaram para as verdadeiras responsabilidades sociais e democráticas, dentro de uma visão holística e abrangente, que contemple todos os setores da sociedade em suas necessidades espirituais mais profundas.

Que essas forças vivas, verdadeiras estacas de sustentação do Brasil livre, possam defendê-lo dos movimentos radicais, que buscam nessas horas difíceis lançá-lo nos caminhos da violência, na tentativa de usurpar-lhe o clima pacífico, seu apanágio maior, desde a fundação.

Meus irmãos, o tempo é de vigilância, de cuidado, de oração.

Que todos se unam em torno dessas forças vivas, que estão voltadas para a espiritualidade superior, a fim de que possam neutralizar os arremessos das trevas, promovendo as mudanças necessárias, mas sem violência. 

Há pouco mais de 20 anos, seguindo a voz das ruas, os poderes constituídos destituíram um presidente da república; a partir de então, era de se esperar que os responsáveis pelos destinos da nação priorizassem em suas ações a probidade administrativa em todas as áreas, mantendo como objetivo maior a distribuição mais justa e igualitária da riqueza.

Era de se esperar que amadurecessem, procurando servir às camadas mais pobres da população, e, sobretudo, à valorosa Nação, que lhes deu o berço, e que foi dotada pelo Criador de grandes jazidas naturais, do maior reservatório de água do mundo e que permanece emoldurada pela beleza ímpar de sua natureza exuberante.

O mundo cibernético, todavia, abriu imensas possibilidades para que as gargantas se exprimissem em conjunto, em uníssono, e os jovens saíram às ruas. Mas se isso representou um avanço nas formas de expressão das almas, trouxe também imensas preocupações quanto aos rumos do País, porque não se sabe se as forças negativas tomarão a frente, tentando impedir o cumprimento da importante missão que o Brasil tem a desempenhar perante si mesmo e perante as demais nações do mundo.

Por isso, meus amigos, diante do mostruário desta noite, solicitamos silêncio, meditação, prece e, sobretudo, entranhado amor pelo País que vos recebeu de braços abertos depois de inúmeras encarnações de falência para vos reabilitardes perante o Pai.

Que Ele nos abençoe.

(Mensagem recebida psicofonicamente por Marlene Nobre em 19/6/2013 no Grupo Espírita Cairbar Schutel.
A médium esclarece que José Maria da Silva Paranhos Jr. (Barão do Rio Branco) assumiu a autoria da mensagem, mas que o mentor deixou claro que falava em nome de uma falange. Fazem parte dela e estavam ali presentes Pedro de Alcântara, Bezerra de Menezes, Rui Barbosa, Tiradentes, Freitas Nobre, Frei Caneca, Cairbar Schutel e inúmeros outros brasileiros ilustres.)

 

 

(Texto do site Folha Espírita recebido em email de Claudia Santos)

Ficheiro:Barao do rio branco 00.jpg

José Maria da Silva Paranhos Júnior. Barão do Rio Branco

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_da_Silva_Paranhos_J%C3%BAnior,_bar%C3%A3o_do_Rio_Branco

 

 

 

 

 FEB – Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF 

 

 

(Copiado de http://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/a-feb-e-o-momento-atual/)

 

 

 

 

Eventos Internacionais em

Guayaquil, Equador

 

Ocorreu entre os dias 21 e 23 de junho, na cidade de Guayaquil – Equador visita de membros da Comissão Executiva do CEI aos grupos espíritas da cidade. O trabalho foi realizado com exposições dialogadas de temas importantes para o funcionamento da Casa Espírita. Os encontros aconteceram em instituições espíritas diferentes com a presença de trabalhadores dos demais Centros. No dia 21, no Centro Espírita Alianza Fraterna, as apresentações foram sobre o tema União Fraternal realizada por Roberto Versiani, diretor da FEB e do CEI, necessário aos trabalhadores do Movimento Espírita local, e o tema Organização e Administração do Centro Espírita realizada por Fabio Villarraga, coordenador do CEI na América do Sul.  No dia 22, sábado, pela manhã no Centro Espírita Amalia Domingo Soler o tema tratado por Roberto Versiani foi  sobre Educação e Prática da Mediunidade. Pela  tarde, as atividades ocorreram no Centro Espírita Redención, o tema abordado por Fabio Villaraga foi Como estudar Doutrina Espírita. No dia 23, pela manhã, as atividades ocorreram no Centro Espírita Santa Elena de la Cruz e Roberto Versiani tratou do tema Atendimento Espiritual no Centro Espírita. Ao final das atividades do dia 23 realizou uma reunião administrativa entre os dirigentes dos centros espíritas presentes e os representantes do CEI. O assunto principal foi a criação de um calendário de reuniões administrativas entre os representantes dos centros para tratar de assuntos relacionados com planejamento e organização de encontros de capacitação nas diversas áreas do Centro Espírita, de encontros de confraternização entre seus trabalhadores, visitas fraternas entre os dirigentes e trabalhadores das Casas Espíritas, ciclo de palestras envolvendo todas as instituições, entre outros. O CEI doou livros das Obras Básicas, André Luiz e Emmanuel para todas as Casas Espíritas que sediaram os eventos. As visitas prosseguirão por Quito. Informações: [email protected]; [email protected]

 

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco vai abordar “Psicologia da Gratidão”

 em evento do 8º. aniversário do CEJA. Lima, Perú

 

 

(Informação recebida em email de Maria Reyna [[email protected]])

 

Ficheiro:JorgeChavezAirportLima.jpg

Aeroporto Jorge Chávez. Lima, Peru. 

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:JorgeChavezAirportLima.jpg

 

 

 

 

Palestra com Dra Marlene Nobre no N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Prezados,

O Núcleo Espírita Chico Xavier convida para a palestra Ação dos sentimentos na saúde, com Marlene Nobre. O sugestivo tema possui como subsídios aspectos interessantes da relevante obra de Emmanuel e Chico Xavier.

A expositora é médica ginecologista, aposentada, com especialização em prevenção do câncer uterino. Fundadora e presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil e da Associação Médico-Espírita Internacional (AME-Brasil e AME-Internacional). 

Editora responsável pelo jornal Folha Espírita e Diretora da creche Lar do Alvorecer, em Diadema (SP). 

Autora dos livros Nossas Vidas no Além, O Clamor da Vida, A Obsessão e suas Máscaras, entre outros, que estarão à venda na ocasião do evento.

A palestra será realizada no dia 30 de junho, domingo, às 10h.

A sessão de autógrafos ocorrerá das 9h às 9h45, antes do início da palestra.

Maiores informações no site nucleo-chicoxavier.blogspot.com.

Prestigie e divulgue.

Desde já agradecemos.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

R. Comendador Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60

Praia de Piratininga - Niterói (RJ)

 

 

(Informação recebida em emails de Márcio Hungria, de Regina Bachega; de Rose Moliterno; de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]] e de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Iniciada a Semana “Dama da Caridade”

Araçatuba, SP

 

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, 24 de junho de 2013, na Aliança Espírita Varas da Videira. A abertura se deu com a saudação pelo membro da diretoria do hospital, Dr. Paulo Boscaro. A seguir a  harmonização através do Coral Vozes da Esperança, composto por funcionários e pacientes do Hospital Benedita Fernandes e regido por Eliana Okada. Em continuidade  Célia Maria Rey de Carvalho fez a palestra abordando a vida de alguns dos primeiros cristãos baseada em obras de Emmanuel através da psicografia de Francisco Cândido Xavier. Em sua fala traçou um paralelo daqueles primeiros cristãos  com a vida e a obra do grande vulto espírita da região noroeste, Benedita Fernandes, cujos 130 anos de nascimento se comemorará no próximo dia 27. A semana continua com exposição nesta terça-feira. Vide Cartaz abaixo com a programação. (Ismael Gobbo)

O membro da diretoria do Hospital Benedita Fernandes, Dr. Paulo Boscaro, ao lado

de Nelson Custódio da Silva, Mestre de Cerimônia do evento.

Público

O Coral Vozes da Esperança em sua apresentação

Público e Coral Vozes da Esperança

Osvaldo Magro Filho fez a apresentação da oradora da noite Célia Maria Rey de Carvalho

 

 

 

 

 

Heloisa Pires na 60ª. Semana Espírita de

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email da Use Taubaté)

 

 

 

 

Palestra com Flávio Rey de Carvalho vai abordar 70 anos do romance “Renúncia”. Araçatuba, SP 

 

 

(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

Seminário com Andrei Moreira no C.E. Jesus de Nazaré

Divinópolis, MG

 

 

(Informação recebida em email de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]])

 

 

 

 

Informativo semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 


DIA 30/06 (DOMINGO) DAS 8:30 ÀS 13:00 REALIZAREMOS O  4° SIMPÓSIO DOUTRINÁRIO DO SEARA DO MESTRE COM O TEMA A TRANSFORMAÇÃO PELO AMOR. CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

 


PALESTRA MENSAL - 2013

 

 

 

 

 

 

 

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

25/6/13

20h

  Cilene

Bem aventurados os puros de coração

 

28/6/13

20h

 Rogério


 A realidade do mundo espiritual

 

29/6/13

sáb

9h  

  Debora

  Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita

 

29/6/13

sáb

15h  

  William

  Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo

AVISOS

Dia 13 de julho sábado vai ter o ARRAIÁ NO SOBEI da  DUTRA o ingresso está a venda na secretaria do Seara por R$5,00 

 

Nossa Assistência Social conta com sua colaboração!

 

Participe da nossa Campanha da Fraternidade Auta de Souza - sábado dia 06/07 ás 12:30. Ajudar não custa nada, só um pouco do seu tempo.

--

Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra e Workshop com Andrei Moreira

Votuporanga, SP

 

(Informação recebida em email de Suzuko Hashizume)

 

 

 

 

Palestra Espírita com Plinio Bueno Penteado Jr.

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

 

Palestra com Renato A. Zanoli e André Luiz Zanoli

na S.E. Allan Kardec. Jales, SP

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

 

 Registro. Seminário Saúde Espiritual e os rumos da Cura no Terceiro Milênio.  Belo Horizonte, MG

 

O encontro aconteceu no dia 22/06 das 9 as 17h30 nas dependências da Fundação Espírita Nosso Lar da cidade de Belo Horizonte. Na abertura tivemos a Harmonização musical com Valmir e Condé, logo após tivemos a palestra "A Cura Real" com o expositor: Wellerson Santos. Após o intervalo tivemos o expositor Gilson Freire que desenvolveu o tema: Uma nova visão da medicina. Contamos ainda com Roberto Lúcio Vieira abordando o tema: Depressão e Espiritualidade. A última palestra foi "Câncer e Auto-Obsessão" com a expositora: Margareth M. de Barros. No final tivemos o momento de confraternização com refrigerantes, salgadinhos e doces. Um ótimo evento realizado por Vânia Nogueira e equipe da Fundação André Luiz, e com a cobertura ao vivo da Rede Amigo Espírita e Web Rádio Fraternidade

 

Veja todas as fotos aqui:

https://plus.google.com/photos/114906322538590954316/albums/5893153435661360865?banner=pwa

 

(Informações em email  de José Aparecido dos Santos da Rede Amigo Espírita)

 

 

 

 

IV Seminário Espírita EEMN 2013

Recife, PE

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Iraponan Chaves de Arruda [[email protected]])

 

 

 

 

2º. Encontro da Educação e da Cultura Espírita de

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e  de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário com Jacob Melo no N.E.E. Joanna de Ângelis

Uberaba, MG

 

 

(Informações recebidas em emails de Cláudio Palermo e de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

4º. Mês Espírita CEAK

Bento Gonçalves, RS

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Registro. Aconteceu a confraternização junina do

G.E.B. Maria Dolores. Jales, SP

 

Neste Sábado dia 22 de junho, aconteceu a confraternização junina do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, a Casa de Madô. Com muita alegria, brincadeiras, doces, bolos, salgados, achocolatado, refrigerante e muita empolgação, os trabalhadores e amigos buscaram a convivência saudável que a todos une e fortalece. Parabéns povo do Madô, prossigamos com todo o zêlo pela casa e pela doutrina e com muita alegria uns pelos outros, como irmãos nesta caminhada.

 

 

 

 

 

Almoço Fraterno da Casa de Luz e Esperança

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Programação da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

PROGRAMAÇÃO SEMANAL 240613-page-001

PROGRAMAÇÃO SEMANAL 240613-page-002

 

(Informação recebida em email de Rádio CEAC [[email protected]])

 

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/mocidadeevelhice2013.html

 

 

 

 

Ora por eles...

 

Adelvair David

Jales, SP

 

É notável nas considerações humanas o efeito danoso que tem no seu mundo emocional o que os outros pensam a seu respeito.

Perde-se grande parte do tempo em tentativas de justificar o injustificável, o que foi comentado indevidamente por alguém. Aqueles que se servem sempre da palavra deseducada para maldizer, fofocar, reprochar ou mentir a respeito de outrem, não estão interessados na verdade e, mesmo que ela exista, o objetivo do maledicente é denegrir sem se importar com consequências para a vida da sua vítima.

Analisando este comportamento verificamos que quem assim procede, aquele que patentemente vive a divulgar as suas impressões da vida alheia, seja ela verdade ou não, é alguém terrivelmente doente; é um indigente moral abandonado interiormente à própria sorte. Como nunca se interessou em fazer algo que pudesse tornar sua vida mais interessante, mais nobre, sofre dos males da falta do auto amor, do auto respeito, e sentindo-se vitimado pelo conceito ruim que tem de si mesmo, só consegue enxergar na vida dissabores, seja da sua ou da dos outros, e jamais conseguem ver em si mesmos ou nos outros o lado melhor; não ve os esforços feitos para ser melhor daquele que acaba de cair.

A piedade deve ser o sentimento que é preciso acionar quando se encontra uma pessoa acostumada a escarnecer, a falar indevidamente dos seus irmãos. Afirmou Jesus: “Ora por aquele que te persegue”.

Se, por ventura, o que dizem a teu respeito é verdade, o ideal é aproveitar o momento para a reparação, pedindo perdão a alguém se for necessário ou silenciando para que tudo passe, meditando sobre a possibilidade de não cometer mais o engano, sem se rebelar ou alardear, evitando dar  mais força ao comentário negativo. Para tranquilizar mais o coração é preciso perdoar a boca desvalorizada de quem assim procede. Se for mentira o que falam, o silêncio também propiciará naturalidade e paz para prosseguir melhorando sempre, realizando e trabalhando, amando e servindo sem se preocupar. Logo a voz maldosa silenciará por falta de combustível moral; o caluniador ou maledicente será obrigado a sorver cada gota do veneno que espalhou, ficando desacreditado.

Ouçamos a voz do bom pastor, Jesus, ensinando que somente o amor pode redimir as almas e que os sofrimentos físicos ou morais, fazem parte da escalada de ascensão e reparação de quem, ainda imperfeito, necessita prosseguir aprendendo. Já dizia o bondoso amigo Chico Xavier: contra o mal... SILÊNCIO, TRABALHO E PRECE e acrescentamos ousadamente, CONFIANÇA EM DEUS SEMPRE.

 

 

A festa na casa de Levi. Paolo Veronese.

Imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f1/Paolo_Veronese_007.jpg

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP