Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 02 de outubro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/02-10-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

01-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/01-10-2013.htm

30-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/30-09-2013.htm  

28-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/28-09-2013.htm

27-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/27-09-2013.htm

26-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/26-09-2013.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.  O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Testemunhos de Chico Xavier

 

Todos sabem das lutas financeiras que Chico sempre travou em sua vida, e que, mesmo nas dificuldades, nunca aceitou para si o fruto das edições dos livros escritos pelos Espíritos por seu intermédio.

Deixaremos aqui um testemunho pessoal do próprio médium, quando este escrevia periodicamente para seu grande amigo e presidente da Federação Espírita Brasileira, Wantuil de Freitas. O trecho da carta registrado abaixo foi escrito no dia 30 de janeiro de 1947, portanto Chico contava apenas 36 anos. Na missiva em questão, ele fala da desencarnação de Frederico Figner, que também fora dirigente da mesma instituição.

Vejamos o relato do próprio médium quando ainda morava em Pedro Leopoldo, Minas Gerais:

“A partida de nosso inesquecível amigo Figner encheu-me de grandes saudades. Ele foi um companheiro admirável. Convivi com ele, epistolarmente, durante dezessete anos consecutivos. Dele recebi as maiores provas de abnegação que um amigo pode dar a outro. E a separação dele, no plano visível, consterna-me a alma. Deus o fortaleça no reino da paz e lhe restaure as forças para que, em breve, volte ao ministério de auxílio à Humanidade sofredora. Tive conhecimento, através das senhoras filhas dele, do legado de cem mil cruzeiros que ele me deixou em Obrigações de Guerra que se encontram à minha disposição aí no Rio. Ele sempre cuidou de minhas necessidades paternalmente, preocupando-se excessivamente por minha causa. Sabia ele que, nos últimos anos, minha luta material se intensificou muito e, no último semestre, escreveu-me, reiterando suas expressões de zelo. Entretanto, meu caro Wantuil, a melhor homenagem que posso prestar ao nosso inolvidável amigo é renunciar ao referido legado, em favor da nova organização que a Federação vem fazendo, com a instalação de novas oficinas para o livro espírita. Nesse sentido, escrevi hoje às senhoras filhas do nosso venerável companheiro que partiu, pedindo a elas entrarem em entendimento contigo, para que recebas, tu mesmo, esse patrimônio, transferindo-o para crédito da Casa de Ismael, em face da dívida a que a FEB se impôs pela aquisição das novas oficinas.

De fato, minhas lutas materiais aumentaram muito. Confesso-te que tem sido difícil manter-me em PL (Pedro Leopoldo), em face da fileira de irmãos que me procuram diariamente. Sou obrigado a fornecer alimento de 20 a 50 pessoas novas por semana, de três anos para cá, sem falar de grande número de doentes, cegos e leprosos, de passagem por aqui, à minha procura, aos quais preciso socorrer. Isso me compele a gastar duas a três vezes, por mês, a importância do meu salário mensal. Nosso Figner sabia disso e preocupava-se muito. E aqui te conto estas coisas para comentarmos a situação. E, para tranquilizar-te, revelo-te também que nada me falta e que não há sacrifício nenhum de minha parte, porque, providencialmente, Jesus me aproximou do nosso amigo Sr. Manoel Jorge Gaio que tem me auxiliado a sustentar a luta. Se os deveres aumentaram para mim, aumentou Jesus a sua proteção, porque o Sr. Gaio me provê do que preciso; sua senhora, D. Marietta Gaio, chama-me ‘filho’, ajudando-me também com a ternura e abnegação. Além disso, tenho o amor e o cuidado de todos vocês, os companheiros da Federação. E, como só preciso do necessário, creio que os cem mil cruzeiros de nosso querido amigo ficarão muito bem empregados nas oficinas novas da FEB. Perdoa-me haver-te falado tanto de mim, mas precisava explicar-te a situação e espero que me aproves. Rogo-te para que estes assuntos fiquem reservados entre os nossos círculos mais íntimos. Evitar qualquer publicidade, em torno do que ocorre, é uma caridade que vocês farão. (...)” 

Fonte: "Testemunhos de Chico Xavier", de Suely Caldas Schubert.

 

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

Frederico Figner (Irmão Jacob)

Imagem: http://www.feparana.com.br/biografia.php?cod_biog=113

 

Francisco Cândido Xavier , no centro, com amigos.

Foto do acervo de Jhon Harley M. Marques (Pedro Leopoldo, MG)

 

 

 

Telhado de vidro

 

 

                                                                                      Richard Simonetti

                                                                           [email protected]

 

            Em uma de suas viagens a Jerusalém (João, 8:1-11) Jesus compareceu ao Templo. Transmitia suas lições a expressivo grupo de ouvintes, quando surgiram alguns escribas e fariseus.  Apresentaram uma mulher, explicando:

            – Mestre, esta mulher foi surpreendida em adultério. Moisés ordenou-nos na Lei que seja apedrejada. Tu, pois, o que dizes?

            Grave acusação, com base em dois dispositivos da Lei Mosaica:

            Em Levítico (20:10): Se um homem cometer adultério com a mulher de seu próximo, ambos, o adúltero e a adúltera, certamente serão mortos.

            Em Deuteronômio (22:22): Se um homem for achado deitado com uma mulher casada, ambos serão mortos…

A legislação mosaica era draconiana. A execução, não raro, envolvia a lapidação. O condenado postava-se à frente do povo, que passava a atirar-lhe pedras, até sua morte.

            Povo machista, os rigores da Lei eram sempre para a mulher, em questões de fidelidade conjugal, tanto que nesta passagem somente ela estava sendo acusada, embora o flagrante, obviamente, envolvesse seu parceiro.

            Havendo suspeita de adultério, por parte do marido, a esposa era submetida ao ordálio, o juízo de Deus. Era o seguinte:

            Diante de um sacerdote, era obrigada a beber nauseante poção. Se lhe causasse intenso mal estar, com incontrolável regurgitação, era proclamada culpada e condenada ao apedrejamento. Se resistisse, seria absolvida.

            A segunda hipótese dificilmente ocorria. A poção era forte, e ainda não existia o sonrisal…

 

                                                           ***

            Escribas e fariseus estavam mal intencionados.

            Submetendo a adúltera a Jesus, prepararam a armadilha perfeita, infalível. Qualquer que fosse sua resposta estaria comprometido, lembrando o adágio: Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.

            Se não a condenasse, estaria contestando Moisés. Falta grave. Seria apontado como traidor.

            Se a condenasse, perderia a aura de bondade, o maior obstáculo à intenção de situá-lo como iconoclasta, destruidor do culto estabelecido.

            O Mestre não se abalou. Sentado à maneira oriental, escrevia na areia, como se meditasse. Após momentos de eletrizante expectativa, pronunciou seu imorredouro ensinamento.

            – Aquele dentre vós que está sem pecados, atire a primeira pedra.

            Fosse outra pessoa e, imediatamente, escribas e fariseus, acompanhados pelo povo, desandariam a fazê-lo. Com Jesus era diferente. Dotado de incontestável autoridade espiritual, tinha pleno domínio da situação.

            Pesado silêncio fez-se sentir. Ante a força moral daquele homem que devassava suas mazelas, ninguém se sentia autorizado a iniciar a execução.

            Pouco a pouco, dispersou-se a multidão, começando pelos mais velhos, até chegar aos mais moços. Em breve, Jesus estava sozinho com a adúltera. Perguntou-lhe, então:

            – Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?

            – Ninguém, senhor.

            – Nem eu tampouco te condeno. Vai e não peques mais.

                                                          

***

 

            Nesta passagem vemos uma vez mais a extraordinária lucidez de Jesus, ágil no raciocínio, a confundir seus opositores, e ainda aproveita o ensejo para ensinamento basilar:

            Ninguém é suficientemente puro para habilitar-se a julgar as impurezas alheias.

            Essa ideia é marcante no ensinamento cristão. Jesus situa como hipócritas os que não enxergam lascas de madeira em seus olhos e se preocupam com meros ciscos em olhos alheios.

            Observam falhas mínimas no comportamento dos outros. Não encaram gritantes defeitos em si mesmos.

            Há em relação ao assunto curiosa situação: Vemos nos outros algo do que somos.

            O preconceituoso presume-se discriminado.

            O maledicente imagina maldades.

            O malicioso fantasia segundas intenções.

Projetamos no comportamento alheio algo de nossas próprias mazelas. Assim, o mal está em nós mesmos.

 

                                                           ***

            Quem estuda as obras de André Luiz percebe claramente que os Espíritos orientadores jamais usam adjetivos depreciativos.

            Não dizem:

– Fulano é um cafajeste, um vagabundo, um pervertido, um mau caráter, um criminoso, um monstro…

Veem o irmão em desvio, o companheiro necessitado de ajuda, o enfermo que precisa de tratamento…

            Consideram que todo julgamento é assunto para a Justiça Divina. Só Deus conhece todos os detalhes.

            Mesmo quando lidam com obsessores, tratam de socorrê-los sem críticas, situando-os como irmãos em desajuste.

            Faz sentido!

Somos todos filhos de Deus. Fomos criados para o Bem. O mal em nós é apenas um desvio de rota, um equívoco, uma doença que deve ser tratada.

 

                                                           ***

A fórmula para essa visão tem dois componentes básicos:

A intransigência e a indulgência.

            Pode parecer tolice. Afinal, são atitudes antagônicas.

            Mas é simples:

            Devemos ser intransigentes conosco.

Vigiar atentamente nossas ações; não perdoar nossos deslizes; criticar nossas faltas, dispondo-nos ao esforço permanente de renovação. É o despertar da consciência.

            Devemos ser indulgentes com os outros.

Evitar o julgamento, a crítica e as más palavras; respeitar o próximo, suas opções de vida, sua maneira de ser.

            É o despertar do coração.

            Quando aplicamos essa orientação, ocorre algo muito interessante. Quanto mais intransigentes conosco, mais indulgentes somos com o próximo, exercitando o princípio fundamental: Não podemos atirar pedras em telhados alheios, porquanto o nosso é de vidro, muito frágil.

 

 

 

Cristo e a mulher flagrada em adultério. Quadro de Pieter Brueghel, o Velho.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Christ_and_the_Woman_Taken_in_Adultery_Bruegel.jpg

 

 

PPS das palestras com Divaldo Pereira Franco no Canadã

Acesse na Rede Amigo Espírita

 

Clique aqui:

http://www.redeamigoespirita.com.br/group/espiritismoemfoco/forum/topics/divaldo-franco-retorna-ao-canada

 

 

 

 

 

Formação de Educadores Espíritas para trabalhar

com crianças e adolescentes. Bruxelas, Bélgica

 

Dias 10 e 24 de novembro de 2013

Horário: 10 às 17 horas.

 

 

Date: les dimanches 10 et 24 novembre 2013

Horaire: 10h-17h (avec une pause entre 13h et 14h)

Lieu: Centre d'études spirites Allan Kardec Bruxelles (CESAK)

Adresse: 134 rue Louis Hap 1040 Bruxelles

Informations et inscription: téléphone: 0032 491 749 234

                                                      email: [email protected]

Promotion et Réalisation :   Commission Européenne d'éducation -  CEE/CEI et Union Spirite Belge – USB

Langue: portugais avec traduction simultanée en français

Participants: Travailleurs des centres spirites, dirigeants, travailleurs des activités pour enfants, personnes intéressées...

Objectifs:

Sensibilisation à l'importance et à la nécessité d'une éducation portant les valeurs morales du spiritisme pour les jeunes et les enfants;

Formation d'éducateurs spirites aux aspects didactiques, pédagogiques et sur la manière de passer la doctrine afin d'améliorer le travail avec les enfants;

Contenu du cours:

Module 1: Éducation et éléments fondamentaux du processus éducatif -
Celui qui éduque:

Coordination: Arlete  Läenzlinger-Hardy (Suisse)

1ere Partie:

L'éducation, ses objectifs, son importance et ses bases;

L'éducation spirite =  Éducation intégrale, objectifs généraux

L'éducation selon Socrate, Platon, Jean Jacques Rousseau, John Amos Comenius e Pestalozzi.

2ème Partie:

qui éduque l'enfant et le jeune?

Psychologie infantile: enfance, tranches d'âge et caractéristiques, nécessités basiques de l'enfant... ;

L'enfant dans la vision spirite;

L'adolescence et ses caractéristiques.

 

 

Module 2: Éléments fondamentaux du processus éducatif – LA FAMILLE ET LE CENTRE SPIRITE:

Coordination : Claudia Werdine  (Espagne)

1ere Partie:

La famille: sa constitution, vivre en famille, responsabilités, conflits familiaux et leurs conséquences sur l'enfant/le jeune...

2ème Partie:

Le centre spirite: responsabilité, participation, compromis, organisation et fonctionnement d'un travail avec les enfants et les jeunes...

 

 

Module 3: Éléments fondamentaux du processus éducatif – L'ÉDUCATEUR:

Coordination : Claudia Werdine (Espagne)

1ere Partie:

L'éducateur et ses fonctions pédagogiques;

Conditions nécessaires pour exercer cette tâche;

2ème Partie:

Jésus et Kardec, les maestros par excellence.

 

Module 4: Éléments fondamentaux du processus éducatif – CONTENUS DE COURS - PLANIFICATION - MÉTHODOLOGIE - ÉVALUATIONON:

Coordination : Milena Alborghetti (Italie)

1ere Partie:

Les contenus du cours, son organisation et ses objectifs; planification d'enseignements: ce qu'il est, à quoi il sert, caractéristiques et conditions pour son efficacité, ses phases...

2ème Partie:

Concept et objectif de la didactique, sa portée, la didactique et l'enseignement de la doctrine spirite;

Évaluation: types d'évaluation, critères, techniques...

 

 

Ateliers:

Les moyens techniques et didactiques – Coordination: Arlete

La vision de Socrate, Platon et Pestalozzi pour éduquer

Ateliers: Créativité - L'art dans l'éducation et les recours audiovisuels Coordination: Régis

 

 

Programme:

http://colorir.estaticos.net/desenhos/color/201303/criancas-com-um-livro-desenhos-dos-utentes-pintado-por-leondina-1028880.jpgDIMANCHE 10 NOVEMBRE

.  9:30/9:55h = Réception, distribution des badges et du matériel...

. 10:00/10:10:h = Introduction de l'USB et de la commission européenne pour l'éducation, prière d'ouverture.

. 10:10/11:20h = Module 1: 1ere partie (exposé)

. 11:20/12:00h = Module 1 : 2ème partie (étude en groupes)

. 12:00/12:15h = Présentation du travail des groupes

. 12:15/12:25 = Questions et réponses sur le module 1

. 12:25/13:30h = Repas

. 13:30/13:40h = Activité pratique

. 13:40/14:50h = Module 2 : 1ere partie (exposé)

. 14:50/15:30h = Module 2 : 2ème partie (étude en groupes)

. 15:30/15:45h = Pause

. 15:45/16:00 = Présentation du travail des groupes

. 16:00/16:10h = Questions et réponses sur le module 2

. 16:10/17:00h = Atelier: Les moyens techniques et didactiques

. 17:00h = Fin

 

http://colorir.estaticos.net/desenhos/color/201303/criancas-com-um-livro-desenhos-dos-utentes-pintado-por-imshampoo-1028921.jpgDIMANCHE 24 NOVEMBRE

 

. 9:45/10:00h = Harmonisation et arrivée des participants

. 10:00/10:10h = Prière d'ouverture et activité pratique

. 10:10/10:50h = Module 3: 1ere partie (étude en groupes)

.10:50/11:00h= Présentation du travail des groupes

. 11:00/11:20h = Exposé sur Jésus et Kardec - les éducateurs par excellence

. 11:20/11:30h = Questions et réponses sur le module 3

. 11:30/11:45h = Pause

. 11.45/12:45h = Atelier: Créativité et art dans l'éducation

. 12:45/13:50h = Repas

. 13:50/14:00h = Activité pratique

. 14:00/15:30h = Module 4: 1ere partie (exposé)

. 15:30/15:45h = Pause

. 15:45/16:45h = Module 4 : 2ème partie (exposé)

. 16:45/16:55h = Questions et réponses sur le module 4

. 16:55/17:00h = Conclusion l'USB et de la commission européenne pour l'éducation

. 17:00h = Fin

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

X Congresso de Saúde e Espiritualidade de

Botucatu, SP

 

 

(Informação recebida em email de Dra Marlene Nobre)

 

 

 

5º Encontro Paulista de Monitores do ESDE – ainda há vagas

Osasco, SP

 

Prezado companheiro de ideal espírita,

No dia 12 de outubro de 2013, acontecerá o 5º Encontro Paulista de Monitores do ESDE, realização do Departamento do ESDE (Estudo Sistematizado de Doutrina Espírita) da USE-SP (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) com o apoio da USE Municipal de Osasco.

O Encontro será realizado nas instalações do Instituto Espírita Obreiros do Bem – IEOB, na Rua Eclísio Viviane, 25, em Osasco (SP).

Com o tema central Compartilhando experiências de acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação, o 5º Encontro Paulista de Monitores do ESDE, também comemorará os 30 anos do ESDE, com palestra de Carlos Campetti, Assessor do ESDE no CFN – Conselho Federativo Nacional.

Aberto a monitores que já atuam com o ESDE, o encontro está estruturado em oficinas e também atenderá as pessoas ainda não trabalham com essa metodologia da FEB, promovida pela USE-SP e já implementada em mais de 2.000 casas espíritas em todo o Brasil e também no Exterior. Para os monitores que trabalham com o programa da FEB, por sua vez, serão oferecidas oficinas de técnicas e dinâmicas, com espaço para debates e troca de experiências. As pessoas que ainda não estão familiarizadas como Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita merecerão reuniões especialmente direcionadas à apresentação do programa, com aplicação de roteiro do ESDE e debate a respeito da metodologia e da operacionalização do projeto. 

Ainda há vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

A contribuição é de R$ 30,00 por pessoa, para custear a alimentação (almoço e cafés) e material utilizado nas oficinas. Inscreva-se o quanto antes, utilizando a ficha de inscrição anexada a este e-mail e que deve ser devolvida para este endereço eletrônico com o comprovante de pagamento efetuado no Banco Itaú - Agência 0725 conta corrente 06890-2.

Anexados a este e-mail estão cartaz do evento e mapa para acesso ao IEOB, assim como ficha de inscrição.

Participe e divulgue. A equipe do Departamento do ESDE está à disposição para equacionar dúvidas pelo email [email protected].

 Abraços fraternos,

 

Katia Penteado

ESDE/Polo Regional São Paulo

 

 

Programa

•       08h00 – Recepção

•       10h00 – Abertura / apresentação musical

•      10h20 – Carlos Campetti, Assessor Nacional do ESDE no CFN

Tema: Compartilhando experiências de acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação

•       11h10 – Oficinas

•       12h30 – Almoço no local

•       13h30 – Oficinas

•       14h50 – Café

•       15h20 – Síntese das oficinas

•       15h40 – Carlos Campetti, Assessor Nacional do ESDE no CFN

Tema: O futuro do ESDE

•       16h20 – Perguntas

•      16h45 - Encerramento

 

 BLOG:- www.estudosistematizado-doutrinaespirita.blogspot.com.br

 FACEBOOK:- www.facebook.com/EstudoSistematizadoDoutrinaEspirita

 

 

(Informação recebida em email de Inscrições Encontro ESDE [[email protected]])

 

 

 

Eventos espíritas no Pará. 2º. Congresso Espírita Paraense e

Seminário com Lançamento de livro. Belém, PA

 

 

União Espírita Paraense - UEP

Departamento de Comunicação Social Espírita - DECOM

 

(Informações recebidas em email de União Espírita Paraense [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras com o orador Roosevelt A. Tiago

Guararapes, Araçatuba, Bilac e Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em email de VANDERLEI SILVA [[email protected]])

 

 

 

V Seminário da AME-ABC

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Dra. Marlene Nobre)

 

 

Use Intermunicipal de Lins organiza Ciclo de Palestras em homenagem a Kardec. Lins, SP

 

Ciclo de Palestras, promovido pela nossa  USE Intermunicipal de Lins, com o Tema  ALLAN KARDEC E SUA OBRA:  Dia  04/10,  20 hs. Profª  Leny Lima Botelho, no Centro Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes - Lins ;  Dia 11/10,  20 hs. Aylton Paiva , na  Casa dos Espíritas - Lins; Dia 13/10, 09 hs. Profª Maria Eny Rossetini Paiva, Casa dos Espíritas - Lins;  Dia 15/10,  20 hs.  Diogo Nascimento Caceres, Instituto Linense de Divulgação Espírita "Euripedes Barsanulfo"  Lins;  Dia 17/10, 20 hs. Lili Loosli Silveira,  Centro Espírita Irmã Terezinha - Lins;  19/10, 20 hs., Dra. Elaine Aldrovandi, Casa dos Espíritas - Lins;  Dia 22/10,  20 hs. Dra. Maria Margarete Brumati, Associação Espírita Joana D'Arc . Lins e  Dia 26/10,  20 hs.  Arquimedes Brumati, Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Pongaí.  Abr.  Arquimedes.

(Informações recebidas em email de Arquimedes Brumati)

 

 

 

Convite para solenidade oficial em homenagem à Doutrina Espírita no dia 4 de outubro pela ALERJ. Rio de Janeiro, RJ

 

Confrade,

 

Nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, às 18 horas, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ ,- realizará uma solenidade oficial em homenagem à Doutrina Espírita, quando é relembrado o nascimento de seu codificador, Allan Kardec.

 

A solenidade, como a promovemos anualmente e por constar no calendário oficial do RJ, contará com a presença dos diretores do Conselho Espírita RJ - CEERJ

 

Ficaremos felizes em compartilhar com você alguns momentos de paz e reflexão, promovidos pelos oradores espíritas.

 

Aguardamos você nesta dia 4 de outubro, sexta-feira, às 18 horas, no Auditório Nelson Carneiro, edifício anexo ao Palácio Tiradentes, 6o andar, Praça Quinze, Centro, Rio de Janeiro.

 

Muita paz!

 

Deputado Átila Nunes

Vereador Átila A. Nunes

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Átila Nunes [[email protected]])

 

 

 

Eventos espíritas programados em

Uberaba, MG

 

III FÓRUM DA MEDIUNIDADE

Tema Central: “O Trabalho Mediúnico na Casa Espírita”

Promoção: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba

Data: 15 de novembro de 2013

Horário: Das 13h30min às 17h

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos)

PROGRAMAÇÃO:

·         13h30min – Abertura: Apresentação do Coral “GRUPO VOCAL ESPÍRITA MAESTRO VALDENIR ZANETTI” de Criciúma-SC.

·         14h – 1º Tema: “O TRABALHO DE DESOBSESSÃO”

Palestrante: Joamar Zanoline Nazarethe

14h20min – 2º Tema: “O TRABALHO DE CURA / TRATAMENTO MEDIÚNICO”

Palestrante: Dr. Edson de Souza Marquez

·         14h40min – 3º Tema: “O TRABALHO DE PSICOGRAFIA”

Palestrante: Alaor Borges Junior

·         15h10min – Pinga Fogo: “PERGUNTAS E RESPOSTAS com os palestrantes sobre os três temas”.

·         17h

o   Apresentação do Coral “GRUPO VOCAL ESPÍRITA MAESTRO VALDENIR ZANETTI”;

o   Sorteio de Livros;

o   Confraternização;

o   Encerramento.

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Programação da Mansão Maria de Nazaré

Teofilândia, BA

 

CAROS CONFRADES, MUITA PAZ!

SEGUE CARTAZ E PROGRAMAÇÃO DA NOSSA X SEMANA ESPÍRITA DE TEOFILÂNDIA.

FAVOR DIVULGAR O NOSSO EVENTO E SE POSSÍVEL CONFIRMA RECEBIMENTO.

ABRAÇOS A TODOS

Ari Boanerges - [email protected] - [email protected]
Diretor de Patrimônio e Eventos
Mansão Maria de Nazaré

Contatos: 
71 - 99538651
75 - 91130952
71 - 33054380 

 

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Rose Moliterno; de Nelio Luzze; e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]] )

 

 

 

Seminário de Expositor Espírita com Sandra Fiore

Araraquara, SP

 

 

(Informação em email de Rose Moliterno)

 

 

 

“Evangelho no Lar” e “Irradiação”.

Temas programados no C.E. Batuíra. Ribeirão Preto, SP

 

Estimados!


Convidamos a todos para os seguintes estudos:

 

           "Evangelho no Lar" 

no dia 06/10/13 das 9:30 às 12:00h o estudo do sexto módulo.

Conforme está no cartaz será um roteiro para incentivo a estudar e praticar em família os ensinos de Amor de nosso Divino Mestre, promovendo maior compressão, união e fortalecendo os laço afetivos dos familiares amados.

             "IRRADIAÇÃO"

 no dia 20/10/13 das 8:30 às 10:00h, devido ao grande interesse por esse estudo, o tema será reapresentado. "Reunião privativa de vibrações em conjunto para irradiar energias de paz, amor e harmonia."

 

           Facilitadora: Leda Marques Bighetti

 

 

Realização: Centro Espírita Batuira

Rua Rodrigues, 588 - Ribeirão Preto

       

Divulguem e Participem!! 

Muita Paz,

Gracinda M.A. Firmino

Depto. Atendimento Espiritual no Centro Espírita

 

 

(Informações recebidas em email de CENTRO ESPIRITA BATUIRA - DIVULGACAO [[email protected]])

 

 

 

Prossegue a programação da Semana Espírita de

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Informativo do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

É neste sábado! 3º Encontro de Casas Espiritas na Zona Sul - dia 05/10  das 13 as 21h na SOBEI. Compre seu convite por apenas R$ 5,00! Praça de alimentação, shows e muita diversão!

 

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

01/10/13

20h

DEBORA 

MUITOS SÃO CHAMADOS POUCOS ESCOLHIDOS

04/10/13

20h

NELITO

DESGOTO PELA VIDA

05/10/13

sáb

09h

ALEXANDRE AGUIAR 

MORAL ESTRANHA

05/10/13

sáb

15h

 

NÃO HAVERÁ PALESTRA

 

 

Nossa Assistência Social continua contando com sua colaboração!

 

 Vem ai mais um  evento do Seara. Almoço Italiano com massas deliciosas! Por apenas R$ 25,00 você come a vontade e ainda se diverte. Dia 10/11/13 (domingo) das 12 as 15 horas. Convites a venda na Secretaria.

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Norberto Tomasini na Casa do Caminho Meimei

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Casa do Caminho [[email protected]])

 

 

 

4º. Mês em Homenagem a Kardec- outubro de 2013

Muriaé, RJ

 

(Informação recebida em emails de "silvana" [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

 

Palestra com Cristina Sarraf na A.E. Vicente de Paulo

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

(Informação recebida em email de MARY DE FATIMA FERNANDES [[email protected]])

 

 

 

Registro. Palestra com Luiz Carlos D. Formiga no Lar Anália Franco

Rio de Janeiro, RJ

 

O evento aconteceu no auditório do Lar Anália Franco, às 15 hs do dia 29 de setembro de 2013. O tema abordado pelo orador:  “A Evangelização como Prevenção da Saúde Mental”.

 

 

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. e Harmonização Musical com Nelson & Vilma no Lenico. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Bueno Penteado Jr [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras no Centro Espírita Nosso Lar

São José do Rio Preto, SP

 

Bom dia, meus caros.

Segue a escala de palestrantes para o mês de outubro:

02   Adélia Porto - Votuporanga

09   Eurípides Silva - C. E. Rodrigo Lobato

16   Anquises Alécio dos Santos (Quico) - C. E. Francisco de Assis

23   Antônio Carlos Navarro - CEFCX

30   Arif Cais - A. E. Allan Kardec

Será um prazer recebê-los, inclusive para o cafezinho fraterno após as palestras.

Abraços.

Navarro

C. E. Francisco Cândido Xavier

Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 9702-7066

(Informações recebidas em email de antônio carlos navarro [[email protected]])

 

 

 

Agenda de palestras com Manolo Quesada

Outubro-2013

 

(Informação em emails de Manolo Quesada; Regina Bachega; Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

Palestra com Rosa Maria na Fraterna

São Paulo, SP

 

 (Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Notícias no site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a), 

 

O site da Vinha de Luz foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Confira:

 

Biógrafo de Chico Xavier escreve sobre vida de Kardec

30/09/2013

O jornalista Marcel Souto Maior, autor de "As vidas de Chico Xavier", escreve agora sobre a vida de Allan Kardec, francês que codificou o Espiritismo no século 19

 

Lições de sabedoria – Editoras espíritas na opinião de Chico Xavier

30/09/2013

Do livro "Lições de sabedoria" | Marlene Nobre

 

PodSaber #16 apresenta a primeira parte do estudo de "Renúncia", obra psicografada por Chico Xavier pelo espírito Emmanuel

30/09/2013

Entenda por que o autor encheu de detalhes a obra e viaje por Sirius, Paris e Irlanda!

 

"Chico Xavier com você" é notícia no Jornal da Mediunidade. Livro, com frases ditas por Chico Xavier encarnado, e organizado por Carlos Baccelli, foi lançado pela Vinha de Luz no mês de julho, na Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo

30/09/2013

Jornal da Mediunidade #36 | Jul/Ago/Set 2013 | p. 1-4

 

Alerta de Allan Kardec e Chico Xavier perante os "espíritas laicos"

30/09/2013

Organizado por Nuno Emanuel

 

"Recall" dos espíritas

30/09/2013

Por Marcelo Henrique Pereira

 

PodSaber Especial Recordando Chico Xavier #7 já está no ar!!! Nesse espisódio, destaque para a biografia de Chico Xavier intitulada "O voo da garça", de autoria do pedroleopoldense Jhon Harley

30/09/2013

Ouça agora!!!

 

1º Encontro "Vivência Xavier" foi instalado no dia 8 de setembro em Conceição das Alagoas e segue até o dia 17 de novembro

30/09/2013

Confira aqui o calendário de implantação na região do Triângulo Mineiro

 

Assista agora, no YouTube, vídeo de divulgação do 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra

30/09/2013

Este ano, edição será realizada em Recife, nos dias 12 e 13 de outubro, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco. Inscreva-se já!!!

 

 

Abs,

 

Célia Maria

 

 

(Informações recebidas em emails de Geraldo Lemos Neto e de Nuno Emanuel)

 

 

 

Ide. 5º. Feirão do Livro

Araras, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Divulgação IDE Editora [[email protected]])

 

 

Registro. 5º. Jantar de massas da Sociedade Espírita Seara do Bem. Sapiranga, RS

 

5º Jantar de massas da Sociedade Espírita Seara do Bem,
dia 27/09/2013, Sapiranga/RS.
Um jantar elaborado com muito carinho desde o cardápio feito com saladas, 2 tipos de massas, 3 tipos de molho, galeto e uma variedade de mais de 50 sobremesas, tudo isso com uma decoração de girassóis que alegraram o ambiente.

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Os Incríveis em evento do Nosso Lar

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Ademir Mendes e de Regina Bachega)

 

 

 

12º. Festival de Torta & 1º. Festival de Pizza na Cobem

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Entre as Correntes Religiosas, o Espiritismo é das mais numerosas

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

      Por ser a religião mais atacada, tem-se a falsa impressão de que o espiritismo é uma das menores correntes religiosas. Suas verdades básicas são bíblicas e universais: a reencarnação, a mediunidade e o contato com os espíritos.

      Proporcionalmente, ele é a religião da elite cultural, filosófica e científica do Brasil, com cerca de 300 editoras. E hoje, exceto nas cidades pequenas, é difícil encontrar-se um católico, que não crê no espiritismo e não frequente um centro espírita. Segundo o IBGE, as religiões com mais adeptos no Brasil são: a primeira é a Igreja; a segunda é a Assembleia de Deus; e a terceira é o espiritismo. No mundo, em sua maioria, as pessoas aceitam também os principais postulados espíritas. Por exemplo, com relação à reencarnação: Estônia (92%); Letônia (84%); Albânia (78%); Kosovo (83%); e Bulgária 94%. Para saber mais, recomendo “O Espiritismo na Atualidade”, de Ademir Luiz Xavier Júnior, Doutor em Física pela UNICAMP, Pós-Doutor em Laboratório pela Universidade de Freiburg, Alemanha, e Pesquisador Sênior do Centro de Pesquisas Avançadas Werner Von Braun; Jáder dos Reis Sampaio, catedrático de Psicologia da UFMG; Alexandre Fontes da Fonseca, Mestre e Doutor em Física pela USP e UNICAMP, Pós-Doutor pela University of Texas em Dallas (USA) e Prof. da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Anna Lívia Gomes, graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Jeferson Batarello, Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP; e Marco Antônio Figueiredo Milani Filho, Economista, Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP, Pós-Doutor pela Escola de Administração de Políticas da Carleton University, Canadá, e prof. da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ed. Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, São Paulo (SP). [email protected] (11) 5072-2211.

      Faz uns 30 anos que a Igreja parou de atacar o espiritismo. Mas os nossos irmãos evangélicos, não os protestantes, são os que ainda mais atacam a doutrina codificada por Kardec, “o bom senso encarnado” segundo o filósofo e acadêmico francês Leons Dénis.

        Mas o espiritismo é mais ciência e filosofia do que religião, pois é uma religião somente no sentido de adotar uma moral, que é “ipsis litteris” a mesma dos quatro evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, e que formam “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E o espiritismo leva muito a sério essa sua moral cristã. Daí que ele é chamado também de Cristianismo Redivivo.

     E assim é que o espiritismo se torna, cada vez mais, uma das mais numerosas correntes religiosas cristãs. É o Ocidente se unindo com o Oriente, formando um só rebanho e um só Pastor!

 

Ponte de  l’Archevêché, Rio Sena e Catedral Notre Dame, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Página do “Jornal Espírita”

Três Lagoas, MS

 

 

(Página recebida em email de Jornal Correio de Três Lagoas [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP