Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 05 de setembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/05-09-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

04-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/04-09-2013.htm

03-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/03-09-2013.htm

02-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/02-09-2013.htm

31-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/31-08-2013.htm

30-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/30-08-2013.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

O Mestre e as opiniões

 

Quando Jesus, consagrando as alegrias familiares e o culto sublime da união doméstica, transformou a água em vinho, nas bodas de Canaã, cercaram-no os imensos tentáculos da falsa opinião, pela primeira vez, na fase ativa de seu apostolado. Por que semelhante transformação? Seria possível converter a água pura em vinho, destinado à embriaguez?

Procurando companheiros para a missão de luz e sendo escarnecido pelos sacerdotes, juízes e doutores de seu tempo, buscou o Mestre a companhia simples e humilde dos pescadores. A maledicência, contudo, não lhe perdoou o gesto. Que motivo induzia aquele missionário a socorrer-se de homens iletrados e rudes, que costumavam espreguiçar-se nas barcas velhas?

Instituiu a alegria e o bom ânimo, a confiança mútua e o otimismo entre os discípulos; entretanto o farisaísmo recrimina-lhe a conduta. Que instrutor era aquele, que não jejuava nem mantinha preceitos rigoristas?

Atendia a multidão de sofredores, dos quais se compadecia sinceramente, ministrando-lhes consolações e ensinamentos; todavia, o fanatismo criticava-lhe as atitudes. Não seria ele um revolucionário perigoso?

Desrespeitava a lei, curando cegos e paralíticos, nas horas destinadas ao repouso. Socorria os obsidiados de todos os matizes, conferindo-lhes tranquilidade aos corações; no entanto, a ignorância não o desculpava. Que razões o detinham no esclarecimento aos espíritos das trevas? Não teria combinações secretas com Satanás?

Interessou-se pela renovação espiritual de Madalena. Os próprios amigos estranharam-lhe a conduta. Por que tamanha menção para com uma pecadora comum?

Aceitou o oferecimento gentil, dos publicanos, comendo à mesa de pessoas afastadas da lei; todavia, a perversidade não lhe compreendeu a disposição fraterna. Não seria ele simples comilão e beberrão?

Dedicou longa palestra à samaritana pobre e desviada. A malícia, porém, não lhe entendeu a lição divina. Por que se demorava em conversação com semelhante mulher, que já possuíra cinco maridos?

Ensinava as verdades eternas, por amor às criaturas, mas, não raro, ao terminar as pregações sublimes, a desordem estabelecia tumultos. Não era ele anônimo operário de Nazaré? A que títulos poderiam aspirar, além da carpintaria da sua infância?

Confiando nos companheiros, falou-lhes do seu testemunho, diante das verdades do Pai, prevendo lutas, desgostos, sacrifícios e humilhações; todavia, a inconformação apossou-se do próprio Pedro e choveram protestos.  Por que o anúncio descabido de tantas flagelações e tantas dores? Não era o sofrimento incompatível com a realização de um Messias que vinha de tão alto? Não teria Jesus enlouquecido?

Diante da revolta de Simão, em frente dos varapaus, pediu-lhe o Mestre serenidade e sensatez, para que não fosse perdido o ensejo da suprema fidelidade a Deus, mas a incompreensão se manifestou de pronto. Por que socorrer inimigos e verdugos? Como entregar-se sem defesa à perseguição dos sacerdotes? Como interpretar semelhante covardia, no momento mais vivo da missão nova? Não seria melhor desertar, entregando o Mestre à sua sorte?

Até o derradeiro instante na cruz ouviu o Senhor as mais estranhas opiniões, os mais contraditórios pareceres do mundo, mas a todos respondeu com o bendito silêncio de seu amor, porque bem sabia que acima de tudo, lhe cumpria atender à Vontade do Pai e que os homens só poderiam compreender-lhe o trabalho augusto, à medida que desenvolvessem os ouvidos de ouvir e os olhos de ver, a capacidade de sentir e a resolução de se realizarem espiritualmente, à luz do Evangelho no longo caminho de sucessivas reencarnações.

 

Emmanuel

(Livro: “Coletânea do Além” /  Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

 

 

(Texto recebido em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

 

Folha Espírita 09/2013: Tributo a Heigorina Cunha

 

 

www.folhaespirita.com.br

 

 

Fotos adicionais que não constaram

na publicação do artigo acima:

Ao fundo o coral do Recanto da Prece em sua bela apresentação. Foto Ismael Gobbo

Recanto da Prece, Sacramento, MG.  Ionete,  Heigorina Cunha, Marlene Nobre e Nizinha. Foto Ismael Gobbo

 

Dra Marlene Nobre em sua palestra no Recanto da Prece, em Sacramento, MG. Heigorina  Cunha no centro da mesa.

Foto Ismael Gobbo

Interior do quarto de Eurípedes Barsanulfo reconstruído no Recanto da Prece. Foto Ismael Gobbo

Vista externa do quarto de Eurípedes no Recanto da Prece.  Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

 

Heigorina Cunha (E) com atendidos, funcionários, colaboradores e visitantes na Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes.

Fazenda Santa Maria, na região de Sacramento e de Conquista,  MG. Foto do acervo da instituição. 

Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes na Fazenda Santa Maria, na região

de Sacramento e Conquista MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Congresso do Estado do Espírito Santo

Vitória, ES

 

A Federação Espírita do Estado do Espírito Santo promoveu nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro o 11º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo. “Evangelho: Hoje e Sempre a Luz do Mundo” foi o tema central, com palestras por André Luiz de Oliveira, Antonio Cesar Perri de Carvalho, Dalva Silva Souza, Francisco Ferraz, Maria Elisabeth Barbieri, Sandra Maria Borba e Sandra Della Póla, no Centro de Convenções de Vitória. Neste mesmo local será realizado o Congresso Brasileiro em 2014. O presidente da FEB participou também da mesa de abertura e se reuniu com a diretoria da FEEES. Ocorreram lançamentos de livros: “O Código do Monte. As virtudes do Sermão da Montanha”, de Sérgio Luís da Silva Lopes, edição em parceria FEB e FERGS; e, “Juventude, Sexualidade & Espiritismo. Forcas do ser”, de autores diversos, da equipe do Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, e que reflete o 32º Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo (publicação da AME Editora, de Belo Horizonte). Informações: www.feees.org.br/congresso; www.febnet.org.br

 

 

 

 

 

Conferência pública com Divaldo Pereira Franco

Foz do Iguaçu, PR

 

Estimados amigos:

        Muita Paz com Jesus!

 

    Temos a grande honra de convidá-los, mais uma vez, à Conferência Espírita Pública que o orador e médium espiritista DIVALDO PEREIRA FRANCO, proferirá em Foz do Iguaçu/PR, na quarta-feira, 11 de Setembro de 2013, às 20h30m.

 

    O local do magno evento será o Hotel Golden Tulip Internacional Foz (rua Almirante Barroso, 2006 - Centro de Foz - 45 3521-4000), conforme os dados do cartaz anexo, com entrada franca e gratuita.

 

    A promoção do evento é da 13ª URE - União Regional Espírita, com especial apoio da FEP - Federação Espírita do Paraná.

 

    Sejam muito bem-vindos à Conferência Pública com o educador espírita baiano Divaldo Pereira Franco, Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu desde 2009. Será uma grande alegria recebê-los em nossa Terra das Cataratas.

 

 

    Enrique Eliseo Baldovino

   Deptº. Difusão da 13ª URE

 

 

PS: Vejam também no site da FEP (www.feparana.com.br) o local e os horários das palestras e seminários de Divaldo Franco em Cascavel (12/09/13) e em Asunción, Paraguai (de 13/09 a 15/09/2013).

 

 

 

(Informação recebida em emails de Enrique Baldovino [[email protected]] e de Jhon Harley M. Marques)

 

 

 

Vídeo atualizado  de divulgação do 4º. Congresso de Medicina e Espiritualidade. Londres, Reino Unido

 

AME INTERNACIONAL E BUSS

 

Acesse o vídeo aqui:

http://animoto.com/play/jYZa4zqR76N5fweS6JC0Ow

 

 

 

 

 

1º. Curso de Formação de Educadores Espíritas

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

Confluência da Av. Beira Mar com Av. Rio Branco. Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

XXXVI Jornada Espírita de

Assis

 

Organização: U.S.E. – UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS

DO ESTADO DE SÃO PAULO – INTERMUNICIPAL DE ASSIS

 Local: INSTITUTO DE DIFUSÃO ESPÍRITA (NOSSO LAR)

Pça Nicolau Carpentieri, 50 – Vila Xavier – Assis

Palestras todos os sábados, com início às 20 horas.

 No local estará exposta a Minifeira do Livro Espírita, vendendo livros

com descontos especiais e o Clube do Livro Espírita “Sérgio Lourenço”

estará acolhendo inscrições de novos associados.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 07/09

Orador: IZAIAS CLARO – Osvaldo Cruz/SP

Tema: EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO

 

Dia 14/09

Orador: SÉRGIO HENRIQUE LOURENÇO – Presidente Prudente/SP

Tema: ORGULHO

 

Dia 21/09

Orador: DONIZETE PINHEIRO – Marília/SP

Tema: APRENDENDO COM JESUS

 

Dia 28/09 – ENCERRAMENTO - 20 horas

ENCONTRO DE CORAIS ESPÍRITAS

Local: Salão de Atos da UNESP, à Av. Dom Antonio, 2100

-------- / ---------

 Participe ! Venha se confraternizar conosco.

 

                  Assis: "Cidade Fraternal" 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário com Anete Guimarães no Reflorescer

Arujá, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Centro cultural espírita Reflorescer [[email protected]] ; de 2332 Jorge Rezala e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita “Discípulos de Jesus”

Penápolis, SP

 

 

 

ESCALA PARA O MÊS DE SETEMBRO/2013

 

 

(Informação recebida em emails de Maria José de Almeida [[email protected]] e de João Marchesi Neto)

 

 

 

II Simpósio Espírita de

Barra da Estiva, BA

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

1º. Fórum Espírita de

Blumenau, SC

 

 

(Informação recebida em emails  de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

Palestras com orador Mario Mas

São Paulo e Guarulhos,  SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Informativo semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

06/09/13

20h

MANOEL RESENDE

Há muitas moradas na casa de meu Pai

07/09/13

sáb

09h

SERGYIO ALENCAR

Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo

07/09/13

sáb

15h

EDILSON

BEM AVENTURADOS OS AFLITOS

10/09/13

20h

ARTUR

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

13/09/13

20h

NANCI

LIVRE

 

Nossa Assistência Social continua contando com sua colaboração!

 

Almoço de domingo em prol do Centro Espírita Zilda Gama, dia 15/09 das 12 ás 15hs. Convites disponíveis na Secretaria do Seara.

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

Atividades de Educação- CESAK –Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec. Grupos de pais, de jovens e de crianças. Bruxelas, Bélgica

 

TEXTOS E CARTAZES EM FRANCÊS

 

Bonjour,

C'est avec un grand plaisir que le Cesak vous invite à participer à ses activités centrées sur l'éducation. Cette année, nous vous en proposons de nouvelles.

Ces activités sont faites pour trois types de public: les enfants (9-11 ans), les adolescents (12-15 ans) ainsi que les parents et autres responsables d'enfants.

 


- Groupe des enfants (de 9 à 11 ans): Tous les samedis de 15h45 à 16h50
Comprendre et pratiquer les valeurs morales du spiritisme tout en s’amusant.

- Groupe des jeunes (de 12 à 15 ans): Tous les samedis de 15h45 à 16h50

Discuter et débattre de thèmes actuels à la lumière de la philosophie spirite.

 

 - Groupe des parents: Tous les samedis de 15h45 à 16h50  et, nouveau, tous les mercredi de 19h30 à 20h30

Discuter, partager les expériences et apprendre sur l'éducation des enfants et des adolescents.

 

 

N'hésitez pas à vous inscire et à inscrire vos enfants.

Nous espérons que ces activités pourront vous intéresser.

 

Bonne journée

 

 

Centre d'études spirites Allan Kardec Bruxelles ASBL


--
Anabela Reinata

CESAK, asbl

 

 

 

 

(Informação recebida em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

 

 

 

 

Curso de Psicoterapia Breve de Base Psicanalítica

 na ABRAPE. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

 

Teatro: Um Amor de Renúncia

Suzano, SP

 

 

(Informação recebida em email de Lucienne Cunha [[email protected]])

 

 

 

Leia as informações do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=b4ce1c61-27f6-4680-886a-59a60503b404&c=737140e0-e83c-11e2-9b10-d4ae52754007&ch=73747530-e83c-11e2-9b10-d4ae52754007

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia o Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,

Com satisfação estamos enviando a edição de Setembro de 2013 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. O jornal pode ser lido no computador ou impresso.

Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do Skydrive (Nuvem de Hospedagem)

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.

Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

 

 

Almoço da Primavera no Fabiano de Cristo

Caieiras, SP

 

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

Festa da Primavera em prol da TCC

Diadema, SP

 

FESTA DA PRIMAVERA

20 DE OUTUBRO DE 2013 (DOMINGO)

DAS 12 ATÉ AS 20 HORAS

CENTRO CULTURAL OKINAWA

AVENIDA SETE DE SETEMBRO, 1670, DIADEMA

CONTRIBUIÇÃO SOLIDÁRIA: R$ 5,00

CONVITE DÁ DIREITO A CONCORRER

AO SORTEIO DE "01 TABLET DESBLOQUEADO"

MÚSICA AO VIVO - COMIDAS DIVERSAS - DOCES

APRESENTAÇÃO DE DANÇA - FRUTAS COM CHOCOLATE

BAZAR DE ARTESANATO - ATRAÇÕES DIVERSAS

EM PROL DAS OBRAS ASSISTENCIAIS DA

TRANSITÓRIA CASA DO CAMINHO - ALBERGUE - DIADEMA

DIVULGAÇÃO LELA E TCC

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

http://lelaetcc.wordpress.com

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

“In” e “out”

 

Almir Del Prette (SEOB/São Carlos)

 

“E João lhe respondeu dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lh’o proibimos porque não nos segue” (Mc 9.38)

“Jesus, porém, disse: Não lh’o proibais: porque ninguém há que faça milagre em meu nome e passe logo falar mal de mim”. (Mc 9.39)

“Porque quem não é contra nós é por nós” (Mc 9.40)

 

            Os termos “in” e “out”, usados como título deste artigo, são próprios da língua inglesa e significam respectivamente: “dentro” e “fora”. Eles se disseminaram pelo mundo devido à indústria e ao comércio. Adicionalmente passaram a fazer parte do linguajar da juventude em nosso país, sendo entendidos por “estar ou ficar por dentro” e “estar ou ficar por fora” No primeiro caso, flui a noção de pertencimento e, no segundo, de exclusão, estranhamento. Pessoas “in” pertencem ao mesmo agrupamento, como por exemplo, torcedores de um time de futebol, alunos de uma escola, moradores de um bairro e “out” na visão de alguns, encontram-se fora desses contextos. “In” e “out” se revezam constantemente, quando os grupos não têm fronteiras bem demarcadas. Por outro lado, quanto mais rígidas as fronteiras grupais, menos permeáveis, e consequentemente mais fechados, são os grupos. A categorização em “in” ou “out” depende da comparação que, na maioria das vezes, é baseada em estereótipos negativos. No período do nascimento de Jesus, por exemplo, os samaritanos eram categorizados negativamente pelos demais. Historicamente, os judeus são tidos como sovinas. O mais interessante é que, mesmo diante dos fatos que contrariam uma categorização, ela pode permanecer por muito tempo.

            Em várias passagens dos evangelhos, Jesus se opôs a essa forma de classificar as pessoas. Frequentemente discorreu sobre as consequências dos julgamentos, enfatizando o não julgar para não ser julgado; em outros momentos rompeu com as normas mantendo contato com os considerados “out” da época, por exemplo quando conversou demoradamente com a mulher samaritana; na prática de ensinar, colocou como modelo de conduta exatamente um samaritano; em outra ocasião, atendeu ao pedido do centurião romano, visto como inimigo pelo povo.

            No caso da narrativa de Marcos acima, a passagem é emblemática evidenciando que, mesmo os discípulos mais diretos de Jesus, ainda não haviam rompido inteiramente com as convenções sociais. No raciocínio de João, ainda em plena adolescência, fazer o bem em nome de Jesus era uma prerrogativa daqueles que o seguiam. O processo (“in” e “out”) estava evidenciado. Não fazendo parte do grupo, ou seja, sendo “out”, não podia colocar o bem em ação, especialmente usando o nome de Jesus. Ainda que Marcos tenha coletado as informações de maneira indireta, pois não foi testemunha dos fatos, pode-se pensar que Jesus, como sempre fazia, pacientemente explicou aos discípulos o caráter universalista do bem. Visando uma maneira fácil de ser compreendido, Jesus resume o ensinamento em uma frase, justificando o porquê de não proibir que o bem fosse praticado por alguém não participante do grupo: “Quem não é contra nós é por nós”

            A frase, convertida em uma norma, tem um alcance muito maior do que se extrai em uma leitura apressada. Se todos exercitam o bem, não importa a filiação daqueles que compartilham dessa prática. Contudo, se alguns agrupamentos fazem o mal, aqueles que defendem o bem e se calam (não se colocam contra) estão validando tais ações. Os espíritos superiores, respondendo à pergunta 932 de Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, chamam a atenção para isso, dizendo que “os maus são intrigantes e audaciosos e os bons são tímidos”. Nesse caso não é possível confundir timidez com humildade e firmeza com exaltação. Jesus era humilde mas não tímido, firme porém não exaltado.

 

Vistas interna e externa de cascata no belo e bem cuidado Jardim da  Luz, em  São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP