Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 09 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/09-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

08-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/08-04-2014.htm

07-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/07-04-2014.htm

05-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/05-04-2014.htm

04-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/04-04-2014.htm

03-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/03-04-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

O que as vozes femininas nos ensinam no

Evangelho segundo o Espiritismo1

Nilza Teresa Rotter Pelá (Ribeirão Preto, SP)

[email protected]

 

            Vozes femininas (?), poderão perguntar alguns já que sabemos que segundo os Espíritos da Codificação, Espíritos não têm sexo. A resposta está em um artigo da Revista Espírita2: “Pode acontecer que o Espírito percorra uma série de existências no mesmo sexo, o que faz que, durante muito tempo, possa conservar, no estado de Espírito, o caráter de homem ou de mulher, cuja marca nele ficou impressa.”.

            Em uma investigação no Pentateuco e nos volumes da Revista Espírita publicados por Kardec encontramos 808 comunicações de Espíritos sendo que 734 (90,4 %) se identificaram como masculinos pelo nome ou outros indicativos como Espírito protetor, seu pai, dentre outras e 74(9,6 %) como femininos perfazendo um total de 467 espíritos comunicantes; 361 masculinos e 66 femininos, 27 de diversas denominações, 7 guias espirituais e 6 espíritos protetores3 .

            Em “O Evangelho segundo o Espiritismo” encontramos: Cáritas (2 mensagens),Elizabeth de França (1 mensagem),Delfhine de Girardin (1 mensagem), Irmã Rosália (1 mensagem),Um Espírito Amigo - Joanna de Ângelis 4,5- (2 mensagens).

CÁRITAS

Kardec apresentava admiração por esse Espírito: “é com felicidade que nos fazemos interprete da boa Cáritas...”

As mensagens encontram-se no capítulo XII- “Que a vossa mão esquerda não saiba o que dá a sua mão Direita”, no item “A caridade material e a caridade moral”. Mensagens de incentivo à caridade com ênfase na caridade material. Destaca a importância de indulgência e benevolência sem o que a caridade material torna-se humilhante para aquele que a recebe. Importante destacar essa frase: “Eu nada tenho... ...vou para todos os lados estimular a beneficência, insuflar bons pensamentos aos corações generosos e compassivos.”

IRMÃ ROSÁLIA

Sua mensagem encontra-se inserida no mesmo capítulo e item das mensagens de Cáritas.

            Relata sua existência entre os sofredores da Terra e destaca que por ocasião de sua volta à espiritualidade sentiu alegria por reencontrar aqueles que beneficiou na última encarnação; “Eu revi um dos pobres da vossa terra que pude, por felicidade, beneficiar algumas vezes, e a quem me cabe agora implorar por minha vez”.

 Conceitua a caridade moral como: “não anotar os erros dos outrem.” Destaca também que a caridade moral “nada custa materialmente, e, entretanto, a que é mais difícil de por em prática”.

ELIZABETH DE FRANÇA

            Sua mensagem foi inserida no capítulo XI-“Amar o próximo como a si mesmo” no item “Caridade para com os criminosos”

            Como as outras duas enfatiza a caridade a benevolência e afirma ser essa a “sublime caridade”.

            Interessante destacar que já em 1862 quando a mensagem foi psicografada em Havre ela aborda a questão da transição planetária:

            “Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que vos sirvam de ensinamentos. Em breve, quando os homens se encontrarem submetidos às verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses ensinos: todos os Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos inferiores, de acordo com as suas inclinações.”

            Depois desse ensinamento não se pode mais perguntar por que tanta turbulência no planeta, pois fica claro que é para nos educarmos. DELFHINE DE GIRARDIN

Kardec em O Livro dos Médiuns no Capítulo XI Da Sematologia E Da Tiptologia faz uma crítica a Delphine no item 144:

“ Um aparelho mais simples, porém, do qual a má-fé pode abusar facilmente, conforme veremos no capítulo das Fraudes, é o que designaremos sob o nome de Mesa-Girardin, tendo em atenção o uso que fazia dele a Sr.ª Emílio de Girardin nas numerosas comunicações que obtinha como médium. Porque, essa senhora, se bem fosse uma mulher de espírito, tinha a fraqueza de crer em todos os Espíritos e nas suas manifestações.”

            “Mas Kardec era o BOM SENSO encarnado, assim quando esse Espírito se manifesta em Paris em 1861 ele inclui sua mensagem no capítulo V- “Bem aventurado os aflitos” com o título” A infelicidade real”.

            “a verdadeira desgraça, porém, está nas consequências de um fato, mais do que no próprio fato. Dizei-me se um acontecimento, considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta consequências funestas, não é, realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem. Dizei-me se a tempestade que vos arranca as arvore, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte, não é antes uma felicidade do que uma infelicidade. Para julgarmos de qualquer coisa, precisamos ver-lhe as consequências.”

            Lembra ainda que os prazeres mundanos calam a consciência e assim o homem se torna incapaz de deduzir as consequências de seus atos.

UM ESPÍRITO AMIGO (JOANNA DE ÂNGELIS)

            Duas mensagens: “capítulo IX –Nem aventurados os brandos e pacíficos- item 7 A Paciência” e “ capítulo XVIII- Muitos os chamados e poucos os escolhidos- item 15-Dar-se-a aquele que tem”

            Na primeira coloca sobre as dificuldades da vida e dos sofrimentos que temos que experimentar na construção da nossa espiritualidade. Para isso é necessário o ato de perdoar que é uma caridade muito difícil, pois coloca a prova nossa paciência. Ser cristão é também ser paciente.

             Na segunda explica-nos a difícil passagem do Evangelho que diz que se dá aquele que tem e retira-se daquele não tem, pois em uma análise superficial parece ser uma injustiça.

            Joanna esclarece o sentido figurado da passagem uma vez que Deus é misericordioso e não tiraria de filho seu nada do que já houvera dado. O que ocorre é que aqueles que têm desenvolvimento moral atraem para si o encorajamento que lhe dá forças para continuar em sua jornada evolutiva. Os que não têm esse desenvolvimento moral são cegos e surdos aos chamamentos que lhes são feitos seria como se os primeiros preparassem os campos que lhes foram concedidos para seu plantio, enquanto os segundos deixam seus campos mofarem e nada produzem.

            As vozes femininas abordaram questões ético morais o que é compreensível pelo fato de suas mensagens estarem inseridas em O Evangelho segundo o Espiritismo, entretanto muitas das vozes femininas , no Pentateuco e na Revista Espírita, abordaram temas de cunho científico e fenomenológico .

Fontes

1- O Evangelho segundo o Espiritismo- Allan Kardec

2- Revista Espírita Jornal de Estudos Psicológicos ANO IX JANEIRO DE 1866 No 1.

3-As muitas vozes na obra de Allan Kardec, 5o Fórum Caminhos para o Espiritismo, São Carlos 31 de agosto de 2013.

4-A Veneranda Joanna de Ângelis, Celeste dos Santos & Divaldo P. Franco, Leal editora.

5-Os Expoentes da Codificação, Federação Espírita do Paraná.

 

Retrato de Allan Kardec, em 1865. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Allan_Kardec_portrait001.jpg

Ficheiro:Madame-elisabeth-2.jpg

Elizabeth de França. 03-05-1764 / 10-05-1794.

Óleo sobre tela por Elisabeth-Louise Vigée-Le Brun

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Madame-elisabeth-2.jpg

 

Ficheiro:Joana Angelica martirio.jpg

Quadro do séc. XIX (anônimo), representando o martírio da Sóror Joana Angélica 

 autoria atribuída a religiosa de Itu, presentemente no Convento da Lapa, Salvador, Bahia

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Joana_Angelica_martirio.jpg

Amélie Gabrielle Boudet (1795- 1883), esposa e grande colaboradora de Allan Kardec (1804- 1869).

Imagem trabalhada em computador por Marisa Cajado (Guarujá, SP) a partir de imagens conhecidas

Praça da Concórdia, a maior de Paris, com a Torre Eiffel ao fundo.

No local muitos vultos da nobreza foram guilhotinados, dentre eles Elizabeth de França.

Foto Ismael Gobbo

Jardim das Tulherias tendo ao fundo o “Dôme Les Invalides” e a Basílica de Santa Clotilde. Paris, França.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Tentações

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

1 –  De acordo com a legislação vigente, adultério deixou de ser crime. Liberou geral?

                     Depende. Quanto aos usos e costumes humanos, tudo bem. Na Legislação Divina, inscrita na consciência humana, estará o adúltero enquadrado no crime que nosso Código Penal situaria por estelionato, nos comprometimentos da mentira e da traição.

 

2 –  E quando há uma atração irresistível?

                     Atração irresistível é sinônimo de paixão, péssima conselheira, sempre sugerindo o concurso da irresponsabilidade em favor da satisfação dos sentidos. Exercícios de bom senso e disciplina podem neutralizá-la. Importante, também, lembrar aquele orar e vigiar recomendado por Jesus. Identificada a tentação pelo exercício da vigilância, é apelar para a oração, rogando a Deus coloque juízo em nossa cabeça.

 

3 –  Se me apaixono por um homem casado, não pode ser ele o meu destino?

                     Situações dessa natureza configuram um desatino, não um destino. A paixão começa quando damos asas à imaginação, cedendo aos instintos. Melhor ver no objeto de suas cogitações amorosas um irmão atrelado a compromissos conjugais que você não tem o direito de perturbar, sob o embalo de suas fantasias.

 

4 –  Uma mulher casada há vinte anos vive bem com marido e filhos, até que decide abandonar a família por um novo amor. Não é razoável que assim o faça, considerando que o amor é a suprema aspiração humana?

                     Parafraseando Madame Roland, guilhotinada pela Revolução Francesa (liberdade, liberdade, quantos crimes são cometidos em seu nome!), diríamos: quantas loucuras são cometidas em nome do amor, sem a compreensão de que jamais alguém será feliz deixando uma retaguarda de decepção e sofrimento nos familiares negligenciados. Ainda que, em princípio, essa senhora possa sentir-se realizada, haverá sempre um sentimento de inquietação que lhe amargará a existência, até transformar-se em insuperável angústia, quando sua consciência despertar em plenitude.

 

5 –  Qual a responsabilidade, perante as leis divinas, daquele que é o pivô de uma separação?

                     Melhor seria que o amarrassem a uma pedra e o jogassem no rio. Quem disse isso sabia das coisas: Jesus (Mateus, 18:6). Em linguagem simbólica, que o cônjuge traído não deve observar ao pé da letra, reportava-se aos que são causa de escândalo. E haverá escândalo mais lamentável do que aquele provocado por alguém que destrói uma família para satisfazer a impulsos passionais?

 

6 –  Quando o adúltero está arrependido, deve o cônjuge traído sustentar o casamento, considerando o trauma que a separação causaria aos filhos?

                     Certamente Deus não se aborrecerá com a vítima de um adultério que pretenda mandar às favas o traidor. Não obstante, terá muito a ganhar se, superando a revolta e a indignação, dispuser-se a relevar em favor da integridade familiar.

 

7 –  E quando o adúltero continua “pulando a cerca”?

                     Se há filhos e a esposa tem vocação para o sacrifício, poderá sustentar o casamento, pensando no bem-estar deles. Para tanto será preciso encarar o adúltero não como o companheiro de lutas, mas o filho desajuizado, a testar suas virtudes, sem que lhe possa dar umas palmadas.

         

8 –  Um homem afirma: Tenho vocação para o adultério. Sei que minha esposa não merece, mas o diabo tenta! O que dizer à esposa negligenciada?

                     Cada esposa tem o marido que merece. Talvez ela tenha aprontado muito em vidas anteriores para ver-se na contingência de casar-se com alguém tão endiabrado. Exatamente o que acontecerá ao marido no futuro, se não criar juízo no presente.

 

Ficheiro:Rembrandt Harmensz. van Rijn 065.jpg

José acusado pela mulher de Potifar, por Rembrandt

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_065.jpg

 

 

 

 

10ª. Feira do Livro

Londres, Reino Unido

 

Inline images 1

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

 

4º. Movimento “Você e a Paz”

Balneário Camboriú, SC

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Comemoração de 60 anos do Centro Espírita Emmanuel

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Roseane 3G [[email protected]])

 

 

 

A Metodologia do ESDE com Katia Penteado

Bauru e Jaú, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Fátima Antunes [[email protected]])

 

 

 

ETRAMESC 2014

Blumenau, SC

 

Informações:

www.fec.org.br

 

 

 

 

Comemoração dos 150 anos do  Evangelho no Maria Dolores

Jales, SP

 

 


Caros amigos e irmãos.

Estaremos realizando neste sábado, dia 12 de abril, as 20h, uma singela homenagem aos 150 ANOS de " O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO".

Será no grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, a conhecida e carinhosa "CASA DE MADÔ" (este era, segundo Divaldo Franco, a forma como Maria Dolores era chamada por todos).

Será um momento de preces, e reflexões em torno do evangelho.

Endereço; Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu - Jales, SP.

SEJAM BEM VINDOS.

 

 

(Informações recebidas em email de Adelvair David)

 

 

 

Seminário “Feliz Idade”

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Palestra especial no “Seara dos Pobres”

Florianópolis, SC

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Seminário com Suzi Barboni na SEEJA

Santo Antônio de Jesus, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

III Seminário CEECAL

Florianópolis, SC

 

Inscrições:

www.ceecal.com/eventos

 

Informações:

[email protected]

 

 

(Informações recebidas em email de

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Informações sobre o III Humanizar

Promissão, SP

 

Olá queridos amigos e irmãos de ideal!

Nossa cidade está em festa! Nossa casa está em festa, em festa está nosso coração!

Sejam bem-vindos, também queremos ver todos vocês sorrindo, e felizes!

Abraços a todos e nos veremos no próximo sábado sob as luzes e amparo de Jesus.

 

Algumas informações sobre o evento:

Local: Salão de Grand House

Av. Silvano Farias - 236 centro Promissão

Ao lado do Supermercado São Cristovão e em frente a Câmara municipal

 

Estaremos recepcionando os convidados com entrega de crachás, material de apoio e café da manhã das 7h00 as 7h45.

 

Coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos:

Celular (14) 99175-43-45

Por motivo de mudança de endereço meu telefone fixo já está desligado pela telefônica.

 

 

III Humanizar Promissão

12 e 13 de Abril de 2014

Local: Salão de Festas Gran House

Av. Silvano Faria – 236 – centro - Promissão

Tema Geral: Como Conquistar a Alegria de Viver Através do Autoconhecimento

 

Sábado dia 12 de Abril

7h00 – Recepção e credenciamento

8h00 – Abertura do III Humanizar - Promissão

8h00 – Mini Seminário com Alkindar Oliveira

Tema: A Reforma Intima no Processo de Humanização

10h15 – Intervalo

 10h30 – Palestra com: Sebastião Camargo

Tema: O que é a Consciência e como ela se expressa

12h00 – Almoço

13h45 – Reinicio das Atividades

14h00 – Seminário com: J. S. Godinho

Tema: Quando as Multiplas Personalidades Interferem nos Atuais Projetos Reencarnatorios

16h00 - Intervalo

16h20 – Sequência do Seminário

18h00 – Intervalo

19h00 - Jantar – Apresentação musical com Walter Armstrong

20h30- Apresentação musical com: Paula Zamp e Gabriel

 

Domingo dia 13 de abril

Domingo dia 13 de abril

7h00 – Recepção e Café da Manhã

7h45 – Reinicio das Atividades

8h00- Workshop Conviver – Equipe Humanizar

9h30 – Intervalo

10h00- Pintura Mediúnica com: Orlando Padovan

13h00 – Almoço

14h15 – Palestra com: Agnaldo Paviani

15h30 – Apresentação Musical com: Paula Zamp

16h30 – Encerramento do III Humanizar Promissão

Confraternização

 

 Muito obrigado por sua presença no III Humanizar - Promissão

 

(Informação em email de From: [email protected] repassado por Regina Bachega)

 

 

 

Visite o site da Federação Espírita Portuguesa

Lisboa, Portugal

 

Acesse aqui:

http://feportuguesa.pt/

 

 

 

 

 

VI Jornada Comemorativa dos 157 anos da Codificação Espírita

Rancharia, SP

 

 

 VI  JORNADA COMEMORATIVA

DOS 157 ANOS DA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA - 1857/2014

 

O Centro Espírita “Joana D’Arc”, com apoio da U.S.E.-Intermunicipal de Rancharia, 

realizará em ABRIL de 2014, a seguinte programação de palestras:

 

·       Dia 12, sábado, às 20 horas

Orador:  JOSÉ  ANTONIO  DA  CRUZ - Votuporanga (SP)

 

·       Dia 19, sábado, às 20 horas

Orador:  VALCI  SILVA  -  Tupã (SP)

Tema: “A Família, a sociedade e as drogas”

 

·       Dia 26, sábado, às 20 horas

Oradora: SÔNIA  STRABELLI  SAMEZZO - Presidente Prudente (SP)

 

*****

Compareça!  Participe! 

As palestras serão realizadas na sede do

Centro Espírita “Joana D’Arc”

Rua Allan Kardec, 828 – Rancharia (SP)

 

Imagem inline 1

 Rancharia – SP  

Imagem inline 2

 Rancharia - SP

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

4º. Encontro Fraterno da Casa Espírita Raio de Sol

Biguaçu, SC

 

Venha nos prestigiar com sua presença e de sua família nesta maravilhosa festa

" FESTA ANOS 80 & JANTAR DE MASSAS - 4º ENCONTRO FRATERNO DA CASA ESPÍRITA RAIO DE SOL"

Maravilhosa noite de massas com música dos anos 80, na companhia de familiares e amigos.

Samburá Esporte e Lazer

Rua Júlio Teodoro Martins, 1250 - Fundos - Biguacu/sc

07 de junho, a partir das 20:00h.

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Adelvair David

Jales, SP

 

 

 

O codificador, certamente tomado por força singular e incompreensível, entregou-se docilmente aos propósitos do Cristo. Inspirado pelas mentes venerandas dos céus, fazendo uso do coração e da razão, em abril de 1864, implanta um marco significativo na história da humanidade.

Tudo correu em segredo, o próprio editor, o Sr. Didier, ficou sabendo do conteúdo quando da sua edição, então publicada com o título de “imitação do evangelho” na primeira edição e “O Evangelho segundo o Espiritismo” a partir da segunda edição. Allan Kardec oferece aos homens a belíssima mensagem de Jesus, comentada e também dissertada pelas entidades luminares que deixaram sua marca nas inequívocas explicações através dos capítulos que se  seguem. É a revivescência do cristianismo, sem alegorias, figuras de linguagem que possa dar lugar a falsas interpretações.

Allan Kardec, sem temor, despoja-se de si mesmo, da imagem pública, para ser o servo fiel e prestimoso do Senhor, deitando esperança a uma era de nova moral que deveria iniciar-se, ferindo frontalmente os interesses menores de tantos quantos fizeram, até então, da mensagem do divino Mestre um instrumento de dominação e usura.

No Evangelho Segundo o Espiritismo encontra-se a verdadeira doutrina ensinada pelo Cristo. Asseveraram os espíritos ao codificador que ele havia comido o pão branco principal e que, agora sim, era chegada a hora das dificuldades, a solidez das suas convicções e a sua fé como uma muralha de bronze, deveria resistir a todos os ataques, e assim foi, o missionário do Senhor ergueu de novo a bandeira do cristianismo, sob a fúria e os dardos dos perniciosos inconformados, e bravamente resistiu.

Neste ano de 2014, comemora-se 150 anos de luz para o homem do planeta terra. Em cada frase da obra, o surdo gemido dos mártires dos primeiros tempos, as lágrimas das mães que tinham os seus filhinhos arrancados dos braços para o testemunho do evangelho do Senhor, hoje, nós os cristãos modernos, através do sacrifício moral de Allan Kardec, temos a alegria de poder beber nesta fonte que dessedenta, de tomar deste alimento que fortifica a alma, para que nunca mais sintamos qualquer privação.

Após as trevas, eis então que surge a luz imperecível, a bondosa mão do Senhor repousa sobre a humanidade para a confirmação do bendito convite do Nazareno: “Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados e eu vos aliviarei”.

Salve Allan Kardec, bendita seja a obra que em nome do Cristo entregastes ao mundo. Salve o Evangelho Segundo o Espiritismo e Louvado seja para sempre o Cristo, nosso Senhor e Mestre que, como prometeu não nos deixou órfãos.

 

Busto de Allan Kardec, em seu túmulo, no Cemitério Pére Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Cemitério Pére Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Placa colocada na parte posterior do túmulo de Kardec no Cemitério Pére Lachaise, em Paris, França.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Males pequeninos

 

Pelo Espírito Albino Teixeira. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coragem. Lição nº 02. Página 15.

 

Guardemos cuidado para com a importância dos males aparentemente pequeninos.

Não é o aguaceiro que arrasa a árvore benemérita. É a praga quase imperceptível que se lhe oculta no cerne.

Não é a selvageria da mata que dificulta mais intensamente o avanço do pioneiro. É a pedra no calçado ou o calo no pé.

Não é a cerração que desorienta o viajor, antes as veredas que se bifurcam. É a falta da bússola.

Não é a mordedura do réptil que extermina a existência de um homem. É a diminuta dose de veneno que ele segrega.

Assim, na vida comum.

Na maioria das circunstâncias não são as grandes provações que aniquilam a criatura e sim os males supostamente pequeninos, dos quais, muita vez, ela própria escarnece, a se expressarem por ódio, angústia, medo e cólera, que se lhe instalam, sorrateiramente, por dentro do coração.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Sicômoro. Árvore que relembra o episódio evangélico  em que Zaqueu numa subiu para ver a Jesus que passava.

Jericó, Palestina. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]