Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 03 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/03-04-2014.htm

 

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

02-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/02-04-2014.htm

01-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/01-04-2014.htm

31-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/31-03-2014.htm

29-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/29-03-2014.htm

28-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/28-03-2014.htm  

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Lúcia Cominatto

São Paulo, SP

 

 

Neste ano de 2014 em que o Evangelho Segundo o Espiritismo comemora o sesquicentenário de sua publicação, 150 anos de luz a se espalhar por toda parte, envolvendo o nosso coração de paz e esperança de um futuro melhor, não podíamos deixar de agradecer a Kardec pelos ensinamentos que nos proporcionou através de suas obras.

   Portanto, não podemos falar de Evangelho sem falarmos também de Kardec. Assim sendo, é bom rememorarmos alguns fatos já conhecidos por muitos, sobre a sua vida enquanto encarnado. A ele devemos obras de inestimável valor, principalmente os cinco livros da Codificação: O Livro dos Espíritos, o Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese e O Céu e o Inferno.

 

°°°

   Lyon, França,1804... Em 03 de outubro desse ano, aportou num berço aqui na Terra, mais um emissário do Senhor: reencarnou aquele que, hoje, chamamos de Allan Kardec, com a grande missão de trazer à luz, as bases do postulado espírita, revolucionando as religiões de até então, numa época em que o Catolicismo predominava no seio das melhores famílias da Europa.

   Hippolyte Léon Denizard Rivail foi o nome que recebeu, como filho legítimo de Jean-Baptiste Antoine Rivail e Jeanne Louise Duhamel.

   Grandes agitações políticas e sociais, e um acentuado desenvolvimento nas ciências, nas artes e nos meios de comunicação, marcavam o século XIX. Foi em meio a esses acontecimentos, que o menino Rivail se desenvolveu, iniciando os seus primeiros estudos em sua terra natal. Mas, graças à educação liberal, porém severa, recebida de seus pais, com apenas 12 anos de idade  ingressou no Instituto Pestalozzi, em Yverdun, na Suíça.  Longe das perturbações econômicas que o seu país atravessava, tornou-se um dos mais eminentes discípulos de Pestalozzi.

   Com apenas 14 anos, dotado de uma inteligência, pode-se dizer, invejável e, por demonstrar muito interesse para os estudos filosóficos e científicos, por indicação de seu mestre, passou a lecionar para os colegas menos adiantados. Aos 18 anos, bacharelou-se em Ciências e Letras.

   Concluídos os seus estudos em Yverdun, voltou para a França, ansioso por colocar em prática os ensinamentos adquiridos com seu mestre Pestalozzi.

   O ano de 1823 marca o início de sua carreira como pedagogo. Tinha encontrado a sua verdadeira vocação e, aos 19 anos, publicou o seu primeiro livro, um curso de Aritmética baseado no método de Pestalozzi. E, com algumas ideias próximas da realidade francesa, o professor Rivail, como era conhecido, fundou o Instituto Rivail.

   Em 06 de fevereiro de 1832, desposou Amelie Gabrielle Boudet, 9 anos mais velha que ele, mas que muito o auxiliou em sua tarefa pedagógica e na fundamentação do Espiritismo científico.

   Detentor de uma grande cultura, durante alguns anos, em sua própria casa, deu cursos gratuitos de matemática, química, física, anatomia comparada, retórica, fisiologia e francês.

   Como educador e tradutor, publicou cerca de 22 obras educacionais, inclusive as de Fénelon, que muito o atraíam.

   Aos poucos, foi deixando de publicar obras de cunho pedagógico, passando a interessar-se mais pelos problemas sociais e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre os fenômenos inusitados que se produziam na época.

   Após os acontecimentos ocorridos em Haydesville, na América, graças à mediunidade das irmãs Fox, na Europa e em quase todo o mundo, as pessoas, por uma simples curiosidade, passaram a se interessar pelas experiências em manter contato com os espíritos. Tal fato, precursor das manifestações mediúnicas e que ficou conhecido como “mesas girantes”,  tornou-se uma simples recreação, nada mais que um passatempo para as pessoas da alta sociedade.

   Convidado por amigos a frequentar tais reuniões, Kardec, a princípio não se interessou; mas, com o intuito de provar que tudo não passava de uma fraude, aceitou o convite. Constatando a veracidade do fato, a título de pequisa, passou a frequentá-las assiduamente, levando sempre uma série de perguntas sobre diversos assuntos e chegou à conclusão de que “um efeito inteligente, tem sempre uma causa inteligente.”

   Porém, foi só em 1856 que recebeu, pela médium Srta, Jafet, uma revelação positiva de sua missão.Sem compreender a razão da sua escolha, duvidou, mas o Espírito de Verdade lhe respondeu: “Confirmo o que foi dito, mas recomendo-lhe discrição se quiseres sair-te bem. Tomarás mais tarde conhecimento de coisas que te explicarão o que ora te surpreende. Não esqueças que podes triunfar, como podes falir. Nesse último caso, outro te substituirá, porquanto os desígnios de Deus não se assentam na cabeça de um só homem.”

   Assim foi, que teve início a sua grande missão como Codificador do Espiritismo.

   Em 18 de abril de 1857 publicou sua primeira obra da Codificação: “O Livro dos Espíritos”, adotando o pseudônimo de Allan Kardec, por sugestão de seu mentor espiritual, nome esse, que ele já o teve numa encarnação anterior, na Gália.

   Essa obra que surgiu pelas mãos de Kardec, sob a orientação do Espírito de Verdade, tornou-se a pedra fundamental do Espiritismo, seu marco inicial, o código de uma nova fase da evolução humana. Não foi propriamente escrita por ele, mas elaborada com as respostas dadas pelos espíritos às suas perguntas, nas sessões mediúnicas, com médiuns da mais absoluta confiança e num Consenso Universal, ou seja, com a concordância sobre um mesmo assunto, através de diferentes médiuns em diversos países.

   Um ano depois, para melhor contato com as pessoas que se interessaram pelo seu livro, Kardec fundou a revista espírita. Através dela, combateu a frivolidade com que pessoas da época encaravam o fato espírita. Sem Kardec, provavelmente, o Espiritismo seria até hoje uma simples brincadeira de salão. E, nesse mesmo ano, ou seja, em 1858, fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, cuja finalidade era, justamente, o estudo da nova doutrina.

   O segundo livro da Codificação, o Livro dos Médiuns, abrangendo a parte experimental e científica da Doutrina Espírita, surgiu em 1861, levando o Espiritismo a ser reconhecido como uma ciência experimental.

   Nessa época, os inimigos do Espiritismo desencadearam uma série de injúrias, calúnias e críticas, acusando-o de ser responsável pela série de suicídios ocorridos na França, naquela época.  Esse fato, porém, não abalou Kardec. Mas, essa situação foi se agravando, o que levou o bispo de Barcelona a ordenar que os seus livros fossem queimados em praça pública. No entanto, tal acontecimento teve efeito contrário ao que se esperava; despertou mais interesse, o que contribuiu para que o Espiritismo crescesse..

   Em 1864 o Espiritismo já podia se considerar como vitorioso. Ultrapassando fronteiras, sociedades espíritas já surgiam por toda parte. Foi nesse ano que surgiu O Evangelho Segundo o Espiritismo, relativo à parte moral da doutrina. E, do mesmo modo que Jesus não veio para destruir a Lei de Deus, mas cumpri-la, o Espiritismo também não veio destruir os ensinamentos de Jesus, mas dar-lhes cumprimento, ou seja, auxiliar a humanidade a melhor compreender para poder praticar.

   O quarto livro da Codificação, O Céu e o Inferno foi publicado no ano seguinte, e o quinto e último livro, A Gênese, em janeiro de 1868.

   Após o seu desencarne que se deu em 31 de março de 1869, em Paris, em consequência de uma súbita parada cardíaca, seus amigos reuniram algumas de suas obras inacabadas, num único livro, que publicaram em 1890 com o título de Obras Póstumas.

   Seu corpo foi sepultado no cemitério de Père Lachaise (Paris) e, ainda hoje, tem sido muito visitado por pessoas de todas as partes do mundo. Sobre a lápide, um busto seu em bronze e a inscrição de uma frase de sua autoria: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei.”

 

°°°

   O Evangelho Segundo O Espiritismo é considerado a obra mais sublime de Kardec e reflete a beleza dos ensinamentos de Jesus, que vão sendo esclarecidos e colocados ao alcance de todos, pois muitas passagens do Evangelho contidas na Bíblia, são ininteligíveis ou mesmo, absurdas. Nele constam, também, instruções transmitidas pelos bons Espíritos, a fim de auxiliar-nos em nossa trajetória evolutiva, através do “amai-vos uns aos outros” proferido pelo Divino Mestre, quando de sua curta passagem pela Terra.

   Se a Lei de Moisés pregava a Lei de Justiça, Jesus veio pregar a Lei de Amor que, hoje, o Espiritismo incentiva a ser cumprida.

   O Evangelho Segundo o Espiritismo se nos apresenta como um pedacinho do céu que se abre, para nos mostrar e possibilitar entender a Justiça Divina, que dá “a cada um, conforme suas obras.” E, comprovando a imortalidade da alma, nele aprendemos a ter mais aceitação dos revezes da vida, sabendo o quão são necessários para o nosso crescimento interior.

   Se lido e estudado com perseverança e atenção, pode ser considerado como o “pão da alma” que alimenta o espírito, assim como o pão material alimenta corpo. Essa obra, conforme diz Kardec, “é para uso geral; cada qual pode dela tirar os meios de conformar sua conduta à moral do Cristo.”

   Com os XXVIII capítulos nele desenvolvidos e acrescidos com as sublimes instruções dos Espíritos,“verdadeiras vozes do Céu” que vêm nos convidar à prática do Evangelho, além de uma belíssima coletânea de preces, só permanece na ignorância espiritual e persiste nos mesmos erros, aquele que o quer. Mas, os que já se conscientizaram da necessidade de evoluir, se procurarem colocar em prática o que aprendem a respeito de moral cristã, assimilando valores como o perdão e a humildade, darão um passo a mais em busca da evolução espiritual.

   Tendo a prática da caridade como meta a ser cumprida, compreenderão que o bem que fizermos aos outros, reverterá em bênçãos para nós mesmos. É por isso, que o Espiritismo traz como lema:”Fora da caridade não há salvação.”

   Em homenagem a Allan Kardec e aos 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, várias comemorações estão sendo programadas, não apenas no Brasil, mas também no exterior, em diversos países onde o Espiritismo está sendo divulgado e implantado nos corações, graças à participação generosa de médiuns e palestrantes de alto gabarito, que procuram dar a sua contribuição para que, em breve tempo, este planeta deixe de ser um mundo de tantas dores, para elevar-se a um mundo de Regeneração. Não ainda um mundo feliz, mas, embora distante, a caminho para que, algum dia, isso se torne uma realidade.

 

 

File:Picswiss VD-47-01.jpg

Castelo de Yverdon onde Allan Kardec estudou sob o comando de Pestalozzi.

Yverdon-les-Bains, Suíça. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Picswiss_VD-47-01.jpg

Ficheiro:Pestalozzi with the orphans in Stans.jpg

Pestalozzi e os órfãos de Stans.

 Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pestalozzi_with_the_orphans_in_Stans.jpg

 

 

Em  1º. de fevereiro de 1823, aos 18 anos,  Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec)

lança o Curso prático e teórico de Aritmética segundo o método Pestalozziano

Imagem da 4ª. Edição.  Internet

 

Ficheiro:Allan Kardec portrait001.jpg

Allan Kardec. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Allan_Kardec_portrait001.jpg

 

 

 

Mensagem do médium e orador espírita José Medrado sobre os 150 anos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Salvador, BA

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Ni95obQh3Zs&feature=youtu.be

 

 

 

 

Uma boa idéia

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

Perguntaram a Mahatma Gandhi o que achava da civilização ocidental:

– Acho que seria uma boa ideia.

Bem-humorado e perfeito o pensamento do grande líder espiritual.

Para entender o alcance de suas palavras, consideremos civilização, em sua expressão mais simples, como sinônimo de uma coletividade orientada por organização social adequada, leis justas e igualitárias que promovam o bem-estar da população.

Oportuno lembrar, a propósito, que todos os homens têm direito à vida, à liberdade e à felicidade, como sugere a proclamação da independência dos Estados Unidos da América.

 A população, por sua vez, numa civilização, exercita a cortesia, o respeito às normas e ao próximo, guardando fidelidade à própria consciência.

 Dá para perceber por que Gandhi fala de uma boa ideia, dando a entender que não temos uma civilização em toda sua abrangência, já que esses princípios estão longe de serem observados em qualquer país do Ocidente.

Na verdade, caro leitor, não são observados em plenitude em nenhum país deste nosso Mundo de Expiação e Provas, orientado pelo egoísmo.

Na questão 793, de O Livro dos Espíritos, interroga Kardec:

Por que sinais se pode reconhecer uma civilização completa?

Reconhecê-la-eis pelo desenvolvimento moral. Credes que estais muito adiantados, porque fizestes grandes descobertas e invenções maravilhosas; porque vos alojais e vos vestis melhor do que os selvagens. Contudo, não tereis verdadeiramente o direito de dizer-vos civilizados, senão quando houverdes banido de vossa sociedade os vícios que a desonram e quando viverdes como irmãos, praticando a caridade cristã. Até então, sereis apenas povos esclarecidos, que só percorreram a primeira fase da civilização.

      Perfeito!

      Temos os esclarecimentos necessários para compor uma civilização, mas entre o saber e o fazer interpõe-se o velho egoísmo humano, que usa o saber em proveito próprio, comprometendo o fazer.

      Entendo que o trânsito para uma verdadeira civilização implica admitir o saber como indeclinável convocação para o fazer.

      O problema está em definir bem o saber, porquanto muita gente pensa saber tudo e não sabe nada, enfeitando-se de cultura, aprendendo muito sobre os mais variados assuntos, mas permanecendo ignorante no assunto fundamental – a Vida.

      Enquanto não entendermos o que é a Vida, de onde viemos, por que estamos na Terra, para onde vamos, patinaremos em termos de saber.

      Estaremos apenas a incensar o egoísmo com a pretensão de que somos melhores do que o próximo, sem noção sequer de por que existimos.

           

 

Gandhi em seu escritório de advocacia na África do Sul

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gandhi_Law_Office.jpg

 

 

6º. Encontro do Curso de Capacitação em Assistência e

 Promoção Social Espírita. Florianópolis, SC

 

 

 

 

6º ENCONTRO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM

ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA

 

 

 
 
Dia 05 de abril de 2014, sábado, das 14h às 17h.

 

 

 

Local:  Voltamos para o Centro Espírita Manoel Francisco da Luz – Rua Joaquim Nabuco, nº  1576  – Capoeiras – Florianópolis/SC.

 

Programação: conclusão do 2º módulo, que trata da PNAS – Política Nacional de Assistência Social, com a presença da assistente social do CRAS do Brejaru (Palhoça) Daiana Turnes; e se houver tempo, assunto do 3º módulo – cotidiano do trabalho da assistência social nas Casas Espíritas.

 

Não é necessário fazer inscrição.

 

Lanche: solicita-se aos participantes levarem algum produto pronto (doce, salgado ou suco) para o lanche coletivo.

 

Outras informações: [email protected] ou fones 8417-6762 e 9621-9006.

 

 

(Informações recebidas em email de Listao [[email protected]]; em nome de; Edison 14ªURE/FEC [[email protected]])

 

 

 

Programação de reuniões públicas no C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

PARTICIPE DA PRIMEIRA FASE DA CAMPANHA DE FRATERNIDADE AUTA DE SOUZA, SERÁ DIA 05/04/2014, A PARTIR DO 12:00


Reuniões Públicas

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

01/04/14

ter

20h

 

Manuel Resende

 

tema livre

 

 

 

 

 

 

 

04/04/14

sex

20h

 

Nelito

 

As três revelações

 

05/04/14

sab

9h

 

Sergyo Alencar

 

tema livre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

05/04/14

sab

15

 

Aurélio José

 

Amai os vossos inimigos

 

11/04/14

ter

20h

 

Rogério

 

Servir a Deus e a mamon


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

Bate papo sobre espiritismo

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de assessoria mundo maior [[email protected]])

 

 

36º. Mês Espírita do C.E. Caminheiros do Bem

 Auriflama, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Evelyn Spinola)

 

 

Festival de Flores e Livros Espíritas

Holambra, SP

 

Festival de Flores e livros Espíritas

11, 12 e 13 de Abril de 2014

No Salão do Clube Fazenda Ribeirão

Al. Maurício de Nassau, 894, Holambra

P r o g r a m a ç ã o

Dia 11/4, Sexta feira:

18:00h Abertura da Feira.

19:30h Palestra com Jamiro dos Santos Filho-Araguari/MG

Tema: Quando as Pessoas São Anjos

 

Dia 12/4, Sábado:

10:00h Feira do Livro e Flores

15:00h Caricaturista Vanessa Alexandre-São Paulo/SP

17:00h    Palestra com André Luiz Rosa-Valinhos/SP

Tema: Não Faça Tempestade em Copo D'Água

 

Dia 13/4, Domingo:

8:30 até 10:00h - Café da manhã, musical, com voz e violão de Sérgio Santos

9:30h Caricaturista Vanessa Alexandre
11::00h Palestra com Paulo Henrique Bueno-Carmo do Rio Claro/MG

Tema: A Ciência Filosófica do Antigo Testamento.

13:00h   Encerramento do Festival com sorteios para os presentes.

 

Obs: Entrada FRANCA    Arranjos do artista floral Jan Willen.

 

Organização: Centro Espirita Semente de Luz, Rua Lazinho Fogaça, 151 - Centro, Holambra, S

·        E-Mail: [email protected] — Fone: 19-3802-4302 e 9.9603-4194.

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

AJE-SP Núcleo de Franca. Reunião

Franca, SP

 

Imagem inline 1

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Infomação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Boletim eletrônico da AME-Brasil

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/abril_2014.html

 

 

 

 

Informa do portal Luz Espírita

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://www.luzespirita.org.br/informe.html

 

 

 

 

 

Teatro: Um Amor de Renúncia. 05/04/2014

Três Lagoas, MS

 

          05/04  Grupo Fraternidade Espírita José Xavier (67) 3524.9544

           Endereço: Rua Zuleide Peres Tabox, 751 Centro  

           Horário: 20h00

           Informações Flavio: (67) 3522-6846 

O espetáculo ‘Um Amor de Renúncia’ conta a história de Alcione e Pólux/Padre Carlos e se baseia no romance “Renúncia”, ditado pelo espírito Emmanuel, psicografado por Chico Xavier e que é considerado uma das obras de referência na literatura espírita. A adaptação dessa história de amor para o teatro focalizando os protagonistas, Pólux e Alcione, foi feita por Alberto Centurião a partir do original. A trama poderá ser vista no  Teatro Nelson Lobo em única apresentação dia 08 de fevereiro.

 

“Renúncia” é um romance monumental, que narra à saga familiar de Madalena Vilamil e sua filha Alcione, ao longo de quatro décadas. A presente adaptação faz um recorte neste painel para contar a história do amor impossível de Alcione e Padre Carlos, que é Pólux Reencarnado. Um amor impossível, porém invencível, pois transcende os limites temporais, abrindo-se em perspectivas de eternidade.

Da extensa galeria de personagens de “Renúncia”, três são trazidos à cena: Pólux/Padre Carlos, Alcione e Emmanuel, que comenta e conduz à narrativa.

Mantida a sequência original das cenas, a peça UM AMOR DE RENÚNCIA começa no umbral, onde Pólux recebe a visita da luminosa Alcione quando se prepara para reencarnar. Os espíritos enamorados voltam a se encontrar, já encarnados, na cidade de Ávila, quando Alcione está com 17 anos e Carlos já fez seus votos de padre.

Alcione faz o possível para orientar o jovem padre a respeitar seus votos e sublimar o amor que sentem, mas Carlos tem dificuldade de compreender as elevadas razões morais da amada.

Levada por Padre Damiano e por sua mãe Madalena, Alcione muda-se para Paris, onde receberá a visita de Carlos, que largou a batina e partiu ao seu encontro. Ocorre que Alcione está às voltas com pesados compromissos familiares, cujos detalhes não podem relatar a Carlos que, desiludido e enciumado, retorna à Espanha.

Passados alguns anos, quando pode dar por terminada sua tarefa junto ao grupo familiar, Alcione parte ao encontro do amado, mas vai encontrá-lo casado, tendo que suportar uma união infeliz.

Mais uma vez, Alcione sente-se obrigada a renunciar ao seu amor, afastando-se de Carlos. Sem que ele saiba, decide entrar para a ordem das Carmelitas, para dedicar-se ao serviço aos necessitados, sob o nome de Maria de Jesus Crucificado.

Carlos, por sua vez, traído pela esposa, entra para a ordem dos Jesuítas, sendo admitido em importante cargo da Santa Inquisição, em Madri. Servindo na comunidade de Medina Del Campo, onde desempenha funções de sub-priora. Alcione toma posição em defesa das jovens freiras assediadas por um capelão corrupto. Em represália, é denunciada à Inquisição, sendo encarcerada sob as ordens de Frei José do Santíssimo, na realidade seu amado Carlos.

Alcione não sofre torturas, mas, depois de dez meses sem ver a luz do sol, nas mais precárias condições, está à morte, quando finalmente recebe a visita de seu algoz, a quem reconhece de pronto. Carlos se desespera ao perceber o mal que causou à pessoa que mais ama no mundo, mas é tarde demais. Alcione morre em seus braços, deixando-o entregue a profundo desespero enquanto ela, mais uma vez vitoriosa perante os desafios da carne, retorna, luminosa, à esfera superior de onde proveio.

 

A produção do espetáculo é da Rama Kriya Produções, também responsável pela montagem de “O Amor Venceu” de Lucius/ Zibia Gasparetto/ É Impossível Morrer” de Ricardo O. Forni e “O Advogado de Deus” de Lucius/ Zíbia Gasparetto. A transposição teatral é de Alberto Centurião, também responsável pela adaptação de “O Advogado de Deus”.

 

ELENCO:

Cássio Valero

Thamires Silvestre

Valdir Ramos

 

FICHA TÉCNICA:

Direção – Lucienne Cunha

Produção – Rama Kriya Produções.

Adaptação – Alberto Centurião

Figurinos: Alexandre Medeiros

Trilha: Markinhos Moura

Som : Oscar Junior

Luz : Gil Teixeira

Camareira: Claudete Oliveira

Contra regra: Gilberto Giacomucci

 Assessoria de Imprensa: C Rolim Assessoria de Imprensa

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff [[email protected]])

 

 

 

Mesmo ferido

 

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Idéias e Ilustrações. Lição nº 21. Página 83.

 

O rapaz fora rudemente esbofeteado num baile. Em sã consciência, não sentia culpa alguma. Nada fizera que pudesse ofender.

Por mera desconfiança, o agressor esmurrara-lhe o rosto. “Covarde, covarde” – haviam dito os circunstantes.

Ele, porém, limpando a face sanguinolenta, compreendeu que, desarmado, não seria prudente medir forças.

Jurara, porém, vingar-se. E, agora, munido de um revólver, aguardava ocasião.

Um amigo, no entanto, percebendo-lhe a alma sombria, instou muito e conduziu-o a uma reunião da Doutrina Espírita.

Desinteressado, ouviu preces e pregações, comentários e apontamentos edificantes.

Ao término da sessão, porém, um amigo espiritual, pela mão de um dos médiuns presentes, escreveu bela página sobre o perdão, na qual surgiam afirmações como estas:

- A justiça real vem de Deus.

- Ninguém precisa vingar-se.

- Mesmo ferido, serve e perdoa.

- A corrigenda do ofensor pode ser amanhã.

O jovem ouviu atentamente e saiu pensando, pensando...

Na manhã seguinte, topou, face a face, o desafeto, mas recordou a lição e conteve-se.

Por uma semana se repetiu o reencontro, e, por sete vezes, freou-se prudentemente.

Dias depois, porém, retornando ao trabalho, encontra um enterro e descobre-se. Só então vem a saber que o grande esmurrador, aquele que o ferira, morrera na véspera, picado por um escorpião.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Amanhecer de um novo dia. Região de Ponta Grossa, PR. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]