Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 10 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/10-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

09-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/09-04-2014.htm

08-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/08-04-2014.htm

07-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/07-04-2014.htm

05-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/05-04-2014.htm

04-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/04-04-2014.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

Abençoado Evangelho

Jussara Korngold

Nova Iorque, EUA

 

O evangelho consolador

150 anos completou 

Resultado de desvelado amor

Que muitas lágrimas secou.

 

A mensagem inspirada 

Vinda das vozes espirituais

De caminheiros de muitas jornadas 

Que da vida do além trazem fatos reais

 

O evangelho traz Jesus junto de nós

Não é mais um sussurro, é clara a sua voz. 

Convida-nos a renovação. 

A unirmos fé com a razão. 

 

Nossa gratidão aos Espíritos, Kardec e Jesus

Que a nosso mundo de sombras trouxeram a luz. 

Sigamos com o evangelho inspirando nossa ação.

Compreendendo que Jesus é nossa salvação 

 

Hoje, 150 anos após

Do Espírito Verdade ouvir a voz

Os ventos da boa nova continuam a soprar

E sementes de luz em nosso coração seguem a plantar. 

 

 

Jesus e Kardec

Nazaré, cidade onde Jesus  viveu infância e mocidade. Israel.

Foto Ismael Gobbo

 

A bela cidade de Lion, França. Em Lion nasceu  Allan Kardec. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

Evangelho e lucidez

O Evangelho Segundo Espiritismo

Roosevelt Andolphato Tiago. Barra Bonita, SP

www.roosevelt.net.br

           

 

 

No livro Obras Póstumas, que é o resultado de vários documentos e demais textos escritos por Allan Kardec e encontrados depois de sua desencarnação em seu escritório, temos uma breve observação sobre a origem de O Evangelho Segundo o Espiritismo, onde teve como título original na primeira edição, Imitação do Evangelho.

      Somente na sequencia da primeira impressão, por influência de seu editor, o Sr. Didier entre outras pessoas, passou ao nome que temos hoje.

      Na expressão Imitação do Evangelho, vemos o desejo do Codificador em evidenciar que o original estaria preservado e que não era de seu interesse provocar alterações nele.

 

Existe uma nota na obra citada, onde Allan Kardec aponta para o fato de que o novo trabalho ao qual se dedicava (O Evangelho Segundo o Espiritismo) não era de conhecimento de ninguém. A nota diz: “— Eu não havia dito a ninguém o assunto do livro no qual eu trabalhava; conservava o título tão secretamente, que o editor, Sr. Didier, só o conheceu quando da impressão”. 

 

      Ainda com relação ao nascimento da notável obra, temos um diálogo entre os Espíritos e Allan Kardec, onde falando da obra (até então secreta), ele questiona:

— O que pensais da nova obra em que trabalho neste momento?

 

A resposta mostra que o projeto da obra, para os Espíritos, nada tinha de secreto:  — Este livro de doutrina terá uma influência considerável; aí abordas questões capitais, e, não somente o mundo religioso encontrará nele as máximas que lhe são necessárias, mas a vida prática das nações nele haurirá excelentes instruções. Fizeste bem em abordar as questões de alta moral prática, do ponto de vista dos interesses gerais, dos interesses sociais e dos interesses religiosos. A dúvida deve ser destruída; a Terra e suas populações civilizadas estão prontas; já há bastante tempo que os amigos de além-túmulo a arrotearam, lança, pois, a semente que te confiamos, porque já é tempo que a Terra gravite na ordem irradiante das esferas, e que saia, enfim, da penumbra e dos nevoeiros intelectuais. Termina tua obra, e conta com a proteção do teu guia, o guia de todos nós, e com o auxílio devotado de teus mais fiéis espíritos, em cujo número queira sempre incluir-me”.

 

Antes de seguirmos com o diálogo, o texto acima descreve a finalidade e a grandeza de O Evangelho Segundo o Espiritismo, tanto para a vida religiosa, quanto ou principalmente, para a condução da vida prática.

Quanto mais se estuda essa obra, mais lhe identifica a grandeza e a atualidade do seu conteúdo, porém, cento e cinquenta anos para medirmos o adiantamento dos mundos e das civilizações é irrisório e numericamente insignificante, o que evidencia que essa obra muito ainda tem a fazer.

 

      Allan Kardec, diante do que já havia experimentado com O Livro dos Espíritos e reconhecendo a dominação religiosa da época, volta a perguntar aos Espíritos:

— Que dirá o clero?

 

— O clero gritará: heresia, porque verá que nele atacas decididamente as penas eternas e outros pontos sobre os quais ele apoia sua influência e seu crédito. Ele gritará tanto mais, quanto se sentirá muito mais ferido do que pela publicação de O Livro dos Espíritos, do qual, a rigor, podia aceitar os dados principais; mas, agora, vais entrar num novo caminho em que ele não poderá seguir-te.” “(...) Por outro lado, os Espíritas verão seu número aumentar em razão dessa espécie de perseguição, sobretudo vendo os padres acusarem de obra absolutamente demoníaca uma doutrina cuja moralidade brilhará como um raio de sol, pela publicação mesma do teu livro, e daqueles que se seguirão. (...)

 

Na sequencia da resposta, encontramos o anúncio da proposta da obra em tirar o véu dos ensinamentos de Jesus: “Eis que se aproxima a hora em que te será necessário declarar abertamente o Espiritismo tal como ele é, e mostrar a todos onde se encontra a verdadeira doutrina ensinada pelo Cristo; aproxima-se a hora em que, à face do céu e da Terra, deverás proclamar o Espiritismo como a única tradição realmente cristã, a única instituição verdadeiramente divina e humana”.

 

Após a beleza da resposta, que coloca a obra no altar do bom senso, ele traça o perfil que fez com que Allan Kardec fosse o eleito para a tarefa: “Escolhendo-te, os Espíritos sabiam da solidez das tuas convicções, e que a tua fé, como um muro de aço, resistiria a todos os ataques”.

 

E o perfil do Codificador segue sendo desenhado pelo Espírito comunicante: “(...) eis que a hora das dificuldades chegou. Sim, caro Mestre, a grande batalha se prepara; o fanatismo e a intolerância, sustentados pelo êxito de tua propaganda, vão atacar-te, e aos teus, com armas envenenadas. (Kardec é chamado de mestre pelo Espírito, lembrando que a única autoridade respeitada por eles é a moral). E finalizando a resposta a conclusão destaca os cuidados de Jesus com Allan Kardec: “Prepara-te para a luta. Tenho, porém, fé em ti, como tens fé em nós, e porque tua fé é daquelas que transportam montanhas e fazem caminhar sobre as águas. Coragem, pois, e que tua obra se complete. Conta conosco, e conta sobretudo com a grande alma do Mestre de todos nós, que te protege de uma maneira muito particular”.

 

Desde esse início, O Evangelho Segundo o Espiritismo, segue cumprindo seu papel de esclarecimento e libertação, mesmo que ainda possamos lhe considerar um desconhecido, pois que muitos creem que sua simples leitura seja suficiente para absorver-lhe a profundidade e plenitude.

Convenhamos que uma obra que nasce destinada a fornecer as diretrizes para a edificação da alma humana, e consequentemente promover o adiantamento do mundo, possui verdades que se revelam na medida em que crescemos em espírito, moralidade e intelectualidade.

Diferente de uma obra que pode ser lida simplesmente, O Evangelho Segundo o Espiritismo, deve caminhar ao lado do Espírita, corrigindo sua conduta e iluminando sua vida, independente dos outros livros ele esteja lendo...

 

 

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo

 Imagem Internet.

Ficheiro:Tables tournantes 1853.jpg

Fenômeno das Mesas Girantes. Aconteceram com muita freqüência em Paris, na França,  chamando atenção de curiosos e

também de  estudiosos. Allan Kardec os estudou no trabalho para codificar a  Doutrina Espírita.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tables_tournantes_1853.jpg

Ficheiro:Le Livre des Esprits 2.jpg

O Livro dos Espíritos

Obra básica da Doutrina Espírita teve sua 1ª. edição lançadas em 18-04-1857

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

O Evangelho Segundo o Espiritismo. É a 3ª., pela ordem,  das 5 obras básicas do Espiritismo.

Trata dos aspectos ético e  moral com base nas máximas do Cristo. Lançado em abril de 1864.

Sob a cúpula da igreja  dos inválidos “Les Invalides”, em Paris, França, está o sarcófago com os restos mortais de

 Napoleão Bonaparte. Em Paris Allan Kardec Codificiou o Espiritismo em 18 de abril de 1857.

 Foto Ismael Gobbo

“Les Invalides”. Vista interna da cúpula. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

FEB. Reuniões das Comissões Regionais do CFN

 

Na Reunião conjunta das Áreas nas quatro Comissões Regionais de 2014, que ocorrerá no dia 10 de abril, dia anterior ao início do 4º. Congresso Espírita Brasileiro, serão objetivos principais:

a) Análise de temas específicos sobre ações para apoio ao Centro Espírita;
b) Reflexão sobre o trabalho integrado de Áreas das Comissões Regionais do CFN, pensando-se na base que é o Centro Espírita;
c) Subsídios para futuras atuações das Comissões Regionais do CFN.

 

Fonte: http://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/reunioes-das-comissoes-regionais-do-cfn/)

 

 

4º. Congresso Espírita Brasileiro

Manaus, João Pessoa, Vitória e Campo Grande.

 

Veja todas as informações aqui:

http://www.febnet.org.br/4congresso/theme/home/docs/informacoes.pdf

 

 

 

 

Seminário “Nos Passos do Mestre”

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

2ª. Jornada da Mulher Espírita – maio/2014

Região de Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

Palestra no CEDJ- Centro Espírita Discípulos de Jesus

vai abordar tema “Drogas”. São Paulo, SP

 

drogas.jpg

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

2º. Movimento “Tu y la paz” com Divaldo Pereira Franco

Bogotá, Colômbia

 

JUNIO 24 DE 2014

 Imagen integrada 4

 

Divaldo Pereira Franco el gran Orador y Trabajador Espírita, estará acompañándonos el próximo 24 de JUNIO de 2014 en la Ciudad de Bogotá-Colombia durante la convocatoria del 2* Movimiento Tú y La Paz. FEC-Colombia.

hora:6:00 pm
Lugar: Teatro Colegio Champagnat

Dirección: Carrera 18 Nro 39B-24
Entrada Gratuita
CUPO LIMITADO!

                                                  Video 2do Movimiento Tu y La Paz Colombia

 

Video 2do Movimiento Tu y La Paz

 

 

MILTON FABIAN DELGADO

PRESIDENTE FEC-COLOMBIA

COMISIÓN ORGANIZADORA

 

--

" VIVE en PAZ, porque TÚ ERES LA PAZ "

           Movimiento Tú y La Paz /  FEC-Colombia

 

(Informação  recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

Agenda das AME’s – Associações Médico-Espíritas

Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Campina Grande, Guarujá.

 

 

 10/04 – AME-Minas Gerais (MG) - Apresentação geral do livro “O Homem Sadio” – O diagnóstico na visão espírita, com Dr. Martinho Menezes, às 19h, na sede da AME-MG, à Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160 – Nova Granada – Belo Horizonte – MG. Informações: (31) 3332-5293.

 11/04 – AME-Paraná (PR)- Seminário: Física Quântica – Introdução e Conceitos Básicos, com Eliane Xavier, às 20h, no Centro Médico Homeopático Samuel Hahnemann, à Rua Carlos Pioli, 751 – Bom Retiro - Curitiba – PR. Informações: (41) 3014-6614.

 14/04 – AME-Carioca (RJ) – Palestra: O homem e Deus, com Carlos Conti, às 19h30, no MAP (Movimento de Amor ao Próximo), Estr. do Pau Ferro, 325 - Pechincha, Jacarepaguá – Rio de Janeiro - RJ. Telefones (21) 3392-5600 e 3392-5700.

 14/04 – AME-Campina Grande (PB) – Estudo: Libertação, às 20 h, na Sede da Associação Médica de Campina Grande, na Rua Severino Cruz, 479, - Centro - Campina Grande – PB.

 14/04 – AME-Santos (SP) – Palestra : A vida psíquica do feto, com o Dr. Flávio Braun, às 20h na Casa Esperança, Av. Humberto Prieto Peres, 580 - Guaiúba - Guarujá- SP.

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

DIORACI RUSSO, de Poloni - SP,

 

no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP,

 

hoje, 09 de abril, 20:00 h, em comemoração ao aniversário de nascimento de Francisco Cândido Xavier, e também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


 

(Informações recebidas em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

Programação Beneficente “A Luz Divina”

São Paulo, SP

 


(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação de palestras no G.E. Maria Vaz

Rio de Janeiro, RJ

 

O GRUPO ESPÍRITA MARIA VAZ (RUA IRAPUÁ, 306 - PENHA CIRCULAR/RJ - CONVIDA PARA PALESTRA.

 

DIA: 09/04/2014 ÁS 19 HORAS

 

TEMA: TERAPIA DO PASSE

 

EXPOSITOR: WANDERLEY A. ALVES

 

DIA: 10/04/2014 ÁS 19:30 HS.

 

TEMA: LIVRE

 

EXPOSITOR: JOÃO NOGUEIRA (DA RÁDIO RIO DE JANEIRO)

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

IV Festival de Flores e Livros Espíritas

Holambra, SP

http://u.jimdo.com/www49/o/scc901dd4e45ccecc/img/i59b5182d63902f41/1361921782/std/image.jpg IV FESTIVAL DE FLORES E LIVROS ESPÍRITAS DE HOLAMBRA

 

 

Dias 11, 12 e 13 de Abril de 2014

No salão do Clube Fazenda Ribeirão

Endereço: Alameda Maurício de Nassau, 894, Centro.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 11 – 6ª feira

18h Abertura da Feira de Flores e Livros.

19h30 – Palestra de Jamiro dos Santos Filho – Araguari/MG.

Tema: Quando as pessoas são anjos.

 

Dia 12 – Sábado

10h Feira de Flores e Livros.

15h Caricaturista Vanessa Alexandre – São Paulo/SP.

17h Palestra de André Luiz Rosa – Valinhos/SP.

Tema: Não faça tempestade em copo d’água.

 

Dia 13 – Domingo

8h30 até 10h Café da manhã musical, com voz e violão de Sérgio Santos – Uberaba/MG.

9h30Caricaturista Vanessa AlexandreSão Paulo /SP.

11h – Palestra de Paulo Henrique BuenoCarmo de Minas/MG.

Tema: A ciência filosófica do Antigo Testamento.

13h Encerramento do festival com sorteios para os presentes.

 

Observações:

 

ü Entrada FRANCA;

ü Arranjos florais do artista Jan Willen.

 

 

Organização:

Centro Espírita Semente de Luz, Rua Lazinho Fogaça, 151, Centro, Holambra, SP.

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3802-4302 e (19) 9-9603-4194

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Palestras programadas no Grupo Espírita Joanna de Cuza

São Paulo, SP

 

Circular: GEJC-003/2014

                                        São  Paulo,  08  de  Abril de  2014

                  O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA, convida os confrades e simpatizantes do espiritismo a assistirem, no dia 13 próximo (domingo), às 16:00 horas,  a palestra A CURA PELO PASSE, com JOSE MARIA PONTES E SILVA - ([email protected]).

            No dia 27, às 16 horas, palestra espírita musicada, em torno do tema: a Valorização da Vida à Luz da Doutrina Reveladora, com WANYR CACCIA (ver no Google),  Esclarecemos que as palestras são gratuitas e no entanto haverá vendas de CD do WANYR CACCIA, com preços módicos, objetivando-se uma compensação dos materiais empregados.

                         O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA – ([email protected]), está sediado na Rua Antônio Comenale 159, CEP: 04850-010, Parque Cocaia/GRAJAÚ.

                                                                                                     (a) Jaime  Vianna

                                                                                                    JAIME   VIANNA

                                                                                            Presidente – 982.50.5820-Tim 

(Informações recebidas em email de "G. E. Joanna de Cuza" [[email protected]])

 

 

 

Lançamentos dos últimos livros escritos por Therezinha Oliveira.

Campinas, SP

 

 

 

Therezinha Oliveira

 

 

Últimos originais deixados na Editora Allan Kardec para publicação!

 

“E Jesus disse” e “A Questão do Destino”

 

 

Data: 13 de abril (domingo)às 10h

 

Local: CEAK Sede – Salão Vinícius e ao vivo pela Internet (www.ceak.org.br)

 

Apresentação: Clayton Bianchini Levy

 

(Informações recebidas em email de Ana Maria Checchinato [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

ANTONIO  CARLOS  RODRIGUES.

DA CIDADE DE

ARAÇATUBA.

Fará  nesta quarta-feira dia 09-04-2014

Às  20,00  horas

Tema:

" CHICO  XAVIER  O  MISSIONÁRIO  DO  AMOR "

(Informações recebidas em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

 

Banca do Livro Espírita

Guaxupé, MG

 

 

Companheiros,

Ajudem-nos na divulgação da Banca do Livro Espírita em Guaxupé neste sábado, dia 12 de abril de 2014.

Obras básicas a preços especiais!

Obrigada!

Fabiana

 

 

 

(Informações recebidas em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

Informativo do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

Boletim eletrônico  “O Semeador”

Duque de Caxias, RJ

 

SOLICITE PARA:

[email protected]

Queridos Amigos-Irmãos!! 


É com muita alegria em nossos corações que chegamos a 16ª edição do nosso Boletim Eletrônico - O Semeador.

 

Esperamos que tenhamos alcançado nossa finalidade precípua que é a divulgação de nossa amada Doutrina Espírita.
 

Contamos com sua colaboração propagando e/ou enviando sugestões, críticas ou qualquer informação que seja útil a este trabalho.

Fraternalmente,

Equipe de O Semeador

--
“É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios”.
                               
Bezerra de Menezes

 

(Com informações recebidas em email de Centro Espirita Bezerra de Menezes [[email protected]])

 

 

 

Jornal “Mensageiro Estrela”

Espírito Santo do Pinhal, SP

Saudações,

Com satisfação estamos enviando a edição de Abril de 2014 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. O jornal pode ser lido no computador ou impresso.

Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do Skydrive (Nuvem de Hospedagem)

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.

Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

 

 

O servo inconstante

 

        À frente do todos os presentes, o Mestre narrou com simplicidade:

— Certo homem encontrou a luz da Revelação Divina e desejou ardentemente habilitar-se

para viver entre os Anjos do Céu.

Tanto suplicou essa bênção ao Pai que, através da inspiração, o Senhor o enviou ao aprimoramento necessário com vistas ao fim a que se propunha.

Por intermédio de vários amigos, orientados pelo Poder Divino, o candidato, que demonstrava acentuada tendência pela escultura, foi conduzido a colaborar com antigo mestre, em mármore valioso. No entanto, a breve tempo, demitiu-se, alegando a impossibilidade de submeter-se a um homem ríspido e intratável; transferiu-se, desse modo, para uma oficina consagrada à confecção de utilidades de madeira, sob as diretrizes de velho escultor. Abandonou-o também, sem delongas, asseverando que lhe não era possível suportá-lo. Em seguida, empregou-se sob as determinações de conhecido operário especializado em construção de colunas em estilo grego. Não tardou, entretanto, a deixá-lo, declarando não lhe tolerar as exigências.

Logo após, entregou-se ao trabalho, sob as ordens de experimentado escultor de ornamentações

em arcos festivos, mas, finda uma semana, fugiu aos compromissos assumidos, afirmando

haver encontrado um chefe por demais violento e irritadiço. Depois, colocou-se sob a orientação

de um fabricante de arcas preciosas, de quem se afastou, em poucos dias, a pretexto de se tratar de criatura desalmada e cruel.

E, assim, de tarefa em tarefa, de oficina em oficina, o aspirante ao Céu dizia, invariavelmente,

que lhe não era possível incorporar as próprias energias à experiência terrestre, por encontrar, em toda parte, o erro, a maldade e a perseguição nos que o dirigiam, até que a morte veio buscá-lo à presença dos Anjos do Senhor.

Com surpresa, porém, não os encontrou tão sorridentes quanto aguardava. Um deles avançou,

triste, e indagou:

— Amigo, por que não te preparaste ante os imperativos do Céu?

O interpelado que identificava a própria inferioridade, nas sombras em que se envolvia, clamou em pranto que só havia encontrado exigência e dureza nos condutores da luta humana.

O Mensageiro, no entanto, observou, com amargura:

— O Pai chamou-te a servir em teu próprio proveito e, não, a julgar. Cada homem dará conta de si mesmo a Deus. Ninguém escapará à Justiça Divina que se pronuncia no momento preciso. Como pudeste esquecer tão simples verdade, dentro da vida? O malho bate a bigorna,

o ferreiro conduz o malho, o comerciante examina a obra do ferreiro, o povo dá opinião sobre

o negociante, e o Senhor, no Conjunto, analisa e julga a todos. Se fugiste a pequenos serviços

do mundo, sob a alegação de que os outros eram incapazes e indignos da direção, como poderás entender o ministério celestial?

E o trabalhador inconstante passou às conseqüências de sua queda impensada.

Jesus fez uma pausa e concluiu:

— Quem estiver sob o domínio de pessoas enérgicas e endurecidas na disciplina, excelentes resultados conseguirá recolher se souber e puder aproveitar-lhes a aspereza, inspirando-se na madeira bruta ao contacto da plaina benfeitora. Abençoada seja a mão que educa e corrige, mas bem-aventurado seja aquele que se deixa aperfeiçoar ao seu toque de renovação e aprimoramento, porque os mestres do mundo sempre reclamam a lição de outros mestres, mas a obra do bem, quando realizada para todos, permanece eternamente.

Jesus no Lar – cap. 5 - Neio Lucio – F. C. Xavier

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Jesus e José na carpintaria em Nazaré. Trabalho em computador por Marisa Cajado (Guarujá, SP)

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]