Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 17 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/17-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

16-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/16-04-2014.htm

15-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/15-04-2014.htm

13-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/13-04-2014.htm

12-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/12-04-2014.htm

11-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/11-04-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

Recordando Allan Kardec

Yeda Hungria. Niterói, RJ

[email protected]

 

Manhã de 31 de março de 1869.

O professor Rivail empacota no escritório sua extensa coleção de livros. Os preparativos para a mudança do apartamento da Passage Sainte-Anne para a Ville de Ségur absorvem-lhe considerável parte do tempo. Amélie Boudet, a dedicada esposa, ausentara-se para as compras.

A criada vem chamá-lo para atender um visitante. Bate seguidas vezes à porta, sem resposta. Intrigada, penetra no aposento e assusta-se com a triste cena: o bondoso patrão prostrado ao solo, desfalecido. Requisitado imediatamente o socorro médico. Pouco depois, irrompe o amigo Alexandre Delanne e tenta reanimá-lo com passes magnéticos. Em vão. Tombara Allan Kardec, o gigante do espiritismo, vitimado por fulminante aneurisma. Volve à pátria espiritual, de onde viera com o mandato, fielmente cumprido, de despertar o homem para a existência real da  alma, sua eternidade, e a respectiva consequência filosófica.

Manhã de 16 de outubro de 1998, cento e vinte nove anos decorridos aquela data. Ensolarado, mas frio domingo parisiense.

Procedemos de Lisboa, ainda com as doces impressões do Congresso Espírita Mundial.

Da janela do Hotel Terminus Est, defronte à Gare de l'Est, observávamos o movimento dos transeuntes, aguardando o confrade Eduardo Vasconcellos, residente em Paris e nosso cicerone, para um 'tour' espírita.

 Inicialmente, rumamos ao Cemitério do Père-Lachaise, no Boulevard de Ménilmontant, em visita ao túmulo de Allan Kardec.

 Alcançamos a Rue des Rondeaux e nos dirigimos à entrada do fundo do campo santo, em razão de o sepulcro do Codificador situar-se próximo, evitando atravessar a grande extensão do cemitério, a partir da Porte Principale.

 Ultrapassada a Porte Gambetta, percorremos a Avenue des Combattants Étrangers, admirando aqui e ali a suntuosidade dos mausoléus, em verdade monumentos artísticos às memórias e feitos dos seus 'ocupantes'. Muitos acreditam tratar-se da última morada e se esmeram em proporcionar beleza e pujança ao local dos despojos, ignorando o prosseguir da vida além-túmulo. Sabemos, contudo, que somente por ações no bem no plano físico, espíritos imortais que somos, construiremos as celestiais habitações de luz.

Inaugurado em 1804, o Père-Lachaise conta com cerca de 3.000 sepulturas de interesse histórico, artístico, cultural ou sentimental. Com 44 hectares, a área equivale a do Estado do Vaticano, e sua planta sugere uma cabeça voltada para o lado direito.

Muitos propõem que este cemitério deveria ser classificado como museu, porquanto caminhar por suas alamedas representa uma viagem pela história da França ao longo dos dois últimos séculos.

À sombra de suas 5.300 árvores centenárias estão sepultadas célebres personagens, entre elas, Balzac, Gay-Lussac, Delacroix, Bizet, Auguste Comte, Chopin, Hahnemann, Musset, La Fontaine, Molière, Oscar Wilde, Modigliani, Proust, Rossini, Champollion, Saint-Hilaire, Poulenc e tantos outros, gigantes das artes, literatura e conhecimentos. Também a tumba do famoso escultor Paul Landowski, autor da estátua do Cristo Redentor, dominante sobre a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Prosseguindo, divisamos ao longe uma construção em formato de dólmen. À medida que dela nos aproximávamos, a emoção nos ia dominando... dominando... até à comoção! Era o túmulo de Allan Kardec. Sensação indescritível ao ver de perto o monumento, por nós tão conhecido através de fotos, merecido preito  dos espíritas franceses a quem nos legou a Terceira Revelação; aquele a quem temos reverenciado com infinito respeito e admiração, desde o nosso ingresso na abençoada doutrina. Do estudo de suas obras herdamos a consolidação do caráter e a construção de uma nova visão de vida, capacitando-nos para o exercício da solidariedade humana e do crescimento espiritual.

O êxtase foi interrompido com a chegada de quatro jovens senhoras sobraçando flores frescas. Eduardo nos informou que são elas encarregadas pela União Espírita Francesa de manterem o local sempre florido, a quem transmitimos o agradecimento em nome dos espíritas do Brasil.

Diante do belo monumento druida esculpido em granito, composto de três blocos verticais a sustentar outro, horizontal, o pensamento viajou no tempo, até à Gália, à época de Júlio César, onde o professor Rivail vivera como o sacerdote Allan Kardec...

Segundo o pesquisador Herculano Pires, "poucos espíritas sabem das ligações do mundo celta, povo que vivia na Gália, com o espiritismo. Historicamente, essas ligações decorrem das semelhanças doutrinárias entre o espiritismo e o druidismo, a religião dos celtas."

Léon Denis nos diz que "a doutrina céltica se dirige, sobretudo, às almas corajosas que se esforçam para escalar os altos cumes; a todos aqueles que veem na vida uma luta constante contra os instintos inferiores; aos que consideram a prova como uma purificação e evolvem em direção à luz, em direção à suprema beleza."

Allan Kardec foi dessas almas de escol, consolidada nos ensinos célticos, ou não conseguiria, em pouco mais de dez anos, trazer à humanidade a monumental e incontestável doutrina espírita.

A edição de junho de 1869 da Revista Espírita relata que, ao cogitar-se da construção do dólmen, o frontispício teria a inscrição "Todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente; a potência da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito." Entretanto, o texto foi substituído pela máxima tão conhecida "Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei."

O editorial da mesma Revista Espírita, quando da desencarnação do Codificador, declara: "Na Terra, a obra tomará o lugar do indivíduo. Não nos uniremos em torno de Allan Kardec; estaremos unidos em torno do espiritismo, tal qual ele o constituiu, e, por seus conselhos, sob sua influência, avançaremos a passos certos para as fases prometidas à humanidade regenerada."

Quando nos preparávamos para orar junto ao mausoléu, surgem turistas poloneses. Param, observam com simpatia o mausoléu, e da fala do guia só identificamos os vocábulos Allan Kardec. O que teria ele dito àquelas pessoas a respeito do missionário de Lyon?

Sua memória, até hoje, é tão frequentemente venerada que a administração do Père-Lachaise atesta, oficialmente, ser o seu túmulo o mais visitado, seguido pelo da cantora Edith Piaf, que sabiamente declarara certa vez: "A morte não existe".

Deixando o campo santo, fomos ao Palais Royal. A primeira edição de O livro dos espíritos, em lançamento, fora exposta no pátio em uma das barracas de livrarias.

Por fimdirigimo-nos à residência de Kardec.

A Rue Saint-Augustine, na passage Sainte-Anne 59, galeria de mesmo nome, acolhera o seu último endereço. Ali deixara a vida no último dia de março de 1869, entre 11 e 12 horas. Inicialmente sepultado no Cemitério de Montmartre fora mais tarde trasladado ao Père- Lachaise.

Estacionamos diante do secular prédio de apartamentos a contemplar a fachada ricamente trabalhada, segundo a ordem arquitetônica romana. Um pórtico com duas colunas  apoia um frontão sobranceiro à placa  Passage Ste. Anne e ao número 59. A ampla entrada, com 1,60 metros de largura, conduz, por uma galeria, a uma porta de entrada, alta, dividida em duas partes, para acesso aos apartamentos. Com grande emoção giramos a mesma maçaneta que, por tantas vezes, Kardec e a esposa Amélie, ativa colaboradora, o fizeram!

Subimos um lance de escada. O seu apartamento se  localizava à esquerda. Na residência funcionava, também, o escritório da Revista Espírita.

O imóvel estava alugado por não ter os espíritas franceses recursos financeiros para sua aquisição. Acredito que se o Movimento Espírita brasileiro tivesse conhecimento desse fato na época poderíamos dispor de um museu do espiritismo em Paris.

Diante daquela porta, pusemo-nos em sentida gratidão ao missionário que nos legou uma nova ética comportamental e a certeza da perenidade do ser sobrevivente ao corpo.

À saída, o sol brilhava intenso no céu parisiense iluminando o prédio antigo, silenciosa testemunha de uma extraordinária história imorredoura!

Quem sabe, fosse a luz tributo a um dos maiores benfeitores da humanidade...

 

Yeda Hungria (E) em Paris, França. Rue Sainte-Anne 59: Galeria (passage) de acesso ao apartamento de Kardec.

Yeda no  dólmen  de Kardec no Père Lachaise. Paris, França.

Palais Royal. Em abril de 1857, havia no local das esferas barracas de diversas livrarias;

numa delas expunha-se a primeira edição de O Livro dos Espíritos

Pont au Change no Rio Sena  com Teatro Châtelet, Torre Saint Jacques e Praça Châtelet, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Túmulo de Jean François Champollion “O Jovem” em forma de obelisco egípcio

Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Jardins do Palais Royal. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

A força da informação espírita

 

Wellington Balbo (Bauru SP)

 

Sempre que visito os centros espíritas em palestras tenho o costume de olhar nas prateleiras em busca de um tesouro que, não raro, está escondido. Um tesouro de valor incalculável e que pode salvar vidas, alimentar almas, dar ânimo para aqueles que encontram-se com o coração em desalento em face dos desafios existenciais. Procuro este tesouro e peço aos dirigentes que me doem estas preciosidades para que eu possa distribuir pelos locais onde vou. E vou-me embora levando o tesouro comigo. Não pago nada por ele, embora valha muito. Você deve estar perguntando—se a qual tesouro refiro-me. Ora, falo das inúmeras mensagens, jornais e revistas espíritas que ficam nas prateleiras dos centros a espera de um leitor ávido para beber das cristalinas águas da informação cristã.

Perceba que os jornais espíritas não envelhecem, não são iguais aos jornais de economia, esportes e outros cadernos que valem pouco quando o tempo lhes castiga com o passar dos minutos. Os jornais e revistas espíritas estão sempre atuais.

Portanto, não há jornais, mensagens ou revistas espíritas antigas, porquanto todos trazem informações relevantes referentes a nossa economia espiritual que é um tema sempre em pauta para nossa existência.

Por isso alegro-me quando vejo centros espíritas distribuindo mensagens e jornais a mão cheia, dando este alimento espiritual ao frequentador.

Não temos a ideia exata de onde a informação espírita pode chegar, não sabemos ao certo quantas pessoas ajudam uma simples e singela mensagem, contudo ajudam e muito, eis porque devemos estar sempre atentos para não deixarmos informações paradas.

Quanto mais fizermos circular estes jornais, revistas e mensagens mais pessoas podem ser beneficiadas.

Há uns dias fui comer um lanche após sair da faculdade, e minha surpresa foi grande ao ver um indivíduo que eu conhecia fazia um tempo lendo um jornal espírita com publicação datada de 6 meses atrás. Comentou comigo que aquele jornal havia amolecido seu coração e que a raiva que sentia ao sair de casa fora abrandada pelas palavras adocicadas ali contidas. Sim, numa lanchonete um jornal espírita que o fizera refletir na sua vida.

Provavelmente chegaria em casa e não agrediria esposa e filhos.

A família toda fora beneficiada por aquela informação escrita num jornal impressão há alguns meses. Notícia fresca! Notícia boa, de Boa Nova, de Evangelho!

Notícia que saiu da prateleira para abençoar uma família!

Fato para refletir.

 

O jovem Francisco Cândido Xavier lendo mensagem recebida no C.E. Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo, MG.

Imagem do ano de 1935, do  jornal O Globo, republicada no  livro “Notáveis reportagens com Chico Xavier”, IDE, Araras.

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Santa Cruz do Sul, RS

 

15 de abril de 2014

O Semeador de Estrelas, Professor Divaldo Pereira Franco está em mais um roteiro no estado sulino. Cumpre programa doutrinário apresentando seu trabalho nas cidades de Santa Cruz do Sul, Soledade, Ijuí, Erechim, Vacaria e Flores da Cunha, no período de 15 a 20 de abril de 2014.

Em agradável noite outonal, Divaldo apresentou o minisseminário Encontro com Jesus, no Teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul. O público assistiu o orador historiar a saga da humanidade, notadamente a partir do Século XVII, em busca de um significado para a vida, realizando várias experiências, até os dias atuais. Quem é esse homem que dois mil anos depois é tão atual? Qual o sentido psicológico da vida? Por que as pessoas boas fazem coisas más? Indagou.

Para reflexão apresentou as propostas: a grande fatalidade é o bem; não se deixe vencer pelas utopias da materialidade, das paixões; todos têm inimigos, porém, o que importa e não ser inimigo de ninguém; qual é a sua meta? Viver Jesus é entronizá-lo em nossos corações; quantos tesouros têm o ser humano a agradecer; amar é enriquecer-se de júbilo. Com aplausos vibrantes e de pé, o publico agradeceu as judiciosas informações prestadas, retribuindo, num gesto de gentileza, o amor em ação protagonizado pelo orador baiano.

  Texto: Paulo Salerno

  Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Blog:

 Divaldo Pereira Franco - Embaixador da Paz

 

Acesse:

http://divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com.br/

 

 

 

 

Integração nas Comissões Regionais do CFN

 

No dia anterior ao início do 4º. Congresso Espírita Brasileiro (10/4/14 - dia todo), ocorreram as Reuniões conjuntas das Áreas da Comissão Regional do CFN. Estas foram simultâneas: região Norte (Manaus), região Nordeste (João Pessoa), região Centro (Vitória) e região Sul (Campo Grande), sempre contando a presença de um vice-presidente da FEB, com a participação dos dirigentes e equipes de colaboradores das Entidades Federativas Estaduais das regiões e apoio da equipe da secretaria geral do CFN da FEB. O presidente da FEB atuou na reunião de Manaus.

As reuniões tiveram por objetivos, de forma conjunta, propiciar: Análise de temas específicos sobre ações para apoio ao Centro Espírita; Reflexão sobre o trabalho integrado de Áreas das Comissões Regionais do CFN, pensando-se na base que é o Centro Espírita; Subsídios para futuras atuações das Comissões Regionais do CFN.

No período da manhã, ocorreram apresentações de vídeos explicativos pelo presidente da FEB e pelo secretário geral do CFN da FEB. Os participantes contaram com três módulos, integrando várias áreas de atuação: Educação e Estudo, Espaço de Convivência, Organização e Ações.

À tarde, houve apresentação das ações elaboradas nas oficinas pela parte da manhã; e palestras/debate sobre os temas: Ações integradas no Centro Espírita e Gestão federativa para apoio ao Centro Espírita. Ao final, o encerramento pelo Secretário da Comissão Regional, que fez a coordenação geral do encontro. Na sequência, a secretaria geral e a presidência do CFN da FEB darão tratamento às ações propostas pelas quatro regiões do país.

Sequência fotográfica da Reunião da Comissão Regional Centro, em Vitória.

Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

CRCentro-Abertura Mesa

CRCentro-Apres.Célia Rey de Carvalho

CRCentro-Apres.Diretrizes Juventude

CRCentro-Apresentação Marco Bragatto

CRCentro-Módulo com atuação de Aston Brian

CRCentro-Módulo com atuação de Hélio Blume

CRCentro-Módulo com atuação de José Luiz Dias

CRCentro-Video SGCFN

CRCentro-VideoAberturaPresidente

 

 

 

Palestra de Dra. Marlene Nobre em vídeo com Mediador na AME-SC

Florianópolis, SC

Dra. Marlene Nobre

 

Caros Amigos

Convidamos para nosso próximo encontro,

a REUNIÃO MENSAL DA AME-SC

Apresentaremos a palestra de Dra. Marlene Nobre, em vídeo, realizada no 3º Congresso Espírita Brasileiro

Tema: "Atualidade científica da obra psicografada de Chico Xavier"

Mediador: Dr Newton Marques da Silva

Dia  24 de abril, quinta-feira, as 19:30h

Local: sala da clinica cirúrgica

4º andar do Hospital Universitário-UFSC

Pela relevância do tema, acreditamos que o debate posterior

será de grande enriquecimento para todos nós.

Fraterno Abraço

 

Diretoria AME-SC

--
AME - SC
Associação Médico Espírita de Santa Catarina

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

“Bezerrinha”  promove Seminário- Feliz Idade

Guarulhos, SP

 

 

O CENTRO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES (BEZERRINHA)

PARTICIPA E OS CONVIDA PARA O EVENTO: SEMINÁRIO - FELIZ IDADE - TEATRO ADAMASTOR - GUARULHOS - SP
Orador: Dr. ADÃO NONATO - Comunicador da Rede Boa Nova
Harmonização Musical: DANNILU
Apresentação: Nando Garcia
DIA: 04/05/2014 (domingo) - 15h00 às 19h00
Venha participar !!! Colabore com as nossas obras assistências.
Será uma tarde inesquecível !!!

 

Colabore com a Divulgação

 

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/10172836_235572149980438_4993713477970261162_n.jpg

 

Irene Soares – Comunicação/Divulgação

 

(Informações recebidas em emails de Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes (Bezerrinha) [[email protected]];  Claudio Palermo e de Regina Bachega)

 

 

 

Informativo do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

Avião DC3 que pertenceu à VASP  e foi utilizado para transportar  passageiros até o ano de 1972.

Exposto no  Catavento, museu cultural  localizado no Palácio das Indústrias no Parque D.Pedro II, em São Paulo, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Noite da Pizza da Instituição Amélia Rodrigues

Santo André, SP

 

2014.noite da pizza maio.JPG

 

 

Logo AR AssinaturaLogo IS Assinatura  nadila

 

(Informações recebidas em email de Nadila - Amélia Rodrigues [[email protected]])

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

Evangelho – 150 anos III

 

PUBLICADO ORIGINALMENTE NA RIE

REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO

MATÃO, SP. ABRIL/2014.

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]