Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 18 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/17-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

17-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/17-04-2014.htm

16-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/16-04-2014.htm

15-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/15-04-2014.htm

14-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/14-04-2014.htm

12-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/12-04-2014.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Hoje

Homenagem ao livro espírita

157 anos de O Livro dos Espíritos: 18-04-1857/ 18-04-2014

 

 

(recebido em email de Leopoldo Zanardi)

Ficheiro:Le Livre des Esprits 2.jpg

O Livro dos Espíritos  lançado em 18-04-1857

Imagem: internet

Estátua de Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) ao lado da Faculdade de Direito de Paris- Sorbonne

Em Paris Allan Kardec codificou o  Espiritismo. Foto Ismael Gobbo

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo, Óleo sobre tela por  Nair Camargo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo. Uma verdade acima da verdade

 

Roosevelt A. Tiago. Barra Bonita, SP

www.roosevelt.net.br

 

 

É difícil calcular um método didático para fazer com que uma verdade possa atender as necessidades de várias gerações e as variadas capacidades de entendimento.

Assim é o Evangelho estruturado por Allan Kardec, e que reflete uma grande  obra, que em verdade, é dos Espíritos.

Vemos em seu estudo, além da beleza de seu conteúdo, uma grandiosa forma de apresentação, onde os que pouco sabem, se confortam, vendo o que necessitam no texto, os que se dedicaram a estudar as bases da Doutrina Espírita com afinco e vontade, e por isso sabem mais, encontram questões que atendem as suas necessidades. Da mesma forma, os que muito sabem do Espiritismo (embora que em Mundo de Expiações e Provas, ninguém sabe muito), ou observam os problemas sociais com maior profundidade, absorvem respostas e apontamentos com a mesma grandeza de suas dúvidas e anseios.

Temos relatos que nos chegam, tendo a mediunidade como veículo, de que em esferas superiores, Espíritos prosseguem a estudar o Evangelho pela riqueza de suas informações, que lembramos, se apresentam na medida em que pode entender, aquele que se destina a estudá-lo.

 

Quanto mais adquirimos esse entendimento, mais temos que olhar com paciência e até caridade, para os companheiros que alimentam a ideia de que O Evangelho Segundo o Espiritismo estaria ultrapassado.

Somente a ignorância diante do que nos é grande demais, poderia justificar ideias contrárias a uma obra que apenas conhecemos na superficialidade. O Evangelho apenas estará superado, quando sua aplicabilidade for algo praticado por todos os integrantes que ele deve orientar.

No entanto, se uma obra possui a finalidade de promover transformações morais ao nosso planeta, podemos com relativa facilidade, perceber que muito ainda falta para que essa reforma se estabeleça, o que evidencia que a finalidade da obra está apenas no começo, mesmo com tantos benefícios já apresentados.

 

Quando lembramos das passagens registradas nas antigas escrituras, onde Jesus destacava seus discípulos ao trabalho de divulgação e implantação da Boa Nova, gera-nos a impressão de que eles foram privilegiados pela presença do Mestre, propiciando o chamado pessoal.

No entanto, por meio do Evangelho, Jesus prossegue a convocar as almas despertas para o mesmo trabalho. Assim como no passado, que Sua voz ecoava nos corações dos que estavam prontos para segui-lo, hoje o Evangelho é a sempre atual voz de Jesus.

No capítulo: Muitos os Chamados, Poucos os Escolhidos, item 12, lemos: “Quem quer que conheça os preceitos do Cristo e não os pratique, é certamente culpado (...)”, desta forma, o contato com as diretrizes apresentadas no Evangelho, devem provocar profundas transformações comportamentais, não permitindo que o homem siga sendo o mesmo.

Assim, Jesus chamou e prossegue chamando a muitos, e escolhendo os que apresentam maiores disponibilidade em servir, e servido, promovem em si mesmos, as modificações necessárias em sua estrutura moral.

  Como vemos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, é o caminho mais seguro para as aquisições da alma, e sua observação cuidadosa, uma necessidade constante.

Crer em uma vida feliz, sem a substituição dos valores medíocres e marcados pela inferioridade é ilusão.

O Evangelho é uma obra de primeira grandeza e que aguarda, pacientemente, que o homem desperte para a necessidade de sua aplicação. Seu conteúdo é de origem divina e que ofusca aos olhos que apenas concebem a materialidade.

Tudo o que acontece a nossa volta, tem como gênese a condição de adiantamento ou não do Espírito, que caminhando pela imortalidade, armazena experiências e aprende sempre, depurando-se e tendo como norte a perfeição relativa.

Com Jesus na condição de Governador do planeta, o Evangelho é o manual de conduta, que orienta a criatura humana sobre as regras, as leis e acima de tudo, sobre sua destinação.

Sem o Evangelho, nos faltaria a segurança com relação a estrutura da vida e sem a capacidade de entender, nem sequer poderíamos viver. Seríamos impulsionados a uma vida fútil e uma reencarnação quase estéril.

Na expressão de Jesus “Eu sou o caminho a verdade e a vida”, somos forçados a entender que o Evangelho traduz passo a passo esse caminho, essa verdade e que nos leva para a vida.

Hoje existem muitas obras Espíritas que auxiliam a caminhada do homem, porém, todas elas nasceram das verdades trazidas anteriormente pelo Evangelho, cujas ideias estão popularizadas de várias formas, aguardando que o homem lhe reconheça a grandeza e se felicite em aplicá-las.

 

Lembramos ainda que o Evangelho traça o perfil de Jesus, nele está contido as ideias, o comportamento e o caráter do Mestre. Estudar o Evangelho é aproximar-se do Cristo e reconhecê-lo com o próprio coração.

Nesta data, que levantamos homenagem aos cento e cinquenta anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, desejando que nossa adesão ao bem seja a manifestação de nossa gratidão, pois essa obra é prova da confiança de Jesus no futuro do homem.

 

Univeridade Jean Moulin, em Lião, França. Foto Ismael Gobbo

Em Lião nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), Codificador do Espiritismo,  aos 3 de outubro de 1804

Turista orando com a mão postada sobre o busto de Allan Kardec no Cemitério Pére Lachaise, em Paris, França.

Allan Kardec desencarnou em Paris  aos 31 de março de 1869.Foto Ismael Gobbo

O Evangelho Segundo o Espiritismo lançado em abril de 1864

Henri Heine (1797 – 1856)  está presente em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”,

dando instrução no capítulo XX, item 3, “Os últimos serão os primeiros”.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Heinrich_Heine.PNG

Marina (Port de l’Arsenal) com o “Boulevard de la Bastille”. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

O Espiritismo foi codificado por Allan Kardec em Paris.

Torre Saint-Jacques,  é um monumento em estilo gótico e  tudo o que restou  da  igreja de  Saint-Jacques-de-la-Boucherie

 (“da carnificina”) do século XVI, destruída durante a Revolução Francesa.  Paris, França.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Peça de teatro “Festival Viva Kardec” na AEVV destaca as obras básicas do Espiritismo. Araçatuba, SP

 

Acessar aqui:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Artigo da Superinteressante: “Os bastidores do Livro dos Espíritos”

e fotos de Paris do século XIX

 

Acesse aqui:

http://super.abril.com.br/religiao/bastidores-livro-espiritos-447680.shtml

 

 

FOTOS DE PARIS NO SÉCULO XIX

http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/curiosidades/veja-incriveis-fotografias-da-paris-do-seculo-xix#image17

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Soledade, RS

 

Soledade – 16 de abril de 2014

Saindo de Santa Cruz do Sul, pela manhã, Divaldo Franco foi visitar a construção que está sendo erguida na Rua Um, número 15, Loteamento Dona Carlota, no Bairro Faxinal, em Santa Cruz do Sul. A construção irá abrigar a Sociedade Espírita Francisco de Assis, que está sendo fundada, e o Educandário Thales Theisen, que funcionará no mesmo prédio da sociedade espírita.

Chegando à Soledade, Divaldo Franco foi entrevistado pelo jornal Folha de Soledade e pelas Rádios Cristal e Soledade, integrantes da Rede Líder de Rádios. À noite, no pavilhão três do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, Av. Júlio de Castilhos, 3743 – Bairro Expedicionário, Divaldo Franco foi recepcionado pelo Prefeito de Soledade Paulo Ricardo Cattaneo que ofereceu-lhe um presente. O Arauto de o Evangelho e da Paz, Divaldo descreveu a situação em que os homens viviam um pouco antes da chegada de Jesus e após esse notável evento. Jesus veio para demonstrar que o clímax do ser humano é alcançar a plenitude, afirmou.

Encantou o público estimado em duas mil pessoas, narrando as curas realizadas pelo doce e meigo Rabi Galileu, destacando a cura do paralítico Nathanael Ben Elias. A Doutrina de Jesus é toda amor e que a vida possui um significado, ou um sentido espiritual e que todo aquele que se esforça para ser melhor hoje do que foi ontem, trabalhando por controlar as suas tendências más, é um bom cristão, um verdadeiro espírita. De pé, o público lhe homenageou, agradecendo as belas mensagens-lições transmitidas.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Grupo de brasileiros espíritas

Budapeste, Hungria

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/1418189728433822/

 

 

(Com informações de Elsa Rossi, Londres, Reino Unido)

 

 

 

Boletim eletrônico da FEB

Brasília, DF

 

http://d-app.febnet.org.br/e/6784/179/32780/1c1eb

 

 

 

 

 

Programação do Memorial Cairbar Schutel na

12ª. Semana Nacional de Museus. Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Carrara - Casa Editora O Clarim [[email protected]])

 

 

 

XXXI  ENJE  - A Pedagogia do Amor. Com Sandra Borba

Leiria, Portugal

 

 

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

40ª. Feira Internacional do Livro de

Buenos Aires, Argentina

 

Confederación Espiritista Argentina

Si no puede visualizar el mensaje haga click acá

 

 

(Informação recebida em email de Confederación Espiritista Argentina [[email protected]]; em nome de; Confederación Espiritista Argentina [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Dr. Ary Soares Sobrinho no C.E. Casa de Emmanuel Itatiba, SP

 

 

DOMINGO - DIA 20 DE ABRIL ÀS 10h

 

 

PALESTRA COM DR. ARY SOARES SOBRINHO

 

TEMA: HÁ DOIS MIL ANOS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA CASA DE EMMANUEL

RUA LUIZ MOMENTEL, 366

BAIRRO CORINTINHA – ITATIBA-SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 

Evento no Centro Espírita Emmanuel vai abordar o tema Aborto

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação em email de [email protected]>  repassado  por Regina Bachega)

 

 

 

Prossegue a VI Jornada Comemorativa dos 157 anos da

Codificaçao Espírita 1857/2014. Rancharia, SP

 

O Centro Espírita “Joana D’Arc”, com apoio da U.S.E.-Intermunicipal de Rancharia, 

está realizando em ABRIL de 2014, a seguinte programação de palestras:

 

·       Dia 19, sábado, às 20 horas

Orador:  VALCI  SILVA  -  Tupã (SP)

Tema: “A Família, a sociedade e as drogas”

 

·       Dia 26, sábado, às 20 horas

Oradora: SÔNIA  STRABELLI  SAMEZZO - Presidente Prudente (SP)

 

*****

Compareça!  Participe! 

As palestras serão realizadas na sede do

Centro Espírita “Joana D’Arc”

Rua Allan Kardec, 828 – Rancharia (SP)

 

Imagem inline 1

 Rancharia – SP  

 

Imagem inline 2

 Rancharia - SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Sebastião Camargo no C.E. Paz e Felicidade

Valparaiso, SP

 

No  próximo dia 22/04/2014,  às 20:00 hs acontecerá palestra com o orador  Sebastião Camargo no Centro Espírita Paz e Felicidade, situado à rua. Kunihiki Ariki nº 449, no centro de Valparaiso, SP.  

 

Sebastião Camargo

Imagem internet

 

(Informações recebidas em email de Marilu Nogueira, [email protected])

 

 

 

Almoço italiano do Centro Espírita O Bom Pastor

São Bernardo do Campo, SP

 

O Centro Espírita "O BOM PASTOR" convida,

       Tarefeiros, Amigos, Frequentadores, para mais um agradável almoço:

        

               Aguardamos a presença de todos.

               

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

O Livro Divino

 

Escrito por Espírito: Castro Alves/Médium: Francisco Cândido Xavier   

 

Gemia a Terra humilhada;

A noite do cativeiro

Dominava o mundo inteiro

Sob o carro da opressão;

Como mandíbulas vorazes

De loba que se subleva,

Roma, encharcada de treva,

Estendia a escravidão.

Entre as águias poderosas,

Jazia Atenas vencida,

Carpia Cartago a vida

Ligada a grilhão cruel.

Na Capadócia, na Trácia,

Na Mauritânia e no Egito,

O povo chorava aflito,

Tragando cicuta e fel.

O frio invadira os templos,

Nem mais Eros de olhar brando,

Nem bela Afrodite amando,

Nem Apolo encantador;

O Olimpo dormira em sombra,

Cessara a graça de Elêusis,

Não surgiam outros deuses,

Que não fossem do terror.

Mas quando o mal atingira

O apogeu da indiferença,

Disse Deus na altura imensa:

“Faça-se agora mais luz!”

E um livro desceu brilhando,

Para a História envilecida:

Era o Evangelho da Vida,

Sob as lições de Jesus.

Tremeram dourados sólios,

O orgulho caiu de rastros;

Arcanjos vinham dos astros

Em cânticos de louvor.

Mas ao invés da vingança,

Contra o ódio, contra a guerra,

O livro pedia à Terra:

Bondade, perdão e amor...

Começara o novo Reino...

Horizontes infinitos

Descerraram-se aos aflitos,

Perdidos nos escarcéus;

Os fracos e os desditosos,

Os tristes e os deserdados,

Contemplaram deslumbrados,

Novos mundos, novos céus.

Desde então a Humanidade

Trabalha, cresce, porfia,

Ao clarão do novo dia,

Por escalar outros sóis;

E a mensagem continua,

Em sublimes resplendores,

Formando Renovadores,

Artistas, Santos e Heróis.

Espíritas, companheiros

Da grande Luz Restaurada,

Tracemos a nossa estrada,

Na glória do amor cristão;

E servindo, alegremente,

Na luta, na dor, na prova,

Busquemos na Boa-Nova

O Livro da Redenção.

 

(Copiado do site http://www.correiofraterno.com.br/nossas-secoes/101-arte-em-versos/799-o-livro-divino)

Divino Pastor. Trabalho em computador  por Marisa Cajado, Guarujá, SP

Bet She’an    é  um dos mais importantes sítios arqueológicos em território israelita. É a antiga Citópolis, da

Decápolis  helenista (dez cidades gregas).  Jesus pregou seu Evangelho pela região.  Foto Ismael Gobbo

Castro Alves 14/03/1847 – 06-07-1871

Figura de   Castro Alves  em placa  de bronze ao lado  da de  Paulo Eiró,  lembrados na

comemoração   do 1º. centenário de morte de ambos (1871- 1971).  A placa encontra-se

exposta no  saguão de  ingresso da   Faculdade  de  Direito do Largo  de São  Francisco,

em  São Paulo.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

A mensagem cristã

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Roteiro. Lição nº 13. Página 59.

 

Não se reveste o ensinamento de Jesus de quaisquer fórmulas complicadas.

Guardando embora o devido respeito a todas as escolas de revelação da fé com os seus colégios iniciáticos, notamos que o Senhor desce da Altura, a fim de libertar o templo do coração humano para a sublimidade do amor e da luz, através da fraternidade, do amor e do conhecimento.

Para isso, o Mestre não exige que os homens se façam heróis ou santos de um dia para o outro.

Não pede que os seguidores pratiquem milagres, nem lhes reclama o impossível.

Dirige-se a palavra d'Ele à vida comum, aos campos mais simples do sentimento, à luta vulgar e às experiências de cada dia.

Contrariamente a todos os mentores da Humanidade, que viviam, até então, entre mistérios religiosos e dominações políticas, convive com a massa popular, convidando as criaturas a levantarem o santuário do Senhor nos próprios corações.

- Ama a Deus, Nosso Pai - ensinava Ele, com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todo o teu entendimento.

- Ama o próximo como a ti mesmo.

- Perdoa ao companheiro quantas vezes se fizerem necessárias.

- Empresta sem aguardar retribuição.

- Ora pelos que te perseguem e caluniam.

- Ajuda aos adversários.

- Não condenes para que não sejas condenado.

- A quem te pedir a capa cede igualmente a túnica.

- Se alguém te solicita a jornada de mil passos, segue com ele dois mil.

- Não procures o primeiro lugar nas assembléias, para que a vaidade não te tente o coração.

- Quem se humilha será exaltado.

- Ao que te bater numa face, oferece também a outra.

- Bendize aquele que te amaldiçoa.

- Liberta e serás libertado.

- Dá e receberás.

- Sê misericordioso.

- Faze o bem ao que te odeia.

- Qualquer que perder a sua vida, por amor ao apostolado da redenção, ganhá-la-á mais perfeita, na glória da eternidade.

- Resplandeça a tua luz.

- Tem bom ânimo.

- Deixa aos mortos o cuidado de enterrar os seus mortos.

- Se pretendes encontrar-me na luz da ressurreição, nega a ti mesmo, alegra-te sob o peso da cruz dos próprios deveres e segue-me os passos no calvário de suor e sacrifício que precede os júbilos da aurora divina!

E, diante desses apelos, gradativamente, há vinte séculos, calam-se as vozes que mandam revidar e ferir!...

E a palavra do Cristo, acima de editos e espadas, decretos e encíclicas, sobe sempre e cresce cada vez mais, na acústica do mundo, preparando os homens e a vida para a Soberania do Amor Universal. 

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão da Montanha. Óleo sobre tela de Carl Bloch.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]