Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda feira, 11 agosto de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/11-08-2014.htm 

 

Ou no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

A partir do dia 8/8/2014, e como teste, estamos enviando o NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA através de email marketing sem colar o boletim no corpo do email. Apenas estamos informando o link que, clicado, abre todas as informações e fotos. Esse sistema torna o arquivo mais leve sem sobrecarregar as caixas de entrada de emails. Pedimos nos dar retorno se o está recebendo com regularidade. Enviamos o boletim de noticias de segunda a sábado. Se tiver problemas no recebimento veja todos os boletins nos links acima informados. Grato. Ismael Gobbo.

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

09-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/09-08-2014.htm 

08-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/08-08-2014.htm 

07-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/07-08-2014.htm 

06-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/06-08-2014.htm  

05-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/05-08-2014.htm 

 

 

 

Ser pai

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

Ser pai é ser especial. É, na masculinidade, guardar doçura.

É ser homem e ser afetuoso.

Ser pai é, sendo administrador, administrar tão bem o tempo, que nunca faltem minutos para atender o telefonema do filho, com atenção. Um telefonema que fale do entusiasmo dele por ter conseguido fazer um gol para o seu time, na escola.

Ser pai é não se afogar no mar dos negócios, mesmo que na sua qualidade de executivo, muitas sejam as horas que a profissão lhe exija.

É, sendo lavrador, preparar a terra do coração do filho para receber as sementes do bem, regando-as todos os dias com o seu carinho, demonstrando, na prática, que nenhuma tarefa é mais importante do que a que tenha a ver com os sentimentos das criaturas.

Ser pai é, sendo músico, ter sensibilidade suficiente para colocar, no pentagrama da vida do seu filho, as mais sublimes notas da compreensão, da tolerância e do amor.

Sendo poeta, escrever as mais belas rimas da ternura com os versos simples do companheirismo e da alegria.

Ser pai é, na qualidade de mecânico hábil, estar apto a consertar os estragos que alheias ideias possam estabelecer na estrutura delicada do caráter do seu filho. É saber utilizar com maestria as ferramentas de precisão, aferindo oportunidade e valores para as lições que o conduzirão na vida.

Ser pai é, como escultor habilidoso, esculpir formas mais primorosas no caráter do filho.

Como instrutor, ministrar-lhe as lições da sua experiência pessoal, e falar-lhe das lições imortais da vida maior.

Ser pai é,  sendo motorista, não esquecer de que deve dirigir a vida do seu filho para a rota segura do dever, a fim de o transformar em um cidadão honrado e um homem de bem.

Ser pai é, sendo magistrado, saber julgar com imparcialidade as traquinagens do seu rebento, analisando todos os fatos e dispondo-se a ouvir todas as partes envolvidas, a fim de sentenciar com justiça.

Ser pai é, sendo médico, ter a notabilidade de um cirurgião para, no tempo certo, realizar a cirurgia de profundidade, descobrindo nas entranhas do Espírito, as tendências do filho e as trabalhar, burilando-as.

Ser pai é, sendo enfermeiro, não esquecer de colocar curativos nos machucados do joelho, do cotovelo e providenciar medicamento apropriado para coração partido pela dor da primeira desilusão de amor.

Ser pai é, sendo ator, deixar de brilhar tanto nos palcos do mundo para se apresentar à restrita plateia de um garoto que o espera, todos os dias, para assistir a sua encenação da mais bela peça teatral, a da paternidade.

Ser pai é, sendo cantor, modular a voz e criar canções de ninar para embalar o filho cansado das brincadeiras do dia.

Ser pai é, sendo desportista, ter braços rijos para suspender o filho com firmeza, abraçá-lo com vigor e lhe segredar ao coração: Te amo muito.

*   *   *

Existem homens que almejam missões surpreendentes. Existem outros que sonham com conquistas extraordinárias.

Existem os que planejam ter sobre si os olhos do mundo.

No entanto, a missão mais surpreendente, a conquista mais extraordinária é a da paternidade responsável.

E o olhar mais importante é de um pequeno que  espera, ao final do dia, na porta de casa e sorri, e corre e grita ao te descobrir o vulto alto e forte: Oi, papi, que bom que você chegou.

 

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 19, ed. FEP.
Em 9.8.2014.

 

Divaldo Pereira Franco, à esquerda, e Nilson de S. Pereira (já desencarnado)

com filhos e filhas do  coração na Mansão do Caminho, em Salvador,  BA.  

 

 

No aprimoramento

 

No aperfeiçoamento do corpo espiritual, além do primitivismo de certas almas que jazem, longo tempo, entorpecidas após a morte física, observamos, ainda, o quadro das mentes evolvidas intelectualmente, mas submersas nas densas vibrações decorrentes de compromissos escuros.

Não permanecem no regime da inércia, em sono larval; entretanto, agitam-se nos desvarios da loucura.

Criam imagens que vivem e se movimentam na intimidade delas próprias, por tempo indeterminado, cuja duração varia com a força do impulso de suas paixões.

Carregam consigo os dramas intensos de que se fizeram autoras.

Encarnada na Terra, a inteligência vive entre as provocações da esfera carnal e as sugestões silenciosas da mente. Quanto mais intelectualizada a criatura, mais profundamente respira no plano das idéias, influenciando e sendo influenciada.

Geralmente, porém, o homem desequilibra os próprios sentimentos, inclinando-se, em maior ou menor percentagem, para o afastamento das leis com as quais se deve nortear. Atravessa os caminhos humanos, ganhando pouco e quase sempre perdendo muito, dentro de si mesmo, obscurecendo-se nas pesadas sombras dos pensamentos inquietantes que produz para o consumo de suas necessidades mentais.

Assim é que a desencarnação não lhes modifica o campo íntimo.

Encasulada no círculo vibratório das criações que lhe dizem respeito, a alma sofre naturais inibições, ante a paisagem da vida gloriosa. Não possui ainda órgão de percepção para sintonizar-se com os espetáculos deslumbrantes da imensidade, encarcerada, qual se encontra, entre as paredes estranhas das concepções obscuras e estreitas em que se agita.

Como a lâmpada vive no seio das próprias irradiações, imitindo luz que é também matéria sutil, a alma permanece no seio das criações que lhe são peculiares, prendendo-se à paisagem em que prevaleçam as forças e desejos que lhe são afins, porque o pensamento é também substância rarefeita, matéria dentro de expressões inabordáveis até agora pelas investigações terrestres.

Podendo alimentar-se, por tempo indefinível, das emanações dos próprios desejos, entidades existem que estacionam, durante muitos anos, dentro dos quadros emocionais em que se comprazem, atrasando a marcha evolutiva, até que reencarnam na recapitulação das experiências em que faliram, retomando o serviço de purificação interior para a sublimação de si mesmas.

Desse modo, somos defrontados por dolorosos fenômenos congeniais.

Suicidas recomeçam a luta física, no círculo de moléstias ingratas, e criminosos reaparecem no berço, com deploráveis mutilações e defeitos; alcoólatras regressam à existência, em companhia de pais que se sintonizam com eles e grandes delinquentes reencetam a viagem do aprimoramento moral, na esfera de provas temíveis, quais sejam as de enfermidades indefiníveis e de aflições dificilmente remediáveis.

No extenso e abençoado viveiro de almas que é o mundo, pouco a pouco, de século a século e de milênio a milênio, usando variados corpos e diversas posições no campo das formas, nosso espírito constrói lentamente, para o próprio uso, o veículo acrisolado e divino, com que o Senhor nos reserva em plena imortalidade vitoriosa.

Do Livro: Roteiro, Médium: Francisco Cândido Xavier. pelo Espírito

 

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Cemitério de Paranapiacaba, distrito de Santo André, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

IX Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade

Lisboa, Portugal

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Palestras com Geraldo Lemos Neto

Joinville e Barra Velha, SC

 

 

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto e de Jhon H. Marques)

 

 

AME-Santos: Jornada Saúde e Espiritualidade

Santos, SP

 

Release – Jornada “Saúde e Espiritualidade”                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 

A Associação Médico Espírita de Santos (AME-Santos) promove, no dia 30 de agosto, sábado, a partir das 8h, a X Jornada “Saúde e Espiritualidade 2014", na Universidade Santa Cecília. Na ocasião, os palestrantes discorrem sobre temas atuais na área da ciência e saúde, enfatizando a visão espiritual do câncer, aspectos imunológicos e oncologia, a importância do pensamento para a saúde integral, a terapia do perdão e aspectos da mediunidade na saúde.

              Dentre os palestrantes estão Dr. Décio Iandoli Jr, cirurgião, autor de livros e também presidente da Associação Médico Espírita de Mato Grosso do Sul (MS); dra. Luciana Galvão, imunologista e presidente da AME-ABC (SP); dra. Elisa Pacheco, bioquímica e membro da AME-ABC (SP) e dr. Ricardo Sallum, otorrinolaringologista e vice-presidente da AME-Santos (SP).

      As inscrições serão realizadas apenas no dia e no local do evento, a partir das 8h.

 

Mais informações pelo email: [email protected] // Facebook: AME-Santos // Twitter: ame_santos

Blog: www.amesantos.blogspot.com.

 

Jornada: "Saúde e Espiritualidade 2014"

Data: 30 de agosto de 2013 (sábado)

Horário: 8h – 17h

Local: Universidade Santa Cecília

           Rua Cesário Mota, 8 – Bloco E – 4 ºandar (anfiteatro)

      Boqueirão – Santos

Investimento: R$ 30,00

 

(Informação recebida em emails de Giovana Campos e de Rose Moliterno)

 

 

Notícias do “Light and Peace”

Adelaide, Austrália

 

Olá,

 

Dia dos Pais, espírita

 

A vida na Terra é um projeto educacional, onde a lei divina dá ao Espírito a oportunidade do renascimento junto a seres que têm condições de ajudá-lo a realizar seu aprimoramento. Recebe ele, para isso, um organismo físico apropriado às experiências que necessita atravessar e um grupo familiar inserido num meio material e social com características que o estimularão a exercitar as capacidades e os sentimentos que veio treinar.
 

Os pais cumprem o papel de protegê-lo em sua fragilidade dos primeiros anos e de despertar sua consciência para o amor ao bem e à verdade: isto é o que brota claramente dos livros da Codificação.


Contudo, não estão os pais sozinhos diante de um desafio tão complexo.

 

Contam na Terra com a família, com os professores, com especialistas de muitas áreas, com ótimas publicações (livros, revistas e websites), além da indispensável inspiração dos Amigos Espirituais e dos Anjos Guardiões. A prece e o recolhimento são instrumentos ao seu alcance a qualquer momento. Embora grande seja a sua responsabilidade, muitas são as portas a se bater em busca de auxílio. 

 

Por Rita Foelker - Fundação Espírita André Luiz

 

Próximas Palestras

11.08.14 Tema: Encontrando a Felicidade. Palestrante: Bárbara Vieira.
18.08.14 Tema: Família, um Grande Tesouro. Palestrante: João Carlos, Tico

Participe!
 

Equipe da Light and Peace

www.lightandpeace.org

 

 

Informes sobre o Encontro Anual Cairbar Schutel 2014

Araraquara, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Orson Peter Carrara)

 

 

Palestra com Plínio B. Penteado Jr. no C.E. Irmã Nice

São Paulo, SP

 


(Informações recebidas em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

Encontro Espírita vai abordar Vida e Obra de Bezerra de Menezes. Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espirita Bezerra de Menezes [[email protected]])

 

 

Programação de palestras espíritas

Rio de Janeiro, RJ

 

CONVITE PARA AS PRÓXIMAS PALESTRAS:

DIA:

13/08/2014 ÁS 20 HORAS

LOCAL:

CENTRO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO

(TRAVESSA CONFIANÇA, 91 LARGO DO BICÃO – VILA DA PENHA/RJ).

TEMA:

“BEM-AVENTURADO OS POBRES DE ESPÍRITO”

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

DIA:

14/08/2014 ÁS 19h30min.

LOCAL:

GRUPO ESPÍRITA MARIA VAZ

(RUA IRAPUÁ, 30 – PENHA CIRCULAR/RJ).

TEMA:

LIVRE

EXPOSITOR:

WALDENIR CRUZ

(PSICÓLOGO E PROGRAMADOR DA RÁDIO RIO DE JANEIRO).

DIA:

20/08/2014 ÁS 15 HORAS

LOCAL:

NÚCLEO ESPÍRITA JOSÉ O CARPINTEIRO

(RUA DA JUSTIÇA, 83 – VILA DA PENHA/RJ).

TEMA:

“QUAL A ESCOLHA CERTA A FAZER”?

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

DIA:

21/08/2014 ÁS 19h30min.

LOCAL:

GRUPO ESPÍRITA MARIA VAZ

(RUA IRAPUÁ, 306 – PENHA CIRCULAR/RJ).

TEMA:

“DIÁLOGO COM AS SOMBRAS”

EXPOSITORES:

JORGE SIMÕES E WANDERLEY A. ALVES

DIA:

23/08/2014 ÁS 14h30min.

LOCAL:

GRUPO ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS

(RUA LICÍNIO BARCELOS, 168 – IRAJÁ/RJ).

TEMA:

“NOS BASTIDORES DE UMA REUNIÃO ESPÍRITA”

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

DIA:

30/08/2014 ÁS 17 HORAS

LOCAL:

CENTRO ESPÍRITA EMMANUEL

(RUA CONDE DE AGROLONGO, 1.199 – PENHA/RJ).

TEMA:

“MEMÓRIAS DE EMMANUEL”

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALES

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

Palestra com Sebastião Camargo

Santa Isabel, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Raymundo Espelho e de Carlos Monteoliva)

 

 

Fórum ASEB 2014: Educação sob o foco espírita

Casimiro de Abreu, RJ  

 

(Informações recebidas em emails de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

Palestra pública no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

OPTIMISMO À LUZ DO ESPIRITISMO

Na sexta-feira, dia 15 de agosto de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema OPTIMISMO À LUZ DO ESPIRITISMO.

É do senso comum que as pessoas optimistas vivem melhor, mais felizes, mas qual é a explicação espírita para esse facto? Será abordado o tema à luz do espiritismo.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.


As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 

Fonte: CCE (C. Rainha

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis)

 

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

 

ANTONIO  TADEU  MINGHIN.

 

DA CIDADE DE

PENÁPOLIS.

 

Fará  nesta quarta-feira dia 13-08-2014

Às  20,00  horas

Tema:

"  ANIMAIS  NA  VISÃO  ESPIRITA "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Teatro: Encontros impossíveis com Renato Prieto

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Jorge Rezala e de Regina Bachega)

 

 

Site: A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

Boletim do C.E. Ismênia de Jesus

Santos, SP

 

Acesse:

http://www.ismeniadejesus.org.br/ceij/boletins/Boletim_257_bim.pdf

base_email_77.jpg

 

 

 

 

Boletim eletrônico da AME- Brasil

Agosto/2014

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/agosto_2014.html

 

 

(Com colaboração de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Programação da Rádio CEAC

Bauru, SP

 

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 11-08 a 17-08-page-001

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 11-08 a 17-08-page-002

Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails entre em contato através do [email protected].

icone_facebookimages 12-icone-youtube

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse: www.oconsolador.com.br

 

 

 

SEEDE- Almoço de Primavera

Florianópolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Professores gratuitos

 

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Marcas do Caminho. Lição nº 25. Página 82.

Mensagem recebida no Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo em 13.04.1953.

 

Todas as aquisições guardam o preço que lhe correspondem.

Enquanto na Terra, permutamos sempre em determinados valores, certas utilidades de que a nossa vida carece.

Compramos o livro que nos ensina, pagamos o ingresso ao parque de diversões, adquirimos o comprimido para a dor de cabeça.

Somos devedores, nas escolas, nos bancos, nos armazéns e nas farmácias.

Por toda parte os recursos ordinários da alimentação e do vestuário exigem nosso esforço na capacidade de alcançá-los.

Em todos os lugares, os instrutores competentes, nessa ou naquela matéria cultural em que iniciamos a inteligência, reclamam honorários justos.

Pagamos cada dia, ensinamentos, suprimentos, dívidas e prestações.

E, para isso, compete-nos trabalhar infatigavelmente usando o suor, a humildade, a diligência, a iniciativa, a coragem e a renunciação.

Entretanto, há uma classe de orientadores que nos trazem os talentos da virtude, sem exigir pagamento.

Lecionam paciência e bondade, tolerância e perdão.

Ajudam-nos a edificar o santuário da fé e induzem-nos à vigilância sobre nós mesmos.

Amparam-nos, à distância, com os raios de sua força, mantendo-nos em posição de alerta, no desempenho de nossos deveres.

Constrangem-nos a meditar em nossas próprias necessidades de melhoria íntima e conduzem-nos sem perceber a valiosas experiências de renovação interior.

Esses professores gratuitos são os Nossos Adversários.

São realmente Aqueles que ainda não nos podem compreender e guiam-nos, por isso mesmo, à perseverança no bem ou aqueles que ainda não conseguimos entender e, por isso mesmo, nos conduzem à desistência do mal.

“Amai aos vossos inimigos” – disse o Mestre.

E repetiremos por nossa vez: - Amemos Aqueles que nos contrariam, aproveitando a oportunidade que nos oferecem ao auto-aperfeiçoamento e, sem ônus do ouro e sem o sacrifício do suor, alcançaremos por intermédio Deles, sublimes talentos espirituais para a vida eterna.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cerejeira em flor. Parque do Carmo, São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]