Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta feira, 15 agosto de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/15-08-2014.htm 

 

Ou no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

A partir do dia 8/8/2014, e como teste, estamos enviando o NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA através de email marketing sem colar o boletim no corpo do email. Apenas estamos informando o link que, clicado, abre todas as informações e fotos. Esse sistema torna o arquivo mais leve sem sobrecarregar as caixas de entrada de emails. Pedimos nos dar retorno se o está recebendo com regularidade. Enviamos o boletim de noticias de segunda a sábado. Se tiver problemas no recebimento veja todos os boletins nos links acima informados. Grato. Ismael Gobbo.

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

14-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/14-08-2014.htm 

13-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/13-08-2014.htm 

12-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/12-08-2014.htm 

11-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/11-08-2014.htm 

09-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/09-08-2014.htm 

 

 

 

O Vintém

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Dinheiro. Lição nº 16. Página 89.

 

O grande e luminoso Templo da vida permanece de portas descerradas...

É o mundo vasto...

É a Terra prodigiosa de bênçãos e dons, ostentando cidades que são templos do progresso, campos que são áreas de luz, fontes que representam vasos de água viva, flores que constituem adornos espalhados no Planeta, em que nossas almas se movimentam nas sendas da evolução.

No orbe imenso, há quem ofereça ao progresso e ao aperfeiçoamento da Humanidade as grandes missões da fé religiosa, da política administrativa, da ciência e da filosofia, nos fulgores intelectuais da cultura e da inteligência; há quem ofereça ao aprimoramento do amor a graça do lar, o carinho afetivo, o brilho da arte e a grandeza do sentimento burilado em obras de benemerência e ternura, que fixam novos capítulos à elevação da vida.

Não podemos, no entanto, olvidar a excelsitude da colaboração aparentemente pequenina daqueles corações dilacerados, aflitos e anônimos, que trazem ao bem da comunidade o singelo concurso de que podem dispor.

É o sorriso de compreensão e de estímulo ao companheiro desconhecido.

É a palavra oportuna que soergue o bom ânimo de um amigo arrojado ao desalento.

É a bondade oculta que auxilia sem exigir compensação.

É a benção do concurso fraterno que apaga o fogo da maledicência.

É a dádiva fraterna da amizade sem egoísmo.

É a oferta do coração que ampara sem ruído.

Temos sempre nessas admiráveis contribuições o precioso Vintém do Amor e se cada um de nós dispender um só de semelhantes Vinténs, em cada dia da vida, estejamos convencidos de que, dentro em breve, teremos amontoado para a nossa felicidade um tesouro infinito na Espiritualidade Maio

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Flores em sitio arqueológico de Cesaréia, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Pistoleiros do além

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

Em bairro distante, na confluência de duas ruas, moram quatro famílias, uma em cada esquina. O mora­dor de uma das casas sai certa manhã e depara com vela acesa e uma garrafa de aguardente.

– Ah! Esse povo não tem mais o que inventar em suas práticas religiosas. É coisa de brasileiro mesmo! – co­menta com seus botões.

Despreocupado, toma seu automóvel e segue para o trabalho.

Sai o segundo morador. Vê os objetos e arrepia-
se: – Meu Deus! Um despacho! Alguém querendo prejudicar-me!

Afasta-se rapidamente a benzer-se, sem afastar de seu coração a angústia e o medo, que o perseguirão pelo resto do dia, culminando com palpitações e incômodas dores no peito.

O terceiro morador olha desconfiado para o “des­pacho”. Retorna à residência. Vai ao quarto dos fundos, põe a queimar incenso e repete várias vezes uma reza. Depois, mais tranquilo, parte para a atividade profissio­nal.

O quarto morador, tão apavorado quanto o segun­do, decide ausentar-se para evitar problemas. Ante a es­posa surpresa, proclama que anteciparão o fim de sema­na, efetuando protelado passeio. Em poucos minutos improvisam a saída rápida.

À noite, longe dali, um devoto agradece ao seu pro­tetor espiritual a dádiva recebida. Conseguira o emprego desejado, após cumprir fielmente a instrução de deixar uma garrafa de pinga com vela acesa numa encruzilha­da.

O despacho não fazia parte de nenhum sortilégio para prejudicar os moradores, mas cada um reagiu se­gundo suas concepções:

O primeiro, racionalmente, considerou que não significava nada para ele, permanecendo impassível. O segundo desequilibrou-se pelo medo. Ficou até doente e ninguém lhe tiraria da cabeça a ideia de que fora vítima de um mal encomendado. O terceiro, por segurança, preveniu-se com práticas ritualísticas. O quarto, apavorado, assumiu uma postura de fuga.

A história demonstra que nossa maneira de ser, de encarar os acontecimentos, de reagir em face das cir­cunstâncias, tem uma influência decisiva em nossa esta­bilidade física e psíquica.

Somos o que pensamos. Pessoas que cultivam su­perstições, medos, fobias, que se apavoram pela perspec­tiva de sofrerem influências espirituais, fatalmente envolvem-se em desajustes e perturbações. Com muita facilidade julgam-se vítimas de perseguições e males ine­xistentes.

Se desejamos estabilidade íntima, equilíbrio inte­rior, é preciso que nos habituemos a encarar os aconteci­mentos de forma objetiva e racional, sem nos deixarmos imbuir de fantasias.

Naturalmente há algumas indagações a respeito:

– E se a vela e a pinga representassem uma espécie de indução para atrair Espíritos com a tarefa de perseguir um dos moradores da casa? Existe essa possibilidade? O que aconteceria?

Poderíamos responder com outra pergunta:

– É possível contratar um pistoleiro para atirar em alguém?

A resposta, evidentemente, é afirmativa. Principal­mente nas regiões agrestes há pessoas que têm o hábito infeliz de resolver suas pendências dessa forma. Ora, se há aqueles que se dispõem a ser instrumen­tos do mal na Terra, o mesmo ocorre na Espiritualidade. E nem é preciso procurar um intermediário, um médium para a contratação. Basta que tenhamos ódio de alguém, que lhe desejemos alguma desgraça e não será difícil atrair Espíritos dispostos a colaborar conosco, autênticos pistoleiros do Além, que usarão as balas da discórdia, do desentendimento, do vício, da aflição, do desajuste, para ferir nossos desafetos.

O problema é que se nos envolvermos com eles não poderemos dispensá-los depois, porquanto o preço que cobram é muito alto: o domínio sobre nossa vida, explorando-nos as mazelas. É como se vendêssemos a alma ao diabo.

Naturalmente trata-se de uma imagem mitológica, porquanto o diabo, como força que se contrapõe eterna­mente a Deus, não existe. Diabos somos todos nós, quando nos transviamos do Bem, quando cultivamos o mal, habilitando-nos a sofrimentos mil, porque é assim que o Criador transforma os diabos em anjos.

Ainda que existam os pistoleiros do Além, tacitamente contratados por alguém que gostaria de nos ver sofrendo, é preciso lembrar um sugestivo ditado popu­lar: Praga de urubu não mata cavalo gordo.

As influências nocivas nos atingem apenas na medi­da em que não tenhamos defesas espirituais formadas por um comportamento equilibrado e virtuoso.

Há um detalhe fundamental: os Espíritos inferiores não produzem o mal em nós. Apenas fermentam o mal que existe.

Os sortilégios das sombras não geram o adultério. Simplesmente exploram, num dos cônjuges, a tendência à infidelidade.

Nenhum perseguidor espiritual precipitará na angústia um coração sintonizado com o otimismo e a alegria de viver.

Ninguém nos incompatibilizará com o semelhante se cultivarmos a compreensão e a tolerância.

Muitos desejam o chamado corpo fechado, ten­tando sobrepor-se a atentados à sua integridade física e espiritual com práticas ritualísticas, como quem preten­de trancar-se numa fortaleza. Pode até funcionar, embo­ra precariamente, na medida em que o interessado acre­dite nisso, apoiando-se em sua convicção.

Ressalte-se, todavia, que tais recursos configuram mero escoramento para uma casa mal construída, mal conservada, erguida em solo instável.

A melhor maneira de nos sobrepormos à influência do mal será sempre o empenho por eliminá-lo de nós mesmos, como se nos abrigássemos numa construção nova, mais sólida, resistente às intempéries - aquela casa a que se referia Jesus, edificada na rocha inabalável de seus ensinamentos.

 

Diversos objetos de culto do Antigo Egito. Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

Comemoração dos 112 anos da Federação Espírita do Paraná

Curitiba, PR

 

112 anos da Federação Espirita do Paraná

 

Você é nosso convidado para as comemorações de 112 anos da

Federação Espírita do Paraná, no dia 23 de agosto, sábado, às

20h.

 

Na oportunidade, será lançado o CD Momento Espírita, v. 26, com

MOMENTO ESPÍRITA AO VIVO.

 

Sua presença abrilhantará o evento.

 

Contamos com sua presença.

 

(Informação recebida em email de momento espirita [[email protected]])

Copiado do site Feparana

 

 

Palestra comemorativa AME- Bahia

Salvador, BA

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra na U.E. Paschoal Grossi com Carlos A. Abranches

Araraquara, SP

 

Amigos muita paz!!! Nesta sexta feira dia 15/08 às 20h, estaremos recebendo na União Espirita Paschoal Grossi de Araraquara o palestrante Carlos Augusto Abranches e gostaríamos de convidá-los a estarem conosco.

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore)

 

 

Encontro Estadual de Mediunidade

São Paulo, SP

 

União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

convida os dirigentes e trabalhadores de instituições espíritas para o

 Encontro estadual sobre atividade Mediúnica

 Vem aí nosso Encontro estadual sobre mediunidade! Presença confirmada do professor universitário, escritor, expositor e trabalhador da Doutrina Espírita Waldehir Bezerra de Almeida com seu mais recente lançamento: A Complexidade da Prática Mediúnica editado e lançado pela FEB em 02/8/2014. Dia 17/8/2014, das 9 às 12 horas, na rua Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana, Sp/SP, na rua do metrô Santana. O prof. Waldehir autografará o seu livro e participará do encontro estadual sobre atividade mediúnica. Nos vemos lá!

Fazer inscrição pelo e-mail: [email protected] em virtude da secretária da USE encontrar-se de férias. Se não de tempo de se inscrever poderá ir direto no evento pois há espaço no auditório da USE.

 Veja o carta abaixo com a programação. Esperarmos por você!

 

(Informação em emails de Julia Nezu; de Regina Bachega  e da Use Taubaté)

 

 

36ª. Semana Espírita de

Feira de Santana, BA

 

(Informação recebida em emails de Edward Cobem 3 [[email protected]] e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Seminário: “O que é a Evangelização de Espíritos”

Cubatão, SP

 

(Informação recebida em email de Claudete [[email protected]])

 

 

Cine Debate em defesa da vida

Niterói, RJ

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Prossegue o 40º. Mês Espírita de

Adamantina, SP

 

Palestra com o orador

​​

Donizete Pinheiro da Silveira (Marília/SP)

 

Dia 

16 de agosto, sábado, às 20 horas

 

Tema: “Pra Ser Feliz”

 

Local: Ave Cristo - Centro de Aprendizagem e Vivência Espírita

 

Av. Cap. José Antonio de Oliveira, 151 - Centro - Adamantina / SP

 

     

Donizete Pinheiro da Silveira

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Programa Doutrinário com Ercília Zilli

São Paulo, SP

 

evento_ercilia_r_preto_08.2014.jpg

(Informação recebida em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

Eventos espíritas programados para

Araruama, RJ

 

 

(Informação recebida em email de AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

Margareth Áquila no CEAC

Bauru, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

VI Congresso Espírita de

Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

105ª. Noite da Fraternidade

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

Palestras programadas com Audax Dias Ribeiro

Bataguassu, Nova Andradina e Batayporã, MS

 

(Informações recebidas em email de URE- Nova Andradina [[email protected]])

 

 

Próximas palestras no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

12ª. Mostra brasileira de teatro transcendental

Fortaleza, CE

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=DJ10OVjiMJM&hd=1

 

(Informação recebida em email de Estação da Luz [[email protected]])

 

Leia o boletim SEI de agosto/2014

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=443

 

 

 

Jornal Espírita de Uberaba

Uberaba, MG

 

Acesse a edição no. 95 aqui

http://issuu.com/jornalespiritadeuberaba/docs/jornal_esp__rita_de_uberaba_n___95

 

 

 

Boletim do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acessar aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=252e8346-d133-43f5-a70f-51b317a23474&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

Festa das Crianças. C.E. Fraternidade de Luz

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Wania Sacramento [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Disciplina

 

        Em toda a Criação vibra a mensagem paternal da ordem divina.

       Quando há desrespeito na ordem, campeia a tormenta e o desequilíbrio.

       A ordem é ímã da disciplina, que sustenta a produção e inspira o progresso.

       Em ti mesmo, a reencarnação significa escola de iluminação, mas também cárcere

      disciplinar, para que adquiras recursos e valores que te deem liberdade e ascensão.

       Necessitas metodizar o receber, tanto quanto disciplinar o dar.

       Disciplina é o conjunto de deveres nascidos da ordem imposta ou consentida.

       A felicidade do homem decorre da disciplina que este se impõe, como seja:

       Educação da vontade e correção nos atos;

       Moderação da voz, domínio dos impulsos e ordem nas atividades e deveres.

       Observa que até a Verdade chega ao homem em doses que o vitalizam.

       Enfim, recorda Jesus, que não veio "destruir a Lei, mas dar-lhe cumprimento".

     
Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco
Livro: Messe de Amor -Ed. LEAL

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz)

Jesus. Quadro da artista Maria Tereza Braga, de Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]