Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 19 agosto de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/19-08-2014.htm 

 

Ou no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

A partir do dia 8/8/2014, e como teste, estamos enviando o NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA através de email marketing sem colar o boletim no corpo do email. Apenas estamos informando o link que, clicado, abre todas as informações e fotos. Esse sistema torna o arquivo mais leve sem sobrecarregar as caixas de entrada de emails. Pedimos nos dar retorno se o está recebendo com regularidade. Enviamos o boletim de noticias de segunda a sábado. Se tiver problemas no recebimento veja todos os boletins nos links acima informados. Grato. Ismael Gobbo.

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

16-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/16-08-2014.htm 

15-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/15-08-2014.htm 

14-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/14-08-2014.htm 

13-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/13-08-2014.htm 

12-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/12-08-2014.htm 

 

 

 

Encontro Fraterno com Divaldo Franco

 

15 de agosto de 2014

 

No primeiro momento, após a prece e mais uma bela apresentação musical da cantora Andrea Bien, de São Paulo, o evento teve continuidade com o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo alusivo aos vinte e cinco anos da Série Psicológica de Joanna de Ângelis.

Divaldo Franco, agradecendo a homenagem, afirmou que esse gesto da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT – imortaliza a Série Psicológica de Joanna de Ângelis através da filatelia internacional, destacando que esse trabalho da Benfeitora Joanna de Ângelis é uma ponte de natureza psicológica entre a proposta de Carl Gustav Jung e a psicologia da Doutrina Espírita. A Mansão do Caminho foi homenageada pelos seus sessenta e dois anos de existência. Ao longo desse tempo a Mansão Caminho recebeu mais de trinta mil crianças, adotando, através de Divaldo Franco e de Nilson de Souza Pereira, seiscentas e oitenta e duas crianças órfãs sociais ou familiais. É um dia de gáudio, pois que aquela visão psíquica que Divaldo tivera no passado é hoje uma realidade vitoriosa com o auxílio de muitos, desde a sua fundação.

Foram lançadas quatro obras: Espelhos da Alma: Uma Jornada terapêutica; O Colar de Diamantes; Francisco, o Sol de Assis; e, comemorando os vinte e cinco anos da Série Psicológica de Joanna de Ângelis, foi apresentada ao público a rica encadernação, em um Box, de todas as dezesseis obras que compõe a série estudada por muitos.

Visando facilitar o autodescobrimento, Divaldo Franco narrou a interessante e instigante história do Cavaleiro preso na Armadura, de Robert Fischer, adaptando-a para uma visão psíquica do ser humano, afigurando os níveis de consciência através dos três castelos da bela história. O Castelo do Silêncio, o Castelo do Conhecimento, e o Castelo da Vontade e da Ousadia. Na medida em que o Cavaleiro aprisionado em sua armadura vai evoluindo nos níveis de consciência, vai se libertando, pouco a pouco, da armadura que lhe tolhe os movimentos e a espontaneidade, obscurecendo a beleza que jazia no interior da armadura. Afigura-se como a metamorfose do homem velho, que se despojando dos atavismos e imperfeições, enseja o aparecimento do homem novo, possuidor de luz íntima, autoiluminado, autoconsciente.

No período da tarde foi realizado um encontro com três profissionais da área psicológica, Vanessa Anseloni, Marlon Reikdal e Gelson Roberto. Discorreram sobre o autoconhecimento. Marlon apresentou a evolução sobre o conhecimento da temática desde a antiguidade até os dias atuais. Gelson baseou sua abordagem em dois pressupostos: 1. Todo o processo da vida relacional está baseado na comunicação; e 2. O homem ao ser afetado, afeta o outro. Vanessa Anseloni destacou que para se descobrir algo novo é necessário conhecimento prévio. Tratou, também, dos objetivos e dos ideais, principalmente os da imortalidade.

Após excelente interpretação musical da família Beira, Divaldo discorreu sobre a autoiluminação, essa viagem interior, fazendo com que o homem ilumine-se, trabalhando para que as imperfeições não se perpetuem, mantendo-se em um processo de crescimento baseado em um modelo, um guia. Esse modelo e guia virtuoso é Jesus. É no mundo que o homem encontrará o estado de autoiluminação. O homem se encontra na Terra para alcançar o estado numinoso, e não para sofrer. É necessário, disse Divaldo com sua genialidade, que se avance cada dia mais profundamente em seu interior, começando a resolver os problemas, as dificuldades e os desafios, um a um, construindo, assim, a autoiluminação.

Concluído esse belo trabalho e encerrando as atividades do dia, Divaldo Franco conduziu o numeroso público em uma visualização de cunho atoiluminativo. Todos envolvidos nessa atmosfera de bem-estar, de amor, e por certo assistidos pelos benfeitores presentes, hauriram energias benfazejas, oportunizando condições para alcançar-se o estado numinoso. Pairavam no ar as sinfonias do amor em forma de harmonia plenificadora.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Palestra com Mércia Batista Neves

Avanhandava, SP

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que a

 

MÉRCIA  BATISTA  NEVES.

 

DA CIDADE DE

BIRIGUI

 

Fará  nesta quarta-feira dia 20-08-2014

Às  20,00  horas

Tema:

" A  INDULGÊNCIA "

 

(Informações recebidas em email de Cleide Bucalon)

 

 

XXII Semana Espírita

Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mauá

 

SEMANA ESPÍRITA, VAMOS PRESTIGIAR.

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

 

Casa de Eurípedes: Encontro Fraterno

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em emails de USE Taubate [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

32ª. Conean – Confraternização Espírita da Alta Noroeste

Birigui, SP

 

(Informações recebidas em emails de Cleide Bucalon e de João Marchesi Neto)

 

 

Jantar no Maria Dolores

Jales, SP

 

Bom Jantar

CAROS AMIGOS E IRMÃOS

Neste sábado, dia 23 de agosto, das 20 as 22 horas, teremos nosso JANTAR BENEFICENTE, na CASA DE MADÔ, o Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores.

Cardápio: Lagarto ao Molho Madô, Arroz branco, Creme de Palmito, Farofa de Soja, Macarrão com bacon e brócolis, Salada rica e Salada de Pepino Japonês.

Endereço: Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu - Jales,SP.

Os ingressos estão a venda com os trabalhadores ou reserve pelo e-mail: [email protected] ou ainda pelo fone: 17- 3632.5095 (David) e retire no local.

SEJA BEM VINDO AO NOSSO CORAÇÃO

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

ESPIRITISMO EM FOCO

Na sexta-feira, dia 22 de agosto de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema ESPIRITISMO EM FOCO.

Será realizado um debate sobre vários assuntos da vida à luz do espiritismo.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informações recebidas em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Palestra com Olivino Rodrigues no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

 

PALESTRA

CENTRO  ESPÍRITA“ ANTÔNIO  DE  PÁDUA ” 

Rua José Florêncio Dias, 240 - PALMITAL - SP

Dia 23 de agosto, sábado, às 20 horas

ORADOR:  OLIVINO RODRIGUES, de Ourinhos

Tema: “Influências espirituais nas doenças”

 

Imagem inline 2

 

(Infornação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

XI Congresso de Saúde e Espiritualidade

Botucatu, SP

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel [[email protected]])

 

 

Programação da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 18-08 a 24-08-page-001

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 18-08 a 24-08-page-002

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

III Jornada Médico-Espírita Paraibana

João Pessoa, PB

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Vídeo: Matéria da Rede Globo gravada na Mansão do Caminho com Divaldo Franco - 13/08/2014

 

Matéria que foi ao ar no dia 13/08/2014 pela Rede Globo (Rede Bahia).

 

A Mansão do Caminho, completou 62 anos de existência. Conheça um pouco do trabalho:

 

Assista: http://g1.globo.com/videos/bahia/bahia-meio-dia/t/edicoes/v/instituicao-de-caridade-oferece-servicos-de-graca-para-pessoas-carentes/3561202/

Abraços,

 

Lucas Milagre

 

 

 

Inscrições para o Medinesp 2015

Goiânia, GO

 


(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

Crônica para Eduardo

 

Wilson Garcia (Recife, PE)

 (Texto feito especialmente para o programa Realidade Paralela deste sábado, 16 de agosto de 2014, na Rádio Folha FM 96,7, Recife, PE)

 

Quando soaram as 12 horas e 51 minutos, eu me perguntei se Miguel Arraes, o avô, estava informado do retorno de seu neto.

E me perguntei mais:

Se Eduardo havia passado pelo túnel da morte com coragem e esperança?

Se seus mais próximos do outro lado estavam com os braços abertos para confortá-lo?

Se ele pudera perceber que o seu corpo espiritual continuava intacto?

Se havia luzes a clarear o espaço em que fora arremetido na beleza da vida?

Se os Espíritos sonhadores de um mundo melhor lhe enviavam mensagens de otimismo?

Se os políticos que o antecederam, já refeitos de seus próprios destinos, tinham palavras fraternas para adorná-lo?

Se seus sentimentos nobres eram suficientes para suportar a abrupta separação?

Se um sono, profundo e reparador, o acolhera no leito da nova etapa?

Se o momento, em toda sua solenidade, percebia o sopro da brisa fresca predizendo calmaria?

Se olhares silenciosos estendiam-lhe proteção contra quaisquer desassossegos?

Se uma sonata de Chopin ecoava pelos ares em acordes tranquilos?

Se, em meio aos prantos daqui, havia lá a presença compassiva e estável dos bons?

E, finalmente,

Se eu poderia, deveria, ousaria ou desejava adormecer em paz, naquele momento de grande estranhamento da população brasileira?

Foram perguntas, apenas perguntas.

Nenhuma delas pedia, procurava ou buscava respostas. Foi somente o meu jeito de dizer, de mim e para mim, que a vida prossegue, que a alma é imortal, que os sonhos não morrem.

Sim, por mais que os solavancos da existência nos balancem e sacudam, há sempre uma certeza de esperança e uma esperança de continuidade, a soar dentro de nós como uma suave e meiga voz garantindo a estabilidade dos seres na procura permanente pelo bem e o belo.

Descanse, Eduardo, pois mais um frutuoso trabalho o espera, ali, logo à frente. E, por favor, não desista, jamais, de você mesmo.

 

http://www.expedienteonline.com.br/?p=1065

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Campos#mediaviewer/Ficheiro:Eduardocampos31102006.jpg

 

 

 

Aqueles

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paciência. Lição nº 14. Página 70.

 

Usa a bondade para com todos os irmãos de experiência e caminho, no entanto, empenha-te a despender mais atenção para com todos Aqueles que te pareçam menos compreensíveis.

É natural possuas na cúpula familiar parentes que amas e que te amam, porém, se aparece entre eles algum que te cause inquietações e prejuízos, esse é Aquele credor de existências já transcorridas, a definir-se por teste constante da tua capacidade de tolerar e desculpar.

Justo retenhas filhos amados que se te aninham no coração, mas, se com o tempo, algum deles te surge excessivamente agressivo ou delinquente, esse é Aquele companheiro que volve contigo do pretérito, a cobrar-te determinadas contas que deixaste à distancia, na contabilidade dos dias.

Necessário contes com a colaboração de colegas corretos e leais, no grupo de trabalho de cujas atividades compartilhas, entretanto, se da equipe em ação algum se destaca, criando-te empeços e crises, esse é Aquele irmão que procede de outras eras, do qual te afastaste na condição de devedor, que retomas agora, a fim de resgatar os débitos que com ele contraíste.

Razoável disponhas de muitos cooperadores em teu núcleo social, no entanto, se um deles se te mostra na roupagem mental de um adversário complicando-te os ideais e serviços, esse é Aquele companheiro junto de quem assumiste certas obrigações que precisas liquidar, de modo a reconquistar-lhe o respeito e a simpatia.

Em suma: os nossos associados e amigos de convivência difícil são sempre Aqueles credores do passado que o tempo nos devolve, a fim de cultivarmos com eles mais paciência e mais amor.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio)

Cerejeira. Parque do Carmo, São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]