Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 26 de  agosto de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/26-08-2014.htm 

 

Ou no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

A partir do dia 8/8/2014, e como teste, estamos enviando o NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA através de email marketing sem colar o boletim no corpo do email. Apenas estamos informando o link que, clicado, abre todas as informações e fotos. Esse sistema torna o arquivo mais leve sem sobrecarregar as caixas de entrada de emails. Pedimos nos dar retorno se o está recebendo com regularidade. Enviamos o boletim de noticias de segunda a sábado. Se tiver problemas no recebimento veja todos os boletins nos links acima informados. Grato. Ismael Gobbo.

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

25-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/25-08-2014.htm

23-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/23-08-2014.htm

22-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/22-08-2014.htm

21-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/21-08-2014.htm 

20-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/20-08-2014.htm 

 

 

 

De que nos vale a religião?

 

 

Por vezes, as pessoas dizem que vivem muito bem sem estarem vinculadas a nenhuma crença. Que a religião não lhes faz falta.

E assim, não frequentam culto ou templo algum, não se envolvem nessas questões, conforme afirmam.

Verificamos que, enquanto tudo vai bem, a vida vai sendo vivida em abundância. O emprego está garantido, o salário é bom, a família segue sem percalços.

Os filhos estão na escola, alguns já conquistaram a alegria da aprovação no vestibular e frequentam a Universidade.

Contudo, a vida na Terra passa por fases. Nada é perene, mesmo porque vivemos num mundo de coisas transitórias. Dessa forma, a saúde que hoje nos abraça, amanhã poderá ter emigrado para longínquas estâncias.

Os amores que compartilham as alegrias do lar conosco, poderão ser os passageiros que abandonam a nave Terra, e, muitas vezes, de forma intempestiva, trágica.

Estamos passeando tranquilos e um acidente pode nos tolher a liberdade dos movimentos físicos, para o restante dos nossos dias.

Sentimo-nos muito bem, gozando os dias com trabalho, amigos, lazer e, de repente, uma enfermidade nos toma de assalto, enchendo de sombras os meses futuros.

Quando essas questões ocorrem e não desfrutamos do amparo da crença na verdadeira vida, na imortalidade da alma, na existência de um Deus justo e bom;

quando tudo que estava bom se torna ruim, como se fosse um acúmulo do que chamamos desgraças, os que não temos o esclarecimento dos objetivos da vida na Terra, e que vivíamos como se houvesse perenidade neste mundo, sentimos o chão nos faltar.

Então, o desespero se torna o companheiro constante porque não conseguimos aceitar a separação de um ser querido, arrebatado pela megera chamada morte.

E, se lembramos de Deus, nesses momentos, é para reclamar, para nos revoltarmos, porque a dor é imensa, quase insuportável.

Quando somos surpreendidos por diagnósticos que nos falam da morte iminente, quando somos tolhidos em nossas possibilidades de ampla liberdade, tudo se torna sombrio.

É para esses momentos que a religião se faz de importância. A religião que esclarece que todos fomos criados pelo amor de um Deus Pai, todo justiça e misericórdia.

Que somos Espíritos em trânsito por um corpo carnal, com dias contados sobre a face do planeta. Que nosso objetivo é progredir e que, para isso, contamos com dores e dificuldades, que testam a nossa fortaleza.

É nesses momentos que a oração, que aprendemos a pronunciar, em louvor e gratidão a esse Pai, se torna rogativa.

Nosso diálogo com Ele não é de revolta, nem de rebeldia, é a conversa do filho com o Pai, pedindo forças.

Conscientes de que a cada um é dado conforme as suas obras, guardamos a certeza de que um grave motivo existe para que o sofrimento nos envolva, seja em que forma se apresente.

É para isso que serve a religião. Aquela que esclarece porque nos encontramos sobre este planeta, que nossa estada por aqui é passageira, que logo mais adentraremos, novamente, o mundo espiritual, de onde viemos.

E, então, diluiremos a saudade no reencontro com todos os amados que se foram antes. E também ali chegaremos com a palma da vitória de quem soube vencer a dor, a doença e a morte, com a honra do filho confiante.

Pensemos nisso e agradeçamos a Deus a bênção da fé que nos conduz os dias e da religião que nos ilumina a consciência.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 25.8.2014.

 

 

(Copiado do site  Feparana)

 Sino. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

CFN discute o presente e prepara ações futuras

 

A Federação Espírita Brasileira sediou importante e marcante Reunião Extraordinária de seu Conselho Federativo Nacional nos dias 23 e 24 de agosto. Convocada pelo presidente da FEB para abrir espaço para um diálogo direto, franco e geral, com o objetivo de contribuir para a análise, compreensão e encaminhamentos que visem o melhor entendimento das relações entre decisões do CFN/Áreas Nacionais/ estruturas da FEB, à luz do Regimento Interno do CFN e do Estatuto da FEB. Ocorreram análises críticas a várias situações e diversas manifestações de apoio à FEB, ao CFN e à presidência da FEB. Vários representantes destacaram que foi a primeira reunião dessa natureza realizada pelo CFN da FEB. Foi constituído um grupo de trabalho para análise de questões levantadas por três documentos/pareceres sobre interpretações e aplicação do Regimento Interno do CFN.  Foram prestadas informações sobre o andamento do “Planejamento Estratégico” da FEB, solicitando-se contribuições do CFN no tocante a ações federativas, ratificando-se postulação feita durante reunião conjunta do Conselho Superior da FEB com o CFN no dia 9/11/2013. Apresentou-se também dados sobre o apoio da Secretaria Geral do CFN a processos de Planejamento Estratégico realizados por Federativas Estaduais e estudos sobre um formulário/relatório baseado no "Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro". Foram definidos assuntos para a pauta da Reunião Ordinária do CFN programada para novembro pf.

Compareceram 25 Entidades Federativas Estaduais. Para esta Reunião Extraordinária, o presidente da FEB convidou o Conselho Superior, o Conselho Diretor e Diretoria Executiva da FEB; Assessoria Jurídica da FEB; Secretários das Comissões Regionais do CFN; Coordenadores Nacionais das Áreas do CFN da FEB; equipe diretiva da Secretaria Geral do CFN da FEB; e consultores jurídicos Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires e Hélio Ribeiro Loureiro. A reunião foi iniciada com apresentação musical pelo grupo coordenado por Gilsa Aparecida da Silva, prece proferida pelo ex-presidente Nestor João Masotti e saudação e manifestação pelo presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho que, entre outras efemérides destacou a relação entre os 65 anos do "Pacto Áureo" e o compromisso com o Evangelho. Também integraram a mesa: Paulo Roberto Pereira da Costa, representando o Conselho Superior; Edna Maria Fabro, representando o Conselho Diretor; e o Secretário Geral do CFN Roberto Fuina Versiani. Ao final, a prece foi proferida pela diretora Regina Lúcia Rodrigues e todos entoaram a "Canção da Alegria Cristã".

Na Abertura e Encerramento do CFN o presidente leu mensagens históricas de Ismael, e, ao longo da reunião foram lidas mensagens de Wantuil (psicografada no Grupo Ismael, Rio), de Sayão (psicografada no Grupo Frederico Júnior, Brasília), e a psicografada durante o evento, por Alexandre Pereira da Silva, do espírito Arthur Lins de Vasconcelos, .

No período da tarde do dia 24 de agosto houve reunião da Comissão Executiva do CFN da FEB detalhando a preparação da pauta da Reunião Ordinária do CFN, programada para novembro pf., e tratando da programação dos seis Encontros Nacionais de Áreas do CFN, agendados para o ano de 2015, e também dos eventos jovens: a CONBRAJE-Sul (SãoPaulo, setembro de 2015) e a CONBRAJE-Nordeste (Recife, outubo de 2015). A Comissão Executiva do CFN assessora o presidente da FEB e é integrada pelo próprio, secretário geral do CFN, pelos quatro secretários de Comissões Regionais e pelos seis coordenadores nacionais de áreas do CFN.

Informações: www.cfn.org.br; [email protected]

Fotos: CFN Extra, abertura, apresentação musical, mesa, participantes.

 

 

Congresso Médico Espírita 2014 AMEG

Belo Horizonte, MG

 

 

Para quem não teve a oportunidade de participar de nosso Encontro deste ano, anote aí a data do próximo e se programe: 14 a 16 de agosto de 2015, no mesmo local, em Belo Horizonte. 

 

Tema geral: "Evangelho e vida em abundância". 

 

Teremos novamente conosco: Haroldo Dutra, Irmã Aíla, Pastor Enéas e toda a equipe da Amemg (Roberto Lúcio, Jaider Rodrigues, Joana Parreiras, Rosemeire Simoes, Andrei Moreira e muitos mais), com várias novidades teórico-vivenciais, já sendo elaboradas, além da excelente Banda Benção de Paz, de São Paulo e dos cantores Daniel Kostás e Selhe Mapè.   

 

Save the date! Guarde a data! 

Programação e inscrições à partir de Janeiro/2015.

 

A saúde como real conexão criatura-criador. É nisto que acreditamos. 

 

 



 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Associação Médico-Espírita de Minas Gerais [[email protected]])

 

 

Seminário com Vilson  Disposti na Ave Cristo

Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fábio Ramos)

 

 

Palestra pública no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

OTÁVIO T. S. MANDRÁ, 

 

do e no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 27 de agosto, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Palestra no C.E. Fé e Amor

Fazenda Santa Maria. Sacramento, MG

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 Palestra no C.E. Fé e Caridade

São Manuel, SP

 

 

 (Informação recebida em email de Jorge Teles de Ataide [[email protected]])

 

 

II Encontro AME- Sacramento

Sacramento, MG

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

II Encontro de Saúde e Espiritualidade

Franca, SP

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Programação da 26a. Semana Espírita

 Maranguape, CE

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Seminário no C.E. Allan Kardec

Holambra, SP

 

 

Nosso Endereço é::

Centro Espírita Allan Kardec

Rua Begônias, 174

Praça dos Crisântemos

 

Jardim Holanda - Holambra - SP

Cep.: 13.825-000



(Informação recebida em emails de CEAK News [[email protected]]; em nome de; CEAK News [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

Palestras com Plínio Penteado Jr.

São Paulo, SP

 

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Plínio Penteado Jr. e de Ademir Mendes)

 

 

Noite da Sopa Beneficente na Meimei

São Paulo, SP

ctz-sopa-web

 

(Informação recebida em email de Sander Salles Leite)

 

 

Os três crivos

 

Irmão X F. C. Xavier.

Livro: Aulas da Vida.

 

     Diz você meu amigo, no trecho final de sua carta:

     “Que fazer Irmão X, para desmanchar a trama de intrigas que nos sufoca a instituição? Dia a dia, cresce o diz que diz. E, enquanto isso ocorre, a treva da obsessão, em nossas bandas, parece tiririca em terra largada. É perturbação trazendo perturbação. Que medida nos aconselha, que idéia renovadora você nos dá?” 
      Conselhos, meu caro, não os tenho.

      Os princípios salvadores que abraçamos, no Evangelho de Jesus, falam por si e, de tal modo, que seria temeridade articular diretrizes no intento de ultrapassá-los.
     Se posso no entanto, formular referência ligeira, peço permissão para reportar-me a antiga lição que vários escritores atribuem a Sócrates.
  Certa feita, um homem esbaforido achegou-se ao grande filósofo Sócrates e sussurrou-lhe aos ouvidos:
   - Escuta, Sócrates... Na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te, em particular... 
    - Espera!... - ajuntou o sábio prudente.
    - Já passaste o que me vais dizer pelos três crivos?
    - Três crivos?! – perguntou o visitante, espantado.
    - Sim, meu caro amigo, três crivos.
      Observemos se a tua confidência passou por eles.
     O primeiro é o crivo da verdade. Guardas absoluta certeza, quanto àquilo que me pretendes comunicar? 
     - Bem, ponderou o interlocutor, - assegurar, mesmo, não posso... Mas ouvi dizer e... então...
     - Exato.
    Decerto peneiraste o assunto pelo segundo crivo, o crivo da bondade. Ainda que não seja real o que julgas saber, será pelo menos bom o que me queres contar? 
     Hesitando, o homem replicou:
     - Isso não!... Muito pelo contrário... 
   - Ah! - tornou o sábio - então recorramos ao terceiro crivo: o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflige. - Útil?!... - aduziu o visitante ainda mais agitado - Útil não é... 
   - Bem - rematou o filósofo num sorriso, - se o que me tens a confiar não é verdadeiro, nem é bom e nem é útil, esqueçamos o problema e não te preocupes com ele, já que nada valem casos sem qualquer edificação para nós... 
   Aí está, meu amigo, a lição de Sócrates, em questões de maledicência... Se pudermos aplicá-la, creio que teremos ganho tempo e recursos preciosos para rearticular o serviço, refazer a paz, realizar o melhor e seguir para a
frente.

 

(Texto recebido em email de "Braz Marques" [[email protected]])

 

Estátua de Sócrates. Biblioteca Nacional. Montevidéu, Uruguai.

Foto Ismael Gobbo

 

 

Quem tem medo de assombração, crê no Espiritismo,

mesmo o negando

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

     Assombração é um fenômeno comum em todo o mundo, desde o homem das cavernas. Por superstição, ele é chamado de sobrenatural, mas é natural. Sobrenatural é só aquilo que tem participação direta de Deus, o que, na verdade, nunca acontece, pois Deus atua em nós e na Natureza por meio de seus espíritos encarnados e desencarnados. (Hebreus 1: 14). Os milagres da Igreja têm diminuído, exatamente porque a Ciência, principalmente a espírita, os vem explicando.

    Nos fenômenos de assombração verdadeiros, há o envolvimento de um ou mais espíritos. E eles podem ser de efeitos físicos (vozes ou ruídos), de efeitos inteligentes (orais ou escritos, com frases, discursos ou sermões, livros etc.). E, nestes últimos exemplos citados, os fenômenos nem são mais conhecidos como de assombração, mas de mediunidade. São os casos de psicografia e psicofonia (quando o espírito fala usando a boca do médium ou o fenômeno de voz direta). Há também os de composições de músicas e os de pinturas mediúnicas (psicopictografia). Os artistas sabem dessas coisas! E muitos santos da Igreja, entre eles são Tomás de Aquino, tinham contatos com anjos, e anjos são espíritos evoluídos humanos enviados (mensageiros). Apenas a cultura judaico-cristã tenta explicá-los de outro modo, mas não convence mais.

    E por que uns creem e outros dizem que não creem em assombração e em fenômenos mediúnicos? Há dois tipos de incrédulos desse gênero: os materialistas e os que não estudam o assunto.

    Os materialistas não creem nem em Deus. Eles acham que a vida termina na sepultura. E a crença do materialista é a mais fraca, pois a todo instante, ele encontra fatos e ideias que o deixam em dúvidas. Daí que o materialista é a pessoa mais atormentada por dúvidas existenciais.

    Outro tipo de incrédulo desses fenômenos de assombração é o da grande maioria dos que não são médiuns e dos que não estudam o assunto. Então, é pequena a porcentagem da população que crê nesses fenômenos, e grande a dos que não creem. E a essa grande maioria Juntem-se os cristãos e judeus que segam uma lei mosaica (não divina), que proíbe o contato com os espíritos (Deuteronômio capítulo 18). É que os  seguidores dessa lei mosaica confundem, ou fingem que confundem, essa proibição dos contatos com os espíritos com a não existência desses contatos. Ora, se Moisés os proibiu, é porque eles existem! E ele os proibiu de um modo geral, porque as pessoas nada entendiam de mediunidade. A prova disso é que, em outra parte, ele não só os permite, mas os elogia (Números capítulo 11). E Jesus, Tiago, Pedro e João, na Transfiguração, se comunicaram com os espíritos de Elias e Moisés, mortos já havia séculos!

    É lamentável que parte da poderosa corrente espiritualista judaico-cristã tenha se unido aos materialistas para combaterem  esses fenômenos que mais podem neutralizar o materialismo! E, como já vimos, é justamente por eles envolverem espíritos, que sua existência foi muito combatida e negada. Mas é o que ensinou o excelso Mestre: “Nada ficará oculto”!

   E quem crê nesses fenômenos de assombrações verdadeiros e mediúnicos ou com voz direta, de algum modo é espírita, mesmo que negue sê-lo, pois eles envolvem espíritos!      

 

 

(Recebido em email de José Reis Chaves)

Transfiguração de Jesus no Monte Tabor.

Elias e Moisés aparecem durante o fenômeno que é presenciado pelos apóstolos

Pedro, Tiago e João que acompanhavam o Mestre.

Igreja da Transfiguração no Monte Tabor, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]