Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 20 agosto de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/20-08-2014.htm 

 

Ou no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

A partir do dia 8/8/2014, e como teste, estamos enviando o NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA através de email marketing sem colar o boletim no corpo do email. Apenas estamos informando o link que, clicado, abre todas as informações e fotos. Esse sistema torna o arquivo mais leve sem sobrecarregar as caixas de entrada de emails. Pedimos nos dar retorno se o está recebendo com regularidade. Enviamos o boletim de noticias de segunda a sábado. Se tiver problemas no recebimento veja todos os boletins nos links acima informados. Grato. Ismael Gobbo.

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

19-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/19-08-2014.htm 

16-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/16-08-2014.htm 

15-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/15-08-2014.htm 

14-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/14-08-2014.htm 

13-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/13-08-2014.htm 

 

 

 

Ensaio de compaixão

 

Pelo Espírito Meimei. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Esperança e Vida. Lição nº 04. Página 16.

 

E fiquei a pesar, indagando de mim própria quanto ao motivo de analisar, com tanta volúpia, os defeitos alheios.

Se notícias de um delito espetacular me alcançasse os ouvidos, fixava-me na busca de pormenores da ocorrência, a fim de desenhar na memória a figura do agressor; se algum problema de sovinice me viesse ao acontecimento, procurava as causas do desajuste para reprovar intimamente quem estivesse cultivando a cobiça; se algum desequilíbrio emotivo aparecesse, alterando negativamente essa ou aquela pessoa empenhava-me a conhecer o portador de semelhante irregularidade, de modo a evitar-lhe a presença; se algum distúrbio, surgisse, complicando grupos sociais, mentalizava-lhe as origens, para censurar aqueles que o provocassem prejudicando o caminho de muita gente.

- Por que - perguntava a mim mesma - essa inclinação para condenar instintivamente os outros, sem a menor consideração?

- Por que me arraigar no mal se conhecia a estrada do bem?

Foi quando um mentor amigo acorreu em meu socorro e observou:

- Filha, o aperfeiçoamento é a obra de muito esforço em longo tempo. Já passei pelo hábito das indagações inúteis e só consegui a superação desejada, colocando-me no lugar dos irmãos que supomos errados.

E prosseguiu, depois de pequeno intervalo:

- Qual seria o seu comportamento, se visse o assassinato de um filho, sob os seus próprios olhos?

- Como reagiria você perante uma filha que trocasse a tranquilidade do lar pelas aventuras infelizes?

- Como procederia você, a fim de proteger vários filhos pequeninos com o esposo em penúria, dentro de longo período de hospitalização?

- E se um obsessor com larga força de afinidade sobre o seu psiquismo, a induzisse, através de hipnoses reiteradas à degradação de si própria, o que faria?

Ante o meu silêncio, o amigo aditou:

- Pensemos por nós mesmos. Certamente as Leis de Deus nos concedem facilidades para julgar as nódoas alheias, a fim de observarmos as nossas próprias fraquezas, aprendendo compreensão e misericórdia, de maneira a nos corrigir sem exercícios difíceis de suportar...

O instrutor despediu-se, sorrindo, e conclui que, pela Bondade do Senhor, ali tivera, no chamado Mais Além, o meu primeiro Ensaio de Compaixão.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Falando de cinema

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

            O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho (Orson Welles)

                       

            Como milhões de pessoas, sou fã da sétima arte.

            A magia do cinema é irresistível, uma fábrica de sonhos, embalados em histórias que nos envolvem, colocando-nos no centro da ação, como se delas participássemos.

            Há filmes marcantes, inesquecíveis, não apenas por serem histórias bem contadas, mas porque nos fazem pensar, veiculando ideias e princípios que enriquecem nossa existência.

            Sugiro para sua apreciação, amigo leitor, alguns deles:

                       

            Patch Adams – O Amor é Contagioso (1998).

            A história de um dos primeiros médicos a tratar pacientes usando o bom humor, ainda na década de 70, no século passado. De seu trabalho nasceu o movimento Doutores da Alegria, hoje difundido em muitos países, inclusive no Brasil.

 

            Gênio Indomável (1997).

            A experiência de um psicólogo com um faxineiro que tinha incrível facilidade para cálculos matemáticos complexos, ajudando-o a superar traumas e vacilações para um aproveitamento de seu dom.

 

            Sociedade dos Poetas Mortos (1989).

             O ex-aluno de uma escola preparatória, agora professor, às voltas com a direção por usar métodos não ortodoxos para ensinar os alunos, destacando a iniciação poética.

 

            O Homem Bicentenário (1999). 

            Um robô responsável por fazer tarefas domésticas para a família que o comprou adquire características humanas e logo começa a buscar a liberdade e sua realização no amor. É uma bela fábula sobre o despertar para a consciência e a vida.

 

            Uma Babá Quase Perfeita (1993).

            Travestido de babá, um desempregado tenta conquistar o cargo vago na casa de sua ex-esposa para aproximar-se de seus filhos. Acaba transformando-se numa impagável conselheira sentimental que faz sucesso na televisão.·.

 

            O amor além da vida (1998).

             Filme belíssimo, com fotografia e imagens inesquecíveis, fala de um homem que ao morrer ganhou o paraíso, como prêmio aos seus méritos. Estava muito feliz, até saber que sua esposa, inconformada, com sua morte e a de dois filhos que faleceram anteriormente, num acidente, suicidara-se e fora condenada irremediavelmente ao inferno. Contrariando seus mentores, ele foi aos abismos infernais para resgatá-la. O final é surpreendente.

 

            Se você gosta de cinema, caro leitor, sabe que há algo em comum em todos esses filmes: tiveram como protagonista Robin Willians.

            Fomos surpreendidos pela triste notícia de que esse grande ator e comediante americano, que alegrava e comovia as pessoas com filmes inesquecíveis, cometeu suicídio aos sessenta e três anos.

            Como um homem que protagonizou tantos filmes que exaltam a Vida, o bom ânimo, a alegria de viver, pôde chegar a tal extremo de desespero, a ponto de matar-se?

            Não sabemos de suas motivações, das dores da alma, que induzem o indivíduo a contrariar o próprio instinto de conservação, optando pelo auto aniquilamento.

            Não obstante, podemos dizer que faltou a Robin Willians, bem como a todos os que cometem esse gesto extremo, uma visão espírita da existência humana, a mostrar-nos que o suicídio é uma porta falsa, que nos precipita em sofrimentos exacerbados, conforme a descrição de muitos suicidas, pelo correio mediúnico.

            O Espiritismo demonstra, à saciedade, que se trata de uma decisão desastrada que devemos evitar com todas as forças de nossa alma, a fim de não nos sujeitarmos a dolorosos processos de reajuste que podem prolongar-se por existências inteiras.

            Ressalta a Doutrina a necessidade inadiável de cultivarmos espiritualidade, procurando definir os porquês da existência humana, de onde viemos, por que estamos na Terra, para onde vamos, por que enfrentamos dores e problemas…

            São esclarecimentos que só o Espiritismo pode oferecer, com sua visão maravilhosa do além-túmulo, onde colhemos as consequências de nossas ações, particularmente do suicídio, um mergulho em sofrimentos inenarráveis.

            Nesse empenho de religiosidade teremos sempre na oração contrita o lenitivo para as dores, a solução para os problemas, o alento para as horas difíceis, de forma a que nunca faleça em nós a serenidade e o bom ânimo, mesmo ante a adversidade.

            É também a oração o bálsamo para aqueles que colhem no mundo espiritual as tristes consequências desse gesto extremado de fuga.

            Amantes da sétima arte, oremos por esse homem que semeou sonhos na magia do cinema, mas, infelizmente, optou pelo pesadelo.

            Como o personagem que tirou a esposa do inferno, possam seus mentores resgatá-lo em tempo breve para as colônias espirituais, onde venha a refazer-se, recompondo seu destino.

 

Orson Welles aos 21 anos de idade

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Orson_Welles#mediaviewer/File:Orson_Welles_1937.jpg

 

 

Encontro Fraterno com Divaldo Franco

Salvador, BA

 

 

 

16 de Agosto de 2014

Divaldo Franco, eloquente e cativante, discorreu sobre os conflitos psicológicos, destacando o desabrochar das três emoções básicas do ser humano, o medo, a ira e o amor. Apresentando o pensamento de vários estudiosos do comportamento humano, Divaldo detalhou cada uma dessas emoções, constituindo em um grande processo que leva o homem à plenitude. A Doutrina Espírita, frisou Divaldo, tem contribuído muito para que o homem trino – Espírito, Perispírito e Corpo Somático – se conheça em maior profundidade, ao passo que colabora para a compreensão de suas provas e conflitos psicológicos.

No período da tarde, o tema foi a busca do sentido existencial. Desenvolveram o tema, Cristiane Beira, Iris Sinoti e Cláudio Sinoti. Cristiane selecionou como base de seu trabalho a obra Em Busca da Verdade, de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco. Salientou que conhecer a verdade, conforme instruiu Jesus é uma fatalidade. No tempo, todos a conhecerão, e ato contínuo, o homem se libertará. Até lá continuará aprisionado pelas sombras em que se demora e se debate.

Iris Sinoti buscou a inspiração para a sua abordagem em o livro O Homem Integral, de Joanna de Ângelis/Divaldo Franco. Iniciando com duas perguntas: O que realmente importa? E o que é ser Humano? Iris ressaltou que o ser humano da atualidade é o máximo da evolução humana. Construindo respostas paras as questões iniciais, a expositora afirmou que o ser humano se ocupa com coisas completamente sem importância. Preocupa-se em parecer, por não possuir uma identidade própria. Jesus é o modelo e guia. Quem o segue não se equivoca.

Cláudio Sinoti afirmou que Jesus é o Mestre das almas em busca de Sentido. Onde estamos projetamos a própria sombra, caracterizada pelas nossas fraquezas morais e espirituais. Quando se adquire a paz, que é uma conquista íntima, disse, nada que é de fora a perturba. Claudio Sinoti traçou um belo paralelo entre o conhecimento dos estudiosos da mente e do comportamento humano e as mensagens e lições exaradas por Jesus. Descobre-se, assim, o maior psicoterapeuta da história da humanidade. Conforme Joanna de Ângelis: Somente indo até Ele e deixando-se penetrar por sua Realidade, poderia a psicologia profunda entende-Lo sem defini-Lo, estuda-Lo sem O limitar.

A etapa noturna desse dia profícuo se iniciou com mais uma excelente apresentação musical levada a efeito pela cantora paulista Andrea Bien. Vanessa Anseloni desenvolveu o tema: Administração emocional para a saúde integral. A Dra. Vanessa tratou de assuntos como a aceitação, o bem, os mecanismos de defesa, os cuidados do corpo e do espírito, os efeitos da oração e o sentimento de culpa. Há necessidade de se fortalecer o lado bom, deixando que a centelha divina que há em cada criatura brilhar. Trabalhar as virtudes, ampliando-as, dignificando a ação no bem. Traçando um paralelo entre a alimentação do corpo somático e o Espírito, a expositora afirmou serem necessários os mesmos cuidados, atendendo de maneira saudável as necessidades tanto de um como de outro. A oração é um bom alimento espiritual, nutre o ser espiritualmente. Outro aspecto destacado foi o de que não se pode permanecer somente com os estímulos externos, por fugazes, mas buscar os estímulos internos, por permanentes.

Divaldo Franco encerrou o módulo noturno estimulando a manter-se na luta todo aquele que experimenta dificuldades, não desanimando, confiando, tendo uma atitude espírita, realizando a ação necessária, focalizando a solução. Propôs e realizou um pequeno exercício de passe, onde os participantes, divididos em duplas, realizaram a prática bioenergética. Já preparando a despedida, foi entoada a canção de Nando Cordel, Paz pela Paz. Efusivos abraços ensejaram a troca de amabilidades, carinho e consideração pelo próximo.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

 

XV Semana Espírita de

 Cachoeira, BA

 

 

 

Informações: (75) 34251127 / 1442

 

e-mail:  [email protected]  OU   [email protected]

 

(Informações recebidas em emails de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]]; de Ademir Mendes; Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Registro. Palestra com Nazil Canarim Jr. O Clarim

Matão, SP

 

No dia 15 de agosto realizou-se palestra com o orador Nazil Canarim Júnior para comemorar o aniversário de 109 anos do jornal O Clarim e a reinauguração do salão do Centro Espírita O Clarim, que passou por reforma.

Agradeceríamos a divulgação no boletim de notícias.

Grato.

Abraços,

 

(Informações recebidas em email de Cássio Carrara - Casa Editora O Clarim [[email protected]])

Aparecido Belvedere e mesa

blico na palestra de Nazil Canarim Jr. em O Clarim, Matão, SP

Nazil Canarim  Jr.

 

 

Geya- Grupo de Estudos Yvonne do Amaral

Juiz de Fora, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Ana Paula Soares Bartholomeu [[email protected]])

 

 

Palestra com André Trigueiro no G.E. Regeneração

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

Palestra com Fábio Nascimento no C.E. Capitão Vendram,ini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]]

 

 

Palestra com Dr. Sérgio Felipe de Oliveira no F.E. Gina

São Paulo, SP

 

FRATERNIDADE ESPIRITA GINA

PALESTRA DIA 23 de AGOSTO   - SÁBADO
horário   19H30 

RUA MAURO, 76 - SAÚDE  - São Paulo - SP

TEMA – “FENOMENOLOGIA ORGÂNICA E PSÍQUICA DA MEDIUNIDADE”

PALESTRANTE – DR. SERGIO FELIPE DE OLIVEIRA  

 

Unir áreas do conhecimento em busca de quebrar os paradigmas materialistas que ainda imperam no mundo da ciência, esse tem sido o foco de trabalho do médico, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, atuante na área de Clínica Geral com foco em Saúde Mental há cerca de 20 anos.

Diretor-Clínico do Pineal Mind Instituto de Saúde em São Paulo, Dr. Sérgio Felipe é formado pela FMU-SP e Mestre em Ciências pela USP. Responsável pela Disciplina Optativa "Medicina e Espiritualidade" da Faculdade de Medicina da FMU-SP.  Dr. Sérgio Felipe também é o idealizador, coordenador e professor responsável pela Uniespírito – Universidade Internacional de Ciências do Espírito em parceria com a FEAL - Fundação Espírita André Luiz.

Dr. Sérgio Felipe também atua como médico voluntário do ambulatório de cuidados integrativos do setor de Investigação de Doenças Neuromusculares do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.

Nesse caminho para encontrar respostas no processo de saúde e doença, Dr. Sérgio Felipe tem se dedicado a investigar além dos horizontes fisiológicos e psicológicos.

A UNIESPÍRITO, um projeto da FEAL – Fundação André Luiz  foi gestado por Dr. Sérgio Felipe, nos últimos 30 anos. A Uniespírito é uma Universidade Livre, diferente dos padrões acadêmicos convencionais e tem por objetivo capacitar pessoas para a realização de projetos transformadores de ação social e desenvolvimento com características transculturais e transdisciplinar.

www.uniespirito.com.br

 

HARMONIZAÇÃO MUSICAL – ISA PACE

Graduada em comunicação social Jornalismo FMU/FIAM, Canto popular Universidade de Música Tom Jobim, curso técnico  em canto Etec de Artes, Coralista Coral USP, voluntária da FEG e da FEESP.

 

"A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS"

 

 "O ESPIRITISMO NOS SOLICITA UMA ESPÉCIE PERMANENTE DE CARIDADE.A CARIDADE DA SUA PRÓPRIA DIVULGAÇÃO." 
Emmanuel - do cap 40 , livro Estude e Viva

[email protected]

Rua Mauro, 76 -

(Informação recebida em email de Regina Ribeiro)

 

 

19ª. Semana Espírita de

Guarujá, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes [[email protected]])

 

 

Palestra espírita na “Nosso Lar”

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Ciclo de palestras UNIFESP NUSE

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

Palestra com José Augusto de Freitas no

 C.E. Francisco Cândido Xavier. São José do Rio Preto, SP

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

JOSÉ AUGUSTO DE FREITAS, 

 

de Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 20 de agosto, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

(Informações recebidas em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Seminário em Sorocaba “O que é a evangelização de espíritos”

Sorocaba, SP

 

 

(Informação recebida em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

 

Almoço beneficente com Dra. Marlene Nobre

Diadema, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Giovana Campos e de sandra claro [[email protected]])

 

 

Almoço vegetariano beneficente

Mauá, SP

 

Pessoal,

Teremos nosso almoço beneficente neste próximo final de semana, 24/08.

 Desde já agradeço a participação e esperamos encontrar todos lá

 

 

Um abraço

Claudinei Carvalho

Cel.: (11) 9 9111-9761

email/msn: [email protected]

skype: claudineiec

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Artigo: A verdadeira culpada?

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]