Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 30 de  agosto de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/30-08-2014.htm 

 

Ou no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

A partir do dia 8/8/2014, e como teste, estamos enviando o NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA através de email marketing sem colar o boletim no corpo do email. Apenas estamos informando o link que, clicado, abre todas as informações e fotos. Esse sistema torna o arquivo mais leve sem sobrecarregar as caixas de entrada de emails. Pedimos nos dar retorno se o está recebendo com regularidade. Enviamos o boletim de noticias de segunda a sábado. Se tiver problemas no recebimento veja todos os boletins nos links acima informados. Grato. Ismael Gobbo.

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

29-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/29-08-2014.htm   

28-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/28-08-2014.htm   

27-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/27-08-2014.htm

26-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/26-08-2014.htm    

25-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/25-08-2014.htm

 

 

 

Caridade

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: União em Jesus. Lição nº 04 . Página 35.

 

Filhos, Jesus nos abençoe...

Nenhuma legenda maior que a Caridade para lâmpada acesa no vestíbulo de nossa Doutrina Redentora.

Sem dúvida, quando o Espírito da Verdade lhe descerrou a presença bendita, na Obra do Codificador, teve em mente comunicar ao Mundo de novo a presença do próprio Cristo de Deus.

Caridade será sempre o traço de união entre o discípulo e o Mestre, entre a Criatura e o Criador.

Atentos ao impositivo do Amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, observamos que o Céu nos possibilita a caridade por chave permanente de ligação com o Todo Misericordioso e com os nossos irmãos da Humanidade onde estejamos.

Notemos, no entanto, filhos meus, que é preciso renovar a nossa conceituação íntima de amor aos semelhantes, de vez que, ao enunciarmos o preceito, pensamos no próximo como sendo alguém perfeitamente igual a nós. Em verdade todos somos companheiros uns dos outros, no entanto, cada qual em nível diferente.

Referimo-nos a isso para considerar convosco que entre os aprendizes de Jesus e os tutelados de Jesus há comumente diferenças essenciais.

Daí a necessidade de ponderar que o próximo ainda sem Jesus é um irmão em absoluta carência de recursos espirituais para viver sabendo viver.

Analisemos, por isso, a nossa condição de servidores.

Achamo-nos, sobretudo, na atualidade da terra, à feição de tarefeiros do coração e da inteligência, engajados no Evangelho a serviço do Senhor.

Em todos os flancos de luta regenerativa e santificante registramos a fila quase interminável dos nossos irmãos em dolorosas necessidades. Doentes da alma, hospitalizados no mundo.

Nunca nos circunscrevamos ao aspecto exterior das criaturas,a fim de cooperar na Seara do Bem.

Somos chamados a socorrer (e socorrer nem sempre diretamente), tanto os enfermos do corpo quanto os enfermos de espírito.

Efetivamente, é imprescindível atender aos filhos da penúria à mesa farta que o Senhor nos confiou, sem olvidar, porém, os filhos da angústia, conquanto, bem postos à mesa dos valores sociais, famintos de compreensão e de paz.

Jamais esquecer que o nosso próximo na terra de hoje, quase que indiscriminadamente, se encontra sob o jugo de aflitivas perturbações.

Os desajustados se aglomeram junto de nós, a pedir-nos entendimento, enquanto os obsediados respeitáveis cruzam os nossos caminhos no cotidiano, sob a hipnose da indiferença, ante o próprio destino.

Há quem comande o dinheiro para sepultar-se em abismos de lama dourada e há quem despreze o benefício da prova, para arremessar-se às furnas de sombra pela revolta com que menoscabem os valores da vida.

Há quem fale e grite impropérios contra a Bênção Divina e há quem se cale, adiando a edificação do bem, favorecendo a ilusão em prejuízo de si próprios.

De todas as procedências, chegam até nós os tristes, os cansados, os abatidos, os derrotados, os obsessos, os desequilibrados, os empedernidos, os intolerantes, os violentos, os nossos irmãos-problemas nas mais diversas nuanças de perturbação e desajuste espiritual.

Caridade, pois, meus filhos! Caridade de toda hora, de todo o dia de toda estrada.

E junto uns dos outros na execução dos deveres a que fomos trazidos ou convocados, tenhamos mais caridade ainda por amor às responsabilidades de Jesus em nossas mãos.

Sejamos a serenidade daquele que se arrojou à irritação; a paz do que sofre em guerra tremenda com as próprias tentações que carrega; a humildade daquele que olvidou a nossa condição de escravos do Senhor e se acredita dominando, onde foi intimado a ajudar e contribuir; o entendimento do que ainda ignora as contas que prestará dos empréstimos do Eterno Benfeitor; a bênção daquele que ainda se encontra na esfera da censura e da crítica destrutiva; o silêncio do que faz ruído inútil; a ponderação do precipitado; o companheiro daquele que não sabe ainda entender a significação da  palavra “amigo”; a segurança do imprudente; a vigilância dos temerários; o otimismo dos que descem ao desânimo e ao pessimismo incapazes de aprender a extensão da desarmonia que causam ao mecanismo das boas obras; a modéstia dos que se envaideceram com os bens do Senhor, acreditando-se donos deles; o apoio dos que desampararam a si mesmos pela imprevidência com que se afastam dos próprios compromissos; a visão dos cegos de espírito; a muleta generosa para aqueles que ainda não logram caminhar com a desenvoltura de que já dispomos no conhecimento do Evangelho; o leito espiritual para os que adoeceram na obsessão e não conseguem equilíbrio suficiente para agirem com a precisa saúde moral.

Caridade, sim, para todos, porque todos somos mendigos de algo à frente de Deus.

Enfim, meus filhos, na emotividade abençoada de nosso encontro fraterno, transmitimos a vós outros, tanto quanto transmitimos a nós mesmos, a mensagem de Fabiano de Cristo, o apóstolo da caridade, em favor de nós todos nesta manhã de confraternização e de luz: - “Filhos, é preciso sofrer para auxiliar. Outra não foi a Doutrina de Jesus e a conduta de Jesus para enriquecer-nos com o Seu Infinito Amor”.

Estendamos as nossas mãos uns aos outros e que o Senhor nos inspire e nos abençoe...

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

QUADRO DE FREI FABIANO DE CRISTO (1676 – 1747)

CONVENTO DE SANTO ANTONIO, RIO DE JANEIRO, BRASIL.

FOTO ISMAEL GOBBO

 

 

Homenagem a Dr. Bezerra de Menezes

 

 

Con ocasión de la celebración de los 183 años del nacimiento de Bezerra de Menezes, compartimos este nuevo video.

 

https://www.youtube.com/watch?v=0zCONf8bD9Y&list=UUPmZOPdN010ynZdeo7-rKEw

 

Con nuestros deseos de muchas felicidades a todos,

Simoni 

 

 

(Recebido em email de Simoni P. Goidanich, Montevidéu, Uruguai)

 

 

Campanha A Vida depende do seu Voto

 

 

Caros Pró-Vida do Brasil envio-lhes, abaixo, link do site do Movimento

Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil Sem Aborto, onde apresentamos

o NOVO FORMATO da Campanha A VIDA depende do seu VOTO. Logo que clicar

no link você terá acesso ao texto de apresentação da Campanha e ao

final se quiser poderá imprimir o TERMO DE COMPROMISSO a ser

apresentado ao SEU candidato a Senador, Deputado Estadual e Deputado

Federal.

 

http://www.brasilsemaborto.com.br/?action=areafixa&id=8&cache=0.9454605891369283

 

Grato pela atenção.

 

Lenise Garcia

Presidente Nacional

 

Jaime Ferreira Lopes

Vice-Presidente Nacional Executivo

 

(Informação em email de Movimento Nacional da Cidadania pela Vida Brasil Sem Aborto [email protected] repassado por Jefferson Modesto [[email protected]])

 

http://www.brasilsemaborto.com.br/?action=areafixa&id=8&cache=0.9454605891369283

 

 

 

IX Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade

Lisboa, Portugal

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

Jardim da Praça do Império e Mosteiro dos Jerônimos. Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

Palestra com Geraldo Lemos Neto

Flórida, EUA

 

 

 

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto e de Jhon Harley M. Marques)

 

 

 

Psicografia no Maria Dolores

Jales, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Adelvair David e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no Centro Espírita Consolador

São José do Rio Preto, SP

 

Amigos, aqui está a escala de palestrantes para o mês de setembro, no Consolador.

Rua Independência, 2617 (ao lado do Albergue Noturno)

Fone: 17-3231-0879

 

QUINTA-FEIRA 20H

04 - Andréa Rodrigues (Consolador)

11 - Guga (Eurípedes Barsanulfo-Mirassol)

18 - Prof. Gerson Sestini (Rio de Janeiro)

25 - Gustavo Girotto (Consolador) Fará a síntese da obra "Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho"

 

DOMINGO 9H

07 - Mara Pessutti (Fco. de Assis)

14 - Valdir Monteiro (Ipiguá)

21 - Gustavo Girotto (Consolador) Fará a síntese da obra "Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho"

28 - Rosalie Gallo (Consolador) Falará sobre: "Espírito Cívico"

Todos estão convidados e serão recebidos com muita alegria!

Abçs

Vera (Consolador)

(Informações em emails de Vera Oliveira <[email protected]>  e de AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

 

Solenidade comemoratira dos 150 anos de

O Evangelho Segundo o Espiritismo. São José do Rio Preto, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação em email AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

 

Semana Espírita de

Guarulhos, SP

 

 

(Informação em emails de locutor - FEAL <[email protected]> e de AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

V Simpósio Espírita de Bragança Paulista e Região

Bragança Paulista, SP

 

 

(Informação em emails de locutor - FEAL <[email protected]> e de AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no C.E. Casa de Caridade Maria Dolores

09/2014. São Paulo, SP

 

Mês de Setembro  - aniversário de 22 anos do C.E.Casa de Caridade Maria Dolores

 

 

dia 4 - Paulo Jofre

tema - A Espiritualidade no Tratamento de Saúde.

 

dia 13 -  Prof: Pedro Paulo G. de Carvalho Monteiro

Yoga -  A ciência da Alma

 

dia 20 -  Nando Garcia

tema -  Evangelho no Lar 

 

dia 27 -  Claudio Palermo

tema  - Camile Flammarion  

 

 

Centro Espírita Casa de Caridade Maria Dolores

Rua Vicente Melro, 36 -  Imirim -zona norte de SP

 

 

(Informação em emails de locutor - FEAL <[email protected]> e de AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

Palestra pública no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Palestra com Sebastião Camargo

Valinhos, SP

 

 

 

(Informação em emails de locutor - FEAL <[email protected]> e de AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

Centro Espírita Deus Luz e Verdade - Seminário Musical - Amor e Sexo, com Nahon Castro. Salvador, BA.

 

“Espíritas, amai-vos! Este o primeiro ensinamento;

Instruí-vos! Este o segundo.

No cristianismo encontram-se todas as verdades;

são de origem humana os rros que nele se enraizaram.”

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Palestras programadas para o CEPAT

Niterói, RJ

 

 

 

 

PALESTRAS DE SETEMBRO

PALESTRANTES:

 

01 – Sávio de Souza Moreira – Centro Espírita Paulo de Tarso – CEPAT

03 – Floriano Peixoto – Centro Espírita Regeneração – CER – São Gonçalo

08 – José Pedro Garcia – Grupo Espírita Yvonne Pereira – GEYP 

10 – Renato Nazzari – Centro Espírita Casa de Caridade Aureliano – CECCA

15 – Franklin dos Santos – Centro Espírita Paulo de Tarso – CEPAT

17 – Alejandro Gonzalez – Casa Maria de Magdala – CMM

22 – Luiz Celso Nunes – Grupo Espírita João Baptista – GEJB – Rio Bonito 

24 – Marco Antonio Castro – Casa Maria de Magdala – CMM

 29 – Alcione Tavares – Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas Allan Kardec – CEPEAK

 

AS PALESTRAS SÃO REALIZADAS AS 20 h

RUA MARTINS TORRES, 46 – SANTA ROSA – NITERÓI.

 

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_-_setembro_2014

 

 

(Com colaboração de Leopoldo Zanardi)

 

 

Site do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse informações diversas e os boletins do SEI

http://www.sei.org.br/

 

 

 

 

Teatro:  “encontros impossíveis” com Renato Prieto

São Paulo, SP

 

 

(Informação em emails de locutor - FEAL <[email protected]> e de AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

Almoço e Bingo Beneficentes do G.E.E. A Caminho da Luz

Cubatão, SP

 

 

(Informação recebida em email de CLAUDETE [[email protected]])

 

 

Neste domingo: Chá Fraterno do NESJ

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de NE Segue a Jesus [[email protected]])

 

Vinte e um dias

 

 

Todos desejamos um mundo melhor. No entanto, na maioria das vezes, olhando o que nos rodeia, nos entristecemos, pois parece que existem coisas demais a serem modificadas a fim de alcançar esse objetivo. A começar por nós mesmos.

Contudo, a árvore gigantesca foi um dia semente, que se escondeu no seio da terra, brotou, tornou-se arbusto e foi alcançando altura e robustez, dia a dia.

Da mesma forma, a mudança de nós mesmos requer investimento de tempo e vontade.

Um publicitário mexicano, Nicko Nogués, teve uma ideia, assistindo a um Reality show, em que as pessoas tinham prazo determinado para perder peso.

Ele pensou em um desafio para melhorar a si mesmo e, consequentemente o mundo.

Denominou seu projeto de Humanity. O projeto é simples: consiste em cumprir metas diárias, durante vinte e um dias.

Estabeleceu a marca de vinte e um pois, segundo algumas pesquisas, esta é a quantidade de dias que se leva para adquirir ou modificar um hábito.

A ideia funciona como uma corrente do bem, por meio de pequenas ações que afetam, positivamente, os outros. O objetivo é que nos livremos do individualismo e passemos a olhar mais os que nos rodeiam, os que vivem em nosso bairro, em nossa cidade.

Ele criou um guia com vinte e uma ações de bondade, começou a executá-las, disponibilizou na Internet cada uma das suas realizações e convidou as pessoas a participarem.

As sugestões vão desde oferecer flores a alguém que parece triste ou indiferente, a não se deitar para o repouso antes de ter distribuído, ao menos, vinte sorrisos.

Algumas ações não requerem nada além da doação de si mesmo, como a de dedicar um dia para trabalhar em uma ação social, ou seja, um trabalho voluntário; ou ensinar algo que saiba a alguém; ajudar a solucionar um problema; doar sangue.

Outras requerem um tanto mais de desprendimento como a de doar um dia do seu salário a quem saiba necessitado; dar um brinquedo a uma criança; doar algo seu a quem mais precise: pode ser uma bicicleta, um agasalho, um livro; ou deixar uma gorjeta maior ao garçom.

Algumas exigem maior investimento de tempo como ajudar um desempregado a arrumar um trabalho; cozinhar para alguém; promover uma boa causa.

Finalmente, algumas não dispensam um exame da própria conduta e uma tomada de decisão, como a de reconciliar-se com alguém.

E também estão listadas as que tenham a ver com nosso próprio crescimento, como aprender algo novo ou inventar alguma coisa.

É um projeto simples e, ao mesmo tempo, grandioso. Estabelecer metas diárias e persegui-las, numa semeadura de bondade contagiante.

*   *   *

A bondade constante pode realizar muito. Assim como o sol derrete o gelo, a bondade faz com que o desentendimento, a desconfiança e a hostilidade evaporem, disse Albert Schweitzer.

E lecionou Madre Tereza de Calcutá: As pessoas boas merecem nosso amor, as pessoas ruins precisam dele.

Pensemos nisso. Criemos nosso próprio guia de boas ações e comecemos a agir.

Vinte e um dias. Depois disso, estaremos nos sentindo tão felizes pelo realizado e conquistado que não desejaremos mais parar.

 

Redação do Momento Espírita, com dados
extraídos do site 
http://sonoticiaboa.com.br.
Em 29.8.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Madre Teresa de Calcutá

 

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1#mediaviewer/Ficheiro:Mother_Teresa.jpg

 

 

Mensagens de Emmanuel

 

 

(Colaboração recebida de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

Emmanuel. Do arquivo de Geraldo Lemos Neto. Belo Horizonte, MG

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]