Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 02 de dezembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/02-12-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

01-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/01-12-2014.htm

29-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/29-11-2014.htm

28-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/28-11-2014.htm

27-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/27-11-2014.htm

26-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/26-11-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. VIII, 11-17

Bem-aventurados os que têm puro o coração

 

 

Escândalos. Se a vossa mão é

motivo de escândalo, cortai-a

 

     11. Se algum escandalizar a um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós que um asno faz girar e que o lançassem no fundo do mar.

Ai do mundo por causa dos escândalos;11 pois é necessário que venham escândalos; mas ai do homem por quem o escândalo venha. Tende muito cuidado em não desprezar um destes pequenos. Declaro-vos que seus anjos no céu veem incessantemente a face de meu Pai que está nos céus, porquanto o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido. Se a vossa mão ou o vosso pé vos é objeto de escândalo, cortai-os e lançai-os longe de vós; melhor será para vós que entreis na vida tendo um só pé ou uma só mão, do que terdes dois e serdes lançados no fogo eterno. Se o vosso olho vos é objeto de escândalo, arrancai-o e lançai-o longe de vós; melhor para vós será que entreis na vida tendo um só olho, do que terdes dois e serdes precipitados no fogo do inferno. (Mateus,5:29 e 30; 18:6 a 11.)

     12. No sentido vulgar, escândalo se diz de toda ação que de modo ostensivo vá de encontro à moral ou ao decoro. O escândalo não está na ação em si mesma, mas na repercussão que possa ter. A palavra escândalo implica sempre a ideia de um certo arruído. Muitas pessoas se contentam com evitar o escândalo, porque este lhes faria sofrer o orgulho, lhes acarretaria perda de consideração da parte dos homens. Desde que as suas torpezas fiquem ignoradas, é quanto basta para que se lhes conserve em repouso a consciência. São, no dizer de Jesus: “sepulcros branqueados por fora, mas cheios, por dentro, de podridão; vasos limpos no exterior e sujos no interior”.

     No sentido evangélico, a acepção da palavra escândalo, tão amiúde empregada, é muito mais geral, pelo que, em certos casos, não se lhe apreende o significado. Já não é somente o que afeta a consciência de outrem, é tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, toda reação má de um indivíduo para outro, com ou sem repercussão. O escândalo, neste caso, é o resultado efetivo do mal moral.

     13. É preciso que haja escândalo no mundo, disse Jesus, porque, imperfeitos como são na Terra, os homens se mostram propensos a praticar o mal, e porque, árvores más, só maus frutos dão. Deve-se, pois, entender por essas palavras que o mal é uma consequência da imperfeição dos homens,  e não que haja, para estes, a obrigação de praticá-lo.

     14. É necessário que o escândalo venha, porque, estando em expiação na Terra, os homens se punem a si mesmos pelo contato de seus vícios, cujas primeiras vítimas são eles próprios e cujos inconvenientes acabam por compreender. Quando estiverem cansados de sofrer devido ao mal, procurarão remédio no bem. A reação desses vícios serve, pois, ao mesmo tempo, de castigo para uns e de provas para outros. É assim que do mal tira Deus o bem e que os próprios homens utilizam as coisas más ou as escórias.

     15. Sendo assim, dirão, o mal é necessário e durará sempre, porquanto, se desaparecesse, Deus se veria privado de um poderoso meio de corrigir os culpados. Logo, é inútil cuidar de melhorar os homens. Deixando, porém, de haver culpados, também desnecessário se tornariam quaisquer castigos. Suponhamos que a Humanidade se transforme e passe a ser constituída de homens de bem: nenhum pensará em fazer mal ao seu próximo e todos serão ditosos por serem bons. Tal a condição dos mundos elevados, donde já o mal foi banido; tal virá a ser a da Terra, quando houver progredido bastante. No entanto, ao mesmo tempo que alguns mundos se adiantam, outros se formam, povoados de Espíritos primitivos e que, além disso, servem de habitação, de exílio e de estância expiatória a Espíritos imperfeitos, rebeldes, obstinados no mal, expulsos de mundos que se tornaram felizes.

     16. Mas ai daquele por quem venha o escândalo. Quer dizer que o mal sendo sempre o mal, aquele que a seu mau grado servir de instrumento à Justiça divina, aquele cujos maus instintos foram utilizados, nem por isso deixou de praticar o mal e de merecer punição. Assim é, por exemplo, que um filho ingrato é uma punição ou uma prova para o pai que sofre com isso, porque esse pai talvez tenha sido também um mau filho que fez sofresse seu pai. Passa ele pela pena de talião, mas essa circunstância não pode servir de escusa ao filho que, a seu turno, terá de ser castigado em seus próprios filhos, ou de outra maneira.

     17. Se vossa mão é causa de escândalo, cortai-a. Figura enérgica esta, que seria absurda se tomada ao pé da letra, e que apenas significa que cada um deve destruir em si toda causa de escândalo, isto é, de mal; arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa. Quer dizer também que, para o homem, mais vale ter cortada uma das mãos, antes que servir essa mão de instrumento para uma ação má; ficar privado da vista, antes que lhe servirem os olhos para conceber maus pensamentos. Jesus nada disse de absurdo, para quem quer que apreenda o sentido alegórico e profundo de suas palavras. Muitas coisas, entretanto, não podem ser compreendidas sem a chave que para as decifrar o Espiritismo faculta.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Luminária em rua de Colônia Del Sacramento, Uruguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Reeditando o amor

 

 

Quando Kate e Chris ficaram muito idosos e necessitaram de cuidados especiais, foram recolhidos a um asilo onde Jane era enfermeira.

Muitas vezes, os dois eram vistos olhando os álbuns de fotografias. Kate mostrava, com orgulho, retratos antigos em que Chris aparecia alto, louro e alinhado. E ela, aparecia morena, sorridente e muito bonita.

Era lindo vê-los juntos. Dois namorados lembrando alegremente a sua história. Passeavam de mãos dadas pelos corredores do asilo e todas as enfermeiras comentavam o que seria de qualquer um deles, quando o outro se fosse.

Chris tinha especial carinho com Kate. À hora de dormir, Chris a ajudava passar da cadeira para a cama e ajeitava as cobertas ao redor do corpo frágil.

Depois, ele desligava a luz, se curvava docemente e a beijava, acariciando seu rosto.  Levantava a grade lateral da cama. Os dois sorriam.

Em seguida, ele se dirigia para sua cama, no outro extremo do quarto. Eram as regras do asilo.

Quanto apreciariam dormirem na mesma cama, juntos. Um costume que os confortara a vida toda.

Um dia, Chris não despertou. Um ataque cardíaco, em plena noite, o transferiu para a outra vida.

Toda a enfermagem redobrou cuidados com Kate. Ela parecia confusa e perdida. Ficava longo tempo com o olhar parado, a fitar o nada.

De outras, tomava os álbuns de fotografias e ficava acariciando as fotos de Chris.

A pior parte do dia era a hora de dormir. Kate pedira para dormir na cama do marido. Entretanto, tinha dificuldades para conciliar o sono.

Certa noite, Jane teve uma ideia. Depois de a ter colocado na cama, ajeitado as cobertas, levantado a grade lateral, acariciou seu rosto e debruçando-se, a beijou, dizendo: Boa noite, querida.

Foi como se uma comporta se abrisse. Lágrimas caíram pelo rosto de Kate.

Chris sempre me dava um beijo de boa noite. Sinto tanta falta dele. Tanta falta do beijo que ele me dava na hora de dormir.

E, enquanto a enfermeira lhe enxugava as lágrimas, Kate continuou:

Sem o beijo dele parece que eu não estou indo dormir. Muito obrigada por me dar um beijo.

Sabe, continuou, Chris costumava cantar para mim. Eu deito aqui à noite e penso nisso. Na canção que ele cantava aos meus ouvidos.

E como era? - Perguntou Jane.

Kate sorriu, segurou a mão da enfermeira, limpou a garganta. E, com sua voz pequena, mas ainda melodiosa, cantou: Me beije, meu amor, e então nos separaremos. E quando eu estiver muito velha para sonhar, este beijo estará bem vivo no meu coração.

*   *   *

Os anos podem vincar a face, desenhando sulcos. Os anos podem tornar os cabelos grisalhos e transformar moças ligeiras em senhoras que demoram um pouco mais para trocar o passo.

Os anos podem transformar um jovem robusto em um velho sábio. Mas o que melhor fazem os anos é tornar o amor maduro, duradouro, profundo.

Por isso, se você tiver avós por perto, seus ou de outros, não esqueça de lhes atender as necessidades primordiais do coração.

Especialmente, se estão sós, porque o companheiro ou companheira já realizou a sua maior e grande viagem para o Além.

Pense que mais do que alimento, remédio, agasalho e teto, eles precisam de amor. Um gesto de ternura que reproduza os tantos que os alimentaram um ao outro, durante o longo percurso das suas tão proveitosas vidas.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Um beijo de boa-noite, 
de autoria de Phyllis Volkens, do livro 
Histórias para aquecer o coração 
das mulheres, de Jack Canfield, Mark Victor Hansen, Jennifer Read 
Hawthorne e Marci Shimoff, ed. Sextante.
Em 1.12.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

La Rambla del Mar,  Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

Santa Catarina recebe FEB em zona rural e em Encontro Regional

 

Nos dias 29 e 30 de novembro ocorreram dois eventos nas regiões da 7a. e 8a. UREs da Federação Espírita Catarinense, tendo como convidado o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. No sábado o visitante proferiu palestra nas comemorações dos 99 anos do Centro Espírita Jesus de Nazareth, na zona rural, bairro de Poço Branco, município de Itaiópolis.

No domingo, o convidado desenvolveu seminário no Encontro da Família Espírita, em Rio Negrinho. Nos dois eventos os auditórios estavam lotados e contou com a presença do presidente da FEC Olenyr Teixeira. No Encontro Regional da Família Espírita, os adultos se reuniram no Clube Musical e as crianças e jovens no C.E. Francisco Spinelli. No total houve 352 inscritos, 15 instituições, provenientes de 11 cidades e mais alguns visitantes do vizinho Estado do Paraná. Houve também posse da nova diretoria da 7a. União Regional da FEC, dirigida por Altaídes Veiga. Nos dois eventos havia ambiente de confraternização, apresentações artísticas, lanches e, no segundo, almoço coletivo. Informações: [email protected]; www.fec.org.br; www.febnet.org.br

 

C.E. Jesus de Nazareth, Itaiópolis, SC

C.E. Jesus de Nazareth, Itaiópolis, SC. Jovens.

C.E. Jesus de Nazareth, Itaiópolis, SC.  Público.

Encontro. FEB, FEC, URE

Encontro da Família Espírita. Público.

Encontro da Família Espírita. Mesa.

Posse diretoria da 7ª. URE da FEC

 

 

Agenda de Divaldo Pereira Franco

Dezembro/2014.

 


· 03/12/2014
Barcelona (Espanha)

· 04/12/2014
Valência (Espanha)

· 05/12/2014
Viagem ao Congresso Espírita Espanhol em Calpi (Espanha)

· 06 A 08/12/2014
Calpi (Espanha)

· 08/12/2014
Múrcia (Espanha), à noite

· 12, 14 E 17/12/2014
Movimento Você e a Paz, em diferentes bairros de Salvador (BA)

· 22/12/2014
Palmas (TO)

· 28/12/2014
Instituição Espírita Irmã Scheilla, em Salvador (BA)

 

(Fonte: site da Mansão do Caminho, Salvador, BA)

 

 

Encontro Fraterno 2015

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Lucas Milagre)

 

 

Seminário: Análises e divulgação das comunicações espíritas

Montevidéu, Uruguai  

 

 

(Informação recebida em email de Simoni Privato Goidanich)

Plaza Constitución, Montevidéu, Uruguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Na sexta-feira, dia 5 de dezembro de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema PRINCÍPIOS DA DOUTRINA ESPÍRITA - 5 PONTOS BÁSICOS.

Nesta palestra serão abordados os princípios da doutrina espírita, esclarecendo o que é de facto o espiritismo.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

 

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita “Fé e Caridade”

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Teles de Ataide [[email protected]])

 

 

Cantata de Natal no C.E. Mário F. Barreira

Cândido Mota, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra no G.E. Joanna de Cuza

São Paulo, SP

 

Circular: GEJC-017/2.014

São Paulo, 01 de Dezembro de 2014

PALESTRA

Grupo Espírita JOANNA DE CUZA, dia 07 próximo, às 16:00 horas, com o tema: IGREJA NASCENTE – Evgº de João.

Palestrante: José Maria Pontes e Silva

Local: Rua Antônio Comenale 159, GRAJAÚ/SP-SP,

CEP: 04850-010 [email protected] – Tel.: 982.50.5820-Tim.

Sorteio de livros para quem chegar até às 16:00 horas.

(Informação recebida em email de "G. E. Joanna de Cuza" [[email protected]])

 

 

Registro. Premiação do 1º. Festival de Música Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

QUERIDOS(AS)

VEJAM A PREMIÇÃO DO NOSSO 1º FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRTIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

CARTAZ PREMIAÇÃO.jpg

 

(Informação em email de [email protected]> repassado por  Regina Bachega)

 

 

Palestra no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

AILSON JOSÉ DE SOUZA

 

de Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 03 de dezembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

 

 

Registro. Apresentações de Margarete Áquila em

Marília e Bauru, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

 

Imagens da festa de 13 anos da

Fundação Joana de Cusa e Franciscanos Sidney, Austrália

 

--

Michelle Albuquerque 

(Informação recebida em email de Gloria Collaroy)

 

 

Links de noticias divulgados pela Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

Confira as notícias nos links abaixo:

 

Cursos:

 

COMEVALP 2015: Confraternização das Mocidades Espíritas do Vale do Paraíba: 15 a 17 de fevereiro em Taubaté.

 

COMEVALPinha 2015: 15 a 17 de fevereiro em Taubaté.

 

Já tem planos para o Carnaval? O IDE da cidade de Araras promove o 30o Curso para Evangelizadores da Infância e a USE intermunicipal de São José dos Campos está organizando um grupo para que possamos participar desse já tradicional evento. Deixe seu nome indicando o interesse em participar para podermos organizar a viagem. Nosso plano é fechar os participantes até o começo de dezembro.

 

Outros eventos:

 

Sarau de confraternização no C.E. Divino Mestre. Dia 06 de dezembro às 16h

 

Café da Manhã Quatro Estações - Natal. Dia 07 de dezembro das 8h30m às 11h

 

CINE CEJEN, dia 05 de dezembro, às 19h com o filme "Intocáveis"

 

 

Clube do livro: confira os livros do mês de NOVEMBRO e fique sócio!

 

--

-----

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região através de nosso email: [email protected] 

 

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

(Informações recebidas em email da USE Taubaté)

 

 

Bazar Beneficente do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 


BAZAR  BENEFICENTE DE ARTESANATO DO CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Data: 06.12.2014

A partir das 09:00 horas

Local do Bazar:  Rua Siqueira Campos 2943 – em frente a Sede do Clube Monte Líbano – Calçadão - São José do Rio Preto-SP

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

 

(Informações recebidas em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

3ª. Festa do nhoque da Lapa

São Paulo, SP

 

Olá! 

 Por favor, Nos ajude na divulgação deste evento beneficente. 

 Muito Obrigado!

Walmir Pereira Netto

F: (11) 3931.2479

 

 

(11) 9.9207.0242

 

(Informação recebida em email de Leda [[email protected]])

 

 

Festival de tortas COBEM

Salvador, BA

 

PEDIDO DE CONTRIBUIÇÃO PARA O FESTIVAL DE TORTAS DA COBEM

ESTAMOS COM MAIS UM EVENTO DA CASA DE ORAÇÃO BEZERRA DE MENEZES, O FESTIVAL DE TORTAS NA SUA 27ª EDIÇÃO

 

TAMBÉM VÃO TER TORTAS DIET E SALGADAS

 

PODEMOS CONTAR COM A COLABORAÇÃO DE VOCÊS?

MARAVILHA, VOCÊS SÃO MUITOS AMOROSOS!!!

PRECISAMOS DE: Chocolate em pó e em barra (“marrom” e ao leite), ovos, farinha de trigo, manteiga, leite em caixa, leite condensado e de côco, amido de milho, açúcar, fermento para bolo, parmesão ralado e tudo o mais que vocês lembrarem nos seus corações em que entra na confecção de uma torta...

O MATERIAL A SER DOADO NO CASO, OS INGREDIENTES, poderá ser entregue na cantina com o lembrete anexo no papel: Festival de Tortas para Mira mattos.

PRAZO DA ENTREGA DOS INGREDIENTES: ATÉ 10/12/2014 (QUARTA-FEIRA)

QUEM PREFERIR DOAR TAMBÉM TORTAS PRONTAS AOS SABORES DE: chocolate, leite condensado, prestígio, doce de leite, baba-de-moça, passas, ameixa, damasco, goiabada, maracujá, frutas, tapioca e outros sabores que a sua imaginação conectada ao Amor do Cristo solicitar com muita brandura.

PRAZO DA ENTREGA DAS TORTAS: NO MESMO DIA DO FESTIVAL 13/12/2014 (SÁBADO)  A PARTIR DAS 8H DA MANHÃ

ENDEREÇO: RUA BEZERRA DE MENEZES, Nº 90, BROTAS, SALVADOR-BA

INFORMAÇÕES: (71) 33560256

A COBEM AGRADECE COM MUITO AMOR E COM MUITA FÉ EM DEUS

COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

Informações: (71) 33560256

Curtam a FanPage da Cobem com muito amor

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Visitem o site da Cobem com muito amor

www.cobem.org.br


(Informações recebidas em emails de Edward Junior [mailto:[email protected]]; de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Dinheiro

 

      O dinheiro não é luz, mas sustenta a lâmpada.

      Não é a paz, no entanto, é um companheiro para que se possa obtê-la.

       Não é calor, contudo, adquire agasalho.

       Não é poder da fé, mas alimenta a esperança.

       Não é amor, entretanto, é capaz de tornar-se valioso ingrediente na proteção afetiva.

       Não é tijolo de construção, todavia, assegura as atividades que garantem o progresso.

       Não é cultura, mas apoia o livro.

       Não é visão, porém, ampara o encontro de instrumentos que ampliam a capacidade dos olhos.

       Não é base na cura, no entanto, favorece a aquisição do remédio.

       Em suma, o dinheiro associado à consciência tranquila é:

       Alavanca do trabalho e fonte da beneficência;

       Apoio da educação e alicerce da alegria;

       Uma bênção do Céu que, de modo imediato, nem sempre faz felicidade, mas sempre faz falta.

    Bezerra de Menezes / Médium Chico Xavier
Livro: Caridade (extrato) - Ed. IDE

 

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Moeda romana com esfinge do imperador  Adriano

Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-